Parabéns ao canal por convidar o Gerson. Ele manja muito. Faltou apenas dizer que a ANP tem pego muito etanol adulterado e por isso se criou essa fama dele estragar motores turbo e injeção direta.
Lembro que há alguns anos (por volta de 2019), um conhecido comprou uma BMW 320i 2015 já modelo flex. O dono anterior abastecia somente com gasolina e nunca relatou problemas. Aí ele fez uma viagem e inventou de por etanol, pronto, foi a gota d'água para a bomba de alta dar defeito. O mecânico que dele disse que tinha pego vários casos parecidos em sua grande maioria com o uso de etanol. Desde então ele não usou mais e não teve mais problemas. Já ouvi vários mecânicos e a maioria não recomenda etanol em carros com injeção direta, já em carros com injeção normal não tem objeções.
@@flaviomelo8130 então aí o vilão seria a gasolina.. ja tava tudo fudid0 o motor durante esses anos todos.. acho engraçado que dá problema, nao sabem o que é e inventam um culpado.. ainda não me convenceu que o culpado é o etanol.. acredito mais que seja combustível ruim, independente de ser etanol ou gasolina
2 Golfs TSI somente gasolina que tive nunca tive problemas mas comprei um Polo TSI 0km e só usava etanol, já foi bico e bomba de alta para o espaço! Estranho né?
Que ótima iniciativa, convidar engenheiros para dar informações verdadeiras e confiáveis. Bem diferente de certos mecânicos por aí, que vivem desinformando as pessoas sem base técnica alguma.
Maravilhosa entrevista! Sem o comprometimento comercial de gente que vem para Internet DETONAR o alcool combustivel. Recebe vantagens financeiras e abre mão de comentário técnico que realmente interessa, expor vantagens e desvantagens.
O motor Zetec Rocam flex a Ford fez diferente de todas outras montadoras. Ele é um motor com especificações para uso com álcool adaptado para usar gasolina. Por isso ele fica top usando álcool.
Eu tenho um, 2010, 1.6. Logo quando comprei, em três meses começou bater pino. Tocaram até cabeçote na concessionária e nunca foi resolvido o problema até hoje. Depois descobri que com álcool não batia pino.
Ótima entrevista, parabéns aos dois. Tenho um Audi A3 1.4T flex, 2016, e já andei só no Etanol, depois 50% de Etanol e 50 de gasolina, e agora estou andando só na gasolina. Mas sempre coloco aditivo da Bardahl, inclusive hoje, coloquei aquele 6 em 1. E resolvi andar só na gasolina pois vi um engenheiro dizer, que carros com taxa de compressão de 10:5, rendem melhor com gasolina, mas não senti diferença, e estou pensando em voltar a rodar só no etanol, principalmente se for aprovado essa lei de 35% de etanol na gasolina. Apesar do Engenheiro ter dito, que não precisa colocar a gasolina na intenção de lubrificar, se eu voltar a abastecer só com etanol, e continuar usando o aditivo de etanol da Bardahl, vou ter algum problema de corrosão, ou falta de lubrificação, nos bico, velas, bomba de alta, etc, ou esse aditivo geralmente cumpre o que promete, ou seja, lubrifica o sistema, e inibe a corrosão?
@@endel5267 pois é, mas é como eu disse, vi um engenheiro dizendo que o carro com taxa de compressão 10:5, renderia melhor com gasolina, mas não senti diferença, e já voltei a abastecer com etanol, pois na minha cidade está compensando mais, e a cada um ou dois tanques, vou colocar o aditivo da Bardahl. Obrigado pela atenção irmão.
Fala amigo blzz! Cara tenho um Virtus Exclusive 1.4T Flex 150cv.. Sinto ele mais forte no Etanol. Tenho o hábito de abastecer 3 tanques com Etanol Aditivado e 1 com Gasolina aditivada e assim por diante e volta e meia jogo uma lata de Direct Clean da Koube no tanque. Não sei se você já teve a oportunidade de sentir na mão o Etanol aditivado, ele é "oleoso" tipo a gasolina, pois em sua composição ele tem lubrificante, anti-corrosivo e os detergentes de limpeza. É Muito complicado isso né.. uns falam que estraga outros que não, na duvida eu alterno e até agora não tive problema, todos os carros Flex que tive usei 100% etanol, como esse tem injeção direta eu faço isso, e o mais importante abastecer sempre no seu posto de confiança! Abraço!
@@diasmotorsport72 e aí irmão, blz? Nunca usei o etanol aditivado, na minha cidade acho que nem tem. Mas costumo colocar o aditivo da Bardahl. A maioria dos técnicos que vi até hoje, fala que pode usar o etanol sem problemas, pois os carros flex, são preparados pra isso, com componentes que foram feitos pra suportar o etanol, e o que costuma ferrar, é o etanol adulterado, não o bom. Mas, no rendimento, não vi diferença, os dois combustíveis rendem iguais. Se eu achar o etanol aditivado, vou colocar pra ver. Mas, muitos técnicos aconselham fazer o que faço, abastecer com gasolina ou etanol comum, e colocar o aditivo, pois a ANT, não fiscaliza os combustíveis aditivados, então não tem como saber, se tem aditivos, se são só corantes, ou se tiver, qual a quantidade, abço.
Uso 80% do tempo etanol no meu 328i Activeflex alemão e tenho um amigo com uma 320i com mais de 300.000 km usando etanol puro. Sem problemas! Fora das revisões normais e troca de velas e correia, há 10.000 km atrás deu o primeiro problema em um bico injetor e trocou os 4 Acompanhe o histórico desse carro se quiser lhe informo o link.
Eu passei 6 anos com um New Fiesta Titanium 1.6 e sempre usei etanol e nunca tive problemas, troquei velas com 65 mil rodados e ainda estavam boas , nunca tive problemas de falhamento e nunca acendeu luz de injeção , atualmente tenho uma Tracker Premier 1.4 turbo e só roda no etanol , inclusive a pegada fica melhor.
Tenho um Ka 1.5 sigma ... rodo com E75 com adiçao de 25% de gasolina. Sou motorista de App percebi que aumenta de 1 a 1,5 km/L na autonomia. Apenas pelo custo ja vale a pena e ainda tem a vantagem de não precisar aquecer o combustivel pra ligar o carro em dias frios ja que meu motor nao tem tanquinho. Lubrifica melhor os bicos e a vela tbm que da uma goma apenas no etanol.
Parabéns por esse instrutivo video ! Mas o etanol sempre foi disparado o melhor combustível no mundo todo e o Brasil é o maior privilegiado em ter essa posição do pioneirismo do etanol no mundo automotivo ! Tbm tenho formação e sou graduado em mecânica automotiva com um pouco mais de 40 anos trabalhando e envolvido com a manutenção do automóvel em geral ! Nunca e jamais que o etanol poderia prejudicar qq motor turbo, mas o que ocorre são as constantes adulterações não só desse combustível mas de todos os demais, o que prejudica sim o bom funcionamento de qq motor a combustão interna de qq geração, com certeza !
@@marcoantonioegrespuerta6569 O etanol já está sendo misturado em dosagens menores em quase todas as gasolinas atuais ao redor do mundo, justamente devido as já reconhecidas vantagens dele como tendo uma maior octanagem e de emitir menores níveis de poluentes .
Pelo que vi desse projeto dos 35%, apenas um parlamentar questionou o estudo técnico e de impacto na fora. Estudo esse que não foi feito. Se a gente procurar ver, o projeto é mais para atender lobby do agro que produz álcool e biodiesel do que a parte ambiental.
As pessoas fazem uma grande confusão entre Etanol e Alcool. Etanol e 99,3 % puro. O Alcool a pureza e 96% + 4 é agua. A gadolina admite até 4% de agua. É por esse que só podemos aduciinar pouco alcool a gasolina. Isso ja não ocorre com Etanol como ele é mais de 99% puro. Fazendo qualquer tipode mistura vai ser ser dificel chegar a 4% de agua na mistura gasolina x etanol.
Esta situação e muito interessante. Se estiver com um carro que sai de fabrica com mistura rica entorno de 50%. Por exemplo com queima ideal precisaria 1litro de gásolina para rodar 10km mas carro consome 1,5 litros. Para rodar os mesmoa 10 km. Se colocar 35% de etanol precisa menor qantidade de ar. E não foi alterado o A/F.vai sobrar ar com isso vai queimar mais Carbornos a CO2. Como o carbono tem mais Kcal .que o etanol Talvez possó ocorrer um pequeno aumento na economia de combustivel. Teria que estudar bem esse balanço termico.. Se o motor estiver com queima ideal trauquilanente o consumo vai aumentar. Como não foi alterado o A/F a mistura deve ficar pobre.
O argumento ambiental, é apenas um salvo conduto, para legitimar um discurso politicamente correto, e novamente, nos empurrar esta conta, para nós pagarmos.
Excelente explicação, Tenho uma ressalva, levando em consideração que a fábrica utiliza combustíveis homologado em laboratório, já no posto de combustível existe uma máfia que adultera as características do combustível, no caso da gasolina e usado solvente de borracha e no caso do álcool normalmente se adiciona água. Nos carros com injeção indireta funciona bem com álcool e gasolina, porem os mais modernos motores downsize com injeção direta existem relatos de danos nos bicos injetores e até danos catastróficos no motor. Esse senhor é do tempo que as montadoras gastavam horas de engenharia e muito tempo custando muito dinheiro, testando exaustivamente até aprovar o projeto e colocar o produto nas lojas. Hoje as montadoras descobriram que o cliente faz os testes de graça, depois as montadoras corrigem as falhas baseado nas reclamações dos clientes.
Pô mano, você não deixou ele esmiuçar o que pode ocorrer no EA888......kkkkkkkkk.....Emendou outra pergunta e cortou a explicação dele.... Fiquei bem curioso...😂😂😂
Eu como mecanico, adoro estes videos. O fato de não ter um diploma de engenheiro, tira minha autoridade no assunto. Venho ler os comentários e dou risada porque não só na minha oficina, mas em todo Brasil tem mecanico ganhando dinheiro. 🤤😌Continuem usando Etanol!
Vocês conseguiriam chamar algum preparador (Roberto da Armada ou Israel da Perfortech) para discutir sobre o remapeamento como forma de adequar o motor para essa nova composição?
Se for usar aftermarket é fácil, apenas use um sensor flex e faça um mapa Gasolina e um Etanol, a central decide qualquer alteração feita na composição da gasolina por ela no futuro.
Tenho um corsa sedam 1.4 2009 econoflex ...ta com 598.000 km ...so uso etanol 95% dos kms rodados ta tudo ok os bicos da injeção troquei com 500.000 km...tudo ok por enquanto motor nunca foi aberto aberto
Tenho um carro turbo (1.0 TSi) e por ele ter injeção direta, ouvi dizer que a partida a frio funciona no etanol sem precisar de aquecimento ou tanquinho de gasolina devido à pressão que é muito alta. Realmente o carro pega numa boa no frio. Uso na maior parte do tempo o Etanol aditivado da Petrobras, acho muito bom e não vejo problema algum no motor. Acho que o que ferra mesmo esses motores são combustíveis ruins e óleo barato. Cuidando direitinho não tem com o que se preocupar!
Rodei 150 mil kms com o Uno SR... Só no Etanol. Zero problemas. Vendi e depois de tres anos reencontrei o comprador ainda com o carro e ainda satisfeito...
@@JanduirMedeirosdeMorais Dizia-se SR para os que vinham equipados com motorização diferenciada fabricada pela SEVEL na Argentina - A SEVEL produzia opcionais para quem quisesse mexer nos motores deles, como comandos , coletores de admissão e exaustão, pistões "altos" etc. ... Na época quem tinha grana comprava tudo isso a parte alem de cabeçotes "abertos", onde os dutos das válvulas e as válvulas eram maiores, permitindo o motor respirar mais... O que eu tive era "original" SEVEL com adaptação do turbo original dos Fiats "comuns"... Reza a lenda que bastava ser SEVEL para já andar bem mais que os demais e que 1.6 Sevel surrava 1.8 Volkswagen... Como o meu era turbo, não tinha lá muita graça me comprar com 1.8 aspirado...
@@polaco650cc3 Ah entendi... alguns tem um certo preconceito com esse motor, mas se fizer manutenção preventiva ele é ótimo. Salvo engano ele é projeto em parceria com o grupo PSA. Vejo muitos também torcendo o braço pra carros da Renault, e muitos elogiam o ótimo motor CHT que é projeto Renault. Eu mesmo tenho um Escort GL 1.6 1989 com esse motor e consigo fazer até 13km/l de etanol na estrada.
Aí que faz cometario meio não serve! Agente não conversa sobre passado é sobre o futuro e na indústria em geral se estuda tecnologia de matérias e a sua obsolencia programada! O.que foi feito no passado para durar anos não cabe hoje nemmpra indústria nem para governos!
Eu concordo que no veículo flex pode ser usado etanol ou gasolina o tempo todo porque o fabrincante desnvolveu a máquina fazendo testes exaustivos. Mas, não podemos nos esquecer que o etanol é corrosivo. P.ex. os veículos carburados a etanol também foram desnvolvidos e testados para usarem somente etanol, porém, o carburador de um veículo a etanol sempre durou menos que um carburador de veículo a gasolina, mesmo com a cobertura de níquel. Portanto, que pode usar somente etanol pode, mas com certeza as peças duram menos do que se usar somente gasolina.
O grande problema não está no turbo, o etanol gera uma substância gelatinosa que obstrui os sistemas de injeção, principalmente os sistemas de injeção direta. Esse processo do etanol, causa mais manutenção no sistema de injeção que se utilizada a gasolina. Não se trata de uma questão de resistência dos materiais empregados, mas sim de uma característica física do etanol. Todos sistemas de injeção sofrem com este problema, mas os sistemas de injeção direta tem uma sensibilidade maior a estas alterações provocadas por essa substância gerada pelo etanol.
Por isso a importância de usar um aditivo, ou de vez em quando colocar gasolina para dissolver essa gosma que o etanol produz no interior do bico de injeção. A Toyota recomenda no manual do Corolla a cada três tanques de etanol usar um de gasolina
Onde está a prova científica q gera uma substância gelatinosa? Um link ou é mentira.
6 หลายเดือนก่อน
Dessas informações eu gostei porque escrarece inúmeras dúvidas sobre os carros turbos, que uns dizem que motores turbos não devem usarem etanol,se assim fosse as montadoras não fariam os carros flexs
Não adianta fala , daqui a pouco vem um defensor , fala que rodou 500 mil km com carro injeção direta no etanol 😂 , estão deixando as oficinas ricas usando etanol, adg agradece
Pois é, ele mostrou a bomba de alta com aquela gosma que forma por conta do etanol, até em carro carburado acontece isso, a formação da goma, se usar etanol tem que no mínimo intercalar com 1 tanque de gasolina ou aditivar
O slogan era, "carro a álcool, um dia você vai ter um". Mas com o passar dos anos se viu que era mais uma má administração do nosso governo, culminando em algumas vezes na falta do combustível, com filas gigantescas nos postos, já que os produtores se direcionavam para a produção de açúcar. Nessa fase o slogan passou a ser, "carro a álcool, um dia você vai se arrepender de ter um". Com o passar dos anos a engenharia amadureceu muito com esse combustível, mas ainda assim temos mais problemas com ele do que a gasolina.
Boa noite amigo tenho um prisma 1,4 eco flex,a 17 anos só uso álcool até hoje nunca me deu problema tenho ele desde ok.hoje tenho uma HRv com 100 mil km e só uso álcool.
@@alexoliveira6225isso é mais um papo furado, o cara abastece o carro com combustível adulterado e culpa o etanol. Manutenção em dia e álcool confiável não causam NENHUM problema.
@@RobertoMedeirosdeAraújofonte: vozes da cabeça. Só pq COMIGO não deu nenhum problema, então óbvio que de ninguém dará problema também. Aham, confia...
... muitos estudos ... , políticos ditando normas científicas ... , mas no chão das oficinas , ninguém vai para saber !!! É lá que a coisa acontece ...!!!
Etanol é bom em vários aspectos, meio ambiente, produção interna etc, e o carro anda mais. Talvez se fosse o carro fosse para o próprio etanol ele ficaria mais econômico.
Usamos apenas etanol no nosso gol g6 1.0 14 tirado zero em setembro de 2014 nunca deu problema. Já são 10 anos no etanol escapamento não enferrujou e vi o corpo de borboleta e tava limpinho. Sem sinais de ferrugem no carro.
O que o Gerson falou é exatamente o que acontece na indústria lembrando que antes do lançamento do UP! TSI foi testado por mais de 200.000km só com uso do etanol, "ah mas teve atualização dos bicos" sim houve porém segundo engenheiros da própria montadora a atualização foi para sanar um problema que foi a CAVITAÇÃO que ocorria independente do combustível, se não souber o que é cavitaçâo é só pesquisar no google.
É isso ai. Não entendo a burrice de alguns mecânicos "que se consideram influenciadores" em imaginar que uma empresa lança um carro como sendo flex, dá garantia de 3 a 5 anos e a mesma não tenha testado somente no etanol. Eu chuto que 90% dos postos sem bandeira vende combustível batizado e quando vende combustível bom, te rouba na quantidade.
@@JanduirMedeirosdeMorais 5 anos não é nada.... tenho um Civic com 22 anos e um FIT com 14 anos, só uso gasolina (geralmente aditivada) e nunca fiz limpeza de bicos e os escapamentos são originais de fábrica.... 5 anos, francamente.... não é para dar nenhum problema MESMO. O FIT na estrada e mesmo com subida e 5 adultos faz média de 16 km/l. 5 anos, kkkkkkkk
@@gilberto495 Já tive Civic 1994 EX e realmente era um tanque de guerra. Mas depois tive Corolla nacional e não era a mesma qualidade dos importados. Começaram a nacionalizar as peças e ai a qualidade caiu. Depois dá um google sobre problemas em cambios CVT da Honda-Toyota e Nissan no site reclame aqui. É assustador...Até pensei em pegar um carro com cvt semi novo mas ainda vou preferir o velho automático convencional.
@@gilberto495 tenho carros flex desde 2005, uso majoritário com álcool, uns 95%, então isso NUNCA foi um problema, são 310 mil km rodados dessa forma. Quer usar gasolina, use, mas não imagine que só a sua vivência é exitosa.
Amigos do O Mecânico, me esclareçam uma dúvida: o motor mono combustível, só a etanol, seria melhor do que o flex? Dá pra converter os atuais? Pergunto porque os carros antigos a etanol apenas me pareciam mais econômicos dos que os atuais, mesmo que carburados. Obrigado.
a nossa gasolina tem baixa octanagem ,logo o motor flex não pode ser feito com a taxa de compressão ótima para quando esttivéssemos usando alcool pois ao mudar mos para gasolina teríamos problemas com detonação ,assim o motor é feito mais adequadamente para usarmos primeiro gasolina e se tivéssemos um problema como uma gueera no orinte médio que iria fazer com que a gasolina ficasse ou muito cara ou até ter problemas no abastecimento.O Ideal do motor flex é se ele tivesse uma taxa de compressão variável ou seja uma para quando estivéssemos usando gasolina e outra mais alta para quando usássemos alcool pois somente assim teríamos o carro mais ou tão econômico para quando usássemos o etanol
Etanol e água, formam uma mistura azeotrópica, ou seja, 96% de etanol é "%" máxima que possível destilar (separar H2O do etanol). A temperatura de ebulição da mistura é menor do que a temperatura de ebulição da substância pura (etanol).
começa nos 3:20, agora, ele nao falou sobre os motores modernos com taxa de compressão acima de 10:1 e injeção direta. E tambem nao falou sobre motor TURBO modernos, apesar da pergunta ser clara. Ele disse que "NA EXPERIENCIA DELE" os motores sao desenhados para trabalhar com o combustivel, mas ele nao disse se os ATUAIS MOTORES TURBO de altissima pressão aguentam o etanol, nem sobre os bicos injetores que andam falhando a rodo pelo país.
Corrigindo: Monza Classic 500EF foi lançado em1990, pelo dobro do preço do Monza Classic carburado. E o Santana EX 2000 era ainda mais caro. Monza andava menos, mais tinha mais estabilidade e conforto na suspensão
complicado 90% das oficinas dizem o contrário, a quem escutar, eu inclusive tive um tsi com injeção direta que teve problemas devido ao etanol…. muitos falam da adulteração mas nao sei…
Tinha um projeto de que a gasolina adtivada se torna ria obrigatória,. Toda gasolina seria aditivada. Suspendesram a implementação e nunca mais ouvi falar nisso.
Mas então o etanol é uma maravilha, que glória termos esse combustível que só está disponível no nosso país, esse combustível que se segundo o "engenheiro" não é nada higroscópico (que ele inclusive coloca em seus carros antigos com tanque de metal ainda, pra levar a ferrugem pra linha 😂), esse maravilhoso combustível que também não causa lavagem de anel de segmento de cilindro nenhuma, que promove o comércio de bombas de alta e bicos injetores, ó céus, que maravilha!
A água no etanol hidratado não é causada por um "efeito higroscópico". O que ocorre é o azeótropo etanol-água (95,6% de Etanol), que evapora a 78oC e a composição do vapor é igual à do líquido. Por isso, essa é a composição do etanol destilado. Para ter Etanol anidro, é necessário introduzir outro componente, o que aumenta o custo.
Interessante, o engenheiro e a montadora diz que é validado 100% etanol , Ja na oficina a gente tá cheio de bico travado , bomba , vela que travou no cabeçote por conta de usar etanol . E aí pergunta que não quer calar , que validação e essa que no dia a vemos que sim, o carro sofre mais no etanol do que na gasolina .
Moro no Brasil, sou da Venezuela, um amigo veio aqui para o Brasil pela fronteira com Roraima em um Ford Fiesta fabricado na Ford Venezuela e eles usam gasolina 95 e 97 octanas e quando ele colocou gasolina aqui no Brasil começou a causar problemas, falhou muito e danificou os injetores, então ouvi dizer que a gasolina aqui é muito diferente.
A principal questão é que nos testes de duração nas montadoras usam etanol de primeira linha. Na rua , os postos até mesmo de bandeira tem combustíveis ruins . A FAMOSA MISTURA POBRE. Quando coloco etanol no meu carro ele liga estourado.
Estou vendo nos comentários tantas discussões imbecis! O carro é seu, coloca o que quiser. Use etanol, gasolina, diesel , se um falar que etanol é bom, deixa ele, se falar que etanol é ruim, também deixa pra lá, tudo está virando competição de opiniões, ninguém aceita a opinião que não seja igual a dele!!! Li comentários que até o agronegócio está pagando pra falar bem do etanol, isso é o cúmulo da idiotice.
O que acontece, é que os motores aguentam, mas o sistema de injeção é feito por outros , Boch e outros tantos , bom , estes sim , que tem que desenvolver um sistema de injeção para aguentar o combustível.
Nunca vi tantas controvérsias nesse assunto gasolina ou etanol! O ADG da High Torque sempre falando não use álcool e esse técnico aqui falando que pode usar 😢. Muito difícil de entender o ser humano é complicado.
Sempre usei os dois combustíveis misturados em qualquer proporção, como descrito no manual do carro, sem nenhum problema. Se for motor turbo posso continuar a misturar?
Apesar da gasolina escurecer mais o óleo por conta dos carbonos, quem mais contamina o óleo é o etanol, justamente por conter água e ser bem mais ácido que a gasolina.
6:31 verdade, meu tio chachaceiro roubava álcool dos carros pra tomar... depois de um tempo parou de fazer isso, creio que seja por conta do metanol então...
Tive um Santana 2000 a etanol taxi. Hoje não é mais taxi, ja passou dos 500.000km. O dono atual já foi no Uruguai e várias vezes no sul do Brasil. O motor está em perfeito estado. Nunca foi aberto. Sou de Niterói rj.
Muito comentários de leigos metido a saber tudo se esqueceram que esse cidadão além de um ótimo profissional tem bagagem na vida profissional meus respeito minhas desculpas se ofendi alguém não foi essa a intenção ok
Sem se especialista acredito que sim mano simplesmente porque o carro é calibrado com uma.tolerancia de álcool de "X" mais o mercado agirá será "X+15%" , creio vai dar ruim
Se manter a qualidade da gasolina com está, sera bom teremos uma gasolina de 95 ron e quem tem carros classicos aeu continue usando gasolina premium E25, mas se a qualidade da gasolina cair e "aditivar" a perda com mais etanol aí é ruim demais...
No meu Cobalt 1.4 2012 gosto muito de usar etanol, aqui em Florianópolis o preço tem compensando, o carro faz uma boa autonomia e anda bem mais, mas a cada 2 tanques de álcool abasteço um de gasolina pela lubrificação.
Como engenheiro, digo, coloque sim a cada 4 tanques de álcool, um de gasolina. Uma coisa é a FÁBRICA dizer a outra é o processo empírico, vide TODAS as oficinas mecânicas e preparadores sérios, o wye falam. Todos são unânimes, só álcool, acaba com os componentes antes...
OLÁ 20/04/24 Assim como a gasolina perde qualidade com o "tempo" o etanol absorve umidade que ao ser usada (então com a qualidade diminuída) afetará a qualidade do óleo lubrificante. Se os economistas tivessem conhecimento do assunto ninguém usaria o álcool puro ou misturado com gasolina. É bom lembrar que as recomendações são mais COMERCIAIS do que TÉCNICAS. É assunto já pronto mas se for totalmente divulgado vai enriquecer muito Advogado. ABRRAÇOS... Roberto Udo Krapf
A questão é eles não aborda por que ele não tem ideia como é se chama tecnologia de matérias e materiais de hoje empregados em dia são mais otimizados por custo e na obsolencia programada !para indústria é mais rentável produtos durem no máximo 8 a 10 anos!
Muito bom o vídeo! Uma pergunta, quando se fala de lubrificante homologado pela montadora, vocês se referem a marcas do lubrificante ou das especificações técnicas? Sempre tive dúvidas sobre isso.
Amigo se eu puder de responder na minha opinião e a marca do lubrificante pq aí que está o problema marcas desconhecidas não cumpre com a qualidade do lubrificante
Amigo e sobre especificação, marca e ilusão a não ser que o fabricante lê de uma marca específica. Exemplo: 0w20 5w30 etc... Tipo: mineral, sintético ou semi sintético Se atente a isso viscosidade e textura do óleo
Mas gente, essa Tiguan pra 20% de álcool citada no vídeo. A injeção dela fará os ajustes necessários para os 35% de álcool. As respostas das sondas lambidas (antes e pós catalisador) para ECU proporcionará os ajustes necessários dos 20% aos 35%. O sistema não alcança essa diferença?
@@armandobeneditocoutinho3763 Você do lado da utopia, eu do lado da vida real. O ecossistema de abastecimento é complexo e cheio de variáveis. É muito fácil culpar a qualidade do combustível quando você tem um problema em bicos injetores. Difícil é aceitar que estes componentes deveriam ser tropicalizados (leia-se preparados para a realidade do país) e não são! O dia que você tomar uma ré de quase 10k, mesmo abastecendo os postos da sua confiança, talvez entenda que falar é muito fácil! Difícil é se proteger deste tipo de situação.
@@armandobeneditocoutinho3763 Não só acho, como tenho certeza. A homologação de qualquer componente deve ser feita no cenário mais realista possível. Da mesma forma que os bicos de um carro a gasolina são homologados para tolerar um percentual de etanol acima do proposto, também existe homologação para carro flex com percentual de água no etanol acima do regulamentado! Então sim, os engenheiros testam e validam seus componentes no mais variado tipo de uso. Fazendo uma analogia, validar injeção com combustível da mais alta qualidade seria a mesma coisa que validar uma suspensão só em asfalto perfeito das pistas de teste privadas. Não faz sentido! A vida real é diferente!
Nenhuma fabricante fez teste duração de um motor desse por 100 mil km, por exemplo. Os testes são de no máximo 10mil KM. Então o problema é usar alcool por muito tempo depois disso. Pode esperar que vai ter problemas nos bicos, bomba de alta e bomba de combustível.
A pergunta é: como ficam os motores só a gasolina ( ex rampage , Maverick ) , com essa nova porcentagem de etanol ?? São motores importados e nos EUA a porcentagem é de no máximo 10% ! Vale a pena arriscar ? Todos os vídeos que vi até agora só falam dos monocombustíveis mais antigos mas e nos modernos ? Com manutenção mais cara inclusive? Eu por exemplo estava pensando em comprar uma maverick , mas agora estou extremamente receoso 😮
A questão é se rodar muito com álcool (rodar longos km) não dá problema. Agora se usar o carro para rodar diariamente trajetos curtos certamente vai dar problema.
Se o carro roda com 27%, com 35% perde apenas 2.9% em energia, ou seja quase nada. Todo mundo dando palpite, ninguém fez as continhas de padaria. Todos os dados para cálculo está na internet. Basta procurar e fazer as continhas. Os q consegui. A relação 70% vale p 10% de etanol. Para 27% a relação é 74.25%. Para 35% é 78.23%.
Que bom ver o Gerson no canal. Grande engenheiro!
Não conhecia esse cara, só conhecia mecânico de oficina que fala mau do etanol
O Gerson sempre o acompanho. O cara é bom mesmo.
Parabéns ao canal por convidar o Gerson. Ele manja muito. Faltou apenas dizer que a ANP tem pego muito etanol adulterado e por isso se criou essa fama dele estragar motores turbo e injeção direta.
Que bom que temos um engenheiro desmentindo as asneiras de senso comum ouvidas por ai. A internet deu voz a muitos leigos, infelizmente.
Na teoria é uma maravilha, na prática é bem diferente. Basta ver relatos de donos de carro com injeção direta...
Verdade meu amigo. Na prática é que eu quero ver@@gabrieldosreis1822
Como é prazeroso ouvir pessoas com conhecimento. Obrigado
O Gerson é muito bom no que faz, a voz da experiência👏👏👏👏👏
Lembro que há alguns anos (por volta de 2019), um conhecido comprou uma BMW 320i 2015 já modelo flex. O dono anterior abastecia somente com gasolina e nunca relatou problemas. Aí ele fez uma viagem e inventou de por etanol, pronto, foi a gota d'água para a bomba de alta dar defeito. O mecânico que dele disse que tinha pego vários casos parecidos em sua grande maioria com o uso de etanol. Desde então ele não usou mais e não teve mais problemas. Já ouvi vários mecânicos e a maioria não recomenda etanol em carros com injeção direta, já em carros com injeção normal não tem objeções.
Pois é, e agora vai entender quem fala a verdade?
O problema é a bomba, não o combustível... se fosse o combustível, outros carros de outras tecnologias dariam problema tb...
mas quais são as provas? não engoli ainda essa de que o etanol é o grande vilão..
anos rodando na gasolina e nonprimeiro tanque de álcool deu pau, apenas coincidência
@@flaviomelo8130 então aí o vilão seria a gasolina.. ja tava tudo fudid0 o motor durante esses anos todos.. acho engraçado que dá problema, nao sabem o que é e inventam um culpado.. ainda não me convenceu que o culpado é o etanol.. acredito mais que seja combustível ruim, independente de ser etanol ou gasolina
2 Golfs TSI somente gasolina que tive nunca tive problemas mas comprei um Polo TSI 0km e só usava etanol, já foi bico e bomba de alta para o espaço! Estranho né?
Injeção direta não aguenta uso de etanol
Esses motores tsi tem muitos relatos de problemas com etanol.
É o nosso álcool excessivamente diluido, vamos chamar assim! Liquefação excessiva. É Brasil meu amigo
Quem acredita num burro que tem golf
@@endel5267 Não é só os TSI. Todo com injeção direta está tendo este problema, inclusive Toyota, Honda...
Que ótima iniciativa, convidar engenheiros para dar informações verdadeiras e confiáveis. Bem diferente de certos mecânicos por aí, que vivem desinformando as pessoas sem base técnica alguma.
Não se pode generalizar os profissionais
Ele quis dizer os mecânicos celebridades do TH-cam que saem espalhando desinformação sem embasamento científico.
Empirismo + Base teórica = experiência. Não despreze nem um nem o outro.
ADG kkkkk
@@thiagocarvalho2014O PRÓPRIO!! 😂😂😂😂
Adorei a matéria e as informações. Parabéns ao canal.
o primeiro carro nacional a usar o etanol foi o Doge Polara 1.800 mas não entrou em produção, por isso o Fiat 147 foi o primeiro
Maravilhosa entrevista! Sem o comprometimento comercial de gente que vem para Internet DETONAR o alcool combustivel. Recebe vantagens financeiras e abre mão de comentário técnico que realmente interessa, expor vantagens e desvantagens.
Eu uso muito etanol no meu Fiesta rocam. O carro fica muito mais esperto. Ajuda a compensar o torque do motor ser mais em alta.
O motor Zetec Rocam flex a Ford fez diferente de todas outras montadoras. Ele é um motor com especificações para uso com álcool adaptado para usar gasolina. Por isso ele fica top usando álcool.
Eu tenho um, 2010, 1.6. Logo quando comprei, em três meses começou bater pino. Tocaram até cabeçote na concessionária e nunca foi resolvido o problema até hoje.
Depois descobri que com álcool não batia pino.
Ótima entrevista, parabéns aos dois. Tenho um Audi A3 1.4T flex, 2016, e já andei só no Etanol, depois 50% de Etanol e 50 de gasolina, e agora estou andando só na gasolina. Mas sempre coloco aditivo da Bardahl, inclusive hoje, coloquei aquele 6 em 1. E resolvi andar só na gasolina pois vi um engenheiro dizer, que carros com taxa de compressão de 10:5, rendem melhor com gasolina, mas não senti diferença, e estou pensando em voltar a rodar só no etanol, principalmente se for aprovado essa lei de 35% de etanol na gasolina. Apesar do Engenheiro ter dito, que não precisa colocar a gasolina na intenção de lubrificar, se eu voltar a abastecer só com etanol, e continuar usando o aditivo de etanol da Bardahl, vou ter algum problema de corrosão, ou falta de lubrificação, nos bico, velas, bomba de alta, etc, ou esse aditivo geralmente cumpre o que promete, ou seja, lubrifica o sistema, e inibe a corrosão?
Esses motores da audi rende melhor no etanol.
@@endel5267 pois é, mas é como eu disse, vi um engenheiro dizendo que o carro com taxa de compressão 10:5, renderia melhor com gasolina, mas não senti diferença, e já voltei a abastecer com etanol, pois na minha cidade está compensando mais, e a cada um ou dois tanques, vou colocar o aditivo da Bardahl. Obrigado pela atenção irmão.
@@omarcantino6035 disponha! Eu smp usei etanol mais de 3 anos, meu veículo é injeção natural.
Fala amigo blzz! Cara tenho um Virtus Exclusive 1.4T Flex 150cv.. Sinto ele mais forte no Etanol.
Tenho o hábito de abastecer 3 tanques com Etanol Aditivado e 1 com Gasolina aditivada e assim por diante e volta e meia jogo uma lata de Direct Clean da Koube no tanque. Não sei se você já teve a oportunidade de sentir na mão o Etanol aditivado, ele é "oleoso" tipo a gasolina, pois em sua composição ele tem lubrificante, anti-corrosivo e os detergentes de limpeza. É Muito complicado isso né.. uns falam que estraga outros que não, na duvida eu alterno e até agora não tive problema, todos os carros Flex que tive usei 100% etanol, como esse tem injeção direta eu faço isso, e o mais importante abastecer sempre no seu posto de confiança!
Abraço!
@@diasmotorsport72 e aí irmão, blz? Nunca usei o etanol aditivado, na minha cidade acho que nem tem. Mas costumo colocar o aditivo da Bardahl. A maioria dos técnicos que vi até hoje, fala que pode usar o etanol sem problemas, pois os carros flex, são preparados pra isso, com componentes que foram feitos pra suportar o etanol, e o que costuma ferrar, é o etanol adulterado, não o bom. Mas, no rendimento, não vi diferença, os dois combustíveis rendem iguais. Se eu achar o etanol aditivado, vou colocar pra ver. Mas, muitos técnicos aconselham fazer o que faço, abastecer com gasolina ou etanol comum, e colocar o aditivo, pois a ANT, não fiscaliza os combustíveis aditivados, então não tem como saber, se tem aditivos, se são só corantes, ou se tiver, qual a quantidade, abço.
Bom dia, pessoal. Excelentes dicas e informações.
Uso 80% do tempo etanol no meu 328i Activeflex alemão e tenho um amigo com uma 320i com mais de 300.000 km usando etanol puro. Sem problemas!
Fora das revisões normais e troca de velas e correia, há 10.000 km atrás deu o primeiro problema em um bico injetor e trocou os 4
Acompanhe o histórico desse carro se quiser lhe informo o link.
Eu passei 6 anos com um New Fiesta Titanium 1.6 e sempre usei etanol e nunca tive problemas, troquei velas com 65 mil rodados e ainda estavam boas , nunca tive problemas de falhamento e nunca acendeu luz de injeção , atualmente tenho uma Tracker Premier 1.4 turbo e só roda no etanol , inclusive a pegada fica melhor.
Perfeito o vídeo, tapa na cara dos mecânicos yutubers
Entenda uma questão, na teoria e uma coisa, na prática é outra. Na teoria é tudo muito lindo.
@@marcosd.santos240 negacionismo é complicado
Tenho um Ka 1.5 sigma ... rodo com E75 com adiçao de 25% de gasolina. Sou motorista de App percebi que aumenta de 1 a 1,5 km/L na autonomia. Apenas pelo custo ja vale a pena e ainda tem a vantagem de não precisar aquecer o combustivel pra ligar o carro em dias frios ja que meu motor nao tem tanquinho. Lubrifica melhor os bicos e a vela tbm que da uma goma apenas no etanol.
O mecânico que faz a manutenção no meu carro, me disse para evitar o uso do Etanol devido a problemas nos bicos injetores e na bomba de alta.
Acho que é o primeiro a falar sobre esse ASSUNTO, em afirmar que não a problema usar o ETANOL por tempo que quiser, aqui no YUOTUBE. Falou e disse.
Aí,sim,totalmente verdadeiro,parabéns.
Já acompanho ele no Autoentusiastas a bastante tempo! Muito bom conteúdo!
Parabéns por esse instrutivo video !
Mas o etanol sempre foi disparado o melhor combustível no mundo todo e o Brasil é o maior privilegiado em ter essa posição do pioneirismo do etanol no mundo automotivo !
Tbm tenho formação e sou graduado em mecânica automotiva com um pouco mais de 40 anos trabalhando e envolvido com a manutenção do automóvel em geral !
Nunca e jamais que o etanol poderia prejudicar qq motor turbo, mas o que ocorre são as constantes adulterações não só desse combustível mas de todos os demais, o que prejudica sim o bom funcionamento de qq motor a combustão interna de qq geração, com certeza !
Como é o etanol o melhor combustível no mundo inteiro o etanol só existe no Brasil!
@@marcoantonioegrespuerta6569 O etanol já está sendo misturado em dosagens menores em quase todas as gasolinas atuais ao redor do mundo, justamente devido as já reconhecidas vantagens dele como tendo uma maior octanagem e de emitir menores níveis de poluentes .
Pelo que vi desse projeto dos 35%, apenas um parlamentar questionou o estudo técnico e de impacto na fora. Estudo esse que não foi feito. Se a gente procurar ver, o projeto é mais para atender lobby do agro que produz álcool e biodiesel do que a parte ambiental.
As pessoas fazem uma grande confusão entre Etanol e Alcool.
Etanol e 99,3 % puro.
O Alcool a pureza e 96% + 4 é agua.
A gadolina admite até 4% de agua.
É por esse que só podemos aduciinar pouco alcool a gasolina.
Isso ja não ocorre com Etanol como ele é mais de 99% puro.
Fazendo qualquer tipode mistura vai ser ser dificel chegar a 4% de agua na mistura gasolina x etanol.
Esta situação e muito interessante.
Se estiver com um carro que sai de fabrica com mistura rica entorno de 50%.
Por exemplo com queima ideal precisaria 1litro de gásolina para rodar 10km mas carro consome 1,5 litros. Para rodar os mesmoa 10 km.
Se colocar 35% de etanol precisa menor qantidade de ar.
E não foi alterado o
A/F.vai sobrar ar com isso vai queimar mais Carbornos a CO2.
Como o carbono tem mais Kcal .que o etanol
Talvez possó ocorrer um pequeno aumento na economia de combustivel.
Teria que estudar bem esse balanço termico..
Se o motor estiver com queima ideal trauquilanente o consumo vai aumentar.
Como não foi alterado o A/F a mistura deve ficar pobre.
O argumento ambiental, é apenas um salvo conduto, para legitimar um discurso politicamente correto, e novamente, nos empurrar esta conta, para nós pagarmos.
Excelente explicação, Tenho uma ressalva, levando em consideração que a fábrica utiliza combustíveis homologado em laboratório, já no posto de combustível existe uma máfia que adultera as características do combustível, no caso da gasolina e usado solvente de borracha e no caso do álcool normalmente se adiciona água. Nos carros com injeção indireta funciona bem com álcool e gasolina, porem os mais modernos motores downsize com injeção direta existem relatos de danos nos bicos injetores e até danos catastróficos no motor. Esse senhor é do tempo que as montadoras gastavam horas de engenharia e muito tempo custando muito dinheiro, testando exaustivamente até aprovar o projeto e colocar o produto nas lojas. Hoje as montadoras descobriram que o cliente faz os testes de graça, depois as montadoras corrigem as falhas baseado nas reclamações dos clientes.
Pô mano, você não deixou ele esmiuçar o que pode ocorrer no EA888......kkkkkkkkk.....Emendou outra pergunta e cortou a explicação dele....
Fiquei bem curioso...😂😂😂
É dose... Também queria saber
Exatamente ! Enfiou uma Silverado do nada pra quê ????
Use 4 tanques de álcool e um gasolina e sejas feliz...
Eu como mecanico, adoro estes videos. O fato de não ter um diploma de engenheiro, tira minha autoridade no assunto. Venho ler os comentários e dou risada porque não só na minha oficina, mas em todo Brasil tem mecanico ganhando dinheiro. 🤤😌Continuem usando Etanol!
Vocês conseguiriam chamar algum preparador (Roberto da Armada ou Israel da Perfortech) para discutir sobre o remapeamento como forma de adequar o motor para essa nova composição?
Se for usar aftermarket é fácil, apenas use um sensor flex e faça um mapa Gasolina e um Etanol, a central decide qualquer alteração feita na composição da gasolina por ela no futuro.
Tenho um corsa sedam 1.4 2009 econoflex ...ta com 598.000 km ...so uso etanol 95% dos kms rodados ta tudo ok os bicos da injeção troquei com 500.000 km...tudo ok por enquanto motor nunca foi aberto aberto
Posto de qualidade
Vc troca o óleo com quantos km
@@vagnerzampieri3706 faço a cada 10 kms óleo e filtros todos
10 .000 kms
Só é ruim para injeção direta...
Sensacional esse vídeo!!!
Ótima explicação técnica, sem tendências duvidosas.
Excelente o conteúdo!
A qualidade do combustível é o grande vilão
Tenho um polo tsi só álcool !! Zero problemas !!!
Por via das dúvidas, a cada 5 tanques de etanol, uso 1 de gasolina. Nunca tive problema e rodo de boa com etanol.
Faço o inverso, 4 gasolina, 1 etanol, de boa
Tenho um carro turbo (1.0 TSi) e por ele ter injeção direta, ouvi dizer que a partida a frio funciona no etanol sem precisar de aquecimento ou tanquinho de gasolina devido à pressão que é muito alta. Realmente o carro pega numa boa no frio. Uso na maior parte do tempo o Etanol aditivado da Petrobras, acho muito bom e não vejo problema algum no motor. Acho que o que ferra mesmo esses motores são combustíveis ruins e óleo barato. Cuidando direitinho não tem com o que se preocupar!
O carro pega estrada e serra?
@@seiti1 com certeza, roda bastante e por todo tipo de condição, menos barro porque não confio nas aberturas por baixo desse motor
Rodei 150 mil kms com o Uno SR... Só no Etanol. Zero problemas. Vendi e depois de tres anos reencontrei o comprador ainda com o carro e ainda satisfeito...
Uno SR? Qual versão é essa? Já tive a 1.5 e 1.6R
@@JanduirMedeirosdeMorais Dizia-se SR para os que vinham equipados com motorização diferenciada fabricada pela SEVEL na Argentina - A SEVEL produzia opcionais para quem quisesse mexer nos motores deles, como comandos , coletores de admissão e exaustão, pistões "altos" etc. ... Na época quem tinha grana comprava tudo isso a parte alem de cabeçotes "abertos", onde os dutos das válvulas e as válvulas eram maiores, permitindo o motor respirar mais... O que eu tive era "original" SEVEL com adaptação do turbo original dos Fiats "comuns"... Reza a lenda que bastava ser SEVEL para já andar bem mais que os demais e que 1.6 Sevel surrava 1.8 Volkswagen... Como o meu era turbo, não tinha lá muita graça me comprar com 1.8 aspirado...
@@polaco650cc3 Ah entendi... alguns tem um certo preconceito com esse motor, mas se fizer manutenção preventiva ele é ótimo. Salvo engano ele é projeto em parceria com o grupo PSA. Vejo muitos também torcendo o braço pra carros da Renault, e muitos elogiam o ótimo motor CHT que é projeto Renault. Eu mesmo tenho um Escort GL 1.6 1989 com esse motor e consigo fazer até 13km/l de etanol na estrada.
Aí que faz cometario meio não serve! Agente não conversa sobre passado é sobre o futuro e na indústria em geral se estuda tecnologia de matérias e a sua obsolencia programada! O.que foi feito no passado para durar anos não cabe hoje nemmpra indústria nem para governos!
É validado até acabar a garantia, bom lembrarmos disso né amigos..rsrs..o jabá dos usineiros está sendo grande em alguns canais, que coincidência!
Igual ao fluido lifetime, só esquecem de avisar que q vida é de 150 mil km
Tenho um prisma 2014 rodou 300.000km só etanol , os bicos são originais bomba de combustível também
tive que trocar a bomba com 140k
E luz de injeção acessa… 😂
Eu concordo que no veículo flex pode ser usado etanol ou gasolina o tempo todo porque o fabrincante desnvolveu a máquina fazendo testes exaustivos. Mas, não podemos nos esquecer que o etanol é corrosivo. P.ex. os veículos carburados a etanol também foram desnvolvidos e testados para usarem somente etanol, porém, o carburador de um veículo a etanol sempre durou menos que um carburador de veículo a gasolina, mesmo com a cobertura de níquel. Portanto, que pode usar somente etanol pode, mas com certeza as peças duram menos do que se usar somente gasolina.
O grande problema não está no turbo, o etanol gera uma substância gelatinosa que obstrui os sistemas de injeção, principalmente os sistemas de injeção direta. Esse processo do etanol, causa mais manutenção no sistema de injeção que se utilizada a gasolina. Não se trata de uma questão de resistência dos materiais empregados, mas sim de uma característica física do etanol. Todos sistemas de injeção sofrem com este problema, mas os sistemas de injeção direta tem uma sensibilidade maior a estas alterações provocadas por essa substância gerada pelo etanol.
Por isso a importância de usar um aditivo, ou de vez em quando colocar gasolina para dissolver essa gosma que o etanol produz no interior do bico de injeção. A Toyota recomenda no manual do Corolla a cada três tanques de etanol usar um de gasolina
Um bom aditivo resolve.
@@rodrigojose3235 vai fundo! Depois, quando precisar substituir os bicos, vê se não vai chorar🤣🤣🤣🤣
Onde está a prova científica q gera uma substância gelatinosa? Um link ou é mentira.
Dessas informações eu gostei porque escrarece inúmeras dúvidas sobre os carros turbos, que uns dizem que motores turbos não devem usarem etanol,se assim fosse as montadoras não fariam os carros flexs
Eu ainda acredito no Alexandre, da ADG, que diz que etanol não presta pra carros com injeção direta,
Não adianta fala , daqui a pouco vem um defensor , fala que rodou 500 mil km com carro injeção direta no etanol 😂 , estão deixando as oficinas ricas usando etanol, adg agradece
Pois é, ele mostrou a bomba de alta com aquela gosma que forma por conta do etanol, até em carro carburado acontece isso, a formação da goma, se usar etanol tem que no mínimo intercalar com 1 tanque de gasolina ou aditivar
O meu Nivus está com 157.000 mkm. Acho que levei sorte. A cada dois tanques uso um bardahl proal aditivo. Esse acho que me salvou.
O problema e a máfia que existe no transporte do produto . A mistura que muitos fazem pra ganhar vantagem. Eles misturam produtos dentro do tanque
O slogan era, "carro a álcool, um dia você vai ter um".
Mas com o passar dos anos se viu que era mais uma má administração do nosso governo, culminando em algumas vezes na falta do combustível, com filas gigantescas nos postos, já que os produtores se direcionavam para a
produção de açúcar.
Nessa fase o slogan passou a ser, "carro a álcool, um dia você vai se arrepender de ter um".
Com o passar dos anos a engenharia amadureceu muito com esse combustível, mas ainda assim temos mais problemas com ele do que a gasolina.
Boa noite amigo tenho um prisma 1,4 eco flex,a 17 anos só uso álcool até hoje nunca me deu problema tenho ele desde ok.hoje tenho uma HRv com 100 mil km e só uso álcool.
Seu prisma não tem injeção direta e nem bomba de alta. São os itens que estão dando problema com etanol.
HRV motor antigo .
@@alexoliveira6225isso é mais um papo furado, o cara abastece o carro com combustível adulterado e culpa o etanol. Manutenção em dia e álcool confiável não causam NENHUM problema.
Roberto Nadai, eu também só abasteço majoritariamente com álcool, ZERO problema, e o carro ainda anda muito mais
@@RobertoMedeirosdeAraújofonte: vozes da cabeça. Só pq COMIGO não deu nenhum problema, então óbvio que de ninguém dará problema também. Aham, confia...
... muitos estudos ... , políticos ditando normas científicas ... , mas no chão das oficinas , ninguém vai para saber !!! É lá que a coisa acontece ...!!!
3:18 4:06 5:10 7:22 8:02 10:35 12:27 14:17 14:34 20:41 24:52 26:06 Andar 5 minutos para injeção eletrônica reconhecer troca de combustível.
Etanol é bom em vários aspectos, meio ambiente, produção interna etc, e o carro anda mais. Talvez se fosse o carro fosse para o próprio etanol ele ficaria mais econômico.
Usamos apenas etanol no nosso gol g6 1.0 14 tirado zero em setembro de 2014 nunca deu problema. Já são 10 anos no etanol escapamento não enferrujou e vi o corpo de borboleta e tava limpinho. Sem sinais de ferrugem no carro.
O que o Gerson falou é exatamente o que acontece na indústria lembrando que antes do lançamento do UP! TSI foi testado por mais de 200.000km só com uso do etanol, "ah mas teve atualização dos bicos" sim houve porém segundo engenheiros da própria montadora a atualização foi para sanar um problema que foi a CAVITAÇÃO que ocorria independente do combustível, se não souber o que é cavitaçâo é só pesquisar no google.
É isso ai. Não entendo a burrice de alguns mecânicos "que se consideram influenciadores" em imaginar que uma empresa lança um carro como sendo flex, dá garantia de 3 a 5 anos e a mesma não tenha testado somente no etanol. Eu chuto que 90% dos postos sem bandeira vende combustível batizado e quando vende combustível bom, te rouba na quantidade.
@@JanduirMedeirosdeMorais 5 anos não é nada.... tenho um Civic com 22 anos e um FIT com 14 anos, só uso gasolina (geralmente aditivada) e nunca fiz limpeza de bicos e os escapamentos são originais de fábrica.... 5 anos, francamente.... não é para dar nenhum problema MESMO. O FIT na estrada e mesmo com subida e 5 adultos faz média de 16 km/l. 5 anos, kkkkkkkk
@@gilberto495 Já tive Civic 1994 EX e realmente era um tanque de guerra. Mas depois tive Corolla nacional e não era a mesma qualidade dos importados. Começaram a nacionalizar as peças e ai a qualidade caiu. Depois dá um google sobre problemas em cambios CVT da Honda-Toyota e Nissan no site reclame aqui. É assustador...Até pensei em pegar um carro com cvt semi novo mas ainda vou preferir o velho automático convencional.
@@gilberto495 tenho carros flex desde 2005, uso majoritário com álcool, uns 95%, então isso NUNCA foi um problema, são 310 mil km rodados dessa forma. Quer usar gasolina, use, mas não imagine que só a sua vivência é exitosa.
Não uso etanol porque sinto a diferença na hora da manutenção (percebo que rodar na gasolina aumenta a durabilidade do escapamento, mangueiras e etc).
Amigos do O Mecânico, me esclareçam uma dúvida: o motor mono combustível, só a etanol, seria melhor do que o flex? Dá pra converter os atuais? Pergunto porque os carros antigos a etanol apenas me pareciam mais econômicos dos que os atuais, mesmo que carburados. Obrigado.
a nossa gasolina tem baixa octanagem ,logo o motor flex não pode ser feito com a taxa de compressão ótima para quando esttivéssemos usando alcool pois ao mudar mos para gasolina teríamos problemas com detonação ,assim o motor é feito mais adequadamente para usarmos primeiro gasolina e se tivéssemos um problema como uma gueera no orinte médio que iria fazer com que a gasolina ficasse ou muito cara ou até ter problemas no abastecimento.O Ideal do motor flex é se ele tivesse uma taxa de compressão variável ou seja uma para quando estivéssemos usando gasolina e outra mais alta para quando usássemos alcool pois somente assim teríamos o carro mais ou tão econômico para quando usássemos o etanol
Resumo: 35% de etanol vai prejudicar nós os pobres que temos carros mais antigos. MARAVILHA.
Esse é o governo para os pobres
@@joaniciopacheco6403 dependendo do ano do carro, nem.deveria estar rodando nas ruas.
Além contabpra ele novo city injeção direta tão dano bicos e na bomba de Alta! E motores tsi modernos tbm! Heheh
Etanol e água, formam uma mistura azeotrópica, ou seja, 96% de etanol é "%" máxima que possível destilar (separar H2O do etanol). A temperatura de ebulição da mistura é menor do que a temperatura de ebulição da substância pura (etanol).
a temperatura de ebulição dessa mistura é menor do que a temperatura de ebulição da substância pura (etanol).
começa nos 3:20, agora, ele nao falou sobre os motores modernos com taxa de compressão acima de 10:1 e injeção direta. E tambem nao falou sobre motor TURBO modernos, apesar da pergunta ser clara. Ele disse que "NA EXPERIENCIA DELE" os motores sao desenhados para trabalhar com o combustivel, mas ele nao disse se os ATUAIS MOTORES TURBO de altissima pressão aguentam o etanol, nem sobre os bicos injetores que andam falhando a rodo pelo país.
fiquei esperando também e na minha opinião ele não falou nenhuma novidade
Um detalhe que acho que faltou. E os veículos novos só a gasolina, como as motocicletas que são só a gasolina...?
No toyota hibrido esta faltando fazer esse tratamento nos bicos injetores.
Por quanto tempo, especialmente a GM, testou a correia dentada banhada à óleo? Obrigado e parabéns pelo programa.
Etanol e bardal Proal receita perfeita ;-)
Corrigindo: Monza Classic 500EF foi lançado em1990, pelo dobro do preço do Monza Classic carburado. E o Santana EX 2000 era ainda mais caro. Monza andava menos, mais tinha mais estabilidade e conforto na suspensão
complicado 90% das oficinas dizem o contrário, a quem escutar, eu inclusive tive um tsi com injeção direta que teve problemas devido ao etanol…. muitos falam da adulteração mas nao sei…
Tinha um projeto de que a gasolina adtivada se torna ria obrigatória,. Toda gasolina seria aditivada. Suspendesram a implementação e nunca mais ouvi falar nisso.
Mas então o etanol é uma maravilha, que glória termos esse combustível que só está disponível no nosso país, esse combustível que se segundo o "engenheiro" não é nada higroscópico (que ele inclusive coloca em seus carros antigos com tanque de metal ainda, pra levar a ferrugem pra linha 😂), esse maravilhoso combustível que também não causa lavagem de anel de segmento de cilindro nenhuma, que promove o comércio de bombas de alta e bicos injetores, ó céus, que maravilha!
se ta louco Brasil jah produz etanol de milho como eh lah no EUA tem etanol d milho aqui jah tem d cana e milho
A água no etanol hidratado não é causada por um "efeito higroscópico". O que ocorre é o azeótropo etanol-água (95,6% de Etanol), que evapora a 78oC e a composição do vapor é igual à do líquido. Por isso, essa é a composição do etanol destilado. Para ter Etanol anidro, é necessário introduzir outro componente, o que aumenta o custo.
Interessante, o engenheiro e a montadora diz que é validado 100% etanol , Ja na oficina a gente tá cheio de bico travado , bomba , vela que travou no cabeçote por conta de usar etanol . E aí pergunta que não quer calar , que validação e essa que no dia a vemos que sim, o carro sofre mais no etanol do que na gasolina .
Isso daí, tem muito interesse por trás, cada um fala uma coisa, vai saber a verdade
Validação no período de garantia do primeiro dono kkkkk
Uma coisa é certa no Brasil seja etanol ou gasolina ambos sofrem adulteração então nunca vamos sabe oque e melhor 😂😂😂😂😂
Moro no Brasil, sou da Venezuela, um amigo veio aqui para o Brasil pela fronteira com Roraima em um Ford Fiesta fabricado na Ford Venezuela e eles usam gasolina 95 e 97 octanas e quando ele colocou gasolina aqui no Brasil começou a causar problemas, falhou muito e danificou os injetores, então ouvi dizer que a gasolina aqui é muito diferente.
Gasolina daqui é misturada demais...
É muito ruim, é péssima a nossa gasolina
A gasolina q sai da Petrobrás é boa, ruim é a q sai dos postos, já adulterada!
A principal questão é que nos testes de duração nas montadoras usam etanol de primeira linha.
Na rua , os postos até mesmo de bandeira tem combustíveis ruins . A FAMOSA MISTURA POBRE.
Quando coloco etanol no meu carro ele liga estourado.
Até que enfim um comentário lógico, o problema não é o usar um ou outro o problema e não poder confiar em nem um pois tudo é adulteração
Excelente matéria gostei, agora o 35% na gasolina estará o governo favorecendo os usineiros amigos.
Estou vendo nos comentários tantas discussões imbecis!
O carro é seu, coloca o que quiser.
Use etanol, gasolina, diesel , se um falar que etanol é bom, deixa ele, se falar que etanol é ruim, também deixa pra lá, tudo está virando competição de opiniões, ninguém aceita a opinião que não seja igual a dele!!!
Li comentários que até o agronegócio está pagando pra falar bem do etanol, isso é o cúmulo da idiotice.
O que acontece, é que os motores aguentam, mas o sistema de injeção é feito por outros , Boch e outros tantos , bom , estes sim , que tem que desenvolver um sistema de injeção para aguentar o combustível.
Nunca vi tantas controvérsias nesse assunto gasolina ou etanol! O ADG da High Torque sempre falando não use álcool e esse técnico aqui falando que pode usar 😢. Muito difícil de entender o ser humano é complicado.
Sempre usei os dois combustíveis misturados em qualquer proporção, como descrito no manual do carro, sem nenhum problema. Se for motor turbo posso continuar a misturar?
Apesar da gasolina escurecer mais o óleo por conta dos carbonos, quem mais contamina o óleo é o etanol, justamente por conter água e ser bem mais ácido que a gasolina.
Água é vaporizada na queima. Vc mente qdo diz q etanol contamina mais. Onde está a prova científica?
Quando ouvi que os sistemas são exaustivamente testados antes de serem fabricados,lembrei do motor GM de 3 cilindros,com correia banhado à óleo 😂😂😂😂😂
Fora os que pegaram fogo… 🔥🤣🤣🤣
6:31 verdade, meu tio chachaceiro roubava álcool dos carros pra tomar... depois de um tempo parou de fazer isso, creio que seja por conta do metanol então...
Tive um Santana 2000 a etanol taxi. Hoje não é mais taxi, ja passou dos 500.000km. O dono atual já foi no Uruguai e várias vezes no sul do Brasil. O motor está em perfeito estado. Nunca foi aberto. Sou de Niterói rj.
Busca cigarro né? 😂😂😂
Muito comentários de leigos metido a saber tudo se esqueceram que esse cidadão além de um ótimo profissional tem bagagem na vida profissional meus respeito minhas desculpas se ofendi alguém não foi essa a intenção ok
Gostaria de saber por exemplo o tigo 7 pro Max motor 1.6 a gasolina, será prejudicado com esse aumento de etanol na gasolina????
Sem se especialista acredito que sim mano simplesmente porque o carro é calibrado com uma.tolerancia de álcool de "X" mais o mercado agirá será "X+15%" , creio vai dar ruim
Se manter a qualidade da gasolina com está, sera bom teremos uma gasolina de 95 ron e quem tem carros classicos aeu continue usando gasolina premium E25, mas se a qualidade da gasolina cair e "aditivar" a perda com mais etanol aí é ruim demais...
Para um carro mais antigo é necessário substituir a vela devido a adição do entanol 35%
No meu Cobalt 1.4 2012 gosto muito de usar etanol, aqui em Florianópolis o preço tem compensando, o carro faz uma boa autonomia e anda bem mais, mas a cada 2 tanques de álcool abasteço um de gasolina pela lubrificação.
Como engenheiro, digo, coloque sim a cada 4 tanques de álcool, um de gasolina. Uma coisa é a FÁBRICA dizer a outra é o processo empírico, vide TODAS as oficinas mecânicas e preparadores sérios, o wye falam. Todos são unânimes, só álcool, acaba com os componentes antes...
OLÁ 20/04/24 Assim como a gasolina perde qualidade com o "tempo" o etanol absorve umidade que ao ser usada (então com a qualidade diminuída) afetará a qualidade do óleo lubrificante. Se os economistas tivessem conhecimento do assunto ninguém usaria o álcool puro ou misturado com gasolina. É bom lembrar que as recomendações são mais COMERCIAIS do que TÉCNICAS. É assunto já pronto mas se for totalmente divulgado vai enriquecer muito Advogado. ABRRAÇOS... Roberto Udo Krapf
Mesmo depois de tanta evolução na tecnologia dos motores e mudanças na mistura de gasolina. Como que uma regra 70% funciona?
A máfia do agronegócio manda nesse país ….
Os usineiros querem garantia de consumo o ano todo
E quanto ao Hyundai New Tucson 1.6 turbo 2021 ?? É só a gasolina. Vai dar problema também??
Motor turbo com etanol já existe a muito tempo... !!
A questão é eles não aborda por que ele não tem ideia como é se chama tecnologia de matérias e materiais de hoje empregados em dia são mais otimizados por custo e na obsolencia programada !para indústria é mais rentável produtos durem no máximo 8 a 10 anos!
O cara e fera! Mas acho q ele nao quiz entrar numa briga e se queimar com as montadoras! Esse ai é cria de gm!
Muito bom o vídeo! Uma pergunta, quando se fala de lubrificante homologado pela montadora, vocês se referem a marcas do lubrificante ou das especificações técnicas? Sempre tive dúvidas sobre isso.
Amigo se eu puder de responder na minha opinião e a marca do lubrificante pq aí que está o problema marcas desconhecidas não cumpre com a qualidade do lubrificante
@@RicardoLopes-zq3tr obrigado companheiro. Perguntei porque eu uso motul, é uma marca bastante respeitada aqui na minha região.
Marca
Amigo e sobre especificação, marca e ilusão a não ser que o fabricante lê de uma marca específica.
Exemplo: 0w20 5w30 etc...
Tipo: mineral, sintético ou semi sintético
Se atente a isso viscosidade e textura do óleo
Mas gente, essa Tiguan pra 20% de álcool citada no vídeo. A injeção dela fará os ajustes necessários para os 35% de álcool. As respostas das sondas lambidas (antes e pós catalisador) para ECU proporcionará os ajustes necessários dos 20% aos 35%. O sistema não alcança essa diferença?
"O carro foi validado para uso de etanol em 100% do tempo"
A validação: "Bicos de injeção direta devem durar 60 mil km "🤡
Etanol sem adulteração. É bpm entender para não falar bobagem!
@@armandobeneditocoutinho3763 Você do lado da utopia, eu do lado da vida real. O ecossistema de abastecimento é complexo e cheio de variáveis. É muito fácil culpar a qualidade do combustível quando você tem um problema em bicos injetores. Difícil é aceitar que estes componentes deveriam ser tropicalizados (leia-se preparados para a realidade do país) e não são!
O dia que você tomar uma ré de quase 10k, mesmo abastecendo os postos da sua confiança, talvez entenda que falar é muito fácil! Difícil é se proteger deste tipo de situação.
@@LeandroDaminelli Voce acredita que um fabricante de bicos injetores testa o seu produto com combustivel adulterado?
@@armandobeneditocoutinho3763 Não só acho, como tenho certeza. A homologação de qualquer componente deve ser feita no cenário mais realista possível. Da mesma forma que os bicos de um carro a gasolina são homologados para tolerar um percentual de etanol acima do proposto, também existe homologação para carro flex com percentual de água no etanol acima do regulamentado! Então sim, os engenheiros testam e validam seus componentes no mais variado tipo de uso.
Fazendo uma analogia, validar injeção com combustível da mais alta qualidade seria a mesma coisa que validar uma suspensão só em asfalto perfeito das pistas de teste privadas. Não faz sentido! A vida real é diferente!
Nenhuma fabricante fez teste duração de um motor desse por 100 mil km, por exemplo. Os testes são de no máximo 10mil KM. Então o problema é usar alcool por muito tempo depois disso. Pode esperar que vai ter problemas nos bicos, bomba de alta e bomba de combustível.
Uma ova! No dinamômetro, o motor é testado a plena potência por 1000 horas no mínimo.
Continue usando etanol..nos motores com injeção direta..😂 em sp..os mecânicos agradecem
A pergunta é: como ficam os motores só a gasolina ( ex rampage , Maverick ) , com essa nova porcentagem de etanol ?? São motores importados e nos EUA a porcentagem é de no máximo 10% ! Vale a pena arriscar ? Todos os vídeos que vi até agora só falam dos monocombustíveis mais antigos mas e nos modernos ? Com manutenção mais cara inclusive? Eu por exemplo estava pensando em comprar uma maverick , mas agora estou extremamente receoso 😮
Use aditivo a cada 5.000km, Motul ou Liquimolly
Motores americanos dos últimos 20 anos normalmente são E85
A questão é se rodar muito com álcool (rodar longos km) não dá problema. Agora se usar o carro para rodar diariamente trajetos curtos certamente vai dar problema.
Se o carro roda com 27%, com 35% perde apenas 2.9% em energia, ou seja quase nada.
Todo mundo dando palpite, ninguém fez as continhas de padaria. Todos os dados para cálculo está na internet. Basta procurar e fazer as continhas.
Os q consegui.
A relação 70% vale p 10% de etanol.
Para 27% a relação é 74.25%.
Para 35% é 78.23%.
E agora que foi aprovado pra ser adicionado 37% na mistura da gasolina??