Finlândia | Destino: Educação

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 11 ก.ย. 2024
  • Autonomia e qualificação de professores são as palavras que definem a educação na Finlândia.
    Veja no Futura Play: goo.gl/Quh7m5
    Famosa pela qualidade de ensino, a Finlândia é apontada como modelo para todas as nações. Por lá, professor para entrar em sala tem, no mínimo, mestrado, e a autonomia é palavra de ordem. No Ensino Médio, por exemplo, os estudantes têm direito a escolher o que querem aprender.
    A carga horária não é exageradamente grande e a biblioteca é um dos passatempos preferidos. Em média, um estudante vai 12 vezes à biblioteca ao longo de um ano. Com ajuda de especialistas, esse episódio vai discutir também: como o governo conseguiu a difícil tarefa de igualar a qualidade do ensino? Por que a profissão de professor é a mais desejada pelos jovens, mesmo sem oferecer os salários mais altos da região? E aos melhores profissionais cabe a tarefa de trabalhar nas piores escolas. Por quê? Por fim, quais as lições que o mundo pode aprender com os finlandeses apesar de ser um país tão diferente?
    Saiba tudo sobre o Canal Futura: goo.gl/qauKIZ
    Siga nosso Twitter: / canalfutura
    Curta nossa página no Facebook: / canalfuturaoficial

ความคิดเห็น • 187

  • @elietesousalopes1581
    @elietesousalopes1581 3 ปีที่แล้ว +28

    A valorização do professor é peça primordial nesse sistema. Afamilia ajuda e participa ativamente do processo.Exemplo a ser seguido!!!

  • @professorinvestidor-aprend7702
    @professorinvestidor-aprend7702 3 ปีที่แล้ว +55

    Principais diferenças entre um povo desenvolvido e um subdesenvolvido:
    1. Quando a gente publica um livro ou um artigo científico no primeiro mundo as pessoas se interessam por nós e nos perguntam sobre o conteúdo. No Brasil perguntam: "E isso dá dinheiro?"
    2. No primeiro mundo quando contamos a alguém sobre um livro que acabamos de ler, as pessoas querem nos escutar. No Brasil dizem: "Para quê ler livros; está tudo no Google!"
    3. No primeiro mundo as pessoas fazem pós-graduação para adquirir mais conhecimento e deixar produções científicas/literárias para a posteridade. No Brasil costuma-se fazer grad. ou pós-grad. só para ter um pequeno aumento de salário.
    4. No primeiro mundo a educação está sempre em primeiro lugar pois eles entendem que ela é a base para tudo. No Brasil, tudo é mais importante do que a educação pois o povo não entende sua importância.
    O excesso de ignorância no Brasil é uma doença tão contagiosa que já matou tanta gente que nem nas estatísticas se encontram os números. A ignorância pode não matar fisicamente, mas mata mentalmente. A falta de interesse pelo conhecimento é tão grave no Brasil que o cérebro do povo ficou anestesiado, praticamente não se pensa em nada importante, não se fala em nada que seja relevante, e não se faz nada que seja útil.

    • @Lucimar4412
      @Lucimar4412 3 ปีที่แล้ว +2

      Concordo plenamente, só não devemos nos esquecer do porquê isso acontece, e do papel do "primeiro mundo" na construção dessa nossa realidade triste. Não somos inferiores, somos terrivelmente colonizados.

  • @MozartMoises1
    @MozartMoises1 6 ปีที่แล้ว +149

    Professor brasileiro ao assistir esse vídeo só pode sentir três coisas: Inveja, tristeza e revolta.

    • @010384dh8
      @010384dh8 4 ปีที่แล้ว +17

      Professor brasileiro ao assistir esse vídeo DEVE sentir três coisas: raiva do Paulo Freire, ódio do Paulo Freire, nojo do Paulo Freire. Graças ao método global de alfabetização e ao construtivismo, trazidos por este ser desmiolado ao Brasil, o nosso país entrou em um looping infinito de crianças que mal sabem ler os próprios nomes. Como alguém que não sabe ler com proficiência pode aprender qualquer outra coisa em um nível aceitável?

    • @danielmendesfernandes5469
      @danielmendesfernandes5469 4 ปีที่แล้ว +7

      Sou professor e não sinto nada disso em relação a esse vídeo.

    • @pvtpizao
      @pvtpizao 4 ปีที่แล้ว +11

      Eu até te entendo, Mozart Moisés. Mas eu não senti nada dessas coisas... São países MUITO diferentes. Apesar de saber que nossa educação anda muito mal das pernas, eu consigo ver que temos a chance de melhorar. Fazendo a nossa parte enquanto educadores e cidadãos: exercendo nossa profissão com afinco e exigindo de nossos representantes maior engajamento. A gente tem que perder essa síndrome de vira-lata e começar a pensar grande.

    • @gersonpaulo2414
      @gersonpaulo2414 3 ปีที่แล้ว +2

      Olá Mozart Moisés, tudo bem?
      Creio que tristeza e revolta sim; mas inveja acho um pouco forte e maldoso.
      O Brasil tem capacidade de instruir muito bem sua população, somos riquíssimos em recursos naturais, fontes de energia, diversidades culturais e assim por diante.
      Foi possível perceber no vídeo um padrão de vida igualitária, valorização da educação e escola pública. Infelizmente no Brasil, somos levados, impulsionados pela ideologia de que o público não presta, não cumpre o seu papel e que seus funcionários possuem "N" regalias. É claro que isso não é realidade na vida da grande maioria dos servidores públicos.
      Não há como fugir do assunto de Políticas Públicas. É obvio que nossos políticos não querem uma população instruída, crítica e visionária.
      Caso assim fosse, teríamos uma educação pública de excelência, uma saúde pública de qualidade e uma população saudável.
      Nossos professores não são valorizados e o sistema impulsiona pra isso. Não os protege, não os guarda, não os apoia.
      Não há interesse e nem há vontade pra isso.

    • @jefferssontrilhas733
      @jefferssontrilhas733 3 ปีที่แล้ว +10

      @@010384dh8 você não leu um livro do Paulo Freire.

  • @jooliva1809
    @jooliva1809 3 ปีที่แล้ว +11

    Interessante a forma como os professores são respeitados e valorizados. Mesmo sem ter um grande salário como ficou claro no vídeo. Sem pressão, também achei uma postura inteligente.

  • @danilsonlima7534
    @danilsonlima7534 8 ปีที่แล้ว +90

    assistindo este vídeo me deu uma tristeza, fiquei como o Brasil sendo tão rico economicamente e com um povo forte ,não consegue 1% dessa educação .

    • @danilsonlima7534
      @danilsonlima7534 8 ปีที่แล้ว +2

      *fiquei pensando

    • @agathacristina9956
      @agathacristina9956 6 ปีที่แล้ว +5

      Denilson Silva por culpa do MEC ( ministério da educação comunista ) nos brasileiros devemos lutar parar mudar a nossa Educação, se tiver um plano escreva no site do senado e divulgue.

    • @jordao92
      @jordao92 5 ปีที่แล้ว +12

      Você deve ser crítico do que chama ou entende por "comunismo". Qual modelo político você defende para que tenhamos uma sociedade como a da Finlândia onde, segundo o vídeo, não há diferenças absurdas de classes sociais e onde a educação é quase 100% gratuita?

    • @andrecasas1
      @andrecasas1 5 ปีที่แล้ว

      O Brasil nao e rico economicamente pois e doninado por multinacionais seu PIB e tao grande por conta do setor primario que e a agricultura a pecuaria e a mineracao

    • @andrecasas1
      @andrecasas1 5 ปีที่แล้ว

      Esquerdista de direita forte demais voce quiz dizer sofrido demais

  • @Marcos-kn1kz
    @Marcos-kn1kz 8 ปีที่แล้ว +31

    Quando o Brasil tiver um povo e este povo souber dar valor a educaçao e que esta educaçao seja gratuita e de alto nivel, dai e soh a partir dai, seremos um pais melhor, mas falta muito para isso começar a acontecer

    • @dayed2632
      @dayed2632 7 ปีที่แล้ว +4

      Falta todos os professores, mesmo contra as ideias do governo, incentivarem os seus alunos a serem críticos e buscar uma boa educação pra si e para a sua futura geração. Basta que a população como um todo pensem nisso e mudem tbm, mas só pensam em fazer filhos e buscar bolsa família, isso quando não se acabam em bebedeiras e drogas, afff bando de "intelijumentos"... O governo jamais irá investir em Educação e Saúde, "eles" não querem q isso ocorra, jamais vão querer que seus bolsos esvaziem!!! Pessoas "bobas", fracas e doentes são fáceis de serem manipuladas. PAREM E PENSEM!!!

    • @isaquemz739
      @isaquemz739 7 ปีที่แล้ว

      Ido Marcos gratuito entre aspas, pq vão sugar imposto ate do seu ultimo cabelo.

    • @andrematias987
      @andrematias987 7 ปีที่แล้ว +2

      Ido Marcos se abolirem a aprovação automática, já seria um grande passo....

  • @Lucas-lw2zt
    @Lucas-lw2zt 6 ปีที่แล้ว +26

    Uma informação chave desse documentário é que as politicas educacionais na Finlândia são tomadas a nível local e não a partir de um governo central impondo regras para todas as regiões do país. Isso faz uma grande diferença, pois um governo central não tem capacidade de analisar as mínimas diferenças regionais, culturais e econômicas e aplicar políticas específicas que atendam as essas diferenças em cada parte do país. O que entra em contraste com as decisões políticas tomadas aqui no Brasil que partem de um governo central, assim como o era na antiga URSS e ainda sim insistimos nesse erro de centralismo político.

    • @alancarlos8149
      @alancarlos8149 6 ปีที่แล้ว +5

      exatamente isso lucas e esse país não privatizou seu sistema de educação como nós fizemos no brasil por meio das privatizações que criou o mundo particular ou pago- a unica solução seria a disprivatização da educação pública o que daria faculdade de graça pra todo mundo e não mais pago e jogariamos esses politicos ladrões para o mundo público impossibilitando que eles roubem do mundo público para o privado e éssas privatizações foram feitas pelo partido do PSDB a vinte tantos anos atrás e esse sistema corrupto e desigual já deu nesse país e tudo nesse país é pago vélho e ainda pagando super mal os trabalhadores brasileiros.Existem 8 países que não privatizou seu sistema de educaçâõ e saúde como DINAMARCA- SUÉCIA- ISLÂNDIA- NORUÉGA- RÚSSIA- CHINA-ESLOVÁQUIA e a FINLÂNDIA que não permitiram o néoliberalismo que é o responsável pelas privatizações e éssa é a diferença entre eles e nós- O nósso problema é que fomos na onda déssa maldita politica ideológica que separa o nósso povo até os dias de hoje.

    • @FERNANDOSOUSALEAL
      @FERNANDOSOUSALEAL 5 ปีที่แล้ว +1

      Cara, vc mal consegue fazer uma comunicação em sua própria língua e já quer dá lição falando de ideologia política. Tu é o bichão mesmo! :| Sugiro que que vá estudar Alan, hoje no Brasil existe o Proeja de graça e sobrando vaga, e caso não tenha terminado o ensino fundamental faça a prova do ENSEJA depois faça o Proeja(Nível médio) depois procure uma Faculdade se inscreva como cotista de baixa renda e preto_pardo, procure um curso próximo onde você mora e retome os estudos, pare de cuspir o que você ver em sua TV, de início , recomendo esse resumo sobre a Finlândia: pt.wikipedia.org/wiki/Finlândia antes de falar alguma bobagem.

  • @Robson89almeida
    @Robson89almeida 4 ปีที่แล้ว +34

    Resumo da fórmula do sucesso da Finlândia de acordo com o vídeo:
    - A sociedade leva a sério a educação;
    - Número de alunos reduzido por sala ( comparado ao Brasil);
    - Professores devem ter formação mínima em nível de mestrado;
    - Formação docente rigorosa, mais do que em curso de medicina;
    - Professores têm alto prestígio social;
    - A DESIGUALDADE SOCIAL É MÍNIMA COMPARADA AO BRASIL!!!!
    - Poder público investe dinheiro de forma sábia na educação;
    - Quando é necessário fazer reformas na educação, todos decidem qual rumo seguir.
    Perdoem-me se esqueci de algo.

    • @Lucas55890
      @Lucas55890 4 ปีที่แล้ว +7

      Lá a educação é descentralizada, alunos começam a valorizar a leitura de cedo. Diferente do Brasil, que acha que letramento é a melhor opção. Lá os professores são livres para falar sobre um determinando assunto e o melhor é que não dizem que politico tal é melhor que politico tal. Educação de qualidade é isso. Valorização ao profissional, a leitura e principalmente a liberdade individual de pensar de cada um.

    • @Robson89almeida
      @Robson89almeida 4 ปีที่แล้ว

      @@Lucas55890 poderia explicar, por gentileza, por que acha que há um lado negativo do letramento?

    • @Lucas55890
      @Lucas55890 4 ปีที่แล้ว +1

      @@Robson89almeida o letramento é um método sem resultado e prejudicial. Um método usado a anos por estudantes que até hoje não sabem ler e tampouco escrever. Uma base construtivista e um método global que não dar resultado nenhum. As bases que usam métodos fônicos, tem mais resultados que isso. Alunos não conhecem a silábica. Para você ter noção, isso nasceu na Califórnia, depois que eles perceberam que prejudicou o PISA, eles deixaram automaticamente dando preferência a consciência fonética. Alfabetizar e usar letramento ao mesmo tempo para mim é como pedir para interpretar um texto, ler ele e não entender absolutamente nada. Essas práticas sociais construtivistas ideológicas com linguagens criadas e não ricas para mim só tem base social. Os alunos precisam ler contextos para desenvolverem suas habilidades.

    • @Robson89almeida
      @Robson89almeida 4 ปีที่แล้ว +2

      @@Lucas55890 também acho que o letramento tem um lado desfasado. Segundo Madga Soares, quando esse termo chegou aqui, ele foi confundido com alfabetização. Letramento significa interpretar um texto. Se parar para pensar, só interpretar um texto é algo limitado. Aí a gente entra no que você falou. Em 1996, um grupo de estudiosos de Nova Londres nos EUA criou o termo multiletramentos e multimodalidades, que de uma forma bem resumida quer dizer que além de ler, interpretar e compreender o texto, seus conhecimentos, como o de mundo, interagem com o que você lê. Isso trouxe também uma nova definição de texto, o texto multimodal: hoje circulam por aí textos que combinam letras, cores, imagens, formas, etc que, ao combinar isso tudo, traz um significado pra nós diferente de apenas um desses elementos. Chega, falei muito. Qual sua opinião, brother?

    • @Lucas55890
      @Lucas55890 4 ปีที่แล้ว +1

      @@Robson89almeida A leitura multimodal hoje realmente é fundamental. Vivemos alinhados a isso todos os dias. Muitos professores quando ensinam seus alunos lendo um livro infantil, deslocam sua visão aos desenhos. A leitura de imagem associada a leitura escrita, na minha opinião, quando se tem um bom desempenho, ajuda bastante no aprendizado. Mas quando se trata do letramento é como eu te disse cara, muitos alunos engasgam no letramento. Para mim não funciona. Parabéns por seu conhecimento. Se cuida. Abraços.

  • @TiagoSilva-mc5rk
    @TiagoSilva-mc5rk 10 ปีที่แล้ว +16

    Muito bom documentário! Assisti ontem e gostei muito. Meus parabéns a produção da TV Futura por ter feito essa série sobre Educação.
    Vou compartilhar o vídeo no meu blog.

  • @Umpoucodetudo-24
    @Umpoucodetudo-24 4 ปีที่แล้ว +20

    A principal mensagem aqui, que principalmente professores que assistem deveriam extrair, é a alta responsabilidade da educação e do educador. De certa forma, todos somos educadores, todos desempenhamos algum papel no qual somos responsáveis por ensinar/influenciar. Então a msg e o sentimento aqui é de responsabilidade e a ação é sempre buscar melhorar nesse papel. O foco não é reclamar do Brasil ou do funcionamento aqui, mas sim buscar a informação e a mudança de nossas atitudes individuais. Afinal, o que importa é o que você faz e como você contribui para melhorar sua vida e sua sociedade. O governo nunca estudará por você, nunca tomará atitudes que são de sua responsabilidade. O grande agente de mudança é cada pessoa individualmente e em segundo lugar, coletivamente.
    Então busque o conhecimento e a prática para melhorar sua vida, as dos mais "fracos" e portanto da sociedade.

    • @wdiego
      @wdiego ปีที่แล้ว +1

      Parabéns pela boa interpretação do vídeo! No Brasil temos vários exemplos de escolas públicas que se destacam por fazerem a diferença apesar de todos os obstáculos que conhecemos. A verdadeira evolução da educação deve vir da transformação da forma de pensar e agir de cada um.

  • @AVS_6
    @AVS_6 10 ปีที่แล้ว +8

    Vale a penz dedicar o tempo necessario para compreender esta estrutura educacional.

  • @marco_and_music
    @marco_and_music 2 ปีที่แล้ว +1

    É tudo uma questão cultural. O brasileiro não valoriza o aprendizado, a leitura, o estudo, o aperfeiçoamento. Não valoriza o esforço, não valoriza os professores. Nem os professores se esforçam tanto para continuar aprendendo e evoluindo. Brasileiro quer sempre o atalho e tenta sempre um "jeitinho". Por isso vemos tantas favelas, tanta pobreza e tanta desigualdade. Não adianta mudar o governo se nossa mentalidade não mudar.

    • @sandraandrademagalhaes6006
      @sandraandrademagalhaes6006 7 หลายเดือนก่อน

      Apesar de existirem professores da forma mencionada, existe aqueles que gostaria de uma formação muito melhor. Mas, o governo não nós auxilia. Um crescimento de faculdades particulares muito ruins, ou de forma online de péssima qualidade e ainda tem os nossos sálario que não n´s permite realizar a tão sonhada formação além...
      Tem professores que tem familia e o salário deixa a desejar quando deseja um grau de mestre(torno a dizer o governo não nós ajuda). E aqueles que chegam a mestre ou doutor, abandonam a escola pública por causa do salário. Portanto no Brasil existe uma diferença muito fgrande classe social em todos os âmbitos dasociedade, e não se misturam. Realizei a tão sonhada caminhada ao magistério com muiuta dificuldade, a pós foi bem complicada entre desistir, voltar e realizar ainda tem os cursos de extensões que sempre que posso estou a fazer para reciclar. Educar honje no Brasil estáalém de ter uma especialidade ( como ciência, matemática...) precisa ter curso de psicologo ou psicopedagogo para acompanhar a demanbda de crianças com problemas cognitivos e mental. Então é fácila falar que professor nã quer se atualizar.

  • @andrecasas1
    @andrecasas1 5 ปีที่แล้ว +7

    Pais rico demais de 1 mundo sociedade muito sofisticada ,aqui no Brasil o povo tem a ideia que pais rico e so os Estados Unidos vista a tamanha influencia deles na cultura daqui

  • @victorgustavo4366
    @victorgustavo4366 4 ปีที่แล้ว +4

    Simplesmente apaixonante. Eu, que pretendo ser professor, vejo tudo isso como inspiração. Triste ver o nosso Brasil com péssimos professores e, do outro lado, a sociedade tratando esses profissionais com tanto desdém. Bom, isso não começou de hoje e já está dando seus frutos podres...

  • @Reis.507
    @Reis.507 8 ปีที่แล้ว +17

    muito bom poren mesmo que tenham bons exemplos a serem seguidos pelo Brasil, ainda assim temos que pensar nas diferenças populacionais, territoriais, culturais e principalmente ideologicas, primeiramente axo que devenos descentralizar o sistema como eh dito no inicio do video, e investir na educaçao do professor, para que este seja no minimo mestre, mas, isto envolveria uma ardua luta politica, que deveria envolver toda a sociedade brasileira, que anda (ou sempre foi) muito apatica politicamente, nos ao inves de debater aqui na internet deveriamos criar coragem e projetos para serem colocados em pratica. minha leiga opiniao, por favor a respeite.

    • @ueldersantos6258
      @ueldersantos6258 8 ปีที่แล้ว +5

      Falou tudo,so pecou no seu português! kkkkkkkk

    • @Reis.507
      @Reis.507 8 ปีที่แล้ว

      Mal ai galera ecrevi pelo celular ! kkk

    • @Lucas55890
      @Lucas55890 4 ปีที่แล้ว +3

      Outro grande problema no Brasil é a leitura. Não valorizam a leitura, não conhecem nada sobre os clássicos, sobre a filosofia. Precisamos colocar nossos alunos para ler.

  • @MatematicaReinan
    @MatematicaReinan 8 ปีที่แล้ว +12

    Muito obrigado por disponibilizar este conteúdo.

  • @Presenteme
    @Presenteme ปีที่แล้ว +1

    Estou vendo aqui, pq gostava de assistir na tv aberta em 2011 2012 😅.

  • @sabrinaguimaraestristan9178
    @sabrinaguimaraestristan9178 7 ปีที่แล้ว +11

    é possível fazer uma educação no Brasil desse porte .

  • @explorercia44
    @explorercia44 6 ปีที่แล้ว +36

    Cultura da educação é a chave para o sucesso de um país. A Finlândia possui cultura de educação ,porém o Brasil não a possui .simples assim...

    • @wesleymartins7157
      @wesleymartins7157 ปีที่แล้ว

      Penso exatamente assim. O problema no Brasil é simplesmente a falta da cultura de educação.

  • @younostra
    @younostra 8 ปีที่แล้ว +39

    Não é outro pais é outro mundo!!!!

    • @Rickriquinho
      @Rickriquinho 8 ปีที่แล้ว +5

      +Leo Motta Falou tudo!

    • @caiogabrielfernandes3332
      @caiogabrielfernandes3332 5 ปีที่แล้ว +2

      Leo Motta
      Deveras, para nós brasileiros de fato é outro mundo!

  • @robertorochadecastrosousa1175
    @robertorochadecastrosousa1175 7 ปีที่แล้ว +5

    Gostei muito desse doc. , Assisti o da Coreia do sul e tbm é muito bom, é uma pena que tantos recursos financeiros sejam desviados no Brasil e o profissional da educação seja tão mal remunerado. É um quadro Horrível de se ver e de vivenciar em um país que tem tantos recursos para ser excelente em tudo.

  • @felipefrancisco6137
    @felipefrancisco6137 7 ปีที่แล้ว +90

    O Brasil só se preocupa em ser primeiro lugar no futebol. Já na educação...

    • @ChemistryAtomistic
      @ChemistryAtomistic 6 ปีที่แล้ว +1

      Estamos na Copa do Mundo de 2018 e suas palavras nunca foram tão presentes

    • @iagomiranda5149
      @iagomiranda5149 4 ปีที่แล้ว +1

      CONCORDO PLENAMENTE .

    • @senhord2467
      @senhord2467 3 ปีที่แล้ว

      Verdade mano

    • @reidowindows9423
      @reidowindows9423 3 ปีที่แล้ว +1

      sim, porque o futebol enche o bolso de dinheiro dos governos e das grandes empresas.

    • @deniciguimaraes4823
      @deniciguimaraes4823 3 ปีที่แล้ว +1

      Não e o Brasil, e sim a maioria dos brasileiros

  • @cesarcaldas8272
    @cesarcaldas8272 3 ปีที่แล้ว +2

    Infelizmente, sei que pouquíssimas pessoas vão assistir ao vídeo que estou compartilhando - e que melhora a cada minuto de sua produção. Políticos? Muito menos, talvez nenhum assista. Está aqui um documentários que deveria ser visto, obrigatoriamente, por todos os formuladores brasileiros de políticas públicas, em especial pelos do Poder Executivo - prefeitos, governadores e o presidente. Também os legisladores, que em última análise votam os orçamentos dos municípios, dos estados e da União, têm muito a aprender com ele. Pais e professores sentirão tristeza em viver em um pais como o nosso - tenho certeza. Eu gostaria muito que transformassem essa tristeza em esperança, e a esperança em ação: que se unissem, que pressionassem tantos órgãos públicos quantos estejam ao seu alcance, pessoalmente, por e-mail, telefone, WhatsApp, para começar a transformar a realidade brasileira pelo único caminho que existe.

  • @jadsonbarros5199
    @jadsonbarros5199 3 ปีที่แล้ว +1

    Na Finlândia eles reduz a carga horária. No Brasil só faz aumentar desde 1996.

  • @kiki5192
    @kiki5192 3 ปีที่แล้ว +1

    Cheguei a me emicionar em saber da educação, do sistema de educação nesse país...WOW!!!

  • @deyvisonlobato
    @deyvisonlobato ปีที่แล้ว

    Muito bom assisti uns anos atrás

  • @Cristype1diabetic
    @Cristype1diabetic 4 ปีที่แล้ว +2

    O que me deixa intrigado: oras, se é o melhor sistema educacional, por que a pedagogia brasileira não aplica no Brasil? Estranho né? Mas , vamos lutando até o fim de o Brasil se tornar um país de mais qualidade no quesito educação.

  • @NETOSPZSHOWDCPM
    @NETOSPZSHOWDCPM 4 ปีที่แล้ว +3

    Obrigado pelo conteúdo 🙏🏽🇧🇷

  • @michensouza
    @michensouza 4 ปีที่แล้ว +6

    Lá a educação é valorizada, aqui no Brasil falta valorização

  • @pra.suelidesouza
    @pra.suelidesouza 3 ปีที่แล้ว

    investimento em qualificação,liberdade ,dialogo com alunos,familia e comunidade.

  • @alancarlos8149
    @alancarlos8149 6 ปีที่แล้ว +8

    DINAMARCA- SUÉCIA- NOVA ZELÂNDIA- NORUÉGA- ISLÂNDIA- RÚSSIA- CHINA- ESLOVAQUIA E A FINLÂNDIA são exemplos de países que não permitiram o néoliberalismo que é o sistema responsável pelas privatizações criando o mundo particular e pago- lá educação é de graça e a saúde pública também é de graça pelo fato deles não terem privatizado como aconteceu no brasil que privatizou tudo e éssa é a diferença entre eles e nós do brasil. País que tem visão de mundo faz isso e país que tem visão de fracasso faz o invérso e isso foi feito pelo PSDB quando governou o brasil a 16 anos atrás.

    • @haiironosora9714
      @haiironosora9714 6 ปีที่แล้ว +2

      @SchülerDk não me diga, gênio.

    • @kaioteixeira2160
      @kaioteixeira2160 4 ปีที่แล้ว +2

      Primeiro todos esses países que você citou menos a Russia, são os países com maiores índices de liberdade econômica, impostos altíssimos, menores índices de corrupção tudo por causa do liberalismo.
      Segundo PSDB(Centro-Esquerda) e PT(Esquerda), o nosso país começou realmente fracassar em tudo dês do Fernando Henrique Cardoso onde começaram a investir menos na industria, infraestrutura do país assim como na educação.
      Terceiro o professor perdeu o poder que não é reprimir o aluno mas sim ser respeitado hoje os professores estão com mais medo de apanhar do aluno e dos pais do que ensinar
      Quarto hoje a escola faz dois papeis: Ensinar e Educar não sei quem foi o idiota que jogou a responsabilidade na escola de resolver os problemas do aluno e se você for ver os pais jogam na escolar seus filhos que muitas vezes tem problemas para a escola resolver.
      Quinto muitas famílias só mandam seus filhos para escolar por dois motivos: Bolsa-Família e por causa do conselho que fica enchendo o saco para a criança ir para a escolar estudar e na verdade faz ao contrario grande maioria só dá trabalho atrapalhando o professor e os que querem estudar realmente.
      Sexto na Finlândia os professores tem sua própria autonomia e métodos de ensino,também os Municípios são dotados de total liberdade sendo assim descentralizado assim como muitos países com melhores educações do mundo, eles confiam na capacidade dos professores, Poder público investe dinheiro de forma sábia na educação, Professores têm alto prestígio social coisa que o Brasil não tem, Professores devem ter formação mínima em nível de mestrado, a sociedade leva a sério a educação, outra lá não tem baba então investem em escolas integrais como o Prof Pier falava no Ângulo AULA DADA, AULA ESTUDADA, HOJE o que isso quer dizer de manhã o professor dá aula, a tarde eles tem na escola uma mesa com gavetas para colocar o material escolar e todos eles estudam silenciosamente e são uns dos maiores sistemas educacionais do mundo (Finlândia).
      Sétimo os alunos no ensino médio escolhem o querem estudar algumas matérias são obrigatórias e o restante os alunos escolhem de acordo com eles querem, e também eles se preocupam com o que o aluno gosta assim desenvolvê lo em cima disso e muito importante eles dão prioridade no desenvolvimento físico assim como o Japão onde é obrigatório escolher um clube para participar.
      Agora no Brasil é tudo ao contrario da Finlândia claro eles são um país com 5 milhões de habitantes e com muito menos desigualdade social diferente do nosso país, mas os nossos professores obrigam o aluno a ler um livro sendo que isso não funciona isso só gera ódio dos alunos sobre os livro e outra não é que o brasileiro não sabe estudar mas sim o brasileiro não foi ensinado a estudar.
      Outra na cidade de Buenos Aires tem mais bibliotecas do que o Brasil inteiro então por que os argentinos estão na nossa frente porque eles lê mais diferente dos nosso estudantes e outra é fácil falar em investir mais em educação mas ninguém sabe aonde investir, aonde é fundamental para o país por exemplo: formação de professores, melhores matérias didáticos, formação técnica que pode fazer quem sair do ensino médio possa arrumar emprego.
      Para resolver o problema do nosso país tem que fazer uma reforma educacional como eu separaria em duas uma estrutural e outra no ensinamento porque não adianta mexer no ensino que essa velha estrutura educacional não vai aguentar.

    • @jadsonbarros5199
      @jadsonbarros5199 3 ปีที่แล้ว

      No Brasil os partidos são social democrata ou esquerda apenas no nome. Já são 31 anos de liberalismo no Brasil.

    • @jadsonbarros5199
      @jadsonbarros5199 3 ปีที่แล้ว

      @Acroporium sp. São não, por lá, Estado e Mercado se completam. No Brasil já tem 31 anos de liberalismo.

  • @joaocardosodasilva9224
    @joaocardosodasilva9224 4 ปีที่แล้ว +1

    Educação é a base de tudo. Não chegaremos a nenhum lugar sem educação de qualidade e valorizando os seus profissionais. Aqui tá longe de acontecer, o que eles querem é um país bagunçado sem educação pra continuar roubando e manipulando seu povo. Vão ser necessária milhões de gerações para mudar essa triste realidade.

  • @devulsky
    @devulsky 9 ปีที่แล้ว +2

    Grato por compartilhar

  • @vennessa
    @vennessa 4 ปีที่แล้ว +3

    Utopia achar que isso cabe ao Brasil, primeiro a NOSSA SOCIEDADE não dá valor algum a educação, veja os jovens no ensino médio, por exemplo, a mentalidade deles, veja a mentalidade dos pais da crianças do ensino fundamental... primeiramente precisaria que a própria sociedade se desse conta da questão educacional, mas isso está longe de acontecer, há mais de 500 anos temos uma mentalidade, uma cultura já criada e fortalecida neste sentido. Estes países, como a Finlândia, já tem OUTRA CULTURA E MENTALIDADE há décadas, assim como no Japão, como em qualquer outro país onde a educação é prioridade. A educação não é só aquilo que se aprende na escola, é a base do conhecimento que você adquire ao crescer, ao que está ao seu redor, com sua família. Nosso povo vai demorar muito para evoluir. É lindo e parabenizo a Finlândia por isso, mas não adianta querer enfiar este método no Brasil, não funciona.. é coisa para inglês ver. Eles são outra SOCIEDADE, outra CULTURA, outro MODO DE VER A VIDA, DE VIVER A VIDA. Precisamos criar MÉTODOS PRÓPRIOS, baseado em nossa cultura, nossa realidade. Professores nestes países são valorizados, ganham bem, não vivem imersos em trabalhos burocráticos sem sentido. Aqui quando isso vai acontecer? A própria sociedade vilaniza o professor, os próprios professores também fazem o papel errado... existem ótimos professores mas tb existem péssimos professores e por conta destes péssimos professores uma categoria inteira é estereotipada.

  • @rafaelods6825
    @rafaelods6825 3 ปีที่แล้ว +2

    resultado de uma sociedade com professores sérios e não militontos

  • @lindaurarp
    @lindaurarp 9 ปีที่แล้ว +5

    fantastico!

  • @flavioferreiradasilva6027
    @flavioferreiradasilva6027 3 ปีที่แล้ว +2

    Como visto no video : " aprender nos dá poderes"

  • @MrAndalen
    @MrAndalen 9 ปีที่แล้ว +5

    Já vi e revi, 3 vezes. Quando chegaremos no Brasil, a ser ao menos 50% disso na educação.?

    • @Rickriquinho
      @Rickriquinho 9 ปีที่แล้ว +2

      Claudemiro Soares Por favor, não fale besteira...

    • @Rickriquinho
      @Rickriquinho 9 ปีที่แล้ว +1

      Claudemiro Soares Seu comentário foi típico de olavetes, simplórios e perdedores: "Não há jeito...", "professor é preguiçoso". PS. Os EUA não são padrão para nada, é o único país de primeiro mundo em que o analfabetismo cresce.

  • @kaicbraga3133
    @kaicbraga3133 7 ปีที่แล้ว +2

    mediante nossa realidade brasileira pensei que isso era até utopia , um país com Boa qualidade em educação e que valoriza tanto esta quando os profissionais responsáveis por ela.

  • @liliancostacarvalho8453
    @liliancostacarvalho8453 3 ปีที่แล้ว

    Legal culturalmente respeito

  • @FilipeAlvess
    @FilipeAlvess 4 ปีที่แล้ว +6

    Na Finlândia os professores tem sua própria autonomia e métodos de ensino,também os Municípios são dotados de total liberdade. Eles confiam na capacidade dos professores,no Brasil os professores são obrigados a enfiar na cabeça dos alunos um sistema de educação que vem do MEC (Nacional), que muitos professores mesmo não concordam,más se vê obrigado a ensinar,ou seja,ULTRAPASSADO!

  • @giosantos7105
    @giosantos7105 2 ปีที่แล้ว

    O documentario ficou muito bom , só não entendi o porque da musiquinha de fundo do Sítio do Pica-Pau amarelo

  • @PeaoBareto
    @PeaoBareto 6 ปีที่แล้ว +3

    Documentário excelente! Muito bem feito. Triste ver que a maioria das pessoas no Brasil prefere usar seu tempo livre pra ver lixo na internet ao invés de procurar bom conteúdo.

  • @edulinguagemProfSilas
    @edulinguagemProfSilas 4 ปีที่แล้ว +2

    Não dá pra comparar com o Brasil, somos 200 milhões de pessoas está cidade tem 5 milhões de pessoas.
    Eu sei que nosso sistema é péssimo mas a quantidade de pessoas tmb é fator de investimentos!

    • @jeffersonalves3838
      @jeffersonalves3838 4 ปีที่แล้ว +6

      A educação deles é financiada com dinheiro de impostos, e essa arrecadação é proporcional ao número de habitantes, poderíamos ter o mesmo sistema com uma arrecadação proporcional ao número de habitantes aqui. O que falta é planejamento e iniciativa em minha opinião.

    • @usuario-eq4sg
      @usuario-eq4sg 4 ปีที่แล้ว

      culpa dos liberalóides

  • @sabrinaguimaraestristan9178
    @sabrinaguimaraestristan9178 7 ปีที่แล้ว +1

    Nota 1000

  • @raonymilet
    @raonymilet 10 ปีที่แล้ว +4

    o tempo do vídeo está duplicado.

  • @raimundauchoa4753
    @raimundauchoa4753 3 ปีที่แล้ว +1

    6:48 linda a Metti..

  • @papodereino-comobispoferna2607
    @papodereino-comobispoferna2607 3 ปีที่แล้ว

    Sem uma boa formação dos profissionais de educação, não melhoria em nada.

  • @laramachado7831
    @laramachado7831 3 ปีที่แล้ว

    A Finlandia está cortando investimentos em educacao. Mas ainda tem as melhores notas no Pisa

  • @hugoseabra6890
    @hugoseabra6890 ปีที่แล้ว

    Eles falam alemão na Filandia?

  • @sabrinaguimaraestristan9178
    @sabrinaguimaraestristan9178 7 ปีที่แล้ว +1

    Só o hoje faz .

  • @humana8749
    @humana8749 3 ปีที่แล้ว +1

    Quantas pessoas estão assistindo esse documentário por curiosidade própria?
    Quantas pessoas estão assistindo o felipe neto e não dão 1 hora do seu dia para um documentário assim?
    Reflita.

  • @alexandrefreiredealbuquerq7873
    @alexandrefreiredealbuquerq7873 6 ปีที่แล้ว +7

    Me sinto triste de nascer no Brasil,estudando pra entrar em federal pra fazer mestrado na Finlândia.

    • @melmeberak2615
      @melmeberak2615 5 ปีที่แล้ว +1

      Espero que vc consiga Alexandre pois a Finlandia e algo inesplicavel....Te desejo toda sorte.

  • @nilzacruz2630
    @nilzacruz2630 3 ปีที่แล้ว

    o Brasil possui condicões para reger uma educação semelhante a de slandia porem falta esforço pulitico

  • @vivianenogueira1649
    @vivianenogueira1649 4 ปีที่แล้ว

    lindo

  • @AVS_6
    @AVS_6 10 ปีที่แล้ว +8

    300 visualizacoes apenas? E isso?

    • @Arzgah
      @Arzgah 8 ปีที่แล้ว +2

      Triste demais né, cara? Vai ver os vídeos porcarias... BOOM. Nem precisa comentar.

  • @devesa6718
    @devesa6718 4 ปีที่แล้ว

    Fala ai galerinha do palas

  • @devesa6718
    @devesa6718 4 ปีที่แล้ว +1

    Eae barker

  • @tami9611
    @tami9611 4 ปีที่แล้ว

    O resultado pode ser diferente, mas olhando assim....parecem alunos "normais" como os nossos.

  • @laramachado7831
    @laramachado7831 3 ปีที่แล้ว

    Quero isto para o Brasil. Entao teremos que acabar com os privilegios politicos

  • @kaioteixeira2160
    @kaioteixeira2160 4 ปีที่แล้ว +2

    Primeiro a Finlândia está com maiores índices de liberdade econômica, impostos altíssimos, menores índices de corrupção tudo por causa do liberalismo.
    Segundo PSDB(Centro-Esquerda) e PT(Esquerda), o nosso país começou realmente fracassar em tudo dês do Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma onde começaram a investir menos na industria, infraestrutura do país assim como na educação.
    Terceiro o professor perdeu o poder que não é reprimir o aluno mas sim ser respeitado hoje os professores estão com mais medo de apanhar do aluno e dos pais do que ensinar
    Quarto hoje a escola faz dois papeis: Ensinar e Educar não sei quem foi o idiota que jogou a responsabilidade na escola de resolver os problemas do aluno e se você for ver os pais jogam na escolar seus filhos que muitas vezes tem problemas para a escola resolver.
    Quinto muitas famílias só mandam seus filhos para escolar por dois motivos: Bolsa-Família e por causa do conselho que fica enchendo o saco para a criança ir para a escolar estudar e na verdade faz ao contrario grande maioria só dá trabalho atrapalhando o professor e os que querem estudar realmente.
    Sexto na Finlândia os professores tem sua própria autonomia e métodos de ensino,também os Municípios são dotados de total liberdade sendo assim descentralizado assim como muitos países com melhores educações do mundo, eles confiam na capacidade dos professores, Poder público investe dinheiro de forma sábia na educação, Professores têm alto prestígio social coisa que o Brasil não tem, Professores devem ter formação mínima em nível de mestrado, a sociedade leva a sério a educação, também eles fizeram ao contrario de muitos países que exigem muito dos alunos a terem uma nota mais alta para mostrar que seu ensino é muito bom ,outra lá não tem babá então investem em escolas integrais como o Prof Pier falava no Ângulo AULA DADA, AULA ESTUDADA, HOJE o que isso quer dizer de manhã o professor dá aula, a tarde eles tem na escola uma mesa com gavetas para colocar o material escolar e todos eles estudam silenciosamente e são uns dos maiores sistemas educacionais do mundo (Finlândia).
    Sétimo os alunos no ensino médio escolhem o querem estudar algumas matérias são obrigatórias e o restante os alunos escolhem de acordo com eles querem, e também eles se preocupam com o que o aluno gosta assim desenvolvê lo em cima disso e muito importante eles dão prioridade no desenvolvimento físico assim como o Japão onde é obrigatório escolher um clube para participar.
    Agora no Brasil é tudo ao contrario da Finlândia claro eles são um país com 5 milhões de habitantes e com muito menos desigualdade social diferente do nosso país, mas os nossos professores obrigam o aluno a ler um livro sendo que isso não funciona isso só gera ódio dos alunos sobre os livro e outra não é que o brasileiro não sabe estudar mas sim o brasileiro não foi ensinado a estudar.
    Outra na cidade de Buenos Aires tem mais bibliotecas do que o Brasil inteiro então por que os argentinos estão na nossa frente porque eles lê mais diferente dos nosso estudantes e outra é fácil falar em investir mais em educação mas ninguém sabe aonde investir, aonde é fundamental para o país por exemplo: formação de professores, melhores matérias didáticos, formação técnica que pode fazer quem sair do ensino médio possa arrumar emprego.
    Nós no Brasil temos ótimos professores e alunos.
    Por que os alunos das escolas privadas do Brasil entram em grande partes das melhores universidades do país, porque nas escolas particulares o aluno reprova diferente das escolas públicas, o dinheiro que eles recebem dos pais dos alunos é bem investido na educação deles, exigem mais do aluno.
    Para resolver o problema do nosso país tem que fazer uma reforma educacional como eu separaria em duas uma estrutural e outra no ensinamento porque não adianta mexer no ensino que essa velha estrutura educacional não vai aguentar.

    • @jadsonbarros5199
      @jadsonbarros5199 3 ปีที่แล้ว +1

      Liberalismo clássico leva a escravidão .

  • @senhord2467
    @senhord2467 3 ปีที่แล้ว +1

    Volta MONARQUIA no Brasil

  • @raisaiid1177
    @raisaiid1177 5 ปีที่แล้ว +1

    Educação brasileira - mesmo com muito recurso - é tão péssima que parece que foi planejada para ser assim.

  • @a.m.f.m5504
    @a.m.f.m5504 7 ปีที่แล้ว +5

    Prefiro o modelo sul coreano. A pressão possui maior poder de disseminar a educação a todos.

    • @brunacosta559
      @brunacosta559 7 ปีที่แล้ว +7

      Mello Arismar então se mude pra lá

    • @andrematias987
      @andrematias987 7 ปีที่แล้ว +5

      Bruna Costa man, ele só deu a opinião dele... e eu acretido que ele quer morar lá (ate eu quero) mas não é tao simples assim

    • @a.m.f.m5504
      @a.m.f.m5504 7 ปีที่แล้ว +5

      André Matias Exatamente isso. Quero sim e muito. Quem dera fosse simples... O ideal seria que eu acordasse de um sonho e percebesse que o Brasil é uma nova Coreia do Sul. Sonhos... Sonhos...

    • @edersonvitorferreira7936
      @edersonvitorferreira7936 7 ปีที่แล้ว +12

      Bem,devido a pressão de familiares em seus filhos para conseguir um ótimo desempenho acadêmico na Coréia do Sul,o número suicídios entre jovens segue em alta pelo fato de os mesmo não alcançarem suas metas acadêmicas.

    • @liviamoreira2866
      @liviamoreira2866 7 ปีที่แล้ว +5

      Mello Arismar Porém pelo alto nível da competição, os estudantes estão sofrendo muito !

  • @rogeriorocha40
    @rogeriorocha40 3 ปีที่แล้ว

    Olha as meninas nao estão nuas que legal.

  • @maotse-tung4982
    @maotse-tung4982 6 ปีที่แล้ว +1

    O único jeito do Brasil ficar desse jeito é com uma revolução.

  • @trickpa80
    @trickpa80 3 ปีที่แล้ว

    É so acabar com a doutrinação e doutrinadores , colocar gente com foco em economia, produção, sustentabilidade , excluir qualquer tipo de símbolo de esquerda ou política e assim aumentar salários conforme resultado do professor ! Tudo isso é contrário ao que temos no Brasil hoje . A maldição chamado Paulo Freire, acabou com a educação e um futuro !

    • @kakesss9126
      @kakesss9126 3 ปีที่แล้ว +6

      Vc ta enganado. Essa escola é oque Freire prega nos seus ensinamentos. Preparar o aluno para a vida. Nao é só para passar em prova. Ou ficar dentro de sala aula decorando materia.

    • @julianasilvam
      @julianasilvam 3 ปีที่แล้ว +2

      Parece que vc nunca estudou Paulo Freire de verdade