276. O alfabeto georgiano e um livro de Salman Rushdie

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 21 ส.ค. 2024

ความคิดเห็น • 8

  • @saletedelima8712
    @saletedelima8712 หลายเดือนก่อน

    Ganhou mais uma inscrita. Muito obrigada por essa aula incrível

  • @facebrook4863
    @facebrook4863 หลายเดือนก่อน

    Olha, um bom uso do telemóvel! Quem diria!

  • @luisteixeiraneves4211
    @luisteixeiraneves4211 หลายเดือนก่อน +1

    À distância, é parecido com o arménio. São vizinhos e não partilham o mesmo alfabeto. A região da capital (da Geórgia) chamou-se Ibéria. Pode pôr as línguas de ambos na lista das línguas faladas em Lisboa.

    • @luisteixeiraneves4211
      @luisteixeiraneves4211 หลายเดือนก่อน +1

      Dois (ou três) nomes: (Medeia) Medusa e Harmonia.

    • @GazilionPT
      @GazilionPT หลายเดือนก่อน +1

      O facto de no passado a região que hoje é a Geórgia ter sido chamada Ibéria nada tem a ver com a Ibéria da Península Ibérica. É mera coincidência.
      Da mesma forma que Galiza em espanhol é Galicia, havendo uma região chamada Galícia no oeste da Ucrânia e no leste da Polónia, sem qualquer relação entre si. (De resto, Galícia não é o endónimo, mas sim o resultado da latinização do endónimo, o que levou à aproximação artificial dos topónimos).

    • @luisteixeiraneves4211
      @luisteixeiraneves4211 หลายเดือนก่อน +1

      Não é "da mesma forma"! É uma coincidência, sim, mas não é uma "mera coincidência"! Tem um significado!

    • @luisteixeiraneves4211
      @luisteixeiraneves4211 หลายเดือนก่อน +1

      Mas eu não disse a Geórgia! Verifique! É diferente! Você pode não saber, mas é diferente! Talvez para si não faça diferença nenhuma, mas é diferente! E em que você se fundamenta para tão descaradamente dizer que "nada tem a ver"?! Temos duas regiões diferentes a que, na mesma altura, pelas mesmas pessoas, é dado o mesmo nome! Pense! Acho que você não pensou!

    • @luisteixeiraneves4211
      @luisteixeiraneves4211 หลายเดือนก่อน

      "Medeia" e "Medusa" são sinónimos. Os sufixos "ia" e "sa" são sinónimos. São sinónimos de "Terra dos Medos". Os nossos informadores são marinheiros. Quando não estã no mar, estão próximo a ele. Na costa, no litoral, E é aqui onde os Medos surgem primeiro junto ao seu mar. Na Mitologia, Medeia é uma princesa da Cólquida, o litoral da Geórgia (antes da Geórgia) e Medusa é neta, tanto da parte do pai como da mãe, do Ponto, o Mar Negro, e de Gaia, a Anatólia, o litoral da Anatólia virado ao Mar Negro. Aqui ficava Pala. E por isso a mitologia a apresenta como uma sacerdotisa de Palas Atena. E é desterrada para Portugal (antes de Portugal). Num e noutro caso, a referência aos Medos, tendo valor histórico, tem sobretudo valor geográfico. Há uma Terra dos Medos antes dos Medos. E da mesma forma que a Ibéria se move para o Ocidente, obviamente com os Iberos, a Terra dos Medos também se move para Ocidente. Com os Medos ou com os Medos antes dos Medos. Não é, pois, por mera coincidência que, junto a Lisboa, Cascais de chama "Cascais" e Santarém (se chama "Santarém" e, antes) se chamou "Scalabis". "Cascais" é uma corrupção de "Cascaes", um gentílico derivado de "Casca". Para mais informação na Wikipedia sobre "Casca" é preciso trocar os cês por capas. É um etnónimo relativo a um povo que dominou Pala. É também um teónimo hatita. É a Lua, nesta língua. E "Scalabis" vem de "Calibes", um nome de um outro povo desta região. O ésse inicial é o ésse incial do nome que os Gregos davam aos Citas. (Algum motivo houve para eles associarem os Calibes aos Citas.) Segundo a Wikipedia, os Calibes falavam a língua de Medeia que não era a língua dos Medos. mas o antigo georgiano. ("Harmonia" é um epónimo da Arménia, da arménia antes da Arménia, e também das serpentes que invadiram a Oestrímnia e mudaram o seu nome para Ofiusa. Deriva de "Arma" que é um teónimo, a Lua, no indo-europeu anatólio. Mas, mais uma vez, a língua de Harmónia não era o arménio, não era sequer indo-europeia, era uratiano, próximo do hurrita, e, próximo a Lisboa, está representada pelo topónimo "Sintra" que não tem nada a ver com a lua, mas com o número sete.)