Sociologia - aula 4

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 26 มิ.ย. 2024
  • Sociologia - aula 4
    A SOCIOLOGIA COMO ESTUDO DA SOCIEDADE
    A Sociologia não precisa ser o estudo de qualquer parte isolada; pode ser o estudo do todo - isto é, a sociologia pode ser a disciplina especial que considera a sociedade como sua unidade de análise. Nesse caso, seu objetivo seria descobrir como as instituições que constituem uma sociedade estão relacionadas entre si, em diferentes sistemas sociais. O especialista em governo pode estudar tipos de governo, e perguntar como as funções legislativas, judiciárias e administrativas são distribuídas, como se relacionam entre si as unidades que realizam tais funções, quais as conseqüências da descentralização administrativa quando o poder legislativo continua difuso. Assim, mesmo, pode haver um ramo do conhecimento que se concentra na sociedade como a unidade de análise. Tal estudo da sociedade teria pelo menos duas divisões principais, uma mais interessada pela diferenciação interna de sociedades específicas, a outra destinada a tratar as sociedades como uma população que tem certas características internas identificáveis. Neste último caso, a sociologia proporia questões do tipo seguinte: existe qualquer prova de que tipos de sociologia por exemplo, os grandes impérios tendem a durar um período específico de tempo? Será que as sociedades passam por estados definidos de desenvolvimento? As questões desse tipo já dominaram o pensamento sociológico,especialmente sob a forma da teoria evolucionista de desenvolvimento social. O descrédito das teorias evolucionistas contribui para desestimular outros esforços nessa direção. Atualmente, são muitos mais aceitos e, aparentemente, muito mais produtivos os estudos da sociedade que pesquisam, fundamentalmente, a sua estrutura interna. Algumas questões típicas, propostas nessa tradição, são as seguintes: quais são os problemas internos que qualquer sociedade deve enfrentar? Quais são os componentes mais comuns encontrados em quase todas as sociedades? Qual a maneira típica pelas quais as sociedades distribuem responsabilidade por várias funções? Quais as conseqüências da combinação de determinadas instituições - por exemplo, até que ponto o padrão industrial e vida econômica são compatíveis com o tipo de família ‘‘extensa’’?
    Grande parte do que se chama frequentemente sociologia histórica e comparativa segue esse modelo. Numa das suas series clássicas de estudos, Max Weber propôs o seguinte conjunto de perguntas: Será que cada ética para a ação econômica do homem? E na medida em que isso fosse verdade, daí não decorreria que os praticantes de certas religiões seriam mais ativos e eficientes na vida econômica do que os que seguem diferentes éticas religiosas? Weber investigou essas questões numa série grandiosa de estudos sobre a influência da religião na atividade econômica na China, na Índia e na Europa Protestante, e neste último caso apresentou um dosa estudos mais conhecidos e mais discutidos de toda a ciência social, em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Citamos Weber como um exemplo do estudo da sociedade porque o seu interesse não era a religiosa como tal, mas o efeito que tipos específicos de organização religiosa tiveram em outros aspectos da vida social e, especificamente, na vida econômica.
    A SOCIOLOGIA, COMO O ESTUDO DE INSTITUIÇÕES
    A idéia de que a unidade característica da análise sociológica é a sociedade, mais especificamente as relações entre os elementos que a compõem, é antiga e muito aceita. Pode-se sustentar, no entanto, que as constituições como tais famílias, a igreja, a escola, o partido político - constituem um objeto rural e específico para a sociologia, pois a sociedade como um todo já é a unidade de análise nos campos da história e da antropologia. As questões tratadas por uma disciplina especial, dedicada às instituições, seriam do seguinte tipo: quais as características que todas as instituições têm em comum? Quais as dimensões através das quais podem ser distinguidas, e como variam tais dimensões quando comparamos instituições que realizam diferentes funções? Quaisquer que sejam suas funções, será que as instituições chegam a ter outras características comuns, pelo fato de serem semelhantes quanto ao tamanho, grau de especialização, proporção e autonomia e assim por diante?
    Durkheim, já em 1901, dizia que a sociologia ‘’pode ser definida como a ciência das instituições’’ mas essa forma de análise sociológica não se desenvolveu muito. No entanto, a crescente importância, no mundo moderno, de um tipo de instituição
    ITADESP - Instituto Teológico das Assembleias de Deus de São Paulo
    Diretor Geral Pastor e Mestre Josiel Saraiva
    Curso de Teologia: Básico, Médio, Bacharel e Mestrado livre - 100% Online
    Contatos:
    Link da Escola de Teologia, só clicar aqui neste link bit.ly/3es6vHr
    WhatsApp 11 980223730
    E-mail
    pastorjosielsaraiva@gmail.com
    josielsaraivalima@gmail.com
    pastorjosielsaraivateologia@gmail.com
    agendajosielsaraiva@gmail.com

ความคิดเห็น • 1