MANUTENÇÃO É ISTO: Quando tudo vai bem ninguém lembra que existe; Quando algo vai mal dizem que não existe; Quando é para gastar acha-se que não é preciso que exista; Porém, quando realmente não existe todos concordam que deveria existir.
Eu gostei que todo mundo tava de EPI e ele parecendo que tava no carnaval de salvador pronto pra entrar num bloco e tomar breja kkkkkkk, excelente conteúdo!
Esse video foi postado no meio do ano... depois de ter gravado o video, ele deve ter ido direto pra balada de carnaval fora de época... rsrs 😂😂😂 Afinal de contas, faser videos tão bons assim da muito trabalho, e é justo q ele si divirta... Parabéns !!! Esse é o melhor canal sobre trens que eu conheço, ( dito isso do ponto de vista de passageiro ). 👏👏👏
Achei engraçado ele com a camiseta toda alegre, paz e amor no meio desses lugares macabros. Deu pra sentir o seu receio/medo durante o vídeo. Obrigado pelo conteúdo :)
É por isso que parei de ver noticiários na tv aberta ou mesma na fechada, pois só passam notícias que não nos levam a nada, não nos enriquecem. E aqui no TH-cam eu escolho os assuntos que vão me trazer algum benefício. Uma reportagem dessa deveria ser mostrada na tv aberta para todos saberem que o Brasil não é um paizinho pobre e sim uma potencia rica e que precisamos nos orgulhar de sermos brasileiros. O metrõ de Sampa é um orgulho nosso e muito bem visto lá fora. Parabéns pela reportagem.
O Brasil só é grande mas é pobre. O percapita(riqueza por cabeça) e poder de compra da população é ínfimo. Sem falar dos impostos. Não chega a 10 mil dolares por cabeca. Até a China ja passou Brasil. Coisa que há mais de 10 anos atrás seria considerada uma piada.
@@cloudstrife5648 A cidade de São Paulo não é pobre do jeito nenhum, o estado de São Paulo também. Mas infelizmente o Brasil como todo está hoje debaixo da média mundial na mesma faixa com os paises do Cáucaso (Armênia, Geórgia e Azerbaijão), os paises do Balcãs fora da UE (Bósnia e Herzegovina, Albânia, Macedónia do Norte), o Irã, a Colômbia e a Botswana.
@Mirosp *NOF/\.* Nacionalistazinho barato detected! A riqueza aqui está nas mãos de pouquíssimos, enquanto a miséria é distribuída a maioria sem a menor parcimônia. Onde as pessoas *P/\SS/\M FOME* e recebem *MIG/\LH/\S* como salário significa pobreza, sim! Ninguém come, veste ou mora melhor porque tem metrô paulistano, Ponte Estaiada, Ponte Rio-Niterói, Rodovia dos Imigrantes, Usina de Itaipú e outras mega-estruturas modernas pelo país, não, */\LM/\ ILUDID/\!!!!!!!!!!!!!...*
Parabéns Renato e um agradecimento especial ao Metrô de São Paulo e aos seus funcionários. Um orgulho da engenheira nacional e um orgulho para todos os Paulistanos de todo o Brasil.
O entrevistador foi excelente, fez perguntas (ele sabia as respostas), mas sabe que mtos ficariam perdidos nas explicações da funcionalidade desses maquinários. Sensacional este jovem e este conteúdo.
Eu imaginava que era o sistema de ventilação do metrô más sempre achei que era o sistema de ar que entrava e não que saia. Metrô de SP é super tecnológico... Show.
Olá Renato, td bem? Bacana as informações compartilhadas. É um universo distante dos usuários, mas pelo exposto, vital para a preservação da operação e, mais ainda preponderante, em possíveis cenários de risco de vida. Parabéns à equipe de manutenção do Metrô pelo empenho em manter toda essa estrutura. Abraços!
Muito tempo atrás, na Av. Paulista, uma moça viu seu namorado, saiu correndo pra abraça-lo. Tava de salto e não deu outra, prendeu o salto nessas grades e caiu, bem aos pés do namorado. Eu fiquei com dó😢 mas também ri 😊
@@breno.luvewigg , se levantou com ajuda dele e o abraçou, mas dava pra ver que doeu. E saiu andando mas daquele jeito desengonçado pois o salto do sapato quebrou. E de novo, eu com dó e rindo ao mesmo tempo.
Em alguns tuneis eles põem essas galerias com exaustores também, pra dispersar o monóxido de carbono dos carros e claro, no caso de uma batida o sistema retira a fumaça e também alimenta o túnel com ar renovado....matéria super interessante, parabéns!
E esse sistema se mantém funcionando até hoje. Antes do metrô de São Paulo ser projetado. Houveram grandes tragedias nos metrôs de outros países. Como de Nova Iorque e de Londres e Paris em décadas anteriores a de 1960. O projeto levou dez anos pra ser construído. Entrando em operação definitiva em 1975. No trecho Jabaquara, Santana. E está em expansão até hoje.
vídeo incrivel. passo sempre na Paulista e sempre achei que fossem saídas de ar mesmo, mas nunca imaginei que tinha tudo isso por trás, os túneis, os "ventiladores". muito legal mesmo 👏🏻
Parabéns, Renato. Esse vídeo ficou tão bom e informativo, que me fez lembrar as reportagens do comando da madrugada, apresentado pelo saudoso Goulart de Andrade. Parabéns, também pra Rony, pro Eduardo e todos que fazem o metrô funcionar.👏👏👏
Grande Lobo, parabéns pelo trabalho e a didática de como funciona cada coisa "obscura" de nosso dia dia no metrô e nem faziamos ideia. Avance sempre em mais curiosidades, pois o metrô é uma mecânica absurda e incrível que componentes que faz desse meio de transporte algo sublime para vida urbana. Tem tantas outras coisas que gostaria de saber, mas ao seu tempo, Renato Lobo nos surpreende em desvendar. Continue assim, garoto. Fã de seu Canal. Via Trolebus é um bem informativo para a população. Obrigado.
Muito legal a explicação do vídeo. Só fiquei curioso de saber quanto de lixo eles tiram desses poços, já que muita gente joga coisas lá. Deve ter até chaves, celulares ou outras coisas que caem lá também.
Ótima matéria ,para conhecimento da população .Parabéns ao Metrô de São Paulo e todos aos funcionários . Mas faltando o EPI completo ;principalmente aos profissionais da Imprensa .Cadê a Segurança pessoal????!!!
Uma vez, ouvi dizer que todos os anos muita gente morre asfixiada em poços artesianos, seja fazendo a manutenção, limpeza, pegando algo que caiu, enfim. Basicamente, como é um lugar com pouca ventilação, o oxigênio vai diminuindo, e gases tóxicos presentes na atmosfera de forma não prejudicial à saúde, que são mais densas do que o ar, acabam se acumulando nesses lugares mais baixos e menos ventilados e se tornando potencialmente perigosos. Então sempre pensei, como será que isso não acontece no metrô, teoricamente as pessoas estão consumindo a quantidade limitada de oxigênio lá, é os gases tóxicos presentes na atmosfera que são mais densos do que o ar, conseguem se acumular lá, então como que as pessoas não são intoxicadas no metrô. E esse vídeo tirou essa dúvida, e provavelmente essas “Torres” que sugam ar pra dentro da estação são tão altas justamente pra evitar pegar os gases mais densos que se acumulam no chão. Sempre achei que essas gregas fossem apenas pra “aliviar a pressão do ar”, tipo, como se o metrô fosse um êmbolo dentro de uma seringa, e se o ar não tivesse por onde escapar, ele “seguraria o metrô” ou algo assim, entendi que serve pra isso também, mas não é o objeto principal.
Eu sempre me perguntei pq o metro de SP não seguiu o mesmo design das estações da Europa e Japão. Não há razão para investir em mega estruturas externas para cumprir a função de eficiência e comodidade do transporte público. Esse dinheiro e tempo poderiam ser melhor investidos, ouso dizer, ajudando até mesmo a reduzir o numero de morador de ruas em SP capital. Se seguisse o modelo europeu poderia dedicar um maior espaço e estrutura debaixo da terra, com mais bancos para as pessoas sentarem, mais espaço para não tumultuar e melhora no fluxo de pessoas e mais saidas externas para aliviar o fluxo. O que seria interessante é que daria para dedicar varios pequenos espaços dentro dessas estações subterrâneas com gavetas trancadas a digital por um acesso feito na prefeitura pra abrir uma gaveta de um morador de rua dentro da parede do metrô e ai ele teria uma cama para dormir e teria tbm um lugar para guardar suas coisas. Claro q isso seria fiscalizado por meio de denúncias dos usuários. Ao amanhecer o desabrigado sairia desses espaços (ou não) para trabalhar no que lhe convém e retorna a noite para dormir. Fiscalização teria somente até o horário que os trens passam. Isso não funcionaria o problema da desigualdade mas amenizaria o sofrimento e aumentaria o status social da cidade. E claro, como sugeri antes isso melhoraria muito a mobilidade urbana pois não teriamos que dar tantas volta em mega estruturas simplesmente pra se deslocar. Estação não é um shopping... ninguém tem tempo pra olhar coisas no trem, só querem se locomover o mais rápido possível. Europa, Japão e NY claro (foco em ny)
Muito boa esta abordagem de mostrar detalhes da manutenção e curiosidades do Metro parabéns pelo material !!!!! legal saber quanto a projetos de ampliação da malha metro-ferroviária, mas estes videos que falam da ligaçao da Norte -sul com a linha Leste-Oeste, poços relacionados com a troca de ar... muito bom... tenho curiosidades de com a energia eletrica entra nas linhas de trens e de metro, com são planejadas manutenções de equipamentos rodantes e fixos etc... Muito bom !!!
Show demais, muito bem feito o vídeo! Fora que é um tema que não imaginava que poderia ser abordado, não imaginava a existência desses ventiladores e exaustores.
Sabia da existência desse sistema de "respiro", mas não sabia como funcionava. Muito legal. Cheguei a ver, na Praça da Sé, os moradores de rua secando a roupa nessas grades ... rsrs
Okay, vamos lá. Primeiramente, da sua parte, está tudo certo excelente explicação e obrigado por trazer esses vídeos pra nós. Da parte do metrô, está tudo errado. Como assim o ar é insuflado por cima e extraído por baixo? E numa situação de incêndio, é invertido? Poderia ter perguntado isso, porque não faz sentido isso. O ar mais quente é menos denso, logo, fica acima do ar mais frio. O calor gerado na plataforma pelas pessoas, máquinas e iluminação, vai pra cima, enquanto o ar mais frio vai estar em baixo. Em uma situação de incêndio, é até recomendado você agachar e procurar sair do ambiente engatinhando porque a concentração da fumaça vai estar mais pra cima, como os sugadores ficam em baixo? Está errado isso, precisa ser esclarecido, porque se for assim, é tragédia anuncia para caso haja um incêndio.
Resposta simples: a ventilação tem sim um modo pra emergência definido de acordo com o projeto daquela estação e nas madrugadas rolam até testes com uso de fumaça pra verificar se estão ok. Existem algumas coisas mais específicas também que não conheço em detalhes, mas nas saídas de emergência além de portas corta-fogo duplas existem insufladores exclusivos pra pressurizar a rota de fuga evitando a entrada de fumaça nela como um todo.
Parabéns a quem mantém o sistema e parabéns a você Renato, dá pra perceber no vídeo que tu parecia estar com um pouco de medo (perdão se eu estiver errado, eu estaria com medo) e mesmo assim mostrou um pouco mais do sistema pra nós
Muito interessante esse vídeo, gostei muito! Bom saber para que servem aqueles buracos com grade que a gente vê nas calçadas, e como funciona o sistema de ventilação das estações subterrâneas de metrô!
um excelente video muio bom na minha opinião faltou usou de equipamentos para o Renato, como uso capacete, luvas coisa assim, ele entrou em lugar muito apertado
Vídeo inédito e top demais! Trabalho arriscado e complexo. De todas as linhas, na minha opinião, a que possui a melhor ventilação é a linha 1-Azul. *Em 12:15 , esse foi o único dos vídeos dos bastidores do Metrô que vc sentiu medo né? Haha.
Curti demais esse vídeo, gostaria de ver agora as saídas de emergência no meio das estações, principalmente da linha verde e vermelha que eu vejo bastante coisa entre as estações.
trabalhei com exaustão durante um tempo e eu sempre tive medo de máquinas grandes kkkk esses exaustores ai são sinistros, slc, e ficar na sala sozinho com eles, bizarro. e está podre esses filtros em, nossa senhora kkk eram para ser brancos, espero que a manutenção seja de limpeza também pq misericórdia, me lembrou até quando trabalhava com esse tipo de manutenção
MANUTENÇÃO É ISTO:
Quando tudo vai bem ninguém lembra que existe;
Quando algo vai mal dizem que não existe;
Quando é para gastar acha-se que não é preciso que exista;
Porém, quando realmente não existe todos concordam que deveria existir.
Manutenção é Fundamental
Parabéns pela definição. Nada mais à acrescentar.
Almoxarifado também.
Eu gostei que todo mundo tava de EPI e ele parecendo que tava no carnaval de salvador pronto pra entrar num bloco e tomar breja kkkkkkk, excelente conteúdo!
Kkkkkkkkkk pensei o mesmo cara!
NR-35 em dia!?!?!?
Tudo errado pelo menos bota e sinalização ele deveria usar
Esse video foi postado no meio do ano... depois de ter gravado o video, ele deve ter ido direto pra balada de carnaval fora de época... rsrs 😂😂😂 Afinal de contas, faser videos tão bons assim da muito trabalho, e é justo q ele si divirta... Parabéns !!! Esse é o melhor canal sobre trens que eu conheço, ( dito isso do ponto de vista de passageiro ). 👏👏👏
Desde criança quando eu passava por essas grades, eu me perguntava porque o metrô colocavam elas. Agora eu entendi, muito obrigado
Achei engraçado ele com a camiseta toda alegre, paz e amor no meio desses lugares macabros.
Deu pra sentir o seu receio/medo durante o vídeo. Obrigado pelo conteúdo :)
Rsrs pois é
Reportagem no melhor estilo Goulart de Andrade! Só faltou o "Vem Comigo!" HUAHUAHUAHUA
É por isso que parei de ver noticiários na tv aberta ou mesma na fechada, pois só passam notícias que não nos levam a nada, não nos enriquecem. E aqui no TH-cam eu escolho os assuntos que vão me trazer algum benefício. Uma reportagem dessa deveria ser mostrada na tv aberta para todos saberem que o Brasil não é um paizinho pobre e sim uma potencia rica e que precisamos nos orgulhar de sermos brasileiros. O metrõ de Sampa é um orgulho nosso e muito bem visto lá fora. Parabéns pela reportagem.
O Brasil só é grande mas é pobre. O percapita(riqueza por cabeça) e poder de compra da população é ínfimo. Sem falar dos impostos. Não chega a 10 mil dolares por cabeca. Até a China ja passou Brasil. Coisa que há mais de 10 anos atrás seria considerada uma piada.
@@cloudstrife5648 A cidade de São Paulo não é pobre do jeito nenhum, o estado de São Paulo também. Mas infelizmente o Brasil como todo está hoje debaixo da média mundial na mesma faixa com os paises do Cáucaso (Armênia, Geórgia e Azerbaijão), os paises do Balcãs fora da UE (Bósnia e Herzegovina, Albânia, Macedónia do Norte), o Irã, a Colômbia e a Botswana.
@@andreiaiosif2534 É sim. O pib bruto é alto por ter muita gente mas por cabeça é bauxo comparado com Boa parte desses países que você citou.
@@cloudstrife5648
Desenha e nem assim e capaz de entenderem... 🤦♂
@Mirosp
*NOF/\.* Nacionalistazinho barato detected! A riqueza aqui está nas mãos de pouquíssimos, enquanto a miséria é distribuída a maioria sem a menor parcimônia. Onde as pessoas *P/\SS/\M FOME* e recebem *MIG/\LH/\S* como salário significa pobreza, sim! Ninguém come, veste ou mora melhor porque tem metrô paulistano, Ponte Estaiada, Ponte Rio-Niterói, Rodovia dos Imigrantes, Usina de Itaipú e outras mega-estruturas modernas pelo país, não, */\LM/\ ILUDID/\!!!!!!!!!!!!!...*
Matou minha curiosidade de anos 🤯👏🏽👏🏽
Visitante também deve usar EPI.
Excelente vídeo! Um abraço desde 🇵🇹
Excelente vídeo e explicação,só faltou um flash com a icônica cena da Marilyn Monroe segurando o vestido sobre a grelha do metrô de Nova York...😅
Parabéns Renato e um agradecimento especial ao Metrô de São Paulo e aos seus funcionários.
Um orgulho da engenheira nacional e um orgulho para todos os Paulistanos de todo o Brasil.
O entrevistador foi excelente, fez perguntas (ele sabia as respostas), mas sabe que mtos ficariam perdidos nas explicações da funcionalidade desses maquinários. Sensacional este jovem e este conteúdo.
Top, parabéns a equipe de manutenção, em especial para a Roni que é fera.
Cada vez mais admiro o povo que trabalha na manutenção do metrô, tem q ser pessoas competentes mesmo!!
Eu imaginava que era o sistema de ventilação do metrô más sempre achei que era o sistema de ar que entrava e não que saia.
Metrô de SP é super tecnológico...
Show.
Eu tava aí nessa estação pqp sdds de SP
Que bom rever a Roni Martins! Estudei com ela na faculdade!
Olá Renato, td bem? Bacana as informações compartilhadas. É um universo distante dos usuários, mas pelo exposto, vital para a preservação da operação e, mais ainda preponderante, em possíveis cenários de risco de vida. Parabéns à equipe de manutenção do Metrô pelo empenho em manter toda essa estrutura. Abraços!
Agora entendi pq em algumas estações venta demais e quando o trem passa fez um temporal, justamente por esse fluxo de vento. Muito bom o conteúdo!
Muito tempo atrás, na Av. Paulista, uma moça viu seu namorado, saiu correndo pra abraça-lo. Tava de salto e não deu outra, prendeu o salto nessas grades e caiu, bem aos pés do namorado. Eu fiquei com dó😢 mas também ri 😊
e depois, oq aconteceu com ela?
@@breno.luvewigg , se levantou com ajuda dele e o abraçou, mas dava pra ver que doeu. E saiu andando mas daquele jeito desengonçado pois o salto do sapato quebrou. E de novo, eu com dó e rindo ao mesmo tempo.
Em alguns tuneis eles põem essas galerias com exaustores também, pra dispersar o monóxido de carbono dos carros e claro, no caso de uma batida o sistema retira a fumaça e também alimenta o túnel com ar renovado....matéria super interessante, parabéns!
Assim como todos os operadores, você e sua equipe também deveriam usar EPI, que é para a própria segurança. basta lembrar o que aconteceu com o GUGU.
E esse sistema se mantém funcionando até hoje. Antes do metrô de São Paulo ser projetado. Houveram grandes tragedias nos metrôs de outros países. Como de Nova Iorque e de Londres e Paris em décadas anteriores a de 1960. O projeto levou dez anos pra ser construído. Entrando em operação definitiva em 1975. No trecho Jabaquara, Santana. E está em expansão até hoje.
Eu imaginava que era apenas para ventilação nos túneis do metrôs, mas em caso de incêndio isso é fundamental!
Muito interessante e muito bem explicado. Saludos desde Bucareste, Romênia (cidade irmã de São Paulo)!
vídeo incrivel. passo sempre na Paulista e sempre achei que fossem saídas de ar mesmo, mas nunca imaginei que tinha tudo isso por trás, os túneis, os "ventiladores". muito legal mesmo 👏🏻
Parabéns, Renato. Esse vídeo ficou tão bom e informativo, que me fez lembrar as reportagens do comando da madrugada, apresentado pelo saudoso Goulart de Andrade. Parabéns, também pra Rony, pro Eduardo e todos que fazem o metrô funcionar.👏👏👏
Video profissional. Estás no TOP TREND da informação de RELEVÂNCIA no YT. Parabéns.👍👊👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Grande Lobo, parabéns pelo trabalho e a didática de como funciona cada coisa "obscura" de nosso dia dia no metrô e nem faziamos ideia. Avance sempre em mais curiosidades, pois o metrô é uma mecânica absurda e incrível que componentes que faz desse meio de transporte algo sublime para vida urbana. Tem tantas outras coisas que gostaria de saber, mas ao seu tempo, Renato Lobo nos surpreende em desvendar. Continue assim, garoto. Fã de seu Canal. Via Trolebus é um bem informativo para a população. Obrigado.
Muito interessante conhecer esse sistema de ventilação. Tem algumas estações que o vento é tão forte que parece que vai nos puxar junto rsrs...
Parabéns pelo vídeo e informações, muito útil, e aos funcionários obrigado pelo trabalho que nos dá o conforto ao acesso do metrô.
São Paulo é uma cidade embrionaria ainda, dá pra melhorar muito, mas muito a vida das pessoas.
Renato ótima materia,... mas voce precisa também usar os EPIs... cuidado..
A manutenção é importantíssimo em qualquer maquinario.
Muito legal a explicação do vídeo. Só fiquei curioso de saber quanto de lixo eles tiram desses poços, já que muita gente joga coisas lá. Deve ter até chaves, celulares ou outras coisas que caem lá também.
Vi o texto da "pá travada" no insuflador e no exaustor hehe. Obrigado por mostrar as partes internas do sistema de metrô, é sempre mto bacana.
Ótima matéria ,para conhecimento da população .Parabéns ao Metrô de São Paulo e todos aos funcionários .
Mas faltando o EPI completo ;principalmente aos profissionais da Imprensa .Cadê a Segurança pessoal????!!!
Amigo, aqui no RJ pode estar alagado onde o metrô passa, que não para, faça um documentário sobre a água que provavelmente corre embaixo dos trilhos.
Uma vez, ouvi dizer que todos os anos muita gente morre asfixiada em poços artesianos, seja fazendo a manutenção, limpeza, pegando algo que caiu, enfim.
Basicamente, como é um lugar com pouca ventilação, o oxigênio vai diminuindo, e gases tóxicos presentes na atmosfera de forma não prejudicial à saúde, que são mais densas do que o ar, acabam se acumulando nesses lugares mais baixos e menos ventilados e se tornando potencialmente perigosos.
Então sempre pensei, como será que isso não acontece no metrô, teoricamente as pessoas estão consumindo a quantidade limitada de oxigênio lá, é os gases tóxicos presentes na atmosfera que são mais densos do que o ar, conseguem se acumular lá, então como que as pessoas não são intoxicadas no metrô.
E esse vídeo tirou essa dúvida, e provavelmente essas “Torres” que sugam ar pra dentro da estação são tão altas justamente pra evitar pegar os gases mais densos que se acumulam no chão.
Sempre achei que essas gregas fossem apenas pra “aliviar a pressão do ar”, tipo, como se o metrô fosse um êmbolo dentro de uma seringa, e se o ar não tivesse por onde escapar, ele “seguraria o metrô” ou algo assim, entendi que serve pra isso também, mas não é o objeto principal.
Que vídeo incrível! Obrigado por nos mostrar o funcionamento desse sistema e como é feita a manutenção dele
que incrível, é bom ver o país funcionando
Eu sempre me perguntei pq o metro de SP não seguiu o mesmo design das estações da Europa e Japão. Não há razão para investir em mega estruturas externas para cumprir a função de eficiência e comodidade do transporte público. Esse dinheiro e tempo poderiam ser melhor investidos, ouso dizer, ajudando até mesmo a reduzir o numero de morador de ruas em SP capital. Se seguisse o modelo europeu poderia dedicar um maior espaço e estrutura debaixo da terra, com mais bancos para as pessoas sentarem, mais espaço para não tumultuar e melhora no fluxo de pessoas e mais saidas externas para aliviar o fluxo. O que seria interessante é que daria para dedicar varios pequenos espaços dentro dessas estações subterrâneas com gavetas trancadas a digital por um acesso feito na prefeitura pra abrir uma gaveta de um morador de rua dentro da parede do metrô e ai ele teria uma cama para dormir e teria tbm um lugar para guardar suas coisas. Claro q isso seria fiscalizado por meio de denúncias dos usuários. Ao amanhecer o desabrigado sairia desses espaços (ou não) para trabalhar no que lhe convém e retorna a noite para dormir. Fiscalização teria somente até o horário que os trens passam. Isso não funcionaria o problema da desigualdade mas amenizaria o sofrimento e aumentaria o status social da cidade. E claro, como sugeri antes isso melhoraria muito a mobilidade urbana pois não teriamos que dar tantas volta em mega estruturas simplesmente pra se deslocar. Estação não é um shopping... ninguém tem tempo pra olhar coisas no trem, só querem se locomover o mais rápido possível.
Europa, Japão e NY claro (foco em ny)
Passei hoje, inclusive! Fui conhecer a Avenida da minha cidade. Linda, linda!
Nossa, muuuuito bom esse conteúdo em ? Me recorda as reportagens que o Otavio Mesquita fazia, no SBT - A Noite É uma Criança...
Muito boa esta abordagem de mostrar detalhes da manutenção e curiosidades do Metro parabéns pelo material !!!!! legal saber quanto a projetos de ampliação da malha metro-ferroviária, mas estes videos que falam da ligaçao da Norte -sul com a linha Leste-Oeste, poços relacionados com a troca de ar... muito bom... tenho curiosidades de com a energia eletrica entra nas linhas de trens e de metro, com são planejadas manutenções de equipamentos rodantes e fixos etc... Muito bom !!!
Show demais, muito bem feito o vídeo! Fora que é um tema que não imaginava que poderia ser abordado, não imaginava a existência desses ventiladores e exaustores.
canal sensacional e sem similar no youtube... meu filho pira...
Não é para amadores... Metrô de São Paulo pioneirismo e excelência...
Muito bom, a administração da manutenção do metrô foi bem atenciosa, show
Belo trabalho! Me lembrou o Comando da Madrugada, que meus pais assistiam quando eu era pequeno. Parabéns!
Nossa, lembrei disso também 😊
É muita coisa envolvida para o Metrô funcionar. Parabéns pelo vídeo! 😎
Sabia da existência desse sistema de "respiro", mas não sabia como funcionava. Muito legal. Cheguei a ver, na Praça da Sé, os moradores de rua secando a roupa nessas grades ... rsrs
Renato chegou mais um trem novo pra Viamobilidade acabei de ver no Pátio Presidente Altino.
Reportagem melhor que da plim plim. Parabéns!!
Oi Renato, não perco seus vídeos porque todos trazem alguma informação valiosa, porém este vídeo está excepcionalmente didático.
Na estação da luz, linha azul no começo da plataforma dá pra ouvir os carros passando na grade na Avenida Tiradentes
Okay, vamos lá. Primeiramente, da sua parte, está tudo certo excelente explicação e obrigado por trazer esses vídeos pra nós. Da parte do metrô, está tudo errado. Como assim o ar é insuflado por cima e extraído por baixo? E numa situação de incêndio, é invertido? Poderia ter perguntado isso, porque não faz sentido isso. O ar mais quente é menos denso, logo, fica acima do ar mais frio. O calor gerado na plataforma pelas pessoas, máquinas e iluminação, vai pra cima, enquanto o ar mais frio vai estar em baixo. Em uma situação de incêndio, é até recomendado você agachar e procurar sair do ambiente engatinhando porque a concentração da fumaça vai estar mais pra cima, como os sugadores ficam em baixo? Está errado isso, precisa ser esclarecido, porque se for assim, é tragédia anuncia para caso haja um incêndio.
Foi o que pensei, ainda bem que não fui o único
Resposta simples: a ventilação tem sim um modo pra emergência definido de acordo com o projeto daquela estação e nas madrugadas rolam até testes com uso de fumaça pra verificar se estão ok. Existem algumas coisas mais específicas também que não conheço em detalhes, mas nas saídas de emergência além de portas corta-fogo duplas existem insufladores exclusivos pra pressurizar a rota de fuga evitando a entrada de fumaça nela como um todo.
Car@lhooo, parabéns pelo conteúdo Renato, cada vez você tá evoluindo e levando o canal para outro patamar
Q luxu esse Doc. Ame! Parabéns!!!
É curioso , sempre que o trem esta próximo de chegar na estação vem aquela ventania imensa hehe, vídeo bem interessante
Achava que a renovação do ar da estação era de baixo pra cima. Pois no caso de um incêndio, a fumaça fosse empurrada pra cima. Muito daora o vídeo!!
Que matéria massa. Conheço o canal a muito tempo pelo Twitter, mas é a primeira vez q estou assistindo pelo You Tube e gostei. Parabéns.
Conteúdo muito informativo! Sanou a curiosidade que eu tinha do metrô daqui do Rio com esse sistema, pelo visto é idêntico
Muito legal esta visita!! Obg
Metro de SP é foda...De Longe o melhor do Brasil, O Melhor das Américas , e um dos 8 melhores do mundo.
Show de bola!!!
Agora falta mostrar a saída de emergência nos túneis...
Fico curioso para saber como são!!!
Foi bom saber disso! Essa eu nem sabia .
Parabéns a quem mantém o sistema e parabéns a você Renato, dá pra perceber no vídeo que tu parecia estar com um pouco de medo (perdão se eu estiver errado, eu estaria com medo) e mesmo assim mostrou um pouco mais do sistema pra nós
Obrigado por estar matando minha curiosidade, acho que não só minha de muitos 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
o barulho que ouvimos sobre as grades dessa saida ali na altura do Anhagabau são esses ventiladores enormes trabalhando.... mto loko...
Excelente conteúdo. Valeu Via Trólebus e MetrôSP.
Parabéns pelo trabalho feito! muito interessante e bastante informativo.
Boa tarde !
Renato, Parabéns pelo trabalho e coragem cara, pois o local não é tão favorável, através do vídeo é possível obter uma sensação de medo.
Adoro esses videos dos bastidores do metrô, acho incrível! =)
Muito legal a evolução do canal. Parabén!!!
legal meu amigo, aprendendo mais uma, eu sempre me perguntei o que tinha dentro desse sistema
Obrigado RENATÃO pela informação
GENTE, QUE VÍDEO FODA!!!!!!
sem tive curiosidade
Quando criança, ainda nos anos 80/90, meu papai falava que era o pé grande essas tais estruturas pela capital paulista.
um dos melhores canais q acompanho
Agora esta explicado porque as estações subterrâneas sempre são mais frias.
Muito interessante esse vídeo, gostei muito! Bom saber para que servem aqueles buracos com grade que a gente vê nas calçadas, e como funciona o sistema de ventilação das estações subterrâneas de metrô!
Belo vídeo, muito instrutivo. Obrigada❤️
um excelente video muio bom
na minha opinião faltou usou de equipamentos para o Renato, como uso capacete, luvas coisa assim, ele entrou em lugar muito apertado
LEGAL A MATÉRIA ,ADOREI,LIKE DADO E JA ESTOU INSCRITO A ANOS.
❤ parabéns pelo vídeo 👏 e para os trabalhadores que fazem este serviço.
Belíssima explicação, parabéns Renato!
muita engenharia, modelos e procedimentos envolvido ... sem isso, andar de metro seria um inferno ...
bom trabalho amigos
Parabéns pelo vídeo, Renato Lobo!!!
Vídeo inédito e top demais! Trabalho arriscado e complexo. De todas as linhas, na minha opinião, a que possui a melhor ventilação é a linha 1-Azul.
*Em 12:15 , esse foi o único dos vídeos dos bastidores do Metrô que vc sentiu medo né? Haha.
O próximo que será postado dessa série também rs
Muito boa matéria. Legal. Parabéns.
Curti demais esse vídeo, gostaria de ver agora as saídas de emergência no meio das estações, principalmente da linha verde e vermelha que eu vejo bastante coisa entre as estações.
Essa reportagem me lembrou o Comando da Madrugada.
Excelente contudo, obrigado !
Muito bom esse video . Muito explicativo. Parabéns pelo excelente trabalho. Um forte abraço Renato.
Sensacional, era uma curiosidade que eu sempre queria entender, show!👏
trabalhei com exaustão durante um tempo e eu sempre tive medo de máquinas grandes kkkk esses exaustores ai são sinistros, slc, e ficar na sala sozinho com eles, bizarro.
e está podre esses filtros em, nossa senhora kkk eram para ser brancos, espero que a manutenção seja de limpeza também pq misericórdia, me lembrou até quando trabalhava com esse tipo de manutenção
Que bacana... Obg pelo conteúdo.