O Sistema escolar Alemão funciona deste jeito e você não vai acreditar!!!

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 25 ส.ค. 2024
  • No Brasil os alunos podem escolher seu futuro até o último ano do ensino médio, se vão para uma faculdade, se vão fazer um curso técnico ou até mesmo se não vão para faculdade nenhuma e apenas começar a trabalhar. Por aqui é bem diferente, quando as crianças terminam o equivalente a quarta série no Brasil, elas fazem uma prova e a depender da nota, com APENAS 10 ANOS, o futuro delas já está definido!!! Não tá acreditando no que leu? Assista até o final e descubra como funciona o sistema de ensino Alemão. Ah! Não esquece de deixar nos comentários o que mais te espantou.
    Bora estudar!
    👉 Quer fazer nosso curso completo? Acesse nosso site: alemaodeverdade...
    ⏩ Verbinde dich mit mir:
    Auf Instagram: @alemaoEalemanha
    Auf Facebook: Alemão e Alemanha
    Quer contribuir comigo sem precisar pagar nada por isso? Se inscreva neste canal.
    Compartilhe este vídeo
    👍 Curta e Comente o que achou do vídeo.
    Agradeço o suporte e carinho que vocês sempre me retribuem e desejo bons estudos com dedicação e diversão.
    Até o próximo vídeo, bis dann ツ
    #AlemaodeVerdade #SistemaEscolarAlemão #FatosSobreAlemanha #CulturaAlema #ConheçaMaisAlamanha #MorarnaAlemanha #TrabalhareEstudarnaAlemanha #curiosidadeAlemanha

ความคิดเห็น • 5K

  • @lilacnoir8776
    @lilacnoir8776 2 ปีที่แล้ว +3512

    Eu vivo desde 2000 na Alemanha (em Junho fazem 22 anos). E nunca concordei com o sistema de ensino daqui. Eu compreendo muito bem o que ela quis expor neste vídeo. Para mim foi sempre uma luta com os meus filhos na escola. Aqui o problema não é somente com o bullying mas também com todo o sistema educacional. Eu sempre fui uma mãe muito exigente e fiz de tudo para eles entrarem no tal Gymnasium (para depois irem a uma universidade e seguirem uma carreira acadêmica). Mas os professores, tanto os da minha filha como os do meu filho, sempre os sabotaram. A verdade é que eles inventam desculpas para darem notas baixas a filhos de estrangeiros (apesar do pai deles ser alemão). Os professores diziam que eles se comportavam muito bem na escola e que a competência social era excelente, só que eles tinham dificuldades em algumas matérias como Álgebra, por exemplo, e por isso não poderiam ir ao Gymnasium. Mas mesmo assim eu tentei e matriculei a minha filha nele, só que os professores a sabotaram tanto com as notas que eu tive que tirá-la de lá pois estava ficando depressiva. Uma aluna do Gymnasium que ela frequentava foi encontrada morta por enforcamento em um bosque perto da escola. Suicídio. Os pais fôram ao jornal local e disseram que ela estava sofrendo muita pressão na escola. Aí então eu fiquei aliviada por a ter tirado de lá. E muito triste também pela vida desta jovem. Hoje a minha filha está com 16 anos e fazendo um curso técnico de Odontologia (o que equivale a formação de assistente de dentista) e meu filho de 20 anos está quase terminando o curso técnico de Engenharia mecatrônica (o que é uma versão mais moderna e rebuscada do curso de mecânica). Eles estão felizes e podem ter salários altos, dependendo das especializações que fizerem depois, quando estiverem prontos. Porém só cursaram a Hauptschule. E eu tive que lutar muito para fazer eles chegarem até onde chegaram. Fôram muitas pedras colocadas no caminho deles. Nós moramos em uma cidade pequena no Norte da Alemanha. Em cidades pequenas as pessoas são geralmente muito conservadoras, tradicionais e resistentes em relação ao novo e a outras culturas. Filhos de imigrantes sofrem muito preconceito em cidades assim. Eu fico sempre muito triste quando eu penso que eles poderiam ter cursado um nível superior. Mas infelizmente fazemos parte de uma maquinaria que escolhe alguns para serem servos e outros para serem os servidos. Como em uma grande colméia. É a vida. Fazer o quê? O importante é eles estarem bem, saudáveis e contentes. O resto é só papel e vaidade. Assim eu penso para consolar a minha decepção com este sistema escravagista, de casta e de elite que rege nas escolas da Alemanha. Obrigada por lerem e parabéns pelo excelente vídeo! 👏🏽👏🏽👏🏽

    • @sidneyribeiro5923
      @sidneyribeiro5923 2 ปีที่แล้ว +119

      @Lilac Noir, muito bom o seu relato. O importante é que seus filhos estão felizes com suas escolhas. E também que terão salário digno e oportunidade de trabalho quando se formarem. Sucesso a eles!

    • @lilacnoir8776
      @lilacnoir8776 2 ปีที่แล้ว +101

      @@sidneyribeiro5923 Obrigada e sucesso a você também. É muito triste saber que o sistema no Brasil (não somente o educacional) é igualmente elitizado. Se tornando ainda pior, em um todo, do que o sistema da Alemanha. Já que aqui os impostos são pagos e felizmente bem investidos em vários setores administrativos na sociedade. Enquanto no Brasil se paga impostos e não se vê grandes investições na saúde e no ensino. Mesmo sem nível superior (sendo apenas um técnico), uma pessoa vai ganhar aqui o suficiente para manter uma vida digna, sem luxo por vezes, mas digna. Enquanto no nosso Brasil a dignidade é um privilégio de poucos e a desigualdade social corre solta. Não há nação perfeita. Há somente o lugar mais adequado para cada um de nós viver. Um bom começo de 2022 para todos nós!

    • @veronicapereira4495
      @veronicapereira4495 2 ปีที่แล้ว +43

      @@lilacnoir8776 me identifiquei com cada palavra do seu depoimento, parabéns pelas conquistas dos seus filhos!

    • @Iria6080
      @Iria6080 2 ปีที่แล้ว +142

      De que adianta ter um diploma superior e não ter emprego? Sou professora universitária e tenho pena dos esforcos de meus alunos para fazer uma graduação e, ao fim e ao cabo, ganharão a vida num telemarketing? Penso que essa sanha por diploma superior é um engodo, especialmente no Brasil, onde quem não se consegue vaga na universidade pública, finda por se endividar nas faculdades privadas.

    • @lilacnoir8776
      @lilacnoir8776 2 ปีที่แล้ว +5

      @@veronicapereira4495 Obrigada e muito sucesso para você também!

  • @nelimartins836
    @nelimartins836 2 ปีที่แล้ว +247

    Nasci e vivi numa colónia, hoje país independente.A educação naquele tempo era tbm parecida com um sistema de "castas" . Um dos meus irmãos enfrentou uma situação idêntica à que relatou. O meu pai optou por tirar esse irmão aos dez anos da escola pq o professor achava que ele não tinha aptidão para avançar e não o propôs para o exame. Estudou em casa e fez exame como aluno externo. Passou. Hoje com 60 anos é professor catedrático de Matemática na Universidade. É um dos 6 melhores do mundo na sua área específica.... dá que pensar. Ainda bem que tinha um pai que enfrentou o sistema. Já foi há muitos anos mas infelizmente parece que há coisas que nunca mudam..

    • @cromo7743
      @cromo7743 2 ปีที่แล้ว +13

      Acho que Einstein também tem uma história do tipo.

    • @analuisabrandao95
      @analuisabrandao95 2 ปีที่แล้ว +9

      Que pai maravilhoso o de vocês, atencioso com as necessidades do seu irmão e assim crescem pessoas felizes e bem sucedidas

    • @vectrom21
      @vectrom21 2 ปีที่แล้ว

      Pelo jeito professor é babaca em qualquer lugar do mundo...

    • @stellaripper3150
      @stellaripper3150 2 ปีที่แล้ว +3

      🥰 Bendito seja seu pai!
      Pessoa sabia e maravilhosa!
      Espero que a estória do seu irmão, seja muito difundida para que as pessoas possam se inspirar na estória de voda dele!
      Já pensou que absurdo seria segurar um gênio como seu irmão??
      Queria ir colocar para aquela mesma professora que o condenou! E para todas as que dão aula hoje em dia, o que seu irmão enfentou e a sabedoria do seu pai!
      Quem sabe assim, elas olhariam com mais humanidade e compreensão os seus alunos!
      E que nunca vale um pre-julgamemto!

    • @za-mm
      @za-mm 2 ปีที่แล้ว +2

      qual colônia?

  • @mariaalicegonzalez4301
    @mariaalicegonzalez4301 2 ปีที่แล้ว +43

    Só agora entendi porque minha neta quis voltar para o Brasil. Eu achava que ela estava bem vivendo com a mãe, mas ela voltou e faz faculdade de turismo en uma universidade pública. O bom é que agora ela domina quatro idiomas, o inglês, espanhol, português e alemão, o que deu ótima oportunidade de trabalho na rede hoteleira.

  • @Migamatos
    @Migamatos 2 ปีที่แล้ว +314

    Um dos meus professores na Alemanha disse que o sistema escolar alemão é como um sistema de castas.

    • @elgrandjefe4661
      @elgrandjefe4661 2 ปีที่แล้ว +21

      É um sistema de castas puro e duro, e isso é visto em particular pela instituição da "hauptschule". E tem várias vantagens do ponto de vista deles, consegue manter os imigrantes "no lugar", e também permite aos realmente bons das classes inferiores sairem dessas classes - fertilizando as classes superiores, mas principalmente removendo das inferiores pessoas com capacidades que poderiam ser lideres e causar problemas.

    • @giselle5039
      @giselle5039 2 ปีที่แล้ว +11

      Se pensar bem é assim no mundo todo com raríssimas exceções.

    • @gizza150
      @gizza150 2 ปีที่แล้ว +1

      @@elgrandjefe4661 Essa ultima parte que escreveu...é isso mesmo.
      Muitissimo bem observado 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

    • @carolxuxacapoeira
      @carolxuxacapoeira ปีที่แล้ว

      Exatamente

    • @trfp
      @trfp ปีที่แล้ว +1

      É quase isso mesmo. E fica fácil de entender diante da seguinte informação que dificilmente alguém sabe: estamos falando de um país que até antes da segunda guerra mundial ainda mantinha próprios cidadãos, em alguns recônditos mais ermos, em regime de TRABALHO SERVIL. Portanto, a escola do nobre não podia ser a mesma do filho do burguês e nem do filho do servo desde a Idade Média até início do século XX!!

  • @nonenone7784
    @nonenone7784 2 ปีที่แล้ว +1435

    Todo esse drama e no final me trouxeram do BR pra cá pq falta engenheiro. Imagina se eles souberem quão respeitado é meu diploma da UNIP kkkk

  • @yosephammett
    @yosephammett 2 ปีที่แล้ว +137

    Parabéns por evidenciar a realidade factual do cotidiano alemão. Precisamos desse tipo de informação. As TVs do Brasil costumam mostrar o exterior como se fosse um paraíso... Já vi muita coisa absurda mostrada por pessoas que saíram do Brasil e foram morar em outros países.

    • @ridermanthos
      @ridermanthos 2 ปีที่แล้ว +7

      Ué o sistema educacional alemão não utiliza o método paulo freire? não dizem aqui no brasil que o método paulo freire é utilizado internacionalmente referencia mundial. estaria o meu prof. com a camiseta do lula livre mentindo. não não pode ser.

    • @nftfotos
      @nftfotos 2 ปีที่แล้ว +9

      @@ridermanthos heheheh se alemanha tivesse influencia paulo freire seria igual ao brasil heheheheheheheh

    • @willalves21
      @willalves21 2 ปีที่แล้ว

      Esse video é de dar VERGONHA. Leia minhas observações.

    • @Ninguem77777
      @Ninguem77777 2 ปีที่แล้ว +1

      Não é porque uma pessoa disse, que é real. Seja menos preguiçoso para criar conceitos.

    • @nobo618
      @nobo618 2 ปีที่แล้ว +4

      @@nftfotos Brasil nao segue Paulo Freire kkkkkk se informe.

  • @soniasumi1
    @soniasumi1 2 ปีที่แล้ว +56

    Aqui no Japão, onde eu moro há 40 anos existe um sistema educacional muito semelhante ao sistema daí da Alemanha. Aqui muitas crianças se deprimem, se suicidam oi tornam-se adultos cheios de frustrações…Muito triste isso…

  • @zenareuter6153
    @zenareuter6153 ปีที่แล้ว +36

    Eu cheguei na Alemanha em 2002,me casei e tenho dois filhos. Eu estudei e trabalhei no brasil como auxiliar de enfermagem. Chegando aqui fui trabalhar no Altersheim. Me impressionou muito,primeiro pela formação das fachkraft. Durante o estudo deles, que são três anos sabiam menos que eu. E agora vem a parte mais interessante, o tratamento para com os idosos,resaltando que não são todos. A frieza, falta de empatia e por aí vai,simplesmente me decepcionei. Pessoas já chegando estressadas as 6.30 da manhã, muita má vontade. Bom tirei de dez a zero. Estudei o que eu queria,e sou muito feliz naquilo que eu faço
    🙏🙏

  • @magno4652
    @magno4652 2 ปีที่แล้ว +252

    Não sei porque o TH-cam me recomendou o vídeo, mas amei você e sua didática! Linda!!

    • @Pratyvar
      @Pratyvar 2 ปีที่แล้ว +5

      Se não está satisfeita na Alemanha que volte para o Brasil. Meu filho na França, quando pequeno e quando jovem, não gostava de estudar. Então, depois do curso colegial teve que ir estudar em um liceu profissional para curso profissionalizante de nível médio. Atualmente ele tem um emprego de nível médio que ganha mais do que nível superior. Está bem na França e não quer voltar para o Brasil de forma nenhuma. Aqui no Brasil aproximadamente 80% dos diplomados em nível superior estão exercendo funções de nível básico ou de nível médio ou desempregados. A senhora deveria deixar de falar asneiras na INTERNET.

    • @marceloribeirodasilva2768
      @marceloribeirodasilva2768 2 ปีที่แล้ว

      aconteceu o mesmo comigo!

    • @Darkkenfox
      @Darkkenfox 2 ปีที่แล้ว +18

      @@Pratyvar vai assistir o vídeo primeiro antes de comentar. Em nenhum momento ela diz que está insatisfeita na Alemanha, ela só debate sobre o sistema educacional alemão. Além disso, quem é você pra dizer quem deve ou não migrar de país? Se enxerga!

    • @JuniorMarci27
      @JuniorMarci27 2 ปีที่แล้ว

      @Magno, somos dois!!

    • @nancyn4179
      @nancyn4179 2 ปีที่แล้ว +2

      @@Pratyvar Perfeita sua colocação. Não dá pra comparar!! Brasil está cheio de diplomados desempregados ou sub empregados. A Alemanha é simplesmente referência mundial no ensino técnico!!! Quem não conhece a realidade da Alemanha pode se embasar por um vídeo desse!! No mínimo equivocado !!!

  • @inkalitron
    @inkalitron 2 ปีที่แล้ว +80

    A amiga de minha mãe que já mora há três décadas na Alemanha falou sobre essa determinação da vida laboral das pessoas. Isso me chocou porque muitas pessoas tem desempenho pífio na escola podem ser ótimos na universidade e ótimos profissionais a exemplo de minha irmã. Também não levam em conta questões emocionais...que impactam no desenvolvimento escolar ...

    • @Pratyvar
      @Pratyvar 2 ปีที่แล้ว +10

      Se não está satisfeita na Alemanha que volte para o Brasil. Meu filho na França, quando pequeno e quando jovem, não gostava de estudar. Então, depois do curso colegial teve que ir estudar em um liceu profissional para curso profissionalizante de nível médio. Atualmente ele tem um emprego de nível médio que ganha mais do que nível superior. Está bem na França e não quer voltar para o Brasil de forma nenhuma. Aqui no Brasil aproximadamente 80% dos diplomados em nível superior estão exercendo funções de nível básico ou de nível médio ou desempregados. A senhora deveria deixar de falar asneiras na INTERNET.

    • @brunomagagnin882
      @brunomagagnin882 2 ปีที่แล้ว +26

      @@Pratyvar Eu atualmente no Brasil como técnico ganho mais do que muitos engenheiro.
      Mas a senhora acima não falou asneira. O choque dela é o simples fato de alguém (burocrata) decidir o que vc vai ser ou não com 10 anos.
      Se a decisão de ir para a universidade é boa ou não é problema da pessoa.

    • @lilacnoir8776
      @lilacnoir8776 2 ปีที่แล้ว

      @@brunomagagnin882 Falou tudo 👏👏👏

    • @davi3789
      @davi3789 2 ปีที่แล้ว +2

      Emoção? Isso é problema de cada um, esca deve cobrar resultados.

    • @patricianogueiradesouza
      @patricianogueiradesouza 2 ปีที่แล้ว +3

      @@Pratyvar por isso são os melhores, a exigência nós estudos e fundamental, eu não quero um médico meio termo operando meu coração, até o curso de carpintaria tem o tempo de uma universidade, essa terra não tem lugar para meio termo.

  • @guigster1
    @guigster1 2 ปีที่แล้ว +49

    Pois é... interessante mesmo, eu sempre soube que se eu estivesse em outro país minha vida teria sido completamente diferente, pois eu fui um péssimo aluno a vida toda, filho de médico, família disfuncional com separação dos pais, praticamente um delinquente juvenil, aquele brasileiro classe média típica do interior, muita festa, bebida, carro antes dos 18 anos, presentes, viagens e vida louca, não dava nada em troca, repeti diversos anos escolares, mudei 4 vezes de escola, fiz inclusive supletivo pra concluir o ensino fundamental, o ensino médio foi um caos, mas enfim consegui concluir, me deram todas as segundas chances que poderia sonhar ! Após isso então fui morar no exterior por uma temporada, quase um ano ... foi o divisor de águas, voltei bastante mudado, mais maduro, em torno de 19 anos, pensando mais sobre o futuro, foi quando decidi estudar, não sabia nem como começar, obviamente, nunca havia estudado na vida. Então comecei... os primeiros 6 meses foram uma tentativa com pouco resultado pois não tinha metodologia , mas ai houve a mudança de paradigma quando encontrei alguns amigos que já haviam passado, peguei as dicas e me joguei nos livros, Decolei... nos primeiros 6 meses já estava entre os primeiros do cursinho, mas não foi o suficiente para passar no primeiro vestibular sério que decidi prestar, mas já tinha enxergado o caminho e aprendido a estudar, nos próximos 6 meses passei na primeira chamada em Odontologia numa faculdade particular. Nos vestibular seguinte passei em 12° geral de 6.000 inscritos para Medicina em uma Universidade particular e logo em seguida fui chamado na universidade federal também para medicina, conclui o curso sem grandes dificuldades, fiz residência em radiologia e hoje tenho um salário muito maior que meu pai tinha, então a conclusão mais óbvia é que o homem jovem precisa de mais tempo para amadurecer, isso todo mundo sabe, só olhar as notas dos meninos na escola, um horror, precisamos de mais tempo para cair a ficha. Graças ao sistema brasileiro que não faz distinção de absolutamente nada do passado, se passar na prova ganha a vaga, eu tive a chance de mudar meu destino, se fosse na Alemanha nem consigo imaginar aonde teriam mandado o maior burrinho da escola!

    • @luciaarruda8706
      @luciaarruda8706 2 ปีที่แล้ว +3

      Verdade. Penso que, a questão principal é determinarem ,aos 10 anos, quem tem ou não capacidade de ingressar , em um futuro distante, na universidade. Tenho um primo engenheiro, que trabalha em uma grade multinacional que repetiu uma mesma série do segundo grau 2 vezes em Matemática, no entanto, ao perder a bolsa e mudar de escola, tornou-se brilhante nesta matéria. Caso fosse Alemão,dificilmente se tornaria engenheiro. Complicado mesmo.

    • @Leontor1234
      @Leontor1234 ปีที่แล้ว +2

      Bacana. Falando por mim: sempre fui bom aluno mas soh comecei a estudar de verdade no 3o colegial ... E minha vida foi definida a partir daí (hj tenho 37 anos. Fiz mestrado na USP, bom emprego ... Deu tudo certo, digamos). Se minha vida fosse definida pela minha cabeça aos 10 anos ... Vai saber o que daria.
      As pessoas criticam vestibular dizendo que nao é meritocratico mas confudem dois conceitos: igualdade de oportunidades e meritocracia. O mérito nao tem o mesmo preço para todos mas o meio de seleçao é justo, dada a sua proposta. E permite a mobilidade social, diferente do que vimos que ocorre na Alemanha. E as pessoas podem fazer o vestibular qtas vezes quiserem, etc.

    • @lucash2036
      @lucash2036 ปีที่แล้ว

      esse sistema alemão é para impedir justamente isso, que os moleques fiquem sem disciplina.

  • @silviapaiva2182
    @silviapaiva2182 2 ปีที่แล้ว +89

    Eu mudei com a minha filha para o meu país e hoje com 22 anos a caminho de ser uma grande cirurgião em condições difíceis em Angola .Mas na primeira cirurgia nunca tinha visto a minha filha tão feliz .Nasceu com o dom que lhe queria tirado se eu não tivesse procurado outra alternativa .Bem haja a voçê que trouxe este assunto a tona . Parabéns e Obrigada 🙏

    • @eduardogm8236
      @eduardogm8236 2 ปีที่แล้ว

      Com ctz morava foi pra Angola a Angola é um país de oportunidades para quem quer ser cirurgião.

    • @triplexlegends5845
      @triplexlegends5845 2 ปีที่แล้ว +1

      Ela deve ser de lá, migrou pra Alemanha, migrou e se decepcionou...então foi para África porque poderia se sobressair e ser oq queria. País pobre tbm são cheios de oportunidades!

  • @Bruno-si1of
    @Bruno-si1of 2 ปีที่แล้ว +717

    Vale mencionar que os salarios na Alemanha são muito parecidos, então nao necessariamente quem tem faculdade vai receber um salario melhor que um cargo que nao exija nivel superior. Não é igual no Brasil que existe uma dispersão absurda de niveis salariais. No tempo que morei na Alemanha falava-se muito de crise intelectual, pois os jovens, mesmo os que estavam no Gymnasium, não tinham interesse em seguir uma carreira de "nivel superior" porque o esforço era pouco recompensado financeiramente.

    • @marlosmedeiros4802
      @marlosmedeiros4802 2 ปีที่แล้ว +43

      Pois é, não é justo. Tentar igualar os diferentes comete injustiça.

    • @ernestito7064
      @ernestito7064 2 ปีที่แล้ว +78

      Mas isso tem outros motivos, a Alemanha tem tradição de sindicalismo forte oi seja tem uma lei trabalhista generosa além de uma tributação progressiva e uma natalidade baixa

    • @marlosmedeiros4802
      @marlosmedeiros4802 2 ปีที่แล้ว +14

      @@ernestito7064 Pois é, não é justo.

    • @ernestito7064
      @ernestito7064 2 ปีที่แล้ว +158

      @@marlosmedeiros4802 O Que e justo pra vc? O Brasil onde 1% detém a renda de 60% do país,? Onde pessoas estão na fila do osso no mêsmo país em que tem fila pra comprar jatinho?

    • @marlosmedeiros4802
      @marlosmedeiros4802 2 ปีที่แล้ว +30

      @@ernestito7064 Estar na fila do osso são consequência das escolhas ao longo da vida. Não culpo uma criança vítima da falta de determinação dos pais. Agora, essa mesma criança que se torna um adulto de 30 anos, que não conseguiu sair da fila do osso, é porque escolheu ou nunca se importou que um dia poderia estar ali. A sua mentalidade comunista pode arruinar sua vida. Cuidado.

  • @alemanhasimples
    @alemanhasimples 2 ปีที่แล้ว +137

    Excelente vídeo!
    Moro aqui a 23 anos (NRW) e meu filho está terminando o profissionalizante (Berufschule); ano que vem e feliz da vida!!!
    Conheço poucos filhos de brasileiras que conseguiram o Gymnasium e SINCERAMENTE não são mais felizes do que as crianças do Real ou Berufschule...
    O meu filho tem 19 anos, trabalha, estuda, namora e MORA SOZINHO A 7 MESES e paga suas próprias contas !
    Amo e apoio o caminho que ELE escolheu para ser feliz, acho que isso é maternidade!
    Bjo no coração de todos(as)!😘👍

    • @willalves21
      @willalves21 2 ปีที่แล้ว +8

      Esse video é uma vergonha!!! Sensacionalista e estúpido.

    • @Ninguem77777
      @Ninguem77777 2 ปีที่แล้ว +4

      Caneta desesquerdizadora.

    • @naclsalty7470
      @naclsalty7470 2 ปีที่แล้ว +8

      @@willalves21 nem um pouco. A Ingrid foi cirurgica e muito objetiva. Eu moro aqui há 25 anos, meu filho concluiu a Universidade aqui com 22 anos normalmente vindo de Kindergarten...Grundschule Gymnasium, tudo como deveria em termos ser, além disso eu conheco de perto a realidade crua das escolas aqui, trabalho em uma e ja trabalhei em particulares aqui também.

    • @grazieleruas
      @grazieleruas 2 ปีที่แล้ว +3

      Comentário muito interessante, obrigada por compartilhar.

    • @grazieleruas
      @grazieleruas 2 ปีที่แล้ว

      @@Ninguem77777 hehehhe sim!

  • @vitorcruz9310
    @vitorcruz9310 ปีที่แล้ว +13

    Na Alemanha a faculdade não é a única opção pra se ter um bom salário eles têm cursos profissionalizantes com excelentes salários , eu acho isso excelente

  • @mariapaulasantos2781
    @mariapaulasantos2781 2 ปีที่แล้ว +122

    Quanto mais eu aprendo sobre outros países, mais eu gosto do Brasil! 💚💛💚💛💚💛💚💛

    • @sandrasaopedrostummer3810
      @sandrasaopedrostummer3810 ปีที่แล้ว +2

      Eu concordo...

    • @edmarferreirajunior724
      @edmarferreirajunior724 ปีที่แล้ว +9

      @Peter Miller , mas não devido ao sistema de ensino, com o qual, é necessário dizer, nem os próprios alemães, em grande número, concordam. E essa é a grande ilusão do brasileiro, ou seja, a de achar que o desenvolvimento do Brasil está obrigatoriamente atrelado a seu sistema educacional. Será necessário, primeiramente, modificar toda uma cultura. É a cultura de um povo que determina o sucesso ou fracasso de seu sistema educacional. O Brasil não é atrasado porque tem um sistema educacional deficitário. O sistema educacional brasileiro é deficitário porque o Brasil é um país atrasado. Disciplina, seriedade, honestidade, comprometimento, discrição e simplicidade. Essas são as razões do alto IDH da Alemanha.

    • @Chhnvhbft
      @Chhnvhbft ปีที่แล้ว +4

      Não força

    • @oswaldodalla8633
      @oswaldodalla8633 ปีที่แล้ว

      ​@@edmarferreirajunior724modificar cultura?????
      Não foi isso que Adolf tentou fazer e, por tanto, deu no que deu????
      Eu só acho que enquanto o sistema nos força a viver nesse ultra capitalismo sempre irá ter bilionários farmando muita, mas muita grana em cima de culturas moedoras de gente e momentâneas que só ofusca o foco de objetivo de um povo.
      Eu até hoje me pergunto o pq temos ensino cristão (vulgo ensino religioso) nas escolas e não temos se quer uma matéria de cidadania.....seria pra impedir o povo brasileiro de identificar os problemas e assim nos manter quietos logo na fase da vida em que temos mais disposição fisica e psicologica em formar métodos de mudança???
      Bom....vindo de um sistema desse, assim como cada um de nós aqui em toda caixa de comentários, eu posso está tão errado quanto certo...achando que temos uma fórmula simples pros problemas sem se quer termos lido e/ou até compreendido os teóricos sociais que nos deixaram tudo mastigado pra nossas gerações.....
      A PEDANCIA É SIMBOLIO EMPÍRICO DO NOSSO SECULO ENQUANTO NOS MOEMOS UNS AOS OUTROS.

    • @viniciusvalente286
      @viniciusvalente286 ปีที่แล้ว +1

      Mas eu gosto do Brasil ( alta criminalidade, saúde pública precária, baixo poder de compra, corrupção nas alturas) como eu amo meu Brasil!!

  • @edmarferreirajunior724
    @edmarferreirajunior724 2 ปีที่แล้ว +423

    O único problema que vejo nesse sistema é que ele pode impedir o aflorar de vocações e talentos que, muitas vezes, só aparecem ao longo da vida, por meio de experiências até mesmo alheias ao contexto da educação formal. Não são raros os casos de profissionais brilhantes em suas áreas que odiavam a escola quando crianças, mas que, em dado ponto da vida, descobriam sua motivação e se tornaram estudiosos aplicados em seus campos.

    • @naclsalty7470
      @naclsalty7470 2 ปีที่แล้ว +22

      Aflorar talentos nao é uma pripridade para ninguém aqui na Alemanha. Todo mundo quer uma vida mediana, esta é a verdade.

    • @SuperVictor400
      @SuperVictor400 2 ปีที่แล้ว +8

      @@naclsalty7470 Não existe um incentivo da própria sociedade, tipo aqui no Brasil que quase toda mãe quer um filho engenheiro/advogado/médico?

    • @naclsalty7470
      @naclsalty7470 2 ปีที่แล้ว +5

      @@SuperVictor400 nao acho,mas também acho que fazem muito dramalhao como se estudar fosse um trauma um fim de mundo.

    • @SuperVictor400
      @SuperVictor400 2 ปีที่แล้ว +3

      @@naclsalty7470 Muita pressão em cima das crianças?

    • @viciadoemhalo3
      @viciadoemhalo3 2 ปีที่แล้ว +15

      @@naclsalty7470 "nao acho,mas também acho que fazem muito dramalhao como se estudar fosse um trauma um fim de mundo" é isso que causa ficar pressionando crianças a estudar tudo o que elas odeiam contra a vontade delas. Quando adultos eles ficam todos com ódio ao conhecimento e incapazes de aprender qualquer coisa nova. Os talentos se tornam inférteis e qualquer vocação superior morre.

  • @priscilamacielpereira2401
    @priscilamacielpereira2401 2 ปีที่แล้ว +414

    Qnt mais ouço às "culturas" de alguns países, mas sou grata ao país que eu nasci. Viva o Brasil!

    • @LuisFernando-kl9xf
      @LuisFernando-kl9xf 2 ปีที่แล้ว +23

      mas mesmo a escola pública na Alemanha é muito melhor do que a escola pública no Brasil.

    • @pabliciosoares903
      @pabliciosoares903 2 ปีที่แล้ว +8

      Amada ?

    • @weslleysousa5959
      @weslleysousa5959 2 ปีที่แล้ว +27

      Pra quem gosta do que não presta ou não quer se esforçar pra nada é ótimo. 😂😂😂

    • @brunoschleich9797
      @brunoschleich9797 2 ปีที่แล้ว +27

      VIVA O PAÍS QUE TÊM UMA DEDUÇÃO DE PÉSSIMA QUALIDADE, À PIOR ENTRE 120, PAÍSES PESQUISADOS, OCUPA A POSIÇÃO 119 E AINDA TEM GENTE QUE SENTE ORGULHO? EU SINTO MUITA VERGONHA DESTA FALTA DE EDUCAÇÃO!!!!

    • @Eduardo_BP
      @Eduardo_BP 2 ปีที่แล้ว +14

      @@LuisFernando-kl9xfNão GENERALIZA nem todas as escolas públicas são no Brasil são ruins. Eu estudei a vida toda em escolas públicas, mas elas eram "normais", porém as coisas mais importantes q eles poderiam ter me ensinado eles n ensinaram como APRENDER A APRENDER/COMO ESTUDAR, a importância do trabalho/economia na vida de uma pessoa e outras coisas técnicas importantes, e n adianta simplesmente chegar na sala de aula e falar para alunos APRENDER A APRENDER é importante, NNNNN os professores tem q fazer vc repetir isso durantes anos até vc ENTENDER e APRENDER, se n o aluno n vai entender a importância.

  • @ArturDaniloTeixeira
    @ArturDaniloTeixeira 2 ปีที่แล้ว +129

    Incrível !!
    tenho família aí, já visitei algumas vezes. Mas essa realidade eu não sabia. Tenho um primo nascido e criado em Frankfurth e sempre achamos (Nós, família no Brasil) que culturalmente ele tinha um comportamento mais "pressionado", e que isso não parecia ser bom, comparativamente as nossas outras crianças do Brasil. Isso ficava muito evidente quando ele vinha passar um período de férias no Brasil.
    Eu sempre falo aos meus amigos do Brasil. Vocês se mantém admiradores de países europeus e mesmo dos dois desenvolvidos da América do Norte, mas não sabem o quanto dão sorte de terem nascidos e crescidos no Brasil.

    • @giselle5039
      @giselle5039 2 ปีที่แล้ว

      É tanto que essas idéias nazistas e fascistas surgiram lá. Não é de admirar.

    • @luciaarruda8706
      @luciaarruda8706 2 ปีที่แล้ว +2

      Muito injusto mesmo este sistema. O pior é a imposição, a qual leva em conta a origem e a classe social.Muito triste.

    • @arielseguros-luciacarmona474
      @arielseguros-luciacarmona474 2 ปีที่แล้ว +5

      Excelente conclusão. Brasileiro é feliz e não sabe.

    • @Jo_Cruz
      @Jo_Cruz ปีที่แล้ว +2

      Eu agradeço a Deus todo dia por ser brasileira

  • @maracangalhadomorro1267
    @maracangalhadomorro1267 2 ปีที่แล้ว +57

    Jorge - Guaíba, RS
    Tenho 65 anos.
    Não sei o teu nome e nem conhecia o teu canal. Gostei muito do teu jeito de apresentar. Explicação clara, de maneira metódica.
    Fiquei feliz em conhecer o sistema de ensino, porém triste por saber da pressão sofrida pelas crianças e o sequestro da felicidade em tão tenra idade. Além disso, da ansiedade na família e divisão social, isso chega a ser moralmente criminoso.
    Parabéns pela explicação. Vou me inscrever porque quero saber mais da Alemanha, através de alguém que convive no meio, não é tendenciosa e não usa filtros para impressionar.
    Muito obrigado e continue fazendo o mundo conhecer o mundo.

  • @reyeshbc8015
    @reyeshbc8015 2 ปีที่แล้ว +55

    Muito interessante o seu vídeo! Uma prima que foi para a Alemanha com 3 filhos pequenos, tinha me contado como era o sistema de ensino alemão. Exatamente o que vc disse! Mas graças a Deus, os 3 filhos conseguiram notas ótimas e fizeram a universidade. Mas foi um choque qdo ela contou sobre o sistema.

  • @afabi_martins
    @afabi_martins 2 ปีที่แล้ว +52

    Um sistema de castas que eu não imaginava que existisse aí. Primeiro vídeo seu que assisto. Gostei bastante!

    • @marcoantoniojr3860
      @marcoantoniojr3860 2 ปีที่แล้ว +3

      É muito diferente mesmo, só não compreendi onde está a "casta", pois não depende de laços sanguíneos. Podem até não concordar comigo, mas me parece que a educação na Alemanha não é um problema se comparar com o Brasil.
      Prêmios Nobel Brasil = ZERO
      Prêmios Nobel Alemanha = 111

    • @benykariya8887
      @benykariya8887 2 ปีที่แล้ว +3

      É bom.assistir esses vídeos para valorizarmos mais o nosso país. Os que valorizam o estudo entram nas universidades públicas e os que não conseguem entrar nas públicas têm a oportunidade de entrar nas privadas. E viva o nosso Brasil!!!

    • @fabiaregina
      @fabiaregina 2 ปีที่แล้ว +3

      @@marcoantoniojr3860 Comparar Nobel não é um critério válido. O prêmio Nobel tem uns 100 anos, mas a primeira universidade alemã tem 636 anos de fundação já a primeira do Brasil tem 110 anos.

    • @mirtesmuller9787
      @mirtesmuller9787 2 ปีที่แล้ว

      Li comentários sobre isso na DW Brasil.

    • @anaa.ouamaral5793
      @anaa.ouamaral5793 2 ปีที่แล้ว +1

      @@marcoantoniojr3860 Prêmio nobel é pura politica, ganha quem pode influenciar os votantes.

  • @SLP-ul4jf
    @SLP-ul4jf ปีที่แล้ว +9

    Aqui em Hessen é outra história, o sistema não decide qual criança vai pra universidade ou não, quando eles ainda estão no ensino fundamental... de forma alguma, quem decide aqui são apenas os pais. E só para confirmar isso, perguntei para umas 15 amigas aqui, todas ficarem me perguntando de onde que eu tirei esse absurdo de pergunta, eu só expliquei que assim foi dito num vídeo de TH-cam, gente, me perdoem, mas não se pode generalizar, se talvez aconteça essa forma na região onde mora, tudo bem, mas não pode sair dizendo que é na Alemanha em geral. Infelizmente, muitos acreditam em tudo que assiste no TH-cam sem nem ao menos se dar ao trabalho de pesquisar mais a respeito.

  • @analuisabrandao95
    @analuisabrandao95 2 ปีที่แล้ว +12

    Minha prima mudou pra Alemanha com 3 filhos pequenos pq o marido foi transferido, eu sabia que tinha isso de definir o futuro bem cedo, se iria pra escola técnica ou faculdade, mas eu não sabia que era nesse nível de pressão. E eu já achava que definir nosso futuro com vestibular aos 16/17 anos é muito cedo, imagina aos 10!!! Eu nem sabia o que queria aos 10, mas teria que saber que era pra fazer um esforço de adulto pra ir pra uma faculdade, isso é insano! Adorei sua abordagem, muito humanizada.

  • @andersonmazieri6736
    @andersonmazieri6736 2 ปีที่แล้ว +14

    Sou professor da rede pública estadual e tenho muito interesse de entender como funciona o sistema de ensino de outros países. Esse foi o vídeo mais didático, simples e direto que eu vi sobre o sistema alemão.

    • @sarahgraff8802
      @sarahgraff8802 2 ปีที่แล้ว

      Anderson Mazieri, mas como professor, por favor reflita.

  • @sebastianasilva4515
    @sebastianasilva4515 2 ปีที่แล้ว +480

    O sistema melhor de ensino é da Finlândia, eles dão educação integral, não avaliando os alunos por notas, mas avaliando os alunos no que eles são bons, na minha opinião é melhor sistema educacional do mundo, pq as notas não é necessária ponto de avaliar um aluno, vc pode ter alunos com nota excelente porém não ser um grande profissional, na Finlândia eles estão preocupado em forma grande profissional de acordo com que as crianças tem o dom de fato.

    • @wilmalara5557
      @wilmalara5557 2 ปีที่แล้ว +6

      Ótimo comentário 👏👏👏

    • @FelipeBarrosTeles
      @FelipeBarrosTeles 2 ปีที่แล้ว +22

      Quem tem mais Prêmios Nobel: a Finlândia ou a Alemanha?

    • @ericklima6056
      @ericklima6056 2 ปีที่แล้ว +22

      Mas ninguém tem um dom de fato, isso é uma habilidade que se aprende e o sistema de educação finlandês prega justamente isso.

    • @SuperVictor400
      @SuperVictor400 2 ปีที่แล้ว +35

      E lá eles usam mto Paulo Freire hehe

    • @wadson990
      @wadson990 2 ปีที่แล้ว +8

      Os melhores sistemas de educação do mundo são os das províncias chinesas que estão nas primeiras posições do PISA há anos. 👍

  • @camilasouza522
    @camilasouza522 ปีที่แล้ว +12

    Eu já amava o Brasil, agora amo mais ainda.
    Eu estudei em escola pública no ensino médio, onde não tive a oportunidade de aprender, fiz o enem e descobri o nível da minha inteligência para uma escola pública, mas como meu sonho era fazer graduação, não tive problema em fazer na particular, dei graças a Deus que pelo menos com dinheiro eu poderia realizar o que queria, porque não tinha como voltar ao tempo e mesmo que tivesse, as condições não eram favoráveis a isso. Fico triste pelos jovens.

  • @valdeneweirich2929
    @valdeneweirich2929 2 ปีที่แล้ว +5

    Sou professora de escola pública no Brasil. Vocês acham mesmo que aqui é muito diferente? Meus alunos terão quase zero de chance de chegar ao final do Ensino Médio. Aqui há uma ilusão de que o pobre tem vez. Mentira! O funil é igual! Ricos estudam em excelentes escolas particulares e pobres estudam em escolas públicas e vão servir para trabalhar como mão de obra barata, ganhando o suficiente para pagar seu feijão e arroz e o aluguel de sua senzala. Pelo menos, na Alemanha, o salário de técnicos é bom, são valorizados.

    • @vanialazaro2470
      @vanialazaro2470 2 ปีที่แล้ว

      Não é bem assim, estudei a vida inteira em escola pública, estudava noturno ainda, e tive oportunidade de crescer, fazer faculdade na USP, etc. Sei que sou minoria e que não podemos fechar os olhos para nossos problemas, mas é bem diferente de não ter chance alguma.

    • @valdeneweirich2929
      @valdeneweirich2929 2 ปีที่แล้ว

      @@vanialazaro2470 que idade tu tens? A escola pública no Brasil mudou muito. Não é em toda a Alemanha que o ensino é assim. Garanto que os técnicos alemães tem formação muito superior a nossa formação superior e que são muito valorizados. No Brasil a maioria da população pobre já nasce com seu destino decidido, existem raras exceções, raras. Na Alemanha não há profissões como garis (lixeiros), a coleta de lixo é completamente diferente daqui. Todos tem um trabalho digno se quiserem, e, ninguém é tão desvalorizado como acontece em nosso país, até mesmo com os professores.

  • @romypie3725
    @romypie3725 2 ปีที่แล้ว +230

    Agora começo a entender pq há falta de profissionais com nível universitário na Alemanha, a maioria é nível técnico; as empresas alemãs na área de TI correm atrás de engenheiros nesta área aqui do Brasil.

    • @albertowagner5082
      @albertowagner5082 2 ปีที่แล้ว +22

      isso acontece com todos, eu disse todos, os países desenvolvidos. Falta mão de obra TI no mundo todo.

    • @l.sdev29
      @l.sdev29 2 ปีที่แล้ว +14

      @@albertowagner5082 Mas há um agravante na Alemanha que é esse sistema maluco.

    • @lane7099
      @lane7099 2 ปีที่แล้ว +13

      Isso não procede, o alemão gosta do engenheiro alemão! Sem falar que a maioria dos engenheiros brasileiros nem inglês falam. Quando se procuram engenheiros eles preferem da índia.

    • @l.sdev29
      @l.sdev29 2 ปีที่แล้ว +29

      @@lane7099 Fonte: Da juventude.
      Sou profissional de ti e te garanto q as empresas mandam propostas e mais propostas p profissionais brasileiros. Eles n gostam de engenheiro alemão bosta nenhuma até pq lá não tem 😹😹😹

    • @lane7099
      @lane7099 2 ปีที่แล้ว +8

      @@l.sdev29 Atá! Moro aqui , mas se vc fala que aqui não tem engenheiro e eles preferem o brasileiro que nem fala inglês, tá tudo certo 😉.

  • @Lucas-wd4td
    @Lucas-wd4td 2 ปีที่แล้ว +270

    Tem um sociólogo alemão que aponta a escola na Alemanha como um legitimador das desigualdades sociais.
    O livro se chama "MYhtus Bildung", recomendo demais a leitura.

    • @thaism6878
      @thaism6878 2 ปีที่แล้ว +16

      eita poha só os podres de uma sociedade que eu percebi no primeiro ano morando que é racista e tirânica.

    • @neonparadise3095
      @neonparadise3095 2 ปีที่แล้ว +11

      @@thaism6878 bom é o Brasil...e suas favelas maravilhosas.

    • @aeliusromanus9338
      @aeliusromanus9338 2 ปีที่แล้ว +3

      @@thaism6878 pobre não significa não ser inteligente.

    • @observadorbr6264
      @observadorbr6264 2 ปีที่แล้ว +8

      @Cardozo Alves,
      O Brasil é maravilhoso SIM! Aqui as pessoas são felizes!
      #ForaComplexoDeViraLata!
      #ChegaDeVitimismo
      🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    • @lucas5885
      @lucas5885 2 ปีที่แล้ว +23

      @@neonparadise3095 temos muitos problemas, mas pelo menos aqui se uma pessoa quiser pode pagar um pré-vestibular e estudar 1/2 anos e ingressar numa boa universidade, e não tem limite pra fazer as provas. Temos muitas coisas que dão de 10 a 0 em países europeus, larga desse complexo de vira-lata!

  • @plimajr
    @plimajr 2 ปีที่แล้ว +29

    Minha filha se formou no Gymnasium semana passada (com pandemia no K1). O Stress não foi diferente do vestibular. No 4o ano ela tirou a nota necessária para o Gymnasium, mas a lei mudou e independente da nota eu podia escolher. Sinceramente, ela não teve que se matar. Teve vida social, uma infância muito feliz e os dramas da adolescência (começou aqui com 7 anos no 1o ano). Não fui tudo fácil, como não foi para meus pais quando eu era criança. No fim o que importa é: se os pais dao suporte e ajudam, dá tudo certo. Se os pais nâo se envolvem, a criança não vai para o Gymnasium. O sistema não é "justo", mas não ir para o Gymnasium não é uma catàstrofe e você não vai morrer pobre por isso ! Aliás tem muita gente que faz Hauptschule e viaja pela Europa no verão. Minha opinião depois de passar do 1o ano ao K2: não foi nenhum pesadelo e minha filha imigrante fala alemao, francês, português, inglês e espanhol aos 18 anos. E quer ser arquiteta. Ou professora ...

    • @robocupuf9914
      @robocupuf9914 2 ปีที่แล้ว +2

      Boa sorte a ela

    • @non5946
      @non5946 2 ปีที่แล้ว +4

      Parabéns Paulo por motivar a sua filha a estudar, diferente de certas pessoas que simplesmente jogam os filhos na escola e acham que a escola tem que educar e ensinar

    • @ysa8874
      @ysa8874 ปีที่แล้ว +7

      Essa é a realidade que muitos pais não querem confrontar.
      Para um filho ir para o Gymnasium a preparação tem que vir de casa, com pais engajados nessa meta.
      E não é ser carrasco e colocar pressão na criança, é saber trabalhar os pontos fortes e fracos dela e reconhecer e desempenhar o seu papel como pai e mãe caso o filho esteja indo mal na escola.
      Os pais não se engajam na fase escolar do filho aí quando a criança é colocada num Hauptschule da vida ficam se perguntando onde erraram.

    • @plimajr
      @plimajr ปีที่แล้ว +2

      @@ysa8874 minha filha está fazendo agoea um FSJ na escola para crianças especiais onde meu filho mais novo estuda, e decidiu ser professora e vai para Heidelberg em Outubro. Mesmo nessa fase ela precisou de orientaçao e incontáveis conversas ...

  • @lucianobezerra4380
    @lucianobezerra4380 2 ปีที่แล้ว +70

    Eu moro nos EUA a 22 anos e apesar das dificuldades, qualquer criança que tiver boas notas até o segundo grau (high school) são literalmente "disputadas" pelas melhores universidades americanas. Meu sobrinho que tinha notas excelentes escolheu entre três das melhores universidades de engenharia - e eles fornecendo alojamento no campus gratuito e cobrando o mínimo nas refeições... É uma maravilha !

    • @jrs941
      @jrs941 2 ปีที่แล้ว +9

      O caso de seu sobrinho é exceção que fortalece o discurso meritocrático.
      Recomendação de leitura: A CILADA DA MERITOCRACIA(Daniel Markovits).

    • @EdgarHess09
      @EdgarHess09 2 ปีที่แล้ว +14

      São disputadas, mas mesmo assim terão de pagar mensalidades altíssimas.

    • @eusolitude
      @eusolitude 2 ปีที่แล้ว +1

      Com boas notas tem bolsa

    • @alemanhaforadarota
      @alemanhaforadarota 2 ปีที่แล้ว

      @@jrs941 Bingo! 👏🏻

    • @ascardua
      @ascardua 2 ปีที่แล้ว +4

      As Universidades norte-americanas têm bolsas de estudos para todo tipo de estudante. Há bolsas das próprias universidades e de inúmeros institutos, fundações, ONGs, associações religiosas etc. Há programas de bolsas para afrodescendentes, latinos, mulheres, asiáticos, povos nativos, deficientes, homossexuais, lésbicas, transgêneros, autistas e outros quadros neurodivergentes, atletas, pessoas com talentos artísticos, pessoas com trabalhos sociais. Há programas de bolsas de estudos para graduação, especialização, mestrado, doutorado. Praticamente, nos EUA, só não faz curso superior quem não quer, quem não está disposto a se dedicar aos estudos seja por ter vindo de uma família/núcleo sociocultural que não incentiva ou valoriza os estudos, seja por não se identificar com as formações profissionais oferecidas pelo ensino superior ou pelo debate teórico que o caracteriza... Há também aquelas pessoas que por alguma razão não têm acesso a essas informações sobre programas de bolsas de estudos, e dessa forma não conseguem deles usufruir.

  • @lfsouto82
    @lfsouto82 2 ปีที่แล้ว +21

    Eu terminei o ensino primário em 1960, ainda era o sistema do Capanema ministro do Getulio que queria formar uma elite para administrar o país. Para entrar nas poucas vagas disponíveis do curso ginasial era preciso fazer um exame de admissão, que incluía até prova oral. Quem não conseguisse entrar, caso os pais pudessem pagar, fazia um curso particular de admissão para tentar no próximo ano. Tive um colega que tentou três anos até conseguir entrar. Aqui na cidade de São Paulo , estudei no Tatuapé, a qualidade do ensino era muito boa. Depois do ginásio íamos para o colegial com duas opções, científico que também tinha duas opções , ciências biológicas ou exatas e o clássico que formava professores para o ensino primário. Esses alunos eram bem preparados e tinham grandes chances de entrar nas melhores faculdades. Em 1971 foi feita a reforma do ensino com o objetivo super justo de universalizar o ensino e dar oportunidade a todos, eliminando o exame de admissão. Construiram muitos prédios escolares mas não havia professores. Autorizaram os alunos de licenciatura a poderem dar aulas já a partir do segundo ano. Desde então a qualidade do ensino só caiu infelizmente. Trabalhei em uma multinacional em Munique, tive colegas alemães técnicos, excelentes técnicos, com boa remuneração e boa qualidade de vida.

    • @veraluciacosta8883
      @veraluciacosta8883 2 ปีที่แล้ว +5

      Nasci em 1951 e passei por um exame admissional ao Ginásio, fui a única da minha turma que conseguiu ingressar em um Ginásio Estadual, longe do bairro em que eu morava, meus pais ficaram muito felizes pois, minha irmã quatro anos mais velha, tentou três vezes e não conseguiu, tendo que estudar em colégio particular e era caro, para nosso padrão familiar e três anos mais tarde, a minha irmã mais nova também teve que ir para a particular, meu pai fazia muitas horas extras, para pagar as mensalidades e não sobrava quase nada. Só conseguimos dar entrada em uma casa própria, quando comecei a trabalhar e toda essa situação me fez ser muito responsável por todos, inclusive com meus sobrinhos, mas nunca me arrependi e aos 40 anos casei-me e para surpresa de todos ainda fui mãe aos 42 anos, hoje com 71 anos, aposentada como Engenheira, pelo serviço Federal e professora de Física, pela Secretaria Estadual do ES, sinto-me vitoriosa e espero que minha filha sinta-se assim, na velhice. TUDO VALEU A PENA!

  • @LeandroAnjosSantos
    @LeandroAnjosSantos 2 ปีที่แล้ว +594

    Cheguei ano passado em Hamburg e conseguimos com muito esforço colocar meus filhos no Gymnasium. As leis mudaram em Hamburg e qualquer criança tem o DIREITO de entrar no Gymnasium. Mas precisa lutar contra os professores, coordenadores e diretores e todo o preconceito que existe por trás desse sistema opressor.

    • @alexandremateus5676
      @alexandremateus5676 2 ปีที่แล้ว +43

      Tive a mesma experiência, mas não precisei lutar contra o sistema. Minha decisão foi facilmente aceita pelo diretor do Gymnasium.

    • @alemanhabytatie
      @alemanhabytatie 2 ปีที่แล้ว +5

      Mas com qual nota?

    • @LeandroAnjosSantos
      @LeandroAnjosSantos 2 ปีที่แล้ว +46

      @@alemanhabytatie no meu caso os meus filhos passaram 1ano fazendo integração em escolas diferente. Concluído esse período, recebemos o certificado com as notas referente ao período da integração (até boletim fake recebi de uma das escolas 😡). Recebi carta de recomendação(coisa que não deve ser usado em Hamburg) para matricula-los em escola do estado. E várias outras coisas que posso compartilhar em outro espaço. Enfim, depois de muita luta, as crianças estão devidamente matriculadas no Gymnasium!

    • @anapaularodrigues2689
      @anapaularodrigues2689 2 ปีที่แล้ว +3

      @@alexandremateus5676 caraca, como isso?

    • @anapaularodrigues2689
      @anapaularodrigues2689 2 ปีที่แล้ว +8

      @@LeandroAnjosSantos como assim boletim fake? Mandaram com nota menor? Chegou a processar o diretor?

  • @graceoliveira4323
    @graceoliveira4323 2 ปีที่แล้ว +31

    Que bacana saber disso, obrigada!
    Vi esse video por acaso no feed to TH-cam e resolvi assistir.
    Nao fazia ideia de como e o sistema de educacao na Alemanha.
    Eu moro no Reino Unido ha 24 anos desde 1998, meu marido é Gales, moramos ao norte do Pais de Gales. Temos duas filhas, uma de 13 e a outra de 14 anos.
    Aqui a educacao e muito diferente da Alemanha, de fato, chega a ser ao contrario!
    Eles incentivam muito as crianças, fazem de tudo pra elevar a todas a nivel universitario.
    E sabe que eu estava achando o sistema meio "coracao de mae" meio frouxo, cabe todo mundo, mas depois de assistir o video acima, estou abrindo os olhos.
    Minhas meninas sao felizes na escola e isso o que importa!
    💖🙏💖

    • @cristianedefariahenrique1815
      @cristianedefariahenrique1815 2 ปีที่แล้ว +2

      ... e usam uniforme. Eu acho lindo! Aqui ao meu ver é uma bagunça. Eu acho o uniforme um modo de igualar a todos, porque quando morremos não existe seleção, todos vamos para o mesmo lugar. Com muita sabedoria ou pouca. O bom professor, sempre irá encorajar o aluno. Na Alemanha, muitos professores não tem interesse porque, tem medo de perderem o emprego, tanto que se a pessoa for altamente qualificada deve ser bem cuidadosa ao evidenciar. Eles puxam o tapete mesmo.

    • @stellaripper3150
      @stellaripper3150 2 ปีที่แล้ว +2

      @@magluoliveira1440 precisar de técnicos ??
      Está se falando de definir o que uma pessoa vai ser aos 10 ANOS DE IDADE!
      Contra a vontade da pessoa! Como sistema! É isso que é pessimo na Alemanha!

    • @sergiolinus5409
      @sergiolinus5409 ปีที่แล้ว

      @@magluoliveira1440 Ééé, percebe se um pouco pela sua fala que você é autoritariamente seletiva, preconceituosa, arrogante e vive numa bolha do seu umbigo... quem é você pra dizer o que as pessoas vão ser? Com 10 anos a pessoinha ainda nem tem seu potencial efetivado em vários dos seus sentidos... realmente o sistema alemão parece uma camisa de força da meritocracia burguesa.

  • @GeorgeanaSavelovas
    @GeorgeanaSavelovas ปีที่แล้ว +26

    Na verdade não é só nota que importa, o que a professora escreve sobre a criança, conta muito. Minha sobrinha está passando por isso agora. Super inteligente, notas excelentes, mas a professora deu bom para alguns requisitos que ela decide. Minha sobrinha está sofrendo. Imagine uma criança de 9 anos, pensando que não poderá ir para a Universidade, não poderá realizar o sonho de ser Médica ou Engenheira. A ansiedade terrível! Absurdo!

  • @JoaoPaulo-bt3um
    @JoaoPaulo-bt3um 2 ปีที่แล้ว +26

    O resultado final podemos ver na qualidade da indústria de cada país. 🙄⚽😱

    • @attiliobastosguarnieri5416
      @attiliobastosguarnieri5416 2 ปีที่แล้ว +7

      He He
      Na mosca.

    • @juliananovitzki2705
      @juliananovitzki2705 2 ปีที่แล้ว +4

      Falou pouco mas falou tuuudooo 👏👏👏👏👏

    • @PilarMirandaS2
      @PilarMirandaS2 2 ปีที่แล้ว

      Claro, porque a industrialização vale mais do que a saúde mental de crianças e adolescentes.

    • @marry1321
      @marry1321 2 ปีที่แล้ว

      Amigo, a industrialização de um país não tem nada a ver com alunos das escolas. Se for julgar nesse quesito, a mão de obra de engenheiros na Alemanha é escassa e sempre estão contratando profissões de outros países.

  • @gabrielemichielinsiqueira6023
    @gabrielemichielinsiqueira6023 2 ปีที่แล้ว +53

    Ingrid tenho 2 filhos gêmeos estudando aqui na Alemanha estão no último ano da Grundschule e comparando com o Brasil o ensino é muitooo melhor e gratuito.
    E hoje o ensino está mais flexível quanto a classificação e relocação dos alunos durante a 6 classe em diante.

    • @thomasrose2325
      @thomasrose2325 2 ปีที่แล้ว +7

      De gratuito não tem nada!

    • @Santos.Sarmento
      @Santos.Sarmento 2 ปีที่แล้ว +10

      @@thomasrose2325 gratuito para um brasileiro é aquilo que “ele” não paga. Não existe a noção de que “alguém” paga!

    • @antoniorocha7282
      @antoniorocha7282 2 ปีที่แล้ว

      P

    • @gabrielemichielinsiqueira6023
      @gabrielemichielinsiqueira6023 2 ปีที่แล้ว +9

      @@thomasrose2325 claro que pagamos impostos mas eles retornam para a sociedade com qualidade e eficiência na Alemanha

    • @kernpoa
      @kernpoa 2 ปีที่แล้ว

      @@Santos.Sarmento Perfeito.

  • @pauloless4214
    @pauloless4214 2 ปีที่แล้ว +9

    E foi com essa forma de ensino que a Alemanha tem 111 premios Nobel, contra 1 do Brasil (descendente de inglês que se formou fora do Brasil), é dessa forma que a Alemanha é o pais mais rico da Europa. oportunidade é igual para todos no primário, quem se esforça mais que chega mais longe, simples assim.

    • @Advogandopelaspraiasdomundo
      @Advogandopelaspraiasdomundo 2 ปีที่แล้ว +1

      Exatamente. Esta senhora querer "comparar" o modelo de ensino Brasileiro e Alemão fazendo críticas a esse, a mim me parece uma piada de muito mau gosto!

    • @Salvador-xw5ew
      @Salvador-xw5ew ปีที่แล้ว

      Realmente o que deve importar é a quantidade de prémios Nobel, que a gente nem pode afirmar se foram causados por esse sistema de ensino, mais do que a felicidade e o prazer com que os profissionais exercem as suas profissões e vivem o seu dia a dia. Sugiro que, para além da colecção de prémios, também tente saber o quanto de desequilíbrio mental, suicídio, desinteresse, amargura, etc, etc, esse sistema traz para a vida das pessoas.

  • @marinasilva2602
    @marinasilva2602 2 ปีที่แล้ว +1

    Mulher, quem é você?
    Que criatura formidável! Vc é capaz de diluir essa bagunça. Força e vai em frente. Você vale muuuuito!!!

  • @henriquebenezra3116
    @henriquebenezra3116 2 ปีที่แล้ว +21

    Meu sobrinho formou-se em música para violinos na Royal College de Londres e pretendia continuar mestrado numa universidade em Berlin. Os professores eram muito exigentes e comportavam-se como estrelas e ele não conseguiu entrar. Está muito feliz hoje, já há três anos, na universidade Mozzarteum em Salzburg, Áustria.

    • @FMArnaldo
      @FMArnaldo 2 ปีที่แล้ว +1

      @Eduardo Gomes Hitler estudou na Áustria... ele não era alemão.

    • @silisboabeige
      @silisboabeige 2 ปีที่แล้ว +4

      @@FMArnaldo Mas era tão parecido com os alemãos que foi abraçado pela maioria e amado por suas monstruosidades.

    • @nãoadiantacomentarquevãoapagar
      @nãoadiantacomentarquevãoapagar 2 ปีที่แล้ว

      @Eduardo Gomes Na verdade mesmo quando estava em Linz, Hitler já era megalomaníaco e tinha pensamentos de ser superior às outras pessoas. Inclusive, a rejeição na escola de Artes de Viena acabou com ele porque ao mesmo tempo ele tinha um amigo que considerava medíocre que foi aprovado como músico. Ele sempre teve a ideia de que merecia tudo sem se esforçar, e quando foi apresentado aos fatos ficou bem contrariado. A sociedade em que ele estava inserido não foi bem responsável por ele ser quem foi, ele já era esquisito sozinho.

  • @heliodezoito6910
    @heliodezoito6910 2 ปีที่แล้ว +83

    Um japa que recentemente veio para o Brasil fez um vídeo informando que no Japão tem um sistema muito semelhante.
    Ele acrescentou que a criança que tira nota baixa no teste que define seu destino também perde os amigos que passaram no teste. Ficam isoladas com pessoas da 3ª categoria - e isto explica os muitos casos de suicídio.

    • @e-watchtv654
      @e-watchtv654 2 ปีที่แล้ว

      Que sistema governamental é este mesmo?

    • @mariahalfeld9093
      @mariahalfeld9093 2 ปีที่แล้ว +9

      Quando trabalhava na área da educação, passei 30 dias no Japão. Nesta época tinha um índice alto de suicídio infantil... A educação nos países mais desenvolvidos realmente são mais rígidas. Pessoalmente acho que quem aprende a ter disciplina e limite pode ir em qualquer parte do mundo, e infelizmente a maioria no Brasil não tem.

    • @diegopitbull7580
      @diegopitbull7580 2 ปีที่แล้ว +4

      @@e-watchtv654 O Japão é uma monarquia constitucional onde o poder do imperador é muito limitado. Não é comunismo como na China.

    • @charles2521
      @charles2521 2 ปีที่แล้ว

      @@diegopitbull7580 Quem manda no Japão é o EUA, eles até destruiram a própria economia nos 80 pq os americanos estavam com inveja do crescimento japonês (pesquisa sobre o Acordo de Plaza). Fora muito jogo sujo que é censurado e ninguém fica sabendo direito, incluindo assassinatos políticos, estupro de crianças, substituição da população nativa (em Okinawa / Ryukyu) e até envenenamento em massa (como mostrado no livro Poisoning de Pacific, que sofreu diversas tentativas de censura).

    • @cleidesoaresporto8023
      @cleidesoaresporto8023 2 ปีที่แล้ว

      @@mariahalfeld9093 então, tudo têm um preço a pagar. Aqui no Brasil ninguém se suicida, o povo mata quem trabalha. Morre mais brasileiros em homicídio do que em muitas guerras. Para ser uma potência e ter qualidade d vida, passa pela escola. Por isto ninguém investe em educação no Brasil.

  • @rejaneivaniroos602
    @rejaneivaniroos602 2 ปีที่แล้ว +25

    Eu agradeço a coragem de meus Antepassados terem saído desse lugar. Amo demais a liberdade. Cursei faculdade de Psicologia aos 46 anos qdo já estava quase aposentada depois de 33 anos de trabalho. Gratidão 🙏 Sou brasileira e amo o Brasil 🌸🍀

    • @rufinacaetano6117
      @rufinacaetano6117 2 ปีที่แล้ว

      Não sei o que esse povo tá fazendo aí, vem para o seu país 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    • @giselle5039
      @giselle5039 2 ปีที่แล้ว

      Kkkkkkkkkk desculpa mas seu comentário foi engraçado.

  • @renestern1821
    @renestern1821 2 ปีที่แล้ว +8

    O importante é os pais levarem em conta e ver o q faz a criança feliz.
    Tem muita gente q não se incomoda com status e um carpinteiro, um encanador ganham mais do q um engenheiro.

  • @Mirahlaline
    @Mirahlaline 2 ปีที่แล้ว +23

    Oi acho importante mencionar que desde 2010 começou a Schulreform na Alemanha. E em Berlim por exemplo, não existe mais Hauptschule e sim o Intergrierte Sekundarschule (ISS) que também dá acesso ao Abitur.

  • @pedrocosta2860
    @pedrocosta2860 2 ปีที่แล้ว +263

    Caramba, nunca teria imaginado isso. Pensava que a educação alemã fosse bem mais igualitária, foi um choque pra mim. Muito obrigado pelo vídeo.

    • @margarethsantos565
      @margarethsantos565 2 ปีที่แล้ว +19

      Pedro, quando vim morar na Alemanha tbm tive este choque. Imagine, euzinha, professora, fiquei revoltada.

    • @pedrocosta2860
      @pedrocosta2860 2 ปีที่แล้ว +3

      @@margarethsantos565 Pois é, vivendo e aprendendo.

    • @thaism6878
      @thaism6878 2 ปีที่แล้ว

      @@pedrocosta2860 o que será que o Roberto Freire diria disso?

    • @pedrocosta2860
      @pedrocosta2860 2 ปีที่แล้ว +8

      @@thaism6878 Paulo Freire ?

    • @MrAngela2907
      @MrAngela2907 2 ปีที่แล้ว

      E nada, é muito ruim

  • @stellaripper3150
    @stellaripper3150 2 ปีที่แล้ว +4

    Ingrid!
    Te ouvi pela 1a vez hoje!
    Amei seus comentários, suas ponderações e maneira de estruturar e passar as suas ideias! Vc é tão clara e obejtiva!
    Vc tem toda razão! O sistema é um absurdo!
    Vc explica de forma tão clara todo o sistema educacional! Parabéns!

  • @vivervencer2210
    @vivervencer2210 ปีที่แล้ว +3

    na série Dark, na primeira temporada mostra o diretor da escola chamando o Ulrich para dizer que o Mikkel não vai pra faculdade.

  • @Libsaggi
    @Libsaggi 2 ปีที่แล้ว +145

    Faltou falar que a amplitude salarial entre técnicos e universitários e até braçais, não é imensa como no Brasil.

    • @gomes2151
      @gomes2151 2 ปีที่แล้ว +4

      Sim, até porque salário é tudo na vida...

    • @humreal3760
      @humreal3760 2 ปีที่แล้ว +14

      Exatamente. Aqui no Brasil tem técnicos que ganham mais que Engenheiros e vice-versa. Eu mesmo conheço vários engenheiros complementando renda com uber e vários acabamentistas de alvenaria e marceneiros com renda acima de 10k/mês. Claro que os que ganham bem são autônomos, afinal, ninguém fica rico trabalhando para os outros. O problema é que as pessoas querem que o Estado tome conta de suas vidas financeiras.

    • @nordkis4834
      @nordkis4834 2 ปีที่แล้ว +11

      @@humreal3760 isso lembra o meu pai, ele ganhava mais que meu professor e trabalhava menos doq ele, e olha que o meu pai é pedreiro.
      Mas a regra é simples, se quiser ganhar bem no Brasil e no mundo inteiro, terá que seguir a oferta e demanda, eu mesmo vou pra área de TI por causa disso, paga bem e nem precisa de faculdade, fora a possibilidade de morar em outro país em menos de 4 anos.

    • @Pratyvar
      @Pratyvar 2 ปีที่แล้ว +8

      Se não está satisfeita na Alemanha que volte para o Brasil. Meu filho na França, quando pequeno e quando jovem, não gostava de estudar. Então, depois do curso colegial teve que ir estudar em um liceu profissional para curso profissionalizante de nível médio. Atualmente ele tem um emprego de nível médio que ganha mais do que nível superior. Está bem na França e não quer voltar para o Brasil de forma nenhuma. Aqui no Brasil aproximadamente 80% dos diplomados em nível superior estão exercendo funções de nível básico ou de nível médio ou desempregados. A senhora deveria deixar de falar asneiras na INTERNET.

    • @llaracicllon
      @llaracicllon 2 ปีที่แล้ว +1

      Mas o respeito e a consideração sim, existe um espaço abissal entre as classes. Aqui o currículo conta, mesmo o salário sendo uma m....

  • @Felipe-wp6pq
    @Felipe-wp6pq 2 ปีที่แล้ว +215

    Então, eu estou atualmente finalizando meu 11o ano do Gymnasium, cheguei em 2017 com o conhecimento de alemão muito básico. Chegando na Alemanha eu entrei diretamente no Gymnasium posso sim afirmar que no começo não foi fácil, mas após um certo tempo eu consegui me integrar bem na escola. Após a Grundschule a maioria das escolas na verdade RECOMENDA a escola ideal não obriga uma criança ir até alguma das 3 escolas. Na maioria dos estados da Alemanha a obrigação à ir ou para a Realschule Hauptschule Gymnasium etc. não existe mais. Ótimo vídeo!

    • @markwebb7320
      @markwebb7320 2 ปีที่แล้ว +10

      Atualização interessante!

    • @roethig
      @roethig 2 ปีที่แล้ว +8

      Exatamente. E, ainda que por um caminho mais árduo e tortuoso, é, sim, possível para aqueles que inicialmente trilharam o caminho menos acadêmico a cursar faculdade e universidade.

    • @pamelanunesdesouza9310
      @pamelanunesdesouza9310 2 ปีที่แล้ว +4

      Eu tinha imaginado que toda essa exigência não fosse mais assim tão forte, até porque tem horas que faltam profissionais para determinadas áreas.

    • @ErwinBr100
      @ErwinBr100 2 ปีที่แล้ว

      up

    • @analena6588
      @analena6588 2 ปีที่แล้ว +7

      Vc nao pegou o jardim infantil e nem o primario, eles separam as criancas deste de pequenos.

  • @olivermeier9593
    @olivermeier9593 2 ปีที่แล้ว +21

    O sistema escolar precisa sim mudar no mundo todo! Concordo! Mas eu fiz a Hauptschule na Alemanha e a maioria dos meus colegas sim se formaram na berufsschule em varias áreas muito boas! Ganha um bom e as vezes ate melhor salario do que alguns universitários! Então eu descordo na questão de que sejam só as profissões que ninguém quer! São técnicos em varias áreas muito bacanas! A berufsschule e muito mais divertida e pratica do que as universitárias , e as oportunidades de trabalho melhores!

    • @renataburiti418
      @renataburiti418 2 ปีที่แล้ว +2

      Com certeza. E uma das receitas de successo da Alemanha é justamente o sistema de Ausbildung e a valorização das profissões não acadêmicas. A universidade não é e não precisa ser uma escolha para todos e nem precisa ser para as elites. Cada profissão tem seu valor na sociedade.

    • @gleybarbosa9945
      @gleybarbosa9945 2 ปีที่แล้ว +1

      No entanto, o direito a escolha não pode ser decidido com 10 anos. A escola técnica deveria dar oportunidade do estudante fazer o vestibular deles lá, isso seria o mínimo de uma igualdade social. E a gente sabe quem vai para escola técnica.

    • @renataburiti418
      @renataburiti418 2 ปีที่แล้ว +4

      @@gleybarbosa9945 Eu entendo a crítica e concordo. Mas vejo que o resultado do sistema alemão é bem diferente de desigualdade social. Não concordo com seu comentário “agente sabe bem quem vai para a escola técnica”. Conheço pessoas muito bem qualificadas, com ótimos níveis de vida que tem formação técnica na Alemanha. Talvez estejamos acostumados a ter olhar elitista sobre as pessoas e o mundo acadêmico.

    • @taigilli962
      @taigilli962 2 ปีที่แล้ว +1

      A pessoa que trabalha em uma área técnica pode sim frequentar uma universidade depois de trabalhar alguns anos na área para se especializar.

  • @luizfelipe-ui4yb
    @luizfelipe-ui4yb ปีที่แล้ว +16

    Aqui no Brasil é o desinteresse cada vez maior por parte dos alunos, principalmente nas escolas públicas. E outro grande problema é praticamente obrigar professores a passarem os alunos mesmo sem saberem de nada.

    • @lucineaferreira5275
      @lucineaferreira5275 ปีที่แล้ว

      Como vc sabe conhece?Conhece todos os alunos de todas as escolas públicas? Generaliza não!

    • @luizfelipe-ui4yb
      @luizfelipe-ui4yb ปีที่แล้ว +2

      @@lucineaferreira5275 eu apenas citei dois dos grandes problemas da educação brasileira, só cego não enxerga que esses problemas existem e que o próprio governo federal passa pano para isso.
      É claro que existem escolas públicas e alunos brilhantes nesse universo, porém a minha crítica foi ao sistema de educação e não taxar A ou B de burro ou inteligente.

  • @fernandacontente3947
    @fernandacontente3947 2 ปีที่แล้ว +148

    Minha querida, estou de acordo consigo, pois aqui na Suíça também funciona assim mas com mais preconceitos!
    Dá nojo ver como condenam as crianças a não serem nada!
    O que funciona muito bem é:
    Falar com as nossas crianças e as informar do real valor que elas têm!
    Muito obrigada pela informação, pois muitos pais se identificam com o que você acabou de falar!
    Abraço 🤗 ❤️🇵🇹🇨🇭

    • @humba1957
      @humba1957 2 ปีที่แล้ว +7

      Volta pro Brasil.

    • @gisellejjp
      @gisellejjp 2 ปีที่แล้ว +20

      @@humba1957 Foi o que eu fiz! Mesmo com graduação da FGV , não colhi muitos frutos na Alemanha. Voltei para o Brasil para trabalhar na área de TI do Google aqui em SP...simplesmente o Céu!

    • @feliper.
      @feliper. 2 ปีที่แล้ว +1

      @@gisellejjp Como é trabalhar na Google?

    • @acordabrasilpensa9692
      @acordabrasilpensa9692 2 ปีที่แล้ว +3

      Verdade, imagina tao novinhos ja serem selecionados para serem marceneneiros, educadores infantis, auxiliares de dentistas e medicos, cuidadores de pessoas maiores etc, bom mesmo e no Brasil onde crianxa vende bala no semaforo...pobo ingrato, o que esta fazendo ahi no meio desta gente racista querida..ah vai tomar banho com vibagre

    • @henriquenorthfleet3842
      @henriquenorthfleet3842 2 ปีที่แล้ว +9

      Veja só! O sistema alemão resulta em um, dois ou três prêmios Nobel por ano. A tecnologia é líder mundial!!! E esta senhora faz uma novela sobre o sistema educacional alemão. E é uma péssima atriz. Aliás, os seus brasileirinhos podem continuar no sistema brasileiro (qual será???). Pois o que mais é passado pela exposição do vídeo é a dificuldade que os alunos passam no sistema alemão. Veja só! Me poupe!

  • @veramartins2702
    @veramartins2702 2 ปีที่แล้ว +18

    Faltou mencionar que apesar dos diferentes percursos, a diferença de rendas não é tão grande como no Brasil...

    • @franciscopetri165
      @franciscopetri165 2 ปีที่แล้ว +1

      Rindo até amanhã. Essa auto ironia do brasileiro é um grande diferencial de nossa gente. Na justa medida faz muita diferença na saúde emocional. Parabéns!

  • @RomPereira
    @RomPereira 2 ปีที่แล้ว +3

    Cabe aqui um parentese: há uma diferença marcante entre o técnico e o universitário e essa diferença não é inteligência ou capacidade de pensamento, mas sim desenvoltura pessoal e satisfação no que faz.
    Vou explanar. Imaginem um artista em madeira, que trabalha desenhando móveis. Essa pessoa, ela não tem a paciência de estudar engenharia mecânica, por exemplo, para entender os tipos de madeira que existem desde o plantio, como processar essas madeiras para serem mais fortes ou mais flexíveis permitindo trabalhos diferenciados, etc. Já existem pessoas que tem essa paciência e a virtude de estudar anos a fio para entender todo o universo de uma carreira para serem conhecedores o suficiente para registrar/criar um tipo de madeira que seja capaz de resistir a tanto peso, tudo isso comprovado matematicamente. Essa pessoa, esse engenheiro, estudou durante décadas para chegar a tais conclusões. Nesse mesmo período, o artista, já a tempo formado como marceneiro, aprendeu todas as técnicas, todas as maneiras de lidar com os materiais existentes no mercado, máquinas, etc. Este já exerce a profissão há muito mais tempo e faz peças de arte únicas com o seu trabalho e quem compra sabe que a pessoa é qualificado para tanto.
    Algumas indagações:
    - Será que o artesão estaria feliz tendo dedicado tantos anos para se tornar engenheiro mecânico? Será que ele encontraria o caminho para ser artesão tendo se formado engenheiro?
    - E se o que queria/tem capacidade de ser engenheiro, mas não teve notas o suficiente, será que ele não conseguiria ganhar dinheiro e se formar como engenheiro mais tarde?
    Eu não estou na Alemanha para julgar tal método e sei bem que existe pré-julgamentos e preconceitos, afinal, somos imperfeitos e infelizmente isso se reflete na maneira na qual vivemos. Mas me pareceu lógico e mais eficiente que o sistema do Brasil por exemplo, na minha humilde e honesta opinião.

    • @ednaimarques8590
      @ednaimarques8590 2 ปีที่แล้ว +1

      Parabéns Rom. Ótima sua explanação.

  • @ararabeijaflor7571
    @ararabeijaflor7571 ปีที่แล้ว +1

    Bom.dia muito obrigado pela disponibilidade e atenção amo ouvir vos

  • @brunapelosi2601
    @brunapelosi2601 2 ปีที่แล้ว +22

    Quando nós chegamos do Brasil minha filha estava na 4 Klasse e continuou cursando o ano normalmente mesmo sem falar alemão. 6 meses depois ela foi para o Gymnasium. Obviamente buscamos todos os recursos para auxiliá-la nesse processo. Ela teve algumas amigas que foram para a Realschule e estão muito felizes com a escolha.

    • @emanoelmessias1790
      @emanoelmessias1790 2 ปีที่แล้ว +2

      Escolha não, elas foram mandadas para lá....

    • @brunapelosi2601
      @brunapelosi2601 2 ปีที่แล้ว +1

      @@emanoelmessias1790 não foram não. Nós recebemos um papel aonde consta quais escolas nossos filhos podem estudar e aí a partir disso, pesquisamos e escolhemos a escola. No caso mencionado das meninas, a família optou. Pra nem todos é assim. Essa a NOSSA experiência.

  • @marisaazevedo3768
    @marisaazevedo3768 2 ปีที่แล้ว +10

    Excelente o seu vídeo. Cai aqui de para-quedas. Pensei em alguém q ensina alemão e estava mostrando como era a cultura de lá.
    Adorei a sua forma didática.
    E nunca pensei em ir a Alemanha.
    Mas admiro o trabalho da imigração no sul do Brasil, onde moro. Parabéns pelo conteúdo q pode ajudar a muitos. Grata.

  • @luanfernandes8299
    @luanfernandes8299 2 ปีที่แล้ว +14

    Eu gostei desse modelo, por mais que a maioria dos comentários achem negativo.
    Eu quando mais novo sempre fui muito preguiçoso na escola e era aquela pessoa que chegava em casa, trocava de roupa e ia jogar bola. E meus pais nunca ligavam se eu estava indo bem ou mau na escola. (hoje em dia eu pergunto pra eles o porque eles não se importavam e eles falam que queriam que eu fosse livre pra fazer minhas escolhas).
    Terminei o ensino meio aos 16 e nunca tive interesse em fazer faculdade. Mas pra minha sorte, quando eu fiz 17 apareceu uma pessoa na minha vida que se dispoes a ser meu tutor e me ensinar tudo que eu sei hoje na areas de Redes de Telecomunicação, e por mais que hoje eu tenha 25 anos, com um salário muito bom, uma prefissão e condições de pagar minha faculdade, além de ajudar meus pais, eu tenho certeza quando eu falo que trocaria tudo isso pra voltar no tempo e ser o tipo de criança/adolecente que senta a bunda na caderia e estuda até cair os cabelos. Por que sei que eu poderia ser muito melhor se tivesse feito isso, e que não dependeria dos outros para me ajudar a conquistar as coisas, (por mais que seja merito meu aprender o que meu tutor me ensinou). Mas se eu não tivesse tido ele na minha vida, provavelmente eu ainda estaria morando na casa dos meus pais atrás terminar um curso técnico e arrumar emprego em qualquer empresa qualquer pra ter condições de "Viver".
    Eu valorizo o que eu tenho, mas eu tenho a sorte que outras pessoas que viveram como eu na adolecencia não têm e que se tivessem tido um estimulo maior pra estudar, não dependeriam da sorte.

    • @nycsp
      @nycsp 2 ปีที่แล้ว

      Meu sonho era ter um tutor. Meu pai era um monstro q me sabotou ,hoje nao sou nada...

    • @urielfelix3300
      @urielfelix3300 2 ปีที่แล้ว +2

      ​@@nycsp meu pai sempre foi abusivo e a pressão sempre foi no sentido de humilhar, rebaixar e determinar, e não incentivar/estimular, ensinar.

    • @nycsp
      @nycsp 2 ปีที่แล้ว +1

      @@urielfelix3300 mesma coisa so um irmao (o do meio) teve os privilegios. Ironico ne pois dizem q o primeiro ou o ultimo filho( eu de dois irmaos sendo a unica mulher) e q geralmente sao os "favoritos" e o do meio se dana. Morreu sozinho e doente de Covid ai no Brasil no comeco da pandemia

    • @urielfelix3300
      @urielfelix3300 2 ปีที่แล้ว +1

      @@nycsp pior que não é de se espantar pois mais de 600 mil pessos morreram de covid-19, é fácil vc estar nessa estatística. Além de que a pandemia agravou nossos problemas de sequelas com esses pais abusivos que temos e nos jogou lá pra baixo, nos deixou mais sozinhos do que já éramos.

  • @mitusatusa6630
    @mitusatusa6630 2 ปีที่แล้ว +2

    Olha, não é que as autoridades escolares determinam o que a criança vai ser ou não, mas quem se sobressai na escola tem mais chances de ir bem e ser bem sucedido numa carreira e vencer na vida, por ter mais preparo. Quanto ao estresse das crianças, causado pelo sistema escolar, todas as escolas no mundo são assim. E no sistema americano de ensino também é assim. Minha ex-professora de geografia do ensino médio tem uma filha que foi para a Alemanha depois de grande e conseguiu entrar na faculdade, essa menina estudou no colégio militar quando criança.

  • @alexandremateus5676
    @alexandremateus5676 2 ปีที่แล้ว +29

    Ingrid, moro em Aachen (NRW), e o que você falou, com todo o respeito, está um pouco desatualizado. Pelo que percebi, tem um viés de "levei para o pessoal". Por favor, tente ver de outra forma.
    Aqui em Aachen, minha filha não precisou fazer nenhuma prova, e nem precisei acatar a recomendação do professor para uma Gesamtschule. Tivemos plena liberdade de escolher a escola que queríamos. Hoje ela frequenta um Gymnasium por causa da nossa decisão, e ela está indo muito bem.
    O ponto aqui é que Gymnasium é para as crianças que realmente gostam de estudar, que possuem essa aptidão, caso contrário elas vão sofrer a pressão por performance. Vi alguns pais de alunos com recomendação para Gymnasium procurando uma Gesamtschule, pois não queriam a pressão do Gymnasium na criança.
    Não vejo o sistema educacional como forma de descriminação, e na minha percepção, não tem nada a ver com "elites" manipulando o sistema. Aqui o que prevalece é a decisão dos pais, foi isso que ouví na entrevísta para o Gymnasium.
    Outro fato é que os alunos das Gesamtschules podem fazer o Abitur, porém serão acrescentados 1 ou 2 anos adicionais. Por aqui (NRW) eles também estão encerrando as Realschules, pois estão convertendo em Gesamtschule. A Hauptschule é para crianças com necessidades especiais e em alguns casos necessidades específicas.
    Eu espero ter contribuído com a minha experiencia!
    e se estou aqui é porque amo seus vídeos.

    • @Priskamilo
      @Priskamilo 2 ปีที่แล้ว +4

      Concordo com o que foi colocado. Eu também não tive qualquer problema por parte dos professores, quando meu filho quis fazer a prova, ele decidiu fazer a prova somente no segundo ano do secundário para poder aproveitar esta parte também e estar mais preparado para o Gym; hoje em dia aqui na Suíça qualquer estudante pode fazer a prova para o Gymnasium, mas é claro que é um estudo que requer que o aluno goste de estudar. Que bom encontrar pessoas que compartilham a mesma visão 🙏 Adoro o canal e agradeço 🥰

    • @amd2681
      @amd2681 2 ปีที่แล้ว +4

      Vc colocou bem o seu ponto de vista em relação ao vídeo é a realidade atual , concordo muito com suas palavras ,tenho conhecimento do mesmo em NRW.

    • @johnoliveira870
      @johnoliveira870 2 ปีที่แล้ว +4

      Então, mas essa é a realidade em NRW e nem sei se todas as cidades cumprem a alteração. De forma em geral a maioria dos estados alemães ainda estão com esse sistema apresentado pela Ingrid. Se esse sistema não é opressor, imagina então o opressor 😑

    • @raquelandrade4082
      @raquelandrade4082 2 ปีที่แล้ว

      O problema de muitos brasileiros querem um diploma aqui na alemanha tem muitas profissão que ganha mais do que quem tem diploma aqui na Alemanha o professor ensina o aluno Mas quem tem que estudar é o aluno no Brasil quem tem que comprar o diploma é os pais

  • @leonardosalas3155
    @leonardosalas3155 2 ปีที่แล้ว +44

    O mas importante é ser feliz e estar com paz de espiritu , fui engenheiro eletricista , fui engenheiro naval y hoje sou pedreiro ganho o que preciso e estou em paz conmigo , gosto de fazer este trabalho comprei terrenos e construo para mim ja fiz apartamentos para meus filhos, construi lojas dou trabalho para 4 familias . Eu não penso cobrar nada de meus filho só vou a orientar quero que sejam emprendedores e pessoas felices com o que decidam fazer seja como medico ou jardineiro

    • @fgaraquellourenco9121
      @fgaraquellourenco9121 2 ปีที่แล้ว +1

      Tamo juntos...Fiz duas faculdades e hj preferi comprar terrenos e investir em casas..

    • @tonyfernandotreml7616
      @tonyfernandotreml7616 2 ปีที่แล้ว +1

      Engenheiro? Com esse português? Melhor ficar como pedreiro mesmo.

    • @fgaraquellourenco9121
      @fgaraquellourenco9121 2 ปีที่แล้ว +4

      @@tonyfernandotreml7616 bem, ao que me parece a origem da pessoa não é brasileira. Aparentemente de língua hispânica...

    • @leonardosalas3155
      @leonardosalas3155 2 ปีที่แล้ว +2

      @@tonyfernandotreml7616 Prezado Tony , eu não sou brasileiro nem portugues , este idioma eu o encontro muito mas dificil que o espanhol e o frances.Normalmente os engenheiros tem dificuldade com as letras.

    • @fgaraquellourenco9121
      @fgaraquellourenco9121 2 ปีที่แล้ว +1

      @@leonardosalas3155 não se dê ao trabalho... Pessoas tão tolerantes como esse aí, é um verdadeiro "cidadão de bem" que acha que pedreiros São menos que engenheiros... Pessoas que segregam seres humanos por sua ocupação/ profissão, nem deveria ser gente. Muita luz no teu caminho 🌷

  • @onailyn4436
    @onailyn4436 ปีที่แล้ว +1

    Danke für das Video. Ich lebe in Berlin seit 2004, doch über das deutsche Schulsystem hatte ich überhaupt keine Ahnung, da ich als Erwachsene hier kam.
    Doch mein Sohn ist hier geboren und muss jetzt in die Schule, und bis jetzt hatte ich überhaupt keine Ahnung was auf ihn wartet.
    Danke für das Video, so weiß ich jetzt ich muss ihn viel unterstützen, ich habe selbst studiert, und ich denke ich muss mit ihm diesen Weg zusammen gehen, damit er nicht leidet. Ich werde alle Geduld der Welt für ihn haben ❤️

  • @mariaeronildescastelonogueira
    @mariaeronildescastelonogueira 2 ปีที่แล้ว +3

    Muito a melhorar o nosso Brasil, mas é é continua sendo o melhor lugar do mundo!!
    Viva o Brasil!
    Gratidão pelo maravilhoso vídeo!

  • @jaquelineopitz9334
    @jaquelineopitz9334 2 ปีที่แล้ว +39

    Cirúrgico esse vídeo! Coincidentemente as crianças são segregadas, de acordo com a profissão dos pais. Tive essa aula no curso de integração aqui na Alemanha, e a professora explicou com total frieza que a filha da costureira tem que ser costureira assim como a mãe e o filho do médico provavelmente será um médico também. Não há o que fazer.
    Doeu ouvir isso!

    • @terezinhasoares2369
      @terezinhasoares2369 2 ปีที่แล้ว +6

      Absurdo. Inacreditável.

    • @mirtesamorim4628
      @mirtesamorim4628 2 ปีที่แล้ว +6

      Impossível ainda ouvir isso em pleno século 21 em um país como Alemanha! Eu hein, as pessoas são o quiserem ser, muito pelo contrário a profissão dos pais não deve interferir na escolha dos filhos! Cada ser é único!

    • @Adrianosant07
      @Adrianosant07 2 ปีที่แล้ว +7

      No Brasil é a mesma coisa, mas não há uma oficialização

    • @gokussjblue7770
      @gokussjblue7770 2 ปีที่แล้ว +3

      Mas no Brasil é assim também

    • @wilbertstoy3332
      @wilbertstoy3332 2 ปีที่แล้ว +1

      Kkk, que bom que está diferente no Brasil

  • @selmamendes349
    @selmamendes349 2 ปีที่แล้ว +131

    Meu filho, nascido e criado aqui na Alemanha, freqüentava o Gymnasium, e eu estava tão preocupada com o péssimo Niveau do ensino, preferi levar meu filho para uma excelente escola alemã no Rio de Janeiro. Super solução. Meu filho, segue vivendo no Brasil, que ama de paixão. Meu filho, se formou em uma Universidade Federal, tem uma linda família e gerencia uma grande empresa alemã no Rio. Não me arrependo da decisão. Faltam muitos professores, meu filho ficou no Gymnasium, quase 4 meses sem matemática. Aí foi para o Brasil estudar. Sua sorte. E eu morro de saudades, já que atualmente toda viagem é algo super complicado.

    • @Boooommerang
      @Boooommerang 2 ปีที่แล้ว +4

      Selma, agradeço seu comentário!

    • @osmarmedeiros9814
      @osmarmedeiros9814 2 ปีที่แล้ว +8

      Gostei muito de uma crítica a todo o sistema político da antiga DDR feita pela esquerda, em que o autor, um comunista convicto, se perguntava porque não estava dando certo, incluindo-se aí a questão educacional ligada à questão da disponibilidade das funções ocupacionais, tanto as mais cobiçadas quanto as menos cobiçadas pela sociedade da DDR como um todo. Foi escrito nos anos 70. O autor chama-se Rudolf Bahro.
      O título do livro é "Die Alternative". Na época eu morava na França e o li na tradução francesa "L' Alternative". Achei muito profundo e interessante.

    • @taniabiff8671
      @taniabiff8671 2 ปีที่แล้ว

    • @keilasampaio1
      @keilasampaio1 2 ปีที่แล้ว +3

      Minha filha está há semanas sem matemática tbm.

    • @Boooommerang
      @Boooommerang 2 ปีที่แล้ว +4

      @@keilasampaio1 Nossa, mas por que? Por que faltam tantos professores de matemática? Dou aula de matemática, acho que vou mudar pra Alemanha, rs

  • @luferrazborges
    @luferrazborges 2 ปีที่แล้ว +19

    Estudie na LMU em Munique e minha dissertação final foi sobre isso, o sistema escolar na Alemanha.

  • @martadasilva5973
    @martadasilva5973 2 ปีที่แล้ว +2

    Obrigada pela transparência. É uma fase difícil no qual as crianças precisam de todo apoiu dos pais!!!
    Uma triste realidade... Quando as minhas filhas ainda estavam na crêche eu já me preocupava com este tema, pensei na época até em voltar para o Brasil para que elas não vinhessem a sofrer dentro deste sistema, e, no final, colocamos as duas em uma escola de sistema internacional, no qual uma delas se adaptou muito bem e a outra, por ter problemas de dislexia, foi transferida para a Escola Montessori - no sistema público ela séria "jogada" no Hauptschule. A diferença para mim foi presenciar as duas seguindo os seus caminhos satisfeitas, sendo que até quando elas estavam doentes era difícil para mim convencê-las de ficar em casa - elas tinham um grande prazer de ir a escola. Hoje, cada uma delas tem duas faculdades e sem traumas do sistema escolar.
    Graça e paz 🕊

  • @Allucardume
    @Allucardume 2 ปีที่แล้ว +6

    Seu respeito pela dignidade fez ganhar mais um seguidor, mesmo que eu não tenha pretensão de aprender Alemão.

  • @joyseabralin2187
    @joyseabralin2187 2 ปีที่แล้ว +13

    Você também não mencionou que lá o ensino é gratuito do pré-escolar ao pós-doutorado, inclusive para estrangeiros.

    • @guso8188
      @guso8188 2 ปีที่แล้ว +1

      Gratuito? Qual é a alíquota de imposto de renda que se paga na Alemanha? Nada é gratuito nessa vida. Se fosse, não cobrariam impostos.

    • @paulomorini1
      @paulomorini1 2 ปีที่แล้ว

      Não foi o foco no vídeo. Ela tá falando do sistema escolar.

    • @sarahgraff8802
      @sarahgraff8802 2 ปีที่แล้ว

      @@guso8188, „gratuito“, se compreende, logicamente, pago pelos impostos! Ou você acha que no Brasil as escolas do governo não sāo pagas pelos impostos? Só o nível é que é diferente, né?

    • @ane.bamberger
      @ane.bamberger 2 ปีที่แล้ว

      Gratuito até o pós Doc? Em qual estado?
      Meu marido (que é alemão) pagou o doc dele e eu pago o meu mestrado.

  • @EvandroSchulz
    @EvandroSchulz 2 ปีที่แล้ว +12

    Precisamos ter certo cuidado em analisar esse sistema de ensino com o nosso viés de sistema de ensino/profissional brasileiro (uma vez que temos aqui até mesmo um sistema totalmente oposto, como progressão continuada, e diplomados universitários inaptos para o mercado de trabalho). Veja por outro lado, este sistema de ensino alemão cria um mecanismo de incentivo e punição para as decisões e escolhas das crianças e pais desde a infância. E isto não ocorre só na escola. Por exemplo, eu conheço adolescente de 12-14 anos que foi multado na alemanha por um guarda por atravessar a rua fora da faixa de pedestre (alguém imaginaria isto no Brasil?). A cultura alemã é cheia de regras e conceitos de incentivos para as pessoas se esforçarem a tomarem boas decisões e serem produtivos (ou para simplesmente obedecer uma regra 'por mais absurda que seja'), como também punições para quem não o faz. E isto em vários aspectos da vida. O sistema de ensino escolar é um braço desta cultura e que já transmite isto para as crianças desde pequenas.
    Além disso, há outro aspecto que vale destacar na cultura alemã. Aqui no Brasil, temos a ideia de 'idolatrar' quem tem um diploma universitário e de desprezar quem tem um 'curso técnico' ou um trabalho, digamos assim, 'inferior' (como alguns interpretam). Na Alemanha, não. Se você for um padeiro, professor de crianças, professor universitário, gerente, você será respeitado praticamente tão quão o outro. E isto também se reflete em um menor spread salarial entre funções diferentes (algo que é gritante no Brasil). Tanto é que, na Alemanha, poucas famílias (geralmente classe média alta para cima) tem condições financeiras para contratar um diarista ou alguém para fazer serviços de reparos em casa. Pois tais 'ganham bem' na Alemanha, e possuem uma 'excelente formação técnica' para isto.
    Outro fator importantíssimo da cultura da Alemanha é: para quê tantos diplomas universitários? Sendo que, muitas escolas e cursos técnicos superiores de lá são tão-bons ou melhores do que muitas faculdades brasileiras. A cultura Alemã é bastante industrial e possúi muitas empresas de pequeno e médio porte com uma grande empregabilidade de mão-de-obra técnica. Tanto é que a Alemanha compete mundialmente a liderança na produção dos mais diversos tipos de produtos de alto valor agregado (posso até mesmo destacar na produção de instrumentos musicais, hospitalares, automotivo, dentre outros). O que não ocorreria sem uma vasta quantidade de mão-de-obra técnica ultraqualificada e especializada nisto. E a grande maioria destes vieram da Berufsschule. E se for pensar no caso do Brasil, a grande maioria das pessoas com diploma universitário, por fim, realizam atividades em seus trabalhos que não demandam um curso de ensino superior, porém, na maioria das vezes, apenas alguns conhecimentos técnicos. Tanto é que, a maioria destes trabalhadores, ao se especializarem, acabam fazendo algum curso com viés mais técnico (como um MBA, dentre outros), ao invés de um mestrato ou doutorado.
    Apenas quero mostrar que o conjunto do paradigma de como funciona a sociedade alemã é muito diferente da brasileira. E, em muitos aspectos, é mais razoável. Além disso, de certo modo esta separação 'escolar' acaba ocorrendo no Brasil. Os melhores alunos acabam indo para salas melhores, ou escolas melhores (sobretudo se os pais podem pagar bem, ou por vezes, recebem bolsa de 100% em uma escola de ponta para estudar nela). Já os alunos com pior desempenho, acabam sendo marginalizados também (a menos que tenha pais que podem 'pagar' para uma escola melhor aceitar ele). E/ou por vezes, alunos desinteressados acabam atrapalhando e muito o ensino de outras crianças mais interessadas e com melhor desempenho (o que é muito comum de ver em escolas públicas - em que, as vezes, a turma inteira é afetada por 1 ou 2 alunos que são ligados ao tráfico organizado e os professores tem medo de repreender, e a polícia às vezes só podem 'dar uma bronca'.).
    Então há muitos prós também desse sistema educacional alemão. Por mais que pareça, a primeira vista, 'cruel' para um brasileiro acostumado com o padrão daqui.

    • @luizroberto1253
      @luizroberto1253 2 ปีที่แล้ว +1

      concordo!👏👍

    • @carlosdealmeidamacielfilho1259
      @carlosdealmeidamacielfilho1259 2 ปีที่แล้ว +2

      Evandro Schultz concordo com você em tudo. As pessoas na Alemanha preferem sim fazer cursos técnicos a universidades. As escolas são muito boas e limpas. Aqui no Brasil as escolas são feias caindo aos pedaçossem infraestrutura básica. Se diz que,as escolas particulares são as melhores. O que não é verdade. Se paga e se passa de ano. Independente dos pais terem ou não muita grana, os filhos querem fazer um curso técnico para começar a trabalhar e viver sozinhos. Tenho parentes que fizeram universidades e outros não. E nem por isso os que fizeram universidades teem uma vida melhor do que os que fizeram c. técnicos. A Alemanha é uma potência mundial. Aqui só tem chance que pode pagar uma escola particular mesmo que seja péssima. Os mais de trinta milhões de brasileiros que passam fome é porque não tiveram uma educação de qualidade. Se essas pessoas tivessem sido direcionadas para um curso técnico elas não estariam passando FOME.

    • @rhamondsantos1858
      @rhamondsantos1858 2 ปีที่แล้ว +2

      Kra, dificilmente leio comentários tão longos. O seu me deu uma visão bastante ampla e bem mais racional sobre o vídeo em questão. Mas o que mais me deixou "apaixonado" foi a sua escrita. Meu Deus...
      Vc respeita todas as regras básicas para um bom texto! Os pontos de continuação, as vírgulas, meu Deus. Isso foi lindo de ler em tantos aspectos...

    • @EvandroSchulz
      @EvandroSchulz 2 ปีที่แล้ว +1

      @@rhamondsantos1858 que exagero. Eu sou de exatas... eu brigo bastante com o texto.

  • @r.maiajr
    @r.maiajr 2 ปีที่แล้ว +7

    Moro na Áustria e aqui o sistema é parecido. Gosto e concordo com o sistema, aqui, mesmo se o aluno não vai para o ginásio há sim possibilidades dele ir à uma universidade. Mas o que deve se lembrar é que aqui não é necessário ter um diploma de nível superior para se ter uma vida confortável, muitos técnicos até pedreiros vivem muito bem, com casa grande, carro e etc. Os salários são muito equiparados, não há essa disparidade como no Brasil, na verdade não vejo ninguém reclamar do sistema. Se fala aqui que entrar na universidade é fácil, mas para sair é difícil, não é qualquer um que sai com um diploma. No Brasil fisioterapia, enfermagem e tantos outros são cursos de.nivel superior, mas aqui são apenas técnicos. Não esqueçam que se fala de escolas públicas! Por fim acho que um sistema tão "bárbaro" conseguiu criar uma nação tão próspera, muito diferente do Brasil.

  • @veronicapereira4495
    @veronicapereira4495 2 ปีที่แล้ว +123

    Minha filha é mais uma vítima desse sistema alemão, ela chegou aqui no 9 ano e fizeram ela repetir o 8 ano. Além de todas as pressões normais para todos ela ainda sofreu xenofobia velada por parte de alguns professores. Aqui existe o conceito de notas de participação, no final da história os professores podem dar notas mais altas para os seus queridinhos. Só posso dizer que hoje ela está no Abitur, porém está com Burnout e depressão por conta das situações vividas até aqui.

    • @Pratyvar
      @Pratyvar 2 ปีที่แล้ว +20

      Se não está satisfeita na Alemanha que volte para o Brasil. Meu filho na França, quando pequeno e quando jovem, não gostava de estudar. Então, depois do curso colegial teve que ir estudar em um liceu profissional para curso profissionalizante de nível médio. Atualmente ele tem um emprego de nível médio que ganha mais do que nível superior. Está bem na França e não quer voltar para o Brasil de forma nenhuma. Aqui no Brasil aproximadamente 80% dos diplomados em nível superior estão exercendo funções de nível básico ou de nível médio ou desempregados. A senhora deveria deixar de falar asneiras na INTERNET.

    • @paulohungaro4539
      @paulohungaro4539 2 ปีที่แล้ว +3

      ai trouxa achava que o brasil nao prestava ne ?votaria no bozo se estivesse aqui ne? hoje tua filha nao se formaria qaui destruiram tudo.

    • @lisandrasilva859
      @lisandrasilva859 2 ปีที่แล้ว +30

      @@paulohungaro4539 que comentário preconceituoso, vai vc pra lá, vê se vai conseguir alguma coisa na vida. E o q o nosso presidente tem a ver com esse sistema rídiculo, de ensino?

    • @nãoadiantacomentarquevãoapagar
      @nãoadiantacomentarquevãoapagar 2 ปีที่แล้ว +23

      @@paulohungaro4539 Sempre um petralha falando merda, a vontade de militar em cima de nada e passar vergonha é infinita

    • @willalves21
      @willalves21 2 ปีที่แล้ว +3

      sse video é uma vergonha!!! Sensacionalista e estúpido.
      Leia minhas considerações.
      O seu conceito sobre os professores alemães é absurdo. Te asseguro que NÃO é como voce diz e julga.

  • @tickrob991
    @tickrob991 2 ปีที่แล้ว +129

    Estudei em Colônia, NRW e cheguei com 13 anos aqui na Alemanha, vindo de uma escola estadual de Olinda em Pernambuco! Por sorte entrei numa Realschule e fiz minha Vorbereitungsklasse lá. Como tirava notas muito boas, pude ficar nela. A maioria dos meus colegas não tiveram o mesmo êxito que eu e pararam numa Hauptschule.
    Quando eu finalmente entrei na Regelklasse da Realschule, tive de início grande dificuldade, pois estava tendo que entender e resolver todos os exercícios no mesmo nível que os nativos daqui - o que seria algo legítimo e lógico! Mas desse modo, vi minhas notas caírem uma a uma. Ainda assim concluí a Realschule com o exame final (zentrale Abschlussprüfung, ZAP/ZP). Essa prova mais as notas gerais do colégio são nomeadamente a porta para o Realschulabschluss.
    Dependendo da nota, a pessoa recebe uma qualificação para poder atender a uma escola da gymnasiale Oberstufe, i.e. o Gymnasium, Gesamtschule ou berufliches Gymnasium em NRW. Como não tinha ido tão bem, cheguei a tirar a Realschulabschluss porém não obtive o Qualifikationsvermerk (Quali), que me daria permissão a ingressar num Gymnasium. Ou seja, só tinha a permissão de fazer um Ausbildung. Detalhe: na 10a classe temos que procurar uma escola tipo Gymnasium, um Ausbildung ou uma escola proficionalizante (Berufskolleg) para poder seguirmos logo após a finalização da Realschule. No meu caso, eu havia me candidatado para as vagas dos Gymnasien e Gesamtschulen de Colônia e tinha sido aceito por algumas dessas escolas, mas como não obtive o Quali, não pude entrar - e foi um tempo de muito choro e desespero!
    Depois de muita procura em Colônia, Bonn, etc. e quase desistir, havia encontrado uma Berufsschule, onde eu podia fazer uma 1 ano de BWL (Handelsschule) e obter a Quali se tivesse boas notas. Corri para lá e lembro-me bem que coloquei meu CV na caixa do correio desse Berufskolleg num dia de chuva com todos os papeis se molhando e sem esperança aluguma. Dias depois, a escola me liga e me informa que fui aceito. Nem estava acreditando nisso!
    Lá tirei ótimas notas e obtive o Quali e finalmente pude ingressar numa gymnasiale Oberstufe. Como tinha feito um ano de BWL e gostava do assunto, poderia seguir fazendo uma höhere Handelsschule com mais dois anos ou fazer a gymnasiale Oberstufe.
    Decidi fazer um berufliches Gymnasium, que no meu caso foi um Wirtschaftsgymnasium com foco em BWL e línguas. Lá tive BWL e inglês como Leistungskurse e alemão e informática como Grundkurse (GK). Além disso tive diversos idiomas, como espanhol (com direito ao DELE do Cervantes) e italiano, além do inglês que era curso intensivo (LK) e business English pelo IHK. Conclui o Gymnasium com o Abitur completo (allgemeine Hochschulreife, AHR) e pude finalmente ingressar numa universidade (Uni ou Hochschule)!
    Queria estudar algo relacionado à BWL ou espanhol para tornar-me professor de Gymnasium, mas acabei escolhendo engenharia elétrica (algo totalmente diferente de tudo o que havia feito até ao momento) e pela renomada Technische Universität München (TUM) que é considerada, junto com a LMU também de Munique, como as melhor universidade da Alemanha!
    Se eu olho para trás, vejo que meu caminho foi muito árduo até aqui, mas valeu muito a pena! Tive fé em Deus e me esforcei muito!!! Hoje continua sendo difícil, mas quando eu olho pra trás, eu me animo e ganho forças!
    Já no caso da minha irmã que nasceu aqui, ela foi para uma Gesamtschule que é uma mistura dos três sistemas e é muito mais humano e compreensível. Não são todos os Estados da Alemanha que têm esse sistema. Aqui na Baviera, quase não tem Gesamtschule e a Mittelschule daqui é equivalentes à Hauptschule do resto da Alemanha. Apesar da Mittelschule daqui ter um nível de Realschule em outros estados do país, o Abschluss é o mesmo. O sistema aqui da Baviera é um pouco diferente do de NRW, com FOS/BOS, etc. e o nível escolar é, junto com Sachsen, o mais puxado do país.

    • @alfawolf7125
      @alfawolf7125 2 ปีที่แล้ว +1

      TU ES DE PERNAMBUCO NO EGITO ISTO SIM,PORQUE ELES NAO IRIAM PARA ALEMANHA ASSIM..NEM SE IMPORTAM.

    • @alfawolf7125
      @alfawolf7125 2 ปีที่แล้ว +4

      EU NAO TROCARIA O RECIFE,OU PERNAMBUCO PELA MERDA DA EUROPA OU MERDA DA ASIA..TUDO BOSTA PARA MIM!

    • @taa.7113
      @taa.7113 2 ปีที่แล้ว +13

      Parabéns pelo seu esforço e sucesso!

    • @tatiane9905
      @tatiane9905 2 ปีที่แล้ว +26

      Meoirmão, só de ter que escrever esses nomes imensos eu já te deixaria entrar na universidade.

    • @alfawolf7125
      @alfawolf7125 2 ปีที่แล้ว +1

      @@tatiane9905 tu escreves livros ne ahmed com varios nicks fake.tu es psicopata!

  • @b1b2b3-barba
    @b1b2b3-barba 2 ปีที่แล้ว +1

    Muito mimimi com estresse, etc. Minha mãe fazia eu estudar através do cinturão e hoje sou muito GRATO à ela… não tenho nenhum “trauma”!

  • @GigiDuque-cs4mi
    @GigiDuque-cs4mi 9 หลายเดือนก่อน

    Eu sou brasileira, tenho uma filha ,o pai é austríaco. Minha filha frequentou uma escola alemã privada em Budapeste. Minha filha foi muito bem, mas a escola era muito dificil. Eu era advogada no Brasil e pai da minha filha economista. Tanto na Alemanha como na Áustria eles colocam um rótulo para cada criança ,que não são filhos de academicos, são menos inteligentes. Eu sempre deixei claro que era academica e o meu marido também, isso impõe respeito. Não é questão de arrogância, mas uma forma que encontrei de proteger minha filha. Detalhe apesar de ser estrangeira , procurei blindar minha filha com relação ao contato com estrangeiros, quando ela era criança, pois desejava que ela falasse o alemão perfeito. Ela frequentou um Jardim privado, escola primária escola alemã privada , e Ginásio Europeu , onde a elite frequentava e eles falavam 9 línguas. Ela se formou em Antropologia, Economia e Master em Economia Social.
    Minha filha tirou de letra, mas com um ano eu já comecei a prepará-la para essa sociedade , onde as crianças já recebem a nota ,dependendo da familia onde nasce.
    Não sou arrogante , mas fiztudo para proteger minha filha desse sistema injusto
    Nascer na Europa não é garantia de frequentar boas escolas. Os pais devem peitar e se imporem

  • @isabellegner7482
    @isabellegner7482 2 ปีที่แล้ว +281

    Bom (desculpem o relato longo :)) eu passei todo esse percurso aqui na Alemanha e com certeza sendo filha de estrangeira mesmo com pai alemão não é fácil ir no Gymnasium e continuar la. Apesar da recomendação pra Realschule meus pais me colocaram no Gymnasium porque tive a nota, vale mencionar que fui a primeira da minha família alemã a conseguir, então existe sim uma escolha por parte dos pais. No quinto ano meu professor recomendou de eu ir no Realschule por ter notas ruins, mas na verdade ele simplesmente não gostava de mim por ter uma mãe brasileira - de 120 alunos do meu ano somente 10 eram de família estrangeira ou misturada. Bom, consegui meu Abitur mesmo assim e minha mãe adorou passar na frente do professor 9 anos depois e falar „Olha ela conseguiu e até com melhor nota de francês“… imaginam a cara dele :) o sistema com certeza não é o melhor e tem muitas falhas mas também não é impossível de ir da Hauptschule até a faculdade. Tenho várias amigas que começaram na Haupt ou Realschule e através da FOS conseguiram fazer o Fachabitur (não é o Abitur completo mas também dá pra conseguir o completo quando se faz prova em duas línguas estrangeiras) e estudaram na faculdade. Mas fato é que na Alemanha as vezes fazer uma Ausbildung nem é ruim pq com essas profissões se ganha até mais no final. Vejo meu pai e meu avô, são Dachdecker (fazem construção de telhado) e com o Meister (curso de especialização da profissão) construíram uma empresa boa e têm os mesmos conhecimentos que um engenheiro. E a verdade é que tem até demais pessoas fazendo faculdade e temos falta nas áreas de Ausbildung que tem a ver com essa visão de que só quem faz Gymnasium e faculdade vale alguma coisa. É preciso ter uma reforma mas essas visões antiquadas não vão deixar acontecer - infelizmente…

    • @otaoacac2241
      @otaoacac2241 2 ปีที่แล้ว +1

      Resumidamente (rapidinho) dá de colocar que na Alemanha há uma diferenciação científica-pedagógica entre CONHECER e SABER. Ou seja o sistema escolar/ALE leva em consideração em panos-quentes duas possibilidades/opções para a futura formação ainda na juventude, i e, anterior à idade da adolescência. Reparar que o sistema escolar/BRA dá dois caminhos: ou conseguir cursar os 15/16 anos ou então se mandar, cair fora por sua conta e risco. No sistema escolar/BRA, chances zero às crianças a respeito de conhecimento da vida (viagens, visitas, práticas, participações, criações, leituras, convivências, experiências).

    • @patricianogueiradesouza
      @patricianogueiradesouza 2 ปีที่แล้ว +13

      Por isso os alemães são muito bons no que fazem, você é bom ou e ruim, não existe meio termo.
      Na verdade não está errado!
      Isso não é brincadeira.

    • @vicentejouclas2518
      @vicentejouclas2518 2 ปีที่แล้ว +3

      O tempo ensina as sociedades, derrete o gelo e congela a água; aleluia!

    • @veronicapereira4495
      @veronicapereira4495 2 ปีที่แล้ว +5

      Não concordo com você não, agora os Gymnasiums só recebem alunos por notas altas está muito difícil conseguir vaga lá. Minha filha só conseguiu fazer o Abitur em uma IGS mista a quase uma hora de distância.

    • @anitavolpe2146
      @anitavolpe2146 2 ปีที่แล้ว +2

      Parabéns pelo teu esforço 👏💪

  • @josecarlosroberto5697
    @josecarlosroberto5697 2 ปีที่แล้ว +11

    A parte mais dura na minha opinião é quando o aluno chega na houptshule e não tem mais chance de ir para Gymnasium. Achou que pelo menos essa chance deveria ser dada a quem não obteve uma nota boa no início. Talvez a criança, ou adolescente consiga se desenvolver nessa transição de uma para outra.

  • @clovesbuchweitz2144
    @clovesbuchweitz2144 2 ปีที่แล้ว +8

    Que absurdo ! ! Eu conheci na vida muitos casos de pessoas que não queriam saber de estudar, e que de uma hora para outra, deu um "estalo" e começaram a estudar , obtendo assim, grandes resultados, coisa que na Alemanha parece impossível acontecer.

    • @brunaongaro
      @brunaongaro ปีที่แล้ว

      Verdade! Eu acho que a maioria das pessoas nao sabem o que querem ser profissionalmente quando saem do ensino médio, que dirá com 10 anos de idade. Sao raríssimos os que sabem de fato o que serão desde pequenos. Eu com ctza não teria tido oportunidades na Alemanha, sempre fui muito danada, não gostava de estudar, tirava notas sempre raspando pra passar, pegava recuperação, só fui mudar quando entrei pra universidade, que amei fazer o meu curso e estudava com muito prazer. Tenho muita pena das crianças alemãs....

  • @andreyhemetrio1920
    @andreyhemetrio1920 ปีที่แล้ว +1

    Minha colega estava indo mal na Alemanha então ela veio estudar no Brasil em um Gymnasium e então voltar pra Alemanha.

  • @thalessouto4327
    @thalessouto4327 2 ปีที่แล้ว +112

    Moro nos EUA e sempre tive a impressão de que o sistema alemão era exemplo mas parece que não é. Bem legal o vídeo. Primeira vez que conheço você. Ganhou um inscrito.

    • @rachelnogueira4437
      @rachelnogueira4437 2 ปีที่แล้ว +3

      Moro em Milano, minhas filhas e 4 netos estudaram em escolas publicas, a ultima frequenta a 3* media que corresponde ao ultimo ano do 1* grau. Todos escolheram a escola que queriam na maior liberdade. Que sorte viver na Italia.

    • @l.sdev29
      @l.sdev29 2 ปีที่แล้ว +10

      O mais ironico disso é ver o quão o Brasil é evoluido em relação a muitos países de "primeiro mundo". O tanto que não valorizamos nossas origens.

    • @fernandacontente3947
      @fernandacontente3947 2 ปีที่แล้ว +7

      Vocês conhecem o sistema de ensino aqui na Suíça?
      Bem semelhante ao da Alemanha 🇩🇪 mas com mais preconceito!
      Há suíços que dizem entre dentes que o Hitler governou a Alemanha mas as leis dele imperam aqui na Suíça 🇨🇭 e eu estou totalmente de acordo!
      Nossa menina tem a sorte de ter um talento, mas ainda assim fez real e secundária ao mesmo tempo!
      Senão não teria chance de entrar para a área de Arkitectura!
      Aqui também condenam as crianças ao insucesso!
      Os pais que não estão despertos, se deixam levar junto com os filhos por esse lado escuro!

    • @sarahgraff8802
      @sarahgraff8802 2 ปีที่แล้ว +4

      @@fernandacontente3947, vivo na Suíça, mas parece que não na mesma que você vive 😳. Na minha, o ensino vem muito respeitado, o que gera bons profissionais e uma taxa de desemprego irrisória!

    • @Pratyvar
      @Pratyvar 2 ปีที่แล้ว +8

      Se não está satisfeita na Alemanha que volte para o Brasil. Meu filho na França, quando pequeno e quando jovem, não gostava de estudar. Então, depois do curso colegial teve que ir estudar em um liceu profissional para curso profissionalizante de nível médio. Atualmente ele tem um emprego de nível médio que ganha mais do que nível superior. Está bem na França e não quer voltar para o Brasil de forma nenhuma. Aqui no Brasil aproximadamente 80% dos diplomados em nível superior estão exercendo funções de nível básico ou de nível médio ou desempregados. A senhora deveria deixar de falar asneiras na INTERNET.

  • @LogicaQI
    @LogicaQI 2 ปีที่แล้ว +70

    Que loucura essa discussão aqui. Eu passei no vestibular numa Universidade Federal e sinceramente o mais importante que aprendi lá foi: Como é o meu processo de aprendizagem. Enquanto o mundo deveria discutir mais sobre como ser auto-ditada.
    Porque pra aprender alguma coisa é só saber ler. Ter o livro, acesso a conteúdo do autor, pensar criticamente. enxergar a verdade, aprender quando não sabe alguma coisa e precisa estudar mais.
    Um professor é só um facilitador. Uma pessoa que as vezes acelera o resultado. Isso se o professor for bom.
    Ou você ter um particular.
    Estudo tudo pela internet. Aprendo muito. Tudo que eu faço eu estudo na fonte sem intermediários.
    Sou desenvolvedor então é muito simples ver o resultado do meu estudo.
    Um profissional só vai ser excelente se ele gostar do que ta fazendo.
    Esse é o real desafio. Como fazer as pessoas se dedicarem pros seus sonhos. No lugar que ficar sonambulando. E vocês pode ser um sonambulo estudando horrores só pra agradar. Ou jogando videogame.
    O problema é ser sonambulo.

    • @paulocesar_pcb1589
      @paulocesar_pcb1589 2 ปีที่แล้ว +4

      Também penso e conduzo minha vida assim. Como começou o conhecimento humano ? Observando ( ah, a ciência, a "deusa" ciência nasceu assim ), testando o famoso tentativa e erro. Quem ensinou/formou o primeiro professor ? O primeiro professor aprendeu sozinho, não foi ?!

    • @KRYPTOS_K5
      @KRYPTOS_K5 2 ปีที่แล้ว +6

      Alerta conceitual...
      Veja, ninguém é mais a favor do autodidata do que eu mesmo, excetuando o Olavo de Carvalho. RISOS Mas depois de conhecer a Rússia anos atrás (Lomonosof) e o MIT nos USA, aprendi a lição. Não existe um único prêmio Nobel que não tenha tido grandes professores (geralmente outros nobéis ou matemáticos laureados) em grandes centros de educação e pesquisa -- que não passam de uns vinte, de fato, em todo mundo. Claro que não basta ser inteligente e auto didata para ser top. Esse é um mito piagetiano (derrubado pelo linguista soviético Vigotskii) e também um mito brasileiro bem estudado em sociologia: o ensino brasileiro é tão ruim e a cultura é tão pobre que mesmo em Sao Paulo, um autodidata com genética fortemente inteligente costuma triunfar sobre os demais. Isso porque os pouquíssimos professores brasileiros diferenciados e a educação brasileira fazem pouca diferença na curva de progresso individual. No Brasil, quase nunca se pergunta quem foi teu professor. Isso não prova que o auto didata resolve o assunto, isso prova que os professores são ruins ou fracos. E o ciclo se perpetua: o professor ruim de hoje foi o aluno abandonado ao autodidatismo e aos professores ruins de ontem. Todo professor um dia foi aluno.

    • @marcelofontenelle3347
      @marcelofontenelle3347 2 ปีที่แล้ว +8

      Concordo com você Cassandra. Essa de ser autodidata é para adultos que já tem alguma formação. Crianças não podem ser autodidatas; precisam de bons professores e um bom e justo sistema de ensino para que mais tarde possam escolher o seu futuro.

    • @debsg2024
      @debsg2024 2 ปีที่แล้ว +3

      É tão triste isso no Brasil, mas é a verdade do dia dia. Tenho orgulho do Brasil por inúmeros motivos, mas para mudar esta realidade educacional é um trabalho de formiguinha. O brasileiro é um povo bom e trabalhador, mas está em um sistema político corrupto e infelizmente, o Brasil sempre foi desde sua descoberta, um país para ser explorado e saqueado. Nunca para colocar uma bandeira no chão e colonizar decentemente, como uma pátria deveria ser. Não vejo boas perspectivas em curto e médio prazo para o Brasil, apesar de amar este lindo país. Talvez por ter de aprender a andar sempre na "corda bamba" esse "jeitinho brasileiro" visto como malandragem, seja uma maneira de sobrevivência. Brasileiros são muito criativos . Sabem "tirar leite de pedra", sabe Deus como... para conseguirem se virar com todas dificuldades que encontram neste complexo país. Complicado, mas sigamos em frente fazendo o que se pode ser feito. Difícil achar um culpado e falar mal de brasileiro, um país que recebeu imigrantes de todas as partes do mundo, povo misturados por muitas raças, é dar um tiro no pé. Você pode estar falando mal da sua própria raça. É até cômico e estranho isso. Só eu sou descendente de umas 5 raças.

    • @lavie9486
      @lavie9486 2 ปีที่แล้ว

      Vc e parente da Carol ❓

  • @jaymemendonca5670
    @jaymemendonca5670 2 ปีที่แล้ว +2

    Eu fui para escola primária com 8 anos de idade, porque eu tinha problemas para falar. Nessa escola tinha a primeira série a. b e c. Fui parar na 1°série C que era dos burrinhos. Nessa série c eu era o último colocado da classe e minha mãe sempre chorava porque eu era péssimo aluno.. O tempo foi passando em novos horizontes e desafios. Hoje sou Cmte aeronaves ATR 600, Boeing 727 e Boeing 727 e fui instrutor. Sou técnico de eletrônica. Passei em vários concursos da minha área. O sistema de ensino e muito importante o desafio, quando vc descobre que é capaz.

  • @veralucias.vicente7378
    @veralucias.vicente7378 ปีที่แล้ว +2

    Assistindo seus videos me endentifico muito com varias situacoes que ocorrem na Alemanha, e isto tem me ajudado a compriender quem eu sou apesar de ser brasileira,criada por filha de russo e austriaco.A cobranca no aprender o dar as maos como cumprimento nos aniverssarios, para mim era normal. Vera Lucia Soares Vicente.

  • @micheladel6398
    @micheladel6398 2 ปีที่แล้ว +228

    Me impressionei com o video inteiro. O sistema de educação brasileiro pode ter seus problemas, porém achei o sistema da Alemanha mais desigual. Conheço muita gente esforçada que mesmo com poucos recursos conseguiram atingir seus objetivos por cota ou tentando o Enem mais de uma vez. O meu curso exirgiu nota muito alta, mas passei, se fosse na Alemanha eu não teria conseguido por problemas de familiar na infância.

    • @Misuki_fox124_ofc
      @Misuki_fox124_ofc 2 ปีที่แล้ว +19

      Vc tinha problemas familiares aqui penso que eles não têm essa sensibilidade para essas situações e já rotulam a criança pra não perder tempo....

    • @hugofernandes8559
      @hugofernandes8559 2 ปีที่แล้ว +13

      Compare ai as economias e prêmios nobel :V

    • @rafaelamaro25
      @rafaelamaro25 2 ปีที่แล้ว +29

      @@hugofernandes8559 Brasil era pra ter ganho vários prêmios Nobel, mas não ganhou por causa de política.
      Por exemplo Marechal Rondon e Vital Brasil.
      Até porque outras academias já premiaram muitos brasileiros como a Medalha Fields.

    • @ananina9554
      @ananina9554 2 ปีที่แล้ว +31

      Cara cota é ridículo e racista😘 existem muito mais brancos e cablocos que negros no Brasil e a maioria é classe baixa daí por ser negro o cara precisa de 30% menos que todo mundo. O sistema alemão não discrimina, é cruel com todos

    • @fernando4885
      @fernando4885 2 ปีที่แล้ว +26

      o sistema educacional brasileiro só forma semianalfabetos, nossa grande sistema de ensino

  • @aldebaraprotasio6760
    @aldebaraprotasio6760 2 ปีที่แล้ว +4

    Quem se esforça, progride! Muito bom sistema!

  • @_pedrolm
    @_pedrolm 2 ปีที่แล้ว +5

    Eu concordo com o sistema alemão. Forma os melhores para a universidade, que deve ser realmente para os melhores. Dá incentivos à disciplina e ao esforço individual para os mais inteligentes. Por isso a Alemanha é um país tão desenvolvido e rico.

    • @emmyromano638
      @emmyromano638 2 ปีที่แล้ว +1

      Todos são inteligentes, mas não em tudo, existem tipos de inteligência, descartar pessoas é considera-las com menor potencial de colaboração social, o que não é verdade.

    • @xteenx7410
      @xteenx7410 2 ปีที่แล้ว +5

      Determinar inteligência por uma nota não é uma forma inteligente de determinar inteligência.

    • @lany1718
      @lany1718 2 ปีที่แล้ว

      Quanta ignorância de sua parte.!!

  • @joaohenriqueathanasiobuhl491
    @joaohenriqueathanasiobuhl491 ปีที่แล้ว +1

    Albert Einstein que estudou Munique (Alemanha) se desagradou da pedagogia militarista e autoritária nas escolas. Mais tarde em Zurique, tinha sido reprovado no vestibular. O resto da história todo mundo conhece, dois anos após o concurso passou raspando nas notas, e cinco anos mais tarde apresentou ao mundo a revolucionária teoria da relatividade especial.

  • @jaquelineopitz9334
    @jaquelineopitz9334 2 ปีที่แล้ว +43

    " burrildos" são apenas as crianças que quiseram ser crianças 💔

    • @margarethsantos565
      @margarethsantos565 2 ปีที่แล้ว +5

      Há isso e outras questões. Cada criança tem um tempo de aprendizado, alguns tem dificuldades com algumas areas e outras não. Há a questão do método de ensino, temos um obsoleto e nossas crianças já nasceram num mundo totalmente avançado. É uma série de coisas, para poder determinar quem pode aprender de quem não pode. Todos podem e devem aprender e ter conhecimento para a vida.

  • @alessandraribeiro6732
    @alessandraribeiro6732 2 ปีที่แล้ว +29

    O sistema é bruto, mas existem saídas e desvios. Vale lembrar que também há diferenças nas regras de Estado para Estado. Acho muito forte já estabelecer que “é injusto e não quero que meu filho passe por isso”. Meu filho é 100% brasileiro, tem 16 anos, está no Gymnasium em Bayern e está tudo bem. O mais importante é conhecer os nossos filhos, entender o que é mais apropriado pra eles e correr atrás, pensando fora da caixa e buscando um mix se bem-estar e completude.

    • @mayramarcal6631
      @mayramarcal6631 2 ปีที่แล้ว

      Alessandra me explica mais?? Estamos indo com a família para a Alemanha no ano que vem. Confesso que esse vídeo sobre sistema escolar me deixou angustiada.

    • @Lukka282
      @Lukka282 2 ปีที่แล้ว +1

      Exatamente 👏 meu filho fez Realschule e agora vai seguir para a Universidade, tudo depende do interesse da criança e da família.

    • @alessandraribeiro6732
      @alessandraribeiro6732 2 ปีที่แล้ว

      @@mayramarcal6631 vc já sabe em que estado vai morar? E qual a idade do seu filho? Antes do 5o. Ano é bobagem se angustiar.

  • @santoshheera4713
    @santoshheera4713 ปีที่แล้ว +1

    Da pena das crianças da pena dos pais. Vivi aí e pude conferir como esse povo é infeliz. Hoje vivo no Brasil e apesar de todos os problemas que temos aqui me sinto super feliz.

  • @karinaharari19
    @karinaharari19 2 ปีที่แล้ว +1

    No começo, eu achei q vc estava exagerando, que eles estavam apenas sendo mais sinceros do que o resto do mundo porque no final as pessoas ficam assim divididas mesmo. Mas, depois, entendi que é uma coisa que limita a pessoa a estudar. Muita dó, sim, das crianças.

  • @lilcris9495
    @lilcris9495 2 ปีที่แล้ว +4

    Uma pessoa pode ser muito feliz sem ir para uma universidade. Você esqueceu de dizer que, na Alemanha, um técnico tem excelente formação e ganha MUITO bem.

  • @saulczdl28
    @saulczdl28 2 ปีที่แล้ว +5

    Ótimo sistema de ensino. Torna muito mais fácil para os adolescentes. As pessoas tendem a romantizar as coisas, mas é muito mais fácil quando sabemos o que temos que fazer de nossas vidas. E traçar o perfil desde cedo ajuda muito. Existem muito mais pessoas que odeiam fazer o que fazem por não saberem o que deveriam ter escolhido. Pessoas com muito potencial da ao bons em várias áreas o que dificultam a decisão do que fazer com suas vidas e por último. Este sistema minimiza a quantidade de péssimos profissionais no mercado. Aqui no Brasil existem muitas pessoas formada que não sabem nem o básico, escrever em sua própria língua ou até mesmo uma simples conta de porcentagem. Sigamos o exemplo dos alemães.

    • @muhlenstedt
      @muhlenstedt 2 ปีที่แล้ว

      Concordo, nem todos tem a personalidade e aptidao para fazer universidade. O problema nao é o sistema escolar mas os pais que sempre querem para provar que seus filhos sao inteligentes, almejam o nivel universitário .Meu marido veio de família simples e sem pressao foi aceito para o ginásio. Nao há muita diferenca entre salários de universitários ou nao, assim, as criancas que tem mais aptidao para profissoes técnicas e manuais, também pode receber ótimos salários.

  • @martharekowski813
    @martharekowski813 2 ปีที่แล้ว +5

    Nooosa!!! Não imaginava um sistema de ensino desses num país que considero rico e super desenvolvido.
    O que mais me impressionou é essa estratificação da sociedade.
    Que um dia os alemães consigam se libertar deste jugo, mas enquanto dominar o egoísmo na mente dos detentores do poder, acho difícil haver uma mudança significativa.
    Que Deus abençoe a Pátria Alemã!
    Porto Alegre/RS (31/7/22).

  • @felipelinharesbidone9816
    @felipelinharesbidone9816 ปีที่แล้ว +2

    Adoro o brasil porque aqui tem todo e povo e muito alegre e feliz

  • @andrefelix4019
    @andrefelix4019 2 ปีที่แล้ว +9

    Sou filho de imigrantes alemães que mantiveram essa cultura aqui no Brasil. Diferente dos meus irmãos eu nunca gostei de estudar e larguei na quarta série. Eles fizeram faculdade.
    Já eu assumi o comércio da família, continuei no interior de São Paulo e sou muito feliz.
    Gottes wille!

  • @luanapaixaopetersen1389
    @luanapaixaopetersen1389 2 ปีที่แล้ว +61

    Eu fui Aú Pair de uma das famílias mais tradicionais e ricas de München,e o filho mais velho estava na transição de Grundschule para o Gymnasium, era uma pressão sobre o menino, os pais tinham muito medo do filho cair numa Realschule pois toda a família fez Gymnasium,foi um ano de desespero e ansiedade, professores particulares, conselhos de psicólogo e diretoria, no fim o menino passou raspando mas passou e a família deu graças por ele poder fazer uma faculdade no futuro por uma prova… Achei um absurdo.
    Hoje sou casada com um professor de Gymnasium em Schleswig-Holstein que dá aulas em uma Gemeindeschule ( real e Hauptschule) e parece que o stress é menor.

    • @aaraovictor2458
      @aaraovictor2458 2 ปีที่แล้ว

      Como é a avalição do aluno aí na alemanha e como é o nível das questões?

  • @mijnbook
    @mijnbook 2 ปีที่แล้ว +12

    Eu vivo na Bélgica e o sistema aqui é bem parecido, acho cruel mas um diploma universitário não garante satisfação pessoal e nem sucesso financeiro. Conheço muitos aqui que trabalham como técnicos, em serviços braçais etc e ganham muito bem!

    • @joseantoniocalixtofernande3743
      @joseantoniocalixtofernande3743 2 ปีที่แล้ว +1

      A formação técnica hoje em qualquer país é mais importante que a Universitária e mais procurada.

    • @silviasil5635
      @silviasil5635 2 ปีที่แล้ว +3

      Mas ninguém deveria dizer a você, o que você deve ou não fazer. Não é uma questão de dinheiro e sim de realização pessoal. Absurdo.

    • @luciaarruda8706
      @luciaarruda8706 2 ปีที่แล้ว

      @@silviasil5635 Exatamente, não é demérito nenhum concluir um curso técnico. O problema é a imposição, limitando o indivíduo ainda na infância.

    • @silviasil5635
      @silviasil5635 2 ปีที่แล้ว

      Sim, claro, concordo com vc. Não estava dizendo de realização profissional,.somente para cursos universitários. Estava me referindo à liberdade de escolha e experimentação.

  • @igorborowski5364
    @igorborowski5364 2 ปีที่แล้ว +9

    Sou carioca, vivo na França e tenho um amigo alemão graduado em direito que não pode exercer sua profissão simplesmente por não ter passado no equivalente alemão à OAB . Na época ele era jovem e queria só curtir e viajar. Resultado: reprovou em 2 testes e "babou" definitivamente pra ele. Acho isso estúpido pois Rolf é uma das pessoas mais inteligentes e perspicazes que conhecí, um cara muito legal de uma visão de mundo extraordinária. É estranho um país como a Alemanha que muito contribuiu para o mundo e a humanidade, ter um modus operandi tão estúpido ! Neste caso, a França se preocupa muito mais com as pessoas ( embora aqui existam coisas absurdas também ).
    P.S. : Admiro a disciplina dos alemães.

    • @lany1718
      @lany1718 2 ปีที่แล้ว

      Contribui muito p humanidade com o n4zismo né...Vai na Alemanha e muda teu pensamento com 10 min lá...

    • @davizao4993
      @davizao4993 2 ปีที่แล้ว

      Contribuiu muito: Duas guerras mundiais e uma ideologia genocida que iria matar 90% do mundo pq não eram brancos.

    • @igorborowski5364
      @igorborowski5364 2 ปีที่แล้ว

      @@davizao4993 camarada, não se deixe levar por superficialidades. Hitler e os nazistas foram idiotas que mancharam o nome de uma nação. A Alemanha contribuiu com ciência, tecnologia, filosofia. A própria imprensa. Guttemberg era alemão.

    • @davizao4993
      @davizao4993 2 ปีที่แล้ว

      @@igorborowski5364 sim, tu acha que foi só eles q fizeram descobertas? Tu sabe que criou o Símbolo PI? Foi um br. Quem criou o Avião? Avanço da Medicina,calendário,agricultura em vários métodos? Foi o Egito. Ena África as pessoas escovam os dentes com uma planta, mas nenhum desses são lembrados. Pq será?
      Obs: Também não sabemos se foi eles q criaram, pq uma coisa que Europeus sabem fazer é copiar e roubar. Vai no Museu desses países e ver de onde são os artefatos, tanto q nem arianos eles são, mas pegaram para si esse título que pertence a outro povo.
      Olha um tipo de sistema de ensino desse, ej pensava q o Brasil tinha um péssimo ensino/educação, mas olha esse da Alemanha, é uma escravidão!
      Do que vale esse "conhecimento" se eles queriam matar 90% do mundo com esse "conhecimento"? Inclusive vc seria uma das vítimas, és latino-americano.

    • @igorborowski5364
      @igorborowski5364 2 ปีที่แล้ว +2

      @@davizao4993 tudo o que você tá falando à respeito da contribuição de outros povos é verdadeiro. Mas, o preconceito que você nutre em palavras contra o povo alemão e em seguida por europeus não é algo aprovável . Estás repetindo o mesmo gesto dos nazistas.
      Quando você generaliza, inevitávelmente comete injustiças. O que Hitler e os nazistas fizeram, não corresponde à índole de todo o povo alemão. Oscar Schindler não tinha esse pensamento, os próprios militares sa Werhmarchtd como Erwin Rommel e Klaus Von Staufenberg não concordavam com Hitler. Tanto que o fim deles também foi a morte e morte com requintes de covardia por conta dos nazistas.
      Não podemos nos esquecer que na nossa própria constituição está escrito como meta e ideal a cooperação e a fraternidade entre os povos.