Em 1990, aos 18 anos, eu comecei a estudar eletrônica. Na época, via IUB (só quem é mais velho é que vai saber... rsrsrsrs). Seis meses depois eu já estava, feito uma besta, achando que poderia ter minha própria oficina. Não deu em nada, como era de se esperar, pois não bastava saber medir e soldar resistores e transistores para tocar uma oficina. Mas.... eu tinha 18 anos, né? Bem, acabei trabalhando em casa mesmo, fazendo uns poucos serviços e estudando por conta própria. Demorei anos para evoluir meses. Em 1995, finalmente, fui convidado a trabalhar numa oficina de assistência técnica e só a partir daí comecei a me desenvolver de verdade, como problemas de verdade. Participei de cursos, estudei muita coisa "sozinho" para dar solução a problemas reais e fui aprendendo tudo sobre o funcionamento de uma oficina, em todos os aspectos. Só em 2003, já com 31 anos, eu abri, em sociedade com meus patrões até então, uma oficina. Pouco tempo depois, eu acabei ficando com a parte deles e tocando o barco. MESMO ASSIM, me lasquei bastante, fiz muita besteira, muita coisa deu errado, tive prejuízos enormes em alguns momentos, por diversos motivos (alguns pelo achismo de estar certo, outros circunstanciais mesmo, fora do meu alcance). Mas, pelo menos, não quebrei em 5 anos.... rsrsrsrsrsrsrs. Hoje minha oficina é enxutinha, trabalhamos em 3 e consigo pagar minhas contas. Não entro em furada, não faço bobagens, não atendo "qualquer um". Consegui me encaixar naquilo que era possível dentro da realidade do setor e da cidade onde estou. É um caso de "sucesso"? Não. Mas é um exemplo de que algo pode dar certo sem, necessariamente, enriquecer. E, também, temos que ter em mente que fazer um negócio sobreviver no Brasil já é ,em si, praticamente um "caso de sucesso".... Rsrsrsrsrs.
Instituto Universal Brasileiro... vivia recortando cuponzinhos pra comprar um curso do IUB. Nessa época eu era bem criança mas era louco pra fazer um curso do IUB. Meu primo comprou um de eletrônica que ensinava a instalar uma fotocélula em um abajour. E ao escurecer ele acendia. Eu achava o máximo isso. Ficou no meu inconsciente isso!
@@edaguiar Tudo na vida é fácil, desde que tenhamos consciência, exemplo pegue uma criança que não sabe ler e lhe de um livro, provavelmente nada vai acontecer, Mas ensine esta mesma criança a ler e ela vai poder ter a chance de entender tudo ali. As coisas só são difíceis quando damos passo maior que a perna. Se esta difícil d+, reconheça que não esta preparado.
hahahaha já me ofereceram 2% de uma startup para eu fazer o software, enquanto os startupeiros brincavam de ser CEO kkkk, deste então eu odeio Starturpismo.
Lembrei de uma frase do Sérgio Cortella, a respeito de largar a faculdade inspirados nessas exceções como o Bill Gates ou o Mark Zuckemberg: "se é para seguir eles então entre em Harvard primeiro, daí sim sinta-se livre para sair."
@Daniel Fernandes > "Mas os empreendedores iam sair chorando se ouvissem isso" O Kevin O'Leary já faz isso: "the big companies would crush you like cockroaches you are”
A-D-O-R-A-N-DO seu canal! Tenho 28 anos de carreira já (COBOL, Assembly, C/C++, Clipper, Delphi, Basic, Java, .Net, PHP, Web...). Tenho técnico em Eletrônica (1997) e graduei em Ciência da Computação (2009). Vários projetos concluídos. Várias empresas. Muita porrada na cara. 4 síndromes do pânico. E esse é o único canal que conseguiu me representar 100%. E como nessa área, mesmo depois de tantos anos, sempre muita coisa a aprender! Amando isso aqui! Parabéns pela sinceridade e vericidade. E o aditivo de ser descende nipônico como eu. ;-)
Akita, seus vídeos trazem tanto valor e são tão únicos, que a única parte ruim é não ter melhores maneiras de aprender mais contigo. Já pensou em criar uma inscrição paga no canal para algum conteúdo exclusivo e mais valioso ainda?
Cara não é por causa do vídeo mas sempre me incomodou esse espetáculo todo criado em cima de tech startup. Eu já trabalhei em indústria, varejo e prestação de serviços e isso que é passado em palestras ou até mesmo cursos ou mentoria não confere com um negócio de verdade. Akita tu foi um Red pill agora com esse vídeo. Parabéns pelo canal que passa orientações do mundo real e não coisas que usuários de drogas vomitam por aí.
Falou a verdade sobre Business Plan. Tive uma empresa, achava que ser um bom programador software era suficiente, quando veio a primeira folha de pagamento, percebi que não. A empresa durou menos de 2 anos, mas me deu os maiores aprendizados (e dívidas) que tive até hoje. Não recomendo a ninguém fazer o que fiz, e começou daquele jeito bem comum: chega um sócio com dinheiro e o programador entra com a "mão-de-obra".
Certamente junto com as horas de programação teve muita oração e apelos misticos. isso colaborou sim. hahahahah (oh deus du céu faz essa div renderizar direito que a entrega é amanha!)
eu em, prefiro lidar com os Undefined Behaviors em C++. Programação web é muito complexo. Quer fazer o mesmo codigo rodar igual em qualquer equipamento, se livre do browser e vá nativo. Complexidade acidental da web é absurda.
2:29 Steve Jobs tinha do seu lado o Steve Wozniak que tinha já feito até o terceiro ano de faculdade e é autodidata. E foi ele que criou o computador e não steve Jobs. Jobs foi apenas um aproveitador. E Bil Gates ele conseguiu entrar na IBM para negociar por causa da sua mãe que conhecia o diretor da IBM.
Seu canal é incrível ! Vim pelo vídeo sobre Covid e já assisti quase todos . Comecei estuda Análise de sistemas esse ano, graças as seu canal tenho me situado com a realidade da área . Obrigada por trazer a tona essa linha de pensamento e raciocínio, encontrar pessoas que compartilha tais ideias não é comum . Aprendi várias lições ! Uma das frases que não esqueço "sempre tem um indiano que vai fazer o que vc faz pela metade do valor".
Concordo com você em todos os sentidos, e falo isso por experiência própria. Já participei de alguns desses eventos de startup, desde programas, incubadoras e até pseudo-aceleradoras. Na época estava com uma idéia para evoluir o mercado de Engenharia de Avaliações, que apesar de pouco conhecido do público é um setor que movimenta milhões por ano, especialmente dentro do crédito imobiliário mas que possui um processo de execução ainda ultrapassado. Como atuo nessa área desde 2014 (alternando entre funcionário, empresário e consultor), sou engenheiro e também tenho facilidade com softwares e programação, resolvi lançar um projeto para inovar nesse setor. Realmente existe muito entretenimento e pouca entrega concreta desses eventos, e depois que parei de participar disso meu projeto avançou significativamente e já estou próximo de concluir o primeiro beta e abrir pra testes, já tendo gente na fila pra usar. Verdade também que nenhum investidor em sã consciência vai investir em startups que não estejam faturando, descobri isso falando diretamente com investidores e apresentando o famoso "pitch deck" com storytelling bem elaborado e tudo. Continue abrindo os olhos dessa juventude, você está sendo uma luz nessas "trevas" do entretenimento startupeiro.
Seu canal foi selecionado para o seleto grupo de obras-primas do TH-cam! Seu conhecimento e trabalho nos capacita tecnicamente tanto como desenvolvedor quanto com empreendedor. Coisas que as universidades não fazem com o devido foco. Basta ver pelas suas apresentações no iMaster e série no TH-cam começando aos 40. Fico lisonjeado de estar vivo para ver sua arte assim como o mundo fica ao ver o Messi jogar. E principalmente fico agradecido de vc disponibilizar gratuitamente. Que continue fazendo mais vídeos pra vc.
Essas dicas e observações servem pra qualquer área do mercado...tudo vem com trabalho duro e profissionalismo! "O que perde, golpeia o gênio virtuoso através da pura força de vontada"
Justamente estou conversando com um amigo, mostrando trechos desses dois vídeos, fazendo ligação com outra área nada a ver com negócios e ver como há anos atrás nós entramos em furadas justamente por muitos desses mitos.
Saco... Obrigado, Shisho... Esses dois vídeos foram socos na cara, mas estou ajustando alguns paradigmas graças ao senhor, e eu tenho 30 anos, ainda caio em várias bullshits... Obrigado, de verdade. Pés no chão, trabalho duro e inteligente, consistência e solidez, essas são metas adequadas
Akita, não sei se você ja falou algo sobre, mas seria interessante a sua opinião sobre manter projetos paralelos ao trabalho, mais focado na renda extra e empreendedorismo mesmo, quais pros e contras você vê, tipos de trabalho paralelo (apps mobile, serviços, freelances etc), enfim, o que sua experiência te diz sobre isso.
dia 15 de agosto de 2023, estou aqui em casa vendo mais de 30 minutos de tapa na cara. Passei minha vida toda lendo, consumindo sobre e a gente acaba construindo vários desses mitos em nossas vidas achando que é tipo um copia e cola do computador e vai dar tudo certo. Obrigado Fabio Akita, te descobri por acaso e estou maratonando seu conteudo.
Sou médico e tenho. Uma startup chamada Árvore que faz governa ca pra medicos(carreiras sustentaveis) concordo plenamente com td dito. Depois de 04 anos resolvi fazer análise de sistema e pagar 18 horas semanais de aulas privadas. Sem atalhos, quem sabe daqui a 4, 5 anos fazendo eu mesmo eu saia dos 120 clientes de hj pra 2000 em. 4 a 5 anos. Obg, td verdade o que vc falou vivi na pele
Muito bom. É um baita "banho de realidade" em muitos que estão precisando disso! Infelizmente muitos ainda não conseguem enxergar porque os "vendedores de um futuro promissor" são muitos e falam com tanto entusiasmo que chamam mais a atenção do que a própria realidade.
Fabio, muito obrigado por estar abrindo os meus olhos. Estou deixando de lado a parte poética e ineficiente e apenas abraçando a essência das coisas, aquilo que funciona.
Achei que nunca me apaixonaria por um homem. Eu estava errado. Me apaixonei pelo Akita! Você fala tudo o que eu sempre acreditei, mas nunca achei ressonância nos meios acadêmicos/empresariais. Parabéns, man! Continue com os vídeos SHOW DE BOLA!
Kra, que vídeo real! Fui do time de empreendedor de 18 anos, e hj com 35 vejo muito o que vc falou. Gostaria de complementar seu vídeo que vejo esse mesmo movimento com o trabalho com "inovação" em empresas, o qual trabalho nos últimos anos. Todos querem pq soa legal. Mas ninguém quer pagar de fato, ou vê o quanto é penoso e requer resiliência. Inovação é trabalho pesado de Engenharia e não inspiração dos céus passe de mágica.
Gosto muito dos fundamentos de startups, estou nesse meio desde 2013 e vejo como saíram dos fundamentos para esse papo barato de coach e dos mitos citados no video. Infelizmente só fui ver agora, mas estou aqui aplaudindo de pé. Ainda acredito em produto de tecnologias que podem ser rentáveis e sabendo do que sei hoje, raramente vc vai querer um investidor se for um bom empreendedor
Assistido! Além de rindo muito, estou lembrando de várias experiências que tive no mercado e da nossa conversa na semana passada 😅 muito bom como sempre, Akita! 👏🏼
Ah Fabio, estou aqui assistindo seus vídeos e não me canso. "Num" to aguentando você. Fofura, inteligência, clareza, objetividade e um conteúdo que agrega tanto. Te "socando" mais uma vez.
Estava a muito tempo pra ver essa parte e realmente fiquei chocado como ja vi varias vezes esse comportamento em alguns aspirantes a CEO durante alguns anos da minha carreira. Conheci vários empreendedores que vivem literalmente de captação, e nunca entregam nada, pivotam o produto todo mês para atender quem pode dar mais dinheiro. São literalmente perdidos, e ao meu ver desonestos com os investidores. Hoje quando uma startup me chama pra trabalhar, eu ja falo com o recrutador que primeiro quero conversar com o CEO, não caio em papo de tech recruiter, quero saber quem é o cara que eu vou apostar meus próximos meses da historia da minha carreira.
Adoraria ter assistido a esse vídeo quando era jovem e prepotente, iria facilitar muita coisa para mim. Abri minha empresa quando estava cursando o último ano da faculdade e quase larguei o curso por conta dessa falácia de "Bill Gates largou a faculdade". Por sorte acabei escutando minha mãe e não cometi esse erro idiota. Vídeo excelente, parabéns. Adorei a trilha do Trent logo no final :)
Ah se não fossem nossas mães evitando a gente de fazer merda quando é novo kkkkk e você é a 2a pessoa que notou a música no final :-) Achei que não fossem notar.
Eu racho o bico com os vídeos do Akitinha! É a sinceridade em sua mais pura autenticidade. Estou confirmando muitas coisas que sempre pensei e agregando mais ainda!
Olá! Muito legal o conteúdo dos vídeos, por favor, continue produzindo! Mesmo eu estando em uma área um tanto quanto distante da programação (direito), os ensinamentos continuam válidos. Obrigado por disponibilizar conteúdo de qualidade.
Muito bom o vídeo. E eu diria mais uma coisa: tomem cuidado ao aceitar emprego em startup. Você pode ficar desempregado na próxima rodada de investimento. Ao menos que queiram assumir o risco, e pra isso recebam a grana equivalente pra isso. As pessoas são seduzidas pelo discurso de "crescer junto" com a empresa e isso é uma puta groselha. Por causa do olho gordo, acabam assumindo o risco do negócio do cara por um salário baixo pensando em sociedade ou alguma merda do tipo. Se 80% das startups não dão certo, é obvio que aceitar um emprego assim tem 80% de chance de dar errado. Só vale a pena assumir um risco assim se tiver pra onde correr caso o mais provável aconteça e você se foda junto com os caras. As pessoas se arriscam porque querem vencer na vida. Só que o jogo da vida não é pra vencer ou perder, e sim pra se manter jogando.
Nunca tinha visto/procurado participar de um evento onde vc estivesse apresentando conteúdo. Apenas te seguia e acompanhava umas postagens aleatórias. Acompanhando teus vídeos aqui no yt percebi que perdi muito. Obrigado por compartilhar tuas ideias. Continue com essa abordagem reta, firme e direta. Atualmente é raro encontrar isso.
A intenção do Akita na maioria das vezes é falar pra comunidade tech, mas muitos dos seus vídeos são lições necessárias para muita gente de fora dessa bolha
Cara é como eu sempre digo, a lógica é a ciência de Deus... a ciência perfeita que explica todas as coisas. Tudo precisa ser lógico. Esses 10 mitos fazem todo o sentido e as explicações são perfeitamente lógicas, baseadas em argumentos de quem realmente ta jogando e passou boas fases. Parabéns pelo vídeo, continue por favor com o bom trabalho.
Sensacional esse video, refletiu todo pensamento q eu ja tinha sobre a realidade das startups, mas q nem todo mundo acreditava no q eu falava. Seus videos estão realmente legais, principalmente por trazer muita treta e críticas que as vezes, vão na contra-mão do q a maioria esta indo, e é sempre bom ver esses pontos de vistas diferentes dos demais, parabéns!
Acabei de conhecer o canal e já me inscrevi nele. Seu video me fez sentir bem, obrigado. Comecei como designer de TI no inicio dos anos 90 com multimidia e sei bem como é esses mitos abordados. Show!!! Também não aquento mais tanto teatro sem base nenhuma!!
Este video foi mais pesado do que os outros e nem falo pelos palavroes... é muito bom ouvir alguem com consciencia num mundo que nao para de te vender sonhos... me lembrou muito da cena do primeiro torneio de Dragon Ball onde o mestre Kame entrou no torneio para vencer o Goku e mostrar para ele que ele deveria continuar treinando e nao se entregar ao barulho de que ja era o melhor
Atual ainda hoje em 2021! Virei inscrito do canal. Visão crítica é algo que devemos ter sempre. Mas vivemos num mundo onde as pessoas não gostam de ser contrariadas, conviver com idéia diferente da sua. @Fabio Akita apresenta o contraponto com argumentos, um coaching sem querer se-lo.
5 ปีที่แล้ว +2
Tu é bão. O Google te indicou nem sei por quê. Mas assisti um vídeo. Gostei do seu engajamento e forma de passar suas idéias. Que venham mais e mais. Boa sorte Ah. Gostei do último vídeo das série, o de título, Endgame. Foi show demais Você rapá muito pausado.. Hehehe Vejo seus vídeos acelerado em 2.5 vezes.
Top...só isso mesmo... Eu queria muito mostrar esse vídeo para os meus chefes (eu trabalho em uma startup), não é que eu não acredito nos caras, eu não acredito é a solução tentar abraçar o mundo e não consegui fazer algo direito.
Mesmo não sendo programador assisto Akita, pois entendo esse entretenimento como sendo construtivo. Aqui é um lugar onde reflito sobre futuro e ganho mais inspiração para trabalhar.
Neste vídeo vc estava nos 11 mil inscritos. Hj, 24/7/2021 está nos 240 mil... nada mau pra qm é do estilo "tiro, porrada e bomba"! Manda mais! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sensacional e enriquecedor!! Eu tinha umas 4 ou 5 premissas pra colocar os entusiastas deslumbrandos em seu devido lugar... mas me trouxe outras várias. Sucesso Fabio! Abs
Mais um vídeo excelente. Eu só discordo em partes do LinkedIn. Há um exagero ao dizer q lá é o melhor lugar para se fazer networking, é verdade. Mas, pelo menos para mim, é uma fonte de informações. Consegui chegar a bons conteúdos técnicos a partir de conexões aleatórias.
Achei que você iria falar do "Mito da Garagem", mas de certa forma deixou implícito isso quando citou as origens desses grandes empreendedores, como Apple e Microsoft. Vi algumas pessoas acreditarem nisso e se estrepar de cara no chão diante da realidade. Enfim, mais um vídeo anti-coach que eu gostei.
Fabio , seu conteúdo é excelente e tem aberto minha cabeça de uma forma que não conseguirei te explicar nos comentários. Muito Obrigado pelo conteúdo. Abraços.
Eu tenho que admitir que estas verdades me abalaram completamente . a minha história recentemente é que eu fui num lugar pra me divertir com meus amigos e muito por acaso havia um evento sobre empreendedorismo que eu assisti, após o evento eles disseram que iamos "criar uma empresa" em 1 dia, uma apresentação no caso ... eu ja estava com o emocional absolutamente abalado das merdas que fiz na vida e levei o troco, enfim eu so assisti o evento porque achei interessante talvez aprender alguma coisa nova, mas mesmo assim depois de insitirem eu "entrei na brincadeira" e ai no mesmo dia + o dia seguinte eles deram uma introdução a como fazer um "pitch", noções de Design Thinking, coisas do tipo, ai chegou a hora de apresentar, teve 3 empresas diferentes, e ai eu subi no palco depois do amigo "Coach" ter me dado um boost enorme, a minha sensação foi como se eu naquele momento estivesse no meu auge, na "melhor versão de mim mesmo" todo mundo aplaudiu gostou do projeto (considerando que so tinha 1 dia pra se pensar nele) e nisso bom, eu nao sei quem "ganhou" mas este mesmo cara coach a gente conversou e ele resolveu me treinar nas coisas a respeito de empreendedorismo e startups, falei que eu estudo programação sozinho mas nunca consegui trabalhar na área.... fui bem enfático em dizer que até trabalho de graça se me der uma oportunidade , (particularmente falando o estado que deixei minha vida profissional é deprimente, qualquer janela de oportunidade já me dá um brilho nos meus olhos) então o primeiro trabalho era traduzir (pt para inglês)primeiro eu traduzi e salvei em texto ai fui me oferecer pra aplicar as mudanças , um site de um cliente dele como ele estava ocupado pra me passar o HTML do site na hr eu caçei no google um programa que baixou o site dele inteiro pro meu pc. ai mandei traduzido antes dele ter tempo de ir la e me passar o site. agora to desenvolvendo um blog pra ele sobre seu trabalho de coach . pra se mostrar eficiente varei noites! muitas noites! reforçei meu PHP que era quase zero, entao eu alem de trabalhar nisso eu ainda tenho que estudar pra melhorar a qualidade constantemente, re-escrevia tudo várias vezes mas claro fazendo backups, Wordpress não estava agradando muito algo estava muito pesado ele tbm nao se deu bem com Wordpress então até um mini-CMS to fazendo na idéia "CMS é pra gerenciar conteudo e nada mais" reconheço que foi um erro reinventar a roda eu podia ter caçado um CMS mais leve menos "bloated", acredito que um Headless CMS seria a melhor escolha . Como só eu e ele tem noções de programação, eu estou tomando decisões como se eu fosse um Senior mas com conhecimento tão baixo que faz 3 semanas que eu fiz a primeira conexão em FTP da minha vida.. eu to recebendo elogios de todo mundo, muitas vezes eu sinto que trabalhei mal em alguma coisa e nas nossas reuniões quinzenais eu acho que vou levar esporro, bronca, mas não .. alem de eu me oferecer pra trabalhar de graça o cara ainda me pagou!, foi a primeira vez que eu me senti reconhecido por algo na vida Mas toda essa "serendipência", e esse ego que estão me inflando toda hora parece pra mim um veneno, não faz o menor sentido o cara me considerar CTO de uma startup logo assim de cara, ele até me incentiva a montar a minha, que no caso, o objetivo é aumentar o desenvolvimento científico do Brasil, ate me inscreveu num projeto de encubadora. segundo ele a ideia tem um grande potencial ... mas pra mim existe um problema sério, eu não sou cientista, não conheço ninguem próximo que fez iniciação científica, sou apenas um curioso ... e como voce mesmo disse no video, talvez eu seja um hipócrita, ou pior um parasita que se aproveita da imagem de gênio que as pessoas estão tendo de mim ultimamente. ou pior podem estar inflando meu ego porque eu sou barato, um programador que nao custa "nada", eu só estou vivendo os dias "coloridos" e alegres esperando a rasteira que a vida vai me dar. talvez, ainda pode ser tudo uma sindrome do impostor, ai neste caso eu tenho que ser realmente grato á todas as pessoas por acreditarem em mim, mesmo quando eu nao acredito Akita, muito obrigado por ter me dado esse tapa na cara, eu nao consegui chegar a conclusão nenhuma ainda mas o questionamento foi acendido, realmente sinto que estão me hypando demais jamais eu posso ser considerado um bom programador trabalhando apenas 1 mês, acredito que tenho 5 anos praticando programação, dos 14 aos 16 brincando com RPG Maker, ai virei musico por 7 anos , com 23, tenho 25, quase 26 já , mergulhei no desenvolvimento web. ok, talvez eu por ter começado tarde tenha mais bagagem, mas isso não faz de mim o gênio que estão criando, algo não está certo. obrigado por me fazer reconhecer isso :)
Separe as coisas. Pelo menos pelo que escreveu você não parece ser parasita nem nada. De fato, pelo nível de experiência que você descreveu você não é CTO (e não tome isso como uma ofensa, é só o tempo de experiência mesmo). Mas isso não acontece só com você, é o que está acontecendo com dezenas de outras pessoas. Mas, eu diria que se você está motivado e usando o tempo pra aprender, não há nenhum problema nisso. Provavelmente uma startup criada num dia de coach dificilmente vai pra algum lugar mesmo. Use esse tempo e oportunidade pra aprender o máximo possível. Isso vai ser útil mais pra frente.
Pois é, uma oportunidade maravilhosa mesmo que eu estou tendo, vou aproveitar ao máximo hoje ja estou trabalhando e graças ao seu video que tinha visto ontem, estou mais motivado ainda pra seguir em frente, não pelo "excesso de positivismo" que tão colocando em mim mas pela segurança de reconhecer as minhas fraquezas :) muito obrigado
Akita, faz um video (ou uma série) sobre transformação digital. O que mais tá aparecendo agora é gente que vende "como inovar disruptivamente" . Tem muito ruido nessa área mas deve ter algum sinal. Obrigado pelos videos. Continue assim!
Akita, Techlead e Joma são os meus gurus. Por eles concluo que todo japones na área de TI que critica o cenário vira um influencer bem sucedido... portanto merecem minha devoção. 😂
Não consegui estudar, e aí entram vários fatores , paguei o preço mas, aos vinte e sete anos de idade já era um administrador de redes Netware , Windows e Apple e tinha o linux Salck como meu passa tempo isso em 1996, sempre me fez falta o ambiente acadêmico, me afastei da TI em 2010 por motivos de saúde, e hoje me sinto muito bem e Python tem me feito companhia.
Para acrescentar uma historia, O José Saramago, escritor do Ensaio sobre a Cegueira, O Evangelho Segundo Jesus Cristo e Historia do Cerco de Lisboa, só começou sua carreira literária de forma remunerada com o livro Manual de Pintura e Caligrafia em 1977 quando ele já tinha 55 anos e em 1998 ao 76 anos, ele recebe o Premio Nobel de Literatura. Até então o primeiro escritor de língua portuguesa a receber o premio, e eu acho que até hoje.
Baita de um vídeo. Para quem deseja viver com os pés nos chão, e não na "nuvem", os vídeos seus vídeos são muito bons. Me pergunto se, com sua permissão, esses vídeos fossem compartilhados (indexados) no LinkedIn, qual seria a reação dos profissionais que o assistissem. Parabéns pelo ótimo trabalho que vem realizando.
Entenda mais sobre a atual bolha de startups neste meu outro vídeo th-cam.com/video/wpPv1dJWjDs/w-d-xo.html
Se eu exibir esse vídeo no Centro de Empreendedorismo da minha universidade amanhã me vêem no G1 como o cara que foi queimado vivo numa federal.
Ou você põe o vídeo pra tocar, foge, e é procurado como terrorista 😂🤣
Eu passo os vídeos do Akita para os meus alunos. É show de bola.
Que da hora! Obrigado!
@@orlandosaraivajr Eu repasso para qualquer um... Até porque não tenho aluno nenhum; kkk
@@egoncalez Cara acho que vc não assistiu os dois vídeos do @Fabio Akita
essa parada de operar no negativo dependendo de investidor nunca entrou na minha cabeça como algo sustentável
Em 1990, aos 18 anos, eu comecei a estudar eletrônica. Na época, via IUB (só quem é mais velho é que vai saber... rsrsrsrs). Seis meses depois eu já estava, feito uma besta, achando que poderia ter minha própria oficina. Não deu em nada, como era de se esperar, pois não bastava saber medir e soldar resistores e transistores para tocar uma oficina. Mas.... eu tinha 18 anos, né? Bem, acabei trabalhando em casa mesmo, fazendo uns poucos serviços e estudando por conta própria. Demorei anos para evoluir meses.
Em 1995, finalmente, fui convidado a trabalhar numa oficina de assistência técnica e só a partir daí comecei a me desenvolver de verdade, como problemas de verdade. Participei de cursos, estudei muita coisa "sozinho" para dar solução a problemas reais e fui aprendendo tudo sobre o funcionamento de uma oficina, em todos os aspectos.
Só em 2003, já com 31 anos, eu abri, em sociedade com meus patrões até então, uma oficina. Pouco tempo depois, eu acabei ficando com a parte deles e tocando o barco. MESMO ASSIM, me lasquei bastante, fiz muita besteira, muita coisa deu errado, tive prejuízos enormes em alguns momentos, por diversos motivos (alguns pelo achismo de estar certo, outros circunstanciais mesmo, fora do meu alcance). Mas, pelo menos, não quebrei em 5 anos.... rsrsrsrsrsrsrs.
Hoje minha oficina é enxutinha, trabalhamos em 3 e consigo pagar minhas contas. Não entro em furada, não faço bobagens, não atendo "qualquer um". Consegui me encaixar naquilo que era possível dentro da realidade do setor e da cidade onde estou. É um caso de "sucesso"? Não. Mas é um exemplo de que algo pode dar certo sem, necessariamente, enriquecer. E, também, temos que ter em mente que fazer um negócio sobreviver no Brasil já é ,em si, praticamente um "caso de sucesso".... Rsrsrsrsrs.
Ralou mais de 10 anos, mas mandou bem!
Kkkk ainda existe o iub trabalhei lá por 4/5 anos.
E hj estou no ramo de empreendedorismo apanhando igual gato no saco hahaha
Que comentário foda. Muitas pessoas ainda vivem nesse conto de fadas de que empreender é fácil.
Instituto Universal Brasileiro... vivia recortando cuponzinhos pra comprar um curso do IUB. Nessa época eu era bem criança mas era louco pra fazer um curso do IUB. Meu primo comprou um de eletrônica que ensinava a instalar uma fotocélula em um abajour. E ao escurecer ele acendia. Eu achava o máximo isso. Ficou no meu inconsciente isso!
@@edaguiar Tudo na vida é fácil, desde que tenhamos consciência, exemplo pegue uma criança que não sabe ler e lhe de um livro, provavelmente nada vai acontecer, Mas ensine esta mesma criança a ler e ela vai poder ter a chance de entender tudo ali.
As coisas só são difíceis quando damos passo maior que a perna.
Se esta difícil d+, reconheça que não esta preparado.
hahahaha já me ofereceram 2% de uma startup para eu fazer o software, enquanto os startupeiros brincavam de ser CEO kkkk, deste então eu odeio Starturpismo.
Huahuahua esse povo não aprende
Lembrei de uma frase do Sérgio Cortella, a respeito de largar a faculdade inspirados nessas exceções como o Bill Gates ou o Mark Zuckemberg: "se é para seguir eles então entre em Harvard primeiro, daí sim sinta-se livre para sair."
Exatamente!
Akita 3 anos depois com 350 mil inscritos, 35 vezes mais do que tinha!
10:40 *Têm a audácia de me oferecer 10%. Na minha empresa a gente responde: ok, vamos querer 90%!*
Fábio Akita em breve no Shark Tank?
@Daniel Fernandes > "Mas os empreendedores iam sair chorando se ouvissem isso"
O Kevin O'Leary já faz isso:
"the big companies would crush you like cockroaches you are”
O Apolinário sempre oferece 50% e os cara não gostam.
A-D-O-R-A-N-DO seu canal! Tenho 28 anos de carreira já (COBOL, Assembly, C/C++, Clipper, Delphi, Basic, Java, .Net, PHP, Web...). Tenho técnico em Eletrônica (1997) e graduei em Ciência da Computação (2009). Vários projetos concluídos. Várias empresas. Muita porrada na cara. 4 síndromes do pânico. E esse é o único canal que conseguiu me representar 100%. E como nessa área, mesmo depois de tantos anos, sempre muita coisa a aprender! Amando isso aqui! Parabéns pela sinceridade e vericidade. E o aditivo de ser descende nipônico como eu. ;-)
Tem uns caras que conseguem o Funding para a startup e a primeira coisa que faz é comprar uma Mercedes-Benz ...hahahahahahah
Exatamente!! Ou decora escritório com piscina de bolinhas.
Já aproveita e lança o livro "The Pragmatic Entrepreneur"! Ta em falta no mercado hahaha
E que ninguém ache que "Lean Startup" seria isso ;-)
Talvez "Me Inc. " seja o mais próximo disso.
Akita, seus vídeos trazem tanto valor e são tão únicos, que a única parte ruim é não ter melhores maneiras de aprender mais contigo. Já pensou em criar uma inscrição paga no canal para algum conteúdo exclusivo e mais valioso ainda?
Cara não é por causa do vídeo mas sempre me incomodou esse espetáculo todo criado em cima de tech startup. Eu já trabalhei em indústria, varejo e prestação de serviços e isso que é passado em palestras ou até mesmo cursos ou mentoria não confere com um negócio de verdade. Akita tu foi um Red pill agora com esse vídeo. Parabéns pelo canal que passa orientações do mundo real e não coisas que usuários de drogas vomitam por aí.
Falou a verdade sobre Business Plan. Tive uma empresa, achava que ser um bom programador software era suficiente, quando veio a primeira folha de pagamento, percebi que não. A empresa durou menos de 2 anos, mas me deu os maiores aprendizados (e dívidas) que tive até hoje. Não recomendo a ninguém fazer o que fiz, e começou daquele jeito bem comum: chega um sócio com dinheiro e o programador entra com a "mão-de-obra".
19:28 escrevi muito CSS "cross-browser" para rodar no IE6 e Firefox, se mudar a taxa de assassinatos para taxa de suicídios, pode fazer sentido 🤣🤣🤣🤣
Certamente junto com as horas de programação teve muita oração e apelos misticos. isso colaborou sim. hahahahah (oh deus du céu faz essa div renderizar direito que a entrega é amanha!)
eu em, prefiro lidar com os Undefined Behaviors em C++. Programação web é muito complexo. Quer fazer o mesmo codigo rodar igual em qualquer equipamento, se livre do browser e vá nativo. Complexidade acidental da web é absurda.
2:29 Steve Jobs tinha do seu lado o Steve Wozniak que tinha já feito até o terceiro ano de faculdade e é autodidata. E foi ele que criou o computador e não steve Jobs. Jobs foi apenas um aproveitador. E Bil Gates ele conseguiu entrar na IBM para negociar por causa da sua mãe que conhecia o diretor da IBM.
Seu canal é incrível ! Vim pelo vídeo sobre Covid e já assisti quase todos . Comecei estuda Análise de sistemas esse ano, graças as seu canal tenho me situado com a realidade da área . Obrigada por trazer a tona essa linha de pensamento e raciocínio, encontrar pessoas que compartilha tais ideias não é comum . Aprendi várias lições ! Uma das frases que não esqueço "sempre tem um indiano que vai fazer o que vc faz pela metade do valor".
Esse Japa é fera! Sempre com ótimos argumentos.
Concordo com você em todos os sentidos, e falo isso por experiência própria. Já participei de alguns desses eventos de startup, desde programas, incubadoras e até pseudo-aceleradoras. Na época estava com uma idéia para evoluir o mercado de Engenharia de Avaliações, que apesar de pouco conhecido do público é um setor que movimenta milhões por ano, especialmente dentro do crédito imobiliário mas que possui um processo de execução ainda ultrapassado. Como atuo nessa área desde 2014 (alternando entre funcionário, empresário e consultor), sou engenheiro e também tenho facilidade com softwares e programação, resolvi lançar um projeto para inovar nesse setor. Realmente existe muito entretenimento e pouca entrega concreta desses eventos, e depois que parei de participar disso meu projeto avançou significativamente e já estou próximo de concluir o primeiro beta e abrir pra testes, já tendo gente na fila pra usar. Verdade também que nenhum investidor em sã consciência vai investir em startups que não estejam faturando, descobri isso falando diretamente com investidores e apresentando o famoso "pitch deck" com storytelling bem elaborado e tudo. Continue abrindo os olhos dessa juventude, você está sendo uma luz nessas "trevas" do entretenimento startupeiro.
Gostei quando falou dos parceiros CARACU - todos chegam coma acara e vc com a outra parte
Puts esqueci desse termo, caracu, eu podia ter usado 😂
Só acho que tem casualidade sim na correlação de reduzir o uso do IE em reduzir o número de assassinatos. Por trás de todo
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Seu canal foi selecionado para o seleto grupo de obras-primas do TH-cam! Seu conhecimento e trabalho nos capacita tecnicamente tanto como desenvolvedor quanto com empreendedor. Coisas que as universidades não fazem com o devido foco. Basta ver pelas suas apresentações no iMaster e série no TH-cam começando aos 40. Fico lisonjeado de estar vivo para ver sua arte assim como o mundo fica ao ver o Messi jogar. E principalmente fico agradecido de vc disponibilizar gratuitamente. Que continue fazendo mais vídeos pra vc.
Cada video uma aula.
Eu não tenho nada contra a duração deles. O seu conteúdo é muito completo para caber em videos de 10 min. Parabéns!
Até que enfim alguém da área que não é lacrador e mostra para essa geração mimimizenta que não aguenta um soco na cara, que a grama é verde.
Akita sempre preciso nas colocações! Vídeo direto, sem rodeios! Muito obrigado!
Essas dicas e observações servem pra qualquer área do mercado...tudo vem com trabalho duro e profissionalismo!
"O que perde, golpeia o gênio virtuoso através da pura força de vontada"
Justamente estou conversando com um amigo, mostrando trechos desses dois vídeos, fazendo ligação com outra área nada a ver com negócios e ver como há anos atrás nós entramos em furadas justamente por muitos desses mitos.
Saco... Obrigado, Shisho... Esses dois vídeos foram socos na cara, mas estou ajustando alguns paradigmas graças ao senhor, e eu tenho 30 anos, ainda caio em várias bullshits... Obrigado, de verdade. Pés no chão, trabalho duro e inteligente, consistência e solidez, essas são metas adequadas
Akita, não sei se você ja falou algo sobre, mas seria interessante a sua opinião sobre manter projetos paralelos ao trabalho, mais focado na renda extra e empreendedorismo mesmo, quais pros e contras você vê, tipos de trabalho paralelo (apps mobile, serviços, freelances etc), enfim, o que sua experiência te diz sobre isso.
dia 15 de agosto de 2023, estou aqui em casa vendo mais de 30 minutos de tapa na cara. Passei minha vida toda lendo, consumindo sobre e a gente acaba construindo vários desses mitos em nossas vidas achando que é tipo um copia e cola do computador e vai dar tudo certo.
Obrigado Fabio Akita, te descobri por acaso e estou maratonando seu conteudo.
Akita hoje tem quase meio milhão de inscritos e nesse vídeo estava feliz demais com 10 mil.
Sou médico e tenho. Uma startup chamada Árvore que faz governa ca pra medicos(carreiras sustentaveis) concordo plenamente com td dito. Depois de 04 anos resolvi fazer análise de sistema e pagar 18 horas semanais de aulas privadas. Sem atalhos, quem sabe daqui a 4, 5 anos fazendo eu mesmo eu saia dos 120 clientes de hj pra 2000 em. 4 a 5 anos. Obg, td verdade o que vc falou vivi na pele
Muito bom.
É um baita "banho de realidade" em muitos que estão precisando disso!
Infelizmente muitos ainda não conseguem enxergar porque os "vendedores de um futuro promissor" são muitos e falam com tanto entusiasmo que chamam mais a atenção do que a própria realidade.
Construi meus pensamentos com barro como alicerce, achando que um dia construiria um prédio em cima.
"eu só posso concluir que vocês gostam mesmo de treta". ri alto
Fabio, muito obrigado por estar abrindo os meus olhos. Estou deixando de lado a parte poética e ineficiente e apenas abraçando a essência das coisas, aquilo que funciona.
É uma delícia ver esses vídeos hahahaha muitas verdades, até dá um dor aqui mas vida que segue, vamos continuar trabalhando
Akita é uma metralhadora de realidade, é exatamente isso aí. Tenho mais de 20 anos de experiência e é isso mesmo que eu vi na vida
Seus vídeos apresentam muito conteúdo efetivo. Afirmações sempre sustentadas com argumentação corajosa e qualificada!
Achei que nunca me apaixonaria por um homem.
Eu estava errado.
Me apaixonei pelo Akita!
Você fala tudo o que eu sempre acreditei, mas nunca achei ressonância nos meios acadêmicos/empresariais.
Parabéns, man! Continue com os vídeos SHOW DE BOLA!
Um tapa na cara de muitas pessoas, espero que esse excelente video abra a mente delas :)
Não me entenda mal, mas esse canal é o melhor canal de humor do momento kkk! 19:20
Kra, que vídeo real! Fui do time de empreendedor de 18 anos, e hj com 35 vejo muito o que vc falou. Gostaria de complementar seu vídeo que vejo esse mesmo movimento com o trabalho com "inovação" em empresas, o qual trabalho nos últimos anos. Todos querem pq soa legal. Mas ninguém quer pagar de fato, ou vê o quanto é penoso e requer resiliência. Inovação é trabalho pesado de Engenharia e não inspiração dos céus passe de mágica.
Eu toparia os 10% na hora kk, vender ideia para outro fazer e ganhar 10% :) kk estou maratonando os vídeos novamente :)
Gosto muito dos fundamentos de startups, estou nesse meio desde 2013 e vejo como saíram dos fundamentos para esse papo barato de coach e dos mitos citados no video. Infelizmente só fui ver agora, mas estou aqui aplaudindo de pé.
Ainda acredito em produto de tecnologias que podem ser rentáveis e sabendo do que sei hoje, raramente vc vai querer um investidor se for um bom empreendedor
Assistido! Além de rindo muito, estou lembrando de várias experiências que tive no mercado e da nossa conversa na semana passada 😅 muito bom como sempre, Akita! 👏🏼
Ah Fabio, estou aqui assistindo seus vídeos e não me canso. "Num" to aguentando você. Fofura, inteligência, clareza, objetividade e um conteúdo que agrega tanto. Te "socando" mais uma vez.
Hahaha olho roxo assim já!!
Estava a muito tempo pra ver essa parte e realmente fiquei chocado como ja vi varias vezes esse comportamento em alguns aspirantes a CEO durante alguns anos da minha carreira. Conheci vários empreendedores que vivem literalmente de captação, e nunca entregam nada, pivotam o produto todo mês para atender quem pode dar mais dinheiro. São literalmente perdidos, e ao meu ver desonestos com os investidores. Hoje quando uma startup me chama pra trabalhar, eu ja falo com o recrutador que primeiro quero conversar com o CEO, não caio em papo de tech recruiter, quero saber quem é o cara que eu vou apostar meus próximos meses da historia da minha carreira.
você é foda, akita! as vezes a gente sente que algo está errado, mas não tem conhecimento pra ter certeza... você esclareceu!
Adoraria ter assistido a esse vídeo quando era jovem e prepotente, iria facilitar muita coisa para mim. Abri minha empresa quando estava cursando o último ano da faculdade e quase larguei o curso por conta dessa falácia de "Bill Gates largou a faculdade". Por sorte acabei escutando minha mãe e não cometi esse erro idiota. Vídeo excelente, parabéns. Adorei a trilha do Trent logo no final :)
Ah se não fossem nossas mães evitando a gente de fazer merda quando é novo kkkkk e você é a 2a pessoa que notou a música no final :-) Achei que não fossem notar.
Huahuahua eu acompanhei essa novela da Theranos quase desde o começo e tinha certeza que ia dar ruim, e deu hahaha
Deveria ter a possibilidade de curtir mais de uma vez este vídeo!!! Como sempre, a verdade nua e crua! Parabéns Fábio pelo conteúdo!!!
Eu racho o bico com os vídeos do Akitinha! É a sinceridade em sua mais pura autenticidade. Estou confirmando muitas coisas que sempre pensei e agregando mais ainda!
Olá!
Muito legal o conteúdo dos vídeos, por favor, continue produzindo!
Mesmo eu estando em uma área um tanto quanto distante da programação (direito), os ensinamentos continuam válidos.
Obrigado por disponibilizar conteúdo de qualidade.
Muito bom o vídeo. E eu diria mais uma coisa: tomem cuidado ao aceitar emprego em startup. Você pode ficar desempregado na próxima rodada de investimento.
Ao menos que queiram assumir o risco, e pra isso recebam a grana equivalente pra isso.
As pessoas são seduzidas pelo discurso de "crescer junto" com a empresa e isso é uma puta groselha. Por causa do olho gordo, acabam assumindo o risco do negócio do cara por um salário baixo pensando em sociedade ou alguma merda do tipo. Se 80% das startups não dão certo, é obvio que aceitar um emprego assim tem 80% de chance de dar errado. Só vale a pena assumir um risco assim se tiver pra onde correr caso o mais provável aconteça e você se foda junto com os caras.
As pessoas se arriscam porque querem vencer na vida. Só que o jogo da vida não é pra vencer ou perder, e sim pra se manter jogando.
Nunca tinha visto/procurado participar de um evento onde vc estivesse apresentando conteúdo. Apenas te seguia e acompanhava umas postagens aleatórias. Acompanhando teus vídeos aqui no yt percebi que perdi muito. Obrigado por compartilhar tuas ideias.
Continue com essa abordagem reta, firme e direta. Atualmente é raro encontrar isso.
A intenção do Akita na maioria das vezes é falar pra comunidade tech, mas muitos dos seus vídeos são lições necessárias para muita gente de fora dessa bolha
Cara é como eu sempre digo, a lógica é a ciência de Deus... a ciência perfeita que explica todas as coisas.
Tudo precisa ser lógico. Esses 10 mitos fazem todo o sentido e as explicações são perfeitamente lógicas, baseadas em argumentos de quem realmente ta jogando e passou boas fases.
Parabéns pelo vídeo, continue por favor com o bom trabalho.
não explica, matemática é incompleta pelo godel.
cara... esses videos estao mudando a minha forma de ver as coisas. obrigado
Sensacional esse video, refletiu todo pensamento q eu ja tinha sobre a realidade das startups, mas q nem todo mundo acreditava no q eu falava.
Seus videos estão realmente legais, principalmente por trazer muita treta e críticas que as vezes, vão na contra-mão do q a maioria esta indo, e é sempre bom ver esses pontos de vistas diferentes dos demais, parabéns!
Acabei de conhecer o canal e já me inscrevi nele. Seu video me fez sentir bem, obrigado. Comecei como designer de TI no inicio dos anos 90 com multimidia e sei bem como é esses mitos abordados. Show!!! Também não aquento mais tanto teatro sem base nenhuma!!
os famosos jovens dinâmicos.... parabéns pelo video... 👍🏻
Este video foi mais pesado do que os outros e nem falo pelos palavroes... é muito bom ouvir alguem com consciencia num mundo que nao para de te vender sonhos... me lembrou muito da cena do primeiro torneio de Dragon Ball onde o mestre Kame entrou no torneio para vencer o Goku e mostrar para ele que ele deveria continuar treinando e nao se entregar ao barulho de que ja era o melhor
O primeiro Tenkaichi Budoukai ;-) Sempre foi inspiração: no pain, no gain.
Atual ainda hoje em 2021! Virei inscrito do canal. Visão crítica é algo que devemos ter sempre.
Mas vivemos num mundo onde as pessoas não gostam de ser contrariadas, conviver com idéia diferente da sua.
@Fabio Akita apresenta o contraponto com argumentos, um coaching sem querer se-lo.
Tu é bão.
O Google te indicou nem sei por quê. Mas assisti um vídeo. Gostei do seu engajamento e forma de passar suas idéias. Que venham mais e mais. Boa sorte
Ah. Gostei do último vídeo das série, o de título, Endgame. Foi show demais
Você rapá muito pausado.. Hehehe
Vejo seus vídeos acelerado em 2.5 vezes.
Haha os meus primeiros vídeos eu falei mais pausado mesmo, os últimos já tô na velocidade máxima. Mais que isso enrolo a língua. Mals kkkk
@@Akitando hahahaha. valeu o retorno. mais uma vez, sucesso no Canal e na vida.
Chamaremos tudo pra palestrar aqui em BH um dia
Abs
E hoje seu canal está com 133mil inscritos e esse vídeo está com 22k de visualizações. parabéns.
Mais 2 joinhas Mestre Akita...tanto na parte 1 quanto 2. Cuidado...ficar postando bons videos vai acabar lhe transformando num influencer!kkkk
Top...só isso mesmo...
Eu queria muito mostrar esse vídeo para os meus chefes (eu trabalho em uma startup), não é que eu não acredito nos caras, eu não acredito é a solução tentar abraçar o mundo e não consegui fazer algo direito.
eu nem imaginava que seu canal tinha apenas dez mil inscritos há um ano atrás, crescente exponencial, mais que merecido, muito bom
Esse vídeo e o anterior são bons pra rever ao passar do tempo, é bom relembrar e refletir sobre os "mitos"
Você é o exemplo de que JAPA é cara inteligente. Excelentes vídeos!!!
Mesmo não sendo programador assisto Akita, pois entendo esse entretenimento como sendo construtivo. Aqui é um lugar onde reflito sobre futuro e ganho mais inspiração para trabalhar.
Neste vídeo vc estava nos 11 mil inscritos. Hj, 24/7/2021 está nos 240 mil... nada mau pra qm é do estilo "tiro, porrada e bomba"!
Manda mais! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Encontrei o teu canal há duas semanas atrás... e seus vídeos são incríveis, verdadeiros demais. Parabéns mesmo!
Sensacional e enriquecedor!! Eu tinha umas 4 ou 5 premissas pra colocar os entusiastas deslumbrandos em seu devido lugar... mas me trouxe outras várias. Sucesso Fabio! Abs
Obrigado pelo conteúdo! Aguardando os próximos vídeos abraços.
Muito bom seus conselhos. Era o que eu precisava ouvir
Mais um vídeo excelente. Eu só discordo em partes do LinkedIn. Há um exagero ao dizer q lá é o melhor lugar para se fazer networking, é verdade. Mas, pelo menos para mim, é uma fonte de informações. Consegui chegar a bons conteúdos técnicos a partir de conexões aleatórias.
Há 1 ano tinha 10 mil. Hoje tem 168 mil. Conteúdo foda Akita e interdisciplinar !
Descobri o canal ontem já assisti uns 5 vídeos, continue com o material.
Achei que você iria falar do "Mito da Garagem", mas de certa forma deixou implícito isso quando citou as origens desses grandes empreendedores, como Apple e Microsoft.
Vi algumas pessoas acreditarem nisso e se estrepar de cara no chão diante da realidade.
Enfim, mais um vídeo anti-coach que eu gostei.
Fabio , seu conteúdo é excelente e tem aberto minha cabeça de uma forma que não conseguirei te explicar nos comentários. Muito Obrigado pelo conteúdo. Abraços.
Parabéns Fabio Akita pelo ótimo canal, sou um entusiasta do mesmo. Conhecimento como o seu merece ser compartilhado.
Eu tenho que admitir que estas verdades me abalaram completamente . a minha história recentemente é que eu fui num lugar pra me divertir com meus amigos e muito por acaso havia um evento sobre empreendedorismo que eu assisti, após o evento eles disseram que iamos "criar uma empresa" em 1 dia, uma apresentação no caso ... eu ja estava com o emocional absolutamente abalado das merdas que fiz na vida e levei o troco, enfim eu so assisti o evento porque achei interessante talvez aprender alguma coisa nova, mas mesmo assim depois de insitirem eu "entrei na brincadeira"
e ai no mesmo dia + o dia seguinte eles deram uma introdução a como fazer um "pitch", noções de Design Thinking, coisas do tipo, ai chegou a hora de apresentar, teve 3 empresas diferentes, e ai eu subi no palco depois do amigo "Coach" ter me dado um boost enorme, a minha sensação foi como se eu naquele momento estivesse no meu auge, na "melhor versão de mim mesmo" todo mundo aplaudiu gostou do projeto (considerando que so tinha 1 dia pra se pensar nele) e nisso bom, eu nao sei quem "ganhou"
mas este mesmo cara coach a gente conversou e ele resolveu me treinar nas coisas a respeito de empreendedorismo e startups, falei que eu estudo programação sozinho mas nunca consegui trabalhar na área.... fui bem enfático em dizer que até trabalho de graça se me der uma oportunidade , (particularmente falando o estado que deixei minha vida profissional é deprimente, qualquer janela de oportunidade já me dá um brilho nos meus olhos)
então o primeiro trabalho era traduzir (pt para inglês)primeiro eu traduzi e salvei em texto ai fui me oferecer pra aplicar as mudanças , um site de um cliente dele como ele estava ocupado pra me passar o HTML do site na hr eu caçei no google um programa que baixou o site dele inteiro pro meu pc. ai mandei traduzido antes dele ter tempo de ir la e me passar o site. agora to desenvolvendo um blog pra ele sobre seu trabalho de coach . pra se mostrar eficiente varei noites! muitas noites!
reforçei meu PHP que era quase zero, entao eu alem de trabalhar nisso eu ainda tenho que estudar pra melhorar a qualidade constantemente, re-escrevia tudo várias vezes mas claro fazendo backups, Wordpress não estava agradando muito algo estava muito pesado ele tbm nao se deu bem com Wordpress então até um mini-CMS to fazendo na idéia "CMS é pra gerenciar conteudo e nada mais" reconheço que foi um erro reinventar a roda eu podia ter caçado um CMS mais leve menos "bloated", acredito que um Headless CMS seria a melhor escolha .
Como só eu e ele tem noções de programação, eu estou tomando decisões como se eu fosse um Senior mas com conhecimento tão baixo que faz 3 semanas que eu fiz a primeira conexão em FTP da minha vida.. eu to recebendo elogios de todo mundo, muitas vezes eu sinto que trabalhei mal em alguma coisa e nas nossas reuniões quinzenais eu acho que vou levar esporro, bronca, mas não .. alem de eu me oferecer pra trabalhar de graça o cara ainda me pagou!, foi a primeira vez que eu me senti reconhecido por algo na vida
Mas toda essa "serendipência", e esse ego que estão me inflando toda hora parece pra mim um veneno, não faz o menor sentido o cara me considerar CTO de uma startup logo assim de cara, ele até me incentiva a montar a minha, que no caso, o objetivo é aumentar o desenvolvimento científico do Brasil, ate me inscreveu num projeto de encubadora. segundo ele a ideia tem um grande potencial ... mas pra mim existe um problema sério, eu não sou cientista, não conheço ninguem próximo que fez iniciação científica, sou apenas um curioso ...
e como voce mesmo disse no video, talvez eu seja um hipócrita, ou pior um parasita que se aproveita da imagem de gênio que as pessoas estão tendo de mim ultimamente. ou pior podem estar inflando meu ego porque eu sou barato, um programador que nao custa "nada", eu só estou vivendo os dias "coloridos" e alegres esperando a rasteira que a vida vai me dar. talvez, ainda pode ser tudo uma sindrome do impostor, ai neste caso eu tenho que ser realmente grato á todas as pessoas por acreditarem em mim, mesmo quando eu nao acredito
Akita, muito obrigado por ter me dado esse tapa na cara, eu nao consegui chegar a conclusão nenhuma ainda mas o questionamento foi acendido, realmente sinto que estão me hypando demais jamais eu posso ser considerado um bom programador trabalhando apenas 1 mês, acredito que tenho 5 anos praticando programação, dos 14 aos 16 brincando com RPG Maker, ai virei musico por 7 anos , com 23, tenho 25, quase 26 já , mergulhei no desenvolvimento web. ok, talvez eu por ter começado tarde tenha mais bagagem, mas isso não faz de mim o gênio que estão criando, algo não está certo. obrigado por me fazer reconhecer isso :)
Separe as coisas. Pelo menos pelo que escreveu você não parece ser parasita nem nada. De fato, pelo nível de experiência que você descreveu você não é CTO (e não tome isso como uma ofensa, é só o tempo de experiência mesmo). Mas isso não acontece só com você, é o que está acontecendo com dezenas de outras pessoas. Mas, eu diria que se você está motivado e usando o tempo pra aprender, não há nenhum problema nisso. Provavelmente uma startup criada num dia de coach dificilmente vai pra algum lugar mesmo. Use esse tempo e oportunidade pra aprender o máximo possível. Isso vai ser útil mais pra frente.
Pois é, uma oportunidade maravilhosa mesmo que eu estou tendo, vou aproveitar ao máximo hoje ja estou trabalhando e graças ao seu video que tinha visto ontem, estou mais motivado ainda pra seguir em frente, não pelo "excesso de positivismo" que tão colocando em mim mas pela segurança de reconhecer as minhas fraquezas :) muito obrigado
Oi.
Outro vídeo excelente.
"Fabio Akita: destruindo ilusões"... hehehe
Parabéns.
Ótima noite.
Efeito de catarse incrível hahaha bem explicado e pontos bem colocados.
N sei como não achei seu canal antes Fábio. Muito bom teu conteúdo.
Só vejo verdade e sinceridade. Continue assim. Mais 1 inscrito e 1 like :)
Akita, faz um video (ou uma série) sobre transformação digital. O que mais tá aparecendo agora é gente que vende "como inovar disruptivamente" . Tem muito ruido nessa área mas deve ter algum sinal. Obrigado pelos videos. Continue assim!
Inovação disruptiva? O que seria uma inovação não disruptiva? Ou o que seria um fogo não quente? :-D hahahahahahaha
Um dos melhores videos do assunto que ja vi, parabens!!
melhor video do canal! Top, obrigado Akita, por compartilhar sua experiência
Obrigado pelo vídeo e por todo o trabalho para produzir esse vídeo.
Akita, Techlead e Joma são os meus gurus. Por eles concluo que todo japones na área de TI que critica o cenário vira um influencer bem sucedido... portanto merecem minha devoção. 😂
Parabens pelo vídeo Akita. Muito bom!!!
Não consegui estudar, e aí entram vários fatores , paguei o preço mas, aos vinte e sete anos de idade já era um administrador de redes Netware , Windows e Apple e tinha o linux Salck como meu passa tempo isso em 1996, sempre me fez falta o ambiente acadêmico, me afastei da TI em 2010 por motivos de saúde, e hoje me sinto muito bem e Python tem me feito companhia.
Para acrescentar uma historia, O José Saramago, escritor do Ensaio sobre a Cegueira, O Evangelho Segundo Jesus Cristo e Historia do Cerco de Lisboa, só começou sua carreira literária de forma remunerada com o livro Manual de Pintura e Caligrafia em 1977 quando ele já tinha 55 anos e em 1998 ao 76 anos, ele recebe o Premio Nobel de Literatura. Até então o primeiro escritor de língua portuguesa a receber o premio, e eu acho que até hoje.
Mais um excelente exemplo. É isso mesmo.
Eita que esse vídeo foi só pancada!! Valeu ficou muito bom, como sempre
Baita de um vídeo. Para quem deseja viver com os pés nos chão, e não na "nuvem", os vídeos seus vídeos são muito bons. Me pergunto se, com sua permissão, esses vídeos fossem compartilhados (indexados) no LinkedIn, qual seria a reação dos profissionais que o assistissem. Parabéns pelo ótimo trabalho que vem realizando.
Não precisa de permissão não, pode compartilhar kkk
Teus vídeos são excelentes. Obrigado por compartilhar os conhecimentos!
Muito bom seus vídeos kra! está m ajudando bastante a dar um sacudida na carreira! Obrigado!
Tu é sinistro cara!! Se eu tiver 10% do seu foco e objetivismo eu to bem
Falou muito bonito. Mas acredito que as pessoas devem sonhar em chegar a grandes níveis e planejado. Sorte não existe, mas sim trabalho.
Exatamente, o problema não é sonhar, o problema é a forma que achamos que vamos alcançar aquele sonho.
19:11 Se fossem assassinatos cometidos por devs acho que a correlação seria verdadeira 😂