É engraçado que o povo vê o governo fazendo essas sacanagens com os combustíveis e só reclamam, não se unem pra sair nas ruas e protestar juntos somos mais fortes o problema é que ninguém para pra pensar nisso.
Falta seriedade Falta conhecimento técnico Falta vergonha na cara desses políticos ( governo e Petrobras ) oportunistas $$$ Parabéns Boris ! Excelente apresentação !
COM A GASOLINA É O MESMO PROBLEMA E JÁ FALAM EM ADIÇÃO DE 30% DE ÁLCOOL NA GASOLINA. VENDER GASOLINA NO PREÇO QUE ESTÁ TEM QUE AUMENTAR A PORCENTAGEM DO PRODUTO QUE "BATIZA" A GASOLINA E QUE ESTÁ MAIS BARATO. EM 1 LITRO DE GASOLINA QUASE 1 TERÇO É ÁLCOOL. AFFFF
Sorrindo? Melhor vc reconsiderar isso. Antigamente, um bico que dava pau e o mecânico só troca, é uma coisa, hoje em dia os mecânicos têm medo dos bicos modernos porque eles podem dar pau mas suas mãos, e terá o cliente dizendo: "..tava perfeito antes de trazer aqui..". É outra coisa completamente diferente..
Na verdade não, sou reparador de injeção diesel e vejo insatisfação nas oficinas, garantia por lei é 3 meses, porem se estraga com 6, 8, 10 meses o cliente geralmente cai matando em cima da oficina achando que foi serviço mal feito ou até mesmo não feito o que foi pago pra fazer, vira um grande transtorno lidar com esse cliente no retorno, acaba prejudicando a credibilidade nossa, isso quando não se perde o cliente.
@@jcewbank6911 ou seu retardado, esses custos vão ser passados para os consumidores, aumento do fretes, etc. E sim, sou dono do meu próprio negócio/caminhão/autônomo
@@jcewbank6911 isso ai vai refleter no preço das passagens de onibus, transporte de produtos, produção agricola e etc. Ou voce acha que os custos com mais manutenção nao serão repassados ao consumidor final? Me poupe, é só raciocinar um pouco
@@otaviocoscrato9536 e você acha que essas medidas são tomadas pelo Congresso sem antes realizar um detalhado estudo técnico prevendo todos estes aspectos ? Isso já está tudo no radar. Eu quero é respirar melhor. Rumo ao B100 !
Sou gerente de um posto de gasolina no RS Venho notando que a qualidade do diesel piorou muito trocamos os filtro a cada mes e denamos os tanques 1 vez por semana e cada vez vem maus sugeira uma borra terrível de um tempo para ca ficou cada vez pior Eu não consigo entender para que fazer tantas mistura no combustível brasileiro pois já te uma gasolina que tem muito álcool mitrura e o diesel misturado que só causa problemas e cada vez mas caro
Caro Boris, quando eu fiz graduação em engenharia de produção, eu fiz parte de um projeto de pesquisa, cujo objetivo era reduzir a viscosidade do óleo vegetal para que junto ao óleo queimado (de origem fóssil), no qual a mistura possibilitasse a reutilização do óleo queimado fosse realizado… Atingimos o resultado esperado e essa reutilização de óleo poderia ser realizada em todos os geradores de produção elétrica, que são operadores em várias cidades dos interiores do estado … Sabes o que aconteceu ???? Foi engavetado, o diretor do banco financiador do projetos pagou minha bolsa( pouca- recebi 500 reais por mês para 1/2 de pesquisa)e de todos … O motivo de engavetar??? Eles não queriam perder o subsídio de uma agêncial ai para compra de óleo , fornecido por de uma multinacional … Poxa, esse problema aí nos ônibus e em geral tem solução na nossa cara, isso para o país… Mas os interesses individuais são muito maiores… Lamentável tudo isso!
Amigo meu tem oficina de bomba de combustível só diesel!! Ele está muito feliz!! Falou que não está dando conta de tanto serviço!! Agradeceu o molusco 🦑 !!
Impressionante a hipocrisia do ser humano. Depois ficam falando em cuidar do meio ambiente , e quando aparece qualquer alternativa ao petróleo que é o principal agressor a camada de ozonio , ficam reclamando. Vao carpir um lote.... @@SkyN1ght
Já que está dando tanto problema com o B12 e B14, que todas as empresas de transporte entrem com processos na justiça contra os fornecedores, pelos danos causados à frota. Alguém vai ter que se responsabilizar.
Isso já é insanidade desse governo. Polui menos o ar mais ferra o motor que fica mais gastão poluindo mais. Elas por elas e prejuízo para os proprietários de veículos.
Boris não adianta puxar saco do governo dizendo que estão certo, a verdade tem que ser dita, esse percentual é para defender interesses da banda ruralista e ganhar votos a qualquer preço, f@€a-s& o consumidor, se dá problemas no motor, volta-se a 10% e ponto final
Ano passado já não prestava! Usava biodiesel no Ford cargo 815e tomei prejuízo de R$ 20.000,00. Na minha cidade vários casos parecidos, em Fiat Toro, Pá carregadeira W20 e vários outros veículos. Acorda 🇧🇷
Na Europa B7 (7% biodiesel) no Brasil B14 (14% biodiesel) .....carros parados na rua...o que mais precisa para nossos representantes se interessarem pelo povo deste país?!
uma vez fui olhar na escotilha de uma carreta que recém tinha descarregado biodiesel e veio aqui na oficina, e tinha uma sujeirada grudenta e amarela no fundo do tanque... Brasil é Brasil...
Brasil virou o maior adulterador de combustíveis do mundo, gasolina com 27,5% de álcool e querem ir pra 35%, o resto do mundo não passa de 10% de álcool, agora o diesel com óleo de soja no resto do mundo não passa de 7 querem 15 😂
Há poucos dias eu dirigia um Ford F250 e o motor do veículo desligou repentinamente. Tirei o filtro racol e estava entupido de borra. Troquei o filtro por outro e o motor funcionou perfeitamente. A grande questão que fica é o aumento de despesas e os danos para os motores, bicos e unidades injetoras.
Imagine nossos carrinhos que abastecemos sem filtragem adicional alguma , e nossos bolsos , que não são do tamanhos dos da empresa. Veículos diesel vão despencar de preço.
Chama a atenção os empresários do transporte coletivo (onibus) e os camionheiros ainda não terem iniciado um movimento contra essa situação. Sabe-se lá porque estão tão calados. Miguel - Fortaleza - CE
Trabalho na manutenção de ônibus e te falo que a empresa tem tido grandes prejuízos no operacional com frota ,pois os filtros não duram 10 mil já tá tudo entupido, tem estragado bicos injetores que duravam anos e anos e agora é questão de meses e os euros 6 da Mercedes só dor de cabeça em carros zero km ! Governo vai ter que rever isso ou vai quebrar muita gente!
O Gerente de Manutenção relatando fatos baseando-se em relatórios, ocorrências e gráficos dispostos atrás dele na parede. Falta aos políticos tomarem decisões usando laboratórios de testes, como esta idônea empresa. Simples assim .
OS ESPECIALISTAS DISEM QUE TEM ADITIVOS PARA O DIESEL COM A FINALIDADE DE MINIMIZAR A BAIXA QUALIDADE DO DIESEL, MAS A AQUISIÇÃO DESSES ADITIVOS ENCARECE O CUSTO DE OPERAÇÃO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE, OU SEJA, A PETROLEIRA JOGA O PROBLEMA PARA OS CONSUMIDORES. QUEM PODE PAGAR PELO ADITIVO, TEM O MOTOR PRESERVADO, QUEM NÃO TEM SIFU.
Matéria super importante e informativa. Mas por favor, o áudio é fundamental, mais importante que o video ser full HD ou 4K. Nao economizem em microfone para os entrevistados. De resto, estao de parabens!
Tenho certeza que surgiram dirigentes sérios, que tomaram medidas respeitosas com nosso país, só que até lá estamos pagando uma conta que não é nossa. Obrigado pelo seu trabalho.
O custo do Brasil é incrível. Para adquirir qualquer veículo, novo ou usado, já é alto. Seguro então, nem se fala. Agora motores diesel, que movem a economia, transporte, etc, vão custar ainda mais para manter com esse B15. Brasil não é para amadores...
Boa tarde Boris, o vice presidente e o ministro de minas e energia se esquecem que poderão estar em uma sala de emergência, acabar a energia e o motor diesel do hospital não funcionar por causa da borra no sistema, que DEUS continue te abençoando, Flávio Maringá Paraná.
eu tenho a opnião q se a medida fosse positiva não precisaria ser imposta, poderia ter uma bomba exclusiva de B15 e outras com diesel comum, e as pessoas escolheriam por si proprias o melhor.
O Boris, está mostrando uma situação difícil com o biodiesel, com análises técnicas sérias, essa reportagem mostra claramente. Absurdo impor um baita prejuízo e problemas a nós, segurança com paradas nas rodovias, acima dos interesses financeiros, o direito do consumidor , que já paga preço altíssimo no diesel.
Isso aconteceu comigo! A temperatura baixou aqui no sul e a minha caminhonete já me deixou na mão. Do nada entupiu o filtro. Com 4 mil km. Troca com 10 mil km.
Os ecologistas de birô são os pais deste nome de biodiesel, eu o conheço desde o início dos anos 80 como prodiesel, nome pelo qual foi batizado em referência ao proalcool. Há duas vias de produção, a via ácida, onde um pequena quantidade de ácido é utilizada como catalizador e a via alcalina quando o catalizador é um álcali, onde geralmente é utilizada o hidróxido de sódio, soda cáustica. Estes catalisadores devem ser removidos no produto final, quando via ácida é neutralizado por uma base gerando um sal do ácido usado como catalizador. No caso da via alcalina, o excesso do álcali forma sabão que é removido junto com a glicerina formada. Se a estequiometria desta reação de neutralização não é bem executada ou se o óleo ou gordura não é de boa procedência, principalmente porque são uma mistura de glicerideos de cadeias de ácidos graxos de tamanhos diferentes, muito deles com instauração, faz se necessário um controle rigoroso da reação, coisa que eu duvido que muitos produtores não o fazem, seja por deficiência da tecnologia utilizada ou falta de um controle eficiente do processo produtivo. As gorduras de procedência animal, os óleos vegetais de descartes de cozinhas são fontes de muitas impurezas nas matérias primas gordurosas. Estes últimos deveriam ser refinados para serem aceitos como matéria prima. Eu sugeria que o processo de produção do biodiesel passase por uma destilação com um pequeno vácuo, mas suficiente para ser coletado duas ou três bandejas acima da bandeja de alimentação, o que garantiria uma maior pureza ao produto final, livre de sais, sabão ou outras impurezas não voláteis. Estas se presentes poderiam ser coletadas mais acima. Sou engenheiro químico e projetista industrial que projetou os equipamentos dos Presenes II e III, este último é o querosene alternativo da Força Aérea Brasileira, onde a parente foi adquirida da Proerg Sistemas Energéticos Ltda. no início dos anos 80. O Presene 3 foi utilizado por jatos da FAB na despedida do governo Figueiredo e um destes jato foi pilotado pelo então ministro da aeronáutica, Brigadeiro Délio Jardim de Matos. Os Prosenes 1 e 2 eram esteres de cadeias pequenas obtidos por destilação á vácuo, mas o Prosene 3 a tecnologia para obtenção foi outra, me deu muito trabalho para encontrar uma solução viável e segura. Espero que este meu relato seja de proveito para o pessoal da área.
Boris, concordo com você. O óleo diesel brasileiro tem que ter no máximo 10%, o famoso B-10. O que passar disso, é prejuizo para às pessoas e para às empresas.
Talvez a opção seja ajuizar ação judicial colocando no passivo da ação as pessoas (diretores, gerentes, etc) dos órgãos. Elas que devem responder por esse absurdo. E não inserir as empresas ou órgãos (Petrobras ou algum ministério). Afinal, são as pessoas investidas nos cargos que devem responder pelos seus atos, supostamente insanos.
Alguns dizem q os agricultores fomentaram o uso do B14, os agricultores odeiam o B14, e ninguém culpa os políticos q fazem essas leis sem estudo nenhum
Alegam economia mas estão fazendo justamente o contrário, ao aumentar o consumo em 30% emite muito mais carbono que antes fora o gasto absurdo de manutenção corretiva e mais que triplicando a preventiva. Bizarro a zona desse desgoverno, tudo isso por causa que não produzem diesel suficiente pro país.
Hoje mesmo não consegui trabalhar no meu pulverizador.. A borra entupiu o olhal.. Tirei e apagou de novo.. os filtros que foram trocados em janeiro tb entupiram..
O jeito vai ser usar o diesel comum S500 ou S50 nos motores para S10 que já são S14, pois dificilmente vão fiscalizar a qualidade do Biodiesel que é misturado nas refinarias
Sou condutor de ônibus a 28anos, é nítido a perda de potência pós biodiesel!Além de todos esses problemas na área de manutenção tem o lado humano também, o fator estresse do condutor em trabalhar com um veículo que não atende as demandas de potência!
Para as regiões frias, sou do RS... Lá do tempo das D20 e F1000 era muito comum adicionar um pouco de querosene no tanque para minimizar o problema da cristalização do diesel no tanque.
Obrigado, Bóris! Era isso que eu queria saber. Já tem um tempo que coloco aditivo da STP Treatment no tanque da minha camionete. Esse aditivo “diz” que lubrifica os bicos injetores, evita entupimento do filtro de combustível, previne corrosão e oxidação, aumenta a vida útil dos injetores e os mantém limpos. Também foi formulado para economizar combustível, reduzir a formação de espuma e reduz a emissão de poluentes. Se faz tudo isso, porque a Petrobrás já não fornece um combustível com aditivos para evitar todos esses problemas? Como você falou, porque os fornecedores do biodiesel não fornecem um produto mais filtrado, mais limpo? É essa deficiência que está deixando todos preocupados. Também uso um aditivo da Koube que é o Perfect Clean para limpeza do catalizador, câmara de combustão, pistões, cilindros, válvulas e corrige combustível adulterado e etc. Como vc viu, procuro evitar mais problemas no motor, não sei se estou certo, custa caro, porém, ando pouco e esse alto custo que estou pagando se dilui, pois não ando todos os dias. Tudo isso, para que usa todo dia como caminhões, ônibus, máquinas agrícolas, geradores e outros, encarecem absurdamente pra conseguir reduzir as manutenções. Há soluções, o governo é que não se importa em oferecer produtos de qualidade. Brasil, Brasil, lá fora já temos apelidos que basta.
Olá Sr. Claudemir. Assim como o senhor, tb. sou proprietário de uma camionete (Fiat Toro 2019/Turbo Diesel) comprada zero km e tb. Tenho os mesmos cuidados com o motor tb. ando muito pouco, +- 40 km por dia (250 semana ) 1000 km/ mês e em média , 13.000 km por ano. Sou assalariado , com renda familiar mensal de $4.500 ,00 com casa própria e prestação de $2.000 junto ao banco até 2035😮😢.
Olá, João Mariano! Espero que vc esteja bem e também sua família! Eu faço em média, 1 a 2.000 km/as e sei que é muito pouco, pois ela foi feita pra andar muito mais. Até parece que estou com ela pra colocar num museu, pois ela está guardada, brilhando mais do que quando saiu de fábrica devido à cera de carnaúba que mando passar lá lavagem. Até os bancos e todo o interior é hidratado eventualmente pra preservar o couro e os plásticos. Troco o óleo e filtros por tempo e não por km, não sei se está correto, mas é minha maneira de preservar. Também não sei se estou jogando dinheiro fora com aditivos, pois é difícil encontrar um posto que venda o S10 aditivado. Jamais coloquei aditivos no motor, os chamados condicionadores de metais, pois sempre coloquei um óleo de 1ª linha 5w30 da Mobil e considero que ele já faz seu objetivo. Cuido muito, hoje andei 5 ou 6 km e até acho que o Bóris, que lê por cópia, vai querer ela pra coleção dele, pois ela está em estado de zero. Troquei os pneus dela que eram 225/65/17 por outros 235/60/70 e são mais barrigudos e muito mais macios que os da Pirelli; ando e parece que ela está flutuando. Como é automática, nunca passa de 2.300 giros, mas normalmente ela anda a 1.800 giros, então, com os cuidados espero que nunca vai dar problemas no motor. Também o líquido de arrefecimento coloco o melhor para lubrificar a bomba d’água e todas as mangueiras e evito corrosão do radiador. Quanto ao filtro DPF é tratado com um aditivo especial, pois já tive a luz ligada por entupimento e andei 20 km em 4ª marcha, um pouco mais acelerado e nunca mais tive problemas. Minhas únicas preocupações são quanto ao fluido da caixa de câmbio em que o manual diz que nunca precisa substituir e quanto à borra que pode criar no tanque, mas por isso uso aditivos para combustível adulterado e em especial aditivos para o combustível. Agora preciso trocar filtro de cabine, mesmo sem andar em estradas de terra e evito ficar próximo a veículos que fazem fumaça. Fiz uma revisão geral aos 59.000 km e até a correia dentada foi substituída por outra de melhor qualidade, mas o restante filtros e outras coisas foram todas da Mopar. Fui até a concessionária para fazer essa revisão geral e chefe da oficina me aconselhou procurar meu mecânico de confiança, pois o custo na concessionária era 7.800 e no meu mecânico, usando tudo da Mopar custou 1.200 reais. Absurdo os preços da concessionária São Marino que chegaram me aconselhar fazer o serviço fora. Um forte abraço!
Bóris! Se vc quiser uma Toro Volcano top de linha e com muitos acessórios que foram acoplados, pois na época era lançamento da Volcano e a Fiat, como primeira edição, colocou vários acessórios a mais, só faltou o teto solar, porém, não vendo pelo preço da tabela Fipe, pois ela está como se tivesse saído da fábrica nesse instante e uma nova talvez não seja tão equipada e o pelo preço, seria trocar 6 por meia dúzia e o ipva é seguro custando o dobro por uma camionete igual. Vendo ela, mas com preço muito superior ao da tabela. Ela é branca e com a pintura sem nenhuma picadinha e brilhando. Até o motor está brilhando e com os contatos limpos e protegidos com limpa contato e vaselina industrial. Não existe igual! Posso até pensar numa troca pelo seu Passat TS de 1977 que já tive um e na época não se pensava em manter e troquei por um 1983 que também não existe igual.
Sou mecânico diesel numa transportadora em jundiai,e isso ja vem acontecendo com frequência nos cavalos mecânico mercedes actros , alguns parando no meio do percurso da viagem sem força no motor, realmente é uma situação preocupante.
Vendi o meu SUV importado V6 diesel e estou muito feliz com o meu Crossover na gasosa... diesel nunca mais: carro caro, diesel caro, manutenção cara, fora esta tal de borra que entope e suja tudo: bicos, bomba de alta, válvula EGR, filtros, etc, etc, etc...
Boris parabens pelas suas reportagens. Sei que vc esta em Pequim com meu amigo PCG . Ah você é famoso na Austrália meu filho falou que também te admira.
Eu trabalho de mecânico em uma empresa que presta serviços de colheita de cana de açúcar e transportes rodoviário, o que acontece é que os caminhões e máquinas começam a perder força, quando retiramos os filtros do óleo diesel tem uma borra preta que impedem a passagem do óleo, quando é feita a troca do filtro o caminhão ou máquinas agrícolas volta ao normal, mas rapidamente voltam a apresentar o mesmo problema. Fazíamos a troca do filtro racor com 60.000 km agora e feita com 15.000.
eu sou dono de oficina de motores a diesel e apoio sim o Biodisel b15,parem de mimimi eu preciso expandir meus negocios e inclusive quero comprar uma fazenda.
O problema não é o diesel e sim a forma que que o motor é construído, nos estados o B15 tá em todas as bombas e os petebilt rodam tranquilo pq fora construído para usar b15 já os motores europeus usam no máximo b8 e a grande maioria das marcas de caminhões que rodam no Brasil são europeias
Meu jeep off road é diesel, e já começou dar problemas por causa do B14, perdeu muita força e o consumo aumenta, isso que ainda utilizo aditivo para diesel S10. Ele combustível foi feito para dar lucros para os grandes produtores
Meu renegade com 23.000 km está fazendo 14km/l na cidade e 18km/l na estrada. Só aditivar con bardahl max s10 e abastecer em postos bem movimentados na beira de estrada onde o diesel não fica parado muito tempo no tanque dos postos. Também troco o filtro de combustível aos 10.000 km ou 6 meses (o manual diz 20.000 ou 1 ano). O carro está 100% redondo.
Tenho 2 veículos diesel antigos que foram projetados em S500, funcionavam muito bem. Dos ultimos 2 anos pra cá... Duvido que o diesel comum tem a mesma formulação. Ambos veículos tenho o mesmo problema frequente de filtros de combustível entupido. Um dos veículos entupiu o bico injetor e desgastou a bomba injetora, refiz a bomba injetora para suportar o diesel S10 voltou dar problema. Acabei instalando dupla filtragem em ambos veículos, mesmo assim depois de 5000Km o motor perde força por falta de combustível. Aff.. Acha paciência... Falei com o meu mecânico que tem uma Ranger 0Km também tem problema de entupimento dos filtros.
Eu já trabalhei em empresa de ônibus , e o que mais surpreendia era o preço das peças , fico pensando nos amigos que tem veículos diesel o cuidado que vão ter
Eu trabalho apenas com sistema de injeção diesel, tanto mecânico quanto eletrônico, a empresa tem + de 40 anos trabalhando só com isso, eu afirmo, independente do biodiesel B10 ou B14, dês de o seu lançamento ele sempre foi problema, e qualquer mecânica dessa área que trabalha a muito tempo com injeção diesel pode afirmar exatamente a mesma coisa, é incomparável a durabilidade de peças do óleo puro em detrimento do bio, hj é comum as bombas serem feitas uma vez por ano pois o material não suporta o óleo ruim que está sendo usado nela, e cada vez fica pior a situação, é óbvio o lobi dos combustíveis aqui no BR, e quem paga o pato somos todos nós consumidores, pois a manutenção + cara vai refletir em toda a cadeia.
Quem fala a verdade, sempre pode incomodar!
É engraçado que o povo vê o governo fazendo essas sacanagens com os combustíveis e só reclamam, não se unem pra sair nas ruas e protestar juntos somos mais fortes o problema é que ninguém para pra pensar nisso.
O povo cansou de ser tratado como boi como isso ou aquilo então que se lasquem todos 😞😞
@@fabiomaicon9158me desculpa, mas acho errado pensar assim, temos filhos e netos que virão.
@@inaciocamata2540 pois agora eu tenho é dó deles vão viver na miséria infelizmente 😞😞
to esperando o dia que algum protesto desses de resultado. ja to deitado esperando faz decadas.
Reclamam?
Pelo contrário, BATEM PALMA.
Falta seriedade
Falta conhecimento técnico
Falta vergonha na cara desses políticos ( governo e Petrobras ) oportunistas $$$
Parabéns Boris !
Excelente apresentação !
Nosso problema se chama congresso nacional !!!
COM A GASOLINA É O MESMO PROBLEMA E JÁ FALAM EM ADIÇÃO DE 30% DE ÁLCOOL NA GASOLINA. VENDER GASOLINA NO PREÇO QUE ESTÁ TEM QUE AUMENTAR A PORCENTAGEM DO PRODUTO QUE "BATIZA" A GASOLINA E QUE ESTÁ MAIS BARATO. EM 1 LITRO DE GASOLINA QUASE 1 TERÇO É ÁLCOOL. AFFFF
OU SEJA, GASOLINA COM PREÇO BAIXO, GASOLINA DE BAIXA QUALIDADE.
Se ônibus que não decanta parado está assim, imagina nas máquinas agrícolas que as vezes passa um mês ou mais parado.
Abasteça com s500 não use essa droga
@@EvandroGonçalvesdossantos S500 também vem com b14
@@EvandroGonçalvesdossantos vai estar no S10 e no S 500
@@EvandroGonçalvesdossantos biodiesel é para ambos.
@@EvandroGonçalvesdossantos o governo do amor vai colocar b15 em todo e qualquer tipo de diesel
Tem que respeitar Boris ele não brinca de dar informação corretas.
Tem que respeitar é o Geraldo Alckmin, que é um homem sério e não brinca em serviço. Tio Boris adora um furdunço !
Dono de Oficina sorrindo... não é brincadeira a quantidade de bico injetor dando problema
Sorrindo? Melhor vc reconsiderar isso. Antigamente, um bico que dava pau e o mecânico só troca, é uma coisa, hoje em dia os mecânicos têm medo dos bicos modernos porque eles podem dar pau mas suas mãos, e terá o cliente dizendo: "..tava perfeito antes de trazer aqui..". É outra coisa completamente diferente..
Ultima vez que vi o preço da bomba injetora era 600 conto, isso há muito tempo, imagine hj
Eu gastei 4 mil reais por bico enjetores. E troque os 6 bico e mais, mão de obras de 30 mil de prejuízo . Menos de 1 ano tudo dando problema
Na verdade não, sou reparador de injeção diesel e vejo insatisfação nas oficinas, garantia por lei é 3 meses, porem se estraga com 6, 8, 10 meses o cliente geralmente cai matando em cima da oficina achando que foi serviço mal feito ou até mesmo não feito o que foi pago pra fazer, vira um grande transtorno lidar com esse cliente no retorno, acaba prejudicando a credibilidade nossa, isso quando não se perde o cliente.
Cade os protestos? Basta as transportadoras, os autonônomos, empresas de ônibus paraem por 1 semana que este biodiesel para de ser empurado para nós.
Para nós quem, cara pálida ? Você é dono de transportadora ?
@@jcewbank6911 se ele está reclamando, deve ser consumidor.
@@jcewbank6911 ou seu retardado, esses custos vão ser passados para os consumidores, aumento do fretes, etc. E sim, sou dono do meu próprio negócio/caminhão/autônomo
@@jcewbank6911 isso ai vai refleter no preço das passagens de onibus, transporte de produtos, produção agricola e etc. Ou voce acha que os custos com mais manutenção nao serão repassados ao consumidor final? Me poupe, é só raciocinar um pouco
@@otaviocoscrato9536 e você acha que essas medidas são tomadas pelo Congresso sem antes realizar um detalhado estudo técnico prevendo todos estes aspectos ? Isso já está tudo no radar. Eu quero é respirar melhor. Rumo ao B100 !
Imagine carretas pararem na rodovia ! Carregadas com 28, 40 toneladas. De carga! Será o caus....
Sou gerente de um posto de gasolina no RS
Venho notando que a qualidade do diesel piorou muito trocamos os filtro a cada mes e denamos os tanques 1 vez por semana e cada vez vem maus sugeira uma borra terrível de um tempo para ca ficou cada vez pior
Eu não consigo entender para que fazer tantas mistura no combustível brasileiro pois já te uma gasolina que tem muito álcool mitrura e o diesel misturado que só causa problemas e cada vez mas caro
É o poderoso lobi da bancada ruralistas.
VIVA o LOBBy do AGRO !!!!!!!! QUER MAIS, MUITO MAIS !
É o biodiesel do amor ❤️❤️❤️
Biolixo do amor
No território Brasileiro quem fala a verdade arruma problemas graves junto ao governo e população que adora o governo do momento.
Nem tanto, cadê os eleitores desse povo?
Caro Boris, quando eu fiz graduação em engenharia de produção, eu fiz parte de um projeto de pesquisa, cujo objetivo era reduzir a viscosidade do óleo vegetal para que junto ao óleo queimado (de origem fóssil), no qual a mistura possibilitasse a reutilização do óleo queimado fosse realizado… Atingimos o resultado esperado e essa reutilização de óleo poderia ser realizada em todos os geradores de produção elétrica, que são operadores em várias cidades dos interiores do estado … Sabes o que aconteceu ???? Foi engavetado, o diretor do banco financiador do projetos pagou minha bolsa( pouca- recebi 500 reais por mês para 1/2 de pesquisa)e de todos … O motivo de engavetar??? Eles não queriam perder o subsídio de uma agêncial ai para compra de óleo , fornecido por de uma multinacional … Poxa, esse problema aí nos ônibus e em geral tem solução na nossa cara, isso para o país… Mas os interesses individuais são muito maiores… Lamentável tudo isso!
VENDA SEU CARRO A DIESEL O MEU JÁ FOI HÁ 3 meses graças a Deus . O valor do carro vai cair igual pedra
Amigo meu tem oficina de bomba de combustível só diesel!! Ele está muito feliz!! Falou que não está dando conta de tanto serviço!! Agradeceu o molusco 🦑 !!
Seu cabeça de bagre... Quem tá armando isso é a bancada do agro!
Você é muito ingênuo de achar que é o presidente. Esquece da bancada ruralista!!!
Impressionante a hipocrisia do ser humano. Depois ficam falando em cuidar do meio ambiente , e quando aparece qualquer alternativa ao petróleo que é o principal agressor a camada de ozonio , ficam reclamando. Vao carpir um lote.... @@SkyN1ght
Já que está dando tanto problema com o B12 e B14, que todas as empresas de transporte entrem com processos na justiça contra os fornecedores, pelos danos causados à frota. Alguém vai ter que se responsabilizar.
COM A GASOLINA É O MESMO PROBLEMA, OU SEJA, ESTÃO SEMPRE AUMENTANDO A PORCENTAGEM DE ÁLCOOL.
Num pais decente sim, iria ate ao jornal nacional
Eles podem até tentar, mas sabe para onde irá o processo? Supremo daí já sabe o que vai dá né!?
@@aleviegas9543 N.A.D..A. !!!!!! ISSO É O QUE VAI ACONTECER
O caminho é tentar impedir o uso do bio-diesel acima do B-10 na justiça.
É uma pena que por marketing governamental e ESG, são as empresas boas é que pagam a conta
Isso já é insanidade desse governo. Polui menos o ar mais ferra o motor que fica mais gastão poluindo mais. Elas por elas e prejuízo para os proprietários de veículos.
Boris não adianta puxar saco do governo dizendo que estão certo, a verdade tem que ser dita, esse percentual é para defender interesses da banda ruralista e ganhar votos a qualquer preço, f@€a-s& o consumidor, se dá problemas no motor, volta-se a 10% e ponto final
Aquele que defende biodiesel, não sabem oque é ser camioneiro.
Se com o B12 já está ruim, com imagina com isso
Continua falando a verdade Boris, deveria ter mais pessoas como você, parabéns pelo seu trabalho 👏👏👏👏👏
Se pra motores novos fica ruim, imagina pra caminhões antigos.
Ano passado já não prestava! Usava biodiesel no Ford cargo 815e tomei prejuízo de R$ 20.000,00. Na minha cidade vários casos parecidos, em Fiat Toro, Pá carregadeira W20 e vários outros veículos. Acorda 🇧🇷
B10 já não prestava. Era só ficar um pouco parado que apodrecia.
Depois dessa última mudança percebi queda no desempenho e aumento no consumo.
Na Europa B7 (7% biodiesel) no Brasil B14 (14% biodiesel) .....carros parados na rua...o que mais precisa para nossos representantes se interessarem pelo povo deste país?!
uma vez fui olhar na escotilha de uma carreta que recém tinha descarregado biodiesel e veio aqui na oficina, e tinha uma sujeirada grudenta e amarela no fundo do tanque... Brasil é Brasil...
Aditivo em todas abastecidas há 7 anos na mesma camionete, pra tentar evitar problemas. Acho que tá dando certo.
Brasil virou o maior adulterador de combustíveis do mundo, gasolina com 27,5% de álcool e querem ir pra 35%, o resto do mundo não passa de 10% de álcool, agora o diesel com óleo de soja no resto do mundo não passa de 7 querem 15 😂
O Brasil tem o pior combustível do mundo de longe.
Há poucos dias eu dirigia um Ford F250 e o motor do veículo desligou repentinamente. Tirei o filtro racol e estava entupido de borra. Troquei o filtro por outro e o motor funcionou perfeitamente. A grande questão que fica é o aumento de despesas e os danos para os motores, bicos e unidades injetoras.
Imagine nossos carrinhos que abastecemos sem filtragem adicional alguma , e nossos bolsos , que não são do tamanhos dos da empresa. Veículos diesel vão despencar de preço.
Fantástica a reportagem. Abordou fatos e provas, sem dúvida uma comprovação que a tempos não via na imprensa "lacradora".
Chama a atenção os empresários do transporte coletivo (onibus) e os camionheiros ainda não terem iniciado um movimento contra essa situação. Sabe-se lá porque estão tão calados. Miguel - Fortaleza - CE
Trabalho na manutenção de ônibus e te falo que a empresa tem tido grandes prejuízos no operacional com frota ,pois os filtros não duram 10 mil já tá tudo entupido, tem estragado bicos injetores que duravam anos e anos e agora é questão de meses e os euros 6 da Mercedes só dor de cabeça em carros zero km !
Governo vai ter que rever isso ou vai quebrar muita gente!
Essas empresas precisam entrar na justiça!
O Gerente de Manutenção relatando fatos baseando-se em relatórios, ocorrências e gráficos dispostos atrás dele na parede. Falta aos políticos tomarem decisões usando laboratórios de testes, como esta idônea empresa. Simples assim .
OS ESPECIALISTAS DISEM QUE TEM ADITIVOS PARA O DIESEL COM A FINALIDADE DE MINIMIZAR A BAIXA QUALIDADE DO DIESEL, MAS A AQUISIÇÃO DESSES ADITIVOS ENCARECE O CUSTO DE OPERAÇÃO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE, OU SEJA, A PETROLEIRA JOGA O PROBLEMA PARA OS CONSUMIDORES. QUEM PODE PAGAR PELO ADITIVO, TEM O MOTOR PRESERVADO, QUEM NÃO TEM SIFU.
Matéria super importante e informativa. Mas por favor, o áudio é fundamental, mais importante que o video ser full HD ou 4K. Nao economizem em microfone para os entrevistados. De resto, estao de parabens!
Tenho certeza que surgiram dirigentes sérios, que tomaram medidas respeitosas com nosso país, só que até lá estamos pagando uma conta que não é nossa.
Obrigado pelo seu trabalho.
Bancada do Agro barra tudo na câmara se não for aprovado esse aumento do biodiesel
Vibra é uma empresa privada. Na venda da BR Distribuidora, o governo da época, vendeu o nome Petrobrás junto.
"Prego que se destaca leva mais martelada" Bóris é um dos únicos que falam a verdade sem medo...
Uso ACTIOIL nos meus veículos desde 2013, sempre ajudou, mas agora vamos ver o que dá... Infelizmente estamos presos as regras 'deles'.
Parabéns Boris sempre expondo a verdade dos combustíveis veículos motores no geral a verdade incomoda.
O sr boris e um ótimo cidadão, estariamos muito bem representado no parlamento brasileiro
Que absurdo... e ai também vem a gasolina com 30% de etanol. Gostaria de ver o efeito em carros a gasolina.
Eu trabalhei em uma empresa de ônibus e era vários veículos perdendo potência
Use Bardahl Max S10. E para os tanques de postos use Agro D600.
O custo do Brasil é incrível. Para adquirir qualquer veículo, novo ou usado, já é alto. Seguro então, nem se fala. Agora motores diesel, que movem a economia, transporte, etc, vão custar ainda mais para manter com esse B15. Brasil não é para amadores...
Boa tarde Boris, o vice presidente e o ministro de minas e energia se esquecem que poderão estar em uma sala de emergência, acabar a energia e o motor diesel do hospital não funcionar por causa da borra no sistema, que DEUS continue te abençoando, Flávio Maringá Paraná.
eu tenho a opnião q se a medida fosse positiva não precisaria ser imposta, poderia ter uma bomba exclusiva de B15 e outras com diesel comum, e as pessoas escolheriam por si proprias o melhor.
A função do biodiesel é vender 1 litro e entregar 850 ml
O Boris, está mostrando uma situação difícil com o biodiesel, com análises técnicas sérias, essa reportagem mostra claramente. Absurdo impor um baita prejuízo e problemas a nós, segurança com paradas nas rodovias, acima dos interesses financeiros, o direito do consumidor , que já paga preço altíssimo no diesel.
Isso aconteceu comigo! A temperatura baixou aqui no sul e a minha caminhonete já me deixou na mão. Do nada entupiu o filtro. Com 4 mil km. Troca com 10 mil km.
Os ecologistas de birô são os pais deste nome de biodiesel, eu o conheço desde o início dos anos 80 como prodiesel, nome pelo qual foi batizado em referência ao proalcool. Há duas vias de produção, a via ácida, onde um pequena quantidade de ácido é utilizada como catalizador e a via alcalina quando o catalizador é um álcali, onde geralmente é utilizada o hidróxido de sódio, soda cáustica. Estes catalisadores devem ser removidos no produto final, quando via ácida é neutralizado por uma base gerando um sal do ácido usado como catalizador. No caso da via alcalina, o excesso do álcali forma sabão que é removido junto com a glicerina formada. Se a estequiometria desta reação de neutralização não é bem executada ou se o óleo ou gordura não é de boa procedência, principalmente porque são uma mistura de glicerideos de cadeias de ácidos graxos de tamanhos diferentes, muito deles com instauração, faz se necessário um controle rigoroso da reação, coisa que eu duvido que muitos produtores não o fazem, seja por deficiência da tecnologia utilizada ou falta de um controle eficiente do processo produtivo. As gorduras de procedência animal, os óleos vegetais de descartes de cozinhas são fontes de muitas impurezas nas matérias primas gordurosas. Estes últimos deveriam ser refinados para serem aceitos como matéria prima. Eu sugeria que o processo de produção do biodiesel passase por uma destilação com um pequeno vácuo, mas suficiente para ser coletado duas ou três bandejas acima da bandeja de alimentação, o que garantiria uma maior pureza ao produto final, livre de sais, sabão ou outras impurezas não voláteis. Estas se presentes poderiam ser coletadas mais acima. Sou engenheiro químico e projetista industrial que projetou os equipamentos dos Presenes II e III, este último é o querosene alternativo da Força Aérea Brasileira, onde a parente foi adquirida da Proerg Sistemas Energéticos Ltda. no início dos anos 80. O Presene 3 foi utilizado por jatos da FAB na despedida do governo Figueiredo e um destes jato foi pilotado pelo então ministro da aeronáutica, Brigadeiro Délio Jardim de Matos. Os Prosenes 1 e 2 eram esteres de cadeias pequenas obtidos por destilação á vácuo, mas o Prosene 3 a tecnologia para obtenção foi outra, me deu muito trabalho para encontrar uma solução viável e segura. Espero que este meu relato seja de proveito para o pessoal da área.
Up
Boris, concordo com você.
O óleo diesel brasileiro tem que ter no máximo 10%, o famoso B-10.
O que passar disso, é prejuizo para às pessoas e para às empresas.
Talvez a opção seja ajuizar ação judicial colocando no passivo da ação as pessoas (diretores, gerentes, etc) dos órgãos. Elas que devem responder por esse absurdo. E não inserir as empresas ou órgãos (Petrobras ou algum ministério). Afinal, são as pessoas investidas nos cargos que devem responder pelos seus atos, supostamente insanos.
Alguns dizem q os agricultores fomentaram o uso do B14, os agricultores odeiam o B14, e ninguém culpa os políticos q fazem essas leis sem estudo nenhum
Olha, quando falaram que a trolha iria entrar eu duvidei. Agora é só relaxar e esperar...
A qualidade na reação de esterificação do óleo vegetal não são seguidas em todos as empresas .
Alegam economia mas estão fazendo justamente o contrário, ao aumentar o consumo em 30% emite muito mais carbono que antes fora o gasto absurdo de manutenção corretiva e mais que triplicando a preventiva. Bizarro a zona desse desgoverno, tudo isso por causa que não produzem diesel suficiente pro país.
Hoje mesmo não consegui trabalhar no meu pulverizador.. A borra entupiu o olhal.. Tirei e apagou de novo.. os filtros que foram trocados em janeiro tb entupiram..
Isso aí é matéria de utilidade pública. Eu tenho caminhonete e passo o maior perrengue com o diesel S10. Vou vender ela e comprar um carro flex.
Toyota tá comendo encher o saco
O jeito vai ser usar o diesel comum S500 ou S50 nos motores para S10 que já são S14, pois dificilmente vão fiscalizar a qualidade do Biodiesel que é misturado nas refinarias
Só tem que desenvolver adequadamente o biodiesel para entregar aos clientes!
Sou condutor de ônibus a 28anos, é nítido a perda de potência pós biodiesel!Além de todos esses problemas na área de manutenção tem o lado humano também, o fator estresse do condutor em trabalhar com um veículo que não atende as demandas de potência!
Para as regiões frias, sou do RS... Lá do tempo das D20 e F1000 era muito comum adicionar um pouco de querosene no tanque para minimizar o problema da cristalização do diesel no tanque.
Obrigado, Bóris!
Era isso que eu queria saber. Já tem um tempo que coloco aditivo da STP Treatment no tanque da minha camionete. Esse aditivo “diz” que lubrifica os bicos injetores, evita entupimento do filtro de combustível, previne corrosão e oxidação, aumenta a vida útil dos injetores e os mantém limpos. Também foi formulado para economizar combustível, reduzir a formação de espuma e reduz a emissão de poluentes.
Se faz tudo isso, porque a Petrobrás já não fornece um combustível com aditivos para evitar todos esses problemas?
Como você falou, porque os fornecedores do biodiesel não fornecem um produto mais filtrado, mais limpo? É essa deficiência que está deixando todos preocupados.
Também uso um aditivo da Koube que é o Perfect Clean para limpeza do catalizador, câmara de combustão, pistões, cilindros, válvulas e corrige combustível adulterado e etc.
Como vc viu, procuro evitar mais problemas no motor, não sei se estou certo, custa caro, porém, ando pouco e esse alto custo que estou pagando se dilui, pois não ando todos os dias. Tudo isso, para que usa todo dia como caminhões, ônibus, máquinas agrícolas, geradores e outros, encarecem absurdamente pra conseguir reduzir as manutenções. Há soluções, o governo é que não se importa em oferecer produtos de qualidade. Brasil, Brasil, lá fora já temos apelidos que basta.
Olá Sr. Claudemir. Assim como o senhor, tb. sou proprietário de uma camionete (Fiat Toro 2019/Turbo Diesel) comprada zero km e tb. Tenho os mesmos cuidados com o motor tb. ando muito pouco, +- 40 km por dia (250 semana ) 1000 km/ mês e em média , 13.000 km por ano. Sou assalariado , com renda familiar mensal de $4.500 ,00 com casa própria e prestação de $2.000 junto ao banco até 2035😮😢.
Olá, João Mariano! Espero que vc esteja bem e também sua família!
Eu faço em média, 1 a 2.000 km/as e sei que é muito pouco, pois ela foi feita pra andar muito mais. Até parece que estou com ela pra colocar num museu, pois ela está guardada, brilhando mais do que quando saiu de fábrica devido à cera de carnaúba que mando passar lá lavagem. Até os bancos e todo o interior é hidratado eventualmente pra preservar o couro e os plásticos. Troco o óleo e filtros por tempo e não por km, não sei se está correto, mas é minha maneira de preservar. Também não sei se estou jogando dinheiro fora com aditivos, pois é difícil encontrar um posto que venda o S10 aditivado. Jamais coloquei aditivos no motor, os chamados condicionadores de metais, pois sempre coloquei um óleo de 1ª linha 5w30 da Mobil e considero que ele já faz seu objetivo. Cuido muito, hoje andei 5 ou 6 km e até acho que o Bóris, que lê por cópia, vai querer ela pra coleção dele, pois ela está em estado de zero. Troquei os pneus dela que eram 225/65/17 por outros 235/60/70 e são mais barrigudos e muito mais macios que os da Pirelli; ando e parece que ela está flutuando. Como é automática, nunca passa de 2.300 giros, mas normalmente ela anda a 1.800 giros, então, com os cuidados espero que nunca vai dar problemas no motor. Também o líquido de arrefecimento coloco o melhor para lubrificar a bomba d’água e todas as mangueiras e evito corrosão do radiador. Quanto ao filtro DPF é tratado com um aditivo especial, pois já tive a luz ligada por entupimento e andei 20 km em 4ª marcha, um pouco mais acelerado e nunca mais tive problemas. Minhas únicas preocupações são quanto ao fluido da caixa de câmbio em que o manual diz que nunca precisa substituir e quanto à borra que pode criar no tanque, mas por isso uso aditivos para combustível adulterado e em especial aditivos para o combustível. Agora preciso trocar filtro de cabine, mesmo sem andar em estradas de terra e evito ficar próximo a veículos que fazem fumaça.
Fiz uma revisão geral aos 59.000 km e até a correia dentada foi substituída por outra de melhor qualidade, mas o restante filtros e outras coisas foram todas da Mopar.
Fui até a concessionária para fazer essa revisão geral e chefe da oficina me aconselhou procurar meu mecânico de confiança, pois o custo na concessionária era 7.800 e no meu mecânico, usando tudo da Mopar custou 1.200 reais. Absurdo os preços da concessionária São Marino que chegaram me aconselhar fazer o serviço fora.
Um forte abraço!
Também minha renda é baixa, mas com cuidados eu evito que apareçam problemas tão cedo.
Bóris! Se vc quiser uma Toro Volcano top de linha e com muitos acessórios que foram acoplados, pois na época era lançamento da Volcano e a Fiat, como primeira edição, colocou vários acessórios a mais, só faltou o teto solar, porém, não vendo pelo preço da tabela Fipe, pois ela está como se tivesse saído da fábrica nesse instante e uma nova talvez não seja tão equipada e o pelo preço, seria trocar 6 por meia dúzia e o ipva é seguro custando o dobro por uma camionete igual. Vendo ela, mas com preço muito superior ao da tabela. Ela é branca e com a pintura sem nenhuma picadinha e brilhando. Até o motor está brilhando e com os contatos limpos e protegidos com limpa contato e vaselina industrial. Não existe igual!
Posso até pensar numa troca pelo seu Passat TS de 1977 que já tive um e na época não se pensava em manter e troquei por um 1983 que também não existe igual.
Abraço, Bóris!
Sou mecânico diesel numa transportadora em jundiai,e isso ja vem acontecendo com frequência nos cavalos mecânico mercedes actros , alguns parando no meio do percurso da viagem sem força no motor, realmente é uma situação preocupante.
Verdade o meu caminhão está com 155 mil km só e tá muito ruim pra subir desde quê esse B14 entrou
Viva o Lobby do AGRO !
Mistura perigosa para os motores Disel
Eu vendi minha Parati gasolina por causa do aumento de álcool, meu próximo carro vai ser álcool ou flex, diesel e gasolina, sem chances
Parabéns pela reportagem Boris!
Vendi o meu SUV importado V6 diesel e estou muito feliz com o meu Crossover na gasosa... diesel nunca mais: carro caro, diesel caro, manutenção cara, fora esta tal de borra que entope e suja tudo: bicos, bomba de alta, válvula EGR, filtros, etc, etc, etc...
O Brasil não tem jeito!
Parabéns Bores esse trabalho seu e muito importante para todos nós motorista AD SP🎉
Geradores nossos com Diesel S10 tem que ser jogados fora a cada 3 meses. efazer limpeza geral do sistema Caso contrário entope tudo
Trabalho em FH 540 ano e modelo 2021 q qd começou usar o B14 vice perdendo força e entupindo os filtros.
Boris parabens pelas suas reportagens. Sei que vc esta em Pequim com meu amigo PCG . Ah você é famoso na Austrália meu filho falou que também te admira.
Eu trabalho de mecânico em uma empresa que presta serviços de colheita de cana de açúcar e transportes rodoviário, o que acontece é que os caminhões e máquinas começam a perder força, quando retiramos os filtros do óleo diesel tem uma borra preta que impedem a passagem do óleo, quando é feita a troca do filtro o caminhão ou máquinas agrícolas volta ao normal, mas rapidamente voltam a apresentar o mesmo problema.
Fazíamos a troca do filtro racor com 60.000 km agora e feita com 15.000.
Parabéns Boris!
Excelente matéria Bóris. Contribuindo sempre com os usuários de veículos!!
eu sou dono de oficina de motores a diesel e apoio sim o Biodisel b15,parem de mimimi eu preciso expandir meus negocios e inclusive quero comprar uma fazenda.
tem que ser hidrodiesel que esse sim vai ser a solução para qualquer motor movido a diesel
Por o que tô vendo: Os filtros nos veículos terão que ter s tecnologia melhorada.
Muito bom trabalho .
O problema não é o diesel e sim a forma que que o motor é construído, nos estados o B15 tá em todas as bombas e os petebilt rodam tranquilo pq fora construído para usar b15 já os motores europeus usam no máximo b8 e a grande maioria das marcas de caminhões que rodam no Brasil são europeias
Parabéns pelas análises técnicas! Não se intimide amigo estamos com você! 😊
Meu jeep off road é diesel, e já começou dar problemas por causa do B14, perdeu muita força e o consumo aumenta, isso que ainda utilizo aditivo para diesel S10. Ele combustível foi feito para dar lucros para os grandes produtores
Meu renegade com 23.000 km está fazendo 14km/l na cidade e 18km/l na estrada. Só aditivar con bardahl max s10 e abastecer em postos bem movimentados na beira de estrada onde o diesel não fica parado muito tempo no tanque dos postos. Também troco o filtro de combustível aos 10.000 km ou 6 meses (o manual diz 20.000 ou 1 ano). O carro está 100% redondo.
Tenho 2 veículos diesel antigos que foram projetados em S500, funcionavam muito bem. Dos ultimos 2 anos pra cá... Duvido que o diesel comum tem a mesma formulação. Ambos veículos tenho o mesmo problema frequente de filtros de combustível entupido. Um dos veículos entupiu o bico injetor e desgastou a bomba injetora, refiz a bomba injetora para suportar o diesel S10 voltou dar problema. Acabei instalando dupla filtragem em ambos veículos, mesmo assim depois de 5000Km o motor perde força por falta de combustível. Aff.. Acha paciência... Falei com o meu mecânico que tem uma Ranger 0Km também tem problema de entupimento dos filtros.
Eu já trabalhei em empresa de ônibus , e o que mais surpreendia era o preço das peças , fico pensando nos amigos que tem veículos diesel o cuidado que vão ter
POISÉ, MANUTENÇÃO DE MOTORES A DIESEL É MAIS CARO MESMO !!1
Gostaria que esta entrevista passasse em TVs abertas.
Trabalho com geradores e depois que aumentaram a mistura nossa vida virou um inferno
Faz um teste com XP3 nesse Diesel, na armazenagem inclusivel. Vai ajudar muito!
Show de bola Boris , mostra pra esse povo, como o Brasil está dificil
Continue com.esse ótimo trabalho parabéns
Parabéns Boris por levantar o problema
Eu trabalho apenas com sistema de injeção diesel, tanto mecânico quanto eletrônico, a empresa tem + de 40 anos trabalhando só com isso, eu afirmo, independente do biodiesel B10 ou B14, dês de o seu lançamento ele sempre foi problema, e qualquer mecânica dessa área que trabalha a muito tempo com injeção diesel pode afirmar exatamente a mesma coisa, é incomparável a durabilidade de peças do óleo puro em detrimento do bio, hj é comum as bombas serem feitas uma vez por ano pois o material não suporta o óleo ruim que está sendo usado nela, e cada vez fica pior a situação, é óbvio o lobi dos combustíveis aqui no BR, e quem paga o pato somos todos nós consumidores, pois a manutenção + cara vai refletir em toda a cadeia.
Eng. parabéns pela sua lucidez e comentários sempre muito coerentes 🙏🙏👏👏
Fim dos veículos diesel no Brasil, só esperar lotar as oficinas travando bomba de alta e bicos injetores