olá amigos ótima noite e sempre um prazer de reviver a história ferroviária de nosso país chamado Brasil que nos dias de hoje em muitos lugares cidades estados que faziam parte desta história grandiosa criada nada mais nada menos pelo saudoso barão de mau no tempo que as ferrovias ligavam várias lugares de nosso país através fa estrada de ferro que hoje o que resta está nas empresas logísticas que ganharam concessão de 30 anos primeira coisas que fizeram foram desativar o transporte de passageiros em muitas regiões o que resta nos dias de hoje são histórias de quem viveu esse passado glorioso chamado estrada de ferro hoje o que resta em 2020 está completamente abandonado em muitos lugares sou daqui de São Paulo aqui foi o maior trechos da malha ferroviária desativada em diversas cidades por onde existiu s malha ferroviária cidades desapareceu ao longos de suas margens ferroviária depois que tudo isso foi desativados abs amigos que Deus abençoe a todos vocês
olá boa noite isso que estamos vendo nestas imagens do passado da malha ferroviária nunca deveria se acabar ou ser desativado país que não preserva a história deste meio de transporte ferroviário por onde existiu não se preocupa com a sua própria história de muitos que contribui para o crescimento desta nação abs a todos vocês
Parabéns pelo vídeo saudade quando eu tinha 8 anos de idade pegava a maria fumaça em Belford Roxo e ia até Jaceruba ter deixado acabar a estrada de ferro. Essas malhas ferroviárias podiam ter sido conservadas para turismo na nossa região, meus filhos e netos nunca viajaram no trem com locomotiva a vapor e diesel. Obrigado pelo vídeo
Saudade da minha infância! Década de 50, 60 em Coelho Neto. Eu morava nos prédios do IAPC, bem de frente à linha do trem. Quando a Maria-fumaça passava, as janelas e portas estremeciam e enchia o apartamento de fumaça, rsrsrsrs. Tempos tão cheios de paz, de alegria, de brincadeiras na calçada... Perto de Vicente de Carvalho, podia-se ver ao lado da linha do trem, imensas tubulações pretas com grandes torneiras de ferro e várias lavadeiras aproveitando a água para lavar suas roupas (ou a de outras pessoas...). Que emoção! Muita saudade de tudo! Obrigada pelo vídeo!
Parabéns pelo vídeo, com meus 08 anos saía com meu velho pai de Coelho Neto, pegávamos o elétrico em barros filho desembarcava em belford roxo e embarca-mos no maria fumaça com destino a Santo, Antônio estação antes de jaceruba, meu pai tinha um sítio, que saudade, hoje tudo acabou só ficou as recordações,
Américo, sou do Parque Barão do Amapá, aqui em Duque de Caxias, estou fazendo um documentário sobre a cidade e gostaria de colher um depoimento seu. Meu contato: 98289-6121. Grande abraço!
Magnífico. Nasci em Irajá aqui no Rio e da minha casa dava pra ver a maria fumaça passando. Hoje existe uma estação do metro exatamente onde passava a linha do trem.
As linhas ferroviarias e as estacoes que revi oriundas de uma infancia feliz de trens de madeira e maria fumaca ,ficavamos com as roupas cheias de fuligem da lenha !...As musicas gospel orquestradas tudo muito lindo e bucolico de um tempo que nao volta mais!...Gratidao Victor Pedretti pela preciosa messe que toca, que emociona!...
Para tudo isto sempre terá uma resposta, políticos incompetentes, sempre existiu e sempre vai existir, até a população, ter mais cuidado em escolher políticos honestos.
Nossa, quanta emoção! Voltei no tempo 72 anos de vida. Morei em xerém dos dois aos sete anos de idade, e para a minha família só existiam duas opções: ou andávamos de trem, ou andávamos a pé! Naquela época só existia linha de ônibus saindo da Mantiqueira para D. de Caxias e Praça Mauá (passando por outras localidades menores). Meu pai tinha uma pequena oficina de conserto de calçados na Vila dos operários/FNM , e fazia o trajeto xerém/FNM todos os dias para trabalhar.
Olá Nunes! Sou do Parque Barão do Amapá, moro na Estrada Rio D'ouro. Estou fazendo um documentário sobre a Cidade de Duque de Caxias, gostaria de colher um depoimento seu sobre Xerém, a ferrovia e tudo mais que tiveres pra contar. Por favor entre em contato comigo, meu whatsapp e celular 98289-6121. Grande abraço!
Quando eu. Tinha 9 anos eu e. Maus pais morava em xerem lendro do trem que passava perto da. Nova casa hoje. Eu mora em Brasília quantas saudade Ho tenho 63 anos só mim resta. Lembrança boa. Da. Minha imfancia
Gostei muito do vídeo meus irmãos mais velhos diz que minha mãe pegava esse trem em parque historil pra ir para Vila de cava. Que saudade apesar de eu ainda era muito pequena.
Nunca ouvi falar dessa ferrovia Rio do Ouro, no Rio de Janeiro! Que tristeza ver se acabar assim! Excelente documentário! Esse é o nosso país sem memória! Só me resta lamentar!
Ela nao acabou mudou alguns trechos e acabou muitas estações hoje é linha auxiliar central do Brasil a Belford Roxo o problema agora é perigoso andar nesse trem ele onde passa é risco de tiros. Principalmente entre jacarezinho e Pavuna
Resido em União da Vitória, sul do Pr! Meu pai, meus dois avós e dois tios foram ferroviários! Cresci viajando de trem! Hoje só lembranças de um tempo maravilhoso que não volta mais!
Parabéns pelo trabalho, excelente vídeo, cresci em Belford Roxo e Duque de Caxias, uma pena não existirem mais. Que valor danos ao passado, a cada dia se vai um pedaço da história do Brasil e no futuro só terão lembranças de políticos corruptos que só pensam em si mesmo. Onde iremos parar..
Um primo de meu pai, morava na Automóvel Clube, próximo a Estação de Irajá, me encantava ver a Maria Fumaça passar com seus vagões e tinha uma caixa d'água que alimentava a vaporosa. Alegria de criança.
Eu morador de Inhaùma a 34 anos fico impressionado com as fotos bem antigas, é bem legal ver como tudo era antes, mas ao mesmo tempo triste saber que um ferrovia tão importante se foi, sabemos q ainda há trechos que hoje roda os trens da supervia mas nada como era antigamente. Triste fim.
revoltante!! principalmente nós que moramos em belford roxo, um crime! bairros como recantus, piam e outros até hj sofrem por isso, andamos para traz! essa linha ferrea seria muito util hoje ainda!
Disse tudo. As estações Baby, Nova Aurora, Areia Branca, Heliópolis, Itaipu, Miguel Couto e etc desafogariam absurdamente o transporte na região, além de levar muito progresso a esses locais.
Alguns parentes meus e minha mãe, usaram os ramais de Jaceruba e Xerém, respectivamente, alguns parentes ainda vivos, moram em AURORA, hoje conhecido como NOVA AURORA e minha filha mora com a mãe em Itaipu. Adorei ver um pouco do passado de meus ancestrais. Abraços.
Caraca eu viajo em antiguidade eu criado em vila de Cava e morando hoje em Areia Branca e pura emoção e conheço quase todos os esses lugares parabéns fiquei emocionado
Everda de meu amigo vaila em maua paraver oki e abandono de ferrovia agora eles estão lutando para a cabacom os ramais de vila iohmirim eo ramau de Guapimirim como eles acabaraucom oramau da praia formoza ateportodascaichas eo ramau de por todascaichas i Itaboraí ateniteroi eaimdatem oramau de saujoaodemeriti atecostabarros viasaumateus
Quando adolescente, pegava muitas caronas nestas Marias fumaça fazendo manobras na circular em Belford Roxo, onde era a oficina das locomotivas e ia até Rio D'Ouro, Jaceruba ou Tinguá tomar banho de cachoeiras, bons tempos!!
Lembro-me do Maria fumaça passando em Miguel Couto.. era muito gostoso ouvir a ele tocando a buzina quando estava chegando.. eu tinha meus 5 anos.. mas ñ demorou tiraram a linha.. sinto saudades até hoje do trenzinho
Mírian Albino , também sou de Miguel Couto e meu pai sempre me fala a sobre as ferrovias que existiam aqui. Acredito se elas ainda existissem nosso município estaria em nível de desenvolvimento bem avançado
Lembro também! Quando criança morava no Rio, adorava ir fim de semana com meus pais à Miguel Couto e ver a Maria Fumaça cortando o lugar, cujas ruas eram de terra ainda e no meio da principal uma bica jorrava a melhor água que já bebi na vida. Era um lugar pacato. Há mais de 45 anos não vou.
Ainda existem vestigios em Heliópolis, como a ponte que liga o bairro à Areia Branca, por exemplo, não a enveazada, mas sim a outra com duas pontes estreitas, paralelas à ela, seguindo a direção dela até a praça de Heliópolis, era o caminho do trem, depois segue-se em frente, sai na conhecida como FAVELA DO CANTO e existe mais uma ponte sobre o Rio Botas que sai em Itaipu, beirando a barreira.
Ótimo seu vídeo! Viajei no passado, um passado que não usufrui! Moro em Miguel couto e já estudei sobre os trilhos do Rio de Janeiro. Tenho saudades de um passado que não estive !
Parabéns pelo vídeo, camarada. O hino do Diante do Trono de fundo ficou lindo. Documentar estações foi uma sacada muito legal, principalmente pelas fotos. Parabéns mais uma vez.
Ainda existe a velha fazenda dos escravos na Estrada de Tingua. Do bairro Amapa, até o bairro da Mantiqueira, a Estrada está asfaltada, pois era o antigo caminho da linha férrea. sentindo Xerem. hoje janeiro de 2019.
Bom é muito legal ás marias fumaças muitas saiam do Campo atual Central do Brasil que iam para ( Regiões e Bairros e freguesias e distritos) de Nova Iguaçu como Rio D´Ouro Jaceruba, Tinguá, Mantiqueira xerém, ''q saia da estação de Belford Roxo'', e Nossa Senhora da Piedade do Inhomirim que hj pertence Magé, ( Caxias, Merity, Bonfim e Imbariê ''ex-Estrela'' , Nossa Senhora do Pilar, Nilópolis, Brejo Belford roxo Obs essa antiga linha de Bel é a utilizada pelo metrô que saia ali do Caju ), hj atual Baixada Fluminense essa é antiga Estrada de Ferro Central do Brasil que Também passava no Engenho Novo, Cascadura bairros da capital da Corte e Maxambomba atual centro da cidade Nova Iguaçu até Queimados tb ex distrito de Nova Iguaçu e ia até Belém (atual Japeri), no sopé da Serra do Mar acho que ia até as Minas.
Obrigada a vocês que fizeram essa reportagem da Estrada de Adrianópolis.Me trouxe uma recordação maravilhosa. Quando eu e meus irmãos éramos criança viajamos muito nesse trem.Minha avó tinha sítio neste lugar e nas férias nós íamos para casa dela,foi os melhores tempos que tivemos. Quando chegávamos le era a maior alegria,não tinha nenhum perigo.Toda alimentação era pura tirada na hora.Como sentimos saudades, éramos muito felizes,so não gostávamos quando as férias terminavam e tínhamos que vir embora. Muito obrigada por nós dar esse maravilhoso presente. Sabe tive vontade de chorar de saudades.Vou mostrar minha mãezinha. Minha vozinha era mãe dela.Tenham um trabalho abençoado.Tem muitas coisas ainda la para vocês verem.
Sou daqui do Rio RJ, e vejo o descaso com as ferrovias por toda a parte. Isso é triste, muito triste! Aqui no Rio o ramal de Belford Roxo é uma tristeza, basta esperar um trem nesse ramal. No ramal de Duque de Caxias ainda é (mais ou menos) e já teve pior!
Gostei muito do vídeo,me fez lembrar da minha infância,viajei muito nos trens da Estação Leopoldina "RJ" em direção a Cachoeiro do Itapemirim "ES",lindo documentário,valeu !!! Saúde Paz... Abraços Paulo César
@rangerlamartine@yahoo.com.br tbm estive lá de bicicleta, e ainda fui na cachoeira! Conversando com moradores local, me disseram aonde era o cinema e muitas coisas!
Caraca emocionante ver um pouquinho da história da minha pequena e humilde cidade Belford Roxo, conheço todos os bairros citados...Parabéns ao vídeo, muito emocionante mesmo !!
Bom trabalho! Muito bom esse vídeo, conhecer um pouquinho da história do nosso Rio de janeiro. Pena que o governo não fez um projeto de restauração e preservação desses lugares históricos e fascinantes... :(
Moro próximos a estação Coelho da Rocha fico emocionado e ao mesmo tempo revoltado em pensar que podiamos ter trem para xerem,tingua e rio douro graças ao governo militar que na época prometeu colacar o metro de superfície no lugar da maria fumaça mais esse projeto nunca saiu do papel para piora no governo FHC veio a privataria das ferrovias do BR.
A mobilidade melhoraria muito, além de valorizar as regiões. Infelizmente os governantes não se interessam mais pelas ferrovias pq acham que são caras demais para serem construídas e mantidas. Se tivessemos um governo sério de verdade, duvido que essas estações e trilhos estariam desse jeito. Vamos torcer para que, em um futuro próximo, surja alguma empresa disposta a recuperar toda essa história ao mesmo tempo, trazer benefícios para a população local, incentivando o turismo e investimentos.
Parabéns pelo vídeo, belo trabalho, fotos maravilhosas e músicas lindas, pena q os nossos governantes e parte do nosso povo não dêem valor a história e principalmente ao sistema ferroviário
Saudades da Estação Francisco Sá. Ia para Belford Roxo, passando por Meriti. Tinha o ramal são mateus, engenheiro trindade, tomazinho, éden, rocha sobrinho entre outras. Hoje só passam trens de minério em direção à Itaguaí.
Eita, havia trem pra Jaceruba, Vila de Cava, ramal Rio d ouro. Gente!!! Quanta coisa nao se fala aqui no Rio. Nós somos um povo sem memória. Reflexo disso é nao ter uma ideia de como daqui em diante pode se melhorar.
queria saber pq está errado? pois moro em Belford roxo e existe construções como pontes, estações e linhas que seguem para mantiqueira e xerém, até hj em, saindo de Belford. até hj no norte de Caxias existe pontes ( com circulos) que eram de Nova Iguaçu, o tern vinha sim de Bel.. o trecho entre Piabetá e Vila Inhomirim pertenceu à primeira ferrovia do Brasil, que foi a Estrada de Ferro Barão de Mauá. A partir da Raiz da Serra, havia um trem de cremalheira para Petrópolis, que foi extinto em 60.
Me sinto envergonhado de ver todo esse patrimônio esquecido e largado desse jeito sou morrador de Belford roxo e não sabia de toda essa história sempre achei um município pequeno e ineficiente mas não conhecia toda essa história ferroviária de Belford roxo e nova Iguaçu
As redes sociais e internet hoje nos permite uma melhor conversar entre vc as pessoas ,precisamos questionar o porquê da desativação em território brasileiro.
parabéns cara !! excelente trabalho de pesquisa,quando falou com o pessoal no trem de belford roxo,que o trem ia até jaceruba(são pedro)xerém,e tinguá eles não acreditam,tem um vizinho meu que mora a anos em belford roxo que sempre me conta as histórias da estrada de ferro rio d'ouro tudo que ele me disse procede direitinho,to doido pra mostrar a ele esse vídeo muito bom!!!!!
em frente a Assembleia de eus em Belford Roxo tem uma antiga caixa dágua que servia para abastecer os trens que seguiam para Xerem, Jaceruba, e logo após a estação Belford Roxo tem uma invasão sobre o antigo patio one os trens faziam manobras de retorno. abs
Bom é muito legal ás marias fumaças muitas saiam do Campo atual Central do Brasil que iam para ( Regiões e Bairros e freguesias e distritos) de Nova Iguaçu como Rio D´Ouro Jaceruba, Tinguá, Mantiqueira xerém, ''q saia da estação de Belford Roxo'', e Nossa Senhora da Piedade do Inhomirim que hj pertence Magé, ( Caxias, Merity, Bonfim e Imbariê ''ex-Estrela'' , Nossa Senhora do Pilar, Nilópolis, Brejo Belford roxo Obs essa antiga linha de Bel é a utilizada pelo metrô que saia ali do Caju ), hj atual Baixada Fluminense essa é antiga Estrada de Ferro Central do Brasil que Também passava no Engenho Novo, Cascadura bairros da capital da Corte e Maxambomba atual centro da cidade Nova Iguaçu até Queimados tb ex distrito de Nova Iguaçu e ia até Belém (atual Japeri), no sopé da Serra do Mar acho que ia até as Minas.
Olá pessoal, quero compartilhar que quando era criança existia uma ponte de ferro atravessando o Rio Botas no bairro de Heliópolis. Uma ponte enorme, e lembro que ela foi retirada e colocada no pé da mata.
Imagine se hoje estivesse em funcionamento, estas estações, como nossa infraestrutura seria melhor , a possibilidade de vários municípios da baixada terem um desenvolvimento bem maior.
No video aparece a Estação Cintra Vidal pertencente a E.F. Melhoramentos no Brazil (L.Auxiliar), mas a EFRD tinha uma Estação Pilares na antiga Av. Suburbana.
tenho rodado várias cidades no interior do Rio e praticamente todas elas tem uma estação de trem que pena que deixaram se acabar a última foi a do barrinha
Hoje em dia jacetuba e Rio D'ouro é um lugar com poucas casas e movimentação, imagina na epoca,,,, pra q servia essa estrada de ferro :? sera que antigamente esses lugares eram muito movimentado??? ??????
Antes de a EFRD usar a Linha Auxiliar, na Linha Tronco partindo pelo Cajú, exsitiu a Estação o Parada Liberdade, ao Lado da Estação Del Castilho da L. Auxilar, que posteriormente foi utilizada.
olá amigos ótima noite e sempre um prazer de reviver a história ferroviária de nosso país chamado Brasil que nos dias de hoje em muitos lugares cidades estados que faziam parte desta história grandiosa criada nada mais nada menos pelo saudoso barão de mau no tempo que as ferrovias ligavam várias lugares de nosso país através fa estrada de ferro que hoje o que resta está nas empresas logísticas que ganharam concessão de 30 anos primeira coisas que fizeram foram desativar o transporte de passageiros em muitas regiões o que resta nos dias de hoje são histórias de quem viveu esse passado glorioso chamado estrada de ferro hoje o que resta em 2020 está completamente abandonado em muitos lugares sou daqui de São Paulo aqui foi o maior trechos da malha ferroviária desativada em diversas cidades por onde existiu s malha ferroviária cidades desapareceu ao longos de suas margens ferroviária depois que tudo isso foi desativados abs amigos que Deus abençoe a todos vocês
olá boa noite isso que estamos vendo nestas imagens do passado da malha ferroviária nunca deveria se acabar ou ser desativado país que não preserva a história deste meio de transporte ferroviário por onde existiu não se preocupa com a sua própria história de muitos que contribui para o crescimento desta nação abs a todos vocês
Parabéns pelo vídeo saudade quando eu tinha 8 anos de idade pegava a maria fumaça em Belford Roxo e ia até Jaceruba ter deixado acabar a estrada de ferro. Essas malhas ferroviárias podiam ter sido conservadas para turismo na nossa região, meus filhos e netos nunca viajaram no trem com locomotiva a vapor e diesel. Obrigado pelo vídeo
Saudade da minha infância! Década de 50, 60 em Coelho Neto. Eu morava nos prédios do IAPC, bem de frente à linha do trem. Quando a Maria-fumaça passava, as janelas e portas estremeciam e enchia o apartamento de fumaça, rsrsrsrs. Tempos tão cheios de paz, de alegria, de brincadeiras na calçada... Perto de Vicente de Carvalho, podia-se ver ao lado da linha do trem, imensas tubulações pretas com grandes torneiras de ferro e várias lavadeiras aproveitando a água para lavar suas roupas (ou a de outras pessoas...). Que emoção! Muita saudade de tudo! Obrigada pelo vídeo!
Hoje eu moro na estação de jaceruba recuperada e reformada por mim.
Valeu apena conservar e reformar com recursos próprio
Parabéns pelo vídeo, com meus 08 anos saía com meu velho pai de Coelho Neto, pegávamos o elétrico em barros filho desembarcava em belford roxo e embarca-mos no maria fumaça com destino a Santo, Antônio estação antes de jaceruba, meu pai tinha um sítio, que saudade, hoje tudo acabou só ficou as recordações,
da saudades eu era criança e viajei na maria fumaça para xerém que saudede boes tempos belo vídeo show
Américo, sou do Parque Barão do Amapá, aqui em Duque de Caxias, estou fazendo um documentário sobre a cidade e gostaria de colher um depoimento seu. Meu contato: 98289-6121. Grande abraço!
Magnífico. Nasci em Irajá aqui no Rio e da minha casa dava pra ver a maria fumaça passando. Hoje existe uma estação do metro exatamente onde passava a linha do trem.
As linhas ferroviarias e as estacoes que revi oriundas de uma infancia feliz de trens de madeira e maria fumaca ,ficavamos com as roupas cheias de fuligem da lenha !...As musicas gospel orquestradas tudo muito lindo e bucolico de um tempo que nao volta mais!...Gratidao Victor Pedretti pela preciosa messe que toca, que emociona!...
Para tudo isto sempre terá uma resposta, políticos incompetentes, sempre existiu e sempre vai existir, até a população, ter mais cuidado em escolher políticos honestos.
Linda história
È muito triste ve obras que foi feita com tanto carinho e hoje totalmente abandonada...
. De olhar, sinto saudade de um tempo q nem vivi.
CONHEÇA MAIS SOBRE A BAIXADA FLUMINENSE EM : www.cemobafluminense.com.br
Que relíquia!!!!
Boa noite Victor parabéns pelo vídeo! Infelizmente só resta saudades! Nesse país sem memórias!
Uma história linda e triste ao mesmo tempo(abandono).
Parabéns ao organizador
Como era maravilhosooooo viajar de trem! Quanta saudades sinto!!
Nossa, quanta emoção!
Voltei no tempo 72 anos de vida. Morei em xerém dos dois aos sete anos de idade, e para a minha família só existiam duas opções: ou andávamos de trem, ou andávamos a pé! Naquela época só existia linha de ônibus saindo da Mantiqueira para D. de Caxias e Praça Mauá (passando por outras localidades menores).
Meu pai tinha uma pequena oficina de conserto de calçados na Vila dos operários/FNM , e fazia o trajeto xerém/FNM todos os dias para trabalhar.
Olá Nunes! Sou do Parque Barão do Amapá, moro na Estrada Rio D'ouro. Estou fazendo um documentário sobre a Cidade de Duque de Caxias, gostaria de colher um depoimento seu sobre Xerém, a ferrovia e tudo mais que tiveres pra contar. Por favor entre em contato comigo, meu whatsapp e celular 98289-6121. Grande abraço!
Amigo eu sinto saudade. De xerem. Hoje moro em Brasília quantas saudade de. Xerem
Tanta coisa linda perdida.Viajei muito quando criança, confesso ,tinha. Medo da Maria Fumaça, mas adorava as estações.
Quando eu. Tinha 9 anos eu e. Maus pais morava em xerem lendro do trem que passava perto da. Nova casa hoje. Eu mora em Brasília quantas saudade Ho tenho 63 anos só mim resta. Lembrança boa. Da. Minha imfancia
Gostei muito do vídeo meus irmãos mais velhos diz que minha mãe pegava esse trem em parque historil pra ir para Vila de cava. Que saudade apesar de eu ainda era muito pequena.
Nunca ouvi falar dessa ferrovia Rio do Ouro, no Rio de Janeiro! Que tristeza ver se acabar assim! Excelente documentário! Esse é o nosso país sem memória! Só me resta lamentar!
Era na baixada fluminense
@@birapraia8850 Somente restou um trecho dela: do Ramal de Belford Roxo ou Linha Auxiliar, entre as estações de Belford Roxo e de Pavuna, no Rio.
Grande parte dela é hoje a linha 2 do metrô.
dêem olhada canal detectorismo baixada RJ
muitos vídeos atuais da região
Ela nao acabou mudou alguns trechos e acabou muitas estações hoje é linha auxiliar central do Brasil a Belford Roxo o problema agora é perigoso andar nesse trem ele onde passa é risco de tiros. Principalmente entre jacarezinho e Pavuna
Lindooooo demais essa história.😊
Ótimo vídeo muitas saudades nasci em Parque Estoril
Lindo vídeo emocionante. Fala um velho carioca. Só faltou um narrador dando detalhes.
Vale a pena ver um pedaço da história gostei muito um abraço de coração
a rede ferroviaria merece todo nosso respeito e um trabalho de grandes dimensoes
Resido em União da Vitória, sul do Pr! Meu pai, meus dois avós e dois tios foram ferroviários! Cresci viajando de trem! Hoje só lembranças de um tempo maravilhoso que não volta mais!
Parabéns pelo trabalho, excelente vídeo, cresci em Belford Roxo e Duque de Caxias, uma pena não existirem mais. Que valor danos ao passado, a cada dia se vai um pedaço da história do Brasil e no futuro só terão lembranças de políticos corruptos que só pensam em si mesmo. Onde iremos parar..
Um primo de meu pai, morava na Automóvel Clube, próximo a Estação de Irajá, me encantava ver a Maria Fumaça passar com seus vagões e tinha uma caixa d'água que alimentava a vaporosa. Alegria de criança.
Nossa Afonso devia ser muito emocionante 😊
fico muito triste em ver obras feitas com tanto carinho e hoje totalmente abandonadas..
Trecho que restou dessa ferrovia se tornou a linha 2 do metrô
Eu morador de Inhaùma a 34 anos fico impressionado com as fotos bem antigas, é bem legal ver como tudo era antes, mas ao mesmo tempo triste saber que um ferrovia tão importante se foi, sabemos q ainda há trechos que hoje roda os trens da supervia mas nada como era antigamente. Triste fim.
Usei algumas vezes este ramal na infância......belo vídeo!
revoltante!! principalmente nós que moramos em belford roxo, um crime! bairros como recantus, piam e outros até hj sofrem por isso, andamos para traz! essa linha ferrea seria muito util hoje ainda!
Disse tudo
Disse tudo. As estações Baby, Nova Aurora, Areia Branca, Heliópolis, Itaipu, Miguel Couto e etc desafogariam absurdamente o transporte na região, além de levar muito progresso a esses locais.
Parabéns!! Muito.bom.video. Resgatando memória. O povo brasileiro precisa conhecer o que foi destruído para saber escolher seus governantes.
Nasci em Xerém (Lamarão - 1960) e me lembro da maria fumaça. Parte saudosa da história da minha vida.
trabalho maravilhoso parabens a todos envolvidos nesta obra maravilhosa sobre a nossa antiga malha ferroviaria e lugares lindos
Parabéns pelo vídeo. Importante para as futuras gerações e amantes da ferrovia.
Alguns parentes meus e minha mãe, usaram os ramais de Jaceruba e Xerém, respectivamente, alguns parentes ainda vivos, moram em AURORA, hoje conhecido como NOVA AURORA e minha filha mora com a mãe em Itaipu. Adorei ver um pouco do passado de meus ancestrais. Abraços.
Caraca eu viajo em antiguidade eu criado em vila de Cava e morando hoje em Areia Branca e pura emoção e conheço quase todos os esses lugares parabéns fiquei emocionado
Cheguei a ver a Maria Fumaça na sua área, eu frequentava Areia Branca. Eu mora em Caxias. Tinha o ramal de Xerem.
Esse é o no país!
Não há qualquer preocupação com a história...
Só andamos para atrás!
Triste...
Everda de meu amigo vaila em maua paraver oki e abandono de ferrovia agora eles estão lutando para a cabacom os ramais de vila iohmirim eo ramau de Guapimirim como eles acabaraucom oramau da praia formoza ateportodascaichas eo ramau de por todascaichas i Itaboraí ateniteroi eaimdatem oramau de saujoaodemeriti atecostabarros viasaumateus
@@paulorobertosilvadossantos7705 REALMENTE é muito triste.
Quando adolescente, pegava muitas caronas nestas Marias fumaça fazendo manobras na circular em Belford Roxo, onde era a oficina das locomotivas e ia até Rio D'Ouro, Jaceruba ou Tinguá tomar banho de cachoeiras, bons tempos!!
Lembro-me do Maria fumaça passando em Miguel Couto.. era muito gostoso ouvir a ele tocando a buzina quando estava chegando.. eu tinha meus 5 anos.. mas ñ demorou tiraram a linha.. sinto saudades até hoje do trenzinho
CONHEÇA MAIS SOBRE A BAIXADA FLUMINENSE EM : www.cemobafluminense.com.br
Mírian Albino , também sou de Miguel Couto e meu pai sempre me fala a sobre as ferrovias que existiam aqui. Acredito se elas ainda existissem nosso município estaria em nível de desenvolvimento bem avançado
Minha tia morou em Miguel Couto por muitos anos, desde o final da década de 50 até o final da vida, nos anos 90. Ela usou muito a Rio Douro!
Lembro também! Quando criança morava no Rio, adorava ir fim de semana com meus pais à Miguel Couto e ver a Maria Fumaça cortando o lugar, cujas ruas eram de terra ainda e no meio da principal uma bica jorrava a melhor água que já bebi na vida. Era um lugar pacato. Há mais de 45 anos não vou.
Fui criança morava em xerem andei me lembro muito dessa viajem . Morava ao lado da linha férrea. Celso assafrao
Sou de Rio douro muito bom ver antigamente
Muito bom este Vídeo ! eu como morador de Heliópolis não sabia desta estrada de ferro que passava aqui!
Parabéns
CONHEÇA MAIS SOBRE A BAIXADA FLUMINENSE EM : www.cemobafluminense.com.br
Ainda existem vestigios em Heliópolis, como a ponte que liga o bairro à Areia Branca, por exemplo, não a enveazada, mas sim a outra com duas pontes estreitas, paralelas à ela, seguindo a direção dela até a praça de Heliópolis, era o caminho do trem, depois segue-se em frente, sai na conhecida como FAVELA DO CANTO e existe mais uma ponte sobre o Rio Botas que sai em Itaipu, beirando a barreira.
Pura nostalgia! 😢que saudades!
Eu viajei muitas vezes de Japeri para Paty do Alferes, viajei de Belford Roxo para Xerém. Saudades daquela época.
Muito bom! Se as tivessem conservado hoje talvez não teríamos tantas dificuldades com esse trânsito infernal.
A música de fundo traz uma certa melancolia, de tudo que foi perdido. Mas gostei da postagem.
Ótimo seu vídeo! Viajei no passado, um passado que não usufrui! Moro em Miguel couto e já estudei sobre os trilhos do Rio de Janeiro. Tenho saudades de um passado que não estive !
nossa essa musica é tão linda... manda essa trilha sonora pro meu email... da vontade de chorar por esses tempos de ouro que não voltam mais !!!
Parabéns pelo vídeo, camarada. O hino do Diante do Trono de fundo ficou lindo. Documentar estações foi uma sacada muito legal, principalmente pelas fotos. Parabéns mais uma vez.
Meu Deus que saudades do passado quanta coisa ficou para trás que não tivemos oportunidade de conhecer so pela história
Ainda existe a velha fazenda dos escravos na Estrada de Tingua.
Do bairro Amapa, até o bairro da Mantiqueira, a Estrada está asfaltada, pois era o antigo caminho da linha férrea. sentindo Xerem. hoje janeiro de 2019.
Bom é muito legal ás marias fumaças muitas saiam do Campo atual Central do Brasil que iam para ( Regiões e Bairros e freguesias e distritos) de Nova Iguaçu como Rio D´Ouro Jaceruba, Tinguá, Mantiqueira xerém, ''q saia da estação de Belford Roxo'', e Nossa Senhora da Piedade do Inhomirim que hj pertence Magé, ( Caxias, Merity, Bonfim e Imbariê ''ex-Estrela'' , Nossa Senhora do Pilar, Nilópolis, Brejo Belford roxo Obs essa antiga linha de Bel é a utilizada pelo metrô que saia ali do Caju ), hj atual Baixada Fluminense essa é antiga Estrada de Ferro Central do Brasil que Também passava no Engenho Novo, Cascadura bairros da capital da Corte e Maxambomba atual centro da cidade Nova Iguaçu até Queimados tb ex distrito de Nova Iguaçu e ia até Belém (atual Japeri), no sopé da Serra do Mar acho que ia até as Minas.
Lindo vidio fes eu alembrar da estação .. De Votoporanga em 1960 ...
Moro na praia de Mauá foi construída a primeira estação de ferrovia do Brasil e está abandonada
Quanta coisa perdida. Que país sem memoria, desleixado!
Obrigada a vocês que fizeram essa reportagem da Estrada de Adrianópolis.Me trouxe uma recordação maravilhosa. Quando eu e meus irmãos éramos criança viajamos muito nesse trem.Minha avó tinha sítio neste lugar e nas férias nós íamos para casa dela,foi os melhores tempos que tivemos. Quando chegávamos le era a maior alegria,não tinha nenhum perigo.Toda alimentação era pura tirada na hora.Como sentimos saudades, éramos muito felizes,so não gostávamos quando as férias terminavam e tínhamos que vir embora. Muito obrigada por nós dar esse maravilhoso presente. Sabe tive vontade de chorar de saudades.Vou mostrar minha mãezinha. Minha vozinha era mãe dela.Tenham um trabalho abençoado.Tem muitas coisas ainda la para vocês verem.
Muito bom trabalho, bom se a ferrovia voltasse!
Puxa!Nem fala.Seria ótimo.
Sou daqui do Rio RJ, e vejo o descaso com as ferrovias por toda a parte. Isso é triste, muito triste!
Aqui no Rio o ramal de Belford Roxo é uma tristeza, basta esperar um trem nesse ramal.
No ramal de Duque de Caxias ainda é (mais ou menos) e já teve pior!
CONHEÇA MAIS SOBRE A BAIXADA FLUMINENSE EM : www.cemobafluminense.com.br
Espetacular seu vídeo. Como nossos administradores não tinham visão nenhuma
Gostei muito do vídeo,me fez lembrar da minha infância,viajei muito nos trens da Estação Leopoldina "RJ" em direção a Cachoeiro do Itapemirim "ES",lindo documentário,valeu !!!
Saúde Paz...
Abraços
Paulo César
Simplesmente amai😍 muito bom saber da minha cidade NI
Muito bom vídeo! Parabéns 👏👏👏👏👏
morei no rio d`ouro a única coisa que lembra a ferrovia naquele ramal são as ruínas das estações!!uma pena!!
QUE BOM
COMPANHEIRO EU SEMPRE ESTOU LA
@rangerlamartine@yahoo.com.br tbm estive lá de bicicleta, e ainda fui na cachoeira! Conversando com moradores local, me disseram aonde era o cinema e muitas coisas!
Tb fui muitas vezes a andrianopolis, rio do ouro, ia com minha caloi10, nos anos 70, saíamos de São João, tempo bom,
Maravilhoso seria se tudo isso ainda existisse, que pena que tudo acabou😥
Caraca emocionante ver um pouquinho da história da minha pequena e humilde cidade Belford Roxo, conheço todos os bairros citados...Parabéns ao vídeo, muito emocionante mesmo !!
BLZ WARLLEN, TB SOU DE BEL, Q PARTE VC É QUERIDO, ESPERO TE CONHECER E QUEM SABE FORMAR UMA BOA AMIZADE, OK ABRAÇÃO
parabéns pelo trabalho quase chorei em ver as estações da época antiga
Bom trabalho! Muito bom esse vídeo, conhecer um pouquinho da história do nosso Rio de janeiro. Pena que o governo não fez um projeto de restauração e preservação desses lugares históricos e fascinantes... :(
CONHEÇA MAIS SOBRE A BAIXADA FLUMINENSE EM : www.cemobafluminense.com.br
Esse é a nossa História e o nosso legado.
O caminho de ferro quanto tempo perdido esse país é uma vergonha isso é triste!😢🚊🚋🚂
Abraço 😷
Moro próximos a estação Coelho da Rocha fico emocionado e ao mesmo tempo revoltado em pensar que podiamos ter trem para xerem,tingua e rio douro graças ao governo militar que na época prometeu colacar o metro de superfície no lugar da maria fumaça mais esse projeto nunca saiu do papel para piora no governo FHC veio a privataria das ferrovias do BR.
Visite o site: www.cemobafluminense.com.br
Muitas imagens e entrevistas sobre a Baixada Fluminense.
A mobilidade melhoraria muito, além de valorizar as regiões. Infelizmente os governantes não se interessam mais pelas ferrovias pq acham que são caras demais para serem construídas e mantidas. Se tivessemos um governo sério de verdade, duvido que essas estações e trilhos estariam desse jeito. Vamos torcer para que, em um futuro próximo, surja alguma empresa disposta a recuperar toda essa história ao mesmo tempo, trazer benefícios para a população local, incentivando o turismo e investimentos.
Valeu Victor muito obrigado espero que consiga fazer mais vídeos documentando a nossa histórica Ferrovia Rio De ouro.ps Eu sou de Vila de Cava.
quem esta no Rio de Janeiro visite o museu do trem no Engenho de Dentro em frente a estacao vale conferir
Parabéns pelo vídeo, belo trabalho, fotos maravilhosas e músicas lindas, pena q os nossos governantes e parte do nosso povo não dêem valor a história e principalmente ao sistema ferroviário
Valeu 🚂🚃🚃🚃💨
Saudades da Estação Francisco Sá. Ia para Belford Roxo, passando por Meriti. Tinha o ramal são mateus, engenheiro trindade, tomazinho, éden, rocha sobrinho entre outras. Hoje só passam trens de minério em direção à Itaguaí.
Muito lindo o video!!!
Saudades
Eita, havia trem pra Jaceruba, Vila de Cava, ramal Rio d ouro. Gente!!! Quanta coisa nao se fala aqui no Rio. Nós somos um povo sem memória. Reflexo disso é nao ter uma ideia de como daqui em diante pode se melhorar.
queria saber pq está errado? pois moro em Belford roxo e existe construções como pontes, estações e linhas que seguem para mantiqueira e xerém, até hj em, saindo de Belford. até hj no norte de Caxias existe pontes ( com circulos) que eram de Nova Iguaçu, o tern vinha sim de Bel.. o trecho entre Piabetá e Vila Inhomirim pertenceu à primeira ferrovia do Brasil, que foi a Estrada de Ferro Barão de Mauá. A partir da Raiz da Serra, havia um trem de cremalheira para Petrópolis, que foi extinto em 60.
lindo
CONHEÇA MAIS SOBRE A BAIXADA FLUMINENSE EM : www.cemobafluminense.com.br
Me sinto envergonhado de ver todo esse patrimônio esquecido e largado desse jeito sou morrador de Belford roxo e não sabia de toda essa história sempre achei um município pequeno e ineficiente mas não conhecia toda essa história ferroviária de Belford roxo e nova Iguaçu
Podia cria passeios turísticos passando por esses lugares
😭😭😭 eu nao resistir 😭😭 cair em lágrimas
Que saudade,que tristeza de ver que tudo isso se foi,as nescessidades do povo nao sao vistas ,mas sim os interresses financeiros de alguns
Sabe gente o trem é um transporte popular e os políticos não gostam, não dar levar 💰 pra casa.
As redes sociais e internet hoje nos permite uma melhor conversar entre vc as pessoas ,precisamos questionar o porquê da desativação em território brasileiro.
O que passou passou,hoje temos metrô
parabéns cara !! excelente trabalho de pesquisa,quando falou com o pessoal no trem de belford roxo,que o trem ia até jaceruba(são pedro)xerém,e tinguá eles não acreditam,tem um vizinho meu que mora a anos em belford roxo que sempre me conta as histórias da estrada de ferro rio d'ouro tudo que ele me disse procede direitinho,to doido pra mostrar a ele esse vídeo muito bom!!!!!
em frente a Assembleia de eus em Belford Roxo tem uma antiga caixa dágua que servia para abastecer os trens que seguiam para Xerem, Jaceruba, e logo após a estação Belford Roxo tem uma invasão sobre o antigo patio one os trens faziam manobras de retorno. abs
Bom é muito legal ás marias fumaças muitas saiam do Campo atual Central do Brasil que iam para ( Regiões e Bairros e freguesias e distritos) de Nova Iguaçu como Rio D´Ouro Jaceruba, Tinguá, Mantiqueira xerém, ''q saia da estação de Belford Roxo'', e Nossa Senhora da Piedade do Inhomirim que hj pertence Magé, ( Caxias, Merity, Bonfim e Imbariê ''ex-Estrela'' , Nossa Senhora do Pilar, Nilópolis, Brejo Belford roxo Obs essa antiga linha de Bel é a utilizada pelo metrô que saia ali do Caju ), hj atual Baixada Fluminense essa é antiga Estrada de Ferro Central do Brasil que Também passava no Engenho Novo, Cascadura bairros da capital da Corte e Maxambomba atual centro da cidade Nova Iguaçu até Queimados tb ex distrito de Nova Iguaçu e ia até Belém (atual Japeri), no sopé da Serra do Mar acho que ia até as Minas.
Olá pessoal, quero compartilhar que quando era criança existia uma ponte de ferro atravessando o Rio Botas no bairro de Heliópolis. Uma ponte enorme, e lembro que ela foi retirada e colocada no pé da mata.
Imagine se hoje estivesse em funcionamento, estas estações, como nossa infraestrutura seria melhor , a possibilidade de vários municípios da baixada terem um desenvolvimento bem maior.
Boa tarde gente amiga!Porque tanto desprezo por prédios, construções, equipamentos das antigas estações de trem!
É muito triste ver tantas ruínas abandonadas que hoje seriam de grande utilidade até pro turismo.
Uma pena! A baixada era toda conectada. Quanto retrocesso! Agora que deixaram superpopular não tem mais volta.
Poxa!!! Que pena que o governo não valoriza a história do nosso país
CONHEÇA MAIS SOBRE A BAIXADA FLUMINENSE EM : www.cemobafluminense.com.br
No video aparece a Estação Cintra Vidal pertencente a E.F. Melhoramentos no Brazil (L.Auxiliar), mas a EFRD tinha uma Estação Pilares na antiga Av. Suburbana.
tenho rodado várias cidades no interior do Rio e praticamente todas elas tem uma estação de trem que pena que deixaram se acabar a última foi a do barrinha
Já ouvi falar muito deste ramal ferroviário. Pena que os governantes daqui não preservam nada . Só Adam pra traz .
Eu nao conhecia esya estrada de ferro pra mim e novidade
Hoje em dia jacetuba e Rio D'ouro é um lugar com poucas casas e movimentação, imagina na epoca,,,, pra q servia essa estrada de ferro :? sera que antigamente esses lugares eram muito movimentado??? ??????
muito show
Uma viagem e tanto!
Era o meu trajeto indo ao trabalho
Antes de a EFRD usar a Linha Auxiliar, na Linha Tronco partindo pelo Cajú, exsitiu a Estação o Parada Liberdade, ao Lado da Estação Del Castilho da L. Auxilar, que posteriormente foi utilizada.
😭😭😭😭 triste mesmo, meu cantinho abandonado
Triste mesmo.
MUITO SHOW