Muito boa, mas é Uma pena que o entrevistador não deixa o entrevistado terminar o raciocínio. Vale a pena esperar o entrevistado concluir o raciocínio
2 หลายเดือนก่อน +5
Oi Rafa. Tdo bem? Na verdade não era bem uma entrevista, era um bate papo entre dois professores. Mas sim, prof. Soares se empolga as vezes... rs... Vamos repassar o feedback para ele para alinharmos melhor em próximos vídeos.
Necessário observar que talvez o propósito é transformar o encontro em bate papo entre dois conhecedores, isso pode fugir as regras do jornalismo sem prejuízo.
Mesmo sendo um bate papo, fica muito desconfortável e incômodo... Bate papo gravado e transmitido deve ser feito de forma diferente... Só reparar o que o Inteligência Limitada ou Flow eram no início e o que são hoje (antes era uma pegada semelhante a este vídeo, hoje já é um ritmo de "bate papo" mais entrosado)
Já sabemos que o Professor Soares é autoridade no assunto e é bastante enriquecedor aprender com ele. Contudo, na proposta de trazer uma visão complementar, o Professor Fragoso ficou prejudicado, queria ter ouvido mais dele.
Fragoso é um expert no quesito aviação! As aulas dele na universidade eram incríveis. Eu deixei o deslike no vídeo pq o Soares foi totalmente inconveniente. Ele fazia a pergunta e respondia. Pouco deu oportunidade para Fragoso falar. Segura a onda Soares… respira fundo e acalma o coração.
Recomendação de um sonoplasta: A captação do áudio do Prof. Fragoso ficou um pouco baixa. Como ele está usando um paletó aberto, melhor seria fixar o microfone do lado esquerdo do paletó, na direção que ele fala com o interlocutor, o Prof. Aroldo.
O ATR tem um sistema APM Aircraft performance management que foi criado pra alertar a tripulação de perda de performance aerodinâmica antes mesmo dos alarmes de stoll ou formação de gelo. Foi desenvolvido após um acidente aéreo devido a condições de gelo em 1994.
2 หลายเดือนก่อน
Oi @wilsonsilvasantos6812, tudo bem? 😊 A sua dúvida foi respondida no nosso outro vídeo “Acidente ATR-72 da Voepass: Respondendo as dúvidas dos internautas” (th-cam.com/video/OHNfQrcKg7g/w-d-xo.html), no minuto 07:30. Dá uma olhada lá, se ainda tiver alguma pergunta, estou à disposição para ajudar!
Entrevistado Prof. Fragoso, excelente, apenas a lamentar que o entrevistador pareceu querer mostrar saber tanto - ou mais - que o entrevistado. Seria mais interessante, então, fazer um monólogo apenas do entrevistador. Também nada técnicas as menções pelo entrevistador das suposições correntes na internet de sistemas supostamente não funcionais na aeronave.
O assunto foi tratado de maneira seria e profissional. Parabens. Duas coisas: primeiro é que se realmente houve vazamento de audio, a emissora e o funcionario da Anac cometeram crime. Um por vazar documentos sob sigilo e o outro por obter de forma fraudulenta esse material. Segunda questão e que gostaria de um novo video, é sobre o ar condicionado inoperante, que se estava em solo, como o ATR nao tem APU, fica dependendo do aeroporto e se é possivel uma porta com fresta permitir um aviao pressurizado voar. Obrigado.
No início ele disse que seria um bate-papo e não uma entrevista. Excelente as explicações de duas pessoas que conhecem muito!
2 หลายเดือนก่อน +1
Oi José. Tdo bem? Na verdade não era bem uma entrevista, era um bate papo entre dois professores. Mas sim, prof. Soares se empolga as vezes... rs... Vamos repassar o feedback para ele para alinharmos melhor em próximos vídeos.
Com mais de 35 anos de voo, sabemos que há uma cadeia de eventos que precedem um acidente e não um só motivo. Ao detectar uma problema de navegabilidade e segurança, inicia se uma descida em círculos evitando assim qualquer colisão no procedimento . Durante esse processo é comunicado o controle , tudo depende do CRM implantado na cabine . No meu treinamento aprendi sobre disparo de hélice, congelamento e problemas na superfície de comando e como atuar . Por isso insisto , um só motivo não derruba uma aeronave . Obrigado
Muito bom o vídeo. Quem teve aulas ( e participei de muitas, nas empresas que voei ), sabe que o professor & controlador de vôo Soares tem essa característica. Na realidade, muito mais do que uma entrevista, o Soares e o Eng./ piloto Fragoso, realizaram uma conversa informal( bate-papo), sem deixar o lado técnico de lado. Abraço Soares & Fragoso.
Professor Soares pergunta e responde. Não deixa o entrevistado falar....O Programa é ótimo , mas tem de corrigir isto. Senão irrrita quem está ouvindo e também o entrevistado.
Grandes mestres! Tive a oportunidade de ser aluno dos 2 no curso de Aviação Civil na Anhembi Morumbi! O Fragoso carinhosamente me chamava de Bahia hahaha
Parabéns pelo vídeo. Uma coisa que me chamou muito a atenção foram ( se confirmados como verdadeiros ) os gráficos de velocidade e altitude disponibilizados pelo flight radar 24, principalmente a altitude, pois não há qualquer altreração até a perda de controle.
Não sou aeronauta, mas gostei muito deste bate papo porque conseguem explicar para quem não entende de aviação. Porém condeno todos comentarios críticando a interrupção da fala entrevistador, porque isto não é debate eleitoral e sim uma conversa informal entre experts. E o foco desta gravação não é produção cinematográfica, ou publicitária. Parabéns ao canal, vocês estão superando, em qualidade de informação, as grandes mídias corporativas sensacionalistas. Que sirvam de exemplo para os outros.
Gostei!!...Já me increvi no Canal!!... Em relação a queda do ATR, achei que um dos fatores do acidente, poderia ser o embandeiramento das hélices de forma acidental, o que faria a aeronave entrar em "STALL". Entretanto, quando vi as imagens em solo do motor, as hélices estavam na posição normal, sem embandeiramento e na posição de voo. NÃO SOU EXPERT EM AVIAÇÃO, mas uso muito a lógica, bem como a física. Para mim, houve falha ESTRUTURAL NO ATR, ou hidráulica ou na fuselagem, já que deu para notar o som os motores nas gravações em vídeo, com força total e o avião girando sempre para a esquerda, sem o menor controle. A probabilidade de conter gelo nas asas, acho pouco provável, pois a quantidade do congelamento teria que ser de grande porte (o avião caiu em "stall" poucos segundos depois de sair de sua rota) e é impossível o alarme não ter tocado ANTES e alertado os pilotos. O correto, realmente, é aguardarmos as investigações desse trágico acidente!!....
Pensa bem. Jornalista entende de aviação? Não. Ele é obrigado a ir buscar informação sobre o assunto com rapidez, compreender, editar e transmitir em questão de horas ou mesmo até minutos. Com toda a pressão da empresa. Não é fácil, não.
Já teve comentário de que neste acidente o piloto teria desviado da clínica, da escola, da casa... o piloto tinha zero controle de atitude do avião, e se tivesse algum, teria salvo o avião. Então essa lenda urbana está sendo reciclada.
2 หลายเดือนก่อน
Oi @rkjbr, tudo bem? 😊 A sua dúvida foi respondida no nosso outro vídeo “Acidente ATR-72 da Voepass: Respondendo as dúvidas dos internautas” (th-cam.com/video/OHNfQrcKg7g/w-d-xo.html), no minuto 12:53. Dá uma olhada lá, se ainda tiver alguma pergunta, estou à disposição para ajudar!
Uma idéia de leigo para análise: seria viável a colocação de hiper paraquedas nessas aeronaves, a exemplo do que são utilizadas nas viagens espaciais ao retorno para a terra. Nesse acidente pelo menos a queda seria com bem menos impacto no solo
No Fligth Radar vemos claramente que o descontrole começa LOGO APÓS uma conversão à direita, que deveria ser a conversão normal que é feita para se entrar na aerovia que conduziria até a rampa de descida em GRU. A aeronave vinha de longa distância com direcionamento estável e quase que sem alterações dinâmicas até que nesse ponto realiza uma conversão mais acentuada. Daí começa o descontrole. A indicação é de que a partir deste ponto os elementos móveis que talvez já estivessem em comprometimento da sua mobilidade, acentuaram ou iniciaram a revelar o que talvez não tenha sido evidenciado até então: a perda de sustentação ante evidente ausência da adequada resposta àquela manobra normal.
O Flight Radar indica a velocidade de solo, que pode variar, mas não a real, por isso aquele gráfico estranho em amarelo, que não serve como parâmetro devido a grande imprecisão.
Devemos entender que nenhuma aeronave de transporte e certificada para voar dentro de formacao de gelo severo conforme havia boletim metereologico em vigencia no dia e hora do acidente denominado SIGMET. Porque o DOV despachante Operacional de Voo, criou o plano de voo dentro destas condicoes e apresentou para a tripulacao voar o trecho? Porque a tripulacao aceitou voar dentro desta condicao? adversa e contra o que o fabricante da aeronave especifica e na contramao dos principios basicos de aviador para detectar possivel formacao de gelo. Presenca de humidade e temperaturas de congelamento. Alem disso, porque houve a impericia destes dois setores regulamentados do servico regular de transporte aereo perante estas questoes elementares a seguranca e regras de voo? Por terceiro, a impericia da tripulacao parece ter sido o fator contribuinte principal dos supostos fatos ao longo da descorrencia do voo. A entrada em parafuso chato e algo berrante tecnicamente falando na questao pilotagem para terem chegado a esta situacao de voo. Na recuperacao de parafuso chato deve se executar a tentativa de recuperacao com motores em marcha lenta, porque ele desceu com os motores acelerados?
Nao deixa o entrevistado falar! Criticam os jornalistas, mas fazem pior. Quer falar mais que o entrevistado. E argumentar que é uma "conversa", não, não é só uma conversa. Querem se achar técnicos em aviação, mas serem amadores em comunicação? Se um jornalista for tentar voar sem se preparar minimamente, vocês vão reclamar, né? Se preparem sobre comunicação.
Entendi que a fala do piloto falando do controle, seria que antes de entrar dessa nuvem teriam pedido por precaução a descida do avião e o controle teria negado.
2 หลายเดือนก่อน
Oi @marcalvanem, tudo bem? 😊 A sua dúvida foi respondida no nosso outro vídeo “Acidente ATR-72 da Voepass: Respondendo as dúvidas dos internautas” (th-cam.com/video/OHNfQrcKg7g/w-d-xo.html), no minuto 13:32. Dá uma olhada lá, se ainda tiver alguma pergunta, estou à disposição para ajudar!
Entendem muito de aviao e pouco de entrevista/bate papo. Muitas perguntas ao mesmo tempo e nao deixava o outro responder, interrompia o tempo todo. Pra gente que está oubindo, é uma tortura. Um está as 10 km/hs o outro a 300 km/hs. Nao entendam como critica, apenas uma dica, espere o outro acabar a resposta, depois faça outra pergunta, apresentador tem que segurar a ansiedade.
Acredito ter sido aluno do Fragoso quando estudei na Anhembi Morumbi em 2006. Na nossa sala tínhamos um clone dele que apelidamos de Fragosinho!!!! Eles eram idênticos e não tinham qualquer parentesco!!! 😂😂😂😂
Se esse acidente tivesse ocorrido na região amazônica, ninguém nem tocaria mais no assunto!
2 หลายเดือนก่อน
Oi @josegeraldomendesalencar7053, tudo bem? 😊 A sua dúvida foi respondida no nosso outro vídeo “Acidente ATR-72 da Voepass: Respondendo as dúvidas dos internautas” (th-cam.com/video/OHNfQrcKg7g/w-d-xo.html), no minuto 25:08. Dá uma olhada lá, se ainda tiver alguma pergunta, estou à disposição para ajudar!
Uma pena! O entrevistado parecia ter muito conhecimento, mas não conseguiu falar ! Desisti aos 14 minutos do vídeo! Até onde assisti foi um monólogo do entrevistador
Somente como informação, na descida de emergência não precisa abrir 45* para a D/E. Descer on track.. não sei se mudou somente na minha empresa Ryanair. Abraço
Parabéns pela entrevista. Mas deixo uma crítica construtiva. Fica mais agradável ouvir quando o entrevistado ou um dos participantes consegue terminar suas falas.
Não vejo ninguém falar que talvez, os pilotos nem receberam o aviso de uma possível formação de gelo. Tudo bem que o primeiro indício é a informação de perda de velocidade, mas também eles podem ter perdido a velocidade e não ter recebido o alarme de formação de gelo. Não vejo ninguém falando sobre isso. Imagina se essa aeronave estava com esses sistemas de detecção ou anti gelo inoperantes. Como é que se resolve esse problema? Ah, descendo. NUma área crítica como São Paulo devido ao tráfego? A primeira coisa que fiz foi ver no replay do Flightradar e vi que um 737 da Gol tinha passado por ele minutos antes. Pensei em choque mas vi que o Gol havia passado por baixo dele no FL150. Eu cito isso por causa de algumas imagens que circulam do sistema de degelo de um ATR da mesma empresa danificado.
2 หลายเดือนก่อน
Oi @adbarros31, tudo bem? 😊 A sua dúvida foi respondida no nosso outro vídeo “Acidente ATR-72 da Voepass: Respondendo as dúvidas dos internautas” (th-cam.com/video/OHNfQrcKg7g/w-d-xo.html), no minuto 31:34. Dá uma olhada lá, se ainda tiver alguma pergunta, estou à disposição para ajudar!
faz outro papo desse com os feedbacks da galera, ambos grande profissionais, mas chega irritar vc querer entender o raciocínio do fera toda hora sendo interrompido. Mas nao para não, só corrige isso ai...
O apresentador é incoveniente!!! Deixa o cara falar
2 หลายเดือนก่อน +1
Olá. Tdo bem? Na verdade nenhum dos dois é apresentador, e portanto não era bem uma entrevista, era um bate papo entre dois professores. Mas sim, prof. Soares se empolga as vezes... rs... Vamos repassar o feedback para ele para alinharmos melhor em próximos vídeos.
Trabalho na manutenção aeronáutica aproximadamente 25 anos...piloto...tem uns aninhos... instruções...uns aninhos... e estou cursando eng mecânica.. talvez...eu possa tirar ...dúvidas... caso os senhores a tenham... hj...aprendo muito com os senhores.
Excelente esse questionamento do vazamento das informações da caixa preta, inclusive a lembrança do acidente do foker 100, também achei sem propósito e irresponsável a pretensa reportagem.
12:06 srs, um avião q cai 4 vezes pelo mesmo problema, gelo, não o torna inseguro? O Boeing 737 max ficou mais de 1 ano sem voar por um problema no software após 2 acidentes. O ATR tem lógicamente um problema de projeto. Asas pequenas e sistema de anti ice sub dimensionados. Há lógicamente pilotos q voam em situações q colocam o avião em risco, mas isso não poderia ser a causa de desvio do envelope de voo. Outra coisa, não sejam levianos. É lógico q o conteúdo do CVR foi vazado
00:55 Eu na minha ignorância nesse assunto, fico impressionado como que uma aeronave pode cair daquela maneira, já que aeronaves conseguem planar na falta de motores. E uma com os dois motores, cai daquela maneira.
Se se sabe que em uma condicao climatica advesrsa como esta o aviao cai, que essa condiçao tao adversa é possivel entao ao meu ver o aviao parte em um quase.
Pergunta e responde junto pra mostrar que "sabe também". É irritante!
2 หลายเดือนก่อน
Oi Alvaro. Tdo bem? Na verdade não era bem uma entrevista, era um bate papo entre dois professores. Mas sim, prof. Soares se empolga as vezes... rs... Vamos repassar o feedback para ele para alinharmos melhor em próximos vídeos.
Primeiro - EM NUNHUM LUGAR li que o acesso foi exclusivo a nenhuma TV (desinformação) - GRITOS, sou LEIGO no assunto mas que já voou em um ATR sabe que o acesso da cabine dos piloto não existe, tanto é que a cadeira da comissária fica onde seria a porta de acesso à cabine, ATR é um avião barulhento pra caralho se teve gritos gente é lógico que foram gritos dos pilotos porra, no TH-cam tá cheio de áudios de caixa preta com gritos de piloto. - Deixa o entrevistado falar poxa ….
O entrevistador pergunta e Já responde ao mesmo tempo, que agonia! Não deixa o entrevistado concluir a resposta!
2 หลายเดือนก่อน
Olá. Tdo bem? Na verdade não era bem uma entrevista, era um bate papo entre dois professores. Mas sim, prof. Soares se empolga as vezes... rs... Vamos repassar o feedback para ele para alinharmos melhor em próximos vídeos.
Ficou irritante assistir porque o entrevistador não deu espaço para o entrevistado falar.
2 หลายเดือนก่อน
Oi Rafael. Tdo bem? Na verdade não era bem uma entrevista, era um bate papo entre dois professores. Mas sim, prof. Soares se empolga as vezes... rs... Vamos repassar o feedback para ele para alinharmos melhor em próximos vídeos.
Nossa corta o intrevistado,tem muito a aprender Não tem como assistir
2 หลายเดือนก่อน
Oi Gerson. Tdo bem? Na verdade não era bem uma entrevista, era um bate papo entre dois professores. Mas sim, prof. Soares se empolga as vezes... rs... Vamos repassar o feedback para ele para alinharmos melhor em próximos vídeos.
Nossa, o entrevistador ñ deixou o entrevistado falar em todo momento. Que aflição assistir essa entrevista. Deve ter sido bastante desagradável para o entrevistado. É melhor gravar outra entrevista. Abraços
O entrevistador não deixa o convidado terminar uma frase sequer sem falar algo.
Exatamente!!! Não para de falar!
Isso porque ele não era “jornalista”
TB achei. completa todas as frases, muito ansioso
Muito boa, mas é Uma pena que o entrevistador não deixa o entrevistado terminar o raciocínio. Vale a pena esperar o entrevistado concluir o raciocínio
Oi Rafa. Tdo bem? Na verdade não era bem uma entrevista, era um bate papo entre dois professores. Mas sim, prof. Soares se empolga as vezes... rs... Vamos repassar o feedback para ele para alinharmos melhor em próximos vídeos.
Necessário observar que talvez o propósito é transformar o encontro em bate papo entre dois conhecedores, isso pode fugir as regras do jornalismo sem prejuízo.
Mesmo sendo um bate papo, fica muito desconfortável e incômodo... Bate papo gravado e transmitido deve ser feito de forma diferente... Só reparar o que o Inteligência Limitada ou Flow eram no início e o que são hoje (antes era uma pegada semelhante a este vídeo, hoje já é um ritmo de "bate papo" mais entrosado)
@@Hoft236 obrigada pelo Feedback. Vamos ajustar
Já sabemos que o Professor Soares é autoridade no assunto e é bastante enriquecedor aprender com ele. Contudo, na proposta de trazer uma visão complementar, o Professor Fragoso ficou prejudicado, queria ter ouvido mais dele.
Fragoso é um expert no quesito aviação! As aulas dele na universidade eram incríveis. Eu deixei o deslike no vídeo pq o Soares foi totalmente inconveniente. Ele fazia a pergunta e respondia. Pouco deu oportunidade para Fragoso falar. Segura a onda Soares… respira fundo e acalma o coração.
Deixa o Fragoso falar cara
Recomendação de um sonoplasta: A captação do áudio do Prof. Fragoso ficou um pouco baixa. Como ele está usando um paletó aberto, melhor seria fixar o microfone do lado esquerdo do paletó, na direção que ele fala com o interlocutor, o Prof. Aroldo.
Obrigado pela dica. Vamos ajustar em próximas.
O ATR tem um sistema APM Aircraft performance management que foi criado pra alertar a tripulação de perda de performance aerodinâmica antes mesmo dos alarmes de stoll ou formação de gelo. Foi desenvolvido após um acidente aéreo devido a condições de gelo em 1994.
Oi
@wilsonsilvasantos6812, tudo bem? 😊 A sua dúvida foi respondida no nosso outro vídeo “Acidente ATR-72 da Voepass: Respondendo as dúvidas dos internautas” (th-cam.com/video/OHNfQrcKg7g/w-d-xo.html), no minuto 07:30. Dá uma olhada lá, se ainda tiver alguma pergunta, estou à disposição para ajudar!
Entrevistado Prof. Fragoso, excelente, apenas a lamentar que o entrevistador pareceu querer mostrar saber tanto - ou mais - que o entrevistado. Seria mais interessante, então, fazer um monólogo apenas do entrevistador. Também nada técnicas as menções pelo entrevistador das suposições correntes na internet de sistemas supostamente não funcionais na aeronave.
Parabéns pelo belo trabalho!
Parabéns, Professor Soares e Fragoso! Adorei o vídeo! Show!
Muito obrigado
O assunto foi tratado de maneira seria e profissional. Parabens. Duas coisas: primeiro é que se realmente houve vazamento de audio, a emissora e o funcionario da Anac cometeram crime. Um por vazar documentos sob sigilo e o outro por obter de forma fraudulenta esse material. Segunda questão e que gostaria de um novo video, é sobre o ar condicionado inoperante, que se estava em solo, como o ATR nao tem APU, fica dependendo do aeroporto e se é possivel uma porta com fresta permitir um aviao pressurizado voar. Obrigado.
Gostaria de ver a entrevista, mas isso aqui foi um monólogo 😅.
O entrevistador quase não deixou o entrevistado falar! Q pena!
No início ele disse que seria um bate-papo e não uma entrevista. Excelente as explicações de duas pessoas que conhecem muito!
Oi José. Tdo bem? Na verdade não era bem uma entrevista, era um bate papo entre dois professores. Mas sim, prof. Soares se empolga as vezes... rs... Vamos repassar o feedback para ele para alinharmos melhor em próximos vídeos.
Com mais de 35 anos de voo, sabemos que há uma cadeia de eventos que precedem um acidente e não um só motivo. Ao detectar uma problema de navegabilidade e segurança, inicia se uma descida em círculos evitando assim qualquer colisão no procedimento . Durante esse processo é comunicado o controle , tudo depende do CRM implantado na cabine .
No meu treinamento aprendi sobre disparo de hélice, congelamento e problemas na superfície de comando e como atuar . Por isso insisto , um só motivo não derruba uma aeronave .
Obrigado
Excelente, Obrigado pelo comentário!
Muito bom. Uma das melhores explicações sobre o caso.
Muito bom o vídeo. Quem teve aulas ( e participei de muitas, nas empresas que voei ), sabe que o professor & controlador de vôo Soares tem essa característica. Na realidade, muito mais do que uma entrevista, o Soares e o Eng./ piloto Fragoso, realizaram uma conversa informal( bate-papo), sem deixar o lado técnico de lado. Abraço Soares & Fragoso.
Professor Soares pergunta e responde. Não deixa o entrevistado falar....O Programa é ótimo , mas tem de corrigir isto. Senão irrrita quem está ouvindo e também o entrevistado.
Excelente
Grandes mestres! Tive a oportunidade de ser aluno dos 2 no curso de Aviação Civil na Anhembi Morumbi! O Fragoso carinhosamente me chamava de Bahia hahaha
Entrevista do Faustão não deixa o cara falar
Muito boa a entrevista, e esclare que devemos ter cautela pra fazer especulação de acidente aéreo.muito obrigado..
Muito bom esse vídeo!! 👏👏👏
Seria perfeito deixando o entrevistado falar.
Parabéns pelo vídeo.
Uma coisa que me chamou muito a atenção foram ( se confirmados como verdadeiros ) os gráficos de velocidade e altitude disponibilizados pelo flight radar 24, principalmente a altitude, pois não há qualquer altreração até a perda de controle.
é isso!!! excelente bate papo. Duas pessoas que conhecem do que estão falando e falam sem meias palavras.
Mto obrigado
Não sou aeronauta, mas gostei muito deste bate papo porque conseguem explicar para quem não entende de aviação. Porém condeno todos comentarios críticando a interrupção da fala entrevistador, porque isto não é debate eleitoral e sim uma conversa informal entre experts. E o foco desta gravação não é produção cinematográfica, ou publicitária. Parabéns ao canal, vocês estão superando, em qualidade de informação, as grandes mídias corporativas sensacionalistas. Que sirvam de exemplo para os outros.
Ele fez as perguntas que a imprensa faz, sempre interrompendo o convidado. Além disso, a captação, principalmente do convidado, está muito ruim!
Excelente Live pal 👏
Gostei!!...Já me increvi no Canal!!...
Em relação a queda do ATR, achei que um dos fatores do acidente, poderia ser o embandeiramento das hélices de forma acidental, o que faria a aeronave entrar em "STALL".
Entretanto, quando vi as imagens em solo do motor, as hélices estavam na posição normal, sem embandeiramento e na posição de voo.
NÃO SOU EXPERT EM AVIAÇÃO, mas uso muito a lógica, bem como a física.
Para mim, houve falha ESTRUTURAL NO ATR, ou hidráulica ou na fuselagem, já que deu para notar o som os motores nas gravações em vídeo, com força total e o avião girando sempre para a esquerda, sem o menor controle.
A probabilidade de conter gelo nas asas, acho pouco provável, pois a quantidade do congelamento teria que ser de grande porte (o avião caiu em "stall" poucos segundos depois de sair de sua rota) e é impossível o alarme não ter tocado ANTES e alertado os pilotos.
O correto, realmente, é aguardarmos as investigações desse trágico acidente!!....
Infelizmente o entrevistado não consegue falar….
Esses sim entendem de aviação, e não essa mídia vergonhosa.
Grandes mestres 😊
Pensa bem. Jornalista entende de aviação? Não. Ele é obrigado a ir buscar informação sobre o assunto com rapidez, compreender, editar e transmitir em questão de horas ou mesmo até minutos. Com toda a pressão da empresa. Não é fácil, não.
Pelo amor de Deus,um áudio estourado e outro quase mudo.
Excelente explanação. Parabéns!
Obrigado Samuel 😊
Já teve comentário de que neste acidente o piloto teria desviado da clínica, da escola, da casa... o piloto tinha zero controle de atitude do avião, e se tivesse algum, teria salvo o avião. Então essa lenda urbana está sendo reciclada.
Oi
@rkjbr, tudo bem? 😊 A sua dúvida foi respondida no nosso outro vídeo “Acidente ATR-72 da Voepass: Respondendo as dúvidas dos internautas” (th-cam.com/video/OHNfQrcKg7g/w-d-xo.html), no minuto 12:53. Dá uma olhada lá, se ainda tiver alguma pergunta, estou à disposição para ajudar!
A Globo molhou a mão de alguém, simples. Isso é Brasil
Ninguém vaza informação no mundo, só no Brasil e pra Globo.
@@manfredm5298 Claro que vaza kkkk mas no Brasil isso é bem normal de acontecer
Vocês são demais, grande abraço !
Obrigado Ruan!
Há uma emissora de TV que ama "fake news" , "invenções" " narrativas falsas" . INACREDITÁVEL 😡😡😡
Uma idéia de leigo para análise: seria viável a colocação de hiper paraquedas nessas aeronaves, a exemplo do que são utilizadas nas viagens espaciais ao retorno para a terra. Nesse acidente pelo menos a queda seria com bem menos impacto no solo
Pra ter que tirar 20 cadeiras pra por um puta troço pesado? Nem fudendo que isso será feito para aviões comerciais, no máximo pra jatinho de rico..
Que diferença, você assistir um vídeo desse e assistir um da globo e da CNN, que confundem mais, do que explicam.
Obrigado Marcos.
No Fligth Radar vemos claramente que o descontrole começa LOGO APÓS uma conversão à direita, que deveria ser a conversão normal que é feita para se entrar na aerovia que conduziria até a rampa de descida em GRU. A aeronave vinha de longa distância com direcionamento estável e quase que sem alterações dinâmicas até que nesse ponto realiza uma conversão mais acentuada. Daí começa o descontrole. A indicação é de que a partir deste ponto os elementos móveis que talvez já estivessem em comprometimento da sua mobilidade, acentuaram ou iniciaram a revelar o que talvez não tenha sido evidenciado até então: a perda de sustentação ante evidente ausência da adequada resposta àquela manobra normal.
Sim isso é o que se viu..
O Flight Radar indica a velocidade de solo, que pode variar, mas não a real, por isso aquele gráfico estranho em amarelo, que não serve como parâmetro devido a grande imprecisão.
*É muita inocência achar que ninguém vazou o áudio... claro que vazou..* #brasil
O caso do Folker100 em 96 que o Piloto fala para a torre "Tô livrando a Escola" tbm foi fake 😎.
@@itaipu54 tudo é vazado...se conversa de juiz vaza... imagine cenipa
Devemos entender que nenhuma aeronave de transporte e certificada para voar dentro de formacao de gelo severo conforme havia boletim metereologico em vigencia no dia e hora do acidente denominado SIGMET.
Porque o DOV despachante Operacional de Voo, criou o plano de voo dentro destas condicoes e apresentou para a tripulacao voar o trecho?
Porque a tripulacao aceitou voar dentro desta condicao? adversa e contra o que o fabricante da aeronave especifica e na contramao dos principios basicos de aviador para detectar possivel formacao de gelo. Presenca de humidade e temperaturas de congelamento.
Alem disso, porque houve a impericia destes dois setores regulamentados do servico regular de transporte aereo perante estas questoes elementares a seguranca e regras de voo?
Por terceiro, a impericia da tripulacao parece ter sido o fator contribuinte principal dos supostos fatos ao longo da descorrencia do voo.
A entrada em parafuso chato e algo berrante tecnicamente falando na questao pilotagem para terem chegado a esta situacao de voo.
Na recuperacao de parafuso chato deve se executar a tentativa de recuperacao com motores em marcha lenta, porque ele desceu com os motores acelerados?
Nao deixa o entrevistado falar! Criticam os jornalistas, mas fazem pior. Quer falar mais que o entrevistado.
E argumentar que é uma "conversa", não, não é só uma conversa. Querem se achar técnicos em aviação, mas serem amadores em comunicação? Se um jornalista for tentar voar sem se preparar minimamente, vocês vão reclamar, né? Se preparem sobre comunicação.
Entendi que a fala do piloto falando do controle, seria que antes de entrar dessa nuvem teriam pedido por precaução a descida do avião e o controle teria negado.
Oi
@marcalvanem, tudo bem? 😊 A sua dúvida foi respondida no nosso outro vídeo “Acidente ATR-72 da Voepass: Respondendo as dúvidas dos internautas” (th-cam.com/video/OHNfQrcKg7g/w-d-xo.html), no minuto 13:32. Dá uma olhada lá, se ainda tiver alguma pergunta, estou à disposição para ajudar!
Entendem muito de aviao e pouco de entrevista/bate papo. Muitas perguntas ao mesmo tempo e nao deixava o outro responder, interrompia o tempo todo. Pra gente que está oubindo, é uma tortura. Um está as 10 km/hs o outro a 300 km/hs. Nao entendam como critica, apenas uma dica, espere o outro acabar a resposta, depois faça outra pergunta, apresentador tem que segurar a ansiedade.
Oi Fabiano. Tdo bem? Obrigado pelo feedback.
Um belo papo de dois mestres.
Obrigado
Acredito ter sido aluno do Fragoso quando estudei na Anhembi Morumbi em 2006.
Na nossa sala tínhamos um clone dele que apelidamos de Fragosinho!!!! Eles eram idênticos e não tinham qualquer parentesco!!! 😂😂😂😂
Se esse acidente tivesse ocorrido na região amazônica, ninguém nem tocaria mais no assunto!
Oi
@josegeraldomendesalencar7053, tudo bem? 😊 A sua dúvida foi respondida no nosso outro vídeo “Acidente ATR-72 da Voepass: Respondendo as dúvidas dos internautas” (th-cam.com/video/OHNfQrcKg7g/w-d-xo.html), no minuto 25:08. Dá uma olhada lá, se ainda tiver alguma pergunta, estou à disposição para ajudar!
Faltou CRM nesta conversa...
Pode não ser considerada uma entrevista, mas tem que deixar o outro falar à vontade sem interrupção.
Uma pena! O entrevistado parecia ter muito conhecimento, mas não conseguiu falar ! Desisti aos 14 minutos do vídeo! Até onde assisti foi um monólogo do entrevistador
Ingênuos, não é preciso ter acesso a gravação para deduzir o que ocorreu dentro do avião no último minuto.
Tem ...um outro...vídeo...que demonstra uma tendência de cair de cauda...
Ele tenta recuperar...por algum momento... mas sem sucesso...
Só o entrevistar fala? Um monólogo?
Somente como informação, na descida de emergência não precisa abrir 45* para a D/E. Descer on track.. não sei se mudou somente na minha empresa Ryanair. Abraço
Obrigado pela informação.
Gelo forma-se no aerofólio dentro de nuvens nas temperaturas entre +10°c e -40°c.
Parabéns pela entrevista. Mas deixo uma crítica construtiva. Fica mais agradável ouvir quando o entrevistado ou um dos participantes consegue terminar suas falas.
5:18 E como vazou os áudios da cabine do 1907 da Gol ?
Não vejo ninguém falar que talvez, os pilotos nem receberam o aviso de uma possível formação de gelo. Tudo bem que o primeiro indício é a informação de perda de velocidade, mas também eles podem ter perdido a velocidade e não ter recebido o alarme de formação de gelo. Não vejo ninguém falando sobre isso. Imagina se essa aeronave estava com esses sistemas de detecção ou anti gelo inoperantes. Como é que se resolve esse problema? Ah, descendo. NUma área crítica como São Paulo devido ao tráfego? A primeira coisa que fiz foi ver no replay do Flightradar e vi que um 737 da Gol tinha passado por ele minutos antes. Pensei em choque mas vi que o Gol havia passado por baixo dele no FL150. Eu cito isso por causa de algumas imagens que circulam do sistema de degelo de um ATR da mesma empresa danificado.
Oi @adbarros31, tudo bem? 😊 A sua dúvida foi respondida no nosso outro vídeo “Acidente ATR-72 da Voepass: Respondendo as dúvidas dos internautas” (th-cam.com/video/OHNfQrcKg7g/w-d-xo.html), no minuto 31:34. Dá uma olhada lá, se ainda tiver alguma pergunta, estou à disposição para ajudar!
Passageiros, quando no solo, reclamaram do ar condicionado? Sistema de-ice pneumático utiliza ar condicionado para ser acionado.
Tentei assistir mas não dá. Véio insuportável 😂😂
Uma pena o entrevistador não deixar o entrevistado falar
Voepass, voe e que tudo corra bem, senão descanse em paz!
Mas os ATR não voam em países com temperaturas baixíssimas?
faz outro papo desse com os feedbacks da galera, ambos grande profissionais, mas chega irritar vc querer entender o raciocínio do fera toda hora sendo interrompido. Mas nao para não, só corrige isso ai...
Isso é um monologo😊
Me parece claro que o sistema antiformação de gêlo da aeronave estava inoperante.
Das roldanas...sr...acresito ser difícil... devido a lubrificação... que é feita com graxa especial.....anti-congelamento. .
Pergunta comprida e demorada. Csnsa quem está assistindo
Deixe o cara falar, pelo amor de Deus
Difícil assistir a entrevista. O entrevistador não deixa o entrevistado concluir um pensamento, interfere e atrapalha o tempo todo. Difícil
Boa noite
O apresentador é incoveniente!!! Deixa o cara falar
Olá. Tdo bem? Na verdade nenhum dos dois é apresentador, e portanto não era bem uma entrevista, era um bate papo entre dois professores. Mas sim, prof. Soares se empolga as vezes... rs... Vamos repassar o feedback para ele para alinharmos melhor em próximos vídeos.
Mas o canal de Rádio é simples e pode ser copiado desde que existe rádio escuta, e quem gravou pode ter passado para reporteres inclusive da Globo.
Estranho e uma empresa com tantos problemas continuar operando .
Trabalho na manutenção aeronáutica aproximadamente 25 anos...piloto...tem uns aninhos... instruções...uns aninhos... e estou cursando eng mecânica.. talvez...eu possa tirar ...dúvidas... caso os senhores a tenham... hj...aprendo muito com os senhores.
Obrigado Saulo
Excelente esse questionamento do vazamento das informações da caixa preta, inclusive a lembrança do acidente do foker 100, também achei sem propósito e irresponsável a pretensa reportagem.
12:06 srs, um avião q cai 4 vezes pelo mesmo problema, gelo, não o torna inseguro? O Boeing 737 max ficou mais de 1 ano sem voar por um problema no software após 2 acidentes. O ATR tem lógicamente um problema de projeto. Asas pequenas e sistema de anti ice sub dimensionados. Há lógicamente pilotos q voam em situações q colocam o avião em risco, mas isso não poderia ser a causa de desvio do envelope de voo.
Outra coisa, não sejam levianos. É lógico q o conteúdo do CVR foi vazado
3:45 Mesma emissora já fez a mesma palhaçada na cobertura da queda do Foker 100
00:55 Eu na minha ignorância nesse assunto, fico impressionado como que uma aeronave pode cair daquela maneira, já que aeronaves conseguem planar na falta de motores. E uma com os dois motores, cai daquela maneira.
Se se sabe que em uma condicao climatica advesrsa como esta o aviao cai, que essa condiçao tao adversa é possivel entao ao meu ver o aviao parte em um quase.
Vai entrevistar e não para de falar!!!
Porra muito chato ele!!!
Pergunta e responde junto pra mostrar que "sabe também". É irritante!
Oi Alvaro. Tdo bem? Na verdade não era bem uma entrevista, era um bate papo entre dois professores. Mas sim, prof. Soares se empolga as vezes... rs... Vamos repassar o feedback para ele para alinharmos melhor em próximos vídeos.
Primeiro
- EM NUNHUM LUGAR li que o acesso foi exclusivo a nenhuma TV (desinformação)
- GRITOS, sou LEIGO no assunto mas que já voou em um ATR sabe que o acesso da cabine dos piloto não existe, tanto é que a cadeira da comissária fica onde seria a porta de acesso à cabine, ATR é um avião barulhento pra caralho se teve gritos gente é lógico que foram gritos dos pilotos porra, no TH-cam tá cheio de áudios de caixa preta com gritos de piloto.
- Deixa o entrevistado falar poxa ….
IEP
Esse é o nome do indicador do acumulo de gelo
Tá de boa...super entendido...
O entrevistador pergunta e Já responde ao mesmo tempo, que agonia! Não deixa o entrevistado concluir a resposta!
Olá. Tdo bem? Na verdade não era bem uma entrevista, era um bate papo entre dois professores. Mas sim, prof. Soares se empolga as vezes... rs... Vamos repassar o feedback para ele para alinharmos melhor em próximos vídeos.
O que espanta é ver pessoas como os partícipes dESSE vídeo passando pano pro ATR
Ficou irritante assistir porque o entrevistador não deu espaço para o entrevistado falar.
Oi Rafael. Tdo bem? Na verdade não era bem uma entrevista, era um bate papo entre dois professores. Mas sim, prof. Soares se empolga as vezes... rs... Vamos repassar o feedback para ele para alinharmos melhor em próximos vídeos.
Nossa corta o intrevistado,tem muito a aprender
Não tem como assistir
Oi Gerson. Tdo bem? Na verdade não era bem uma entrevista, era um bate papo entre dois professores. Mas sim, prof. Soares se empolga as vezes... rs... Vamos repassar o feedback para ele para alinharmos melhor em próximos vídeos.
O cara não deixa o outro falar.
Como é seguro se já matou 470 pessoas conforme TheFlightChannel ?
O repórter não para de falar e interrompe o engenheiro! Poderia escutar mais as respostas
Deixa o entrevistado terminar as frases, por favor!!!!!!!!
Nossa, o entrevistador ñ deixou o entrevistado falar em todo momento. Que aflição assistir essa entrevista. Deve ter sido bastante desagradável para o entrevistado. É melhor gravar outra entrevista. Abraços
Comandante durante primeiro ano de comando...
O entrevistador não deixa o entrevistado falar, cortando insistentimente após as longas perguntas!
Muito chato.
O entrevistador interrompe o entrevistado o tempo todo! Dá agonia.
O entrevistador responde às próprias perguntas.
Que horror!!
Foi ganso canadense e nao pelicano. Foi feito teste de Dna.
12 quedas e 66 PT e vocês dizem que seguro ? Só se for pra quem fica em Terra
Nossa o apresentador corta a todo momento