Jose Pereira eu uso uma régua as vezes na primeira aplicação, para tirar o excedente... Como ela cria firmeza rápido, limpo para não deixar as "pedrinhas", e puxo uma segunda com o aplicador mais apertado, para tampar os furinhos... Se sobrou material, e estiver ainda bem mole, pode aplicar de novo, mas tem q ter bastante para isso, pq se puxar só com o aplicador vai enrugar, levantando oq tinha aplicado. Eu recomendo fazer pouco por vez, e aplicar só aonde precisa para lixar menos, deixar afirmar, e aplicar passadas finas, uma encima da outra, dando os intervalos. Depois q acerta a aplicação, é menos material a lixar, e mais rápido fica pronto. Daí é mais vantajoso utilizar esse tipo de massa... Pq nenhum solvente consegue amolecer...
Jose Pereira pois é, cada um se adapta melhor com um tipo de material, mas as vezes se não encontrar o material q gosta, temos q nos adaptar aos outros... Eu particularmente gosto de massa q vira a famosa, "solda fria". Kkkk... Como aquela Iberê!! Se não aplicar bem, tem q usar a esmerilhadeira!!
@@luisfernandes9506 eu me acertei com a da marca 2001, pq o principal problema das massas com catalisador líquido e carga pesada, são furos, aplicação é mais complicada, tempo de secagem. Se o local de aplicação é grande, as vezes eu opto por uma mais macia, oq eu não gosto delas é a camada pastosa q gruda na lixa no início, daí uso uma lixa velha para o começo, e depois troco. No momento estou testando a massa da farbem q segundo eles é para plástico, mais flexível, e o uso é geral.
@@luisfernandes9506 E respondendo mais diretamente, na minha opinião e preferência para fixação o catalisador líquido é mais corrosivo, empiricamente falando gruda melhor.
@@srSADOL muito obrigado por responder, sou amador as vezes preciso usar uma quantidade maior em peça muito castigada, vou optar por essa opção, tenho aqui a podium one da anjo me parece muito boa e um pouco flexível, tenho medo de desplacar, já reformei geladeira onde n tem como rebater e precisa carregar na massa...
Sadol boa tarde. Tenho um Palio vermelho 98 pra pintar. Estou lixando em casa. Preciso lixar por inteiro e deixar na lata,ou só as partes mais críticas. Alguns pontos está fundo,outros está alto. Tú tens WhatsApp pra te mostrar as fotos do carro. Ótimo canal. Bem explicado. Assistindo e aprendendo.
Tudo depende da base, se não estiver descascando, ou for um material de aparencia ruim, q no caso vc pode fazer um teste com thinner, se colocar uma estopa molhada com thinner sobre a pintura q está em duvida, e ela "arrepiar", daí vc tera problemas na hora de pintar, então seria necessario remover. O carro do video eu removi pq a pintura era sintetica, mas se fosse original, eu poderia manter, apesar q aplicasse a massa diretamente na lata, logo eu apliquei em toda a peça
Já vi fazerem, mas não sei se funciona, até pq existe a cola especial para escape. Isso no caso de usar como vedante sem catálise, é uma gambiarra q talvez nem funcione. Mas aplicar em lugar com calor, ela catalisada, vai soltar.
Obrigado pela explicação! tenho uma dúvida, to com a ponteira da minha saveiro amassada depois que me bateram, esquentei e desentortei mas não ficou 100%. agora to na dúvida de qual massa usar por que a ponteira é de plástico, você acha que poliéster serve, ou precisa ser uma especial pra plástico?
Retorne e alinhe com calor o plástico, um soprador térmico ou até um secador de cabelo se der conta, pq assim vai pouco material, existe massa para plástico, seria o mais indicado, se não encontrar tente aplicar qualquer uma o mais fino possível, q a massa fica mais maleável.
Sim, só q a desvantagem é a umidade, para aplicar material sobre a área lixada terá q passar um calor com soprador ou levar no sol. No lixamento a seco só passa um ar ou aspirador. Eu uso com água no primer, ou em lixas acima de 220, pq a seco essas lixas costumam empastar com material. Com água fica um acabamento melhor para passar o fundo.
@@altairpereiracorreacorrea8092 no sistema atual aplicamos massa antes, depois fundo PU, pode usar com água, só não deixar umidade na hora de aplicar de novo, ou a tinta
gilliard max se for pouca coisa, arranca, e passa de novo... Já aconteceu de ter problemas com massa mau homogeneizada, q fica mole em algumas partes, normalmente eu arranco, e faço de novo. O pior é ocorrer problemas lá na frente, quando já tiver pintado. Daí perdeu material... Mas cada caso, é um caso... Tenta deixar no sol, mas se for muito pouco catalisador, ou pouco mexido, recomendo a remoção.
SrSADOL entendi ... vou deixar mais tempo no sol amanhã de dia tenho receio de tentar arrancar a peça e acabar quebrando pois passei para acabamento da peça que eu colei, peça pequena de plástico, tenho MT dificuldade em fazer uma boa mistura pois uso sempre bem pouco mesmo
Sim... pouca massa é complicado, pois se colocar muito catalisador, também não vai secar... eu costumo nesses casos, largar a gota de catalisador um pouco mais longe, e puxar com a espatula, somente o necessário, ou catalise uma quantidade maior, e jogue fora... melhor q ter essas dores de cabeça!!
Não, tem q aplicar primer, ou até outra tinta para preencher os furos da porosidade dela e outros defeitos. O recomendado é primer PU por ter espessura no preenchimento, e fácil lixamento
Opa, blz?! Cara a lata vai ser um calço q vc não vai conseguir desgastar, utilize ela como um limitador para saber quando removeu demais. Vc rebate quando ao passar a mão sente q é um pequeno excesso q ocorreu quando levantou o amassado, como uma ponta deixada pela ferramenta. Caso apareçam vários pontos, e a chapa foi levantada com cuidado voltando ao formato quase q perfeito pelo tato ou visual, é necessário aplicar mais material ao redor dos pontos de lata nua, principalmente se esses pontos são largos, indicando falta de material aonde está mais baixo. A rebatida é leve, apenas para rebaixar a parte q aparece, se rebater com força o entorno também desce.
Gostei do vídeo. Gostaria que vc me tirasse umas dúvidas. Sei que a lixa 80 vou usa para lixa a chapa. Qual lixa posso usar para tirar o Excesso da massa?
A lixa q eu percebo ter melhor rendimento para início do lixamento é a 80 mesmo... Até utilizo mais grossas, mas acaba riscando fundo, e removendo pouco material, a 80 é o meio termo.
Eu tenho um carburador com trinca na cuba onde fica armazenada a gasolina. Se eu colocar durepox e depois passa de poliéster por cima para proteger o durepox contra corrosão. Ficaria bom ou você tem outras dicas para solda fria em metais?
Boa tarde! Não é a mesma... Até dá para usar água quando ela já estiver gasta, mas daí existe uma específica. Para chapa nua, melhor usar a seco, afim de evitar a umidade.
Quando chegar no fim do uso da lixa a seco, vai perceber q utilizando água para não empapar de material, terá uma sobrevida da mesma, utilizando mais. A dica é para utilizar por mais tempo. E se utilizar com água ela não vai se dissolver, então vc pode utilizar como quiser, muitas vezes a água me auxilia para analisar ondulação ao final do lixamento do primer. Não existe uma forma específica de utilização se a ferramenta se adequa a outras necessidades.
Obrigado!! São 24 anos nesse trabalho... 😂😂 Por mais q usamos eventualmente quando é pouca coisa acabamos deixando de lado. Eu sempre utilizo o exaustor para evitar o acúmulo de poeira próximo. Mas está certo, todos os cuidados são necessários!! Abraço!!
@@srSADOL Fiquei apavorado pois fui em uma loja do ramo a procura de um profissional que pudesse dar acabamento em uma peça e o dono me disse que os dois q ele conhecia morreram de câncer devido a atividade. Abraço
@@antonioaugustomattar9363 mas é relativo, tem q avaliar o modo de vida deles, genética, e obviamente se utilizavam proteção na hora da pintura, q é aonde existe uma grande quantidade de produtos tóxicos. Conheço pintores das antigas com mais de 90 anos... Isso não retira a necessidade de estar sempre protegido, ainda mais nos tempos atuais com informação.
@@srSADOL .Posso estar errado, mas pelo que sei essa massa plástica tem o mesmo componente da fibra de vidro e pelas minhas pesquisas aqui, o mais perigoso são os gases provenientes do trabalho em fibra de vidro e principalmente as partículas que se desprendem no lixamento das peças...Mais preocupado com o lixamento que tu fez, a pintura tu não chegou a mostrar
@@antonioaugustomattar9363 pintura sempre com máscara de filtro para gases tóxicos. Sim, a resina sofre reação quando acrescida do secante, a mistura na massa com secante líquido é resina com um tipo de talco desmoldante, isso como conhecimento popular, não tenho certeza. Tenho vídeos no meu canal pintando Fusca, e tem vídeo desse Dodge pronto. O título deve ser Dodge charger 1977, ou algo assim
Quanta dica legal! Obrigado.
Teu canal é show, sempre assisto suas dicas. Estou em restauração do meu chevette também. Abraço!!!
Vlw! Sou um inscrito. Abraço!!
Parabéns Pela Sua Explicação.
Obrigado, tudo de bom!!
Ficou show usei massa acrílica aqui.
muito show vlw sempre bom pegar dicas
E essa car plast nossa seca muito rapido e inrruga muito na aplicaçso qua a melhor essa prineira que explicou e pra qualquer superficie
Jose Pereira eu uso uma régua as vezes na primeira aplicação, para tirar o excedente... Como ela cria firmeza rápido, limpo para não deixar as "pedrinhas", e puxo uma segunda com o aplicador mais apertado, para tampar os furinhos... Se sobrou material, e estiver ainda bem mole, pode aplicar de novo, mas tem q ter bastante para isso, pq se puxar só com o aplicador vai enrugar, levantando oq tinha aplicado.
Eu recomendo fazer pouco por vez, e aplicar só aonde precisa para lixar menos, deixar afirmar, e aplicar passadas finas, uma encima da outra, dando os intervalos.
Depois q acerta a aplicação, é menos material a lixar, e mais rápido fica pronto.
Daí é mais vantajoso utilizar esse tipo de massa... Pq nenhum solvente consegue amolecer...
Obrigado pela dica amigo!!!! Excelente vídeo, e que Dodge hein!!!!!!!
Opa! Vlw parceiro!! Fiz um vídeo com ele finalizado, procure por Dodge charger 77
Me fala quais lixas vc usou ate chegar no acabamento final ?
80, 150, 220 a seco, daí primer PU, depois 320, 400 com água
Top de mais
Bom saber bem explicado tem umas que seca mukto rapida a plastic essa ai mesmo deixa muigo buraco
Jose Pereira pois é, cada um se adapta melhor com um tipo de material, mas as vezes se não encontrar o material q gosta, temos q nos adaptar aos outros... Eu particularmente gosto de massa q vira a famosa, "solda fria". Kkkk... Como aquela Iberê!! Se não aplicar bem, tem q usar a esmerilhadeira!!
Agora com a facilidade de massa poliéster acha viavel usar a massa plástica para um primeiro preenchimento? Afim de maior resistência
@@luisfernandes9506 eu me acertei com a da marca 2001, pq o principal problema das massas com catalisador líquido e carga pesada, são furos, aplicação é mais complicada, tempo de secagem.
Se o local de aplicação é grande, as vezes eu opto por uma mais macia, oq eu não gosto delas é a camada pastosa q gruda na lixa no início, daí uso uma lixa velha para o começo, e depois troco.
No momento estou testando a massa da farbem q segundo eles é para plástico, mais flexível, e o uso é geral.
@@luisfernandes9506 E respondendo mais diretamente, na minha opinião e preferência para fixação o catalisador líquido é mais corrosivo, empiricamente falando gruda melhor.
@@srSADOL muito obrigado por responder, sou amador as vezes preciso usar uma quantidade maior em peça muito castigada, vou optar por essa opção, tenho aqui a podium one da anjo me parece muito boa e um pouco flexível, tenho medo de desplacar, já reformei geladeira onde n tem como rebater e precisa carregar na massa...
Sadol boa tarde. Tenho um Palio vermelho 98 pra pintar. Estou lixando em casa. Preciso lixar por inteiro e deixar na lata,ou só as partes mais críticas. Alguns pontos está fundo,outros está alto. Tú tens WhatsApp pra te mostrar as fotos do carro. Ótimo canal. Bem explicado. Assistindo e aprendendo.
Tudo depende da base, se não estiver descascando, ou for um material de aparencia ruim, q no caso vc pode fazer um teste com thinner, se colocar uma estopa molhada com thinner sobre a pintura q está em duvida, e ela "arrepiar", daí vc tera problemas na hora de pintar, então seria necessario remover.
O carro do video eu removi pq a pintura era sintetica, mas se fosse original, eu poderia manter, apesar q aplicasse a massa diretamente na lata, logo eu apliquei em toda a peça
qual é o branco desse carro ai esse que ja ta pintado no capo
q coisa e éssa q vc uso pra lixa a massa?
Um taco, é um suporte para lixa com base reta. Encontra em lojas de pintura.
@@srSADOL blz ok amigao muito obrigado
Top mano qual o número da lixa que vc lixa a masa plástica ?
A melhor é a 80, depois eu vou diminuindo 150, 220, e por último lixo com água na 320
Valw cara por tá nos ajudando ,
Pode usa em escapamento de carro??
Já vi fazerem, mas não sei se funciona, até pq existe a cola especial para escape.
Isso no caso de usar como vedante sem catálise, é uma gambiarra q talvez nem funcione.
Mas aplicar em lugar com calor, ela catalisada, vai soltar.
eu poso usa bascola kpo no luga da massa polieste
Não, a função é totalmente diferente, sem falar q gastaria muito mais em relação a custo, teria problemas no lixamento, etc
amigo sabe me dizer se pode catalisar massa corrida ?
Massa corrida é monocomponente, não pode.
Obrigado pela explicação! tenho uma dúvida, to com a ponteira da minha saveiro amassada depois que me bateram, esquentei e desentortei mas não ficou 100%. agora to na dúvida de qual massa usar por que a ponteira é de plástico, você acha que poliéster serve, ou precisa ser uma especial pra plástico?
Retorne e alinhe com calor o plástico, um soprador térmico ou até um secador de cabelo se der conta, pq assim vai pouco material, existe massa para plástico, seria o mais indicado, se não encontrar tente aplicar qualquer uma o mais fino possível, q a massa fica mais maleável.
@@srSADOL valeu! Usei um soprador mas ele ainda ficou com uma pequena ondulação que não consegui tirar mas só se vê olhando bem e contra a luz
E se for fibra e a mesma coisa
Sim, só q a desvantagem é a umidade, para aplicar material sobre a área lixada terá q passar um calor com soprador ou levar no sol.
No lixamento a seco só passa um ar ou aspirador.
Eu uso com água no primer, ou em lixas acima de 220, pq a seco essas lixas costumam empastar com material. Com água fica um acabamento melhor para passar o fundo.
@@srSADOL esse Paralama já tá com o plaime fundo posso passa a massa e lixa com água
@@altairpereiracorreacorrea8092 no sistema atual aplicamos massa antes, depois fundo PU, pode usar com água, só não deixar umidade na hora de aplicar de novo, ou a tinta
Amigo tem algum jeito de fazer a secagem da massa quando passa pouco catalizador?
gilliard max se for pouca coisa, arranca, e passa de novo... Já aconteceu de ter problemas com massa mau homogeneizada, q fica mole em algumas partes, normalmente eu arranco, e faço de novo.
O pior é ocorrer problemas lá na frente, quando já tiver pintado. Daí perdeu material...
Mas cada caso, é um caso... Tenta deixar no sol, mas se for muito pouco catalisador, ou pouco mexido, recomendo a remoção.
SrSADOL entendi ... vou deixar mais tempo no sol amanhã de dia tenho receio de tentar arrancar a peça e acabar quebrando pois passei para acabamento da peça que eu colei, peça pequena de plástico, tenho MT dificuldade em fazer uma boa mistura pois uso sempre bem pouco mesmo
E é justo a Max ruber
Sim... pouca massa é complicado, pois se colocar muito catalisador, também não vai secar... eu costumo nesses casos, largar a gota de catalisador um pouco mais longe, e puxar com a espatula, somente o necessário, ou catalise uma quantidade maior, e jogue fora... melhor q ter essas dores de cabeça!!
E a máscara amigo, tem que usar hein !
Fiz um reparo de massa no meu carro posso pintar direto em cima da massa plastica ?
Não, tem q aplicar primer, ou até outra tinta para preencher os furos da porosidade dela e outros defeitos. O recomendado é primer PU por ter espessura no preenchimento, e fácil lixamento
amigão sempre que aparecer a lata do carro na massà, temos que parar de imediato e rebater e voltar a aplicar massa ou podemos continuar lixando?
Opa, blz?! Cara a lata vai ser um calço q vc não vai conseguir desgastar, utilize ela como um limitador para saber quando removeu demais. Vc rebate quando ao passar a mão sente q é um pequeno excesso q ocorreu quando levantou o amassado, como uma ponta deixada pela ferramenta.
Caso apareçam vários pontos, e a chapa foi levantada com cuidado voltando ao formato quase q perfeito pelo tato ou visual, é necessário aplicar mais material ao redor dos pontos de lata nua, principalmente se esses pontos são largos, indicando falta de material aonde está mais baixo.
A rebatida é leve, apenas para rebaixar a parte q aparece, se rebater com força o entorno também desce.
@@srSADOL obg mano! e continue com seu vídeos
@@germano3514 vlw!! Um abraço, tudo de bom!!
Gostei do vídeo.
Gostaria que vc me tirasse umas dúvidas.
Sei que a lixa 80 vou usa para lixa a chapa.
Qual lixa posso usar para tirar o Excesso da massa?
A lixa q eu percebo ter melhor rendimento para início do lixamento é a 80 mesmo... Até utilizo mais grossas, mas acaba riscando fundo, e removendo pouco material, a 80 é o meio termo.
Teria uma massa dessa q eu poderia usar em alumínio?? Responde aí galera ...
Sim, existe específica para alumínio.
Eu tenho um carburador com trinca na cuba onde fica armazenada a gasolina.
Se eu colocar durepox e depois passa de poliéster por cima para proteger o durepox contra corrosão. Ficaria bom ou você tem outras dicas para solda fria em metais?
Baixo custo só a durepox, mas a durabilidade é questionável. Massa é porosa não funciona para esse fim
Boa tarde amigos!! vejo que vcs lixam sem água, essa lixa e a mesma que usa com água?
Boa tarde! Não é a mesma... Até dá para usar água quando ela já estiver gasta, mas daí existe uma específica. Para chapa nua, melhor usar a seco, afim de evitar a umidade.
Posso aplicar a massa e lixar só 3 dias depois ou vai ficar muito ruim??
Pode, é a melhor situação quando se espera por uma boa secagem de material.
Lixa a ceco não vai agua
Quando chegar no fim do uso da lixa a seco, vai perceber q utilizando água para não empapar de material, terá uma sobrevida da mesma, utilizando mais. A dica é para utilizar por mais tempo.
E se utilizar com água ela não vai se dissolver, então vc pode utilizar como quiser, muitas vezes a água me auxilia para analisar ondulação ao final do lixamento do primer.
Não existe uma forma específica de utilização se a ferramenta se adequa a outras necessidades.
COLOCA A MÁSCARA MEU AMIGO! TE INFORMA ESSE NEGÓCIO NÃO É BRINCADEIRA NÃO
Obrigado!! São 24 anos nesse trabalho... 😂😂 Por mais q usamos eventualmente quando é pouca coisa acabamos deixando de lado. Eu sempre utilizo o exaustor para evitar o acúmulo de poeira próximo. Mas está certo, todos os cuidados são necessários!! Abraço!!
@@srSADOL Fiquei apavorado pois fui em uma loja do ramo a procura de um profissional que pudesse dar acabamento em uma peça e o dono me disse que os dois q ele conhecia morreram de câncer devido a atividade. Abraço
@@antonioaugustomattar9363 mas é relativo, tem q avaliar o modo de vida deles, genética, e obviamente se utilizavam proteção na hora da pintura, q é aonde existe uma grande quantidade de produtos tóxicos.
Conheço pintores das antigas com mais de 90 anos...
Isso não retira a necessidade de estar sempre protegido, ainda mais nos tempos atuais com informação.
@@srSADOL .Posso estar errado, mas pelo que sei essa massa plástica tem o mesmo componente da fibra de vidro e pelas minhas pesquisas aqui, o mais perigoso são os gases provenientes do trabalho em fibra de vidro e principalmente as partículas que se desprendem no lixamento das peças...Mais preocupado com o lixamento que tu fez, a pintura tu não chegou a mostrar
@@antonioaugustomattar9363 pintura sempre com máscara de filtro para gases tóxicos.
Sim, a resina sofre reação quando acrescida do secante, a mistura na massa com secante líquido é resina com um tipo de talco desmoldante, isso como conhecimento popular, não tenho certeza.
Tenho vídeos no meu canal pintando Fusca, e tem vídeo desse Dodge pronto. O título deve ser Dodge charger 1977, ou algo assim