RADIAÇÃO IONIZANTE - Adicional de Insalubridade | #8
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 5 ก.พ. 2025
- Radiação Ionizante se refere a radiações com energia suficiente para ionizar átomos e moléculas, ou seja, remover elétrons das órbitas atômicas, criando íons.
Exemplos de radiação ionizante incluem raios-X, raios gama e partículas alfa e beta. Essa radiação é comum em ambientes como instalações médicas (radiologia), indústrias nucleares, laboratórios de pesquisa e alguns tipos de fábricas.
A exposição à radiação ionizante pode causar danos às células do corpo humano, aumentando o risco de doenças como o câncer. Por isso, a legislação trabalhista no Brasil tem regras rígidas sobre o manuseio e a exposição a esse tipo de radiação.
O adicional de insalubridade é um direito garantido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde, como a radiação ionizante. O adicional é um percentual do salário do trabalhador, que pode variar de 10%, 20% ou 40%, dependendo do grau de insalubridade definido pela Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
No caso específico de radiação ionizante, é considerado um risco de insalubridade de grau máximo, o que garante ao trabalhador o adicional de 40% sobre o salário mínimo . Além disso, os trabalhadores expostos a esse tipo de radiação devem usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados e ter jornadas de trabalho reduzidas para minimizar a exposição.
A fiscalização dessas condições e a concessão do adicional dependem de perícias técnicas feitas por profissionais habilitados, como engenheiros de segurança do trabalho ou médicos do trabalho.
A legislação visa proteger a saúde do trabalhador e garantir que ele tenha compensações adequadas ao risco envolvido.
________________________________________________________________________
A ESTRATÉGIA É O ITEM MAIS IMPORTANTE PARA PREPARAÇÃO
Se você é bacharel ou estudante de Direito e ainda não conseguiu aprovação na OAB, pode ser que sua estratégia de estudo esteja errada!
Na verdade, caso você esteja se preparando e não tem resultado na prova, vou te ser sincero: SUA ESTRATÉGIA DE PREPARAÇÃO ESTÁ TOTALMENTE ERRADA!
Eu preparei um material completo com uma Estratégia muito simples de ser implementada e rápida. Muitos inscritos aqui do canal já usaram e aprovaram o MÉTODO DE PREPARAÇÃO que te orienta a estudar somente o que cai na prova.
Conheça o método - • MÉTODO DE PREPARAÇÃO -...
________________________________________________________________________
Redes sociais:
Jusbrasil: gabrielppm.jus...
LinkedIn: / gabriel-pacheco-356498182
Facebook: www.facebook.c...
Instagran: @gabrielpachecoadv
tiktok: www.tiktok.com...
#insalubridade #radiação #ionizante
Geralmente o enquadramento de insalubridade por radiações ionizantes é sobreposto pelo adicional de periculosidade, conforme anexo * da NR 16, enquadra-se insalubridade por radiações ionizantes se estas estiverem fora do que preconiza a NR 16.
sim
Olá! Não ouvi você falar a respeito do limite de tolerância. No Brasil, o trabalhador exposto à radiação ionizante só faz jus ao adicional de insalubridade se ultrapassar o limite de tolerância, medido através de dosimetria, nos termos do Anexo 5 da NR 15 e Norma CNEN NN 3.01.
A qualificação da exposição é feito por perícia...
Sou enfermeiro perfusionista e instrumentador trabalho com implante de marca passo e hemodinâmica tenho direito a insalubridade de 40% tive um colega de trabalho está com câncer na cabeça isso me preocupa
É uma profissão de risco. Por isso o adicional de insalubridade