Eu vi foi uma matéria tendenciosa, tentando fazer com que o público confie que o governo tem um órgão que não vai deixar a indústria alimentícia nos matar a conta gotas! A mesma empresa que fabrica tem dedos nos laboratórios, tem até universidade. O que mais tem são documentários denunciando essas empresas mas vão falar que são meia dúzia de Zé manes que não vão causar conseguir derrubar o esquema! Vc sabia que o McDonald’s com seus lanches infelizes tem lanchonete dentro de hospitais de crianças? Vc sabia q a Coca-Cola retira água de uma cidade inteira e vende engarrafada pelo preço de coca e a água da torneira não é potável? Vc sabia que a Nestlé sobe o rio 3 dias no barco pra levar farinha láctea para índios e ribeirinhos? (Não é nem doação, é venda)…
Ok, eu vou te dizer, a empresa de mineração de moedas é uma empresa financeira internacional que atua em atividades de investimento, que estão relacionadas à negociação em mercados financeiros realizada por negociantes profissionais qualificados
eu faço engenharia química e durante um tempo estagiei num laboratório multidisciplinar na área de bioquímica. Aprendi muito sobre a influência desses produtos na conservação dos alimentos... É claro e evidente que o corpo humano cedo ou tarde paga a fatura, e mais... O grande problema é que não se consome apenas um ou dois processados/dia, consome-se vários. Pense esse coquetel de conservantes, aromatizantes, flavorizantes, benzoatos, além da alta quantidade de sódio... Não há DNA que resista a tamanha ofensa química ao organismo, o resultado disto a gente já sabe.
@@ane.bamberger Você acha que come comida de verdade, a não ser que você tenha uma fazenda onde você cria seus próprios animais pra consumo e plante sua própria cultura de grãos, você também é refém da indústria alimentícia. Ou você acha que a carne que você compra no supermercado não está cheia de hormônios? Ou as frutas e verduras não estão cheias de agrotóxicos? Infelizmente, não temos muito pra onde correr, podemos tentar mitigar o problema, mas mesmo assim somos reféns incondicionalmente.
Jovens que possuem acne: parem de comer indutrializados e acabe com sua acne, nosso corpo inflama com esses aditivos e a resposta acaba saindo pela pele. Desde que parei com isso meu corpo se renovou, passei por 2 tratamentos de roacutan pra nada, só me curei quando troquei a alimentação
Sim, tô experienciando a mesma coisa, diminui o consumo de carboidratos e açúcar e meu rosto melhorou uns 80 %, ainda tem algumas coisas que não tirei mas estou melhorando minha alimentação.
@@hollywootv3293 se você comer verduras e frutas do supermercado, vai comer só agrotóxicos. Se comer processados vc vai comer os mesmos agrotóxicos + aditivos (e em alguns casos as matérias primas dos processados podem conter até mais agrotóxicos que os vendidos pro consumidor final). Pare de inventar desculpas pra comer mal!
Além do fato da nutrição ser a ciência mais difícil que conheço, com as empresas, mercados e industrias visando apenas o lucro, fica muito difícil ser saudável.
Famosa desculpa miojo... Arroz e feijão, frutas, legumes e verduras, nao quer né?... produtos com aditivos são mais caros. Não estou falando de agrotóxicos, não nego isto.
Quer comer doce, compra uma rapadura... Você pode derreter ela e fazer doce frutas.... No fundo no fundo vocês querem comer produtos desse tipo que tem aditivos, é só parar
@@rogeriagarcez5270 sou maranhense. cresci no mato. Na infância eu ajudava na renda de casa capinando quintal dos outros. Já Rocei pasto. Plantei e colhi arroz, feijão, milho. Já criei mas de 250 aves. Galinhas e outros. Toquei gado montando em cavalo. Melhor retirar seu infame comentário. Só não estou na roça porque não tenho condições no momento. Por isso do meu comentário. Você deve ser desse povo besta que vive de criticar e não faz nada por ninguém
Faz 3 anos que me mudei pra França , uma das coisas que percebi foi a diferença na qualidade dos produtos de mercado , eu sempre fui de ler a embalagem pra evitar os ultraprocessados, aqui são raras as vezes que encontro produtos com tanto excesso de química . As grandes multinacionais empurram a porcaria pra países em desenvolvimento.
Isso é seu preconceito falando por você. Porque EUA, Canadá e outros países da Anglo-esfera tem alimentos ultra processados e cheios de químicos muito mais que no Brasil. Além disso a França é um dos países que mais se preocupa com isso, é bem injusto você generalizar todos os 60 países ricos baseados na alimentação francesa.
@@jhonatasrodrigues4406 baseado em experiência pessoal. Fiz intercâmbio na FL, e depois fui pro Canadá. Assim como o Rock e Heavy Metal são de origem Anglofona, a indústria também, eles são os reis dos alimentos ultra processados. Você acha que Coca Cola, Fast Food, Tang, e outras porcarias vem de onde?
eu vi de uma nutricionista tem 2 diferenças de alimentações, a gente segue o americano que seria uma alimentação calórica, muitas calorias, ja os europeus eles tem uma alimentação mais nutritiva, não sei falar certinho
Moro na cidade e tenho uma vida corrida. Ainda pretendo fazer uma horta doméstica. Essa seria a melhor solução. Por enquanto, fico com o que o doutor Lair diz: mesmo com agrotóxicos, coma! Pois as frutas e vegetais são ricos em fibras.
Tema super pertinente! Tenho tentado dentro do possível para consumir alimentos de verdade. Não é fácil, as vezes escorrego ao comer uma bolacha ou tomar um refri, mas estou mais atento à minha alimentação
@@Herbert2892 Se você gosta de se envenenar, é uma escolha sua. Muitas pessoas não tem educação sobre o que é ultraprocessado. O problema da fome é mais o modo que produzimos e distribuímos. Se informe.
@@victorpimentel1 Meu ponto aqui, Sr. "Se Informe", é que sem os aditivos que você tanto demoniza não conseguiríamos produzir em tão larga escala. Então ao mesmo tempo que são responsáveis pela morte, também são responsáveis pela vida daqueles que conseguem comer graças à eles.
Quanta informação importante. Eu já deixei o leite em caixa há mais de três anos. Raramente como conservantes e estou sempre de olho nas tabelas. Mas é uma batalha sobreviver a estes alimentos cheios de química.
@@nayragrazielle eu geralmente uso em pó, mesmo não sendo o melhor é o menos nocivo. Tudo começou quando senti um forte cheiro de amônia no leite de caixa e deste dia em diante comecei a buscar informações sobre o processo de fabricação de várias marcas. A sigla em inglês UHT significa Ultra Alta Temperatura, ou seja, morre tudo que tem nele, até os nutrientes. Não adianta tomar, o resto vem com os conservantes e o alumínio contido na parte interna da embalagem, corte uma e você verá. Pense bem, um leite normal, mesmo em pó estraga logo, já esses de caixa duram quase seis meses embalado.
@@dalvinocosta4651 fora que o leite, toda vida que eu tomo kk pela manhã com café, chega da um embrulho no estômago, com formação de gases..eu sei que uma alimentação saudável não é frescura, já tem 3 casos de mortes de câncer no estômago, na minha família..
@@gustavofabricio108 pois deixe de tomar esse leite, ele, a longo prazo pode devastar seu organismo. Agora a minha batalha e largar o café tradicional é adotar o café de cevada ou de açaí mas eles têm sabor horrível e eu estou no nescafé que é forte demais mas que tem menos aditivos e cafeína. Não são caros mas o paladar rejeita. Em minha família há histórica de problemas no estômago também. Meu pai, minha avó e minha tia já morreram em decorrência deles.
Um monte de gente ficando alérgico a leite, glúten, etc... Não sei se tem estudos sobre isso, mas acho que esses aditivos tem relação com essas alergias alimentares que estão surgindo.
Sim man, eu peguei uma alergia na bola esquerda e até agora não descobri o motivo, tentarei ir ao médico na próxima sexta pq a parada tá foda! To no maior ódio…
Leite não é um alimento pra seres humanos. Não tem sentido em usar como alimento algo q o corpo da vaca produz pra alimentar um filhote... de vaca. Tudo q está ali foi biologicamente criado pra alimentar bovinos, não humanos, inclusive hormônios e lactose, que é uma proteína que o organismo humano não consegue digerir totalmente. Isso SEM FALAR em todo o processamento que esse leite passa depois.
Mas a função da ANVISA não é e nunca foi "CONTROLAR" a indústria brasileira, ela existe para "VIABILIZAR" as atividades deles. Eles criam um limite de perdas/prejuízos aceitáveis para as atividades de um grupo. Indústria e Estado são quem realmente lucra e o cidadão/consumidor paga o preço. Na verdade, qualquer órgão regulador existe pra isso e não para nos proteger de verdade. Eu eu posso te dar um exemplo, pesquise no Google: Bayer acordo 2 bilhões casos futuros câncer. Quando ler as notícias pode ficar revoltada também.
Anvisa? Kkkkkkk. Além de outras piadas de mal gosto dessa porcaria vou citar uma que aconteceu comigo. Eu tentei importar de um site (piping rock) um suplemento chamado beta sistosterol, que descobri depois que tem no abacate. Nos EUA e outros países de primeiro mundo, claro, é amplamente aceito e divulgado. Pois bem, a Receita Federal sempre muito "eficiente" barrou os frascos, que eu paguei a fortuna de 5 dólares em três, alegando que a nossa "mãe" Anvisa proibe aqui. Eu criei até uma teoria, se Anvisa proibe é bom.
MÁFIA DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS E FARMACÊUTICA. As empresas que fabricam esses produtos financiam os estudos, os estudos concluem que não tem correlação de aditivos químicos com problemas de saúde. "Algo de errado não está certo". Obviamente não terá conclusão nenhuma, pois como as empresas vão concluir que não pode consumir alimentos que eles mesmos vendem? Sem contar que os problemas de saúde são lucrativos para as indústrias farmacêuticas. É tudo uma MÁFIA.
Eu me orgulho de entrar no mercado e dizer: "nossa, quanta coisa que eu nao preciso". A regra é clara, brasileiro, quanto maior a lista de ingredientes, menor deve ser sua intenção de consumi-los. Em comida de verdade o único ingrediente é o próprio alimento.
É só olhar para as pessoas e ver o impacto de uma alimentação artificial. As próprias industrias patrocinam palestras, eventos, etc. Sem contar os níveis de agrotóxicos no ar, na água, nos alimentos. Não é possível confiar nas industrias, o ideal é comer comida de verdade. Alimentar-se de forma consciente é uma forma de libertação.
O X da questão é que tais aditivos, como dito na reportagem, barateiam o produto; logo, as pessoas com menor poder aquisitivo compram. Principalmente nos tempos atuais com tantos desempregados.
Sim. Isso é um detalhe muito importante que poucas pessoas comentaram aqui. E infelizmente está cheio de produtos assim para ser consumido pelos mais pobres.
É impressionante o quão sensacional são as reportagens do jornalista Rafael Barifouse. São de grande utilidade. A narrativa é saudável, compreensível e favorece a orientação do espectador a formular sua própria opinião. Apesar de não ser tão ética a comparação (vamos assumir o risco), as reportagens da jornalista Laís Alegretti já funcionam como um enlatado com conteúdo de pouca proteína, mas com grande potencial para estarrecer.
Na dúvida sempre escolha alimentos com o menor número de ingredientes. E se tiver algum ingrediente que não tem nome de comida, é pq provavelmente ele não é comida. E coma orgânicos.
Gostei da reportagem, mas acho que faltou se aprofundar um pouco sobre quais aditivos causam qual tipo de problema. Por exemplo, já é consenso entre pesquisadores que os nitritos, corantes amarelo crepúsculo e tartrazina são cancerígenos, portanto é sempre bom evitar alimentos com esses elementos. Carne em lata, embutidos ou sucos de caixinha quase sempre tem esse tipo de aditivo.
Evitar ao máximo tomar remédio se a sua saúde é normal,dor de cabeça vá dormir e não tome nada dependendo do momento e do caso, se depender da Anvisa estamos fritos.
Chega a ser engraçado, porque quando a pessoa vê uma notícia dessa e pensa em ser mais saúdavel, ela muda de idéia quando chega no mercado, pq um mísero potinho de óleo de côco de 200ml ou algo parecido, sai por mais de R$20 reais normalmente 😂.
Não precisa usar óleo de coco. Todos os benefícios do óleo estão na fruta. Em vez de óleo, compre o coco. E esqueça de essa história de superalimentos, isto é puro marketing. Coma arroz, feijão, legumes, frutas da estação, enfim, comida de verdade.
Não precisa se quer ser óleo de Coco. Essa é a moda do momento. É possível reduzir sensivelmente a quantidade de industrializados e excluir ultraprocessados, mas para isso precisa descascar, cozinhar, lavar louça...
Sou nutricionista e minha atuação é em assuntos regulatórios. Afirmo com muita certeza, a maioria dos nutricionistas não entendem nada de agro e muito menos sobre engenharia de alimentos, é muito complicado.
Pois é, ele apenas conta a quanidade de aditivos. Mas não fala o por que que é bom ou ruim. "São coquetéis químicos". Oras, tudo é química, tem algo que não é química? Começa fazendo um monte de ressalvas, mas depois descamba para "tem muitos aditivos", e depois termina com: não sabemos se se faz bem ou mal.
Porém em todo caso seria uma área mais de engenheiro químico, engenheiro de alimentos, engenheiro de processos, químico ou físico-químico que trabalha nas formulações alimentícias. Nutricionistas tem muitas outras atribuições porém não trabalha na composição de alimentos nem nas formulações.
O Mesmo Faço Eu. Consumo Poucos Produtos Industrializados, pois moro em Porto Alegre. FarinhaS de: integral+Milho+Arroz+Feijão+Mandioca. É Isso Aí. Consumo muitas frutas e vegetais, de plantadores familiares. Ainda assim, Sou "desconfiada" SE Muito Bonito.🤓
Sou profissional das Práticas Integrativas e percebo que dependendo do estilo de vida dos pacientes a resposta de equilíbrio do corpo como um todo é mais lenta. Parabéns pelo Estudo/Pesquisa 🏆🌷
A minha avó viveu 100 anos e 6 meses, só comia alimentos de verdade nunca a vi tomar remédios e nunca ficou internado um dia se quer então eu sei que é bom
Fantástico 👏 O peixe morre pela boca e há estudos que comprovam que hábitos alimentares e alimentação mais natural da uma qualidade de vida muito melhor p as pessoas. Gratidão pelo vídeo.
Temos que lembrar que os aditivos cosméticos só são usados porque NÓS QUEREMOS!!! Um iogurte não precisa ser rosa para ser bom, mas se ele não tiver a cor rosa, nós achamos que ele está ruim ou estragado. As empresas de alimentos acabam por ter que controlar os aditivos cosméticos para evitar perda nas vendas, e não é culpa deles que NÓS tenhamos essa preferência. Se nós mudarmos essa relação de "aparência = qualidade", os alimentos poderão ter menos aditivos.
É interessante vc dizer isso, pq quando eu nasci, muitos iogurtes já eram cor de rosa e eu não me lembro de ter participado de nenhuma votação de preferência qdo estava no útero. A questão é: o consumidor não sabe a verdade sobre um produto pq a indústria não fala sobre o assunto, o foco é só no dinheiro. Eles mentem, camuflam e enganam tanto quanto podem. É sempre mais fácil jogar a culpa no consumidor. Vc já parou pra analisar a quantidade de propagandas sobre Todo tipo de produtos que tem passagem Livre nesse país?
Esta reportagem mete em evidencia o motivo por o qual por exemplo muitos productos do agro business brasileiro e da industria alimentar nao podem ser comercializados nos paises da UE. Os niveis de presenca de adictivos nos productos alimentares e productos semi elaborados com forte presenca de pesticidas como a soia sao rigorosamente controlados pelas agencias de seguranca alimentar. Notei muitas vezes que productos produzidos e elaborados no Brasil tem versoes diferentes para os mercados do exterior.
Mais uma informação relevante e preocupante. Eu, assim como a maioria dos consumidores, só conferimos a data de validade. Com todos esses abusos daqui mais um tempo os rótulos dos alimentos vão ser tão grandes quanto as bulas dos medicamentos. Resumindo, alguns produtos estão proibitivos pelo preço e os mais baratos pelo mal que causam. RJ 08/12/2921
Conteúdo de alto valor. Parabéns BBC NEWS, pois é extremamente relevante ter ciência do mercado que infelizmente somos submetidos. Buscar ser saudável é importante para saúde
Eu me tornei intolerante a vários alimentos que contém glúten, leite, soja, por isso, eu não posso mais comer a maior parte dos industrializados. Há males que vêm para o bem. Hoje, eu como muito mais alimentos in natura, frutas, legumes, e tenho mais dinheiro para comprar os orgânicos, já que tenho alimentação restrita.
Excelente programa. Muito importante o alerta para o consumo de aditivo "somados" ou acumulados. Recomendo o aplicativo *Desrotulando* faz leitura do código de barras e analisa a composição do produto, dando destaque aos aditivos. POr exemplo, o aplicativo indica os aditivos e outros com´ponentes com sal,, açúcar em quantidade maior do que o necessário. Ajuda muito! Vale a pena desrotular!
Por via das dúvidas, tenho preferencialmente optado por alimentos mais naturais e evitado os industrializados. É uma consciência que nem sempre tive, mas passei a ter depois que tomei noção do quanto interferimos na nossa saúde por conta do que comemos e bebemos. Esse tanto de aditivos químicos e, principalmente, os agrotóxicos, só danificam a saúde e levam à problemas futuros.
É um absurdo o uso de tantos produtos químicos nos alimentos . Até a fluoretação da água potável é um absurdo pois é prejudicial , em muitos países é proibido .
Parabéns pela excelente explicação!!! Pois ela veio ao encontro de tudo o que Eu já desconfiava em relação aos alimentos industrializados! Hélio de Curitiba
Nutrição definitivamente não é uma ciência baseada em evidências. A melhor regra é dar preferência a alimentos com menor prazo de validade, eles provavelmente contêm menos conservantes.
@@wigney420 tbm pensei nisso, mas imagino que se uma empresa toma cuidado até com o uso de Conservantes (que é realmente o que mais faz sentido ser usado), provavelmente então ela deve usar muito menos dos demais aditivos tbm.
Há uma correção no título, não são "alimentos" mas "produtos alimentícios" mas a matéria é muito interessante e auxilia em nossas escolhas diárias de padrão alimentar. Bora comer alimento de verdade 😊
A questão é: A ANVISA não determina o quantitativo limite diário por pessoa para a ingestão. Aditivos não são bons porque " mantém as propriedades" do alimento, mas sim, porque facilita à indústria a venda de milhões do mesmo item, por mais tempo.
Concordo com você. Porém, há muitas frutas, legumes e verduras que também são cultivados à base de produtos químicos e que fazem igualmente mal a nossa saúde. O jeito é consumir os orgânicos, que são mais caros, ou fazer uma horta em casa.
Que vídeo espetacular! Cheio de fontes e muito bem explicado, deveria ser o modelo de vídeo da BBC News. Ganhou o 10 olímpico quando conseguiram fazer um vídeo inteiro sem falar no nome do Bolsonaro ou trazer pra qualquer viés político ( que cá entre nós, já não aguentamos mais). Meus parabéns!
Já faz muito tempo que sou contra o uso demasiado de aditivos alimentares, desde novinho, minha noção de alimentos saudáveis era bem fundamentada. É realmente difícil encontrar no mercado, produtos que apostam na idéia de eliminação desses aditivos. Há até algumas iniciativas, mas não duram muito, pois vendem pouco, uma vez que as pessoas pouco sabem a respeito e por consequência não são criteriosas o suficiente para eliminar de seus hábitos os produtos que abusam dos aditivos. Eu por exemplo, costumava comprar muito o suco kapo na infância, pois vc via que ele não utiliza tanto corante... No setor de sucos há empresas apostando nas caixinhas que contribuem para a conservação do mesmo, eliminando o uso de conservantes, outras usam o suco da maçã para adoçar, eliminando o açúcar, etc. Mas graças a Deus ultimamente venho percebendo mais desses produtos, isso mostra que as pessoas estão começando a se preocupar com o que ingerem e se emprnhando pra mudar de hábitos... Tá fraco, mas pelo menos está progredindo. Contanto que as pessoas se conscientizem e até abram mão de alguns benefícios de pouco valor nutricional, um dia o mercado apresentará produtos como os sucos e iogurtes zero corantes como produtos carro-chefe, não como um secundário que complementa a renda da empresa.
Que meda. Pior é que nem podemos sair disso. Dificultam as coisas para pobres que querem ter uma alimentação saudável. Oh vida..... 🤦🏻♀️😩 Obrigada pelo conteúdo 🙏🏻
Pelo contrário , as pessoas que tem mais dinheiro come mais alimentos processador . Nos Estados Unidos é ao contrário . Não dá para fugir dos agrotóxicos , mas dá para evitar suco industrializados etc..... Existe muita coisa que dá para fazer em casa e a pessoa prefere comprar pronto , tipo bolo , suco , pizza , hambúrguer etc....Mas as pessoas preferem comprar tudo pronto.
@@AnaRosa-ih7il Isso é opção deles. Não tem nada de contrário. Estou falando sobre gente pobre que quer ter uma alimentação saudável, ou melhor, uma vida mais saudável. Não sei qual é a sua realidade, mas na minha é tudo muito caro, quanto mais saudável é o alimento, mais caro. Os ricos que comem mal é porque querem, por burrice mesmo.
@@DaughterOfAnarchy. eu entendo que, no lugar de comprar comida industrializada, basta comprar frutas e legumes da estação. Vai ser barato e mais saudável.
Muito mais grave são os agrotóxicos. E, este desgoverno tem liberado loucamente o uso deles na agricultura. Em um único ano foram liberados mais de 300 agrotóxicos. Se correr o bicho pega se ficar o bicho come.
Nem duvido que tenha mais aditivos esse país não e serio , e os grandes empresários das industrias de alimentos são gananciosos , me pegou de surpresa que ate o leite de soja e o suco de caixinha tem muitos aditivos , agora vou só comprar polpa de frutas.
A verdade é que mesmo o que chamamos de alimentação saudável já não é tão saudável como pensamos com a exceção dos produtos biológicos que não está ao alcance financeiro de todas as carteiras.
A Anvisa trabalha em parceria com a indústria, assim como outras agências de outros países. A indústria é inescrupulosa em vender químicos sem pensar na saúde da humanidade, somente em lucros. Para as pessoas mais conscientes a solução é comer natural, com ingredientes que vem da terra , comprar de produtores artesanais.
As pessoas estão ficando cada vez mais alérgicas por causa também dos venenos usados nas lavouras como glifosato que é um veneno perigoso. Vídeo muito bom e esclarecedor.
Somos envenenados diariamente de pouco em pouco , o corpo luta todo dia até não conseguir mais resistir a tanta química , e na velhice pagamos as conta.
Considero a bbc um exemplo de jornalismo. Parabéns pela reportagem. Como tenho diabetes, só consigo saborizar um pão de agua e sal, porém, a maioria dos pães possuem um toque doce e os que nao aparentam ser doce tem efeito sobre a glicemia em poucas horas, como aqueles paes de forma embalados. Paralelo a isso, quando eu me sirvo com margarina a glicemia sempre fica maior do que com manteiga. Fica a minha recomendaçao a todos para beberem muita agua e consumirem saladas ou alimentos naturais rico em potássio e vitamina C.
A indústria de alimentos nos adoece e a indústria farmacêutica nos dá remédios para nunca nos curarmos dessas doenças, e os mesmos interesses imperam em ambas as indústrias
A BBC presta um serviço de utilidade pública ao povo brasileiro!!!
sim cara, incrivel o trabalho da BBC!
Eu vi foi uma matéria tendenciosa, tentando fazer com que o público confie que o governo tem um órgão que não vai deixar a indústria alimentícia nos matar a conta gotas!
A mesma empresa que fabrica tem dedos nos laboratórios, tem até universidade.
O que mais tem são documentários denunciando essas empresas mas vão falar que são meia dúzia de Zé manes que não vão causar conseguir derrubar o esquema! Vc sabia que o McDonald’s com seus lanches infelizes tem lanchonete dentro de hospitais de crianças?
Vc sabia q a Coca-Cola retira água de uma cidade inteira e vende engarrafada pelo preço de coca e a água da torneira não é potável?
Vc sabia que a Nestlé sobe o rio 3 dias no barco pra levar farinha láctea para índios e ribeirinhos? (Não é nem doação, é venda)…
@@maurinunes3599 Bom trabalho BBC, quem pode sugerir uma boa maneira de ganhar dinheiro online?
O melhor conselho que vou lhe dar agora é investir. O investimento é o trampolim para o sucesso. Investimento é o que cria riqueza
Ok, eu vou te dizer, a empresa de mineração de moedas é uma empresa financeira internacional que atua em atividades de investimento, que estão relacionadas à negociação em mercados financeiros realizada por negociantes profissionais qualificados
eu faço engenharia química e durante um tempo estagiei num laboratório multidisciplinar na área de bioquímica. Aprendi muito sobre a influência desses produtos na conservação dos alimentos... É claro e evidente que o corpo humano cedo ou tarde paga a fatura, e mais... O grande problema é que não se consome apenas um ou dois processados/dia, consome-se vários. Pense esse coquetel de conservantes, aromatizantes, flavorizantes, benzoatos, além da alta quantidade de sódio... Não há DNA que resista a tamanha ofensa química ao organismo, o resultado disto a gente já sabe.
Câncer?
MSG - Glutamato de Sódio (monosodium glutamate).
Educorantes - aqueles que enganam o seu corpo.
E ainda me chamam de louca quando eu me fico que só como comida de verdade. Sou a louca das marmitas. Cozinho em casa 95% do tempo.
Fala isso pros nossos antepassados que morriam com 20 anos, inclusive de fome!!!
@@ane.bamberger Você acha que come comida de verdade, a não ser que você tenha uma fazenda onde você cria seus próprios animais pra consumo e plante sua própria cultura de grãos, você também é refém da indústria alimentícia. Ou você acha que a carne que você compra no supermercado não está cheia de hormônios? Ou as frutas e verduras não estão cheias de agrotóxicos? Infelizmente, não temos muito pra onde correr, podemos tentar mitigar o problema, mas mesmo assim somos reféns incondicionalmente.
A indústria farmacêutica e planos de saúde agradecem!
Os planos de saúde não. Eles ganham dinheiros com os saudáveis.
@@karinecatarina Não necessariamente.
@@mardenblanco O comentário acima está certo. Planos de saúde lucram com pessoas saudáveis. Gente doente gera custos maiores.
Parece até uma parceria.
Os planos de saúde têm restrições para os doentes e velhos.
Jovens que possuem acne: parem de comer indutrializados e acabe com sua acne, nosso corpo inflama com esses aditivos e a resposta acaba saindo pela pele. Desde que parei com isso meu corpo se renovou, passei por 2 tratamentos de roacutan pra nada, só me curei quando troquei a alimentação
Verdade. Mudei minha alimentação a pouco tempo e estou impressionada com o meu rosto, está limpo, sem acne e as manchas estão sumindo.
Estás comendo capim? Tudo tem aditivos ou agrotóxicos. Não tem pra onde correr.
Sim, tô experienciando a mesma coisa, diminui o consumo de carboidratos e açúcar e meu rosto melhorou uns 80 %, ainda tem algumas coisas que não tirei mas estou melhorando minha alimentação.
@@hollywootv3293 Carne, arroz, feijão, ovos e etc, não são capins. Passou vergonha!
@@hollywootv3293 se você comer verduras e frutas do supermercado, vai comer só agrotóxicos. Se comer processados vc vai comer os mesmos agrotóxicos + aditivos (e em alguns casos as matérias primas dos processados podem conter até mais agrotóxicos que os vendidos pro consumidor final). Pare de inventar desculpas pra comer mal!
Além do fato da nutrição ser a ciência mais difícil que conheço, com as empresas, mercados e industrias visando apenas o lucro, fica muito difícil ser saudável.
Sim, sem falar que alimentos mais saudáveis são tudo caro.
Famosa desculpa miojo... Arroz e feijão, frutas, legumes e verduras, nao quer né?... produtos com aditivos são mais caros. Não estou falando de agrotóxicos, não nego isto.
Quer comer doce, compra uma rapadura... Você pode derreter ela e fazer doce frutas.... No fundo no fundo vocês querem comer produtos desse tipo que tem aditivos, é só parar
Cozinhar um ovo, pra quê??? Vou comer uma coxinha, um pastel... Aí fica bem caro mesmo, no bolso e na saúde
@@DaughterOfAnarchy. acorda p vida
Nunca que a própria indústria alimentícia irá fazer um estudo a fundo que irá prejudicar o lucro dela.
Minha vontade era poder morar em um sítio onde Eu plantaria meu próprio alimento 😌🌻
Não é fácil como se pensa, dá muito trabalho plantar o próprio alimento, depende do clima e combate às pragas.
@@webmuniz
Existe a agricultura sintrópica que combate às pragas de um jeito alternativo.
@@evalima4472 gratidão, vou pesquisar 😉
@@rogeriagarcez5270 sou maranhense. cresci no mato. Na infância eu ajudava na renda de casa capinando quintal dos outros. Já Rocei pasto. Plantei e colhi arroz, feijão, milho. Já criei mas de 250 aves. Galinhas e outros. Toquei gado montando em cavalo. Melhor retirar seu infame comentário. Só não estou na roça porque não tenho condições no momento. Por isso do meu comentário. Você deve ser desse povo besta que vive de criticar e não faz nada por ninguém
@@rogeriagarcez5270 o correto é nunca prejulgar
Faz 3 anos que me mudei pra França , uma das coisas que percebi foi a diferença na qualidade dos produtos de mercado , eu sempre fui de ler a embalagem pra evitar os ultraprocessados, aqui são raras as vezes que encontro produtos com tanto excesso de química .
As grandes multinacionais empurram a porcaria pra países em desenvolvimento.
Isso é seu preconceito falando por você. Porque EUA, Canadá e outros países da Anglo-esfera tem alimentos ultra processados e cheios de químicos muito mais que no Brasil. Além disso a França é um dos países que mais se preocupa com isso, é bem injusto você generalizar todos os 60 países ricos baseados na alimentação francesa.
E as agências brasileira deixam passar tudo.
@@orfirium6623 Baseado em quê você diz que EUA, Canadá e outros países tem mais aditivos alimentares que no Brasil?
@@jhonatasrodrigues4406 baseado em experiência pessoal. Fiz intercâmbio na FL, e depois fui pro Canadá. Assim como o Rock e Heavy Metal são de origem Anglofona, a indústria também, eles são os reis dos alimentos ultra processados. Você acha que Coca Cola, Fast Food, Tang, e outras porcarias vem de onde?
eu vi de uma nutricionista tem 2 diferenças de alimentações, a gente segue o americano que seria uma alimentação calórica, muitas calorias, ja os europeus eles tem uma alimentação mais nutritiva, não sei falar certinho
A gente tenta fugir dos aditivos e cai nos agrotóxicos. Está difícil de viver!
Brasil
Planta tua própria comida, pô.
Agrotóxico é o que tá salvando o pessoal de morrer de fome. Sem eles 1/3 da safra seria perdido por pragas.
@@marceloaugusto7471 ai iriam reclamar que a comida dobrou de preço kkkkk
Moro na cidade e tenho uma vida corrida. Ainda pretendo fazer uma horta doméstica. Essa seria a melhor solução.
Por enquanto, fico com o que o doutor Lair diz: mesmo com agrotóxicos, coma! Pois as frutas e vegetais são ricos em fibras.
É a ganância.
Mesmo sabendo que prejudica a saúde, muitas pessoas ainda consumirão, pois estão viciadas nestes produtos.
Tema super pertinente! Tenho tentado dentro do possível para consumir alimentos de verdade. Não é fácil, as vezes escorrego ao comer uma bolacha ou tomar um refri, mas estou mais atento à minha alimentação
Para NÃO seguirmos para uma velhice de dor é prudente passarmos a descascar mais do que desembalar aquilo que vamos comer.
@@sergiosantos418corta pra mulher fitness com câncer e morrendo aos 30 e corta pro velho 100 de anos tomando sua cachacinha e fumando seu cigarro
Um dos maiores motivos de câncer e muitas outras doenças são os aditivos/ alimentos ultraprocessados.
Parabéns pelo esclarecimentos, BBC
E um dos maiores motivos pra morte e muitos tipos de sofrimento é a fome, que os aditivos ajudam a combater. :)
@@Herbert2892 Se você gosta de se envenenar, é uma escolha sua. Muitas pessoas não tem educação sobre o que é ultraprocessado.
O problema da fome é mais o modo que produzimos e distribuímos. Se informe.
@@victorpimentel1 Meu ponto aqui, Sr. "Se Informe", é que sem os aditivos que você tanto demoniza não conseguiríamos produzir em tão larga escala. Então ao mesmo tempo que são responsáveis pela morte, também são responsáveis pela vida daqueles que conseguem comer graças à eles.
Quanta informação importante. Eu já deixei o leite em caixa há mais de três anos. Raramente como conservantes e estou sempre de olho nas tabelas. Mas é uma batalha sobreviver a estes alimentos cheios de química.
Forças, ícone !
Você substituiu o leite pelo que?
@@nayragrazielle eu geralmente uso em pó, mesmo não sendo o melhor é o menos nocivo. Tudo começou quando senti um forte cheiro de amônia no leite de caixa e deste dia em diante comecei a buscar informações sobre o processo de fabricação de várias marcas. A sigla em inglês UHT significa Ultra Alta Temperatura, ou seja, morre tudo que tem nele, até os nutrientes. Não adianta tomar, o resto vem com os conservantes e o alumínio contido na parte interna da embalagem, corte uma e você verá. Pense bem, um leite normal, mesmo em pó estraga logo, já esses de caixa duram quase seis meses embalado.
@@dalvinocosta4651 fora que o leite, toda vida que eu tomo kk pela manhã com café, chega da um embrulho no estômago, com formação de gases..eu sei que uma alimentação saudável não é frescura, já tem 3 casos de mortes de câncer no estômago, na minha família..
@@gustavofabricio108 pois deixe de tomar esse leite, ele, a longo prazo pode devastar seu organismo. Agora a minha batalha e largar o café tradicional é adotar o café de cevada ou de açaí mas eles têm sabor horrível e eu estou no nescafé que é forte demais mas que tem menos aditivos e cafeína. Não são caros mas o paladar rejeita. Em minha família há histórica de problemas no estômago também. Meu pai, minha avó e minha tia já morreram em decorrência deles.
Um monte de gente ficando alérgico a leite, glúten, etc... Não sei se tem estudos sobre isso, mas acho que esses aditivos tem relação com essas alergias alimentares que estão surgindo.
Sim man, eu peguei uma alergia na bola esquerda e até agora não descobri o motivo, tentarei ir ao médico na próxima sexta pq a parada tá foda!
To no maior ódio…
Leite não é um alimento pra seres humanos. Não tem sentido em usar como alimento algo q o corpo da vaca produz pra alimentar um filhote... de vaca. Tudo q está ali foi biologicamente criado pra alimentar bovinos, não humanos, inclusive hormônios e lactose, que é uma proteína que o organismo humano não consegue digerir totalmente.
Isso SEM FALAR em todo o processamento que esse leite passa depois.
@@educostanzo exatamente, a pessoa não é intolerante à lactose, ela só não é um bezerro.
Que cada um tome o leite da sua própria mãe.
@@educostanzo O leite de vaca orgânico é um super alimento. A intolerância a lactose pode estar relacionado a desnutrição.
Eu sou exemplo. Estranho mesmo.
Só eu acho que a ANVISA não consegue, de fato, controlar a grande indústria brasileira?! Parabéns a BBC pela matéria.
Mas a função da ANVISA não é e nunca foi "CONTROLAR" a indústria brasileira, ela existe para "VIABILIZAR" as atividades deles. Eles criam um limite de perdas/prejuízos aceitáveis para as atividades de um grupo. Indústria e Estado são quem realmente lucra e o cidadão/consumidor paga o preço.
Na verdade, qualquer órgão regulador existe pra isso e não para nos proteger de verdade.
Eu eu posso te dar um exemplo, pesquise no Google: Bayer acordo 2 bilhões casos futuros câncer. Quando ler as notícias pode ficar revoltada também.
Anvisa? Kkkkkkk. Além de outras piadas de mal gosto dessa porcaria vou citar uma que aconteceu comigo. Eu tentei importar de um site (piping rock) um suplemento chamado beta sistosterol, que descobri depois que tem no abacate. Nos EUA e outros países de primeiro mundo, claro, é amplamente aceito e divulgado. Pois bem, a Receita Federal sempre muito "eficiente" barrou os frascos, que eu paguei a fortuna de 5 dólares em três, alegando que a nossa "mãe" Anvisa proibe aqui. Eu criei até uma teoria, se Anvisa proibe é bom.
o jabá corre solto
Negacionistas... Um presidente analfabeto funcional e sem inteligência emocional. Nesse vcs acreditam
Com esse governo que está aí, difícil 😕
MÁFIA DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS E FARMACÊUTICA.
As empresas que fabricam esses produtos financiam os estudos, os estudos concluem que não tem correlação de aditivos químicos com problemas de saúde. "Algo de errado não está certo". Obviamente não terá conclusão nenhuma, pois como as empresas vão concluir que não pode consumir alimentos que eles mesmos vendem? Sem contar que os problemas de saúde são lucrativos para as indústrias farmacêuticas. É tudo uma MÁFIA.
Para NÃO seguirmos para uma velhice de dor é prudente passarmos a descascar mais do que desembalar aquilo que vamos comer.
Eu me orgulho de entrar no mercado e dizer: "nossa, quanta coisa que eu nao preciso". A regra é clara, brasileiro, quanto maior a lista de ingredientes, menor deve ser sua intenção de consumi-los. Em comida de verdade o único ingrediente é o próprio alimento.
É só olhar para as pessoas e ver o impacto de uma alimentação artificial. As próprias industrias patrocinam palestras, eventos, etc. Sem contar os níveis de agrotóxicos no ar, na água, nos alimentos. Não é possível confiar nas industrias, o ideal é comer comida de verdade. Alimentar-se de forma consciente é uma forma de libertação.
Para NÃO seguirmos para uma velhice de dor é prudente passarmos a descascar mais do que desembalar aquilo que vamos comer.
Complicado mesmo, produto orgânico na minha cidade é raro e caro, porém tento ao máximo ficar longe dos produtos industrializados .
O X da questão é que tais aditivos, como dito na reportagem, barateiam o produto; logo, as pessoas com menor poder aquisitivo compram. Principalmente nos tempos atuais com tantos desempregados.
Sim. Isso é um detalhe muito importante que poucas pessoas comentaram aqui. E infelizmente está cheio de produtos assim para ser consumido pelos mais pobres.
A ambição ,tem destruído a vida , e sem volta, e uma faca de dois gumes.
O que significa "pessoas com menor positivo"?
eu acho que nisso tudo o que conta mais é a praticidade, tem muitos alimentos saudáveis que são mais baratos que as porcarias
É impressionante o quão sensacional são as reportagens do jornalista Rafael Barifouse. São de grande utilidade. A narrativa é saudável, compreensível e favorece a orientação do espectador a formular sua própria opinião. Apesar de não ser tão ética a comparação (vamos assumir o risco), as reportagens da jornalista Laís Alegretti já funcionam como um enlatado com conteúdo de pouca proteína, mas com grande potencial para estarrecer.
Sempre que assisto uma reportagem da BBC fico surpresa com a qualidade de informação que eles nos passam
Na dúvida sempre escolha alimentos com o menor número de ingredientes. E se tiver algum ingrediente que não tem nome de comida, é pq provavelmente ele não é comida. E coma orgânicos.
@Bruna Valente Para não seguirmos para uma velhice de dor é prudente passarmos a descascar mais do que desembalar aquilo que vamos comer.
@Quarta-feira Se todo mundo fizer direitinho, não fica inacessível. Menos vacas, mais hortas pra começar.
Comida/alimentos são vindos da natureza, produtos feitos pelo homem/indústria é produtos alimentícios
@@celmaandrade5523 Este tipo de nomenclatura é uma das formas mais comuns de disfarçar que uma coisa não é o que ela aparenta ser.
FALOU TUDO!
Gostei da reportagem, mas acho que faltou se aprofundar um pouco sobre quais aditivos causam qual tipo de problema. Por exemplo, já é consenso entre pesquisadores que os nitritos, corantes amarelo crepúsculo e tartrazina são cancerígenos, portanto é sempre bom evitar alimentos com esses elementos. Carne em lata, embutidos ou sucos de caixinha quase sempre tem esse tipo de aditivo.
Evitar ao máximo tomar remédio se a sua saúde é normal,dor de cabeça vá dormir e não tome nada dependendo do momento e do caso, se depender da Anvisa estamos fritos.
Isso pq ela ainda bloqueia muita coisa. Sem ela seria pior
Já fiz muito isso, se o problema persistir o ideal é ir ao médico, mas se medicar " toda hora" realmente não é bom.
Eu preciso encontrar uma solução natural para minha rinite e sinusite.. já tentei de tudo e não resolve
Chega a ser engraçado, porque quando a pessoa vê uma notícia dessa e pensa em ser mais saúdavel, ela muda de idéia quando chega no mercado, pq um mísero potinho de óleo de côco de 200ml ou algo parecido, sai por mais de R$20 reais normalmente 😂.
23.80
"É mais barato prevenir do que remediar."
Talvez essa frase de fato faça sentido.
Não precisa usar óleo de coco. Todos os benefícios do óleo estão na fruta. Em vez de óleo, compre o coco. E esqueça de essa história de superalimentos, isto é puro marketing. Coma arroz, feijão, legumes, frutas da estação, enfim, comida de verdade.
Não precisa se quer ser óleo de Coco. Essa é a moda do momento. É possível reduzir sensivelmente a quantidade de industrializados e excluir ultraprocessados, mas para isso precisa descascar, cozinhar, lavar louça...
Usa manteiga (não óleo de soja ou margarina) pra fritar. Coma o coco.
Sou nutricionista e minha atuação é em assuntos regulatórios. Afirmo com muita certeza, a maioria dos nutricionistas não entendem nada de agro e muito menos sobre engenharia de alimentos, é muito complicado.
Pois é, ele apenas conta a quanidade de aditivos. Mas não fala o por que que é bom ou ruim. "São coquetéis químicos". Oras, tudo é química, tem algo que não é química? Começa fazendo um monte de ressalvas, mas depois descamba para "tem muitos aditivos", e depois termina com: não sabemos se se faz bem ou mal.
@@fernandogouveia9024 EXATAMENTE!
Interessante saber, matérias de jornal são muitas vezes superficiais.
Porém em todo caso seria uma área mais de engenheiro químico, engenheiro de alimentos, engenheiro de processos, químico ou físico-químico que trabalha nas formulações alimentícias. Nutricionistas tem muitas outras atribuições porém não trabalha na composição de alimentos nem nas formulações.
@@mariawtr mas foi o que eu disse
Parabéns pela abordagem, @BBC News Brasil
Seria interessante uma conversa sobre o que chamamos de "água tratada"
Como dizia minha avó ,'' o que não nasce no pé ou cresce na árvore ,não presta'' kkkkkkk
Ela era vegana?
@@justcommenting5117não maconheira mesmo
O crescente número de pessoas com câncer pode ser um sinal do resultado do consumo de industrializados.
Para NÃO seguirmos para uma velhice de dor é prudente passarmos a descascar mais do que desembalar aquilo que vamos comer.
Quando se parar para pensar é assustador . No mercado , basicamento, só tem alimentos processados . E os "naturais" influência de agrotóxicos . 🤔🤔🙄
Sigo a regra: descasque mais, desembale menos. Aditivos como goma xantana, goma gelada, corante urucum, enfim os naturais, são prejudiciais à saúde?
Aí entra os agrotóxicos, não tem como fugir
O Mesmo Faço Eu. Consumo Poucos Produtos Industrializados, pois moro em Porto Alegre. FarinhaS de: integral+Milho+Arroz+Feijão+Mandioca.
É Isso Aí. Consumo muitas frutas e vegetais, de plantadores familiares. Ainda assim, Sou "desconfiada" SE Muito Bonito.🤓
Indústria alimentícia preocupada, sobretudo, com os seus lucros! Ótima reportagem!
Sou profissional das Práticas Integrativas e percebo que dependendo do estilo de vida dos pacientes a resposta de equilíbrio do corpo como um todo é mais lenta. Parabéns pelo Estudo/Pesquisa 🏆🌷
A minha avó viveu 100 anos e 6 meses, só comia alimentos de verdade nunca a vi tomar remédios e nunca ficou internado um dia se quer então eu sei que é bom
Um serviço de utilidade pública.
Fantástico 👏
O peixe morre pela boca e há estudos que comprovam que hábitos alimentares e alimentação mais natural da uma qualidade de vida muito melhor p as pessoas.
Gratidão pelo vídeo.
Temos que lembrar que os aditivos cosméticos só são usados porque NÓS QUEREMOS!!! Um iogurte não precisa ser rosa para ser bom, mas se ele não tiver a cor rosa, nós achamos que ele está ruim ou estragado. As empresas de alimentos acabam por ter que controlar os aditivos cosméticos para evitar perda nas vendas, e não é culpa deles que NÓS tenhamos essa preferência.
Se nós mudarmos essa relação de "aparência = qualidade", os alimentos poderão ter menos aditivos.
Os karas que empurraram essa pra nóis parceiro
O iogurte de"morango" poderia até não ser rosa mas ele só teria sabor de morango se tivesse aditivos. Não é só a cor mais também o sabor
O agronegócio gasta milhares de agua todos os dias, mas a culpa da falta de agua é da população que quer se alimentar
Não, são eles os culpados, quanto mais deixam o produto atrativo mais eles vendem porque assim enganam os bobos ( NÓS).
É interessante vc dizer isso, pq quando eu nasci, muitos iogurtes já eram cor de rosa e eu não me lembro de ter participado de nenhuma votação de preferência qdo estava no útero.
A questão é: o consumidor não sabe a verdade sobre um produto pq a indústria não fala sobre o assunto, o foco é só no dinheiro. Eles mentem, camuflam e enganam tanto quanto podem. É sempre mais fácil jogar a culpa no consumidor. Vc já parou pra analisar a quantidade de propagandas sobre Todo tipo de produtos que tem passagem Livre nesse país?
Descobri que posso comer menos, menos porcaria, e ainda economizar uma grana enquanto cuido da saúde.
Hoje me alimento de proteínas frutas verduras e legumes em pequena quantidade. Minha vida financeira mudou bastante para melhor
Esta reportagem mete em evidencia o motivo por o qual por exemplo muitos productos do agro business brasileiro e da industria alimentar nao podem ser comercializados nos paises da UE. Os niveis de presenca de adictivos nos productos alimentares e productos semi elaborados com forte presenca de pesticidas como a soia sao rigorosamente controlados pelas agencias de seguranca alimentar. Notei muitas vezes que productos produzidos e elaborados no Brasil tem versoes diferentes para os mercados do exterior.
Mais uma informação relevante e preocupante. Eu, assim como a maioria dos consumidores, só conferimos a data de validade. Com todos esses abusos daqui mais um tempo os rótulos dos alimentos vão ser tão grandes quanto as bulas dos medicamentos. Resumindo, alguns produtos estão proibitivos pelo preço e os mais baratos pelo mal que causam.
RJ 08/12/2921
A única coisa que não faz mal , e o encanto deste lindo apresentador 😮❤😂🎉
Excelente vídeo! Façam um sobre Agrotóxicos.
Conteúdo de alto valor. Parabéns BBC NEWS, pois é extremamente relevante ter ciência do mercado que infelizmente somos submetidos. Buscar ser saudável é importante para saúde
Eu me tornei intolerante a vários alimentos que contém glúten, leite, soja, por isso, eu não posso mais comer a maior parte dos industrializados. Há males que vêm para o bem. Hoje, eu como muito mais alimentos in natura, frutas, legumes, e tenho mais dinheiro para comprar os orgânicos, já que tenho alimentação restrita.
Excelente programa. Muito importante o alerta para o consumo de aditivo "somados" ou acumulados. Recomendo o aplicativo *Desrotulando* faz leitura do código de barras e analisa a composição do produto, dando destaque aos aditivos. POr exemplo, o aplicativo indica os aditivos e outros com´ponentes com sal,, açúcar em quantidade maior do que o necessário. Ajuda muito! Vale a pena desrotular!
Por via das dúvidas, tenho preferencialmente optado por alimentos mais naturais e evitado os industrializados. É uma consciência que nem sempre tive, mas passei a ter depois que tomei noção do quanto interferimos na nossa saúde por conta do que comemos e bebemos. Esse tanto de aditivos químicos e, principalmente, os agrotóxicos, só danificam a saúde e levam à problemas futuros.
jornalismo de qualidade, sem viés ideológico, sem demagogia... perfeito!
É um absurdo o uso de tantos produtos químicos nos alimentos .
Até a fluoretação da água potável é um absurdo pois é prejudicial , em muitos países é proibido .
Super importante este tema....
Obrigada Rafael. Sensacional! E eu pensando que estava comendo comida saudável….. Bela reportagem! Grande beijinho
Parabéns pela excelente explicação!!!
Pois ela veio ao encontro de tudo o que Eu já desconfiava em relação aos alimentos industrializados!
Hélio de Curitiba
Nutrição definitivamente não é uma ciência baseada em evidências. A melhor regra é dar preferência a alimentos com menor prazo de validade, eles provavelmente contêm menos conservantes.
Para não seguirmos para uma velhice de dor é prudente passarmos a descascar mais do que desembalar aquilo que vamos comer.
só que o ponto da matéria não é o uso de conservantes, é dos que deixam os alimentos "bonitos".
@@wigney420 tbm pensei nisso, mas imagino que se uma empresa toma cuidado até com o uso de Conservantes (que é realmente o que mais faz sentido ser usado), provavelmente então ela deve usar muito menos dos demais aditivos tbm.
Há uma correção no título, não são "alimentos" mas "produtos alimentícios" mas a matéria é muito interessante e auxilia em nossas escolhas diárias de padrão alimentar. Bora comer alimento de verdade 😊
Muito bom o vídeo. Porém não citaram nenhum nome de aditivo que potencialmente causa problema à saúde.
Corantes, aromatizante, sei que são aditivos....
Obrigada Rafael pelas dicas valiosas deste vídeo.
A questão é: A ANVISA não determina o quantitativo limite diário por pessoa para a ingestão. Aditivos não são bons porque " mantém as propriedades" do alimento, mas sim, porque facilita à indústria a venda de milhões do mesmo item, por mais tempo.
Viva a pesquisa!
O negócio é o seguinte: "Descasque mais e desembale menos"!! Preferência para alimentos sem aditivos quimícos
Concordo com você. Porém, há muitas frutas, legumes e verduras que também são cultivados à base de produtos químicos e que fazem igualmente mal a nossa saúde. O jeito é consumir os orgânicos, que são mais caros, ou fazer uma horta em casa.
@@rosieviolete sim concordo contigo
Que vídeo espetacular! Cheio de fontes e muito bem explicado, deveria ser o modelo de vídeo da BBC News. Ganhou o 10 olímpico quando conseguiram fazer um vídeo inteiro sem falar no nome do Bolsonaro ou trazer pra qualquer viés político ( que cá entre nós, já não aguentamos mais). Meus parabéns!
Vídeo necessário, muito bom.
melhor jornal to mundo
Muito bom! Obrigado! Aguardamos, ansiosos, mais informações sobre esse tema, alimentos processados.
excelente
O meu mantra na alimentação é: Descascar mais e abrir menos. Assim, minimizo o consumo de alimentos industrializados.
Esse vídeo salvou minha vida, literalmente!!! valeu, BBC
Já faz muito tempo que sou contra o uso demasiado de aditivos alimentares, desde novinho, minha noção de alimentos saudáveis era bem fundamentada. É realmente difícil encontrar no mercado, produtos que apostam na idéia de eliminação desses aditivos. Há até algumas iniciativas, mas não duram muito, pois vendem pouco, uma vez que as pessoas pouco sabem a respeito e por consequência não são criteriosas o suficiente para eliminar de seus hábitos os produtos que abusam dos aditivos. Eu por exemplo, costumava comprar muito o suco kapo na infância, pois vc via que ele não utiliza tanto corante... No setor de sucos há empresas apostando nas caixinhas que contribuem para a conservação do mesmo, eliminando o uso de conservantes, outras usam o suco da maçã para adoçar, eliminando o açúcar, etc. Mas graças a Deus ultimamente venho percebendo mais desses produtos, isso mostra que as pessoas estão começando a se preocupar com o que ingerem e se emprnhando pra mudar de hábitos... Tá fraco, mas pelo menos está progredindo. Contanto que as pessoas se conscientizem e até abram mão de alguns benefícios de pouco valor nutricional, um dia o mercado apresentará produtos como os sucos e iogurtes zero corantes como produtos carro-chefe, não como um secundário que complementa a renda da empresa.
Que meda. Pior é que nem podemos sair disso. Dificultam as coisas para pobres que querem ter uma alimentação saudável.
Oh vida..... 🤦🏻♀️😩
Obrigada pelo conteúdo 🙏🏻
Pelo contrário , as pessoas que tem mais dinheiro come mais alimentos processador . Nos Estados Unidos é ao contrário . Não dá para fugir dos agrotóxicos , mas dá para evitar suco industrializados etc..... Existe muita coisa que dá para fazer em casa e a pessoa prefere comprar pronto , tipo bolo , suco , pizza , hambúrguer etc....Mas as pessoas preferem comprar tudo pronto.
@@AnaRosa-ih7il Isso é opção deles. Não tem nada de contrário.
Estou falando sobre gente pobre que quer ter uma alimentação saudável, ou melhor, uma vida mais saudável. Não sei qual é a sua realidade, mas na minha é tudo muito caro, quanto mais saudável é o alimento, mais caro.
Os ricos que comem mal é porque querem, por burrice mesmo.
@@DaughterOfAnarchy. eu entendo que, no lugar de comprar comida industrializada, basta comprar frutas e legumes da estação. Vai ser barato e mais saudável.
@Y realmente. Quando deixamos de comprar ultra processados no supermercado, o gasto diminui e dá espaço pra mais alimentos saudaveis pra mesa
Ué, arroz, frango, frutas, ovo, feijão, macarrão são um dos alimentos mais acessíveis que tem, desculpa esfarrapada
Muito bom mesmo. Obrigado!
Muito mais grave são os agrotóxicos. E, este desgoverno tem liberado loucamente o uso deles na agricultura.
Em um único ano foram liberados mais de 300 agrotóxicos.
Se correr o bicho pega se ficar o bicho come.
Excelente conteúdo, parabéns BBC. Difícil ver esse tipo de informação por aí, afinal, boa parte dos veículos de mídia não denunciam quem anuncia.
Nem duvido que tenha mais aditivos esse país não e serio , e os grandes empresários das industrias de alimentos são gananciosos , me pegou de surpresa que ate o leite de soja e o suco de caixinha tem muitos aditivos , agora vou só comprar polpa de frutas.
Tem os sucos integrais, eles não contem nenhum tipo de aditivo. E claro, são mais caros.
A soja em si é bastante prejudicial ao homem.
Parabéns pelo comentário, muito útil a sociedade brasileira.👏👏👏👏👏
A verdade é que mesmo o que chamamos de alimentação saudável já não é tão saudável como pensamos com a exceção dos produtos biológicos que não está ao alcance financeiro de todas as carteiras.
Muito importante, esta reportagem.
Interessante e assustador . Muito útil 🙏🏻💖🌹
Excelente reportagem
Aula de comunicação social jornalismo
A TV aberta virou um grande comercial do agronegócio infelizmente
A Anvisa trabalha em parceria com a indústria, assim como outras agências de outros países. A indústria é inescrupulosa em vender químicos sem pensar na saúde da humanidade, somente em lucros. Para as pessoas mais conscientes a solução é comer natural, com ingredientes que vem da terra , comprar de produtores artesanais.
Anvisa super honesta, claro
adoecer mais jovem, aparecer mais alergias , e doenças novas e de origens desconhecidas.
Boa noite!🙏
Grato pela informação e dedicação!
Monsanto,OGM são poucos para tudo isso,veneno total sal refinado açúcar refinado etc....
Muito produtivo e esclarecedor 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
A questão, é que o Brasil sofre com a falta de fiscalização, em quase tudo.
Ate deve ter, mas como a corrupção eh enorme, nada que a grana não resolva 😢😤
Aprendi muita coisa c esse vídeo obg 👏👏👏👏👏
As pessoas estão ficando cada vez mais alérgicas por causa também dos venenos usados nas lavouras como glifosato que é um veneno perigoso. Vídeo muito bom e esclarecedor.
Amo os vídeos e matérias de vcs, repórteres da BBC, aqui no Brasil e pelo mundo! Obrigada por tão importante informação!
Mais uma grande reportagem do BBC News Brasil
Essas reportagens curtas da BBC são maravilhosos! Parabéns pelo trabalho!
Vídeo muito bom 👏👏👏
mesmo se desculpando muito por falar sobre a BBC falou, boa reportagem e abre espaço para essa discursão.
Somos envenenados diariamente de pouco em pouco , o corpo luta todo dia até não conseguir mais resistir a tanta química , e na velhice pagamos as conta.
Adorei a reportagem. Muito obrigada. Sou super alérgica a produtos industrializados.
Onde eu posso encontrar uma lista dos produtos comuns com mais aditivos?
Considero a bbc um exemplo de jornalismo. Parabéns pela reportagem.
Como tenho diabetes, só consigo saborizar um pão de agua e sal, porém, a maioria dos pães possuem um toque doce e os que nao aparentam ser doce tem efeito sobre a glicemia em poucas horas, como aqueles paes de forma embalados. Paralelo a isso, quando eu me sirvo com margarina a glicemia sempre fica maior do que com manteiga. Fica a minha recomendaçao a todos para beberem muita agua e consumirem saladas ou alimentos naturais rico em potássio e vitamina C.
Obrigado, por favor vocês podem pôr legenda em espanhol, eu preciso compartilhar com pessoas que não entendem português.
Kadide'ia
Use a opção "traduzir automaticamente"
@@Valdir1981 a legenda está só em português
Parabens pela materia. Obrigado, vou ficar mais atento nas descricoes, f$da-se os aditivos.
Bizarro, eu não imaginava o tanto de químicos
São informações muito importantes. Devemos ficar atentos e escolher melhor o q consumimos 🌷
A indústria de alimentos nos adoece e a indústria farmacêutica nos dá remédios para nunca nos curarmos dessas doenças, e os mesmos interesses imperam em ambas as indústrias
Este cara deveria ganhar o prêmio Nobel da coragem e o da vida. Parabéns e não se dobre.
Ué... Gabriel, O Pensador, virou repórter agora??? 😜😅