Fórmula Indy é fantástica. (Sou novo kk) lembro que vi Tony sendo campeão em 2013 e foi a primeira vez que vi um brasileiro sendo campeão em uma categoria internacional. Minha primeira alegria, como brasileiro, assistindo uma corrida. Indy sempre vai ter meu coração
@@portellapaulo Internacional ele quis dizer fora do Brasil, e aliás, nessa época q ele citou, corria em vários países, inclusive no Brasil, no Sambodramo em São Paulo
É sensacional, mesmo. Sou velho e concordo 💯%...assisti as 500 de 2009 lá em Indianápolis(vitória Helinho), 2 corridas no semi-oval de Jacarepaguá e 1 prova em SP. Muito mais disputa e emoção do que a F1 !!!
Em 2013 o Tony venceu a Indy 500. Ele foi campeão da categoria em 2004 pela então Andretti-Green (atual Andretti Global, que tenta entrar na F1), com o patrocínio da 7-Eleven.
Essa Indy 500 de 2013 foi bem legal pois os caras do CQC foram lá cobrir a categoria para zuar mesmo, e os brasileiros entraram na onda, principalmente o Tony. Só que aí o Tony venceu e os caras fizeram a festa
O "coleguinha" não considerou criminosa. Al Unser mais tarde considerou evento de corrida. Ninguém tiraria o pé naquela curva. E o Al Unser sabe que ninguém tiraria, inclusive ele mesmo. Então é isso. Coisa de racer.
PS: Emerson sabia que estando por dentro não era possível fazer a curva pé em baixo. Dois carros ocupando a pista sem tirar o pé não tinha como. Declaração do Emerson. E ele não tirou. Deixou pro Al Unser tirar se quisesse. O Al Unser pensou a mesma coisa. Podia dar os dois na parede. Podia até mesmo dar só o Emerson na parede. Depende de como um carro encosta no outro. Deu Emerson. Corrida é assim e pilotos são assim.
A Indy é fantástica, eu sou muito fã da categoria, tive o privilégio de assistir a Montoya, Zanardi, André Ribeiro, os saudosos Greg Moore e Gil de Ferran. Acompanhei o apogeu quando eles corriam no Japão, no México, acompanhei a decadência quando se dividiu entre IRL e CART e claro me emocionei ao ver o ressurgir da categoria sob a tutela do Roger Penske. Indy my love!❤
Eu era fã do André Ribeiro da equipe Tasman, motor Honda bons tempos! A vitoria dele em Jacarepaguá em 96 foram um dos melhores momentos do automobilismo na minha infância.
Téo José e a vitória do Tony Kanaan sobre Max Papis, na última curva do oval de Michigan, 1999..."não perde mais...perde, perde!! Passa, Tony, passa, Tony!"
Cara, procura pela internet podcasts do Moreno. Pra anglofonos tem a entrevista dele para a Fórmula 1 e em português tem ele no canal Grande Prêmio (Programa Fala y Fala). Já assisti mais de uma vez e choro todas as vezes com as histórias do Moreno. Um herói que viveu para o esporte, com todas as dificuldades. Merecia um filme.
21:40 Sim, exatamente isso xará meu pai falava exatamente a mesma coisa "o Emerson é aquele da F1 de mto antigamente kkkkk. No meu caso foi precisamente na Indy 500 de 1993, a do suco de laranja da segunda vitória de Emerson. Aí eu fazia a associação por causa da pintura da Marlboro "O Emerson corre na Mclaren da Indy". Depois, quando fui conhecendo as outras equipes, demorei entender por que carros do mesmo time tenha patrocínios diferentes.😂😂😂 Outra coisa, eu pensava era q os caras ficavam "velhos" para a F1, iam para Indy kkkk. O Emerson estava lá, o Mario e o Mansell estava no ano de estreia, coisas da cabeça de um garoto 😂😂😂
E hoje a McLaren corre tanto na F1 como Tbm na Indycar Series. O Zach Brown ressurgiu a história que a McLaren é uma equipe de corridas e não uma equipe de F1. Esse era o DNA da equipe nos tempos do Bruce McLaren e do Teddy Meyer e que desapareceu na era Ron Dennis.
enfim um video maravilhoso sobre a minha amada indy e com um esclarecimento sobre o que eu já desconfiava "formula indy" é só aqui no BR, nos EUA e no resto do mundo é indycar 🤣
Minha primeira lembrança da Indy foi o Cristian Fittipaldi no bom dia & cia com a Eliana ensinando a fazer um carrinho da Indy com caixinha de pasta de dente, foi legal demais
A primeira vitória de um Brasileiro na Indy 500 foi em 1989, com Emerson Fittipaldi na Patrick Racing que tinha o Pat Patrick dono da equipe Chip Ganassi era o chefe do Brasileiro e ele usava o mesmo setup da Penske Chassi PC-18 com motor Chevrolet-Ilmor derrotando o Little Al abrindo as portas aos Brasileiros na Indy com vitórias do Gil de Ferran, Hélio e Tony Kanaan.
Eu comecei a assistir a Indy quando começou a passar no SBT, eu tinha uns 9 anos de idade, eu assisti aquela fatídica corrida de Ímola vi as mortes e perdi a vontade de ver. Aí comecei a ver a Indy e voltei a gostar de automobilismo
uma coisa que eu lembro de quando eu comecei assistir indy 500 é que a regulamentação diferente na indy permitia usar os motores buick com um boost altíssimo, tinham um som muito particular, classificavam bem, mas na corrida poucos completavam e também permitiu existir o motor mercedes ilmor que destruiu a concorrencia em 1994
Assisti muito formula Indy nos anos 90. Era muito legal. O SBT fazia sucesso nos domingos. Ruim que as vezes tinha que assistir os "VT's". Mas muito legal a categoria, muitos brasileiros correndo nela.
A minha primeira lembrança da Indy, foi ainda em branco e preto com uma corrida transmitida pela TV Record. A mais emocionante foi : Bateu Anser, Bateu Anser. Luciano do Valle, vibrava, mas como vibrava.....
Minha primeira lembrança na "indy" é com uns 6 a 7 anos vendo na tv o tempo de volta e falando: se fosse o Senna faria em menos de um minuto. E meu pai tentando explicar que era outra categoria e tal... e eu insistindo: mas se fosse o Senna... kkkkk. Que lembrança boa! Parabéns pelos teus vídeos. Sempre gosto bastante. Abraço de São José, Santa Catarina.
A indy é muito massa! Eu comecei a acompanhar em 1993 quando o Mansell foi correr na Newman Hass e disputou o título e venceu contra o Emerson. Desde lá continuo acompanhando. E nesses últimos anos que tem Mclaren lá, mais ainda.
Pô Rodrigo esqueceu de falar que a F1 já fez parte das 500 milhas e contava pontos pro campeonato da F1 isso nos anos 50 , 60 e tomaram pau e deixaram de participar, mas teve muitos pilotos da F1 que competiram e ganharam as 500 milhas mas o tio Bernie vendo essa atenção dos pilotos de F1 com a categoria americana colocou Mônaco no mesmo dia e hoje dificilmente veremos pilotos assim como Alonso em 2017 tentando a sorte por lá, esse ano larson da Nascar tá fazendo um esforço muito grande pra participar, classificou em 5⁰ e ainda corre risco de não correr domingo, seria uma corrida muito maior do que é se a F1 de hoje participasse com ao menos 1 carro das 4 principais equipes nas 500 milhas, seria épico Max , Lewis, Alonso e Norris nessa corrida !
Carros da fórmula 1 nunca participaram da Indy 500, pois são de categorias diferentes, vc escreveu uma mentira. O que acontecia é que até 1960 a Indy 500 contava pontos para o campeonato mundial de fórmula 1 mas nunca nenhum carro de fórmula 1 disputou aquela corrida.
Visitei o IMS em 2012 e foi mágico, fiz Tour completo pelo circuito e também o Museu, onde estão carros originais vencedores de cada ano desde a primeira corrida...simplesmente "Racing Capital of the World"
As primeiras lembranças que tenho de realmente assistir corridas é com a Indy, em 1996 (eu tinha 7 anos). Óbvio que eu já sabia do Senna, mas não tinha idade pra lembrar dele correndo. E nessa época a gente assistia muito mais o SBT do que a Globo em casa. Lembro das corridas em Laguna Seca e Long Beach, da batida do Emerson em Michigan, do André Ribeiro vencendo no Brasil... Só comecei a acompanhar F1 em 1998. E sou um grande fã da Indy até hoje. Só sinto falta de ter mais ovais no calendário.
Maior lembrança que tenho da Indy 500, foi em 2013 na vitoria do kanaan, Luciano do valle chora ao vivo narrando ( tambem foi a ultima narração dele faleceu antes da copa de 2014) e tambem ultima indy 500 que assisti com finado Pai que tambem chorou muito ( faleceu tambem proximo à copa do mundo de 2014). Desde então sempre que posso assisto pelo menos a indianapolis 500.
Sou um viciado em automobilismo, mas principalmente na Indy. Há tudo que eu amo num esporte, a competitividade, a emoção e as reviravoltas LEGÍTIMAS que ocorrem de uma hora para outra, a atenção e tensão constante ao longo das provas, o mental e o físico alinhados, a possibilidade de uma rica análise de desenvolvimento de um conjunto de equipamentos aliados a um piloto com seu estilo de pilotagem próprio, ... Cara, essa categoria é IN-COM-PA-RÁ-VEL!!! Não há qualquer esporte ou entretenimento que me cativa mais.
A primeira temporada que assisti foi a de 1985. Lembro do Danny Sullivan rodando e ganhando a Indy 500. E também de Pai e Filho brigando pelo campeonato ( Al Unser). Assistia quase todas as corridas desde então. E fiquei puto quando houve a separação da IRL em 1996. O campeonato era muito bom.
Conheci a Indy em 2005, quando tinha 4 anos, e imediatamente me apaixonei. A forma como eu a diferenciava da F1 era que tinha aquelas pistas ovais e algumas mulheres no meio do pessoal. Tive o prazer de ver a quarta vitória do Hélio em 2021 ao lado do meu pai e a nossa vibração no final foi maravilhosa.
ADM, eu tenho duas lembranças da Indy que me marcaram... eu tinha 8 anos (eu acho) e uma corrida em que Emerson e Bobby Rahal disputavam a corrida e eu torcia pelo carro preto do Bobby pq eu achava o carro mais bonito e a segunda, já mais velho, em 1993, quando tbm o Emerson disputava uma corrida contra o Nigel Mansell em um aeroporto, acho que era Cleveland, que foi surreal...
A primeira Indy 500 que assisti foi em 2009 com a vitória do Helinho, mas a que lembro perfeitamente como foi a prova, foi a de 2013 com a vitória do Tony Kanaan.
Minha primeira lembrança da Indy foi a vitória do Emerson em 89 em Indianápolis mesmo ... Lembro dele anos depois perdendo uma vitória fácil, qdo tava a uma volta do segundo e rodou sozinho na curva 4 ... A vitoria em 93 tb ... Aliás foi em 92 que eu comecei a assistir a Indy em todas as provas, qdo passava na Band ... na época era muito bom pq o GP de Surfers Paradise era pouco depois da NBA com Michael Jordan hehehe ...
Minha primeira lembrança é de torcer pelo Bobby Rahal naquele carro preto dourado (patrocínio da Miller) da Hogan-Rahal creio que em Long Beach. Lembro de assistir as corridas nas tardes de domingo que passavam na TV aberta.
A Indy 500 na minha opinião é a melhor corrida do automobilismo mundial, é extremamente difícil prever oq vai acontecer pq tem várias nuances de estratégia, sem contar que é uma corrida que sempre assisto desde quando criança, e as câmeras onboard e som do motor é espetacular
Só senti falta nesse video que um dos motivos da Cisão em 1994, foi a Penske aparecer, em parceria com a Mercedes-Benz, com aquele super motor de acionamento de valvulas por varetas, que fez a rappa na Indy 500 (Era para ter sido dobradinha, se o Emerson não tivesse batido no fim da corrida) e os membros da USAC, no ano seguinte, proibiram o uso desse motor alegando contenção de gastos. Por isso o Tony George (dono do IMS na época) alegando que a CART estava encarecendo a Indy 500 resolveu criar a IRL.
Eu gosto do sistema de um terço da Indy, sendo um terço das corridas nos ovais, um terço em circuitos mistos e um terço em pistas de ruas. Um ponto interessante é que é o mesmo carro para todas as equipes, da Dallara, só uma fornecedora de combustível, Shell, e apenas duas opções de motores, Chevrolet e Honda. Outra coisa legal é que não tem frescura, facilidade bem maior de um piloto conseguir entrar lá.
Minha primeira lembrança da Indy foi naquela primeira e espetacular vitória de Emersom Fittipaldi na Indy500 de 1989. A narração do Luciano do Valle é ÉPICA!!!
Minha primeira lembrança da Indy foi em 1995, quando começou a passar no SBT. Aquele carro do Christian e do Gil de Ferran eram meus favoritos. E outra lembrança é a primeira vitória do Tony Kanan em 1999, o famoso não perde mais, não perde perde perde
Dois pontos, vitoria do Tony em 2013 e a narração do Luciano do Valle e a música da Indy classica que é muito boa, a cultura usa ela hoje e a mesma que toca na vitória do Emerson em 1989
Não se pode esquecer do lendário mini oval de Nazareth, a montanha russa de Laguna Seca, a "Mônaco" americana de Long Beach e a icônica pista no Aeroporto de Cleveland onde Nigel Mansell e Emerson Fittipaldi travaram uma batalha incrível em 1993.
Não tem como não gostar! ADM um tremendo historiador de automobilismo e conta o que sabe pra gente com um pique de dar inveja! Sou fã de carteirinha! Valeu Rodrigo!!!!
Kkkkkkkkkk Super te entendo Rodrigo. Afinal, não dá para esmiuçar tudo tudo sobre duas categorias históricas. É uma questão de escolha e a sua foi para a F1. Tá perdoado. Mas valeu por de vez em quando fazer um vídeo ou outro sobre a INDY que tbem é fantástica e tem muita história para contar. Obrigado!!
Minha primeira lembrança da F-Indy foi aquela épica primeira vitória de André Ribeiro em New Hampshire-95... assisti do começo ao fim e nos dias seguintes devorei o vídeo da corrida que gravei em VHS. Muito empolgante ver (e rever), na narração de Teo José, aquela disputa que ele travou com o Michael Andretti para se tornar o segundo brasileiro a vencer na categoria. Quando Marco Greco e Buddy Lazier bateram na últimas voltas e garantiram a vitória bandeira sob bandeira amarela eu vibrei demais! Eu tinha 12 anos.
Como é bom ver o canal trazendo vídeos da Indy. Minha primeira lembrança da categoria é a temporada de 1993 com o Nigel Mansell chegando e ganhando o campeonato. Adm muito obrigado pelo vídeo e de vez em quando se puder tire um tempinho em sua agenda para trazer mais conteúdo dessa fantástica categoria.
18:24 Sim xará, Walker Racing de Derrick Walker. Os Reynard R95i de 1995 eram lindos, o esse carro #15 do Christian era espetacular. Mas eu era doido tbm na pintura do carro #5 do Robby "Flash" Gordon, companheiro do Christian, patrocinado pela Valvoline. Tinha o "V" da Valvoline na frente do carro e emendava cada perna do "V", azul claro e vermelho, serpenteando para cada lado do carro e na parte superior azul escuro e a parte inferior branco ⚪🔴🔵
A primeira lembrança da Indy pra mim é o jogo Indianapolis 500: The simulation, pra PC, de 1989!!! Tinha três carros, uma penske chevrolet amarelo, um lola buick vermelho e um march cosworth azul. Era sensacional kkkkkk!!!
Nunca foi atraído pela Indy pq sempre que eu ia assistir, ou pegava um oval ou um de rua e não curto este tipo de pista. E agora, com a F1 aumentando o número de circuitos de rua, vejo-me diminuindo a audiência lá tb. Da mesma maneira, comecei a ver a F-E, qndo não corre em ruas, e os campeonatos de GT aqui pelo TH-cam. Uma maravilha.
Acompanhei muito a fase de transmissão pelo SBT, carros muito bonitos e que se mantiveram mais clássicos em comparação às doideiras aerodinâmicas da F1. Lembro de ver a corrida do Rio com vitória do André Ribeiro.
Acompanho a Indy desde a época da CART no SBT e da IRL na Band-SporTV, a Champ Car eu cheguei a acompanhar na RedeTV! e no Speed Channel, uma categoria que eu sempre gostei de assistir.
Minhas lembranças da Indy eram os carros maravilhosos. Marlboro do Emerson, a Newmann-Haas do Cristian... os carros do Gugelmin, Raul Boesel e Gil de Ferran. As Penske com motor Mercedes... aquilo era maravilhoso
Caramba, a Indy é tão incrível, uma categoria centenária com grandes pilotos, lindas pinturas, o maior evento automobilístico dentro do seu calendário e mesmo assim tão pouco divulgada e comentada. Uma pena que a própria categoria não tenha capacidade de explorar e aproveitar o produto que tem em mãos.
Eu sempre achei massa que os carros da Indy sempre pareceram muito robustos se comparados com a F1. E adorava as asas dianteiras super pequenas quando corriam nos superovais. Hoje mudou muito, mas pelo menos as 500 milhas de Indianápolis são imperdíveis.
Uma correção, Elkhart Lake e Road América são o mesmo circuito. Já li comparações a "SPA Francorchamps" americana... Mas acho que lembra mais Ostereichring de meados de anos 80 pra trás. Sonho de ver correr um Fórmula 1 por lá... 🥲 Mas dá pra ver um pouco. Tem um vídeo de uma Benetton da época do Schumacher acelerando no circuito... É pouco mas recomendo.
Indy os brasileiros que competiram, principalmente na Penske, o qual sou torcedor, tanto na Indy como na Nascar , tendo um 2022 maravilhoso , campeão nas duas categorias na Nascar Cup com Joy Logano (qual sou torcedor) e na indy com Wil Power. Um fato que poucos sabem Roger Penske é o dono do circuito de Indianápolis , parabéns pelo canal
Adoro a Indy, e quando era criança, confesso que ficava bugado com as Penskes e McLarens com o mesmo esquema de pintura e dois pilotos brasileiros: Fittipaldi e Senna. Sobre a cisão, tem lenda para burro. Dizem até que quem "financiou" as 500 milhas em 1996 foi o próprio Tio Bernie, já que não haveria nem chassi suficiente para as equipes correrem naquele ano. E o Mansell em 1993 também foi um espetáculo à parte.
As minhas primeiras duas grandes lembranças da Indy são a ultrapassagem do Zanardi sobre o Bryan Hertha em Laguna Seca (1996) e a chegada tripla de Blundell, Gil de Ferran e Christian Fittipaldi no GP de Portland de 1997 🙌
A principal categoria que eu acompanho hoje, competitividade, agressividade, cada corrida é uma caixa de supresa seja no misto, circuito de rua ou oval. As vezes quando estou com falta de sono, assisto a F1.
Assistiria fácil um vídeo de 5hrs sobre a Indy... Lembro claramente de domingo, eu e meu pai indo no mercado, minha mãe fazendo uma carne de porco assada, após o almoço, deitar na cama, tomando uma coquinha e esperando as 500 Milhas de Indianápolis ou alguma outra corrida na Band, assistia com meu pai do início ao fim, depois quando terminava, já emendava com Temperatura Máxima na Globo que antigamente era filme de ação, então os domingos dos meus 11 anos foram marcados por uma rotina que deixarão saudades... F1 de manhã, mercado, almoço, Indy e filme de ação, tudo na companhia do meu pai
Como muitos, descobri a Indy logo depois de maio/94. Família parou de ver corrida por motivos. Aos 8 anos e já infectado pelo vírus do automobilismo, zapeando TV num domingo à tarde, dou de cara com a corrida de Milwaukee na saudosa TV Manchete. Virei fã instantaneamente. E, como bem dito no vídeo, peguei o auge da categoria. Mesmo com racha, a CART seguiu em um nível técnico altíssimo, com pilotos de primeiro calibre, maioria das corridas era um show, e os carros eram lindos. Até entre os fãs tinha racha. Tinha a galera que curtia IRL e a galera da CART. Nem preciso falar de que lado eu fiquei do muro. E chamo a treta: Indy de hoje nada mais é do que a IRL recauchutada. "Ah mas e a reunificação?" Reunificação é um jeito amigável de falar que a IRL matou a ChampCar e ficou com a herança.
Parabéns pelo conteúdo. Minha primeira lembrança da Indy foi a pancada do Piquet treinando pra Indy 500 em 92. Só um detalhe em 19:19 Elkhart Lake e Road America são o mesmo circuito
A Indy é incrível mesmo, minha primeira lembrança é da vitória do André Ribeiro, eu era criança. Acho que tem de fazer esse vídeo sobre as engenhocas de Indianápolis, e por favor, fala mais dessa Indy 500 de 1987.
Esteticamente falando ,os carros da Indy da década de 80 e 90 eram os mais bonitos em termos de aerodinâmica, eu não perdia uma corrida na época . A mais famosa das disputa que vi foi de 1993 entre o Emerson e o Mansell
Lembro do Emerson falando :" levantei um pouco a cabeça e olhei por cima do ombro e vi ele do meu lado. Pensei, ele não vai tirar o pé e EU TAMBÈM NÃO"
Não sabia dessa história, um tempo atrás eu li que a origem vinha da década de 30 onde o consumo de bebida alcólica era proibido em diversos condados americanos e as pessoas faziam contrabando de bebida, modificando seus carros, com motores mais potentes, suspensão trabalhada e o mais importante era o compartimento secreto para esconder a bebida. Assim fugiam da policia em alta velocidade por longas distâncias, isso virou algo cultural nos EUA e originou os circuitos ovais.
Vi pela primeira vez em 2021 e achei bem interessante, barber 2021 a primeira corrida, newgarden fez strike e levou acho que o hertinha e o conor daly, primeira vitoria do palou Ai fui assistindo pedaços das próximas corridas ate a indy 500, que ja tava batendo panela e soltando foguete quando o Helinho ganhou pela 4° vez kkkkk
Um March da equipe Penske do ano anterior que virou peça de exposição num Hotel. Al Unser pai saiu do fundo do grid , esperando pacientemente e escalando o pelotão nos momentos certos, e venceu a prova. Enquanto Mario Andretti teve uma quebra de motor inesperada depois de liderar quase todas as seções de treinos, sair na pole e impor liderança de uma volta em todo o grid.
Fórmula Indy é fantástica. (Sou novo kk) lembro que vi Tony sendo campeão em 2013 e foi a primeira vez que vi um brasileiro sendo campeão em uma categoria internacional. Minha primeira alegria, como brasileiro, assistindo uma corrida. Indy sempre vai ter meu coração
internacional onde?
@@portellapaulo Internacional ele quis dizer fora do Brasil, e aliás, nessa época q ele citou, corria em vários países, inclusive no Brasil, no Sambodramo em São Paulo
É sensacional, mesmo. Sou velho e concordo 💯%...assisti as 500 de 2009 lá em Indianápolis(vitória Helinho), 2 corridas no semi-oval de Jacarepaguá e 1 prova em SP.
Muito mais disputa e emoção do que a F1 !!!
Em 2013 o Tony venceu a Indy 500. Ele foi campeão da categoria em 2004 pela então Andretti-Green (atual Andretti Global, que tenta entrar na F1), com o patrocínio da 7-Eleven.
Essa Indy 500 de 2013 foi bem legal pois os caras do CQC foram lá cobrir a categoria para zuar mesmo, e os brasileiros entraram na onda, principalmente o Tony. Só que aí o Tony venceu e os caras fizeram a festa
Essa narração do Luciano do Valle da Indy 500 de 1989 arrepia demais
Ele ignora a entrada criminosa do Emerson no carro do coleguinha.
@@corujasistemas2874Indy sempre foi assim.
O "coleguinha" não considerou criminosa. Al Unser mais tarde considerou evento de corrida. Ninguém tiraria o pé naquela curva. E o Al Unser sabe que ninguém tiraria, inclusive ele mesmo. Então é isso. Coisa de racer.
PS: Emerson sabia que estando por dentro não era possível fazer a curva pé em baixo. Dois carros ocupando a pista sem tirar o pé não tinha como.
Declaração do Emerson. E ele não tirou. Deixou pro Al Unser tirar se quisesse. O Al Unser pensou a mesma coisa.
Podia dar os dois na parede. Podia até mesmo dar só o Emerson na parede. Depende de como um carro encosta no outro.
Deu Emerson. Corrida é assim e pilotos são assim.
É mais poderia ter custado a vida do Al Unser
A Indy é fantástica, eu sou muito fã da categoria, tive o privilégio de assistir a Montoya, Zanardi, André Ribeiro, os saudosos Greg Moore e Gil de Ferran. Acompanhei o apogeu quando eles corriam no Japão, no México, acompanhei a decadência quando se dividiu entre IRL e CART e claro me emocionei ao ver o ressurgir da categoria sob a tutela do Roger Penske. Indy my love!❤
Eu era fã do André Ribeiro da equipe Tasman, motor Honda bons tempos! A vitoria dele em Jacarepaguá em 96 foram um dos melhores momentos do automobilismo na minha infância.
Téo José e a vitória do Tony Kanaan sobre Max Papis, na última curva do oval de Michigan, 1999..."não perde mais...perde, perde!! Passa, Tony, passa, Tony!"
Pneus firestone
Tinha uma réplica da Tasman do André Ribeiro na config de oval numa das lojas do Autoshopping ali no Aricanduva. Era do caralho de linda.
A vitória que eu chorei ao vivo da Indy (no caso vendo de casa), foi a quarta vitória do Helinho com narração do Geferson Klein
A última vitória do Hélio foi marcante. Muito emocionante
Virão mais Man 😂
@@pedro.augusto983 assim espero!!!
Belo episódio, parabéns!!
Fui "viciado" na Indy, tenho ainda em VHS todas as corridas de 95 a 2001.. bons tempos..
Segura o italiano...
Tinha que fazer um ep sobre Pupo Moreno, parece ser um piloto tão divertido e com rolês aleatórios
Concordo hahahah merece mesmo um vídeo
Cara, procura pela internet podcasts do Moreno. Pra anglofonos tem a entrevista dele para a Fórmula 1 e em português tem ele no canal Grande Prêmio (Programa Fala y Fala).
Já assisti mais de uma vez e choro todas as vezes com as histórias do Moreno. Um herói que viveu para o esporte, com todas as dificuldades. Merecia um filme.
O adrian milward fez um esses tempos atrás, recomendo
A narração do Luciano do Valle foi simplesmente espetacular ❤
21:40 Sim, exatamente isso xará meu pai falava exatamente a mesma coisa "o Emerson é aquele da F1 de mto antigamente kkkkk. No meu caso foi precisamente na Indy 500 de 1993, a do suco de laranja da segunda vitória de Emerson. Aí eu fazia a associação por causa da pintura da Marlboro "O Emerson corre na Mclaren da Indy". Depois, quando fui conhecendo as outras equipes, demorei entender por que carros do mesmo time tenha patrocínios diferentes.😂😂😂 Outra coisa, eu pensava era q os caras ficavam "velhos" para a F1, iam para Indy kkkk. O Emerson estava lá, o Mario e o Mansell estava no ano de estreia, coisas da cabeça de um garoto 😂😂😂
4:04 . Nos deu um sopro de esperança e depois matou kkkkkkkkkk
hoje sim hoje sim, hoje não... hoje não
Quando assistia à Indy, achava que a Penske era a McLaren que também corria lá. Em 95 e 96, os carros eram idênticos.
Basicamente era um maço de Marlboro em forma de carro.
@@Alexandre-xl3ew A Yamaha tb usou pintura Marlboro, muitos anos na MotoGP, na mesma época.
Curiosamente a Penske começou comprando carros da McLaren, sua primeira vitória nas 500 milhas foi com um MacLaren!
Eu também 😅
E hoje a McLaren corre tanto na F1 como Tbm na Indycar Series. O Zach Brown ressurgiu a história que a McLaren é uma equipe de corridas e não uma equipe de F1. Esse era o DNA da equipe nos tempos do Bruce McLaren e do Teddy Meyer e que desapareceu na era Ron Dennis.
enfim um video maravilhoso sobre a minha amada indy e com um esclarecimento sobre o que eu já desconfiava "formula indy" é só aqui no BR, nos EUA e no resto do mundo é indycar 🤣
Eu gosto muito da Indy, os carros dos anos 90 e 2000 eram lindos, ótimos pilotos, tomara que um dia volte ao Brasil👍👏👏👏
Minha primeira lembrança da Indy foi o Cristian Fittipaldi no bom dia & cia com a Eliana ensinando a fazer um carrinho da Indy com caixinha de pasta de dente, foi legal demais
A primeira vitória de um Brasileiro na Indy 500 foi em 1989, com Emerson Fittipaldi na Patrick Racing que tinha o Pat Patrick dono da equipe Chip Ganassi era o chefe do Brasileiro e ele usava o mesmo setup da Penske Chassi PC-18 com motor Chevrolet-Ilmor derrotando o Little Al abrindo as portas aos Brasileiros na Indy com vitórias do Gil de Ferran, Hélio e Tony Kanaan.
Você fala bem d+ tá doido! Parabéns! Mesmo quem é leigo de tudo que não é meu caso , consegue aprender na hora!
As rodas cromadas da "Maclarem" do Emerson Fitipaldi são um charme.
Cara Vc é o Melhor... O Jeito de falar e explicar... Você é o melhor!!!
Eu comecei a assistir a Indy quando começou a passar no SBT, eu tinha uns 9 anos de idade, eu assisti aquela fatídica corrida de Ímola vi as mortes e perdi a vontade de ver.
Aí comecei a ver a Indy e voltei a gostar de automobilismo
A primeira lembrança foi a vitória do Jim Clark em 65, foi surreal aquela Lotus contra os roadster de motor dianteiro .
20:02 M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O, até hoje me impressiono.
A Fórmula Indy é um milhão de vezes melhor que a F-1 em competitividade!
Existem corridas fora da F1, que é obrigação do fã de automobilismo assistir, Indy500 e Le Mans 24H são exemplos disso
uma coisa que eu lembro de quando eu comecei assistir indy 500 é que a regulamentação diferente na indy permitia usar os motores buick com um boost altíssimo, tinham um som muito particular, classificavam bem, mas na corrida poucos completavam e também permitiu existir o motor mercedes ilmor que destruiu a concorrencia em 1994
Minha primeira lembrança relativa à Indy foi ver o Emerson no carro azul e branco da Patrick Racing, com patrocínio 7 Eleven. Acho que em 1986
Com esse vídeo só podemos concluir que: automobilismo é uma maravilha.
Assisti muito formula Indy nos anos 90. Era muito legal. O SBT fazia sucesso nos domingos. Ruim que as vezes tinha que assistir os "VT's". Mas muito legal a categoria, muitos brasileiros correndo nela.
A minha primeira lembrança da Indy, foi ainda em branco e preto com uma corrida transmitida pela TV Record.
A mais emocionante foi : Bateu Anser, Bateu Anser. Luciano do Valle, vibrava, mas como vibrava.....
Minha primeira lembrança na "indy" é com uns 6 a 7 anos vendo na tv o tempo de volta e falando: se fosse o Senna faria em menos de um minuto. E meu pai tentando explicar que era outra categoria e tal... e eu insistindo: mas se fosse o Senna... kkkkk. Que lembrança boa! Parabéns pelos teus vídeos. Sempre gosto bastante. Abraço de São José, Santa Catarina.
A indy é muito massa! Eu comecei a acompanhar em 1993 quando o Mansell foi correr na Newman Hass e disputou o título e venceu contra o Emerson. Desde lá continuo acompanhando. E nesses últimos anos que tem Mclaren lá, mais ainda.
Pô Rodrigo esqueceu de falar que a F1 já fez parte das 500 milhas e contava pontos pro campeonato da F1 isso nos anos 50 , 60 e tomaram pau e deixaram de participar, mas teve muitos pilotos da F1 que competiram e ganharam as 500 milhas mas o tio Bernie vendo essa atenção dos pilotos de F1 com a categoria americana colocou Mônaco no mesmo dia e hoje dificilmente veremos pilotos assim como Alonso em 2017 tentando a sorte por lá, esse ano larson da Nascar tá fazendo um esforço muito grande pra participar, classificou em 5⁰ e ainda corre risco de não correr domingo, seria uma corrida muito maior do que é se a F1 de hoje participasse com ao menos 1 carro das 4 principais equipes nas 500 milhas, seria épico Max , Lewis, Alonso e Norris nessa corrida !
Carros da fórmula 1 nunca participaram da Indy 500, pois são de categorias diferentes, vc escreveu uma mentira. O que acontecia é que até 1960 a Indy 500 contava pontos para o campeonato mundial de fórmula 1 mas nunca nenhum carro de fórmula 1 disputou aquela corrida.
@@emersondeoliveira5910 pesquisa mais pra poder discutir, tá fraquinho seu argumento ante a história.
@@emersondeoliveira5910 vc que é mentiroso.
Visitei o IMS em 2012 e foi mágico, fiz Tour completo pelo circuito e também o Museu, onde estão carros originais vencedores de cada ano desde a primeira corrida...simplesmente "Racing Capital of the World"
As primeiras lembranças que tenho de realmente assistir corridas é com a Indy, em 1996 (eu tinha 7 anos).
Óbvio que eu já sabia do Senna, mas não tinha idade pra lembrar dele correndo. E nessa época a gente assistia muito mais o SBT do que a Globo em casa.
Lembro das corridas em Laguna Seca e Long Beach, da batida do Emerson em Michigan, do André Ribeiro vencendo no Brasil...
Só comecei a acompanhar F1 em 1998. E sou um grande fã da Indy até hoje. Só sinto falta de ter mais ovais no calendário.
Minha primeira lembrança da Indy, foi o Bruno Junqueira vencendo em Road America, com transmissão da Record.
Maior lembrança que tenho da Indy 500, foi em 2013 na vitoria do kanaan, Luciano do valle chora ao vivo narrando ( tambem foi a ultima narração dele faleceu antes da copa de 2014) e tambem ultima indy 500 que assisti com finado Pai que tambem chorou muito ( faleceu tambem proximo à copa do mundo de 2014). Desde então sempre que posso assisto pelo menos a indianapolis 500.
Sou um viciado em automobilismo, mas principalmente na Indy. Há tudo que eu amo num esporte, a competitividade, a emoção e as reviravoltas LEGÍTIMAS que ocorrem de uma hora para outra, a atenção e tensão constante ao longo das provas, o mental e o físico alinhados, a possibilidade de uma rica análise de desenvolvimento de um conjunto de equipamentos aliados a um piloto com seu estilo de pilotagem próprio, ...
Cara, essa categoria é IN-COM-PA-RÁ-VEL!!! Não há qualquer esporte ou entretenimento que me cativa mais.
Americano sabe fazer show e encantar. Indy adrenalina pura. Gosto muito das chegadas separadas por milésimos de segundos.
Lembro do André Ribeiro vencendo em Jacarepaguá, narração incrível do Téo José.
A Indy sempre foi muito legal, e está ficando cada vez melhor.
A primeira temporada que assisti foi a de 1985. Lembro do Danny Sullivan rodando e ganhando a Indy 500. E também de Pai e Filho brigando pelo campeonato ( Al Unser). Assistia quase todas as corridas desde então. E fiquei puto quando houve a separação da IRL em 1996. O campeonato era muito bom.
Pra mim a indy é uma opção alternativa quando não tem fórmula 1. Podendo assistir a tarde e geralmente mais disputada
Conheci a Indy em 2005, quando tinha 4 anos, e imediatamente me apaixonei. A forma como eu a diferenciava da F1 era que tinha aquelas pistas ovais e algumas mulheres no meio do pessoal.
Tive o prazer de ver a quarta vitória do Hélio em 2021 ao lado do meu pai e a nossa vibração no final foi maravilhosa.
ADM, eu tenho duas lembranças da Indy que me marcaram... eu tinha 8 anos (eu acho) e uma corrida em que Emerson e Bobby Rahal disputavam a corrida e eu torcia pelo carro preto do Bobby pq eu achava o carro mais bonito e a segunda, já mais velho, em 1993, quando tbm o Emerson disputava uma corrida contra o Nigel Mansell em um aeroporto, acho que era Cleveland, que foi surreal...
Gil de Ferran teve um dia de Senna nesse aeroporto com o carro amarelo.
A primeira Indy 500 que assisti foi em 2009 com a vitória do Helinho, mas a que lembro perfeitamente como foi a prova, foi a de 2013 com a vitória do Tony Kanaan.
Minha primeira lembrança da Indy foi a vitória do Emerson em 89 em Indianápolis mesmo ...
Lembro dele anos depois perdendo uma vitória fácil, qdo tava a uma volta do segundo e rodou sozinho na curva 4 ...
A vitoria em 93 tb ... Aliás foi em 92 que eu comecei a assistir a Indy em todas as provas, qdo passava na Band ... na época era muito bom pq o GP de Surfers Paradise era pouco depois da NBA com Michael Jordan hehehe ...
Minha primeira lembrança é de torcer pelo Bobby Rahal naquele carro preto dourado (patrocínio da Miller) da Hogan-Rahal creio que em Long Beach. Lembro de assistir as corridas nas tardes de domingo que passavam na TV aberta.
A Indy 500 na minha opinião é a melhor corrida do automobilismo mundial, é extremamente difícil prever oq vai acontecer pq tem várias nuances de estratégia, sem contar que é uma corrida que sempre assisto desde quando criança, e as câmeras onboard e som do motor é espetacular
Eu acho que a Daytona 500 é a mais imprevisível, mas a Indy 500 não fica muito atrás não
Só senti falta nesse video que um dos motivos da Cisão em 1994, foi a Penske aparecer, em parceria com a Mercedes-Benz, com aquele super motor de acionamento de valvulas por varetas, que fez a rappa na Indy 500 (Era para ter sido dobradinha, se o Emerson não tivesse batido no fim da corrida) e os membros da USAC, no ano seguinte, proibiram o uso desse motor alegando contenção de gastos. Por isso o Tony George (dono do IMS na época) alegando que a CART estava encarecendo a Indy 500 resolveu criar a IRL.
Cara esse vídeo de trapizongas de Indy seria maneiro.
Ótimo vídeo, não sou mto fã da Indy, mas respeito e reconheço q tem gente boa por lá.
Eu gosto do sistema de um terço da Indy, sendo um terço das corridas nos ovais, um terço em circuitos mistos e um terço em pistas de ruas. Um ponto interessante é que é o mesmo carro para todas as equipes, da Dallara, só uma fornecedora de combustível, Shell, e apenas duas opções de motores, Chevrolet e Honda.
Outra coisa legal é que não tem frescura, facilidade bem maior de um piloto conseguir entrar lá.
Minha primeira lembrança da Indy foi naquela primeira e espetacular vitória de Emersom Fittipaldi na Indy500 de 1989. A narração do Luciano do Valle é ÉPICA!!!
Minha primeira lembrança é essa narração do Luciano do Valle!! Meu saudoso pai vibrando com a batida de Al Unser jr!! Me arrepio com ela até hj!!!
Minha primeira lembrança da Indy foi em 1995, quando começou a passar no SBT. Aquele carro do Christian e do Gil de Ferran eram meus favoritos. E outra lembrança é a primeira vitória do Tony Kanan em 1999, o famoso não perde mais, não perde perde perde
Tive qdo criança a Walker do Gil de Ferran em escala 1:18 da Maisto. Era linda demais; brinquei muito com ela.
Dois pontos, vitoria do Tony em 2013 e a narração do Luciano do Valle e a música da Indy classica que é muito boa, a cultura usa ela hoje e a mesma que toca na vitória do Emerson em 1989
Não se pode esquecer do lendário mini oval de Nazareth, a montanha russa de Laguna Seca, a "Mônaco" americana de Long Beach e a icônica pista no Aeroporto de Cleveland onde Nigel Mansell e Emerson Fittipaldi travaram uma batalha incrível em 1993.
Não tem como não gostar! ADM um tremendo historiador de automobilismo e conta o que sabe pra gente com um pique de dar inveja! Sou fã de carteirinha! Valeu Rodrigo!!!!
Kkkkkkkkkk Super te entendo Rodrigo. Afinal, não dá para esmiuçar tudo tudo sobre duas categorias históricas. É uma questão de escolha e a sua foi para a F1. Tá perdoado. Mas valeu por de vez em quando fazer um vídeo ou outro sobre a INDY que tbem é fantástica e tem muita história para contar. Obrigado!!
Minha primeira lembrança da F-Indy foi aquela épica primeira vitória de André Ribeiro em New Hampshire-95... assisti do começo ao fim e nos dias seguintes devorei o vídeo da corrida que gravei em VHS.
Muito empolgante ver (e rever), na narração de Teo José, aquela disputa que ele travou com o Michael Andretti para se tornar o segundo brasileiro a vencer na categoria. Quando Marco Greco e Buddy Lazier bateram na últimas voltas e garantiram a vitória bandeira sob bandeira amarela eu vibrei demais!
Eu tinha 12 anos.
Como é bom ver o canal trazendo vídeos da Indy. Minha primeira lembrança da categoria é a temporada de 1993 com o Nigel Mansell chegando e ganhando o campeonato. Adm muito obrigado pelo vídeo e de vez em quando se puder tire um tempinho em sua agenda para trazer mais conteúdo dessa fantástica categoria.
Eu tive o privilégio de ver esses carros em SP na marginal Tietê treino e corrida .
18:24 Sim xará, Walker Racing de Derrick Walker. Os Reynard R95i de 1995 eram lindos, o esse carro #15 do Christian era espetacular. Mas eu era doido tbm na pintura do carro #5 do Robby "Flash" Gordon, companheiro do Christian, patrocinado pela Valvoline. Tinha o "V" da Valvoline na frente do carro e emendava cada perna do "V", azul claro e vermelho, serpenteando para cada lado do carro e na parte superior azul escuro e a parte inferior branco ⚪🔴🔵
A primeira lembrança da Indy pra mim é o jogo Indianapolis 500: The simulation, pra PC, de 1989!!! Tinha três carros, uma penske chevrolet amarelo, um lola buick vermelho e um march cosworth azul. Era sensacional kkkkkk!!!
Nunca foi atraído pela Indy pq sempre que eu ia assistir, ou pegava um oval ou um de rua e não curto este tipo de pista. E agora, com a F1 aumentando o número de circuitos de rua, vejo-me diminuindo a audiência lá tb. Da mesma maneira, comecei a ver a F-E, qndo não corre em ruas, e os campeonatos de GT aqui pelo TH-cam. Uma maravilha.
As duas frases que arrepia,
BATEU ANSERRRRRR
PASSSOU RETO MANSELLLLLL
Acompanhei muito a fase de transmissão pelo SBT, carros muito bonitos e que se mantiveram mais clássicos em comparação às doideiras aerodinâmicas da F1. Lembro de ver a corrida do Rio com vitória do André Ribeiro.
Acompanho a Indy desde a época da CART no SBT e da IRL na Band-SporTV, a Champ Car eu cheguei a acompanhar na RedeTV! e no Speed Channel, uma categoria que eu sempre gostei de assistir.
Lembro do meu pai falando, lá pelos idos de 1985, q a indy era uma categoria de “coroas”, com antigos campeões da F1 e citou Emerson e Mário Andretti.
Minhas lembranças da Indy eram os carros maravilhosos. Marlboro do Emerson, a Newmann-Haas do Cristian... os carros do Gugelmin, Raul Boesel e Gil de Ferran. As Penske com motor Mercedes... aquilo era maravilhoso
Nunca fui muito fã da Indy, mas acompanhei religiosamente a CART no final dos anos 1990. Achava (e ainda acho) aqueles carros lindos demais.
Caramba, a Indy é tão incrível, uma categoria centenária com grandes pilotos, lindas pinturas, o maior evento automobilístico dentro do seu calendário e mesmo assim tão pouco divulgada e comentada. Uma pena que a própria categoria não tenha capacidade de explorar e aproveitar o produto que tem em mãos.
Eu sempre achei massa que os carros da Indy sempre pareceram muito robustos se comparados com a F1. E adorava as asas dianteiras super pequenas quando corriam nos superovais. Hoje mudou muito, mas pelo menos as 500 milhas de Indianápolis são imperdíveis.
Uma correção, Elkhart Lake e Road América são o mesmo circuito. Já li comparações a "SPA Francorchamps" americana... Mas acho que lembra mais Ostereichring de meados de anos 80 pra trás.
Sonho de ver correr um Fórmula 1 por lá... 🥲 Mas dá pra ver um pouco. Tem um vídeo de uma Benetton da época do Schumacher acelerando no circuito... É pouco mas recomendo.
Indy os brasileiros que competiram, principalmente na Penske, o qual sou torcedor, tanto na Indy como na Nascar , tendo um 2022 maravilhoso , campeão nas duas categorias na Nascar Cup com Joy Logano (qual sou torcedor) e na indy com Wil Power.
Um fato que poucos sabem Roger Penske é o dono do circuito de Indianápolis , parabéns pelo canal
Adoro a Indy, e quando era criança, confesso que ficava bugado com as Penskes e McLarens com o mesmo esquema de pintura e dois pilotos brasileiros: Fittipaldi e Senna. Sobre a cisão, tem lenda para burro. Dizem até que quem "financiou" as 500 milhas em 1996 foi o próprio Tio Bernie, já que não haveria nem chassi suficiente para as equipes correrem naquele ano. E o Mansell em 1993 também foi um espetáculo à parte.
20:18 BATEU AL UNSER!! Inesquecível Luciano!
Até arrepiei aqui de ouvir pela enésima vez!
Cara eu adoro de coração a Formula Indy, chega a me divertir mais que a F1, aliás a F1 deveria aprender algumas coisas com a Indy.
As minhas primeiras duas grandes lembranças da Indy são a ultrapassagem do Zanardi sobre o Bryan Hertha em Laguna Seca (1996) e a chegada tripla de Blundell, Gil de Ferran e Christian Fittipaldi no GP de Portland de 1997 🙌
Aí André, parabéns por falar da Indy!
Eu adoro essa mescla. Acho que todo youtuber de automobilismo deveria fazer isso!
A melhor narração do Luciano. Me emociono até hj. Foda demais. Bela homenagem.
Esse canal é o melhor de automobilismo no Brasil...parabéns pelo trabalho
Quem concorda respira
Primeira lembrança da Indy foram os duelos entre Mansell e Fittipaldi.
A principal categoria que eu acompanho hoje, competitividade, agressividade, cada corrida é uma caixa de supresa seja no misto, circuito de rua ou oval. As vezes quando estou com falta de sono, assisto a F1.
Minha lembrança da Indy foi um poster do Emerson quando foi campeão pela primeira vez e que saiu em alguma revista automobilística (QR ou SM).
Assistiria fácil um vídeo de 5hrs sobre a Indy... Lembro claramente de domingo, eu e meu pai indo no mercado, minha mãe fazendo uma carne de porco assada, após o almoço, deitar na cama, tomando uma coquinha e esperando as 500 Milhas de Indianápolis ou alguma outra corrida na Band, assistia com meu pai do início ao fim, depois quando terminava, já emendava com Temperatura Máxima na Globo que antigamente era filme de ação, então os domingos dos meus 11 anos foram marcados por uma rotina que deixarão saudades... F1 de manhã, mercado, almoço, Indy e filme de ação, tudo na companhia do meu pai
Como muitos, descobri a Indy logo depois de maio/94. Família parou de ver corrida por motivos. Aos 8 anos e já infectado pelo vírus do automobilismo, zapeando TV num domingo à tarde, dou de cara com a corrida de Milwaukee na saudosa TV Manchete. Virei fã instantaneamente. E, como bem dito no vídeo, peguei o auge da categoria. Mesmo com racha, a CART seguiu em um nível técnico altíssimo, com pilotos de primeiro calibre, maioria das corridas era um show, e os carros eram lindos.
Até entre os fãs tinha racha. Tinha a galera que curtia IRL e a galera da CART. Nem preciso falar de que lado eu fiquei do muro.
E chamo a treta: Indy de hoje nada mais é do que a IRL recauchutada. "Ah mas e a reunificação?" Reunificação é um jeito amigável de falar que a IRL matou a ChampCar e ficou com a herança.
Indy era a fórmula da tarde (maneira q chamávamos em casa) ... Ótimas corridas, não perco uma
A primeira vez que escuto a história do "Racha" e entendo perfeitamente! Vlw
Parabéns pelo conteúdo. Minha primeira lembrança da Indy foi a pancada do Piquet treinando pra Indy 500 em 92. Só um detalhe em 19:19 Elkhart Lake e Road America são o mesmo circuito
Ele esqueceu de Laguna seca. Lindo circuito
A lembrança que tenho da Indy foi ver Emerson pilotando o primeiro carro na categoria..um carro me parece Rosa ou Lilás...
A Indy é incrível mesmo, minha primeira lembrança é da vitória do André Ribeiro, eu era criança.
Acho que tem de fazer esse vídeo sobre as engenhocas de Indianápolis, e por favor, fala mais dessa Indy 500 de 1987.
Mais um vídeo incrível. Parabéns adm. F Indy não perco uma 🏁🏁🏁🏁🏁🏁🏁🏁
Esteticamente falando ,os carros da Indy da década de 80 e 90 eram os mais bonitos em termos de aerodinâmica, eu não perdia uma corrida na época . A mais famosa das disputa que vi foi de 1993 entre o Emerson e o Mansell
Lembro do Emerson falando :" levantei um pouco a cabeça e olhei por cima do ombro e vi ele do meu lado. Pensei, ele não vai tirar o pé e EU TAMBÈM NÃO"
Que vídeo foda como sempre!E que história magnífica da "fórmula"😅 Indy.
Não sabia dessa história, um tempo atrás eu li que a origem vinha da década de 30 onde o consumo de bebida alcólica era proibido em diversos condados americanos e as pessoas faziam contrabando de bebida, modificando seus carros, com motores mais potentes, suspensão trabalhada e o mais importante era o compartimento secreto para esconder a bebida. Assim fugiam da policia em alta velocidade por longas distâncias, isso virou algo cultural nos EUA e originou os circuitos ovais.
Equipes que amamos: copersucar, Tyrrel, March, Mclaren, Williams, Penske, Sauber, Toyota, Life f1, Toleman, Arrows, Brabaham, só algumas sugestões.
Essa história do carro de 87 é simplesmente sensacional
Bateu Al Unser.
Bateu Al Unser.
Bateu Al Unser.
Emerson vai ganhar.
Memorável. Eterno Luciano do Valle.
Vi pela primeira vez em 2021 e achei bem interessante, barber 2021 a primeira corrida, newgarden fez strike e levou acho que o hertinha e o conor daly, primeira vitoria do palou
Ai fui assistindo pedaços das próximas corridas ate a indy 500, que ja tava batendo panela e soltando foguete quando o Helinho ganhou pela 4° vez kkkkk
Um March da equipe Penske do ano anterior que virou peça de exposição num Hotel. Al Unser pai saiu do fundo do grid , esperando pacientemente e escalando o pelotão nos momentos certos, e venceu a prova. Enquanto Mario Andretti teve uma quebra de motor inesperada depois de liderar quase todas as seções de treinos, sair na pole e impor liderança de uma volta em todo o grid.