Sim, a folha de pagamento dos funcionários vem dos bancos que emitem notas. É realidade que as indústrias pensam bastante nos lucros, porém isso não é 100% do problema apresentado, a cadeia de produção inteira foi afetada por problemas economicos do nosso país. Agora as causas dos problemas economicos do país é histórica, digo, é só pesquisar sobre...
O Brasil produz matéria prima e os fabricantes usam ele e vendem pra fora do País o lucro aqui é pouco, mas como não querem perder nada vendem o que sobra "os restos" para o povo brasileiro.
COMO AGRO USOU CRISES PARA MONTAR AS BARRACAS DE SUCO DO CHAVES, HOJE QUASE TUDO QUE SE COMPRA É IGUAL O SUCO DO CHAVES, É DE LIMÃO, COM GOSTO DE TAMARINDO, SABOR DE GROSELHA, MAS QUE É OUTRA COISA. CAFÉ TEM ATÉ BARATAS MOIDAS, PEDRAS, E OUTRAS COISAS, CHOCOLATE NEM É CHOCOLATE NA MAIORIA DOS CASOS, E LEITE NEM É LEITE. PÃO FRANCÊS, JÁ ESTÃO ATÉ COGITANDO SER FEITO COM FARINHA DE BARATAS, EM VÁRIOS LOCAIS TEM PÃO FRANCÊS FEITO COM UMA FARINHA MEIO AMARELADA, COMEU DÁ AZIA FORTE, E O ESOFAGO FICA QUEIMANDO E DOENDO. É O AGRO SENDO AGRO. O AGRO VIOLÊNCIA QUE TORNOU O BRASIL EM UM FAZENDÃO.
Aqui na região onde moro, criamos vacas a pasto. Os produtos q fazemos na fazenda, queijo, doce de leite, a nata pura, gordura do leite( que a indústria transforma em creme de leite), tem um gosto muito diferente, as vezes precisamos comprar industrializados e dá pra notar uma diferença absurda de como a qualidade caiu.
A imensa maioria do povo Brasileiro comendo lixo e ração vivem elegendo os políticos da direita e Centrão e dinamizam a esquerda e chamando o MST de terrotistas. O povo planta Coronelistas e colhe miséria
Não só produtos lácteos caíram em qualidade, muitos outros como café e chocolate também. Vc percebe que existe como uma alteração no sabor, textura, etc., mesmo vc comprando as marcas que antes eram conhecidas por sua qualidade.
Chocolate virou item de luxo. Quem é rico, ainda come o mais puro cacau, que é vendido pelas novas produtoras de chocolate de luxo, como a Dengo. Quem é pobre, come uma mistura de gordura vegetal, açúcar e corante.
@@jasongoncalves8537 Ouvi falar que as torrefadoras misturam cereais para render mais. Até a Antarctica sugeriu faz tempo substituir o guaraná em pó por outro produto mas aparentemente o pedido foi negado pelas autoridades.
Exatamente. Mantém o preço, porém reduzem no produto para a população não se sentir lesada e continuar o consumo. Eu fico pê da vida com essa situação, porém entendo. Se a população reduz o consumo, também reduz o caixa, que consequentemente afeta toda a cadeia de trabalho e produção. Isso tudo é reflexo da nossa economia e cultura...
O Brasil produz matéria prima e os fabricantes usam ele e vendem pra fora do País o lucro aqui é pouco, mas como não querem perder nada vendem o que sobra "os restos" para o povo brasileiro.
@@vilmamoraesbatistadasilva5406 mas o leite em pó tem que ser de verdade tbm..n vai adiantar nada comprar mistura de leite em pó de soro de leite kkkkk
Quais serão os próximos lançamentos? 1) alimento com gotas de leite? 2) bebida com leite imaginário? 3) mistura com vestígio de leite semi-lacteo? 4) leite: lembra dele?
Alimento com gotas de leite. E se tornará um produto popular por conter as gotas de leite com codigo de rastreio de qual vaca, de qual fazenda e de qual estado veio. Assim vc vai se sentir seguro por estar tomando gotas de leite de qualidade.
É um absurdo, pois não é só questão econômica. Mas sim, se aproveitar da falta de conhecimento da população que em sua maioria não consegue entender e acaba sendo ludibriado.
O que aconteceu foi seguinte amigo, houve uma expansão monetária brusca durante a COVID 19. O que levou o produto ficar escasso. IBGE disse está semana que mais de 10 milhões de pessoas saíram da probreza em 22, ou seja, eles comem mais fazendo o produto faltar. Entendeu ?
Sim, eu ainda consigo perceber a diferença. Mas e minha mãe de 70 anos que vai ao supermercado comprar ingredientes pra fazer aquele pudim. E depois a coitada fica toda desconcertada que a receita nãondeu certo
Exatamente. Estou nos EUA e aqui apesar de ter bastante comida ruim, você sabe exatamente oque está comprando. E tem mercado para produtos maus naturais que são um pouco mais caro, e mercados mais populares que vc vai encontrar qualidade mais inferior. Mas todo mundo sabe exatamente oque está comprando. Acho uma falta de caráter dessas companias!! Não é só por causa da oferta e procura não! Querem baixar os custos para produzir o produto para fazrerem uma margem de lucro maior.
Se estes Produtos foram regulamentados, deveriam ter os rótulos muito diferentes dos originais, pois esta semelhança tem confundindo muito os consumidores mais desatentos
Minha vida toda eu sempre comprei Manteiga de uma marca específica. Um certo dia esse ano eu cheguei em casa e quando tava guardando as compras, achei uma coisa estranha na embalagem. "Alimento à base de manteiga", achei bizarro. Quando fui no supermercado na próxima vez, percebi que a "Manteiga" e o "Alimento à base de manteiga" tinham a mesma embalagem, com a única mudança sendo esse rótulo (e é claro os ingredientes e a tabela e etc...). Detalhe, tava tudo misturado. Ou seja, eu tive que catar a manteiga no meio dos "Alimento à base de manteiga". Isso ta ficando cada vez mais ridículo, é um descaso com o consumidor. Induzindo ele a comprar algo que não é o que ele quer. Mas fazer o que né? Viva o Brasil.
@@mn646 Outra coisa que não acho é leite condensado que não seja desnatado ou modificado, todas as marcas estão assim agora. Outra coisa que eu nunca mais vi é mortadela com pontos de gordura e grãos de pimenta, mortadela agora é uma massa tipo salsicha de cachorro quente. Eu tenho que redobrar os cuidados porque não enxergo muito bem, então é difícil ler as letrinhas miúdas das embalagens.
@@vanielbittencourt já faz uns anos q não consumo , presunto, mortadela, salsicha biscoitos e por aí vai... até pq.. mortadela mesmo , se vdd , não existe mais..... queijo tbm tá terrível, não compro.. de modo q estou na alimentação tradicional ...lá dos tempos da minha avó....
A Nestlé e Garoto são mestres em reduzir peso em todos os seus produtos e esquecerem de reduzir o preço. A barra de chocolate saiu de 200g e já está em 90g. Vamos ver até onde vai.
@@luizacarvalho7 há uns 20 anos a Garoto, brasileira, estava melhor que a Nestlé. A Nestlé resolveu o problema COMPRANDO a Garoto e a tornando inferior à Nestlé. Simples.
Não só notei, há uns dois anos, como já peguei, por engano ou por estarem mais baratos, esses derivados e me arrependi depois. O surgimento desses derivados teve um efeito inverso em mim: me fez praticamente cortar o consumo de leite, iogurtes e bebidas lácteas.
Há excepções, mas no geral o ser humano não é intolerante ao leite. O leite e os seus derivados são um produto natural e benéfico para a nutrição do ser humano. Bebidas lácteas são tudo o que não deveríamos consumir pela bem da nossa saúde.
@@pmpsantos77 Não entendi seu comentário. Primeiro vc diz que o leite e seus derivados sao benéfico, e depois diz q bebida lactea sao tudo o que nao deveriamos consumir. Ficou confuso isso
Pelo visto esse problema só piorou. Eu não entendia quando morava no Brasil pq não tinha uma manteiga de qualidade ou o leite, sempre achei que eram misturados com alguma coisa. Agora morando na Irlanda vejo uma mudança gigante nesses alimentos, são muito frescos e de muita qualidade, por exemplo o leite tem gosto de leite de verdade. Espero que o Brasil faça algo para mudar isso, não acho justo um país tão grande com o tamanho da produção que tem ter que ficar empurrando pra população essas porcarias. Acho agora é uma boa hora para apoiar os produtores locais, não?
Os latifundiários que se dizem patriotas e nacionalistas adoram quando o dólar sobe de modo que eles ganhem mais com a exportação de suas monoculturas. Precisamos de uma reforma agrária urgente.
Da pra ver tá muito tempo longe do Brasil mesmo 😒! O produtor e o governo tá cagando para povo. Com 65% da produção indo para os gringos,pois são pagos em dólar 😒!
Sei como é, fiz um curso fora, isso em 2010, vivia abismada pela alta qualidade dos produtos lácteos. O Brasil tem tudo, mas o melhor enviam pra fora, a gente vive na rapa do tacho e nem sabe, mesmo pagando mais por produtos de qualidade supostamente superiores.
Sou conferente, e sim, realmente chegam paletes e paletes destes produtos. Não só no leite, uma porrada de alimentos foram modificados para pior, aumentaram o preço e em alguns casos, também diminuíram a quantidade dentro das embalagens. Cara, o Cuscuz antes era por volta de 2,00 e alguns centavos, agora custa 10 reais (da Yoki), feijão quase 11 reais, Arroz quase trinta, ovo mega caro, e por ai vai. Está difícil se alimentar bem.
Hoje produtos feitos com leite são raros. A esmagadora maioria agora consta como bebida láctea ou sabor leite. Em outras palavras, a indústria alimentícia pode economizar muito ao trocar os ingredientes por outros com qualidade inferior, mas o preço final não apresenta muita diferença ao consumidor, que acaba levando gato por lebre
Indústrias de chocolate e outras, não alimentícias, como papel higiênico, diminuem a quantidade, mas o preço permanece o mesmo. Só eles se julgam espertos.
As empresas nacionais lucram mais vendendo o leite por dólar pro exterior (exportação) o que resta pro brasileiro são essas “misturas” que saem caro pra saude e pro bolso! E isso acontece com diversos produtos, como café, carne, etc.. É o agronegócio, brasileiro bate palma pra essas empresas bem sucedidas
Um grande problema é a malícia das empresas em enganar o consumidor não alterando a embalagem para fazer a diferenciação e colocando em letras miúdas sobre o produto. Isso é muito comum com os leites condensados, muita gente compra mistura láctea e semidesnatado como sendo o tradicional leite condensado integral.
@@rosanafischernesdias7246 Se aquelas letras forem miúdas é bom procurar um oftalmo pois deve ter uns 10 graus de miopia, eu tenho quase 4 graus e enxergo.
Ultimamente percebi que quando tomava "iogurte" de garrafa plástica me dava uma queimação na garganta, uma azia danada e dor no estômago. Quando fui reparar na embalagem estava escrito "Bebida láctea sabor iogurte de morango", aí entendi o porquê sempre sentia dor no estômago. Passei a reparar mais na embalagem e só compro o iogurte de verdade. As dores de estômago sumiram.
Eu quase morri de gastrite kkk tava tomando iogurte todo dia n sabia oq era , teve um dia que não consegui dormir tive q ir pro hospital kk , tomei vários antibióticos fiz endoscopia, até q depois de um mês percebi q era o leite
Caixa de bombons sortidos pesava 400 gramas há muitos anos e custava menos de 5 Reais. Hoje pesa só 250 gramas e custa 10 Reais dependendo do "humor" do supermercado.
@@Complaisent então, causa mal sim Crianças e idosos que precisam ter um mínimo de nutrientes a serem comsumidas por dia acabam não conseguindo gerando desnutrição e baixa do sistema imunológico
@@xtudogrow Na Europa com a crise tudo ficou mais caro , mas o que isso tem haver??? Tudo lá eles protestam queimam as contas. *Aqui brasileiro trouxa é submisso e paga , e a indústria sabe que pode botar o preço que quiser explora mesmo* ..
Muitos dos que nasceram e cresceram nas grandes cidades desconhecem os sabores dos produtos de uma roça. São inigualáveis! Na cidade parece que comemos isopor vitaminado e saborizado!
Bom dia, notamos sim, eu minha esposa, já algum tempo, primeiro foi com a manteiga e agora é o requeijão cremoso, leite condensado. Na minha opinião é um absurdo e o mais preocupante que autorização dos órgãos fiscalizadores.
Além de derivados do leite, outros produtos tiveram a sua composição alterada e estão nas prateleiras nos mesmos locais de produtos com composição original. Exemplo disto é o "Atum ao molho de tomate" da Coqueiro, que ganhou um versão "Molho de tomate com atum" mas embalagem e rótulo são idênticos ao original que possui mais atum. É um mercado de similares, caro e com características de embalagem que confundem o consumidor.
E sabe o pior?? Até as bolachas recheadas diminuiram de tamanho, assim como as barras de chocogordura, mas mantiveram o preço da de tamanho anterior. Essa do atum ainda não vi. Vergonha nosso brasil. brasil é assim, só presta pra ser celeiro para Europa e Eua.. agora China tb.
Eu moro em cidade do interior e compro leite direto do produtor. Vem até nas garrafas de refrigerante. Retiramos a nata que dá quando ferve e fazemos manteiga. Da água que lavamos a manteiga fazemos queijo cozido. Tudo natural e sem conserva.
Meu pai já me trouxe mel fresquinho, também veio da garrafa, dividi com meus irmãos pela quantidade que era grande demais, fica muito bom pra comer com fruta e aveia pela manhã
A ração já tá cara já faz bastante tempo, mas só agora os laticínios aumentou o litro do leite. Moro na roça, tenho ovo, leite e carne a vontade, por isso que tenho dó de quem tem que comprar esses insumos básicos na alimentação, já que os preço desses insumos nas cidades estão muito caro. Vejo muita gente da roça parando de tirar leite, e muitos caminhoneiros parando de fazer linha. Eu mesmo nunca imaginei que o diesel poderia ficar mais caro que a gasolina, já que teve época em que o diesel teve metade que a gasolina. Me preocupo tanto com a sociedade quanto com o meio ambiente.
Desde que cheguei na Itália e comecei a comprar os produtos lácteos daqui percebi instantaneamente a diferença dos produtos daqui e do Brasil. A maioria dos iogurtes e produtos lácteos são integrais, nada de mistura ou composto lácteo, o leite integral é muito branco e saboroso. Os iogurtes, principalmente voltado para as crianças, são excelentes, sem corantes artificiais e pouco açúcar. Fiquei impressionado e triste em saber que no Brasil quem dita as regras do jogo é a indústria alimentícia.
eu evito estes produtos. Infelizmente reduzi o consumo de todos os produtos "originais", mas produtos modificados, sem chance. Melhor ficar sem ou procurar itens alternativos. Consumir chás, grãos com frutas no café da manhã ao invés de outros laticínios... sempre há alternativas ao invés de recorrer a estas manobras da indústria. O que eu acho mais legal é que depois que vc cria novos hábitos, percebe-se que há vida fora de velhos costumes e diversifica o leque de opções quando falamos de alimentação.
Achei um leite condesado da Triângulo pouco mais barato no mercado em relação aos outros que tinha lá, quando cheguei em casa percebi que era uma mistura láctea. Interessante uma pauta sobre o tema.
Agenda 2030. Ha um suco de laranja por aqui que teem uma formula bem estranha. Adicionaram insetos na mistura. Precisa ler muito bem os ingredientes. Nao precisa ser um genio para entender que o alvo e reduzir o consumo de carne com isto reduzindo o consumo de leite. Ja estao falando que leite de barata e mais saudavel e possui mais nutricao. A BBC nunca surpreende com a sua propaganda.
Qnd a benção é grande demais o santo desconfia. Sempre qnd vejo um produto com o preço mto diferente, eu olho a embalagem, os ingredientes. Mas no fim esses fakes são as únicas opções que to podendo comprar no momento. Essa marca chegou aqui em Fortaleza mas eu n comprei, achei a embalagem meio chernobyl kk masnto comprando mto da marca “mococa”
Minha mãe é confeiteira e está tendo dificuldades para encontrar o leite Ninho integral em pó para fazer recheios dos bolos. Agora ela só encontra com facilidade o composto lácteo que é horrível e não dá o mesmo resultado. A opção foi apelar para o leite em pó integral de outras marcas como Piracanjuba ou Italac.
Vídeo excelente. Tenho notado diferença no sabor, consistência e no resultado final no preparo dos pratos. É só mais uma armadilha dentre várias situações neste país em que o consumidor é enganado. Lamentável.
Moro na Argentina e quando voltei pro Brasil e experimentar o leite, é totalmente diferente o gosto, nem os sorvetes tem gosto de leite, tem gosto de manteiga. Tanto é que tive até vontade de levar leite da Argentina pro Brasil kkkk
Você tá generalizando. Basta ler a embalagem, porém, a maioria da população não lê, então é ludibriada pela esperteza dos fabricantes. Enquanto ao sorvete, é necessário conhecer o sistema. Na minha cidade tem casquinha de 5 reais na sorveteria da esquina. Se quiser um sorvete de verdade vc precisa pagar 15 reais na casquinha em uma sorveteria de qualidade no centro. Qual sorvete vc acha que é melhor?
Era o leite tipo C que tínhamos que ferver e formava a nata. Baixa concentração de proteína e excesso de soro (a inflação alta só permitia que comprássemos o tipo C).
@@DinaMeloUFPB Todo leite de verdade, vc precisa ferver e vai formar nata, todo o resto é lixo industrial que mais causa problemas de saúde doq qualquer outra coisa.
Vocês podem incluir nesse grande esquema : o tal do sabão concentrado, a embalagem de sabão em pó que ficou menor e outras falcatruas dos nobres empresários.
Do Leite Ninho só ficamos com o ninho. E a fábrica admite que "apenas 37%" de todos os produtos que fábrica, podem ser considerados saudáveis. E que nem com toda tecnologia usada que tais substâncias possam se tornar saudáveis. Ver Valor Econômico que publicou parte do conteúdo do relatório elaborado na filial da Austrália. É, triste, mas a pandemia só fez aumentar o escárnio.
Sei lá, mas antigamente o leite em pó Ninho realmente parecia ser melhor, tinha gosto e aroma melhor. Dentro da lata, tinha até uma colherzinha para medição e as latas até recentemente tinha tampas de metal e agora só tem com tampas de plástico. Aposto que a última jogada será diminuir o tamanho das latas pra abaixo de 400 gramas.
O problema é que em muitos supermercados só são encontrados esses produtos lácteos modificados, ou seja, os consumidores não tem como optar em comprar o produto original e integral e o produto totalmente modificado, pois o produto original não se encontra mais à venda, só o modificado. Eu estava ansioso para saber de algum órgão competente uma explicação bem plausível para o que está acontecendo com os produtos lácteos e vocês da BBC Brasil deram essa explicação com bastante eficácia e didatismo. Obrigado.
Só que nada de fiscalização vai acontecer num governo pautado por e amigo do 'agro'. Reveja os motivos para aumento do custo de produção justamente para essa parte do 'agro'. Acrescente o fato de que passaram a exportar parte significativa de suas produções, o aumento do preço da ração para o gado aqui também deve-se a isso, porque não se dá prioridade ao mercado interno. Na verdade, querem nos matar a todos aqui embaixo, começando pela fome.
Essa situação está horrível, essa semana estava no mercado quando começaram uma "Promoção relâmpago do leite ninho" fui lá correndo pra pegar dois pacotes de + ou - 700g por R$19 achei que estava arrasando. Quando fui ler a embalagem vi que era só algumas dessas misturas "Sabor" leite. Foi triste, e o pior que as embalagens era praticamente as mesmas!!
qualquer embalagem de leite ninho que tem borda vermelha e vem escrito instantaneo não é leite. as que tem borda azul e vem escrito integral são leite.
@@KyriaxWitch Não é bem isso de azul ser leite ou vermelho não ser. A diferença é que o azul é integral (leite e nada mais), já o vermelho é leite, minerais, vitaminas e emulsificante para facilitar na hora de dissolver. A diferença entre o azul e vermelho não entra no mérito de um ser leite e o outro não, mas sim de um ter facilitador de dissolver, vitaminas e minerais e o outro não.
@@joseepifaniofilho6561 composto lacteo não é leite e pronto. tanto que pe proibiod dizer leite na embalagem. se eu quiser tomar misturão com maltodextrina compro 2kg pelo preço desse "leite" ninho de 800gr
minha mae foi comprar leite condensado pra fazer pudim e acabou comprando soro de leite condensado sem querer achando que era leite condensado pela semelhança ao leite condensado e o preço ser menor, no fim o pudim saiu horrivel.
Nossa!!! Eu vi que a embalagem não era mesma e fui ler a caixinha, daí vi que era o famoso" me engana que eu gosto" da indústria. Não como mais doces...
Fatima estava conversando com um amigo meu sobre isso segundo ele quando criança tomava leite puro da vaca tirado na hora e não fazia mal, depois de adulto ele não pode tomar leite de caixinha. Tenho outro amigo que o pai dele tem algumas vacas leiteiras comprei um litro para experimentar da para perceber a diferença quando você coloca no copo percebe pequenas veias de gordura e o sabor não tem nada aver com o de caixinha o preço diferença de centavos , tem que ferver e o consumo tem que ser em menos de 4 dias.
A diferença e só que o intolerante a lactose tá acostumado a ler os rótulos. A lactose é encontrada em diversos produtos, desde remédios até as coisas mais aleatórias... Eu sou IL, mas eu que percebi a mudança a alguns meses quando fui comprar leite em pó para a casa. Lembro que fiquei na duvida, pq não conhecia, mas vi a diferença de mais de 5 reais no preço, mas mesmo assim achei melhor escolher o leite em vez da mistura (pq temos condição financeira para isso e pq minha mãe odeia quando compro alguma coisa errada kkk).
Esses substitutos têm uma quantidade enorme de lactose justamente para ajudar no sabor. São muito piores. Intolerância a lactose é intolerância a lactose, não tem nada a ver com outra coisa.
Cara isso é por conta da inflamação, pra disfarçar o aumento dos preços eles diminuem a quantidade do produto pra que continue no mesmo preço. Simplesmente é uma ilusão e amenizar o pensamento que todo mundo ta ficando mais pobre
Eu percebi já a algum tempo, até contatei fabricantes, alguns “tentaram” justificar as alterações. Não me convenceu e alguns produtos já exclui da minha lista de compras. Prezo pela qualidade visando melhor saúde para mim e família. Temos que ficar alertas para não nos enganarem! Esse vídeo foi muito esclarecedor. Parabéns e obrigada!
O problema é que vc é 1 em 200. Não fará diferença para eles. A pequena parte do povo que sabe ler só tem olhos para Big Brother, novelas e futebol. Não perderão o seu tempo lendo rótulos. Para a grande maioria, Tobi Cola e Coca-Cola é tudo igual. Somos um país de analfabetos funcionais.
Me recuso a acreditar que no Brasil sofre com a falta de matéria prima. Isso, com certeza é o agronegócio exportando muito mais muito mais e deixando os restos dos restos aqui!
como q vao exportar leite suas antas, se n for pasteurizado em horas ele estraga, logo, n e culpa do agro e sim de quem compra e paga centavos pelo litro...
No café da manhã deixei cair um pouco de requeijão na bancada e não limpei na hora. Quando voltei tinha virado um pedaço de plástico, tive que tirar com faca. Pensei como isso fica dentro do nosso corpo. Estou repensando o consumo de ultraprocessados em casa.
Isso me remeteu àquele escândalo com o Italac (se não me falha a memória), quando misturavam água, uréia, ácido pra fazer o leite de caixinha que na época acreditávamos ser referência de qualidade em termos de leite. Interessante demais essa matéria...
Isso aí é recorrente, todo ano tem e é mais comum do que você pensa. São tentativas de fraude para aumentar volume, principalmente. Essa ureia que você mencionou costuma ser da urina mesmo, não estou brincando, ela resulta em um aumento do volume, mas em contrapartida diminui a densidade padrão do leite. E é aí que é detectada. Mas são fraudes facilmente combatidas com testes de dornic, crioscopia, densidade... o problema é ter certeza que os órgãos fiscalizadores estão fazendo seu trabalho.
Há 5 anos atrás quando trabalhei em uma padaria, o patrão comprava só Mistura Láctea de Leite condensado por ser mais barato. Hj em dia nem barato está mais 😕
Eu acho tão triste essa infestação de falsificações de alimentos no supermercado. As compras estão demandando bem mais atenção. Eu que não compro, só fico triste pelas crianças e adolescentes que estão recebendo essas falsificações no lugar de alimentos verdadeiros, essas fases de desenvolvimento precisam de uma alimentação rica e nutritiva.
Os alimentos não estão sendo falsificados, tem escrito nos rótulos o que estão vendendo. Querer comprar a fórmula certa são outros quinhentos... contos de réis. Nisso a indústria não está enganando ninguém.
@@suziysantos9969 você esquece que mora no brasil onde ha milhões de analfabetoa funcionais, criança que tem de fazer a compra pra mãe doente, pessoas humildes. E a embalagem similar é mais que o suficiente pra enganar essas pessoas.
@@suziysantos9969 Na oficialidade pode até estar dentro das regras (seria até bom fortalecer essas regras), mas na prática são falsificações, primeiro porque não são alimentos genuínos, são coisas feitas para parecerem outras coisas, só isso basta para chamar de falsificação, a isso se soma o fato de estarem em embalagens do mesmo tipo, ostentando a mesma marca e com os dizeres " mistura/composto láctea/o sabor/com" numa fonte menor e discreta, isso induz muita gente ao erro ou dá a ilusão de não estar piorando seus hábitos de consumo e sua dieta.
@@higornmc tá bem na frente do produto dizendo que é um mistura ou soro com sabor, é só a pessoa ler e ir comprar o outro que é verdadeiro. Se ela não têm dinheiro ou aprende a fazer o doce em casa ou não faz. Esses produtos mesmo sendo a versão tradicional são cheio de açúcares e conservantes que não fazem bem pelo corpo. Comemos pelo gosto, associar isso à um valor nutritivo verdadeiro, nem original nem falsificado. As crianças estão sendo é salvas e vocês aí reclamando. Cada uma.
O pior de tudo isso é saber que os órgãos governamentais que deveriam zelar pela qualidade/fiscalização dos alimentos chancela essa prática da indústria alimentícia. Os alimentos não nutrem pois cada vez mais qualidade nutricional é precária. Enquanto isso, o preço só aumenta.
As justificativas são, sempre, as mesmas: aumento de custos dos insumos. O fato é que os donos do Capital "nunca perdem" e quem perde "sempre" é o Consumidor. No bolso e na saúde.
@@davidornasp quem nunca perde de fato é o Estado por ser a única entidade que pode mudar as leis ao sabor das suas conveniências, empresar morrem todos os dias.
@@alexsilvapereira3800 Lula tá aí agora, investindo bem nos países de fora, isso trará retorno superavit no nosso mercado, são só 5 meses, dispararemos nos próximos 3 anos e 7 meses.
Outro artifício nesse momento de crise é reduzir o volume/peso do produto, mas ter a mesma embalagem e preço. O jeito é _descascar mais e desembrulhar menos._
Há mais de quinze anos deve existir a tal da bebida láctea e, em todo esse período, vejo frequentemente pessoas achando que é iogurte, ou seja, cada vez mais estas empresas inescrupulosas se aproveitam do analfabetismo funcional da nossa população e, inclusive, até mesmo da dificuldade financeira para consultar um oftalmologista, pois isso acarreta em inúmeros problemas de visão não tratados que, acredito, fazem muitos não conseguirem ler os rótulos (a consequência disso tudo é comprarem os produtos pela aparência).
O problema disso não é o analfabetismo funcional, é o hábito. A maioria das pessoas não têm o hábito de ler o rótulo de tudo o que compra, eu mesmo não lia. Hoje por causa disso eu leio tudo agora e não compro mais essas porcarias por engano
@@diegosalgo A falta do hábito de ler os rótulos que você citou, a meu ver, é apenas uma das decorrências do analfabetismo funcional o qual faz as pessoas terem uma percepção da vida limitadíssima, assim, por exemplo, sequer conseguem notar a importância de lerem os rótulos até porque, infelizmente, tais pessoas nem entenderão aquilo que estão lendo, como consequência disso acabam não percebendo a importância dessa atitude, ou seja, um ciclo vicioso que me parece originar no analfabetismo funcional assim como muitas outras mazelas da nossa sociedade.
@@CarlosKarson você sempre lê o rótulo de absolutamente tudo o que você compra, desde sempre? De fato o analfabetismo funcional é um problema de grandes proporções no nosso país, mas qualquer um está sujeito a cair nessa tática, por que a informação que diz que tipos de produtos são esses, é colocada na frente da embalagem, mas mostrada de forma que desestimula o interesse em se ler o que está escrito ali. Repare nas letras escuras e sem nenhum destaque em comparação a outras informações do produto. A grande maioria das pessoas é condicionada a escolher um produto apenas pela forma da embalagem e pelas gravuras, por que ler tantas informações que as pessoas julgam desnecessárias, tira o foco do que estão fazendo
@@diegosalgo @Diego TuX Notei agora que você desde o inicio não interpretou direito o que eu disse na minha primeira mensagem e, assim, acabou focando que o único problema relacionado a estes produtos enganadores é o rótulo igualmente enganador, quando esse é apenas um dos vários problemas, portanto, não exclui as outras duas questões que eu comentei e outras que existem. Já sobre a tática empresarial que você citou em relação a publicidade, claro que qualquer um está sujeito a ser enganado nesse aspecto, portanto, é algo importante para ser discutido, mas, veja bem, você disse que a grande maioria das pessoas não leem os rótulos porque são condicionadas por estas empresas através da sua publicidade enganadora, observe que esse seu argumento apenas colabora para demonstrar o quanto o analfabetismo funcional é prejudicial de uma forma bem ampla, pois, pelo que se observa, alguém que não é um analfabeto funcional normalmente tem mais discernimento para perceber situações prejudiciais e, assim, não se deixar enganar/condicionar (espero que tenha entendido o cerne da questão).
Ano passado tive um problema sério de saúde e precisei mudar minha alimentação, cortei leite, frituras, pão branco, biscoitos, produtos muito processados, embutidos, refrigerantes etc. descobri que dá para viver e bem sem muitos produtos das prateleiras do supermercado, alguns eu já havia cortado à muito tempo. a saúde agradece
Minha mãe se irritava comigo quando eu questionava os produtos que ela comprava com base somente na "economia" que ela teria. Eu prefiro ter uma lata de creme de leite e uma de leite condensado originais, e até diminuo drasticamente o meu consumo destes produtos para preservar a qualidade.
Muito bom falar sobre isso! A população está precisando de informações corretas 🦾! Eu vivo alertando meus clientes sobre isso ! Irei mandar seu vídeo p vários clientes ! Obrigada 🙏🙏🙏🙌
Uma vez, acabei me enganando e comprei um tal de "creme culinário" ao invés de creme de leite, um produto horrível. Não serviu pra nenhuma de minhas receitas e não passava de uma mistura contendo gordura vegetal. Desde então, sempre leio os rótulos para averiguar se de fato estou comprando o produto que quero.
Isso sem mencionar que para manter os preço menos assustadores, fabricantes diminuem a quantidade colocada dentro do pacote: leite em pó antes era vendida a quilo, mas chegaram a colocar 650 gramas na embalagem de mesmo tamanho !!!
Há alguns anos não tenho utilizado esses produtos e muitos outros. Leite quando eu bebo, compro direto da roça. Tive gastrite e alergias sérias por conta de alguns desses aditivos, e a nutricionista aconselhou suspendeu produtos industrializados. Mudei os hábitos e a qualidade de vida hoje é outra. Mesmo lendo os rótulos algumas nomenclaturas são desconhecidas.
Com Teresa Cristina, latifundiária, agronegócio, o Brasil liberou mais de 1000 agrotóxicos. E foi eleita senadora. Como acreditar numa reação da sociedade frente a isso tudo? Basta olhar a composição do congresso nacional e ver a qualidade dos escolhidos.
Eu percebi, sempre tive atenção com isso. E tenho sofrido para comprar iogurte integral, as vezes vou em três supermercados até encontrar. E quando encontro, geralmente possuem poucas unidades. No caso dos iogurtes além das bebidas lácteas aumentaram muito a quantidade de desnatados, ou seja, aquele produto fino. O composto lácteo já existe a um bom tempo, acho foda quando vejo crianças muito novas consumindo, mas nem sempre os pais possuem dinheiro. 😢
É muito simples fazer um Iogurte natural caseiro, pelos menos pouco mais natural. Compre uma caixa de isopor , que caiba uma garrafa transparente de vidro, compre um copo de iogurte natural, e 1 litro de leite, pode ser pasteurizado ou de caixa. Coloque o leite para esquentar , uma temperatura que seu dedo suporte ficar lá dentro. Despeje o copo de iogurte na garrafa de vidro , e coloque esse leite quente em seguinda, mexa um pouco para misturar, e coloque na caixa de isopor e tampe, não abra por 8 horas ou pouco mais. Depois coloque na geladeira e vai consumindo. Com o tempo e algumas tentativas frustradas, vc pegará o ponto. Fica bem gostoso 😋
@@herikasenagoncalves3823 já fiz iogurte na minha adolescência, agradeço a recomendação. O problema é que na vida adulta é tanta coisa pra fazer que não tenho muito tempo para fazer coisas na cozinha. Mas recomendo tb para quem dispõem de tempo e lugar, fica muito gostoso. Eu utilizava o forno do fogão, ao invés da caixa de isopor. E vasilhas plásticas com um pano de prato como tampa.
@@maiara_on eu estudo nutriçao,e para nao cair nas armadilhas da industria q so quer lucrar e nao pensa em nossa saude,e ler atentamente os rotulos e tbm na tabela nutricional e fique atencao aos primeiros ingredientes dos produtos,se tem açucar, por exemplo ja e um mal sinal
@@helio3906As carnes que são vendidas embaladas diminuíram a quantidade. Antes eu só via, por exemplo, cortes de frango de 1kg embalados, agora tem até de 400g.
@@DanielCanhto Essas frangos congelados embalados tem muito gelo. Você paga esse gelo pelo preço do frango. As empresas brasileiras roubam até onde der...
Comprei leite pó para minha filha... Quando ví ela estava com intestino preso. Demoramos para descobrir que o "leite em pó" não era leite. Após a substituição "do composto lácteo" o intestino dela melhorou.
@@ferreira226 Não, mas o mínimo que uma pessoa pode fazer ao compra é ler o rótulo do que está comprando. Já encontrei produtos vencido, lata estufada e mofados. Temos que ficar de olho pq o supermercado e os produtores só querem vender e não estão preocupados com o nosso bem estar.
Como ele disse, ao ler "SABOR" é só enganação. O Bis colocou " mais SABOR de chocolate " , a gente imagina ler "mais chocolate" e acha que está mais gostoso, mas nunca que irão colocar mais chocolate 🍫. Outro caso foi o creme de leite que vi um preparo com um nome enorme mas se a pessoa não ler vai lá e pega achando que é creme de leite, assim como o leite em pó Ninho como preparo lácteo e assim vai né... triste viu. ** Jesus ama a todos ❤ vocês"
Sério!? Está é uma geração de analfabetos mesmo. Conheço estes produtos a anos e nunca comprei enganado, sempre soube diferenciar. E um repórter anos depois percebe isso e as pessoas der repente passam a perceberem também. Incrível como tudo tem de ser dado mastigado na boquinha dos pássaros famintos.
Faltou nessa reportagem fala sobre a mudança dos leite em pó que antes dava o maior trabalho pra dissolver no café ou na água e hoje não precisa nem mexe, jogou no copo já dissolveu.
COMO AGRO USOU CRISES PARA MONTAR AS BARRACAS DE SUCO DO CHAVES, HOJE QUASE TUDO QUE SE COMPRA É IGUAL O SUCO DO CHAVES, É DE LIMÃO, COM GOSTO DE TAMARINDO, SABOR DE GROSELHA, MAS QUE É OUTRA COISA. CAFÉ TEM ATÉ BARATAS MOIDAS, PEDRAS, E OUTRAS COISAS, CHOCOLATE NEM É CHOCOLATE NA MAIORIA DOS CASOS, E LEITE NEM É LEITE. PÃO FRANCÊS, JÁ ESTÃO ATÉ COGITANDO SER FEITO COM FARINHA DE BARATAS, EM VÁRIOS LOCAIS TEM PÃO FRANCÊS FEITO COM UMA FARINHA MEIO AMARELADA, COMEU DÁ AZIA FORTE, E O ESOFAGO FICA QUEIMANDO E DOENDO. É O AGRO SENDO AGRO. O AGRO VIOLÊNCIA QUE TORNOU O BRASIL EM UM FAZENDÃO.
Isso explica o motivo de tantas pessoas virarem ''intolerantes a lactose'', antes era algo difícil de se ver e hoje em dia é algo tão comum, até parece que as empresas de fármacos não ganham nada com isso também.
Um ponto importante esquecido pela reportagem é que a "precarização" da qualidade dos produtos faz/possa fazer parte de uma estratégia de aumentar os lucros. Ou seja, produto pior, com impactos ruins à saúde, como aumento de gorduras e açucares, como citado no vídeo.
Somos demasiadamente explorados. De modo geral, fabricantes entregam pouco e cobram muito. Fora a qualidade dos ingredientes, entregam em quantidades cada vez menores, um exemplo é a Nestle que reduz a caixa de bombom de 400g para 250g, cria uma embalagem cheia de chocolates dentro (para criar uma ilusão de ótica) e escreve: "Muito mais chocolate para compartilhar". Chega a ser um deboche.
Pior: R$4-5 em um Leite Condensado de marca conhecida que não serve para nada. Comprei um assim e fiz brigadeiro, perdeu o ponto e virou uma borracha, literalmente enquanto esfriava ele.
@@RR-ds4sd cara isso me fez lembrar quando eu era criança, comi nada mais nada menos que 17 brigadeiros num aniversário que eu fui... E adivinha qual era a marca do leite condensado? Leite Moça...aquilo ali era bom...
O problema desses produtos é que a semelhança de embalagens e de nomes induz o consumidor ao erro. Quem é que, em um primeiro momento, vai notar que leite em pó integral e composto lácteo são coisas diferentes? A pessoa leva o composto lácteo pra casa pensando que é leite integral, consome pensando que é um leite como outro qualquer, ainda que bem mais fraquinho, joga a embalagem fora e dificilmente percebe que foi induzida ao erro. E os preços dos dois produtos são bem parecidos, mas a margem de lucro do composto lácteo (ou qualquer outro pseudoleite) para a empresa é bem maior. O consumidor é induzido a comprar o composto lácteo devido ao menor preço, que geralmente é poucos centavos de diferença em relação ao leite integral (ou seja, o leite de verdade), mas leva um produto de qualidade e valor real bem inferior ao que é praticado. Enfim, esse é o lado mal do agro, as pessoas estão sendo sutilmente enganadas.
As vezes nem é por margem de lucro, e sim por estar inviável economicamente para o fabricante fornecer para o mercado só de um produto que fica caro para a dona de casa. Preço elevado é uma ótima forma de se queimar com o consumidor, e se fica inviável reduzir na quantidade, acabam reduzindo na qualidade mesmo.
Doce de Leite 🤔 : Doce sabor licor de Leite; Leite condensado; Soro fisiológico de Leite; Nata de Leite; Gordura vegetal com sabor de Leite. Realmente fica difícil.
Sim. Percebo, sim , faz muitos anos uma mudança sútil e progressiva. E não é, somente, nos produtos alimentícios. Percebo que a quantidade de muitos produtos tem diminuído aos longos desse últimos anos como, canetas que duram menos, sabonetes menores, Papel Toalha com menor quantidade (tem mais miolo do que papel, entre outras coisas. Nós tínhamos o IMETRO que fiscalizava tudo isso hoje, sucateado e desacreditado
Verdade. Percebo também.nosdo total abandono como povo. Não temos a quem buscar, reclamar reivindicar .onde estão nossas autoridades sanitárias de saúde, onde está a fiscalização das indústrias alimentícia, das vendas no varejo, dos super mercados?
O título deveria ser outro: como as empresas se aproveitaram da “crise” para aumentar suas margens e ludibriar o consumidor.
Exato
Sim, a folha de pagamento dos funcionários vem dos bancos que emitem notas. É realidade que as indústrias pensam bastante nos lucros, porém isso não é 100% do problema apresentado, a cadeia de produção inteira foi afetada por problemas economicos do nosso país. Agora as causas dos problemas economicos do país é histórica, digo, é só pesquisar sobre...
O Brasil produz matéria prima e os fabricantes usam ele e vendem pra fora do País o lucro aqui é pouco, mas como não querem perder nada vendem o que sobra "os restos" para o povo brasileiro.
Leite em pó Serenissima vem da Argentina.
Parei de comprar porque dava dor de barriga...
COMO AGRO USOU CRISES PARA MONTAR AS BARRACAS DE SUCO DO CHAVES, HOJE QUASE TUDO QUE SE COMPRA É IGUAL O SUCO DO CHAVES, É DE LIMÃO, COM GOSTO DE TAMARINDO, SABOR DE GROSELHA, MAS QUE É OUTRA COISA. CAFÉ TEM ATÉ BARATAS MOIDAS, PEDRAS, E OUTRAS COISAS, CHOCOLATE NEM É CHOCOLATE NA MAIORIA DOS CASOS, E LEITE NEM É LEITE. PÃO FRANCÊS, JÁ ESTÃO ATÉ COGITANDO SER FEITO COM FARINHA DE BARATAS, EM VÁRIOS LOCAIS TEM PÃO FRANCÊS FEITO COM UMA FARINHA MEIO AMARELADA, COMEU DÁ AZIA FORTE, E O ESOFAGO FICA QUEIMANDO E DOENDO. É O AGRO SENDO AGRO. O AGRO VIOLÊNCIA QUE TORNOU O BRASIL EM UM FAZENDÃO.
Aqui na região onde moro, criamos vacas a pasto. Os produtos q fazemos na fazenda, queijo, doce de leite, a nata pura, gordura do leite( que a indústria transforma em creme de leite), tem um gosto muito diferente, as vezes precisamos comprar industrializados e dá pra notar uma diferença absurda de como a qualidade caiu.
E o preço é praticamente a mesma coisa 🤦🏽♂️.
Moro no interior, e aqui é fácil encontrar produtos de qualidade.
Eu tbm moro no interior do Paraná, graças a Deus leite e seus derivados temos o mais natural possível, verduras e carnes tbm
@@josibodziakpauluk1588 Sorte a sua, na capital cada vez mais consumimos porcarias mascaradas como alimento.
A imensa maioria do povo Brasileiro comendo lixo e ração vivem elegendo os políticos da direita e Centrão e dinamizam a esquerda e chamando o MST de terrotistas.
O povo planta Coronelistas e colhe miséria
Não só produtos lácteos caíram em qualidade, muitos outros como café e chocolate também. Vc percebe que existe como uma alteração no sabor, textura, etc., mesmo vc comprando as marcas que antes eram conhecidas por sua qualidade.
Chocolate virou item de luxo.
Quem é rico, ainda come o mais puro cacau, que é vendido pelas novas produtoras de chocolate de luxo, como a Dengo.
Quem é pobre, come uma mistura de gordura vegetal, açúcar e corante.
isso e verdade,e o cafe por exemplo q nao existe regulamentacao para colocar uma tabela nutricional,entao descobrimos a alteraçao pelo sabor mesmo
Eu só queria saber onde está a fiscalização, analise dos produtos?. Cadê o SIF?
Café tá terrível de uns tempos pra cá
@@jasongoncalves8537 Ouvi falar que as torrefadoras misturam cereais para render mais. Até a Antarctica sugeriu faz tempo substituir o guaraná em pó por outro produto mas aparentemente o pedido foi negado pelas autoridades.
Já tinha notado a diferença em diversos produtos. Quando não mudam a composição, diminuem a quantidade para tentar manter o preço.
Aqui na Argentina acontece a mesma coisa. Mudou tudo depois da pandemia.
Diminuem a quantidade para manter o lucro.
Exatamente. Mantém o preço, porém reduzem no produto para a população não se sentir lesada e continuar o consumo. Eu fico pê da vida com essa situação, porém entendo. Se a população reduz o consumo, também reduz o caixa, que consequentemente afeta toda a cadeia de trabalho e produção. Isso tudo é reflexo da nossa economia e cultura...
@@raulstumpfs4359 É e não é assim. Tem mais coisas para analisar.
O Brasil produz matéria prima e os fabricantes usam ele e vendem pra fora do País o lucro aqui é pouco, mas como não querem perder nada vendem o que sobra "os restos" para o povo brasileiro.
Vão cobrar o mesmo valor por qualidade menor. Não teremos os produtos tradicionais como antes nunca mais.
ainda existem, não foram substituídos
Ainda existem, porém, com valores bem maiores. Você tem que ficar lendo a caixinha ou aprender a fazer em casa. Algumas coisas dão pra fazer.
@@suziysantos9969 Isso mesmo, fazer leite condensado em casa é fácil: água, leite em pó e açúcar.
@@vilmamoraesbatistadasilva5406 mas o leite em pó tem que ser de verdade tbm..n vai adiantar nada comprar mistura de leite em pó de soro de leite kkkkk
@@vilmamoraesbatistadasilva5406 Só vai ter que ver se é leite em pó mesmo ou uma mistura láctea. Kkkkk
Quais serão os próximos lançamentos?
1) alimento com gotas de leite?
2) bebida com leite imaginário?
3) mistura com vestígio de leite semi-lacteo?
4) leite: lembra dele?
Água em pó
@@luccossan😂😂😂😂😂
Pó de leite em pó
Chocolate banhado no leite
Toddynho mas é água com achocolatado
😅😂😂 Bem isso!!!
Alimento com gotas de leite.
E se tornará um produto popular por conter as gotas de leite com codigo de rastreio de qual vaca, de qual fazenda e de qual estado veio.
Assim vc vai se sentir seguro por estar tomando gotas de leite de qualidade.
É um absurdo, pois não é só questão econômica. Mas sim, se aproveitar da falta de conhecimento da população que em sua maioria não consegue entender e acaba sendo ludibriado.
Exatamente isso, porque não costumam fazer o mesmo em países cuja população é mais crítica. 😩
o país com mais quantidade de "igrejas pentecostal"...um dos povos que mais vivem pendurado no whatsapp vendo e compartilhando lixo 24hrs...
O que aconteceu foi seguinte amigo, houve uma expansão monetária brusca durante a COVID 19. O que levou o produto ficar escasso. IBGE disse está semana que mais de 10 milhões de pessoas saíram da probreza em 22, ou seja, eles comem mais fazendo o produto faltar. Entendeu ?
Sim, eu ainda consigo perceber a diferença. Mas e minha mãe de 70 anos que vai ao supermercado comprar ingredientes pra fazer aquele pudim. E depois a coitada fica toda desconcertada que a receita nãondeu certo
Exatamente. Estou nos EUA e aqui apesar de ter bastante comida ruim, você sabe exatamente oque está comprando. E tem mercado para produtos maus naturais que são um pouco mais caro, e mercados mais populares que vc vai encontrar qualidade mais inferior. Mas todo mundo sabe exatamente oque está comprando. Acho uma falta de caráter dessas companias!! Não é só por causa da oferta e procura não! Querem baixar os custos para produzir o produto para fazrerem uma margem de lucro maior.
Se estes Produtos foram regulamentados, deveriam ter os rótulos muito diferentes dos originais, pois esta semelhança tem confundindo muito os consumidores mais desatentos
Minha vida toda eu sempre comprei Manteiga de uma marca específica.
Um certo dia esse ano eu cheguei em casa e quando tava guardando as compras, achei uma coisa estranha na embalagem.
"Alimento à base de manteiga", achei bizarro.
Quando fui no supermercado na próxima vez, percebi que a "Manteiga" e o "Alimento à base de manteiga" tinham a mesma embalagem, com a única mudança sendo esse rótulo (e é claro os ingredientes e a tabela e etc...).
Detalhe, tava tudo misturado. Ou seja, eu tive que catar a manteiga no meio dos "Alimento à base de manteiga".
Isso ta ficando cada vez mais ridículo, é um descaso com o consumidor. Induzindo ele a comprar algo que não é o que ele quer.
Mas fazer o que né? Viva o Brasil.
Isso o governo não fala nada,fica pianinho 🙄o povo humilde tem que comer lavagem,isso é CRIME!!!
Já passei por isso com manteiga e mel.
@@vanielbittencourt Eu agora tô esperta com o mel, já passei por isso também 😩
@@mn646 Outra coisa que não acho é leite condensado que não seja desnatado ou modificado, todas as marcas estão assim agora. Outra coisa que eu nunca mais vi é mortadela com pontos de gordura e grãos de pimenta, mortadela agora é uma massa tipo salsicha de cachorro quente. Eu tenho que redobrar os cuidados porque não enxergo muito bem, então é difícil ler as letrinhas miúdas das embalagens.
@@vanielbittencourt já faz uns anos q não consumo , presunto, mortadela, salsicha biscoitos e por aí vai... até pq.. mortadela mesmo , se vdd , não existe mais..... queijo tbm tá terrível, não compro.. de modo q estou na alimentação tradicional ...lá dos tempos da minha avó....
A Nestlé e Garoto são mestres em reduzir peso em todos os seus produtos e esquecerem de reduzir o preço.
A barra de chocolate saiu de 200g e já está em 90g.
Vamos ver até onde vai.
Achei barra da Garoto de 80g outro dia.
Já reduziram a barra do Crunch de 90 pra 80. É inacreditável.
@@luizacarvalho7 há uns 20 anos a Garoto, brasileira, estava melhor que a Nestlé.
A Nestlé resolveu o problema COMPRANDO a Garoto e a tornando inferior à Nestlé. Simples.
Vai restar só a embalagem.
@@gicastro pelo menos ninguém pode mais dizer que chocolate engorda.
Não só notei, há uns dois anos, como já peguei, por engano ou por estarem mais baratos, esses derivados e me arrependi depois. O surgimento desses derivados teve um efeito inverso em mim: me fez praticamente cortar o consumo de leite, iogurtes e bebidas lácteas.
Concordo totalmente, prefiro deixar de consumir TB.
Também passei por isso. me gerou o mesmo efeito
Eu também... até café eu deixei de tomar pois eu só tomava "café com leite" 😂😂
Há excepções, mas no geral o ser humano não é intolerante ao leite.
O leite e os seus derivados são um produto natural e benéfico para a nutrição do ser humano. Bebidas lácteas são tudo o que não deveríamos consumir pela bem da nossa saúde.
@@pmpsantos77 Não entendi seu comentário. Primeiro vc diz que o leite e seus derivados sao benéfico, e depois diz q bebida lactea sao tudo o que nao deveriamos consumir. Ficou confuso isso
Crise nada, GANANCIA MESMO. procuram LUCRAR NO MÁXIMO.
Pelo visto esse problema só piorou. Eu não entendia quando morava no Brasil pq não tinha uma manteiga de qualidade ou o leite, sempre achei que eram misturados com alguma coisa. Agora morando na Irlanda vejo uma mudança gigante nesses alimentos, são muito frescos e de muita qualidade, por exemplo o leite tem gosto de leite de verdade.
Espero que o Brasil faça algo para mudar isso, não acho justo um país tão grande com o tamanho da produção que tem ter que ficar empurrando pra população essas porcarias.
Acho agora é uma boa hora para apoiar os produtores locais, não?
Brasil 🤣🤣🤣
Você não achava leite e manteiga de qualidade? Onde você morava no Brasil?
Os latifundiários que se dizem patriotas e nacionalistas adoram quando o dólar sobe de modo que eles ganhem mais com a exportação de suas monoculturas. Precisamos de uma reforma agrária urgente.
Da pra ver tá muito tempo longe do Brasil mesmo 😒!
O produtor e o governo tá cagando para povo.
Com 65% da produção indo para os gringos,pois são pagos em dólar 😒!
Sei como é, fiz um curso fora, isso em 2010, vivia abismada pela alta qualidade dos produtos lácteos. O Brasil tem tudo, mas o melhor enviam pra fora, a gente vive na rapa do tacho e nem sabe, mesmo pagando mais por produtos de qualidade supostamente superiores.
Sou conferente, e sim, realmente chegam paletes e paletes destes produtos. Não só no leite, uma porrada de alimentos foram modificados para pior, aumentaram o preço e em alguns casos, também diminuíram a quantidade dentro das embalagens.
Cara, o Cuscuz antes era por volta de 2,00 e alguns centavos, agora custa 10 reais (da Yoki), feijão quase 11 reais, Arroz quase trinta, ovo mega caro, e por ai vai. Está difícil se alimentar bem.
E aumentam o número de produtos transgênicos também. Só roubalheira e enganação.
Misericórdia, onde tu mora que um cuscuz custa isso tudo?
@@brennoromeu5555 sampa
@@brennoromeu5555 sampa
Já encontrei "leite" com sabor leite 😂😂😂😂😂
Hoje produtos feitos com leite são raros. A esmagadora maioria agora consta como bebida láctea ou sabor leite. Em outras palavras, a indústria alimentícia pode economizar muito ao trocar os ingredientes por outros com qualidade inferior, mas o preço final não apresenta muita diferença ao consumidor, que acaba levando gato por lebre
Indústrias de chocolate e outras, não alimentícias, como papel higiênico, diminuem a quantidade, mas o preço permanece o mesmo. Só eles se julgam espertos.
Verdade
Alguém tem que pagar a conta da inflação... e não vai ser o político que a causou
não é a toa que a incidência de câncer no intestino vem aumentando consideravelmente no brasil .
Se o governo não imprimisse dinheiro feito louco, nada disso aconteceria.
Como a Anvisa e demais órgãos que deveriam zelar pela saúde das pessoas aprovam uma coisa dessas!!
Vendem o de qualidade pra fora e os restos fica pro pobre
As empresas nacionais lucram mais vendendo o leite por dólar pro exterior (exportação) o que resta pro brasileiro são essas “misturas” que saem caro pra saude e pro bolso!
E isso acontece com diversos produtos, como café, carne, etc..
É o agronegócio, brasileiro bate palma pra essas empresas bem sucedidas
@@nathanmiguel76 para de ser burro, aqui ainda tem leite normal só está mais caro
Um grande problema é a malícia das empresas em enganar o consumidor não alterando a embalagem para fazer a diferenciação e colocando em letras miúdas sobre o produto. Isso é muito comum com os leites condensados, muita gente compra mistura láctea e semidesnatado como sendo o tradicional leite condensado integral.
Só descobrem depois da receita pronta que ficou uma porcaria.
Tem lugar que nem tem mais o integral, mt gente desavisada compra sem ler
Bem lembrado! As letras miúdas! Quem nos salvará do capitalismo selvagem?
Só os analfabetos. E sinceramente não tem como alguém não ver o que está escrito pois é suficientemente grande.
@@rosanafischernesdias7246 Se aquelas letras forem miúdas é bom procurar um oftalmo pois deve ter uns 10 graus de miopia, eu tenho quase 4 graus e enxergo.
Ultimamente percebi que quando tomava "iogurte" de garrafa plástica me dava uma queimação na garganta, uma azia danada e dor no estômago. Quando fui reparar na embalagem estava escrito "Bebida láctea sabor iogurte de morango", aí entendi o porquê sempre sentia dor no estômago. Passei a reparar mais na embalagem e só compro o iogurte de verdade. As dores de estômago sumiram.
Faz o teu iogurte, não vai se arrepender
Também aconteceu com a gente aqui.
Faz yogurt em casa
Já tive essa experiência
Eu quase morri de gastrite kkk tava tomando iogurte todo dia n sabia oq era , teve um dia que não consegui dormir tive q ir pro hospital kk , tomei vários antibióticos fiz endoscopia, até q depois de um mês percebi q era o leite
A pior das mudanças é quando o produto sofre alteração de peso pra menos, mas o valor continua o mesmo.
Aconteceu com as barras de chocolates, que eram de 200g, depois 180g, 150g e agora 90g, adivinha o preço só aumentou.
O ruim é quando a quantidade diminui e o preço aumenta.
Caixa de bombons sortidos pesava 400 gramas há muitos anos e custava menos de 5 Reais. Hoje pesa só 250 gramas e custa 10 Reais dependendo do "humor" do supermercado.
Aconteceu com as bolachas/biscoitos tipo maizena e cream cracker. Tamanho diminuiu e preço aumentou.
A outra opção era continua a mesma quantidade e aumentar o preço
É impressionante como estamos sozinhos nessa jornada.😢
O principal, desses "falsos produtos..." é o MAL CAUSADO Á NOSSA SAÚDE...... Obrigada pelo esclarecimento
Não causa mal, mas o valor nutricional diminui bastante
@@Complaisent então, causa mal sim
Crianças e idosos que precisam ter um mínimo de nutrientes a serem comsumidas por dia acabam não conseguindo gerando desnutrição e baixa do sistema imunológico
Sim. Soja e Milho transgênicos.
@@raulcarlos meu avô de 86 anos, que come pão com banha de porco e acha que "nutrientes" é nome de alguma doença, vendo você falar isso: 🤔
@@alann346 vo te dizer que pão com banha de porco faz mais bem pra saúde que 90% das coisas comestiveis que se vende no mercado
Importante frisar também a reduflacao. Antes alguns produtos tinham um 1L, agora tem 900ml ou 850ml, porém com preço mais elevado...
Os produtos que mais reduziram a quantidade, pra mim, são os biscoitos.
Lembro quando as latas de refrigerante eram de 350ml, e hoje em dia tudo é de 310 ou 220 ml.
Eu já achava 350ml pouco, agora ta mais complicado ainda.
não compre amigo, busque alternativas, boicote
@@xtudogrow Na Europa com a crise tudo ficou mais caro , mas o que isso tem haver??? Tudo lá eles protestam queimam as contas.
*Aqui brasileiro trouxa é submisso e paga , e a indústria sabe que pode botar o preço que quiser explora mesmo* ..
A barra de chocolate era de 200g na década de 90. Agora é de 90g pelo mesmo preço. Ridículo. Deixei de comprar.
Muitos dos que nasceram e cresceram nas grandes cidades desconhecem os sabores dos produtos de uma roça. São inigualáveis! Na cidade parece que comemos isopor vitaminado e saborizado!
Bom dia, notamos sim, eu minha esposa, já algum tempo, primeiro foi com a manteiga e agora é o requeijão cremoso, leite condensado. Na minha opinião é um absurdo e o mais preocupante que autorização dos órgãos fiscalizadores.
Além de derivados do leite, outros produtos tiveram a sua composição alterada e estão nas prateleiras nos mesmos locais de produtos com composição original. Exemplo disto é o "Atum ao molho de tomate" da Coqueiro, que ganhou um versão "Molho de tomate com atum" mas embalagem e rótulo são idênticos ao original que possui mais atum. É um mercado de similares, caro e com características de embalagem que confundem o consumidor.
Essa eu n tinha percebido ainda. Vou observar na próxima ida ao mercado. Obrigado por compartilhar :)
E sabe o pior??
Até as bolachas recheadas diminuiram de tamanho, assim como as barras de chocogordura, mas mantiveram o preço da de tamanho anterior.
Essa do atum ainda não vi. Vergonha nosso brasil.
brasil é assim, só presta pra ser celeiro para Europa e Eua.. agora China tb.
O atum sólido agora é ralado, o ralado é em pó…horrível
Não compro atum enlatado mas Bom saber disso
@@epossivelviajar1508 A culpa é exclusivamente nossa.
Eu moro em cidade do interior e compro leite direto do produtor. Vem até nas garrafas de refrigerante. Retiramos a nata que dá quando ferve e fazemos manteiga. Da água que lavamos a manteiga fazemos queijo cozido. Tudo natural e sem conserva.
Meu sonho
Um privilégio! 🙂
Meu pai já me trouxe mel fresquinho, também veio da garrafa, dividi com meus irmãos pela quantidade que era grande demais, fica muito bom pra comer com fruta e aveia pela manhã
Q mara!
até esses costuma colocar água
A ração já tá cara já faz bastante tempo, mas só agora os laticínios aumentou o litro do leite.
Moro na roça, tenho ovo, leite e carne a vontade, por isso que tenho dó de quem tem que comprar esses insumos básicos na alimentação, já que os preço desses insumos nas cidades estão muito caro.
Vejo muita gente da roça parando de tirar leite, e muitos caminhoneiros parando de fazer linha. Eu mesmo nunca imaginei que o diesel poderia ficar mais caro que a gasolina, já que teve época em que o diesel teve metade que a gasolina.
Me preocupo tanto com a sociedade quanto com o meio ambiente.
Desde que cheguei na Itália e comecei a comprar os produtos lácteos daqui percebi instantaneamente a diferença dos produtos daqui e do Brasil. A maioria dos iogurtes e produtos lácteos são integrais, nada de mistura ou composto lácteo, o leite integral é muito branco e saboroso. Os iogurtes, principalmente voltado para as crianças, são excelentes, sem corantes artificiais e pouco açúcar. Fiquei impressionado e triste em saber que no Brasil quem dita as regras do jogo é a indústria alimentícia.
nossa... na verdade é tudo ne? É ABSURDA a diferença e o cuidado com a alimentação/comida
BBC está de parabéns, já tinha notado, mas não tinha visto ainda outros lugares falando sobre isso.
Canal Ancapsu já falou sobre isso há muito tempo.
eu evito estes produtos. Infelizmente reduzi o consumo de todos os produtos "originais", mas produtos modificados, sem chance. Melhor ficar sem ou procurar itens alternativos. Consumir chás, grãos com frutas no café da manhã ao invés de outros laticínios... sempre há alternativas ao invés de recorrer a estas manobras da indústria. O que eu acho mais legal é que depois que vc cria novos hábitos, percebe-se que há vida fora de velhos costumes e diversifica o leque de opções quando falamos de alimentação.
Verdade meu caro.
E sobrou o quê para vc comer amigo?!
@@epossivelviajar1508 Todo o resto. Há vida fora dos laticínios e industrializados. Experiente sair da Matrix. 😉
@@venezabello20 não espalha, se não vai ficar ainda mais caro também.
@@jatobabispo1844 kkkkkk
Como sempre, agro sendo agro. Os melhores produtos sendo vendidos pro exterior e nós com o resto.
Brasil é terceiro mundo, tem que ficar com resto mesmo.
@@Nalvo9 Falou tudo.
E lucrando absurdo com o real fraco.
Colonialismo
@@kakesss9126 somos encarnados como colônia 😭
Lindo e o trabalhador bate palma para o grande empresário que teve essa sacada de explorar o mercado.
Achei um leite condesado da Triângulo pouco mais barato no mercado em relação aos outros que tinha lá, quando cheguei em casa percebi que era uma mistura láctea. Interessante uma pauta sobre o tema.
Esse leite condensado da Triângulo parece um angu🤦🏽♂️. HORRÍVEL!
Agenda 2030. Ha um suco de laranja por aqui que teem uma formula bem estranha. Adicionaram insetos na mistura. Precisa ler muito bem os ingredientes. Nao precisa ser um genio para entender que o alvo e reduzir o consumo de carne com isto reduzindo o consumo de leite. Ja estao falando que leite de barata e mais saudavel e possui mais nutricao. A BBC nunca surpreende com a sua propaganda.
Aconteceu isso comigo, meu erro foi não prestear atenção no rótulo. Conclusão: horroroso, joguei no lixo. Não vale a pena comprar alimento "paralelo".
Qnd a benção é grande demais o santo desconfia. Sempre qnd vejo um produto com o preço mto diferente, eu olho a embalagem, os ingredientes. Mas no fim esses fakes são as únicas opções que to podendo comprar no momento. Essa marca chegou aqui em Fortaleza mas eu n comprei, achei a embalagem meio chernobyl kk masnto comprando mto da marca “mococa”
@@user-np9li9sk1v “Alimento paralelo” é de quebrar. 🤣
BBC é muito mais que sobre jornalismo, é sobre expandir a mente! Esplêndido, sempre! Grato!
Minha mãe é confeiteira e está tendo dificuldades para encontrar o leite Ninho integral em pó para fazer recheios dos bolos. Agora ela só encontra com facilidade o composto lácteo que é horrível e não dá o mesmo resultado.
A opção foi apelar para o leite em pó integral de outras marcas como Piracanjuba ou Italac.
mas a nutricionista desse que o Piracanjuba e melhor que o ninho tem menos açúcar
pirancajuba é muito bom, nestle deixou de ser top faz tempo só querem lucrar
@@dilmaladeia4147 é a minha mãe gostou do resultado com o Piracanjuba.
@@marianalarsonn ele e bom só que tá mas caro que o ninho
Piracanjuca é muito bom e o Itambé está até melhor q o Ninho q caiu p 380g
É um absurdo!! Produtos cada vez piores, embalagens menores e mais caros!!
Vídeo excelente. Tenho notado diferença no sabor, consistência e no resultado final no preparo dos pratos. É só mais uma armadilha dentre várias situações neste país em que o consumidor é enganado. Lamentável.
Moro na Argentina e quando voltei pro Brasil e experimentar o leite, é totalmente diferente o gosto, nem os sorvetes tem gosto de leite, tem gosto de manteiga. Tanto é que tive até vontade de levar leite da Argentina pro Brasil kkkk
Eu morei na Argentina e quando visitar sempre trago comigo o queijo. Sorvete é outro sabor. Tudo que é base de leite fico com saudades de lá
Então o negócio ta feio aqui, se até o Leite da Argentina é melhor tamo lascado 🤯
Sempre quando viajo para o interior do Paraná, provo o leite. Gente! É um gosto muito diferente mesmo!
Você tá generalizando. Basta ler a embalagem, porém, a maioria da população não lê, então é ludibriada pela esperteza dos fabricantes. Enquanto ao sorvete, é necessário conhecer o sistema. Na minha cidade tem casquinha de 5 reais na sorveteria da esquina. Se quiser um sorvete de verdade vc precisa pagar 15 reais na casquinha em uma sorveteria de qualidade no centro. Qual sorvete vc acha que é melhor?
Sorvete no Brasil eh um lixo destes marcas comerciais
Quando criança, fervia o leite tipo B de saquinho e quando esfriava, boiava um filme de nata no copo. Nunca mais vi essa nata nem em leite dito tipo A
Vdd
é só você comprar leite pasteurizado e não o uht
@@ferreira226 faz o L 😂👍✍️
Era o leite tipo C que tínhamos que ferver e formava a nata. Baixa concentração de proteína e excesso de soro (a inflação alta só permitia que comprássemos o tipo C).
@@DinaMeloUFPB Todo leite de verdade, vc precisa ferver e vai formar nata, todo o resto é lixo industrial que mais causa problemas de saúde doq qualquer outra coisa.
Vocês podem incluir nesse grande esquema : o tal do sabão concentrado, a embalagem de sabão em pó que ficou menor e outras falcatruas dos nobres empresários.
Do Leite Ninho só ficamos com o ninho. E a fábrica admite que "apenas 37%" de todos os produtos que fábrica, podem ser considerados saudáveis. E que nem com toda tecnologia usada que tais substâncias possam se tornar saudáveis. Ver Valor Econômico que publicou parte do conteúdo do relatório elaborado na filial da Austrália. É, triste, mas a pandemia só fez aumentar o escárnio.
Bom dia. Onde acho a notícia que tem essa citação “apenas 37%”
@@Rafael-eb4rv Vai ter q pesquisar colega, o TH-cam não deixa postar link. Mas se pesquisar em Inglês acha mais fácil.
Pra achar leite ninho tem que ler se está escrito "leite integral" ao invés de "mistura láctea" ou similar
Sei lá, mas antigamente o leite em pó Ninho realmente parecia ser melhor, tinha gosto e aroma melhor. Dentro da lata, tinha até uma colherzinha para medição e as latas até recentemente tinha tampas de metal e agora só tem com tampas de plástico. Aposto que a última jogada será diminuir o tamanho das latas pra abaixo de 400 gramas.
Composto lácteo.
O problema é que em muitos supermercados só são encontrados esses produtos lácteos modificados, ou seja, os consumidores não tem como optar em comprar o produto original e integral e o produto totalmente modificado, pois o produto original não se encontra mais à venda, só o modificado. Eu estava ansioso para saber de algum órgão competente uma explicação bem plausível para o que está acontecendo com os produtos lácteos e vocês da BBC Brasil deram essa explicação com bastante eficácia e didatismo. Obrigado.
Só que nada de fiscalização vai acontecer num governo pautado por e amigo do 'agro'.
Reveja os motivos para aumento do custo de produção justamente para essa parte do 'agro'.
Acrescente o fato de que passaram a exportar parte significativa de suas produções, o aumento do preço da ração para o gado aqui também deve-se a isso, porque não se dá prioridade ao mercado interno.
Na verdade, querem nos matar a todos aqui embaixo, começando pela fome.
Eu compro o leite AURORA de SC .
O objetivo desses atacadistas é justamente o preço baixo, não dá pra ter luxo como importados.
Por aquí está assim
@@martanobre5638 triste viver num país onde leite integral é "luxo"
Essa situação está horrível, essa semana estava no mercado quando começaram uma "Promoção relâmpago do leite ninho" fui lá correndo pra pegar dois pacotes de + ou - 700g por R$19 achei que estava arrasando. Quando fui ler a embalagem vi que era só algumas dessas misturas "Sabor" leite. Foi triste, e o pior que as embalagens era praticamente as mesmas!!
qualquer embalagem de leite ninho que tem borda vermelha e vem escrito instantaneo não é leite. as que tem borda azul e vem escrito integral são leite.
@@KyriaxWitch Não é bem isso de azul ser leite ou vermelho não ser. A diferença é que o azul é integral (leite e nada mais), já o vermelho é leite, minerais, vitaminas e emulsificante para facilitar na hora de dissolver. A diferença entre o azul e vermelho não entra no mérito de um ser leite e o outro não, mas sim de um ter facilitador de dissolver, vitaminas e minerais e o outro não.
@@joseepifaniofilho6561 composto lacteo não é leite e pronto. tanto que pe proibiod dizer leite na embalagem. se eu quiser tomar misturão com maltodextrina compro 2kg pelo preço desse "leite" ninho de 800gr
pior leite que existe, sem falar tem que açúcar adicional, fora a açúcar do próprio leite.
Leite faz mau para saúde✌️
Esse é o tipo de jornalismo que vemos mais na TV! Excelente conteúdo!
minha mae foi comprar leite condensado pra fazer pudim e acabou comprando soro de leite condensado sem querer achando que era leite condensado pela semelhança ao leite condensado e o preço ser menor, no fim o pudim saiu horrivel.
Neste nipe
mas aí é culpa da sua mãe por não ter lido o que tá escrito na embalagem
@@lula-oencantadordepobres3951 não, eles fazem as embalagens muito parecidas propositalmente pra confundir os consumidores.
Nossa!!! Eu vi que a embalagem não era mesma e fui ler a caixinha, daí vi que era o famoso" me engana que eu gosto" da indústria. Não como mais doces...
@@lula-oencantadordepobres3951 não. A culpa é do governo que permite enganar o povo.
A grosso modo a pessoa que tem intolerância a lactose, deverá rever se não seria alergia a outros produtos, já que o leite não é leite 🤷
Fatima estava conversando com um amigo meu sobre isso segundo ele quando criança tomava leite puro da vaca tirado na hora e não fazia mal, depois de adulto ele não pode tomar leite de caixinha.
Tenho outro amigo que o pai dele tem algumas vacas leiteiras comprei um litro para experimentar da para perceber a diferença quando você coloca no copo percebe pequenas veias de gordura e o sabor não tem nada aver com o de caixinha o preço diferença de centavos , tem que ferver e o consumo tem que ser em menos de 4 dias.
A diferença e só que o intolerante a lactose tá acostumado a ler os rótulos. A lactose é encontrada em diversos produtos, desde remédios até as coisas mais aleatórias... Eu sou IL, mas eu que percebi a mudança a alguns meses quando fui comprar leite em pó para a casa.
Lembro que fiquei na duvida, pq não conhecia, mas vi a diferença de mais de 5 reais no preço, mas mesmo assim achei melhor escolher o leite em vez da mistura (pq temos condição financeira para isso e pq minha mãe odeia quando compro alguma coisa errada kkk).
@@claudemirpolezello8125 é comum adultos desenvolverem alergia a lactose.
Se a pessoa fizer o exame laboratorial para confirmar a intolerância à lactose não há margem para dúvida.
Esses substitutos têm uma quantidade enorme de lactose justamente para ajudar no sabor. São muito piores. Intolerância a lactose é intolerância a lactose, não tem nada a ver com outra coisa.
E pra piorar a situação, ocorre também a redução da gramatura(quantidade) do produto na embalagem sem nunca reduzirem também o preço!!!!
Cara isso é por conta da inflamação, pra disfarçar o aumento dos preços eles diminuem a quantidade do produto pra que continue no mesmo preço. Simplesmente é uma ilusão e amenizar o pensamento que todo mundo ta ficando mais pobre
PARABÉNS pelo excelente VÍDEO de importantes informações!
Além disso ainda tem as embalagens que estão ficando cada vez menores, mas o preço continua o mesmo ou mais alto.
O nome disso é reduflação. E o preço aumenta por causa da desvalorização do Real.
@@Fermans96 é só que se no caso as coisas melhorarem, eles não vão retornar com as mesmas gramas, criarão uma "embalagem nova" com outro preço
Eu percebi essa mudança no Brasil e fiquei perplexo 😲 é uma dificuldade encontrar o leite verdadeiro é só está ficando mais difícil 😥
agro é tech agro é pop
Só tem 2 marcas de leite que eu compro , o resto apesar de dizeremser leite integral nunca tem sabor de leite .
E com o aval da Anvisa 👎
Verdade, como se á população fosse porco pra comer lavagem 😔
Deixa de mentira... nao tem outro tipo de leite de caixa. Isso é uma minoria de produtos que já existem há décadas
Notei há muito tempo e a incrível intensificação disso mais recentemente. Ótima reportagem para alertar o consumidor.
Eu percebi já a algum tempo, até contatei fabricantes, alguns “tentaram” justificar as alterações. Não me convenceu e alguns produtos já exclui da minha lista de compras. Prezo pela qualidade visando melhor saúde para mim e família. Temos que ficar alertas para não nos enganarem!
Esse vídeo foi muito esclarecedor. Parabéns e obrigada!
O problema é que vc é 1 em 200. Não fará diferença para eles. A pequena parte do povo que sabe ler só tem olhos para Big Brother, novelas e futebol. Não perderão o seu tempo lendo rótulos. Para a grande maioria, Tobi Cola e Coca-Cola é tudo igual. Somos um país de analfabetos funcionais.
Sim notei essa diferença e muitas outras como: a quantidade de outros produtos para manter o preço. Uma sacanagem total.😠😓
Me recuso a acreditar que no Brasil sofre com a falta de matéria prima. Isso, com certeza é o agronegócio exportando muito mais muito mais e deixando os restos dos restos aqui!
Sempre foi assim, infelizmente. O agro exporta tudo pra fora pra ganhar em dólares, e o que sobra eles vendem aqui mais caro para manter o lucro.
Corretíssimo. Ficamos só com as xepas.
E ainda deixam os restos e os modificados caros.
como q vao exportar leite suas antas, se n for pasteurizado em horas ele estraga, logo, n e culpa do agro e sim de quem compra e paga centavos pelo litro...
Agradeça ao estado brasileiro. Enquanto nossa moeda for fraca e instável, o produtor brasileiro sempre vai preferir vender pra fora.
Informação, é disso que precisamos. Parabéns a BBC mais uma vez 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
No café da manhã deixei cair um pouco de requeijão na bancada e não limpei na hora. Quando voltei tinha virado um pedaço de plástico, tive que tirar com faca. Pensei como isso fica dentro do nosso corpo. Estou repensando o consumo de ultraprocessados em casa.
Isso me remeteu àquele escândalo com o Italac (se não me falha a memória), quando misturavam água, uréia, ácido pra fazer o leite de caixinha que na época acreditávamos ser referência de qualidade em termos de leite. Interessante demais essa matéria...
Itambé
Misericórdia, nunca tinha ouvido falar sobre isso. Você lembra há quanto tempo foi isso??
@@nayrapaty 2013, eu acho. Só pesquisar por "leite soda RS" que aparece uma notícia do Valor econômico sobre
Isso aí é recorrente, todo ano tem e é mais comum do que você pensa. São tentativas de fraude para aumentar volume, principalmente. Essa ureia que você mencionou costuma ser da urina mesmo, não estou brincando, ela resulta em um aumento do volume, mas em contrapartida diminui a densidade padrão do leite. E é aí que é detectada. Mas são fraudes facilmente combatidas com testes de dornic, crioscopia, densidade... o problema é ter certeza que os órgãos fiscalizadores estão fazendo seu trabalho.
@@nayrapaty Nem eu.
Há 5 anos atrás quando trabalhei em uma padaria, o patrão comprava só Mistura Láctea de Leite condensado por ser mais barato. Hj em dia nem barato está mais 😕
Eu acho tão triste essa infestação de falsificações de alimentos no supermercado. As compras estão demandando bem mais atenção. Eu que não compro, só fico triste pelas crianças e adolescentes que estão recebendo essas falsificações no lugar de alimentos verdadeiros, essas fases de desenvolvimento precisam de uma alimentação rica e nutritiva.
Os alimentos não estão sendo falsificados, tem escrito nos rótulos o que estão vendendo. Querer comprar a fórmula certa são outros quinhentos... contos de réis. Nisso a indústria não está enganando ninguém.
@@suziysantos9969 você esquece que mora no brasil onde ha milhões de analfabetoa funcionais, criança que tem de fazer a compra pra mãe doente, pessoas humildes. E a embalagem similar é mais que o suficiente pra enganar essas pessoas.
@@suziysantos9969 Na oficialidade pode até estar dentro das regras (seria até bom fortalecer essas regras), mas na prática são falsificações, primeiro porque não são alimentos genuínos, são coisas feitas para parecerem outras coisas, só isso basta para chamar de falsificação, a isso se soma o fato de estarem em embalagens do mesmo tipo, ostentando a mesma marca e com os dizeres " mistura/composto láctea/o sabor/com" numa fonte menor e discreta, isso induz muita gente ao erro ou dá a ilusão de não estar piorando seus hábitos de consumo e sua dieta.
Vdd 👏🏾
@@higornmc tá bem na frente do produto dizendo que é um mistura ou soro com sabor, é só a pessoa ler e ir comprar o outro que é verdadeiro. Se ela não têm dinheiro ou aprende a fazer o doce em casa ou não faz. Esses produtos mesmo sendo a versão tradicional são cheio de açúcares e conservantes que não fazem bem pelo corpo. Comemos pelo gosto, associar isso à um valor nutritivo verdadeiro, nem original nem falsificado. As crianças estão sendo é salvas e vocês aí reclamando. Cada uma.
O pior de tudo isso é saber que os órgãos governamentais que deveriam zelar pela qualidade/fiscalização dos alimentos chancela essa prática da indústria alimentícia. Os alimentos não nutrem pois cada vez mais qualidade nutricional é precária. Enquanto isso, o preço só aumenta.
As justificativas são, sempre, as mesmas: aumento de custos dos insumos. O fato é que os donos do Capital "nunca perdem" e quem perde "sempre" é o Consumidor. No bolso e na saúde.
Eles nunca se importam com saúde
Reparou que o governo também nunca perde, sempre aumenta a arrecadação?
@@davidornasp depois que o agro assumiu o poder a boiada passou no lombo dos patriotarios.
@@davidornasp quem nunca perde de fato é o Estado por ser a única entidade que pode mudar as leis ao sabor das suas conveniências, empresar morrem todos os dias.
@@alexsilvapereira3800 Lula tá aí agora, investindo bem nos países de fora, isso trará retorno superavit no nosso mercado, são só 5 meses, dispararemos nos próximos 3 anos e 7 meses.
Outro artifício nesse momento de crise é reduzir o volume/peso do produto, mas ter a mesma embalagem e preço. O jeito é _descascar mais e desembrulhar menos._
depois que comecei a fazer a feira bem feita quase não vou ao mercado! é isso ai: descascar mais e desembrulhar menos.
E a saúde agradece!
Há mais de quinze anos deve existir a tal da bebida láctea e, em todo esse período, vejo frequentemente pessoas achando que é iogurte, ou seja, cada vez mais estas empresas inescrupulosas se aproveitam do analfabetismo funcional da nossa população e, inclusive, até mesmo da dificuldade financeira para consultar um oftalmologista, pois isso acarreta em inúmeros problemas de visão não tratados que, acredito, fazem muitos não conseguirem ler os rótulos (a consequência disso tudo é comprarem os produtos pela aparência).
O problema disso não é o analfabetismo funcional, é o hábito. A maioria das pessoas não têm o hábito de ler o rótulo de tudo o que compra, eu mesmo não lia. Hoje por causa disso eu leio tudo agora e não compro mais essas porcarias por engano
@@diegosalgo A falta do hábito de ler os rótulos que você citou, a meu ver, é apenas uma das decorrências do analfabetismo funcional o qual faz as pessoas terem uma percepção da vida limitadíssima, assim, por exemplo, sequer conseguem notar a importância de lerem os rótulos até porque, infelizmente, tais pessoas nem entenderão aquilo que estão lendo, como consequência disso acabam não percebendo a importância dessa atitude, ou seja, um ciclo vicioso que me parece originar no analfabetismo funcional assim como muitas outras mazelas da nossa sociedade.
@@CarlosKarson você sempre lê o rótulo de absolutamente tudo o que você compra, desde sempre? De fato o analfabetismo funcional é um problema de grandes proporções no nosso país, mas qualquer um está sujeito a cair nessa tática, por que a informação que diz que tipos de produtos são esses, é colocada na frente da embalagem, mas mostrada de forma que desestimula o interesse em se ler o que está escrito ali. Repare nas letras escuras e sem nenhum destaque em comparação a outras informações do produto. A grande maioria das pessoas é condicionada a escolher um produto apenas pela forma da embalagem e pelas gravuras, por que ler tantas informações que as pessoas julgam desnecessárias, tira o foco do que estão fazendo
@@diegosalgo @Diego TuX Notei agora que você desde o inicio não interpretou direito o que eu disse na minha primeira mensagem e, assim, acabou focando que o único problema relacionado a estes produtos enganadores é o rótulo igualmente enganador, quando esse é apenas um dos vários problemas, portanto, não exclui as outras duas questões que eu comentei e outras que existem. Já sobre a tática empresarial que você citou em relação a publicidade, claro que qualquer um está sujeito a ser enganado nesse aspecto, portanto, é algo importante para ser discutido, mas, veja bem, você disse que a grande maioria das pessoas não leem os rótulos porque são condicionadas por estas empresas através da sua publicidade enganadora, observe que esse seu argumento apenas colabora para demonstrar o quanto o analfabetismo funcional é prejudicial de uma forma bem ampla, pois, pelo que se observa, alguém que não é um analfabeto funcional normalmente tem mais discernimento para perceber situações prejudiciais e, assim, não se deixar enganar/condicionar (espero que tenha entendido o cerne da questão).
O problema é ler as letrinhas miúdas. Tudo escrito em letras minúsculas e com um fundo que dificulta a leitura.
É um alerta muito importante, esta informação.
Não tem controle de qualidade no Brasil, as empresas pintam e bordam.
Ano passado tive um problema sério de saúde e precisei mudar minha alimentação, cortei leite, frituras, pão branco, biscoitos, produtos muito processados, embutidos, refrigerantes etc. descobri que dá para viver e bem sem muitos produtos das prateleiras do supermercado, alguns eu já havia cortado à muito tempo. a saúde agradece
Minha mãe se irritava comigo quando eu questionava os produtos que ela comprava com base somente na "economia" que ela teria. Eu prefiro ter uma lata de creme de leite e uma de leite condensado originais, e até diminuo drasticamente o meu consumo destes produtos para preservar a qualidade.
Muito bom falar sobre isso! A população está precisando de informações corretas 🦾! Eu vivo alertando meus clientes sobre isso ! Irei mandar seu vídeo p vários clientes ! Obrigada 🙏🙏🙏🙌
Uma vez, acabei me enganando e comprei um tal de "creme culinário" ao invés de creme de leite, um produto horrível. Não serviu pra nenhuma de minhas receitas e não passava de uma mistura contendo gordura vegetal. Desde então, sempre leio os rótulos para averiguar se de fato estou comprando o produto que quero.
Isso sem mencionar que para manter os preço menos assustadores, fabricantes diminuem a quantidade colocada dentro do pacote: leite em pó antes era vendida a quilo, mas chegaram a colocar 650 gramas na embalagem de mesmo tamanho !!!
Já fui enganado por esses produtos! Reportagens como estas são esclarecedoras.
Há alguns anos não tenho utilizado esses produtos e muitos outros. Leite quando eu bebo, compro direto da roça. Tive gastrite e alergias sérias por conta de alguns desses aditivos, e a nutricionista aconselhou suspendeu produtos industrializados. Mudei os hábitos e a qualidade de vida hoje é outra. Mesmo lendo os rótulos algumas nomenclaturas são desconhecidas.
Para mim o pior de todos é o composto Ninho. E o pior de tudo isso é que agora fica difícil encontrar leite em pó Ninho
Verdade.
Aqui no Rio de Janeiro acho no Supermercado Guanabara, leite ninho integral, mas tem que olhar com bastante atenção para não confundir.
Eu odeio isso, muito, mesmo, esses produtos "falsos" deveriam ser banidos!! 😭😭😭
Dai ninguém compra nada por nao ter dinheiro para comprar o produto superior? Ou vc é burro ou n se importa com os pobres
Muitos se sentem assim.
daí pra pior, daqui a pouco estaremos comendo plástico 🤪😱
Basta que os rótulos contenham a verdadeira composição. Daí por diante é você que decide.
É só não comprar.
Com Teresa Cristina, latifundiária, agronegócio, o Brasil liberou mais de 1000 agrotóxicos. E foi eleita senadora. Como acreditar numa reação da sociedade frente a isso tudo? Basta olhar a composição do congresso nacional e ver a qualidade dos escolhidos.
O pior disso tudo é o produto similar ser vendido ao lado do produto que seria original.
Eu percebi, sempre tive atenção com isso. E tenho sofrido para comprar iogurte integral, as vezes vou em três supermercados até encontrar. E quando encontro, geralmente possuem poucas unidades. No caso dos iogurtes além das bebidas lácteas aumentaram muito a quantidade de desnatados, ou seja, aquele produto fino. O composto lácteo já existe a um bom tempo, acho foda quando vejo crianças muito novas consumindo, mas nem sempre os pais possuem dinheiro. 😢
É muito simples fazer um Iogurte natural caseiro, pelos menos pouco mais natural.
Compre uma caixa de isopor , que caiba uma garrafa transparente de vidro, compre um copo de iogurte natural, e 1 litro de leite, pode ser pasteurizado ou de caixa.
Coloque o leite para esquentar , uma temperatura que seu dedo suporte ficar lá dentro. Despeje o copo de iogurte na garrafa de vidro , e coloque esse leite quente em seguinda, mexa um pouco para misturar, e coloque na caixa de isopor e tampe, não abra por 8 horas ou pouco mais. Depois coloque na geladeira e vai consumindo. Com o tempo e algumas tentativas frustradas, vc pegará o ponto. Fica bem gostoso 😋
@@herikasenagoncalves3823 já fiz iogurte na minha adolescência, agradeço a recomendação. O problema é que na vida adulta é tanta coisa pra fazer que não tenho muito tempo para fazer coisas na cozinha. Mas recomendo tb para quem dispõem de tempo e lugar, fica muito gostoso. Eu utilizava o forno do fogão, ao invés da caixa de isopor. E vasilhas plásticas com um pano de prato como tampa.
Notei e fiquei chocada. O sonhado Leite Ninho da minha infância virou outra mistura cheia de "ante".
leite ninho tem 2 embalagens uma azul q diz q e leite em po integral,e a vermelha q diz q leite enriquecido e etc. (esse e o fake)
@@shoryu22leo e nos mercados que vou ambos têm o mesmo preço
@@maiara_on onde moro os preços sao proximos,mas nao os mesmos,o composto lacteo (embalagem vermelha) e mais barato q o leite em po integral (azul)
@@shoryu22leo aqui é exatamente a mesma coisa. Até mostrei ao meu marido e comprei o integral.
@@maiara_on eu estudo nutriçao,e para nao cair nas armadilhas da industria q so quer lucrar e nao pensa em nossa saude,e ler atentamente os rotulos e tbm na tabela nutricional e fique atencao aos primeiros ingredientes dos produtos,se tem açucar, por exemplo ja e um mal sinal
Faz sobre outros produtos também, não foram só os lácteos que passaram por esse processo.
Seria interessante, eu mesmo desconheço, gostaria de saber
Acredito que carnes processadas também sofreram mudanças. Tem até hambúrguer com carne de boi e frango misturados.
Podia falar sobre as lingüiças. Linguiças brasileiras só tem sebo, pouca carne e cheira mal.
@@helio3906As carnes que são vendidas embaladas diminuíram a quantidade. Antes eu só via, por exemplo, cortes de frango de 1kg embalados, agora tem até de 400g.
@@DanielCanhto Essas frangos congelados embalados tem muito gelo. Você paga esse gelo pelo preço do frango. As empresas brasileiras roubam até onde der...
Comprei leite pó para minha filha...
Quando ví ela estava com intestino preso. Demoramos para descobrir que o "leite em pó" não era leite. Após a substituição "do composto lácteo" o intestino dela melhorou.
Ler o rótulo é um bom começo!
@@ferreira226 Não, mas o mínimo que uma pessoa pode fazer ao compra é ler o rótulo do que está comprando. Já encontrei produtos vencido, lata estufada e mofados. Temos que ficar de olho pq o supermercado e os produtores só querem vender e não estão preocupados com o nosso bem estar.
@@romeiroli Com certeza, depois deu me lascar toda não seguindo essa regra, agora aprendi 😅
ENGRAÇADO, isso a gente aprende na escola, digo, pelo menos aqui em recife coisas assim sao ensinadas na escola, porem as pessoas nao fazem
Leite condensado virou luxo 😞
Você quer dizer "lixo" ... indústrializados cada vez piores
O leite condessado é alimentado exclusivo para os milicos "IMBROXÁVEIS"
@@RobertoFranciscodeOliveira O que vc ganha criticando os outros? cuida da sua vida palhaço
Só é barato pra milico
Faz em casa.
Leite em pó, água e açúcar.
O melhor de tudo é que tu adoça o quanto quiser.
Como ele disse, ao ler "SABOR" é só enganação. O Bis colocou " mais SABOR de chocolate " , a gente imagina ler "mais chocolate" e acha que está mais gostoso, mas nunca que irão colocar mais chocolate 🍫.
Outro caso foi o creme de leite que vi um preparo com um nome enorme mas se a pessoa não ler vai lá e pega achando que é creme de leite, assim como o leite em pó Ninho como preparo lácteo e assim vai né... triste viu.
** Jesus ama a todos ❤ vocês"
Faz tempo que isso vem ocorrendo, é um puro descaso ao consumidor que muitas vezes nem sabe o que de fato está levando pra casa.
Mano esse vídeo tem que ser visto urgentemente. Já compartilhado . As empresas nem tremem de se defender dessa forma….😢
Sério!? Está é uma geração de analfabetos mesmo. Conheço estes produtos a anos e nunca comprei enganado, sempre soube diferenciar. E um repórter anos depois percebe isso e as pessoas der repente passam a perceberem também. Incrível como tudo tem de ser dado mastigado na boquinha dos pássaros famintos.
Faltou nessa reportagem fala sobre a mudança dos leite em pó que antes dava o maior trabalho pra dissolver no café ou na água e hoje não precisa nem mexe, jogou no copo já dissolveu.
Uma vergonha! O brasileiro é tratado como otário por políticos e empresários.
Falou tudo Marcelo 👏🏼👏🏼👏🏼
COMO AGRO USOU CRISES PARA MONTAR AS BARRACAS DE SUCO DO CHAVES, HOJE QUASE TUDO QUE SE COMPRA É IGUAL O SUCO DO CHAVES, É DE LIMÃO, COM GOSTO DE TAMARINDO, SABOR DE GROSELHA, MAS QUE É OUTRA COISA. CAFÉ TEM ATÉ BARATAS MOIDAS, PEDRAS, E OUTRAS COISAS, CHOCOLATE NEM É CHOCOLATE NA MAIORIA DOS CASOS, E LEITE NEM É LEITE. PÃO FRANCÊS, JÁ ESTÃO ATÉ COGITANDO SER FEITO COM FARINHA DE BARATAS, EM VÁRIOS LOCAIS TEM PÃO FRANCÊS FEITO COM UMA FARINHA MEIO AMARELADA, COMEU DÁ AZIA FORTE, E O ESOFAGO FICA QUEIMANDO E DOENDO. É O AGRO SENDO AGRO. O AGRO VIOLÊNCIA QUE TORNOU O BRASIL EM UM FAZENDÃO.
Exatamente
Brasileiro não é tratado como otário, o brasileiro é otário. Vide caso das bet e tigrinho. Malandro é malandro e mané é mané.
Não amigo, o correto seria "O brasileiro deixa ser e até gosta de ser tratado como otário" vemos isso na idolatria por políticos, artistas e marcas.
Isso explica o motivo de tantas pessoas virarem ''intolerantes a lactose'', antes era algo difícil de se ver e hoje em dia é algo tão comum, até parece que as empresas de fármacos não ganham nada com isso também.
Tenho alergia muito forte de milho e derivados. Todos os produtos lácteos hoje possuem amido de milho.
Um ponto importante esquecido pela reportagem é que a "precarização" da qualidade dos produtos faz/possa fazer parte de uma estratégia de aumentar os lucros. Ou seja, produto pior, com impactos ruins à saúde, como aumento de gorduras e açucares, como citado no vídeo.
Somos demasiadamente explorados. De modo geral, fabricantes entregam pouco e cobram muito.
Fora a qualidade dos ingredientes, entregam em quantidades cada vez menores, um exemplo é a Nestle que reduz a caixa de bombom de 400g para 250g, cria uma embalagem cheia de chocolates dentro (para criar uma ilusão de ótica) e escreve: "Muito mais chocolate para compartilhar". Chega a ser um deboche.
É só tufo na tarraqueta do consumidor vindo de todos os lados. Aí de quem não ficar esperto
Kkkk faz o L
Nunca pensei que eu fosse pagar 9 reais em uma caixinha de leite condensado... Triste demais.
Pior: R$4-5 em um Leite Condensado de marca conhecida que não serve para nada. Comprei um assim e fiz brigadeiro, perdeu o ponto e virou uma borracha, literalmente enquanto esfriava ele.
@@luccossan a vantagem é que nas festinhas infantis, rende mais o brigadeiro. Um ou dois e a criança não pega mais.
@@RR-ds4sd cara isso me fez lembrar quando eu era criança, comi nada mais nada menos que 17 brigadeiros num aniversário que eu fui... E adivinha qual era a marca do leite condensado? Leite Moça...aquilo ali era bom...
Excelente matéria, ampla, profunda e cobre todas as dúvidas que poderiam surgir. Parabéns!
O problema desses produtos é que a semelhança de embalagens e de nomes induz o consumidor ao erro. Quem é que, em um primeiro momento, vai notar que leite em pó integral e composto lácteo são coisas diferentes? A pessoa leva o composto lácteo pra casa pensando que é leite integral, consome pensando que é um leite como outro qualquer, ainda que bem mais fraquinho, joga a embalagem fora e dificilmente percebe que foi induzida ao erro.
E os preços dos dois produtos são bem parecidos, mas a margem de lucro do composto lácteo (ou qualquer outro pseudoleite) para a empresa é bem maior. O consumidor é induzido a comprar o composto lácteo devido ao menor preço, que geralmente é poucos centavos de diferença em relação ao leite integral (ou seja, o leite de verdade), mas leva um produto de qualidade e valor real bem inferior ao que é praticado.
Enfim, esse é o lado mal do agro, as pessoas estão sendo sutilmente enganadas.
As vezes nem é por margem de lucro, e sim por estar inviável economicamente para o fabricante fornecer para o mercado só de um produto que fica caro para a dona de casa.
Preço elevado é uma ótima forma de se queimar com o consumidor, e se fica inviável reduzir na quantidade, acabam reduzindo na qualidade mesmo.
simm, as embalagens são as mesma, só pa iludir o consumidor
muito boa a matéria. Sugiro que esses produtos deveriam ser apresentados em seções separadas nos MERCADOS E SUPERMERCADOS. Ajudaria muito.
Obrigada por esse vídeo. Favor continue nos informando sobre essa grave tendência de empobrecimento de nossa alimentação.
Notei sim, principalmente pelas alergias.
Doce de Leite 🤔 :
Doce sabor licor de Leite;
Leite condensado;
Soro fisiológico de Leite;
Nata de Leite;
Gordura vegetal com sabor de Leite.
Realmente fica difícil.
Sim. Percebo, sim , faz muitos anos uma mudança sútil e progressiva. E não é, somente, nos produtos alimentícios. Percebo que a quantidade de muitos produtos tem diminuído aos longos desse últimos anos como, canetas que duram menos, sabonetes menores, Papel Toalha com menor quantidade (tem mais miolo do que papel, entre outras coisas. Nós tínhamos o IMETRO que fiscalizava tudo isso hoje, sucateado e desacreditado
Verdade. Percebo também.nosdo total abandono como povo. Não temos a quem buscar, reclamar reivindicar .onde estão nossas autoridades sanitárias de saúde, onde está a fiscalização das indústrias alimentícia, das vendas no varejo, dos super mercados?
Bom Dia, excelente matéria estávamos precisando dessa notícia grata
Tracaram a gente em casa por 2 anos e acharam que a conta não chegaria?