O que a educação da Finlândia tem de diferente?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 11 ก.ย. 2024
  • Durante a conferência "Dare To Learn", em Helsinki, compartilho com os telespectadores do Jornal da Cultura a minha observação dos pilares centrais da educação na Finlândia. Junto com outros jornalistas de 25 países, fui à convite do Ministério das Relações Exteriores finlandês.

ความคิดเห็น • 108

  • @user_1998-n8l
    @user_1998-n8l 6 ปีที่แล้ว +195

    Já no Brasil, os investimentos são praticamente focados no ensino superior, quando na verdade o ensino básico devia ter mais investimentos.

    • @SABEReDIVERTIR
      @SABEReDIVERTIR 6 ปีที่แล้ว +22

      Arthur, nem isso. Existem muitas universidades brasileiras que têm uma qualidade de ensino a desejar. Se fosse assim, o melhor do ensino brasileiro não seria comparado como o pior do ensino canadense. O que salva no país, em alguns casos, é o que é ensinado nos colégios militares. Porque escolas públicas e particulares estão pouco se importando com a formação e qualificação de alunos e professores.

    • @user_1998-n8l
      @user_1998-n8l 6 ปีที่แล้ว +27

      Tudo o que aprendi foi por conta própria depois que sai da escola. Hoje faço faculdade a distância e estudo inglês. Uma coisa que aprendi é que você só vai aprender por conta própria.

    • @svivl8482
      @svivl8482 5 ปีที่แล้ว +6

      O mais engraçado é que eu não vejo os professores comunas das universidades lutando, já que eles gostam tanto de lutar, deveriam lutar por um ensino fudamental e médio de qualidade. Não ensinam lá, pra que "lutar" afinal de contas.

    • @enzobonacina9071
      @enzobonacina9071 5 ปีที่แล้ว +6

      O Brasil, na verdade, é um dos países que mais investe seu PIB per Capita em educação. A questão é a ineficiência do nosso sistema educacional quanto à distribuição desse montante. Li recentemente que 11% desse investimento se dispersa na burocracia e infraestrutura do MEC, e outros 60% são gastos com não professores, restando apenas 29% para gastos com salários de professores, infraestrutura, água, energia e alimentação :(

    • @nucleodeacessibilidade5700
      @nucleodeacessibilidade5700 5 ปีที่แล้ว +4

      @@enzobonacina9071 Inclusive foi essa a manifestação do atual Ministro Vélez, investir na educação básica, principalmente no nível fundamental. Na Finlândia creio não haver essa tendência comunista tão disseminada que serviu e serve simplesmente para estragar a mente dos nossos jovens e hoje está enraizada nas universidades, principalmente as públicas. O problema não é investimento, creio ser sim uma questão de consciência da importância educacional inclusive na cabeça de muitos professores que já foram doutrinados.

  • @anapaularedatora
    @anapaularedatora 6 ปีที่แล้ว +111

    Que lindo ver os professores tão valorizados :)

    • @svivl8482
      @svivl8482 5 ปีที่แล้ว +6

      E os alunos também.

    • @clubeproxadrez
      @clubeproxadrez 4 ปีที่แล้ว +3

      Quando seremos valorizadas no Brasil?
      🙃

    • @user-kj1oh2xi4z
      @user-kj1oh2xi4z 3 ปีที่แล้ว +1

      @@clubeproxadrez Vc é de esquerda ou direita?

    • @senhord2467
      @senhord2467 3 ปีที่แล้ว +2

      Melhor trocar o sitema de governo para para uma monarquia igual da Inglaterra no império britânico porque segundo a global cooperation o melhor ensino tá no nos impérios o IDH também

  • @F.T.S.
    @F.T.S. 3 ปีที่แล้ว +35

    O segredo para o sucesso do Brasil é investir progressivamente na educação, igual à Finlândia!

    • @J_u_n_i_o_R.
      @J_u_n_i_o_R. 2 ปีที่แล้ว +9

      Errado, é refazer o modelo de estudo. Para estudar não precisar ter lousa de última geração, computadores poderosos ou algo do tipo. Estudo é papel, caneta/lápis e livro, ponto.

    • @F.T.S.
      @F.T.S. 2 ปีที่แล้ว +5

      @@J_u_n_i_o_R. Mas foi exatamente isso que eu quis dizer, eu estava falando do ponto de chegada, mas não dos métodos (caminho).

    • @AnderçoumItauskk
      @AnderçoumItauskk 3 หลายเดือนก่อน

      ​@@J_u_n_i_o_R. E também trazer matérias REALMENTE NECESSÁRIAS para a vida, coisas que realmente vamos utilizar. Não esse tanto de tranqueiras (passei uns 7 anos vendo VERB TO BE em inglês, sim, isso não é brincadeira) muita coisa desnecessária.

  • @svivl8482
    @svivl8482 5 ปีที่แล้ว +50

    No Brasil você vai saber o que é ensino de qualidade no mestrado, quando vai pra fora do país fazer um curso.

    • @samueldesouza1283
      @samueldesouza1283 4 ปีที่แล้ว +3

      @Emerson Carlos Soares Mendes Não depende. Avalie os rankings internacionais. Você acha que é apenas por xenofobia diploma brasileiro valer menos que papel higiênico sujo?

  • @tulacibhakti
    @tulacibhakti 5 ปีที่แล้ว +77

    Aqui a gente só pensa em copiar o modelo dos EUA...

    • @scott.4889
      @scott.4889 4 ปีที่แล้ว +2

      Então

    • @olindo5468
      @olindo5468 4 ปีที่แล้ว +2

      Vdd

    • @gabrielmendes3767
      @gabrielmendes3767 4 ปีที่แล้ว +16

      que é tão ruim quanto o nosso

    • @FTHGTH
      @FTHGTH 3 ปีที่แล้ว +2

      @@gabrielmendes3767 nunca

    • @kakesss9126
      @kakesss9126 3 ปีที่แล้ว +11

      Exatamente. Eua nao é exemplo pra ninguem. Taxa de depressao la é alta.

  • @curiosidadesinfinitasbr
    @curiosidadesinfinitasbr ปีที่แล้ว +11

    Enquanto lá a formação de base é mais importante e as pessoas são ensinadas a construir o próprio futuro empreendendo, aqui no Brasil as crianças aprendem que o mais "importante" é fazer a faculdade e conseguir um "bom" emprego, ou seja, são doutrinadas a serem empregados de alguém desde criança, e não a construir o próprio futuro. Essa é a diferença!

  • @bgobette2204
    @bgobette2204 6 ปีที่แล้ว +67

    Empreendedorismo, algo em que o governo mais atrapalha no Brasil! A pessoa "ter seu destino nas mãos" é o que o governo não quer por aqui!

    • @VanessaCostaGEO
      @VanessaCostaGEO 5 ปีที่แล้ว +5

      O empreendedorismo aqui é: se vira! Na reportagem se disse também como o governo apoia e investe...

    • @carmenpeixer2373
      @carmenpeixer2373 3 ปีที่แล้ว +1

      @@VanessaCostaGEO muitos anos nas maos da esquerda e centro esquerda deu nisso. E infelizmente acharam que o Bolsonaro ia reverter. Mas vai levar decadas...

  • @planetameme2941
    @planetameme2941 4 ปีที่แล้ว +18

    é triste
    aqui na minha cidade um professor da escola publica n ganha mais de 1500. Dizendo a Prof

    • @samueldesouza1283
      @samueldesouza1283 4 ปีที่แล้ว +2

      É devido à má qualificação. Como são quase todos semianalfabetos ninguém valoriza.

  • @BrunaDias-cs8jw
    @BrunaDias-cs8jw 3 ปีที่แล้ว +3

    Metodologia prazerosa para o aluno. O que deu a entender

  • @quadrosmacedodeoliveira7521
    @quadrosmacedodeoliveira7521 5 ปีที่แล้ว +10

    Acredito que a Finlândia só não é melhor do que a Suíça, a educação pode até ser melhor, mas o salário não se compara ao daqui embora o custo de vida seja alto em vários paises europeu, a verdadeira democracia existe só aqui, onde a população vota em aprovar ou não algum projeto político. Aqui os políticos tem sua própria profissão e não ficam o tempo todo no parlamento. A economia é forte através do turismo e produção de rural como queijos. Maior problema é o inverno para quem vem de fora e já na Finlândia chove muito no verão assim como na Suécia é raro ver sol, diferente da Suíça que com essa mudança de clima tem nevada pouco nos últimos anos.

    • @peterancapscomunista6156
      @peterancapscomunista6156 ปีที่แล้ว

      Isso que seria bom. Um projeto ou uma lei só ser aprovado se o povo tbem aprovar. Caso reprova-se, ou eles mudariam algo pra passa-la de novo para ser aprovada ou esquece. Não passa mesmo

  • @vivaolivremercado4047
    @vivaolivremercado4047 5 ปีที่แล้ว +40

    Ensino gratuito não existe!! Todos pagam através de impostos, então não é de graça, assim como saúde e segurança também não são, afinal se paga por isso também através de impostos

    • @edsonlira2982
      @edsonlira2982 5 ปีที่แล้ว +7

      Com certeza, isso de dizer que é gratuito é balela, não faz sentido. Dessa forma, tira-se de alguém para dar a outro, ou voltar pra si. O importante é que exista benefício para todos, principalmente para quem pagou os impostos. Mas, a corrupção não deixa.

    • @user-oh8lb
      @user-oh8lb 5 ปีที่แล้ว +19

      As pessoas dizem com boca cheia que EU PAGO ISSO E AQUILO COM OS IMPOSTOS!!!! Mas na realidade se somar todos os impostos que tu paga eu garanto que não cobre tudo o que tu usa ou poderá usar. Vamos lá... A Finlândia tem 6 milhões de habitantes e tem planejamento familiar, uma boa cesta com tudo que o bebê precisa ao nascer e que tem até um "manual" de como criar um filho..
      Não é como as gurias da periferia aqui no Brasil com 22 anos e 3 filhos, totalmente sem estrutura... O Brasil tem muita gente e o pior: Muita gente economicamente inativa... Há pessoas que usam muito os serviços caros do SUS e que praticamente não pagam impostos. Muita gente trabalha na informalidade ou vendendo produtos irregulares e têm seus filhos em escolas públicas. Nós temos uma administração pública péssima e muitos pais negligentes ao educar os filhos. Alunos desinteressados aos montes. Vale lembrar que a educação infantil e fundamental é responsabilidade municipal. Não temos uma educação "finlandesa" porque, entre os fatores que eu citei, as pessoas votam em qualquer um para prefeito e ele coloca um idiota pra ser o secretário de educação.

    • @edsonlira2982
      @edsonlira2982 5 ปีที่แล้ว +6

      @@user-oh8lb Os impostos não dão porque o dinheiro público é mau administrado. Existe muito individualismo no Brasil, principalmente por arte dos políticos que só pensam em seu bem estar primeiro. Talvez o Brasil precise praticar a teoria Kerneisiana. Veja no youtube em: th-cam.com/video/z5TF-B_3rjg/w-d-xo.html

    • @ariane5570
      @ariane5570 4 ปีที่แล้ว +6

      @@edsonlira2982 E quem elege os políticos que temos? Nós mesmos, população. É um ciclo interminável, população elege políticos por fanatismo partidário, esses políticos não administram bem os recursos, são corruptos, não trabalham e não são cobrados por isso pela população que não faz isso por não ter educação, instrução e noção dos direitos e deveres que tem na sociedade. É triste mas o Brasil jamais será um país como a Finlândia.

    • @vinicius9424
      @vinicius9424 3 ปีที่แล้ว +1

      Falação de asneiras. Sempre tem um bocó, pra querer "lacrar" com o óbvio.

  • @barbarafonseca9531
    @barbarafonseca9531 8 หลายเดือนก่อน +2

    Professor aqui no Brasil recebe um salário mínimo e meio, e a sociedade o chama de vagabundo. E as salas são super lotadas para economizar e a aprovação é automática, do ótimo aluno até aqueles que vão só para fumar maconha e ameaçar o professor de morte.

  • @bruce4271
    @bruce4271 ปีที่แล้ว +4

    O que falta no Brasil é responsabilidade com a educação no Brasil, as famílias estão destruidas, educadores alienados não pensam nós alunos.

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 ปีที่แล้ว +2

      Aqui o sistema educacional é usado para emburrecer e doutrinar o povo brasileiro. Essa é a jogada deles. Ou seja, um frigorífico onde uma minoria manda e o povo vai para o abate.

  • @rodrigosilva-mz6rf
    @rodrigosilva-mz6rf ปีที่แล้ว +2

    Por lá se reduz a carga horária para melhorar no Brasil só aumenta depois de 1996 e piora.

  • @francislousada3.
    @francislousada3. 5 ปีที่แล้ว +19

    O nível da Educação depende do interesse da sociedade, aqui o Brasileira está virando neopentencostal, o pastor é rico, é autoridade e manda na moral de terceiros. Na Finlandia a galera não está nem aí se cobra fala ou não!

    • @ariane5570
      @ariane5570 4 ปีที่แล้ว +9

      Exatamente. Lá a instituição mais respeitada por eles é a escola, aqui é Igreja e Forças Armadas.

  • @dauracamargo782
    @dauracamargo782 3 ปีที่แล้ว +1

    E durante a pandemia, as desigualdades só aumentam.
    A Educação Pública na rede municipal de São Paulo agoniza e precisa de ajuda para que os problemas tenham visibilidade na sociedade, para que o debate venha à público e para que seja cobrado do governo soluções reais para a garantia do direito à educação de bebês, crianças, adolescentes e adultos.
    Essa mensagem é um apelo para que um debate honesto e detalhado sobre os impactos da pandemia na Educação da cidade de São Paulo seja feito. As famílias e os estudantes estão abandonados, precisamos fazer cobranças para diminuir a desigualdade entre a rede pública e a rede privada, o que infelizmente, só tem se alargado.
    O que assistimos é o fato de que a maioria das famílias estão com medo de enviar suas crianças para a escola devido ao descontrole da pandemia. A própria SME admitiu em reunião com o Fórum das Entidades Sindicais, realizada em 29/04/2021, que apenas 12% dos estudantes estão frequentando a escola. Contudo, a falta de conectividade permanece e o governo não consegue viabilizar a entrega dos tablets. Por que tanta morosidade?
    A entrega desses tablets precisa ser acompanhada diariamente, como se faz com os números da vacinação. Se a compra já foi feita, as empresas já estão com seu crédito no bolso, por que o benefício não chega para a população que pagou os impostos?
    QUAL É O PLANO PARA RECUPERAÇÃO DAS APRENDIZAGENS?
    ESSA PERGUNTA PRECISA SER FEITA E A SOCIEDADE MERECE UMA RESPOSTA CLARA!
    Com todas as dificuldades vivenciadas na Educação desde o início da pandemia a solução paleativa que vemos em diversas redes, em especial na particular é o chamado ensino híbrido, que consiste em aulas online e presenciais. As crianças que estão online assistem as aulas que estão acontecendo na escola por meio da internet. Ou seja, acompanham explicações das professoras, podem fazer perguntas, além de usufruírem de outros recursos como vídeos e jogos.
    Já em São Paulo a SME determinou que as professoras e professores postem atividades na plataforma Google Sala de Aula; que também atendam os alunos que comparecem às aulas presenciais e que também preparem atividades impressas para quem não vai ao presencial e não tem conectividade. Isso não é ensino híbrido e o mais grave: não proporciona avanço nas aprendizagens.
    Na prática isso significa três modalidades de ensino diferentes e nenhuma de qualidade, pois, nessas condições, não é possível fazer acompanhamento pedagógico adequado e intervenções necessárias para que as aprendizagens aconteçam.
    Problema 1: As atividades no Google Sala de Aula, em sua maioria, são escritas. Para realizá-las é necessário que o estudante seja leitor fluente ou que alguém da família o seja. Nossa triste realidade na rede pública municipal de São Paulo revela que muitas famílias não tem uma pessoa em casa com leitura fluente. Portanto, essa modalidade de ensino já está comprometida.
    Problema 2: O mesmo ocorre com as atividades impressas. Se não há uma pessoa com leitura fluente em casa a modalidade de ensino está comprometida.
    Problema 3: As professoras e professores precisam estar na escola presencialmente todos os dias, pois cada dia acompanha um grupo diferente. Como não há equipamento para ensino híbrido, as/os docentes não conseguem realizar encontros online com as turmas que estão acompanhando as aulas apenas pelo Google Sala de Aula. As/Os estudantes não conseguem tirar dúvidas, não interagem com as professoras e professores, o que além de prejudicar o processo pedagógico, tem se revelando uma grande frustração para estudantes e familiares.
    Problema 4: Especificamente na fase da alfabetização, que é um aprendizado bastante complexo, a professora precisa acompanhar a criança ou o adulto de perto e fazer intervenções pedagógicas ajustadas ao seu avanço a cada dia. Atividade impossível de se realizar com essa proposta de ensino. Destacamos essa fase do aprendizado porque este já era um problema sério na cidade e no país. Quantos analfabetos teremos após a pandemia?
    Problema 5: Como grande parte da mídia já divulgou, muitas famílias não possuem equipamentos adequados, nem internet banda larga. Em muitas casas existe apenas um aparelho celular para atender 2, 3 crianças ou mais. Como desenvolver disciplina de estudo e constância nas tarefas dessa forma?
    Problema 6: Em todo esse processo não é tocado no assunto das crianças e jovens com deficiência, que apresentam dificuldades para seguir os protocolos sanitários e que permanecem estagnadas na sua aprendizagem. Dependendo da deficiência é necessário materiais específicos e adaptados para que possam avançar nos estudos.
    E OS BENEFÍCIOS DO MATERIAL ESCOLAR E UNIFORME, COMO FICAM?
    Outro problema que SME está negligenciando é o fato do acesso ao material escolar e uniforme ser por meio de crédito em aplicativos.
    No entanto, com todos os problemas expostos acima, é evidente que as famílias tem muitas dificuldades para compreender os procedimentos e muitas não tem conectividade.
    Esse problema se volta para a escola, pois é lá que a comunidade busca apoio. No entanto, também estamos abandonados e muitas vezes não temos resposta para perguntas como “Não sei mexer no celular, como vou comprar o material para minha filha?”, “Não tenho leitura, vocês podem me ajudar a comprar o uniforme?” e tantas outras que retratam a exclusão digital.
    A escola quer ajudar, sim! Mas para isso é necessário orientação e recursos humanos, pois demandas como essa são inúmeras.
    E A SEGURANÇA ALIMENTAR?
    As famílias viram divulgação em telejornais sobre entrega de cestas básicas, porém muitas escolas ainda não as receberam e temos que dar essa dura informação para famílias em vulnerabilidade e com fome.
    PROPOSTA PARA EDUCAÇÃO EM SÃO PAULO
    É evidente que diante da realidade da pandemia, há ônus, infelizmente. Mas precisamos seguir em frente!
    A proposta das/dos profissionais da educação para minimamente contornar esse caos é:
    1- Entrega dos tabletes com internet para todas e todos estudantes da rede.
    2- Ensino remoto enquanto não houver controle da pandemia, pois assim é possível acompanhar as aprendizagens, realizar vídeo chamada com as turmas, dialogar, tirar dúvidas.
    3- Enquanto não houver vacina para todos, com o ensino remoto eficiente protegemos as vidas das/dos estudantes, suas famílias e das pessoas que trabalham nas escolas.
    E A SAÚDE MENTAL?
    Esse também é um assunto que precisamos dialogar com a área da Saúde, para garantir saúde mental de estudantes e profissionais, coisa que não está ocorrendo.
    Uso meu exemplo pessoal: eu, que amo ser professora, não consigo pensar em estar na escola! Pânico? Depressão? Pressão psicológica por estar sendo impedida de proteger minha vida? Não sei. Também preciso de apoio para minha saúde mental.
    E precisamos entender que quando cuidamos da saúde mental, não necessariamente estamos avançando nas aprendizagens de conteúdos escolares e vice-versa. Por esse motivo o diálogo precisa ser constante e verdadeiro, ouvindo profissionais da Saúde e profissionais da Educação.
    Contamos com seu apoio!

  • @adnavazvaz7669
    @adnavazvaz7669 3 ปีที่แล้ว +2

    Que exemplo. Qdo se tem planejamentos e execuções voltadas a educação ou qualquer outra área, aqui só tem direito para pagar impostos e qualquer estrangeiro que chega tem direitos a bolsas pagas pelo Gov, brasileiro se quiser estudar, que pague ou financia seus estudos, e tanta burocracias para ser empreendedores, que no primeiro arranque já desanima. Etc etc

  • @felipesilva8813
    @felipesilva8813 ปีที่แล้ว +1

    Está um pouco raso, porém foi bom para provocar uma pesquisa mais profunda de saber se há questões culturais, se há técnicas, métodos, entre outros.

  • @jadsonbarros5199
    @jadsonbarros5199 3 ปีที่แล้ว +2

    No Brasil só aumenta a carga horária depois de 1996 até hoje faz é piorar a aprendizagem. Esse Novo ensino médio é um terror.

  • @Adrenalina377
    @Adrenalina377 4 ปีที่แล้ว +3

    A escola lá ensina a ser feliz para a vida.

  • @f.n.sousa.2017
    @f.n.sousa.2017 3 ปีที่แล้ว +4

    A anos se discute isso ...No Brasil não muda nada...agora veja o ensino particular básico...os alunos destas escolas são mais preparados ...eu acho...

  • @marco79mak
    @marco79mak 5 ปีที่แล้ว +3

    A PRIMEIRA DIFERENÇA É QUE LÁ AS CRIANÇAS NÃO APRENDEM A FORJAR FITAS CONTRA UM CANDIDATO, O RESTO VEM EM DECORRÊNCIA DA HONESTIDADE E O EXEMPLOS DOS MAIS VELHOS.

    • @ramonpaolomaran2253
      @ramonpaolomaran2253 3 ปีที่แล้ว

      lá os mais velhos de fato tem conhecimento. Aqui são burros que nem uma porta. Fora que são todos politizados essa merda

  • @jonathasilva0089
    @jonathasilva0089 5 ปีที่แล้ว +2

    Questão fundamental a médio longo prazo retorna o investimento. Já lí algo que não me recordo 1 dolar na base,no começo, é mais que o dobro de lucro no futuro.
    Preparar um indivíduo nunca será o forte do Brazil. PQ?

  • @antimoderno
    @antimoderno 10 หลายเดือนก่อน +3

    Parece até uma UTOPIA, algo muito distante da nossa realidade aqui no Brasil

  • @SABEReDIVERTIR
    @SABEReDIVERTIR 6 ปีที่แล้ว +1

    Tas, parabéns pela matéria. Pelo que sei, na Finlândia, existe também uma regra de que professor não pode enconstar no aluno e vice-versa. Os alunos respeitam o educador como sendo. Ademais, a qualidade de ensino é considerada uma das melhores do mundo, senão a melhor. O comentário uma professora brasileira que fora morar e educar nesse país foi a forma que eu soube a respeito. Teu vídeo reforçou o que eu já sabia. Parabéns, mesmo!

    • @ariane5570
      @ariane5570 4 ปีที่แล้ว +2

      Eu já ouvi essa história. A professora abraçou uma criança e todos os outros alunos ficaram meio em estado de choque, espantados com a atitude. Diferenças culturais. Com certeza eles têm motivo que justifique essa regra e para falar a verdade acho ela ótima. Aliás, acho maravilhoso esse comportamento dos finlandeses de respeitar o espaço do outro em todos os sentidos, aqui no Brasil as pessoas são invasivas demais em tudo, gostam de ficar o tempo todo encostando no outro e não entendem que para algumas pessoas isso é muito desconfortável. Todo mundo também sabe muito da vida do outro, desnecessário.

  • @CANALLNDRTVOFICIAL
    @CANALLNDRTVOFICIAL 6 ปีที่แล้ว +3

    Saudades do Taz na época do CQC!! #VoltaCQC

    • @metaorior
      @metaorior 6 ปีที่แล้ว +2

      Aprendeu bastante com o video

  • @venanciogomes5480
    @venanciogomes5480 ปีที่แล้ว

    Hoje é a Letonia.

  • @denisale1
    @denisale1 3 ปีที่แล้ว +1

    Te admiro careca . Rs

  • @moisessantos9012
    @moisessantos9012 3 ปีที่แล้ว +1

    O professor dando aula de bermuda foi a melhor parte 😍

    • @CarloQevedo
      @CarloQevedo 5 หลายเดือนก่อน

      Sou professor aqui no RS e dou aulas de bermuda e camiseta.

  • @noctua7247
    @noctua7247 2 ปีที่แล้ว +1

    Essa não é o uma preocupação do poder público no Brasil..Aqui o governo está mais preocupado em enriquecer ainda mais os banqueiros e os donos de monopólios..

  • @SergioJunior-qq2rc
    @SergioJunior-qq2rc 6 ปีที่แล้ว +5

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk colheu o que plantou.

  • @wilsondias7896
    @wilsondias7896 4 ปีที่แล้ว +1

    Choro quando vejo estas noticias, saber que aqui o podre do politicoi e que tem valor

  • @jaquelinesicherl9000
    @jaquelinesicherl9000 4 ปีที่แล้ว

    #fechadocombolsonaro

  • @user-qi5vf2ws8t
    @user-qi5vf2ws8t ปีที่แล้ว +1

    E não entopem os alunos com deveres de casa. O aluno aprende na escola segundo a capacidade de absorção. E não atocham matéria goela abaixo. Na China encanador ganha bem, na Finlândia professor. E aqui?

  • @adrianaalmeida1551
    @adrianaalmeida1551 ปีที่แล้ว +1

    Brasil não tem solução. É mais fácil mandar seus filhos para a filandia

  • @customize3347
    @customize3347 6 ปีที่แล้ว +10

    O segredo Marcelo é o Empreendedorismo e a Liberdade Econômica, mas como vc é um socialista não vai admitir isso! ficou nítido no vídeo!

    • @rodrigoribeiro4899
      @rodrigoribeiro4899 4 ปีที่แล้ว +7

      Meu caro, a escola na Finlândia é pública e de qualidade. Não é o Marcelo Tas que ta falando isso não. Se liberdade econômica e empreendedorismo fossem a única solução os EUA que seriam referência em educação... PS: Apenas 2% dos estudantes estudam em escolas privadas na Finlândia... Vai chamar eles de socialistas agora? Rsrsrs
      www.weforum.org/agenda/2018/09/10-reasons-why-finlands-education-system-is-the-best-in-the-world#:~:text=The%20overall%20system%20isn't,an%20environment%20of%20holistic%20learning.&text=There%20are%20fewer%20teachers%20and%20students%20in%20Finnish%20schools.&text=Students%20in%20Finland%20often%20have,six%20years%20of%20their%20education.
      th-cam.com/video/nHHFGo161Os/w-d-xo.html

    • @vitoraugusto9543
      @vitoraugusto9543 4 ปีที่แล้ว +4

      Tu já viu o quanto de imposto eles pagam? Libertário do Brasil é uma piada mesmo.

    • @gabrielmendes3767
      @gabrielmendes3767 4 ปีที่แล้ว +7

      Finlandia é um dos paises com mais impostos do mundo cara, ta falando merda kkkkkk

  • @interesanteyespecialninopo401
    @interesanteyespecialninopo401 6 ปีที่แล้ว

    No es cierto.

  • @uerleiaraujo3102
    @uerleiaraujo3102 6 ปีที่แล้ว +1

    Caro, TH-camr.
    Os professores de televisão da Finlândia ensinam a guardar fitas de vídeo com conteúdo que ofendam a dignidade e a moral de terceiros?
    Aqui no Brasil costumam descartar se desfazer do conteúdo gravado. Poxa, as vítimas de injúria racial, de racismo, de homofobia perdem provas contra o entrevistado.
    Uma pena.

  • @danielkendi9688
    @danielkendi9688 6 ปีที่แล้ว +3

    Nao tem um manipulador igual algumas midias e apresentadores por ai

  • @vivianewinter2238
    @vivianewinter2238 5 ปีที่แล้ว

    E infeliz

  • @brenoalves824
    @brenoalves824 6 ปีที่แล้ว +1

    Maior segredo não e ser de esquerda nem jornalista facista.

  • @KatN2000
    @KatN2000 6 ปีที่แล้ว

    Era fã do trabalho do tás, mas despencou no meu conceito. Tudo por uma​ piada? Virou história