Os números complexos foram associados ao calculo vetorial (ou fasorial) e este evoluíram para os tensores que são elementos matrizes cujos elementos são vetores. Um exemplo são as imagens que são matrizes retangulares cujos cada elemento é um pixel que corresponde ao vetor cor naquele ponto compostos de percentagens das cores primárias.
Muito bom o vídeo! Meu trabalho de conclusão de curso de Física foi a aplicação dos quatérnions para rotações de corpos rígidos, pra driblar problemas de singularidades que rolam com Euler, e enquanto pesquisava sobre o tema, vi umas coisas sobre os octônions. Lembro que na época eu comecei a fuçar nos octônions e nos sedênions, mas meu orientador quase me esganou por desviar do tema HAHAHAHA
Ótima aula, professor Gustavo! Faço Medicina, ja estou no sétimo período, porém cursei Engenharia Elétrica até o sexto período e minha paixão por matemática ainda está dentro de mim, me fazendo vir acompanhar cada video enviado. Continue o bom trabalho!
Interessante demais! Seguindo essa lógica, depois viriam aqueles que têm vai de a0 até a15 e i15 tbm! Que teriam 16 fatores. Complexos têm 2, quatérnios, 4, octônios, 8.
Aborda esses artigos para nós professor. Queria tanto ver como a galera aplicar isso. Eu sei que os quarternários são usado na computação gráfica e muito em jogos. Agora queria ver mais sobre.
Excelente aula, ia fazer uma piada com os números de 2ª divisão, mas não encontrei nenhuma muito boa. Brincadeira, professor. Muito obrigado por dividir conhecimento com a gente.
Gostei bastante do vídeo, não sabia disso, me induziu a pesquisar mais sobre, e detalhe que, esses números não são necessariamente considerados conjuntos numéricos e sim extensões dos números complexos (mas podemos trata-los como Conjuntos).
show de bola e interessantíssimo o video!! Fiquei bastante confuso e perdido nas definições em 2:20, vc poderia algum dia fazer um vídeo só explicando elas?
Data estelar: 2.460.066,499 2023-05-01 20:58:01 Somente após ver esse vídeo foi que tomei ciência da existência de tais números. GNU Emacs 28.2 Mageia 9
Gostei muito do vídeo! Dei like e me inscrevi no canal. Seu gênero não me parece ser exatamente o de divulgação científica para um publico amplo. Mas para quem gosta de matemática e já leu sobre história da matemática, é um conteúdo atraente capaz de matar curiosidades. Pretendo assistir mais. Faz um vídeo sobre os sedénions. Você disse que os conjuntos abordados no vídeo são os que são usados para descrever a natureza. Que são os conjuntos que os físicos utilizam. Donde concluo que os sedénions só são do interesse da álgebra abstrata. Mas sem aplicação prática por ora.
Que loucura, o que o homem é capaz de imaginar e criar... pelo visto, da para ir estendendo esses conjuntos maiores ao infinito (em teoria, eu acho), mas cada vez ficando mais grandes e complexas as definições, ou não? Existe alguma prova que não tem como criar conjuntos mais abrangentes que estes? Fiquei com essa dúvida! Esse vídeo trouxe um conteúdo praticamente que exclusivo no TH-cam, pelo menos em português, nunca tinha ouvido falar disso. Parabéns, obrigado por compartilhar esses conhecimentos quase secretos da matemática conosco!
Oi, Há um teorema cujo nome ainda não descobri que diz que é impossível criar um conjunto que contenha os complexos e que tenha as propriedades associativa, elemento neutro, elemento inverso, comutativa e distributiva da adição e multiplicação. Qualquer conjunto com mais de duas dimensões ou não será comutativo ou não será associativo etc. Abraço.
@@tr254-4bdva-hjk A prova é mais ou menos baseada no seguinte: Se um conjunto tem as propriedades comutativa, associativa, elemento neutro, elemento inverso e distributiva então uma equação de grau "n" tem no máximo n raízes. Se existisse um conjunto maior que os complexos então haveria uma equação de grau n com mais de n raízes isso indicaria que ao menos uma das propriedades acima teria que não valer. Abraço.
Podemos notar que quaternios e octôniuns são padronizações, também vemos que as dimensões são potências de dois, ou seja, não precisa parar em oito dimensões.
Uma pergunta que sempre me fiz foi: 1. Por que existem números reais, complexos, quatérnions, octônions e sedénions, mas não existem tripletos, "quintínios", "septérnions", "decânions", etc? Parece que a simetria deve ser a resposta. 2. Existem 32-nions, 64-nions, ou existe um limite? Aprendi neste vídeo que com os quatérnions se perde a propriedade comutativa da multiplicação. Com os octônions se perde a propriedade associativa. Talvez com os sedénions se perca a propriedade comutativa da *adição.* Até chegar num ponto em que nem somas seriam possíveis. O que tornaria a existência de tais construções inútil. Tudo indica que existe um limite. Você poderia falar um pouco sobre isso.
Oi, há um teorema que diz grosso modo que acima de 2 dimensões se perde necessariamente uma propriedade, associativa, neutro, inverso etc. Já vi "complexos" com 3 dimensões com todas propriedades menos a divisão. Eu acredito que os matemáticos não querem perder a divisão que talvez só seja possível com 2^n dimensões. Abraço.
O teorema também seria interessante saber o nome. Mas eu estava perguntando sobre os complexos de três dimensões. Encontrei hoje à tarde um verbete na Wikipédia sobre os sedênios. Que possui um monte de links para outros artigos. É espantoso. Existem os hiper-reais, hipercomplexos, bicomplexos... Entre outros. Pode ser que esse conjunto que você citou esteja nesse meio. Mas ainda não terminei de ler tudo. Você acredita que até *números surreais* eu descobri!? 😮😆 Quanto mais a gente lê, mais a matemática fica psicodélica. 😁
Dei uma brincada aqui e tentei reduzir o octonion para " o = q1 + q2.i4 " com q1,q2 pertencendo ao dominio dos quaternions, seguindo a mesma lógica para o resumo do quaternion como q=z1+z2j. Isso estaria correto?😅 (escolhi o i4 pois a associação dele com i1,i2,i3 resultando i5,i6,i7 é semelhante ao j com o i resultando k nos quaternions)
https (dois pontos)(barra barra) pt.m.wikipedia.org/wiki/Sedeni%C3%A3o Rapaz! É muito conjunto! Hiper-reais, hipercomplexos, bicomplexos... Eita porra! Qual é a diferença entre um bicomplexo e um quatérnion? 🤔 O conjunto dos tricomplexos seria o conjunto dos gaúchos de Pelotas. A situação deles é tricomplexa, tchê! 😉 😎
pelo que entendi estes cada um deste elemento e ortogonal ao outro, porem todos eles advem da raiz negativa de -1 pois cada elemento ao quadrado da -1.
Muito legal esses conjuntos, já ouvi falar mas nunca fui atrás de saber mais. Professor, consegue me indicar um livro sobre funções de várias variáveis complexas? Tenho curiosidade mas não encontrei nenhum até o momento. E também algo para eu ler sobre os conjuntos que falou no vídeo? Gosto muito dos seus conteúdos, aprendo muito. Obrigado por compartilhar um pouco do seu conhecimento. Abração.
@@debbido-san80 sim, mas so re quaternions e octonions. Sobre os outros conjuntos é fácil de encontrar em qualquer livro. E sobre os complexos livros de várias variáveis complexas
O video e' muito bom. Entretanto nao foi abordado que o Hamilton jogou a esposa da ponte. Quando abordado pela policia foi constatado que ele estava completamente bebado.
Triste como a escola acabou com minha inteligência. Quando eu era criança, aprendia coisas muito rápido e não esquecia. Depois da escola, fiquei com muita dificuldade de aprendizado. Minha vontade ainda não supera traumas e a ansiedade vai nas alturas quando me forço a entender essas coisas.
Em 8:45 você faltou da "existência" dos octônios. A matemática foi inventada ou descoberta? Poderia mostrar o que diz a filosofia da matemática sobre isso?
boa noite! esses numeros tem a ver com com a existencia de n dimensoes? eles aparececem nas expressões que envolvem dimensões maiores que 3, como supõe a Teoria das Cordas ou na Mecânica Quântica?
Achei o vídeo interessante. Só senti falta do procedimento para se obter esses números. No caso da unidade imaginária, ela pode ser obtida (simbolicamente) por meio de √(-1).
Eu achei interessante porque i² = j² = k² porque não dá para afirmar que i = j = k já que (-2)² = 2²; -2 ≠ 2. Entretanto i²=j²=k² = -1 daria para entender que i=j=k √-1 mas se isso fosse verdade teriamos que i²=ijk; -1= √-1*√-1*√-1 → -1 = -1*√-1 → -1 = -i(o que não é verdade)
Essa notação é comum aos vetores no geral, normalmente aos unitários, não só a notação de gradientes. Comum na geometria da área da física principalmente, chamar as direções x,y,z de ijk
Estou na graduação em matemática, se fala por alto dos quaternions, ou quatérnios nas disciplinas de álgebra (teoria dos anéis, teoria dos grupos etc.). Como faço iniciação científica e a área de pesquisa está relacionada, acaba que estou estudando quatérnios. Já octonions não vi no curso
@@helbersoncarlos4251 : verdade ; já estive neste bar ; esta conversa melhora ainda mais depois das 02:00 quando os "" biritaonions "" já começaram a fazer um bom efeito !!
Eu não tenho essa dificuldade. Fiz curso de técnico em eletrônica no ensino médio e lá aprendi que os números complexos são muito usados para analisar circuitos capacitivo-indutivos. Os números complexos se encaixam perfeitamente! Chega a espantar que não tenham sido inventados para esse fim, e sim criados séculos antes. Por motivos completamente diferentes. Eu não tenho dúvida da existência física dos números complexos.
Os números complexos foram associados ao calculo vetorial (ou fasorial) e este evoluíram para os tensores que são elementos matrizes cujos elementos são vetores. Um exemplo são as imagens que são matrizes retangulares cujos cada elemento é um pixel que corresponde ao vetor cor naquele ponto compostos de percentagens das cores primárias.
🎉🎉🎉🎉😂11😊
foda demais
Muito bom o vídeo!
Meu trabalho de conclusão de curso de Física foi a aplicação dos quatérnions para rotações de corpos rígidos, pra driblar problemas de singularidades que rolam com Euler, e enquanto pesquisava sobre o tema, vi umas coisas sobre os octônions. Lembro que na época eu comecei a fuçar nos octônions e nos sedênions, mas meu orientador quase me esganou por desviar do tema HAHAHAHA
A história desses números é uma das coisas mais interessantes na matemática.
E meus alunos de 9º ano ,hoje em dia, não estão conseguindo contar nos dedos direito ... acho que pegamos alguma curva errada em algum lugar ...
Ótima aula, professor Gustavo! Faço Medicina, ja estou no sétimo período, porém cursei Engenharia Elétrica até o sexto período e minha paixão por matemática ainda está dentro de mim, me fazendo vir acompanhar cada video enviado. Continue o bom trabalho!
Linda camisa, Professor 😍❤️
Piuí Piuí Piuí abacaxi.... Choque xoque choque😢, choque por aíííí😘😘😘
Interessante demais! Seguindo essa lógica, depois viriam aqueles que têm vai de a0 até a15 e i15 tbm! Que teriam 16 fatores. Complexos têm 2, quatérnios, 4, octônios, 8.
Valeu!
Muito obrigado pelo apoio, Wagner. O canal precisa!
Aborda esses artigos para nós professor. Queria tanto ver como a galera aplicar isso. Eu sei que os quarternários são usado na computação gráfica e muito em jogos. Agora queria ver mais sobre.
Adorei a aula!!!! Eu estudei até os complexos, só tinha ouvido falar dos quatérnions.
Ganhou um seguidor
Grato.
Excelente aula, ia fazer uma piada com os números de 2ª divisão, mas não encontrei nenhuma muito boa. Brincadeira, professor. Muito obrigado por dividir conhecimento com a gente.
O que existe após os complexos eu não sei, mas que a camisa do Cruzeirão aí tá bonita, tá! Parabéns!
Bela camisa, professor
Muito boas as informações apresentadas. Valeu, professor!
Excelente vídeo professor Gustavo.
Obrigado por estar sempre presente no canal
Interessante demais. Por favor, compartilhe a referências dos artigos citados.
Parabéns pelo vídeo, não tinha noção que a matemática nesse nível
eu tava pensando nisso esses dias
Gostei bastante do vídeo, não sabia disso, me induziu a pesquisar mais sobre, e detalhe que, esses números não são necessariamente considerados conjuntos numéricos e sim extensões dos números complexos (mas podemos trata-los como Conjuntos).
Eu gosto da teoria das cordas.
Aula excelente!
Bonita camisa, Fernandinho...
ahaha muito bom!
Mas pensei que ele ia explicar cada um
Muito interessante!
Eu não conhecia os quatérnions! Me fez lembrar dos vetores unitários (ijk)...
amei
show de bola e interessantíssimo o video!! Fiquei bastante confuso e perdido nas definições em 2:20, vc poderia algum dia fazer um vídeo só explicando elas?
Extraordinário!
Este canal só posta vídeo interessante.
Agradeço pelo empenho e disponibilização do trabalho.
Data estelar: 2.460.066,499
2023-05-01 20:58:01
Somente após ver esse vídeo foi que tomei ciência da
existência de tais números.
GNU Emacs 28.2
Mageia 9
Me inscrevi só pela camisa.
Eis um tema intrigante
Gostei muito do vídeo! Dei like e me inscrevi no canal.
Seu gênero não me parece ser exatamente o de divulgação científica para um publico amplo. Mas para quem gosta de matemática e já leu sobre história da matemática, é um conteúdo atraente capaz de matar curiosidades. Pretendo assistir mais.
Faz um vídeo sobre os sedénions. Você disse que os conjuntos abordados no vídeo são os que são usados para descrever a natureza. Que são os conjuntos que os físicos utilizam. Donde concluo que os sedénions só são do interesse da álgebra abstrata. Mas sem aplicação prática por ora.
boa noite professor, o cara mais estudioso que ja vi....
Garanto que sou muito esforçado.
O video que eu queria ver
Que loucura, o que o homem é capaz de imaginar e criar... pelo visto, da para ir estendendo esses conjuntos maiores ao infinito (em teoria, eu acho), mas cada vez ficando mais grandes e complexas as definições, ou não? Existe alguma prova que não tem como criar conjuntos mais abrangentes que estes? Fiquei com essa dúvida!
Esse vídeo trouxe um conteúdo praticamente que exclusivo no TH-cam, pelo menos em português, nunca tinha ouvido falar disso. Parabéns, obrigado por compartilhar esses conhecimentos quase secretos da matemática conosco!
Oi, Há um teorema cujo nome ainda não descobri que diz que é impossível criar um conjunto que contenha os complexos e que tenha as propriedades associativa, elemento neutro, elemento inverso, comutativa e distributiva da adição e multiplicação. Qualquer conjunto com mais de duas dimensões ou não será comutativo ou não será associativo etc. Abraço.
@@fucandonamatematica6207 Nossa, isto é incrível uma informação muito legal.
@@tr254-4bdva-hjk A prova é mais ou menos baseada no seguinte: Se um conjunto tem as propriedades comutativa, associativa, elemento neutro, elemento inverso e distributiva então uma equação de grau "n" tem no máximo n raízes. Se existisse um conjunto maior que os complexos então haveria uma equação de grau n com mais de n raízes isso indicaria que ao menos uma das propriedades acima teria que não valer. Abraço.
Faz um vídeo sobre a matemática de Ramanujan e os buracos negros.
Excelente vídeo!
Existe algum teorema que diz respeito a quantidade infinita ou n, de conjuntos existentes ?
Podemos notar que quaternios e octôniuns são padronizações, também vemos que as dimensões são potências de dois, ou seja, não precisa parar em oito dimensões.
Eita, quatérnio eu até conheço da computação gráfica/desenvolvimento de jogos, já octônios pegou pesado.
Ele podia ter falado dos Sedetônios também...
Possivelmente tbm existam outros conjuntos além destes, mas a humanidade ainda não chegou lá
deve mesmo. o universo é sinistro...
como que fizeram a publicação dos octonions primeiro do que dos quaternios?
Muito legal! Mas tem algo mais geral que os Octonios? Como Hexadecimonions?
Onde entra os hiper reais? Eles ficariam antes ou depois dos complexos?
até onde será que vão os conjuntos? quantos mais será que existem?
Kkk o cara vai passear com a esposa e descobre os quaternions
Uma pergunta que sempre me fiz foi:
1. Por que existem números reais, complexos, quatérnions, octônions e sedénions, mas não existem tripletos, "quintínios", "septérnions", "decânions", etc? Parece que a simetria deve ser a resposta.
2. Existem 32-nions, 64-nions, ou existe um limite?
Aprendi neste vídeo que com os quatérnions se perde a propriedade comutativa da multiplicação. Com os octônions se perde a propriedade associativa. Talvez com os sedénions se perca a propriedade comutativa da *adição.* Até chegar num ponto em que nem somas seriam possíveis. O que tornaria a existência de tais construções inútil. Tudo indica que existe um limite.
Você poderia falar um pouco sobre isso.
Oi, há um teorema que diz grosso modo que acima de 2 dimensões se perde necessariamente uma propriedade, associativa, neutro, inverso etc. Já vi "complexos" com 3 dimensões com todas propriedades menos a divisão. Eu acredito que os matemáticos não querem perder a divisão que talvez só seja possível com 2^n dimensões. Abraço.
@@fucandonamatematica6207 Uau! Então você viu? Que nome têm? Sem isso fica difícil pesquisar.
@@hudsonmoraes1261 Oi você diz o teorema ou os complexos de 3 dimensões?
O teorema também seria interessante saber o nome. Mas eu estava perguntando sobre os complexos de três dimensões.
Encontrei hoje à tarde um verbete na Wikipédia sobre os sedênios. Que possui um monte de links para outros artigos. É espantoso. Existem os hiper-reais, hipercomplexos, bicomplexos... Entre outros. Pode ser que esse conjunto que você citou esteja nesse meio. Mas ainda não terminei de ler tudo.
Você acredita que até *números surreais* eu descobri!? 😮😆
Quanto mais a gente lê, mais a matemática fica psicodélica. 😁
pt.m.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_surreal
Pode parecer. Mas eu não estou de lero-lero. 😄😄😄
Dei uma brincada aqui e tentei reduzir o octonion para
" o = q1 + q2.i4 "
com q1,q2 pertencendo ao dominio dos quaternions, seguindo a mesma lógica para o resumo do quaternion como q=z1+z2j. Isso estaria correto?😅
(escolhi o i4 pois a associação dele com i1,i2,i3 resultando i5,i6,i7 é semelhante ao j com o i resultando k nos quaternions)
Comentário a parte: um gaúcho cruzeirense?? Gostei disso haha
Professor Gustavo, o que voce pode responder a respeito da minha questao
https (dois pontos)(barra barra) pt.m.wikipedia.org/wiki/Sedeni%C3%A3o
Rapaz! É muito conjunto!
Hiper-reais, hipercomplexos, bicomplexos... Eita porra!
Qual é a diferença entre um bicomplexo e um quatérnion? 🤔
O conjunto dos tricomplexos seria o conjunto dos gaúchos de Pelotas. A situação deles é tricomplexa, tchê! 😉
😎
Se os complexos são provenientes de raízes de índice par e radicando negativo, esses outros são provenientes de que?
pelo que entendi estes cada um deste elemento e ortogonal ao outro, porem todos eles advem da raiz negativa de -1 pois cada elemento ao quadrado da -1.
Muito legal esses conjuntos, já ouvi falar mas nunca fui atrás de saber mais. Professor, consegue me indicar um livro sobre funções de várias variáveis complexas? Tenho curiosidade mas não encontrei nenhum até o momento. E também algo para eu ler sobre os conjuntos que falou no vídeo? Gosto muito dos seus conteúdos, aprendo muito. Obrigado por compartilhar um pouco do seu conhecimento. Abração.
Fundamentos da matematica elementar vol 1
@@wendelalessandro5655 Mas você não estava querendo um livro sobre conjuntos?
@@debbido-san80 sim, mas so re quaternions e octonions. Sobre os outros conjuntos é fácil de encontrar em qualquer livro. E sobre os complexos livros de várias variáveis complexas
Existe alguma aplicação estatística com essa matéria professor, se existir, gostaria de ler o artigo.
Muito interessante essa temática. Existem outros acima dos octonios, mesmo que apenas na teoria e ainda sem aplicação prática? Abs.
Sedeniões
Esses conjuntos na teoria vao se dobrando, 1d(real), 2d(complexos), 4d(quaternions, 8d(octonions), 16d(sedenions), etc.
Tessarines
Kriptonium adamantium😢
existe alguma forma de generalizar estes números para 2^n "dimensões", ou seja que vá de i1, i2, i3,..., i2^n?
O video e' muito bom. Entretanto nao foi abordado que o Hamilton jogou a esposa da ponte. Quando abordado pela policia foi constatado que ele estava completamente bebado.
Triste como a escola acabou com minha inteligência. Quando eu era criança, aprendia coisas muito rápido e não esquecia. Depois da escola, fiquei com muita dificuldade de aprendizado. Minha vontade ainda não supera traumas e a ansiedade vai nas alturas quando me forço a entender essas coisas.
Leia a coleção do professlr pier sobre a inteligência. São três livros. Acho que você irá gostar ele fala a respeito disso.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@@VSMFué? Kkk esse é maluco
Mais um relato desse tipo. Pelo visto todo mundo nasce genial e a escola acaba com a inteligência das pessoas kkkkkkkkk
Eu já criei o conjunto dos números bizarros.
Como dizia Carlos Tramontina: 6 e ônibus.
Legal kkkk tudo isto é muito complexo....literalmente...
Hipercomplexo kkk
Faltou explicar a motivação desses conjuntos ...
Em 8:45 você faltou da "existência" dos octônios. A matemática foi inventada ou descoberta? Poderia mostrar o que diz a filosofia da matemática sobre isso?
não há uma resposta sobre... isso é algo que a galera tanto comenta porém...
boa noite! esses numeros tem a ver com com a existencia de n dimensoes? eles aparececem nas expressões que envolvem dimensões maiores que 3, como supõe a Teoria das Cordas ou na Mecânica Quântica?
Sim, são vetores em n dimensões, isso só faz sentido matemático, não faz nenhum sentido físico
Bom, nenhum sentido pelo menos na física newtoniano
Pode-se relacionar as dimensões físicas x,y,z com as dimensões tempo, temperatura, cor, etc?
Cruzeiro esporte clube
Achei o vídeo interessante. Só senti falta do procedimento para se obter esses números. No caso da unidade imaginária, ela pode ser obtida (simbolicamente) por meio de √(-1).
Eu achei interessante porque i² = j² = k² porque não dá para afirmar que i = j = k já que (-2)² = 2²; -2 ≠ 2. Entretanto i²=j²=k² = -1 daria para entender que i=j=k √-1 mas se isso fosse verdade teriamos que i²=ijk; -1= √-1*√-1*√-1 → -1 = -1*√-1 → -1 = -i(o que não é verdade)
Caro professor, estes conjuntos numericos sao tambem campos, como os reais?
A notação dos quatérnios (i,j,k) lembra muita a notação de gradientes. Existe alguma relação ou é mera coincidência?🤔
Essa notação é comum aos vetores no geral, normalmente aos unitários, não só a notação de gradientes. Comum na geometria da área da física principalmente, chamar as direções x,y,z de ijk
@@luaoliveira4515 Obrigado pelo feedback! 👍
Legal !!! Em qual daqueles livros, que vc recomenda, fala dos hipercomplexos e octonions ?
CRUZEIRO ESPORTE CLUBE.
Esses tipos de conteúdos são abordados no curso de matemática na faculdade? ou só são ensinados em mestrados/doutorados?
aqui no bar da esquina se fala muito nisso
@@TheMarcos1017 kkkkkkkkkkkk...interessante esse bar...
Estou na graduação em matemática, se fala por alto dos quaternions, ou quatérnios nas disciplinas de álgebra (teoria dos anéis, teoria dos grupos etc.). Como faço iniciação científica e a área de pesquisa está relacionada, acaba que estou estudando quatérnios. Já octonions não vi no curso
@@helbersoncarlos4251 : verdade ; já estive neste bar ; esta conversa melhora ainda mais depois das 02:00 quando os "" biritaonions "" já começaram a fazer um bom efeito !!
Qual área da matemática estuda estes números ?
Álgebra abstrata.
Se tem cruzeiro tem like!
Só fui ouvir falar nisso em computação gráfica. Complicado, hein?
Nunca mais apareceu algo como desesseistônios, etc., pelo visto
pt.m.wikipedia.org/wiki/Sedeni%C3%A3o
@@hudsonmoraes1261 , putz, e eu já achava os complexos altamente complexos de se entender o que significam fisicamente.
😁
Eu não tenho essa dificuldade. Fiz curso de técnico em eletrônica no ensino médio e lá aprendi que os números complexos são muito usados para analisar circuitos capacitivo-indutivos. Os números complexos se encaixam perfeitamente! Chega a espantar que não tenham sido inventados para esse fim, e sim criados séculos antes. Por motivos completamente diferentes.
Eu não tenho dúvida da existência física dos números complexos.
@@hudsonmoraes1261, não sou de exatas (nem tenho vocação), mas acho bonita a Matemática e afins
Bacana a introdução sobre o tema mas a abordagem totalmente rasa..
É um vídeo de divulgação e no próprio título está escrito curiosidade, não é pra ter profundidade mesmo.