Dilema da Bike FULL | É Fácil manter? (Pense bem antes)
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 8 ก.พ. 2025
- O sonho da Bike Full pode virar um pesadelo na época das chuvas. Manutenção mais regular e possibilidade de troca de reparo pode ser um dilema a ser enfrentado. Vale a preocupação? Assista nesse vídeo.
------------
Registrando e compartilhando experiências mentais e físicas no Ciclismo amador.
INSCREVA-SE e nos acompanhe nesse mundo especial do MTB
================================
"Bike, Vida e Natureza".
================================
Siga meu Strava:
/ strava
================================
#oggi #catturasport #bike
=================================
Este Canal não tem interesse comercial
Ele se mantém pela monetização autorizada em razão dos direitos autorais do conteúdo
+++++++++++++++++++++++++++++++
Boa ideia parceiro, gostei do vídeo
Boa análise
@@renisonsilveira2601 Tmj
Tenho uma dica legal pra vc, de explicar as parada fazendo um pedal e tals com ela, uma trilha, um longao no asfalto, e mais divertido de ouvir e ver vc andando nela rsrs🎉
@@INSANOBOM boa dica
Top seu vídeo!! Todos q vi até agora estão de parabéns. Parabéns pelo "trabalho"! Muito esclarecedor. Quero muito uma dessa. Ainda estou estudando a possibilidade.
Vai gostar. Tmj
Acho o seu canal muito top vi 4 vídeos até agora mais achei todos muito didáticos e sincero parabéns já me inscrevi no canal e estou gostando muito dos seus videos. Tenho uma oggi hacker sport uma bike de entrada comecei a pedalar faz pouco tempo minha infância e adolescência toda eu pedalei mas nunca havia pedalado em uma bike tão boa estou adorado pedalar por esporte mtb e vida obrigado pela sinceridade dos vídeos
Opa. Muito obrigado pela inscrição e seja bem vindo
Na minha opinião Bike full só se justifica para quem realmente precisa e pode. Pagar 25k em uma bike para andar se preocupando com o valor da manutenção não faz sentido e estraga o espírito da coisa! Boa Rômulo, siga postando amigo (e viva SOA)!
Pois é. A bike é massa. Mas não resta dúvida que em época de chuva deixa eu de cabelo branco. Kkk. E SOA é top. Tmj
Concordo totalmente.
@@alexsandromendes1087 concordo plenamente ²
Uma bike assim soa ostentação sem sentido para um país de barras e potis.
@@DjanGo013 e não era para ser amigo. Um país rico como o nosso não deve servir para excluir.
boa dica para refletir, obrigado
Eu tenho uma Caloi FSK 21V que creio ser a 1° Full do mercado nacional.
Está comigo há 20 anos desde seu lançamento e há 10 upei seus componentes a deixando top com o que havia aquele momento. Restando hj seu quadro original de 20 e seus componentes agora com 10.
Lógico e todavia não por limitação, mas mais por amor e carinho que possuo por ela ❤️, pois cresci com ela e já por sua quilometragem um tanto qto adiantada por rodar até hj, só desliza em asfalto.
Tem seu mecânico, faz suas revisões a cada mil kms e toda segunda limpeza e lubrificação geral do conjunto de câmbio.
Puxo na veinha 35 km todos os dias e está rainha, plena, soberana. Sem um tec tec, ranger ou barulho.
Agora vejo que está na hora de pegar uma 29 hard pra dar descanso a Full.
Mas confesso que sua desenvoltura e ergonomia és tão gostosa, chego fácil aos 60 de final, que nós últimos pedalos já ando saudoso por despedida antecipada 💔!
Então dito tudo isto e claro respeitando o abismo tecnológico de uma full de 20 anos com as de hj e por questões de equipamentos, possa ser que as de hj sejam + caras em suas revisões, mas pra mim que cuido na preventiva e por amor, não coloco o que és ou não caro para minha, até pq prevenção e cuidado saem mais baratos que senão o fazer.
Agora uma coisa sem sombra de dúvida que não comparo entre a minha full e as de hj são:
A qualidade, resistência e a excelência aplicadas na construção do meu quadro! Tecnologias aplicadas apenas hj já há 20 anos atrás. Por isso não a vendo, não a troco e enquanto for vivo e tiver disposição, será minha amiga de infância, minha companheira da vida e que me venham, nós venham muitos mais 20 anos!
Que bacana. Parabéns pela máquina e pelo conhecimento. Sua bike tem história. E principalmente contigo. Grande abraço
Parabéns pelo seu relato!
Muito bem explicado tava na dúvida agora quero uma carbono não Full KKK abraço amigo Deus abençoe 🤜🤜🤛💪
Massa. Tmj
Excelente vídeo! Mostra a realidade. Mostrar sonhos e desejos é fácil, mas falar da realidade é difícil e poucos têm coragem. Quem pode manter uma Full, ótimo, mas quem não pode, é importante refletir sobre o custo. Sua experiência mostrada no vídeo ajuda muita nossa tomada de decisão. Obrigado!
eu so tenho bike ke poço realmente sustentar umas bike porai estão tão cara e péças imferiores do ke a peçoa paga maz não so eu ke vo falar cada um sabe o ke peza no teu bolso e escole a bike o ke pode pagar parabens amigão o teu canal é nota 1000
Meu caro, obrigado me ajudou muito a refletir antes de adquirir uma ful, sobre esta questão de custos de manutencao, quando você só pedala com uma HT, você não se preocupa tanto com essas questões do custo, a não ser os cuidados normais com a relação, corrente etc. que são bem mais fáceis de cuidar e com menos manutenção, de forma que realmente me fez pensar se tomo a decisão de adquirir uma Ful, levando em consideração todos esses detalhes descritos no seu vídeo.
Meu amigo Rômulo vendo seu vídeo e aprendendo que uma bike simples eu vou do mesmo jeito na minha bike eu mesmo faço a manutenção
Top. Isso aí. 🙏🙏
Oh mano muito bom seu video,
tenho uma tallboy 2021,
em 2021 rodei bastante,
22 rodei mediando e 23 to rodando bem pouco,
nunca tive problema com barulho,
90% dos "pedals" foram em estradão, não fiz nada além das revisões padrão, até agora so alegria.
Uma das coisas que é complicado é garagem ou oficina de bike um dos exemplos eu não vejo nenhum mecânico nem a oficina dizendo que tem que trocar o óleo de freio de bike em quanto tempo ou em de trocar o óleo de freio eu vejo bicicleta com baixo valor manutenção mais barata e o pessoal já não faz imagine com uma bike que é cara e a pessoa não tem condições aí é pior ainda sabe o que é que vai acontecer vai desvalorizar e vai vender barato
Rômulo, gosto DEMAIS dos seus vídeos, melhor canal pra mim que não sou profissional e nem almejo ser, tenho meu trabalho, meus estudos e minha família e a bike é um esporte pra esquecer da correria da vida e desestressar, super te entendo.
Obrigado pelo comentário e confiança meu amigo.
Faço de suas palavras as minhas, bike é vida, pedalar é MT bom e sozinho melhor ainda, vc refletir no meio da natureza viajar maravilhoso tudo isso q o pedal nós proporciona.
É nóis! Uso uma bike Híbrida - Sense Activ pra mesma finalidade. Não tenho como manter uma MTB
Legal seu esclarecimento e bem verdadeiro.Pois tenho uma Full e não troco e não vendo pois pra min ela é indispensável pelo conforto e diversão que consigo com ela.mas voltando ao assunto da manutenções ela é bem complexa..e resumindo em poucas palavras para não ter gastos de desanimar realmente vc mesmo que teria que ser o seu mecânico..eu mesmo faço as manutenções da minha e largo a porrada nela com força e não tenho dor de cabeça nenhuma pois um simples barulho já sei oque fazer ..fica a dica também para quem está pensando em ter uma .. só alegria😃
Vou me inscrever no canal porque pelo que vi tu foi trilheiro assim como sou e quero ver suas opiniões a respeito de bike! Afinal conhece os dois lados!!! Por enquanto tenho hard tail, mas aspiro ter uma fuk porque gosto mais de descer e gosto de terreno ruim....
Opa. Tmj
Bom vídeo. Não excluo a ideia de pegar uma full, mas é de se pensar. Além do custo, não me agrada a ideia de botar um monte de variável em algo que deveria ser simples. Gosto de andar sem restrição e sem me preocupar se vai ou não pegar chuva, barro, etc.
Olha. Tenho andado com a Full de boa. Hoje até acredito que a manutenção é mais assustadora do que limitadora
Olá Rômulo! Gosto muito dos links e analogias que vc faz com ciclismo e Economia...Está muito proveitoso!!! Obrigada!
Fico feliz de saber. Obrigado pela audiência
Tenho uma cattura Sport igual a essa
Estou gostando muito do conforto que ela oferece
Sim. Eu também gosto.demais.
Eu tenho é medo de bike full, já sou meio doido andando na hardtail. Se pegar full é caixão e vela preta rsrs. Na estrada eu sou medroso e seguro muito, tem muito motorista fdp, cachorro, criança, gente na contramão etc. mas quando entro na trilha o trem sobe pra cabeça. O pessoal as vezes até pergunta se tô drogado kkkkk. Aí penso mil vezes antes de querer comprar uma full. E o outro detalhe é esse que vc mencionou, manutenção. Eu mesmo faço a manutenção, mas tem horas que dá muita preguiça passar o sábado dando geral na bike e logo no domingo tomar o maior pé d'água. Sou bem criterioso com a manutenção e cuidadoso com meus equipamentos. Já fui do tipo que entra no barro feito cachorro louco, mas parei de fazer isso. Por mais que seja divertido acaba ficando muito caro. Já tive que trocar 2 correntes em menos de 90 dias por causa de lama areia e chuva elas duraram em média 600km. Mas na época era bem mais em conta a corrente custava 70R$, hoje em dia nada-nada seriam pelo menos uns 500R$ só coma troca das correntes sem contar o restante e as horas trabalhadas. HJ se chover muito eu saio de Speed e quando rodo em terrreno úmido com a MTB eu passo fora das poças de lama sempre que possível.
Se a preocupação for por causa do custo, no fundo tudo vai depender da condição financeira de cada um. Eu, por exemplo, tenho duas bikes full e com 12600 reais por mês eu consigo mantê-las bem. Se a minha preocupação for o tempo gasto para levá-las à manutenção, aí eu fico me perguntando porque me preocupo com esse tempo gasto quando há pessoas que estão anos à espera de ter condições financeiras para comprar a sua primeira bike full...
MTB em geral, principalmente as full e mais tecnológicas, é igual jipe de trilha: A relação entre trilha e revisão é praticamente de 1 para 1. Infelizmente realizar o sonho da full pode ser o começo de um pesadelo para nós que temos menos grana. Não pra pagar mais de 200 reais por rolê, se for um por semana já são 800 pila por mês, fora o tempo sem a bike e o desgaste de peças ainda mais caras
Top, cara! Você é fera demais.. MUITO OBRIGADO PELA SINCERIDADE, isso ajudará muitas pessoas. Valeu mesmo!!!
Eu que agradeço a confiança. Tmj
O brasileiro transfere a mentalidade do carro pra bike ,tem muita gente relapsa com manutenção, independente de ser Hard ou Full ,as revisões tem que ser periódicas ou km ,o que vencer primeiro ,suspensões por hora de uso .Evito lama sim ,dias de chuva só asfalto ,lavagem e lubrificação de corrente ,afinal ,quem cuida, TEM!
Tmj
Eu sempre tive o sonho de ter uma Full e já tinha essa noção de que full é cara de manter. Por outro lado, tenho a mecanica como Hobby, então uni o util ao agradavel, fiz alguns cursos de mecanica, comprei as principais ferramentas e eu mesmo faço manutenção nas nossas full(temos duas Volcano em casa, eu e a esposa). Investi coisa de 3k em ferramentas e cursos e tenho ctz absoluta que já tive o retorno desse dinheiro, inclusive faço revisão para alguns amigos mais proximos e tiro mais uma graninha.
No meu caso a Full não é dor de cabeça nenhuma no lado financeiro, mas concordo que se não fosse isso seria caro de manter mesmo.
Você foi inteligente. Sou ciclista e gosto de mecânica de bike, pra mim é uma terapia ficar desmontando e montando minha bike. Todo ciclista deveria aprender um pouco sobre isso. Economiza uma boa grana com manutenção e revisões periódicas.
Um depoimento que nunca tinha visto na internet. Muito obrigado mestre, acabei de comprar um quadro de carbono HT, fiquei com aquela tristeza por não ter pego um Full. Agora fico mais tranquilo e sabendo que fiz a escolha certa. Obrigado pelo depoimento!
Opa. Obrigado. Felicidades com sua bike. E bora girar.
Eu tenho entendimento quase zero de fulls, mas deve existir alguma full que você mesmo faça a manutenção e seja fácil de manter.
Tô nem aí pra manutenção!Quero é ser feliz nas trilhas!A full é muito versátil e divertida!Ganho pouco sim...mas nem por isso vou limitar meus sonhos!Abraço amigo!!
Massa. Isso aí. Acho que é isso mesmo. Bora girar.
Vc tem full?
O biker tem que ter grana! Simples e direto no assunto!
Boa tarde, tenho uma igual, há oito meses, fiz competição, passei em vários tipos de terrenos , lama, água, areia, nesse período,devo ter rodado uns ,800km com ela. Fiz revisão simples não precisei trocar nada ainda. Gasto por enquanto a mesma coisa da minha 7.3
Em breve devo fazer revisão das suspensão, aí vamos ver
Gosto dos seus vídeos, Pela sinceridade que fala,sou mecânico de bike e é exatamente isso,muitas pessoas compram um equipamento e não estão preparados pra manter o mesmo.
Sim. Verdade
MUITO BOM AS ANALIZES. EU SO ANDO EM ASFALTO, SO PARA PEGAR PREPARO, ENTAO VAI SER """NUNCA""" QUE VAI DAR PROBLEMA.
Sim. Massa. Tmj
Cara na boa legal mesmo pedalo sem compromisso se tivesse condições teria uma desta. Mas fico pedalando com minha hacker sporte..bem limitada más me conforta meu espírito do pedal.. é nois.. parabéns.
Massa. Tmj
Esse vídeo tu fez pra mim? è exatamente por isso que estou vendendo a minha full para uma bike mais simples.
😂😂😂Tmj.
@@PedalSemCompromisso justamente ontem que fiz trilha e fiquei com dó de entrar fundo na lama, e sujar os rolamentos, é como tu falou, muita paranoia
Parabéns mais uma vez Rômulo! Tenh uma Soul Volcano. Em matéria de conforto realmente é um divisor de águas em relação às hardtail no que se refere a trilhas e estradas.Um detalhe também bem importante em relação a custo dessa bike também é o seguro.Já que elas são muito visadas pra roubo aqui no Sul.Pedalar só durante a noite nem pensar....Abraço!
Muito bom seu comentário. É realmente pra refletir e tomar a decisão certa.
Abraço
Isso. Pensarmos bem antes de gastar.
Ando de moto também! Pratico uma modalidade chamada HARD ENDURO, pelo que tô vendo manter a bike é muito mais barato que a moto!!!
Explica essa modalidade aí. Interessante
@@PedalSemCompromisso o Hard se trata de trajetos mais travados, trechos mais técnicos, por exemplo as corridas do Mundial de hard enduro são ROMANIACS, EXPANIA, GETZEN RODEIO, EZBERG RODEIO entre outras, no BR temos campeonato chamado HEBS que abriga está modalidade, como já citei são trajetos mais técnicos, tem um grau maior de dificuldade e exige bastante do físico do piloto também, porém são trajetos relativamente curtos em relação a enduro fim por exemplo, me identifiquei com a modalidade!
Equipamento é isso mesmo. Equipamento eterno não existe, todos exigem manutenção…carro, moto, bike, etc. Nao acho que se deve fugir de uma full por causa de manutenção cara. Tudo deve ser colocado no papel. O conceito de manutenção autônoma, isso é, vc mesmo fazer a manutenção faz muito sentido. Agora se não consegue dar conta do equipamento pelo custo de manutenção, digo que não deve nem pegar bike. Eu pretendo adquirir uma full e cuidar da manutenção dela no detalhe. Vejo vídeos de muita gente lavando a bike de forma errada e desnecessariamente, usando hidrojato direto nos rolamentos. Aí não dá. Suspensão mesmo, se fizer uma limpeza com o óleo da própria suspensão após o pedal ela se conserva por muito tempo. Tem que ter zelo, não adianta.
Legal. Boas informações. Interessante a questão do óleo para limpar e lubrificar os elos da suspense. E outras dicas. Valeu.
@@PedalSemCompromisso isso, e eu entendo que o procedimento vital para a garantia da preservação da bike, seja ela HT ou Full, é a limpeza quase que imediatamente após o pedal. Sei que as vezes, na correria do dia não dá tempo, é chegar do pedal e largar a bike no canto para atender outros compromissos e a limpeza/manutenção acaba ficando pro dia seguinte, ou até mesmo dias seguintes. Algumas dicas são interessantes a serem usadas na preservação logo após o pedal:
* lavagem com água corrente e não hidrojato, e aplicação nas partes centrais do quadro evitando aplicação direta nos rolamentos de central, direção e links;
* preferência de limpeza com pincel e sopro de ar do que usar pano úmido, pois algum particulado no pano pode riscar a pintura do quadro ou hastes da suspensão;
* hastes das suspensões: usar pincel para limpeza e depois aplicar o mesmo óleo usado na suspensão para deixar uma camada protetora no revestimento das hastes;
* sou muito adepto da manutenção autônoma, isto é, o próprio ciclista fazer a manutenção. Porém nem sempre é possível, pois toma tempo. Eu sugiro fazer um planejamento, isto é, durante o ano executar as manutenções e reservar as mais complicadas em oficina, reduzindo o custo. A limpeza e lubrificação dos links podemos fazer, deixando central e suspensão para a oficina especializada.
* plano de manutenção preventiva e específica. Exemplo: a Oggi catura tem muitos links, mas todos merecem atenção? Eu daria prioridade aos links que tem contato direto com os stays em carbono, o o atrito com terra pode desgastar. Os que são em alumínio faria uma limpeza rápida e uma programação para fazer em oficina depois. Mas aí varia de bike para bike.
Minha opinião ê tem o sonho de ter uma full e dinheiro para comprar, vai e compra.
Isso de comprar full pra quê, se não faz trilhas pesadas.
Iphone faz a mesma coisa que o Android e o pessoal gasta uma grana no iPhone.
Vai ser feliz e compre o que te realiza e te deixa feliz.
No meu caso terei que fazer este investimento, minha protrusão discal me impede de ficar tomando impacto na minha HT, sempre tive esses hábitos de não ficar lavando a bike tbm, apenas a relação pra lubrificação, vou pegar uma volcano, estou bem ansioso pra não sofrer mais dores em meus pedais. Grande abraço
Realmente tem que se pensar bastante na real utilidade, objetivo a ser atingido e tipo de pedal que se pretenda fazer na escolha de uma bike, principalmente se esta ter preço estratosférico. Tenho uma MTB em que raríssimas vezes foi utilizada em trilha. Uso somente em ciclovias, asfalto e calçadas. Estou pesquisando a mudança para uma Gravel de entrada, pois entendo ser a bike ideal para os meus pedais. Se houver algum pedal em trecho de terra ela também não fará feio.
Vejo gente comprando e depois de um ano vendendo toda ferrada por não dar conta da manutenção.
Só não ficar lavando e pegando muita chuva. Full é top demais. Outro nível, principalmente pra quem procura conforto
É Rômulo bom dia!
Para o seu terreno e cidade a Full é perfeita... Principalmente para desempenho e desenvolvimento do pedal... E conforto e satisfação pessoal vale muito Mater a bike.
Forte abraço irmão.
Sim. Pois é. Pensei nisso também. Forte abraço amigo.
O vídeo me fez refletir sobre o sonho de comprar uma bike full. Obrigado! É um alerta também para quem pretende comprar uma usada, pois acho que a maioria das pessoas não faz as manutenções corretamente.
Exalto. Acho que aí mora grande perigo.
👍🏻
Tmj.
Resumindo a Rigida é Tipo Um Gol AP ( Guenta mt desaforo e e mais em conta de manter ), Já a Full seria tipo um Jetta Tsi ( Par de discos ja e uma pancada, magine o resto )
Segundo muita gente não é profissional tudo bem mas o sonho não acaba o que que adianta você ter uma bicicleta cara e você não tem condições de fazer manutenção
Custo de manutenção das bikes full e igual camioneta Diesel chega muitas vezes 10 vezes maior que um carro a gasolina,...
Se um dono de uma bike full fica reclamando fazendo vídeo do custo de manutenção não soube escolher a bike correto para você
Como dizem os donos das camionete a diesel se alguém perguntar se fica caro manutenção preventiva,caro responde se quisesse economizar compra um uno, simples assim
"Já descarneirisou o carneiro" rsrss
Opa. Respondendo aqui no meio dia. Hora de fazer isso. Tmj
assunto complexo mesmo... só andar só em dias de sol, ja que tem 2 bikes, e nao fazer rotina, intercalando as 2 vao durar bem, abraço
Romulo a solução de todos os problemas seria voce começar a aprender a fazer a manutenção da sua bike. Quando mais novo aprendi a fazer manutenção na minha bike que tinha cubo de esferas e catraca. A alguns anos quando montei mimha MTB tive de começar a aprender a manutenção das novas peças utilizadas, pois, hoje a bike tem cassete, cubos de rolamento e outras peças mais modernas. Hoje só falta eu aprender manutenção de suspensão e freehub e comprar as ferramentas para serem usadas. Pense bem sobre isso. Nunca é tarde para aprender.
Sim. Tem toda a razão. É chegado o momento. Alguma coisa temos que resolver. E ter as ferramentas. Abraços
Sobre a parte da sujeira na suspensão traseira: na sua opinião a Scott spark 970 2022 seria uma opção q daria menos problemas? Justifica o maior preço?
Acho que os links seriam parecidos. Mas a suspensão é melhor. Não acredito que justificaria o preço para uso comum.
Na boa. Falta qualidade na suspensão. Nas Fox não acontece. Nem na Sid.
Pedal realmente sem compromisso, mostrando os problemas e dilemas de uma pessoa comum que pratica o esporte. Sem maquiar nada, sem depender de patrocinio, na ponta do lápis o custo de uma bike desse nivel e a real necessidade de se ter um equipamento assim.
Que canal monstro!!!!!!!!!
Obrigado pela confiança. Grande abraço
A minha tem um shock com mola (com ajuste de retorno), pra entrar sujeira é bem mais difícil pois é só no meio da mola que é um ponto bem pequeno, fiz revisão uma vez só em 4 anos, já tomou banho de barro e tá top. Ouvi falar que para rockgardem a mola é melhor pois o shock a ar esquenta e muda o comportamento da suspensão
Compartilha com a gente qual bike vc tem.
Vamos lá um dos maiores problemas tanto para bike para moto e carro qualquer coisa que você usa tem que ter a manutenção preventiva para em breve não acontecer a corretiva ok
Fala Rômulo! Vale compartilhar como é aqui na Europa. Aqui tem muuuita bike full, mas o europeu em geral é bem relapso quanto a manutenção. Na minha região as trilhas são pesadas, com muita lama e umidade o ano todo. O que fazemos aqui (eu e quase todos os ciclistas q conheço) é: reaperto dos links a cada 2 ou 3 saídas (fazemos nos mesmos, mas precisa de torquimetro). Se fizer barulho, solta, limpa, engraxa e fecha (nos mesmos). Só mandamos trocar algo quando da algum jogo. E manutenção periódica da suspensão. Ou seja, os links vc consegue cuidar deles quase q totalmente. Mas claro, outra realidade de preços etc... Abraços!
Não me leve a mal, tudo ja começa na compra, assim que vc compra qualquer modelo de bike, ela ja precisa ser toda desmontada para aplicação de lubrificação, tenho uma Cattura XT 2019 fiz uma revisão geral com abertura das suspensões e remoção dos links quando ela fez 1 ano e atualmente ela esta com 2 anos e esta fazendo a sua segunda revisão geral com abertura das suspensões e remoção dos links, o resto eu mesmo faço em casa que é a lavagem da bike e limpeza da relação, quando pego muito barro ou ando na estrada de chão com chuva, mesmo que nao tenha barro, eu ja chego em casa e faço a limpeza da bike, nunca tive nenhum tipo de problema nem barulho na bike. Tudo é uma questão de manter a bike limpa. ahhh e esqueci de falar a minha bike ja esta com cerca de 13 mil km
Bacana. Ótima dica. Mas o problema é que falam que lavar demais também é ruim. Você limpa como?
Bom dia. Muito bom o canal. O meu estava também com barulho de borracha. Levei na revisão das suspensões , e resolveu o problema . Você precisa fazer a revisão de 50 horas, coisa que os manutentores da bike Shop me falaram. Se vc pedalou 1200 km eu divido por uma média de 20 km/ h (Cicloturismo ou pedalar para relaxar) acredito que vá dar as 60 horas, então já está mais que na hora de fazer essa revisão. O problema é que não estou achando oficina que faça a revisão desse shock traseiro da manitou, parece que não está tão fácil achar as peças (reparos) para esse tipo de suspensão .
Bacana. Me falaram dessa revisão das 50h. Realmente o kit reparo é caro. Aqui tem por 300 reais.
Concordo RÔMULO parabéns Bela reflexão eu já havia pensado a respeito e vou continuar com minha hard tail apta a porradas
👏👏👏isso aí. Apta a porradas.
A real é que o ciclismo no Brasil não exige esse tipo de bike, pq o pessoal em sua grande maioria só anda no estradão em finais de semana.
No momento tudo que eu queria, era volta a pedalar 😔😔😔
Super válido o pensamento dele..bike Full é sem dúvida uma opção de desempenho e conforto melhor..mas junto somasse o custo de manutenção..acontece muito que no meio do dilema existe a vaidade de alguns que não utilizam o potencial da bike e a possui só por questões de vaidade .. mas ou menos compra uma full e não curti trilhas..pq se suja....
O conselho que dou .. é conforme o ciclista vá fazendo upgrade e trocas de bike ..compre alguma ferramenta e procurar aprender fazer a manutenção diária ..semanal da bike ..deixa pra levar ao mecânico quando for fazer algo mais profundo..
Coloca plástico filme nos links com fita isolante... ajuda e protege... não fica bonito mas pra um pedal mood ajuda mesma coisa para os freios, fita isolante por cima das pinças, preserva a pastilha, lógico que para um tempo bem ruim ajuda
Fala meu amigo tá bem ? Vc adesivou seu quadro ? Protejeu a suspensão ? Caso não Ou caso sim vale a pena ?
Legal o comentário, eu na verdade nunca tive vontade de ter uma full, prefiro mesmo as hardtail, estando do tamanho certinho e uma suspensão nem precisa ser tão top, já me agrada demais, mas é bom para quem na verdade quer comprar uma, valeu pelas dicas
Opa. Eu que agradeço a interação. Abraços
Eu optei por uma hardtail por essa questão de custo, principalmente pra mim que não faço trilha apenas estradão e asfalto.
Mas aí uma speed ou gravel não fariam mais sentido pra vc?
@@danielgtmelo um amigo foi fazer um estradão sábado passado, estava com uma gravel, estradão cheio de pedra, ele chegou na metade do caminho não aguentava mais de dor nas costas e no braço de tanta bateção por causa das pedras
@@danielgtmelo Minha bike é uma híbrida, suspensão dianteira, pneu misto e aro 27.5. A gravel até me agrada mas geralmente são caras.
@@andrejrock1 verdade... tem região do Brasil que estrada é quase off road 🤣🤣
@@danielgtmelo rapaz aqui na minha região é tenso, até de moto tá ruim hehe
Esse vídeo foi muito útil pois fala da realidade!
Muita gente no youtube comparando bikes full mas nunca vi um vídeo sobre os custos em manutenção $$$$$. Obviamente quem tiver condições compre a sua e se divirta, porém, não vamos nos iludir. Quem não faz revisão na sua HT logo vai se senti sufocado financeiramente com uma full pois é como ter trocado um prancha por um barco. Fez bem em querer montar uma HT o plano B tem que está na manga!
Sim. Aqui chegamos na época das chuvas. Chove muito e as trilhas ficam bem intransitáveis. Logo. Pensar em uma bike pau para toda obra vai ser crucial. Abraços
Eu optei por uma Hardtail , por andar mais no asfalto e pouco em estrada de terra e trilhas ! 🏙️🚴
Tmj.
Minha 26 full ficou pra minha esposa, além de tudo o q foi muito bem explicado no vídeo, está bike 26 tem além da suspa traseira o brain, e aqui na minha cidade não tem ninguém que faz a revisão desse brain
Eita. Essa brain é que regula sozinha né?
@@PedalSemCompromisso pelo q lembro o brain serve para evitar perda de energia, evitando o Bob, ele "reconhece" diferença entre impacto e tração da roda, tem q enviar para a spz para manutenção e demora bastante
Uma bike desse patamar tinha que ter umas suspensões resistentes pelo menos do nível de uma moto 150 a 300cc em tempos de chuva.
Pois é.
Sou mtbiker à quase 30 anos.Anos dedicados ao mtb cross-country ,uma vida de ciclismo desde 1996 venho me especializando em xco ,competições do gênero e tudo mais,não gosto de xcm ,acho monótono! Mais a questão é a seguinte!!!qual a real necessidade de vc ter uma bike full !? Na minha humilde opinião, depende do seu tipo de uso.Se vc é um atleta de competições e alta performance, mesmo vc não querendo, acaba à partir para um equipamento mais resistente e que não te impeça de transpor obstáculos, como em competições de xco.Mais se vc não é competidor,não busca alta performance, seu negócio é sair pra dar um pedal sem se preocupar com gastos com manutenção, a Hard tail é uma boa opção! Digo isso pois hj em dia eu participo pouco de competições e não achei ainda a real necessidade de ter uma bike full a não ser por gosto ou ostentação!? A dica use aquilo que te satisfaça e bom pedal a todos!!!!
Sim. Tem razão. No meu caso é a questão do conforto para pedais longos.
Existem N motivos alem de ostentação e gosto, no meu caso preciso pois tenho protrusão discal e impacto acaba com minha coluna.
otima analise , custo da bike , tanto a full ou hardtail, eu ganho pouco, mas me preocupo com a questao de manter a bike, eu me obrigo pra qual tipo de pedal quero fazer tudo para poder pedalar sem estresse. por isso ja adquiri uma bike ate 4500, ja e uma bike relativamente boa, pra se usar um bom tempo, com peças que nao vao me deixar na mao,
Uma bike dessa faixa e bacana demais. Vai muito longe. Muitas vezes somos motivados por um status que não reflete na prática.
Comprei uma Oggi Catura, paguei 16 mil na promoção, troquei em uma Oggi 7.2. Vejo que, não faz tanto sentido pensar tanto no valor da manutenção se investiu uma grana dessa.
Salve Rômulo, abençoado dia a todos.🚲🤜🏼💥🤛🏼
🙏🙏🙏🙏🙏
Tenho uma HT de carbono ,meu sonho é ter uma full suspension, pretendo ficar com as duas bikes .
Mano, eu te falei antes de tu comprar essa bike que o ideal pra ti era uma Soul 929 ou Caloi Elite Carbon, são mais baratas de se adquirir e de manter. Eu tenho 50 anos e tenho uma Elite, nunca senti dor nenhuma em lugar nenhum e treino todos os dias, 50 km por dia. Ainda dá tempo, vende essa bike e opte pela simplicidade. Menos é mais meu amigo. Minimalismo diminui as dores de cabeça.
Vou contar uma história rápida:
Enquanto eu não comprei uma Honda CBR 1000RR eu não descansei, pois achei que aquilo era o ideal pra mim, depois que gastei uma fortuna na moto descobri que meu sonho, na verdade era um pesadelo. Manutenção caríssima, pouca autonomia, limitada pra pisos irregulares, etc, etc,etc. Resumindo, vendi ela 8 meses depois da compra e hoje sou muito mais feliz com uma 300 cilindradas. Me livrei do problema, limpei minha mente e me divirto, livre pra ir onde quiser e com baixíssimo custo. Faça o mesmo e seja feliz de novo.
Passei por isso.
Lembro realmente do seu comentário. Sim. Uma hard tail bem equipada é mais que suficiente para o meu pedal. E sobre a moto. Massa. Vivi isso também. Comprei uma Hornet que estava na moda na época. Acreditava que viajar era sair a 200 e rodar . Santa ilusão. Hoje de Harley rodo a 100/120 no máximo . Félix da vida.
Melhor comentário de choque de realidade.
Vamos muito pelas "modinhas" achando que "aquilo é o melhor para mim" e na maioria das vezes não é assim.
Comecei no ciclismo e vi que revisão iria demandar muito do meu financeiro e não iria conseguir manter. Resultado... Virei mecânico kkkkkk hj até ganho dinheiro revisando as bikes da galera.
Soul 929 nao
Kkk trinca d+ minha foi pra garantia
Amigao desculpa, mas um bike HT nao tem comparação com um full. A longo prazo o conforto e o retorno que vc tem fisicamente em relação a isso é muito vantajoso. A historia da moto nao tem muita relação com a bike já que ela nao vai te limitar a tipo de piso, vai te dar muito mais autonomia...
Linda a bike amigo que pena que é muito caro.
Muito boa tarde, o lance é curtir o pedal e a manutenção é consequência de se ter o conforto a mais da Full!!! Vqvms!!!
Sim. Encarar e bora. Tmj
Na minha MTB hardtail essa semana dei uma manutenção geral e troquei o pneu , ficou meros R$ 679,00 dinheiros , caro viu !
Eita. Uma nota mesmo. Mas teve pneu né?
Cara tenho 10 contos na mão para essa aquisição o medo e esse a manutenção pós compra.
Então vá de HT bacana e seja mais feliz.
Qual comprou?
Grande Romulo!
Esse assunto rende um bocado 😁
Na minha modesta opinião,as bikes não tem entregado oque justifique o valor delas.
Se uma bikes ,quando usada no barro ou chuva,sugeri tais cuidados e custo,é bom vc ser amigo do cara do climatempo,já que o barro leva 3 dias pra secar e já pode chover no dia seguinte,ela vai ser pouco usada.😁
Fazendo uma analogia com carro,como tu fez com camioneta,quando alguém favorecido financeiramente compra um carro,só final da garantia,continua indo na agência,já o desfavorecido(pobre),quando compra um carro e precisa alguma manutenção,ele vai no mecânico do bairro,pesquisa peças usadas,pneu usado que algum playboy não gostou e trocou no borracheiro e se as peças são de carro roubado,se foram os escrúpulos…coloca aí que vale venho acertar.
Moral da história,pobre que casa com mulher rica,vai se lascar,já que um dia o amor acaba.
Sobre preço de bikes,já opinamos aqui no canal,fico indignado com essa prostituiçao (leia se,putaria)no setor.
Voltando ao testo😁,bike desse nível não pode dar despesa antes de 5.000 km.
Abraço e saúde para todos vcs aí 🙏
Valeu pela analogia amigo. Sim. É o famoso resto de rico.
Bom dia meu Amigo tbm com vc
Tenho uma Caloi Velox aro 29. Gostaria de saber se daria para fazer trilha com ela. Sempre pedalo na BR com ela, mas tenho essa dúvida.
É uma bike simples para andar na cidade mesmo ... Se começar a pegar trilhas de verdade com ela não vai aguentar por muito tempo.
Eu tenho uma Full,com ctz precisa ter atenção redrobada porém eu sou mecânico de bike mas imagino para alguém pegar achando que é só andar pq se deixar estragar fica caro. Abraços
Ja faz um ano esse video mais estou curioso se apos a revisão a sua bike parou os barulhos? Tenho uma cattura tmb e esta com o mesmo barulho, e os links sao novos
Não reduziu. Mas aínda não fiz a primeira revisão. Ela ficou parada e agora vai.
Tenho 2 scott full só ando em terra pó e barro nunca fiz revisão em nada só lavagem isso já tem mais de anos bike sem barulho sem nada de imperfeição na minha opinião qualidade de materiais usados já tive especialized full também e nunca deu ruído ou precisar abrir nada meu pensamento nunca que gasto com essas bikes oggi e entre outras são porcarias com preços de 8mportadas
Bacana. Bom saber. Referência importante
isso ai amigo eu estou usando um garfo de carbono para reduzir um pouco os custo de manutenção, veja bem que eu e stou bem adaptado com garfo e não sinto tanta falta da suspensão.
É tranquilo a manutenção sim, tenho Full há 5 anos, eu mesmo faço a manutenção por já trabalhar na área de oficina automotiva. O pulo do gato é não ficar lavando a bike toda semana, não rodar na chuva, pois isso desgasta absurdamente os componentes. Apenas passar ar e limpar a relação é o que precisa e o suficiente na bike.
Vejo sempre pessoas que lavam com frequência a bike, e sempre ficam fazendo barulho, estraga rolamentos... Enfim bike e água/ chuva não combinam.
Bacana. Obrigado pela dica. Sempre achei que a água e chuva demais rói a bike. Abraços
exatamente. Me chamam de porco porque eu só lavo a relação, nem pneu eu lavo. Só lavo a bike toda a cada 10 pedais + ou -. E se está chovendo, paciência, não pedalo no barro nem a pau.
Li quase todos os comentários, inclusive o do Spectro. Breve relato de uma experiência minha: Tive uma moto que me cativou, era muito feliz com ela. Mas dai veio a ideia fixa de comprar uma moto maior e melhor. Já vi sua 883R ai nos vídeos. Comprei uma, achei que ainda não estava bom, tinha que trocar por uma maior e melhor de novo. Peguei uma 1600cc. Pois é...cada vez mais, estragava o que era bom. Liberdade e simplicidade do rolê, a leveza e a curtição que sentia antes com uma motoca mais simples. Quando vi seus argumentos, imediatamente identifiquei a similaridade da situação. Não sei se a intenção do vídeo era alertar aos outros, mas, na boa... senti você com saudade do "pedal sem compromisso". Você me pareceu incomodado, desconfortável... sei lá. Desculpa ai se errei na análise. Vida que segue. Abraço e obrigado por compartilhar mais essa experiência.
É bem isso mesmo. Já faz o pedal preocupado com a manutenção. Com o custo. Com o valor das peças, que a cada dia aumenta mais e mais. Isso é péssimo.
É bem isso mesmo. Já faz o pedal preocupado com a manutenção. Com o custo. Com o valor das peças, que a cada dia aumenta mais e mais. Isso é péssimo.
Não errou não. Análise precisa. Seu comentário é a conexão perfeita com o vídeo. Tmj
Se a bike é ful não é o caso. Tem ful com suspensão rim. Bota fox nessa bike. Nunca mais acontece.
Muito boa a dica 👏👏👏
Muita as vezes compramos algo sem levar em conta manutenção etc...
As vezes temos até que vender e acabamos perdendo dinheiro.
Por isso que é bom ouvir a opinião do dono da bike sem ter compromisso com as marcas que muita das vezes patrocionam os canais... 👏👏👏
Opa. Valeu. Tmj
O rugindo da suspensão foi falta de lubrificação. Não pode usar graxa comum e nem óleo comum.
Vish. Valeu pela análise. Essa semana ela vai para a revisão. Abraços
Essas bikes são lindas, mas nesses dias tão difíceis, a baixa manutenção é o primeiro requisito que observo ao adquirir uma bike. Estou pensando seriamente em adquirir uma single speed, uma vez que o meu objetivo é exclusivamente a diversão.
Massa. A minha KHS está single.
Como faço mais estradão e asfalto, optei pela hardtail e ainda botei logo um garfo carbono, aliviei peso e eliminei um custo de manutenção hehe. Ficou bom pra mim e pro meu bolso.
Massa. Deve ter ficado leve e rápida. Isso aí. Tmj
Quem tem frescura de andar em barro é terra compra speed e anda no asfalto
Bota um paralama na suspensão dianteira vai diminuir a manutenção
Ótima dica. Vou fazer.
Beleza ! Coloca coifas nas suspensões dianteira e traseira evita muito revisões 👍
O que são coifas?
@@gustavomotta5971 coifa sanfonada tipo as que moto de trilha usa
Opa. Boa dica.
Peguei uma full, ponto positivo conforto. Manutenção , é caro, fica barato se vc colocar a mao na massa, vc fazer a revisão apenas do shock na oficina, vc vai gastar uns 500 a mais. Tenho uma epic. Portando 500 reais por ano, pra divertir , não é caro.Rolamento é fácil de fazer manutenção, da pra fazer toda a manutenção bike em casa. Se vc não tiver disposto a fazer manutenção e não quer pagar, vai de rígida.