Parece que passou um ano da publicação do vídeo, mas só recentemente comecei a seguir o seu canal Juliana. Quero agradecer os seus vídeos, na minha opinião, são muito didácticos e explícitos. Muito obrigado.🙏🏻
É bem complicado me fazer elogiar algo espontaneamente, mas, sem sombras de dúvida, essa foi a melhor aula sobre funções quadráticas que já tive o prazer de assistir. E, repare que como pesquisador em economia matemática e em estatística já vi 'n' aulas - mesmo em universidades no exterior -, e nenhuma apresentou o "core" da ideia embutido nesse tipo de função como você o fez, com maestria técnica e didática. Seu zelo pelo material que apresenta salta aos olhos. Meus sinceros parabéns, Juliana. Seria incrível se a maioria dos alunos saíssem das escolas com a mensagem (antes de tudo) que você deixou sobre o que é a beleza do pensamento matemático, sem precisar usar matemática avançada ou coisas do tipo. Simples, foi na essência e orbitou integralmente dentro daquilo a que se propunha. Grata surpresa conhecer seu canal e, tentarei compartilhar com amigos e alunos sempre que puder. Abraços e parabéns!
@@patrickliberatoalves2931 muito bom cara! Boa sorte na sua jornada! De antemão, um conselho de quem finalizou um doutorado há pouco: Aprenda Álgebra Linear (matrizes são um dos assuntos mais incríveis da matemática. Além disso, aprenda a usar o R para suas análises. Por fim, pegue os tópicos de matemática que raramente um professor mostra. Esses são os que vc mais vai precisar. E NÃO, um mero modelo de MQO n resolve nada!!! Não se limite a essa restrição terrível em estatística. 👍🏻. O canal da professora aqui será de grande valia p vc. Ela traz tópicos excelentes e com uma linha de pensamento excelente para quem quer se aprofundar em matemática. 🤟🏻
seria comum demais eu dizer aqui que entendi o que a senhora explicou. Mas venho dizer que não apenas pude entender, mas pude apreciar a aula! Por favor, continue com o canal e com as aulas, a senhora está fazendo mágica!
Estou ficando viciado em Juliana e suas aulas explicadissimas. Sua riqueza no vocabulário, na “linguagem” matemática é mesmo surpreendente. Das melhores do mundo.
Cara... Tive que parar no meio do vídeo para dizer, que aula magnífica... Nunca compreendi tão bem função quadrática como agora. Parabéns professora, realmente parabéns...
Oi pofessora Juliana Escreve Carlos Pires de Lisboa, Portugal Você é uma excelente professora de Matemática Fora da caixa Continua fazendo esses bons videos Obrigado!
Boa tarde, parabéns pela exelente explicação, sou estudante do curso de licenciatura em fisica, e devido a diversos fatores, tenho tido muita dificuldades em cálculo, grato pelo exelente didática.
Professora, você explica tão bem e com tanta riqueza de detalhes. Por favor, faça um vídeo sobre funções trigonométricas, acredito que será enriquecedor ver essa aula com sua didática 🙏
Se alguém não entendeu o pq da transalação horizontal ser invertida (digo isso pq eu tbm fiquei com dúvidas) é pq o zero vai ser quando o x for o inverso do número que está sendo adicionado ou subtraído. Tipo: se f(x)=(x-9)^2 o zero vai estar em x=9, então o x vai para a direita. Daí é só pensar o oposto para a adição; f(x)=(x+9)^2 logo o zero vai estar em x=(-9), mais a esquerda.
E a gnt quer achar o y=zero pq é nele q a parábola vai inverter (pelo menos nesse caso, já que não é possível um valor negativo para y)- ele vai ser o eixo de simetria.
até hj sinto ódio de meus professores do fundamental por fazerem uma matéria de linguagem tão útil e linda ser um terrível monstro. Obrigado professora! Vc é demais!🎉
Fessora (😅😅 ó o aluno da turma do fundão com o braço levantado-é eu era do fundão) faz um short usando o artifício de completar quadrado usando ax2+bx+C para chegar na famigerada fórmula de baskara. Adoro essa demonstração/derivação e isso ajuda a mostrar que matemática não é feitiçaria nem coisa que brota da terra. Acho que em 1 minuto dá tempo de sobra.
NOSSA QUE AULA!!! Me motiva a cursar matemática, no momento estou cursando estatística e tem sido divertido, mas penso que poderia me divertir mais cursando só matemática.
Um detalhe interessante: uma parábola, mediante uma mudança de escala igualitária em x e y, apenas (e/ou rotação rígida), pode ser superposta a qualquer outra parábola! Diferentemente da elipse e da hipérbole. Como me disse o professor Nicolau Corção, parábola é como mãe: só tem uma.
Boa observação! As funções exponenciais fazem coisas parecidas, mas não é a mesma coisa (eu menciono no meu vídeo de exponenciais th-cam.com/video/QqoOQ9z1TXU/w-d-xo.htmlsi=vGoAemciNSYLe85l), acho que acaba "só existindo uma" também se você for esperto com as transformações, o que você acha?
Sim, uma mudança isotrópica de escala (a menos de uma translação/rotação/reflexão) permite encaixar quaisquer exponenciais perfeitamente, creio eu; dá para verificar isso algebricamente, se eu estiver correto.. Será que outras curvas possuem essa característica (a logaritmica, certamente)?@@julianamaths
Posta mais vídeos em português, se der, agradeço muito por passar o conhecimento. Eu estarei em um curso de Inglês, mas ainda estou bem no começo, mas final do ano quero estar entendendo. Propósito, Meu nome é Gabriel, Curso engenharia da Computação, mas eu gosto muito de matemática e estou aprendendo de vagar mas estou, muita coisa eu confundia, por causa do TDAH, sinais, maior, menor, módulo... O que eu quero nesse momento é fazer as manipulações nas funções mas eu ainda não conseguir entender como elas funcionam, mas eu só assisti uma vês o vídeo, vou assistir de novo e anotar.
De limites não fiz ainda não. Não é o meu assunto favorito, digamos assim :-D mas algum dia eu vou fazer sim, pelo menos para explicar as formas indeterminadas, isso eu acho divertido.
Eu achei extraordinário, poderia nos indicar as fontes, por exemplo, livros , sites, artigos... Que falem sobre esses assuntos que vc abordou, eu quero dar continuidade, pois gostei bastante ❤
Função quadrática é assunto de nono ano ou primeiro do médio, então os livros seriam esses. Mas eu não sou muito fã de nenhum livro didático, não saberia escolher um pra te indicar. São todos parecidos.
Infelizmente não tem muito o que aprofundar aqui... Você tem que olhar para a fórmula geral e "perceber" qual par de números existe que a soma dá b e o produto dá c. O que quer que signifique "perceber". Só funciona em casos nos quais tal par de números é fácil, o que faz com que "perceber" quase sempre seja "decorar", porque são sempre os mesmos números. 5 e 6, ou 7 e 12. Fora isso, você sempre pode usar a fórmula quadrática na forma geral para descobrir as raízes, e daí escrever a forma fatorada por já saber as raízes 😂😂
Comecei a assistir a aula por conta da parábola dada por: y=x^2-6x+5, podendo ser escrita como: y= (x^2 - 6x) +5 = (x^2 - 6x +9) -9 + 5 = (x-3)^2 -4. Eu não tinha entendido da onde veio o nove. Daí assisti a sua aula mais 1 da técnica de completar os quadrados e deu certo.
Cara, eu não expliquei o motivo no vídeo. Acho esse assunto bem confuso de explicar, as pessoas costumam não entender. Mas estou pensando em outras formas aqui, depois eu faço outro vídeo sobre isso.
Com raiva de jeito nenhum, apenas discordo 😂 Mas falando sério, não me surpreenderia você estar certo e isso ser um vício de linguagem meu, dado que em inglês falamos "translation". Mas deu pra entender, né? ;)
@@julianamaths Falamos de português e não inglês! Descordar apenas por costume derivado inglês, não me parece uma resposta inteligente, uma vez que - alhos não tem nada haver com bugalhos . Basta uma simples consulta ao dicionário na internet para confirmar o que lhe digo . E sendo um vício de linguagem no Brasil, não me surpreende, já que temos uma massa de pessoas com uma formação muito abaixo do esperado, que esse tipo de coisas aconteça , mas como eu cursei uma universidade federal em nosso país e, portanto, me utilizei do dinheiro do povo para obter minha formação , sou obrigado a falar e escrever de maneira correta como forma de respeito ao dinheiro que me servi, o que não quer dizer que devemos fazer esse tipo de correção as pessoas que não tiveram a oportunidade que tive, mas em se tratando de profissionais formados , temos que elevar a régua da qualidade de nosso português.
@@rildoamaral3284 Existe algum vídeo em que você fala ou se expressa de maneira tão perfeita? Se possível coloque um link para o mesmo aqui para assistirmos e avaliarmos.
@@rildoamaral3284 "Professora ADORA suas aulas." não tem uma concordância verbal,visto que se trata de um sujeito elíptico em primeira pessoa o certo seria:Adoro. "Descordar" também não foi usado corretamente,pois o correto é "Discordar". "Alhos não tem nada HAVER com bugalhos", repetidamente elucido, errado.Haver é um verbo que significa existir,logo o adequado para esta frase é "A ver" que se traduz em ter relação com algo.
Parece que passou um ano da publicação do vídeo, mas só recentemente comecei a seguir o seu canal Juliana.
Quero agradecer os seus vídeos, na minha opinião, são muito didácticos e explícitos.
Muito obrigado.🙏🏻
O bom é que vídeo de matemática não envelhece, pode passar quantos anos for e as funções quadráticas vão continuar sendo do mesmo jeito :)
É bem complicado me fazer elogiar algo espontaneamente, mas, sem sombras de dúvida, essa foi a melhor aula sobre funções quadráticas que já tive o prazer de assistir. E, repare que como pesquisador em economia matemática e em estatística já vi 'n' aulas - mesmo em universidades no exterior -, e nenhuma apresentou o "core" da ideia embutido nesse tipo de função como você o fez, com maestria técnica e didática. Seu zelo pelo material que apresenta salta aos olhos. Meus sinceros parabéns, Juliana. Seria incrível se a maioria dos alunos saíssem das escolas com a mensagem (antes de tudo) que você deixou sobre o que é a beleza do pensamento matemático, sem precisar usar matemática avançada ou coisas do tipo. Simples, foi na essência e orbitou integralmente dentro daquilo a que se propunha. Grata surpresa conhecer seu canal e, tentarei compartilhar com amigos e alunos sempre que puder. Abraços e parabéns!
Também vou ser economista e criei um amor pela matemática que só essas pessoas que explicam o porquê da matemática me trazem.
@@patrickliberatoalves2931 muito bom cara! Boa sorte na sua jornada! De antemão, um conselho de quem finalizou um doutorado há pouco: Aprenda Álgebra Linear (matrizes são um dos assuntos mais incríveis da matemática. Além disso, aprenda a usar o R para suas análises. Por fim, pegue os tópicos de matemática que raramente um professor mostra. Esses são os que vc mais vai precisar. E NÃO, um mero modelo de MQO n resolve nada!!! Não se limite a essa restrição terrível em estatística. 👍🏻. O canal da professora aqui será de grande valia p vc. Ela traz tópicos excelentes e com uma linha de pensamento excelente para quem quer se aprofundar em matemática. 🤟🏻
seria comum demais eu dizer aqui que entendi o que a senhora explicou. Mas venho dizer que não apenas pude entender, mas pude apreciar a aula! Por favor, continue com o canal e com as aulas, a senhora está fazendo mágica!
Juliana surpreende sempre. Pela versatilidade na arte de ensinar. Aquela que não deixa a menor dúvida.
Já ganhou meu coração quando disse q função quadrática não é só a fórmula de báskara! 😅
Estou ficando viciado em Juliana e suas aulas explicadissimas. Sua riqueza no vocabulário, na “linguagem” matemática é mesmo surpreendente. Das melhores do mundo.
Cara... Tive que parar no meio do vídeo para dizer, que aula magnífica...
Nunca compreendi tão bem função quadrática como agora. Parabéns professora, realmente parabéns...
Se tivesse um curso de matemática compraria sem pensar duas vezes...
Oi pofessora Juliana
Escreve Carlos Pires de Lisboa, Portugal
Você é uma excelente professora de Matemática
Fora da caixa
Continua fazendo esses bons videos
Obrigado!
Boa tarde, parabéns pela exelente explicação, sou estudante do curso de licenciatura em fisica, e devido a diversos fatores, tenho tido muita dificuldades em cálculo, grato pelo exelente didática.
Que aula sensacional e completa. Incrivel sua visão de ensinar, obrigado pelo seu canal!
Simplesmente aula perfeita! Estou esperando aulas de integral.
Obrigado pela aula!
Tem esse aqui: th-cam.com/video/XxWpIGGXuEM/w-d-xo.html
Professora, você explica tão bem e com tanta riqueza de detalhes. Por favor, faça um vídeo sobre funções trigonométricas, acredito que será enriquecedor ver essa aula com sua didática 🙏
Excelente aula professora, ótimo trabalho, extremamente completo, meus parabéns! Que aulão!!
Bravo profesora Juliana. E muito Melhor a como e ensinado no Chile. Obrigado.
No Brasil também 😂😂
A simplicidade acima de tudo, objetividade!!
Se alguém não entendeu o pq da transalação horizontal ser invertida (digo isso pq eu tbm fiquei com dúvidas) é pq o zero vai ser quando o x for o inverso do número que está sendo adicionado ou subtraído. Tipo:
se f(x)=(x-9)^2 o zero vai estar em x=9, então o x vai para a direita. Daí é só pensar o oposto para a adição;
f(x)=(x+9)^2 logo o zero vai estar em x=(-9), mais a esquerda.
E a gnt quer achar o y=zero pq é nele q a parábola vai inverter (pelo menos nesse caso, já que não é possível um valor negativo para y)- ele vai ser o eixo de simetria.
Incrível essa pessoa.
estou amando suas aulas. muito Obrigado !!!!!
Faz um curso de matemática basica e calculo professora 🙌🏽🙌🏽🙌🏽
até hj sinto ódio de meus professores do fundamental por fazerem uma matéria de linguagem tão útil e linda ser um terrível monstro. Obrigado professora! Vc é demais!🎉
Fessora (😅😅 ó o aluno da turma do fundão com o braço levantado-é eu era do fundão) faz um short usando o artifício de completar quadrado usando ax2+bx+C para chegar na famigerada fórmula de baskara. Adoro essa demonstração/derivação e isso ajuda a mostrar que matemática não é feitiçaria nem coisa que brota da terra. Acho que em 1 minuto dá tempo de sobra.
Pior que eu ia incluir isso no vídeo de completar quadrados e... esqueci? 😂 Vou tentar fazer num short então.
Excelente!!!!!!!!!!
Que aula magnífica. Já assisti três vezes em dois dias.
Mais uma super e completa aula sobre Função Quadrática! Muita didática e objetividade! Parabéns mais uma vez professora Juliana!
Mais uma obra de arte. Parabéns professora.👏
Achei professora, vou assistir e depois volto para comentar de novo. Gratidão!
NOSSA QUE AULA!!! Me motiva a cursar matemática, no momento estou cursando estatística e tem sido divertido, mas penso que poderia me divertir mais cursando só matemática.
Aula Top , cabeceira mesmo !
a senhora dá aula para turmas militares?? Aula sensacional
formei e não sabia dessas fórmulas. Grande aula !
Parabéns!
Deus abençoe!
Aqui de Belém do Pará.
Seus vídeos são uma inspiração! Gratidão!
Estou fazendo matemática na Uerj e seu video esta me ajudando a aprender essa matéria maldita, muito obrigado prof.
Por que "maldita"!! Você foi estudar ela porque você GOSTA dela!! :-)
Esplêndido o seu trabalho professora!
Valeu!
Obrigada!
Que canal incrível!!! Faz tempo que não encontrava algo assim, muito massa! Ganhou um inscrito : D
Poderia ter deixado uns exercícios para a gente se divertir (e os resultados para a comparação)
Obrigado, você ensina muito bem.
Seus vídeos são sensacionais 👏👏👏
Estou assistindo e estou gostando muito do vídeo, Muito obrigado mesmo.
Um detalhe interessante: uma parábola, mediante uma mudança de escala igualitária em x e y, apenas (e/ou rotação rígida), pode ser superposta a qualquer outra parábola! Diferentemente da elipse e da hipérbole. Como me disse o professor Nicolau Corção, parábola é como mãe: só tem uma.
Boa observação! As funções exponenciais fazem coisas parecidas, mas não é a mesma coisa (eu menciono no meu vídeo de exponenciais th-cam.com/video/QqoOQ9z1TXU/w-d-xo.htmlsi=vGoAemciNSYLe85l), acho que acaba "só existindo uma" também se você for esperto com as transformações, o que você acha?
Sim, uma mudança isotrópica de escala (a menos de uma translação/rotação/reflexão) permite encaixar quaisquer exponenciais perfeitamente, creio eu; dá para verificar isso algebricamente, se eu estiver correto.. Será que outras curvas possuem essa característica (a logaritmica, certamente)?@@julianamaths
Posta mais vídeos em português, se der, agradeço muito por passar o conhecimento. Eu estarei em um curso de Inglês, mas ainda estou bem no começo, mas final do ano quero estar entendendo. Propósito, Meu nome é Gabriel, Curso engenharia da Computação, mas eu gosto muito de matemática e estou aprendendo de vagar mas estou, muita coisa eu confundia, por causa do TDAH, sinais, maior, menor, módulo... O que eu quero nesse momento é fazer as manipulações nas funções mas eu ainda não conseguir entender como elas funcionam, mas eu só assisti uma vês o vídeo, vou assistir de novo e anotar.
Pode deixar que vou continuar alternando! Minha intenção é colocar sempre em português sobre os assuntos mais básicos.
@@julianamaths Obrigado, de coração
Puxa, que aula maravilhosa! Virei seu seguidor. Seria legal uma aula sobre limites. Talvez até vc já tenha criado.
De limites não fiz ainda não. Não é o meu assunto favorito, digamos assim :-D mas algum dia eu vou fazer sim, pelo menos para explicar as formas indeterminadas, isso eu acho divertido.
@@julianamaths rsrsrs está ótimo. Boas coisas!
Muito Bom!
Prof, faz vídeo sobre completar quadrados depois, pf. Seria bacana (it would be nice!)
Vou fazer! Prometo! :-)
siMMMMMMM
Continue com os vídeos
Eu achei extraordinário, poderia nos indicar as fontes, por exemplo, livros , sites, artigos... Que falem sobre esses assuntos que vc abordou, eu quero dar continuidade, pois gostei bastante ❤
Função quadrática é assunto de nono ano ou primeiro do médio, então os livros seriam esses. Mas eu não sou muito fã de nenhum livro didático, não saberia escolher um pra te indicar. São todos parecidos.
Obrigado pela bels didática
Amei essa explicação.❤❤❤
Por favor, publica aula de equações exponenciais.
Tem um pouquinho de equações exponenciais dentro deste vídeo de equações logaritmicas: th-cam.com/video/WVv6hOfEAs4/w-d-xo.html
Kkkkkkk, amei o título.
A maldita Baskara.
Gostaria de aprofundar sobre a transformação da fórmula Geral para a fatorada.
Infelizmente não tem muito o que aprofundar aqui... Você tem que olhar para a fórmula geral e "perceber" qual par de números existe que a soma dá b e o produto dá c. O que quer que signifique "perceber". Só funciona em casos nos quais tal par de números é fácil, o que faz com que "perceber" quase sempre seja "decorar", porque são sempre os mesmos números. 5 e 6, ou 7 e 12. Fora isso, você sempre pode usar a fórmula quadrática na forma geral para descobrir as raízes, e daí escrever a forma fatorada por já saber as raízes 😂😂
@@julianamaths teve 1 caso do livro que fiquei com dúvida, mas muito obrigada
Pode colocar o exemplo?
@@julianamaths deu certo aqui. Era (x^2 + x - 12), a dúvida era por não ser quadrado perfeito. Mas entendi que ficaram: (-3) e 4.
Comecei a assistir a aula por conta da parábola dada por: y=x^2-6x+5, podendo ser escrita como:
y= (x^2 - 6x) +5
= (x^2 - 6x +9) -9 + 5
= (x-3)^2 -4.
Eu não tinha entendido da onde veio o nove. Daí assisti a sua aula mais 1 da técnica de completar os quadrados e deu certo.
Olha, seria muito egoismo seu não continuar com o canal e não passar seu conhecimento em cálculo….
Abcs e muito obrigado.
Aulão nota 1000. Muito bom! Professora vc tem instagram?
Ter tenho, mas não estou usando não! Nunca postei nada.
@@julianamaths É Juliana maths? Do mesmo jeito do TH-cam?
🙏🙏
Pq tem que ser o número ao contrário para mover para a direita e para esquerda? Não consegui entender o motivo (minuto 8:44)
Cara, eu não expliquei o motivo no vídeo. Acho esse assunto bem confuso de explicar, as pessoas costumam não entender. Mas estou pensando em outras formas aqui, depois eu faço outro vídeo sobre isso.
Ok, Obrigadoo@@julianamaths
❤
Professora adora suas aulas mas não fique com raiva de mim por lhe corrigir um detalhe : não é “translação “ é “TRASLAÇÃO”
Com raiva de jeito nenhum, apenas discordo 😂 Mas falando sério, não me surpreenderia você estar certo e isso ser um vício de linguagem meu, dado que em inglês falamos "translation". Mas deu pra entender, né? ;)
@@julianamaths
Falamos de português e não inglês! Descordar apenas por costume derivado inglês, não me parece uma resposta inteligente, uma vez que - alhos não tem nada haver com bugalhos . Basta uma simples consulta ao dicionário na internet para confirmar o que lhe digo . E sendo um vício de linguagem no Brasil, não me surpreende, já que temos uma massa de pessoas com uma formação muito abaixo do esperado, que esse tipo de coisas aconteça , mas como eu cursei uma universidade federal em nosso país e, portanto, me utilizei do dinheiro do povo para obter minha formação , sou obrigado a falar e escrever de maneira correta como forma de respeito ao dinheiro que me servi, o que não quer dizer que devemos fazer esse tipo de correção as pessoas que não tiveram a oportunidade que tive, mas em se tratando de profissionais formados , temos que elevar a régua da qualidade de nosso português.
@@rildoamaral3284 Existe algum vídeo em que você fala ou se expressa de maneira tão perfeita? Se possível coloque um link para o mesmo aqui para assistirmos e avaliarmos.
@@rildoamaral3284 meu Deus, como você lê seu comentário e não sente vergonha? Eu senti por você.
@@rildoamaral3284 "Professora ADORA suas aulas." não tem uma concordância verbal,visto que se trata de um sujeito elíptico em primeira pessoa o certo seria:Adoro.
"Descordar" também não foi usado corretamente,pois o correto é "Discordar".
"Alhos não tem nada HAVER com bugalhos", repetidamente elucido, errado.Haver é um verbo que significa existir,logo o adequado para esta frase é "A ver" que se traduz em ter relação com algo.