Em uma nota de rodapé poderiamos dizer que, o motor turbo foi uma das poucas coisas boas que a Renault fez, mas precisou de anos para aprender a fazer direito ...
Não é verdade, motores aspirados a Renault sempre se deu bem, na Williams, na Renault F1, na Red Bull... detalhe que foram campeões de Le mans e em outras categorias na era turbo. Em 1983 ficaram em segundo no de piloto e de equipes. Forneceu motores para a Lotus em outros anos... A Renault não está bem hj. Mas ela é uma grande equipe.
A Renault amassou muito barro p/ fazer um motor turbo confiável, somente em 1980 é que as demais equipes prestaram atenção na nova tecnologia e viram que ela seria o futuro.
Cara, que episódio fenomenal este. Eu que tenho 58 anos e lembro da F1 desde que Emerson Fittipaldi corria na Lótus preta, tive uma grata volta ao passado com está história dos motores turbo. Show demais! Meus parabéns!
@@joaoalvesdasilva6209engraçado como Bostileiro finge que o Piquet tri campeão e gênio inventor não existiu , como se o cara não tivesse corrido e sido tri nessa época, depois pagam de manjao da F1 né 😂
Ótimo vídeo com boa explanação. Uma dica que eu dou e isso vale para dar uma olhada aqui no TH-cam mesmo: procurem as primeiras voltas do GP da África do Sul de 1979. Jabouille conseguiu a pole mas as duas Ferraris o ultrapassaram no decorrer das primeiras voltas. Não sei se foi na 2ª....3ª volta mas, na subida que antecede a grande reta do circuito, ele estava em terceiro e perseguia as Ferraris de Scheckter e Villeneuve... Como disse aí o Rodrigo, "o Turbo entrou" e Jaboiluille ultrapassa ferozmente as duas Ferraris naquela reta de uma vez só, lindamente....pena que o motor abre o bico um tempo depois mas, o recado estava dado sobre os Turbos! BOM SABER RODRIGO que você vai falar da INFAME Tyrrel aspirada que conseguia resultados em meio a era turbo. É um assunto complexo em que dá maneira simples de distrinchar e se fazer entender que você tem, fará o pessoal conhecer uma boa pequena grande história da F1, na época que todo mundo queria dar uma roubadinha de alguma maneira....... como se ainda não quisessem.... 😅
A Primeira Era Turbo esportivamente falando foi a melhor da F1 foi nela que vimos talentos como Niki Lauda, Gilles Villeneuve, Didier Pironi, René Aarnoux, Patrick Tambay, Nelson Piquet, Alain Prost, Nigel Mansell, Gerhard Berger, Riccardo Patrese e na qual surgiu aquele que foi, é e sempre será o Maior de Todos: AYRTON SENNA.
Um dos motivos por eu ser apaixonado pela F1 dos anos 80 é o som grave, meio amarrado dos motores Turbo Lag. A Benetton B186 com seu monstruoso motor BMW 4 Cilindros em linha chegou a impressionantes 1400 hp. Por questões de segurança foi mais do que certa a decisão de voltar para os propulsores aspirados em 1989. Atualmente estamos na era turbo-híbrida, mas ela está bem longe do charme de 4 décadas atrás.
Eu não faço ideia de quem está editando esse vídeo, mas dei boas risadas vendo isso!!!!!!!! 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 Rodrigo tem um jeito metódico e objetivo de se expressar e explicar nos vídeos, e vem o editor e joga tudo pro alto!!! 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 Cara, muito bom!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Vídeo espetacular, muito obrigado! É esta pegada que eu gosto no Splash And Go... totalmente informativo, sem alfinetadas e coisas assim. Pedido aos patrocinadores: Deixem que os vídeos sejam editados com marcações que indiquem quando começa e termina a sua publicidade. Só de ver suas marcas financiando os vídeos que gostamos já é o suficiente para aumentar sua moral para com o consumidor. Mas quando vcs não deixam ou dificultam que pulemos sua propaganda, acontece exatamente o inverso, então por hora continuarei abastecendo o meu carro em postos da Shell. Grande abraço para todos os envolvidos
O impressionante é ver nos simuladores como eles passam a sensação dos carros dessa era serem verdadeiros touros em relação a entrega de potência. Sem assistência, são carros muito difíceis de controlar principalmente nas retomadas por causa do Turbo Lag.
O meu carro popular a taxa de compressão é altíssima, e nem a turbo só é a taxa de compressão alta mesmo, para ter mais toque embaixo sei lá. ... é um motor Ford Zetec, só não é o R-V8 da f1 de 94 😅
Pergunta: Quem foi o primeiro piloto campeão da era turbo? Nelson Piquet em 1983. E o primeiro motor campeão da era turbo: BMW motor 4 cilindros com 1,5 Litro e bloco de motor de carro de passeio da BMW... equipava a Brabham BT 52 do Nelson Piquet! Agora uma curiosidade: se a era turbo foi muito complicada de se desenvolver...imagem um carro com motor turbo com compressor ..sim existiu...foi em 1986 que a Lancia lançou o Delta S4 com bloco 4 cilindros com 1.8 Litro e 16 V com duplo comando de válvulas no cabeçote e com "inacreditáveis" 600 cv...em um carro de Rally...que dizem foi testado no Estoril e fez o tempo que poderia largar em décimo lugar na F1...mas acho que isso é lenda. Mas depois disso que a Lancia fez...não vi nada igual...
Mas o último campeão da Primeira Era Turbo foi AYRTON SENNA, com o V6 turbo da Honda , que ajudou a desenvolver, ao longo do ano. Era elogiado por Sochiro Honda.
Como já mencionado por um e outro abaixo, valeria o ADM comentar o primeiro carro campeão com motor turbo, não só, mas também por que, foi um brasileiro, Nélson Piquet em 1981.
Barulho de um F1 turbo e algo impressionante...hoje,é barulho de enceradeira Achava legal nas mudanças de marchas... o fogo nas saídas dos escapamentos .😎
A Porsche desenvolveu seu motor turbo com versões de corrida do 911, até se sentir confiante ao ponto de lançar o primeiro 911 turbo de rua, chamado de 930.
Meu trabalho de final de curso do técnico em mecânica, em 2012, era sobre utilizar turbos em motores 1.0, p chegar a potência de um 2.0. Resumo: os professores riram da ideia. Hoje em dia, qual é a tendência?
"....algo que transcenda a barreira do imaginável...." foi uma volta de Jean-Pierre Jabouille com um carro turbo. Esse piloto com um carro turbo onde tudo era francês. Ele deu as primeiras voltas num ritmo insano que na quarta volta ele tinha mais de trinta e cinco segundos de vantagem para o segundo colocado. A impressão que tive era que Jabouille tinha saído para mostrar a todos que altura a vara estaria logo, logo. O Galvão na narração dele ficou escandalizado. Naquele circuito e naquele dia o turbo na Fórmula ganhou sua certidão de registro. Todo mundo viu, ou era o turbo ou nada.
O turbo não era sincronizado com o acelerador. Havia uma demora para o motor responder a aceleração, mas quando vinha era um coice e num carro sem direção hidráulica e controle de tração tinha que ser no braço mesmo. Nelson Piquet tinha uma aceleração suave e precisa p/ não sofrer com o coice, já Ayrton Senna era o contrário sempre bombando o acelerador para manter a turbina cheia e não sofrer com o efeito lag.
slk, fui pra Bogotá, fiquei 5 dias, e, apesar de nem ser tãão alto assim eu n conseguia respirar, foi foda pra caramba!!! nunca mais julgo esportistas que vão pra bolivia, colombia, lugares altos e não conseguem performar igual! é uma sensação horrível
Rodrigo, consegue falar em algum video sobre os softwares usados pelas montadoras? Vi que alguns carros do LMP usam Rhinoceros 3D... talvez alguns utilizem grasshopper... enfim. Fica a dica de vídeo. Valeu!
ADM deveria fazer um vídeo sobre os 10 melhores carros da F1, e se fizesse, acho que a McLaren de Senna em 88 ficaria no topo da lista. Um carro de conceitos incríveis e ainda com turbo. Puro suco de uma F1 que não volta mais.
Rodrigo, vc não anima de fazer vídeos de análise dos fins de semana da F2? Pra gente ter uma noção sobre o desempenho do Bortoleto ou qq outro piloto q esteja surgindo a ponto de ingressar na F1... Sinto falta de um conteúdo desses nos canais dr automobilismo do TH-cam.
salve Rodrigo kk video ótimo, mas vim comentar aqui para que continue tentando ir no DLS kkk ainda mais com o Caue gostando mais e mais de carros, uma hora se consegue meu bom, Confio
A competição entre turbos e aspirados a partir de 1983 era uma sacanagem. No GP do Brasil, Chico Serra fez uma corridaça com sua Arrows-Cosworth, mas a escalada parou atrás da Ferrari turbo de René Arnoux, que não vinha bem (Tambay com a outra Ferrari foi pole e sumiu na corrida, terminando em 5o. quase uma volta atrás). Só havia um ponto concreto de ultrapassagem no final do retão, e, por conta do turbo lag, Serra passava a volta toda colado na Ferrari, mas quando abriam no retão, o turbo empurrava a Ferrari pra longe impossibilitando completamente a ultrapassagem. Os dois ficaram nisso mais um menos 2/3 da corrida, e Arnoux terminou em 8o. e Serra em 9o., sendo que o brasileiro tinha ritmo para ir buscar os pontos (Surer com a outra Arrows foi 6o.). As ultrapassagens da corrida foram todas de turbos sobre aspirados, ou de carros equipados com motores do mesmo tipo.
Acho que foi a partir desta época que a F1 começou a uma categoria cara. Houve a invasão de várias montadoras como BMW, Porsche (com o nome TAG), Honda, a própria Renault.
Formula 1 sempre foi cara, cara, elitizada e aristocrática... O que rolava eram iniciativas independentes, mas ainda assim, com dinheiro de entrar e tentar fazer algo diferente... Williams surgiu 2x assim... Mas o rolê é que sempre foi caro... Os motores turbo só começaram a deixar tudo astronômicamente caro, mas o que fez realmente a diferença foi não poder mais comprar chassis de outras equipes ou chassis prontos. Desenvolver um chassis é caro, trabalhoso e se você não tiver dinheiro, vai dar errado (as vezes com dinheiro já dá errado).
Eu, como 80tista, vejo que este saudosismo referente à F1, está muito mais ligado ao que era tirado do carro em termo de desempenho e visual (os carros eram lindos e muito diferentes entre si) tudo isso sem uso te tecnologia eletrônica como é hoje. Era muito mais na raça. Aqui é achismo: Que era tudo e no experimentalismo, acredito que menos na pesquisa.
Na verdade sempre teve muita ciência na Formula 1, ela realmente é laboratório (até hoje) para inovações, principalmente as que visam eficiência. Eletrônica entrou na F1 muito antes do que todo mundo pensa, ainda em 1975 a McLaren desenvolveu (para a Indy) um sistema de telemetria com alguns sensores que gravavam em fitas magnéticas, dentro do carro, e eram analisadas depois nos boxes. Em 1981 aparece já um sistema de gerenciamento de combustivel eletrônico, da BOSCH, para específicamente motores turbo. Em 85 toda parte de gerenciamento de motor, dos TAG-Porsche era feito eletrônicamente, do consumo de combustivel a vida útil do motor e outros parâmetros, já eram gerenciados eletronicamente. A era Turbo só foi possível, em grande parte, por causa do avanço da injeção eletrônica e dos sensores, além do Boom da computação do meio dos anos 80 em diante. Formula 1 teve sim muita experimentação, mas tudo muito baseado em conhecimentos de outras áreas: Aviação, Aeroespacial, Engenharia de materiais e computação. Na raça mesmo só os pilotos pra lidar com algumas trapizongas que surgiram ao passar dos anos. Inclusive, nenhuma inovação da F1 é pra ajudar o piloto, é pra andar mais rápido e com a menor perda possivel de performance.
A história da Renault é engraçada. Investiu investiu em motores turbo, virou piada e quando esse tipo de motor dominou a categoria ela, que foi pioneira, nao levou nenhum caneco. É quase um humor sádico.
Hoje isso é supérfluo, as equipes tão em busca de reduzir ao máximo o peso dos carros...e eu vi em alguns sites que falam, que dependendo da pintura, e tipo de tintas/adesivos, um carro chega a ganhar 3, 4 kg com o peso das camadas de tintas no chassi
Eram realmente tempos insanos, na época eu não sabia que a potência chegava a absurdos 1300Cv e nem que os motores de classificação eram feitos pra algumas voltas e depois joga no lixo haheh!! Lembro que eu torci pro Piquet, hoje sinto um tanto de vergonha em dizer isso, já que além de politicamente incorreto (sempre foi!) mas se meter em política dando entrevista em sua própria garagem pra um maluco, filho que um parvo, genocida e mais louco ainda, aí foi demais pra mim!! Enfim, demais a história desses motores e com uma explicação a la Manual Do Mundo, com uma seringa, foi muito legal e ficou engraçado a concentração heheh!! Ótimo vídeo como sempre, ADM, valeu e aquele abraço, até logo no próximo vídeo!! :))
Muito foda o vídeo, uma era de ouro para o automobilismo em geral, não só Fórmula 1, se pensar no Grupo B, no touring car com os Skyline GT-R R32, e por aí vai. Tudo com um sopro do motor turbo
Absurdo andar com um motor pra classificar daí ter de jogar fora... Faziam de tudo mesmo, piloto nem se fala, só corria nessa época quem realmente gostava, morria muita gente...
Quem fala que o regulamento restritivo de hoje é o que "matou" a F1 é doido, nessa época uma pequena patota levava corridas, nostalgia é algo perigoso 😂😂
Na minha humilde visão, essa era não tinha nade ouro. Mas é pessoal. Disparidade nos desempenhos e roncos feios. Nunca gostei do ronco dos turbos, os de agora, os da Indy de antigamente ou os dos anos 80. Os roncos que mais gostei sempre foram os aspirados dos anos 90 3.5 e os dos anos 00 3.0. Até os V8 2.4 roncam mais bonito que os turbos.
Porra Adm, quando vc falou que esse vídeo era patrocinado eu pensei que vc ia dizer: “pela Gillete”! Virou um caminhão de barbeador ali na esquina, adm!! Seu liiiiinnndddo
05:00 o ADM ligando o modo Iberê Tenório para explicar o funcionamento do turbocompressor😂. Gostei
Tinham que falar do Simas Turbo
Manual do Turbo
Em uma nota de rodapé poderiamos dizer que, o motor turbo foi uma das poucas coisas boas que a Renault fez, mas precisou de anos para aprender a fazer direito ...
Não é verdade, motores aspirados a Renault sempre se deu bem, na Williams, na Renault F1, na Red Bull... detalhe que foram campeões de Le mans e em outras categorias na era turbo.
Em 1983 ficaram em segundo no de piloto e de equipes. Forneceu motores para a Lotus em outros anos...
A Renault não está bem hj. Mas ela é uma grande equipe.
e agora se perdeu novamente kkkk
A Renault amassou muito barro p/ fazer um motor turbo confiável, somente em 1980 é que as demais equipes prestaram atenção na nova tecnologia e viram que ela seria o futuro.
Cara, que episódio fenomenal este. Eu que tenho 58 anos e lembro da F1 desde que Emerson Fittipaldi corria na Lótus preta, tive uma grata volta ao passado com está história dos motores turbo. Show demais! Meus parabéns!
@@alexrocha256Sim. Vivem um mau momento.
Iberê Tenório que lute, a onda agora é o motor de seringa do Splash and Go.
Por causa de vídeos como esse q quando vou ver um vídeo do ADM já dou o like antes de dar o play!!! Muito bem explicado!!! Parabéns Rodrigo!!!
A verdadeira, legitima epoca de ouro. Grids estrelados, motores turbos insanos... sem palavras!
Video sensacional
Sim: Lauda, Gilles, Pironi, Arnoux, Prost, Mansell, Berger, Patrese, Alboreto e claro O Maior de Todos: AYRTON SENNA!!!!!
@@joaoalvesdasilva6209engraçado como Bostileiro finge que o Piquet tri campeão e gênio inventor não existiu , como se o cara não tivesse corrido e sido tri nessa época, depois pagam de manjao da F1 né 😂
@@edzard8674 Não cito Piquet porque não quero ser indiciado por apologia a criminoso.
@joaoalvesdasilva6209 ui gado militante repetindo o que o dono quer , típico hahaha já imaginava
Para ter uma noção, os motores bmw, após o turbo atingir a pressão de trabalho, ganhava 100cv a cada 1000 rpm. Devia ser um pouco complicado de guiar.
É confortante ver um conteúdo tão bem feito e tão bacana.
Ótimo vídeo com boa explanação. Uma dica que eu dou e isso vale para dar uma olhada aqui no TH-cam mesmo: procurem as primeiras voltas do GP da África do Sul de 1979. Jabouille conseguiu a pole mas as duas Ferraris o ultrapassaram no decorrer das primeiras voltas. Não sei se foi na 2ª....3ª volta mas, na subida que antecede a grande reta do circuito, ele estava em terceiro e perseguia as Ferraris de Scheckter e Villeneuve... Como disse aí o Rodrigo, "o Turbo entrou" e Jaboiluille ultrapassa ferozmente as duas Ferraris naquela reta de uma vez só, lindamente....pena que o motor abre o bico um tempo depois mas, o recado estava dado sobre os Turbos!
BOM SABER RODRIGO que você vai falar da INFAME Tyrrel aspirada que conseguia resultados em meio a era turbo. É um assunto complexo em que dá maneira simples de distrinchar e se fazer entender que você tem, fará o pessoal conhecer uma boa pequena grande história da F1, na época que todo mundo queria dar uma roubadinha de alguma maneira....... como se ainda não quisessem.... 😅
A Primeira Era Turbo esportivamente falando foi a melhor da F1 foi nela que vimos talentos como Niki Lauda, Gilles Villeneuve, Didier Pironi, René Aarnoux, Patrick Tambay, Nelson Piquet, Alain Prost, Nigel Mansell, Gerhard Berger, Riccardo Patrese e na qual surgiu aquele que foi, é e sempre será o Maior de Todos: AYRTON SENNA.
Um dos motivos por eu ser apaixonado pela F1 dos anos 80 é o som grave, meio amarrado dos motores Turbo Lag. A Benetton B186 com seu monstruoso motor BMW 4 Cilindros em linha chegou a impressionantes 1400 hp. Por questões de segurança foi mais do que certa a decisão de voltar para os propulsores aspirados em 1989. Atualmente estamos na era turbo-híbrida, mas ela está bem longe do charme de 4 décadas atrás.
Interessante que Piquet foi o primeiro campeão com um motor turbo em 83 e Senna foi o último campeão dessa era em 88.
Sim , foi aberta e encerrada por brazucas. E a atual era turbo, aberta por Lewis Hamilton.
Curtam o vídeo e compartilhem e ajudem o ADM a comprar o seu turbo, o seu Gillete Mac 3 Turbo... O conteúdo está top!!
E o Simas Turbo?
Eu não faço ideia de quem está editando esse vídeo, mas dei boas risadas vendo isso!!!!!!!!
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Rodrigo tem um jeito metódico e objetivo de se expressar e explicar nos vídeos, e vem o editor e joga tudo pro alto!!!
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Cara, muito bom!!!!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Mais um ótimo vídeo! Obrigado Rodrigo 😊
Vídeo espetacular, muito obrigado! É esta pegada que eu gosto no Splash And Go... totalmente informativo, sem alfinetadas e coisas assim.
Pedido aos patrocinadores: Deixem que os vídeos sejam editados com marcações que indiquem quando começa e termina a sua publicidade. Só de ver suas marcas financiando os vídeos que gostamos já é o suficiente para aumentar sua moral para com o consumidor. Mas quando vcs não deixam ou dificultam que pulemos sua propaganda, acontece exatamente o inverso, então por hora continuarei abastecendo o meu carro em postos da Shell.
Grande abraço para todos os envolvidos
Simples e objetivo, otimo video adm.
A era Turbo foi e sera a era d Ouro da F1 ❤❤❤
Claro que sim. AYRTON SENNA despontou durante este período.
Foi a melhor época na minha opinião. Justamente quando comecei a assistir.
O que a Brabham BT52 era putaria de ignorante num dá pra descrever, de longe um dos mais brutais! E um dos mais bonitos da história da F1
Rodrigo, mais um ótimo video , muito didático e bem feito.
Parabéns
O impressionante é ver nos simuladores como eles passam a sensação dos carros dessa era serem verdadeiros touros em relação a entrega de potência. Sem assistência, são carros muito difíceis de controlar principalmente nas retomadas por causa do Turbo Lag.
Parabéns pelo canal e obrigado pelo conhecimento repassado com didática e simplicidade. Like e inscrito.
O meu carro popular a taxa de compressão é altíssima, e nem a turbo só é a taxa de compressão alta mesmo, para ter mais toque embaixo sei lá.
... é um motor Ford Zetec, só não é o R-V8 da f1 de 94 😅
Pergunta: Quem foi o primeiro piloto campeão da era turbo? Nelson Piquet em 1983.
E o primeiro motor campeão da era turbo: BMW motor 4 cilindros com 1,5 Litro e bloco de motor de carro de passeio da BMW... equipava a Brabham BT 52 do Nelson Piquet!
Agora uma curiosidade: se a era turbo foi muito complicada de se desenvolver...imagem um carro com motor turbo com compressor ..sim existiu...foi em 1986 que a Lancia lançou o Delta S4 com bloco 4 cilindros com 1.8 Litro e 16 V com duplo comando de válvulas no cabeçote e com "inacreditáveis" 600 cv...em um carro de Rally...que dizem foi testado no Estoril e fez o tempo que poderia largar em décimo lugar na F1...mas acho que isso é lenda. Mas depois disso que a Lancia fez...não vi nada igual...
Mas o último campeão da Primeira Era Turbo foi AYRTON SENNA, com o V6 turbo da Honda , que ajudou a desenvolver, ao longo do ano. Era elogiado por Sochiro Honda.
Como já mencionado por um e outro abaixo, valeria o ADM comentar o primeiro carro campeão com motor turbo, não só, mas também por que, foi um brasileiro, Nélson Piquet em 1981.
muito maneiro a explicacao da seringa !
Teve uma vez que a BMW fez em classificação até 1750cv naquele motor 1.5 4 cilindros...
Admin , excelente vídeo . Junto com os turbos vieram combustíveis bem “ exóticos” também, pra evitar a pré ignição
Tolueno mesmo, foi um dos utilizado
Loucura pura, carros com menos de 700kg com mais de mil cv 💀🔥🔥
Barulho de um F1 turbo e algo impressionante...hoje,é barulho de enceradeira
Achava legal nas mudanças de marchas... o fogo nas saídas dos escapamentos .😎
Os dos anos 80 eram 1.5 a combustão, os atuais, 1.6 híbridos
Parabéns pela ótima pesquisa .
A Porsche desenvolveu seu motor turbo com versões de corrida do 911, até se sentir confiante ao ponto de lançar o primeiro 911 turbo de rua, chamado de 930.
Meu trabalho de final de curso do técnico em mecânica, em 2012, era sobre utilizar turbos em motores 1.0, p chegar a potência de um 2.0. Resumo: os professores riram da ideia. Hoje em dia, qual é a tendência?
Que aula Rodrigo! Mais um vídeo execelente. ❤⭐⭐⭐⭐⭐
"....algo que transcenda a barreira do imaginável...." foi uma volta de Jean-Pierre Jabouille com um carro turbo. Esse piloto com um carro turbo onde tudo era francês. Ele deu as primeiras voltas num ritmo insano que na quarta volta ele tinha mais de trinta e cinco segundos de vantagem para o segundo colocado. A impressão que tive era que Jabouille tinha saído para mostrar a todos que altura a vara estaria logo, logo. O Galvão na narração dele ficou escandalizado. Naquele circuito e naquele dia o turbo na Fórmula ganhou sua certidão de registro. Todo mundo viu, ou era o turbo ou nada.
Rapaz,devia ser insano segurar no braço tanta potência,parabéns pelo vídeo
Todo mundo diz "segurar no braço" mas era no pé. Dosar o acelerador nas saídas de curva era essencial, mais do que virar o volante
O turbo não era sincronizado com o acelerador. Havia uma demora para o motor responder a aceleração, mas quando vinha era um coice e num carro sem direção hidráulica e controle de tração tinha que ser no braço mesmo. Nelson Piquet tinha uma aceleração suave e precisa p/ não sofrer com o coice, já Ayrton Senna era o contrário sempre bombando o acelerador para manter a turbina cheia e não sofrer com o efeito lag.
slk, fui pra Bogotá, fiquei 5 dias, e, apesar de nem ser tãão alto assim eu n conseguia respirar, foi foda pra caramba!!! nunca mais julgo esportistas que vão pra bolivia, colombia, lugares altos e não conseguem performar igual! é uma sensação horrível
Muito legal o seu canal . Fantástico e cheio de informações. Poderia contar a história dos Pilotos. Ex Montoya , Zonta e etc?
Faz um vídeo dedicado a história da classificações das corridas. Acho que seria um conteúdo bacana...
Mandar o like pq tu é muito brabo falando de motor
Rodrigo, consegue falar em algum video sobre os softwares usados pelas montadoras? Vi que alguns carros do LMP usam Rhinoceros 3D... talvez alguns utilizem grasshopper... enfim. Fica a dica de vídeo. Valeu!
ADM deveria fazer um vídeo sobre os 10 melhores carros da F1, e se fizesse, acho que a McLaren de Senna em 88 ficaria no topo da lista. Um carro de conceitos incríveis e ainda com turbo. Puro suco de uma F1 que não volta mais.
Esse vídeo já existe, e o Mp4/4 não está mais no topo da lista.
Só que agora, o top da lista é o RB-19, também com turbo Honda, mas rebatizado RBPT
Vídeo top demais 🎉❤
Faz um pequenas grandes histórias sobre os cilindros de belírio usados na F1.
Rodrigo, vc não anima de fazer vídeos de análise dos fins de semana da F2?
Pra gente ter uma noção sobre o desempenho do Bortoleto ou qq outro piloto q esteja surgindo a ponto de ingressar na F1...
Sinto falta de um conteúdo desses nos canais dr automobilismo do TH-cam.
Segundo Piquet, os BMW turbo atingiam até 380kph nos testes.
ADM QUERIA DAR 2 SUGESTÕES DE VÍDEOS: EVOLUÇÃO DOS PIT STOPS NA F1 E USO DE SIMULADORES NA F1
Queria que você falasse sobre TAG-Porsche, empresa luxemburguesa de engenharia e projeto com a Porsche.
salve Rodrigo kk video ótimo, mas vim comentar aqui para que continue tentando ir no DLS kkk ainda mais com o Caue gostando mais e mais de carros, uma hora se consegue meu bom, Confio
A competição entre turbos e aspirados a partir de 1983 era uma sacanagem. No GP do Brasil, Chico Serra fez uma corridaça com sua Arrows-Cosworth, mas a escalada parou atrás da Ferrari turbo de René Arnoux, que não vinha bem (Tambay com a outra Ferrari foi pole e sumiu na corrida, terminando em 5o. quase uma volta atrás). Só havia um ponto concreto de ultrapassagem no final do retão, e, por conta do turbo lag, Serra passava a volta toda colado na Ferrari, mas quando abriam no retão, o turbo empurrava a Ferrari pra longe impossibilitando completamente a ultrapassagem. Os dois ficaram nisso mais um menos 2/3 da corrida, e Arnoux terminou em 8o. e Serra em 9o., sendo que o brasileiro tinha ritmo para ir buscar os pontos (Surer com a outra Arrows foi 6o.).
As ultrapassagens da corrida foram todas de turbos sobre aspirados, ou de carros equipados com motores do mesmo tipo.
Vídeo show!
E com o detalhe que o controle de tração, para ajudar a dosar toda esta entrega de potência, veio muito depois da introdução do turbo.
Acho que foi a partir desta época que a F1 começou a uma categoria cara. Houve a invasão de várias montadoras como BMW, Porsche (com o nome TAG), Honda, a própria Renault.
Formula 1 sempre foi cara, cara, elitizada e aristocrática...
O que rolava eram iniciativas independentes, mas ainda assim, com dinheiro de entrar e tentar fazer algo diferente... Williams surgiu 2x assim...
Mas o rolê é que sempre foi caro... Os motores turbo só começaram a deixar tudo astronômicamente caro, mas o que fez realmente a diferença foi não poder mais comprar chassis de outras equipes ou chassis prontos. Desenvolver um chassis é caro, trabalhoso e se você não tiver dinheiro, vai dar errado (as vezes com dinheiro já dá errado).
@@viniciushorbuch3976 Por isso ninguém que tenha alguns bilhões de dólares sobrando, se arrisca a entrar na F1.
@@joaoalvesdasilva6209 Quer saber como tornar alguém milhonário?
Convença um bilionário a comprar uma equipe de Formula 1.
Todos os campeões mundiais na primeira era turbo, também foram campeões com motores aspirados.
Sim, Piquet, Lauda, Prost e Senna.
Eu, como 80tista, vejo que este saudosismo referente à F1, está muito mais ligado ao que era tirado do carro em termo de desempenho e visual (os carros eram lindos e muito diferentes entre si) tudo isso sem uso te tecnologia eletrônica como é hoje. Era muito mais na raça. Aqui é achismo: Que era tudo e no experimentalismo, acredito que menos na pesquisa.
Na verdade sempre teve muita ciência na Formula 1, ela realmente é laboratório (até hoje) para inovações, principalmente as que visam eficiência.
Eletrônica entrou na F1 muito antes do que todo mundo pensa, ainda em 1975 a McLaren desenvolveu (para a Indy) um sistema de telemetria com alguns sensores que gravavam em fitas magnéticas, dentro do carro, e eram analisadas depois nos boxes.
Em 1981 aparece já um sistema de gerenciamento de combustivel eletrônico, da BOSCH, para específicamente motores turbo. Em 85 toda parte de gerenciamento de motor, dos TAG-Porsche era feito eletrônicamente, do consumo de combustivel a vida útil do motor e outros parâmetros, já eram gerenciados eletronicamente.
A era Turbo só foi possível, em grande parte, por causa do avanço da injeção eletrônica e dos sensores, além do Boom da computação do meio dos anos 80 em diante.
Formula 1 teve sim muita experimentação, mas tudo muito baseado em conhecimentos de outras áreas: Aviação, Aeroespacial, Engenharia de materiais e computação.
Na raça mesmo só os pilotos pra lidar com algumas trapizongas que surgiram ao passar dos anos. Inclusive, nenhuma inovação da F1 é pra ajudar o piloto, é pra andar mais rápido e com a menor perda possivel de performance.
Parabéns pelo canal, show
ADM seria interessante vídeo sobre os fabricantes independentes de motores
A história da Renault é engraçada. Investiu investiu em motores turbo, virou piada e quando esse tipo de motor dominou a categoria ela, que foi pioneira, nao levou nenhum caneco. É quase um humor sádico.
Quase levou em 83, com Prost
Os carros eram bem variados em aparência nessa época. Isso é algo que hoje faz uma boa diferença.
Hoje isso é supérfluo, as equipes tão em busca de reduzir ao máximo o peso dos carros...e eu vi em alguns sites que falam, que dependendo da pintura, e tipo de tintas/adesivos, um carro chega a ganhar 3, 4 kg com o peso das camadas de tintas no chassi
Melhor época
Lembrei quando o Hamilton deu aquelas voltas no MP4/4 do Senna.
Excelente conteúdo!
e a barba pixelando?...kkkk Excelente vídeo como sempre!!!
Só uma coisa kkkkk, o motor bmw de mais de 1000hp era 4 CILINDROS os cara fizeram um mostro
Só use essa gasolina Podium se o fabricante do seu carro recomendar.
Esse caça que apareceu e o Thunderbolt. Para ganhar alguns cavalos de potência era ejetado água no motor radial.
Som de um F1 com V6 é brochante, e isso é replicado até em simuladores.
Som de F1 de verdade era na época do Lotus do Senna
Piquet em 1987 e Senna 1988 foram campeões com um motor V6...
Som de motor não tem nada a ver com quantidade de cilindros.
@@gustavomarques4097pois é, mas não adianta tentar explicar nada pro pessoal da igreja do Senna não 😅😅
A Jovem a Lotus do Senna era equipada com um V6 Turbo…
Eram realmente tempos insanos, na época eu não sabia que a potência chegava a absurdos 1300Cv e nem que os motores de classificação eram feitos pra algumas voltas e depois joga no lixo haheh!! Lembro que eu torci pro Piquet, hoje sinto um tanto de vergonha em dizer isso, já que além de politicamente incorreto (sempre foi!) mas se meter em política dando entrevista em sua própria garagem pra um maluco, filho que um parvo, genocida e mais louco ainda, aí foi demais pra mim!! Enfim, demais a história desses motores e com uma explicação a la Manual Do Mundo, com uma seringa, foi muito legal e ficou engraçado a concentração heheh!! Ótimo vídeo como sempre, ADM, valeu e aquele abraço, até logo no próximo vídeo!! :))
Esse vídeo poderia ser junto com o manual do mundo
esse vídeo não é patrocinado pela Gillette, mas deveria kkkkkkk
Mas é pela Simas Turbo
Muito foda o vídeo, uma era de ouro para o automobilismo em geral, não só Fórmula 1, se pensar no Grupo B, no touring car com os Skyline GT-R R32, e por aí vai. Tudo com um sopro do motor turbo
Muito bom, mas poderia ter mencionado o 1o campeão com o turbo BMW!
O assunto aí é Fórmula 1 e não Direito Penal.
ADM, vai sair vídeo sobre motores da Indy?
Época top
1400cv é coisa de maluco…
1 min de Rodrigo.... introdução, achei estava ouvindo discurso daquele da mãe ... . Russss
Adm, com o fim do mgu-h, acho que é este, os carros terão uma tendência maior a turbolag?
Primeiro haha
Adoro teus vídeos
Like antes do vídeo
🤩🤩🤩🤩🤩
Esqueceu de citar a importância da preparadora de turbos, mais conceituada a SIMAS TURBO.
Fórmula indy vai usar motores híbridos aparti da próxima corrida
Aparentemente o ADM conhece de avião....
Pq abandou a página do Facebook ADM?
Absurdo andar com um motor pra classificar daí ter de jogar fora... Faziam de tudo mesmo, piloto nem se fala, só corria nessa época quem realmente gostava, morria muita gente...
turbo pra mim é aquele caracol la do desenho
Bizarro a Renault não tem um bom motor hoje em dia na era Turbo Hydrida !
Mercedes, RBPT e Ferrari estão anos-luz à frente deles.
Quarta lei de Newton e dos turbeiro, a cada 1bar a potencia dobra. kkkk
Já pensou motor quad turbo igual os carros esportivos da rolls royce? Esqueci o nome....
Em resumo muito ar e gasolina. Ar inserido pelas turbinas
Turbocharger Engine 💪💪💪🚀🚀🚀.
Sei que lá os turbos continuaram, quando a F1 os proibiu. Mas os da Indy, eram V8 e não V6 ou L4, como os da F1, nos anos 80
O som do motor McLaren MP4/4 é edílico.
O som? A peça mais importante do MP-4/4, estava no carro número 12, entre o volante e o banco.
@@joaoalvesdasilva6209 👍
👏👏
Tenho pra mim que o Enzo Ferrari tinha fetiche em 12 cilindros
Imagine criar hidrogênio e colocar nos motores da f1? O carro produzir um pouco? 5x mais potente que a gasolina. Seria igual o turbo.
Os aviões da Segunda Guerra utilizavam compressor mecânico (Supercharger) e não turbocompressor
Pq os turbos eram Superiores ao supercharger?
Adm, mude o termo explosão para combustão. Explosão é desordenado e combustão é controlada.
Quem fala que o regulamento restritivo de hoje é o que "matou" a F1 é doido, nessa época uma pequena patota levava corridas, nostalgia é algo perigoso 😂😂
Na minha humilde visão, essa era não tinha nade ouro. Mas é pessoal. Disparidade nos desempenhos e roncos feios. Nunca gostei do ronco dos turbos, os de agora, os da Indy de antigamente ou os dos anos 80. Os roncos que mais gostei sempre foram os aspirados dos anos 90 3.5 e os dos anos 00 3.0. Até os V8 2.4 roncam mais bonito que os turbos.
Porra Adm, quando vc falou que esse vídeo era patrocinado eu pensei que vc ia dizer: “pela Gillete”!
Virou um caminhão de barbeador ali na esquina, adm!!
Seu liiiiinnndddo