Temporadas de F1 por um bom tempo eram 16 corridas, sendo a maioria na Europa às 9h da manhã, Japão e Austrália às 2h da manhã e Brasil às 14h... bons tempo que ficavámos aguardando para ver as corridas a cada duas semanas.
As manhãs de domingo do final dos anos 80, 90 e início dos anos 2000 eram algo especial, ouvi o ronco dos motores, a narração do Galvão. Faz pelos menos uns 15 anos que não paro pra ver uma corrida.
@@wesleyamancio3686sim de fato você está certo, mas mesmo assim, a disputa na pista, mesmo sendo de mesma equipe as vezes tem até 4 carros, na f1 você não vê isso hoje, ou você acha que Perez tentaria alguma coisa contra o Verstapem
O velha teoria de automobilismo de torcida: só presta se tiver brasileiro (e indo bem, né?). Francamente? A Indy continua ótima (e meio difícil de acompanhar, como sempre foi), e a F1 também, com ou sem brasileiros. E viva o esporte a motor. 💚
hahaha eu tenho uma noticia para o Teo Jose, não sei se ele esta sabendo, mas é bem provavel que ele não goste de automobilismo, mas sim de torcer para brasileiro! 😅😅😅 Cara, a F-1 esta meio caida esse ano, mas vem de temporadas legais e a Indy esta em uma fase muito boa à anos, sempre bem disputada.
A maioria dos brasileiros não gostam de automobilismo, gostam de ver brasileiro vencendo, por isso dizem que Massa e Barrichello são ruins e etc. O problema do ano da F1 chama-se Max Verstappen, o cara desequilibrou. Tirando ele, o restante do pódio é imprevisível em toda corrida. Quem não gosta, não gosta de automobilismo. Pode gostar de qualquer outro esporte, quer torcer, mas gostar de automobilismo, não gosta.
Tenho uma notícia pra você, se acha que a Indy está em fase boa, claramente você não sabe o que é uma fase boa da Indy. F1 está ridícula há anos, tanto nas pistas quanto nos bastidores.
Mais muitos vão ver esse vídeo e chamar ele de saudosista, é verdade que sempre teve domínio na F1, mas de 2014 até aqui ficou absurdo as coisas, a era V8 talvez tenha sido a mais competitiva, em 8 anos de motores V8 apenas em 3 o titulo não foi decidido na última corrida, hoje é como o cara falou pra ter emoção tem de esperar alguma coisa acontecer como erro de equipe ou do piloto ou a chuva.
Forçando a barra, a migração começa em 2000 com a Chip Ganassi vencendo com Montoya e em 2001 com a Pesnke correndo em Phoenix e nas 500 Milhas com Hélio e Gil
Eu sou muito mais Indy hj em dia em questão de competividade de o cara ficar ligado da largada até o final corridas ótimas bom não tem comparação dos últimos anos pra cá a Indy da show ... Não sou contra a fórmula 1 mas fico triste por ela ter caído muito tipo anos 2007,08,09,10,12,16,18,21 temporadas da f1 ótimas mas caiu muito então sim hj em dia assisto mais a Indy
4:12 Verdade, e assim, eu gosto muito de de Fórmula Úm, foram raras as vezes que eu deixei de acompanhar uma corrida, mas hoje em dia, com limites de pista, pneus Pirelli, DRS, sprint races e calendário inchado(mas o futebol brasileiro também tem esse problema), fica difícil
O Téo comete alguns equívocos em sua fala. Quando ele fala que a F-1 perdeu prestígio, se deve ao fato de ele não estar assistindo. Esse ano tivemos recorde de público batido na Austrália e, agora, em Austin no GP do EUA. A fF1 pode não ser mais tão popular aqui no Brasil mas é mundo afora. E a morte do Senna se deu em 94
Eu sempre gostei da F1 mas confesso que a Indy esta muito mais competitiva pouco importa na minha opinião se tem esta entupido de gente na arquibancada ou nao isso e pra eles ... Na Indy se vc sair da sala pra ir na cozinha vc pode perder 2 ou 3 ultrapassagens isso que a F1 perdeu. Pena.
F1 dos anos 90 : diferença do primeiro para o quarto era em media de 1 segundo, muito raramente os 10 primeiros terminavam na mesma volta, tinha equipes que tomavam 3 voltas F1 hoje : os 10 primeiros no mesmo segundo, poucas corridas que alguma equipe toma volta.
Hj em dia acho o campeonato mundial de rally muito mais emocionante de assitir . Os cara andam a 200 por hora pelo meio do barro , da neve , faça chuva faça sol .
Mesmo na época que não tinha BR com chance de vitória, eu assistia F1... hoje não, pistas chatas, carros horrorosos... e até o motor, sou viúva dos motores aspirados V10 kkkkkkk (Tá, eu sei que MP4/4 era turbo, mas associei aquela sinfonia maravilhosa dos aspirados com F1 e o barulho turbo com a Indy). E esse problema de disputa, na F1 sempre existiu...
O Téo José é um grande narrador disso não tenho dúvidas, agora uma coisa é o brasileiro não acompanhar tanto por não ter brasileiros , outra coisa é lá fora,o Brasil é continental mais não mundial,ou seja ,a F 1 é maior categoria do mundo, tem sim muito prestígio tanto que tem país na fila pra organizar uma corrida da categoria, quanto a F Indy sempre tentam comparar porém isso utopia,sonho,a Indy tem seu valor, mais não tem como cogitar essa comparação entre uma categoria americana e uma categoria mundial, orçamentos e finalidades complemente distantes em prestígio e principalmente em tecnologia, qualidade e pilotos 🤔
O cara é jornalista e tem a mesma opinião furada de qualquer um na internet, é incrivel isso ahahhahaa, na verdade hoje em dia a distancia entre os carros é bem menor que na decada de 90.
Nunca antes na história a F1 tinha passado 7 anos seguidos com a mesma equipe ganhando, com 1 ano bom depois outra equipe assumindo e dominando ainda mais forte. A F1 piorou pra caralho sim, pode ter uma ou outra corrida emocionante graças ao DRS mas em termos de disputa entre equipes tá pior do que nunca, os períodos de dominância agora são longevos, enquanto antigamente duravam no máximo 1 ou 2 anos.
A F-1 pode até ter pompa e status, mas em termos de disputas e emoção, ela perdeu essas duas características há muito tempo, pois quase sempre as vitórias ficam restristas a Red Bull e Mercedes, e isso não esquecendo da artificialidade das corridas com a utilização de asas-móveis, KERS, e um regulamento que pune o piloto pelo mais inócuo dos toques, mesmo que o piloto não tenha tido a intenção. Entretanto, a IndyCar dá de 10 x 0 na F-1 nesses quesitos, pois lá os pilotos podem mostrar do que são capazes, e os carros não têm essa tecnologia que entupiu os carros da F-1 atual. Em provas como a Indy 500, as ultrapassagens são constantes, chegadas apertadas por milésimos de segundos e todos com chances iguais de vitórias. Eu mesmo já assisti corridas na IndyCar onde pilotos que largaram em último lugar acabaram por, ou terminarem em 2° lugar, ou mesmo vencendo a corrida.
Uma das coisa que ao meu ver podia mudar é esse sistema de pontuação pq o lider fazer 25 pts se ele embala ja era não alcança mais, tinha voltar o podio ser como o sistema de pontos como era ate ali nos final dos anos 2000 e da pra fazer ate o 10° pontuar se voltaram ia melhorar e muito.
Tenho grande admiração por Teo como locutor, assisti quando possível Indy narrada por ele. Hoje, a Fórmula 1 tem recordes de audiência por se tratar de um super espetáculo, mas acho correto o fato de que se trata, como todo esporte, uma modalidade de disputas, o que só ocorre no pelotão intermediário.
Só uma coisa: o Téo tem muita propriedade para falar sobre Indy x F-1 porque narrou as duas categorias por muitos anos, é que muitas pessoas associam ele apenas à Indy pelos tempos de Manchete, SBT e Bandeirantes. Mas também a F-1 ele fez entre 2002 e 2012 na Rádio Jovem Pan, só deixou de fazê-la quando chegou um momento de agenda forte na Bandeirantes e alguma incompatibilidade de conciliar tudo.
Eu ouço esse discurso desde a era Schumacher a f1 é competição de construtores não dá para ser igual Nascar, na época do Senna e Piquet tbm tinha equipes que dominavam como McLaren e Willians
To assistindo à alguns cortes mas o Teo é bem polemico, nao tem um corte que nao tenha opiniões complicadas,.para o corte e telespectador é bacana mas para ele..
Depois que parei de assistir tv aberta principalmente, nunca mais assisti F1, nunca ouvi ninguém falar mais e etc mas la pra 2021 eu vi que uma galera voltou a acompanhar bastante, mas ainda assim eu não me interessava. Gosto apenas dos uniformes
Teo José preciso e claro. Mas no automobilismo tem quem gosta apenas do lado exótico dos carros (meu caso). Mas a F1 atual deixa a desejar nisso. E as disputas é o grande problema da categoria.
A Indy é muito mais interessante. O grande problema da F1 é que as ultrapassagens são sempre artificiais por conta do DRS. Ultimamente tenho visto muito Fórmula E, que tem corridas interessantes. Mas o que eu tenho gostado mais são WEC e IMSA, sempre com corridas muito movimentadas. São categorias ainda pouco conhecidas aqui, mas que tem potencial pra crescer muito.
Concordo totalmente com o Téo. Mas a F1 jamais vai largar a pecha de ser tecnológica, pra isso só se surgir outra categoria single-spec que foque no equilíbrio da disputa pra se tornar realmente boa pra se acompanhar.
Concordo com o Téo José. Formula 1 e a Formula Indy perderam a sua essência com o excesso de tecnologia. Acompanho tem 40 anos as 2 e é melhor ver corridas antigas no TH-cam
Na real, a F1 na sua maioria das temporadas é um saco de ver, pois quando larga você praticamente sabe quem vai ganhar, fora o numero exagerado de corridas onde um cara só ganha 12, 13, 15!!! Em duas temporadas o Verstappen já ganhou mais que um Niki Lauda levou a carreira toda pra vencer... Ou seja é muita corrida pra pouco postulante a vencer, o que não acontece na Indy onde em cada corrida você dificilmente sabe quem vai ganhar, o fator imprevisibilidade é infinitamente maior e mais atrativo de ver, enfim, é meu ponto de vista.
Eu não sou muito fã de corridas em ovais mas quando a Indy corre em pistas de rua ou autódromos mistos eu assisto. Sempre fui fã de F1 e ela sempre teve carros dominantes. Nos últimos anos é que deu uma certa diminuida essa diferença do melhor para o pior carro.
A F1 esta batendo recorde de publico e todas as corridas e os videos no canal da F1 sempre conseguem milhoes de views. A F1 esta desequilibrada. Mas naonperdeu prestígio
O problema da Indy é que tinha muito circuito oval e os carros ficam girando no mesmo sentido e isso é monótono e se a prova de Mônaco é chata e só faz parte do circo da F1, mas F1 tem gente do mundo todo e a Indy é só americana nos anos 90 com alguns veteranos como o Fitipaldi, mas a F1 era mais legal.
F1 é excelência e busca por melhor resultado e melhor desenvolvimento... sempre houveram alternância de hegemonias... A diferença é que quando era o Senna a gente gostava de quando ele disparava e sumia com uma McLaren incrível.... Pachequismo..... kkkkk
Sabe que curti muito mais naqueles tempos a F1 e Indy na Globo,Band Manchete e acho que o Brasil não senso pessimista pois sou otimista não vejo sendo o que já foi e perdemos muito espaço e nem assisto a Indy mais teve tbm a fase do SBT e estou curtindo muito a F1 na Band🏁🏁🏁🏁
Por mais que a F1 esteja nessa dominação da RBR, como teve com a Mercedes, Ferrari do Shumacher, prefiro mil vezes a F1, tem alguns detalhes que faz querer assistir como a telemetria da F1, os treinos, qualy, estratégia das equipes pista vs pneu, juro que já tentei assitir Indy mas me dá mais sono talvez pelo quantidade alta se safety car, nao curto circuito mistos
Na indy quando tem muita bandeida amarela atrapalha bastante. Fica muito parado a corrida. No caso dos mistos, tem alguns bons e outros ruins. E tem a Indy 500. O que sinto falta na Indy sao mais oval. Que foi o que me fez gostar antigamente.
@@OPacato a indy é assim para conseguir mais patrocinador e fechar a conta. Sem isso o grid teria no maximo uns 15 carros. E só a F1 é daquela forma. A maioria das competições acaba variando para ter $$$ e fechar a conta. Mundos bem diferentes
@@OPacato eu passei a usar o numero para descobrir. Uma coisa legal é que a Indy coloca a onboard no app de graça. Nem todos tem como ver. A equipe tem de autorizar. As que nao permite mostra o mapa da corrida em tempo real.
esse papo de "os carros são mais iguais, o que decide é o braço" é o argumento mais leigo que existe! a F1 existe a 73 anos e tem gente que até hj não aprendeu que não é apenas um campeonato de corrida de piloto, mas PRINCIPALMENTE uma competição de ENGENHARIA E ESTRATÉGIA.
Depois que o Senna morreu a F1 sofreu um baque, a categoria nunca mais foi a mesma, pra globo só é rentável se tiver brasileiro ganhando, se não tiver ninguém vê
As categorias do automobilismo norte-americano (tanto a F-Indy como a NASCAR) quase sempre dão de 1000 a zero na elitista e politizada F-1 em competitividade, imprevisibilidade e respeito ao público. Isto é fato!
*Formula Indy é fantástica nos Ovais e muito ruim nos circuitos de rua, tanto pela maneira que os carros são feitos quanto a má qualidade de exibição, cameras e etc... Formula 1 é maravilhosa em 80% dos circuitos, brasileiro não gosta porque não gosta do esporte e sim quer torcer por outros brasileiros, o único problema da F1 é a mudança de regulamento a cada 4 anos ou as vezes menos, Quando a Red bull finalmente chegou perto da Mercedes e tivemos um 2021 maravilhoso, aí trocaram o regulamento, a Red Bull por ter o melhor engenheiro e hoje o melhor piloto, até porque Hamilton e Alonso já não tem o mesmo preparo físico conseguiu sair na frente, agora que a Maclaren conseguiu ter um carro melhor que a Red Bull e a Mercedes já tem um carro praticamente igual vão mudar em 2026 denovo, alguem vai acertar no carro e disparar denovo na frente ou seja, esse ano está bom, em 2025 deve ser ainda melhor, aí em 2026 vão estragar denovo.*
Ele acompanhar ou não é algo pessoal de cada um. Mas ele está equivocado quanto a F1 perder prestígio. Inclusive depois da temporada 2021 e Drive to Suvirvor a F1 cresceu bastante, inclusive onde ela não era tão popular, que é nos EUA. Agora dando uma opinião pessoal assim como ele fez, no meu ver, depois de 2021 ficou um pouco sem graça porque a briga tem sido somente para saber quem é o segundo melhor piloto e equipe, ou seja, melhor do resto. Mas ainda sim entrega algumas corridas legais. A Liberty tem tentando fazer os carros ficarem mais iguais só não acertaram a mão por enquanto, mas é nítido que é algo que não está tão longe.
A F1 sempre sera um campeonato de construtores, buscando ser melhor que o outro sempre... a diferenca é que agora nenhuma equipe vai torrar bilhoes a mais que outro pelo teto de gastos...
Traduzindo, assim como quase todo mundo no Brasil, pra ele, se nao é futebol ou nao tem um brasileiro campeão e ganhando, nao tem graça e não vale a pena assistir..
Padronização não é o espírito da f1, nao é automobilismo todo mundo igual e sem buscar nenhuma inovacao. A f1 é considerada a categoria principal, pois busca inovação e isso dá a vontade das grandes montadoras de estar na f1. Vc padronizar é retirar as grandes montadoras e quebrar a categoria como conhecemos. A f1 ja criou um teto de gastos, q vem equilibramdo as coisas, mas vc penalizar as equipes por inovarem, por conseguirem soluções inéditas e únicas, isso é um absurdo. Categorias americanas é uma coisa, as europeias/ fia é outra e tá legal assim é o dna delas.
Na minha opinião o Téo está errado, apesar de se ater que ele próprio não assistir , a indy não perdeu suas essências já que é evidente o salto tecnológico que ela precisava receber, e mesmo assim manteve a altíssima dificuldade e essência ( algo familiar) , já a fórmula 1 corrida a corrida vem aferindo cada vez mais fans.
Não entendi... a Indy perdeu identidade por não ter piloto brasileiro? Até acho sim que a Indy perdeu algum brilho, mas não é pelo fato de não ter pilotos brasileiros...
Eu assistia a F1 desde que as transmissões começaram por causa do Fittipaldi - em 71 Antes já acompanhava pelas revistas Mas já há alguns anos perdi completamente o saco Vejo só os highlights pelo TH-cam É impressionante como um evento que dura por volta de 1:40h tenha entre 8~9min de emoção - no máximo. Na minha opinião tem regrinhas demais - não pode isso, não pode aquilo, isso aqui é 10s de penalidade. Eu dei um basta. Até o qualifying tb só vejo highlights
Falando da diferença das equipes na F1,fazer o que? Red Bull fez um excelente carro as outras Ferrari e Mercedes principalmente, não fizeram um carro bom é isso vai fazer o que, dinheiro elas tem.
Perdí um pouco interesse em assistir fórmula 1, porque hoje em dia a corrida começa... Você já sabe quem vai vencer, a diferença entre o primeiro e os demais é enorme, praticamente não há disputa.
Ele falou bem o que sinto nos últimos anos (exceção de 21) vendo F1, quase sempre é sem graça pois só um piloto sobra, que nos últimos 2 anos foi o Max! Acompanho F1 de forma seguida desde 91 ou 92 e só parei um tempinho pois torcia pro Piquet e ele não tinha chances, e os amigos insistiam pra nós andarmos de bike pelos "circuitos" do bairro, mas em 2019 eu fiz uma promessa de dar um booOOom tempo pois só dava Hamilton, tipo ao ponto que poderiam dar os troféus todos antes das corridas! Nada contra ele, super piloto...>=> ... e pessoa, é um Sir, mas ele e a Mercedes liquidaram com a competitividade da F1!! Então veio a pandemia e usei o fato de terem novos circuitos como desculpa pra não parar!! E até vibrei pulando na frente da TV quando Max foi campeão, e olha que sou Ferrarista e fã dos pilotos da rossa, um pouco mais do Charlinho e a corrida e campeonato foram surreais!! Mas de lá pra cá, ele parece ter virado o Max um novo Hamilton/Mercedes então... Tem corridas, as de manhã que sei que ele vai sobrar, que só assisto...>=> ... replay e às vezes só os melhores momentos!! Tá complicado realmente! E já devo ter ouvido o Téo pela rádio que atualmente de extrema direita lá em no circuito de Interlagos, quando tive o imenso prazer de ver Kimi "Iceman" campeão, foi inesquecível, o Massa deu até zerinhos na nossa frente!! Foi a 2a e última vez que fui in loco e também o último título de pilotos da Ferrari!! Lá se vão longos 16 anos!! Enfim, ótima conversa, vou dar uma olhada na íntegra!! Abração aos três e até logo! :))
Dois anos a Ferrari teve carro pra ganhar da Mercedes. Perdeu pq o Vettel era fraco perto do Hamilton, e principalmente pq a Ferrari a equipe cometia erros todas as corridas
Concordo contigo. Fórmula 1 2008: a última com os carros mais bonitos do que feios e sem o kers, e a penúltima com um sistema de pontuação mais simples ou menos complicado; Fórmula Indy 2011: a última com os carros bonitos ou quase bonitos, só um pouquinho feios.
Temporadas de F1 por um bom tempo eram 16 corridas, sendo a maioria na Europa às 9h da manhã, Japão e Austrália às 2h da manhã e Brasil às 14h... bons tempo que ficavámos aguardando para ver as corridas a cada duas semanas.
As manhãs de domingo do final dos anos 80, 90 e início dos anos 2000 eram algo especial, ouvi o ronco dos motores, a narração do Galvão. Faz pelos menos uns 15 anos que não paro pra ver uma corrida.
A Indy sempre foi mais disputada e emocionante. Um maior número de pilotos e equipes tem chances de ganhar. Já na F1 no máximo duas equipes disputam.
2 equipes ganharam a indycar nos últimos 10 anos
@@wesleyamancio3686sim de fato você está certo, mas mesmo assim, a disputa na pista, mesmo sendo de mesma equipe as vezes tem até 4 carros, na f1 você não vê isso hoje, ou você acha que Perez tentaria alguma coisa contra o Verstapem
@@PkL1090tá desatualizado vc, Perez não tenta nada pq não consegue kkkkkk
@@5UETSUGU Sim, você tem razão nessa.
a F1 é Principalmente uma competição de ENGENRARIA e Estratégia! aposto que QUALQUER equipe prefereria ter o Adrian Newey que o Max ou Hamilton.
O velha teoria de automobilismo de torcida: só presta se tiver brasileiro (e indo bem, né?). Francamente? A Indy continua ótima (e meio difícil de acompanhar, como sempre foi), e a F1 também, com ou sem brasileiros. E viva o esporte a motor. 💚
hahaha eu tenho uma noticia para o Teo Jose, não sei se ele esta sabendo, mas é bem provavel que ele não goste de automobilismo, mas sim de torcer para brasileiro! 😅😅😅
Cara, a F-1 esta meio caida esse ano, mas vem de temporadas legais e a Indy esta em uma fase muito boa à anos, sempre bem disputada.
A Indy realmente tem muita disputa, apesar de Palou ganhar, poderia ter outros ganhando também, porque os carros não tem tanta disparidade como a F1.
Palou e Newgarden ganharam sozinhos praticamente metade da temporada
Isso mesmo. E já acontece isso há muito tempo
A maioria dos brasileiros não gostam de automobilismo, gostam de ver brasileiro vencendo, por isso dizem que Massa e Barrichello são ruins e etc. O problema do ano da F1 chama-se Max Verstappen, o cara desequilibrou. Tirando ele, o restante do pódio é imprevisível em toda corrida. Quem não gosta, não gosta de automobilismo. Pode gostar de qualquer outro esporte, quer torcer, mas gostar de automobilismo, não gosta.
Tenho uma notícia pra você, se acha que a Indy está em fase boa, claramente você não sabe o que é uma fase boa da Indy.
F1 está ridícula há anos, tanto nas pistas quanto nos bastidores.
As categorias sempre foram isso aí, poucas equipes com chance de vitória.
Mais muitos vão ver esse vídeo e chamar ele de saudosista, é verdade que sempre teve domínio na F1, mas de 2014 até aqui ficou absurdo as coisas, a era V8 talvez tenha sido a mais competitiva, em 8 anos de motores V8 apenas em 3 o titulo não foi decidido na última corrida, hoje é como o cara falou pra ter emoção tem de esperar alguma coisa acontecer como erro de equipe ou do piloto ou a chuva.
O cara acompanhou os tempos mágicos da Indy.
Dificil é assitir jogo com o teo josé narrando isso sim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk porra pqp é tortura
O Téo se perdeu em um ponto. Não foi em 1998 e sim em 2002 onde as principais equipes migraram para a IRL.
Forçando a barra, a migração começa em 2000 com a Chip Ganassi vencendo com Montoya e em 2001 com a Pesnke correndo em Phoenix e nas 500 Milhas com Hélio e Gil
Só se For a Galles e a Aj Foyt
@@gabrieljunior4760 A Galles e a Foyt entraram em 1996, já no começo. E a Walker também.
@@raiderbelacasa Muita Gente Confunde Galles e Walker por Causa da Valvoline
Eu sou muito mais Indy hj em dia em questão de competividade de o cara ficar ligado da largada até o final corridas ótimas bom não tem comparação dos últimos anos pra cá a Indy da show ... Não sou contra a fórmula 1 mas fico triste por ela ter caído muito tipo anos 2007,08,09,10,12,16,18,21 temporadas da f1 ótimas mas caiu muito então sim hj em dia assisto mais a Indy
Formula Indy é muito melhor, inclusive hoje. Eu sou muito mais Indy.
É fácil quando o campeonato tem todos os carros iguais...
4:12 Verdade, e assim, eu gosto muito de de Fórmula Úm, foram raras as vezes que eu deixei de acompanhar uma corrida, mas hoje em dia, com limites de pista, pneus Pirelli, DRS, sprint races e calendário inchado(mas o futebol brasileiro também tem esse problema), fica difícil
O Téo comete alguns equívocos em sua fala. Quando ele fala que a F-1 perdeu prestígio, se deve ao fato de ele não estar assistindo. Esse ano tivemos recorde de público batido na Austrália e, agora, em Austin no GP do EUA. A fF1 pode não ser mais tão popular aqui no Brasil mas é mundo afora. E a morte do Senna se deu em 94
Cara, quantidade não e qualidade, ele n tá falando do espetáculo e sim na pista, a f1 na pista e triste
Do ponto de vista comercial a F1 nunca esteve tão bem: tem fila de novos GPs e novas equipes querendo entrar.
Eu sempre gostei da F1 mas confesso que a Indy esta muito mais competitiva pouco importa na minha opinião se tem esta entupido de gente na arquibancada ou nao isso e pra eles ... Na Indy se vc sair da sala pra ir na cozinha vc pode perder 2 ou 3 ultrapassagens isso que a F1 perdeu. Pena.
Concordo as corridas ficaram americanizada cheias de bandeiras amarelas chato pra caralho sem contar as armações como o título do Max o 1° acho
Até aqui no Brasil amigo, somos o país que mais consome F1 no mundo. A F1 nunca esteve tão prestigiada.
F1 dos anos 90 : diferença do primeiro para o quarto era em media de 1 segundo, muito raramente os 10 primeiros terminavam na mesma volta, tinha equipes que tomavam 3 voltas
F1 hoje : os 10 primeiros no mesmo segundo, poucas corridas que alguma equipe toma volta.
De onde você tirou essa informação? Se tiver a fonte nos passa por favor, mas pela minha memória a diferença as vezes era até maior...
@@vsappel hj é muito mais disputado. Esse cara do video falou muita m
Concordo. Mecheram no regulamento e criaram outra hegemonia na formula 1
Hj em dia acho o campeonato mundial de rally muito mais emocionante de assitir . Os cara andam a 200 por hora pelo meio do barro , da neve , faça chuva faça sol .
Mesmo na época que não tinha BR com chance de vitória, eu assistia F1... hoje não, pistas chatas, carros horrorosos... e até o motor, sou viúva dos motores aspirados V10 kkkkkkk (Tá, eu sei que MP4/4 era turbo, mas associei aquela sinfonia maravilhosa dos aspirados com F1 e o barulho turbo com a Indy). E esse problema de disputa, na F1 sempre existiu...
Formula
Grwnde Teo, um monstro. Que narrador amigo, top demais
O Téo José é um grande narrador disso não tenho dúvidas, agora uma coisa é o brasileiro não acompanhar tanto por não ter brasileiros , outra coisa é lá fora,o Brasil é continental mais não mundial,ou seja ,a F 1 é maior categoria do mundo, tem sim muito prestígio tanto que tem país na fila pra organizar uma corrida da categoria, quanto a F Indy sempre tentam comparar porém isso utopia,sonho,a Indy tem seu valor, mais não tem como cogitar essa comparação entre uma categoria americana e uma categoria mundial, orçamentos e finalidades complemente distantes em prestígio e principalmente em tecnologia, qualidade e pilotos 🤔
A F1 não mudou nada e tudo que ele reclamou de hoje em dia sempre aconteceu ao longo da história ..
Exatamente!!!
Justamente. Mas estes ufanistas pensam que a F1 só existe quando há pilotos brasileiros. Acompanho F1 desde o início dos anos 80.
O cara é jornalista e tem a mesma opinião furada de qualquer um na internet, é incrivel isso ahahhahaa, na verdade hoje em dia a distancia entre os carros é bem menor que na decada de 90.
"Ai na epoca do Senna era melhor".
Melhor aonde? Aquela Mclaren ganhou praticamente tudo, se duvidar era até melhor que a RedBull desse ano.
Nunca antes na história a F1 tinha passado 7 anos seguidos com a mesma equipe ganhando, com 1 ano bom depois outra equipe assumindo e dominando ainda mais forte. A F1 piorou pra caralho sim, pode ter uma ou outra corrida emocionante graças ao DRS mas em termos de disputa entre equipes tá pior do que nunca, os períodos de dominância agora são longevos, enquanto antigamente duravam no máximo 1 ou 2 anos.
Tá difícil mesmo as duas categorias, depois de ver essa entrevistas, deu pra ver que o problema não é comigo.
A F-1 pode até ter pompa e status, mas em termos de disputas e emoção, ela perdeu essas duas características há muito tempo, pois quase sempre as vitórias ficam restristas a Red Bull e Mercedes, e isso não esquecendo da artificialidade das corridas com a utilização de asas-móveis, KERS, e um regulamento que pune o piloto pelo mais inócuo dos toques, mesmo que o piloto não tenha tido a intenção.
Entretanto, a IndyCar dá de 10 x 0 na F-1 nesses quesitos, pois lá os pilotos podem mostrar do que são capazes, e os carros não têm essa tecnologia que entupiu os carros da F-1 atual. Em provas como a Indy 500, as ultrapassagens são constantes, chegadas apertadas por milésimos de segundos e todos com chances iguais de vitórias. Eu mesmo já assisti corridas na IndyCar onde pilotos que largaram em último lugar acabaram por, ou terminarem em 2° lugar, ou mesmo vencendo a corrida.
Uma das coisa que ao meu ver podia mudar é esse sistema de pontuação pq o lider fazer 25 pts se ele embala ja era não alcança mais, tinha voltar o podio ser como o sistema de pontos como era ate ali nos final dos anos 2000 e da pra fazer ate o 10° pontuar se voltaram ia melhorar e muito.
Tenho grande admiração por Teo como locutor, assisti quando possível Indy narrada por ele.
Hoje, a Fórmula 1 tem recordes de audiência por se tratar de um super espetáculo, mas acho correto o fato de que se trata, como todo esporte, uma modalidade de disputas, o que só ocorre no pelotão intermediário.
Ele gosta do que é contratado para narrar, quando não está contratado ele não gosta
Só uma coisa: o Téo tem muita propriedade para falar sobre Indy x F-1 porque narrou as duas categorias por muitos anos, é que muitas pessoas associam ele apenas à Indy pelos tempos de Manchete, SBT e Bandeirantes. Mas também a F-1 ele fez entre 2002 e 2012 na Rádio Jovem Pan, só deixou de fazê-la quando chegou um momento de agenda forte na Bandeirantes e alguma incompatibilidade de conciliar tudo.
Será que ele pensa o mesmo da Champions?
Téo concordo plenamente com sua opinião.
Eu ouço esse discurso desde a era Schumacher a f1 é competição de construtores não dá para ser igual Nascar, na época do Senna e Piquet tbm tinha equipes que dominavam como McLaren e Willians
Nao sabia onde estava a esposa, kkkkk.
Apesar de ser só uma marca que domina a categoria (ducati) a Motogp é a categoria mais disputada... vide Pecco Bagnaia e Jorge Martin
Não tem como uma pessoa amar o automobilismo e não assistir as duas principais categorias do automobilismo mundial.
To assistindo à alguns cortes mas o Teo é bem polemico, nao tem um corte que nao tenha opiniões complicadas,.para o corte e telespectador é bacana mas para ele..
2021 da f1 mandou abraço
mandou abraço não pois foi um lixo o desfecho que destruiu a f1 e deixou essa bosta que tá hoje
Depois que parei de assistir tv aberta principalmente, nunca mais assisti F1, nunca ouvi ninguém falar mais e etc mas la pra 2021 eu vi que uma galera voltou a acompanhar bastante, mas ainda assim eu não me interessava. Gosto apenas dos uniformes
Eu mesmo assistia muito a F1 mas o campeonato se tornou muito desigual. Pouca competitividade.
A Fórmula Indy nunca se recuperou da divisão. Até hoje, 15 anos depois da reunificação, a Fórmula Indy tem mais cara de IRL que de Fórmula Indy.
Teo José preciso e claro. Mas no automobilismo tem quem gosta apenas do lado exótico dos carros (meu caso). Mas a F1 atual deixa a desejar nisso. E as disputas é o grande problema da categoria.
A Indy é muito mais interessante. O grande problema da F1 é que as ultrapassagens são sempre artificiais por conta do DRS.
Ultimamente tenho visto muito Fórmula E, que tem corridas interessantes.
Mas o que eu tenho gostado mais são WEC e IMSA, sempre com corridas muito movimentadas. São categorias ainda pouco conhecidas aqui, mas que tem potencial pra crescer muito.
Se for com ele narrando é bem difícil mesmo.
Senna morreu em 94, no dia primeiro de maio....
O maior exemplo disso è o campeonato alemão ninguém quer ver, só da bayer!
Hoje o que vale é a equipe.
A diferença hoje é muito menor, o problema sao os saudosismo chato
Concordo totalmente com o Téo. Mas a F1 jamais vai largar a pecha de ser tecnológica, pra isso só se surgir outra categoria single-spec que foque no equilíbrio da disputa pra se tornar realmente boa pra se acompanhar.
Concordo com o Téo José. Formula 1 e a Formula Indy perderam a sua essência com o excesso de tecnologia. Acompanho tem 40 anos as 2 e é melhor ver corridas antigas no TH-cam
A Moto GP dá um banho na F1. As corridas são foda!
Eu era fanático por fórmula 1. Mas perdeu o encanto. Já já algum tempo se sabe com quase certeza o resultado de forma antecipada.
Na real, a F1 na sua maioria das temporadas é um saco de ver, pois quando larga você praticamente sabe quem vai ganhar, fora o numero exagerado de corridas onde um cara só ganha 12, 13, 15!!! Em duas temporadas o Verstappen já ganhou mais que um Niki Lauda levou a carreira toda pra vencer... Ou seja é muita corrida pra pouco postulante a vencer, o que não acontece na Indy onde em cada corrida você dificilmente sabe quem vai ganhar, o fator imprevisibilidade é infinitamente maior e mais atrativo de ver, enfim, é meu ponto de vista.
O SBT deveria tentar trazer a fórmula 1
Mas só quem ganha é o chato do vesrstapen
O q estragou a F1 foi a asa móvel, não tem graça ver a ultrapassagem assim.
Fórmula 1 hoje é deprimente, sou muito mais corridas de moto, MotoGP e WSBK. Mil vezes melhor.
F1 cresceu 333% kkk esses caras vivem Nárnia
Eu não sou muito fã de corridas em ovais mas quando a Indy corre em pistas de rua ou autódromos mistos eu assisto. Sempre fui fã de F1 e ela sempre teve carros dominantes. Nos últimos anos é que deu uma certa diminuida essa diferença do melhor para o pior carro.
Fórmula 1 hoje o piloto é só um detalhe o carro é 90% muito chata só um que vence...
Esse carro do regulamento 2022 é esquisito demais, antes, estava acostumado, agora não 😂😂😂
A F1 esta batendo recorde de publico e todas as corridas e os videos no canal da F1 sempre conseguem milhoes de views. A F1 esta desequilibrada. Mas naonperdeu prestígio
@julenkoldobika9525 no Brasil a audiencia é baixa pq aqui nao gostam de F1. Gostavam do senna. Mas fora do Brasil continua em alta
O problema da Indy é que tinha muito circuito oval e os carros ficam girando no mesmo sentido e isso é monótono e se a prova de Mônaco é chata e só faz parte do circo da F1, mas F1 tem gente do mundo todo e a Indy é só americana nos anos 90 com alguns veteranos como o Fitipaldi, mas a F1 era mais legal.
As equipes nunca estiveram tão próximas como estão hoje em dia. No tempo do Senna era comum o quinto e sexto lugares tomarem volta.
Querem emoção? Assistam MotoGP.........
F1 e Indy não dá mais faz tempo.....
Boa análise
F1 é excelência e busca por melhor resultado e melhor desenvolvimento... sempre houveram alternância de hegemonias... A diferença é que quando era o Senna a gente gostava de quando ele disparava e sumia com uma McLaren incrível....
Pachequismo..... kkkkk
Sabe que curti muito mais naqueles tempos a F1 e Indy na Globo,Band Manchete e acho que o Brasil não senso pessimista pois sou otimista não vejo sendo o que já foi e perdemos muito espaço e nem assisto a Indy mais teve tbm a fase do SBT e estou curtindo muito a F1 na Band🏁🏁🏁🏁
Por mais que a F1 esteja nessa dominação da RBR, como teve com a Mercedes, Ferrari do Shumacher, prefiro mil vezes a F1, tem alguns detalhes que faz querer assistir como a telemetria da F1, os treinos, qualy, estratégia das equipes pista vs pneu, juro que já tentei assitir Indy mas me dá mais sono talvez pelo quantidade alta se safety car, nao curto circuito mistos
Na indy quando tem muita bandeida amarela atrapalha bastante. Fica muito parado a corrida. No caso dos mistos, tem alguns bons e outros ruins. E tem a Indy 500. O que sinto falta na Indy sao mais oval. Que foi o que me fez gostar antigamente.
Disse tudo! No F1 tem dois carros por equipes com a mesma pintura. É fácil identificar a equipe em questão. Na Indy é uma zona.
@@OPacato a indy é assim para conseguir mais patrocinador e fechar a conta. Sem isso o grid teria no maximo uns 15 carros. E só a F1 é daquela forma. A maioria das competições acaba variando para ter $$$ e fechar a conta. Mundos bem diferentes
@@TheRafaelSLAYER Fico com preguiça de acompanhar por causa dessa salada. A corrida acaba e eu não encontro o Palou, por exemplo.
@@OPacato eu passei a usar o numero para descobrir. Uma coisa legal é que a Indy coloca a onboard no app de graça. Nem todos tem como ver. A equipe tem de autorizar. As que nao permite mostra o mapa da corrida em tempo real.
Uma aula para aqueles fãs chatos da F1, que acham que no mundo só existe uma categoria.
esse papo de "os carros são mais iguais, o que decide é o braço" é o argumento mais leigo que existe!
a F1 existe a 73 anos e tem gente que até hj não aprendeu que não é apenas um campeonato de corrida de piloto, mas PRINCIPALMENTE uma competição de ENGENHARIA E ESTRATÉGIA.
Falou um monte de coisa errada. Para uma pessoa leiga, tudo bem, mas para um profissional... vou te contar hein
Depois que o Senna morreu a F1 sofreu um baque, a categoria nunca mais foi a mesma, pra globo só é rentável se tiver brasileiro ganhando, se não tiver ninguém vê
Eu gosto muito da f2 , sao corridas rapidas
As categorias do automobilismo norte-americano (tanto a F-Indy como a NASCAR) quase sempre dão de 1000 a zero na elitista e politizada F-1 em competitividade, imprevisibilidade e respeito ao público. Isto é fato!
politizada f1? ó as idéia kkkkkkkkkkkkkkk
Sempre houve diferença entre as equipes, acho que isso é dor de cutovelo
*Formula Indy é fantástica nos Ovais e muito ruim nos circuitos de rua, tanto pela maneira que os carros são feitos quanto a má qualidade de exibição, cameras e etc... Formula 1 é maravilhosa em 80% dos circuitos, brasileiro não gosta porque não gosta do esporte e sim quer torcer por outros brasileiros, o único problema da F1 é a mudança de regulamento a cada 4 anos ou as vezes menos, Quando a Red bull finalmente chegou perto da Mercedes e tivemos um 2021 maravilhoso, aí trocaram o regulamento, a Red Bull por ter o melhor engenheiro e hoje o melhor piloto, até porque Hamilton e Alonso já não tem o mesmo preparo físico conseguiu sair na frente, agora que a Maclaren conseguiu ter um carro melhor que a Red Bull e a Mercedes já tem um carro praticamente igual vão mudar em 2026 denovo, alguem vai acertar no carro e disparar denovo na frente ou seja, esse ano está bom, em 2025 deve ser ainda melhor, aí em 2026 vão estragar denovo.*
E o que não deixa a indy crescer mais "dinheiro" é a concorrência com a NASCAR que é muito mais popular que a indy.
Ele acompanhar ou não é algo pessoal de cada um. Mas ele está equivocado quanto a F1 perder prestígio. Inclusive depois da temporada 2021 e Drive to Suvirvor a F1 cresceu bastante, inclusive onde ela não era tão popular, que é nos EUA. Agora dando uma opinião pessoal assim como ele fez, no meu ver, depois de 2021 ficou um pouco sem graça porque a briga tem sido somente para saber quem é o segundo melhor piloto e equipe, ou seja, melhor do resto. Mas ainda sim entrega algumas corridas legais. A Liberty tem tentando fazer os carros ficarem mais iguais só não acertaram a mão por enquanto, mas é nítido que é algo que não está tão longe.
2021 foi o desastre dessa categoria que virou essa chatice de hoje
A F1 sempre sera um campeonato de construtores, buscando ser melhor que o outro sempre... a diferenca é que agora nenhuma equipe vai torrar bilhoes a mais que outro pelo teto de gastos...
A Indy mil vezes melhor que a Fórmula 1. E fora que os melhores pilotos pós Senna brilharam na Indy.
O cara pode saber narrar, mas não entende nada de automobilismo....nada
Apesar da F1 estar em grande parte chata eu prefiro ela. Aqueles carrinhos de brinquedo e os pilotos meia tijela da indy não me atrem.
Quem sabe o sbt volta transmitir a fórmula indy
É transmitida pela TV Cultura, aqui na minha cidade não tem transmissão então eu assisto pelo site
Se o SBT Passar a Indy Novamente teria Problema com a Produção do Programa da Eliana por causa do Horário
Esta falando isso porque o SBT não possui nenhuma categoria de auto...
Mas isto é óbvio. Vê se ele pensa o mesmo da Champions. Ou então o que ele acha atualmente da Libertadores.
Gosto das duas, mas hoje assisto mais a indy
Traduzindo, assim como quase todo mundo no Brasil, pra ele, se nao é futebol ou nao tem um brasileiro campeão e ganhando, nao tem graça e não vale a pena assistir..
Padronização não é o espírito da f1, nao é automobilismo todo mundo igual e sem buscar nenhuma inovacao. A f1 é considerada a categoria principal, pois busca inovação e isso dá a vontade das grandes montadoras de estar na f1. Vc padronizar é retirar as grandes montadoras e quebrar a categoria como conhecemos. A f1 ja criou um teto de gastos, q vem equilibramdo as coisas, mas vc penalizar as equipes por inovarem, por conseguirem soluções inéditas e únicas, isso é um absurdo. Categorias americanas é uma coisa, as europeias/ fia é outra e tá legal assim é o dna delas.
Na minha opinião o Téo está errado, apesar de se ater que ele próprio não assistir , a indy não perdeu suas essências já que é evidente o salto tecnológico que ela precisava receber, e mesmo assim manteve a altíssima dificuldade e essência ( algo familiar) , já a fórmula 1 corrida a corrida vem aferindo cada vez mais fans.
Resumindo, só assistiu qdo o pai assistia ou quando narrava, ou seja, não gosta, ia no embalo só.
Não entendi... a Indy perdeu identidade por não ter piloto brasileiro? Até acho sim que a Indy perdeu algum brilho, mas não é pelo fato de não ter pilotos brasileiros...
Concordo formula está sem graça não dá para assistir até o fim virou cartas marcadas.
Quaquer?
Eu inclusive assistir a formula nesse domingo porém não é mais a mesma coisa eu gosto de assistir inclusive porém o Téo José só falou a verdade
Sim tem que equipe da Fórmula Indy querendo pagar 200 milhões de dólares pra entrar na Fórmula 1 por que ela perdeu o prestígio kkkkk
Eu assistia a F1 desde que as transmissões começaram por causa do Fittipaldi - em 71
Antes já acompanhava pelas revistas
Mas já há alguns anos perdi completamente o saco
Vejo só os highlights pelo TH-cam
É impressionante como um evento que dura por volta de 1:40h tenha entre 8~9min de emoção - no máximo.
Na minha opinião tem regrinhas demais - não pode isso, não pode aquilo, isso aqui é 10s de penalidade. Eu dei um basta.
Até o qualifying tb só vejo highlights
Pra mim fórmula Indy sempre foi uma procissão... Nunca vi ultrapassagem
Falando da diferença das equipes na F1,fazer o que? Red Bull fez um excelente carro as outras Ferrari e Mercedes principalmente, não fizeram um carro bom é isso vai fazer o que, dinheiro elas tem.
Tem que avisar pra esposa que vai chegar!
Airton senna morreu no dia 1 de maio de 1994
Perdí um pouco interesse em assistir fórmula 1, porque hoje em dia a corrida começa... Você já sabe quem vai vencer, a diferença entre o primeiro e os demais é enorme, praticamente não há disputa.
Sempre foi assim na F1...
A ignorância sobre F1 foi enorme. Foi achismo puro.
Ele falou bem o que sinto nos últimos anos (exceção de 21) vendo F1, quase sempre é sem graça pois só um piloto sobra, que nos últimos 2 anos foi o Max! Acompanho F1 de forma seguida desde 91 ou 92 e só parei um tempinho pois torcia pro Piquet e ele não tinha chances, e os amigos insistiam pra nós andarmos de bike pelos "circuitos" do bairro, mas em 2019 eu fiz uma promessa de dar um booOOom tempo pois só dava Hamilton, tipo ao ponto que poderiam dar os troféus todos antes das corridas! Nada contra ele, super piloto...>=>
... e pessoa, é um Sir, mas ele e a Mercedes liquidaram com a competitividade da F1!! Então veio a pandemia e usei o fato de terem novos circuitos como desculpa pra não parar!! E até vibrei pulando na frente da TV quando Max foi campeão, e olha que sou Ferrarista e fã dos pilotos da rossa, um pouco mais do Charlinho e a corrida e campeonato foram surreais!! Mas de lá pra cá, ele parece ter virado o Max um novo Hamilton/Mercedes então... Tem corridas, as de manhã que sei que ele vai sobrar, que só assisto...>=>
... replay e às vezes só os melhores momentos!! Tá complicado realmente! E já devo ter ouvido o Téo pela rádio que atualmente de extrema direita lá em no circuito de Interlagos, quando tive o imenso prazer de ver Kimi "Iceman" campeão, foi inesquecível, o Massa deu até zerinhos na nossa frente!! Foi a 2a e última vez que fui in loco e também o último título de pilotos da Ferrari!! Lá se vão longos 16 anos!! Enfim, ótima conversa, vou dar uma olhada na íntegra!! Abração aos três e até logo! :))
Dois anos a Ferrari teve carro pra ganhar da Mercedes. Perdeu pq o Vettel era fraco perto do Hamilton, e principalmente pq a Ferrari a equipe cometia erros todas as corridas
Hj tem teto de gastos. N tem pq ter choro
2021 tinha tudo pra ser boa mas cagaram no final.
F1 é o topo do automobilistmo. quem questionar é pq não sabe avaliar.
Pra mim as duas categorias perderam a graça
Concordo contigo.
Fórmula 1 2008: a última com os carros mais bonitos do que feios e sem o kers, e a penúltima com um sistema de pontuação mais simples ou menos complicado;
Fórmula Indy 2011: a última com os carros bonitos ou quase bonitos, só um pouquinho feios.
O Teu fala q gosta de automobilismo, mas pelas declarações dele, da pra perceber que não entende muita coisa.
Teo um otimo narrador mas na epoca da Band a vozdele chegava taop alto que ficava insuportavel