Engraçado, Se olharmos atentamente para a situação passada como: o modo das pessoas embarcarem nos trens para a situaçao atual, nada mudou.permanece a mesma disputa para a busca de um lugar no trem.
Andei muito na porta do trem,na década de 70,usava a linha auxiliar morava em Coelho da Rocha,quase sempre o trem era puxado por máquina a vapor devido a constante falta de energia elétrica,tempos difíceis.
Meu pai Isaac Rozemberg que produziu esse documentário deu um outro título " O DRAMA DA CENTRAL" Rozemberg sempre destacou e registrou em seus documentários as agruras e sofrimento do povo Brasileiro Nordestes com secas ou nas enchentes ou as dificuldades dos grandes centros
Nasci em 1958 no Rio de Janeiro qd a capital era Guanabara, andei de bonde e tbm de maria fumaça o Governador Lacerda tirou os bondes , sinto saudades daquele Rio antigo, não tinha essa violência, me criei em São João de Meriti, conheço todas as estações de trem, os atrasos de trem eram constantes, hoje tem muitas opções de transporte, mas o engarrafamento é ferrenho, atualmente moro em Minas, mais gosto muito de ver filmagens antigas do Rio que conheci na infância, parabéns pro dono do canal por trazer recordações de um Rio que foi completamente mudado toda sua arquitetura e urbanização.
Meu pai nasceu em 47 e a história é a mesma. Em SP pegava o trem pra lá e pra cá... um trem que cabia até mil pessoas... hoje tirarm os trens e colocaram ônibus.. vai entender
@@ferrodu5759 Só deixaram os trens urbanos e em compensação, tiraram os trens de longo percurso, que faziam viagens pelo estado, por conta da privatização das linhas.
"Ai, antigamente volta!" Deveria voltar a pré-história, naquela época não tinha tecnologia. Éramos 'felizes' morrendo sem medicina minimamente avançada! Até parece que o passado era uma maravilha! Eu queria morar na Estônia, que está bem HOJE e não vive de museu de nostalgias!
Apenas uma correção, 1 ano depois, já que ninguém se pronunciou::::: Em 1958, a cidade do Rio de Janeiro era a Capital Federal com a Sede do Governo brasileiro no Palácio do Catete....A Capital foi para Brasília em 21 de abril de 1960. A Cidade do Rio de Janeiro, a partir daí, virou Estado da Guanabara o que perdurou até 1975 quando houve a fusão Guanabara/Rio de Janeiro...
Muito bom este documentário. Lembrando que na década de 50 o nosso país ainda era uma província e nos anos 20 andávamos por tração Animal enquanto a Europa despontava com carros e outras novidades.
Mal sabe ele os problemas que ditos carros causaram, incluindo o sucateamento geral da malha do governo JK, o povo vê as coisas mas não se aprofunda na história delas
6:44. Estação de São Matheus fechada a anos. Muito triste ver a malha ferroviária esquecidas abandonadas . Pelo menos nas imagens da para ver os morros ainda sem favelas. Bons tempos.
Detalhe que aos 6:38 ele fala da "Zona Rural nós sertões cariocas" Onde provavelmente é São João de Meriti Olha que bizarro de se imaginar haha, hoje a última coisa que esse lugar é, é zona rural
Os morros sem as favelas eram uma verdadeira paisagem, nada contra quem precisava morar ali na época, até pq eram os verdadeiros guerreiros e esses sim tinham pouca grana e passavam muita necessidade, mas hj mudou muito e muito que ali residem tem condições de sair mas se acomodaram
Pode não ter tido os morros em favelas (apesar de e ter lido sobre favelização desde o fim da escravidão no fim dos sec 19), mas havia favelas sem morros! Só alienados mesmo pra ignorar a miséria que o povo vivia! Tinha muita reclamação de falta de energia, água, saneamento, educação (para os pobres)!
A população cresceu, a rede ferroviária só sucateou. O limite de trens sempre foi o mínimo, independente do aumento da população. O povo que lute. Meu pai, hoje já falecido, viveu muito essa realidade de Central do Brasil.
Sou nascido e criado Em Parada de Lucas e aqui até a década de 70 tinha trens a vapor, os chamados Maria Fumaça e infelizmente n peguei essas maravilhosas obras de artes que são essas antigas locomotivas, somente meu pai pegou. E é por este motivo que o nome desse local se chama parada de Lucas, justamente por que o fazendeiro José Lucas doou parte das terras de sua fazenda para a construção da estrada de ferro e a estação que foi chamada de Parada do Lucas, mais popular, Parada de Lucas.
Os trens da linha auxiliar que iam para Belfordroxo quando chegava na Pavuna se encontram com a linha da antiga estrada de ferro rio douro que eram os trens a vapor que iam além de Belfordroxo em direção a jaceruba , Tinguá e Xerém hoje e a linha 2 do metrô.
Que filme e música maravilhosos. Certamente histórico. No Brasil atual, a visão sistêmica da ferrovia está nascendo e aponta, o trem continua a melhor opção.
Interessante o esforço do locutor em expressar o progresso enquanto o povo se contorcia nos trens super lotados . Ainda bem que 70 anos nos separam desses tempos bárbaros. Hoje é tanto conforto nos trens da Central do Brasil que nem da vontade de sair das cabines . Nada melhor que o tempo .SQN
Excelente documentário, trata da vida do Carioca naquele tempo e alias meu pai presenciou essa época turbulenta e de grandes mudanças nas ccaracterísticas do Rio de Janeiro. Excelente em tudo!
Reconheci o condomínio onde moro em Cavalcanti. Mas independente da época, a falta de investimentos no transporte ferroviário já era evidente. Um mal que parece eterno no Brasil.
O locutor fala tão entusiasmado da quantidade de gente que ele achou que não ia piorar Kķk sempre foi o mesmo sufoco do atraso,agora graças a Deus melhorou
Pessoas penduradas do lado de fora do trem, famosos pingentes, vez por outra caiam e perdiam suas vidas. Certa vez vindo de Queimados era criança na época, sentaram em cima de mim no trem. Depois disso meu pai vinha da casa da minha avó conosco de onibus.
ESQUECI DE FALAR, MEU AVÔ FOI FOGUISTA, MAQUINISTA DA CENTRAL DO BRASIL. RESPIROU MUITO CARVÃO COM FUMAÇA, TOMAVA CHUVA NAS COSTA, VENTO NO PEITO, SERENO NA CABEÇA E FUMAVA 2 (DOIS) MAÇOS DE CIGARRO ASTÓRIA OU MISTURA FINA POR DIA, VIVEU 102 ANOS LÚCIDO. E COM COM UMA REPUTAÇÃO ILIBADA. SAUDADE, MUITA SAUDE.
O Rio de Janeiro nos ensina até a presente data como viver uma vida agitada. Desde sempre a história se repete todos os dias. Tenho orgulho de ter nascido e percorrido todos os ramais de trem da cidade maravilhosa!!!! CARIMBA QUE É TOP ✔️🇧🇷
Eu nasci nessa época ! Eu era pequena e vi muito essas pessoas passarem penduradas, caia muita gente , morria muitas pessoas atropeladas por trens. A gratuidade era normal. Hoje em dia as pessoas continuam sendo desesperadas. Os trens estão melhores do que antes mas poderiam ficar melhores como falou aí o moço se não fosse tanta comilancias de dinheiro público! E a falta de bom censo dos usuários ! Eu me aposentei em 2012 e não fiquei aleijada nem acidentada passei algumas dificuldades sim , RM 1970 ainda peguei essa briga de foice aí mas até aqui me ajudou o senhor! Muitas coisas acontecem culpadas são as próprias pessoas se eu fosse falar o que vi 90 pra cá a página não caberia. E Continuo viajando se trem toda a vez que preciso sair.
sensacional!!!!!!!!....... Eu nasci dentro do trem nessa epoca 1949 cresci viajando neles.....como rapaz ( HOJE JOVEM ) fui pingente donde toda semana morriam 10 a 20 pingentes, podem consultar a central do brasil o numero de indenizaçoes eram mui altos , hoje melhorou mas a mallha rodoviaria é a mesma e o brasil continua estagnado e a população operaria, a mesmice será que surgira um iluminado para ligar os suburbios com metro!!! parabens ...... sensacional.......
Impressionante como o "Balança mais não cai" tinha destaque em meio às construções que o cercava, pela arquitetura e altura, especificamente. Era bem mais imponente e de grande destaque em relação aos prédios dos arredores.
pô, sou carioca, moro em bsb/df se vou ao Rio, vou na central do Brasil , até pra lembrar da minha infância , eu trabalhava sempre por lá , rio de Janeiro ,
Você tem de escolher... Luta ou "morte". A situação te coloca de lado à educação. A questão é, o estado nunca conseguiu suprir as necessidades básicas do povo. 70 anos depois, ainda há trem superlotado.
Isso não se justifica já estive em um pais mais pobre que o Brasil em termos de transporte e não aconteceu isso ,o que o Estado falhou de fato foi na educação e nas leis que são brandas e fazem o povo brasileiro ser um povo mal educado e indisciplinado .
O ramal circular da Pavuna que ligava Costa Barros até São Mateus foi extinto na década de 1990.Dizem que foi pressão da empresa de onibus Mageli,que iam pra Central praticamente vazios.
Cara adorei a matéria viajei muito nesse chamados de marmitao com meu saudosismo pai que ja se foi a muito anos atrás, agora e so olharmos para o BRT é igual.
Se vc pegar o trem de Vila inhomirim em Saracuruna, o trem ainda é assim, e muitas pessoas andam do lado de fora, mas tbm ele é a diesel e é bem mais lento.
Há 70 anos atrás o movimento na Central era de 600.000 passageiros. Hoje, com pelo menos o triplo de trens a disposição, continua nos mesmos 600 mil. E os passageiros reclamam como nunca dos serviços e conforto. TEM ALGUMA COISA ERRADA AÍ!!!
Antes de 1972, as falas e jeitos eram bastante diferentes . Hábitos, respeito social, familiar, às Fôrças Armadas e à Pátria ... Tudo se acabou . Nada mais existe. Daí porquê texto e narração muito se diferem do panorama pós anos 70 . Estou longe, e já tenho muitas dificuldades em Português, porém, este coment foi escrito com alguma ajuda . Dó ao saber que está igual ou pior .
"sertão carioca" era a expressão usada para denominar o trecho mais ou menos entre realengo e campo grande, muitas fazendas com clima muito quente seco, igual ao sertão e como maior exemplo temos Bangu.
Kkkkkkkkkkkkk moro em são João de Meriti perto do centro e perto da Pavuna e estou vendo que realmente essa região cresceu bastante com o passar do tempo, antes era uma roça hoje está urbanizada
Entre as estacoes magno atual mercadão de Madureira e rocha Miranda Ficava a extinta estação do bairro de Turiaçu Entre as estacoes gramacho e campos Elíseos existia a extinta estação são bento que ainda está em projeto Entre as estacoes japeri e lages Esta uma plataforma de uma estação desativada de dr eiras que foi extinta Logo apos o fechamento do hospital de dr eiras Entre as estacoes campo grande e Augusto Vasconcelos ficava a extinta Parada de João elis que ficava próximo ao estádio italo del cima a estação foi extinta apos o rebaixamento do clube Local mais moradores pediram a reativação da parada Trechos extintos O atual ramal de santa cruz antigamente fazia o terminal em Mangaratiba mais o trecho entre santa cruz e Mangaratiba foi extinto mais ta em projeto o trecho ate Itaguaí
A corrupção e a burrice administrativa já era presente tanto naquela época quanto é hoje, nós somos um autêntico exemplo de nação selvagem e pouco evoluída em todos os aspectos.
Esse vídeo podia passar nos trens modernos de hoje em dia com ar condicionado, á população tem q ficar ciente de como era e como é, melhoras de 1000%!!!
Eu moro perto da Estação de São Mateus q hoje não passa de um ponto de vendas de drogas, dsd os anos 90 ela foi desativada q pena q aquela área ali ficou impossível de circular devido ao tráfico.
Gente, e eu que pensava que o desrespeito com o cidadão trabalhador fosse coisa da atualidade , com o aumento populacional, mas pelo vídeo notamos que há muitas décadas as autoridades não respeitam o nosso sofrido povo, ferramentas do verdadeiro progresso, que nunca foi respeitado, no Brasil.
Naquele tempo o Rio era a Capital Federal, rodeada pelo Estado da Guanabara e era a Cidade Maravilhosa. Este vídeo mostra o maior dos problemas. Vá ver hoje... esses trabalhadores estariam procurando emprego e nem de helicóptero estariam seguros. JK acabou com o Rio construindo o roubódromo chamado Brasília, aquela... xapralá.
Estado da Guanabara só em 1960, amigo. E funcionou bem até o começo dos anos 70, quando começou uma sucessão de governos medíocres e a maldita Fusão, em 1975 transformou nessa titica que aí está.
Não foi porque que a ferrovia não acompanhou o progresso ...E sim pelo desvio de verbas publicas que sempre alimentou os marajas brasileiro transvestidos de representantes do povo cujo tem motoristas e filhos em escolas particulares alxilio palitos...E que querem mais que o povo se lasque e isso as imagens ja mostra o Brasil desde antes ja era terra de poucos lascando com muitos....
- Estação... ,composição estacionada na plataforma 1 linha A, destina se a Gare DOM PEDRO II ,próxima parada, estação..., Quem não se lembra dessa informação nas estações hein, diga de que estação vc ouvia! Belo vídeo
Caramba, já naquele tempo era uma confusão para entrar nos vagões, e também viajavam pendurados pelo lado de fora, eu fiz muito isto,rs era emocionante mas ao mesmo tempo muito perigoso, ainda bem que hoje não acontece mais isto, porém a muvuca continua, kkk
Olá sou ferroviário atualmente e estou tentando levantar um histórico sobre a eletrificacao ferroviaria rj. Pode me ajudar com imagens se puder fico grato. E parabéns pelo video
Visão do inferno. Se eu fosse vivo nessa época, iria morar na roça. E essa música irritante e a voz do narrador em tom empolgante, com ênfase no r, descrevendo condições miseráveis de transporte público, como algo moderrrrrno, o Rio de Janeiro como uma metrópole? E essas marias-fumaça em plenos anos 50? Os trens elétricos depredados, vidros quebrados, gente pendurada, caminhando pelos trilhos, as pessoas atravessando a rua em todas as direções, sem uma faixa de pedestre pintada no asfalto ou semáforo para pedestres. Se hoje é ruim, antes era péssimo, atrasado. Nada parecido com o Rio de Janeiro tão romanceado pelos meus pais, que na ocasião deviam ser um dos muitos que passavam pelo Centro em suas idas e vindas do trabalho. Excelente registro da época, o mais realista que lembre ter visto. Parabéns pela postagem e obrigado por compartilhar.
Ridículo, lamentável, uma vergonha! Todo xingamento para os meios de transportes, atuais, do Rio, é pouco! Se nossos governantes, não tivessem esse maldito vicio de roubar, seriamos a melhor cidade do Brasil; mas o que esses senhores fizeram é algo inacreditável... Tinham que investir muito mais nas ferrovias no que nos ônibus Atualmente, as extremidades dos trens são relativamente perto da estação central do brasil, guapi, japeri, belford roxo...regioes muito proximas! E visivel que, e muito, que os trens são os melhores meios de transporte (vejam a Europa)...o certo seria trem em todo estado, ligando capitais (projeto TAV, que ja foi cancelado) Mesma coisa o Metro: ao menos que ligasse a cidade por completo! As pessoas que moram na z. oeste nem devem conhecer metro Outro meio otimo, as barcas: pra mais de provado que hidrovias sao eficazes, mais que os onibus. Tem pessoas que trabalham no rio e moram em partes da regiao dos lagos e costa verde, mas as barcas tem um misero trajeto de rio x niteroi - rio x ilha governador - rio x paqueta...ponham esta porra pra angra, itatiaia, toda extensao da reg dos lagos, subindo o estado para macae Mas nao...o governo e municipio foca no pior transporte, onibus Vc que mora no rio nao pode ir ao noroeste fluminense, norte, centro, reg serrana e sul sem os onibus, so tem esta opção o rio, ou melhor muitas cidades do brasil se espalharam na europa para o seu crescimento, mas o meio de transporte....
Com 14 anos eu já encarava a situação , pegava em Madureira para a central , eu não alcançava a chupeta e ficava imprensado no meio das pessoas sem cair , só no embalo , do barulho das rodas
Engraçado, Se olharmos atentamente para a situação passada como: o modo das pessoas embarcarem nos trens para a situaçao atual, nada mudou.permanece a mesma disputa para a busca de um lugar no trem.
Realmente tudo igual rs
@@kdudangf é. porque tem gente que acha que isso é atual
Rio sempre sofreu com problemas de mobilidade urbana
Muito bem observado!
Realmente, desde o começo do mundo sempre existiram pessoas educadas e as que não foram educadas.
Andei muito na porta do trem,na década de 70,usava a linha auxiliar morava em Coelho da Rocha,quase sempre o trem era puxado por máquina a vapor devido a constante falta de energia elétrica,tempos difíceis.
Pode parecer meio arcaico mas esse texto e a narração, são sensacionais.
Português limpo sem gírias !
por isso que é bom, ruim se fosse moderno.
Meio arcaico???? Kkkkkk
É a pura verdade querida
Não é arcaico. É clássico.
Meu pai Isaac Rozemberg que produziu esse documentário deu um outro título " O DRAMA DA CENTRAL"
Rozemberg sempre destacou e registrou em seus documentários as agruras e sofrimento do povo Brasileiro Nordestes com secas ou nas enchentes ou as dificuldades dos grandes centros
Que legal seu pai faz parte da história do Rio de janeiro, excelente documentário e dicção dele.
Nasci em 1958 no Rio de Janeiro qd a capital era Guanabara, andei de bonde e tbm de maria fumaça o Governador Lacerda tirou os bondes , sinto saudades daquele Rio antigo, não tinha essa violência, me criei em São João de Meriti, conheço todas as estações de trem, os atrasos de trem eram constantes, hoje tem muitas opções de transporte, mas o engarrafamento é ferrenho, atualmente moro em Minas, mais gosto muito de ver filmagens antigas do Rio que conheci na infância, parabéns pro dono do canal por trazer recordações de um Rio que foi completamente mudado toda sua arquitetura e urbanização.
Meu pai nasceu em 47 e a história é a mesma. Em SP pegava o trem pra lá e pra cá... um trem que cabia até mil pessoas... hoje tirarm os trens e colocaram ônibus.. vai entender
@@ferrodu5759 Só deixaram os trens urbanos e em compensação, tiraram os trens de longo percurso, que faziam viagens pelo estado, por conta da privatização das linhas.
Sempre tem uma pessoa dizendo que saiu do Rio e não são poucos os casos. Isso mesmo! Esse Rio de janeiro já não existe mais
"Ai, antigamente volta!" Deveria voltar a pré-história, naquela época não tinha tecnologia. Éramos 'felizes' morrendo sem medicina minimamente avançada! Até parece que o passado era uma maravilha! Eu queria morar na Estônia, que está bem HOJE e não vive de museu de nostalgias!
Apenas uma correção, 1 ano depois, já que ninguém se pronunciou:::::
Em 1958, a cidade do Rio de Janeiro era a Capital Federal com a Sede do Governo brasileiro no Palácio do Catete....A Capital foi para Brasília em 21 de abril de 1960.
A Cidade do Rio de Janeiro, a partir daí, virou Estado da Guanabara o que perdurou até 1975 quando houve a fusão Guanabara/Rio de Janeiro...
Muito bom este documentário. Lembrando que na década de 50 o nosso país ainda era uma província e nos anos 20 andávamos por tração Animal enquanto a Europa despontava com carros e outras novidades.
Mal sabe ele os problemas que ditos carros causaram, incluindo o sucateamento geral da malha do governo JK, o povo vê as coisas mas não se aprofunda na história delas
6:44. Estação de São Matheus fechada a anos. Muito triste ver a malha ferroviária esquecidas abandonadas . Pelo menos nas imagens da para ver os morros ainda sem favelas. Bons tempos.
Detalhe que aos 6:38 ele fala da "Zona Rural nós sertões cariocas"
Onde provavelmente é São João de Meriti
Olha que bizarro de se imaginar haha, hoje a última coisa que esse lugar é, é zona rural
Os morros sem as favelas eram uma verdadeira paisagem, nada contra quem precisava morar ali na época, até pq eram os verdadeiros guerreiros e esses sim tinham pouca grana e passavam muita necessidade, mas hj mudou muito e muito que ali residem tem condições de sair mas se acomodaram
Pode não ter tido os morros em favelas (apesar de e ter lido sobre favelização desde o fim da escravidão no fim dos sec 19), mas havia favelas sem morros! Só alienados mesmo pra ignorar a miséria que o povo vivia! Tinha muita reclamação de falta de energia, água, saneamento, educação (para os pobres)!
Deveria ser entre costa Barros e Pavuna. Presumo.
CENTRAL DO BRASIL.....muito importante o documentário. Tudo que se pode fazer e que continua...
A população cresceu, a rede ferroviária só sucateou. O limite de trens sempre foi o mínimo, independente do aumento da população. O povo que lute. Meu pai, hoje já falecido, viveu muito essa realidade de Central do Brasil.
Sou nascido e criado Em Parada de Lucas e aqui até a década de 70 tinha trens a vapor, os chamados Maria Fumaça e infelizmente n peguei essas maravilhosas obras de artes que são essas antigas locomotivas, somente meu pai pegou.
E é por este motivo que o nome desse local se chama parada de Lucas, justamente por que o fazendeiro José Lucas doou parte das terras de sua fazenda para a construção da estrada de ferro e a estação que foi chamada de Parada do Lucas, mais popular, Parada de Lucas.
Amigo, que interessante a história sobre a estação de Parada de Lucas, pois também moro aqui no bairro.
Um pouco antes os ramais do Rio ganharam os novos Trens elétricos séries 400
@@marciomartins6564 Sim, o nome da parada dos trens acabou batizando o bairro.
esse lugar é uma favela horrível
Os trens da linha auxiliar que iam para Belfordroxo quando chegava na Pavuna se encontram com a linha da antiga estrada de ferro rio douro que eram os trens a vapor que iam além de Belfordroxo em direção a jaceruba , Tinguá e Xerém hoje e a linha 2 do metrô.
Época de ouro
Que filme e música maravilhosos. Certamente histórico. No Brasil atual, a visão sistêmica da ferrovia está nascendo e aponta, o trem continua a melhor opção.
Interessante o esforço do locutor em expressar o progresso enquanto o povo se contorcia nos trens super lotados . Ainda bem que 70 anos nos separam desses tempos bárbaros. Hoje é tanto conforto nos trens da Central do Brasil que nem da vontade de sair das cabines . Nada melhor que o tempo .SQN
Trens, metrôs são os melhores transportes que eu já usei. Pego sempre na central quando dá... De ônibus parece até uma carroça puxada por lesmas
Como eu gosto de ver esses vídeos antigos , parece que eu vivi naquela época . Rs
Eu também
Isso se chama anemoia, falsa saudade de um passado romantizado.
Meu falecido pai era tesoureiro de extinta Central do Brasil. Obrigada por postar.
Docummentário Magnífico
Show tempos nostalgicos... Dos meus nem pais mas avos...
3:25 E eu que pensava que o "estouro de boiada" quando o trem chegava na estação era coisa de hoje!!
Sou do RIO DE JANEIRO. E nao imaginava que na decada de 50 ja era igual os dias de hoje
Famoso marmitao saudades eterna viajei muito nesse trem com meu pai, tempos difíceis igual ao os de hoje
Excelente documentário, trata da vida do Carioca naquele tempo e alias meu pai presenciou essa época turbulenta e de grandes mudanças nas ccaracterísticas do Rio de Janeiro. Excelente em tudo!
O mais ingraçado é que já se passou 50 anos e hoje em dia essas cenas se repetem nas estações
70*
Ver essas coisas antigas e muito bom
Reconheci o condomínio onde moro em Cavalcanti. Mas independente da época, a falta de investimentos no transporte ferroviário já era evidente. Um mal que parece eterno no Brasil.
Meu avô é meu tio trabalharam na EFCB eu nasci na estação de encantado em
1971
Que interessante, já existia 'surfista de trem', nos anos 50...e eu achando que era coisa da minha geração nos anos 80!
Mais ou menos...Pelo que vi iam pendurados mas não viajavam encima do trem..Não eram tão malucos como a geração dos anos 80
O locutor fala tão entusiasmado da quantidade de gente que ele achou que não ia piorar Kķk sempre foi o mesmo sufoco do atraso,agora graças a Deus melhorou
Pessoas penduradas do lado de fora do trem, famosos pingentes, vez por outra caiam e perdiam suas vidas. Certa vez vindo de Queimados era criança na época, sentaram em cima de mim no trem. Depois disso meu pai vinha da casa da minha avó conosco de onibus.
Esse vídeo tem que passar todo dia pra galera atual da Supervia. Hoje quem está no controle é a Mitsui
ESQUECI DE FALAR, MEU AVÔ FOI FOGUISTA, MAQUINISTA DA CENTRAL DO BRASIL. RESPIROU MUITO CARVÃO COM FUMAÇA, TOMAVA CHUVA NAS COSTA, VENTO NO PEITO, SERENO NA CABEÇA E FUMAVA 2 (DOIS) MAÇOS DE CIGARRO ASTÓRIA OU MISTURA FINA POR DIA, VIVEU 102 ANOS LÚCIDO. E COM COM UMA REPUTAÇÃO ILIBADA. SAUDADE, MUITA SAUDE.
Trabalhei dentro da Central, adoro esse video, ja mostrei muito para a galera que trabalha nos trens de la.
Cara que video foi esse, adicionei como favoritos aqui e estou compartilhando em tudo que é grupo, que relíquia!!!!
Esses documentários, merecessem ser preservados.
O Rio de Janeiro nos ensina até a presente data como viver uma vida agitada. Desde sempre a história se repete todos os dias. Tenho orgulho de ter nascido e percorrido todos os ramais de trem da cidade maravilhosa!!!! CARIMBA QUE É TOP ✔️🇧🇷
Eu nasci nessa época ! Eu era pequena e vi muito essas pessoas passarem penduradas, caia muita gente , morria muitas pessoas atropeladas por trens. A gratuidade era normal. Hoje em dia as pessoas continuam sendo desesperadas. Os trens estão melhores do que antes mas poderiam ficar melhores como falou aí o moço se não fosse tanta comilancias de dinheiro público! E a falta de bom censo dos usuários ! Eu me aposentei em 2012 e não fiquei aleijada nem acidentada passei algumas dificuldades sim , RM 1970 ainda peguei essa briga de foice aí mas até aqui me ajudou o senhor! Muitas coisas acontecem culpadas são as próprias pessoas se eu fosse falar o que vi 90 pra cá a página não caberia. E Continuo viajando se trem toda a vez que preciso sair.
Legal seu comentário!
Vc tem quantos anos?
Trabalhava em quê?
👍👍
já é 2018 e está quase a mesma coisa de 1950. Até me espanto com a semelhança entre a central e a supervia
Tanto é que a supervia tem a concessão das linhas da central neh
@@tuliozero-meia6566 so o trecho da regiao metropolitana do rio. o resto da central é da MRS.
Excelente reportagem!!!! Parabéns a publicação
sensacional!!!!!!!!....... Eu nasci dentro do trem nessa epoca 1949 cresci viajando neles.....como rapaz ( HOJE JOVEM ) fui pingente donde toda semana morriam 10 a 20 pingentes, podem consultar a central do brasil o numero de indenizaçoes eram mui altos , hoje melhorou mas a mallha rodoviaria é a mesma e o brasil continua estagnado e a população operaria, a mesmice será que surgira um iluminado para ligar os suburbios com metro!!! parabens ...... sensacional.......
Transportava mais passageiros naquela época que nos dias atuais conforme narração do locutor!!
Linda história parabéns aos produtores
Impressionante como o "Balança mais não cai" tinha destaque em meio às construções que o cercava, pela arquitetura e altura, especificamente. Era bem mais imponente e de grande destaque em relação aos prédios dos arredores.
Correria pra entrar no trem não mudou nada 😂
Me lembrou o BRT do Rio de janeiro.
Principalmente da Alvorada para Santa Cruz.
Passados 60 anos a educação do povo não mudou muito .
E eu achando que só agora que o povo é mal-educado.
absolutamente. ela piorou e muuuuito.
pô, sou carioca, moro em bsb/df se vou ao Rio, vou na central do Brasil , até pra lembrar da minha infância , eu trabalhava sempre por lá , rio de Janeiro ,
Você tem de escolher... Luta ou "morte". A situação te coloca de lado à educação. A questão é, o estado nunca conseguiu suprir as necessidades básicas do povo. 70 anos depois, ainda há trem superlotado.
Isso não se justifica já estive em um pais mais pobre que o Brasil em termos de transporte e não aconteceu isso ,o que o Estado falhou de fato foi na educação e nas leis que são brandas e fazem o povo brasileiro ser um povo mal educado e indisciplinado .
3:26 Parecidíssimo com a Estação da Luz nos horários de pico hoje em São Paulo
O ramal circular da Pavuna que ligava Costa Barros até São Mateus foi extinto na década de 1990.Dizem que foi pressão da empresa de onibus Mageli,que iam pra Central praticamente vazios.
Que triste, os poderosos sempre prejudicando São João de Meriti, um Município pobre do Rio que não tem um governo de pulso firme.
Felipe Oliveira você sabia que os donos das empresas de ônibus são políticos? são principalmente deputados federais e estaduais...
eu moro na Pavuna :)
Fabiano Reis por isso não investem em ferrovias nessa.merda de país.
Pior que eu lembro dos funcionarios retirando a terceira linha ferroviaria do ramal gramacho nos anos 90.
Que locutor... saudades.
Top registro amigo.👏👏
Belo registro da história ferroviária do Rio de Janeiro amigão , um grande abraço 👍
estação de são matheus , aqui do lado de tomazinho em meriti ,nos anos 50, só no you tube rs
Hoje totalmente invadida e virando um favelão a área do pátio de são Matheus.
A VIDA DO CARIOCA NUNCA FOI FÁCIL COMO SE PENSA!
A voz do narrador, realmente és um show a parte.
Será q é o cig Moreira
Agente vive mesma época pra disputar lugar no trem, não mudou nada dos anos 50 à 2019 😀😀🖒.
Que vídeo, relíquia, tenho 32 anos e confesso que viajei na história !!
andar de portas abertas era normal e viajar do lado de fora não tinha problema que evolução kķkkk
Mas a velocidade era beeeemm menor. Apesar disto perdi um coleguinha de ginásio em 1977, caiu e não resistiu aos ferimentos.
Cara adorei a matéria viajei muito nesse chamados de marmitao com meu saudosismo pai que ja se foi a muito anos atrás, agora e so olharmos para o BRT é igual.
@@AntonioVieira-pl7ur nem todos BRT andão com porta aberta.
Se vc pegar o trem de Vila inhomirim em Saracuruna, o trem ainda é assim, e muitas pessoas andam do lado de fora, mas tbm ele é a diesel e é bem mais lento.
@@sylvianeta Dependia da frota tbm. Porque dos trens séries 400 em diante, que viriam um pouco depois, esses corriam pra caramba.
Há 70 anos atrás o movimento na Central era de 600.000 passageiros. Hoje, com pelo menos o triplo de trens a disposição, continua nos mesmos 600 mil. E os passageiros reclamam como nunca dos serviços e conforto. TEM ALGUMA COISA ERRADA AÍ!!!
Antes de 1972, as falas e jeitos eram bastante diferentes . Hábitos, respeito social, familiar, às Fôrças Armadas e à Pátria ... Tudo se acabou . Nada mais existe. Daí porquê texto e narração muito se diferem do panorama pós anos 70 .
Estou longe, e já tenho muitas dificuldades em Português, porém, este coment foi escrito com alguma ajuda .
Dó ao saber que está igual ou pior .
Que vídeo incrível !!
esse narrador também narra o documentário "São Caetano do Sul : O Princípe dos novos municípios" que tem no youtube
excelente documentário.
6:30 "-em pleno sertão carioca" leia-se Pavuna kkkk
Entrando em São João de Meriti uma verdadeira roça !!
hahahahahah era melhor ter ficado no sertão do que a pavuna de agora....
Baixada Fluminense
"sertão carioca" era a expressão usada para denominar o trecho mais ou menos entre realengo e campo grande, muitas fazendas com clima muito quente seco, igual ao sertão e como maior exemplo temos Bangu.
Kkkkkkkkkkkkk moro em são João de Meriti perto do centro e perto da Pavuna e estou vendo que realmente essa região cresceu bastante com o passar do tempo, antes era uma roça hoje está urbanizada
Entre as estacoes magno atual mercadão de Madureira e rocha Miranda
Ficava a extinta estação do bairro de Turiaçu
Entre as estacoes gramacho e campos Elíseos existia a extinta estação são bento que ainda está em projeto
Entre as estacoes japeri e lages
Esta uma plataforma de uma estação desativada de dr eiras que foi extinta
Logo apos o fechamento do hospital de dr eiras
Entre as estacoes campo grande e Augusto Vasconcelos ficava a extinta
Parada de João elis que ficava próximo ao estádio italo del cima a estação foi extinta apos o rebaixamento do clube
Local mais moradores pediram a reativação da parada
Trechos extintos
O atual ramal de santa cruz antigamente fazia o terminal em Mangaratiba mais o trecho entre santa cruz e Mangaratiba foi extinto mais ta em projeto o trecho ate Itaguaí
sensacional..
olha q na epoca nao tinha arcodicionado nos vicks
Ao ouvir o português do narrador, eu me sinto envergonhado... isso que eu chamo de formalidade.
Saudosismo barato
@@wesleymendes7254Você é jovem. Precisa envelhecer logo.
Queria existir e ser adulto nessa época
Eu gostava mais dos trem do final dos anos 80 e 90 era muito bom é rápido !
As vezes achava que estava assistindo Tom e Jerry !
O trem do ramal de Japeri era apelidado de Vanderlei Cardoso, por que pulava muito. Segundo um amigo que mora em engenheiro Pedreira.
Top de linha!!Sem mais!
E o povo reclama do transporte de hoje em dia, vai vendo hen kkk
A corrupção e a burrice administrativa já era presente tanto naquela época quanto é hoje, nós somos um autêntico exemplo de nação selvagem e pouco evoluída em todos os aspectos.
Qual o problema de reclamar? Tem que reclamar mesmo, continuamos a nós empurrar nos trens e metrôs.
Claro a única evolução de lá pra cá foi o Uber kkkkk
Esse vídeo podia passar nos trens modernos de hoje em dia com ar condicionado, á população tem q ficar ciente de como era e como é, melhoras de 1000%!!!
BOA NOITE, MEU CARO AMIGO CONCORDO PLENAMENTE CONTIGO NA MINHA HUMILDE OPINIÃO MELHOROU MUITO É PORQUE SÃO PESSOAS DESINFORMADAS E SEM CULTURAS
Minuto 4:35 trem chegando à estação do Engenho de Dentro, sentido Central. Morro da Saçu em Quintino ao fundo.
Nos dias atuais ... nada mudou ... apenas são heranças do passado que nunca foi resolvido.
Eu moro perto da Estação de São Mateus q hoje não passa de um ponto de vendas de drogas, dsd os anos 90 ela foi desativada q pena q aquela área ali ficou impossível de circular devido ao tráfico.
Rozemberg, documentou em imagens o desenvolvimento do Brasil 1939 a 1983 com a Série Coisas do Brasil
Gente, e eu que pensava que o desrespeito com o cidadão trabalhador fosse coisa da atualidade , com o aumento populacional, mas pelo vídeo notamos que há muitas décadas as autoridades não respeitam o nosso sofrido povo, ferramentas do verdadeiro progresso, que nunca foi respeitado, no Brasil.
Naquele tempo o Rio era a Capital Federal, rodeada pelo Estado da Guanabara e era a Cidade Maravilhosa. Este vídeo mostra o maior dos problemas. Vá ver hoje... esses trabalhadores estariam procurando emprego e nem de helicóptero estariam seguros. JK acabou com o Rio construindo o roubódromo chamado Brasília, aquela... xapralá.
O estado da Guanabara sucedeu o DF de 1960 a 1975, tornando-se a capital do
Rio no lugar de Niterói desde então.
Estado da Guanabara só em 1960, amigo. E funcionou bem até o começo dos anos 70, quando começou uma sucessão de governos medíocres e a maldita Fusão, em 1975 transformou nessa titica que aí está.
@@sees2302 foi exatamente o q falei: estado da Guanabara de 60 a 75.
nessa epoca o rio de janeiro era mais feliz e nao sabia
*Verdade concordo*
Do fim dos anos 90 pra cá virou essa merda de hoje
Não foi porque que a ferrovia não acompanhou o progresso ...E sim pelo desvio de verbas publicas que sempre alimentou os marajas brasileiro transvestidos de representantes do povo cujo tem motoristas e filhos em escolas particulares alxilio palitos...E que querem mais que o povo se lasque e isso as imagens ja mostra o Brasil desde antes ja era terra de poucos lascando com muitos....
Cara ... incrível, todos de calça comprida....como os hábitos, roupas , costumes, etc .... Mudam
- Estação... ,composição estacionada na plataforma 1 linha A, destina se a Gare DOM PEDRO II ,próxima parada, estação..., Quem não se lembra dessa informação nas estações hein, diga de que estação vc ouvia! Belo vídeo
Melhorou um pouquinho hoje em dia 2022
Eu mesmo queria ter nascido essa epoca nasci 20anos depois na decada de 70
Incrível como 70 anos depois não se mudou nada imprecionante os dias de hoje igual aos do passado
Caramba, já naquele tempo era uma confusão para entrar nos vagões, e também viajavam pendurados pelo lado de fora, eu fiz muito isto,rs era emocionante mas ao mesmo tempo muito perigoso, ainda bem que hoje não acontece mais isto, porém a muvuca continua, kkk
Tenho saudades, viagei muito de trem pois morávamos perto da estação do Engenho Novo, mudamos, onde moro não passa trem, sinto saudade!!!
@@nairaraujo1786 e eu morava ao lado da estação, no Jacarezinho, e tbm sinto saudds!
Abrs
Saudosa central do brasil
Olá sou ferroviário atualmente e estou tentando levantar um histórico sobre a eletrificacao ferroviaria rj. Pode me ajudar com imagens se puder fico grato. E parabéns pelo video
67 anos se passaram e poucas coisas mudaram!
Vc ta doido...ja pegou trem aqui no Rio ? Claro que nao, pra falar isso!
@@eduardocouto3460 não mudou nada msm assim.
Infelizmente continua igual 🤦🤦🤦🤦
Visão do inferno. Se eu fosse vivo nessa época, iria morar na roça. E essa música irritante e a voz do narrador em tom empolgante, com ênfase no r, descrevendo condições miseráveis de transporte público, como algo moderrrrrno, o Rio de Janeiro como uma metrópole? E essas marias-fumaça em plenos anos 50? Os trens elétricos depredados, vidros quebrados, gente pendurada, caminhando pelos trilhos, as pessoas atravessando a rua em todas as direções, sem uma faixa de pedestre pintada no asfalto ou semáforo para pedestres. Se hoje é ruim, antes era péssimo, atrasado. Nada parecido com o Rio de Janeiro tão romanceado pelos meus pais, que na ocasião deviam ser um dos muitos que passavam pelo Centro em suas idas e vindas do trabalho.
Excelente registro da época, o mais realista que lembre ter visto. Parabéns pela postagem e obrigado por compartilhar.
Pior do que o saudosismo masoquista dos que viveram na época é o pseudo-saudosismo de muitos que comentam aqui e nem eram nascidos na época.
NÃO ERA BOM NÃO OS TRENS ATRASAVAM HORRORES AS PORTAS NÃO FECHAVAM ABARROTADAS DE GENTE...VIAJEI MUITO NA MINHA ADOLESCENCIA...
Ridículo, lamentável, uma vergonha! Todo xingamento para os meios de transportes, atuais, do Rio, é pouco!
Se nossos governantes, não tivessem esse maldito vicio de roubar, seriamos a melhor cidade do Brasil; mas o que esses senhores fizeram é algo inacreditável...
Tinham que investir muito mais nas ferrovias no que nos ônibus
Atualmente, as extremidades dos trens são relativamente perto da estação central do brasil, guapi, japeri, belford roxo...regioes muito proximas! E visivel que, e muito, que os trens são os melhores meios de transporte (vejam a Europa)...o certo seria trem em todo estado, ligando capitais (projeto TAV, que ja foi cancelado)
Mesma coisa o Metro: ao menos que ligasse a cidade por completo! As pessoas que moram na z. oeste nem devem conhecer metro
Outro meio otimo, as barcas: pra mais de provado que hidrovias sao eficazes, mais que os onibus. Tem pessoas que trabalham no rio e moram em partes da regiao dos lagos e costa verde, mas as barcas tem um misero trajeto de rio x niteroi - rio x ilha governador - rio x paqueta...ponham esta porra pra angra, itatiaia, toda extensao da reg dos lagos, subindo o estado para macae
Mas nao...o governo e municipio foca no pior transporte, onibus
Vc que mora no rio nao pode ir ao noroeste fluminense, norte, centro, reg serrana e sul sem os onibus, so tem esta opção
o rio, ou melhor muitas cidades do brasil se espalharam na europa para o seu crescimento, mas o meio de transporte....
vdd
Na vdd vc pode ir pra região serrana, central e pertinho da sul de trem. Só o noroeste e o norte do estado que só tem a opção de ônibus
Tem coisa que não muda nunca,que vive no Rio vai entende soube a lotação
Vim de 2023 avisar-lhes q nada mudou😅😅
pensei que era em 2022.
Resumo da ópera; transporte público no Brasil sempre foi uma bagunça
Mais alguém vendo esse vídeo em 2024?
Com 14 anos eu já encarava a situação , pegava em Madureira para a central , eu não alcançava a chupeta e ficava imprensado no meio das pessoas sem cair , só no embalo , do barulho das rodas