Primeira coisa pra ser PJ é disciplina. Independente do valor, vc precisa fazer sua reserva tanto pessoa física quanto jurídica pois há pequenos custos não tão evidentes (certificado digital, contabilidade, tarifas aleatórias da prefeitura, etc). A minha experiência como PJ foi excelente, muito devido ao que o Lucas comentou: chega um ponto que o valor de imposto pra você e que a empresa vai pagar que fica péssimo pra ambos. Mas... Cada um é diferente e ocorrem eventos que não podemos controlar. Agora voltei a ser CLT depois de 5 anos PJ (aquisição da empresa). Mantive quase o mesmo salário líquido, mas vai um bom dinheiro pro buraco além da negociação ter sido tensa rsrsrsrs. Como observação final: se você não sabe se vale a pena migrar de CLT pra PJ fica no CLT. Se já tem experiência (técnica, do mercado, etc) o suficiente vai saber decidir.
Gostei do seu posicionamento Marcos. Cada caso é diferente por isso é necessário analisar qual a melhor forma de trabalhar como CLT, PF ou PJ. Inclusive, estou a disposição para fazer esse tipo de simulação gratuita. Quem tiver interesse é só responder aqui.
Acha que vale a pena alguém que nunca trabalhou na área começar como PJ ou é burrada? Porque o que me atrai mais em PJ é flexibilidade de horários, não apenas o salário
@@rafaelalessandrodefaria5835 hoje em dia, com o trabalho remoto, a flexibilidade de horários existe tanto pra CLT quanto PJ. Vai depender muito mais de quem te contratar.
Lucas, cara, só tenho a te agradecer pelos teus vídeos. Vc me ensinou como fazer um currículo e eu pude ajeitar o meu para ser mais atraente; falou sobre o LinkedIn que foi onde arranjei uma vaga para uma empresa que tem sede em Londres; falou como me portar na entrevista de emprego e agora está falando como devo cobrar sendo um contrato PJ. Esse canal só tem acrescentado à minha vida. Você merece o sucesso que tem e muito mais!
Trabalhei durante 21 anos como CLT, depois que mudei de área para desenvolvimento, fui para PJ, nunca mais quero voltar a ser CLT....os 21 anos de CLT, foi muito dinheiro para o Governo, e benefícios para mim quase nada...
@@kenocosta18 ja acho que no CLT vc tem uma maior estabilidade no emprego.. Isso pra quem tem familia pesa mais. PJ muitas vezes seu empregador te suga e pode te chutar a qualquer hora mesmo vc nao sendo um mau profissional, pois ele nao terá tantos gastos com rescisão. Pra quem tem família, ter direito a um mês de férias, receber por isso, receber décimo terceiro ter um bom dinheiro a receber quando porventura for demitido, são benefícios realmente consideraveis e mais em conta..
@@kkamarada4 ah sim.. estou falando se forem salarios iguais... pq ja vi muita gente falando, inclusive alguns "experts" que é melhor ganhar 10k PJ do que 10k CLT.. e por muito tempo pensei q dessa forma era melhor tb.. só depois de alguns amigos mais experientes me falarem o contrário e me explicarem o pq, mostrando os beneficios do CLT, q mudei de idéia... mas caso o salário seja quase o dobro, aí sim acredito que PJ valha mais a pena..
Pessoal, pra quem hoje é CLT e quer saber se vale a pena virar PJ existem diversas planilhas na internet que ajudam a fazer esse cálculo de conversão para você. Recomendo demais a do canal do "Dinheiro Com Você", video -> "PJ ou CLT?". A planilha dele pra mim é a melhor e me ajudou muito a tomar a decisão de virar PJ.
@@another_361 Pelo que os gringos falam, lá é ainda pior... galera paga milhares de dólares em diploma universitário pra não conseguir nem pegar estágio na área. Isso do jr com requisitos de pleno é padrão, basta o recrutador ser ruim no que faz
Uma vez recebi uma proposta para trabalhar como Júnior PJ fiz os cálculos e dei um valor que considerei razoável... não me chamaram, e ainda bem. Hoje trabalhando como Jr. em regime CLT numa empresa grande, recebo exatamente o valor que pedi no total Bruto do PJ e ainda tenho os benefícios de plano de saúde, seguros e etc que eu não conseguiria bancar... Acredito que para Júnior, que receba um salário justo, não compensa financeiramente trabalhar como PJ. Porque a curva de conhecimento de um Júnior para o outro não muda muito então a tendência da empresa sempre será escolher o Júnior que pedir menos… e infelizmente no começo de carreira temos uma tendência de aceitar um salário abaixo do que realmente valemos por causa da ansiedade de ser contratado logo.
Ai vc pega um Covid. Fica 1 mes parado. Com PJ não recebe, não tem plano de saude. O que podemos disser como a pessoa, vai ficar?? Como uma conta alta do Hospital ou vai parar em uma emergencia publica brasileira !!
@@alanalmeida6823 Cara o ideal para a gente que está começando seria tirar esses 2k ou 3k na CLT mas se você tem essa opção na mão antes de aceitar faz os cálculos dos custos de ser PJ e vê se compensa para você. Ter experiência nesse primeiro momento é algo ótimo. E outra o Jr. é alguém que precisa ser ajudado então se estão contratando júnior provavelmente tem gente mais experiente lá para te dar suporte. No meu caso quando me candidatei para PJ vi vantagem embora fosse muito pouca mas se puder encontre um CLT mas no final a decisão precisa ser sua.
Medo de virar PJ e tomar calote! parabéns pelo vídeo, não tem titulo enganoso, simples, direto e verdadeiro, sem musiquinha de fundo, na moral esse canal é perfeito PARA CARAMBA!!!
Galera eu recebi uma proposta de 2k PJ para trabalhar 30 horas semanais e assim é uma vaga sem muita exigência eu basicamente to sendo pago pra aprender front-end. A maioria dos estágios registrados que eu vi pra esses tipos de vaga estavam pagando 800 reais, acho que é uma boa oportunidade pra eu aprender e pegar exp na área.
tô em uma situação idêntica agora, sendo que sairia de um estágio em uma multinacional pra esse pj em empresa pequena, me fala se deu certo mano, pfv. valeu a pena? quanto de grana vc "perdeu" ao mês com os 2k de salário? abraço!
Vamos lá. O problema de dev que é contratado como PJ é quando ele não entende que ele não é funcionário daquela empresa. O fato é que PJ não é PF, logo, é proibido, em tese, cobrar deste modelo carga horária. Do outro lado, você pode fazer o cálculo que for, como PJ você vai ter que emitir nota sempre que prestar serviço e toda nota recolhe tributos do Simples Nacional (que varia de acordo com a tabela), um bom contador deve levar isso para 6%. Depois disso, você deve retirar mensalmente o pró-labore e recolher 11% de INSS (obrigatoriamente), no fim você decide quanto retirar no pró-labore, mas se retirar deve ser no mínimo um salário mínimo. No final do ano claro, IRPF se você retirar mais de R$ 28.000 (aproximado, 2021) no ano e aí varia. O fato é que ser PJ é bom, mas o programador precisa ter uma experiência. A maioria erra nos contratos, tenha atenção a isso. O programador não é mais PF, agora é PJ, por tanto não é mais funcionário de ninguém e ele precisa manter a saúde do negócio. Você provavelmente vai ganhar muito mais e trabalhar para mais empresas, mas eu recomendo muito que tenha experiência em vendas e negociações, do contrário, você pode sofrer o risco de ficar sem renda a qualquer momento. Se uma empresa quer que você seja PJ, pode ter certeza que em todos os casos ela quer reduzir custos, okay? Então, só relembrando, tudo bem ela te contratar, mas você NÃO É FUNCIONÁRIO DELA.
Já me ofereceram PJ como Júnior trabalhando 8h por dia na empresa recebendo R$1000. Já me ofereceram também trabalhar sem remuneração pra "experiência." Bando de filho da p*ta.
Eu entendo os pontos contra a PJ, a matemática não mente, existe uma perda real em benefícios, mas no mundo real tu oferecer 4k hoje para quem ganhava 2k ontem, é irrecusável! Quando se ganha 7k, talvez essa diferença seja nada, mas o jr quer o dinheiro no bolso ... De resto, vai de cada um buscar uma disciplina financeira para o futuro, para aposentadoria, etc ...
o tópico veio na hora certa. Sou iniciante na área e procuro obviamente oportunidades como júnior, mas só recebo proposta como PJ júnior pelo linkedin e sempre achei estranho
ambos são boas, mas PJ como junior é correr muito risco para quem ta iniciando, mas se tu curte peitar desafios e aceita uma pressão, vai fundo que isso só vai te ajudar a crescer
Prefrontal pj, apesar de ser mais chato todo o processo legal etc... eu sinto a CLT como o estado dizendo que o trabalhador nao sabe cuidar das propruas financias(fgts, inss), apesar de gostar dos beneficios.... elas oneram muito o empregador q acaba gastando mais... sendo que o funcionario recebe o mesmo
A verdade é que programador JR não é bom iniciar como PJ, motivos = pela pouca experiência na área, você pode ter problemas com entregas de projetos, pode se deparar com coisas complexas de mais que ainda não viu bem... não saberá muito bem sobre cláusulas, a pressão por prazos de entrega enfim.... Seria ideal ser PJ somente depois de um bom tempo de pleno ou já Sênior.... JR "esquece" fica no CLT por um bom tempo pega uma boa bagagem técnica faça cursos, desenvolva projetos adquira uma boa experiência primeiro... quando já for um pleno de longa data aí sim.
Eu sempre fui CLT e já tem 6 meses que estou trabalhando como PJ não me arrependo pois é um belo leque que se abriu de trabalhos como Dev. Hoje posso aceitar trampos como PJ ou CLT então aumenta muito suas possibilidades, mas assim confesso que gosto mais de atuar como PJ no meu ver ganha-se bem mais no liquido.
Não dá pra esquecer os outros benefícios como plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, auxílio creche, licença maternidade/paternidade, muitas vezes as empresas ainda oferecem um bônus para previdência privada, enfim, tem muito mais variáveis além do VT e do VR
Não necessariamente uma vaga clt vai ter esses benefícios e não necessariamente uma vaga pj NAO vai ter. É mais comum não ter, mas existem algumas que tem
Esses benefícios realmente são excelentes mas são poucas empresas que oferecem. A maioria dos juniors trabalham para empresas que só dão VR + VT mesmo (ou nem isso).
Isso não é só na TI, minha esposa é arquiteta e 90% das vagas que entram em contato com ela são pra PJ e ainda colocam um salário baixo prometendo comissão...
Recebi oferta de 2k PJ para trabalhar basicamente sozinho no back-end de uma aplicação para o mercado financeiro rs Ainda ouvi que a remuneração era baixa por conta do alto investimento sem retorno até o momento, e conforme o lucro fosse aparecendo aconteceriam aumentos. Piada completa
@@alanalmeida6823 Depende se você sente que ele quer te ajudar e se os termos do contratos você está de acordo. O que diria é pra tomar cuidado. Em todas as situações seja PJ ou CLT pois está surgindo muita gente sacana por ai. Tenta ver se aonde você mora é possível ter o máximo de "não perdas" com impostos. Pois CLT e PJ podem pagar muitos impostos. CLT mais que PJ.
@@alanalmeida6823 Cara, é muito estranho 'trabalhar 1 mês como pj e depois ser efetivado como CLT'. Existe o período de experiência que é justamente pra evitar que o contratante tenha muita burocracia e custos com uma contratação que pode não dar certo. Não vejo sentido em contratar como PJ por 1 mês ao invés de contratar com contrato de experiência.
Se não tem disciplina vai pra CLT e nunca, nunca aceite trabalhar PJ/MEI se você for desenvolvedor(até pq não tem cnae) e a multa não é nada agradável.
No meu caso eu não achava vaga pra desenvolvedor jr quase nunca e quando achava era pedindo rios de experiência e conhecimento em várias tecnologias. Até que apareceu o emprego em que estou hoje. Os valores são muito abaixo do mercado e PJ. Mas venho tentando ganhar XP pra sair daqui. Fora que é o famoso trabalha como CLT mas vc é PJ. Uso uniforme, crachá, tenho horário pra chegar e sair, sou subordinado diretamente e 100% presencial, mas fazer o que. Seguimos na luta.
@@shinGGakuma Valeu pela dica! É por aí que estou tentando mesmo. As vezes fico meio inseguro se já consigo fazer o que as vagas exigem, mas uma hora dá certo heheheh
Eu virei PJ quando sai de Jr para Pleno, foi uma oferta da empresa, ia ganhar 3k a mais do que ganhava na época. Porém eu nunca calculei a fundo se realmente ia valer a pena, eu apenas aceitei a oferta deles, pq era uma grana alta, perto do que eu ganhava. Hoje em dia analisando essa decisão, eu vejo que foi meio arriscado, porém deu tudo certo. Agora jr como PJ não sei se compensa, pq máximo que jr pode ganhar eh de 3k a 4k. Enfim, essa decisão de PJ ou CLT vai de cada pessoa, CLT vai ter mais garantias e benefícios, já o PJ vc tem mais grana na mão e liberdade para fazer a quantidade de horas que quer, só toma cuidado na hora de fazer o contrato com a empresa kkk
@@felp1512 Na real sai do bolso das duas parte tanto da empresa quanto do colaborador. Se não me engano o vale transporte desconta 6% do salário e a empresa entra com o restante.
junior não ganha de 3 a 4k no máximo não amigo, trabalho como junior e hoje estou numa faixa diferente dessa, sem incluir benefícios, somente salário bruto.
Em um estágio da faculdade descobri os encargos da CLT. Desde lá, tive em mente o PJ. E felizmente, só trabalhei PJ até agora. Dificilmente aceitaria um job CLT. Ainda mais focando em trabalhar na gringa. Pra quem tá em dúvida, faça as contas pelo lado da empresa. CLT é um atraso que só deixa mais dinheiro na mão do governo
Agora outro colega meu foi trabalhar para o exterior remotamente ganhando em dólar, $2mil ao mês o que deve dar por volta dos R$10mil, descontando tudo deve dar uns R$5mil líquidos ao mês como JÚNIOR.
ja cai nesse golpe ai, e pior de tudo nem tinha contrato resumindo de um dia para outro fui desligado.... e era jogado pra escanteio e adivinha era jr pj que pagava por hr
Desculpa, mas se a empresa te "demitiu" é pq vc nao era o suficiente para a empresa. A nao ser em casos de calote, onde a culpa é da empresa que nao paga o que deve, se a empresa diz que nao quer mais seus serviços, muito provavelmente é porque voce nao era tudo o que prometeu ou o que acharam, nao é q eles 'te sacanearam'. O inverso tambem é valido, você pode entrar de pj em uma empresa e, eventualmente, decidir se desligar porque o projeto nao te agradou, ou porque achou um lugar que pagasse mais pelo seu tempo e interesse.
@@MikeRoss19923 tá manjando mesmo da realidade do cara pra mandar essa aí, hein. Até parece que empresa não manda ninguém embora pelos motivos mais arbitrários.
@@PauloHenriquech no início é bem estranho, pq eu sai do clt presencial e fui pra pj home office, mas sinceramente é muito bom, vc ganha mais liberdade e autonomia. Eu precisei me adaptar e comecei a guardar um dinheiro de emergência, pq pj perde vários direitos que um clt tem, um deles é o FGTS e férias. Mas vai de empresa para empresa, tem empresa que contrata pj e mesmo assim da férias. Enfim, no geral prefiro pj e estou muito feliz.
@@raphaelpontes Ah legal.. Atualmente ganho como Dev JR 3.200 Home Office Passei em um processo seletivo para ganhar 7.000 como JR PJ Home Office... Estou um pouco com receio pois realmente nunca tive experiencia como PJ, já tenho mais de 6 anos na empresa em que trabalho e 2 anos e meio como DEV.. O medo de arriscar está grande kk
@@PauloHenriquech o medo é plausível, eu particularmente não tomei a decisão sozinho, antes de decidir conversei com minha família e pessoas próximas. Mas no final a decisão é sua.
Eu já fui o Jhonny boy, mas atualmente eu penso que, o melhor é o que se encaixar melhor pra pessoa, mas é muito importante a pessoa saber bem o que ta fazendo e não ir por clichês. Grande vídeo
Faltou outros valores ainda a se levar em conta que o CLT tem e deve ser considerado no PJ como plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, e afins. Isso o CLT basicamente já tem digamos com seu pacote e o PJ não e deve se levar em conta esses valores tbm ou se vai descartar.
@@V1torRodrigues é simples... Ou pagam, ou ficam sem. Se alguém aceita está dando mole, fomentando para que os salários abaixem. Já vi umas mega absurdas também, a título de exemplo: Vaga para dar aula de programação num curso Carga horária de 44 horas semanais Nas exigências tinha uma dúzia de linguagens... E o salário 1044 reais kkk Piada... Vão procurar professor até o fim do mundo ou contratar alguém que esteja mentindo.
@@rafaelhdeusp O problema é esse, sempre tem alguém pra aceitar. Em uma dessas o entrevistador mandou essa: "Esse salario que te ofertei teve gente que até chorou de felicidade quando ouviu".
@@leonardomessias3016 Um dos motivos é que atividades intelectuais e profissões que precisam de formação e regularização de algum órgão de classe não se enquadram nessa natureza jurídica. o governo criou uma lista com as profissões permitidas e programadores e designers não estão incluídas nessa lista.
O complicado é quando a empresa já chega com salário pj estabelecido e não tem negociação e você tá precisando muito daquela oportunidade, como eu estou agora em um processo de entrevista que a empresa chegou em mim e já tinha o salário de 2500 como pj e não é negociável, o que pra mim é absurdo 2500 pj pra uma vaga como fullstack com todos os encargos que eu terei como pj de imposto e fora ter que pagar um contador mensalmente, aí eu tô em uma sinuca entre precisar muito dessa oportunidade mesmo com salário péssimo desse ou recusar e passar mais sei lá quantos messes tentando achar uma vaga de Júnior que me contrate.
mano, estou na EXATA mesma situação. Foram meeses até eu conseguir descolar minha primeira ENTREVISTA, sequer! Ou eu aceito, ou eu passo sei lá mais quantos meses até eu conseguir uma oportunidade...
Um lance importante a se considerar é o caso de pessoas que optam pelo PJ, mesmo quando contratado com Jr, por questões de serem funcionários públicos! Pra quem quer uma renda secundária sendo servidor público, CLT não rola.
Uma dica para quem está começando é adotar o regime de MEI (Microempreendedor individual) que até o momento possui os CNAE's que o Lucas falou. Sou MEI e opero como PJ atendendo um cliente fixo e outros esporádicos na área de indústria (integração de sistemas de automação). Como meu faturamento mensal ainda fica dentro do valor limite (R$ 81K dividido por 12), consigo garantir uma liquidez melhor que a descrita no vídeo, já que como MEI você paga apenas a contribuição mensal prevista. Lembrar sempre: "Cada escolha = uma renúncia." ou "Não existe café de graça.". Tento sempre manter claro o motivo precioso que me fez querer ser PJ, que até hoje nenhuma oportunidade CLT conseguiu vencer. Sucesso pra nós!
@@elluncontabilidade7729 Você tem razão. Eu emiti uma nota dia 16/06/21 e ainda era possível, constava o CNAE para "Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda". Agora fui consultar e já não existe mais.
opa! como falei, se o salário for “absurdo” vale a pena. Na minha opinião, 9k para Júnior no Brasil é um absurdo. Se for para trabalhar para uma empresa do exterior também acho uma boa.
Falem da curva de aprendizado de Javascript/react, Kotlin, react native baseado na sua experiencia ou na experiencia de conhecidos seus. Se foi hard ou "suave", o tempo/rotina
1 ano e meio estudando javascript, fullstack, react, React Native e node... +/- 3 horas de estudo por dia, tirando algumas exceções. Sinceramente ainda tem muita coisa pra aprender viu kkk. JavaScript, a linguagem tem uma SINTAXE muito simples de entender e muito fácil(mas é só isso), principalmente pra mim que venho do java e c#, porém, os frameworks trazem muitos conceitos complexos e abstraem muito dificultando ainda mais o entendimento de como funciona por baixo dos panos. A única certeza é que não tem caminho fácil.
Video fantastico cheio de dicas! obg. Agregando valor assim como o que vc fala entre esolher abrir uma empresa ou ser um freelancer de sucesso. Me ajudou a tomar decisões na minha carreira. vlw tmj
Lembrando que nada vale pra empresa contratar PJ e permitir que o contratado continue trabalhando com os requisitos da CLT. O risco de criar grandes passivos trabalhistas é alto e muitas vezes seria melhor ter contratado conforme determina a legislação. Depender da boa-fé de outros é complicado aqui no BR.
Essa fomentação de Contratações PJ no Brasil é em várias outras áreas, não só na tecnologia. Acho que o cenário empregatício vai mudar de agora pra frente.
@@another_361 não, os políticos vão inventar vários novos "benefícios", o que diminuirão os salários. Como um benefício vai diminuir o salário? Se a empresa pode te pagar 5 mil, e tem que te dar 500 em benefícios, ela vai te contratar por 4500, ou até menos, pois amanhã podem surgir novos "benefícios". Por isso que os salários aqui são tão ruins, todo dia algum "iluminado" político tenta passar um "benefício" novo. E sobre o contrato PJ, você tem que calcular bem as vantagens e desvantagens. No fim, o brasileiro médio vai aceitar qualquer coisa, pois está difícil para todo mundo.
Vou colar grau este mês, ADS, estudo Front-End, por fora, a 1 ano ou mais, mas oq me sustentou, e sustenta, até Aki é meu trabalho atual, sou piscineiro independente e ganho o mesmo q um Dev pleno, não posso parar, e esse vídeo me motivou ainda mais a montar um PJ, porém estou com medo, já q não possuo experiência, gostaria de um contrato de 4-6h livre, pra iniciar a carreira, aceito até começar como estagiário sem salário kkkkk... Mas o medo tá grande kkkk
Só digo uma coisa, previdência privada é melhor que INSS. Se você conseguir converter seu salário CLT em PJ(+ um valor generoso para a previdência privada) vale a pena!
Esquece todos esses cálculos ai, que nu mundo real, pra quem precisa de emprego, não existem. Resumindo: CLT = salário ruim, "benefícios" não pagam minha conta de luz PJ = salário bom, com o valor a mais, eu mesmo pago meu plano de saúde, etc
Pessoas mais experientes... Situação, hipotética. Estágio 3 meses e contratação como Dev júnior, porém Júnior apenas na carteira porque o salário ficaria em torno dos 1000 reais. O que vocês acham disso?
Interessante isso é algo que eu venho pesando em fazer para entrar no mercado. Aceitaria para poder ganhar o "máximo" de experiência como dev Jr durante 6 meses, a partir daí eu começaria a aplicar para dev jr em empresas com ofertas salariais maiores.
Mano. Se não for atrapalhar a faculdade eu aceitaria porque ter a carteira carimbada como Dev Júnior já é um passo a mais para os recrutadores te notarem... e claro continuaria procurando outras oportunidades que pagassem mais, uma hora você acha e quando achar saia sem remorso e de forma responsável cumprindo o aviso prévio direitinho se a empresa não dispensar.
Talvez você precisa decidir o que é importante nesse momento, dinheiro ou experiência, se for dinheiro começa a fazer entrevista e aceita o que pagar mais, se for experiência fica mais tempo até ficar mais fera e vai fazendo umas entrevistas e troca pra algo mais certo e que vai ajudar seu currículo a ficar melhor ecom um salário melhor
Nao tenho muita experiencia mas oq eu posso te dizer: a menos que vc esteja desesperado por dinheiro e tenha q morar sozinho nao pense em dinheiro agora. A empresa é boa? Tem um tamanho bom? (Media pra grande, startup n é bom pra iniciante). Tem alguem pra te orientar e eles te dao espaço pra estudar e se desenvolver ao inves de so cobrar resultado? Entao foca em evoluir ai. N vale a pena so pensar em dinheiro e pegar atalhos logo no começo pq nessa hora é mt importante q vc tenha orientação e um bom ambiente pra se desenvolver. Sua carreira no longo prazo é mais importante que o seu salário atual
Rapaz ... Com 3,5 meses saí da área de petróleo (Geofísica) e fui estudar desenvolvimento Web. Hoje trabalho numa boa empresa em Natal - RN. Na minha situação (duas filhas, aluguel e contas a pagar), não daria para adquirir experiência em estágio, até porque nem tenho graduação na área. Se o seu caso for mais confortável (está terminando a graduação e o dinheiro ainda não é urgente), um estágio de 3-6 meses ajudará muito futuramente. Mas falando de experiência. No meu caso, optei por trabalhar numa empresa com selo GPTW e contratação CLT, mesmo eu tendo a possibilidade de ganhar mais como PJ em outras empresas a qual fui aprovado nas seleções, justamente pela falta de experiência na área.
Essa questão de contratar o júnior como PJ, vai além do fato de 'economia', porque no Brasil você não pode demitir alguém e depois recontratar como PJ. Então se você contratar alguém CLT, CLT será até ele ser demitido. Então, se a empresa quer oferecer um plano de carreira para o Junior (para quando for pleno e senior pagar por pj), ele vai ter que começar como PJ, não tem muito para onde fugir.
O cálculo apresentado em 9:45 não está completamente certo. Primeiro por que o INSS descontado na CLT, forma uma base para aposentadoria (mesmo com a situação incerta do futuro do Brasil), se você precisar antes, como um afastamento por acidente maior que 15 dias, já vê que não ter, faz falta. Então, se você não vai ter esse "beneficio", não há porque desconta-lo do salário pretendido. Segundo que no PJ, além do imposto da empresa, você tem outros gastos, como contador, taxas da empresa, INSS do pro-labore. Compensa o PJ, se a pessoa for disciplinada para guardar uma parte do que recebe todo mês.
Por mais que PJ o valor liquido seja maior, cuidado: o dinheiro que vc recebe é da empresa e não da pessoa física. Mesmo em MEI. MEI não precisa de contador e isso que disse pode ser um tanto confuso na hora das declarações (IRPF e DASN SIMEI). Para quem já não pode ser MEI por conta do valor então o contador vai ajudar nisso né kkkk
Por mais de uma vez tentaram fazer eu assinar o contrato de PJ, sem poder alterar ele. Isso é um absurdo PJ sendo tratado como CLT. E o pior era o valor da multa de um deles, pasme q era duas multas de 100mil, sendo q mesmo depois de 1 ano de trabalho eu n ia receber nem 1/3 disso 😑
"O que garante o teu futuro é o quanto você entregar de valor, é um balanço entre dar o seu melhor, mas sem achar que deve alguma coisa para a empresa, é crescer com cada experiencia!" Putz, tenho que fazer um quadro disso!!
Para ser PJ, não pode ser MEI, tem que ser Eireli ou Ltda. Porque é uma atividade intelectual. Para ser Eireli e Ltda, tem que ter um capital social ? Ou existe algum outro processo para ser PJ como desenvolvedor?
Boa tarde ! Tenho 33 anos, sou formado em logística, já fui analista, coordenador, supervisor, enfim, tenho uma bagagem, mas devido à crise da pandemia, desempregado e sem nada pra fazer, comecei a estudar programação e acabei gostando e me matriculei em Análise e desenvolvimento de sistemas, estou no 2 semestre e comecei com a linguagem C mas hj estou focado na linguagem Python , será que pela minha idade, eu consigo estágio nesse mercado? Eu nunca trabalhei com isso até o momento, mas sigo estudando.
Rapaz... Tenho um colega de trabalho que iniciou como Dev comigo numa empresa em Maio. Ele é mais velho que você, inclusive. Ele é Engenheiro Civil. Aliás, tenho 27 anos e fiquei 3,5 meses desempregado (eu era da área de Petróleo) e fiquei melhorando minhas habilidades de programação. Foquei desenvolvimento web com Django (gosto mais de back-end). Enfim. Acho que há mercado para todas as idades. A dica é ter um bom currículo/portifólio. Se tiveres isso, a idade nem importa.
mas até R$6850 vc n paga imposto de nada, apenas a DAS que é um valor por volta de R$60 então até mais ou menos R$6800 compensaria ser PJ para um junior (Minha visão)
Lucas, me dá uma dica, eu tô começando a aprender HTML e CSS recentemente, quais proximas linguagens é recomendável aprender pra conseguir trabalho no mercado de programador?
Trocar de empresa em períodos de tempo menores que 1 ano, em CLT, pode ser negativo para outras empresas ou é um indício de aquecimento do mercado? Abraço!
O que importa e' sair bem com a empresa atual, pq de resto e' vc que sabe o que e' melhor pra sua vida. Se voce sair pra um cargo maior/empresa maior, eles vao dar uma ligadinha. O que mais pega mal e' sair metendo processinho por ai. Infelizmente mesmo trabalhando em um local horrível, isso pega muito mal.
Primeira coisa pra ser PJ é disciplina. Independente do valor, vc precisa fazer sua reserva tanto pessoa física quanto jurídica pois há pequenos custos não tão evidentes (certificado digital, contabilidade, tarifas aleatórias da prefeitura, etc).
A minha experiência como PJ foi excelente, muito devido ao que o Lucas comentou: chega um ponto que o valor de imposto pra você e que a empresa vai pagar que fica péssimo pra ambos.
Mas... Cada um é diferente e ocorrem eventos que não podemos controlar. Agora voltei a ser CLT depois de 5 anos PJ (aquisição da empresa). Mantive quase o mesmo salário líquido, mas vai um bom dinheiro pro buraco além da negociação ter sido tensa rsrsrsrs.
Como observação final: se você não sabe se vale a pena migrar de CLT pra PJ fica no CLT. Se já tem experiência (técnica, do mercado, etc) o suficiente vai saber decidir.
esse de longe melhor comentário
Gostei do seu posicionamento Marcos. Cada caso é diferente por isso é necessário analisar qual a melhor forma de trabalhar como CLT, PF ou PJ. Inclusive, estou a disposição para fazer esse tipo de simulação gratuita. Quem tiver interesse é só responder aqui.
Acha que vale a pena alguém que nunca trabalhou na área começar como PJ ou é burrada? Porque o que me atrai mais em PJ é flexibilidade de horários, não apenas o salário
@@rafaelalessandrodefaria5835 hoje em dia, com o trabalho remoto, a flexibilidade de horários existe tanto pra CLT quanto PJ. Vai depender muito mais de quem te contratar.
@@detinhorp Bom saber, vou focar nesses trabalhos, pois dou aula de manhã e não queria parar por enquanto
Lucas, cara, só tenho a te agradecer pelos teus vídeos. Vc me ensinou como fazer um currículo e eu pude ajeitar o meu para ser mais atraente; falou sobre o LinkedIn que foi onde arranjei uma vaga para uma empresa que tem sede em Londres; falou como me portar na entrevista de emprego e agora está falando como devo cobrar sendo um contrato PJ. Esse canal só tem acrescentado à minha vida. Você merece o sucesso que tem e muito mais!
Vc fez faculdade?
Trabalhei durante 21 anos como CLT, depois que mudei de área para desenvolvimento, fui para PJ, nunca mais quero voltar a ser CLT....os 21 anos de CLT, foi muito dinheiro para o Governo, e benefícios para mim quase nada...
Exato. PJ é a melhor decisão, mas muitas pessoas não querem perder os seus "direitos" 🤣
Cara, CLT é furada. Você passa anos contribuindo e quando você pede demissão você não recebe tudo que pagou.
Kkkk
@@kenocosta18 ja acho que no CLT vc tem uma maior estabilidade no emprego.. Isso pra quem tem familia pesa mais. PJ muitas vezes seu empregador te suga e pode te chutar a qualquer hora mesmo vc nao sendo um mau profissional, pois ele nao terá tantos gastos com rescisão. Pra quem tem família, ter direito a um mês de férias, receber por isso, receber décimo terceiro ter um bom dinheiro a receber quando porventura for demitido, são benefícios realmente consideraveis e mais em conta..
@@robertorres2 Isso você ta considerando salário PJ e CLT de 1:1. Nínguém sacrifica 80% de salário a mais por estabilidade, eu acho.
@@kkamarada4 ah sim.. estou falando se forem salarios iguais... pq ja vi muita gente falando, inclusive alguns "experts" que é melhor ganhar 10k PJ do que 10k CLT.. e por muito tempo pensei q dessa forma era melhor tb.. só depois de alguns amigos mais experientes me falarem o contrário e me explicarem o pq, mostrando os beneficios do CLT, q mudei de idéia... mas caso o salário seja quase o dobro, aí sim acredito que PJ valha mais a pena..
Pessoal, pra quem hoje é CLT e quer saber se vale a pena virar PJ existem diversas planilhas na internet que ajudam a fazer esse cálculo de conversão para você. Recomendo demais a do canal do "Dinheiro Com Você", video -> "PJ ou CLT?". A planilha dele pra mim é a melhor e me ajudou muito a tomar a decisão de virar PJ.
Meu problema nem é o CLT pro PJ. É que estão pedindo Junior com conhecimento de Pleno.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Básico vindo do Brasil
@@another_361
Pelo que os gringos falam, lá é ainda pior... galera paga milhares de dólares em diploma universitário pra não conseguir nem pegar estágio na área. Isso do jr com requisitos de pleno é padrão, basta o recrutador ser ruim no que faz
@@calamorta pqp, então aonde que consegue trabalho sendo Júnior?
@@another_361 aplicando pra vaga de estágio
Uma vez recebi uma proposta para trabalhar como Júnior PJ fiz os cálculos e dei um valor que considerei razoável... não me chamaram, e ainda bem. Hoje trabalhando como Jr. em regime CLT numa empresa grande, recebo exatamente o valor que pedi no total Bruto do PJ e ainda tenho os benefícios de plano de saúde, seguros e etc que eu não conseguiria bancar... Acredito que para Júnior, que receba um salário justo, não compensa financeiramente trabalhar como PJ. Porque a curva de conhecimento de um Júnior para o outro não muda muito então a tendência da empresa sempre será escolher o Júnior que pedir menos… e infelizmente no começo de carreira temos uma tendência de aceitar um salário abaixo do que realmente valemos por causa da ansiedade de ser contratado logo.
Ai vc pega um Covid. Fica 1 mes parado. Com PJ não recebe, não tem plano de saude. O que podemos disser como a pessoa, vai ficar?? Como uma conta alta do Hospital ou vai parar em uma emergencia publica brasileira !!
@@alanalmeida6823 Cara o ideal para a gente que está começando seria tirar esses 2k ou 3k na CLT mas se você tem essa opção na mão antes de aceitar faz os cálculos dos custos de ser PJ e vê se compensa para você. Ter experiência nesse primeiro momento é algo ótimo. E outra o Jr. é alguém que precisa ser ajudado então se estão contratando júnior provavelmente tem gente mais experiente lá para te dar suporte. No meu caso quando me candidatei para PJ vi vantagem embora fosse muito pouca mas se puder encontre um CLT mas no final a decisão precisa ser sua.
Medo de virar PJ e tomar calote!
parabéns pelo vídeo, não tem titulo enganoso, simples, direto e verdadeiro, sem musiquinha de fundo, na moral esse canal é perfeito PARA CARAMBA!!!
Obrigada Sara, pela madrugada virada editando o vídeo pra gente!
Galera eu recebi uma proposta de 2k PJ para trabalhar 30 horas semanais e assim é uma vaga sem muita exigência eu basicamente to sendo pago pra aprender front-end. A maioria dos estágios registrados que eu vi pra esses tipos de vaga estavam pagando 800 reais, acho que é uma boa oportunidade pra eu aprender e pegar exp na área.
É uma boa oportunidade sim, vc tá ganhando para aprender ... use as horas extras para estudar.
mas lembra dos custos de imposto, contador.... teu liquido deve ser uns 1.5k talvez menos.
Então eu preciso só fazer um MEI e pagar 50 e pouco mensal, mais meu ônibus então vou tirar uns 1800 líquido
tô em uma situação idêntica agora, sendo que sairia de um estágio em uma multinacional pra esse pj em empresa pequena, me fala se deu certo mano, pfv. valeu a pena? quanto de grana vc "perdeu" ao mês com os 2k de salário? abraço!
Vamos lá. O problema de dev que é contratado como PJ é quando ele não entende que ele não é funcionário daquela empresa. O fato é que PJ não é PF, logo, é proibido, em tese, cobrar deste modelo carga horária. Do outro lado, você pode fazer o cálculo que for, como PJ você vai ter que emitir nota sempre que prestar serviço e toda nota recolhe tributos do Simples Nacional (que varia de acordo com a tabela), um bom contador deve levar isso para 6%. Depois disso, você deve retirar mensalmente o pró-labore e recolher 11% de INSS (obrigatoriamente), no fim você decide quanto retirar no pró-labore, mas se retirar deve ser no mínimo um salário mínimo. No final do ano claro, IRPF se você retirar mais de R$ 28.000 (aproximado, 2021) no ano e aí varia. O fato é que ser PJ é bom, mas o programador precisa ter uma experiência. A maioria erra nos contratos, tenha atenção a isso. O programador não é mais PF, agora é PJ, por tanto não é mais funcionário de ninguém e ele precisa manter a saúde do negócio. Você provavelmente vai ganhar muito mais e trabalhar para mais empresas, mas eu recomendo muito que tenha experiência em vendas e negociações, do contrário, você pode sofrer o risco de ficar sem renda a qualquer momento. Se uma empresa quer que você seja PJ, pode ter certeza que em todos os casos ela quer reduzir custos, okay? Então, só relembrando, tudo bem ela te contratar, mas você NÃO É FUNCIONÁRIO DELA.
Caraca, o video foi certeiro em todas as dúvidas que eu tinha (e o mais engraçado de tudo é que o meu nome realmente é Jhonny kkkkkkkkkk)
o que tem de desenvolvedor que é enrolado com PJ e recebe bem menos do q deveria não tá escrito, galera emociona demais qd assunto é imposto
Já me ofereceram PJ como Júnior trabalhando 8h por dia na empresa recebendo R$1000.
Já me ofereceram também trabalhar sem remuneração pra "experiência."
Bando de filho da p*ta.
@@HandledToaster2 passa o contato da empresa pra min mandar eles ir tomar no cu kkk
Eu entendo os pontos contra a PJ, a matemática não mente, existe uma perda real em benefícios, mas no mundo real tu oferecer 4k hoje para quem ganhava 2k ontem, é irrecusável! Quando se ganha 7k, talvez essa diferença seja nada, mas o jr quer o dinheiro no bolso ... De resto, vai de cada um buscar uma disciplina financeira para o futuro, para aposentadoria, etc ...
o tópico veio na hora certa. Sou iniciante na área e procuro obviamente oportunidades como júnior, mas só recebo proposta como PJ júnior pelo linkedin e sempre achei estranho
pj > all
ambos são boas, mas PJ como junior é correr muito risco para quem ta iniciando, mas se tu curte peitar desafios e aceita uma pressão, vai fundo que isso só vai te ajudar a crescer
Tambem recebi varias propostas para PJ.
PJ junior é piada kk so os gastos mantendo uma empresa aberta pra um salário baixo de Jr já acho q n vale a pena
Vocẽs estão bem, eu não recebo nenhuma proposta lá kkkk
Muito bom ter abordado o tópico. Para quem trabalha pro exterior (mesmo freelancer) até onde pesquisei vale muito a pena fazer uma PJ.
Sim, vale demais Felipe! E quando se tem uma estratégia tributária consegue reduzir legal a tributação.
Acabei de conseguir minha primeira vaga como Junior e foi como PJ... duas semanas depois, vc lançou este vídeo
Como funciona o pj??
Prefrontal pj, apesar de ser mais chato todo o processo legal etc... eu sinto a CLT como o estado dizendo que o trabalhador nao sabe cuidar das propruas financias(fgts, inss), apesar de gostar dos beneficios.... elas oneram muito o empregador q acaba gastando mais... sendo que o funcionario recebe o mesmo
A verdade é que programador JR não é bom iniciar como PJ, motivos = pela pouca experiência na área, você pode ter problemas com entregas de projetos, pode se deparar com coisas complexas de mais que ainda não viu bem... não saberá muito bem sobre cláusulas, a pressão por prazos de entrega enfim.... Seria ideal ser PJ somente depois de um bom tempo de pleno ou já Sênior.... JR "esquece" fica no CLT por um bom tempo pega uma boa bagagem técnica faça cursos, desenvolva projetos adquira uma boa experiência primeiro... quando já for um pleno de longa data aí sim.
Fez um video na hora certa, ontem msm tava tirando duvidas sobre PJ pra programador, e quase n tem video sobre. Vlw!
Muito obrigado pela explicação tão clara, tirou todas minhas dúvidas . Parabéns
Eu sempre fui CLT e já tem 6 meses que estou trabalhando como PJ não me arrependo pois é um belo leque que se abriu de trabalhos como Dev. Hoje posso aceitar trampos como PJ ou CLT então aumenta muito suas possibilidades, mas assim confesso que gosto mais de atuar como PJ no meu ver ganha-se bem mais no liquido.
Não dá pra esquecer os outros benefícios como plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, auxílio creche, licença maternidade/paternidade, muitas vezes as empresas ainda oferecem um bônus para previdência privada, enfim, tem muito mais variáveis além do VT e do VR
Não necessariamente uma vaga clt vai ter esses benefícios e não necessariamente uma vaga pj NAO vai ter. É mais comum não ter, mas existem algumas que tem
Esses benefícios realmente são excelentes mas são poucas empresas que oferecem. A maioria dos juniors trabalham para empresas que só dão VR + VT mesmo (ou nem isso).
Isso não é só na TI, minha esposa é arquiteta e 90% das vagas que entram em contato com ela são pra PJ e ainda colocam um salário baixo prometendo comissão...
Setor imobiliário anuncia salário de 5k pra quem não tem nem ensino médio, tudo via comissão kkkkkkkkk
Recebi oferta de 2k PJ para trabalhar basicamente sozinho no back-end de uma aplicação para o mercado financeiro rs
Ainda ouvi que a remuneração era baixa por conta do alto investimento sem retorno até o momento, e conforme o lucro fosse aparecendo aconteceriam aumentos. Piada completa
@@alanalmeida6823 Depende se você sente que ele quer te ajudar e se os termos do contratos você está de acordo. O que diria é pra tomar cuidado. Em todas as situações seja PJ ou CLT pois está surgindo muita gente sacana por ai.
Tenta ver se aonde você mora é possível ter o máximo de "não perdas" com impostos. Pois CLT e PJ podem pagar muitos impostos. CLT mais que PJ.
@@alanalmeida6823 mano, 3k CLT eu acho justo, se isso tiver em contrato,, vai fundo.
Senão tenta juntar algumas "provas", tipo emails. Boa sorte!
@@alanalmeida6823 Cara, é muito estranho 'trabalhar 1 mês como pj e depois ser efetivado como CLT'. Existe o período de experiência que é justamente pra evitar que o contratante tenha muita burocracia e custos com uma contratação que pode não dar certo. Não vejo sentido em contratar como PJ por 1 mês ao invés de contratar com contrato de experiência.
Se não tem disciplina vai pra CLT e nunca, nunca aceite trabalhar PJ/MEI se você for desenvolvedor(até pq não tem cnae) e a multa não é nada agradável.
No meu caso eu não achava vaga pra desenvolvedor jr quase nunca e quando achava era pedindo rios de experiência e conhecimento em várias tecnologias. Até que apareceu o emprego em que estou hoje. Os valores são muito abaixo do mercado e PJ. Mas venho tentando ganhar XP pra sair daqui. Fora que é o famoso trabalha como CLT mas vc é PJ. Uso uniforme, crachá, tenho horário pra chegar e sair, sou subordinado diretamente e 100% presencial, mas fazer o que. Seguimos na luta.
Cara aconteceu a mesma coisa comigo, te recomendo da uma olhada no mercado da uma estudada e ir aplicando para vagas que venham te dar mais valor
@@shinGGakuma Valeu pela dica! É por aí que estou tentando mesmo. As vezes fico meio inseguro se já consigo fazer o que as vagas exigem, mas uma hora dá certo heheheh
@@evertonnascimentodeoliveir8228 exatamente a insegurança vem mas tipo temos que tentar mesmo boa sorte :)
Logo logo vc vira esse jogo irmão. Fé em Deus, que ele é justo!!!!!
LinkedIn é vida.....!!!!!!
Eu virei PJ quando sai de Jr para Pleno, foi uma oferta da empresa, ia ganhar 3k a mais do que ganhava na época. Porém eu nunca calculei a fundo se realmente ia valer a pena, eu apenas aceitei a oferta deles, pq era uma grana alta, perto do que eu ganhava. Hoje em dia analisando essa decisão, eu vejo que foi meio arriscado, porém deu tudo certo. Agora jr como PJ não sei se compensa, pq máximo que jr pode ganhar eh de 3k a 4k. Enfim, essa decisão de PJ ou CLT vai de cada pessoa, CLT vai ter mais garantias e benefícios, já o PJ vc tem mais grana na mão e liberdade para fazer a quantidade de horas que quer, só toma cuidado na hora de fazer o contrato com a empresa kkk
Na prática ganhou uns 1000 reais a mais só. Sem vários benefícios da CLT. Não acho PJ bom em nenhuma ocasião. Você abre mão de vários direitos
@@Piratadoidao então vc acredita q esses benefícios saem do bolso da empresa E não seu? E como vc sabe q na prática ele ganhou só isso ?
@@felp1512 ele acredita que os políticos são bonzinhos e que vai se aposentar algum dia.
@@felp1512 Na real sai do bolso das duas parte tanto da empresa quanto do colaborador. Se não me engano o vale transporte desconta 6% do salário e a empresa entra com o restante.
junior não ganha de 3 a 4k no máximo não amigo, trabalho como junior e hoje estou numa faixa diferente dessa, sem incluir benefícios, somente salário bruto.
Em um estágio da faculdade descobri os encargos da CLT. Desde lá, tive em mente o PJ. E felizmente, só trabalhei PJ até agora. Dificilmente aceitaria um job CLT. Ainda mais focando em trabalhar na gringa.
Pra quem tá em dúvida, faça as contas pelo lado da empresa. CLT é um atraso que só deixa mais dinheiro na mão do governo
Agora outro colega meu foi trabalhar para o exterior remotamente ganhando em dólar, $2mil ao mês o que deve dar por volta dos R$10mil, descontando tudo deve dar uns R$5mil líquidos ao mês como JÚNIOR.
Eu não criei meu ME mas quando for PJ, minha meta é para prestar serviço para mais de uma empresa
Ideologicamente, eu defendo a negociação direta entre empregado e empregador sem interferência de terceiros.
ja cai nesse golpe ai, e pior de tudo nem tinha contrato resumindo de um dia para outro fui desligado.... e era jogado pra escanteio e adivinha era jr pj que pagava por hr
Desculpa, mas se a empresa te "demitiu" é pq vc nao era o suficiente para a empresa. A nao ser em casos de calote, onde a culpa é da empresa que nao paga o que deve, se a empresa diz que nao quer mais seus serviços, muito provavelmente é porque voce nao era tudo o que prometeu ou o que acharam, nao é q eles 'te sacanearam'. O inverso tambem é valido, você pode entrar de pj em uma empresa e, eventualmente, decidir se desligar porque o projeto nao te agradou, ou porque achou um lugar que pagasse mais pelo seu tempo e interesse.
@@MikeRoss19923 tá manjando mesmo da realidade do cara pra mandar essa aí, hein. Até parece que empresa não manda ninguém embora pelos motivos mais arbitrários.
@@pedrosergiot
Empresas nunca cometem erros estratégicos nem precisam reduzir custos
@@MikeRoss19923
Mas CLT da pro cara se desligar numa boa também. Isso não é vantagem pro cara PJ, só pra empresa mesmo.
Casou bem na hora que troquei a CLT pelo PJ, valeu.
E aí , como está sendo a experiência de PJ?
@@PauloHenriquech no início é bem estranho, pq eu sai do clt presencial e fui pra pj home office, mas sinceramente é muito bom, vc ganha mais liberdade e autonomia. Eu precisei me adaptar e comecei a guardar um dinheiro de emergência, pq pj perde vários direitos que um clt tem, um deles é o FGTS e férias. Mas vai de empresa para empresa, tem empresa que contrata pj e mesmo assim da férias. Enfim, no geral prefiro pj e estou muito feliz.
@@raphaelpontes Ah legal..
Atualmente ganho como Dev JR 3.200 Home Office
Passei em um processo seletivo para ganhar 7.000 como JR PJ Home Office...
Estou um pouco com receio pois realmente nunca tive experiencia como PJ, já tenho mais de 6 anos na empresa em que trabalho e 2 anos e meio como DEV..
O medo de arriscar está grande kk
@@PauloHenriquech o medo é plausível, eu particularmente não tomei a decisão sozinho, antes de decidir conversei com minha família e pessoas próximas. Mas no final a decisão é sua.
@@PauloHenriquech Eai, foi ganhar mais? ficou? foi bom? kk
Eu já fui o Jhonny boy, mas atualmente eu penso que, o melhor é o que se encaixar melhor pra pessoa, mas é muito importante a pessoa saber bem o que ta fazendo e não ir por clichês. Grande vídeo
Muitas pessoas falam babozeira por ideologia. Sim muitas mesmo, diria 90% delas.
Com um bom contador, os valores são melhores. Sou dev pleno e PJ e vale muito a pena pra mim.
Exatamente, Edeson! A redução de tributos é de quase 50%.
Edson, se puder compartilhar qual o código CNAE vc escolheu?
@@Dionatan também queria saber
.
@@Dionatan Também quero saber
Faltou outros valores ainda a se levar em conta que o CLT tem e deve ser considerado no PJ como plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, e afins. Isso o CLT basicamente já tem digamos com seu pacote e o PJ não e deve se levar em conta esses valores tbm ou se vai descartar.
@@BrunoAlves-bf8jc as empresas geralmente pagam bem mais se optar por pj
@@rafaelhdeusp nem todas, já recebi cada proposta para PJ que desacreditei.
@@V1torRodrigues é simples... Ou pagam, ou ficam sem. Se alguém aceita está dando mole, fomentando para que os salários abaixem.
Já vi umas mega absurdas também, a título de exemplo:
Vaga para dar aula de programação num curso
Carga horária de 44 horas semanais
Nas exigências tinha uma dúzia de linguagens...
E o salário 1044 reais kkk
Piada...
Vão procurar professor até o fim do mundo ou contratar alguém que esteja mentindo.
@@rafaelhdeusp O problema é esse, sempre tem alguém pra aceitar.
Em uma dessas o entrevistador mandou essa: "Esse salario que te ofertei teve gente que até chorou de felicidade quando ouviu".
Mas nem toda CLT tem todos esse benefícios. As vezes é no máximo um VT e um salário meia boca.
Muita gente tá utilizando MEI para salários PJ abaixo de 6mil, pagando apenas uma taxa de 60 reais por mês.
Programandor não pode ser MEI, por enquanto o estado não faz nada, mas é melhor não arriscar.
@@pedrooctavio5817 Só por curiosidade, por que programador não pode ser MEI ?
@@leonardomessias3016 pois programação é um trabalho considerado intelectual.
@@leonardomessias3016 Um dos motivos é que atividades intelectuais e profissões que precisam de formação e regularização de algum órgão de classe não se enquadram nessa natureza jurídica. o governo criou uma lista com as profissões permitidas e programadores e designers não estão incluídas nessa lista.
@@pedrooctavio5817 programador pode ser mei, mas nao em todos os estados, aqui em SP nao dá, mas tenho amigos que sao MEI no RJ.
Muito bom senso esse canal
Seu último comentário foi fantástico. Parabéns
Lucas, bem interessante o ponto que você falou no instante 13:18. Comenta mais sobre esse mindset e como você lidou/ tem lidado com isso.
Vídeo excelente, obrigado!
O complicado é quando a empresa já chega com salário pj estabelecido e não tem negociação e você tá precisando muito daquela oportunidade, como eu estou agora em um processo de entrevista que a empresa chegou em mim e já tinha o salário de 2500 como pj e não é negociável, o que pra mim é absurdo 2500 pj pra uma vaga como fullstack com todos os encargos que eu terei como pj de imposto e fora ter que pagar um contador mensalmente, aí eu tô em uma sinuca entre precisar muito dessa oportunidade mesmo com salário péssimo desse ou recusar e passar mais sei lá quantos messes tentando achar uma vaga de Júnior que me contrate.
cara, estou agora nesta mesma situação que você. nao sei oq escolher.
mano, estou na EXATA mesma situação.
Foram meeses até eu conseguir descolar minha primeira ENTREVISTA, sequer!
Ou eu aceito, ou eu passo sei lá mais quantos meses até eu conseguir uma oportunidade...
Tava atrás dessa thread do Twitter mas agr dps de vários meses é difícil de achar kk seria bom se tivesse colocado o link
Obrigado Sara pela Edição que eu não pude ver pq estava lavando os pratos e Lucas pelo conteúdo ✌️
Outra coisa que eu vi um cara na minha frente falando que PJ não tem direito a auxílio desemprego durante 5 ANOS depois de ter FECHADO a empresa.
Tá estranho isso aí, tenho um amigo que trabalha como PJ e ele disse que quem ganha até 6750 paga só sessenta e poucos reais de imposto.
Um lance importante a se considerar é o caso de pessoas que optam pelo PJ, mesmo quando contratado com Jr, por questões de serem funcionários públicos! Pra quem quer uma renda secundária sendo servidor público, CLT não rola.
Pois é, PJ pela lei não deve ter horário fixo de trabalho não, um colega meu foi trabalhar como PJ e no final das contas acabou voltando para CLT.
Uma dica para quem está começando é adotar o regime de MEI (Microempreendedor individual) que até o momento possui os CNAE's que o Lucas falou.
Sou MEI e opero como PJ atendendo um cliente fixo e outros esporádicos na área de indústria (integração de sistemas de automação). Como meu faturamento mensal ainda fica dentro do valor limite (R$ 81K dividido por 12), consigo garantir uma liquidez melhor que a descrita no vídeo, já que como MEI você paga apenas a contribuição mensal prevista.
Lembrar sempre: "Cada escolha = uma renúncia." ou "Não existe café de graça.". Tento sempre manter claro o motivo precioso que me fez querer ser PJ, que até hoje nenhuma oportunidade CLT conseguiu vencer.
Sucesso pra nós!
Você quis dizer ME néh? Uma vez pesquisei e o MEI não tinham esses CNAEs de consultoria e programação.
@@jonathannto MEI msm. Mas é sempre bom consultar se houve alguma modificação recente com exclusão de CNAE's possíveis.
Oie Cássio, MEI não tem estas atividades. Somente na Microempresa-ME é possível a formalização com os CNAES corretos para Devs.
@@elluncontabilidade7729 Você tem razão. Eu emiti uma nota dia 16/06/21 e ainda era possível, constava o CNAE para "Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda". Agora fui consultar e já não existe mais.
depende já vi vagas pagando 9k pj para junior, sendo que clt o maximo que vi pra jr é 3.5k
opa! como falei, se o salário for “absurdo” vale a pena. Na minha opinião, 9k para Júnior no Brasil é um absurdo. Se for para trabalhar para uma empresa do exterior também acho uma boa.
@@LucasMontano Trabalhando pro exterior é nesse nível - meu caso.
9k para júnior no Brasil? É Unicórnio.
Já vi 7k para júnior, era para tester (java e node)
@@edmilson1178 é raro, mas peguei esse
Falem da curva de aprendizado de Javascript/react, Kotlin, react native baseado na sua experiencia ou na experiencia de conhecidos seus. Se foi hard ou "suave", o tempo/rotina
1 ano e meio estudando javascript, fullstack, react, React Native e node... +/- 3 horas de estudo por dia, tirando algumas exceções. Sinceramente ainda tem muita coisa pra aprender viu kkk. JavaScript, a linguagem tem uma SINTAXE muito simples de entender e muito fácil(mas é só isso), principalmente pra mim que venho do java e c#, porém, os frameworks trazem muitos conceitos complexos e abstraem muito dificultando ainda mais o entendimento de como funciona por baixo dos panos. A única certeza é que não tem caminho fácil.
@@ApresentavelFXL concordo, comecei a ver react semana passada e meu deus que negocio desnecessariamente complicado kkk
estudo faz 1 ano e mesmo focando react é muita coisa, estou tambem olhando flutter
Video fantastico cheio de dicas! obg. Agregando valor assim como o que vc fala entre esolher abrir uma empresa ou ser um freelancer de sucesso. Me ajudou a tomar decisões na minha carreira. vlw tmj
Lembrando que nada vale pra empresa contratar PJ e permitir que o contratado continue trabalhando com os requisitos da CLT. O risco de criar grandes passivos trabalhistas é alto e muitas vezes seria melhor ter contratado conforme determina a legislação. Depender da boa-fé de outros é complicado aqui no BR.
Essa fomentação de Contratações PJ no Brasil é em várias outras áreas, não só na tecnologia. Acho que o cenário empregatício vai mudar de agora pra frente.
Mudar para melhor?
@@another_361 alguma coisa mudou pra melhor nos últimos anos no Brasil?
@@PanicoGamerZ vixi, pior que é verdade
@@another_361 não, os políticos vão inventar vários novos "benefícios", o que diminuirão os salários.
Como um benefício vai diminuir o salário?
Se a empresa pode te pagar 5 mil, e tem que te dar 500 em benefícios, ela vai te contratar por 4500, ou até menos, pois amanhã podem surgir novos "benefícios". Por isso que os salários aqui são tão ruins, todo dia algum "iluminado" político tenta passar um "benefício" novo.
E sobre o contrato PJ, você tem que calcular bem as vantagens e desvantagens.
No fim, o brasileiro médio vai aceitar qualquer coisa, pois está difícil para todo mundo.
@@jjcodexcode2877 típico do Brasil. Um dos principais motivos para eu querer sair daqui
Vou colar grau este mês, ADS, estudo Front-End, por fora, a 1 ano ou mais, mas oq me sustentou, e sustenta, até Aki é meu trabalho atual, sou piscineiro independente e ganho o mesmo q um Dev pleno, não posso parar, e esse vídeo me motivou ainda mais a montar um PJ, porém estou com medo, já q não possuo experiência, gostaria de um contrato de 4-6h livre, pra iniciar a carreira, aceito até começar como estagiário sem salário kkkkk... Mas o medo tá grande kkkk
Nunca trabalhe de graça. Querem te explorar.
Só digo uma coisa, previdência privada é melhor que INSS. Se você conseguir converter seu salário CLT em PJ(+ um valor generoso para a previdência privada) vale a pena!
Vou tentar a sorte 😅… Primeiro emprego como dev, vai ser Júnior e PJ, seja o que Deus quiser…
tamo junto uheauheau fez MEI ou Simples?
@@RuleZKako MEI, quando ultrapassar o valor migro para ME kkk
Qual modalidade? To precisando kkkk
PJ a conta é simples, pega o salário CLT e faz vezes de 1.8 a 2. Fica bom pra todo mundo.
Parabéns por abordar esse assutno.
Esquece todos esses cálculos ai, que nu mundo real, pra quem precisa de emprego, não existem.
Resumindo:
CLT = salário ruim, "benefícios" não pagam minha conta de luz
PJ = salário bom, com o valor a mais, eu mesmo pago meu plano de saúde, etc
@Rafael esses liberteens.. rsrsrs
Pessoas mais experientes... Situação, hipotética.
Estágio 3 meses e contratação como Dev júnior, porém Júnior apenas na carteira porque o salário ficaria em torno dos 1000 reais.
O que vocês acham disso?
Interessante isso é algo que eu venho pesando em fazer para entrar no mercado. Aceitaria para poder ganhar o "máximo" de experiência como dev Jr durante 6 meses, a partir daí eu começaria a aplicar para dev jr em empresas com ofertas salariais maiores.
Mano. Se não for atrapalhar a faculdade eu aceitaria porque ter a carteira carimbada como Dev Júnior já é um passo a mais para os recrutadores te notarem... e claro continuaria procurando outras oportunidades que pagassem mais, uma hora você acha e quando achar saia sem remorso e de forma responsável cumprindo o aviso prévio direitinho se a empresa não dispensar.
Talvez você precisa decidir o que é importante nesse momento, dinheiro ou experiência, se for dinheiro começa a fazer entrevista e aceita o que pagar mais, se for experiência fica mais tempo até ficar mais fera e vai fazendo umas entrevistas e troca pra algo mais certo e que vai ajudar seu currículo a ficar melhor ecom um salário melhor
Nao tenho muita experiencia mas oq eu posso te dizer: a menos que vc esteja desesperado por dinheiro e tenha q morar sozinho nao pense em dinheiro agora. A empresa é boa? Tem um tamanho bom? (Media pra grande, startup n é bom pra iniciante). Tem alguem pra te orientar e eles te dao espaço pra estudar e se desenvolver ao inves de so cobrar resultado? Entao foca em evoluir ai. N vale a pena so pensar em dinheiro e pegar atalhos logo no começo pq nessa hora é mt importante q vc tenha orientação e um bom ambiente pra se desenvolver. Sua carreira no longo prazo é mais importante que o seu salário atual
Rapaz ... Com 3,5 meses saí da área de petróleo (Geofísica) e fui estudar desenvolvimento Web. Hoje trabalho numa boa empresa em Natal - RN. Na minha situação (duas filhas, aluguel e contas a pagar), não daria para adquirir experiência em estágio, até porque nem tenho graduação na área. Se o seu caso for mais confortável (está terminando a graduação e o dinheiro ainda não é urgente), um estágio de 3-6 meses ajudará muito futuramente.
Mas falando de experiência. No meu caso, optei por trabalhar numa empresa com selo GPTW e contratação CLT, mesmo eu tendo a possibilidade de ganhar mais como PJ em outras empresas a qual fui aprovado nas seleções, justamente pela falta de experiência na área.
Lembrando que o MEI ganhando até 7000 reais não paga imposto do Simples Nacional.
Essa questão de contratar o júnior como PJ, vai além do fato de 'economia', porque no Brasil você não pode demitir alguém e depois recontratar como PJ. Então se você contratar alguém CLT, CLT será até ele ser demitido. Então, se a empresa quer oferecer um plano de carreira para o Junior (para quando for pleno e senior pagar por pj), ele vai ter que começar como PJ, não tem muito para onde fugir.
O cálculo apresentado em 9:45 não está completamente certo.
Primeiro por que o INSS descontado na CLT, forma uma base para aposentadoria (mesmo com a situação incerta do futuro do Brasil), se você precisar antes, como um afastamento por acidente maior que 15 dias, já vê que não ter, faz falta. Então, se você não vai ter esse "beneficio", não há porque desconta-lo do salário pretendido.
Segundo que no PJ, além do imposto da empresa, você tem outros gastos, como contador, taxas da empresa, INSS do pro-labore.
Compensa o PJ, se a pessoa for disciplinada para guardar uma parte do que recebe todo mês.
Era exatamente esse video que eu procura, obrigado Lucas e Sara
Como é esse negócio de Dev pj, vc entrega a app junto com código fonte ou vc faz manutenção frequentemente nele ?
Curto demais os vídeos, conteúdo ótimo, edição e áudio ótimos tbm
O que vc acha o App Grasshopper ?
Nunca usei esse
É um app pra ensinar a programar
Muito bom o video. Melhor canal sobre carreira pra devs disparado. Lucas é um poço de lucidez
Por mais que PJ o valor liquido seja maior, cuidado: o dinheiro que vc recebe é da empresa e não da pessoa física. Mesmo em MEI.
MEI não precisa de contador e isso que disse pode ser um tanto confuso na hora das declarações (IRPF e DASN SIMEI).
Para quem já não pode ser MEI por conta do valor então o contador vai ajudar nisso né kkkk
Conteúdo de qualidade como de costume !
Ele soma as vivências a teoria.
Por mais de uma vez tentaram fazer eu assinar o contrato de PJ, sem poder alterar ele. Isso é um absurdo PJ sendo tratado como CLT. E o pior era o valor da multa de um deles, pasme q era duas multas de 100mil, sendo q mesmo depois de 1 ano de trabalho eu n ia receber nem 1/3 disso 😑
falou tudo nesse final Lucas, top demais.
o FGTS rende quase nada e vc mal consegue mexer nele. Mas também só aceitaria contrato PJ para receber no minimo o dobro do q recebo como CLT.
Disney
@@joaoreisjpk o calculo pro salario de um PJ é, basicamente, x1.8 do salario em clt
Muito bom esses vídeos nesse estilo , esclarece muitas dúvidas. Valeu Lucas!!!!
"O que garante o teu futuro é o quanto você entregar de valor,
é um balanço entre dar o seu melhor, mas sem achar que deve alguma coisa para a empresa,
é crescer com cada experiencia!"
Putz, tenho que fazer um quadro disso!!
verdade
Para ser PJ, não pode ser MEI, tem que ser Eireli ou Ltda. Porque é uma atividade intelectual. Para ser Eireli e Ltda, tem que ter um capital social ? Ou existe algum outro processo para ser PJ como desenvolvedor?
Tu pode ser ME Individual, e participar do simples. Consulta um contador ou olha no site da Contabilizei, que eles explicam 👍
Caralho, hoje mesmo estava pensando nisso, e tirando dúvidas com um amigo que e pj.
quero muito trabalhar PJ, mas nao acho
Coloca os links na descrição =D
Boa tarde ! Tenho 33 anos, sou formado em logística, já fui analista, coordenador, supervisor, enfim, tenho uma bagagem, mas devido à crise da pandemia, desempregado e sem nada pra fazer, comecei a estudar programação e acabei gostando e me matriculei em Análise e desenvolvimento de sistemas, estou no 2 semestre e comecei com a linguagem C mas hj estou focado na linguagem Python , será que pela minha idade, eu consigo estágio nesse mercado? Eu nunca trabalhei com isso até o momento, mas sigo estudando.
Consegue sim. Demanda tá alta. Vai aplicando sem olhar muito pra salário. Foca em construir uma carreira consistente.
Rapaz... Tenho um colega de trabalho que iniciou como Dev comigo numa empresa em Maio. Ele é mais velho que você, inclusive. Ele é Engenheiro Civil. Aliás, tenho 27 anos e fiquei 3,5 meses desempregado (eu era da área de Petróleo) e fiquei melhorando minhas habilidades de programação. Foquei desenvolvimento web com Django (gosto mais de back-end).
Enfim. Acho que há mercado para todas as idades. A dica é ter um bom currículo/portifólio. Se tiveres isso, a idade nem importa.
Dica: Pesquise na sua região o que as empresas pedem, não seja apaixonado no começo por tecnologia X ou Y.
@@kkamarada4 tem dicas de como pesquisar as empresas? só ligando/mandando email?
Valeu Sara!!!
Prefiro PJ, é ter o dinheiro na minhã mão, eu decidir o que eu faço com meu dinheiro
Excelente vídeo!
Alguém tem o link do site pra calcular?
E cooperado? Entra na comparação em algum ponto positivo ou negativo?
Cooperado o risco fica na sua parte de cooperação.
pow , gasto 32 de passagem por dia , minha alimentação é no mesmo nível
mas até R$6850 vc n paga imposto de nada, apenas a DAS que é um valor por volta de R$60 então até mais ou menos R$6800 compensaria ser PJ para um junior
(Minha visão)
DAS de 60 conto é MEI. Programador não pode ser MEI, é fraude tributária. Se pegarem é dor de cabeça.
Lucas, me dá uma dica, eu tô começando a aprender HTML e CSS recentemente, quais proximas linguagens é recomendável aprender pra conseguir trabalho no mercado de programador?
Como tá estudando fron com certeza aprenda também JS, também tô começando e tô indo por esse caminho
@@yurigarcia2161 vou começar ele assim que treinar melhor o HTML e CSS, vlw pela dica
800 reais de imposto
E como se não bastasse...produtos caríssimos em que boa parte é imposto
no final uns 50% do teu salário vira imposto '-'
Sendo clt é mais de 70%(...)
@@rafaelhdeusp isso sem falar que se a pessoa tiver 50 CENTAVO de esperteza e jogo de cintura acaba tirando um bom saldo todo mes trabalhado.
Trocar de empresa em períodos de tempo menores que 1 ano, em CLT, pode ser negativo para outras empresas ou é um indício de aquecimento do mercado? Abraço!
acredito q é apenas vc ter uma boa razão para justificar sua mudança. Todos vão perguntar pq vc quer sair da empresa atual.
Se vc sair e arrumar emprego no mesmo mês, foi por escolha do empregado.
@@Summersault666 Então não trabalhar por um período não pode estar relacionado a questão de escolha pessoal?
@@henriquesampaio2360 pode sim, mas se a contratação for imediata vc nem precisaria explicar.
O que importa e' sair bem com a empresa atual, pq de resto e' vc que sabe o que e' melhor pra sua vida. Se voce sair pra um cargo maior/empresa maior, eles vao dar uma ligadinha. O que mais pega mal e' sair metendo processinho por ai. Infelizmente mesmo trabalhando em um local horrível, isso pega muito mal.
Mais um vídeo muito legal. Parabéns.
Recebi uma proposta de Front End PJ 4K. Pelo o que estou vendo não vai compensar. Sou CLT e ganho 3k atualmente
Não sei nem o que é os dois, só quero trabalhar.
Quero distancia de CLT.
PJ, mas.... Não e esqueça do sua estratégia previdenciária
Como é o enquadramento pra PJ? Acho que não pode ser MEI
Pode ser ME (MEI realmente não pode, pra programador) pelo Simples Nacional.
O que eu coloco como cláusula? Só tenho que aceitar o que vier pela experiência, rs.
Get up Jhonny Boy! 21
because we all need you now
Qual monitor tu usa?