COMO motores DIESEL ficaram TÃO COMPLEXOS?
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 8 ก.พ. 2025
- Há poucas décadas, motores movidos a óleo diesel eram reconhecidos não apenas pela sua robustez, como também pela simplicidade. Mas, isso ficou no passado. Atualmente, os propulsores que utilizam diesel são extremamente complexos por conta da eletrônica embarcada.
Mas... O que de fato mudou nesses motores, para alcançar esse nível de complexidade? E qual foi o motivo? Clique no play e entenda tudo!
Use o cupom "ALTARPM" para ganhar 10% de desconto no PIX ou 5% no Cartão de Crédito em todos os Produtos do site da PRO TUNE: www.protune.co...
Conheça a linha de Injeções programáveis da PRO TUNE: www.protune.co...
Siga a Pro Tune no Instagram @protuneoficial
Siga a Pro Tune no Facebook: / protuneoficial
Siga a Pro Tune no TH-cam: @protuneoficial
Siga a Pneu Free no instagram: @pneufreecom
Siga a Pneu Free no Facebook: / pneufree
Siga a Pneu Free no TH-cam: @pneufreecom
#altarpm #motor #diesel
Petição pro murta trazer um carro a diesel pro canal (n vale Renegade)
Diesel nem tem graça 😅
Diesil sim ! Principalmente pq e mais barato que gasolina. @@diogocosta310
@@diogocosta310 claro q tem, motor torcudo pra caramba
uma Mercedes diesel dos anos 80 seria lasanha demais? hahaha
@@rafaelgilberto3011 orras seria top kkk pô, pelo menos um gerador a diesel com motor Mercedes pra fazer algumas experiências mirabolantes kkkk.
Toda evolução vem por imposição, desde o momento que achamos o ponto de equilíbrio da performance, começou a briga pelas emissões.
Cara, to gostando demais do murta ta trazendo mais assuntos sobre motores a diesel sempre procurei por vídeos no canal sobre carros assim, pois sou apaixonado por carros assim
Obrigado pela informação, por isso sempre gostei desse canal! Eu trabalho com manutenção preventiva em veículos pesados!
E com o tempo a gnt aprende a fazer as coisas observando os outros fazendo o trabalho, e com o estudo a gente fica muito.mais consciente do trabalho que fazemos
Que aula!
Parabéns à vcs 2 e a equipe envolvida. Assunto importante, interessante e passado de forma de fácil entendimento. Continuem assim!
👏👏👏👏👏
Rapaz, muito legal seu vídeo pela qualidade e os furos !!! 😄
Um breve histórico da evolução dos motores diesel no Brasil dividido em 4 gerações:
1) Até o final dos anos 90, os motores que equipavam as caminhonetes de serviço (D-20, F-1000) tinham motores feitos para tratores, geradores e máquinas agrícolas, como exemplo o MWM 229 e o Perkins Q20B. Eram pesados e barulhentos e não tinham um desempenho muito bom para o uso veicular. Em compensação, eram indestrutíveis e de manutenção barata.
2) A partir dos anos 2000, as caminhonetes começaram a receber motores projetados especificamente para o uso veicular, mais leves e potentes, porém mantendo a simplicidade e robustez. Os lendários MWM Sprint e Toyota 3L são dessa época. Aguentam muito desaforo e, se bem cuidados, passam dos 1.000.000km tranquilamente.
3) De 2006 a 2012, ficou em vigor a norma Euro III de emissões e a maioria dos motores diesel recebeu injeção eletrônica. Nesse período, esses sistemas ainda eram mais "rudimentares" e contavam com poucos sensores, não tinham EGR nem DPF e se mantiveram relativamente confiáveis, ainda que não tanto quanto os motores mecânicos da geração anterior. Porém o custo de manutenção subiu drasticamente. TODOS os componentes eletrônicos desses motores são caríssimos.
4) Em 2013, o Brasil resolveu implementar a norma Euro V de emissões, pulando a IV. Os sistemas de injeção ficaram mais complexos e muito sensíveis, especialmente em relação à qualidade do diesel. A adoção do EGR e DPF obriga a realização de limpezas periódicas das tubulações do sistema, sob o risco de entupimento. A confiabilidade desses motores atualmente é menor do que a dos motores flex ao passo que os custos de manutenção são absurdos.
Pra concluir: Na minha opinião, os carros à diesel atuais não são mais feitos para serem confiáveis e aguentarem o serviço pesado, eles passaram a ser carros de luxo e só quem é de classe alta consegue bancar a manutenção. Ficou inviável ter um carro à diesel para a maior parte da população.
Seria muito bom ter uma explicação do diesel com injeção indireta e das bombas HP (antigas) de diesel, visto que não se fala muito de como elas funcionam e como se regulam. Obrigado
E boa sorte o conteúdo é muito bom
Muito bom
Tava faltando alguém falar sobre motores diesel ❤
maravilhoso vídeo! além desses pontos (eficiencia, emissoes e poluentes) creio que parte da evolução teve relação com a popularização do diesel (renegades e toros diesel têm aos montes aí) em um público do dia-a-dia, que precisa de algo mais confiável e que funcione como um flex (rendimento mesmo em fase fria, trechos pequenos de deslocamento [filtro DPF sofre se não estiver aquecida], EGR, etc etx)
Opa murta, há um tempo atrás eu estava lendo sobre emulsified diesel, sim, diesel emulsificado com água, eu achei essa solução tecnológica bem interessante, pois, em teoria, além de diminuir o NOX, aumenta a potência e diminui outros poluentes. Bom, o diesel é misturado com a água, e quando entra na camara de combustão, a água rapidamente se vaporiza, deixando mais espaço entre os átomos do diesel, melhorando a queima e diminuindo a temperatura da combustão. Essa tecnologia não foi para frente, porém, eu acredito que ela seja uma alternativa para se estudar e também é muito interessante...salve pra Rondônia😼👍
Fala, Murta. Explica a injeção mecânica K-jetronic. Acho um tópico bem legal essa transição entre o carburador e a injeção eletrônica
Na verdade os veículos são responsáveis por apenas 13% dos gases poluentes o resto é do setor de produção, más alguém tem que levar a culpa, isso ninguém fala!
Excelente sua resposta ,
Na teoria e muito lindo vocês dois falando sobre os catalizadores e etc do diesel , aconselho a vocês dois ficarem uns 3 anos dentro de uma oficina diesel leve e pesada pra terem uma luz mais real e não totalmente teórica
Décio foi a melhor "aquisição" do canal
O procedimento a médio e longo prazo é isolar essas tranqueiras de EGR, DPF e Arla... Nenhum desses motores sobrevivem a longo prazo com isso...
Excelente conteúdo. Temos muito pouca informação sobre Diesel. Faz decadas que estou a tentar colocar uma injeção programável num carro diesel e não encontro nada de concreto para o meu projeto.
Belo vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼
Mano ver o Sandero RS ali e o Up tudo na garagem que legal que é ter isso na garagem kkkkk 👏🏻👏🏻👏🏻
Cara o papo aqui é de gente grande, quanta coisa 👏🏻👏🏻👏🏻💪🏻💪🏻💪🏻
As dailys mais novas acontece algo bizarro...
As que rodam na cidade não tem tempo de regeneração e daí satura óleo e catalisador e o veículo não passa de 30km/h.
Como que leva para concessionária pegando rodovia?
Moral da história: o caminhão tem andado de guincho...
EGR surgiu para diminuir um pouco a emissão de NOx, devido o excesso de temperatura na câmara de combustão em algumas fases do motor, essa temperatura tende a subir muito pois a taxa de compressão e a pressão de injeção de combustível tiveram que subir bastante para combater outro mau que são os gases particulados. O grande desafio em termos de emissão de poluentes hoje é combater principalmente esses dois tipos de gases.
Alinha volvo fh alternou o sistema de injeção de unidade injetora pra o sistema de Common raill pra bater a emissão de poluentes e como mecânico diesel escuto que linha diesel e mais fácil que ciclo Otto "perca de potência e só bomba e bico " e o que mais escuto de colegas da linha leve, meu sonho que fosse fácil assim 😂😂😂
Muito bonitinho as normas de emissões! Más na prática é só estress e dor de cabeça pra motoristas e transportadores! Pronto falei!
O turbo duplo da nova triton é uma peça de engenharia fantástica.
Salveee de Portugal, aqui até hoje ainda existem carros a Diesel tenho um Audi a6 1.9TDI(1999) 110cv e um golf 1.6TDI (2018 com Adblue) 115cv ambos com turbos de geometria variável.
Olhando pelo scanner é realmente incrível a quantidade de leitura simultânea que a central Eletrônica faz ponto a ponto do motor e desde a entrada do ar até a linha de escapamento.
Aqui pagamos mais IUC (IPVA) do que os carros a gasolina mas com a economia de combustível essa diferença some kkkk
Apoio preparação diesel no canal ai no interior do Brasil já tem gente desmontando motores diesel das saveiros argentinos e são iguais aos daqui nada além de um ap diesel kkkkk
Se puder falem mais sobre a injeção com anti câmara.
Estamos cogitando um vídeo sobre esse assunto, obrigado pelo comentário.
Se poder fazer video sobre a injecao indireta e direta , seria muito bacana , em 2031 vai completar 100 anos da patente registrada de Ricardo Comet , criador da injecao indireta .
Bora falar da evolução dos motores diesel
10:30 faz um vídeo sobre esse assunto. Senão já sabe, espere o processo!!!
quem diria, chegaremos em um dia onde não existirá mais motor diesel disparado 🧐
A EGR seria algo parecido com o que tivemos como "Válvula Canister" nos anos 90 ??
fiquei curioso agora
A válvula canister faz o manejo dos gases provenientes do tanque de combustível, já a EGR recircula gases de escape novamente pra admissão.
Também tem a câmara de pré combustão do Diesel, não? E a borboleta no diesel creio que ajude em baixas rotaçoes com menos ar e ajudando na A/F. Complexidade imensa! Caraca
E a EGR acho que também existiu nos v8's americanos nos anos 70/80. Além da PCV que recircula os gases do motor para o coletor. Também tinha uma bomba de ar que ia pro escape. Bem complexo. Fica a dica, fazer a história dos acessórios de mitigação de poluentes nos veículos!
E o caminhão do lixo que nunca pega a estrada? Deve dar uma manutenção violenta
Por exemplo o motor MWM Sprint até 2005 era mecânico de 2005 pra cima já é elétrico no caso para a s10
LOL o começo, haha.
Mas não "capisquei", a injeção (A diesel?) faz o motor diminuir a potência quando detecta falha somente para poluir menos, ou é por andar em parâmetros mais restritos para evitar quebra, que consequentemente diminui a potência?
Resumidamente ela diminuiu a potência pra "obrigar" o condutor a realizar o conserto.
Bom dia boa tarde boa noite.
Vcs da Alta Rpm sabem me informar como eu consigo ter uma formação que chegue pelo menos perto da do Derso? Por exemplo um curso técnico, superior ou algo do tipo. Que eu possa estudar especificamente carros assim
😂🤣💪😎🤠 abre um espaço aí que eu tô chegando
Sistema egr mais complexo que eu conheço é o da Volkswagen no motor Man do constellation, possui até radiador próprio pra redução de temperatura (sou vendedor de peças)
Eu tenho alergia a cheiros e um deles é de fumaça de diesel. Até o euro 4 eu não conseguia ficar vendo um carro manobrando (meu pai tem um troller 2.8 e na hora de sair de casa eu fico longe) mas nos carros atuais já consigo ficar próximo.
Apesar de algumas brincadeiras que a gente faz, as normas de emissões são necessárias para o bem de todos e continuidade da vida no planeta.
Os carros de passeio na Europa (rodei 1200 km na Itália com um Renault Mégane 1.6 diesel turbo) não emitem qqer ruído nem qqer fumaça visível.
Isso pela tecnologia do motor e tb da qualidade do diesel europeu, que emite menos gases do que a gasolina brasileira. Obs, estive na Itália em 2018.
Eu tenho uma Pajero 97 diesel que queima um litro de óleo a cada 300 km imagina a fumaça
Normal, opa, não é normal, mas todo motor a combustão Diesel ou Otto consome óleo. kkkk
Se o governo estivesse preocupado com o meio ambiente ele recomendaria o uso do etanol, até mesmo baixando imposto.
Dá pra adaptar ciclo diesel com etanol/gasolina? Acho q vc ja falou duma moto que poderia usar vários combustíveis..
Existiram no passado, exemplo que eu lembro agora são máquinas da linha amarela da Caterpillar, que utilizaram motores que podiam utilizar gasolina e Diesel, isso lá pela década de 30. Porém o problema é que um motor que utiliza dois combustíveis distintos, não consegue ser totalmente eficiente em nenhum dos dois cenários.
Os motores de tratores AGCO 3 cilindros são muitos bons e eficientes e conseguiram passar nas normas sem usar injeção eletrônica nós somos de 69 e 79 cavalos que usam bomba injetora Bosch o de 89 para cima já é eletrônico
Se tratando de diesel, todos esses penduricalhos pra reduzir "poluição" só dão dor de cabeça e são os maiores responsáveis por trocas de componentes e quebras nos motores... Pergunta pra qualquer caminhoneiro o que mais dá gasto no caminhão em manutenção
Murta, tem cupom na pneufree?
12:49 Minutos - Eu acho que vi um gatinho. Vi sim.
Comprar uma camionete ano 93 nem sempre é por questão de dinheiro!
Com um veículo 100% mecânico, com boa tração e bloqueio mecânico, snorkel e bons pneus eu dou a volta no mundo e se precisar ainda uso diesel S500 sem problema!
Acho que é até uma questão de racionalidade. Que se sabe o Greenpeace! Não sou eu que irei salvar o mundo passando raiva e sufoco com carros complexos só pra agradar normas poluentes!
Bilhões de reais em tecnologia no escapamento contra emissões de poluentes e aumentar a performance, pro cara tirar, por um diretão e fazer po poooo thuuuuu
Murta, como a gasolina está prestes a chegar em 35% de álcool....
Faz um video para a gente, como converter o carro para Flex, todas as peças que precisamos, quais profissionais precisamos procurar e o mais importante, + - quanto isso vai custar!
A lei aprovar 35% não significa que a mistura irá mudar para 35%. A mistura só mudará para 35% após a comunidade científica aprovar e a anp autorizar.
Eu era engenheiro da Ford e trabalhei no estudo da mistura de 27,5%. Naquele tempo testamos até 30% e vimos que tanto software quanto as peças poderia lidar com esta mistura. Na época apenas após a nossa provação o governo Dilma aprovou a mistura de 27,5% e a implementou. Apesar de muitos TH-camrs causar revolta não acredito que será diferente.
Resumindo, os motores diesel atuais estão cheios de tecnologia para atender as normas de poluentes, MUITO mais coisas para dar problema e encher o saco.
Vidiozaaaaasssoooo
Vai chegar um ponto onde não tera mais como melhorar a combustão e vai quebrar a economia...
Acredito que não, quando não for possível evoluir mais eles vão manter os padrões bem altos seria um suicídio econômico proibir motores a combustão
@HELLHOUND_ENGINEERING sem combustão se os eletrico não presta ainda vai fuder contudo
Parece que já está no último estágio de desenvolvimento e suportará só mais um UP nos limites de emissão (EURO 7).
Provavelmente os motores térmicos no futuro, serão a hidrogênio verde, biodiesel, biogás e etanol
@@HELLHOUND_GARAGEmotores a combustão não deixarão de existir, apenas irão mudar a fonte, a matriz energética
@Eng.pedroneto hidrogenio não tem futuro
Essa tamb é pra ter pesadelos
motor diesel eletronico gasta mais do que o mecanico pois se comparar um motor de 3 turbo intercule 75 cv 3300 e 4 de 3929 mecanico 75 cv 4 cilidro sai na frente na baixa assim gasta menos
Dado o assunto poluição voltemos a andar de bicicleta. Kkkk
🙃🙃🙃🙃🙃🙃🙃🙃
AH MURIÇOCA!
Emissão de poluentes.balela. A guerra vai acabar com uma grande parcela de pessoas.