Esse assunto merecia um video de meia hora, no mínimo. Foi tão superficial que abre brechas para muita critica e má compreensão, enfim, esperava mais e o assunto merecia mais.
Parceiro a maioria das pessoas não se importa com o sofrimento animal, eu só quero comer meu peixe com açaí de boa, vem pro norte do país fazer campanha contra a pesca kkkkk.
@@thiagoreis5208 A maioria se importa, sim. Mas são cegos para o que acontece. A maioria das pessoas não teriam coragem de matar um porco, uma galinha e etc. Eles só consomem porque esses animais são mortos por trás das cortinas. As pessoas são induzidas a pensar que esses animais vivem bem, principalmente pelas embalagens de animais sorridentes pra mascarar o sofrimento desses animais na indústria pecuária.
Excelente vídeo! Adoraria um que pudesse explorar a cultura do café na nossa dieta, como esse mesmo nível sóbrio de abordagem q todos os teus vídeos trazem.
Igual eu, com 27 anos fui entender que o leite me fazia mal, sempre tive problema pra ir ao banheiro, mas não fazia ideia de que era culpa do leite, afinal, tomava todos os dias. Hoje continuo tomando leite, mas zero lactose
Ciência de verdade e imparcial, diferente do canal Física e Afins, que fez um vídeo defendendo o consumo de leite e debochando de quem diz o contrário, com base em um estudo financiado pela "National Dairy Council" (Conselho Nacional Leiteiro) cujo slogan é "fundada por fazendeiros, há 100 anos trabalhando em prol da comunidade leiteira." E a dona do canal apagava todos os comentários que diziam isso. Sim, piada pronta, isso aconteceu de verdade. Por essas e outras, não sigo mais aquele canal.
Discussão meramente linguística. Não existe conteúdo imparcial, mas existem graus de parcialidade/imparcialidade. O Átila se aproxima muito mais da imparcialidade do que o outro canal citado. A PhD lá tem fama de ser bem debochada mesmo. Acho isso insuportável.
Eu acho que faltou comparar o papel nutricional do leite sobre algumas perspectivas inclusas no Guia alimentar para a população Brasileira, que basicamente são 2 itens 1: Comida de verdade é melhor que ultraprocessado, 2: alimento tem um peso histórico, cultural e afetivo. Munguzá, Brigadeiro, queijo minas, café com leite, são comidas que levam leite e para suas populações tem mais do que só o valor nutricional. E algumas desses praparos tem sim muito valor alimentício em populações mais pobres, pra muita gente um café com leite de manha cedo cheio de açucar é a primeira caloria do dia. mesmo essa pessoa tenha um nível leve de dificuldade de ingerir o leite (sem ser uma intolerância).
porque se não fizesse talvez nem humanidade existisse mais kkkkkkkj ~sem zoas, há indícios de que a humanidade preferiu a agricultura porque possibilitava a produção de alcool.
Não existem evidências de que o leite provoque inflamação em pessoas saudáveis, como foi verificado em revisões sistemáticas realizados até então. Por exemplo, o estudo Dairy products and inflammation: A review of the clinical evidence (Bordoni et al., 2017), publicado na Critical Reviews in Food Science and Nutrition, revisou 52 ensaios clínicos sobre o impacto dos laticínios em marcadores inflamatórios. A conclusão foi que os laticínios apresentaram uma atividade anti-inflamatória geral, especialmente em indivíduos com distúrbios metabólicos. Porém, em pessoas alérgicas ao leite, foi observada uma atividade pró-inflamatória, o que ressalta a importância de diferenciar reações alérgicas de respostas inflamatórias comuns. Outro estudo relevante é o The effects of Dairy Product and Dairy Protein Intake on Inflammation: A systematic Review of the Literature. (Nieman et al, 2021), que analisou 27 ensaios clínicos randomizados. Dos 19 estudos sobre produtos lácteos, 10 não mostraram efeito em marcadores inflamatórios e 8 indicaram redução de biomarcadores inflamatórios. Já os estudos sobre proteínas do leite não identificaram efeitos pró-inflamatórios. Assim, os autores concluíram que os laticínios têm um impacto neutro a benéfico na inflamação. De forma semelhante, no estudo Milk and Dairy Product Consumption and Inflammatory Biomarkers: An Updated Systematic Review of Randomize Clinical Trials (Ulven et al., 2019) foi conduzida uma revisão sistemática de ensaios clínicos que incluiu tanto indivíduos saudáveis quanto pessoas com obesidade ou síndrome metabólica. A análise não encontrou evidências de efeitos pró-inflamatórios do consumo de leite e derivados. Pelo contrário, a maioria dos estudos identificou efeitos anti-inflamatórios significativos, embora alguns artigos apresentassem limitações metodológicas. Assim a gente pode concluir que o consumo de leite e derivados em indivíduos saudáveis não está associado à inflamação. Estudos sugerem que o efeito pode ser até anti-inflamatório, especialmente em pessoas com distúrbios metabólicos. A inflamação, quando presente, tende a ser uma questão individual relacionada a alergias ou intolerâncias específicas e não ao leite em si.
Estou gostando muito desse estilo de vídeo, e gostaria muito de um vídeo mais aprofundado sobre o Whey, pois nos dias atuais fica dificil saber se é bom ou não com um marketing gigantesco em cima dele.
Disse para meu amigo que toda manhã tomo café com leite, ele falou que leite não presta, que não somos bezero, faz mal , que não precisamos de leite para viver, e etc Ele bebe 6 latas de cerveja todo dia, eu disse pra ele que não precisamos de álcool tbm, ele ficou bravo comigo
A questão é que tomando álcool ele só faz mal pra si msm. O leite pra ser feito depende do estupro de um animal, a separação desse animal do seu filhote, e a tortura desse animal até a próxima gestação... Entende pq o leite animal não é necessário? Há outras formas de leite de sem crueldade
Eu acho engraçado quem diz que a gente não deveria beber leite pipipi pópópó mas come queijo, iogurte, manteiga, requeijão, leite condensado, creme de leite...
@@julyml Acho que nehum dos argumentos se sustenta... O modo de vida contemporâneo em si mesmo é um problema inviável de ser sustentado por muito tempo. Sou filho de pequenos agricultores que dependem de 16 vacas leiteiras para sustentar a família. Posso garantir que nossas vacas vivem com mais dignidade e saúde do que os trabalhadores das cidades grandes. Além disso, 1/3 de nossa propriedade (de 25ha) tem matas preservadas e mantidas para manter o equilíbrio dos campos que sustentam esses animais. O que percebi durante minha formação (tenho graduação e mestrado em física), é que as contradições da organização em larga escala de nossa sociedade estão levando todo planeta ao limite. Beber ou não beber leite não vai mudar a estrutura social e o modo como nos relacionamos com a natureza. Isso só vai mudar quando nossa espécie quase for extinta por conta desses erros, infelizmente.
@@Matheusmaaty geralmente quem fala esse tipo de coisa arruma dinheiro pra comprar coca mas não tem pra laranja. Sou pobre. Há dez anos que sou vegano e neste período ganhei em média um salário mínimo e meio por mês. Isso é relativamente tranquilo qndo se tem um desejo genuíno de não contribuir com o sofrimento desnecessário dos animais.
Vale lembrar que ficar brincando com a intolerância a lactose pode fazer o indivíduo perder nutrientes e vitaminas importantes. Pode causar ate anemia. Se "ajuda" a evacuar quando toma leite, provavelmente ta causando perda também.
Vídeo muito bom. É uma pena que as pessoas ao invés de aproveitar do conhecimento compartilhado pelo Átila e debater as evidências científicas e a questão ambiental, ficam só falando de gosto e meio que debochando dos dados apresentados.
Ótimo vídeo, eu gosto de leite, já parei de toma- lo por um tempo, mas voltei. Sei que o problema é pra quem tem intolerância a lactose, tomo leite, mesmo sem saber se sou intolerância ou não.
Eu sou viciado em café, o leite antes é o que vai reduzir os danos ao meu estômago... talvez se conseguisse suportar a vida sem café, até economizaria uma grana, pq aqui no RJ tá quase 7 reais a caixa de leite
Consumir café de estômago vazio pode fazer mal, por isso o leite deve estar te ajudando. Se você substituir ele por alguma outra coisa com calorias parecidas com o leite, deve ter o mesmo efeito.
Atila, do ponto de vista de saúde, não esta claro os benefícios e malefícios do leite. Mas saúde não é a única área do conhecimento do planeta. Considerando outras áreas do conhecimento como meio ambiente ou ética animal, o leite cai no problema da carne que você colocou em outro vídeo. Ou seja, tendo em vista que leite (assim como a carne) não é essencial para a dieta humana, respondendo a pergunta do título "Faz sentido tomar leite?", a resposta é não. Do ponto de vista ambiental estamos destruindo muito por causa do leite. Pastos, queimadas, grandes monoculturas são abertas tanto para a indústria do leite quanto para a indústria de corte. Do ponto de vista ético nem se fala: estamos explorando desnecessariamente de um ser vivo. E depois que explorando ao máximo, matamos, pois na indústria do leite não há asilo.
Era o que eu iria argumentar. Não é necessário, explora mães que são separadas dos seus filhos no nascimento, causa inflamação sub-clínica, que dá origem à maioria das doenças evitáveis (diferente do que afirma o Átila), além dos efeitos no meio ambiente, conforme relatado. São necessários 1000 l de água para produzir um litro de leite. Ainda que fosse o melhor alimento do mundo, as consequências na vida de vacas e bezerros e no ambiente, não faria sentido de qualquer forma seu consumo. Pena que o Átila só fala rapidamente da questão ética no final. Dá medo de falar nisso, né????
Já tive muito contato com produtores de leite e posso afirmar: é o setor mais sofrido dentro do agronegócio e o que mais ajudava propriedades familiares. Se for avaliar, ainda hoje o perfil dos produtores de leite é de grande parte pequenos e médios produtores, mas pq isso? Muitos desses que possuem uma fazenda, utilizam o leite como “renda fixa”, um dinheirinho que cai todo mês para ajudar enquanto o gado de corte e colheitas geram um grande volume de uma so vez. Mas então pq poucos, e a cada ano q passa menos, estão produzindo leite? Por ser produzido diariamente è perecível, não se tem muito controle para “vender na alta” e a dependência de fatores especulativos externos tiram parte do controle dos produtores, onde antes de começar a seca a ração ja sobe de preço mas o laticínio costuma demorar um pouco até subir o preço do leite. Fico muito triste pois cada vez mais tem fazendeiro desistindo da vida do campo para arrendar as terras para monoculturas (cana e soja), lembrando que a parcela de “auxilio” destinada a esses produtores nem se compara com quanto o estado “banca” os grandes latifundiários
Nossa, sim! Tenho um tio que é produtor de leite, faz a ordenha à mão. É aquela coisa: tá chovendo? tem que ir tirar leite. Tá uma temperatura abaixo de zero? Tem que ir tirar leite. Tá doente? Tem que tirar leite. E assim vai, duas vezes por dia (6 da manhã e 6 da noite) há bem mais de 30 anos.
@@ooohyeahfreshwater acho um equívoco vc usar a palavra fazenda/fazendeiro, visto que nos remete a grandes propriedades rurais. Na língua portuguesa existem palavras específicas pra descrever propriedade de pequeno e médio porte como chácara e sítio.
@@VictorTerhorstNunes Sua comparação é absurda e demonstra falta de lógica básica. Carne humana está fora do consumo não por questões de saúde, mas por razões éticas, morais e legais que envolvem canibalismo, o que é um tema completamente distinto. Leite, por outro lado, é um alimento produzido de forma natural por mamíferos para a nutrição, e seu consumo por humanos é amplamente estudado e aceito dentro de contextos culturais e nutricionais. Não há correlação válida entre o consumo de leite e a prática de comer carne humana, e misturar os dois assuntos é uma tentativa falha de dramatizar um ponto inexistente. Se você tem objeções ao leite, aborde-as com argumentos embasados em ciência ou em valores pessoais claros, e não com analogias grotescas e desprovidas de fundamento lógico.
não. n é esse o resumo. no final, ele deixa claro o problema ambiental e também como o leite ser ingrediente em praticamente tudo dificulta para as pessoas que não podem consumir.
@@Tatulak exatamente, estou falando exclusivamente sobre o aspecto de fazer mal ou não, e não sobre questões ambientais ou ideológicas. Muita gente entrou no vídeo buscando uma resposta objetiva sobre os efeitos do leite na saúde. A verdade é simples: leite é um alimento como qualquer outro, que faz bem para a maioria quando consumido com equilíbrio, e pode causar desconforto para quem tem intolerância ou alergia. O problema é que essa geração fraca e impressionável, a famosa 'geração nutella', prefere demonizar alimentos com base em modismos e desinformação, ignorando completamente a ciência e o bom senso."
Eu tenho intolerância a lactose desde os 13 anos de idade, meu filho já nasceu com alergia/ intolerância, e infelizmente a fórmula que ele usa se comprado em farmácias convencionais sai R$ 100,00 /dia. Sabendo que 50% dos adultos contemporâneas tem intolerância e não consomem leite, logicamente nossos filhos não herdaram essa "tolerância" aos derivados de leite. Logo deveriam ter políticas para o barateamento e distribuição desse tipo de fórmula especial. São criadas tantas estatais inúteis, então por quê não criam uma voltado ao bem estar infantil? Já que os números já são grandes e devido a isso tendem a aumentar nos próximos anos.
Coisas desse tipo não dependem de opinão alguma. Não importa o que qualquer pessoa ache, se não forem encontradas evidências em estudos sérios que suportem a ideia de que leite faz mal, não dá para dizer que faz mal.
Isso anula o vídeo? Todas essas coisas são ruins, o leite é uma delas. O leite ser mais saudável do que essas coisas citadas NÃO significa que esse consumo seja imune à críticas. Do mesmo jeito que consumir álcool e cigarro não deve ser defendido só porque existe crack e c0caína, que são muito piores.
Tenha intolerância lactose. Não fiz exames para sabe, mas toda vez tomava leite me sentia mal e a barriga inchava e quando não bebia não me sentia assim. Percebi que tinha intolerância.
Com todo respeito... mas nao pude deixar de notar que o leite quando evita osteopoose é necessario mais estudos para verificar outros fatores relacionados... quando nao causa inflamacao, etc ele tem que ser mais estudado para provar o contrario. Alem disso, foi falado em bem estar animal em "grandes fazendas industriais", que quase nao temos aqui, mas nao citou da nossa realidade. Do ponto de vista nutricional o leite é um excelente alimento, como qualquer outro que temos disponivel. Como qualquer animal onivoro aproveite todo e qualquer alimento disponivel.
Não existem evidências de que o leite provoque inflamação em pessoas saudáveis, como foi verificado em revisões sistemáticas realizados até então. Por exemplo, o estudo Dairy products and inflammation: A review of the clinical evidence (Bordoni et al., 2017), publicado na Critical Reviews in Food Science and Nutrition, revisou 52 ensaios clínicos sobre o impacto dos laticínios em marcadores inflamatórios. A conclusão foi que os laticínios apresentaram uma atividade anti-inflamatória geral, especialmente em indivíduos com distúrbios metabólicos. Porém, em pessoas alérgicas ao leite, foi observada uma atividade pró-inflamatória, o que ressalta a importância de diferenciar reações alérgicas de respostas inflamatórias comuns. Outro estudo relevante é o The effects of Dairy Product and Dairy Protein Intake on Inflammation: A systematic Review of the Literature. (Nieman et al, 2021), que analisou 27 ensaios clínicos randomizados. Dos 19 estudos sobre produtos lácteos, 10 não mostraram efeito em marcadores inflamatórios e 8 indicaram redução de biomarcadores inflamatórios. Já os estudos sobre proteínas do leite não identificaram efeitos pró-inflamatórios. Assim, os autores concluíram que os laticínios têm um impacto neutro a benéfico na inflamação. De forma semelhante, no estudo Milk and Dairy Product Consumption and Inflammatory Biomarkers: An Updated Systematic Review of Randomize Clinical Trials (Ulven et al., 2019) foi conduzida uma revisão sistemática de ensaios clínicos que incluiu tanto indivíduos saudáveis quanto pessoas com obesidade ou síndrome metabólica. A análise não encontrou evidências de efeitos pró-inflamatórios do consumo de leite e derivados. Pelo contrário, a maioria dos estudos identificou efeitos anti-inflamatórios significativos, embora alguns artigos apresentassem limitações metodológicas. Assim a gente pode concluir que o consumo de leite e derivados em indivíduos saudáveis não está associado à inflamação. Estudos sugerem que o efeito pode ser até anti-inflamatório, especialmente em pessoas com distúrbios metabólicos. A inflamação, quando presente, tende a ser uma questão individual relacionada a alergias ou intolerâncias específicas e não ao leite em si.
Oi, Átila! Fico pensando se vc não subestimou nesse vídeo a importância do leite principalmente para populações mais vulneráveis. O leite é um alimento relativamente acessível, com uma qualidade nutricional boa e compramos pronto para consumo. Se desestimularmos a população a consumi-lo, principalmente a população de baixa renda, será que a maior parte das pessoas vai ter paciência e sabedoria pra consumir os nutrientes do leite a partir das folhas, legumes e leguminosas adequados? Será que não poderia aumentar a desnutrição protéica nessas populações?
O Leite des de que foi domesticado, fez com que a nossa espécie junto com seus benefícios nutricionais, alcançou um processo de evolução da nossa espécie, ou quase evolução 😂
Em 3:08 o Átila comenta que a capacidade de digerir leite na fase adulta não é exclusividade eslava, porém em 2:26 comentou que ela é predominante no norte da Europa, principalmente Escandinávia. Porém, a Escandinávia não é eslava, e sim majoritariamente germânica (fora os finlandeses e lapões).
antigamente éramos criados mais rusticos para sermos fortes, a geração de hoje tem hábitos alimentares mais infantilizados mesmo, repare que a geração de hoje acha a cerveja amarga. rs. Da mesma forma fomos criados para comer todo tipo de alimento, e mulher pra gente nunca foi problema, a geração de hoje é introvertida, tem medo de tudo e acha todo tipo de alimento ruim. É uma geração criada para ser fraca e vitimista.
@@paulohenriquearruda6159 haha o velho papo de a geração atual ser um lixo, nunca tive costume de tomar leite por extrema pobreza mesmo... Mas compreendo seu ponto, fique mais forte okay? se sentir incomodado por um fracassado como eu não tomar leite é uma fraqueza.
@@paulohenriquearruda6159disse o coroa, cresceu apanhando de cabo de vassoura, engoliu todos os traumas, e agora é o macho alfa da sociedade da terceira idade. Parabéns!
Eu gosto mais dos derivados da leite que o próprio leite. Queijos, doce de leite, sorvete, manteiga.... Alias faz mais mal que bem mas gosto pa caraaiiii hahahaha
@@VanNeves Leite é um alimento riquíssimo. Até mesmo o "Whey", um dos melhores suplementos alimentares é feito a partir da extração da proteína do Leite. É interessante como há essas pessoas, que não fazem um único exercício físico(Além de levantar e sentar na cadeira do computador claro) insistindo em fazer terrorismo alimentar. Leite desnatado, tem uma quantidade mínima de gordura, menos de 1%. E o integral, normalmente, 3%. Há outros que irão dizer que "gordura" faz mal, mas bom reparar que normalmente, é porque eles têm em excesso. E aqui, voltaria a tocar no ponto da atividade física.. Vale lembrar que a gordura é o estoque de energia do nosso corpo, e também tem função de proteção aos nossos orgãos. Outra questão é dizer que TODAS Gorduras Saturadas são maléficas, o que também não é verdade, e aqui não vou me aprofundar. Enfim, na estatística 50% dos brasileiros digerem bem leite, enquanto outros 50% não; Se você consegue digerir leite, se seu corpo não criou resistência a lactose/lactase: BEBA LEITE!
@@VanNeves Papo de "inflamação" também é uó, porque se você pesquisar o significado de INFLAMAR, vai perceber que isso é um processo quase sempre benéfico para o corpo, isso quando há inflamação. Mas, principalmente: VOCÊ NÃO INFLAMA DIGERINDO ALIMENTOS!!!!!!
O argumento de que o ser humano é o único mamífero que toma leite a vida inteira não entra na minha cabeça pq a maioria das coisas que o ser humano consome os outros animais não consomem.
@@REIS.09 Onde? Na indústria do leite. O que você acha que acontece com as vacas após elas não produzirem mais X litros de leite por dia? São carinhosamente realocadas para uma fazendinha feliz? kkkkkkkkkk E os bezerros que nascem? Pq você tá ligado que só GRÁVIDAS dao leite. Macho = morre ainda bebe pra carne de vitelo. Fêmea = confinada até poder produzir leite. Simples. Isso tudo é desnecessário, pq 100% dos humanos não precisam de leite pra sobreviver 100% saudável.
Não faz sentido ter estudo dizendo que “faz bem”, uma vez que o leite é larga e amplamente consumido na maior parte do mundo, com aprovações pelos órgãos de vigilância sanitária. O fato de não existir estudos que indiquem ele faz mal é que deveria ser destacado, dada a importância que esse alimento tem na sociedade.
nada a ver, carnes vermelhas e embutidas são comprovadamente carcinogênicas há muitos anos e ainda assim são amplamente consumidas na nossa sociedade, bem como ultraprocessados, cigarro, bebidas alcóolicas.. as coisas não são tão preto no branco assim, rola muito $$$$$
Uma vez , eu nunca passei mal tomando leite , 2021 eu tomava leite de manhã gelado , leite no almoço temperatura ambiente , à tarde não posso ficar sem leite quentinho , e de noite leite pegando fogo , fervendo , mano 4 litros de leite por dia , sendo que quando assistia de madrugada live do Renan era 2 lapada de leite de uma vez só , eu tomava litro de uma vez só , leite de uma vez assim * glop*glop * de uma vez * plah * plah * leite ninho, de qualidade , semidesnatado , aí no dia seguinte eu não passei mal, não passei mal , aí eu fui tomar um leite à tarde, num domingo , leite quente, natural , eu comecei a arrotar *huh * huh * a nata grudou na minha garganta , eu fiquei desesperado , que eu tomava leite e só grudava na garganta num conseguia engolir
Tenho 30 anos e bebo um litro de leite por dia além de amar comer todos os derivados, não imagino a vida sem laticínios... se eu fosse intolerante ia tomar lactase todo dia pra poder continuar consumindo.
Mas o Átila não quer te dar uma resposta, apenas te mostrar algumas evidências que faça você refletir se deve continuar bebendo ou não. Se te convenceu ou não é você que deve decidir
@@lucyadriana2178 sim, de fato foi subjetivo, mas as pessoas clicam querendo saber se faz mal ou não, daí usei por exemplo o resumo do canal "Olá ciência", que explicou por exemplo da forma que comentei. Tudo tem impacto ambiental e blá blá blá como no vídeo, que é legal, e também acrescenta conhecimento.
Veja na descrição dos ingredientes. Provavelmente tem escrito “contém lactase”. Eles inserem a enzima para quebrar a lactose. Mas não é 100%. À lactose pode ainda estar la.
O leite pode não ser essencial, mas certamente nao é um produto para ser desestimulado o consumo. O leite ainda é uma fonte de proteinas relativamente acessível e de fácil consumo. Hoje temos a facilidade de acesso a frutas e verduras, mas nao temos a educacao, o hábito e os inventivos governamentais suficientes para isso. A industria prefere empurrar "produtos com aromas" que os verdadeiros. Preferem estimular o consumo de ultraprocessados ao inves de alimentos frescos. No meio de um capitalismo desenfrado, o leite é a resistencia de um consumo por produtos mais proximos do que eles sao da natureza do que de como eles saem das fabricas.
10:45 problemas de bem-estar é um eufemismo. Estamos falando de vacas enclausuradas, estupradas, separadas de seus filhos e assassinadas no final. No mais, agradeço por apontar que não precisamos do leite para proteínas e minerais e que podemos obter isso de forma saudável por meio dos vegetais :-)
Milhares de cenouras são arrancadas da terra de forma brutal😢 , centenas de milhares de alfaces são desmembrados vivos.... tudo isso pra vc fazer sua salada.... ainda bem que conseguimos fazer fotossíntese para sobreviver 🥰
o equivalente vegano ao leite é de 3 a 4 vezes mais caro; se o problema é consiencia pesada é melhor consumir leite de vaca mesmo e com a grana que sobrar ajudar algum orfanato ou asilo. Pessoas importam!
@@LuizfTri99 Vegetais não têm sistema nervoso, eles NÃO sentem dor. Além disso, saiba que para produzir 1kg de carne são necessários 7 kgs de soja, então sim, mesmo os que só comem carne "matam" mais vegetais do que veganos.
Clique no meu link ➡ bit.ly/atilalamarinodec para baixar o aplicativo Babbel e receber descontos exclusivos em sua assinatura!🎉
Sem mencionar os impactos ambientais causados pela indústria do leite: poluição dos rios, desmatamento etc...
Esse assunto merecia um video de meia hora, no mínimo. Foi tão superficial que abre brechas para muita critica e má compreensão, enfim, esperava mais e o assunto merecia mais.
pesquisa mais por conta propria ué
Vacas sofrem muito mais isso não aparece nas propagandas e hoje se você falar em sofrimento de seres vulneráveis é tido como chato
Parceiro a maioria das pessoas não se importa com o sofrimento animal, eu só quero comer meu peixe com açaí de boa, vem pro norte do país fazer campanha contra a pesca kkkkk.
Sim 😢
@@thiagoreis5208 A maioria se importa, sim. Mas são cegos para o que acontece. A maioria das pessoas não teriam coragem de matar um porco, uma galinha e etc. Eles só consomem porque esses animais são mortos por trás das cortinas. As pessoas são induzidas a pensar que esses animais vivem bem, principalmente pelas embalagens de animais sorridentes pra mascarar o sofrimento desses animais na indústria pecuária.
Dá pra fazer sorvete sem leite tranquilamente kkkkk.
Da mesmo, inclusive da pra utilizar leite vegetal
Átila, faz o vídeo do Whey por favor! 🙏🏻🙏🏻
Amei o vídeo do leite, ♥️
Excelente vídeo!
Adoraria um que pudesse explorar a cultura do café na nossa dieta, como esse mesmo nível sóbrio de abordagem q todos os teus vídeos trazem.
Igual eu, com 27 anos fui entender que o leite me fazia mal, sempre tive problema pra ir ao banheiro, mas não fazia ideia de que era culpa do leite, afinal, tomava todos os dias. Hoje continuo tomando leite, mas zero lactose
“Além do sorvete q é um ótimo argumento, convenhamos“ HAHAHAHA
Ciência de verdade e imparcial, diferente do canal Física e Afins, que fez um vídeo defendendo o consumo de leite e debochando de quem diz o contrário, com base em um estudo financiado pela "National Dairy Council" (Conselho Nacional Leiteiro) cujo slogan é "fundada por fazendeiros, há 100 anos trabalhando em prol da comunidade leiteira." E a dona do canal apagava todos os comentários que diziam isso. Sim, piada pronta, isso aconteceu de verdade. Por essas e outras, não sigo mais aquele canal.
Não existe conteúdo imparcial.
curto bastante o atila, mas falar q ele é imparcial é forçar a barra kkkkkkk ta ai uma coisa q ele n é
Discussão meramente linguística. Não existe conteúdo imparcial, mas existem graus de parcialidade/imparcialidade. O Átila se aproxima muito mais da imparcialidade do que o outro canal citado. A PhD lá tem fama de ser bem debochada mesmo. Acho isso insuportável.
Eu acho que faltou comparar o papel nutricional do leite sobre algumas perspectivas inclusas no Guia alimentar
para a população Brasileira, que basicamente são 2 itens 1: Comida de verdade é melhor que ultraprocessado, 2: alimento tem um peso histórico, cultural e afetivo. Munguzá, Brigadeiro, queijo minas, café com leite, são comidas que levam leite e para suas populações tem mais do que só o valor nutricional.
E algumas desses praparos tem sim muito valor alimentício em populações mais pobres, pra muita gente um café com leite de manha cedo cheio de açucar é a primeira caloria do dia. mesmo essa pessoa tenha um nível leve de dificuldade de ingerir o leite (sem ser uma intolerância).
E se fosse um leite vegetal no lugar?
@@dg1fdsg leite vegetal é ruim
Leite vegetal é o futuro
A pergunta maior é: porquê o adulto faz uso de bebida alcoólica.
porque se não fizesse talvez nem humanidade existisse mais kkkkkkkj ~sem zoas, há indícios de que a humanidade preferiu a agricultura porque possibilitava a produção de alcool.
Fuga da realidade
pra esquecer a morena
Pra castrar a ansiedade do trabalho
Eu já vi muitos vídeos de nutricionistas falando que o leite é muito inflamatório e fora a indústria leiteira que é horrível
Isso de leite inflamatório é pseudociência, o canal Nunca vi 1 cientista já falou sobre o tema.
Não existem evidências de que o leite provoque inflamação em pessoas saudáveis, como foi verificado em revisões sistemáticas realizados até então.
Por exemplo, o estudo Dairy products and inflammation: A review of the clinical evidence (Bordoni et al., 2017), publicado na Critical Reviews in Food Science and Nutrition, revisou 52 ensaios clínicos sobre o impacto dos laticínios em marcadores inflamatórios. A conclusão foi que os laticínios apresentaram uma atividade anti-inflamatória geral, especialmente em indivíduos com distúrbios metabólicos. Porém, em pessoas alérgicas ao leite, foi observada uma atividade pró-inflamatória, o que ressalta a importância de diferenciar reações alérgicas de respostas inflamatórias comuns.
Outro estudo relevante é o The effects of Dairy Product and Dairy Protein Intake on Inflammation: A systematic Review of the Literature. (Nieman et al, 2021), que analisou 27 ensaios clínicos randomizados. Dos 19 estudos sobre produtos lácteos, 10 não mostraram efeito em marcadores inflamatórios e 8 indicaram redução de biomarcadores inflamatórios. Já os estudos sobre proteínas do leite não identificaram efeitos pró-inflamatórios. Assim, os autores concluíram que os laticínios têm um impacto neutro a benéfico na inflamação.
De forma semelhante, no estudo Milk and Dairy Product Consumption and Inflammatory Biomarkers: An Updated Systematic Review of Randomize Clinical Trials (Ulven et al., 2019) foi conduzida uma revisão sistemática de ensaios clínicos que incluiu tanto indivíduos saudáveis quanto pessoas com obesidade ou síndrome metabólica. A análise não encontrou evidências de efeitos pró-inflamatórios do consumo de leite e derivados. Pelo contrário, a maioria dos estudos identificou efeitos anti-inflamatórios significativos, embora alguns artigos apresentassem limitações metodológicas.
Assim a gente pode concluir que o consumo de leite e derivados em indivíduos saudáveis não está associado à inflamação. Estudos sugerem que o efeito pode ser até anti-inflamatório, especialmente em pessoas com distúrbios metabólicos. A inflamação, quando presente, tende a ser uma questão individual relacionada a alergias ou intolerâncias específicas e não ao leite em si.
Daqui a pouco o pessoal aqui no chat vai querer comer carne crua e sem sal, já que na natureza nenhum outro animal faz isso.
Estou gostando muito desse estilo de vídeo, e gostaria muito de um vídeo mais aprofundado sobre o Whey, pois nos dias atuais fica dificil saber se é bom ou não com um marketing gigantesco em cima dele.
Disse para meu amigo que toda manhã tomo café com leite, ele falou que leite não presta, que não somos bezero, faz mal , que não precisamos de leite para viver, e etc Ele bebe 6 latas de cerveja todo dia, eu disse pra ele que não precisamos de álcool tbm, ele ficou bravo comigo
A questão é que tomando álcool ele só faz mal pra si msm. O leite pra ser feito depende do estupro de um animal, a separação desse animal do seu filhote, e a tortura desse animal até a próxima gestação...
Entende pq o leite animal não é necessário?
Há outras formas de leite de sem crueldade
@julyml xiiiiii chegou cedo a vegana
@@julyml e dai mano?KKKKKKK nao entendo nao
Eu acho engraçado quem diz que a gente não deveria beber leite pipipi pópópó mas come queijo, iogurte, manteiga, requeijão, leite condensado, creme de leite...
@@julyml Acho que nehum dos argumentos se sustenta... O modo de vida contemporâneo em si mesmo é um problema inviável de ser sustentado por muito tempo. Sou filho de pequenos agricultores que dependem de 16 vacas leiteiras para sustentar a família. Posso garantir que nossas vacas vivem com mais dignidade e saúde do que os trabalhadores das cidades grandes. Além disso, 1/3 de nossa propriedade (de 25ha) tem matas preservadas e mantidas para manter o equilíbrio dos campos que sustentam esses animais. O que percebi durante minha formação (tenho graduação e mestrado em física), é que as contradições da organização em larga escala de nossa sociedade estão levando todo planeta ao limite. Beber ou não beber leite não vai mudar a estrutura social e o modo como nos relacionamos com a natureza. Isso só vai mudar quando nossa espécie quase for extinta por conta desses erros, infelizmente.
Ter a fruteira cheia de legumes e frutas variadas é coisa de rico, pobre tem batata, censoura e maçã(quando tem).
@@Matheusmaaty geralmente quem fala esse tipo de coisa arruma dinheiro pra comprar coca mas não tem pra laranja.
Sou pobre. Há dez anos que sou vegano e neste período ganhei em média um salário mínimo e meio por mês.
Isso é relativamente tranquilo qndo se tem um desejo genuíno de não contribuir com o sofrimento desnecessário dos animais.
@@Matheusmaaty maçã a 12 reais o kg 🤡
Tava esperando ele falar sobre fontes alternativas de calcio ou B12. Esse seria pra mim os 2 principais problemas. Vou procurar sobre...
Eu parei de beber leite, sempre passava mal tomando leite, desde que parei de tomar leite, minha saúde melhorou muito!
sim, varia muito conforme a pessoa, se faz mal, melhor parar, se não faz mal é um bom alimento
Ainda bem que hoje encontramos todos os produtos que tradicionalmente contém leite, sem leite ou com leite vegetal 🙏
Parei de consumir lacticínios e a minha acne adulta simplesmente sumiu! Fora a produção de muco diminuiu drasticamente. Pra mim, só fez bem...
adorei esse vídeo sobre dietas e alimentação, finalmente uma fonte confiável na internet que não causa alerde
Olá, adoro seus vídeos!
Mas percebi que não falou sobre a caseína. Será que poderia fazer uma parte 2 sobre o assunto?
Eu não digero leite de vaca tambem. Só leites vegetais na minha dieta. Tambem, não sou filho da vaca.
de vaca não né kkkkkkk
Vale lembrar que ficar brincando com a intolerância a lactose pode fazer o indivíduo perder nutrientes e vitaminas importantes. Pode causar ate anemia. Se "ajuda" a evacuar quando toma leite, provavelmente ta causando perda também.
Excelente. Parabéns, Átila!!
O leite para mim, me causa refluxo. Parei de tomar leite aos 47 anos e atualmente me sinto bem melhor.
Thanks
Top!!! Mais vídeos do tipo
Outra idéia p/ vídeo além do Whey, é a Albumina
Faz sentido comer margarina? Tomar cerveja? Não. E nem são alimentos nutritivos. Pelo menos o leite é.
Eu tenho uma intolerância leve mas não sabia, a medida que fui parando de tomar leite percebi o quanto me fazia mal e eu nem notava
Vem aí em 2025 o Átila vegan? 🌱 venha para o lado verde da força, amigooooo
Ahh eu lembro quando criança e havia alguma dificuldade de comprar leite fresco, minha mãe misturava leite condensado com água...
Um médico uma vez falou para o meu marido: "se leite fosse bom, vaca não teria chifre e nem rabo".
Nossa, um médico usando um argumento desse é tão frustrante,
@patrickjane3315 😅😅😅😅
se leite fosse bom pra nós, seria das nossas próprias mães ne
Uma vez eu nunca passei mal tomando leite
Excelente vídeo! ✨✌️🐮✨
Tô prevendo um futuro Atila vegano e gostando muito!
Cientista, principalmente que estuda pandemias e/ou mudanças climáticas se não tiver no mínimo vergonha de falar que não é vegano tá errado.
Vídeo muito bom. É uma pena que as pessoas ao invés de aproveitar do conhecimento compartilhado pelo Átila e debater as evidências científicas e a questão ambiental, ficam só falando de gosto e meio que debochando dos dados apresentados.
Ótimo vídeo, eu gosto de leite, já parei de toma- lo por um tempo, mas voltei.
Sei que o problema é pra quem tem intolerância a lactose, tomo leite, mesmo sem saber se sou intolerância ou não.
assistindo isso enquanto tomo leite
Lá ela
Rapaz, tá na sede hein...
Adoraria ver esse vídeo sobre whey❤
Eu sou viciado em café, o leite antes é o que vai reduzir os danos ao meu estômago... talvez se conseguisse suportar a vida sem café, até economizaria uma grana, pq aqui no RJ tá quase 7 reais a caixa de leite
Consumir café de estômago vazio pode fazer mal, por isso o leite deve estar te ajudando. Se você substituir ele por alguma outra coisa com calorias parecidas com o leite, deve ter o mesmo efeito.
Se alimenta antes, bebe uns 400mL de água, café de estômago vazio vai te dar azia/refluxo/gastrite mesmo!
No fim das contas e aquilo, humanos tomam leite a muito tempo então toma quem quer, a questão e o quanto a produção de leite afeta o meio ambiente?
Não exatamente, pois tem quem não tolere leite de vaca, meu filho, por exemplo.
@@elianemoreno1907 Então se for criança ai depende dos pais, já o adulto mesmo intolerante se quiser consumir e passar mal problema dele kk
Mal posso esperar pelo vídeo sobre whey. Fala sobre wheys veganos também?
Porra de whey vegano... tome jeito
Whey vegano é a melhor coisa. De arroz, de ervilha, soja. Só benefícios
Atila, do ponto de vista de saúde, não esta claro os benefícios e malefícios do leite. Mas saúde não é a única área do conhecimento do planeta.
Considerando outras áreas do conhecimento como meio ambiente ou ética animal, o leite cai no problema da carne que você colocou em outro vídeo. Ou seja, tendo em vista que leite (assim como a carne) não é essencial para a dieta humana, respondendo a pergunta do título "Faz sentido tomar leite?", a resposta é não. Do ponto de vista ambiental estamos destruindo muito por causa do leite. Pastos, queimadas, grandes monoculturas são abertas tanto para a indústria do leite quanto para a indústria de corte. Do ponto de vista ético nem se fala: estamos explorando desnecessariamente de um ser vivo. E depois que explorando ao máximo, matamos, pois na indústria do leite não há asilo.
Era o que eu iria argumentar. Não é necessário, explora mães que são separadas dos seus filhos no nascimento, causa inflamação sub-clínica, que dá origem à maioria das doenças evitáveis (diferente do que afirma o Átila), além dos efeitos no meio ambiente, conforme relatado. São necessários 1000 l de água para produzir um litro de leite. Ainda que fosse o melhor alimento do mundo, as consequências na vida de vacas e bezerros e no ambiente, não faria sentido de qualquer forma seu consumo. Pena que o Átila só fala rapidamente da questão ética no final. Dá medo de falar nisso, né????
Eu não digiro leite, mas não dispenso um copão de leite com toddy hahahhah
Que vídeo bom. Parabéns ❤❤❤
Já tive muito contato com produtores de leite e posso afirmar: é o setor mais sofrido dentro do agronegócio e o que mais ajudava propriedades familiares.
Se for avaliar, ainda hoje o perfil dos produtores de leite é de grande parte pequenos e médios produtores, mas pq isso?
Muitos desses que possuem uma fazenda, utilizam o leite como “renda fixa”, um dinheirinho que cai todo mês para ajudar enquanto o gado de corte e colheitas geram um grande volume de uma so vez. Mas então pq poucos, e a cada ano q passa menos, estão produzindo leite?
Por ser produzido diariamente è perecível, não se tem muito controle para “vender na alta” e a dependência de fatores especulativos externos tiram parte do controle dos produtores, onde antes de começar a seca a ração ja sobe de preço mas o laticínio costuma demorar um pouco até subir o preço do leite.
Fico muito triste pois cada vez mais tem fazendeiro desistindo da vida do campo para arrendar as terras para monoculturas (cana e soja), lembrando que a parcela de “auxilio” destinada a esses produtores nem se compara com quanto o estado “banca” os grandes latifundiários
Interessante saber dessas coisas
Nossa, sim! Tenho um tio que é produtor de leite, faz a ordenha à mão. É aquela coisa: tá chovendo? tem que ir tirar leite. Tá uma temperatura abaixo de zero? Tem que ir tirar leite. Tá doente? Tem que tirar leite. E assim vai, duas vezes por dia (6 da manhã e 6 da noite) há bem mais de 30 anos.
@@ooohyeahfreshwater acho um equívoco vc usar a palavra fazenda/fazendeiro, visto que nos remete a grandes propriedades rurais. Na língua portuguesa existem palavras específicas pra descrever propriedade de pequeno e médio porte como chácara e sítio.
Átila, esses vídeos viram artigos científicos? Se levantar as referências pra discutir, pode virar hein
resumo, se ele não te faz mal, é um ótimo alimento como qualquer outro, desde que utilizado com equilíbrio.
Conclusão equivocada. Saude não é a única coisa que deve ser levada em foco. Se carne humana fosse 100% saudável, seria justo então come-la?
@@VictorTerhorstNunes Sua comparação é absurda e demonstra falta de lógica básica. Carne humana está fora do consumo não por questões de saúde, mas por razões éticas, morais e legais que envolvem canibalismo, o que é um tema completamente distinto. Leite, por outro lado, é um alimento produzido de forma natural por mamíferos para a nutrição, e seu consumo por humanos é amplamente estudado e aceito dentro de contextos culturais e nutricionais. Não há correlação válida entre o consumo de leite e a prática de comer carne humana, e misturar os dois assuntos é uma tentativa falha de dramatizar um ponto inexistente. Se você tem objeções ao leite, aborde-as com argumentos embasados em ciência ou em valores pessoais claros, e não com analogias grotescas e desprovidas de fundamento lógico.
não. n é esse o resumo. no final, ele deixa claro o problema ambiental e também como o leite ser ingrediente em praticamente tudo dificulta para as pessoas que não podem consumir.
@@Tatulak exatamente, estou falando exclusivamente sobre o aspecto de fazer mal ou não, e não sobre questões ambientais ou ideológicas. Muita gente entrou no vídeo buscando uma resposta objetiva sobre os efeitos do leite na saúde. A verdade é simples: leite é um alimento como qualquer outro, que faz bem para a maioria quando consumido com equilíbrio, e pode causar desconforto para quem tem intolerância ou alergia. O problema é que essa geração fraca e impressionável, a famosa 'geração nutella', prefere demonizar alimentos com base em modismos e desinformação, ignorando completamente a ciência e o bom senso."
@@VictorTerhorstNunes é que não é saudável né o animal... Famoso se fosse, então seria
Temos leite de outros animais como parte da nossa dieta é quase um milagre visto as impossibilidades biológicas e sanitárias
Minas Gerais é o maior argumento em favor do leite: queijin minas, doce de leite de viçosa, pão de queijo...
@@srbrunoga 🤦🏻♂️
Meu receio é em relação ao leite de caixinha. Vi na embalagem que tem muitos conservantes a base de sódio.
Rapaz, tá certo isso? Você é uma mamador de primeira classe! 😂😂😂
Mas acredito q como ele disse, se vc não tem problema em tomar leite, ele acaba sendo tbm como fonte de água.
@EricDaCosta5dmassa! Só tomo leite de macho tbm!
@EricDaCosta5d Estava escrito "saco" ao invés de "caixinha"?
@@patrickjane3315 Exato, o mlk editou (tava brincando @Mark, leva pro coração não)
Eu tenho intolerância a lactose desde os 13 anos de idade, meu filho já nasceu com alergia/ intolerância, e infelizmente a fórmula que ele usa se comprado em farmácias convencionais sai R$ 100,00 /dia.
Sabendo que 50% dos adultos contemporâneas tem intolerância e não consomem leite, logicamente nossos filhos não herdaram essa "tolerância" aos derivados de leite.
Logo deveriam ter políticas para o barateamento e distribuição desse tipo de fórmula especial. São criadas tantas estatais inúteis, então por quê não criam uma voltado ao bem estar infantil? Já que os números já são grandes e devido a isso tendem a aumentar nos próximos anos.
Go vegan
Go vegan💚
Recomendem este vídeo para o Cellbit imediatamente!!!
Por que?
Sobre glúten, Átila
Leite condensado foi criado na guerra para transportar mais calorias por volume ?
Foi feito para comer pudim na guerra kkk brincadeira
Em minha opinião o leite faz mais mal do que bem a saúde.
Sua opinião não vale nada kkkk . Vc fez doutorado no assunto?
@@rafaelstachissini pra mim vale sim a opinião dele e de todes
Coisas desse tipo não dependem de opinão alguma. Não importa o que qualquer pessoa ache, se não forem encontradas evidências em estudos sérios que suportem a ideia de que leite faz mal, não dá para dizer que faz mal.
Muito bom!👏👏👏
Será que a gente deveria tomar refrigerante? Será que a gente deveria tomar cerveja? Será que a gente deveria tomar vinho?
não
Isso anula o vídeo? Todas essas coisas são ruins, o leite é uma delas. O leite ser mais saudável do que essas coisas citadas NÃO significa que esse consumo seja imune à críticas. Do mesmo jeito que consumir álcool e cigarro não deve ser defendido só porque existe crack e c0caína, que são muito piores.
Tenha intolerância lactose. Não fiz exames para sabe, mas toda vez tomava leite me sentia mal e a barriga inchava e quando não bebia não me sentia assim. Percebi que tinha intolerância.
Eu nunca passei mal tomando leite
( ͡° ͜ʖ ͡°)
Parabéns amigo, quer um biscoito?
@@mitsuki1388 mas dá um biscoito sem leite pra ele, por favor. Obrigado.
Ou seja. Não faz bem, nem faz mal. Toma quem quer e mesmo quem não quer, no fim vai tomar.
Para quem tem intolerância faz tão mal que pode matar.
Com todo respeito... mas nao pude deixar de notar que o leite quando evita osteopoose é necessario mais estudos para verificar outros fatores relacionados... quando nao causa inflamacao, etc ele tem que ser mais estudado para provar o contrario. Alem disso, foi falado em bem estar animal em "grandes fazendas industriais", que quase nao temos aqui, mas nao citou da nossa realidade.
Do ponto de vista nutricional o leite é um excelente alimento, como qualquer outro que temos disponivel. Como qualquer animal onivoro aproveite todo e qualquer alimento disponivel.
Não existem evidências de que o leite provoque inflamação em pessoas saudáveis, como foi verificado em revisões sistemáticas realizados até então.
Por exemplo, o estudo Dairy products and inflammation: A review of the clinical evidence (Bordoni et al., 2017), publicado na Critical Reviews in Food Science and Nutrition, revisou 52 ensaios clínicos sobre o impacto dos laticínios em marcadores inflamatórios. A conclusão foi que os laticínios apresentaram uma atividade anti-inflamatória geral, especialmente em indivíduos com distúrbios metabólicos. Porém, em pessoas alérgicas ao leite, foi observada uma atividade pró-inflamatória, o que ressalta a importância de diferenciar reações alérgicas de respostas inflamatórias comuns.
Outro estudo relevante é o The effects of Dairy Product and Dairy Protein Intake on Inflammation: A systematic Review of the Literature. (Nieman et al, 2021), que analisou 27 ensaios clínicos randomizados. Dos 19 estudos sobre produtos lácteos, 10 não mostraram efeito em marcadores inflamatórios e 8 indicaram redução de biomarcadores inflamatórios. Já os estudos sobre proteínas do leite não identificaram efeitos pró-inflamatórios. Assim, os autores concluíram que os laticínios têm um impacto neutro a benéfico na inflamação.
De forma semelhante, no estudo Milk and Dairy Product Consumption and Inflammatory Biomarkers: An Updated Systematic Review of Randomize Clinical Trials (Ulven et al., 2019) foi conduzida uma revisão sistemática de ensaios clínicos que incluiu tanto indivíduos saudáveis quanto pessoas com obesidade ou síndrome metabólica. A análise não encontrou evidências de efeitos pró-inflamatórios do consumo de leite e derivados. Pelo contrário, a maioria dos estudos identificou efeitos anti-inflamatórios significativos, embora alguns artigos apresentassem limitações metodológicas.
Assim a gente pode concluir que o consumo de leite e derivados em indivíduos saudáveis não está associado à inflamação. Estudos sugerem que o efeito pode ser até anti-inflamatório, especialmente em pessoas com distúrbios metabólicos. A inflamação, quando presente, tende a ser uma questão individual relacionada a alergias ou intolerâncias específicas e não ao leite em si.
Oi, Átila! Fico pensando se vc não subestimou nesse vídeo a importância do leite principalmente para populações mais vulneráveis. O leite é um alimento relativamente acessível, com uma qualidade nutricional boa e compramos pronto para consumo. Se desestimularmos a população a consumi-lo, principalmente a população de baixa renda, será que a maior parte das pessoas vai ter paciência e sabedoria pra consumir os nutrientes do leite a partir das folhas, legumes e leguminosas adequados? Será que não poderia aumentar a desnutrição protéica nessas populações?
@@obsosm 🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️
@@deniseldantas 🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️
Essa desestímulo pode aumentar o preço também?
Seu comentário diz muito sobre como você prestou atenção no vídeo
Os legumes e verduras são mais acessíveis para pessoas de baixa renda que o leite industrializado
O Leite des de que foi domesticado, fez com que a nossa espécie junto com seus benefícios nutricionais, alcançou um processo de evolução da nossa espécie, ou quase evolução 😂
Em 3:08 o Átila comenta que a capacidade de digerir leite na fase adulta não é exclusividade eslava, porém em 2:26 comentou que ela é predominante no norte da Europa, principalmente Escandinávia. Porém, a Escandinávia não é eslava, e sim majoritariamente germânica (fora os finlandeses e lapões).
@@lucas_immig também notei isso
Não digiro bem leite desde a infância. Fico um pouco melhor com os queijos.
Odeio leite puro, Nunca entendi como alguém entorna isso no estômago.
hehehehe Mas se tiver Nutella você toma uns 5 baldes
antigamente éramos criados mais rusticos para sermos fortes, a geração de hoje tem hábitos alimentares mais infantilizados mesmo, repare que a geração de hoje acha a cerveja amarga. rs. Da mesma forma fomos criados para comer todo tipo de alimento, e mulher pra gente nunca foi problema, a geração de hoje é introvertida, tem medo de tudo e acha todo tipo de alimento ruim. É uma geração criada para ser fraca e vitimista.
@@paulohenriquearruda6159 vai caçar alguma coisa ao inves de ficar falando bobajada no youtube entao
@@paulohenriquearruda6159 haha o velho papo de a geração atual ser um lixo, nunca tive costume de tomar leite por extrema pobreza mesmo...
Mas compreendo seu ponto, fique mais forte okay? se sentir incomodado por um fracassado como eu não tomar leite é uma fraqueza.
@@paulohenriquearruda6159disse o coroa, cresceu apanhando de cabo de vassoura, engoliu todos os traumas, e agora é o macho alfa da sociedade da terceira idade. Parabéns!
Não. O leite é para bebês.
Eu gosto mais dos derivados da leite que o próprio leite. Queijos, doce de leite, sorvete, manteiga.... Alias faz mais mal que bem mas gosto pa caraaiiii hahahaha
Coitado quem não pode comer leite .pizza sem queijo è uma merda
A gordura saturada é inflamatória.
O leite é rico em gordura saturada,logo...
Não é verdade
@@Leonardo-hr8qm, é verdade. O leite é rico em gordura saturada.
E o leite desnatado? Que é sem gordura
@@VanNeves Leite é um alimento riquíssimo. Até mesmo o "Whey", um dos melhores suplementos alimentares é feito a partir da extração da proteína do Leite. É interessante como há essas pessoas, que não fazem um único exercício físico(Além de levantar e sentar na cadeira do computador claro) insistindo em fazer terrorismo alimentar. Leite desnatado, tem uma quantidade mínima de gordura, menos de 1%. E o integral, normalmente, 3%. Há outros que irão dizer que "gordura" faz mal, mas bom reparar que normalmente, é porque eles têm em excesso. E aqui, voltaria a tocar no ponto da atividade física.. Vale lembrar que a gordura é o estoque de energia do nosso corpo, e também tem função de proteção aos nossos orgãos. Outra questão é dizer que TODAS Gorduras Saturadas são maléficas, o que também não é verdade, e aqui não vou me aprofundar. Enfim, na estatística 50% dos brasileiros digerem bem leite, enquanto outros 50% não; Se você consegue digerir leite, se seu corpo não criou resistência a lactose/lactase: BEBA LEITE!
@@VanNeves Papo de "inflamação" também é uó, porque se você pesquisar o significado de INFLAMAR, vai perceber que isso é um processo quase sempre benéfico para o corpo, isso quando há inflamação. Mas, principalmente: VOCÊ NÃO INFLAMA DIGERINDO ALIMENTOS!!!!!!
O argumento de que o ser humano é o único mamífero que toma leite a vida inteira não entra na minha cabeça pq a maioria das coisas que o ser humano consome os outros animais não consomem.
se apoie então no impacto ambiental gigantesco e na ética. não é ético matar animais para algo desnecessário que é beber leite.
exatamente, alguém sensato comentou aqui!
@@VictorTerhorstNunes onde q se mata animal para obter leite ? kkkk
@@VictorTerhorstNunes mas eu nem falo se é adequado ou não. Só esse argumento específico que não vejo sentido!
@@REIS.09 Onde? Na indústria do leite.
O que você acha que acontece com as vacas após elas não produzirem mais X litros de leite por dia? São carinhosamente realocadas para uma fazendinha feliz? kkkkkkkkkk
E os bezerros que nascem? Pq você tá ligado que só GRÁVIDAS dao leite. Macho = morre ainda bebe pra carne de vitelo. Fêmea = confinada até poder produzir leite.
Simples. Isso tudo é desnecessário, pq 100% dos humanos não precisam de leite pra sobreviver 100% saudável.
laele
Eu amava leite quando criança (obviamente
Mas agora depois de crescida eu não gosto, principalmente pra tomar com nescau
Dr Átila, teria as fontes científicas desse vídeo? Se puder posta-las por gentileza...
TA AQUI A FONTE DO TEU LEITINHO
problema do leite são os maus tratos e consequências da agroindústria
Faz vídeo sobre glúten
se não é sua mãe, então não é seu leite
Galera nos comentários problematizando o leite, O LEITE, gente...
Não faz sentido ter estudo dizendo que “faz bem”, uma vez que o leite é larga e amplamente consumido na maior parte do mundo, com aprovações pelos órgãos de vigilância sanitária.
O fato de não existir estudos que indiquem ele faz mal é que deveria ser destacado, dada a importância que esse alimento tem na sociedade.
nada a ver, carnes vermelhas e embutidas são comprovadamente carcinogênicas há muitos anos e ainda assim são amplamente consumidas na nossa sociedade, bem como ultraprocessados, cigarro, bebidas alcóolicas.. as coisas não são tão preto no branco assim, rola muito $$$$$
Faltou falar do chocolate ao leite! 😂😊
Os 25 empregos do Seu Madruga-Leiteiro
Uma vez , eu nunca passei mal tomando leite , 2021 eu tomava leite de manhã gelado , leite no almoço temperatura ambiente , à tarde não posso ficar sem leite quentinho , e de noite leite pegando fogo , fervendo , mano 4 litros de leite por dia , sendo que quando assistia de madrugada live do Renan era 2 lapada de leite de uma vez só , eu tomava litro de uma vez só , leite de uma vez assim * glop*glop * de uma vez * plah * plah * leite ninho, de qualidade , semidesnatado , aí no dia seguinte eu não passei mal, não passei mal , aí eu fui tomar um leite à tarde, num domingo , leite quente, natural , eu comecei a arrotar *huh * huh * a nata grudou na minha garganta , eu fiquei desesperado , que eu tomava leite e só grudava na garganta num conseguia engolir
Esse foi o texto mais perturbador que eu li esse ano
kkkkkkk transcreveu o meme cara, puta merda kkkkk
Tenho 30 anos e bebo um litro de leite por dia além de amar comer todos os derivados, não imagino a vida sem laticínios... se eu fosse intolerante ia tomar lactase todo dia pra poder continuar consumindo.
Você toma 1L de uma vez pela manhã ou toma leite antes de dormir também?
@gabrielpita11 eu bebo um copo de 500ml no café da manhã e outro no café da tarde
Não tomo 1L por dia mas uns 500 por dia eu tomo
Gosta mais do tipo A?
Não faz, adulto não precisa de leite na alimentação regular.
Precisa sim. É barato e nutritivo pra caramba principalmente para pessoas de baixo poder aquisitivo
Leite de vaca é para o bezerro. Leite de mulher é para o bebê humano
So se for leite cru 😂
Eu tenho problemas para digerir leite e derivados, mas não tenho intolerância a lactose, só fico com excesso de gases
Faz um vídeo sobre o H5N1...
Terminei o vídeo sem a resposta do título...
kkkkk resumo, se te faz mal, pare, se não faz mal, é um bom alimento como qualquer outro, desde que utilizado com equilíbrio.
Mas o Átila não quer te dar uma resposta, apenas te mostrar algumas evidências que faça você refletir se deve continuar bebendo ou não. Se te convenceu ou não é você que deve decidir
@@lucyadriana2178 sim, de fato foi subjetivo, mas as pessoas clicam querendo saber se faz mal ou não, daí usei por exemplo o resumo do canal "Olá ciência", que explicou por exemplo da forma que comentei. Tudo tem impacto ambiental e blá blá blá como no vídeo, que é legal, e também acrescenta conhecimento.
"Viu, amor?"
Amor não existe
1:44 prefiro leite de burra 🥛
Ótimo Video
E os produtos rotulados como zero lactose?
Veja na descrição dos ingredientes. Provavelmente tem escrito “contém lactase”. Eles inserem a enzima para quebrar a lactose. Mas não é 100%. À lactose pode ainda estar la.
O leite pode não ser essencial, mas certamente nao é um produto para ser desestimulado o consumo.
O leite ainda é uma fonte de proteinas relativamente acessível e de fácil consumo.
Hoje temos a facilidade de acesso a frutas e verduras, mas nao temos a educacao, o hábito e os inventivos governamentais suficientes para isso.
A industria prefere empurrar "produtos com aromas" que os verdadeiros. Preferem estimular o consumo de ultraprocessados ao inves de alimentos frescos.
No meio de um capitalismo desenfrado, o leite é a resistencia de um consumo por produtos mais proximos do que eles sao da natureza do que de como eles saem das fabricas.
10:45 problemas de bem-estar é um eufemismo. Estamos falando de vacas enclausuradas, estupradas, separadas de seus filhos e assassinadas no final. No mais, agradeço por apontar que não precisamos do leite para proteínas e minerais e que podemos obter isso de forma saudável por meio dos vegetais :-)
Milhares de cenouras são arrancadas da terra de forma brutal😢 , centenas de milhares de alfaces são desmembrados vivos.... tudo isso pra vc fazer sua salada.... ainda bem que conseguimos fazer fotossíntese para sobreviver 🥰
o equivalente vegano ao leite é de 3 a 4 vezes mais caro; se o problema é consiencia pesada é melhor consumir leite de vaca mesmo e com a grana que sobrar ajudar algum orfanato ou asilo. Pessoas importam!
@LuizfTri99 Cenouras e outros vegetais não sentem dor, medo, angústia, desespero ou terror. Não brinque com o sofrimento dos animais.
@@LuizfTri99 Vegetais não têm sistema nervoso, eles NÃO sentem dor. Além disso, saiba que para produzir 1kg de carne são necessários 7 kgs de soja, então sim, mesmo os que só comem carne "matam" mais vegetais do que veganos.
@arcstur cara, vou comer um pedação de carne mais tarde em sua homenagem...
Tô na mesma categoria, Átila 🥲🥲🥲