Tenho considerado o Não Ficção o melhor podcast nacional. A gentileza, o cuidado e o preparo do Átila ao abordar os temas, a participação de excelentes convidados, temas relevantes e uma equipe que a gente não vê, mas que faz um belo trabalho, fazem com que a gente se sinta realmente num papo.
estou morando no EUA, minha esposa e pesquisadora, tive uma pedra no rim, sem necessidade operatoria, fui no hospital, fiz alguns exames, tomei remedio pra dor e fui embora, gastei 3 horas la, a conta: USD15.000,00. Gracas ao plano da faculdade e aplicacao para desconto no hospital, nao paguei nada mas e muito louco isso nos eua. Pais de "primeiro" mundo dizem....
Outro ponto a se destacar é a necessidade de alta qualificação que o mercado exige mesmo pagando baixos salários, então as pessoas estão usando seu tempo livre para buscar essa qualificação, isso impacta a qualidade de vida, visto que passamos cada vez mais tempo ocupados, deixando de lado coisas como lazer, tempo de qualidade com a família e amigos, fato que reflete a crise de saúde mental que o mundo enfrenta.
Se eu tomar café em toda paradinha do Átila q ele fala pra tomar café eu ñ vou dormir nunca mais kkkk brincadeiras a parte, programa incrível! Tema muito pertinente!
Este vídeo deveria ser passado em rede nascional e em escolas! Exelente conteúdo realmente uma aula sobre sociedade e politicas econônomicas. Eu como professor sempre recomendo estes conteúdos para os meus alunos! Mais uma vez parabéns.
Átila, fui membro do seu canal por muitos meses, precisei parar agora porque a situação financeira apertou :/ Mas mesmo sem poder contribuir financeiramente, obrigado pelos trabalhos! Se puder fazer uma indicação, chame o João Carvalho para falar sobre marxismo!
Que vídeo incrível, fico feliz de ver o Átila trazendo esse nível de profissional. Mas a conclusão da conversa ficou muito reformista, acredito que um pacto social não é uma solução, pois ele dificilmente vai ocorrer e se ocorrer não vai levar em conta os impactos ambientais. A única solução é uma revolução tomando os meios de produção dessas empresas e aí sim garantindo jornadas de trabalho justas, fim da mais valia e principalmente buscar soluções inteligentes e eficientes para a produção e por consequência recuperar a natureza degradada do planeta.
Enquanto houver um sistema produtivo que PRECISA de exploração para existir, nunca vai haver conciliação, muito menos emancipação. A sociedade num geral produz muuito mais do que há 100 anos atras, produz em excesso, e mesmo assim, cada vez que aparece uma nova tecnologia, a gente trabalha MAIS e ganha MENOS. Conciliação é impossível
Concordo contigo, trabalho em mercado e me dói ver kilos de linguiça, salsicha, queijo, presunto ir pro lixo pq tudo é produzido ao extremo e não tem quem compre tudo isso, hoje mesmo 50 embalagens de chamyto foram descartadas, e tanta gente por aí sem poder comprar 1 pão 😢 Aqui são explorados os funcionários e as comidas desperdiçadas, os de cima lamentam só a parte de não ter lucrado com ela
Exato, a sociedade é que tem que decidir se é esse tipo de sociedade em que ela quer viver, onde as pessoas são apenas engrenagens na produção do capital para enriquecer um pequeno grupo de pessoas, enquanto a maioria vive na miséria e sem tempo nenhum para si e para a sua própria família. Obrigado pelo conteúdo contra a desumanização e a barbárie, camara Átila.
Esse 8 h pra cada fase (trabalho, casa, sono) = 24h teria que ser home office, pois tem o transporte ao trabalho! Ou dorme menos,ou tem menos horas pra vc/familia (ou ambos)
Lenin aplicou essa lógica de carga horária de trabalho 8x8x8 na URSS logo após a Revolução de 1918. Isso não impediu que o país se tornasse em 30 anos a segunda maior potência econômica do planeta.
O programa CamperForce da Amazon é retratado no filme "Nomadland". Filme muito bom, inclusive! Obrigada, Átila, por proporcionar tantos conteúdos fantásticos!
Ruy Braga fala com uma qualidade que não se encontra com frequencia. Situação do trabalho sempre foi um dos assuntos que mais ocupei tempo na carreira academica. Quanto mais se eu conheço sobre o universo do trabalho, mais eu perco a esperança
seria interessante se a capa do video fosse o convidado, seria até uma forma de prestigiar essa mente que nos presenteou nesta conversa com sua sabedoria.
Na disciplina de História do Design em cursos de Desenho Industrial da antiga FUUMA (Atual UEMG e primeira escola de Desenho Industrial do Brasil) se estuda que na virada da revolução industrial os primeiros protutos produzidos em massa eram horríveis, não tinham estética alguma e tinham qualidade muito inferior aos produzidos por estes artesões. O profissional de Design "nasce" para elaborar esses produtos pra que sejam mais ergonônicos, agradáveis e funcionais, daí nascem as escolas e os estilos como a Bauhaus. Neste ponto esses antigos artesões tinham um domínio inestimável da produção de um produto de qualidade que foi desprezado pelos primeiros industriais. A máquina não "melhorou" o trabalho deles, ela "roubou" e pos na mão de gente desqualificada.
Esse final ficou meio estranho, a máquina "roubar" e colocar na mão de outros profissionais menos qualificados. Sabemos que a máquina não pensa e quem que realmente roubou esses profissionais: o burguês. O mesmo está ocorrendo com as IAs, elas não pensam e não estão tirando empregos e sim quem tem o poder ($) de controle sobre as IAs.
Magnífico!Bate papo esclarecedor, sempre pensei assim, a vida sem vida devido o excesso de trabalho por um salário ruim, quando não está trabalhando, fazendo cursos para se aprimorar, as vezes parece q na morte tem mais dignidade.😢
11 หลายเดือนก่อน +38
O meu sonho era ser ilustrador. Hoje penso seriamente em desistir e desenhar só por hobbie. Essas inteligências artificiais são insanas. Apesar de muitos resultados serem medíocres, há muita ilustração boa, tecnicamente falando (sei que as IAs foram treinadas "roubando" artistas, mas aí a discussão é outra). Não tem como competir, em segundos um programa faz o que eu levaria horas ou dias fazendo, sem falar que esses programas vão melhorando exponencialmente...
Trabalho como programador com softwares de IA e eu digo para você buscar essas ferramentas como auxilio para suas ilustrações. É fato já que veremos cada vez mais o uso de IA para tarefas, porem ainda sim será necessário seres humanos para dominar elas e produzir um resultado decente. Até por isso que os melhores desenhos que a gente vê gerados por IA são de outros artistas, pessoas que já tem conhecimento do que é necessário para ela gerar a imagem de boa qualidade e sem deformações. Pense em formas de usar a IA para adiantar ou finalizar o seu trabalho. Esse é os meus dois centavos para o assunto mas que talvez possa fazer você perceber novas formas de fazer arte aliado a tecnologia.
11 หลายเดือนก่อน
@@FRANCELINOMOREIRA-p6n A gente tá mais pro cavalo do que para condutor da carruagem.
Eu sou designer e ilustradora. A IA, do jeito que está agora, é completamente inútil pro tipo de ilustração que eu tenho que fazer. Eu tenho um estilo a seguir, tenho que seguir nromas de segurança da empresa, tenho que mostrar uniformes corretamente, etc. O quê a IA tá me ajudando agora é pra fazer alguns tipos de correção no photoshop (tipo gerar fundo a mais pra imagem). Quando você produz imagens você tem que ter o OLHO - se botar IA na mãe de qualquer um, essa pessoa vai continuar tendo que ter olho pra ir editando a imagem até ela estar boa pros seus fins, no tom certo.
Da vontade de chorar! Excelente conteúdo, extremamente necessário para que possamos repensar a forma que a sociedade está organizada de forma a enriquecer ainda mais a classe dominante. Somente com a conscientização e organização coletiva seremos capazes de mudar isso e seu vídeo foi extremamente didático na medida em que expõe anos de luta por direitos, que estão sendo amassados e jogados no lixo pelo neoliberalismo. Parabéns Ruy pela aula e parabéns Atila pela iniciativa, precisamos de mais pessoas com. o seu alcance fazendo esse tipo de conteúdo.
Que entrevista maravilhosa. Pena que nem todos trabalhadores tem consciência da situação de super exploração e da degradação das relações trabalhistas.
Finalmente um podcast que convida especialistas em um assunto relevante em vez de dar palco e validar idiotas ou achistas ridiculos(as). Obrigada, Atila!
Que podcast genial! Atila com pontuações e paralelos brilhantes como sempre e o professor Ruy Braga com um conhecimento gigantesco sobre o tema. No minuto 48, quando reportaram sobre uma empresa que quer vender aparelhos para sonhos lúcidos com ênfase no trabalho, me lembrei na hora do livro 'A Metamorfose' do Kafka. Quando o personagem principal acorda transformado em um inseto(possivelmente uma barata), a primeira coisa que ele pensa é: "Como é que vou trabalhar assim?!". Isso foi um crítica do grande escritor a relação doentia com o trabalho já no início do século XX.
Muitas pessoas do meu círculo dizem não ter tempo para ouvir coisas assim. Penso deixam de ter sabedoria. Alguém disse que ter um QI alto não quer dizer inteligência. Que sabedoria é mais importante. Ou tão quanto. Muito bom essa matéria.
A explicação dele sobre o surgimento dos direitos trabalhistas e o estado de bem estar social não é suficiente. Foi o medo dos capitalistas das revoluções socialistas acontecendo, principalmente na URSS, que fez a mudança.
Que necessário esse conteúdo ! E é impressionante como há nos comentários pessoas que criticam o mesmo... realmente somos cíclicos e pouco originais. Esse papo caaberia perfeitamente em uma taverna inglesa na revolução industrial...
Antes mesmo de assisitr, já tenho a resposta: o trabalho jamais será emancipado no capitalismo, já que trabalhamos para enriquecer patrão, não para melhorar a sociedade e aliviar o fardo um dos outros. Agora bora aprender mais com o Átila
Excelente entrevista! Só senti falta dela no Spotify, fica mais fácil pra compartilhar com quem não tem o costume do TH-cam.. Nesse caso pra compartilhar com os trabalhadores que ouvem Spotify ao voltar do trabalho 😅
Que programa! Muita informação mega relevante. Muito conhecimento da realidade do mundo, e muito subsídio pra consciência de classe. 1:00:45 Sobretudo essa parte da saúde trabalhista nos estados unidos e sobre a epidemia de opioides, etc
Obrigada, Atila, por esta conversa impressionante. Vou assistir de novo porque não dá para perder o mínimo detalhe. Este canal está cada vez mais rico em conteúdo e convidados. Obrigada ao Professor Ruy Braga pela aula.
A sorte nossa é que o Átila é um entrevistador inteligente e atento, daí ele consegue extrair todo um conteúndo rico dos brilhantes convidados, ademais os assuntos são relevantes e atuais. No cenário não tem nenhuma distração, tudo sóbrio, inteligente e focado. Nota mil. Sucesso ao canal.
Sobre ser programador: é verdade que você consegue ter coisas que a maioria não consegue, no entanto a gente é super explorado também, principalmente se a gente começa como estagiário.
Átila, está de parabéns quem idealizou seu cenário, bem arrumado, agradável, bem estético, disciplinado, com iluminação leve e suave. Bem diferente de outros podcasts que tem um visual muito poluído, desagradável, bagunçado, com combinação de cores que causam depressão e são muito deprimentes e com mobiliários que parecem ter sido adquirido de depósito de sucatas e tudo muito improvisado, com remendos e material de descartados.
@@feliperebellosc primeiro, o correto é indígena. Segundo, a emancipação do trabalho não é sobre deixar de trabalhar. Acho que te falta leitura. Acorde.
@@feliperebellosc Indígenas* E sim, é uma necessidade pra sobrevivência, mas é a partir da leitura que você vai conseguir diferenciar um trabalho emancipado de um trabalho exploratório. Indígenas trabalham pela comunidade, pelo bem social, pelo próximo, pra si mesmos, e em contrapartida a gente trabalha enriquecendo patrão que suga 90% do que a gente gera produzindo, vendendo, consertando, transportando, e nos dá os 10% que a gnt tem que fazer trabalhando a mais. Se a gente não trabalhar a mais, os 10% nosso diminui, mas os 90% do patrão continua igual. Ninguém trabalha o que recebe no capitalismo, a gente trabalha muito mais e recebe muito menos. Ou seja, indígena trabalha pra família, pro próximo, pros amigos, pra eles mesmos, a gente trabalha pro patrão e nem alimentar nossa família a gente consegue direito, quiçá trabalhar pra nossa comunidade. Não existe emancipação do trabalho no capitalismo.
crianças no passado dopadas para os pais trabalharem fora não é muito diferente das crianças de hoje hipnotizadas nas plataformas de streaming para que os pais consigam fazer os seus afazeres
Ano passado eu li o livro Nas Ruinas do Neoliberalismo - A Ascenção da Política Antidemocrática no Ocidente da Wendy Brown, esse vídeo me lembrou muito assuntos abordados nesse livro. Muito obrigada pelo seu trabalho nessa plataforma.
Eu amo e agradeço muito que pessoas como o Átila existam! Esse trabalho de informação de qualidade e levantamento de debates verdadeiros é muito necessário!
Se contar as horas de ida e volta do trabalho + almoço a gente gasta no mínimo 12 horas com trabalho todo dia. Acaba sendo exaustivo mesmo com tanta tecnologia.
Na década de 2000, quando eu fiz muitos cursos na área da Informática, notei que todos os instrutores eram free-lancers, trabalhavam quando eram chamados pelos cursos, tinham pago pelas suas certificações e mantinham vários computadores em casa, laboratórios que usavam para estudar e trabalhar, pois também faziam projetos de informatização, quando conseguiam... À época, me pareceu claro que eles trabalhavam de forma análoga aos artesãos no início da era industrial. Neste magnífico vídeo, tive confirmadas as minhas impressões. Depois, piorou...
10 หลายเดือนก่อน +9
Obg atila por uma das melhores entrevistas que ha vi! Extremamente informática, com muita tranquilidade!
Ótima aula! A cabeça agora a mil, tentando digerir tantas informações e tantas ideiais. Me lembro da greve dos controladores de vôo nos EUA, mas não podia imaginar as consequências a longo prazo...
Atila eu te acompanho a muito tempo,e sempre ficava doido como quando vc chegava nas humanidades falava besteira,é engrandecedor agora poder aprender sobre mais está area da ciencia com vc como apresentador! Parabens e obrigado.
Se gostaram desse conteúdo e acreditam na luta contra o capitalismo, assistam Jones Manoel, João Carvalho, Humberto Matos, Gustavo Gaiofato... entre outros youtubers que fazem esse papel importante no TH-cam
Só falta o Átila se radicalizar pra acertar mais ainda! Vai ser muito bem vindo!❤ Lembrem-se: "ecologia sem luta de classes é apenas jardinagem", luta de classe sem ecologia é fim de mundo.
a única saída é uma ruptura com o sistema. e isso não é viagem, não é utopia, já aconteceu e acontece hoje. experiencias socialistas são a única saída desse inferno q é o capitalismo!!!! e a história ta aí p provar meu ponto@@MlleJuli
Super curti! O que vejo, depois de ouvir este podcast, é que hoje vivemos numa escravidão moderna, onde empresas e governo abusam do uso de tecnologias para nos controlar, porém não sabem aproveitar/equilibrar o uso de pessoas nesses trabalhos. O mais triste disto tudo é aceitarmos. Com base na ideia de 2022/2023, do Brasil tirar o uso do dinheiro físico por exemplo, onde o problema do dinheiro virtual é que 38% da população não tem acesso a internet ou ao celular.É quase metade da população!!!! E com isso é visível que existe muito trabalho informação que vai além dos apps de entregas ou transporte.... tudo isso num momento que falamos de ESG, de sustentabilidade, de seriedade com pessoas... Tem muito,muito a ser analisado e repensado, mas estou com o Ruy, precisamos de uma revolução da sociedade, precisamos assumir que há uma exploração mundial, um consumo exarcebado que ninguém pensa o quanto isso está sendo uma escravidão.
Átila, vocês vao colocar a bibliografia que vocês citaram nesse video? Fiquei curiosa sobre ler na fonte essas informações, ir mais fundo no que foi discutido. Desde já agradeço!
Muito obg Átila e Ruy Braga por compartilharem aqui no TH-cam de forma democrática tanta informação e pesquisa de um tema tão relevante. Parabéns e sucesso ao Canal 👏👏❤
Use o cupom ATILA12 para 12% de desconto: www.insiderstore.com.br/AtilaIamarino
Tenho considerado o Não Ficção o melhor podcast nacional. A gentileza, o cuidado e o preparo do Átila ao abordar os temas, a participação de excelentes convidados, temas relevantes e uma equipe que a gente não vê, mas que faz um belo trabalho, fazem com que a gente se sinta realmente num papo.
Fico entre o Não Ficção e o Mano a Mano; ambos são incríveis!
Concordo 100%
atila só acha a nata da nata pra entrevistar.
estou morando no EUA, minha esposa e pesquisadora, tive uma pedra no rim, sem necessidade operatoria, fui no hospital, fiz alguns exames, tomei remedio pra dor e fui embora, gastei 3 horas la, a conta: USD15.000,00. Gracas ao plano da faculdade e aplicacao para desconto no hospital, nao paguei nada mas e muito louco isso nos eua. Pais de "primeiro" mundo dizem....
Tô sentindo que ao final dessa série de entrevistas Atila vai nos chamar pra uma revolução kk
Outro ponto a se destacar é a necessidade de alta qualificação que o mercado exige mesmo pagando baixos salários, então as pessoas estão usando seu tempo livre para buscar essa qualificação, isso impacta a qualidade de vida, visto que passamos cada vez mais tempo ocupados, deixando de lado coisas como lazer, tempo de qualidade com a família e amigos, fato que reflete a crise de saúde mental que o mundo enfrenta.
Bom, agora poderemos buscar qualificação enquanto dormimos
. Tô fazendo faculdade em 3 países diferentes.
Projeção astral super avançada
Sou dirigente sindical e vou divulgar esse vídeo como material de formação. Excelente!
Trabalhadores de todo mundo, uni-vos!
Trabalhadores do mundo uni-vos !
UNI-VOS!
ouvindo sobre trabalhar muito enquanto trabalho muito
😆
Se eu tomar café em toda paradinha do Átila q ele fala pra tomar café eu ñ vou dormir nunca mais kkkk brincadeiras a parte, programa incrível! Tema muito pertinente!
Ta bonito de ver o processo de radicalização do Atila!! ❤❤
Isso não é um podcast, é uma aula excelente
Tem que mudar o nome desse podcast pra "A culpa é do neoliberalismo". Muito bom.
53:30 Sindicato é importante porque bota pressão real contra a exploração do trabalho, não é atoa que é tão atacado.
Saudades da década de 80 no Brasil quando os grandes sindicatos pressionaram e conquistavam e ainda se solidarizava a com os sindicatos menores
Este vídeo deveria ser passado em rede nascional e em escolas! Exelente conteúdo realmente uma aula sobre sociedade e politicas econônomicas. Eu como professor sempre recomendo estes conteúdos para os meus alunos! Mais uma vez parabéns.
Átila, fui membro do seu canal por muitos meses, precisei parar agora porque a situação financeira apertou :/ Mas mesmo sem poder contribuir financeiramente, obrigado pelos trabalhos!
Se puder fazer uma indicação, chame o João Carvalho para falar sobre marxismo!
Perfeito
Eita que este poe medo em liberal
Muita gente falando do podcast e apresentador. Genteeeeeee o ASSUNTO DO PODCAST É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA. PRECISAMOS MUDAR A FORMA COMO VIVEMOS
Que vídeo incrível, fico feliz de ver o Átila trazendo esse nível de profissional. Mas a conclusão da conversa ficou muito reformista, acredito que um pacto social não é uma solução, pois ele dificilmente vai ocorrer e se ocorrer não vai levar em conta os impactos ambientais. A única solução é uma revolução tomando os meios de produção dessas empresas e aí sim garantindo jornadas de trabalho justas, fim da mais valia e principalmente buscar soluções inteligentes e eficientes para a produção e por consequência recuperar a natureza degradada do planeta.
Enquanto houver um sistema produtivo que PRECISA de exploração para existir, nunca vai haver conciliação, muito menos emancipação. A sociedade num geral produz muuito mais do que há 100 anos atras, produz em excesso, e mesmo assim, cada vez que aparece uma nova tecnologia, a gente trabalha MAIS e ganha MENOS. Conciliação é impossível
Sabemos que há apenas uma solução pra isso, camarada. Paz entre nós ✊🏼🌹
Penso exatamente assim. Fora a questão do exército industrial de reserva, que parece que nunca deixará de exisir.
Concordo contigo, trabalho em mercado e me dói ver kilos de linguiça, salsicha, queijo, presunto ir pro lixo pq tudo é produzido ao extremo e não tem quem compre tudo isso, hoje mesmo 50 embalagens de chamyto foram descartadas, e tanta gente por aí sem poder comprar 1 pão 😢
Aqui são explorados os funcionários e as comidas desperdiçadas, os de cima lamentam só a parte de não ter lucrado com ela
Exato, a sociedade é que tem que decidir se é esse tipo de sociedade em que ela quer viver, onde as pessoas são apenas engrenagens na produção do capital para enriquecer um pequeno grupo de pessoas, enquanto a maioria vive na miséria e sem tempo nenhum para si e para a sua própria família. Obrigado pelo conteúdo contra a desumanização e a barbárie, camara Átila.
Incrível como tudo está se encaixando , obrigada por proporcionar tanta explosão na minha mente nos últimos meses
Estranho que os paises com os melhores IDH do mundo sao todos capitalistas
Esse 8 h pra cada fase (trabalho, casa, sono) = 24h teria que ser home office, pois tem o transporte ao trabalho! Ou dorme menos,ou tem menos horas pra vc/familia (ou ambos)
Lenin aplicou essa lógica de carga horária de trabalho 8x8x8 na URSS logo após a Revolução de 1918. Isso não impediu que o país se tornasse em 30 anos a segunda maior potência econômica do planeta.
O programa CamperForce da Amazon é retratado no filme "Nomadland". Filme muito bom, inclusive!
Obrigada, Átila, por proporcionar tantos conteúdos fantásticos!
Camarada Atila
Verdades que precisam ser compartilhadas sobre esse sistema estúpido! Mande pros amigosssss
Consciência de classe é necessário
Que aula, senhores, que aula!
Ruy Braga (USP) e Ricardo Antunes (Unicamp) são dois notáveis mestres, primorosos em suas colocações acerca do trabalho!
Ruy Braga fala com uma qualidade que não se encontra com frequencia. Situação do trabalho sempre foi um dos assuntos que mais ocupei tempo na carreira academica. Quanto mais se eu conheço sobre o universo do trabalho, mais eu perco a esperança
Atila, parabéns pelos "Não ficção". Excelente contribuição para nossa formação! Obrigada
seria interessante se a capa do video fosse o convidado, seria até uma forma de prestigiar essa mente que nos presenteou nesta conversa com sua sabedoria.
Concordo
Já chamou pelo menos dois marxistas trotskistas da USP, Ruy e Carneiro, o que me fez assinar o canal. ❤
Que horror... espero realmente que a nossa sociedade repense seus valores.
Obrigada Átila!
Adorando esse upgrade humanista do Átila, só melhora. Parabéns
Átila, chama o João Carvalho PELOAMORDEDEUS!!! A gente precisa dessa conversa acontecendo!!
Na disciplina de História do Design em cursos de Desenho Industrial da antiga FUUMA (Atual UEMG e primeira escola de Desenho Industrial do Brasil) se estuda que na virada da revolução industrial os primeiros protutos produzidos em massa eram horríveis, não tinham estética alguma e tinham qualidade muito inferior aos produzidos por estes artesões. O profissional de Design "nasce" para elaborar esses produtos pra que sejam mais ergonônicos, agradáveis e funcionais, daí nascem as escolas e os estilos como a Bauhaus. Neste ponto esses antigos artesões tinham um domínio inestimável da produção de um produto de qualidade que foi desprezado pelos primeiros industriais. A máquina não "melhorou" o trabalho deles, ela "roubou" e pos na mão de gente desqualificada.
Esse final ficou meio estranho, a máquina "roubar" e colocar na mão de outros profissionais menos qualificados. Sabemos que a máquina não pensa e quem que realmente roubou esses profissionais: o burguês. O mesmo está ocorrendo com as IAs, elas não pensam e não estão tirando empregos e sim quem tem o poder ($) de controle sobre as IAs.
Magnífico!Bate papo esclarecedor, sempre pensei assim, a vida sem vida devido o excesso de trabalho por um salário ruim, quando não está trabalhando, fazendo cursos para se aprimorar, as vezes parece q na morte tem mais dignidade.😢
O meu sonho era ser ilustrador. Hoje penso seriamente em desistir e desenhar só por hobbie. Essas inteligências artificiais são insanas. Apesar de muitos resultados serem medíocres, há muita ilustração boa, tecnicamente falando (sei que as IAs foram treinadas "roubando" artistas, mas aí a discussão é outra). Não tem como competir, em segundos um programa faz o que eu levaria horas ou dias fazendo, sem falar que esses programas vão melhorando exponencialmente...
Trabalho como programador com softwares de IA e eu digo para você buscar essas ferramentas como auxilio para suas ilustrações. É fato já que veremos cada vez mais o uso de IA para tarefas, porem ainda sim será necessário seres humanos para dominar elas e produzir um resultado decente. Até por isso que os melhores desenhos que a gente vê gerados por IA são de outros artistas, pessoas que já tem conhecimento do que é necessário para ela gerar a imagem de boa qualidade e sem deformações.
Pense em formas de usar a IA para adiantar ou finalizar o seu trabalho. Esse é os meus dois centavos para o assunto mas que talvez possa fazer você perceber novas formas de fazer arte aliado a tecnologia.
@@FRANCELINOMOREIRA-p6n A gente tá mais pro cavalo do que para condutor da carruagem.
Eu sou designer e ilustradora. A IA, do jeito que está agora, é completamente inútil pro tipo de ilustração que eu tenho que fazer. Eu tenho um estilo a seguir, tenho que seguir nromas de segurança da empresa, tenho que mostrar uniformes corretamente, etc. O quê a IA tá me ajudando agora é pra fazer alguns tipos de correção no photoshop (tipo gerar fundo a mais pra imagem). Quando você produz imagens você tem que ter o OLHO - se botar IA na mãe de qualquer um, essa pessoa vai continuar tendo que ter olho pra ir editando a imagem até ela estar boa pros seus fins, no tom certo.
Da vontade de chorar! Excelente conteúdo, extremamente necessário para que possamos repensar a forma que a sociedade está organizada de forma a enriquecer ainda mais a classe dominante. Somente com a conscientização e organização coletiva seremos capazes de mudar isso e seu vídeo foi extremamente didático na medida em que expõe anos de luta por direitos, que estão sendo amassados e jogados no lixo pelo neoliberalismo. Parabéns Ruy pela aula e parabéns Atila pela iniciativa, precisamos de mais pessoas com. o seu alcance fazendo esse tipo de conteúdo.
Que entrevista maravilhosa. Pena que nem todos trabalhadores tem consciência da situação de super exploração e da degradação das relações trabalhistas.
Teria que ser uma série com vários capítulos para abordar tanta informação. Sensacional!
Só tem uma saída e a gnt sabe qual é...
Finalmente um podcast que convida especialistas em um assunto relevante em vez de dar palco e validar idiotas ou achistas ridiculos(as). Obrigada, Atila!
Sensacional! Pela redução da jornada de trabalho e pela renda básica universal, lutaremos até o final
Que podcast genial! Atila com pontuações e paralelos brilhantes como sempre e o professor Ruy Braga com um conhecimento gigantesco sobre o tema. No minuto 48, quando reportaram sobre uma empresa que quer vender aparelhos para sonhos lúcidos com ênfase no trabalho, me lembrei na hora do livro 'A Metamorfose' do Kafka. Quando o personagem principal acorda transformado em um inseto(possivelmente uma barata), a primeira coisa que ele pensa é: "Como é que vou trabalhar assim?!". Isso foi um crítica do grande escritor a relação doentia com o trabalho já no início do século XX.
Eu ouvindo a entrevista enquanto tô no serviço trabalhando em pé 65h semanais
Muitas pessoas do meu círculo dizem não ter tempo para ouvir coisas assim.
Penso deixam de ter sabedoria. Alguém disse que ter um QI alto não quer dizer inteligência. Que sabedoria é mais importante. Ou tão quanto.
Muito bom essa matéria.
Gostei muito dessa entrevista e ao mesmo tempo me senti deprimida pelos temos que estamos vivendo...
A explicação dele sobre o surgimento dos direitos trabalhistas e o estado de bem estar social não é suficiente. Foi o medo dos capitalistas das revoluções socialistas acontecendo, principalmente na URSS, que fez a mudança.
Como sempre, uma conversa de alto nível
A paradinha que o Átila dá em certo momento foi a minha várias vezes, vontade de chorar que chama!
Que necessário esse conteúdo ! E é impressionante como há nos comentários pessoas que criticam o mesmo... realmente somos cíclicos e pouco originais. Esse papo caaberia perfeitamente em uma taverna inglesa na revolução industrial...
Antes mesmo de assisitr, já tenho a resposta: o trabalho jamais será emancipado no capitalismo, já que trabalhamos para enriquecer patrão, não para melhorar a sociedade e aliviar o fardo um dos outros. Agora bora aprender mais com o Átila
Tão lindo acompanhar a radicalização do Atila, do PH Santos, pessoal TOP
Excelente entrevista!
Só senti falta dela no Spotify, fica mais fácil pra compartilhar com quem não tem o costume do TH-cam..
Nesse caso pra compartilhar com os trabalhadores que ouvem Spotify ao voltar do trabalho 😅
Temos que lutar por 30h para todos os trabalhadores brasileiros.
Quando trabalhava na Rua Boa vista, muitos jovens dormiam na rua, pois moravam longe e nao conseguiam ir para casa ou estudar a noite. Muito triste.
Baita programa, muito importante para entender o presente e as perspectivas para o futuro.
- Chefe: "Eu vi que seu rendimento caiu esse mês. Pq?"
- Eu: "Pra combinar com meu salário".
Perfeito!!! Printei
Que programa! Muita informação mega relevante. Muito conhecimento da realidade do mundo, e muito subsídio pra consciência de classe.
1:00:45 Sobretudo essa parte da saúde trabalhista nos estados unidos e sobre a epidemia de opioides, etc
Obrigada, Atila, por esta conversa impressionante. Vou assistir de novo porque não dá para perder o mínimo detalhe.
Este canal está cada vez mais rico em conteúdo e convidados.
Obrigada ao Professor Ruy Braga pela aula.
A sorte nossa é que o Átila é um entrevistador inteligente e atento, daí ele consegue extrair todo um conteúndo rico dos brilhantes convidados, ademais os assuntos são relevantes e atuais. No cenário não tem nenhuma distração, tudo sóbrio, inteligente e focado. Nota mil. Sucesso ao canal.
Sobre ser programador: é verdade que você consegue ter coisas que a maioria não consegue, no entanto a gente é super explorado também, principalmente se a gente começa como estagiário.
Átila, está de parabéns quem idealizou seu cenário, bem arrumado, agradável, bem estético, disciplinado, com iluminação leve e suave. Bem diferente de outros podcasts que tem um visual muito poluído, desagradável, bagunçado, com combinação de cores que causam depressão e são muito deprimentes e com mobiliários que parecem ter sido adquirido de depósito de sucatas e tudo muito improvisado, com remendos e material de descartados.
Esses podcasts são de qualidade ao contrário da maioria aonde vão pseudo-especialistas ou mal-caracteres (há exceções)
Que conversa rica e elucidativa! Obrigado Ruy Braga por compartilhar seu conhecimento e Atila Mariano por trazer a nós esse conteúdo!
A emancipação do trabalho no capitalismo é impossível
Países que tem a menor carga horária do mundo são capitalistas
Exatamente!
Não só do trabalho como, mais importante, do trabalhador.
@@feliperebellosc primeiro, o correto é indígena. Segundo, a emancipação do trabalho não é sobre deixar de trabalhar. Acho que te falta leitura. Acorde.
@@feliperebellosc Indígenas*
E sim, é uma necessidade pra sobrevivência, mas é a partir da leitura que você vai conseguir diferenciar um trabalho emancipado de um trabalho exploratório.
Indígenas trabalham pela comunidade, pelo bem social, pelo próximo, pra si mesmos, e em contrapartida a gente trabalha enriquecendo patrão que suga 90% do que a gente gera produzindo, vendendo, consertando, transportando, e nos dá os 10% que a gnt tem que fazer trabalhando a mais. Se a gente não trabalhar a mais, os 10% nosso diminui, mas os 90% do patrão continua igual. Ninguém trabalha o que recebe no capitalismo, a gente trabalha muito mais e recebe muito menos.
Ou seja, indígena trabalha pra família, pro próximo, pros amigos, pra eles mesmos, a gente trabalha pro patrão e nem alimentar nossa família a gente consegue direito, quiçá trabalhar pra nossa comunidade. Não existe emancipação do trabalho no capitalismo.
Q debate necessário e urgente!
crianças no passado dopadas para os pais trabalharem fora não é muito diferente das crianças de hoje hipnotizadas nas plataformas de streaming para que os pais consigam fazer os seus afazeres
Exatamente !!
esse video devia ser visto por mta gente pra entender um pouco sobre avanço de tecnologia e da escala do trabalho
Ao encontro do que foi debatido, há um livro excelente, de Jonathan Crary, intitulado "24/7: Capitalismo Tardio e os Fins do Sono", Ubu Editora.
Oi, camarada Atila
Excelente entrevista. Parabéns pela seleção do tema e do entrevistado. Adorei. Muito sucesso ao canal e a você.
Nossa que entrevista boa!! Como todas dessa série, ajuda muito a entender o porquê de como chegamos aqui. Muito bom mesmo!!
Ano passado eu li o livro Nas Ruinas do Neoliberalismo - A Ascenção da Política Antidemocrática no Ocidente da Wendy Brown, esse vídeo me lembrou muito assuntos abordados nesse livro. Muito obrigada pelo seu trabalho nessa plataforma.
Tem um filme, chamado Nomadland que retrata muito bem a situação do camp Force da Amazon, se chama Nomadland (2020), recomendo assistirem.
O sistema é bruto! Obrigado ao Prof. Ruy e ao Átila pela excelente e assombrosa conversa.
Muito importante essa conversa. Mas confesso que terminei desesperançoso. Complicado demais.
A esperança se chama Organização Revolucionária. Se o povo aprender a se organizar coletivamente, as Elites não crescem pra cima de nós.
Sozinho realmente não vamos conseguir nada, mas organizados podemos promover a mudança para uma vida digna. Se organize, vai ter bolo.
Eu amo e agradeço muito que pessoas como o Átila existam! Esse trabalho de informação de qualidade e levantamento de debates verdadeiros é muito necessário!
Se contar as horas de ida e volta do trabalho + almoço a gente gasta no mínimo 12 horas com trabalho todo dia. Acaba sendo exaustivo mesmo com tanta tecnologia.
Na década de 2000, quando eu fiz muitos cursos na área da Informática, notei que todos os instrutores eram free-lancers, trabalhavam quando eram chamados pelos cursos, tinham pago pelas suas certificações e mantinham vários computadores em casa, laboratórios que usavam para estudar e trabalhar, pois também faziam projetos de informatização, quando conseguiam... À época, me pareceu claro que eles trabalhavam de forma análoga aos artesãos no início da era industrial. Neste magnífico vídeo, tive confirmadas as minhas impressões. Depois, piorou...
Obg atila por uma das melhores entrevistas que ha vi! Extremamente informática, com muita tranquilidade!
Muito computador esse entrevista!
Ótima aula! A cabeça agora a mil, tentando digerir tantas informações e tantas ideiais. Me lembro da greve dos controladores de vôo nos EUA, mas não podia imaginar as consequências a longo prazo...
Por um Brasil que vai Além do trabalho de Ricado Azevedo: contra a escala 6x1 = abaixo-assinado online. Participem pessoal.
Atila eu te acompanho a muito tempo,e sempre ficava doido como quando vc chegava nas humanidades falava besteira,é engrandecedor agora poder aprender sobre mais está area da ciencia com vc como apresentador! Parabens e obrigado.
Bons conteúdos pra se ouvir trabalhando
Por favor, Átila: PUBLIQUE NO SPOTIFY
Adorei!!! Precisamos realmente rever as condições de trabalho e jornada. Estamos chegando no osso, com jornadas extenuantes
Se gostaram desse conteúdo e acreditam na luta contra o capitalismo, assistam Jones Manoel, João Carvalho, Humberto Matos, Gustavo Gaiofato... entre outros youtubers que fazem esse papel importante no TH-cam
Elias Jabour, André Roncaglia, Mônica de Boile...
Up
up
Espetacular entrevista! Brilhante análise ! Abre a mente demais , discussões desse nível .
Só falta o Átila se radicalizar pra acertar mais ainda! Vai ser muito bem vindo!❤
Lembrem-se: "ecologia sem luta de classes é apenas jardinagem", luta de classe sem ecologia é fim de mundo.
Como já dizia Chico Mendes
Uma aula para a vida. E gratuita. Merece comentários para aumentar as visualizações.
To a 3 dias ouvindo para dar conta das 2h kkkkkkk mas muito bom! ótimo, necessário passar em todas as escolas no ensino médio.
Estou ouvindo, foi o tema da minha aula está semana, mas se tivesse assistido o vídeo seria muito mais enriquecedor.
Mais um vídeo maravilhoso! Muito obrigado por seu trabalho!
Pessoal tem que ajudar o canal dando um like no mínimo!
É historicamente um ciclo sem fim de exploradores e explorados. Parece não ter saída.
Tive essa sensação de que não temos saída. Estamos totalmente desumanizados pelo capital.
a única saída é uma ruptura com o sistema. e isso não é viagem, não é utopia, já aconteceu e acontece hoje. experiencias socialistas são a única saída desse inferno q é o capitalismo!!!! e a história ta aí p provar meu ponto@@MlleJuli
Que aula! Um dos melhores podcast da atualidade! Escuta obrigatória! Trabalhadores do mundo, uni-vos!!!
Super curti! O que vejo, depois de ouvir este podcast, é que hoje vivemos numa escravidão moderna, onde empresas e governo abusam do uso de tecnologias para nos controlar, porém não sabem aproveitar/equilibrar o uso de pessoas nesses trabalhos. O mais triste disto tudo é aceitarmos. Com base na ideia de 2022/2023, do Brasil tirar o uso do dinheiro físico por exemplo, onde o problema do dinheiro virtual é que 38% da população não tem acesso a internet ou ao celular.É quase metade da população!!!! E com isso é visível que existe muito trabalho informação que vai além dos apps de entregas ou transporte.... tudo isso num momento que falamos de ESG, de sustentabilidade, de seriedade com pessoas... Tem muito,muito a ser analisado e repensado, mas estou com o Ruy, precisamos de uma revolução da sociedade, precisamos assumir que há uma exploração mundial, um consumo exarcebado que ninguém pensa o quanto isso está sendo uma escravidão.
Os conteúdos desse bate-papo do Átila estão cada vez melhores! Estou adorando as pautas!
Obrigado pelo seu ótimo trabalho, Atila!
Átila, vocês vao colocar a bibliografia que vocês citaram nesse video? Fiquei curiosa sobre ler na fonte essas informações, ir mais fundo no que foi discutido. Desde já agradeço!
Fiquei interessado também
Muito obg Átila e Ruy Braga por compartilharem aqui no TH-cam de forma democrática tanta informação e pesquisa de um tema tão relevante. Parabéns e sucesso ao Canal 👏👏❤