Gustavo, video muito bom! Queria fazer dois apontamentos 1- No começo, eu nao sei se eu discordo de vc ou se eu nao entendi direito o que vc quis dizer. Quando vc disse que "essa ideia de que o mundo é movido por narrativas nao muda nada no mundo", eu entendo de forma diferente. Eu entendi (e concordo, obviamente) que é vendida uma ilusão, algo que nao será realizado. Porem, esse pós modernismo, as fake news, as mentiras propagadas, ainda que sejam mentiras, influenciam diretamente na politica, na economia, na sociedade no geral e ajudam a piorar a merda que o capitalismo ja é. Mas, de novo, provavelmente eu entendi errado o que vc quis dizer nessa parte 2- Você poderia fazer um video explicando as semelhanças e as diferenças entre o nazifascismo do século XX e a extrema direita atual (do Brasil e do mundo)? Sempre uso o termo neofascismo como sinonimo de extrema direita (pelos discursos de odio, por utilizarem a revolta popular contra o capital como um mecanismo pra radicalizar as massas, mas à direita e, portanto, disfarçarem a raiz do problema - o capitalismo -, por se dizerem "antisistema" quando, na verdade, sao apenas mais uma ""vertente"" do sistema capitalista etc) mas nao sei o quanto isso ta correto.
Acredito que no primeiro ponto que vc levantou ele se referia a não mudança justamente dessa tendência do capitalismo de ir se aprimorando e, portanto, piorando as nossas condições de vida, o clima, as opressões e etc. Pelo menos foi o que eu entendi.
Sobre o primeiro ponto, acredito que seu comentário apenas confirma o que o Gustavo defende. Eleições e decisões econômicas capitalistas, ainda que relevantes na sociedade, não mudam o cerne dos problemas sociais. Mesmo que os discursos afetem esses aspectos da vida, a base continua a mesma. Na concepção marxista do Gustavo, apenas pela destruição das formas capitalista (mercadoria, valor, trabalho abstrato) é que a mudança acontece. Partindo-se dessa concepção, você conclui que seus exemplos não são o fundamental e, por consequência, os discursos e os símbolos não mudam a sociedade. Ainda que discursos possam piorar a situação da classe trabalhadora dentro da sociedade capitalista (como você defende), não é por causa do discurso que os detentores do poder aumentam a exploração. Por exemplo, a vitória do neoliberalismo não é apenas ideológica, mas consequência de uma crise de acumulação dos anos 70. A fundamentação ideológica do neoliberalismo é sim relevante, porém é apenas compreendendo a crise de acumulação que podemos entender melhor o real, emancipar a nossa consciência e buscarmos a revolução.
Gustavo, gosto muito do conteúdo do seu canal. Você é um dos caras mais sérios a falar de filosofia no TH-cam. Quando estava na graduação em filosofia mostrei seu canal para meu irmão. Ele adorou e hoje estuda economia. Imagine, um marxista perdido num curso de economia no Brasil. Estou terminando meu mestrado e tenho muita apreço pelo seu canal. Muito obrigado pelo excelente trabalho.
eu vi uns videos desse cara. ele é muito arrogante e limitado. parece que quanto mais limitada é a pessoa, mais arrogante é. sujeitinho nojentinho demais e muito chato
Gustavo, apesar de eu não ser trotskista acho você muito qualificado mesmo eu tendo discordâncias sobre a URSS e Stalin. Dito isso, estamos juntos no combate à essa concepção de guerra de narrativas
Uma coisa que eu acho interessante é que todo cristão fundamentalista critica a pós-modernidade e sua ideia fluída de verdade mas se torna um pós-moderno no instante que a ciência empíritca contraria a bíblia kkkkkkkkkk
Eu posso fazer a mesma afirmação trocando cristianismo por marxismo. Sabe por que isso é possível? Porque a questão está mau formulado. Porque o problema está sendo colocado para salvar uma teoria criada por um europeu no final do século. XIX.
Meus parabéns, camarada Gustavo! Este vídeo, se ñ foi o melhor, foi disparado um dos melhores do canal! Vc simplesmente, desmontou e fez a engenharia reversa das "bombas" da direita! Continue com o gde trabalho, camarada Gustavo!
Eu fico muito feliz que você tenha entrado nessa trincheira Gustavo, e que planeja falar mais sobre. Não sei se você já ficou sabendo do debate que o Pedro ivo/ateuinforma começou com o Daniel Cidade, ambos são de esquerda radical só que o Pedro pensa o mesmo que você e o Daniel já é mais adepto das ideias pós-mod.
O Daniel cidade de um texto na comunidade dele debochando doxseu vídeo. Segundo ele vc usou de espantalho e ninguém refuta pós moderno. Lê lá@@orientacaomarxista
Gustavo você é um baita de um comunicador sei que não é a proposta do canal mais você devia comentar mais a política seria bom você falar mais sobre isso e a geo-politica o mundo está pegando fogo com as guerras seria bom você falar sobre isso faria o canal crescer bastante e o Marçal ele não mentiu o mundo está cada vez mais movido a narrativas e as narrativas está dominando e se tornando hegemonica.
Entendo Fabrizio. Minha ideia é fazer mais vídeos com essa abordagem. Só um adendo, sem dúvida, as narrativas conduzem as ações de muitas pessoas. Mas elas servem, ao fim e ao cabo, para a manutenção da situação existente e para aprofundar os seus problemas. Portanto, elas não podem "mover o mundo" para outro lugar qualitativamente melhor.
Gustavo, me lembra um dos primeiros livros que eu li, Princípios Elementares de Filosofia, do Politzer. Parabéns pela perfeita explanação da situação atual, e explicação das questões filosóficas.
Cara, não desaparece por muito tempo, sua presença é inestimável para trazer reflexões de tamanha importância. Continue nessa linha de vídeos, conseguiu unir conhecimento profundo com objetividade. Grande abraço!
Guerras de narrativas, o mundo é movido por narrativas, agora entendo por que eles frizam a todo momento o direito de expressão, justamente pra garantir a guerra de narrativas. E o meu direito de expressão!😂😂😂😂
precisamente isso. dá um bom vídeo. A premissa da liberdade de expressão, que abstrai do conteúdo que está sendo expresso, parte da premissa de que o discurso é completamente autônomo. O discurso também é uma forma de ação. Socialmente, não existe ação sem discurso.
Acertou perfeitamente. Pra dizer que o Gustavo tá dizendo algo absolutamente perfeito, totalmente descritivo. Por acaso, eu tenho dito o mesmo há tempo. Fico muito feliz de ver o Gustavo dizer o mesmo.
Ali por volta do minuto 28, o ideólogo fascista que falou da oposição entre nações burguesas e nações proletárias foi Enrico Corradini. A ideia foi utilizada pra justificar a busca de colônias pela Itália para enfrentar as nações mais ricas. O João Bernardo fala sobre o Corradini no "Labirintos do fascismo".
Gustavo Machado, aproveitando o tema do pós-modernismo, acho que seria um excelente momento para mostrar como o marxismo genuíno (ou seja, não é as aberrações stalinistas) tratou o assunto das opressões racial, de gênero, etc; eu sei que o PSTU tem material muito bom sobre isso, por exemplo, à relativamente pouco tempo atrás li, por exemplo, o livro Libertação Negra e Socialismo do Ahmed Shawki, e o livro dele é 10 de 10 :D E nesse assunto acho que seria bom uma tonelada de citações, mas enfim, esse vídeo foi, na minha opinião, um dos melhores do canal.
Uma dúvida sincera. Por que o capitalismo é inerentinente racista, machista e homofóbico? Qual seria a estrutura que o faz ser assim? Eu vejo sim a exploração de classes nesse sistema, mas ainda não entendi bem como ele gera as outras opressões
@@eric45005 obrigado por perguntar, pois esse assunto é um dos mais enterrados pelo "marxismo" vulgar; só aviso previamente que terei que resumir tudo bastante, e quase tudo que falerei está no capítulo 4 do Livro do Gustavo Machado: Marx e a História / Das particularidades à universalidade da revolução socialista. Vamos lá: Marx, nos artigos sobre a Irlanda, considerava inicialmente, que "Só poderia haver libertação da Irlanda, através de uma revolução socialista na Inglaterra", isso pois, naquele momento de sua análise, ele ainda não via como que concretamente a Irlanda poderia sair daquela situação de dominação por parte da Inglaterra por suas próprias forças; entretanto após o surgimento do movimento Feniano (que lutava pela libertação da Irlanda), ele mudou a sua análise. Mas não foi só isso que ele observou, ele observou que o imenso racismo dos ingleses contra os irlandeses, naquele momento, impedia qualquer união séria entre os dois proletariados afinal: "o operário inglês ordinário odeia o irlandês como um concorrente que faz baixar os salários e o nível de vida" e por isso o operário inglês "por ele [nutri] antipatias nacionais e religiosas. Considera-o quase os mesmos olhos que brancos pobres dos Estado do Sul na América do Norte consideravam os escravos negros." e com isso o operário inglês se sente "membro da nação dominante e se transforma, precisamente por isso, em instrumentos de seus aristocratas e seus capitalistas contra a Irlanda" e depois completa: a "burguesia fomenta e conserva artificialmente esse antagonismo entre os trabalhadores dentro da Inglaterra. Sabe que nesta divisão do proletariado reside o autêntico segredo da manutenção de seu poder." [Todas as citações aqui são do Compilado de Artigos sobre a Irlanda, cujo nome é: Imperio y colonia, nas páginas 198 e 213]. Desse modo Karl Marx inverteu a sua conclusão anterior: ele percebeu que era necessário "A libertação nacional da Irlanda para que fosse possível uma revolução socialista na Inglaterra"; posição e essa que foi aceita pela AIT (a 1° Internacional). Perceba que para além da análise da Irlanda do século XIX, essa análise revela revela algo de universal sobre o racismo (e não só sobre o racismo, mas no fundo, para todos os preconceitos sob o solo capitalista), que é: Normalmente ou considerámos o racismo hoje existente hoje como fruto dos meros hábitos racistas criados por séculos de escravidão colonial, ou como sendo produto da mera ignorância com relação aos "outros"; porém todas essa explicações são insuficientes (e a 2° completamente idealista), afinal se a burguesia quisesse, por que ela não acabou com o racismo, para enfim completar a igualdade formal por ela tão prometida? Simplesmente porque o racismo é demasiado útil, enquanto ideologia, para que ele fosse simplesmente "jogado fora", à exemplo: "Há dois trabalhadores, um que não sofre racismo e outro que sofre racismo, o que não sofre ganha 2000 de salário, e outro, exatamente por sofrer racismo ganha 1800 de salário, se você fosse burguês, você iria contratar quem? Obviamente o que ganha menos", assim sendo o efeito acumulativo disso é exatamente: 1° A superexploração dos setores oprimidos, 2° O rebaixamento do nível de vida dos setores não-oprimidos, 3° Como isso tudo, aos olhos dos proletários comuns, que por excelência, não enxergam sem ajuda marxista consciente, os mecanismos do capitalismo, assim nas aparência que o seu nível de vida baixou não porque o racismo e a competição fizeram isso, mas sim porque "Fulâno, que é imigrante, r0ub0 meu emprego!"; e 4° Consegue iludir boa parte dos setores que lutam contra o racismo, achando que o racismo é um resquício do passado da Acumulação Primitiva nas colônias e não que ele foi "reciclado" pelo moderno presente 100% burguês. Espero que tenha conseguido perceber um pouco da potência dessa elaboração (que também foi escondida pelo stalinismo), ao começar a perceber e lembrar exemplos concretos da sua validade na realidade empírica, para pensar o entrelaçamento entre a ideologia racista, machista, LGBTfóbica, etc, com o modo de produção capitalista; enfim é como disse Malcon X (que não por acaso, era mais próximo do real marxismo): "Não há capitalismo, sem racismo", abraços!
33:00 Isso que me pega. É possível conduzir as pessoas à razão, mas é extremamente trabalhoso fazê-las pensar por conta própria. Não consigo ter a desfaçatez que a Direita tem para enganar, mas também não tenho a paciência para lidar com pessoas que estão imersas em narrativas metafísicas, por exemplo. De fingir que acredito naquilo ou ouvir certas narrativas metafísicas delas durante uma conversa que visa a resolução de um problema concreto. Admiro, nesse sentido, pessoas como o Paulo Galo (Galo de Luta) que conta uma história (não sei se é real) de que ouviu seu amigo terraplanista, deu corda a ele, fingindo que acreditava. Depois, chega com o Manifesto e fala para essa mesma pessoa: "Pô, você que é inteligente pra caramba, me ajuda aqui, não entendi essa parte do livro". E daí a pessoa, após ler (numa mera interpretação de texto) fala com a própria boca uma "tese" marxista. PS: E por mais que os pós-modernos (de esquerda ou de direita) deem de cara com um muro (ao se deparar com o absurdo do que esperam versus realidade concreta, para usar uma expressão de Camus), eles reiteram a narrativa: o melhor está por vir; mas esse não é o verdadeiro X; o X verdadeiro ainda será alcançado... (Falácia do Escocês de Verdade). Ou seja, sempre que alcançam uma meta, negam que seja a meta e "dobram a meta". Mais uma vez as questões metafísicas ajudam a turbinar esse pensamento. Difícil.
@FrankCastiglione discordo de vc, pois uma coisa é empurrar com a barriga usando essa falácia de que "ainda não foi 100% realizado", outra é coisa é conseguir enganar os outros para sempre; veja por exemplo: o próprio Jair Bolsonaro na Pandemia de Covid 19, quando chegou entre 500 mil e 700 mil pessoas mortas direta, ou indiretamente por Covid, a popularidade dele derreteu tanto que quase ficou num nível Collor de popularidade, e foi "coincidentemente" quando quase todos tinham, no mínimo, 1 ou 2 conhecidos que morreram dessa doença; ele não caiu pq a maioria dos partidos de "esquerda", decidi que seria melhor jogar o esforço nas eleições de 2022. Enfim quando a mentira começa querrer cobrar com a vida de uma pessoa e com a vida dos que ela ama, a desilusão vem; ainda se for com o proletariado mais pobre, pois sobretudo, eles não tem nada a esconder. Espero que tenha deixado, o meu ponto compreensível :D
Brilhante vídeo professor, meu desejo é que fosse obrigatório assisti esse vídeo 1 vez por semana nas universidades federais, quem sabe assim eles largam desse pos moderniamo, tmj.
Bom dia Professor Gustavo e amigos do Orientação. Professor, mesmo sabendo que não é a proposta principal, faço coro aos colegas no sentido de pedir que você faça mais vídeos (mesmo que com abordagem mais teórica) sobre eventos da política/economia; a qualidade do canal fica mantida e acho que atrai novos inscritos. Sugestão: falar sobre a "crise dos bets" e como eles são reflexos da sociedade capitalista. Abraço
Parabéns pela analise Gustavo! Infelizmente parte considerável da esquerda ainda não se deu conta do tamanho do problema, e pior, age ridicularizando e compartilhando o sujeito da mesmo maneira que fizeram com o Bolsonaro no inicio.
Fala Gustavo! Outro dia, aqui no TH-cam, assisti uma entrevista do senhor Yuval Harari que também defende a mesma tese; a tese de que o mundo é regido por narrativas.
Sugestão: poderia fazer um video explicando melhor as bases historicas e filosoficas do pós modernismo (meio que baseado no principio "conheça seu inimigo", do sun tzu)
Muito bem, Gustavo! Obrigado pelo vídeo! Você já pensou em fazer um vídeo sobre a relação entre bonapartismo e a direita atual? Acho que aí está um bom conteúdo, mas infelizmente pouco discutido. E você já pensou em fazer um vídeo sobre o pensamento de J. Chasin, nem mesmo que seja expondo discordâncias e concordâncias? Acho que este também é um tema muito pouco abordado pelos canais marxistas em geral, infelizmente. Muito obrigado e forte abraço camaradesco! ❤
Ainda não vi o vídeo, mas seu trabalho é de qualidade. Espero que nesse contexto de incêndio e desmatamento terrível você possa fazer um vídeo sobre o latifúndio (agronegócio) e seu papel no capitalismo brasileiro, o que mais tem é mentira de que eles empregam 28 milhões de pessoas ou representam 25% do PIB brasileiro, esquecendo dos bilhões do plano safra, FIAGROs e companhia, a situação tá feia
Gustavo, o que acha da categoria de irracionalismo, apresentada por Lukács em A destruição da razão? Ele distingue essa noção do racionalismo formal, tratado na Ontologia do ser social, e que, me parece, é o que se faz mais presente nas ciências naturais. De qualquer modo, seria comum ao irracionalismo e ao racionalismo formal o repúdio à possibilidade de apreensão da realidade.
Muito legal que ele pega esse pensamento de que as ciências são construções sociais e chama de irracionalismo com esforços de trazer uma pseudo-objetividade para as ciências.
É por aí, meu caro. A base dessa coisa toda a premissa de que o fenômeno e a realidade, em si mesmas, são inacessíveis ao nosso conhecimento. O curioso é que, se for assim, como poderíamos saber disso?
Muito bom! Vídeo mais importante da internet lusófona doa últimos anos! Hahah Ja notei e venho dizendo isso des de quando notei que terra-planismo e outras teorias da conspiração tinham uma sinergia muito grande com a dita nova direita, isso em meados de 2017. Mas sinto falta de mais pessoas defendendo essa ideia!
Sensacional esse vídeo! Realmente Pós Modernismo Neoliberalismo e a atual Extrema Direita são muito relacionados e tbm com a "morte" da Esquerda como diz Safatle
Pós modernos sao efetivamente ultra liberais, e na continuidade do processos de 'dissidencia' em relação as opressões, inofensivos ao conservadorismo que utiliza a mesma base de concepção da realidade.
Parabéns pelo vídeo, Gustavo! Muito necessário! Em alguns de seus vídeos, você falou, de passagem, sobre a Era Vargas, principalmente sobre a industrialização e a CLT. Que acha de um vídeo específico sobre isso? Acho que seria importante já que até hj, para certos grupos, a figura de Getúlio e a ideologia do trabalhismo aparecem, de maneira pra lá de mistificadora,como um norte para a classe trabalhadora. Uma pergunta: recomendaria a coleção "História do Marxismo", organizada pelo Hobsbawn? Ps: Quando puder, me aceita lá no drive :)
Gustavo, seus vídeos são ótimos quando vc rebate teorias ou teóricos. poderia bater nos pensadores pós modernos marxistas? poderia começar pelo Richard Rorty.
Gustavo, video muito bom! Queria fazer dois apontamentos
1- No começo, eu nao sei se eu discordo de vc ou se eu nao entendi direito o que vc quis dizer. Quando vc disse que "essa ideia de que o mundo é movido por narrativas nao muda nada no mundo", eu entendo de forma diferente. Eu entendi (e concordo, obviamente) que é vendida uma ilusão, algo que nao será realizado. Porem, esse pós modernismo, as fake news, as mentiras propagadas, ainda que sejam mentiras, influenciam diretamente na politica, na economia, na sociedade no geral e ajudam a piorar a merda que o capitalismo ja é. Mas, de novo, provavelmente eu entendi errado o que vc quis dizer nessa parte
2- Você poderia fazer um video explicando as semelhanças e as diferenças entre o nazifascismo do século XX e a extrema direita atual (do Brasil e do mundo)? Sempre uso o termo neofascismo como sinonimo de extrema direita (pelos discursos de odio, por utilizarem a revolta popular contra o capital como um mecanismo pra radicalizar as massas, mas à direita e, portanto, disfarçarem a raiz do problema - o capitalismo -, por se dizerem "antisistema" quando, na verdade, sao apenas mais uma ""vertente"" do sistema capitalista etc) mas nao sei o quanto isso ta correto.
Acredito que no primeiro ponto que vc levantou ele se referia a não mudança justamente dessa tendência do capitalismo de ir se aprimorando e, portanto, piorando as nossas condições de vida, o clima, as opressões e etc. Pelo menos foi o que eu entendi.
Tem uma live no canal do Gustavo falando sobre o nazismo, foi um debate sobre o tema
Sobre o primeiro ponto, acredito que seu comentário apenas confirma o que o Gustavo defende. Eleições e decisões econômicas capitalistas, ainda que relevantes na sociedade, não mudam o cerne dos problemas sociais. Mesmo que os discursos afetem esses aspectos da vida, a base continua a mesma.
Na concepção marxista do Gustavo, apenas pela destruição das formas capitalista (mercadoria, valor, trabalho abstrato) é que a mudança acontece. Partindo-se dessa concepção, você conclui que seus exemplos não são o fundamental e, por consequência, os discursos e os símbolos não mudam a sociedade.
Ainda que discursos possam piorar a situação da classe trabalhadora dentro da sociedade capitalista (como você defende), não é por causa do discurso que os detentores do poder aumentam a exploração. Por exemplo, a vitória do neoliberalismo não é apenas ideológica, mas consequência de uma crise de acumulação dos anos 70. A fundamentação ideológica do neoliberalismo é sim relevante, porém é apenas compreendendo a crise de acumulação que podemos entender melhor o real, emancipar a nossa consciência e buscarmos a revolução.
@@luizcarlosaltimari5735 pensando melhor eu acho que é isso mesmo
@@jps_toledo acho que é isso mesmo, to de acordo total com o Gustavo então
Gustavo, gosto muito do conteúdo do seu canal. Você é um dos caras mais sérios a falar de filosofia no TH-cam. Quando estava na graduação em filosofia mostrei seu canal para meu irmão. Ele adorou e hoje estuda economia. Imagine, um marxista perdido num curso de economia no Brasil. Estou terminando meu mestrado e tenho muita apreço pelo seu canal. Muito obrigado pelo excelente trabalho.
Já conhece o PSTU, camarada?
Fico muito feliz em saber que o canal tem contribuído de alguma forma. É um grande estímulo. Saudações para seu irmão.
Mas em curso de economia só tem marxista. KKKKK
Você deu azar então.
Vim pela recomendação do Canal ateu informa. Excelente vídeo! Pedro do ateu informa tem batido nessa tecla tbm!
Grande ateu informa, fui até bloqueado por fazer uma pergunta simples... Questionar religião realmente gera revolta...
eu fico fascinado pela erudição e conhecimento do gustavo, excelente video
Pedro Ivo sorrindo superlativamente com este vídeo.
eu vi uns videos desse cara. ele é muito arrogante e limitado. parece que quanto mais limitada é a pessoa, mais arrogante é. sujeitinho nojentinho demais e muito chato
Akajakajaka
@@hilariocunha212 e aqui
vemos mais um caso de difamação. Novamente.
Desculpe se te ofendi. Eu errei. Desculpe. Abraços.
@@ateuinforma Meu Deus kk
Os melhores que nós temos no TH-cam. Gustavo e Pedro.
Gustavo, apesar de eu não ser trotskista acho você muito qualificado mesmo eu tendo discordâncias sobre a URSS e Stalin. Dito isso, estamos juntos no combate à essa concepção de guerra de narrativas
Uma coisa que eu acho interessante é que todo cristão fundamentalista critica a pós-modernidade e sua ideia fluída de verdade mas se torna um pós-moderno no instante que a ciência empíritca contraria a bíblia kkkkkkkkkk
Bingo! 😂😂
Exatamente!
Eu posso fazer a mesma afirmação trocando cristianismo por marxismo. Sabe por que isso é possível? Porque a questão está mau formulado. Porque o problema está sendo colocado para salvar uma teoria criada por um europeu no final do século. XIX.
A ciência não contraria o cristianismo, a ciência moderna é filha do cristianismo histórico, mas vocês não estão prontos para essa conversa.
Exato, assim como os negacionistas, que adoram citar "fatos científicos".
Sensacional. Obrigada Gustavo 😊
Repassando mais esse conteúdo!!! Valeu, Gustavo.
Este é um resumo muito competente e assertivo da situação. Muito bom.
Que aula mestre !!! Sou fã !!!
Meus parabéns, camarada Gustavo! Este vídeo, se ñ foi o melhor, foi disparado um dos melhores do canal! Vc simplesmente, desmontou e fez a engenharia reversa das "bombas" da direita!
Continue com o gde trabalho, camarada Gustavo!
Eu fico muito feliz que você tenha entrado nessa trincheira Gustavo, e que planeja falar mais sobre.
Não sei se você já ficou sabendo do debate que o Pedro ivo/ateuinforma começou com o Daniel Cidade, ambos são de esquerda radical só que o Pedro pensa o mesmo que você e o Daniel já é mais adepto das ideias pós-mod.
fiquei sabendo pelos comentários. Vou acompanhar
O Daniel cidade de um texto na comunidade dele debochando doxseu vídeo. Segundo ele vc usou de espantalho e ninguém refuta pós moderno. Lê lá@@orientacaomarxista
Neste vídeo Gustavo Machado brilha incrivelmente!!!!
Gustavo você é um baita de um comunicador sei que não é a proposta do canal mais você devia comentar mais a política seria bom você falar mais sobre isso e a geo-politica o mundo está pegando fogo com as guerras seria bom você falar sobre isso faria o canal crescer bastante e o Marçal ele não mentiu o mundo está cada vez mais movido a narrativas e as narrativas está dominando e se tornando hegemonica.
Entendo Fabrizio. Minha ideia é fazer mais vídeos com essa abordagem. Só um adendo, sem dúvida, as narrativas conduzem as ações de muitas pessoas. Mas elas servem, ao fim e ao cabo, para a manutenção da situação existente e para aprofundar os seus problemas. Portanto, elas não podem "mover o mundo" para outro lugar qualitativamente melhor.
Excelente vídeo!!!
Grande Gustavo Machado.
Necessário demais!
Obrigada 🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽❤️
Gustavo, me lembra um dos primeiros livros que eu li, Princípios Elementares de Filosofia, do Politzer. Parabéns pela perfeita explanação da situação atual, e explicação das questões filosóficas.
Bom dia Gustavo Machado conhecimento que liberta na política brasileira, e no marxismo oksp.
Cheguei aqui pelo pedro ivo ❤❤❤
da uma olhada na discução de filosofia analitica que ele fez hj 😘
verei sim
Excelente vídeo.
Cara, não desaparece por muito tempo, sua presença é inestimável para trazer reflexões de tamanha importância. Continue nessa linha de vídeos, conseguiu unir conhecimento profundo com objetividade. Grande abraço!
Muito boa análise, camarada! Fundamental!
Boa !!!!!!!
Excelente conteúdo 👏👏👏
Excelente, camarada!
Parabens Gustavo. Aprendemos muito
Muito bom o vídeo parabéns.
Como sempre, muito bem colocado.
Guerras de narrativas, o mundo é movido por narrativas, agora entendo por que eles frizam a todo momento o direito de expressão, justamente pra garantir a guerra de narrativas. E o meu direito de expressão!😂😂😂😂
Bingo!
Acertou na mosca
precisamente isso. dá um bom vídeo. A premissa da liberdade de expressão, que abstrai do conteúdo que está sendo expresso, parte da premissa de que o discurso é completamente autônomo. O discurso também é uma forma de ação. Socialmente, não existe ação sem discurso.
Caramba, matou a questão.
Uma das melhores análises que vi em anos.
Obrigado pelo vídeo! 👏
Didática cabulosa!
Muito bom!
Excelente vídeo, camarada!
Concordo demais com tudo que disse. Não aguento quando me vem com a frase: ... O mercado está nervoso, blá blá blá... 🤪
🤯 faz total sentido, os genocídios de Israel e Estados Unidos contra países árabes ganham forças nas narrativas das mídias 👏🏻👏🏻
Parabéns pelo vídeo e pela coragem de tocar nessa ferida da esquerda hegemônica, daqui a pouco começam os ataques. Ótimo vídeo!!!
Pós modernos de monóculo e cartola nos guiam intelectualmente para o abismo
Ou seja, a cadeirada do Datena foi a refutação do pós-modernismo do Marçal kkkkkk
mitada
Não, a cadeirada foi a afirmação da narrativização e espetacularização.
@@erosmitdeltaa cadeirada foi a realidade se impondo de forma brutal sobre a baderna pós-moderna causada pelo Marçal.
@@carlpissatto1198o mais engraçado são redpills contra o Datena nessa questão
Bom dia!
De antemão, já sabemos que o Pedro do @ateuinforma aparecerá por aqui. kkkkk
Quem vai aparecer é o cara do iluminismo pós-moderno
Acertou perfeitamente. Pra dizer que o Gustavo tá dizendo algo absolutamente perfeito, totalmente descritivo.
Por acaso, eu tenho dito o mesmo há tempo. Fico muito feliz de ver o Gustavo dizer o mesmo.
@@ThiagoFerraz-fl1bt ele já deve está gravando o react nesse momento
@@ateuinforma boa camarada, bora se encontrarmos todos no pstu, já estou lá como membro.
@@ateuinformakkkkkkkkkk ó o home
Ótimo!
Muito bom esse vídeo. Poder de síntese incrível do Gustavo.
Radical Action do KC! Viva!
Deveria fazer mais vídeos assim!❤
Muito bom
Excelente video, viva a verdade, viva a vacina
Ali por volta do minuto 28, o ideólogo fascista que falou da oposição entre nações burguesas e nações proletárias foi Enrico Corradini. A ideia foi utilizada pra justificar a busca de colônias pela Itália para enfrentar as nações mais ricas. O João Bernardo fala sobre o Corradini no "Labirintos do fascismo".
Muito bom.
esse vídeo é brilhante
mais uma mitada do mestre Gustavo Machado
O exemplo mais escrachado disso é a existência da Brasil Paralelo.
Necessario para ontem esse video.
Gustavo Machado, aproveitando o tema do pós-modernismo, acho que seria um excelente momento para mostrar como o marxismo genuíno (ou seja, não é as aberrações stalinistas) tratou o assunto das opressões racial, de gênero, etc; eu sei que o PSTU tem material muito bom sobre isso, por exemplo, à relativamente pouco tempo atrás li, por exemplo, o livro Libertação Negra e Socialismo do Ahmed Shawki, e o livro dele é 10 de 10 :D E nesse assunto acho que seria bom uma tonelada de citações, mas enfim, esse vídeo foi, na minha opinião, um dos melhores do canal.
Uma dúvida sincera. Por que o capitalismo é inerentinente racista, machista e homofóbico? Qual seria a estrutura que o faz ser assim?
Eu vejo sim a exploração de classes nesse sistema, mas ainda não entendi bem como ele gera as outras opressões
@@eric45005 obrigado por perguntar, pois esse assunto é um dos mais enterrados pelo "marxismo" vulgar; só aviso previamente que terei que resumir tudo bastante, e quase tudo que falerei está no capítulo 4 do Livro do Gustavo Machado: Marx e a História / Das particularidades à universalidade da revolução socialista. Vamos lá:
Marx, nos artigos sobre a Irlanda, considerava inicialmente, que "Só poderia haver libertação da Irlanda, através de uma revolução socialista na Inglaterra", isso pois, naquele momento de sua análise, ele ainda não via como que concretamente a Irlanda poderia sair daquela situação de dominação por parte da Inglaterra por suas próprias forças; entretanto após o surgimento do movimento Feniano (que lutava pela libertação da Irlanda), ele mudou a sua análise. Mas não foi só isso que ele observou, ele observou que o imenso racismo dos ingleses contra os irlandeses, naquele momento, impedia qualquer união séria entre os dois proletariados afinal: "o operário inglês ordinário odeia o irlandês como um concorrente que faz baixar os salários e o nível de vida" e por isso o operário inglês "por ele [nutri] antipatias nacionais e religiosas. Considera-o quase os mesmos olhos que brancos pobres dos Estado do Sul na América do Norte consideravam os escravos negros." e com isso o operário inglês se sente "membro da nação dominante e se transforma, precisamente por isso, em instrumentos de seus aristocratas e seus capitalistas contra a Irlanda" e depois completa: a "burguesia fomenta e conserva artificialmente esse antagonismo entre os trabalhadores dentro da Inglaterra. Sabe que nesta divisão do proletariado reside o autêntico segredo da manutenção de seu poder." [Todas as citações aqui são do Compilado de Artigos sobre a Irlanda, cujo nome é: Imperio y colonia, nas páginas 198 e 213]. Desse modo Karl Marx inverteu a sua conclusão anterior: ele percebeu que era necessário "A libertação nacional da Irlanda para que fosse possível uma revolução socialista na Inglaterra"; posição e essa que foi aceita pela AIT (a 1° Internacional).
Perceba que para além da análise da Irlanda do século XIX, essa análise revela revela algo de universal sobre o racismo (e não só sobre o racismo, mas no fundo, para todos os preconceitos sob o solo capitalista), que é:
Normalmente ou considerámos o racismo hoje existente hoje como fruto dos meros hábitos racistas criados por séculos de escravidão colonial, ou como sendo produto da mera ignorância com relação aos "outros"; porém todas essa explicações são insuficientes (e a 2° completamente idealista), afinal se a burguesia quisesse, por que ela não acabou com o racismo, para enfim completar a igualdade formal por ela tão prometida? Simplesmente porque o racismo é demasiado útil, enquanto ideologia, para que ele fosse simplesmente "jogado fora", à exemplo: "Há dois trabalhadores, um que não sofre racismo e outro que sofre racismo, o que não sofre ganha 2000 de salário, e outro, exatamente por sofrer racismo ganha 1800 de salário, se você fosse burguês, você iria contratar quem? Obviamente o que ganha menos", assim sendo o efeito acumulativo disso é exatamente: 1° A superexploração dos setores oprimidos, 2° O rebaixamento do nível de vida dos setores não-oprimidos, 3° Como isso tudo, aos olhos dos proletários comuns, que por excelência, não enxergam sem ajuda marxista consciente, os mecanismos do capitalismo, assim nas aparência que o seu nível de vida baixou não porque o racismo e a competição fizeram isso, mas sim porque "Fulâno, que é imigrante, r0ub0 meu emprego!"; e 4° Consegue iludir boa parte dos setores que lutam contra o racismo, achando que o racismo é um resquício do passado da Acumulação Primitiva nas colônias e não que ele foi "reciclado" pelo moderno presente 100% burguês.
Espero que tenha conseguido perceber um pouco da potência dessa elaboração (que também foi escondida pelo stalinismo), ao começar a perceber e lembrar exemplos concretos da sua validade na realidade empírica, para pensar o entrelaçamento entre a ideologia racista, machista, LGBTfóbica, etc, com o modo de produção capitalista; enfim é como disse Malcon X (que não por acaso, era mais próximo do real marxismo): "Não há capitalismo, sem racismo", abraços!
Achei muito bom o vídeo!!
O pós-modernismo descambou para a pós-verdade.
Bom!
33:00 Isso que me pega. É possível conduzir as pessoas à razão, mas é extremamente trabalhoso fazê-las pensar por conta própria. Não consigo ter a desfaçatez que a Direita tem para enganar, mas também não tenho a paciência para lidar com pessoas que estão imersas em narrativas metafísicas, por exemplo. De fingir que acredito naquilo ou ouvir certas narrativas metafísicas delas durante uma conversa que visa a resolução de um problema concreto. Admiro, nesse sentido, pessoas como o Paulo Galo (Galo de Luta) que conta uma história (não sei se é real) de que ouviu seu amigo terraplanista, deu corda a ele, fingindo que acreditava. Depois, chega com o Manifesto e fala para essa mesma pessoa: "Pô, você que é inteligente pra caramba, me ajuda aqui, não entendi essa parte do livro". E daí a pessoa, após ler (numa mera interpretação de texto) fala com a própria boca uma "tese" marxista.
PS: E por mais que os pós-modernos (de esquerda ou de direita) deem de cara com um muro (ao se deparar com o absurdo do que esperam versus realidade concreta, para usar uma expressão de Camus), eles reiteram a narrativa: o melhor está por vir; mas esse não é o verdadeiro X; o X verdadeiro ainda será alcançado... (Falácia do Escocês de Verdade). Ou seja, sempre que alcançam uma meta, negam que seja a meta e "dobram a meta". Mais uma vez as questões metafísicas ajudam a turbinar esse pensamento. Difícil.
@FrankCastiglione discordo de vc, pois uma coisa é empurrar com a barriga usando essa falácia de que "ainda não foi 100% realizado", outra é coisa é conseguir enganar os outros para sempre; veja por exemplo: o próprio Jair Bolsonaro na Pandemia de Covid 19, quando chegou entre 500 mil e 700 mil pessoas mortas direta, ou indiretamente por Covid, a popularidade dele derreteu tanto que quase ficou num nível Collor de popularidade, e foi "coincidentemente" quando quase todos tinham, no mínimo, 1 ou 2 conhecidos que morreram dessa doença; ele não caiu pq a maioria dos partidos de "esquerda", decidi que seria melhor jogar o esforço nas eleições de 2022. Enfim quando a mentira começa querrer cobrar com a vida de uma pessoa e com a vida dos que ela ama, a desilusão vem; ainda se for com o proletariado mais pobre, pois sobretudo, eles não tem nada a esconder. Espero que tenha deixado, o meu ponto compreensível :D
Brilhante vídeo professor, meu desejo é que fosse obrigatório assisti esse vídeo 1 vez por semana nas universidades federais, quem sabe assim eles largam desse pos moderniamo, tmj.
Novo inscrito aqui. Vim por indicação no Henry Bugalho.
Bom dia Professor Gustavo e amigos do Orientação.
Professor, mesmo sabendo que não é a proposta principal, faço coro aos colegas no sentido de pedir que você faça mais vídeos (mesmo que com abordagem mais teórica) sobre eventos da política/economia; a qualidade do canal fica mantida e acho que atrai novos inscritos.
Sugestão: falar sobre a "crise dos bets" e como eles são reflexos da sociedade capitalista.
Abraço
Finalmente a análise que eu estava esperando!
Muito bom video!
Interessante e necessário
Ótimo vídeo! Tenho uma sugestão: se possível, fazer uma live com o Pedro Ivo pra debater especificamente sobre pós-modernidade.
Parabéns pela analise Gustavo! Infelizmente parte considerável da esquerda ainda não se deu conta do tamanho do problema, e pior, age ridicularizando e compartilhando o sujeito da mesmo maneira que fizeram com o Bolsonaro no inicio.
Parabéns Gustavo, você e o Pedro ateu é os melhores TH-camr marxistas daqui do TH-cam
Fala Gustavo!
Outro dia, aqui no TH-cam, assisti uma entrevista do senhor Yuval Harari que também defende a mesma tese; a tese de que o mundo é regido por narrativas.
essa é a tese fundamental do livro do Yuval Harari
Comentário do engajamento!
Engajamento!!
Sugestão: poderia fazer um video explicando melhor as bases historicas e filosoficas do pós modernismo (meio que baseado no principio "conheça seu inimigo", do sun tzu)
Que vídeo bom!
😂😂😂😂😂😂😂😂
O cara é um coach ,nunca trabalhou na vida,ainda foi condenado a prisão...um verdadeiro Lamaçal
Muito bem, Gustavo! Obrigado pelo vídeo!
Você já pensou em fazer um vídeo sobre a relação entre bonapartismo e a direita atual? Acho que aí está um bom conteúdo, mas infelizmente pouco discutido.
E você já pensou em fazer um vídeo sobre o pensamento de J. Chasin, nem mesmo que seja expondo discordâncias e concordâncias? Acho que este também é um tema muito pouco abordado pelos canais marxistas em geral, infelizmente.
Muito obrigado e forte abraço camaradesco! ❤
Engelsjamento.
Bom vídeo.
Ainda não vi o vídeo, mas seu trabalho é de qualidade.
Espero que nesse contexto de incêndio e desmatamento terrível você possa fazer um vídeo sobre o latifúndio (agronegócio) e seu papel no capitalismo brasileiro, o que mais tem é mentira de que eles empregam 28 milhões de pessoas ou representam 25% do PIB brasileiro, esquecendo dos bilhões do plano safra, FIAGROs e companhia, a situação tá feia
Gustavo, o que acha da categoria de irracionalismo, apresentada por Lukács em A destruição da razão? Ele distingue essa noção do racionalismo formal, tratado na Ontologia do ser social, e que, me parece, é o que se faz mais presente nas ciências naturais. De qualquer modo, seria comum ao irracionalismo e ao racionalismo formal o repúdio à possibilidade de apreensão da realidade.
Muito legal que ele pega esse pensamento de que as ciências são construções sociais e chama de irracionalismo com esforços de trazer uma pseudo-objetividade para as ciências.
É por aí, meu caro. A base dessa coisa toda a premissa de que o fenômeno e a realidade, em si mesmas, são inacessíveis ao nosso conhecimento. O curioso é que, se for assim, como poderíamos saber disso?
Marxismo trabalha com materialismo e idealismo, não irracionalismo e racionalismo, Lukács é um trotsko-hegeliano
@@orientacaomarxista Creio que o Lukács não aceitou que o fenômeno coincide com noumeno, ou seja, ele acredita na coisa em si.
Por essa eu não esperava mesmo
Muito bom! Vídeo mais importante da internet lusófona doa últimos anos! Hahah
Ja notei e venho dizendo isso des de quando notei que terra-planismo e outras teorias da conspiração tinham uma sinergia muito grande com a dita nova direita, isso em meados de 2017.
Mas sinto falta de mais pessoas defendendo essa ideia!
Excelente vídeo como sempre e eu vi aquele Radical Action to Unseat the Hold of Monkey Mind ali.
Eu tava na dúvida se era KC ou um algum livro que originou a capa do album.
🔥
Sensacional esse vídeo! Realmente Pós Modernismo Neoliberalismo e a atual Extrema Direita são muito relacionados e tbm com a "morte" da Esquerda como diz Safatle
Sugestão de tema de vídeo: Materialismo e Empiriocriticismo, de Lênin.
Pós modernos sao efetivamente ultra liberais, e na continuidade do processos de 'dissidencia' em relação as opressões, inofensivos ao conservadorismo que utiliza a mesma base de concepção da realidade.
são tantas ontologias que tem até de esquerda (que são a maioria dos esquerdistas do brasil hoje)
Excelente crítica ao pós-modernismo! Como disse Latour: ''Jamais fomos modernos!''
Cara, q passeio teórico-histórico maravilhoso, tudo amarrado e fechado no supra-sumo do marxismo.
Obrigado, camarada.
bom dia
como eu amo os marxistas!!
Eita. Cheguei ❤🎉
Parafraseando e adaptando frase famosa: Sempre que ouço falar em "narrativa", sinto vontade de sacar um kalashinikov.
Fiel comentário do engajamento
Parabéns pelo vídeo, Gustavo! Muito necessário!
Em alguns de seus vídeos, você falou, de passagem, sobre a Era Vargas, principalmente sobre a industrialização e a CLT. Que acha de um vídeo específico sobre isso? Acho que seria importante já que até hj, para certos grupos, a figura de Getúlio e a ideologia do trabalhismo aparecem, de maneira pra lá de mistificadora,como um norte para a classe trabalhadora.
Uma pergunta: recomendaria a coleção "História do Marxismo", organizada pelo Hobsbawn?
Ps: Quando puder, me aceita lá no drive :)
Gustavo, seus vídeos são ótimos quando vc rebate teorias ou teóricos. poderia bater nos pensadores pós modernos marxistas? poderia começar pelo Richard Rorty.
A história da humanidade é a história das "narrativas"
SE A CIÊNCIA NÃO BUSCA A VERDADE,BUSCA O QUÉ?FIQUEI CHOCADO COM ESSA AFIRMAÇÃO DE UM CIENTISTA.
No capitalismo a ciência busca o lucro.
comentando para engajar o video mestre 👍
Vpu ouvir com calma"
Ele: por essa vocês não esperavam
Eu: pior que eu esperava kkkk