Pura besteira, a época antiga, época dos fuscas Chevettes e outros os motores mau duravam 100 mil km e vivam nas oficinas com as carniças de carburador, distribuidor e platinado. Hoje cuidando direito da manutenção vão muito mais longe , e ninguém compra carro novo pensando em ficar 20, 30 anos com os carros. Se os antigos fossem tão bons e duráveis, por que não tem milhares de carros dos anos 30 e 40 rodando perfeitos?
@@alvarovoos7292 Ao menos você levava na retifica e saia com um motor novo com baixo custo - mas hoje você saiba em 20 a 30.000 na compra de um motor novo e dependendo do ano já é mais da metade do valor do carro. Não existem muitos rodando porque o tempo anda para frente e não para trás. Do meu jeito que não existem muitos avós e bisavós vivos - mas netos tem muitos. E as pessoas são muito influenciáveis pelo consumo e a regra de que tudo novo é melhor. Casas - carros - roupas - sapatos - mulheres - homens. Mas os poucos que ainda rodam são motores do carro ainda com 20 a 30 anos com várias retificas já os de hoje quebrou joga fora esses 3 cilindros
Ele falou da parte de engenharia. Sob a ótica da minha área administração de empresa e consultoria, o intuito é trazer maior margem de lucro tanto por ser necessário treinamento e ferramentas e suas autorizadas são as primeiras a terem acesso e eles ganham e depois pela compra de peças mais constantes! Só isso, tudo e planejado para durar cada vez menos para os ganhos serem maiores.
Esse assunto ja virou critério de compra para min, em quanto puder vou escolher carros com corrente de comando e em segundo lugar correia dentada externa. Outro critério é no mínimo 4 cilindros e aspirado. Turbo só diesel, na gasolina só no caso de comprar 0km, praticamente impossível atualmente. Esses são os critérios para meu caso que compro carro usado.
Eu teria menos preconceitos do que você. Eu compro o que o bolso e o meu gosto pessoal permitir. Eu prefiro uma correia dentada seca e um motor 4 cilindros. Mas quando não é possível, paciência, vida que segue. Só lembrar de abrir o cárter a cada troca de óleo pra examinar o pescador da bomba de óleo (coisa que ninguém faz ainda usa o óleo "marba", o marbarto. Você podia então andar de Del Rey. É 4 cilindros, tem corrente de comando (uma coisa velha que o povo teima em tratar como novidade) e é aspirado! E ainda teria um acabamento interno muito melhor do que a média que a gente tem hoje e um charmosíssimo e elegantíssimo relógio digital azul no teto, coisa que não se vê mais hoje.
@@GroguBabYoda É minha opinião, e é relacionada a acréscimo de custo de manutenção pois é mais um sistema inteiro acrescido ao motor comparado a um motor aspirado. É muito legal carro turbo, é mais eficiente e econômico considerando 1.3 turbo tem potência superior a muito 2.0 aspirado . Tenho parente que comprou Jetta usado de segunda mão, baixa km perfeito faz uns 8 anos tá com quase 200mi km nunca deu problema, pois tinha procedência. Nunca fez reprogramação nem fuçou no motor. Porém muita gente faz reprogramação nesses carros, aumenta pressão ultrapassa as faixas de rotação de projeto da turbina, assa o carro, volta a programação normal e vende para explodir na mão do próximo. Uma reprogramação de um aspirado dificilmente chega aumentar 15% de potência, Já em um turbo com aumento de pressão e alimentação sem trocar turbina, já consegue 30 a 40% e colocando bico bomba e turbina a potência dobra ou triplica, nas preparações mais básica o pessoal vai até o limite do miolo original, mas a durabilidade reduz drasticamente. Atualmente o Onix turbo, e demais GM turbo não permite reprogramação, já VW é a alegria da galera. Tem que ter procedência e histórico, de manutenção.
@@adelmofilho742 Prefiro um Corola , usado com todas características que listei, que é o Del Rey atualidade 🤣🤣 Mas vou ter que me contentar com Logan 1.60, ou Voyage 1.6 , sem precisar financiar, de dívida já chega a casa.
@@mauriciodagostinisilva7991 Desses que você citou, eu ainda prefiro um Del Rey Ghia até 89 4 portas com vidros elétricos, toca fitas e ar condicionado. (em 90, já veio o EA-827 e foi só ladeira a baixo). Não precisa ter aquele câmbio automático francês de 3 marchas.
Mas é outro caso, não é um carro que pode ser submetido a regimes severos de funcionamento, como estradas de roça e outros. Até o fato do liga e desliga com poucos minutos, há aqueles que acreditam que isso também altera a vida últil, mas aí já relacionado à contaminação do óleo.
Eu responsabilizo muito as montadoras, pois elas sabem a bomba que é um veiculo com correia embebida em oleo, mas na hora do prejuiso elas não dão garantia e alegam que foi MAL USO !!!!!!!
Nenhum carro da atualidade aceita manutenções do passado, se a porcaria do manual tem escrito o que usar não deveria existir motivo para erro. Nunca vi ninguém que usou e usa o óleo correto reclamando.
Vocês precisam acabar com o preconceito com o 3 cilindros. Acho que nunca conheceram DKW. Era 3 cilindros, 2 tempos, tinha bobinas individuais (que pra acertar o ponto era uma briga) e todo mundo adorava.
Fique tranquilo... a médio prazo dará... produto(correia) com componentes de petróleo, imersa em produto originário de petróleo(óleo lubrificante) certamente entrará em decomposição - aulas de química de ensino fundamental - O "genio" que desenvolveu isso, faltou nessa humilde aula...😂😂😂
@@vicentelourencopereira9024Não não, ele foi a todas as aulas, por isso criou o motor assim para gerar mais lucros as montadoras e mecânicos, é igual casas Bahia, quanto mais frágil for o produto, mais rápido ele quebra e o dono compra outro 😂😂😂😂😂😂😂.
Vídeo muito esclarecedor,meu Onix aspirado 2020, estragou tudo no motor com 85 mil km, sem abrir já está em 7mil, teve esse problema de trocar em oficina com outra marca de óleo e também deu problema na bomba de vácuo do freio, esse carro é uma bomba, principalmente se a pessoa é leiga,a maioria é, e se roda muito,como é o caso de motorista de app, eu vou arrumar o carro e passar pra frente, nunca mais compro carro com essa correia e três cilindros, parabéns pela explicação!
minha ecosport 1.5 quebrou a correia dentada banhada a oleo aos 65 mil km, mesmo fazendo as revisões certinho e oleo da concessionaria. CORREIA BANHADA EM OLEO NUNCA MAIS!
Vc com certeza usou mau combustível. Meu táxi, um Onix plus LT tá com 195 mil, vou trocar agora por precaução. Sempre usei o óleo correto e peças genuínas. Combustível ruim danifica qualquer motor.
@@alzirluizmagalhaesdeolivei788 mais um motivo para não comprar, é impossível para o consumidor comprovar isso, um carro com corrente de comando não tem esse problema.
@@alzirluizmagalhaesdeolivei788ele disse que teve todos os cuidados é fez tudo certinho, revisões e mesmo assim quebrou com 65 mil km , eu que não compro tô fora. 😢
Muito boa explicação, esses engenheiros de automotiva visam só reduzir custo para empresa, e não pensando em ajudar o comprador que somos nós, cada vez mais fazendo carros descartaveis...
@@adelmofilho742 tenho pra mim que a gm arrumou uma maneira de gerar comércio e mão de obra, Já vi esse mecanismo desmontado, era fácil por pra tocar o comando uma corrente de aço eliminaria o problema.
Exato, por isso hj eu so pego carro com corrente de comando. Acho muito arriscado vc estar com um negócio que pode estourar do nada mesmo dentro do prazo
será que os engenheiros não tem a noção que borracha e alta temperatura e atrito entre o ferro e borracha vai soltar fraguementos etc.. parabêns pela analise têcnica e vivência em oficina..
Eu acho que eles faltaram a aula de química que diz que óleo e borracha não conversam. Mas esses mesmos engenheiros condenavam a pulverização da parte de baixo do carro com óleo de mamona porque diziam que atacava as borrachas da suspensão. E agora inventaram de colocar uma correia de borracha que é uma peça importantíssima que sofre esforço de tração imersa no óleo.
Problema não são os engenheiros, são os q mandam neles, eles fazem o q é lhe proposto e com redução de custos para empresa, no caso da Chevrolet eles colocaram essa correia no óleo para depois eles virem com a solução de corrente na próxima geração e falar a melhorou .. com isso vendem mais carros.. tem todo um comércio por de trás
Meu onix sedan 1.0 3 cilindros bateu o motor com 80.000 km com todas as revisões feitas conforme manda o manual, a correia deu BO só que não acusou nada no painel, apenas apagou num quebra molas, como não acendeu nenhuma luz no painel bati na partida pegou e rodei mais 35 km apagou e não pegou mais, foi pra oficina abriram o motor e fundiu por causa da correia...mas fica um alerta corram desses motores 3 cilindros ele é praticamente descartavel, dificilmente da retifica e as peças são muito caras, compensa comprar motor novo.....ah sim todas as revisões foram feitas na concessionária e com o óleo especificado.
O problema aqui não é o fato de ser 3 cilindros. O problema aqui é que a GM resolveu ser moderninha e inventou de colocar uma peça de borracha que sofre esforço de tração e é importantíssima mergulhada em óleo. O que eu acho engraçado é que os Ka 1.5 da vida são assim também e deles ninguém fala um ai.
Concordo com vc nisso,prefiro mais a corrente ou a correia "seca" de que essa correia lubrificada,e outra coisa,ja que existe também essa contaminação pelo resíduo da combustão,esse óleo deve ser trocado na metade da km ou seja com 5.000km e nao erroneamente como na autorizada eles recomendam trocar o óleo com 10mil km independente do tipo do uso do veículo com a desculpa de que o óleo "aguenta",aí quando o dono do veiculo tem um grande prejuízo de entupir a bomba e bater o motor.
· 3 respostas @ailtondealexandre7475 há 0 segundo Eu responsabilizo muito as montadoras, pois elas sabem a bomba que é um veiculo com correia embebida em oleo, mas na hora do prejuiso elas não dão garantia e alegam que foi MAL USO !!!!!!!
Gostei de o ouvir falando a verdade sobre correia banhada a óleo. Somente os técnicos é que não perceberam que a correia em óleo sobre agressões de alta temperatura e outros fatores que vai alterar a sua consistência e desgastar, com danos graves para o motor e mesmo a sua substituição fica 4 vezes mais cara. Nunca comprarei um carro com esses motores descartáveis.
top demais esse video , estava ate cogitando pegar o onix plus sedan más com essa questão da correia ai fiquei com pê atrás , vou vê se vejo a linha hb20, porque voçê já paga carissimo por um carro e ainda vem com ás perças cruciais bem dizer de plastico é uma falta de respeito com consumidor .
Foi exatamente por isso que troquei a minha Tracker Premier Turbo 2021 por um HB20 Platinum Plus e não quis nem outra Tracker nem a caminhonete Montana, que era o meu sonho.
falou tudo parabéns.correia banhada a oleo na pratica não funciona e só aumenta o preço da manutenção e acho que a intenção é essa mesmo .porque não colocam corrente ?
Professor, excelentes explicação. Simples entender isso, as pessoas sao a favor totalmente a livre mercado, tranquilo ate então. Porém, é ingenuidade pensar que fabricantes iria pensar no bolso das pessoas na hora de desenvolver seus produtos. Logico que irao pensar na "fidelidade" entre consumidor e um unico produto vendido. Vendo produtos e serviços varias vezes, assim se mantem a cadeia de empregos e o mercado. Isso ao meu ver e consequências. Ja ja iram aparecer prudutos com melhor didatica nas manutenções, isso e o mercado, na sua forma mais simples, as pessoas acentando ou nao. Nao compre é o que dira os entendedores do assunto . Parabéns pelo canal.
Parabéns pelo canal e aula. Eu nao compraria ex.Onix 3 cilindros usado, mas se fosse primeiro dono, trocaria no maximo em 5k óleo e filtro, e usaria somente etanol.(vídeo recente mostra menos contaminação do oleo, ao usar etanol, preservando a característica originai do lubrificante). Meu pensamnto é correto?
Eu tenho vontade de desdentar um sujeito desse. A nossa gasolina pode ser a melhor do mundo até o muro da refinaria. Do muro pra frente, sabe Deus o que chega no nosso tanque.
Excelente exposição do assunto. Como sempre o lucro exacerbado fala mais alto. Praticamente quase tudo em nosso cenário, da cultura ao clima, conspiram contra esse tipo de " aplicação tecnológica". Com isso paga-se caro por uma bomba relógio abrigada sob o capô.
61.000 mil kms. mi estourou a correia dentada do meu Onix , hoje se fabrica muitas coisas frageis para os nossos Automoveis, verdade e obrigado pela dica!!!. boa tarde e que Deus abencoe sempre...
Concordo plenamente com suas observações. Veículos para o nosso país, não podem ser projetados para serem cuidados com detalhes em suas manutenções, porque aí é dor de cabeça com certeza.
Em 1970 não havia correia de taxa, havia corrente e era aço, bem melhor que esta fragilidade que inventaram. Isso ao mesmo tempo em que a taxa de compressão aumentou muito.A combinação dos dois, taxa alta e correia dentada é extremamente perigosa.
A FORD não lançou o motor CHT, na verdade esse motor foi um upgrade do motor do Gordini, no qual a FORD comprou a Willys Overland e o aproveitou no Corcel, depois disso ela fez um upgrade no lançamento dos Escorts e no mesmo ano o colocou no Corcel II e DelRey. Na Europa e USA a FORD usava um motor muito mais evoluido nos Escorts, mas aqui no Brasil reaproveitaram tecnologias dos anos 50 nestes carros.
E os relatos de carros novos estourando a correia com manutenção todas feitas na concessionária? Amigo meu se lascou antes dos 80 mil, pegou carro 0 km.
Muito bom, concordo que o consumidor vai pagar o preço . Nos centros urbanos os motores ficam ligados por horas em congestionamentos onde a troca por km fica comprometida só esse fato ja reduz 50% da vida
Avisa a Chevrolet que eu ia trocar o meu Onix por um novo, ,mas agora com correia dentada banhado a óleo vou procurar outro modelo com outro motor,su explicação foi ótimo parabéns
Não existe borracha resistente que dure mais no óleo . Isso é só para as pessoas gastarem mais e os carros durarem menos . A mesma coisa é motor de 3 cilindros que se queimar a junta do cabeçote não consegue fazer a retifica . Mas tem uma turminha aí que insistem em defender carros descartáveis.
O tempo de uso realmente pode dizer sobre a vida de qualquer material. Mas não se pode desconsiderar as condições de uso. Todos os óleos utilizados nos motores devem obedecer as normas e boletins técnicos emitidos pelas montadoras. As embalagens dos óleos homologados contém as normas em suas descrições. Mas o que se vê muito no mercado são pessoas tratando esse assunto, sem a mínima base. Não utilizam os óleos homologados e só se preocupam com a viscosidade, sendo que as vezes adicionam até aditivos. Isso parte de alguns proprietários e de até mecânicos, que em muitas vezes nem tem o diploma da profissão. Agregando a isso encontramos muitos sites no TH-cam, que também falam desse e outros assuntos e quando vamos nos dados da inscrição encontramos diversas informações, mas não tem a formação do autor, o que tornam os conteúdos sem propriedade.
Poisé.... Isso vai dá uma dor de cabeça daqui uns anos.... As montadoras aqui no Brasil tem que entender que nosso mercado é diferente e que as soluções tecnológicas devem acompanhar nossas necessidades.... Aquele motor AP 1.6 da wv era um tanque de guerra.... Já o CHT, sofria montes....
@@Marcuushora Se pensarmos que ela é projetada pra durar 240.000 km, enquanto uma correia comum externa dura 50.000 km, então seriam no mínimo umas 4 correias a menos no meio ambiente. Mas é óbvio que se fosse corrente seria melhor como fez Fiat e Hyundai nos seus motores 3cc...
Botei no reclame aqui e pesquisei o Tracker e tem gente com modelo 2023 com 21 mil km rodados, com as duas revisões feitas na concessionária, e que a correia simplesmente partiu. Outros com 70, 90, 110. Inclusive esse de 110 mil km recomendou o rapaz da concessionária pra trocar a Correia, e o funcionário disse que não precisava de jeito nenhum, visto que a durabilidade é de até 240 mil km. E dito e feito, a correia partiu e o carro está há 4 meses parado, segundo o relato.
· 3 respostas @ailtondealexandre7475 há 0 segundo Eu responsabilizo muito as montadoras, pois elas sabem a bomba que é um veiculo com correia embebida em oleo, mas na hora do prejuiso elas não dão garantia e alegam que foi MAL USO !!!!!!!
@@ediraldop.oliveira7029 é bem complicado isso. Porque tem aquele ditado que "palavras os ventos levam". Eu cogitava comprar um Tracker, acabei comprando um creta 24 e estou muito satisfeito. A mecânica é surpreendente. E paguei 132.990 em um Creta Limited Safety que tem uns 10 itens a mais do que o Tracker LT que custa o mesmo valor, e o Tracker nem tem sistema adas.
Bom eu tive um Onix três cilindros com essa tecnologia. Gostei do carro , eficiente,...mas o agravante dessa tecnologia é: o óleo Dexos (específico da GM) Só é encontrado na concessionária 😳 ou seja se você colocar um óleo fora o específicado, vão dar problema
Meu carro tem motor 1.2 Puretech 3 cilindros. Correia banhada a óleo. Estou fazendo as trocas de óleo a cada 7 mil, com o óleo correto. Manutenção acaba sendo mais cara, porém acredito que deva minimizar o problema do desgaste prematuro da correia e reduzir as chances de uma retífica futura.
Aula vc coloca qualquer engenheiro mecânico no bolso , eu sou taxista tenho um Tracker 2023 estamos em 2024 e já com 120 mil km já comecei a ter problema com o carro infelizmente o carro é bom porém esse problema crônico vai deixar eu cada vez mais longe desse tipo de tecnologia, primeiro e último obrigado amigo pelas suas informações
E na minha opinião,os engenheiros das montadoras só estão preocupados com o custo de produção das mesmas O negócio é: antes de comprar um carro,pesquisar se ele trabalha com correia dentada banhada em óleo ou não Carro no Brasil só tem preço!❤
Ao meu ver com o passar do tempo o próprio combustível vai contaminado o óleo e consequentemente agredindo a correia, gasolina ataca plastico e borracha e isso é inevitável
Exatamente, e a prova é que mesmo fazendo as trocas com lubrificante correto vemos motores desmanchando a correia com 50,60 mil km's. Sinceramente foi uma solução que virou pesadelo na vida do consumidor, que paga caro por isso.
@@elyeltonvieiradeoliveira3394 50.000 ou 60.000 km é o prazo de troca de uma correia seca. É uma "modernidade" que não resolveu o problema da longevidade da peça.
É furada se você for um dono relaxado. Se não for e fizer mais um pouquinho do que manda o figurino, não tem com que se preocupar. Mas é o que o apresentador disse: brasileiro não tem cultura de manutenção preventiva. É relaxado por natureza (desculpe, mas verdades precisam ser ditas doa a quem doer). Eu, além de trocar óleo e filtro de óleo, pediria pra abrir o cárter e examinar o pescador da bomba de óleo e limpar o cárter. E trocaria a correia a cada 60.000 km, como se fosse uma correia seca. Nunca que eu esperaria chegar em 240.000 km pra trocar correia dentada!
Fico impressionado com o fato da fiat toro Diesel ter correia dentada. Teoricamente o carro deveria transpor qualquer terreno. Como encarar um passeio por estardas de terras e buracos com o risco da correia romper?
Acontece que nos testes de bancada o motor aguenta, pois trabalha em condições ideiais de uso. Vejo muitos taxistas e ubers que tem pouco problema com a correia banhada a oleo pois o motor roda bastante em temperatura ideal. Agora quando se roda pouco geralmente os problemas sao maiores. Mas com certeza ainda prefiro a corrente de comando.
Tenho um Gran Siena 1.4 /4c 2021. e estava pensando em trocar por um gol 1.0 3c 2023 ou um Ford Ka. Pela economia de combustível. Mas pesquisando bem sobre esses novos motores 3 c prefiro ficar com meu Gran Siena novinho ainda por um bom tempo se Deus quiser mesmo não sendo tão econômico para trabalhar de aplicativo.
Será q a ignorância do brasileiro vai acabar com a tecnologia? Pq n vemos proprietários de tracker e montana com os problemas?? Pq simplesmente usam o óleo correto. Só tive carro com corrente de comando. Hoje tenho o onix: 25km por litro na estrada e só troca a correia com 250 mil km, ja q rodo 90%na estrada, moro em interior e so uso filtros e óleo original. Sera q os mecânicos tao com receio de o brasileiro aprender a usar peça original também??
Olá Marcão, ima pergunta: o motor que está usando a correia dentada internamente, ou seja as banhadas à óleo, pode trocar por uma corrente metálica ? Achei muito importante as suas orientações... Obrigado.
Não. Pra isso, você tem que refazer o projeto do motor. Já começa que as polias são diferentes. Eu aconselho a trocar como se fosse uma correia seca e examinar o pescador da bomba de óleo quando for trocar o óleo.
Desses motores moderninhos e atuais, no meu ponto de vista o que é menos bomba para o consumidor e para o bolso é o motor FireFly (1.0 - 3 cilindros) e o GSE (1.3 - 4 cilindros) da Stellantis, que utilizam corrente de comando, mas o ponto fraco desses motores é consumo excessivo de óleo lubrificante e o super aquecimento como eu já vi relatos. E tem também o EA211 1.0 aspirado que equipa o VW UP 1.0 MPI e o "Pole", por usar correia dentada convencional. Resumindo: Estamos lascados! As montadoras estão enforcadas em ter que produzir motores alto eficiente e com baixíssimas emissões de poluentes, com muita tecnologia agregada e fragilidade juntas, por causa do Proconve L7 e em breve pelo L8 que será mais rigoroso ainda.
Cuidado, esse motor da.fiat apesar.de.ter.corrente tem tido bastante problema na corrente, se usar o óleo errado e se andar com nivel baixo....mas é menos perigoso que uma correia banhada....
EU NÃO COMPRO CARROS COM MOTORES QUE NÃO TENHAM CORRENTE ⛓️ DE COMANDO ! PRIMEIRO QUESITO QUE OLHO PARA COMPRAR UM CARRO ! MOTOR NÃO É COM CORRENTE DE COMANDO EU JÁ DESCARTO DE CARA A COMPRA !
Você desmonta o motor pra ver se tem essa coisa velha chamada corrente? Eu já vi gente que se deita debaixo do carro pra ver se a "plataforma" é MQB. Agora gente que desmonta o motor pra ver se tem corrente é a primeira vez.
Isso não é um vídeo, é uma aula ! E de boa qualidade ! precisamos de mais vídeos assim, cheios de conteúdo e didática !
Tmj meu amigo.
Verdade, faço de suas palavras as minhas.
Continuarei pondo fé no meu Toyota etios 1.5
Corrente de aço no comando, e show de bola.
Top esse carrinho
É top de feio esse étios!!
@@ClaudineiAntunes-if7mi o que ele tem de feio, tem de bom.
Eu também, são 11 anos de pura tranquilidade em qualquer condição de uso
Mais um aqui no time kkkk
Meu problema está resolvido, não compro carro com correia banhada a óleo, muito simples.
Somos dois entao porque eu nao sabia disto de correia dentada banhada a oleo.
1.2 puretech PSA e 1.0 Ecoboost Ford ambas tem o mesmo problema
Compra toyota que não vai ter esse problema
@@MEVicentin1310 sábia decisão!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@@litosertanejo8556 engano!!!! Até Toyota dá problema….. não existe o carro perfeito , cada um tem seu defeito crônico…::::
há décadas as pessoas dizem que os carros novos são descartáveis , mas na verdade finalmente agora chegamos a esse fato.
vc resumiu em uma linha
Pura besteira, a época antiga, época dos fuscas Chevettes e outros os motores mau duravam 100 mil km e vivam nas oficinas com as carniças de carburador, distribuidor e platinado. Hoje cuidando direito da manutenção vão muito mais longe , e ninguém compra carro novo pensando em ficar 20, 30 anos com os carros.
Se os antigos fossem tão bons e duráveis, por que não tem milhares de carros dos anos 30 e 40 rodando perfeitos?
@@alvarovoos7292 Ao menos você levava na retifica e saia com um motor novo com baixo custo - mas hoje você saiba em 20 a 30.000 na compra de um motor novo e dependendo do ano já é mais da metade do valor do carro. Não existem muitos rodando porque o tempo anda para frente e não para trás. Do meu jeito que não existem muitos avós e bisavós vivos - mas netos tem muitos. E as pessoas são muito influenciáveis pelo consumo e a regra de que tudo novo é melhor. Casas - carros - roupas - sapatos - mulheres - homens. Mas os poucos que ainda rodam são motores do carro ainda com 20 a 30 anos com várias retificas já os de hoje quebrou joga fora esses 3 cilindros
@@alvarovoos7292 cuidado cara, usar a lógica machuca o ego dos boomers
@@gatirenan pior que sou do final dessa turma, kkk, mas não tenho saudade das velharias não
Fiz uma pesquisa de preço sobre a troca da Correia dentada banhada a óleo, preparem o bolso, é muito dinheiro 🫣 isso quando não quebra 👍
100 R$.... @@joesouza5579
Sinceramente, estou cansado destes comentários terroristas. A correria não presta, a troca é caríssima, 😮💨.
4.500 Reais, aqui na concessionária GM da minha cidade.
Mais um palpiteiro que nem um carro velho tem.
Acabei de pedir orçamento: 3.600,00 😢😢😢
Ele falou da parte de engenharia. Sob a ótica da minha área administração de empresa e consultoria, o intuito é trazer maior margem de lucro tanto por ser necessário treinamento e ferramentas e suas autorizadas são as primeiras a terem acesso e eles ganham e depois pela compra de peças mais constantes! Só isso, tudo e planejado para durar cada vez menos para os ganhos serem maiores.
Esse assunto ja virou critério de compra para min, em quanto puder vou escolher carros com corrente de comando e em segundo lugar correia dentada externa.
Outro critério é no mínimo 4 cilindros e aspirado.
Turbo só diesel, na gasolina só no caso de comprar 0km, praticamente impossível atualmente.
Esses são os critérios para meu caso que compro carro usado.
Eu teria menos preconceitos do que você. Eu compro o que o bolso e o meu gosto pessoal permitir. Eu prefiro uma correia dentada seca e um motor 4 cilindros. Mas quando não é possível, paciência, vida que segue. Só lembrar de abrir o cárter a cada troca de óleo pra examinar o pescador da bomba de óleo (coisa que ninguém faz ainda usa o óleo "marba", o marbarto. Você podia então andar de Del Rey. É 4 cilindros, tem corrente de comando (uma coisa velha que o povo teima em tratar como novidade) e é aspirado! E ainda teria um acabamento interno muito melhor do que a média que a gente tem hoje e um charmosíssimo e elegantíssimo relógio digital azul no teto, coisa que não se vê mais hoje.
Porquê não motor turbo a gasolinas usado?
@@GroguBabYoda É minha opinião, e é relacionada a acréscimo de custo de manutenção pois é mais um sistema inteiro acrescido ao motor comparado a um motor aspirado.
É muito legal carro turbo, é mais eficiente e econômico considerando 1.3 turbo tem potência superior a muito 2.0 aspirado .
Tenho parente que comprou Jetta usado de segunda mão, baixa km perfeito faz uns 8 anos tá com quase 200mi km nunca deu problema, pois tinha procedência. Nunca fez reprogramação nem fuçou no motor.
Porém muita gente faz reprogramação nesses carros, aumenta pressão ultrapassa as faixas de rotação de projeto da turbina, assa o carro, volta a programação normal e vende para explodir na mão do próximo.
Uma reprogramação de um aspirado dificilmente chega aumentar 15% de potência, Já em um turbo com aumento de pressão e alimentação sem trocar turbina, já consegue 30 a 40% e colocando bico bomba e turbina a potência dobra ou triplica, nas preparações mais básica o pessoal vai até o limite do miolo original, mas a durabilidade reduz drasticamente.
Atualmente o Onix turbo, e demais GM turbo não permite reprogramação, já VW é a alegria da galera.
Tem que ter procedência e histórico, de manutenção.
@@adelmofilho742 Prefiro um Corola , usado com todas características que listei, que é o Del Rey atualidade 🤣🤣 Mas vou ter que me contentar com Logan 1.60, ou Voyage 1.6 , sem precisar financiar, de dívida já chega a casa.
@@mauriciodagostinisilva7991 Desses que você citou, eu ainda prefiro um Del Rey Ghia até 89 4 portas com vidros elétricos, toca fitas e ar condicionado. (em 90, já veio o EA-827 e foi só ladeira a baixo). Não precisa ter aquele câmbio automático francês de 3 marchas.
Matou a pau. Estes engenheiros são uns engraçadinhos...adoram fazer experiências com o bolso do consumidor.
Bora procurar pela qualidade
A Honda usa correia banhada a uns 10 anos nos motores estacionários e roçadeiras ...
Mas é outro caso, não é um carro que pode ser submetido a regimes severos de funcionamento, como estradas de roça e outros. Até o fato do liga e desliga com poucos minutos, há aqueles que acreditam que isso também altera a vida últil, mas aí já relacionado à contaminação do óleo.
Eu responsabilizo muito as montadoras, pois elas sabem a bomba que é um veiculo com correia embebida em oleo, mas na hora do prejuiso elas não dão garantia e alegam que foi MAL USO !!!!!!!
Não são os engenheiros, são os Donos das empresas que são os responsáveis pelo projeto. Tudo questão financeira!
MOTORES 3 CILINDROS COM CORREIA BANHADA A OLEO É UM LIXO
A prática está demonstrando isso
Só se for o seu pq meu up talvez até hj não deu pb
@@ezequiasbarretoxaviernão deu problema porque você é uma pessoa sensata que faz as trocas de óleo no tempo recomendado e com óleo correto
Nenhum carro da atualidade aceita manutenções do passado, se a porcaria do manual tem escrito o que usar não deveria existir motivo para erro. Nunca vi ninguém que usou e usa o óleo correto reclamando.
Vocês precisam acabar com o preconceito com o 3 cilindros. Acho que nunca conheceram DKW. Era 3 cilindros, 2 tempos, tinha bobinas individuais (que pra acertar o ponto era uma briga) e todo mundo adorava.
Concordo com você. Descarto a compra de qualquer carro que use correia banhada a óleo.
Exatamente isso, falo por experiência própria. Foi um tiro nó pé da GM, é estão caindo as vendas por causa disso.
Meu irmão tem um Onix plus turbo,ano 2021 está com 180 mil kms,e nunca deu problema!
Fique tranquilo... a médio prazo dará... produto(correia) com componentes de petróleo, imersa em produto originário de petróleo(óleo lubrificante) certamente entrará em decomposição - aulas de química de ensino fundamental - O "genio" que desenvolveu isso, faltou nessa humilde aula...😂😂😂
@@vicentelourencopereira9024Não não, ele foi a todas as aulas, por isso criou o motor assim para gerar mais lucros as montadoras e mecânicos, é igual casas Bahia, quanto mais frágil for o produto, mais rápido ele quebra e o dono compra outro 😂😂😂😂😂😂😂.
Talvez o faça a troca de óleo do carter no tempo certo, e o óleo ñ seja falsificado, e combustível de boa qualidade
@@jacabofilippini7197 óleo não falsificado e combustível de boa qualidade é algo tão raro quanto nota de R$ 200,00. Eu não confio em nenhum dos dois,
Pena que isso é exceção e não regra...
Vídeo muito esclarecedor,meu Onix aspirado 2020, estragou tudo no motor com 85 mil km, sem abrir já está em 7mil, teve esse problema de trocar em oficina com outra marca de óleo e também deu problema na bomba de vácuo do freio, esse carro é uma bomba, principalmente se a pessoa é leiga,a maioria é, e se roda muito,como é o caso de motorista de app, eu vou arrumar o carro e passar pra frente, nunca mais compro carro com essa correia e três cilindros, parabéns pela explicação!
th-cam.com/video/OvTZqhC2bLU/w-d-xo.html
Veja a relação e já fica sabendo quais são os que usam a tal correia
Um dos melhores videos explicando sobre essa correia interna banhada en óleo, falou tudo!
Esses novos carros são bombas. Fato !
Qual é o seu carro? Um Dart ou um Landau?
Mais que um vídeo, isso é um serviço social! Parabéns
Obrigado, meu caro
minha ecosport 1.5 quebrou a correia dentada banhada a oleo aos 65 mil km, mesmo fazendo as revisões certinho e oleo da concessionaria. CORREIA BANHADA EM OLEO NUNCA MAIS!
Mais um caso
Durou menos que um Renault K4M ou D4D ou ainda o F4R.
Ambos duram 4 anos ou 80 mil km ou o que vier primeiro.
Vc com certeza usou mau combustível. Meu táxi, um Onix plus LT tá com 195 mil, vou trocar agora por precaução. Sempre usei o óleo correto e peças genuínas. Combustível ruim danifica qualquer motor.
@@alzirluizmagalhaesdeolivei788 mais um motivo para não comprar, é impossível para o consumidor comprovar isso, um carro com corrente de comando não tem esse problema.
@@alzirluizmagalhaesdeolivei788ele disse que teve todos os cuidados é fez tudo certinho, revisões e mesmo assim quebrou com 65 mil km , eu que não compro tô fora. 😢
Finalmente tem gente honesta que fala a verdade
Muito boa explicação, esses engenheiros de automotiva visam só reduzir custo para empresa, e não pensando em ajudar o comprador que somos nós, cada vez mais fazendo carros descartaveis...
Muito sábio viu, experiência é tudo... Bem lembrado,quem confirma a engenharia se presta ou não é o consumidor. ... Pagando por isso é claro
E pagando caro... maldita gambiarra... se quisessem mesmo durabilidade deveriam usar corrente... nunca essa correia porca... absurdo.
Muito cuidado,
Verdade sou mecânico também sempre falo pro meus clientes não eles não entendem
Vocês precisam se atualizar.
Verdade sou mecânico essa correria correia vai soltando material e entope o pescador de óleo e o motor funde por falta de lubrificação
E ainda temos o risco de óleo falsificado, gasolina que polui o óleo do carter .
Por isso que eu recomendo a cada troca de óleo a abertura do cárter pra examinar o pescador da bomba de óleo. Mas ninguém me escuta...
@@adelmofilho742 tenho pra mim que a gm arrumou uma maneira de gerar comércio e mão de obra,
Já vi esse mecanismo desmontado, era fácil por pra tocar o comando uma corrente de aço eliminaria o problema.
Eu já não gostava da correia seca, imagine mergulhada no óleo. Para mim, o sincronismo deve durar a vida do motor, ou seja, engrenagem ou corrente.
Tmj!
Exato, por isso hj eu so pego carro com corrente de comando. Acho muito arriscado vc estar com um negócio que pode estourar do nada mesmo dentro do prazo
@@magichatakeQuais seriam os carros com corrente de comando? Existem populares assim?
@@josembergleal hb20 todos sao com corrente de comando. Tem uns da Toyota tbm
@@magichatakena verdade todos os toyota
Boa tarde Marcão aí sim vc falou a verdade , parabéns .aqui e de foz do Iguaçu pr.Gilberto Milla.
será que os engenheiros não tem a noção que borracha e alta temperatura e atrito entre o ferro e borracha vai soltar fraguementos etc.. parabêns pela analise têcnica e vivência em oficina..
Eu acho que eles faltaram a aula de química que diz que óleo e borracha não conversam. Mas esses mesmos engenheiros condenavam a pulverização da parte de baixo do carro com óleo de mamona porque diziam que atacava as borrachas da suspensão. E agora inventaram de colocar uma correia de borracha que é uma peça importantíssima que sofre esforço de tração imersa no óleo.
Problema não são os engenheiros, são os q mandam neles, eles fazem o q é lhe proposto e com redução de custos para empresa, no caso da Chevrolet eles colocaram essa correia no óleo para depois eles virem com a solução de corrente na próxima geração e falar a melhorou .. com isso vendem mais carros.. tem todo um comércio por de trás
Isso e pura verdade boa explicação
Meu onix sedan 1.0 3 cilindros bateu o motor com 80.000 km com todas as revisões feitas conforme manda o manual, a correia deu BO só que não acusou nada no painel, apenas apagou num quebra molas, como não acendeu nenhuma luz no painel bati na partida pegou e rodei mais 35 km apagou e não pegou mais, foi pra oficina abriram o motor e fundiu por causa da correia...mas fica um alerta corram desses motores 3 cilindros ele é praticamente descartavel, dificilmente da retifica e as peças são muito caras, compensa comprar motor novo.....ah sim todas as revisões foram feitas na concessionária e com o óleo especificado.
Pois é, o número de reclamações está aumentando.
Motor 3 cilindros não é problema, mas correia banhada...
Melhor deles e o da Hyundai,o turbo GDI
@@otavioporto6424 o do novo Kardian é interessante, veremos...
O problema aqui não é o fato de ser 3 cilindros. O problema aqui é que a GM resolveu ser moderninha e inventou de colocar uma peça de borracha que sofre esforço de tração e é importantíssima mergulhada em óleo. O que eu acho engraçado é que os Ka 1.5 da vida são assim também e deles ninguém fala um ai.
Alegria das oficinas hoje e das sucatas no futuro !!!
Conseguiram piorar o Marea
@@OficinadePrimeira e você devia ficar feliz por isso! Vai ficar rico rapidinho! Sua oficina vai viver cheia!
Concordo com vc nisso,prefiro mais a corrente ou a correia "seca" de que essa correia lubrificada,e outra coisa,ja que existe também essa contaminação pelo resíduo da combustão,esse óleo deve ser trocado na metade da km ou seja com 5.000km e nao erroneamente como na autorizada eles recomendam trocar o óleo com 10mil km independente do tipo do uso do veículo com a desculpa de que o óleo "aguenta",aí quando o dono do veiculo tem um grande prejuízo de entupir a bomba e bater o motor.
Exato meu amigo.
@@OficinadePrimeira ,Blz,tmj,🙂👍🏻.
·
3 respostas
@ailtondealexandre7475
há 0 segundo
Eu responsabilizo muito as montadoras, pois elas sabem a bomba que é um veiculo com correia embebida em oleo, mas na hora do prejuiso elas não dão garantia e alegam que foi MAL USO !!!!!!!
Só falou a verdade parabéns pela explicação técnica.
Está explicação foi perfeita! Só não temos a opção de escolha pois as montadoras resolvera mudar e mudaram.
Vdd
Temos a opção de não comprar!
Sim! E é divido à isso que meu carro é com corrente de comando.
Temos sim e só compra um carro da Toyota que tem quatro cilindro 😅 e não compra o de três
Só quem mudou foi a GM e a Ford. A Ford já deu adeus faz tempo e não faz falta aqui.
Gostei de o ouvir falando a verdade sobre correia banhada a óleo. Somente os técnicos é que não perceberam que a correia em óleo sobre agressões de alta temperatura e outros fatores que vai alterar a sua consistência e desgastar, com danos graves para o motor e mesmo a sua substituição fica 4 vezes mais cara. Nunca comprarei um carro com esses motores descartáveis.
top demais esse video , estava ate cogitando pegar o onix plus sedan más com essa questão da correia ai fiquei com pê atrás , vou vê se vejo a linha hb20, porque voçê já paga carissimo por um carro e ainda vem com ás perças cruciais bem dizer de plastico é uma falta de respeito com consumidor .
Perfeita a explicação, Parabéns !👍
Parabéns pela explicação muito bom
Então, a melhor informação em detalhe. O que foi comentado no vídeo é muito importante para o usuário com pouco entendimento.
Obrigado Luiz.
Foi exatamente por isso que troquei a minha Tracker Premier Turbo 2021 por um HB20 Platinum Plus e não quis nem outra Tracker nem a caminhonete Montana, que era o meu sonho.
falou tudo parabéns.correia banhada a oleo na pratica não funciona e só aumenta o preço da manutenção e acho que a intenção é essa mesmo .porque não colocam corrente ?
Muito obrigada pela explicação!
Isso é um opiniao com argumentos!!
O que nao torna a correia ruim, so tem que tomar cuidado!!
Professor, excelentes explicação. Simples entender isso, as pessoas sao a favor totalmente a livre mercado, tranquilo ate então. Porém, é ingenuidade pensar que fabricantes iria pensar no bolso das pessoas na hora de desenvolver seus produtos. Logico que irao pensar na "fidelidade" entre consumidor e um unico produto vendido. Vendo produtos e serviços varias vezes, assim se mantem a cadeia de empregos e o mercado. Isso ao meu ver e consequências. Ja ja iram aparecer prudutos com melhor didatica nas manutenções, isso e o mercado, na sua forma mais simples, as pessoas acentando ou nao. Nao compre é o que dira os entendedores do assunto . Parabéns pelo canal.
Ok meu Jovem
Eu sou químico e concordo com você plenamente, o nosso combustível que não é gasolina faz realmente isso.
Show de explicação
São tantas as variáveis que desanima. Ótimo vídeo!
Obrigado
Parabéns pelo canal e aula.
Eu nao compraria ex.Onix 3 cilindros usado, mas se fosse primeiro dono, trocaria no maximo em 5k óleo e filtro, e usaria somente etanol.(vídeo recente mostra menos contaminação do oleo, ao usar etanol, preservando a característica originai do lubrificante).
Meu pensamnto é correto?
Corretíssimo
Excelente explanação o único senão vai desagradar alguns entusiatas que dizem que a nossa " gasolina " e a melhor " gasolina" do mundo .
Nosso combustível é uma vergonha.
Eu tenho vontade de desdentar um sujeito desse. A nossa gasolina pode ser a melhor do mundo até o muro da refinaria. Do muro pra frente, sabe Deus o que chega no nosso tanque.
Excelente exposição do assunto. Como sempre o lucro exacerbado fala mais alto. Praticamente quase tudo em nosso cenário, da cultura ao clima, conspiram contra esse tipo de " aplicação tecnológica". Com isso paga-se caro por uma bomba relógio abrigada sob o capô.
É, ja tem muita reclamaçao
Ainda bem q ainda temos carros com corrente de comando...
61.000 mil kms. mi estourou a correia dentada do meu Onix , hoje se fabrica muitas coisas frageis para os nossos Automoveis, verdade e obrigado pela dica!!!. boa tarde e que Deus abencoe sempre...
Amem, boa sorte amigo
Não tenho carro nessa condição mais já pra me prevenir
Continue andando de ônibus que é o melhor que você faz.
Concordo plenamente com suas observações. Veículos para o nosso país, não podem ser projetados para serem cuidados com detalhes em suas manutenções, porque aí é dor de cabeça com certeza.
Em 1970 não havia correia de taxa, havia corrente e era aço, bem melhor que esta fragilidade que inventaram. Isso ao mesmo tempo em que a taxa de compressão aumentou muito.A combinação dos dois, taxa alta e correia dentada é extremamente perigosa.
Nos anos 70, uma taxa de compressão alta era 8,4:1. Mas não entendo a ligação da taxa de compressão com corrente de aço ou corrente de borracha.
É isso que vou continuar com meu Passatinho Alemão ano 95 .
A FORD não lançou o motor CHT, na verdade esse motor foi um upgrade do motor do Gordini, no qual a FORD comprou a Willys Overland e o aproveitou no Corcel, depois disso ela fez um upgrade no lançamento dos Escorts e no mesmo ano o colocou no Corcel II e DelRey. Na Europa e USA a FORD usava um motor muito mais evoluido nos Escorts, mas aqui no Brasil reaproveitaram tecnologias dos anos 50 nestes carros.
Obrigado pela riqueza de detalhes Douglas, muito bom. Conhecimento é tudo.
Tenho um Fiat Pulse turbo 2022. Troco o óleo a cada 5.000 km sempre na concessionária. Nunca tive problemas. Carro tem que ter manutenção e pronto.
E os relatos de carros novos estourando a correia com manutenção todas feitas na concessionária? Amigo meu se lascou antes dos 80 mil, pegou carro 0 km.
Estavo na duvida qual carro comprar entre o onix e o Hb20 vou de hb20!!!
Muito bom, concordo que o consumidor vai pagar o preço . Nos centros urbanos os motores ficam ligados por horas em congestionamentos onde a troca por km fica comprometida só esse fato ja reduz 50% da vida
Bem lembrado
Parabéns pela sinceridade e conhecimento!!
Vlw
Ele só disse o óbvio.
Perfeita explicação
Obrigado pela dica .
Sou profissional da área mecânica há muito. Apesar de dar mão de obre da qual sobrevivemos, eu REPROVO.
Não dá para confiar a GM é uma grande marca, mas pisou na bola.
Avisa a Chevrolet que eu ia trocar o meu Onix por um novo, ,mas agora com correia dentada banhado a óleo vou procurar outro modelo com outro motor,su explicação foi ótimo parabéns
@@plantaevidaveracruz2421 foi a melhor decisão que vc tomou!!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Não existe borracha resistente que dure mais no óleo . Isso é só para as pessoas gastarem mais e os carros durarem menos . A mesma coisa é motor de 3 cilindros que se queimar a junta do cabeçote não consegue fazer a retifica . Mas tem uma turminha aí que insistem em defender carros descartáveis.
@@poisonfirerock o pior é que tem quem defende essa engenharia
Parabéns , foi muito boa a explicação !!! 👍
Vlw
Só falou a verdade.
Concordo 100% Ótimo vídeo!
O tempo de uso realmente pode dizer sobre a vida de qualquer material.
Mas não se pode desconsiderar as condições de uso. Todos os óleos utilizados nos motores devem obedecer as normas e boletins técnicos emitidos pelas montadoras. As embalagens dos óleos homologados contém as normas em suas descrições. Mas o que se vê muito no mercado são pessoas tratando esse assunto, sem a mínima base. Não utilizam os óleos homologados e só se preocupam com a viscosidade, sendo que as vezes adicionam até aditivos. Isso parte de alguns proprietários e de até mecânicos, que em muitas vezes nem tem o diploma da profissão. Agregando a isso encontramos muitos sites no TH-cam, que também falam desse e outros assuntos e quando vamos nos dados da inscrição encontramos diversas informações, mas não tem a formação do autor, o que tornam os conteúdos sem propriedade.
Ótimo, gostei muito bom se todos mecânico vissem esse vídeo
É uma questão de conceito de materiais
Feliz da vida com meu Etios, corrente de comando pro lado d dentro e correia seca d serviço pro lado d fora.
Ótimo carro, Toyota.
Parabéns, muito explicativo esse vídeo….
Vlw!!
Poisé.... Isso vai dá uma dor de cabeça daqui uns anos.... As montadoras aqui no Brasil tem que entender que nosso mercado é diferente e que as soluções tecnológicas devem acompanhar nossas necessidades.... Aquele motor AP 1.6 da wv era um tanque de guerra.... Já o CHT, sofria montes....
Se dependesse da VW o AP ainda estaria em linha. O problema são as legislações ambientais que estão cada dia mais rígidas....
@@JanduirMedeirosdeMoraismais ninguém ta rigida com Floresta amazônica só Destruição cada dia q passa.
Uma correia banhada a óleo não parece se ambientalmente correta!Como reciclar isso?
Cht sofria montes pq? tá cheio de dono de .gol satisfeito por ter o motor cht.....que tem corrente....
@@Marcuushora Se pensarmos que ela é projetada pra durar 240.000 km, enquanto uma correia comum externa dura 50.000 km, então seriam no mínimo umas 4 correias a menos no meio ambiente. Mas é óbvio que se fosse corrente seria melhor como fez Fiat e Hyundai nos seus motores 3cc...
Muito bom o video bem esclarecedor
Botei no reclame aqui e pesquisei o Tracker e tem gente com modelo 2023 com 21 mil km rodados, com as duas revisões feitas na concessionária, e que a correia simplesmente partiu. Outros com 70, 90, 110. Inclusive esse de 110 mil km recomendou o rapaz da concessionária pra trocar a Correia, e o funcionário disse que não precisava de jeito nenhum, visto que a durabilidade é de até 240 mil km. E dito e feito, a correia partiu e o carro está há 4 meses parado, segundo o relato.
Obrigado pelas informações, só reforço neh.
·
3 respostas
@ailtondealexandre7475
há 0 segundo
Eu responsabilizo muito as montadoras, pois elas sabem a bomba que é um veiculo com correia embebida em oleo, mas na hora do prejuiso elas não dão garantia e alegam que foi MAL USO !!!!!!!
Processa o indivíduo que não deixou trocar a correia... talvez ele aprenda a respeitar as pessoas.
@@ediraldop.oliveira7029 é bem complicado isso. Porque tem aquele ditado que "palavras os ventos levam". Eu cogitava comprar um Tracker, acabei comprando um creta 24 e estou muito satisfeito. A mecânica é surpreendente. E paguei 132.990 em um Creta Limited Safety que tem uns 10 itens a mais do que o Tracker LT que custa o mesmo valor, e o Tracker nem tem sistema adas.
Obrigado pela orientação, concordo plenamente
Bom eu tive um Onix três cilindros com essa tecnologia.
Gostei do carro , eficiente,...mas o agravante dessa tecnologia é: o óleo Dexos (específico da GM) Só é encontrado na concessionária 😳 ou seja se você colocar um óleo fora o específicado, vão dar problema
Qtos km vc rodou c ele?
Meu carro tem motor 1.2 Puretech 3 cilindros. Correia banhada a óleo. Estou fazendo as trocas de óleo a cada 7 mil, com o óleo correto. Manutenção acaba sendo mais cara, porém acredito que deva minimizar o problema do desgaste prematuro da correia e reduzir as chances de uma retífica futura.
Correia dentada banhada a óleo não dá problema nenhum, só tem é que trocar esse carro que comprou novo ao fim de dois anos, fácil.KKKKK
Pois é, fiz um vídeo falando sobre isso, semana que vem, sairá do forno
Eu não seria tão radical. Só seria um pouco mais criterioso na hora de trocar óleo.
Meu hb20 3 cilindros esta com 220km mil não possui Correia banhada a oleo corrente dura por muito tempo até acabar o motor.
Concordo plenamente.Jamais comprarei um carro com correia bamhada a oleo.
Ainda não existe previsibilidade para a resoluçao
Nunca diga nunca. É uma palavra muito forte e você pode morder a língua.
@@OficinadePrimeira isso só vai ser resolvido se a GM desenvolver um novo motor com correia seca, o que eu não duvido que aconteça em pouco prazo.
Aula vc coloca qualquer engenheiro mecânico no bolso , eu sou taxista tenho um Tracker 2023 estamos em 2024 e já com 120 mil km já comecei a ter problema com o carro infelizmente o carro é bom porém esse problema crônico vai deixar eu cada vez mais longe desse tipo de tecnologia, primeiro e último obrigado amigo pelas suas informações
Obrigado amigo, bondade sua. Trabalho com carro desde 1986, tmj
Na minha opinião, esses veículos três cilindros, é igual a um velho casar com uma novinha, cuida, cuida, cuida, quando menos espera, o chifre vem.
E desse naipe
Exato !
Pow bicho kkkk
E na minha opinião,os engenheiros das montadoras só estão preocupados com o custo de produção das mesmas
O negócio é: antes de comprar um carro,pesquisar se ele trabalha com correia dentada banhada em óleo ou não
Carro no Brasil só tem preço!❤
Kkkk né 😂😂
Parabéns, foi uma aula
Obrigado Junior
Ao meu ver com o passar do tempo o próprio combustível vai contaminado o óleo e consequentemente agredindo a correia, gasolina ataca plastico e borracha e isso é inevitável
Exatamente, e a prova é que mesmo fazendo as trocas com lubrificante correto vemos motores desmanchando a correia com 50,60 mil km's.
Sinceramente foi uma solução que virou pesadelo na vida do consumidor, que paga caro por isso.
@@elyeltonvieiradeoliveira3394 com certeza, eu fugiria
@@elyeltonvieiradeoliveira3394 50.000 ou 60.000 km é o prazo de troca de uma correia seca. É uma "modernidade" que não resolveu o problema da longevidade da peça.
Adorei Deus abençoe!👍🙏
Amem querido.
Queria trocar meu carro no Tracker. Desisti, carro com correia banhado a oleo infelizmente é furada.
Dura realidade
É furada se você for um dono relaxado. Se não for e fizer mais um pouquinho do que manda o figurino, não tem com que se preocupar. Mas é o que o apresentador disse: brasileiro não tem cultura de manutenção preventiva. É relaxado por natureza (desculpe, mas verdades precisam ser ditas doa a quem doer). Eu, além de trocar óleo e filtro de óleo, pediria pra abrir o cárter e examinar o pescador da bomba de óleo e limpar o cárter. E trocaria a correia a cada 60.000 km, como se fosse uma correia seca. Nunca que eu esperaria chegar em 240.000 km pra trocar correia dentada!
muito bem explicado pura verdade
Fico impressionado com o fato da fiat toro Diesel ter correia dentada. Teoricamente o carro deveria transpor qualquer terreno. Como encarar um passeio por estardas de terras e buracos com o risco da correia romper?
Projeto, é só dimensionar dentro do cálculo de força
Não sei se você sabe, mas o Volvo FH (que tem versões que podem puxar 250 toneladas) também usa correia de borracha.
A TOYOTA HYLUX
Acontece que nos testes de bancada o motor aguenta, pois trabalha em condições ideiais de uso. Vejo muitos taxistas e ubers que tem pouco problema com a correia banhada a oleo pois o motor roda bastante em temperatura ideal. Agora quando se roda pouco geralmente os problemas sao maiores. Mas com certeza ainda prefiro a corrente de comando.
Concordo
Quais sao os carros no nosso mercado que usam essa correria?
Vou fazer um vídeo explicando quais possuem a correia banhada
Os GM e os Ford "populares" (Ka e seus derivados).
Até que enfim encontrei alguém que tem o mesmo pensamento que eu …… falou tudo e um pouco mais….. pena que ainda tem quem defenda!!!!!!!!!!
Pois é, tem cada uma que dá duas
Tem 3 cilindros com 200.000km e não deu problema!!! Houve também um lote de correia que deu problema e muitos casos óleo errado e não trocado no prazo
Bom saber
Tenho um Gran Siena 1.4 /4c 2021. e estava pensando em trocar por um gol 1.0 3c 2023 ou um Ford Ka. Pela economia de combustível. Mas pesquisando bem sobre esses novos motores 3 c prefiro ficar com meu Gran Siena novinho ainda por um bom tempo se Deus quiser mesmo não sendo tão econômico para trabalhar de aplicativo.
Concordo
Não são os engenheiros que definem, são os Donos das empresas que são os responsáveis pelo projeto com redução de custos. Tudo questão financeira!
Será q a ignorância do brasileiro vai acabar com a tecnologia? Pq n vemos proprietários de tracker e montana com os problemas?? Pq simplesmente usam o óleo correto. Só tive carro com corrente de comando. Hoje tenho o onix: 25km por litro na estrada e só troca a correia com 250 mil km, ja q rodo 90%na estrada, moro em interior e so uso filtros e óleo original. Sera q os mecânicos tao com receio de o brasileiro aprender a usar peça original também??
@@lisboaluk óleo super especial vai dar problema! 50% são óleos falsificados! Não adianta inventar essas coisas Muito diferente do convencional
Olá Marcão, ima pergunta: o motor que está usando a correia dentada internamente, ou seja as banhadas à óleo, pode trocar por uma corrente metálica ? Achei muito importante as suas orientações... Obrigado.
Não. Pra isso, você tem que refazer o projeto do motor. Já começa que as polias são diferentes. Eu aconselho a trocar como se fosse uma correia seca e examinar o pescador da bomba de óleo quando for trocar o óleo.
Desses motores moderninhos e atuais, no meu ponto de vista o que é menos bomba para o consumidor e para o bolso é o motor FireFly (1.0 - 3 cilindros) e o GSE (1.3 - 4 cilindros) da Stellantis, que utilizam corrente de comando, mas o ponto fraco desses motores é consumo excessivo de óleo lubrificante e o super aquecimento como eu já vi relatos. E tem também o EA211 1.0 aspirado que equipa o VW UP 1.0 MPI e o "Pole", por usar correia dentada convencional.
Resumindo: Estamos lascados! As montadoras estão enforcadas em ter que produzir motores alto eficiente e com baixíssimas emissões de poluentes, com muita tecnologia agregada e fragilidade juntas, por causa do Proconve L7 e em breve pelo L8 que será mais rigoroso ainda.
Cuidado, esse motor da.fiat apesar.de.ter.corrente tem tido bastante problema na corrente, se usar o óleo errado e se andar com nivel baixo....mas é menos perigoso que uma correia banhada....
Quem que aprova essas merdas de proconve?
Eu tenho um EA-211 aspirado e a única coisa que eu reclamo dele é da falta de torque.
Faz sentido. Compartilho da mesma opiniao
EU NÃO COMPRO CARROS COM MOTORES QUE NÃO TENHAM CORRENTE ⛓️ DE COMANDO ! PRIMEIRO QUESITO QUE OLHO PARA COMPRAR UM CARRO ! MOTOR NÃO É COM CORRENTE DE COMANDO EU JÁ DESCARTO DE CARA A COMPRA !
Você desmonta o motor pra ver se tem essa coisa velha chamada corrente? Eu já vi gente que se deita debaixo do carro pra ver se a "plataforma" é MQB. Agora gente que desmonta o motor pra ver se tem corrente é a primeira vez.
5:11 Nossa ,muita gente reclamando dessa correia, teria que da garantia pra sempre quem fez isso, que eu entendi , nao pode força o carro pra corre,
Correia banhada a óleo é um absurdo da PSEUDO engenharia nacional. Pau neles!
Já tem correia derretendo
Lá fora não têm essa tendência de correia banhada a óleo?
Tem sim mesmo Bo que no Brasil @@willianavila5789
Não é nacional.
Começou essa bagunça na Europa com os motores Ford e Citroen Peugeot.
Tenho um ekoesport 1.5. 2018 con 130,000km,nunca tive problema
É o novo Powershift agora da GM
Já tem correia desmanchando.
É a GM e a Ford que adotaram essa "tecnologia".
Pra quem não sabe, o Powershift é um cambio Getrag alemão usado até em carro de corrida.
@@eduardohenriquelima graças a Deus, só essas duas.