Eu Mesmo A Cada Dia Dou 100% Mais Valor Pó Meu APZÃO RAIZ 1.8 Que Está Com 658 Mil Km e Só Alegria 100% Stander Nunca Aberto Retificado E Rodando 100% Perfeito
@@LucasSantos-tz7dq na minha opinião os motores mais antigos davam menos problemas mas eu hoje tenho um voyaje 1.6 com o famoso ea 111 ate o momento não deu problema nenhum e o rendimento desse carro é muito maior que o ap e o carro em si muito mais confortável não da para ficar de fora da evolução. O negocio é cuidar bem e quebrou concert fazer oque!
Meu Ford já 380k rodados, troquei correia com 250! Sempre trocando aditivo por um de marca boa, óleo sempre trocado certinho. Agora que estou começando a deixar vencer a km do óleo 😂
Quem lembra da química? semelhante dissolve semelhante, correia dentada de borracha (provavelmente sintética) mergulhada no óleo e ainda pode sofrer contaminação de solvente (gasolina).... da ruim mesmo! Parabens pelo video Jairos!
@@ThiagoPerroni exatamente! São materiais de origens diferentes! O óleo é base mineral (ou sintética). O álcool é base vegetal. O problema do álcool é o ataque químico a metais que foi resolvido nos anos 80 e pelo que eu estou vendo, deixou de ser resolvido os motores atuais.
@@adelmofilho742 na verdade eu quis dizer que com o uso do etanol, a correia não deveria ser atacada pelo combustível, caso a premissa do amigo seja verdadeira.
Eu sou fã demais desse motor, tem mais onix dando problema na correia pondo oleo correto do que Ford Ka, motor esperto e economico, cuidando bem dura muito.
Olha.... por fervida eu nem faco o motor. Troquei o motor do meu ka esses dias atras, com 270mil km bateu biela, ia ficar 11k na retifica. Paguei 8300$ motor completo novo na caixa direto na Ford. Com mao de obra de montagem e alteração do documento nao ficou o preco que apenas a retifica pediu. Fora q em 10 dias estava pronto, nada de ficar esperando o carro 2 meses e ter um motor q nao é mais confiavel.
@@JulioCesar-ge4vy 1.5 do Ka 100 anos. O cambio por sua vez é 28k. No Ka automático normal é o 6F15 de 4° geração normal, no Ka 100 anos ele tem embreagem banhada a óleo pra 1° marcha pra arrancar melhor.
@@JulioCesar-ge4vy O caro mesmo são os acessórios e periféricos ( alternador, correias, bombas d'água pq são duas, Polia Damper, coletores e etc.) se vc pegar ele novo completo, pra só colocar no carro e ligar o chicote é 17k, só o motor novo com cabeçote é 8.385$
Comprei um ecosport 2020, 35 mil Km rodados "seminovo" motor 1.5 dragon 3 cilindros e correia banhada no óleo, Graças a Deus fiz a compra num local de prestígio, eu sai com o carro da loja e no mesmo dia apareceu a luz de injeção no painel do motor, resumindo a história, foi detectado uma falha no primeiro cilindro do motor, após uma semana sem resolverem o problema do carro, fomos conversar com o gerente e solicitamos a troca por outro carro, após muito estudo peguei um hb20s motor 4 cilindros 1.6. No dia que fomos retirar o hb20 perguntei pro vendedor como estava a eco, segundo ele, provavelmente iria ter que trocar o motor... Foi um baita livramento de Deus, fiquei 1 semana com um carro 3 cilindros pra nunca mais kk
è que voce é bruto com carros, ja vi gente que nao da certo com chevrolet, ford, honda... o meu ford ka tem 300 Mil KM, e nunca aconteceu isso, sorte ? o que será ? manutenção preventiva e periódica, desde o meu fiat uno 1994 Eletric que faço isso. È o carro ? é o dono ? respondam ai em baixo !
Quem está adorando esses motores novos , são os mecânicos , muitos que praticamente estavam desistindo da profissão, hoje estão nadando de braçada!!! Kkkk Os defeitos aparecem cada vez mais cedo!!
Se depender de mim só não quebram porque existem outras manutenções, mas referente a motor o meu está com 117.000 km e zero problemas. Interessante é o tanto de motor 4 cilindros fazendo retífica e as oficinas sempre cheias, não presta ou o dono vacilou? Tudo bem, isso é compreensível, às vezes o proprietário precisa apenas de um reparo e quer continuar com o carro. Mas a verdade é que ninguém quer comprar carro com histórico de retifica independente do motor.
@@joaovictor4726 E claramente o vídeo mostrou um motor zuado, com ferrugem nas galerias. Deveriam ter levantado a Km do carro. Podia estar com 300.000 km. No Facebook, tem um grupo de Uber que o cara chegou a 500.000 km no seu Argo 1.0 e o segredo é combustível bom e manutenção em dia.
@@EltonSevero É um ótimo carro, muito resistente, foram poucas as manutenções que tive que fazer, só os problemas cronicos... 1 - Polia do alternador 2 - Automatico do arranque 3 - mangueira de retorno do arrefecimento. Além disso só manutenção preventiva, Até os 100 mil foi feito na ford conforme manual, depois passei a usar o Lubrax 5w30. A correia já passou da hora de trocar sim, já até comprei mas preciso encontrar um mecanico de confiança no RJ para fazer a troca. Fato é que cuidando bem o motor dura, e o meu carro é um exemplo disso! E mais... troquei os amortecedores dianteiros com 250 mil, os traseiros ainda são originais. Isso trabalhando de uber no RJ.
@@wallacesobral Eu também estou usando esse lubrificante (Lubrax Valora 5W30), pois onde moro é muito quente, acho o 5W20 um pouco inadequado pra região onde moro. Eu não sei ainda se o Valora atende a nova norma da Ford (wss-m2c960-a1) mas nesse caso seria o Valora 5W20, que é dificil achar..
A MB Sprinter 415 tem uma bóia dentro do reservatório de água. Isso salva o motor de ferver por um vazamento de água. Todo carro deveria ter, evitaria um monte de motor bom que queima a junta por alguma falha no arrefecimento.
Pior é que esse sistema da Sprinter é uma maravilha, na empresa que eu trabalho tem as Sprinter que quando os mecânicos fazem a manutenção no sistema e deixam o nível do líquido de arrefecimento abaixo do mínimo já acende no painel
Tenho um audi a3 e tem sensor de nivel de arrefecimento, se baixar o nivel ja acende o alerta mo painel, isso ajuda muito, todos os carros deveriam ter
Tive um VW Polo 2006 (EA111) que também tinha sensor no reservatório de expansão, o Ka não tem. E pior: reza a lenda de que quando a luz de tempepratura acende, o estrago já está feito.
Motor 3 cil do Ford Ka é o mais bem construído. Realmente ele chega tranquilo aos 240 mil km sem problema algum. Basta o dono do carro SEGUIR o que manual manda. Ford Ka da familia trocou a correia com 230 mil km sem problema nenhum. Eita carrinho que anda bem.
Melhor motor 3 cil é da Hyundai HB20 são poucos q dão problema, já tive Ford Ka 3cil é um bom carro motor super forte por ser 1.0 muito econômico mas não é o melhor
As vezes acho que a diretoria comercial dos fabricantes exigem dos engenheiros esse tipo de solução (correia imersa).. talvez como uma forma de colocar medo no consumidor e forçar a compra de óleo genuíno ou até mesmo a revisão completa em CSS. Porque não consigo acreditar que o time de engenharia de motores tome uma decisão dessas por conta própria..
Isso é ideia da fábrica pra parecer moderninha. Algo tipo "Ninguém fez isso! Vamos inovar botando uma correia de borracha imersa no óleo e vamos mandar a indústria de lubrificantes criar um rótulo com uma classificação específica pra essa correia! Vamos ser super modernos e estar à frente do nosso tempo!" É mais ou menos isso. Tanto que essa ideia estapafúrdia não foi pra frente (graças a Deus).
Pense nas impressoras vc compra uma quase de graça e depois paga um aluguel comprado cartuchos. Esses motores são descartáveis a maioria não tem estrutura para diminuição de medidas pois ja estão no limite. Assim a fabrica vende os motores e tem seu suprimento eterno. Isso é jogada deles sem duvida a sacada e deixar esses carros nas lojas e eles melhorarem a forma de manutenção. Dizem que nos EUA esses motores não tem saída até na china os carros 3 cilindros não tem saída e ficam nas revendas o onix por lá eles tiveram que baixar até 45 % do valor de revenda pois não tem saída. Não vende!
@@clebioaraujo5126 Tive aulas no SENAI e perguntei a um engenheiro porque fabricam essas porcarias, ele falou rindo: Obsolencia programada, a fabrica quer vender, quanto a nós temos que adequar o projeto aos custos e lucros da empresa. O projeto final fica perfeito ai vem o financeiro e manda tirar componentes que servem para proteger o sistema atrás de lucro e assim temos que criar o aparelho descartável.
O velocímetro do meu carro tem uma escala meio maluca. Tem um velocímetro enorme, mas uma escala bem sem noção (ele não tem a marcação de 90 km/h, por exemplo. Não é dividido de 10 em 10 km/h como um velocímetro normal. A escala vai mudando Procura ver o velocímetro de um Gol G8 que você vai entender). Mas nas minhas contas, eu já devo ter chegado perto dos 170 km/h
Usei um Ford k zerado menos de 5mil km! Funcionava perfeito, econômico! Potente, o carinha ia a 140 fácil! Aliás o motor fica melhor ainda em alta! Mas numa dessa o ar condicionado parou de gelar e acendeu um termômetro no painel! Parei já estava fervendo! A correia de fora estava quebrada e enroscado por lá!!! Deixei em marcha lenta até parar de vida e dai coloquei água no reservatório de expansão para tirar ele do acostamento é colocar em segurança! Avisei a seguradora que mandou um guincho lá e nunca mais vi aquele carro!
Eu tenho um ka com 220 mil rodados sem quebrar. Troquei a correia dentada com 200 mil com medo de quilometragem fantasma por conta do transito caotico de SP. A correia tava boa e chegaria aos 240 mil com folga, só troquei mesmo pq ja havia comprado as novas e tava aberto na oficina.
Não existe carro ruim o problema são os donos tenho um gol g3 16v dizem que não presta mais nunca me deu dor de cabeça trocando óleo correto verificando nível aditivo vai longe .
@@Riley4R e existem oficinas ruins também. Esse foi o motivo que passei meu Ka para frente. Ele deu um simplesmente problema no trambulador ( só engatava a 3) e o mecânico refez o serviço 3x, solicitei guincho 3x fiquei dias sem o carro por um problema que tem vídeo e comentários de pessoas que fizeram a troca em casa e deu certo. 🤡 Cheguei a solicitar que o mecânico arcasse com o guincho, pois não era infinito e tinha poucos meses de seguro renovado. Depois ele deu outro probleminha e fiz as trocas, e já coloquei para a venda. Já na garantia da oficina. As trocas de óleo só fazia em local de óleo, a suspensão na suspensão. Peguei ele zero, entreguei com 65mil km tava bonzinho, mas já precisava de trocar os pneus também, já estava pequeno para família. Peguei um carro emprestado. Cobalt 1.4 com motor "indestrutível". Que carro duro, lento, beberão, barulhento, com manias, com luzes de ligam e desligam do painel. Com menos de 48h que peguei esse carro ele já me deixou na mão, precisei de ajuda com vizinhos para fazer ele funcionar. Mecânico de confiança faz uma diferença enorme. Meu pai tinha um Santana e que foi super problemático. Quando vejo gente defendendo carro velho, por ser motor não descartável. Acho engraçado, muitos acho que falam mas nem tiveram o carro e as experiências traumáticas com mecânicos. Meu pai já chegou a surtar por causa do mecânico.
Tenho um Ford Ka 1.0 2019 com esse motor , 128mil km, o único problema ate agora foi troca reparo trambulador. Resto só manutenção revisão simples do manual
Rodei 200 mil km com um Ka 1.0 3 cilindros, sempre óleo e filtros Motorcraft (mesmo preço na css comparado com os aftermarket em autocenter). Troquei correia e tensores antes de vender, sem nenhum problema ou dor de cabeça!
Eu ia comentar sobre o filtro do óleo. Eu não consigo entender porque usam esses filtros de marca duvidosa, sendo que o custo de um original é minimamete maior (e as vezes até mais barato se bobear). Os carros mais novos, na minha opinião, são realmente menos duráveis que os mais antigos, mas os proprietários e os mecânicos ajudam a durar menos ainda. Os proprietários para poupar uns trocos, e os mecânicos para ganhar uns trocos a mais. Quando vejo um filtro de óleo dessa marca aí e ainda por cima com todas essas marcas na parte externa, pra mim já mostra mecânico "mão suína".
@@aguip9362 sim, por isso sempre comprei o óleo e os filtros na css (Motorcraft original Ford). Pagava 15 reais no filtro de combustível, 22 no de óleo e 35 no de ar do motor. Geralmente nos autocenters era o mesmo preço, ou mais caros, e sempre de marcas tabajaras.
Migrei de um carro com motor 4 cilindros para um ka 3 cilindros e já vai bater os 117.000 km sem nenhum problema. Não tive boa experiência fora da concessionária (revisão de 100.000), fui em uma troca de óleo e colocaram um filtro da marca Wega (eu poderia chegar aqui e descrever que a marca não presta, mas ela não foi o problema). Em contato com a Wega o técnico me informou que o filtro W0 153 usado pela loja era do Ka 1° e 2° geração, o correto para o motor 3 cilindros seria o W0 156 (referência da Wega). Em resumo! O filtro indicado pelo técnico corrigiu 100%, mesmo assim optei por colocar um original Fomoco comprado na concessionária. Com todo respeito a retifica, mas ela só opina em relação ao problema final, nunca faz críticas aos mecânicos que fazem serviços porcos.
@@joaovictor4726 foi por conta desses "erros" de aplicação de autocenters, eu sempre comprei óleo e filtros na css, e levava para o mecânico de confiança fazer a troca.
Eu troquei com 258.000 e estava aínda boa. Agora está com 384.000 e não abre motor ainda. Carro trabalha no Uber desde 2016. Ford Ka 1.0 2015. Sempre usei óleo 5W 20 homologado a Ford.
Parabéns pela boa manutenção. A única diferença do 3 para 4 cilindro é falta de 1 cilindro. O que ocorre é que assim como alguns motores 4cc exigem uma manutenção em dia e combustível de qualidade, a mesma coisa é nos 3cc. Eu daria preferencia pra motores com 3cc com corrente (Firefly e motor do HB20), mas tanto esse motor Ford quanto o Gm, já é provado que só quebra com dono relaxado.
Esses motores são tão pequenos que quando acontece algo extremo que necessita desmontagem completa é fazer a plaina das duas superfícies e vida que segue e o dono que seja feliz. Motor não é LEGO pra ficar desmontando e montando pra "ver" se vai ficar bom.
eu baixei o carter do meu com 170 mil e a correia esta perfeita. sem vestígios de farelo no carter ou pescador. vou parar após os 200 pra substituir. o meu está com a embreagem original e em perfeito estado. só estraga antes quem nao cuida. uso somente óleo motorcraft original da ford e pau na maquina. pra mim o carro é perfeito. se fosse um ea111 da vida ja teria feito cabeçote umas 2 x e troca de correira umas 2x tbm. pra mim está perfeito. ja vi mtos com 300km rodando ai em perfeito estado. feito troca da correia com 240km
Amigo, muda isso por favor. Deus está a proteger o teu motor, e qualquer dia a proteção acaba e perdes o motor. Essa coisa da correia húmida é o maior embuste da indústria automóvel.
Trabalho com um ka 1.5 que atualmente está com 270 mil km. Nunca fez embreagem, nem na correia, só mexeu na suspensão por conta das buraqueiras do RJ. E como é um carro de trabalho é pau na maquina todo santo dia. Carro resistente. Aqui temos um gol que toda semana visita a oficia. Acho que é questão de sorte
Jaiiiirossss , aq em kz temos dois desses uma Ecosport e um Ka os dois automático porém 1.5 de 137cv no álcool, baita motor Fort d + , mas não e econômico na cidade faz 8 no álcool , fiz uma viagem de 1400 km e não deixou a desejar em nem um momento e chegou fácil a 200km/h , porém até o Marea era bom quando zero
O meu Ka 1.5 faz 11 km/l com gasolina e eu acho até econômico para a potência que possui. Fiz várias viagens nele e ele nunca deu dores de cabeça. Porém, vejo vários relatos de correia dentada arrebentando em carros com 80 mil km, em média, sendo que a correia deveria durar 160 mil km (no 1.5).
@@Hunter1979_1puta merda 11km pra um carro pequeno e muito Eu tenho uma blazer v6 e fazia 12 na rodovia carregada quando era pelo sistema aranha agora que tem coletor flautado faz 10 mas tá mais forte
Cara 8 no álcool com motor 1.5 automático não está fora não, é essa média. Se for 1.0, aí é outra questão, a maioria desses motores acima de 1.0 faz essa média de 8 - 9 no álcool com motor aspirado. Se o manual faz isso imagina automático.
Aqui cuidei de vários de zero até acima dos 100mil km. Correias elee não tiveram problema algum. Se levar aquecimento aí ele azeda. Ele não arrebenta correia igual dos 1.5.
Olá. O vídeo foi legal espero que tenha a parte 2, uma continuação onde seja explicado como ficam as tolerâncias super justas deste motor, o empenamento das camisas e como resolver os torques dos parafusos e roscas do cabeçote e bloco que foram projetados para se deformarem na desmontagem e como a central eletrônica vai reagir a esse motor reparado. Tenho interesse pois sou dono de Ford Ka 2018.
Eu acho que outra coisa que estraga a correia é a contaminaçao com combustivel ( trabalhando com mistura muito gorda, algum problema de injeçao ou para aquela pessoa que só anda 5 km por dia, ai o motor nem esquenta direito e contamina o oleo ) esse cabeçote gosta de trincar entre galeria de agua para coletor de ESC, video top Jairos.
Estão de parabéns por vocês conseguirem plainar um bloco com menos de dois centésimo até na retifica plana e difícil conseguir mesmo sendo nova porque existe desgaste do rebolo
Super video, parabéns. Trabalhei mais de 15 anos em indústria metalúrgica na área de controle de qualidade, na maior parte do tempo com metrologia e calibração de instrumentos de medição, essa diferença na régua com relógio comparador é pq a mola do relógio é mais forte que o peso do conjunto, a ideia do imã seria o ideal mesmo.
Pois vou te falar uma coisa eu sou Técnico em eletrônica industrial e trabalhei em universidades e órgãos públicos com gente pagando aluguel por hora para a empresa que eu trabalhava. Eu ja via essas gambiarras de fabricantes de equipamentos eletrônicos ao ponto de vc ver placa com circuito integrado raspado o código para vc ter que comprar a placa td e o fabricante vender mais componentes, não tinha reparação por safadeza do fabricante. Pra mim essa tecnologia nova e a mesma coisa!
Se o intuito do vídeo era falar mal do 3cc não deu certo. Um motor 4cc com ferrugem nas galerias poderia também vir a dar pau... e vai saber se esse Ka não era Uber e já não rodou uns 300.000 km.
Argumento idiota é fanboy de um motor que tá cheio nas retíficas e até nas concessionárias, milhares que fizeram a manutenção correta e se toraram, deixe de conversa fiada@@JanduirMedeirosdeMorais
@@Br.2921 Dá pra ver que não entende nada de carro. Vai bater a cabeça na parede quando souber que na Àsia os motores 3cc existem desde os anos 80 e ninguém fala que não presta. No Japão, os Keycars japoneses são 90% equipados com motores 3cc. Assim como não posso dizer que o motor 4cc não presta por que o Marea 1.8 16v dava muito pau por culpa de falta de manutenção, a mesma coisa é com os 3cc. Só na permanece na ignorância quem quer...
Tive um carro cheio m este motor so revisei em autorizada vendi com 210k sem dor de cabe e motor lacrado ! Manutenção nestes motores tem de ser bem feita e oleo só original na especificação.
Depende do motivo que levou esse motor para a retífica. Se foi por conta de correia quebrada ou válvula trincada (problema crônico), este motor terá salvação. Agora se foi superaquecimento, acho difícil um motor desse voltar bom. E o custo fica maior do ir na concessionária e comprar outro motor.
Mas o problema não é a correia, ela na verdade era pra ser uma solução para dar mais suavidade ao motor devido a corrente ter mais atrito. Usar óleo errado em motor com corrente vai danificar do mesmo jeito, o motor tem outros vários componentes sensíveis a óleo. Enquanto existir pessoas sem compromisso com manutenção ou as fazendo de forma errada, tem que tomar prejuízo mesmo, afinal não fez o mais fácil.
Quem tem carro correia banhada no óleo tem que ficar atento nos adtivos do oleo na especificação nao só na viscosidade tem muita troca de óleo que usa óleo de tambor que não e específico para o carro
Outra também quando trocar óleo tem q vê se é óleo correto q vc pediu porque as vezes, nos falam óleo correto vira as costas a pessoa coloca óleo errado, meu fiesta zetec 2011 usa óleo 5w30 mesmo assim fico de lado da pessoa q tá trocando óleo não vacilo .
Jairo sou seu fã trabalho na área de manutenção industrial. Já vi que você é meio professor Pardal , gostaria de dar uma ideia em vez de você usar um relógio comparador. Você coloca uma trena a laser aí nessa guia linear . Creio que tenha trenas a laser com uma precisão centesimal . E só uma idéia.
meu Ford ka 2015 usa esse mesmo motor, virou 100 mil km esse mes, sou unico dono, o motor esta perfeito, sou chato na troca de oleo, faço a troca rigorosamente cada 5 mil km. Ja estou procurando onde fazer essa troca da correia.
primeira coisa que reparei no filtro qe nao e motorcraft recomendado ... turma nao so o oleo, mas o filtro do oleo de ar e tudo tem ser original , se o filtro nao era, quem dira que o oleo era ..
Ótimo trabalho ilustrando os pontos de atenção na retifica destes motores Ford 3 cilindros, mas me ocorreu uma questão, na checagem de empeno do bloco, além de utilizar a régua com a tinta de contraste seria possível utilizar um calibre de lâminas pra ter uma certa idéia do empeno ou não daria certo?
O dono colocou filtro de óleo da vox! segunda linha da Tecfil que já uma bela porcaria! imagina a qualidade do óleo que ele colocava no motor! por isso a correia ta soltando material! Ótimo vídeo parabéns!
Minha opinião sobre a segunda régua com o medidor, não leva em conta essa variação com a pressão da mão, se você regulou o zero quando você manipula pode ter variação, mas quando você tira a mão ela volta ao estado original. Então ela dá uma leitura correta. Bom essa é a minha visão.
Jairão, uma dúvida que tenho é não foi sanada neste vídeo. Os mecânicos dízem que esse motor do Ford Ka não dá retífica. Afinal ele dá retífica ou não? E se sim, volta a funcionar como antes? Aguardo resposta e parabéns pelo traabalho.
Jairão como qualquer outro motor pode sofrer com quebra prematura incluindo a correia, mesmo utilizando o óleo correto nas especificações de fábrica ele vai quebrar, esse motor torna a manutenção mais delicado porque vc não saber quando a correia vai romper uma vez que vc teria que desmontar a tampa da lateral do motor cárter tampa de válvula 50% do motor tornando a preventiva muito cara diferente dos carro com correia comum basta tira a protetor e visualiza a correia, Carro é bom mais com esse motor de correia banhada a óleo não pego
Pena que nesse vídeo, o Jairão não virou o motor e mostrou a imundice que estaria o pescador, com todos os fiapos que soltaram dessa correia. E como ele superaqueceu, vaio ter de trocar os pistões, pois se montar com este conjunto, ele vai ficar batendo saia (é problema crônico desse motor). E as válvulas de escapamento tem de ser trocadas, pois ela trincam que é uma beleza (outro problema crônico deste motor). Ou seja, para a saúde de seu bolso, não compre carros com esse motor.
Belíssimo vídeo ......parabéns à todos os envolvidos.......Sr Jairo não tenho a intenção de ensinar o pai nosso ao vigário.....só darei um pitaco referente ao empenamento no bloco dos motores com ferro fundido cinzento. Boa parte dos motores acontece esse problema mesmo com paredes mais espessas..... o motivo acredito que se dá pelo ritmo de produção.......todo material fundido é preciso ter um período de acomodações das moléculas.....ex. envelhecimento......por tempo ou em fornos para alívio de tenção...... Abraços.
Pessoal, abraço, vocês são show de bola, obrigado por todas as informações, mas gostaria de saber, quais os sinais de que a correia está nos seus ultimos dias, tem como saber sem desmontar? Dúvida para quem pegar esses carros usados, e se vale para outros motores de outras marcas tbm!
Jairos não apareceu nenhum 1.5 3 cilindros por ai? Eu tenho um KA sedan com esse motor a 4 anos, completei hoje 88 mil km e cara que motorzinho que empurra viu, ultimo dos aspirados pequenos antes dos turbos 1.0 tomar conta de tudo
Bom dia jarios, vídeo top. Dùvida para vídeo de terça: tendo o ferramental de plainas e retífica no geral, e uma régua tendo um valor elevado como o jairinho comentou no vídeo, vocês não poderiam "criar" uma régua? acredito que a resposta seja não pois vocês compraram e não fizeram, mas gostaria de saber o motivo. Obrigado a atenção, falando aqui do Rio Grande do Norte, Natal.
Tem um quartel da Marinha aqui no Rio, com frota desses carros, trocando o óleo sempre com 5 mil km, carros estão dou km já acentuado e parece que sem maiores problemas na correia!
Desarmei um desse hj na oficina! Esse carro foi batido e estamos fazendo a manutenção, vai ter que fazer motor pq quebrou várias partes, caixa de marcha, carter etc... Mais em relação a interno o motor está tranquilo! Minha dúvida é inútil pq é óbvio que vamos fazer o motor completo retifica e tudo mais e é óbvio que iremos trocar a correia dentada e tensor, minha pergunta é! De acordo com essa teoria de que essa Correia dura 200 mil km daria pra reaproveitar sem dúvidas alguma? Pq na teoria eu creio que sim pq esse carro batido ele tem menos de 20 mil km rodados! Inclusive a própria cliente perguntou "dar pra reaproveitar essa msm correia?" Respondemos que como vamos fazer o motor por prevenção e garantia o certo seria trocar e é o que vamos fazer! Minha outra pergunta é sempre esses motor com correia banhada a óleo tem esses problemas de usarem óleo errado então qual seria o óleo correto? Como saber a aplicação certa?
Acho que não é só o óleo correto, o certo seria trocar com a km bem mais baixa Pois o combustível pode contaminar o óleo e agredir a correia. Então quem não quer ter dores de cabeça Óleo correto e metade da quilometragem É caro mas não tem outro jeito
MEU KA SEDAN 2018 DESDE ZERO, SÓ ALEGRIA, 87000KM E AINDA ESTA OTIMO, NEM NUNCA ESQUENTOU, SÓ USO ALCOOL DESDE SEMPRE, SÓ TROCA OLEO, VELAS E FILTROS, AMORTECEDORES, FREIO, TUDO NORMAL
A minha pergunta . Hoje em dia levando em consideração a manutenção , e sabendo que esses motores estao danfo problema vc pegaria um Onix 1.0 ou um Polo Mpi 1.0
Tem um com 140 mil e outro com 230 aqui Todo tirados zeros Sempre com óleo 5w20 motorcraft O com 230 troquei a Coreia a os 200 mil Outro tá original ainda Nunca incomodou Mas são melindrosa tem q cuida Troco oleo média de 6 a 7 mil km rado uber com eles
Boa noite jairo ja vi vídeos da Oficina al vento em que ele fala que esses motores de 3 cilindros se plainar o bloco a luz de injeção JÁ fica acesa ja vi varios vídeos que falão que esses motores quando retificadoa não ficão bons qual sua opnião aguardo sua resposta?
Eu cheguei a 136 mil km e deu problema correia soltou resíduo, entupio pescador e deu merda. Sempre usei o oleo recomenda motocraf 5w-20 dentro do prazo
Meus caros, tenho um ford ka 1.5 2020. Então tem como, de alguma forma, na troca do filtro de óleo verificar se tem "sujeira" da correia passando? Penso que seria um indicador fácil para validar se ela está se deteriorando... Não precisando abrir todo o motor...
As vezes mesmo usando o oleo correto, a correia esfarela. Ocorre pelo modo de uso do carro. Anda so no alcool e tudo tiro curto. Assim contamina o oleo e fica mais ácido e assim esfarela a correia. Se anda pouco o correto e trocar o oleo umas tres vezes por ano.
@@ThiagoPerronise vc rodar pouco e colocar combustível de má qualidade pode estragar mais rápido, pois quando roda pouco o combustível que vai pro óleo não evapora. pouco que digo tipo 5km é desliga
@@npereira6636 Sim, condição de uso severo. Mas o motor tem que estar muito ruim pro combustivel ir pro óleo a ponto de contaminar o mesmo a ponto de esfarelar a correia.
@@ThiagoPerroni na na ni na não, rodou pouco, o combusti´vel desce para o óleo pq o motor quando frio trabalha com excesso de ocmbustível , daí se rodar pouco, não dá tempo de evaporar......acontece até com gasolina podium.....
@@KaLeB_ sei lá amigo, os anéis deveriam fazer esse trabalho de evitar a contaminação do lubrificante pelo excesso de combustível, ainda assim, com o uso do etanol os danos não deveriam ocorrer.
Boa tarde. Se não acompanhar e proteger o motor, na parte superior, haverá uma oxidação das velas na base do motor. Como fazer para proteger e não cair água no local?
Boa noite Jairo e Jairinho, por qual motivo os motores 3 cilindros sofrem mais por ovalização de cilindros, desgastes prematuro quando sofre o aquecimento, e o Ford Ka mesmo sendo bloco de ferro, aparentemente sofre mais que os blocos de alumínio?
Desde de zero sempre usei o óleo original e cim 177 mil km no gmv deu pau no cabeçote e ja aproveitei pra trocar a correia e estava zero e depois dessa nunca mais uso GNV
O ka da patroa 2019 comprado zero km, com 70 mil kms , começou a falhar e perder força quando ligava. Todas as manutenções feitas corretamente, sempre o óleo do fabricante, tudo , tudo certinho. Levei no mecânico testaram tudo. Deixei para testarem ele pela manhã... Resultado, 1 cilindro funcionando 30% , abre o motor , válvulas com fissuras , onde perdia a compressão. Troca das 12 válvulas, outros periféricos e kit correia. Vi a correia anterior ela tinha rebarba nas 2 laterais , 70 mil...., ou seja para onde foi o polímero. Infelizmente para mim, motores 3 cilindros não suportam tamanha compressão para chegar na cavalaria que eles oferecem. 3 cilindros só DKW.
Vcs sabem que estes motores vieram até pro bem !!!??? Tá fazendo todo mundo conservar e tratar bem os motores e veículos da década de 80 e 90
cada dia eu dou mais valor aos meus 2 GM família 2
Eu Mesmo A Cada Dia Dou 100% Mais Valor Pó Meu APZÃO RAIZ 1.8 Que Está Com 658 Mil Km e Só Alegria 100% Stander Nunca Aberto Retificado E Rodando 100% Perfeito
Estou tão feliz com zetec rocam
@@AdrianPiveta eu também tenho fiesta zetec rocam 2011 correte de comando , só alegria 😁😁😁
@@LucasSantos-tz7dq na minha opinião os motores mais antigos davam menos problemas mas eu hoje tenho um voyaje 1.6 com o famoso ea 111 ate o momento não deu problema nenhum e o rendimento desse carro é muito maior que o ap e o carro em si muito mais confortável não da para ficar de fora da evolução. O negocio é cuidar bem e quebrou concert fazer oque!
Meu Ford já 380k rodados, troquei correia com 250! Sempre trocando aditivo por um de marca boa, óleo sempre trocado certinho. Agora que estou começando a deixar vencer a km do óleo 😂
Esse motor é bom é caramba, tenho um ka 2019 com 370 e só uso óleo e filtro da Ford
Quem lembra da química? semelhante dissolve semelhante, correia dentada de borracha (provavelmente sintética) mergulhada no óleo e ainda pode sofrer contaminação de solvente (gasolina).... da ruim mesmo! Parabens pelo video Jairos!
Baseado no que voce disse, eu posso interpretar que no etanol isso não aconteceria?.
@@ThiagoPerroni exatamente! São materiais de origens diferentes! O óleo é base mineral (ou sintética). O álcool é base vegetal. O problema do álcool é o ataque químico a metais que foi resolvido nos anos 80 e pelo que eu estou vendo, deixou de ser resolvido os motores atuais.
@@adelmofilho742 na verdade eu quis dizer que com o uso do etanol, a correia não deveria ser atacada pelo combustível, caso a premissa do amigo seja verdadeira.
Eu sou fã demais desse motor, tem mais onix dando problema na correia pondo oleo correto do que Ford Ka, motor esperto e economico, cuidando bem dura muito.
Eu nunca compraria um carro com esse motor mais foi valido assistir pra ver como ele se comporta
Um dia você não vai ter escapatória.
Olha.... por fervida eu nem faco o motor. Troquei o motor do meu ka esses dias atras, com 270mil km bateu biela, ia ficar 11k na retifica. Paguei 8300$ motor completo novo na caixa direto na Ford. Com mao de obra de montagem e alteração do documento nao ficou o preco que apenas a retifica pediu. Fora q em 10 dias estava pronto, nada de ficar esperando o carro 2 meses e ter um motor q nao é mais confiavel.
8300 um motor novo ?
@@jalmofornarijunior6659 motor é barato, se engana quem pensa que é caro. Já vi fire parcial ( sem cabeçote e acessórios) por 2900
1.0 , R$ 8.300? Putz pesquisei por aí , só achei de 20k pra frente , ja o 1.5 dragon e esse valor de 8k
@@JulioCesar-ge4vy 1.5 do Ka 100 anos. O cambio por sua vez é 28k. No Ka automático normal é o 6F15 de 4° geração normal, no Ka 100 anos ele tem embreagem banhada a óleo pra 1° marcha pra arrancar melhor.
@@JulioCesar-ge4vy O caro mesmo são os acessórios e periféricos ( alternador, correias, bombas d'água pq são duas, Polia Damper, coletores e etc.) se vc pegar ele novo completo, pra só colocar no carro e ligar o chicote é 17k, só o motor novo com cabeçote é 8.385$
Comprei um ecosport 2020, 35 mil Km rodados "seminovo" motor 1.5 dragon 3 cilindros e correia banhada no óleo, Graças a Deus fiz a compra num local de prestígio, eu sai com o carro da loja e no mesmo dia apareceu a luz de injeção no painel do motor, resumindo a história, foi detectado uma falha no primeiro cilindro do motor, após uma semana sem resolverem o problema do carro, fomos conversar com o gerente e solicitamos a troca por outro carro, após muito estudo peguei um hb20s motor 4 cilindros 1.6. No dia que fomos retirar o hb20 perguntei pro vendedor como estava a eco, segundo ele, provavelmente iria ter que trocar o motor... Foi um baita livramento de Deus, fiquei 1 semana com um carro 3 cilindros pra nunca mais kk
è que voce é bruto com carros, ja vi gente que nao da certo com chevrolet, ford, honda... o meu ford ka tem 300 Mil KM, e nunca aconteceu isso, sorte ? o que será ? manutenção preventiva e periódica, desde o meu fiat uno 1994 Eletric que faço isso. È o carro ? é o dono ? respondam ai em baixo !
Quem está adorando esses motores novos , são os mecânicos , muitos que praticamente estavam desistindo da profissão, hoje estão nadando de braçada!!! Kkkk
Os defeitos aparecem cada vez mais cedo!!
Se depender de mim só não quebram porque existem outras manutenções, mas referente a motor o meu está com 117.000 km e zero problemas. Interessante é o tanto de motor 4 cilindros fazendo retífica e as oficinas sempre cheias, não presta ou o dono vacilou? Tudo bem, isso é compreensível, às vezes o proprietário precisa apenas de um reparo e quer continuar com o carro. Mas a verdade é que ninguém quer comprar carro com histórico de retifica independente do motor.
Ainda mais com uns bração quem tem pôr aí 😂🎉😂🎉 os mecânicos agradecem
Audio muito ruim,barulho de fundo
@@joaovictor4726 E claramente o vídeo mostrou um motor zuado, com ferrugem nas galerias. Deveriam ter levantado a Km do carro. Podia estar com 300.000 km. No Facebook, tem um grupo de Uber que o cara chegou a 500.000 km no seu Argo 1.0 e o segredo é combustível bom e manutenção em dia.
@@joaovictor4726 eu compraria um motor retificado num carro de coleção. Ele vai andar muito pouco mesmo...
Tive um, sempre usando os produtos genuínos indicados no manual, sem problemas com ele.
Jairão, o meu ford ka está com 316 mil e a correia é original. Nunca troquei, o carro é meu des dos 33 mil. Oleo trocado de 10 em 10 mil.
Eu estou pesquisando pra comprar um carrinho desses. Não estaria na hora de trocar essa correia amigo? E que óleo vc usa?
@@EltonSevero É um ótimo carro, muito resistente, foram poucas as manutenções que tive que fazer, só os problemas cronicos... 1 - Polia do alternador 2 - Automatico do arranque 3 - mangueira de retorno do arrefecimento. Além disso só manutenção preventiva, Até os 100 mil foi feito na ford conforme manual, depois passei a usar o Lubrax 5w30. A correia já passou da hora de trocar sim, já até comprei mas preciso encontrar um mecanico de confiança no RJ para fazer a troca. Fato é que cuidando bem o motor dura, e o meu carro é um exemplo disso! E mais... troquei os amortecedores dianteiros com 250 mil, os traseiros ainda são originais. Isso trabalhando de uber no RJ.
@@wallacesobral Eu também estou usando esse lubrificante (Lubrax Valora 5W30), pois onde moro é muito quente, acho o 5W20 um pouco inadequado pra região onde moro.
Eu não sei ainda se o Valora atende a nova norma da Ford (wss-m2c960-a1) mas nesse caso seria o Valora 5W20, que é dificil achar..
A MB Sprinter 415 tem uma bóia dentro do reservatório de água. Isso salva o motor de ferver por um vazamento de água. Todo carro deveria ter, evitaria um monte de motor bom que queima a junta por alguma falha no arrefecimento.
Pior é que esse sistema da Sprinter é uma maravilha, na empresa que eu trabalho tem as Sprinter que quando os mecânicos fazem a manutenção no sistema e deixam o nível do líquido de arrefecimento abaixo do mínimo já acende no painel
O Alfa Romeo 94 que eu tive tinha sensor de nível no reservatório também. É um sensor que salva motor.
O meu vectra tem essa bóia. Concordo contigo. Mais se esta tudo em ordem com fluido como deve ser, dificilmente baixa o nível.
Tenho um audi a3 e tem sensor de nivel de arrefecimento, se baixar o nivel ja acende o alerta mo painel, isso ajuda muito, todos os carros deveriam ter
Tive um VW Polo 2006 (EA111) que também tinha sensor no reservatório de expansão, o Ka não tem. E pior: reza a lenda de que quando a luz de tempepratura acende, o estrago já está feito.
Motor 3 cil do Ford Ka é o mais bem construído. Realmente ele chega tranquilo aos 240 mil km sem problema algum. Basta o dono do carro SEGUIR o que manual manda. Ford Ka da familia trocou a correia com 230 mil km sem problema nenhum.
Eita carrinho que anda bem.
Melhor motor 3 cil é da Hyundai HB20 são poucos q dão problema, já tive Ford Ka 3cil é um bom carro motor super forte por ser 1.0 muito econômico mas não é o melhor
Meu com 380
As vezes acho que a diretoria comercial dos fabricantes exigem dos engenheiros esse tipo de solução (correia imersa).. talvez como uma forma de colocar medo no consumidor e forçar a compra de óleo genuíno ou até mesmo a revisão completa em CSS.
Porque não consigo acreditar que o time de engenharia de motores tome uma decisão dessas por conta própria..
Isso é ideia da fábrica pra parecer moderninha. Algo tipo "Ninguém fez isso! Vamos inovar botando uma correia de borracha imersa no óleo e vamos mandar a indústria de lubrificantes criar um rótulo com uma classificação específica pra essa correia! Vamos ser super modernos e estar à frente do nosso tempo!" É mais ou menos isso. Tanto que essa ideia estapafúrdia não foi pra frente (graças a Deus).
Engenheiro não dá a martelada final. Quem manda é o comercial.
nao se aprendeu nada com este video...
Pense nas impressoras vc compra uma quase de graça e depois paga um aluguel comprado cartuchos. Esses motores são descartáveis a maioria não tem estrutura para diminuição de medidas pois ja estão no limite. Assim a fabrica vende os motores e tem seu suprimento eterno. Isso é jogada deles sem duvida a sacada e deixar esses carros nas lojas e eles melhorarem a forma de manutenção. Dizem que nos EUA esses motores não tem saída até na china os carros 3 cilindros não tem saída e ficam nas revendas o onix por lá eles tiveram que baixar até 45 % do valor de revenda pois não tem saída. Não vende!
@@clebioaraujo5126 Tive aulas no SENAI e perguntei a um engenheiro porque fabricam essas porcarias, ele falou rindo: Obsolencia programada, a fabrica quer vender, quanto a nós temos que adequar o projeto aos custos e lucros da empresa. O projeto final fica perfeito ai vem o financeiro e manda tirar componentes que servem para proteger o sistema atrás de lucro e assim temos que criar o aparelho descartável.
Pensa num motor forte. Esse 1.0 chega aos 160km na estrada fácil.
O velocímetro do meu carro tem uma escala meio maluca. Tem um velocímetro enorme, mas uma escala bem sem noção (ele não tem a marcação de 90 km/h, por exemplo. Não é dividido de 10 em 10 km/h como um velocímetro normal. A escala vai mudando Procura ver o velocímetro de um Gol G8 que você vai entender). Mas nas minhas contas, eu já devo ter chegado perto dos 170 km/h
Do que adianta se no futuro se tornará uma sucata?
@@RBMK_1000 no futuro, você será comida de bicho. Até estrela morre, chefe!
@@RBMK_1000 Verdade, motor descartável, a maioria dos cilindros não aceita retifica, carro bom pra único dono, pq futuros donos vão ser dor de cabeça
Usei um Ford k zerado menos de 5mil km! Funcionava perfeito, econômico! Potente, o carinha ia a 140 fácil! Aliás o motor fica melhor ainda em alta! Mas numa dessa o ar condicionado parou de gelar e acendeu um termômetro no painel! Parei já estava fervendo! A correia de fora estava quebrada e enroscado por lá!!! Deixei em marcha lenta até parar de vida e dai coloquei água no reservatório de expansão para tirar ele do acostamento é colocar em segurança! Avisei a seguradora que mandou um guincho lá e nunca mais vi aquele carro!
Eu tenho um ka com 220 mil rodados sem quebrar. Troquei a correia dentada com 200 mil com medo de quilometragem fantasma por conta do transito caotico de SP. A correia tava boa e chegaria aos 240 mil com folga, só troquei mesmo pq ja havia comprado as novas e tava aberto na oficina.
Não existe carro ruim o problema são os donos tenho um gol g3 16v dizem que não presta mais nunca me deu dor de cabeça trocando óleo correto verificando nível aditivo vai longe .
Meu com 380 rodados, troquei correia com 250k
@@Riley4R e existem oficinas ruins também. Esse foi o motivo que passei meu Ka para frente. Ele deu um simplesmente problema no trambulador ( só engatava a 3) e o mecânico refez o serviço 3x, solicitei guincho 3x fiquei dias sem o carro por um problema que tem vídeo e comentários de pessoas que fizeram a troca em casa e deu certo. 🤡
Cheguei a solicitar que o mecânico arcasse com o guincho, pois não era infinito e tinha poucos meses de seguro renovado.
Depois ele deu outro probleminha e fiz as trocas, e já coloquei para a venda. Já na garantia da oficina. As trocas de óleo só fazia em local de óleo, a suspensão na suspensão.
Peguei ele zero, entreguei com 65mil km tava bonzinho, mas já precisava de trocar os pneus também, já estava pequeno para família.
Peguei um carro emprestado. Cobalt 1.4 com motor "indestrutível".
Que carro duro, lento, beberão, barulhento, com manias, com luzes de ligam e desligam do painel. Com menos de 48h que peguei esse carro ele já me deixou na mão, precisei de ajuda com vizinhos para fazer ele funcionar.
Mecânico de confiança faz uma diferença enorme. Meu pai tinha um Santana e que foi super problemático. Quando vejo gente defendendo carro velho, por ser motor não descartável.
Acho engraçado, muitos acho que falam mas nem tiveram o carro e as experiências traumáticas com mecânicos. Meu pai já chegou a surtar por causa do mecânico.
@@anaisabel3586 com certeza o maior problema atual.
Tenho um Ford Ka 1.0 2019 com esse motor , 128mil km, o único problema ate agora foi troca reparo trambulador. Resto só manutenção revisão simples do manual
Rodei 200 mil km com um Ka 1.0 3 cilindros, sempre óleo e filtros Motorcraft (mesmo preço na css comparado com os aftermarket em autocenter).
Troquei correia e tensores antes de vender, sem nenhum problema ou dor de cabeça!
Eu ia comentar sobre o filtro do óleo. Eu não consigo entender porque usam esses filtros de marca duvidosa, sendo que o custo de um original é minimamete maior (e as vezes até mais barato se bobear). Os carros mais novos, na minha opinião, são realmente menos duráveis que os mais antigos, mas os proprietários e os mecânicos ajudam a durar menos ainda. Os proprietários para poupar uns trocos, e os mecânicos para ganhar uns trocos a mais.
Quando vejo um filtro de óleo dessa marca aí e ainda por cima com todas essas marcas na parte externa, pra mim já mostra mecânico "mão suína".
@@aguip9362 sim, por isso sempre comprei o óleo e os filtros na css (Motorcraft original Ford).
Pagava 15 reais no filtro de combustível, 22 no de óleo e 35 no de ar do motor. Geralmente nos autocenters era o mesmo preço, ou mais caros, e sempre de marcas tabajaras.
Migrei de um carro com motor 4 cilindros para um ka 3 cilindros e já vai bater os 117.000 km sem nenhum problema.
Não tive boa experiência fora da concessionária (revisão de 100.000), fui em uma troca de óleo e colocaram um filtro da marca Wega (eu poderia chegar aqui e descrever que a marca não presta, mas ela não foi o problema).
Em contato com a Wega o técnico me informou que o filtro W0 153 usado pela loja era do Ka 1° e 2° geração, o correto para o motor 3 cilindros seria o W0 156 (referência da Wega).
Em resumo! O filtro indicado pelo técnico corrigiu 100%, mesmo assim optei por colocar um original Fomoco comprado na concessionária.
Com todo respeito a retifica, mas ela só opina em relação ao problema final, nunca faz críticas aos mecânicos que fazem serviços porcos.
@@joaovictor4726 foi por conta desses "erros" de aplicação de autocenters, eu sempre comprei óleo e filtros na css, e levava para o mecânico de confiança fazer a troca.
eu trabalho em app com meu ka e só anda. carro não me incomoda em nada. só óleo comprado na ford e acelerar.
Eu troquei com 258.000 e estava aínda boa. Agora está com 384.000 e não abre motor ainda. Carro trabalha no Uber desde 2016. Ford Ka 1.0 2015. Sempre usei óleo 5W 20 homologado a Ford.
Parabéns pela boa manutenção. A única diferença do 3 para 4 cilindro é falta de 1 cilindro. O que ocorre é que assim como alguns motores 4cc exigem uma manutenção em dia e combustível de qualidade, a mesma coisa é nos 3cc. Eu daria preferencia pra motores com 3cc com corrente (Firefly e motor do HB20), mas tanto esse motor Ford quanto o Gm, já é provado que só quebra com dono relaxado.
Tenho um desde zero com 221.000 km e vou trocar só agora, se cuidar não quebra. O problema de trocar com 100.000 é que a Ford cobra $6.000
Esses motores são tão pequenos que quando acontece algo extremo que necessita desmontagem completa é fazer a plaina das duas superfícies e vida que segue e o dono que seja feliz. Motor não é LEGO pra ficar desmontando e montando pra "ver" se vai ficar bom.
eu baixei o carter do meu com 170 mil e a correia esta perfeita. sem vestígios de farelo no carter ou pescador. vou parar após os 200 pra substituir. o meu está com a embreagem original e em perfeito estado. só estraga antes quem nao cuida. uso somente óleo motorcraft original da ford e pau na maquina. pra mim o carro é perfeito. se fosse um ea111 da vida ja teria feito cabeçote umas 2 x e troca de correira umas 2x tbm. pra mim está perfeito. ja vi mtos com 300km rodando ai em perfeito estado. feito troca da correia com 240km
Amigo, muda isso por favor. Deus está a proteger o teu motor, e qualquer dia a proteção acaba e perdes o motor.
Essa coisa da correia húmida é o maior embuste da indústria automóvel.
Preciso verificar isso, usa cola na junta do cárter ?
Trabalho com um ka 1.5 que atualmente está com 270 mil km. Nunca fez embreagem, nem na correia, só mexeu na suspensão por conta das buraqueiras do RJ. E como é um carro de trabalho é pau na maquina todo santo dia. Carro resistente. Aqui temos um gol que toda semana visita a oficia. Acho que é questão de sorte
Jaiiiirossss , aq em kz temos dois desses uma Ecosport e um Ka os dois automático porém 1.5 de 137cv no álcool, baita motor Fort d + , mas não e econômico na cidade faz 8 no álcool , fiz uma viagem de 1400 km e não deixou a desejar em nem um momento e chegou fácil a 200km/h , porém até o Marea era bom quando zero
O meu Ka 1.5 faz 11 km/l com gasolina e eu acho até econômico para a potência que possui. Fiz várias viagens nele e ele nunca deu dores de cabeça.
Porém, vejo vários relatos de correia dentada arrebentando em carros com 80 mil km, em média, sendo que a correia deveria durar 160 mil km (no 1.5).
@@Hunter1979_1puta merda 11km pra um carro pequeno e muito
Eu tenho uma blazer v6 e fazia 12 na rodovia carregada quando era pelo sistema aranha agora que tem coletor flautado faz 10 mas tá mais forte
Cara 8 no álcool com motor 1.5 automático não está fora não, é essa média. Se for 1.0, aí é outra questão, a maioria desses motores acima de 1.0 faz essa média de 8 - 9 no álcool com motor aspirado. Se o manual faz isso imagina automático.
@@oladimejiaiyemi9157 o automático é igual, faz as mesmas médias que vcs falaram, temoa sum ka dragon aqui tb...
O meu EA-211 aspirado também não é econômico no álcool. Faz em média 7,5 km/l. Ar condicionado aumenta consideravelmente o consumo.
Aqui cuidei de vários de zero até acima dos 100mil km. Correias elee não tiveram problema algum. Se levar aquecimento aí ele azeda. Ele não arrebenta correia igual dos 1.5.
Olá. O vídeo foi legal espero que tenha a parte 2, uma continuação onde seja explicado como ficam as tolerâncias super justas deste motor, o empenamento das camisas e como resolver os torques dos parafusos e roscas do cabeçote e bloco que foram projetados para se deformarem na desmontagem e como a central eletrônica vai reagir a esse motor reparado. Tenho interesse pois sou dono de Ford Ka 2018.
Faltou abrir o filtro pra ver se tem pedaços da coreia dentro. Parabéns pelo vídeo 💯👋👋👋👋
E olhar a peneira pra ver se tem pedaços da correia dentro.
Video profissionais ,que vivem o que fazem e ferramental que ajuda muito o trabalho
Eu acho que outra coisa que estraga a correia é a contaminaçao com combustivel ( trabalhando com mistura muito gorda, algum problema de injeçao ou para aquela pessoa que só anda 5 km por dia, ai o motor nem esquenta direito e contamina o oleo ) esse cabeçote gosta de trincar entre galeria de agua para coletor de ESC, video top Jairos.
Que horas que ta marcando o relogio abracos,desculpa a brincadeira
Vcs sao mostros
Estão de parabéns por vocês conseguirem plainar um bloco com menos de dois centésimo até na retifica plana e difícil conseguir mesmo sendo nova porque existe desgaste do rebolo
Super video, parabéns.
Trabalhei mais de 15 anos em indústria metalúrgica na área de controle de qualidade, na maior parte do tempo com metrologia e calibração de instrumentos de medição, essa diferença na régua com relógio comparador é pq a mola do relógio é mais forte que o peso do conjunto, a ideia do imã seria o ideal mesmo.
Pois vou te falar uma coisa eu sou Técnico em eletrônica industrial e trabalhei em universidades e órgãos públicos com gente pagando aluguel por hora para a empresa que eu trabalhava. Eu ja via essas gambiarras de fabricantes de equipamentos eletrônicos ao ponto de vc ver placa com circuito integrado raspado o código para vc ter que comprar a placa td e o fabricante vender mais componentes, não tinha reparação por safadeza do fabricante. Pra mim essa tecnologia nova e a mesma coisa!
Faltou mostrar o filtro aberto, pra nos ver como tava o interior do filtro.
nao mostram o mais importante
Estes videos sao bons mopstram bem como brasileiro nao preta como povo, ta sempre einventando merd..
Tem a questão dos óleos falsificados também. A pessoa compra o óleo certo,mas dentro do frasco, sabe Deus o que é que tem.
Se o intuito do vídeo era falar mal do 3cc não deu certo. Um motor 4cc com ferrugem nas galerias poderia também vir a dar pau... e vai saber se esse Ka não era Uber e já não rodou uns 300.000 km.
@@JanduirMedeirosdeMorais o que tem de vídeo falando mal dos 3 cilindros não tá escrito. Falando bem, eu ainda não vi nenhum.
@@adelmofilho742 Ah sim, alguém vai fazer um vídeo pra dizer que está tudo bem... que argumento mais idiota.
Argumento idiota é fanboy de um motor que tá cheio nas retíficas e até nas concessionárias, milhares que fizeram a manutenção correta e se toraram, deixe de conversa fiada@@JanduirMedeirosdeMorais
@@Br.2921 Dá pra ver que não entende nada de carro. Vai bater a cabeça na parede quando souber que na Àsia os motores 3cc existem desde os anos 80 e ninguém fala que não presta. No Japão, os Keycars japoneses são 90% equipados com motores 3cc. Assim como não posso dizer que o motor 4cc não presta por que o Marea 1.8 16v dava muito pau por culpa de falta de manutenção, a mesma coisa é com os 3cc. Só na permanece na ignorância quem quer...
seus vídeos são nota mil , aprendo muito com essas duas feras , jairão e Jairinho sucesso , a proxima pesca leva o Jairinho !
Este rasgo entre os cilindros deve ser uma beleza pra dar B.O. muito próximo dos cilindros
Tive um carro cheio m este motor so revisei em autorizada vendi com 210k sem dor de cabe e motor lacrado ! Manutenção nestes motores tem de ser bem feita e oleo só original na especificação.
Troquei a correia com 6 milhões de km e ainda deu pra dar umas correiadas no Eng que bolou essa paçoca
É vc Naldo ?
É vc Naldo ?
Tenho um Ka 2019 e sou muito fã desse motorzinho!
meus parabens pelo belo numero de ferramental ! isso é um diferencial sem tamaho!!
Cuidado pra desarmar a bomba 💣💥😂😂 Só uma brincadeira
Queria vídeo da plaina e montagem. Tanta gente falando que não tem margem pra plaina nesses motores.
Depende do motivo que levou esse motor para a retífica.
Se foi por conta de correia quebrada ou válvula trincada (problema crônico), este motor terá salvação.
Agora se foi superaquecimento, acho difícil um motor desse voltar bom. E o custo fica maior do ir na concessionária e comprar outro motor.
Também ja vi casos em que mesmo colocando o óleo correto o motor da problema.
De carpina Pernambuco assistindo vocês parabéns
Jairo faz umas solucoes pra tirar correia e colocar corrente 🤣🤣 ai daria pra ter confianca nesses motores.
Mas o problema não é a correia, ela na verdade era pra ser uma solução para dar mais suavidade ao motor devido a corrente ter mais atrito.
Usar óleo errado em motor com corrente vai danificar do mesmo jeito, o motor tem outros vários componentes sensíveis a óleo.
Enquanto existir pessoas sem compromisso com manutenção ou as fazendo de forma errada, tem que tomar prejuízo mesmo, afinal não fez o mais fácil.
Corrente de comando sempre
Quem tem carro correia banhada no óleo tem que ficar atento nos adtivos do oleo na especificação nao só na viscosidade tem muita troca de óleo que usa óleo de tambor que não e específico para o carro
Outra também quando trocar óleo tem q vê se é óleo correto q vc pediu porque as vezes, nos falam óleo correto vira as costas a pessoa coloca óleo errado, meu fiesta zetec 2011 usa óleo 5w30 mesmo assim fico de lado da pessoa q tá trocando óleo não vacilo .
@@Antoniolima12750 e tem até concessionária que coloca óleo 5W30 nesse motor, falando que é para dar mais proteção contra superaquecimento.
Parabéns menino vocês estão dando uma aula top😂😂😂😂😂
Jairo sou seu fã trabalho na área de manutenção industrial.
Já vi que você é meio professor Pardal , gostaria de dar uma ideia em vez de você usar um relógio comparador.
Você coloca uma trena a laser aí nessa guia linear .
Creio que tenha trenas a laser com uma precisão centesimal .
E só uma idéia.
meu Ford ka 2015 usa esse mesmo motor, virou 100 mil km esse mes, sou unico dono, o motor esta perfeito, sou chato na troca de oleo, faço a troca rigorosamente cada 5 mil km. Ja estou procurando onde fazer essa troca da correia.
Meu 2020 está 62 mil km vou trocar a correia com 100 mil
ta bom pla retifica , ter que desmontar tudo kkkk
primeira coisa que reparei no filtro qe nao e motorcraft recomendado ... turma nao so o oleo, mas o filtro do oleo de ar e tudo tem ser original , se o filtro nao era, quem dira que o oleo era ..
Ótimo trabalho ilustrando os pontos de atenção na retifica destes motores Ford 3 cilindros, mas me ocorreu uma questão, na checagem de empeno do bloco, além de utilizar a régua com a tinta de contraste seria possível utilizar um calibre de lâminas pra ter uma certa idéia do empeno ou não daria certo?
E quando vc usa o óleo recomendado e ainda assim acontece da correia esfarelar e entupir tudo no motor, um amigo teve esse problema o ford ka
Jairão essa não vou deixar parsar, se estivesse num navio no maximo iria para no fundo do mesmo kkkk abrço tmj explicaçao top.
Melhor vídeo, que aula senhores
JAIRO SOBRE A WAP É MESMO VERDADE POIS EU TAMBEM TENHO UM CORTE NO BRAÇO QUE CUSTOU A SARAR DEVIDO A UMA WAP.
Exatamente igual a 1.6 já tive um Ford k 3 cilindros
Vcs manjam demais
Um abraço meu amigo
Caramba mauricio ferrarez, lembro dos cursos que ele dava na takao
O dono colocou filtro de óleo da vox! segunda linha da Tecfil que já uma bela porcaria! imagina a qualidade do óleo que ele colocava no motor! por isso a correia ta soltando material! Ótimo vídeo parabéns!
Boa noite amigo, vc tem algum vídeo sobre o motor do ecosport 1.5 manual 2017/2018 ?
desejo ter um ka automatico 3cc. vc recomenda a compra deste carro ?
Minha opinião sobre a segunda régua com o medidor, não leva em conta essa variação com a pressão da mão, se você regulou o zero quando você manipula pode ter variação, mas quando você tira a mão ela volta ao estado original. Então ela dá uma leitura correta. Bom essa é a minha visão.
Ovir dizer que esses motores não dava margem pra retifica.
Valeuuu a dica.
Tem um monte de boca aberta que fala sem conhecimento. Não sabe nem do que está falando.
Se o bloco ta empenado vai dar variação na régua que está sobre o bloco
Jairão, uma dúvida que tenho é não foi sanada neste vídeo. Os mecânicos dízem que esse motor do Ford Ka não dá retífica. Afinal ele dá retífica ou não? E se sim, volta a funcionar como antes? Aguardo resposta e parabéns pelo traabalho.
Jairão como qualquer outro motor pode sofrer com quebra prematura incluindo a correia, mesmo utilizando o óleo correto nas especificações de fábrica ele vai quebrar, esse motor torna a manutenção mais delicado porque vc não saber quando a correia vai romper uma vez que vc teria que desmontar a tampa da lateral do motor cárter tampa de válvula 50% do motor tornando a preventiva muito cara diferente dos carro com correia comum basta tira a protetor e visualiza a correia,
Carro é bom mais com esse motor de correia banhada a óleo não pego
Pena que nesse vídeo, o Jairão não virou o motor e mostrou a imundice que estaria o pescador, com todos os fiapos que soltaram dessa correia.
E como ele superaqueceu, vaio ter de trocar os pistões, pois se montar com este conjunto, ele vai ficar batendo saia (é problema crônico desse motor).
E as válvulas de escapamento tem de ser trocadas, pois ela trincam que é uma beleza (outro problema crônico deste motor).
Ou seja, para a saúde de seu bolso, não compre carros com esse motor.
Belíssimo vídeo ......parabéns à todos os envolvidos.......Sr Jairo não tenho a intenção de ensinar o pai nosso ao vigário.....só darei um pitaco referente ao empenamento no bloco dos motores com ferro fundido cinzento. Boa parte dos motores acontece esse problema mesmo com paredes mais espessas..... o motivo acredito que se dá pelo ritmo de produção.......todo material fundido é preciso ter um período de acomodações das moléculas.....ex. envelhecimento......por tempo ou em fornos para alívio de tenção...... Abraços.
@@Hunter1979_1 ou compre e seja rigoroso com a manutenção do motor como uma companhia aérea é rigorosa com a manutenção do avião.
Esse canal é show
Pessoal, abraço, vocês são show de bola, obrigado por todas as informações, mas gostaria de saber, quais os sinais de que a correia está nos seus ultimos dias, tem como saber sem desmontar? Dúvida para quem pegar esses carros usados, e se vale para outros motores de outras marcas tbm!
Jairos não apareceu nenhum 1.5 3 cilindros por ai? Eu tenho um KA sedan com esse motor a 4 anos, completei hoje 88 mil km e cara que motorzinho que empurra viu, ultimo dos aspirados pequenos antes dos turbos 1.0 tomar conta de tudo
Eu sempre pensei que o 1.5 era 4cilindro
@@marcoscastro2521 inicialmente o 1.5 era 4 cilindros, depois vieram 1.5 3 cilindros
Boa noite, pra terça-feira: nesse caso precisaria retificar a tampa frontal devido a retifica do bloco e cabeçote?
Bom dia jarios, vídeo top. Dùvida para vídeo de terça: tendo o ferramental de plainas e retífica no geral, e uma régua tendo um valor elevado como o jairinho comentou no vídeo, vocês não poderiam "criar" uma régua? acredito que a resposta seja não pois vocês compraram e não fizeram, mas gostaria de saber o motivo. Obrigado a atenção, falando aqui do Rio Grande do Norte, Natal.
Fala jairos, postei um vídeo sobre a correia banhada a óleo da track no ticoteco, povo nos comentário condenou até a alma do carro kkkk
Opa amigo te perguntar. Tem esses motores com corrente de comando?
Tive um Fork KA 1.0, vendo com 107 mil KM, perfeito sem nunehum problema, durante todo o tempo que utilizei, comprei zero.
Tem um quartel da Marinha aqui no Rio, com frota desses carros, trocando o óleo sempre com 5 mil km, carros estão dou km já acentuado e parece que sem maiores problemas na correia!
vídeo top, parabéns eu também sou contra o álcool , nada contra quem gosta !
Desarmei um desse hj na oficina! Esse carro foi batido e estamos fazendo a manutenção, vai ter que fazer motor pq quebrou várias partes, caixa de marcha, carter etc... Mais em relação a interno o motor está tranquilo! Minha dúvida é inútil pq é óbvio que vamos fazer o motor completo retifica e tudo mais e é óbvio que iremos trocar a correia dentada e tensor, minha pergunta é! De acordo com essa teoria de que essa Correia dura 200 mil km daria pra reaproveitar sem dúvidas alguma? Pq na teoria eu creio que sim pq esse carro batido ele tem menos de 20 mil km rodados! Inclusive a própria cliente perguntou "dar pra reaproveitar essa msm correia?" Respondemos que como vamos fazer o motor por prevenção e garantia o certo seria trocar e é o que vamos fazer! Minha outra pergunta é sempre esses motor com correia banhada a óleo tem esses problemas de usarem óleo errado então qual seria o óleo correto? Como saber a aplicação certa?
Acho que não é só o óleo correto, o certo seria trocar com a km bem mais baixa
Pois o combustível pode contaminar o óleo e agredir a correia.
Então quem não quer ter dores de cabeça
Óleo correto e metade da quilometragem
É caro mas não tem outro jeito
Eu trocaria com 60.000 km. E a cada troca de óleo examinaria o pescador da bomba de óleo.
MEU KA SEDAN 2018 DESDE ZERO, SÓ ALEGRIA, 87000KM E AINDA ESTA OTIMO, NEM NUNCA ESQUENTOU, SÓ USO ALCOOL DESDE SEMPRE, SÓ TROCA OLEO, VELAS E FILTROS, AMORTECEDORES, FREIO, TUDO NORMAL
A minha pergunta . Hoje em dia levando em consideração a manutenção , e sabendo que esses motores estao danfo problema vc pegaria um Onix 1.0 ou um Polo Mpi 1.0
Tem que fazer um vídeo mostrando a medição do empenho do bloco e do cabeçote.
Show, muito Profissional 👏🏼👏🏼👏🏼💯🔝
Tem um com 140 mil e outro com 230 aqui
Todo tirados zeros
Sempre com óleo 5w20 motorcraft
O com 230 troquei a Coreia a os 200 mil
Outro tá original ainda
Nunca incomodou
Mas são melindrosa tem q cuida
Troco oleo média de 6 a 7 mil km rado uber com eles
Dois gênios deviam estar na nasa tudo e porcaria prós dois ai😂😂😂😂😂
Sempre aprendendo 💪💪💪💪
Achei esse vídeo por acaso, pergunta, existe retifica ou não pra esse motor?
Boa noite jairo ja vi vídeos da Oficina al vento em que ele fala que esses motores de 3 cilindros se plainar o bloco a luz de injeção JÁ fica acesa ja vi varios vídeos que falão que esses motores quando retificadoa não ficão bons qual sua opnião aguardo sua resposta?
Boa noite, se possível daria para avaliar o motor T200 da Stellantis, obrigado
Qual o resultado da plaina e qual junta foi usada?
Eu cheguei a 136 mil km e deu problema correia soltou resíduo, entupio pescador e deu merda. Sempre usei o oleo recomenda motocraf 5w-20 dentro do prazo
Esse motor vai ser retificado?
Se sim, mostra no canal o processo!
Sempre fico pensando se nao da pra adaptar e tirar essa correia de borracha e por uma de aço como era na minha opinião para ser.
Seria a soluçao para ser um motor perfeito
Meus caros, tenho um ford ka 1.5 2020. Então tem como, de alguma forma, na troca do filtro de óleo verificar se tem "sujeira" da correia passando? Penso que seria um indicador fácil para validar se ela está se deteriorando... Não precisando abrir todo o motor...
As vezes mesmo usando o oleo correto, a correia esfarela. Ocorre pelo modo de uso do carro. Anda so no alcool e tudo tiro curto. Assim contamina o oleo e fica mais ácido e assim esfarela a correia. Se anda pouco o correto e trocar o oleo umas tres vezes por ano.
Ninguém sabe ao certo o que causa esse ataque ao material da correia de distribuição.
@@ThiagoPerronise vc rodar pouco e colocar combustível de má qualidade pode estragar mais rápido, pois quando roda pouco o combustível que vai pro óleo não evapora. pouco que digo tipo 5km é desliga
@@npereira6636 Sim, condição de uso severo. Mas o motor tem que estar muito ruim pro combustivel ir pro óleo a ponto de contaminar o mesmo a ponto de esfarelar a correia.
@@ThiagoPerroni na na ni na não, rodou pouco, o combusti´vel desce para o óleo pq o motor quando frio trabalha com excesso de ocmbustível , daí se rodar pouco, não dá tempo de evaporar......acontece até com gasolina podium.....
@@KaLeB_ sei lá amigo, os anéis deveriam fazer esse trabalho de evitar a contaminação do lubrificante pelo excesso de combustível, ainda assim, com o uso do etanol os danos não deveriam ocorrer.
Boa tarde. Se não acompanhar e proteger o motor, na parte superior, haverá uma oxidação das velas na base do motor. Como fazer para proteger e não cair água no local?
Muito bom , alguém sabe quantos km tinha o motor
Fala Jairos e como sempre um bom vídeo é sempre uma grande aula top
Boa noite Jairo e Jairinho, por qual motivo os motores 3 cilindros sofrem mais por ovalização de cilindros, desgastes prematuro quando sofre o aquecimento, e o Ford Ka mesmo sendo bloco de ferro, aparentemente sofre mais que os blocos de alumínio?
Desde de zero sempre usei o óleo original e cim 177 mil km no gmv deu pau no cabeçote e ja aproveitei pra trocar a correia e estava zero e depois dessa nunca mais uso GNV
O ka da patroa 2019 comprado zero km, com 70 mil kms , começou a falhar e perder força quando ligava.
Todas as manutenções feitas corretamente, sempre o óleo do fabricante, tudo , tudo certinho.
Levei no mecânico testaram tudo.
Deixei para testarem ele pela manhã...
Resultado, 1 cilindro funcionando 30% , abre o motor , válvulas com fissuras , onde perdia a compressão.
Troca das 12 válvulas, outros periféricos e kit correia.
Vi a correia anterior ela tinha rebarba nas 2 laterais , 70 mil...., ou seja para onde foi o polímero.
Infelizmente para mim, motores 3 cilindros não suportam tamanha compressão para chegar na cavalaria que eles oferecem.
3 cilindros só DKW.