Eu sou doutorando em Física teórica e nunca vi uma discussão científica nesse nível, com linguagem acessível e democratizada ao público aqui no Brasil. Parabéns! Que hajam mais coisas com essa pegada. É assim que se discute ciência.
Em 2023,realizei o sonho de conhecer a Serra da Capivara. Tudo é magnífico! A comunidade que trabalha ao redor do parque, os museus, o preparo dos guias.... trabalho de uma mulher que dedicou a vida inteira ao seu sonho! Parabéns a Niéde Guidon e a todos que cuidam desse fabuloso patrimônio brasileiro!
Nossa! Que conversa maravilhosa. Falar de ciência, nesse nível, para o "grande publico", é um patrimônio nacional. É nosso! Sem prejuízo do mérito do Átila e equipe, do Bernardo e seus projetos. Mas é tudo nosso, respeitosamente. Nosso país possibilitou a formação sólida de vocês, está nos seus currículos. Não diminui em nada o brilho de vocês, mas queria lembrar do papel da educação brasileira.
Esse mês li "Ideias para adiar o fim do mundo", de Ailton Krenak. Tenho me interessado por entender melhor os indígenas, me reconectar com a origem não europeia do Brasil. Muito interessante o vídeo, obrigada.
Talvez não tenha nada a ver. Mas eu acabei de ter contato com o livro “Poemas para adiar o fim do mundo” de Moreira de Acopiara. Agora quero ler os dois. Se as ideias não surtirem efeito, o pelo menos a poesia vai deixar menos sofrido.
Legal! Gosto muito do Krenak também. Se quiser uma coisa mais densa, tem o livro do Davi Kopenawa, A Queda do Céu. Eu demorei pra ler, porque ele é bem denso mesmo e às vezes um pouco difícil pela barreira cultural, principalmente na primeira parte, onde ele fala mais sobre a mitologia yanomami. E é grande, dá umas 700 páginas. Mas é muito bom.
11 หลายเดือนก่อน +17
E pensar que tomei café na casa dele e com ele, há uns 10 anos atrás .,sem saber da importância social e histórica que ele tem.
Impressionante porque eu estava em casa com meu namorado há 3 dias conversando EXATAMENTE sobre esse assunto (ele é geólogo). Fiquei impressionada quando esse vídeo apareceu nos meus recomendados e ver que você tinha postado 2 dias antes do nosso papo! Ficamos um bom tempo pesquisando sobre questões que foram prontamente abordadas aqui! Viva a ciência!!!!
Acho algo falando q esses povos de antes da era glacial ser um povo que foi extinto ou até mesmo uma outra espécie humana que foi extinta. E depois veio a de 16mil anos?
Eu conheci a serra da Capivara em 2022 e recomendo muito. Um lugar lindíssimo e com uma ótima estrutura no parque. Átila, vá e leve sua família, vocês vão gostar, tenho certeza.
Sou de petrolina e minha mãe é de São Raimundo Nonato. Eu ja fiz esse trajeto demais, descer em petrolina e ir de busão naquela estrada de remanso que era só terra até a serra da capivara. A serra é linda e merce muito a visitação.
Tema interessantíssimo! Nossa história é rica e pouco conhecida! Bernardo, parabéns por compartilhar sua experiência e informações que colheu durante estes anos. Átila, obrigada por se importar em divulgar o conhecimento sempre!!!!
Que assunto maravilhoso!!! A conversa poderia durar muitas e muitas horas com certeza. Grande trabalho de condução do Átila, mais uma vez obrigada pelo conteúdo gratuito de qualidade ❤
A Serra da Capivara é um dos lugares mais espetaculares que já conheci, e olha que tenho uma boa rodagem pelo mundo. Além da arte antiga, as paisagens são magníficas, e as pessoas que vivem lá, incríveis. Todo brasileiro tinha que colocar esse lugar como um dos próximos destinos de viagem
Adoro este assunto desde antes de meu vestibular 74 , para Biologia, curso q me frustou um pouco por nao incluir antropologia . Fiz estágio com Dra Marília da Antropologia do Museu Nacional com o material de lagoa santa , lapinha e lapa vermelha . Visitei os sitios varias vezes , depois tive o privilégio de trabalhar com homem de sambaquis no litoral Niterói e a maior êxtase foi ter conhecido Dra Aiede, no Piauí,!🥰
Muito obrigada por compartilhar tanto conhecimento científico ❤ Feliz de saber o quanto meus parentes são antigos. Nós indígenas somos memória ancestral e genética do Brasil, devemos ser preservados.
A voz do Bernardo Esteves me acompanhou na Pandemia. Adorei conhecer o rosto dele. Que bom reencontrar pessoas importantes na nossa vida. Abraços, Bernardo! Vc faz um trabalho lindo!
Excelente Atila !!!! Obrigado pelo conteúdo. Sou Professor de Artes em Quatipuru do Pará e tem muito material interessante aqui na região do Salgado Paraense sobre os SAMBAQUIS - Caçadores Coletores, para te debruçares.
É muito bom ver uma pessoa falando para um público tão amplo sobre como a ciência é feita por pessoas e pessoas tem vieses. O que a gente mais vê por ai é uns e outros dizendo que as ciências naturais estão acima das outras ciências pois trabalham com coisas datadas e etc... mas tudo é enviesado, pois feito por pessoas! mas igual ele disse: é o que fica de pé no final que realmente conta.
Passei 47 dias no Piauí este ano. Vale a pena também conhecer parque nacional das 7 Cidades fui guiado pelo Wellington e no parque nacional da Serra da Capivara fui guiado pela Eliete que inclusive trabalhou nas buscas arqueólogicas. Ela sabe muito.
Pô Átila que espaço maravilhoso que vc construiu , ontem escutei a conversa com a dra Tabita e a acabo de ver esse episódio , ambos mais que excelentes!!! …. Agora vou ter realmente que ir todos os dias pra academia pra poder escutar todos os episódios😅
Por volta de 2015 me hospedei um uma pousada na cidade de Cocais em MG. Ouvi falar sobre um jornalista que estava estudando as pinturas rupestres de lá. Só pode ser o Bernardo. Que trabalho maravilhoso!
Um índio descerá de uma estrela colorida, brilhante De uma estrela que virá numa velocidade estonteante E pousará no coração do Hemisfério Sul, na América, num claro instante
Excelente entrevista. Parabéns Átila e Bernardo por trazerem tanta informação relevante acerca da história da humanidade nas Américas. Há muitos enigmas para arqueologos e geneticistas desvendarem!
Assistindo aqui, ainda nos primeiros 15 minutos, e já fiquei muito interessado em ler o livro do Bernardo Esteves...vou comprar pra dar de presente de Natal pra esposa...com segundas intenções de ler até antes dela :) Divulgação científica de qualidade, e ainda por cima de autor brasileiro, é bom demais!
Já fui em alguns sítios arqueológicos, recentemente estive na pedra do ingá e lajedo do pai Mateus. Pretendo ir em outros. A natureza e a história me fascinam.
Sou fascinada nesse turismo rupestre! Fiquei encantada em ver as dezenas de mãos em um paredão no sítio da Serra das Paridas, na Chapada Diamantina. Também indico a visita ao parque Nacional do Catimbau, em Pernambuco, os sitios na cidade de Maravilha, AL, e nos cânions do São Francisco. Dá pra fazer um paralelo evolutivo conforme o deslocamento dos povos por esses locais. O próximo que vou será na Serra da Capivara. ❤
Esse final de semana estaremos com o projeto Sinapses Criativas com a mostra do curta "A Terra me disse". Posteriormente faremos uma roda de debates frente ao tema Alimentação Ancestral. Projeto da Associação Sócio Cultural e Biodiversa Ygarapaba!
A entrevista foi incrível e esse tema deveria ser discutido e apresentado em escola como a possível origem do povo brasileiro. Eu só lamento que todas as iniciativas de pesquisa grandes que foram apresentadas são encabeçadas por gringos. Isso mostra muito sobre o quanto o Estado Brasileiro não dá valor a ciência e o quanto somos dependentes em quase tudo que nos faria mais forte como nação.
Parabéns ao Cientista, Bernardo Esteves pelo grande trabalho! Gostaria que pudesse apresentar algumas fotos, da falésia e de pontos polêmicos com os críticos.
Que incrível! Obrigada Bernardo e obrigada Atila! Sempre aprendo muito com esses episódios e este foi muito especial! Que continue assim, prosperidade para o canal!
Sou de Cuiaba e a gente tem orgulho mesmo do centro geodesico hahah hoje moro nos Estados Unidos e falo pra td mundo aqui de ser do centro geodesico HAHAHAH
Essa de "trazer verdades mais novas", que futuramente serão "verdades ultrapassadas" me lembra o Sacani falando num podcast que "o cientista não quer estabelecer verdades, mas descobrir perguntas". Excelente conversa essa com Bernardo Esteves.
Visivelmente, dá pra ver que os indígenas das Américas são descendentes de povos austronesios. Basta olhar para os nativos de Taiwan e da Polinésia. Inclusive em Taiwan tem uma montanha chamada Alishan (corrigido, antes eu tinha escrito Aslam) e os astecas diziam que vieram de um lugar sagrado chamado Atzlam. É muita coincidência. Além disso, basta olhar onde tem batata doce: justamente nos lugares habitados pelos austronesios.
Mano, um dia eu quero ter a segurança pra falar sobre a minha área de atuação como esse camarada fala da área dele. Que isso, o cara fala com uma naturalidade!
Eu acho um absurdo que a história do Brasil que a gente estuda começa com a invasão dos portugueses e é simplesmente ignorado tudo que aconteceu antes. Tipo a gente literalmente estuda a história de Portugal medieval, mas do Brasil, não
Os indígenas brasileiros não desenvolveram sistema de escrita, não existe nada documentado antes de 1500, eram pequenas tribos isoladas, diferente dos astecas do México que tinham um império e várias tecnologias, os indígenas brasileiros eram os mais atrasados ,viviam no período paleolítico.
@@juliabernadooliveira3038 isso é uma grande falácia e um pensamento muito colonizado! Não é porque não existe sistema de escrita que um povo é atrasado. Foram os povos indígenas brasileiros que agroflorestaram a amazônia, não tinha nada disso de povos isolados (a ocupação no Brasil era bem densa), a comunicação entre eles era extensa inclusive com estradas que ligavam quase o continente todo. Siga o trabalho do @Viktorwawell
Posso sugerir a visita à Pedra do Ingá, na Paraíba. Acesso fácil, por rodovia, entre João Pessoa e Campina Grande. Marco da ocupação humana nesse pedaço do território brasileiro. Viva a ciência.
Boa noitre, @atilaiamarino , que tal complementar esse bate papo convidando Tábita Hünemeier pra falar sobre o DNA dos povos originários do brasil e americas. Seria incrível.
Eu sou doutorando em Física teórica e nunca vi uma discussão científica nesse nível, com linguagem acessível e democratizada ao público aqui no Brasil. Parabéns! Que hajam mais coisas com essa pegada. É assim que se discute ciência.
*haja
@@LeandroFernandesmusic kkkk
Em 2023,realizei o sonho de conhecer a Serra da Capivara. Tudo é magnífico! A comunidade que trabalha ao redor do parque, os museus, o preparo dos guias.... trabalho de uma mulher que dedicou a vida inteira ao seu sonho! Parabéns a Niéde Guidon e a todos que cuidam desse fabuloso patrimônio brasileiro!
Nossa! Que conversa maravilhosa. Falar de ciência, nesse nível, para o "grande publico", é um patrimônio nacional. É nosso! Sem prejuízo do mérito do Átila e equipe, do Bernardo e seus projetos. Mas é tudo nosso, respeitosamente. Nosso país possibilitou a formação sólida de vocês, está nos seus currículos. Não diminui em nada o brilho de vocês, mas queria lembrar do papel da educação brasileira.
E esse brilho nos olhos de alguém que gosta do que faz? Aprendi mais um pouco com essa entrevista. Parabéns.
Esse mês li "Ideias para adiar o fim do mundo", de Ailton Krenak. Tenho me interessado por entender melhor os indígenas, me reconectar com a origem não europeia do Brasil. Muito interessante o vídeo, obrigada.
Talvez não tenha nada a ver. Mas eu acabei de ter contato com o livro “Poemas para adiar o fim do mundo” de Moreira de Acopiara. Agora quero ler os dois. Se as ideias não surtirem efeito, o pelo menos a poesia vai deixar menos sofrido.
Legal! Gosto muito do Krenak também. Se quiser uma coisa mais densa, tem o livro do Davi Kopenawa, A Queda do Céu. Eu demorei pra ler, porque ele é bem denso mesmo e às vezes um pouco difícil pela barreira cultural, principalmente na primeira parte, onde ele fala mais sobre a mitologia yanomami. E é grande, dá umas 700 páginas. Mas é muito bom.
E pensar que tomei café na casa dele e com ele, há uns 10 anos atrás .,sem saber da importância social e histórica que ele tem.
Muito bom
Sempre quis saber.
Impressionante porque eu estava em casa com meu namorado há 3 dias conversando EXATAMENTE sobre esse assunto (ele é geólogo). Fiquei impressionada quando esse vídeo apareceu nos meus recomendados e ver que você tinha postado 2 dias antes do nosso papo! Ficamos um bom tempo pesquisando sobre questões que foram prontamente abordadas aqui! Viva a ciência!!!!
Acho algo falando q esses povos de antes da era glacial ser um povo que foi extinto ou até mesmo uma outra espécie humana que foi extinta. E depois veio a de 16mil anos?
@@thiagodealencararraes2733 Podem ter transmutado também né?
Estou na Serra da Capivara ouvindo novamente esse programa incrível. Ele valora mais ainda a experiência do que se vê por aqui.
Adorei o video. A condução do Átila é perfeita. O entrevistado fala muito bem com um timbre de voz de um verdadeiro educador. Parabéns
Eu conheci a serra da Capivara em 2022 e recomendo muito. Um lugar lindíssimo e com uma ótima estrutura no parque. Átila, vá e leve sua família, vocês vão gostar, tenho certeza.
Atila é essencial ter esse canal e esses conteúdos de conhecimentos REAIS !!!!!!!!!!!!
Que entrevista excelente!
Como o Átila tem a habilidade de escolher excelentes entrevistados.
Sou de petrolina e minha mãe é de São Raimundo Nonato. Eu ja fiz esse trajeto demais, descer em petrolina e ir de busão naquela estrada de remanso que era só terra até a serra da capivara. A serra é linda e merce muito a visitação.
Tema interessantíssimo! Nossa história é rica e pouco conhecida! Bernardo, parabéns por compartilhar sua experiência e informações que colheu durante estes anos. Átila, obrigada por se importar em divulgar o conhecimento sempre!!!!
Que assunto maravilhoso!!! A conversa poderia durar muitas e muitas horas com certeza. Grande trabalho de condução do Átila, mais uma vez obrigada pelo conteúdo gratuito de qualidade ❤
A Serra da Capivara é um dos lugares mais espetaculares que já conheci, e olha que tenho uma boa rodagem pelo mundo. Além da arte antiga, as paisagens são magníficas, e as pessoas que vivem lá, incríveis. Todo brasileiro tinha que colocar esse lugar como um dos próximos destinos de viagem
Adoro este assunto desde antes de meu vestibular 74 , para Biologia, curso q me frustou um pouco por nao incluir antropologia . Fiz estágio com Dra Marília da Antropologia do Museu Nacional com o material de lagoa santa , lapinha e lapa vermelha . Visitei os sitios varias vezes , depois tive o privilégio de trabalhar com homem de sambaquis no litoral Niterói e a maior êxtase foi ter conhecido Dra Aiede, no Piauí,!🥰
É bom ter uma cara da voz que escutamos, já o ouvi tanto no Foro de Teresina
Muito obrigada por compartilhar tanto conhecimento científico ❤ Feliz de saber o quanto meus parentes são antigos. Nós indígenas somos memória ancestral e genética do Brasil, devemos ser preservados.
Concordo e acrescento: todas as espécies/vidas devem ser preservadas, no que compete aos humanos, todas, sem exceção.
A voz do Bernardo Esteves me acompanhou na Pandemia. Adorei conhecer o rosto dele. Que bom reencontrar pessoas importantes na nossa vida. Abraços, Bernardo! Vc faz um trabalho lindo!
Pfvr Atila faz uma entrevista com a Niède Guidon, precisamos desse relato dela
Tem que fazer logo! Ela tá bem velhinha e deve ter muita história de bastidor não contada. ❤
Excelente Atila !!!!
Obrigado pelo conteúdo.
Sou Professor de Artes em Quatipuru do Pará e tem muito material interessante aqui na região do Salgado Paraense sobre os SAMBAQUIS - Caçadores Coletores, para te debruçares.
É muito bom ver uma pessoa falando para um público tão amplo sobre como a ciência é feita por pessoas e pessoas tem vieses. O que a gente mais vê por ai é uns e outros dizendo que as ciências naturais estão acima das outras ciências pois trabalham com coisas datadas e etc... mas tudo é enviesado, pois feito por pessoas! mas igual ele disse: é o que fica de pé no final que realmente conta.
Passei 47 dias no Piauí este ano. Vale a pena também conhecer parque nacional das 7 Cidades fui guiado pelo Wellington e no parque nacional da Serra da Capivara fui guiado pela Eliete que inclusive trabalhou nas buscas arqueólogicas. Ela sabe muito.
Ai que coisa boa essa entrevista, eu amo esse assunto!!!! Necessário! Grata pela pesquisa Bernando, maravilha que vc o trouxe, Átila!
Pô Átila que espaço maravilhoso que vc construiu , ontem escutei a conversa com a dra Tabita e a acabo de ver esse episódio , ambos mais que excelentes!!! …. Agora vou ter realmente que ir todos os dias pra academia pra poder escutar todos os episódios😅
Absolutamente fascinante esta discussão!
O canal tem surpreendido com excelentes entrevistas, essa em especial, foi incrível, já comecei a ler o livro. Precisamos nos descobrir.
VISITEM O PARQUE DA SERRA DA CAPIVARA! MARAVILHOSO, A VISITA É ESPETACULAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A risada do Átila é tão gostosa de ouvir. Compartilho com ele do encantamento de aprender tanta coisa interessante. Valeu demais, Átila!!!
não consegui assistir sem reparar nisso depois de ler teu comentário haha
Por volta de 2015 me hospedei um uma pousada na cidade de Cocais em MG. Ouvi falar sobre um jornalista que estava estudando as pinturas rupestres de lá. Só pode ser o Bernardo. Que trabalho maravilhoso!
Gosto muito assuntos sobre os primeiros possíveis habitantes do Brasil
A Serra da Capivara é fascinante. Quem visitar vai se apaixonar
Um índio descerá de uma estrela colorida, brilhante
De uma estrela que virá numa velocidade estonteante
E pousará no coração do Hemisfério Sul, na América, num claro instante
Partiu serra da Capivara e estudos sobre o assunto, obrigada!
Excelente. Encantada com a clareza, franqueza e lucidez de Bernardo Esteves!
Como sempre, Atila e seus convidados nos brindamos com excelente conteúdo!
Serra da capivara é incrível, vale muito a pena visitar. O museu da natureza, nível internacional
Como sempre tem sido excelente Átila! De uma qualidade incomparável!
Excelente entrevista. Parabéns Átila e Bernardo por trazerem tanta informação relevante acerca da história da humanidade nas Américas. Há muitos enigmas para arqueologos e geneticistas desvendarem!
Assistindo aqui, ainda nos primeiros 15 minutos, e já fiquei muito interessado em ler o livro do Bernardo Esteves...vou comprar pra dar de presente de Natal pra esposa...com segundas intenções de ler até antes dela :)
Divulgação científica de qualidade, e ainda por cima de autor brasileiro, é bom demais!
Que menino maravilhoso… tão preparado… ouviria mas 2h… sucesso. Vou ler o Admirável Novo Mundo 🌍 ❤
Excelente entrevista! Papo cabeça! Muito boa! Há muito ainda a ser explorado!🎉🎉🎉
Já fui em alguns sítios arqueológicos, recentemente estive na pedra do ingá e lajedo do pai Mateus. Pretendo ir em outros. A natureza e a história me fascinam.
Foi excelente ter me deparado com esta recomendação do TH-cam. Excelente vídeo.
Sou fascinada nesse turismo rupestre! Fiquei encantada em ver as dezenas de mãos em um paredão no sítio da Serra das Paridas, na Chapada Diamantina.
Também indico a visita ao parque Nacional do Catimbau, em Pernambuco, os sitios na cidade de Maravilha, AL, e nos cânions do São Francisco. Dá pra fazer um paralelo evolutivo conforme o deslocamento dos povos por esses locais.
O próximo que vou será na Serra da Capivara. ❤
Esse final de semana estaremos com o projeto Sinapses Criativas com a mostra do curta "A Terra me disse".
Posteriormente faremos uma roda de debates frente ao tema Alimentação Ancestral.
Projeto da Associação Sócio Cultural e Biodiversa Ygarapaba!
@@LauraC.M.L. onde será esse evento?
A entrevista foi incrível e esse tema deveria ser discutido e apresentado em escola como a possível origem do povo brasileiro.
Eu só lamento que todas as iniciativas de pesquisa grandes que foram apresentadas são encabeçadas por gringos. Isso mostra muito sobre o quanto o Estado Brasileiro não dá valor a ciência e o quanto somos dependentes em quase tudo que nos faria mais forte como nação.
Fui em 2023, visitei o Piaui de cabo a rabo e recomendo demais ❤❤❤❤
Eu adoro esse tema, maravilhoso o podcast (e me deu vontade de ler o livro do entrevistado)
Que tema fantástico!! Parabéns prof Átila pelo Não Ficção entrevistas!!!! ❤❤❤
Parabéns ao Cientista, Bernardo Esteves pelo grande trabalho!
Gostaria que pudesse apresentar algumas fotos, da falésia e de pontos polêmicos com os críticos.
Obrigada por existir, Átila! Que conteúdo simplesmente incrível!
Amo esse assunto. Acho que a história do homem nas Américas ainda vai mudar muito com as descobertas de outros sítios
Vcs precisam ilustrar com fotos dos locais, artefatos, etc.
A gente tem que patrocinar, uai, tamo ficando acostumado ao pessoal ralar um monte sem receber pra isso, rsrs
O livro do Bernardo tem tudo isso, e esse vídeo é pra ser mais um podcast né
Mais uma grande conversa/entrevista. Parabéns Átila e obrigada por nos fazer conhecer estes maravilhosos intelectuais que temos e nem sabemos.
Que incrível! Obrigada Bernardo e obrigada Atila! Sempre aprendo muito com esses episódios e este foi muito especial! Que continue assim, prosperidade para o canal!
Ótimo podcast. Não deixei de assistir 1 segundo do início ao fim.
A realidade não é o que existe, é o q resiste. Sociólogo da ciência citado. Muito bom! Se as pessoas entendessem como a ciência funciona...
Eu sou Ilivaldo Luz, sou guia em Monte Alegre convido vc a visitar o PEMA é testemunhar s história humana na Amazônia.
Bom dia. Passa seu contato por favor. Carlos Arruda do RJ. obrigado
Sou de Cuiaba e a gente tem orgulho mesmo do centro geodesico hahah hoje moro nos Estados Unidos e falo pra td mundo aqui de ser do centro geodesico HAHAHAH
Parabéns pelo excelente trabalho 😊
Essa de "trazer verdades mais novas", que futuramente serão "verdades ultrapassadas" me lembra o Sacani falando num podcast que "o cientista não quer estabelecer verdades, mas descobrir perguntas".
Excelente conversa essa com Bernardo Esteves.
Que sumidade, Bernardo Esteves! Nossa!👏🏼👏🏼👏🏼…
Visivelmente, dá pra ver que os indígenas das Américas são descendentes de povos austronesios. Basta olhar para os nativos de Taiwan e da Polinésia. Inclusive em Taiwan tem uma montanha chamada Alishan (corrigido, antes eu tinha escrito Aslam) e os astecas diziam que vieram de um lugar sagrado chamado Atzlam. É muita coincidência. Além disso, basta olhar onde tem batata doce: justamente nos lugares habitados pelos austronesios.
Podcast bons assim deveriam ter milhões de visualizações.
Átila, seu trabalho é fundamental para cancelar a ignorância com informação de alta qualidade!
um dos assuntos que mais me cativa, parabéns
Amei essa conversa, não sabia que era possível visitar esses sítios. Pretendo visitar, deve ser muito emocionante 😍
Mano, um dia eu quero ter a segurança pra falar sobre a minha área de atuação como esse camarada fala da área dele.
Que isso, o cara fala com uma naturalidade!
Eu sou da região de Santarém, no Pará. Muito interessante saber disso tudo... Obrigado, Atila! 😊
Comprei o livro do Bernardo Esteves pelo Kindle, agora vamos ler!
Estou super ansiosa pelos episódios do André e da Tabita!
Tudo verdade.
Muito bem explicado .
Parabens
Esse livro do Bernardo Esteves é essencial
Eu acho um absurdo que a história do Brasil que a gente estuda começa com a invasão dos portugueses e é simplesmente ignorado tudo que aconteceu antes. Tipo a gente literalmente estuda a história de Portugal medieval, mas do Brasil, não
Os indígenas brasileiros não desenvolveram sistema de escrita, não existe nada documentado antes de 1500, eram pequenas tribos isoladas, diferente dos astecas do México que tinham um império e várias tecnologias, os indígenas brasileiros eram os mais atrasados ,viviam no período paleolítico.
@@juliabernadooliveira3038arqueologia serve pra nada né
Na verdade, ninguém chegou NO Brasil. Quem aqui chegou, chegou AO Brasil.
@@juliabernadooliveira3038 isso é uma grande falácia e um pensamento muito colonizado! Não é porque não existe sistema de escrita que um povo é atrasado. Foram os povos indígenas brasileiros que agroflorestaram a amazônia, não tinha nada disso de povos isolados (a ocupação no Brasil era bem densa), a comunicação entre eles era extensa inclusive com estradas que ligavam quase o continente todo. Siga o trabalho do @Viktorwawell
Há um sítio arqueológico em Calçoene, Estado do Amapá.
Entrevista maravilhosa pra uma temática maravilhosa….
Excelente conversa. Aprendi muito. Parabéns e obrigada.
O parque da Serra da Capivara é um lugar incrível, a família inteira adorou.
Olá Átila! Muito obrigada! Abraços
O Átila precisa conhecer a história de Niède Guidon
Apoio
Ela tá bem velhinha, tem que entrevistar ela logo!
Parabéns pelo programa!!
Visitei a Geuta da Lapiinha em Lagoa Santa.
È linda a gruta. Mais que isso, deixa a gente de boca aberta pra grandiosidade da natureza.
Confesso que esperava historiadores falando sobre o tema!
O entrevistado faz um bom trabalho multidisciplinar
PASSOU LONGE. MUITO LONGE DO TEMA.
Muito bom esse podcast, informações em geral, vida longa ao conhecimento
Coincidência, estive em Clovis, NM a semana passada!
Bernardo Esteves! ❤
Adorei. Obrigada
Excelente tema. Átila, traz os pesquisadores linguistas e geneticistas pra complementar as discussões.
Atila, jamais vou esquecer do que você fez durante a pandemia.
o que?
A ciência humana vai mudando com a chegada da verdade ao longo do tempo.
Acabei de assistir pela terceira vez.
Muito relevantes assuntos abordados de forma excelente. Agradecendo.
Maravilhoso!!
Papo reto sempre . Obrigado Átila .Obrigado Bernado Esteves .
Posso sugerir a visita à Pedra do Ingá, na Paraíba. Acesso fácil, por rodovia, entre João Pessoa e Campina Grande. Marco da ocupação humana nesse pedaço do território brasileiro. Viva a ciência.
Tinha que colocar o entrevistado para conversar com o Freixo sobre turismo arqueológico.
Boa noitre, @atilaiamarino , que tal complementar esse bate papo convidando Tábita Hünemeier pra falar sobre o DNA dos povos originários do brasil e americas. Seria incrível.
Podcast maravilhoso!!! e esse Bernardo Esteves é um fofo, adorei, queridíssimo e entregando mega didática no assunto
Excelente entrevista!
Belísisma enrevista, parabéns e obrigado! 👍🙏
Papo gostoso de escutar ! 😊