@@jeffersonmartins9375 verdade o Otávio Mesquita uma vez se meteu numa galeria subterrânea da Paulista cheia de baratas kkkk foi muito engraçado aquele programa, a TV precisa voltar com esse tipo de conteúdo, hj em dia parece que só existe reality show no mundo.
Por este tipo de vídeo que deixei de lado as tvs abertas e fechada lá tudo do mesmo foram mais de 40 anos nunca tinha visto conteúdo assim parabéns....😊
É difícil acontecer, mas lembro que nos anos 90, teve um dia que choveu tanto na cidade, que bem no horário do rush da tarde os túneis da Linha 1 - Azul entre Luz e São Bento alagaram e a operação da linha pra zona norte ficou interrompida, virou um tremendo caos.
Sempre tive curiosidade em saber como as ruas de São Paulo ficam alagadas durante o período de chuvas e os túneis do metrô não. Obrigado por mostrar para nós os bastidores do Metrô de São Paulo. 🚄
Iria comentar algo diferente seria dica de ajuste de paletó, no caso dele é nítido o ajuste da manga encurtando a mesma e retirando 2 dos 4 botões, um verdadeiro sacrilégio, a dica seria achar um bom alfaiate que saiba fazer a técnica de encurtar envelope de manga, mantendo os 4 botões e permanecendo a característica padrão
Sistema de bombeamento em redundância sim, é obrigatório, más são todas bombas/motores eletricos, e em caso de "pane" eletrico no fornecimento geral, tem Geradores para suprir? Onde trabalhei industria quimica, tinha até geradores a"Vapor".
Muito interessante ver os sistemas internos, mas faltou falar das áreas externas das estações, cujo projeto é pensado para evitar a entrada de água nas estações e na via, e que é a primeira e principal barreira contra inundações. Inclusive uma das estações da Linha 5 lilás teve um erro de projeto que terminou em alagamento poucos meses após a inauguração do novo trecho da linha, e foram necessárias obras de correção da infraestrutura.
Quando puder, faz um vídeo mostrando como são feitos os controles de pragas nas linhas, como morcegos, ratos... já vi muito rato no metrô de Nova York, aqui ainda não observei. Mas precisamente ratazanas. Um abraço.
Muito boa a matéria Renato! Lembro que naquele vídeo falando sobre controles de pragas do metrô tinham as canaletas coletando as águas infiltradas. Então acredito que tem calhas ou ralos ao longo da via que leva até esse reservatório que seria interessante saber a capacidade em litros.
A estação Tiradentes chegou a fixar embaixo d'água por volta de 1982 e 1983, um grande desafio será manter a estação pompeia seca nos dias de enchente na região
Entendi agora porque a estação Anhangabaú não inunda. Curioso é o túnel de mesmo nome, que fica nas adjacências vez por outra vira um piscinão quando cai chuva forte. 🤔
Os túneis rodoviários da cidade têm esse mesmo sistema, com bombas de drenagem. Mas a CET, responsável pela operação dos túneis, é completamente incompetente na gestão e manutenção.
Eu ja vi algumas estações da linha 1 azul e 3 vermelha em algumas chuvas com agua nas vias ,Chuvas muitos fortes na cidade mas parou o metro por algumas horas
Boa noite a todos, eu já trabalhei muito nesse trecho que apareceu no vídeo, fazendo tratamento de infiltração no túnel com aplicação de resinas de poliuretano, já vi diversas vezes essas bombas trabalhando em dia de volume elevado de água.
Acho que faltou falar que 1/2 ou 1/3 do túnel (Abaixo da pista de rolagem) serve como reservatório, ou um "Valão" de drenagem, seria interessante tentar mostrar.
Cara, sempre curtir seus videos pois são muito informativos. Mas, eu sentia falta de conteudos assim, continue a fazer videos assim mostrando bastidores e resondendo curiosidade que a maioria de nós temos. Parabéns!
Muito interessante. Sempre quis saber como funcionava o metrô sem inundar. Duas perguntas: qual a capacidade volumétrica desses poços de acumulação da água? Estando chovendo forte, as ruas e as redes pluviais cheias de água, como as bombas conseguem jogar a água na rede já cheia?
Esses poços são de baixa capacidade 2 a 3 mil litros apenas, só que as bombas são monstruosas dependendo do local, com altíssima capacidade volumétrica e pressão. Ela empurra água pra rede , não tem como a pressão da rede ser maior.E água de chuva não acessa o túnel, essas bombas servem pra retirar água de infiltração , acontece que qdo chove o volume da infiltração aumenta, mas na maioria dos locais essa infiltração é ininterrupta.
Muito bom o conteúdo, parabéns 😊😊 Só na próxima coloca um microfone no entrevistado, ficou muito baixou a fala deles, teve momentos que não deu pra entender 😢 Foi isso ficou muito bacana
Sou do Rio e me encantei mt com a organização e tamanho das linhas férreas de SP o grande investimento de trens e metros no estado valeu a pena, nunca precisei em todos os momentos que estive aí pegar algum ônibus ou Van para me deslocar, diferente do Rio onde dependo mais de ônibus urbano do que dos trens e metrô 😢...
Cara parabéns pelo teu trabalho! É um video muito bem feito mas ele é realmente muito bom pra tv, no youtube a resposta tem que vir rapida, não interessa se o video fica simplorio, a resposta tem que ser rapida e depois vem as informações complementares. Claro tudo isso é minha humilde opnião👍
Boa sacada seria bom um vídeo explicando como faz pra trabalhar com esse tipo de coisa apesar de técnico em eletrotécnica só de imaginava a parte do trem não tinha menor ideia desse departamento que foi mostrado no vídeo
Show!!! É tecnologia de primeiro mundo 🌎. Mais eficaz até que o do metrô 🚇 de Nova York que a poucas semanas atrás sofreu alagamentos, devido a elevação do Rio Hudson, em decorrência de fortes chuvas na cidade.
No rio o bonde, VLT, trem, metrô e teleférico todos usam eletricidade para funcionar, porém não da mesma forma, mas água no sistema de transporte público do Rio seria catastrófico. Se o governador prestasse reativava as estações de trem do estado, mas a única coisa que ele faz é aumentar a aumentar a passagem.
Os tùneis do metrô não alagam pois as estações estão localizadas em pontos onde não ocorrem alagamentos. E, no caso de locais alagáveis, as linhas são aéreas, ou com entradas elevadas, para que as águas de inundação não invadam a estação.
O metrô sempre está abrindo as portas pra vc gravar o seus vídeos e nos alegrar aqui, queria ver vc gravar com a Viamobilidade e ouvir as Bobagens que os caras iam falar.
Quer dizer então que chovendo muito ou não semprr haverá água em defluvio pelos túneis? E como fica o contato da água com o sistema elétrico que alimenta os carros?
A água ser acumulada num poço e ser bombeada para a rede pública pluvial é similar ao que ocorre em edifícios com subsolo. Agora se a rua está alagada é porque a rede pública tem vazão o suficiente para esta água... então a bomba do metrô ajuda a aumentar o nível da água nas ruas, é isso?
Basicamente sim, as Bombas tentam a todo custo salva o túnel da inundação, jogam a água pro sistema pluvial da rua que está saturado, essa por sinal ao receber a água que desce ao túnel, acaba elevando ainda mais seu nível e nisso fica um cabo de guerra, até o ponto onde o nível da água da rua sobe tanto que passa pela contenção natural das estações e invade com força total as mesmas e da merd@! Ou as bombas hidráulicas não dão conta do volume e água da rua invade o túnel e se acumula nele, oque faz seu nível na rua descer! Geralmente as bombas do metrô e a arquitetura das estações conseguem lhe dar com o volume das enchentes e das consequências das mesmas despejarem água na rede pluvial já saturada, mas já ouvi dizer que muito raramente os trilhos do metrô inundam.
Este sistema poderia ser implantado pra acabar com as enchentes em toda a São Paulo! Túneis com bombeamento subterrâneo interligando a baixada Santista! Infelizmente fazem piscinões que já se provar obsoletos onde gasta se milhões e cada vez em dias de chuva a Cidade de São Paulo totalmente instrasintavel devido às enchentes!
Tudo certinho para acessar o túnel pelas escadas. Cinto de segurança, capacete e talabarte em Y sendo usado corretamente, desengate de um mosquetão enquanto o outro está conectado e o detalhe mais importante é que o gancho (pontos de conexão com a ancoragem) realmente deve ser feito na altura da cabeça para que em caso de queda a absorção da energia gerada seja distribuída corretamente. Além de trazer informações úteis e interessantes preza pela segurança. Parabéns!
Única grande falha no metrô é a falta de toiletes. Parecem que pensam que as pessoas são carrapatos.Poucas estações possuem banheiros públicos.Falta de respeito com o passageiro.
Me fez lembrar dos programas do saudoso Goulart de Andrade no ptograma o comando da madrugada. Muito bom Renato
Também me veio essa lembrança e do Otávio Mesquita quando tinha um programa parecido. Bons tempos
@@jeffersonmartins9375 verdade o Otávio Mesquita uma vez se meteu numa galeria subterrânea da Paulista cheia de baratas kkkk foi muito engraçado aquele programa, a TV precisa voltar com esse tipo de conteúdo, hj em dia parece que só existe reality show no mundo.
Isso ele fazia muitas matérias do metro
@@tiogustaoficialantiga garagem do edifício nacional
vem comigo
PROVOU POR A + B QUE NÃO PRECISARIA ALAGAR EM LUGAR NENHUM SÓ TER UM BOM SISTEMA EM PONTOS CHAVES.
1.54m burro, em baixo não, em cima
A complexidade do sistema e sua criticidade me lembra a aviação, com suas redundâncias e inúmeros sistemas interrelacionados
Melhor equipe do metrô de São Paulo!!!
Conteúdo top , pra quem é curioso como eu 😅
Via Trólebus dando um show de conteúdo! Parabéns, equipe! Bora pros 100K! 👏🏽🙌🏽
Conheço o técnico Sandro de longa data, um excelente profissional
Por este tipo de vídeo que deixei de lado as tvs abertas e fechada lá tudo do mesmo foram mais de 40 anos nunca tinha visto conteúdo assim parabéns....😊
VERDADE AS REPORTAGENS SEMPRE SUPERFICIAIS. TV JÁ ERA.
@ivaldosouza4005 concordo plenamente contigo. O Renato está de parabéns pela qualidade dos vídeos e assuntos abordados.
Caracas quem diria eu acompanho o canal desde seus primórdios, está chegando a um nível de respeito muito inspirador, vida longa ao via trolebus !
É difícil acontecer, mas lembro que nos anos 90, teve um dia que choveu tanto na cidade, que bem no horário do rush da tarde os túneis da Linha 1 - Azul entre Luz e São Bento alagaram e a operação da linha pra zona norte ficou interrompida, virou um tremendo caos.
Sempre tive curiosidade em saber como as ruas de São Paulo ficam alagadas durante o período de chuvas e os túneis do metrô não. Obrigado por mostrar para nós os bastidores do Metrô de São Paulo. 🚄
Mas porque ele foi de terno ? 😂😂😂 sabendo que iria na parte de manutenção!! Ótimo explicação
deve ter esquentado muito com esse infernolor
Por que não ir de terno? 🗿🍷
Também reparei no paletó, muita sorte se saiu sem graxa! Vai ver ele estava na balada quando anunciaram que ia ter disponibilidade pra gravar 😂
Iria comentar algo diferente seria dica de ajuste de paletó, no caso dele é nítido o ajuste da manga encurtando a mesma e retirando 2 dos 4 botões, um verdadeiro sacrilégio, a dica seria achar um bom alfaiate que saiba fazer a técnica de encurtar envelope de manga, mantendo os 4 botões e permanecendo a característica padrão
Oh homem lindo senhor, todo vídeo fico babando 😍❤
Mais um ótimo vídeo. Poderia fazer um mapinha, um esboço desse sistema para um entendimento melhor. É só uma sugestão. Abç!
10:39 Fiquei curioso pra ver o que tinha dentro daquele buraco
Pela explicação é apenas um poço onde acumula a agua.
Sou de Porto Alegre, e admiro muito o sistema de metro de SP!! Top Master!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Estive e SP semana passada no feriadão e em 4 dias usei o metrô para todo lugar achei muito funcional
Sistema de bombeamento em redundância sim, é obrigatório, más são todas bombas/motores eletricos, e em caso de "pane" eletrico no fornecimento geral, tem Geradores para suprir? Onde trabalhei industria quimica, tinha até geradores a"Vapor".
Ô! Renatão tá bonitão, estiloso com esse look.
Muito interessante ver os sistemas internos, mas faltou falar das áreas externas das estações, cujo projeto é pensado para evitar a entrada de água nas estações e na via, e que é a primeira e principal barreira contra inundações. Inclusive uma das estações da Linha 5 lilás teve um erro de projeto que terminou em alagamento poucos meses após a inauguração do novo trecho da linha, e foram necessárias obras de correção da infraestrutura.
Quando puder, faz um vídeo mostrando como são feitos os controles de pragas nas linhas, como morcegos, ratos... já vi muito rato no metrô de Nova York, aqui ainda não observei. Mas precisamente ratazanas. Um abraço.
Estão em Brasília !Lalau ou sósia e seus irmãos metralhas.💰🐀💯🐀
@@audiumline4615💉 🐂
Já vi rato no metrô de SP sim
Mas nada se compara a nova York e Paris.
Aqui no rj tem um monte
Muito boa a matéria Renato! Lembro que naquele vídeo falando sobre controles de pragas do metrô tinham as canaletas coletando as águas infiltradas. Então acredito que tem calhas ou ralos ao longo da via que leva até esse reservatório que seria interessante saber a capacidade em litros.
Boa noite Renato Lobo esse vídeo muito ótimo amigo
😅😅😅😅
Excelente conteúdo. Manutenção do Metrô de São Paulo nivel AAA. Um exemplo de engenharia.
Orgulho de São Paulo.
A estação Tiradentes chegou a fixar embaixo d'água por volta de 1982 e 1983, um grande desafio será manter a estação pompeia seca nos dias de enchente na região
Muy Importante!!! Nordeste - Brazil.
Eu sempre tive essa curiosidade, muito bom
Sugestão construtiva: incluir legendas nestes ambientes que dão eco ou que são fechados.
Só ativar irmão
o problema é que o apresentador tem a língua presa mesmo kkkk
Entendi agora porque a estação Anhangabaú não inunda. Curioso é o túnel de mesmo nome, que fica nas
adjacências vez por outra vira um piscinão quando cai chuva forte. 🤔
Os túneis rodoviários da cidade têm esse mesmo sistema, com bombas de drenagem. Mas a CET, responsável pela operação dos túneis, é completamente incompetente na gestão e manutenção.
O metrô de SP é sensacional! 👏🏻 👏🏻 👏🏻
Muito interessante isso, pois BRT, por exemplo, alaga em trechos com previsão de alagamentos.
Oi Renato, os trilhos em que mencionou sobre os desvios, ela se chama "agulha de desvios!"
Renato sempre traz aquele conteúdo de qualidade ❤
Excelente, nos deu informações interessantes. Só fiquei curioso em saber onde desagua essas águas lá em cima, se é nas ruas ou em galerias.
Foi falado, 12:50 rede pública
Boa tarde ótimo vídeo isso é de interesse de todos brasileiros informações importantes parabéns
Muito interessante conhecer este sistema. 😉
Eu ja vi algumas estações da linha 1 azul e 3 vermelha em algumas chuvas com agua nas vias ,Chuvas muitos fortes na cidade mas parou o metro por algumas horas
Finalmente vou ter a resposta da dúvida que tenho há mais de 10 anos 😂
Muito legal esses túneis e todo esse sistema de bombas, obrigado por essa experiência
Boa noite a todos, eu já trabalhei muito nesse trecho que apareceu no vídeo, fazendo tratamento de infiltração no túnel com aplicação de resinas de poliuretano, já vi diversas vezes essas bombas trabalhando em dia de volume elevado de água.
Acho que faltou falar que 1/2 ou 1/3 do túnel (Abaixo da pista de rolagem) serve como reservatório, ou um "Valão" de drenagem, seria interessante tentar mostrar.
Igual filme de espionagem. O cara tá numa festa, pouco tempo depois está fazendo uma escalada. 😂😂😂
Na estação chácara Klabin na plataformas da linha verde sentido vila Madalena tem barulho de água corrente parece uma cachoeira
Legal o vídeo, parabéns. Trabalhei em mais de 30 cidades paulistas em sistemas de bombeamento de água potável. Curto bastante esse tema.
Ficou excelente o vídeo, sua apresentação, os entrevistados, as cenas e a edição! Canal cada vez trazendo ótimo conteúdo.
Ótimo explanação, eu não tinha esse conhecimento.Parabens pelo vídeo.
Se não me engano já aconteceu casos (faz alguns anos) de alagar a parte dos trilhos do metrô
Aconteceu também no túnel da estação Barra Funda em 1989.
@@carlosalbertocaliu9934 foi na vila Sônia também
Jardim São Paulo já inundou
ótimo conteúdo! metrô de Sampa é coisa séria! temos q manter assim ;)
Cara, sempre curtir seus videos pois são muito informativos. Mas, eu sentia falta de conteudos assim, continue a fazer videos assim mostrando bastidores e resondendo curiosidade que a maioria de nós temos.
Parabéns!
Muito interessante. Sempre quis saber como funcionava o metrô sem inundar. Duas perguntas: qual a capacidade volumétrica desses poços de acumulação da água? Estando chovendo forte, as ruas e as redes pluviais cheias de água, como as bombas conseguem jogar a água na rede já cheia?
Se exceder o limite, aí alaga mesmo.
Tudo tem um limite, não tem jeito...
Devem ser bombas do capiroto...
Esses poços são de baixa capacidade 2 a 3 mil litros apenas, só que as bombas são monstruosas dependendo do local, com altíssima capacidade volumétrica e pressão. Ela empurra água pra rede , não tem como a pressão da rede ser maior.E água de chuva não acessa o túnel, essas bombas servem pra retirar água de infiltração , acontece que qdo chove o volume da infiltração aumenta, mas na maioria dos locais essa infiltração é ininterrupta.
Um reporter elegante!
Foram muito boas as explicações sobre o funcionamento . Abraço
Muito bom o conteúdo, parabéns 😊😊 Só na próxima coloca um microfone no entrevistado, ficou muito baixou a fala deles, teve momentos que não deu pra entender 😢 Foi isso ficou muito bacana
Excelente vídeo muito bacana mesmo.
Sou do Rio e me encantei mt com a organização e tamanho das linhas férreas de SP o grande investimento de trens e metros no estado valeu a pena, nunca precisei em todos os momentos que estive aí pegar algum ônibus ou Van para me deslocar, diferente do Rio onde dependo mais de ônibus urbano do que dos trens e metrô 😢...
uma dica é dar algum microfone pro entrevistado, audio horrivel na parte que o senhor começa a explicar sobre, no entanto video bem legal parabéns
Cara parabéns pelo teu trabalho! É um video muito bem feito mas ele é realmente muito bom pra tv, no youtube a resposta tem que vir rapida, não interessa se o video fica simplorio, a resposta tem que ser rapida e depois vem as informações complementares. Claro tudo isso é minha humilde opnião👍
Boa sacada seria bom um vídeo explicando como faz pra trabalhar com esse tipo de coisa apesar de técnico em eletrotécnica só de imaginava a parte do trem não tinha menor ideia desse departamento que foi mostrado no vídeo
Show!!! É tecnologia de primeiro mundo 🌎. Mais eficaz até que o do metrô 🚇 de Nova York que a poucas semanas atrás sofreu alagamentos, devido a elevação do Rio Hudson, em decorrência de fortes chuvas na cidade.
Gostaria muito que vc entrevistasse o prefeito de Guarulhos e perguntasse a respeito da estação Ponte Grande, se existirá mesmo, obrigado
poderia perguntar o que ocorre caso falte energia, as bombar param? ou é usado geradores? se sim, qual autonomia dos mesmos. obrigado
Top, amigo!
Like dado!!!
Tenta fazer esse tipo de video no metro do rio,quase nao tem nada dele😢
Parabéns mais uma vez! Excelente!!!
No rio o bonde, VLT, trem, metrô e teleférico todos usam eletricidade para funcionar, porém não da mesma forma, mas água no sistema de transporte público do Rio seria catastrófico. Se o governador prestasse reativava as estações de trem do estado, mas a única coisa que ele faz é aumentar a aumentar a passagem.
Parabéns pelo trabalho.
Os tùneis do metrô não alagam pois as estações estão localizadas em pontos onde não ocorrem alagamentos. E, no caso de locais alagáveis, as linhas são aéreas, ou com entradas elevadas, para que as águas de inundação não invadam a estação.
ótimo vídeo informativo 👏🏼
Amigo, bom dia!
Vc é Catarinense?
Valeu, Renato! 👏🏽
O metrô sempre está abrindo as portas pra vc gravar o seus vídeos e nos alegrar aqui, queria ver vc gravar com a Viamobilidade e ouvir as Bobagens que os caras iam falar.
LINDO PALETÓ PRA FAZER MANUTENÇÃO!!
Quer dizer então que chovendo muito ou não semprr haverá água em defluvio pelos túneis? E como fica o contato da água com o sistema elétrico que alimenta os carros?
A água ser acumulada num poço e ser bombeada para a rede pública pluvial é similar ao que ocorre em edifícios com subsolo. Agora se a rua está alagada é porque a rede pública tem vazão o suficiente para esta água... então a bomba do metrô ajuda a aumentar o nível da água nas ruas, é isso?
Basicamente sim, as Bombas tentam a todo custo salva o túnel da inundação, jogam a água pro sistema pluvial da rua que está saturado, essa por sinal ao receber a água que desce ao túnel, acaba elevando ainda mais seu nível e nisso fica um cabo de guerra, até o ponto onde o nível da água da rua sobe tanto que passa pela contenção natural das estações e invade com força total as mesmas e da merd@!
Ou as bombas hidráulicas não dão conta do volume e água da rua invade o túnel e se acumula nele, oque faz seu nível na rua descer!
Geralmente as bombas do metrô e a arquitetura das estações conseguem lhe dar com o volume das enchentes e das consequências das mesmas despejarem água na rede pluvial já saturada, mas já ouvi dizer que muito raramente os trilhos do metrô inundam.
Seus vídeos são muito bons, parabéns!!!
Este sistema poderia ser implantado pra acabar com as enchentes em toda a São Paulo! Túneis com bombeamento subterrâneo interligando a baixada Santista! Infelizmente fazem piscinões que já se provar obsoletos onde gasta se milhões e cada vez em dias de chuva a Cidade de São Paulo totalmente instrasintavel devido às enchentes!
Muuuito interessante gosteeei parabéns excelente trabalho
Nossa, tudo é mto pensado, ainda bem, né? Mas acho incrível msm assim! Kkkk Parabéns pelo vídeo!
Excelente vídeo
Quem disse que não alaga? Ontem no rio de janeiro tava com água acima da plataforma...
mas aí é São Paulo
Tudo certinho para acessar o túnel pelas escadas. Cinto de segurança, capacete e talabarte em Y sendo usado corretamente, desengate de um mosquetão enquanto o outro está conectado e o detalhe mais importante é que o gancho (pontos de conexão com a ancoragem) realmente deve ser feito na altura da cabeça para que em caso de queda a absorção da energia gerada seja distribuída corretamente.
Além de trazer informações úteis e interessantes preza pela segurança. Parabéns!
Vídeo muito bom, eu nunca tinha pensado nisso.
Única grande falha no metrô é a falta de toiletes. Parecem que pensam que as pessoas são carrapatos.Poucas estações possuem banheiros públicos.Falta de respeito com o passageiro.
10:00 que legal essa imagem
Aêêêêê!! Mais um conteúdo de qualidade!!
Muito bom! Parabéns pelo canal! Muito bem feito! 👏👏
RENATO LOBO, MUITO INTERESSANTE. 🖐🖐🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Muito interessante passar essa informação aos usuários ❤
Nosso metro são Paulo top
Adorei. Achei esclarecedor
NA EUROPA TEM TREM E METRO PARA TODOS OS LADOS - AQUI NAO SAI DO LUGAR SE SAI DEMORA DECADAS E DECADAS PARA FAZER POUCO
Uma dúvida que nunca tinha me passado pela cabeça, mas achei bem interessante saber a resposta
Tinha que ponhar várias bomba dessa na cidade de São Paulo para retirar o alagamento
Muita legal a reportagem ,mais quantos metros de fundura tem esse poço e de largura ?
Em cima Renato
A pergunta é: porque não usam esses sistemas nas estações também? A estação Jardim São Paulo constantemente alaga...
Eu me lembro que a estação Vila Madalena foi inaugurada em 98 às pressas. Estava cheia de infiltrações nas paredes.
Equipe de bombas do metrô: a melhor, a mais suja e a mais legal de todas
este poço é de quantos metros de profundidade para aguentar tanta água da chuva?
Parabéns top amigo
Poderia falar das boias, os sensores desses reservatórios. Eu vi no vídeos esses sensores
enquanto isso em porto alegre, com metro de superficie, o trem para por alagamento dos trilhos, pensa em incompetência