Avião pequeno com 4 motores? Por pouco o britânico BAE 146 não foi um FRACASSO.
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 7 ก.พ. 2025
- ✈✈ NOVAS CAMISETAS DISPONÍVEIS: bit.ly/loja_aero
✈ Seja Membro do Canal: bit.ly/membroaero
✈ Se inscreva: bit.ly/inscrito...
✈ Instagram: @programaaero
✈ Facebook: / aeroportrasdaaviacao
✈ Conheça nosso canal de viagem Sonho e Destino: bit.ly/2gOV1la
✈ Conheça nosso curso online de aviação: aerohelps.com.br
Não é nada comum vermos um avião de pequeno porte com 4 motores a jato. Esse tipo de configuração foi usado em aviões maiores, como Boeing 707, 747 ou até VC-10, que era um pouco menor. Mas o avião britânico BAE 146 foi desenhado para carregar 70 passageiros, para fazer voos regionais. Além de ter 4 motores esse avião também tem asa alta. Por que ele é assim? Nesse vídeo eu conto a história do BAE 146, ou AVRO RJ, que no início de seu desenvolvimento ele quase não deu certo, mas os britânicos se dedicaram para esse não ser mais um fracasso da indústria aeronáutica do país.
O canal Aero, Por Trás da Aviação tem o objetivo de desmistificar o universo da aviação, de forma leve e descontraída, para aproximar o público dessa área tão curiosa.
#bae146
Cara, esse avião é o mais legal pra mim. Ele parece um Antonov em miniatura. De mais!
Pra quem gosta de aviação. Brasileiro “CARLOS M S” está concorrendo a uma bolsa de estudo para piloto na CALIFÓRNIA. Vamos dar uma força BRASIL. Lá no site da SlingPilotaCademy logo na página principal tem o link para a votação. Infelizmente não posso colocar o link original aqui que o TH-cam corta o meu comentário.
Bora Brasil. Ele está em segundo lugar
É apenas o jumbolino...
O BAE 146 cresceu e virou o Antonov, kkkkkkkk
@@usphisics ainda tá valendo?
O vôo mais louco que fiz na minha vida foi em um desses de Lima para Cusco pela Star Peru, ao decolar de Lima os pilotos fizeram uma decolagem de performance, creio que para superar uma camada densa de nuvens baixas. Eles aceleraram ainda com os freios acionados e quando soltaram foi a decolagem mais rápida e ingrime que já vi, a razão de subida era absurda.
Tem um comentário acima de alguém que trabalha nessa companhia ...falando dessa aeronave...kkkk que história!
Pra quem gosta de aviação. Brasileiro “CARLOS M S” está concorrendo a uma bolsa de estudo para piloto na CALIFÓRNIA. Vamos dar uma força BRASIL. Lá no site da SlingPilotaCademy logo na página principal tem o link para a votação. Infelizmente não posso colocar o link original aqui que o TH-cam corta o meu comentário.
Ainda dá tempo BRASIL
Tive a mesma impressão quando voei num desses. Muito ligeiro kkkk
Caguei.....🤣🤣🤣
Pelos anos 1983/84, a TABA adquiriu um ou dois desses jatos. Era tão silencioso que até assustava, pois, não se ouvia nada e quando olhava para o céu, lá vinha ele sem ruído algum! Era um belo avião!
Muito legal!!
Linda aeronave
Não sabia que era silencioso, pensei que fosse barulhento por ser um avião antigo e quadrimotor.
Foram 2 unidades. Eles voavam Porto Velho onde morava, Santarém, Belém e outras cidades. A final em Porto Velho era por cima da minha casa.
@@sergiodelaorden l
Mais uns dados sobre o BAE 146. Ele era extremamente eficiente, por causa do air-brake, em pistas em proximidade de montanhas, devido a sua capacidade de “pouso de mergulho”. Nos anos 90 e 2000 era muito comum ver esse avião em Milão, Torino, Basel e Zurique como também em Bruxelas, Amsterdam o obvio London City Airport, Dusseldolf, Maastrich, Colônia e tantos outros aeroportos. Nos anos 90 era o avião tecnicamente ideal para substituir os Electra da VARIG. Perfeito para operar entre Congonhas e Santos Dumont. A Boeing e seu comandado DAC puseram um fim rapidinho a essa pretensão e a Boeing pagou pela extensão da pista do Santos Dumont para poder usar 0 737. Também era imbatível na carga expressa noturna pois não sofria restrições pelo seu baixo ruído podendo operar durante a noite em qualquer aeroporto da EU. Também em seu favor como cargueiro, sua fuselagem baixa permitia a carga e descarga de pallets direto de dollies sem requerer equipamentos de pista caros. Em 25 minutos se descarregava e carregava seus pallets. Turn around espantoso. Parabéns pelo canal, Muito Sucesso.
Sim.galera, é o avião do acidente da Chapecoense. Mas o avião não teve culpa, entrou de "gaiato".
A culpa é do sovina que morreu.
O avião não teve culpa de nada.
Ja voei nesse avião pela companhia Lufthansa, é um espetáculo, "pequeno" veloz, um excelente avião sempre que esteja devidamente abastecido pra não cair fo céu, e mesmo assim é capaz de planar por muito tempo, mas o grande piloto baixou o trem de pouso muito antes do tempo, aumentando o arrastre o que ajudou ainda mais na colisão contra o monte, talvez podiam ter conseguido se nao fosse por mais esse detalhe.
@João Fernando dos Santos um avião estranho pediu preferência para pouso de emergência, fazendo com que o avião do Chapecoense ficasse voando em círculos até que combustível acabou.
O dito avião que estava em emergência nem chegou a pousar no aeroporto, porque encontrou outro mais próximo de onde ele estava
Esse aviao é bom porem ele nao plana muito , o que significa é que se o aviao que estava levando a equipe da chapeco fosse um A 320 ou outro modelo maior com una razao de planajem maior co certeza a equipe da chapeco estaria ainda aqui para contar a historia , o aviao falado neste vidio é muito bom porem como falei a razao de planajem e muito piquna quase nao existe desligou o motor fudeu a realidade e essa
@@josedefreitas5126 sim, mais o piloto ou copiloto poderia ter declarado mayday e pedir preferência, assim eles poderiam ter feito um pouso de emergência...
Fico imaginando projetar avião numa época dessa, quantas vezes o cara teve que refazer o projeto até chegar no modelo perfeito, afinal os softwares estava engatinhando, era na mão mesmo, parabéns aos Engenheiros da época.
O design contínua bonito. Envelheceu bem. Não parece um avião de 40 anos.
Trabalho para a companhia aérea Star Peru, como membro da tripulação de cabine, e voei no BAe146, em todas as três versões. Avião muito bom para a época. Seus vídeos são muito bons. Saudações e abraços.
Cheguei a ver o BAe 146 da Star Peru sobre os céus de Rio Branco, quando estive lá.
Um dos aviões mais bonitos já fabricados pra mim,a versão avro rj70 é a minha favorita
Se não fosse o trágico acidente da Lamia, eu não teria tomado conhecimento da existência deste modelo de avião. Interessante a estória que envolveu o desenvolvimento do aparelho. Ótimo vídeo!
Baita história, obrigado Fernando! Vida longa ao Jumbolino!
Valeu Eduardo!! haha o famoso Jumbolino! Acabei esquecendo de falar do apelido no vídeo.
ANTONIO BRAGA GOSTO DE OUVIR ESSAS ESTORIAS DA AVIACAO
SEM DÚVIDA É UM SUPER AVIÃO. PEQUENO DEMAIS PRA MUITO MOTOR. ELE ME LEMBRA O KC 390 MILLENIUM CARGUEIRO DA EMBRAER, NÃO PELO TAMANHO MAS PELO MODELO DE ASA ALTA E A ASA COM FLECHAMENTO PRA TRÁS. BONITO PACA.
Aqui no Brasil esse avião voou na década de 80 na TABA (Transportes Aéreos da Bacia Amazônica ) foi um sucesso e um luxo para toda a região norte do Brasil. Em Sinop-Mato Grosso o aeroporto na época era agenciado pelo Sr . Décio Soares Filho, que antes recebiam os bandeirantes da Embraer... depois pulou para os BAE-146 . A TABA Air Lines voou por décadas essa região . Deve haver fotos na Internet para registro .. foi uma grande época da região norte .. o lema do governo era integrar para não entregar .. o mais impressionante era ver esses aviões pousando em pistas de terra sem nenhum problema ...
Se para relembrar, o trágico acidente com a equipe da Chapecoense, a aeronave da Lamia, caiu por um planejamento inadequado, a famosa pane seca, neste caso, lamentávelmente com perda de muitas vidas.
Sim. Aeroporto onde esse voo pudesse fazer escala não faltava. Havia o aeroporto de Cobija na Bolívia, fronteira com o Brasil e o os aeroportos no Acre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, minha cidade. Não sei se o aeroporto boliviano estava aberto, mas esses dois do Acre, para os quais não seria necessário desviar quase nada a rota estavam em pleno funcionamento.
Voei pela primeira vez nesta coisinha em junho de 2013, quando fiz um vôo de CDG para Dublin pela Cityjet. É uma aeronave simpática
Com esse vídeo, passei a gostar mais desse avião. Antes eu não gostava muito dele até porque o achava inadequado, justamente por não conhecê-lo.
Pra mim, um dos aviões comerciais mais bonitos. Asa alta, com diedro negativo.
Já ouvi falar desse aviao e acho incrível o projeto dessa aeronave
Depois do acidente da Lamia não foi só você.
Não só o projeto eu acho a aeronave feia
E horrível
@@mateusmarques6326 sua opinião eu tenho a minha
@@mahhatam ????
Voei nele em 2014 indo de Amsterdam para Inverness pela KLM. Era antigo mas bem legal, confortável e silencioso. Fiquei muito feliz porque já tinha visto ele e já conhecia um pouco da história, então foi ótimo poder experimentar voar nele.
Sempre tive curiosidade de saber a história deste avião, obrigado Fernando por trazê-la tão detalhadamente e com toda suas nuances. Parabéns pelo conteúdo!
Gostaria de parabenizar você pelo excelente desempenho na narração desta reportagem.
Já viajei muito com esse avião na Bolívia, eles continuam operando firme e forte internamente nesse país, o avião é fenomenal, muito seguro quando operado de forma séria.
Verdade, quando vc vê a história do acidente da chapecoense da pra ver que o avião "lutou" com todas as suas forças pra não cair, que se não fosse pelo avião o acidente já teria acontecido bem antes. Mas aqueles dois pilotos fizeram de tudo pra aquele acidente acontecer.
So lamento pela familia dos jogadores e comissão e todos que estavam nakele vôo do time da Chapecoense..... onde fizeram tudo ERRADO, e ceifaram mais de 70 vidas....
@@Acesar2012 aquela história, só cai avião por uma série de fatores, e se os pilotos deixarem
É verdade, a Ecojet opera com essa aeronave por lá. Voei de La Paz à Guayaramerín, e de Cochabamba à Guayaramerín.
Sim, viajei com a Ecojet que opera com esse modelo na Bolívia! Só viajei uma vez, nas outras vezes fui com a BoA!
Já tive o prazer de voar num desses. De CDG a DUB. É uma aeronave simples (lembra um ônibus de viagem), mas bem esperta! Foi essa a minha impressão. Gostei!
Peguei um vôo nesse avião em 2014 de Amsterdã para o London City. Era uma cia regional do grupo KLM e Air France. Realmente me chamou a atenção um avião tão pequeno com 4 motores. A asa alta tb me chamou a atenção, pq não é comum em aviões maiores hj em dia.
Cara, este avião é fora de série. Até a Rainha Elizabeth tinha um. Muito bacana mesmo.
Já voei 2 vezes nesse avião
lá na Bolívia ( La Paz/Guayaramerín e Cochabamba/Guayaramerín). A empresa Ecojet utiliza essa aeronave para ligar as cidades grandes às cidades pequenas, foi uma ótima experiência!!!
Também já voei com a Ecojet!
Sempre tive curiosidade sobre esse avião desde que viajei num pela primeira e única vez num vôo entre Santarém-Belém quando tinha 12 anos pela extinta T.A.B.A., mas não lembrava o nome. Obrigado.
Esse avião eh muito legal. Voei nele na Bolívia, pela TAM(militar). Avião com excelente performance de vôo em elevadas altitudes e pistas curtas.
Ba voei com esse avião , Paris - Dublin - operado pela air France parecía um ônibus com asas Hahaha nunca tinha visto um avião desse tamanho com tanta turbina ... mas foi um voo confortável 🙌🏻
Mais uma excelente matéria deste canal... Uma aeronave incrivel e com uma história belíssima, e que só faltava um registro digno do seu papel na aviação. Seus projestistas pensaram muito à frente do seu tempo e, provaram estar certos... Tivessem tido um motor melhor e não houvesse a crise do petróleo, a história do 146 teria sido bem diferente...
Tenho dois modelos monyados e sonho um dia, em ainda poder voar numa beleza dessas.
Voei algumas vezes entre Genebra e Londres, e Genebra e Zurique, pela Swiss Airlines.
Fiz um único vôo no BAE-146 em 1999 pela Ansett New Zealand saindo de Queenstown na ilha do sul, com escala em Christchurch, destino final Auckland. Feliz por ter conhecido essa aeronave.
A configuração era de 6 assentos por fila.
A TABA (Transportes Aéreos Bastante Arriscados) da Amazônia operou esse aparelho.
Me pergunto, como as pessoas podem dar deslike em vídeo com tanto conteúdo com este...
Primeiro vídeo que vi sobre esse avião, . Ele é ótimo pra viajar, estável, silencioso, espaço razoável e etc. Na Bolívia até hoje a ecojet opera esse avião. Creio que deve ser a versão com 100 passageiros
Que legal! Eu nunca voei nele, mas parece sim ser bem confortável. Ele acabou não sendo muito conhecido no Brasil!
@@aeroportrasdaaviacao ficou mais conhecido só q pelo lado ruim, por causa do voo da LaMia
Conta a história dom Embraer EJETS avião incrível opera em vários lugares "extremos"" (Sta Helena, London City com uma razão de descida altíssima) Baixos custos..
Up
O E2 está virando fracasso da aviação. Não por ser ruim, mas por causa dos cartéis e protecionismos.
@@corujasistemas2874 Infelizmente meu amigo é uma pena, por causa de politica e um poquinho de mercado... Mas o E1 é foda, este o nome! mais de 1600 unidade em 15 anos? o 747 levou 50 para conseguir 1900.. Também todos os desafios que nenhuma aeronave (modo de dizer, quero dizer poucas) que leva mais de 100 pessoas consegiu fazer!
@@joao1353
O E2 leva quase o mesmo número de passageiros que o a220, porém com muito mais conforto e com um custo quase igual.
O problema é que os EUA do Trump só compram da boieng, a Europa da Airbus, a Rússia da sukhoi e a China e o Japão estão lançando seus regionais.
@@corujasistemas2874 a Airbus está engolindo os Embraer com os A200 (ex-Bombardier).
Muito legal a estoria, a TABA utilizou o BAE quando um Dart Harald da decada de 40 ou 50 que foi arrendado para outra empresa regional sofreu um acidente, pelo que lembro foi perto do Rio Sao Francisco e uns 70 passageiros morreram, por este motivo os Dart Harald foi proibidos de voar no Brasil, e a TABA trouxe os BAE, tambem para tentar mudar o apelido da empresa que vinha de um periodo anterior a este acidente, TABA (Tua Alma Bate no Alem).
Meu pai voo a primeira vez em um dos Antigos Dart Harald indo para o sitio dos meus primos em Rondonia, e achou legal, ele era meio Indiana Jones, quando o Dart caiu ele nem ligou.
Não sabia que a Taba tinha operado o Dart Herald (quando eu nasci ela já não voava pra minha cidade. Mas de fato ela tinha má fama por causa dos muitos acidentes, inclusive já ouvi um apelido parecido com esse). Que eu sempre soube foi que ela operou muito tempo o FH-227, o clone americano e um pouco maior do Fokker F-27, que ficou mais conhecido como Hirondelle. Sobre o BAe 146, meu pai que na época morava em Manaus conta que viu muita propaganda em outdoors e outros meios de comunicação sobre a aeronave, mas não teve oportunidade de voar nele.
Antes de ver esse vídeo confesso que eu tinha uma visão muito negativa deste avião por causa do acidente que todos conhecem, apesar de saber que a causa de sua queda fora única e exclusivamente por culpa do piloto. Obrigado Fernando mais uma vez por deixar tudo tão claro e até me fazer ter uma certa admiração por esta aeronave agora. Um abraço!
Faz um vídeo comparativo entre os E190 e E195, e também do E190 e E195 E2. Diferenças de peso, tamanho, passageiros, motores, distância de pouso e decolagem e etc. Também de como identifica-los
A diferença mais fácil de perceber a olho nu entre os modelos normais e os E-2 é que os modelos E-2 não possuem winglets nas asas ao contrário dos E-Jets tradicionais.
Adoro essa aeronave. Não tem um motivo específico, mas por alguma razão eu adoro ela 😂 Será que sou só eu?
Eu acho que eu gosto pq ele é asa alta. Eu gosto também dos aviões turbo hélices de asa alta. Acho bonito.
Por enquanto ele é meu favorito no jogo Airlane comander
Vídeo muito bacana, bom texto e muito boa narrativa, parabéns
A cada vídeo eu fico mais interessado na aviação, moto em PVh e lembro quando os aviões da TABA passavam por cima de casa eu fazia questão de parar e olhar o avião em rota de pouso na década de 80 esse vídeo me trouxe boas lembranças, muito obrigado.
É um equipamento incrível. Pena não ser possível publicar foto aqui nos comentários. Tenho uma ao embarcar em um desses, na Irlanda, em um voo regional. Chovia pra caramba, tudo nublado. O piloto fez o mesmo tipo de descolagem que o descrito pelo Pedro Correa, em pouos segundos estávamos acima das nuvens - não nego que me assustei ao ver que subia quase que numa vertical. Foi um dos melhores e mais incríveis voos tive, até hoje 😄
Realmente, para época era até revolucionário para voos regionais, poderia até mesmo ter trabalhado em algum projeto para maior capacidade de passageiro e carga, usando até mesmo asa baixa e motores com alta razão de bypass. Como já tinha um projeto fixado no mercado. Mas, enfim, como foi dito no final do vídeo, teve seu momento e os concorrentes chegaram. Parabéns pela excelente vídeo aula.
Sou de Chapecó....e até hj aqui todo mundo se pergunta como uma baita aeronave dessa conseguiu ser derrubada por falta de combustivel...
Um crime com um baita time e pessoas maravilhosas...
Sim amigo...triste! vcs ae da cidade/toecedores foram muito prejudicados...tudo por mísera ganância...
@@maianomaia8538 acho que falta de combustível derruba qualquer avião, a não ser no caso de alguém excepcional como o Cmd. Sully
@@iko1954 mais pane seca tem muitas variáveis...o do comandante sully foi perda do motor mediante destruição do mesmo...mais ele não tinha onde pousar mais tinha visual por isso pousou no rio Hudson...ja no triste caso da chapecoense se o "capitão" tivesse reportado o que ele sabia(combustível no limite)...tinha pelo menos a pista sido aberta...ou o controle dado "vetores de direção"
@@maianomaia8538 concordo contigo, mas o que me parece é que falta de combustível ou destruição de todos os motores tem a mesma implicação na navegabilidade da aeronave e nesse caso a perícia do piloto conta muito. É claro que com esses 2 pilotos seria comparar laranjas com bananas, o Sully jamais chegaria a tomar a decisão que o Quiroga tomou e se expor a essa situação.
Ele deveria reportar a falta combustível para torre, tinha prioridade para pouso, só que receita uma multa. Outra coisa foi a falta de planejamento, pois deveria ter pousado antes para abastecimento.
FERNANDO parabens pelo canal.....Desde Luanda Angola te assistinto com muito sucesso
canal me ajudou a entender melhor o mundo da aviaçao
adorei. muito legal a historia desta aeronave.
Eu vôo com esse avião em simulator pra Android. Sempre me perguntei de onde ele era e sua história. Valeu pelo vídeo, muito informativo!!
Qual o nome do jogo?
@@marcosfelipe562 Airline Commander
De fato, esse é um dos aviões mais bonitos que ja vi
Muito bom esse vídeo, parabéns, fiz um vôo de Londres para Firenze no Bae146 em 2002, por ser pequeno opera em aeroportos regionais, chacoalha bastante!
Era fascinado por essa aeronave na adolescência principalmente quando aparecia a propaganda dele na revista flap e com o surgimento da Air Brasil subsidiária da líder que chegou a ter essa aeronave.
Há uma curiosidade dessa aeronave, foi quando começaram a pensar em substituir os Electra II da ponte aérea, o Príncipe de Gales esteve no Brasil com esse avião, para tentar vender ele aqui nessa operação de Santos Dumont/Congonhas, todos sabemos que o avião vencedor foi o 737NG. Esta na matéria "Lider Meio Século de Liderança" da Revista Flap.
Voei varia veses nesse aviao da impresa aerea "Meridiana" na ruta FLR-BCN florencia barcelona na serie 200. Reputo este aviao seguro e silencioso e de otimo manuseio eli era chamado tambem com o nominho de "JUMBOLINO"
Patentes
Existe(m) patente(s) na industria da aviação? Existem patentes ativas? Se houver, como funciona uma patente num dado problema de segurança na aviação? Parabéns pelo canal! Show de bola!!!
Parabéns pelo canal e pelo vídeo. O BAe 146 é uma boa aeronave que se adaptou muito bem a certas rotas no Peru onde outras aeronaves não podem operar.
Faz um vídeo sobre a Embraer, não sei como é visto mundialmente em qualidade aérea, mas pro Brasil é um grande orgulho. Seus modelos de sucesso, seus fracassos etc. Como surgiu, cresceu e é o que é hoje...
voei varia ves com esse aviao entre florencia na italia e barcelona na espanha operado pela compania “MERIDIANA” nada que desabone era tb apelidado de jumbolinho muito bom
🎉se possível gostaria de vídeos sobre os DC3 eo super constelatons. Eu já voei duas vezes em Douglas DC3.
Poderia colocar os motores em cima de uma asa baixa, como o jato executivo da Honda. O fato é que ele é lindo, o único avião britânico que não é feio.
Vídeo muito bom ... Ótimo trabalho .
Sobre o avião eu diria que era um projeto bom , eh triste não ver sua continuidade .
O projeto eh bom e seu propósito era para se encaixar bem no mercado.
Acho que seu problema foi não ser da Airbus ou boeing . Só isso .
Rapaz, Voce é muito Competente, e seus Videos são muito bons, Parabéns, voce é muito inteligente e Capaz.
Fernando, como siempre, muy interesante y enseñando mucho. Saludos desde la Argentina
Voei de Milão para o Porto num Avro 146, pela Alitalia, operado pela Azzurra. Me chamou muito a atenção foi a configuração "Kombi". Metade do avião estava isolado por uma divisória e haviam apenas 6 fileiras de poltronas com 3+3 (36 passageiros) mais carga. Achei muito interessante. O aparelho é muito estável.
Já joguei no simulador Airliner Comander e sempre me perguntei pq de 4 motores em uma avião regional, adorei a história!!
Melhor propaganda, rápida e concisa, parabéns
Voei num desses na TABA ... avião apertado mas bem simpático. Parece uma miniatura na pista.
Eu conheci esse avião jogando o jogo world of airports, esse avião sempre me deixou curioso por ser tanto operado atualmente. Adorei o vídeo, muito informativo e ainda tirou minhas dúvidas. 😀 Adorei
Eu voei nos Avro RJ85 da Ecojet Boliviana e gostei muito, silencioso, espaçoso e confortável.
Muita gente dizia que, apesar de ser um avião de 4 motores, era um avião de custo baixo de operação... E que tinha uma puta eficiência... Quanto ao silêncio... Já vi um desse pousando no aeroporto de Salvador, BA... Para um avião antigo, me surpreendeu tal silêncio!
Voei várias vezes nesse BAE-146, Cuiabá-MT/Alta Floresta-MT, pela Transportes Aéreos da Bacia Amazônica -TABA, que sem dúvida foi um avanço, pra quem voava num Bandeirantes.
Ele lembra muito o modelo Russo Ilyushin Il-76.
Tudo bem meu querido !!
Sou de Chapecó e infelizmente não tem boas lembranças deste avião .
Abraço a todos !!
Infelizmente.
O avião em si é bom .
O irresponsável dono da LaMia que não.Qualquer aeronave que seguisse naqueles planos , aconteceria o mesmo .⛽
@@d.lucasmb.o500rsd7 sim com certeza mas não foi o que aconteceu por isso quando vejo este modelo não tem jeito.
Saudações conterrâneo. Realmente esse avião não nos traz boas lembranças. Mas o avião é ótimo para o que foi pensado, pena o ser humano desprezar a engenharia da máquina
Cheguei a voar nesse avião, pela TABA. Muito silencioso e confortável.
Lembro dele no filme "A Rainha", sendo o avião que transporta o corpo da princesa Daiana.
Uma curiosidade...Este avião foi adotado pela realeza Britânica e recebemos uma visita diplomática, aqui no Brasil,. ... Publicado em set. de 1997 na Folha de São Paulo... "Hoje os Bae-146 foram substituídos pelas versões RJ ("Regional Jet") e são usados na moderna aviação regional, em aviões que acomodam de 70 a 125 pessoas.
A versão executiva do Bae-146 original, denominada Statesman, é utilizada na frota denominada "Queen's Flight" da RAF, a Real Força Aérea, que opera três aeronaves exclusivamente à serviço da família real britânica."
Um dos mais belos aviões já construido ! O KC millenium deveria migrar pra modelos civis também !
Já voei nele de Paris para Dublin é otimo
Sou fã desse avião, para mim um dos regionais mais bonitos.
Piloto muito no Airline Commander esse avião. Pesado, pra decolar come uma pista danada.
Voei num desses numa travessia Milão-Vienna no final de 2000, pela Alitalia. Penso que quando passámos pelos Alpes, sentimos um pequeno 'poço-de-vento'..! Yikes..!
Uma das mais belas aeronaves que eu já vi
Muito legal Fernando show o vídeo ! Este avião tem muita semelhança com o Antonov 225 .
Na lojinha do aero podia ter mais maquetes de aviões, motores, pôsteres, etc. Aliás, já pensaram em unificar as lojinhas? Aero, Panda...
Tenho grande simpatia por este avião. Não sei se já comentaram por aqui, mas ele foi seriamente cogitado para substituir os Electra na ponte aérea Rio / São Paulo....
AMO ESSE CANAL ESPERO QUE UM DIA CONSIGA TE VISITAR PRA AGENTE ANDAR NO ANFÍBIO , GOSTO MUITO DE VC DE TUDO ADOREI A NOTÍCIA DO BONÉ E ,VOU COMPRA-LO
Valeu, Arthur!
Pois é, o mundo da aviação é um negócio muito louco, sem falar no dinamismo das inovações tecnológicas.
Sempre um ótimo assunto nos vídeos do canal.
Sucesso.
Sugestão de vídeo "Dornier 328 Jet" um regional pouco conhecido e que não teve o sucesso esperado!
Parabéns Fernando!!!
Nunca me canso de dar Parabéns pro Canal, e para o apresentador, da mesma forma que parabenizo muitos os quais sigo nos Canais Aeronáuticos e fora deles.
Fico triste que - como é que em um canal com um conteúdo de qualidade, muito informativo, com excelente apresentação, que serve de aprendizado para tanta gente - sejam os não ainda familiarizados com a aviação, como os que já conhecem parte desse mundo (como eu) -; muitos cheguem aqui para deixar um dislike. :( :( :(
Abri a página com 37 dislikes, ao final, comentei e atualizei, já eram 44... :( Os comentários eram 300, agora, com o meu 325.
Mas, o mundo gira, a terra não é plana, e aviões decolam para norte, sul, leste, e oeste, mas nas posições intermediárias também. E nisso o Canal segue e há de sempre crescer.
Que cresça também a Lojinha do Aero.
Again, Congratulations!
Muito lindo esse avião, parece uma versão mini do C5 Galaxy da Lockheed
Voei de Puno a Lima pela Star Peru em 2011 num Bea 146
Voei num justamente pro City Airport, em Londres, em 2012 =) Lembro que era muito silencioso.
Canal mais que perfeito! Absurda a qualidade dos vídeos! Top demais!
Uma ideia Fernando, faz um vídeo de aviões aero médico, tem o Phenom 300 novidade da Embraer, será que tem concorrentes para esse nicho de mercado. Em época de pandemia pode vender muito. Parabéns pelo canal!
Acabei de ver um desse pousando aqui em Bologna
0:53
era o comitê onde eles se reuniam pra LANSAR A BRABA
😂😂😂
Esse avião também ficou conhecido pelos eventos de contaminação do ar da cabine por substâncias tóxicas geradas por óleo pirolisado dos motores do avião. Para saber mais, procure o relatório elaborado pelo parlamento australiano no ano 2000, com o título "Air Safety and Cabin Air Quality
in the BAe 146 Aircraft".
Mais um vídeo excelente! Parabéns! Mas sobre os aviões na parede do fundo, o 14 bis à esquerda do vídeo está "voando" para baixo enquanto todos os outros estão "voando" para cima! Rsss! Sacanagem com nosso avião! Abraços
Muito detalhes e adorei a historia.
Um super avião!!! Tinha tudo para ser super seguro, só precisava de algumas melhorias. Mas infelizmente é assim... O que é bom, acaba de pressa!!!
Lembro de ter voado em avião desses saindo de Porto Maldonado e com destino a Cusco no Peru.
Certa vez escutei uma estoria que durante a guerra condicionaram macacos chipanzé para pilotar aviões.
Lá no Peru tinha uns pilotos baixinhos que pareciam condicionados para pilotar nas condições dos andes. Lembro que fizeram certas manobras nunca dantes vistas.
A titulo de curiosidade, a Suíça chegou a projetar e construir um caça à jato quadrimotor, o EFW N-20 Aiguillon, um avião sem cauda que acabou não sendo adotado.