O cara te promete um vídeo sobre o mercado de TI e, além de entregar, te dá uma aula de análise fundamentalista, com uma clareza, aliás, pouco vista nos canais dos "primos" influencers financeiros da vida. Muito Top!!! 👏👏👏
Acredito que a abordagem de cada um e diferente e não podem ser comparados, o primo aborda educação e outros pontos, e aqui que acabei de conhecer já explana o assunto para que a gente entenda algumas dinâmicas
Na moral, nunca assisti um video com tanta informação relevante em tão curto período de tempo. Aprendi mais nesse video do que em 2022 inteiro. Bizarro como esse conteúdo é de qualidade!
Como alguém que tem trabalhado apenas como front nesses últimos quatro anos pq as empresas que eu fui sempre estavam dividindo dessa forma, sou obrigado a concordar com a parte de "Meio Dev". Tive oportunidade de trabalhar em parceria com uma das grandes Big Techs através de um dos meus trabalhos, e foi massacrante ver que haviam poucas tarefas que eu conseguia entregar a eles por não ser um fullstack. Todo mundo lá entregava tarefas mais complexas que envolviam back e front, enquanto isso eu e os outros fronts que foram comigo ficávamos para trás nas entregas. A companhia que nos chamou pra passar esse tempo com eles estava ciente e não se importava. Mas ver o quanto isso me limitava virou uma chave dentro mim, pq ali eu vi imediatamente que eu ficaria para trás em qualquer outro lugar que fosse. Hoje tô mudando de empresa, começando num cargo mais baixo que o atual. Mas terei oportunidade de ser fullstack com diversas opções de linguagem e desenvolver o que não foi desenvolvido nesses quatro anos. Pra vc que é apenas front/back: Não tem problema começar focando numa área e se especializar numa delas. Mas se mantenha curioso e não deixe de estudar as tecnologias que andam lado a lado contigo. Vai abrir muito mais portas pra vc :)
exatamente, vc sempre vai ser mais forte em back, em front, em devops. o problema é quem fica com "nojinho" de sequer tentar olhar o outro lado. esses que vão ter problema. tem que molhar os dedos pelo menos no outro lado.
Eu acho q um bom começo seria iniciar no front ate ficar bom e dps começar estudar back pra buscar o fullstack que futuramente so vai ter fullstack no mercado pois é mais vantajoso pro empresario
Eu não concordo muito, a verdade é que nem existe um Fullstack completo, é geralmente alguém que é "meio bom" nas duas áreas. Isso é mais empresário querendo pagar apenas um salário pra exercer duas funções. Até porque Frontend evoluiu muito nos últimos 10 anos, assim como Back, não é mais "só fazer telinha".
@@Akitando Obrigado pela dedicação em trazer tanta boa vontade, conhecimento e experiência. Admiro muito seu trabalho no TH-cam e tenho certeza que você deve colocar todo o capricho do mundo em tudo o que faz, pelo menos relacionado a tecnologia kkk. Sou engenheiro civil e decidi mudar de carreira agora, acho o ramo da tecnologia e programação incríveis e quero participar disso tudo, principalmente ao ver pessoas como você com tanto domínio, o que faz eu me sentir ainda mais motivado. Obrigado de verdade e lhe desejo todo o sucesso possível!
Cara 2020 até agora 2022 foi realmente uma loucura... Em 2020 eu entrei pela primeira vez em uma startup, sabendo apenas um html qualquer, trabalhei a pandemia toda em uma empresa que não conseguiu sobreviver por contratar de mais e com menos qualidade e vários projetos atrasados. Resultado? Não foi para lugar nenhum, mas eu pelomenos agradeço o conhecimento de programação que obtive lá. E agora em 2022 eu consegui mudar de vida porque aprendi Ruby e Rails e aprendi a aplicar.
Em 2020 eu tomei vergonha na cara para voltar a estudar programação, dessa vez de forma correta (não conhecia muita coisa antes disso, eu só fazia, era mais um hobby mesmo) e finalmente consegui um estágio, esse mês mesmo, apesar de ainda não estar 100% garantido, eles querem avaliar minhas habilidades enquanto me ensinam, espero me sair bem (e não, eu não estou aprendendo/trabalhando de graça, estão me pagando para isso, parecido com aquilo que o Akita falou no vídeo de trainee da empresa dele)
Passei por situação parecida. Desde o começo da pandemia, migrei entre três startups e sempre o mesmo cenário. Contratando muito para atender a demanda. Engraçado que agora, final de 2022, demitiram gente, retrocederam mercado, abandonaram projetos. Um caos de gerência total. Considero como livramento ter saído dessas empresas.
@@maumausk8450 vai ser php, já mexi com ele no passado, na época que adicionaram tipagem e deu treta na comunidade pq tava como obrigatório e não opicional, mas tô reaprendendo junto de outras techs como o react, vai dar bom. Eu sei usar outras coisas também, nodejs, .NET (gosto bastante), c++, tô olhando java dnv por conta da faculdade, o necessário de web e por aí vai. Aos interessados: para o processo só era ter noções de programação, web e ao menos uma linguagem, qualquer uma, para que você possa aprender outras sem travar tanto.
quem participa da tal "bolha dev" sabe o preço de falar as verdade que você tem dito sobre o assunto. Teve um cancelado por dizer algo como "nesse tempo mais dificil só os devs de verdade ficarão" que com boa vontade de interpretação entende-se "se você for um profissional mais ou menos tome cuidado". É proibido dizer que existem profissionais ruins, é proibido dizer que entraram na area pessoas que viram salario e fizeram bootcamp de alterar cor de botão, que sim, são programadores mas não vão se manter num mercado competitido, o preço de dizer a verdade é ser expurgado do ciclo dev, admiro que você não dê uma fod* pra isso, prabens e obg
Mas esse comentário que você está citando foi uma total falta de respeito com os devs do Twitter, não tem como comprovar que os devs do Twitter eram ou não "devs de verdade".
@@rullyalves7163 essa relação só existe na sua cabeça e na cabeça da bolha, a postagem apenas exemplifica um momento onde o mercado apenas segura os melhores, se eu postar “gente estamos em crise, as empresas vão segurar apenas os melhores desenvolvedores, o resto serão demitido”, você passando pela situação pode se chatear e falar “ pô, está me chamando de resto? Fui demitido ontem e estou super triste” Temos dois fatos, a empresa está segurando apenas segurando dev bom, você não passou nesse crivo, infelizmente, estude e seja o melhor dev de outra empresa O mundo não tem que te proteger de ler que seu serviço não foi suficiente pra uma empresa pq você vai ficar chateado…
Engraçado que esses dias uma recrutadora de uma dessas empresas, que fizeram lay off a um tempo atrás, entrou em contato comigo pelo LinkedIn oferecendo vaga. Não resisti e perguntei: "ué, vcs não estavam fazendo demissões em massa?". Ela respondeu que na verdade estão reestruturando as equipes. Como não sou ingênuo, imagino o que deve estar acontecendo. Devem estar demitindo a galera super cara, para recontratar gente de nível semelhante num valor bem abaixo. Engraçado como o Akita, há uns 5 anos, já falava que isso iria acontecer.
Fiz a mesma pergunta pra uma recrutadora e recebi uma resposta semelhante. Aliás, se vai rolar peneira de dev, certamente rolará peneira em tech recruiter, po, pm e a porr@ toda
Estou me formando em medicina, "caí" de paraquedas em um vídeo seu durante a pandemia, assisti todos os seus vídeos a partir de então, é incrível a clareza com a qual você expõe os seus argumentos e da forma que os fatos apresentados nos seus vídeos sejam motivadores para o meu estudo na área médica, área que mesmo não tendo nenhuma relação com a programação está tão cheia de cursos, golpistas, coachs e influencers. Se aperfeiçoar, melhorar, crescer de maneira sólida e consistente é essencial em qualquer área, por isso, obrigado mais uma vez por sempre por abrir nossos olhos.
Akita meu velho, esse foi um dos melhores vídeos que você publicou: incrível a quantidade de informação relevante que você nos dá, e não cobra nada por isso. Obrigado mais uma vez por fazer meu dia mais feliz, e mostrar que aqui nas terras Brasilis tem gente sim muito boa em tecnologia, infra e que deveria ser mais valorizada do que realmente é. Qualquer dia desses deixa pelo menos eu te pagar uma Pizza. Peço para entregar via iFood aí no seu escritório. É o mínimo que a gente poderia fazer pela sua contribuição com a área de TI no Brasil.
Na empresa que trabalho como estagiario, estava vendo durante esse ano diversas contratações para diversos setores da empresa, empresa crescendo "demais" o que era 40 pessoas passou para 80. E agora, você lançando esse video, já foram até 20 demissões em 2 meses, e minha efetivação que estava programada, infelizmente não acontecerá no momento dando continuidade no contrato de estágio. Faz parte, mas aparentemente o que estava sem explicação, você me auxiliou a entender o que acontece.
Ou seja, galera: FUNDAMENTOS - Quer ser programador? Aprenda os fundamentos e vc estará mais protegido em momentos de crise. - Quer investir? Aprenda os fundamentos vc estará mais protegido em momentos de crise. - Quer vender curso? Venda cursos sobre FUNDAMENTOS e os seus cursos não vão derrapar em momentos de crise. Vc vai ficar milionário em seis meses? Não. Mas você permanecerá vivo.
Sempre que escuto essa galera retardada acreditando nos gurus eu só penso se iriam confiar num médico que não sabe o que é uma veia, só sabe enfiar agulha.
Ontem a empresa que eu trampava mandou toda, TODA a galera de tecnologia embora e agora pelo que eu soube vai comecar fazer a limpa nos outros setores, conforme o Akita falou galera, estudem, se voce trampa com back entao da uma olhada em front, seguranca, infra e a mesma coisa pra front, vamos passar voltar pra uma fase que se voce tiver um pouco de conhecimento a mais te deixa MUITO na frente da galera, que Deus abencoe a gente e fé
Conheci seu canal há pouco e estou maratonando diversos vídeos. Só tenho uma coisa a dizer: obrigado por existir e por prestar tamanho serviço de graça. Obrigado mesmo!
Para os programadores recém-chegados preparando os comentários do tipo: "de novo Akita querendo ferrar com a nossa carreira?", já deixo o aviso: parem de olhar o mundo como se girasse em torno de vocês. Essa situação abordada aqui vai muito mas muito além de programação. Ou você enxerga isso e se adapta, aprende a aprender, ou vai pra estatística do IBGE. A escolha é sua.
Cara, recentemente comecei a ler o livro "Investidor Inteligente" e é muito massa ver você tocando em quase todos os pontos que foram apresentados nos primeiros capítulos (Os que consegui ler até agora). Inclusive, em 13:10 me fez entender o conceito da perda estatística que eu não tinha nem parado pra pensar quando li no livro. Obrigado pelos excelentes ensinamentos e muito bom, vídeo Akita!
Uniesquina era minha única opção, infelizmente no interior do Maranhão não se tem muitas opções (acredito que em todas as cidades pequenas). É necessário muita grana para ir tentar uma federal na capital e a situação pesa quando você precisar ajudar em casa $. Tenho total noção das dificuldades e possíveis probabilidades, mas caso não dê certo fico feliz em ter tentado. Seus vídeos são de grande ajuda.
tem muita gente como vc que não tem a opção, minha crítica é pros folgados das capitais, morando com os pais, tendo a opção de escolher caminhos melhores, mas preferindo pegar atalho de influencer.
A faculdade é muito importante, mas não é fundamental. O que faz de você um programador é saber lógica de programação. No início da minha carreira, 30 anos atrás, fiz um curso de 900 hs de lógica de programação. Todo no papel. Linguagens de programação são apenas ferramentas. É igual pilotar avião. Quem já pilota se adapta a qualquer aeronave. Sugiro focar em lógica, pois até na faculdade fará uma enorme diferença.
No inicio do ano passado comecei minha graduação em CC, logo fui procurar aprender pela internet e descobri o seu canal, já assisti todos os vídeos e através dele conheci o canal do Fernando Ulrich e comecei a me interessar por economia também, e entender como funcionam esses ciclos e assuntos como os que você aborda aqui e em outros vídeos. Também através do seu canal conheci o Three Blue One Brown, Veritasium, retro game mechanics explained e outros, e comecei a entender a importância da matemática e do inglês em CC e em tudo na real. Logo consegui um estágio na área e depois CLT cheio, bem foda estudar em federal e trabalhar 44 horas semanais, acho que não posso recomendar isso kk, mas eu sabia que ia ser dificil e sei dos frutos que vou colher. Há dois anos que eu passo quase todos os finais de semana e feriados estudando, não só fazendo o que a faculdade pede, mas me adiantando mesmo e estudando outros assuntos, peguei gosto pela coisa, quase um vício. Desde o início sempre desconfiei e fiquei longe desses cursos que prometem te tornar um profissional em um ano ou menos (apesar de ter feito alguns, que na verdade foram úteis para coisas específicas), mas eu sempre soube que era bem mais dificil na vida real e sempre tentei não ser apressado. Hoje consigo consumir todo tipo de material em inglês, tenho dois anos de experiência como SysAdmin e em dois anos me formo na facul. Valeu Akita você é um mestre, sempre recomendo o seu canal para meus colegas mas acho que nenhum deles assistiu ainda.
As análises do Akita são muito boas, é muita sorte ter um mentor brasileiro desse nível no TH-cam, já pensou em fazer um Podcast? Sem entrevista, mantendo esses assuntos, pq eu por exemplo, fico apenas ouvindo os vídeos, então seria algo mais fácil para tu editar/gravar
Akita sempre cirúgico! Eu entrei pra área de tecnologia há 2 anos e sempre soube que o boom era temporário, me indignava demais ver guru de linkdin vendendo curso que te daria CONCRETAMENTE 14k por mês, era ridículo! Eu também fui impactado por um lay-off numa start-up mas eu nunca parei de estudar. Agora estou em uma empresa muito bem concreta e acredito que estou bem, mas a previsão econômica me preocupa demais. Obrigado pelo vídeo Akita!
Nos primeiros minutos, estava achando que iria dar munição para malucos, mas no fim, chegamos na mesma conclusão: estudar corretamente e se especializar, programar não é fácil, saber programar é difícil, exige tempo, dedicação e estudos! Vídeo muito bom para abrir os olhos de quem ainda vive no mundo dos sonhos!
Akita você tem total razão, onde trabalho atualmente todo Back end é na verdade um Back e devops ao mesmo tempo, isso torna muito mais sério a entrega e a responsabilidade da equipe, o mercado está ficando cada vez mais duro e esses cursos mirabolantes que prometem vaga e só depois você começa a pagar tem seus dias contados. Entrei no mercado em 2020 e minha preocupação desde o início foi absorver o máximo de conhecimento e não ficar pulando de galho em galho, hoje trabalho com Golang e evolui muito de lá pra cá, você faz parte disso, muito Obrigado!
Me desculpe a ignorância sou novo na área e estou rumando para o back end, ainda sou trainee mas fiquei curioso sobre a relação do profissional back-end com devops, qual a importância dessa conciliação? É porque já me interessei por devops mas nunca tinha ouvido falar dessa relação com o back?
@@APedro-ec2qd Basicamente se você é Back end e não consegue entregar seu código em um ambiente produtivo e fazer isso com o menor número de gargalos possível é bem provável que o mercado não vá te olhar com bons olhos, não dá pra terceirizar a responsabilidade pelo seu código, ele é seu e você vai leva-lo até o fim.
Só ouvi verdades. Pra surfar, basta ter uma prancha e uma boa onda, mas o destino inevitável é a praia (onde você começou). Pra navegar pra onde quiser, o buraco é mais embaixo.
Tô como Data Engineer terceirizado pra uma empresa canadense. Nessa empresa, eles sempre dizem que têm interesse em me contratar como full-time employee, mas a empresa intermediária exige um período de 1 ano e meio de contrato antes de liberar, o que vai dar em Março de 2023. Até alguns meses atrás eu tava bem tranquilo que eles não só iriam fazer isso, mas iriam patrocinar a minha ida ao Canadá. Hoje, apesar de não mudarem em nada o discurso e ser uma empresa de capital fechado e que tem lucro positivo, não tenho tanta certeza. A área de DE na empresa cresceu de 7 pra 20 pessoas e meu medo é eles perceberem que "contrataram demais" e me demitirem. Como eles também dão a opção de trabalhar remoto pelo Brasil e só cortar a empresa intermediária (o que já aumentaria meu salário mesmo eles pagando o mesmo valor), eu to cada vez mais pensando em ficar. No pior dos casos (demissão), é mais fácil me virar aqui no Brasil onde mesmo o custo em São Paulo é, pra mim, relativamente baixo do que estar no pescoço num país estrangeiro e poucos contatos.
Achei esse vídeo e meu comentário de novo e decidi fazer um update. A empresa acabou tendo um layoff em março/2023 e demitiu cerca de 10% dos funcionários. Nessa eu sobrevivi, mas fico torcendo pras coisas melhorarem antes do próximo ano fiscal de lá.
Akita eu apanho tanto nos teus vídeos que preciso de horas pra me recuperar. Obrigado pelo serviço que na minha opinião é de utilidade pública. Desejo que tenha sucesso e que continue com seu trabalho que é definitivamente outlier. Obrigado!
Impressionante como todos os videos do Akita são densos, carregados de informação e conteúdo de altissima qualidade em cada minuto. Não tem enrolação, brincadeirinha, é direto ao ponto e de uma maneira muito interessante! Parabéns Akita! Aprendo muito com esse canal, vc é o cara!
Brutal. Faz um ano que comecei a estudar programação e entrei numa faculdade de ciências da computação, mas como me planejei a longo prazo, seu vídeo me enche de otimismo. Muito obrigado pelo tapa na cara de realidade de sempre, Akita. Grande abraço.
Muito Bom Akita, PERFEITA ANALISE, tenho 67 anos, já trabalhei em empresas de tecnologia, queria seguir carreira na área de programação, analise , mas o destino me levou para outro caminho por necessidade da própria empresa, que via em mim, profissional para assumir um posto de muita responsabilidade. Só agora estou retomando a minha TRILHA, com um Projeto próprio. Sou conservador nas minhas finanças e voce DEU UMA AULA, de como se FAZ. Parabéns !
Hahaha muito bom Akita, análises assertivas e bem elaboradas. Sou do time Full Stack há anos e sempre digo, fazer o que faço é fácil, quero ver fazer como eu faço. O pulo do gato é saber sair do outro lado. Tem muita gente perdida nesse mercado. Bon voyage. Like👍
Realmente Akita, o mercado Cripto precisava dessa limpeza ! Agora é estudar muito, trabalhar mais ainda e colher os esforços depois. O Like de sempre. 👍
Akita, você é um dos pouquíssimos dessa plataforma que eu paro para assistir um vídeo longo sem acelerar. Eu concordo com tudo que você disse. Sempre disse a todos os meus amigos que "estamos num oba-oba e isso um dia vai passar, como tudo sempre passa". Dizia pra eles aproveitarem o momento e montarem seus pés de meia. Eu mesmo montei o meu: aproveitei o bom salário e juntei mais de 60% religiosamente todo mês. Você bem colocou: isso tudo será um filtro, mas realmente a concorrência aumentará e muito. Quem aproveitou o momento e se preparou, tá tranquilo. Quem não, tá fodido. Vida que segue... Aliás, seu vídeo ensinou mais de mercados e investimentos do que muitos gurus da área. Simples e direto: lucro e consistência são os fatores importantes. Novamente, parabéns pelo conteúdo. Você sempre entrega muito conteúdo.
No último ano eu recebi algumas propostas de trabalho para morar fora, não fui por questões pessoais mas fiquei bem tentado, não consigo imaginar como estaria hoje lá, muito provavelmente desempregado e empacotando as coisas pra voltar para o Brasil.
Mas isso não significa que você teria saido mal nessa, pois só a experiência de viver fora, e ter trabalhado no exterior imagino ser de um valor inestimável.
nada, o mais provavel seria passar alumas semanas desempregado e ser recontratado por um valor menor. Esses países não tem mão de obra nacional suficiente pra suprir a demanda ( ou até tem, mas cobram caro demais) sempre vai ter espaço pro Indiano que cobra baratinho.
Bem, eu aceitei e to ganhando quase 3 vezes o que ganhava no Brasil, e ainda troquei de emprego tem 1 mês! Tenho medo do desemprego? Zero! A taxa de desemprego no país que estou é menor que 5 % e a taxa de emprega nulidade das pessoas que saíram do mesmo mestrado que faço é 100% desde 2010! Pra quem é bom, continua tendo centenas de oportunidades!
@@ronaldofes Eu penso igual, eu sou do risco, troquei um emprego super estável por um que pagava 3x mais, quando aceitei eu pensei "preciso ficar 1 ano pq mesmo se der merda eu ainda ganho 2 anos para me recolocar", graças a Deus continuo empregado, ganhando mais do que antes, ja fazem 2 anos... Não tenho férias, feriado nem 13 salario, mas o patrimonio que juntei nesse meio tempo ja me sustenta por quase 5 anos mesmo se der uma merda grande
"Você pode ignorar a realidade, mas não pode fugir das consequências de ignorar a realidade." (Ayn Rand). Excelente, Akita!!! 👏👏👏 Mais que um vídeo sobre o mercado de TI: um vídeo sobre economia, mercados e suas reais leis.
Depois de estudar e me aprofundar na área por 2 anos, fazendo faculdade e desenvolvendo projetos pessoais, finalmente entrei numa empresa hoje como jr e me deparo com um vídeo do Akita falando de demissões em massa 🤡
cara não se desespere....É um aviso de Alerta, mas se você se desenvolveu vai ser uma das ultimas escolhas. Cara, Vou fazer esse concurso do TRE: vai ter um numero bom de vagas, o salário é bom (Até maior do que eu recebo hoje), vai me dar estabilidade para eu me capacitar e surfar a próxima onda. Estratégia irmão, Estratégia....
É bem isso mesmo, crescimento explosivo dessas empresas foi alavancado pelos fundos de investimentos, mas agora que a grana parou de fluir como estava fluindo tem que justificar o "head count" pra investidores... Não sei se eu consideraria que as empresas enganaram o publico ao enfatizar o crescimento no lugar de lucratividade porque o lucro dessas empresas vem do investimento.
Os melhores videos do Akita são os que tem Rant no titulo. Nao acredite no cara que te vende o curso, acredite em voce, sinta seu potencial e continue seguindo em frente.
Assertivo como sempre. Dessa vez consegui de fato surfar essa onda, hj faço literalmente 5x o que fazia em 2019, e com essa onda de demissões, vi vários amigos perdendo o emprego. Estou vendo diversas vagas abrindo também, mas pagando bem menos do que eles ganhavam. É o mercado se corrigindo. Parabéns por mais um excelente vídeo Akita, te acompanhar sempre fez muito sentido pra mim e já evitei perder muuuito dinheiro com suas análises.
Fábio, que overview fantástico sobre história, política, economia e trabalho! Zenvia, Movidesk, Kavak, Loft e outras startups abriram seus IOPs, captaram várias rodadas de investimentos, contrataram em massa e agora o layof. Os cursos ou bootcamps exploraram as pessoas com a promessa de contratação rápida, formar especialistas em 3,6 e 12 meses e agora está caindo por terra.
Cara nunca escutei tantas verdades. Tenho 18 anos terminei agora o ensino médio e pretendo entrar em Engenharia de Software e me especializar sempre na área, estudar e aprender mais do que a faculdade oferece. Curti de mais o seu vídeo, parabéns!
Cara muito foda tudo isso, quem aproveitou aproveitou, os sinais estavam lá, só não viu quem não quis. Novamente Akita boa análise você manda a real no peito, parabéns e obrigado.
Presente! Aula top, eu estou no Canada e a maioria das vagas que estou vendo aqui são pra pessoas experientes e Full Stack, bate demais com que o Akita disse. E tem empresa aqui demitindo e cortando setores.
Tapa na cara doeu , muito bom vídeo Akita, você explicou tudo muito bem. Eu não sou bem iniciante em programação, mas estou dando meu sangue pra conseguir uma vaga, e confesso que fiquei levemente preocupado com tudo isso, mas não vou desistir, pois eu amo o que faço
Quando eu comecei na área, eu nem sabia que era uma profissão, foram anos e anos de aprendizado, aprender por apreciar o conhecimento mesmo, e vender programas pras pessoas porque isso ajudava nas contas. Me aprofundei bastante em dezenas e até centenas de tópicos dentro da área, e no final das contas todo o conhecimento que acumulei foi incrivelmente valioso quando comecei a explorar a área profissionalmente. Me dá certo asco ver pessoas falando que nossa área é fácil, como se fizessem pouco caso e que qualquer um pudesse fazer, não sinto isso por ego ou razões pessoais, mas porque vejo isso como um desrespeito absoluto ao desejo de conhecimento e de aprendizado.
nossa é isso ai, estou indo pra faculdade de t.i, e agora agradeço pelo seu video, me prepararando para segunda onda, isso não é má notícia, e analise com coerência , e realmente ninguem tem o toque de midas, chalatões vão falar somente o que você quer ouvir.... valeu Akita
A quantidade de “influencers” que estavam por ai vendendo falsas esperanças sobre o trabalho dos sonhos e um salário absurdamente alto sem o mínimo esforço foi enorme 😅😅, chegou o momento de filtrar entre quem realmente sabe e quem simplesmente copia e cola códigos. Akita, que vídeo sensacional.
Que aula! Nunca se deve perder a capacidade de pensar por si mesmo. Hoje em dia se vc verificar que determinada coisa está estranha, fique tranquilo pois vc está com a razão. Sempre: PARE E PENSE!
Fui demitido dia 28/11/22. Depois desse vídeo, deu uma desanimada monstra demais. Mas não vou desistir da área não. Tenho uma reserva financeira de 6 meses, vou continuar estudando e me aprimorando. Se em 6 meses eu não conseguir nada, eu sigo outro caminho.
O bom de acontecer algo assim é isso, ficam só os que realmente tem vontade de aprender, e aqueles que só estavam na área pelo oba oba desistem fácil. (Não estou dizendo que é o seu caso)
Em 2019 eu trabalhava em uma empresa que era considerada unicórnio na época, hoje em dia não sei mais A questão é que desde aquele tempo eu venho acompanhando os videos do Akita, me lembro bem desse primeiro video sobre estouro das tech startups. Na época eu me identifiquei muito, sempre olhava para as coisas que aconteciam na empresa e achava aquilo absurdo demais, muito cacique pra pouco indio, muita gente ganhando bem sem saber o básico, me lembro de na primeira semana estar fazendo um pair programming com uma pessoa que era "front end pleno", estava desenvolvendo algo simples em React e eu comentei "Agora passa uma lambda de argumento dessa função" e literalmente a pessoa deu tela azul, não sabia o que era isso e a resposta foi "É que eu trabalhei mais com jQuery na outra empresa"... Com essa simples historia já da pra ter uma noção de como as coisas estavam "infladas" por lá, e o pior, eu tive noção de onde estava me metendo e que não iria evoluir nada por lá, acabei saindo um ano depois, graças a deus. Tudo isso pra dizer que quem acompanha ou viveu esse mercado de tech ensandecido pelo capital fácil de fundos mais insanos ainda, como o Softbank, já sabia disso ou tinha uma boa noção, essa loucura simplesmente não era sustentável
Só de descer a lenha no discurso hipócrita lacrador e woke já valeu uns 30 likes. Que bom que alguém está bem lúcido e preocupado não somente com assuntos técnicos de TI. Excelente vídeo para a vida.
É impressionante a quantidade de pessoas que não nota o discurso hipócrita de muitos famosos que só falam o que as pessoas querem ouvir. É como o politico ecologista que prega carros "energia limpa" para diminuir a poluição mas deixa de voar em voos comerciais para andar de jatinho particular que polui vários múltiplos a mais. Energia cara e proteína de insetos para os mortais, jatinho e bife de primeira para eles.
Eu gosto do Akita pq ele é o único que não fica falando uma monte de merda sobre a área. Literalmente único que sabe o valor da faculdade, valor do aprendizado e do conhecimento correto. O que eu tenho de conhecido que me massacravam pq eu fiz ciência da computação e eles falam que “perdi meu tempo” e hoje estão todos se fudendo. Sem contar os grandes influencers retardados mentais oportunistas. A conta sempre chega
Eu tô cansado desse discursinho macio dessas empresas, estudo pra caramba e ainda não consegui uma vaga nem pra estagio. Tô me cansando desse negocio de pitch cultural e um monte de baboseira, to focando no Inglês e cagando pra empresa lacradora. Assitir aos videos do Akita é um subterfugio pra mim.
caraca Fábio você é muito realista, eu fico muito feliz de está começando na area de programação é bom ver a realidade como ela é e como você disse num vídeo antigo "quem não for programador de verdade vai ficar pra trás" é muito melhor saber e consumir esse tipo de conteúdo do que os clássico "vire programador Sênior em 6 meses" ou o " qualquer programador Júnior que ganha 6 mil por mês" enfim obrigado pelo conteúdo e por falar a verdade e nos preparar
Excelente!!! Não dê ouvidos nem olhos para a vida de ninguém... Tudo é uma questão de tempo e cada um tem o seu e nem tudo é como parece... LinkedIn e Instagram não são parâmetros de bons profissionais, apesar dos seus belos posts...
Estou ainda no meu primeiro ano estudando programação, e lembro de ver o vídeo do Akita sobre o possível estouro da bolha e agora vemos isso se concretizando, e lembro muito bem dele falando sobre como haveria um filtro de programadores. Essas empresas de cursos "aprenda em 6 meses e tenha seu emprego dos sonhos" nada mais faz que atrair pessoas que querem muito com pouco esforço ou acarretar ansiedade e insegurança naqueles que não conseguem. No início quando não entendemos muito sobre o mundo dos binários até podemos pensar que 6 meses é o suficiente, mas uma passadinha pela lógica de programação, uma bisbilhotada nas linguagens de programação, e uma espiada em sistemas, arquiteturas e afins, tu começa a pensar que precisa muito mais que isso. Eu, como iniciante, me sinto uma "criança" o tempo todo e que preciso comer muito "feijão com arroz" pra adquirir metade das skills necessárias. Enfim, mesmo com essa furo na bolha e toda essa crise que estamos vivendo, não vou e nem quero desistir. Muitos dos comentários que vejo aqui são de pessoas profissionais ou que já tem um conhecimento melhor na área. Bem, se você é inciante como eu, só te falo pra ser resiliente e como um colega disse abaixo, estudar como um Berserker. Não é fácil e muitas das vezes não conseguimos resolver aquele problema, mas é sacudir a poeira (não quebrar o PC) e tentar de novo. P.S : Segui a sugestão do Akita de "peitar o inglês" e só assisto séries e filmes, etc em inglês (ainda preciso das legendas em inglês) porém, senti um salto relevante no meu aprendizado. Consigo entender 70 a 90% (a depender do conteúdo) sem necessidade de traduzir. Pense numa felicidade!!!! :')
É o que eu sempre falo: "A sorte sempre acompanhou os que jogaram o jogo do longo prazo". Não me espanta o crescimento maluco de empresas e os números de mercado, mas sim os Devs que tiveram a fome por vagas sem aprender realmente o que é programação
Eu sigo as recomendações do akita desde 2018 e já estava me preparando para esse cenário, sabia que esse doce sonho em T.I estava bom demais para ser verdade
Cara, tenho 13 anos, comecei a estudar programação faz uns 5-6 meses, mas não sei nem por onde começar no mercado no futuro, é coisa demais, não sei se é porque sou muito jovem ainda, mas não vou me apegar a isso de dizer "A eu ainda sou muito novo pra entender isso", vou continuar trilhando meu caminho de pouco a pouco, sem desistir, com o akita-sensei me guiando. Desde de uns 9-10 anos, meus pais já me ensinavam coisas do mercado de trabalho, como as coisas andam difíceis, nunca levei a sério, mas agora, percebo que isso realmente é um conhecimento que uma pessoa jovem deve ter desde cedo, me sinto uma pessoa de sorte por ter uma pequena parcela deste conhecimento. Sucesso pra vcs que estão no mercado. 😁
recomendo começar assistindo os videos do playlist de carreira pra entender o mercado e dar um norte, daí veja a playlist de como computadores funcionam pra ver se você realmente gosta do assunto
@@Akitando pode deixar a playlist de carreira já vi ela, mas verei novamente depois vejo a de computadores, mas eu gosto do assunto gosto demais da conta kkkkk
@@denner8048 Muito bom, vc tem um futuro gigante pela frente! Aproveite seu tempo para se divertir e estudar sem pressão financeira, daqui a usn 5 6 7 anos quando vc entrar no mercado de trabalho o cenário será outro, virão novas ferramentas e novas tecnologias, mas a base bem construída te da uma vantagem ABSURDA na frente dos seus futuros concorrentes!
Acho que focar no inglês agora é bem mais vantajoso. Não se preocupe em trabalhar agora, se vc chegar na universidade com base pra se manter já está ótimo.
Verdade Akita! Sempre pensei que o pessoal de tecnologia principalmente os vendedores de cursos estavam querendo manter o hype para conseguir mais alunos. Fora que as startups colocavam fogo na lenha. Pra mim a área de tecnologia da informação está perdida!
Sou aluno da escola "você so começa a paga despois que estiver trabalhando " , já estou sentindo a dificuldade enorme para entrar nesse mercado, se n fosse autônomo eu tava lascado...
Mano eu também, acabei agora o meu. E na real, aproveitei a oportunidade porque imaginava que algo assim iria acontecer, já que o mundo e principalmente o Brasil sempre amou crises. Agora é seguir o plano e continuar estudando!
Excelente, eu comecei meu primeiro emprego na área em uma grande empresa aqui em Fortaleza, e eu sei que terei que colocar a mão na massa para evoluir ainda mais, eu sei que só fui contratado pois tinha faculdade (Eles deixaram isso bem claro no momento da entrevista) e vários projetos publicados, além de anos de estudo, imagine agora as pessoas que não tem faculdade e que vivem de promessas desses gurus programadores que vendem cursos de 2 mil, 5 mil reais, escolas de programação cobrando 30, 40 mil durante o curso completo prometendo resultados em 4, 6 meses de estudo, é absurdo... É só olhar a concorrência das vagas no Linkedin, 2,000, 3,000 pessoas concorrendo a UMA VAGA front-end UMA VAGA, algumas dessas pessoas concorrendo são grandes profissionais que foram demitidos durante essa demissão em massa. A verdade é que para o Júnior, entrar na área (se já estava difícil) está absurdamente mais difícil. Boa sorte a todos.....
Muito obrigado por compartilhar suas experiências 👏🏻. Nos ajuda até uma melhor clareza, uma turma aí prometendo OS CÉUS, que vem de fora acredita né. Estou chegando agora, mas vou enfrente 🔥👊🏻🙌🏻
mas eu nao tenho dó dessa mlk , comprando curso de 1k que na udemy custa 30 conto, eles ve soh o discurso "vai lá faz o curso que em 6 meses vc ta ganhando 5k" dai entram sem nem saber o que estão fazendo, achando que será só fazer um curso e estao aptos, dai agente ve isso ai 3000 candidados por vaga
Eu até voltei pra rever esse vídeo. Quero ser teu amigo cara... Puta sabedoria, eu tinha (e ainda tenho) a mesma perspectiva sobre a maioria dos hipsters do mercado de cripto. A maioria não faz a menor ideia de como a parada funciona, mas sabem muito bem esse jogo de construção de imagem e narrativas.
Eu falo isso a mile anos. Vai voltar a uma época onde as coisas serão como eram antes. Pra mim 2006~2009, que foi quando comecei a estudar e trampar a área. Que era um cenário que vinha da época do Akita aí. Todos eram tudo, projetavam, implementavam, sustentavam, monitoravam. Fazendo isso em todas as camadas do ciclo DevOps e na stack completa. Back, Front, Db e Infra. Não tinha dessas de linha de produção, onde cada um faz só uma parte. Isso é top. Que bom. Realmente a valorização vai vir pra quem é realmente preparado. Mas também vai vir muito trampo! 🤣🤣🤣🤣 Normal! Bora!
Eu to vendo essa situação na pele. Trabalhando pra uma startup dos eua desde a pandemia e a uns 3 meses começaram os layoffs, sobrevivi por alguns motivos mas vejo a movimentação de demitir TODOS os funcionários que não são de países em que os recursos são os mais baratos para os eua, vulgo Índia. E só piora cada semana que passa mais gente vi embora sendo substituídas pelo pessoal da Índia, a coisa tá ficando muuuuuito seria.
Cara, uns tapas na cara do Akita me forçou a voltar a estudar low code, back end em geral e ignorar dinheiro fácil sem uma boa explicação para isso. Tava muito tranquilo com apenas Python e Front End.
Os indianos são bons tecnicamente e com boa comunicação? Poderia ser este um momento dos BRs serem demandados, caso tenham requisitos iguais ou superiores, não?
@@chvc cara a real é que a situação tá tão feia que não vão atrás dos indianos por serem melhores (eles são ótimos) mas sim por que financeiramente é muito mais barato para quem paga em dólar…
a questão mestre akita é que nem todo mundo consegue entrar numa faculdade pública. a grande maioria de nós só temos como opção as "uniesquinas" da vida pra se graduar.. e isso fica evidente em como as empresas nos exergam pois já participei de processos seletivos onde quem tinha graduação em faculdade federal foi selecionado na frente dos outros. sinto que não tem pra onde correr...
sim, é verdade. e por isso eu digo no video pra não tentar só empresa de renome. não existe só magazine luiza. a lojinha da esquina tem software. qualquer projeto é projeto. se não tem o curriculo acadêmico, você supre isso com experiência prática. começa em empresa bem pequena e com isso vai subindo. eu já falei isso em outros videos: eu também não sou formado. eu fui uma empresa atrás da outra na unha. começando com empresinha super pequena numa casinha do lado da faculdade até um hora estar trabalhando com multi nacional.
Sinistro Akita! Vim pra ver um vídeo sobre tecnologia e vi um resumão macroeconomico dos últimos anos, mais análise fundamentalista, mas muuuuito melhor q muitos canais financeiros! Parabéns!
Akita não sou de T.I mas acompanho seu canal, adoro quando vc fez esses conteúdos mais fora da bolha, apesar de ainda estar no tema mas enfim, parabéns pelo trabalho no YT.
Faculdade é BS, no final o que vale é o saber, estar no *mercado* e sempre estar se atualizando... como alguem q aprendeu a programar sozinho, acho q é muito da pessoa querer aprender ... Concordo quanto a bootcamp e influences, eles não sao a realidade, e poucos cursos sao didaticamente bons como varias faculdades de renome que conheço ( a menos q queira o diploma apenas ;) )
Mestre Akita!!!! Você é a nossa voz!!!! Voz de quem assim como eu programa desde 1989 num MSX, TurboC da Borland e estava de saco cheio ter que dividir a mesa com menines juvenis cheios de mimimi, usando agenda política, BBB21 e o cursinho de 4 meses de python como argumento técnico tentando me provar porque o python é melhor que o C++!!!! 😒😒😒
Ai ai, eu amo Akita... Lembro como se fosse ontem, eu... programador Sr Java... passava meu tempo livre estudando NextJs e React.... sofrendo, enquanto meus colegas diziam, "Vai estudar isso pra que.... vc e programador Java". Hj trabalho PJ em 3 clientes e muitas vezes cobrindo esses mesmos caras pq eles nao sabem nada de frontend.
Estive pensando exatamente nestas questões, hoje como dev e com experiência em gestão, vi a necessidade de contratação e todos pedindo grandes salários, fora da realidade de onde eu estava (e contratando), então junto com a empresa, que trabalhava, fizemos um realinhamento de mercado para entender e visualizar uma solução (demanda x necessidade x custo). Ao final, chegamos a conclusão que existia uma "bolha" e que em breve "pagaríamos sim os valores solicitados, mas para quem realmente valesse". Depois disso passaram 4 anos, altos e baixos, a empresa continua aberta e funcionando, com poucos programadores e muito trabalho e irá funcionar por muito tempo... Pois entendeu que o mercado é volátil, a saúde financeira presente garante o futuro e todo investimento, crescimento e aventura tem de ser vista como "um grande risco" e balanceada com a expectativa de retorno. Pois o jogo de longo prazo sempre ganha do imediatista! Excelente vídeo novamente!
O vídeo do Akita foi tipo : "eu não quero falar que eu estava certo desde o início, mas eu estava certo desde o início"
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@TheSeymowr este é um dos que ainda vive na bolha e não quer acordar para a realidade.
Óbvio que bolhas não importam para quem é bom.
caralho, que aula
Hahahahaha
kkkkkkkkkkkkkkk
O cara te promete um vídeo sobre o mercado de TI e, além de entregar, te dá uma aula de análise fundamentalista, com uma clareza, aliás, pouco vista nos canais dos "primos" influencers financeiros da vida. Muito Top!!! 👏👏👏
Eu iria fazer o mesmo comentário. Fabio Akita é topíssimo.
Acredito que a abordagem de cada um e diferente e não podem ser comparados, o primo aborda educação e outros pontos, e aqui que acabei de conhecer já explana o assunto para que a gente entenda algumas dinâmicas
Na moral, nunca assisti um video com tanta informação relevante em tão curto período de tempo. Aprendi mais nesse video do que em 2022 inteiro. Bizarro como esse conteúdo é de qualidade!
Como alguém que tem trabalhado apenas como front nesses últimos quatro anos pq as empresas que eu fui sempre estavam dividindo dessa forma, sou obrigado a concordar com a parte de "Meio Dev". Tive oportunidade de trabalhar em parceria com uma das grandes Big Techs através de um dos meus trabalhos, e foi massacrante ver que haviam poucas tarefas que eu conseguia entregar a eles por não ser um fullstack.
Todo mundo lá entregava tarefas mais complexas que envolviam back e front, enquanto isso eu e os outros fronts que foram comigo ficávamos para trás nas entregas. A companhia que nos chamou pra passar esse tempo com eles estava ciente e não se importava. Mas ver o quanto isso me limitava virou uma chave dentro mim, pq ali eu vi imediatamente que eu ficaria para trás em qualquer outro lugar que fosse.
Hoje tô mudando de empresa, começando num cargo mais baixo que o atual. Mas terei oportunidade de ser fullstack com diversas opções de linguagem e desenvolver o que não foi desenvolvido nesses quatro anos.
Pra vc que é apenas front/back: Não tem problema começar focando numa área e se especializar numa delas. Mas se mantenha curioso e não deixe de estudar as tecnologias que andam lado a lado contigo. Vai abrir muito mais portas pra vc :)
exatamente, vc sempre vai ser mais forte em back, em front, em devops. o problema é quem fica com "nojinho" de sequer tentar olhar o outro lado. esses que vão ter problema. tem que molhar os dedos pelo menos no outro lado.
Eu acho q um bom começo seria iniciar no front ate ficar bom e dps começar estudar back pra buscar o fullstack que futuramente so vai ter fullstack no mercado pois é mais vantajoso pro empresario
Eu não concordo muito, a verdade é que nem existe um Fullstack completo, é geralmente alguém que é "meio bom" nas duas áreas. Isso é mais empresário querendo pagar apenas um salário pra exercer duas funções. Até porque Frontend evoluiu muito nos últimos 10 anos, assim como Back, não é mais "só fazer telinha".
@@Akitando
Obrigado pela dedicação em trazer tanta boa vontade, conhecimento e experiência. Admiro muito seu trabalho no TH-cam e tenho certeza que você deve colocar todo o capricho do mundo em tudo o que faz, pelo menos relacionado a tecnologia kkk.
Sou engenheiro civil e decidi mudar de carreira agora, acho o ramo da tecnologia e programação incríveis e quero participar disso tudo, principalmente ao ver pessoas como você com tanto domínio, o que faz eu me sentir ainda mais motivado.
Obrigado de verdade e lhe desejo todo o sucesso possível!
@@ZFCaio A Netflix tem conceito de dev FullCycle, todas as big techs tem engenheiros excelentes que conseguem entregar valor em várias esferas.
Cara 2020 até agora 2022 foi realmente uma loucura... Em 2020 eu entrei pela primeira vez em uma startup, sabendo apenas um html qualquer, trabalhei a pandemia toda em uma empresa que não conseguiu sobreviver por contratar de mais e com menos qualidade e vários projetos atrasados. Resultado? Não foi para lugar nenhum, mas eu pelomenos agradeço o conhecimento de programação que obtive lá. E agora em 2022 eu consegui mudar de vida porque aprendi Ruby e Rails e aprendi a aplicar.
Em 2020 eu tomei vergonha na cara para voltar a estudar programação, dessa vez de forma correta (não conhecia muita coisa antes disso, eu só fazia, era mais um hobby mesmo) e finalmente consegui um estágio, esse mês mesmo, apesar de ainda não estar 100% garantido, eles querem avaliar minhas habilidades enquanto me ensinam, espero me sair bem (e não, eu não estou aprendendo/trabalhando de graça, estão me pagando para isso, parecido com aquilo que o Akita falou no vídeo de trainee da empresa dele)
@@baliestri Vc esta trabalhando com qual linguagem? Oq vc já sabe ?
@@baliestri boa sorte, queria um desse kkk
Passei por situação parecida. Desde o começo da pandemia, migrei entre três startups e sempre o mesmo cenário. Contratando muito para atender a demanda. Engraçado que agora, final de 2022, demitiram gente, retrocederam mercado, abandonaram projetos. Um caos de gerência total. Considero como livramento ter saído dessas empresas.
@@maumausk8450 vai ser php, já mexi com ele no passado, na época que adicionaram tipagem e deu treta na comunidade pq tava como obrigatório e não opicional, mas tô reaprendendo junto de outras techs como o react, vai dar bom.
Eu sei usar outras coisas também, nodejs, .NET (gosto bastante), c++, tô olhando java dnv por conta da faculdade, o necessário de web e por aí vai.
Aos interessados: para o processo só era ter noções de programação, web e ao menos uma linguagem, qualquer uma, para que você possa aprender outras sem travar tanto.
quem participa da tal "bolha dev" sabe o preço de falar as verdade que você tem dito sobre o assunto.
Teve um cancelado por dizer algo como "nesse tempo mais dificil só os devs de verdade ficarão" que com boa vontade de interpretação entende-se "se você for um profissional mais ou menos tome cuidado".
É proibido dizer que existem profissionais ruins, é proibido dizer que entraram na area pessoas que viram salario e fizeram bootcamp de alterar cor de botão, que sim, são programadores mas não vão se manter num mercado competitido, o preço de dizer a verdade é ser expurgado do ciclo dev, admiro que você não dê uma fod* pra isso, prabens e obg
comentário de alguém que está ainda trilhando a carreira e como assalariado não pode se manifestar, é assim que eles nos calam
bolha dev no twitter é a pior coisa que existe, pouca coisa se salva ali, pra quem está começando então, melhor manter uma certa distância ...
Mas esse comentário que você está citando foi uma total falta de respeito com os devs do Twitter, não tem como comprovar que os devs do Twitter eram ou não "devs de verdade".
@@rullyalves7163 essa relação só existe na sua cabeça e na cabeça da bolha, a postagem apenas exemplifica um momento onde o mercado apenas segura os melhores, se eu postar “gente estamos em crise, as empresas vão segurar apenas os melhores desenvolvedores, o resto serão demitido”, você passando pela situação pode se chatear e falar “ pô, está me chamando de resto? Fui demitido ontem e estou super triste”
Temos dois fatos, a empresa está segurando apenas segurando dev bom, você não passou nesse crivo, infelizmente, estude e seja o melhor dev de outra empresa
O mundo não tem que te proteger de ler que seu serviço não foi suficiente pra uma empresa pq você vai ficar chateado…
seu comentário é mais do que necessário. Eu tomo ele como um grito preso aqui na minha garganta a muito tempo!
Engraçado que esses dias uma recrutadora de uma dessas empresas, que fizeram lay off a um tempo atrás, entrou em contato comigo pelo LinkedIn oferecendo vaga. Não resisti e perguntei: "ué, vcs não estavam fazendo demissões em massa?". Ela respondeu que na verdade estão reestruturando as equipes. Como não sou ingênuo, imagino o que deve estar acontecendo. Devem estar demitindo a galera super cara, para recontratar gente de nível semelhante num valor bem abaixo. Engraçado como o Akita, há uns 5 anos, já falava que isso iria acontecer.
Fiz a mesma pergunta pra uma recrutadora e recebi uma resposta semelhante. Aliás, se vai rolar peneira de dev, certamente rolará peneira em tech recruiter, po, pm e a porr@ toda
nops, demitiram os que não dão ou dão pouco resultado. Ex. M....oft demitiu um time inteiro de uma vez que faziam jogos pro Xb0x
Exato. Não podem trocar um sênior por um Júnior em transição para pleno ou um pleno para baixar o custo se o cara não vai dar conta.
isso acontece com frequência, já trabalhei em uma empresa que demitiu um time inteiro e contratou em seguida com salários menores.
traduzindo: os programadores agora vão ter que estudar e fazer mais para receber menos
novidade kk"
Estou me formando em medicina, "caí" de paraquedas em um vídeo seu durante a pandemia, assisti todos os seus vídeos a partir de então, é incrível a clareza com a qual você expõe os seus argumentos e da forma que os fatos apresentados nos seus vídeos sejam motivadores para o meu estudo na área médica, área que mesmo não tendo nenhuma relação com a programação está tão cheia de cursos, golpistas, coachs e influencers.
Se aperfeiçoar, melhorar, crescer de maneira sólida e consistente é essencial em qualquer área, por isso, obrigado mais uma vez por sempre por abrir nossos olhos.
"Eu não vou dizer que EU ESTAVA CERTO, só vou fazer um video de 44 min pra MOSTRAR como eu estava certo"
Akita é massa demais
Que tapa na cara!
Parabéns
Diga que você estava certo sem dizer que estava certo
é a forma aceita do 'eu avisei'
demais
Comentário tão bom quanto o vídeo kkkkkkkkkkk
Akita meu velho, esse foi um dos melhores vídeos que você publicou: incrível a quantidade de informação relevante que você nos dá, e não cobra nada por isso. Obrigado mais uma vez por fazer meu dia mais feliz, e mostrar que aqui nas terras Brasilis tem gente sim muito boa em tecnologia, infra e que deveria ser mais valorizada do que realmente é. Qualquer dia desses deixa pelo menos eu te pagar uma Pizza. Peço para entregar via iFood aí no seu escritório. É o mínimo que a gente poderia fazer pela sua contribuição com a área de TI no Brasil.
Na empresa que trabalho como estagiario, estava vendo durante esse ano diversas contratações para diversos setores da empresa, empresa crescendo "demais" o que era 40 pessoas passou para 80. E agora, você lançando esse video, já foram até 20 demissões em 2 meses, e minha efetivação que estava programada, infelizmente não acontecerá no momento dando continuidade no contrato de estágio. Faz parte, mas aparentemente o que estava sem explicação, você me auxiliou a entender o que acontece.
Ou seja, galera: FUNDAMENTOS
- Quer ser programador? Aprenda os fundamentos e vc estará mais protegido em momentos de crise.
- Quer investir? Aprenda os fundamentos vc estará mais protegido em momentos de crise.
- Quer vender curso? Venda cursos sobre FUNDAMENTOS e os seus cursos não vão derrapar em momentos de crise.
Vc vai ficar milionário em seis meses? Não. Mas você permanecerá vivo.
Sempre que escuto essa galera retardada acreditando nos gurus eu só penso se iriam confiar num médico que não sabe o que é uma veia, só sabe enfiar agulha.
Esse cara faz um PUTA serviço para a comunidade … orgulho de ser made in🇧🇷
Ontem a empresa que eu trampava mandou toda, TODA a galera de tecnologia embora e agora pelo que eu soube vai comecar fazer a limpa nos outros setores, conforme o Akita falou galera, estudem, se voce trampa com back entao da uma olhada em front, seguranca, infra e a mesma coisa pra front, vamos passar voltar pra uma fase que se voce tiver um pouco de conhecimento a mais te deixa MUITO na frente da galera, que Deus abencoe a gente e fé
Conheci seu canal há pouco e estou maratonando diversos vídeos. Só tenho uma coisa a dizer: obrigado por existir e por prestar tamanho serviço de graça.
Obrigado mesmo!
Para os programadores recém-chegados preparando os comentários do tipo: "de novo Akita querendo ferrar com a nossa carreira?", já deixo o aviso: parem de olhar o mundo como se girasse em torno de vocês. Essa situação abordada aqui vai muito mas muito além de programação. Ou você enxerga isso e se adapta, aprende a aprender, ou vai pra estatística do IBGE. A escolha é sua.
Eu gosto muito do Akita acido, me deixa mais motivado.
Normalmente, julgam o mundo como injusto porque não conhecem ou não entenderam as dores dos antigos para criarem as benesses dos tempos atuais.
Akita lembra meu pai, põe o dedo na ferida dos outros e fala o que as pessoas não querem escutar, mas o que elas têm que ouvir.
Cara, recentemente comecei a ler o livro "Investidor Inteligente" e é muito massa ver você tocando em quase todos os pontos que foram apresentados nos primeiros capítulos (Os que consegui ler até agora). Inclusive, em 13:10 me fez entender o conceito da perda estatística que eu não tinha nem parado pra pensar quando li no livro. Obrigado pelos excelentes ensinamentos e muito bom, vídeo Akita!
Uniesquina era minha única opção, infelizmente no interior do Maranhão não se tem muitas opções (acredito que em todas as cidades pequenas). É necessário muita grana para ir tentar uma federal na capital e a situação pesa quando você precisar ajudar em casa $. Tenho total noção das dificuldades e possíveis probabilidades, mas caso não dê certo fico feliz em ter tentado. Seus vídeos são de grande ajuda.
tem muita gente como vc que não tem a opção, minha crítica é pros folgados das capitais, morando com os pais, tendo a opção de escolher caminhos melhores, mas preferindo pegar atalho de influencer.
@@Akitando Obrigado!! Mesma situação mas, muita força de vontade pois não é facil se virar, se sustentar e ainda sonhar com algo melhor!
Vamos a luta guerreiro 💪🏻, vamos conseguir 🙌🏻👊🏻
A gente tem que fazer o melhor possivel com as cartas que tem. Pega pesado no estudo e muito sucesso para ti!
A faculdade é muito importante, mas não é fundamental. O que faz de você um programador é saber lógica de programação. No início da minha carreira, 30 anos atrás, fiz um curso de 900 hs de lógica de programação. Todo no papel. Linguagens de programação são apenas ferramentas. É igual pilotar avião. Quem já pilota se adapta a qualquer aeronave. Sugiro focar em lógica, pois até na faculdade fará uma enorme diferença.
No inicio do ano passado comecei minha graduação em CC, logo fui procurar aprender pela internet e descobri o seu canal, já assisti todos os vídeos e através dele conheci o canal do Fernando Ulrich e comecei a me interessar por economia também, e entender como funcionam esses ciclos e assuntos como os que você aborda aqui e em outros vídeos. Também através do seu canal conheci o Three Blue One Brown, Veritasium, retro game mechanics explained e outros, e comecei a entender a importância da matemática e do inglês em CC e em tudo na real. Logo consegui um estágio na área e depois CLT cheio, bem foda estudar em federal e trabalhar 44 horas semanais, acho que não posso recomendar isso kk, mas eu sabia que ia ser dificil e sei dos frutos que vou colher. Há dois anos que eu passo quase todos os finais de semana e feriados estudando, não só fazendo o que a faculdade pede, mas me adiantando mesmo e estudando outros assuntos, peguei gosto pela coisa, quase um vício.
Desde o início sempre desconfiei e fiquei longe desses cursos que prometem te tornar um profissional em um ano ou menos (apesar de ter feito alguns, que na verdade foram úteis para coisas específicas), mas eu sempre soube que era bem mais dificil na vida real e sempre tentei não ser apressado. Hoje consigo consumir todo tipo de material em inglês, tenho dois anos de experiência como SysAdmin e em dois anos me formo na facul. Valeu Akita você é um mestre, sempre recomendo o seu canal para meus colegas mas acho que nenhum deles assistiu ainda.
As análises do Akita são muito boas, é muita sorte ter um mentor brasileiro desse nível no TH-cam, já pensou em fazer um Podcast? Sem entrevista, mantendo esses assuntos, pq eu por exemplo, fico apenas ouvindo os vídeos, então seria algo mais fácil para tu editar/gravar
Ele já tem os áudios dos vídeos em formato de podcast
Akita sempre cirúgico!
Eu entrei pra área de tecnologia há 2 anos e sempre soube que o boom era temporário, me indignava demais ver guru de linkdin vendendo curso que te daria CONCRETAMENTE 14k por mês, era ridículo!
Eu também fui impactado por um lay-off numa start-up mas eu nunca parei de estudar. Agora estou em uma empresa muito bem concreta e acredito que estou bem, mas a previsão econômica me preocupa demais.
Obrigado pelo vídeo Akita!
Nos primeiros minutos, estava achando que iria dar munição para malucos, mas no fim, chegamos na mesma conclusão: estudar corretamente e se especializar, programar não é fácil, saber programar é difícil, exige tempo, dedicação e estudos!
Vídeo muito bom para abrir os olhos de quem ainda vive no mundo dos sonhos!
Akita você tem total razão, onde trabalho atualmente todo Back end é na verdade um Back e devops ao mesmo tempo, isso torna muito mais sério a entrega e a responsabilidade da equipe, o mercado está ficando cada vez mais duro e esses cursos mirabolantes que prometem vaga e só depois você começa a pagar tem seus dias contados.
Entrei no mercado em 2020 e minha preocupação desde o início foi absorver o máximo de conhecimento e não ficar pulando de galho em galho, hoje trabalho com Golang e evolui muito de lá pra cá, você faz parte disso, muito Obrigado!
Me desculpe a ignorância sou novo na área e estou rumando para o back end, ainda sou trainee mas fiquei curioso sobre a relação do profissional back-end com devops, qual a importância dessa conciliação? É porque já me interessei por devops mas nunca tinha ouvido falar dessa relação com o back?
@@APedro-ec2qd Basicamente se você é Back end e não consegue entregar seu código em um ambiente produtivo e fazer isso com o menor número de gargalos possível é bem provável que o mercado não vá te olhar com bons olhos, não dá pra terceirizar a responsabilidade pelo seu código, ele é seu e você vai leva-lo até o fim.
Só ouvi verdades.
Pra surfar, basta ter uma prancha e uma boa onda, mas o destino inevitável é a praia (onde você começou). Pra navegar pra onde quiser, o buraco é mais embaixo.
Tô como Data Engineer terceirizado pra uma empresa canadense. Nessa empresa, eles sempre dizem que têm interesse em me contratar como full-time employee, mas a empresa intermediária exige um período de 1 ano e meio de contrato antes de liberar, o que vai dar em Março de 2023. Até alguns meses atrás eu tava bem tranquilo que eles não só iriam fazer isso, mas iriam patrocinar a minha ida ao Canadá. Hoje, apesar de não mudarem em nada o discurso e ser uma empresa de capital fechado e que tem lucro positivo, não tenho tanta certeza. A área de DE na empresa cresceu de 7 pra 20 pessoas e meu medo é eles perceberem que "contrataram demais" e me demitirem. Como eles também dão a opção de trabalhar remoto pelo Brasil e só cortar a empresa intermediária (o que já aumentaria meu salário mesmo eles pagando o mesmo valor), eu to cada vez mais pensando em ficar. No pior dos casos (demissão), é mais fácil me virar aqui no Brasil onde mesmo o custo em São Paulo é, pra mim, relativamente baixo do que estar no pescoço num país estrangeiro e poucos contatos.
Achei esse vídeo e meu comentário de novo e decidi fazer um update. A empresa acabou tendo um layoff em março/2023 e demitiu cerca de 10% dos funcionários. Nessa eu sobrevivi, mas fico torcendo pras coisas melhorarem antes do próximo ano fiscal de lá.
Akita eu apanho tanto nos teus vídeos que preciso de horas pra me recuperar. Obrigado pelo serviço que na minha opinião é de utilidade pública. Desejo que tenha sucesso e que continue com seu trabalho que é definitivamente outlier. Obrigado!
Impressionante como todos os videos do Akita são densos, carregados de informação e conteúdo de altissima qualidade em cada minuto. Não tem enrolação, brincadeirinha, é direto ao ponto e de uma maneira muito interessante! Parabéns Akita! Aprendo muito com esse canal, vc é o cara!
Você merece reconhecimento e visibilidade. Ainda bem que existe gente honesta ainda. Virtude rara.
Brutal. Faz um ano que comecei a estudar programação e entrei numa faculdade de ciências da computação, mas como me planejei a longo prazo, seu vídeo me enche de otimismo. Muito obrigado pelo tapa na cara de realidade de sempre, Akita. Grande abraço.
Muito Bom Akita, PERFEITA ANALISE, tenho 67 anos, já trabalhei em empresas de tecnologia, queria seguir carreira na área de programação, analise , mas o destino me levou para outro caminho por necessidade da própria empresa, que via em mim, profissional para assumir um posto de muita responsabilidade. Só agora estou retomando a minha TRILHA, com um Projeto próprio. Sou conservador nas minhas finanças e voce DEU UMA AULA, de como se FAZ. Parabéns !
É o pai/mentor que nem todos queriam ter, mas deveriam ter. Sensei Akita 🙇♂
Hahaha muito bom Akita, análises assertivas e bem elaboradas. Sou do time Full Stack há anos e sempre digo, fazer o que faço é fácil, quero ver fazer como eu faço. O pulo do gato é saber sair do outro lado. Tem muita gente perdida nesse mercado. Bon voyage. Like👍
Estava esperando um video ou do Ulrich ou do Akita sobre esse assunto. Maravilha.
Realmente Akita, o mercado Cripto precisava dessa limpeza !
Agora é estudar muito, trabalhar mais ainda e colher os esforços depois.
O Like de sempre. 👍
Aguardando ansiosamente esse vídeo.
2020 Akita cantou a bola.
Akita, você é um dos pouquíssimos dessa plataforma que eu paro para assistir um vídeo longo sem acelerar.
Eu concordo com tudo que você disse. Sempre disse a todos os meus amigos que "estamos num oba-oba e isso um dia vai passar, como tudo sempre passa". Dizia pra eles aproveitarem o momento e montarem seus pés de meia. Eu mesmo montei o meu: aproveitei o bom salário e juntei mais de 60% religiosamente todo mês.
Você bem colocou: isso tudo será um filtro, mas realmente a concorrência aumentará e muito. Quem aproveitou o momento e se preparou, tá tranquilo. Quem não, tá fodido. Vida que segue...
Aliás, seu vídeo ensinou mais de mercados e investimentos do que muitos gurus da área. Simples e direto: lucro e consistência são os fatores importantes.
Novamente, parabéns pelo conteúdo. Você sempre entrega muito conteúdo.
No último ano eu recebi algumas propostas de trabalho para morar fora, não fui por questões pessoais mas fiquei bem tentado, não consigo imaginar como estaria hoje lá, muito provavelmente desempregado e empacotando as coisas pra voltar para o Brasil.
Mas isso não significa que você teria saido mal nessa, pois só a experiência de viver fora, e ter trabalhado no exterior imagino ser de um valor inestimável.
nada, o mais provavel seria passar alumas semanas desempregado e ser recontratado por um valor menor. Esses países não tem mão de obra nacional suficiente pra suprir a demanda ( ou até tem, mas cobram caro demais) sempre vai ter espaço pro Indiano que cobra baratinho.
Bem, eu aceitei e to ganhando quase 3 vezes o que ganhava no Brasil, e ainda troquei de emprego tem 1 mês! Tenho medo do desemprego? Zero! A taxa de desemprego no país que estou é menor que 5 % e a taxa de emprega nulidade das pessoas que saíram do mesmo mestrado que faço é 100% desde 2010! Pra quem é bom, continua tendo centenas de oportunidades!
@@ronaldofes Eu penso igual, eu sou do risco, troquei um emprego super estável por um que pagava 3x mais, quando aceitei eu pensei "preciso ficar 1 ano pq mesmo se der merda eu ainda ganho 2 anos para me recolocar", graças a Deus continuo empregado, ganhando mais do que antes, ja fazem 2 anos... Não tenho férias, feriado nem 13 salario, mas o patrimonio que juntei nesse meio tempo ja me sustenta por quase 5 anos mesmo se der uma merda grande
"Você pode ignorar a realidade, mas não pode fugir das consequências de ignorar a realidade." (Ayn Rand).
Excelente, Akita!!! 👏👏👏
Mais que um vídeo sobre o mercado de TI: um vídeo sobre economia, mercados e suas reais leis.
Depois de estudar e me aprofundar na área por 2 anos, fazendo faculdade e desenvolvendo projetos pessoais, finalmente entrei numa empresa hoje como jr e me deparo com um vídeo do Akita falando de demissões em massa 🤡
cara não se desespere....É um aviso de Alerta, mas se você se desenvolveu vai ser uma das ultimas escolhas. Cara, Vou fazer esse concurso do TRE: vai ter um numero bom de vagas, o salário é bom (Até maior do que eu recebo hoje), vai me dar estabilidade para eu me capacitar e surfar a próxima onda. Estratégia irmão, Estratégia....
E ai, continua firme meu joven ?
É bem isso mesmo, crescimento explosivo dessas empresas foi alavancado pelos fundos de investimentos, mas agora que a grana parou de fluir como estava fluindo tem que justificar o "head count" pra investidores... Não sei se eu consideraria que as empresas enganaram o publico ao enfatizar o crescimento no lugar de lucratividade porque o lucro dessas empresas vem do investimento.
Os melhores videos do Akita são os que tem Rant no titulo.
Nao acredite no cara que te vende o curso, acredite em voce, sinta seu potencial e continue seguindo em frente.
Assertivo como sempre.
Dessa vez consegui de fato surfar essa onda, hj faço literalmente 5x o que fazia em 2019, e com essa onda de demissões, vi vários amigos perdendo o emprego. Estou vendo diversas vagas abrindo também, mas pagando bem menos do que eles ganhavam. É o mercado se corrigindo.
Parabéns por mais um excelente vídeo Akita, te acompanhar sempre fez muito sentido pra mim e já evitei perder muuuito dinheiro com suas análises.
Fábio, que overview fantástico sobre história, política, economia e trabalho!
Zenvia, Movidesk, Kavak, Loft e outras startups abriram seus IOPs, captaram várias rodadas de investimentos, contrataram em massa e agora o layof.
Os cursos ou bootcamps exploraram as pessoas com a promessa de contratação rápida, formar especialistas em 3,6 e 12 meses e agora está caindo por terra.
Como é bom escutar alguém que tem senso e fala algo coerente nestes tempos cheio de malucos. Todos adjetivos atribuidos aos fulanos são PERFEITOS!
Cara nunca escutei tantas verdades. Tenho 18 anos terminei agora o ensino médio e pretendo entrar em Engenharia de Software e me especializar sempre na área, estudar e aprender mais do que a faculdade oferece. Curti de mais o seu vídeo, parabéns!
Cara muito foda tudo isso, quem aproveitou aproveitou, os sinais estavam lá, só não viu quem não quis. Novamente Akita boa análise você manda a real no peito, parabéns e obrigado.
Presente! Aula top, eu estou no Canada e a maioria das vagas que estou vendo aqui são pra pessoas experientes e Full Stack, bate demais com que o Akita disse. E tem empresa aqui demitindo e cortando setores.
Tapa na cara doeu , muito bom vídeo Akita, você explicou tudo muito bem.
Eu não sou bem iniciante em programação, mas estou dando meu sangue pra conseguir uma vaga, e confesso que fiquei levemente preocupado com tudo isso, mas não vou desistir, pois eu amo o que faço
Quando eu comecei na área, eu nem sabia que era uma profissão, foram anos e anos de aprendizado, aprender por apreciar o conhecimento mesmo, e vender programas pras pessoas porque isso ajudava nas contas. Me aprofundei bastante em dezenas e até centenas de tópicos dentro da área, e no final das contas todo o conhecimento que acumulei foi incrivelmente valioso quando comecei a explorar a área profissionalmente.
Me dá certo asco ver pessoas falando que nossa área é fácil, como se fizessem pouco caso e que qualquer um pudesse fazer, não sinto isso por ego ou razões pessoais, mas porque vejo isso como um desrespeito absoluto ao desejo de conhecimento e de aprendizado.
Pro ramanuja fazer um teorema que 1 cara levou um mestrado era facil.
Na real é facil porque da essa sensasão.
Car@lho Akita. Como eu te amo cara ! Suas palavras preenchem minha alma 😂
Akita ,é muito bom mesmo fala tudo na cara sem cerimônia, parabéns por ser realista em um mundo de falsidades .
nossa é isso ai, estou indo pra faculdade de t.i, e agora agradeço pelo seu video, me prepararando para segunda onda, isso não é má notícia, e analise com coerência , e realmente ninguem tem o toque de midas, chalatões vão falar somente o que você quer ouvir.... valeu Akita
A quantidade de “influencers” que estavam por ai vendendo falsas esperanças sobre o trabalho dos sonhos e um salário absurdamente alto sem o mínimo esforço foi enorme 😅😅, chegou o momento de filtrar entre quem realmente sabe e quem simplesmente copia e cola códigos.
Akita, que vídeo sensacional.
Que aula! Nunca se deve perder a capacidade de pensar por si mesmo. Hoje em dia se vc verificar que determinada coisa está estranha, fique tranquilo pois vc está com a razão. Sempre: PARE E PENSE!
é verdade, não ser um NPC te deixa sempre dois passos a frente
Fui demitido dia 28/11/22. Depois desse vídeo, deu uma desanimada monstra demais. Mas não vou desistir da área não. Tenho uma reserva financeira de 6 meses, vou continuar estudando e me aprimorando. Se em 6 meses eu não conseguir nada, eu sigo outro caminho.
Seguir outro caminho não é opção. Tem que batalhar mano. Estuda na madruga, de tarde, manhã, noite. O negócio é focar e já era.
Você começou na área recentemente?
Vc é o programador de cursinho, que é os primeiro a ser demitido que o Akita citou no video?
O bom de acontecer algo assim é isso, ficam só os que realmente tem vontade de aprender, e aqueles que só estavam na área pelo oba oba desistem fácil. (Não estou dizendo que é o seu caso)
Ta louco ir pra outra área kkkkk o ruim da tecnologias ainda é o ótimo de várias outras carreiras
Em 2019 eu trabalhava em uma empresa que era considerada unicórnio na época, hoje em dia não sei mais
A questão é que desde aquele tempo eu venho acompanhando os videos do Akita, me lembro bem desse primeiro video sobre estouro das tech startups. Na época eu me identifiquei muito, sempre olhava para as coisas que aconteciam na empresa e achava aquilo absurdo demais, muito cacique pra pouco indio, muita gente ganhando bem sem saber o básico, me lembro de na primeira semana estar fazendo um pair programming com uma pessoa que era "front end pleno", estava desenvolvendo algo simples em React e eu comentei "Agora passa uma lambda de argumento dessa função" e literalmente a pessoa deu tela azul, não sabia o que era isso e a resposta foi "É que eu trabalhei mais com jQuery na outra empresa"...
Com essa simples historia já da pra ter uma noção de como as coisas estavam "infladas" por lá, e o pior, eu tive noção de onde estava me metendo e que não iria evoluir nada por lá, acabei saindo um ano depois, graças a deus.
Tudo isso pra dizer que quem acompanha ou viveu esse mercado de tech ensandecido pelo capital fácil de fundos mais insanos ainda, como o Softbank, já sabia disso ou tinha uma boa noção, essa loucura simplesmente não era sustentável
Só de descer a lenha no discurso hipócrita lacrador e woke já valeu uns 30 likes. Que bom que alguém está bem lúcido e preocupado não somente com assuntos técnicos de TI.
Excelente vídeo para a vida.
É impressionante a quantidade de pessoas que não nota o discurso hipócrita de muitos famosos que só falam o que as pessoas querem ouvir. É como o politico ecologista que prega carros "energia limpa" para diminuir a poluição mas deixa de voar em voos comerciais para andar de jatinho particular que polui vários múltiplos a mais. Energia cara e proteína de insetos para os mortais, jatinho e bife de primeira para eles.
@@ConanOG justamente.
Eu gosto do Akita pq ele é o único que não fica falando uma monte de merda sobre a área. Literalmente único que sabe o valor da faculdade, valor do aprendizado e do conhecimento correto. O que eu tenho de conhecido que me massacravam pq eu fiz ciência da computação e eles falam que “perdi meu tempo” e hoje estão todos se fudendo. Sem contar os grandes influencers retardados mentais oportunistas. A conta sempre chega
Eu tô cansado desse discursinho macio dessas empresas, estudo pra caramba e ainda não consegui uma vaga nem pra estagio. Tô me cansando desse negocio de pitch cultural e um monte de baboseira, to focando no Inglês e cagando pra empresa lacradora. Assitir aos videos do Akita é um subterfugio pra mim.
@@michaeltavares4435 não desiste não. Força ai.
Graças a Deus, que ainda existem pessoas como o Akita e que se dispõe a compartilhar informações e conhecimento conosco. Mais uma vez obrigado Akita.
Bom, acho que estávamos todos ansiosos por esse vídeo
Obrigado Akita
O cara é um mestre da economia. É um privilégio escutar você falar. 40 minutos se passam como 4 minutos com os seus ensinamentos.
Confesso que não conseguia acreditar num cenário de diminuição de demanda de dev's, mas estudei e trabalhei cada dia como se acreditasse.
Fiz o mesmo quando tomei essa decisão em 2019 e entrei na federal em 2020. Já confirmei que tomei a decisão certa haha.
caraca Fábio você é muito realista, eu fico muito feliz de está começando na area de programação é bom ver a realidade como ela é e como você disse num vídeo antigo "quem não for programador de verdade vai ficar pra trás" é muito melhor saber e consumir esse tipo de conteúdo do que os clássico "vire programador Sênior em 6 meses" ou o " qualquer programador Júnior que ganha 6 mil por mês" enfim obrigado pelo conteúdo e por falar a verdade e nos preparar
Akita, você tá sempre abrindo meus olhos pro mercado de tecnologia. Muito obrigada por todo conteúdo que você disponibiliza!
Mulekada do LinkedIn deve chorar no banho quando o Akita solta um vídeo assim.... todo respeito do mundo a você Akita
Resumindo esse vídeo em uma frase: "VOCÊ é responsável pelo conhecimento sobre seus estudos, suas finanças e não de ouvidos a qualquer pessoa."
Excelente!!! Não dê ouvidos nem olhos para a vida de ninguém... Tudo é uma questão de tempo e cada um tem o seu e nem tudo é como parece... LinkedIn e Instagram não são parâmetros de bons profissionais, apesar dos seus belos posts...
👏🏻 o melhor vídeo do Akita!
Estou ainda no meu primeiro ano estudando programação, e lembro de ver o vídeo do Akita sobre o possível estouro da bolha e agora vemos isso se concretizando, e lembro muito bem dele falando sobre como haveria um filtro de programadores. Essas empresas de cursos "aprenda em 6 meses e tenha seu emprego dos sonhos" nada mais faz que atrair pessoas que querem muito com pouco esforço ou acarretar ansiedade e insegurança naqueles que não conseguem. No início quando não entendemos muito sobre o mundo dos binários até podemos pensar que 6 meses é o suficiente, mas uma passadinha pela lógica de programação, uma bisbilhotada nas linguagens de programação, e uma espiada em sistemas, arquiteturas e afins, tu começa a pensar que precisa muito mais que isso. Eu, como iniciante, me sinto uma "criança" o tempo todo e que preciso comer muito "feijão com arroz" pra adquirir metade das skills necessárias.
Enfim, mesmo com essa furo na bolha e toda essa crise que estamos vivendo, não vou e nem quero desistir. Muitos dos comentários que vejo aqui são de pessoas profissionais ou que já tem um conhecimento melhor na área. Bem, se você é inciante como eu, só te falo pra ser resiliente e como um colega disse abaixo, estudar como um Berserker. Não é fácil e muitas das vezes não conseguimos resolver aquele problema, mas é sacudir a poeira (não quebrar o PC) e tentar de novo.
P.S : Segui a sugestão do Akita de "peitar o inglês" e só assisto séries e filmes, etc em inglês (ainda preciso das legendas em inglês) porém, senti um salto relevante no meu aprendizado. Consigo entender 70 a 90% (a depender do conteúdo) sem necessidade de traduzir. Pense numa felicidade!!!! :')
Akita fala do mercado de tecnologia no Brasil. Principalmente das empresas de educação que vendem cursinhos de programação, bootcamp etc …
É o que eu sempre falo: "A sorte sempre acompanhou os que jogaram o jogo do longo prazo". Não me espanta o crescimento maluco de empresas e os números de mercado, mas sim os Devs que tiveram a fome por vagas sem aprender realmente o que é programação
Eu sigo as recomendações do akita desde 2018 e já estava me preparando para esse cenário, sabia que esse doce sonho em T.I estava bom demais para ser verdade
Cara, tenho 13 anos, comecei a estudar programação faz uns 5-6 meses, mas não sei nem por onde começar no mercado no futuro, é coisa demais, não sei se é porque sou muito jovem ainda, mas não vou me apegar a isso de dizer "A eu ainda sou muito novo pra entender isso", vou continuar trilhando meu caminho de pouco a pouco, sem desistir, com o akita-sensei me guiando. Desde de uns 9-10 anos, meus pais já me ensinavam coisas do mercado de trabalho, como as coisas andam difíceis, nunca levei a sério, mas agora, percebo que isso realmente é um conhecimento que uma pessoa jovem deve ter desde cedo, me sinto uma pessoa de sorte por ter uma pequena parcela deste conhecimento.
Sucesso pra vcs que estão no mercado. 😁
recomendo começar assistindo os videos do playlist de carreira pra entender o mercado e dar um norte, daí veja a playlist de como computadores funcionam pra ver se você realmente gosta do assunto
@@Akitando pode deixar a playlist de carreira já vi ela, mas verei novamente depois vejo a de computadores, mas eu gosto do assunto gosto demais da conta kkkkk
@@denner8048 Muito bom, vc tem um futuro gigante pela frente! Aproveite seu tempo para se divertir e estudar sem pressão financeira, daqui a usn 5 6 7 anos quando vc entrar no mercado de trabalho o cenário será outro, virão novas ferramentas e novas tecnologias, mas a base bem construída te da uma vantagem ABSURDA na frente dos seus futuros concorrentes!
Acho que focar no inglês agora é bem mais vantajoso. Não se preocupe em trabalhar agora, se vc chegar na universidade com base pra se manter já está ótimo.
Verdade Akita! Sempre pensei que o pessoal de tecnologia principalmente os vendedores de cursos estavam querendo manter o hype para conseguir mais alunos. Fora que as startups colocavam fogo na lenha. Pra mim a área de tecnologia da informação está perdida!
"Eu não vou dizer que eu estava certo" kkkk porra o cara é muito humilde kkkkk hora dessa eu estava falando "eu avisei porra".
veja o nome desta playlist: th-cam.com/play/PLdsnXVqbHDUehzKjiRruy--gncHz9Injy.html
kkkkkk
@@Akitando e eu acreditando que ia ser uma playlist tipo "RANT" 🤣🤣🤣🤣
"Eu não vou dizer que EU ESTAVA CERTO, só vou fazer um video de 44 min pra MOSTRAR como eu estava certo"
Akita é massa demais
@@Akitando kkkkkkkkkkkkkkk
@@Akitando um gênio kkkkkk
Só tapa na cara de qualidade, um dos melhores alertas que eu vi ultimamente, e os outros alertas também foram seus por sinal 😅
Sou aluno da escola "você so começa a paga despois que estiver trabalhando " , já estou sentindo a dificuldade enorme para entrar nesse mercado, se n fosse autônomo eu tava lascado...
Eu também fui e me formei, agora trabalhando vou pagar, mas tô com bastante medo, sinceramente. Ao menos se eu parar de receber não preciso pagar.
Mano eu também, acabei agora o meu. E na real, aproveitei a oportunidade porque imaginava que algo assim iria acontecer, já que o mundo e principalmente o Brasil sempre amou crises. Agora é seguir o plano e continuar estudando!
Cara, a bolha estourou, estou sentindo na pele a dificuldade de entrar
Cara, também estou nessa. Estou observando outras possibilidades além do trabalho comum
eu fico cético com oportunidades generosas demais, todas as que eu vi ou sumiram ou quando chegou "minha vez" já não estavam tão generosas assim
e como voce ver o mercado agora mano akita faz um video novo para nos.... seus videos sao os melhores.... papo reto sempre
Excelente, eu comecei meu primeiro emprego na área em uma grande empresa aqui em Fortaleza, e eu sei que terei que colocar a mão na massa para evoluir ainda mais, eu sei que só fui contratado pois tinha faculdade (Eles deixaram isso bem claro no momento da entrevista) e vários projetos publicados, além de anos de estudo, imagine agora as pessoas que não tem faculdade e que vivem de promessas desses gurus programadores que vendem cursos de 2 mil, 5 mil reais, escolas de programação cobrando 30, 40 mil durante o curso completo prometendo resultados em 4, 6 meses de estudo, é absurdo... É só olhar a concorrência das vagas no Linkedin, 2,000, 3,000 pessoas concorrendo a UMA VAGA front-end UMA VAGA, algumas dessas pessoas concorrendo são grandes profissionais que foram demitidos durante essa demissão em massa. A verdade é que para o Júnior, entrar na área (se já estava difícil) está absurdamente mais difícil. Boa sorte a todos.....
Muito obrigado por compartilhar suas experiências 👏🏻. Nos ajuda até uma melhor clareza, uma turma aí prometendo OS CÉUS, que vem de fora acredita né. Estou chegando agora, mas vou enfrente 🔥👊🏻🙌🏻
qual faculdade voce fez em Fortal?
mas eu nao tenho dó dessa mlk , comprando curso de 1k que na udemy custa 30 conto, eles ve soh o discurso "vai lá faz o curso que em 6 meses vc ta ganhando 5k" dai entram sem nem saber o que estão fazendo, achando que será só fazer um curso e estao aptos, dai agente ve isso ai 3000 candidados por vaga
@@rodrigo00737 cara eu conheço sites, que dá pra estudar programação de graça!
@@anotherchannel222 cara EAD por exemplo tem várias como na Uninassau, em 2 anos tu se forma em Análise e des de sist como tecnólogo.
Eu até voltei pra rever esse vídeo. Quero ser teu amigo cara... Puta sabedoria, eu tinha (e ainda tenho) a mesma perspectiva sobre a maioria dos hipsters do mercado de cripto. A maioria não faz a menor ideia de como a parada funciona, mas sabem muito bem esse jogo de construção de imagem e narrativas.
Eu falo isso a mile anos.
Vai voltar a uma época onde as coisas serão como eram antes. Pra mim 2006~2009, que foi quando comecei a estudar e trampar a área. Que era um cenário que vinha da época do Akita aí.
Todos eram tudo, projetavam, implementavam, sustentavam, monitoravam. Fazendo isso em todas as camadas do ciclo DevOps e na stack completa. Back, Front, Db e Infra.
Não tinha dessas de linha de produção, onde cada um faz só uma parte.
Isso é top. Que bom. Realmente a valorização vai vir pra quem é realmente preparado. Mas também vai vir muito trampo! 🤣🤣🤣🤣 Normal! Bora!
Melhor vídeo que assisto em muito tempo, eu nunca comento em vídeos mas esse mereceu. Parabéns pelo conteúdo Akita
Eu to vendo essa situação na pele. Trabalhando pra uma startup dos eua desde a pandemia e a uns 3 meses começaram os layoffs, sobrevivi por alguns motivos mas vejo a movimentação de demitir TODOS os funcionários que não são de países em que os recursos são os mais baratos para os eua, vulgo Índia.
E só piora cada semana que passa mais gente vi embora sendo substituídas pelo pessoal da Índia, a coisa tá ficando muuuuuito seria.
Cara, uns tapas na cara do Akita me forçou a voltar a estudar low code, back end em geral e ignorar dinheiro fácil sem uma boa explicação para isso. Tava muito tranquilo com apenas Python e Front End.
Os indianos são bons tecnicamente e com boa comunicação? Poderia ser este um momento dos BRs serem demandados, caso tenham requisitos iguais ou superiores, não?
@@chvc cara a real é que a situação tá tão feia que não vão atrás dos indianos por serem melhores (eles são ótimos) mas sim por que financeiramente é muito mais barato para quem paga em dólar…
Cacete! Quanta informação valiosa num único vídeo! Falou sobre tech, investimento, carreira e muito mais! Parabéns pelo excelente conteúdo!
Apenas um dos melhores vídeos que vi esse ano. Realidade nua e crua.
É lindo ver quem entende de lógica de programação analisar qualquer coisa!! Existe pouca paixão e muita lógica! Fantástico 🙌🏾
"A máquina de imprimir dinheiro nunca fez tanto Brrrrrrrrr" [Akita, Fabio 2022]
a questão mestre akita é que nem todo mundo consegue entrar numa faculdade pública. a grande maioria de nós só temos como opção as "uniesquinas" da vida pra se graduar.. e isso fica evidente em como as empresas nos exergam pois já participei de processos seletivos onde quem tinha graduação em faculdade federal foi selecionado na frente dos outros. sinto que não tem pra onde correr...
sim, é verdade. e por isso eu digo no video pra não tentar só empresa de renome. não existe só magazine luiza. a lojinha da esquina tem software. qualquer projeto é projeto. se não tem o curriculo acadêmico, você supre isso com experiência prática. começa em empresa bem pequena e com isso vai subindo. eu já falei isso em outros videos: eu também não sou formado. eu fui uma empresa atrás da outra na unha. começando com empresinha super pequena numa casinha do lado da faculdade até um hora estar trabalhando com multi nacional.
Mas é só fazer a semana OmniStack, subir para o próximo nível que sua startup (e emprego) vai fazer você ganhar seu 1 milhão em 1 ano.
Hahah mas não é problema com o treinamento, sim com as expectativas e ingenuidade do dev que pensa dessa forma uai :D
É bom demais te ouvir!
Em 40 minutos de video entendi mais sobre macro-economia do que em horas/dias assistindo/lendo outros videos... #SURREAL
Sinistro Akita! Vim pra ver um vídeo sobre tecnologia e vi um resumão macroeconomico dos últimos anos, mais análise fundamentalista, mas muuuuito melhor q muitos canais financeiros! Parabéns!
- 2:40 Softbank
- 3:25 Sorte
- 3:58 Os últimos doze anos foram anormais
- 6:33 Lyft
- 9:59 "A economia a gente vê depois"
Akita não sou de T.I mas acompanho seu canal, adoro quando vc fez esses conteúdos mais fora da bolha, apesar de ainda estar no tema mas enfim, parabéns pelo trabalho no YT.
Ainda bem q eu vi o video de 2020, aproveitei para guardar uma grana e estudar bastante
primeira vez que assitos seus videos, te achei um cara muito sensato e correto, ganhou um inscrito pela sinceridade.
Faculdade é BS, no final o que vale é o saber, estar no *mercado* e sempre estar se atualizando... como alguem q aprendeu a programar sozinho, acho q é muito da pessoa querer aprender ... Concordo quanto a bootcamp e influences, eles não sao a realidade, e poucos cursos sao didaticamente bons como varias faculdades de renome que conheço ( a menos q queira o diploma apenas ;) )
Caraca, o cara é brabo 👏 falou tudo sem medo !!!era bom se tivesse mais yotubes que falasse desse geito!! Parabéns mn sucesso pra nois!!!
Mestre Akita!!!!
Você é a nossa voz!!!!
Voz de quem assim como eu programa desde 1989 num MSX, TurboC da Borland e estava de saco cheio ter que dividir a mesa com menines juvenis cheios de mimimi, usando agenda política, BBB21 e o cursinho de 4 meses de python como argumento técnico tentando me provar porque o python é melhor que o C++!!!! 😒😒😒
KKKKKK o pessoal que se emociona com o akita é muito engraçado. A vibe de seita é forte
Akita, eu não costumo me dar bem com assuntos de economia, mas tudo o que você apresentou até aqui me foi bastante esclarecedor.
Ai ai, eu amo Akita... Lembro como se fosse ontem, eu... programador Sr Java... passava meu tempo livre estudando NextJs e React.... sofrendo, enquanto meus colegas diziam, "Vai estudar isso pra que.... vc e programador Java". Hj trabalho PJ em 3 clientes e muitas vezes cobrindo esses mesmos caras pq eles nao sabem nada de frontend.
ganhando qnt? pra trampar p 3?
Estive pensando exatamente nestas questões, hoje como dev e com experiência em gestão, vi a necessidade de contratação e todos pedindo grandes salários, fora da realidade de onde eu estava (e contratando), então junto com a empresa, que trabalhava, fizemos um realinhamento de mercado para entender e visualizar uma solução (demanda x necessidade x custo). Ao final, chegamos a conclusão que existia uma "bolha" e que em breve "pagaríamos sim os valores solicitados, mas para quem realmente valesse". Depois disso passaram 4 anos, altos e baixos, a empresa continua aberta e funcionando, com poucos programadores e muito trabalho e irá funcionar por muito tempo... Pois entendeu que o mercado é volátil, a saúde financeira presente garante o futuro e todo investimento, crescimento e aventura tem de ser vista como "um grande risco" e balanceada com a expectativa de retorno. Pois o jogo de longo prazo sempre ganha do imediatista!
Excelente vídeo novamente!