Murta, faz um vídeo com todos os componentes que tiveram ganhos no rendimento juntos, filtro, ponto do comando, cabos de vela, gasolina premium etc.. Curiosidade de saber se a injeção vai se adaptar a tudo junto ou vai segurar o rendimento. Abraço
Mais Murta! A empobrecida, justamente não seria devido por conta da queimagem da vela de iridium ser melhor assim necessariamente a sonda empobrecer mais o combustivel fazendo com que tenha um melhor rendimento e ajuste e qualidade nessa combustão do nesmo jeito? Fora que a longo prazo. Por ter uma durabilidade muito maior seria também um fato de aproveitamento energético fazendo com que o veiculo não perca o seu rendimento por conta de sentelha. Da uma opinião melhor se puder sobre Murta por gentileza se puder levando em conta este fator, pois, se for o caso não iria fazer muito sentido os engenheiros evolutivamente alterar as velas dos motores dos mais modernos dos citadinhos de hoje como podemos também notar.
@@mariogama7183 seria se fosse uma injeção mais moderna , nesse caso dessa injeção ela não pega tantos parâmetros como as de hoje em dia , vale salientar que é uma injeção de mais de 10 anos né ?
O último vídeo da série pode ser colocar tudo q teve esses pequenos ganhos, ver quanto ganhou de potência e torque no final, e mostrar quanto gastou para chegar naquele resultado. "Vale a pena gastar x para ganhar y de rendimento?" Kkk Acho q seria legal.
Fiz uma viagem do RJ para Santos SP, em um kadett 94 1.8 8v. a gás e estavam com velas de iridium. Acreditem eu nunca vi um carro tão econômico, foi absurdo. Na estrada o carro foi muito, mais muito econômico.
Aconteceu o esperado, amigo. Foi sim a injeção, mas ela fez isso justamente pelas velas, ocorrendo uma melhor queima se injeta menos combustível, tenho ganhos.
Murta, faz um teste adicionando tudo que foi testado e que adicionou potência , tipo os cabos de vela de 8 mm, velas de iridium, filtro de ar esportivo e todos os caramba a quatro pra ver se passa dos 100 cv hahahahahha
injeção eletronica é algo fantástico né. o golzim das antigas e a injeção tentando fazer seus acertos no carro. não deixou saudades nenhuma do velho carburador.
Melhor coisa que eu fiz no meu merivão 1.4 foi esse kit de cabo e vela ! O meu é excombatente que hoje roda de UBER, carro tem 463 mil KM de chão já ! Eu vi diferença notavel no GNV, o meu usa um de 3° geração, a lenta sempre ta estavel e os pipoco com a regulagem certa pararam, o kit já vai fazer 40 mil km rodado, antes as velas se acabavam com 7,6 mil km ... A longo prazo é bem mais vantajoso que o original !
SUGESTÃO PARA UM FUTURO TESTE seria testar resultado para indexação de velas.... otimizar o posicionamento da faísca da vela na saída do fluxo de admissão, ou seja, evitar que o eletrodo lateral fique fazendo " sombra " para o fluxo de admissão.... faz-se uma matriz entre a posição final de torqueamento da vela ( uma a uma) numerando-se elas e marcando sua posição ( as roscas não possuem exatamente a mesma posição).... afirmam que este procedimento melhora o desempenho final...... seria interessante saber quanto.
E o teste de mistura de combustível , vai rolar ? O famoso "Rabo de galo" . Seria um bom teste , e também ouvir de vocês quais são as consequências da mistura , tanto positivas quanto negativas .
Funciona sim, bom é fazer um E50(50% Gasolina 50% Álcool) mas como a nossa gasolina já tem 27% de Álcool tem que levar me consideração, então é você abastecer cerca de 3 litros de gasolina para 1 de álcool. Essa mistura não tem um estequiometria muito diferente da nossa gasolina atual mas ela já apresenta uma resistência a detonação maior, então você vai ter uma melhora do motor e ainda sim vai ter economia. Com valor da gasolina é uma boa alternativa para reduzir o preço do litro dela sem sacrificar o consumo em relação ao álcool.
Só que tem um porém,álcool e gasolina são heterogêneos (não se misturam),eles são misturados nas refinarias por meio de processo químico,colocar na bomba 50% de gasolina e 50% de álcool nunca vai ser a mesma coisa,um vai ficar ppr cima do outro no tanque e o motor vai puxar primeiro o álcool puro pra depois puxar a gasolina pura,não adianta nada. É só fazer o testo numa garrafa pra ver como os 2 combustíveis ficam separados um do outro.
@@imandre98 Se vc um dia fez isso de colocar em uma garrafa e teve mudança de fase, foi premiado com combustível adulterado! Na teoria a gasolina e álcool são heterogêneos assim como água e gasolina, mas até um certo ponto a gasolina absorve a água também até chegar o ponto da mudança de fase e quando isso acontece o álcool é separado da mesma juntando-se a água. Não importa qual a porcentagem de gasolina ou álcool, se os dois estão dentro da norma de qualidade, sempre estarão misturados.
Não há pontos negativos, só positivos. Tanto é que em poucos países é vendido E100 como aqui..... Tirando "isso" onde moramos, só conheço o Equador que vende assim, ainda. Nos outros países são vendido em E85 que é como DEVERIA ser vendido em todo lugar.
Uso velas de iridium em meu Voyage G7 1.6 2016/2017 MSI há 04 anos e combustível gasolina comum colombiano misturado com gasolina brasileira aditivada, até o momento estão ótimas e motor funcionando normalmente.
eu coloquei essas velas de iridium no meu carro faz uns anos. de imediato, senti mais torque em baixas rotações (nada milagroso, claro). Posso ter sentido essa diferença pq as outras velas estavam muito desgastadas hehehe
Eu já sabia que iria manter constante,porém se vc colocar isso acompanhando pelo log da fueltech eu já constatei que na fase fria do motor ela torna o consumo mais eficiente, porém ela se sai melhor pra alta pressão positiva que a gente vê comumente nós carros sobre alimentados, devido justamente ao pelinho de condutividade elétrica maior que a Iridium tem , mas mesmo assim muito bom esse teste pra esclarecer a turma de que as vezes se torna um gasto desnecessário e nem sempre compensa tanto o custo maior da Iridium
Mas as velas de irídio têm uma vida útil bem maior. No caso da NGK, fica elas por elas: O preço de um jogo de irídio é do dobro do preço das comuns, mas ele dura também o dobro. Sei que se realmente não houvesse ganho, elas não seriam originais de montadoras. Até a Fiat adotou velas de irídio no motor Firefly.
O gap da vela precisa seguir o manual do motor e nao o que sai da caixa ... Pois quem define o gap correto é a energia e tensao da Bobina de ignição... Tirando essas considerações, parabéns pelo video, muito didático...
Muitíssimo detalhista o pessoal. Mas, se a sonda empobreceu a mistura diminuindo a injeção de combustível, não seria adequado ou justo dizer que o carro vai se tornar um pouco mais econômico? Inclusive, diminuiu o chero de gasolina no ambiente... Fiquei com a impressão que faltou esta observação. Posso estar errado.
Na minha concepção o carro trabalha com uma mistura ar, combustível e centelha equivalente, se é alterado algo, outra parte supre, se você colocou uma vela para centelhar mais precisamente e melhor, a injeção tira um pouco da vazão de combustível para voltar a jogar a mistura ideal, seria bom refazer o teste com a original para ter certeza de voltar a sonda a ficar ideal... Vela de iridium combina com fluxo alto de combustível, daí o ganho é muito grande.
Murta, parabens por mais esse video. Se me permite, gostaria de lhe sugerir para monitar a temperatura do oleo do motor e a temperatura do ar de admissao, assim voce terá maior repetibilidade entre os testes. Sou engenheiro de desenvolvimento de motores a muitos anos, caso queira ficarei feliz em contribuir para o seu canal. Abraco!
3 ปีที่แล้ว +47
Só pelo fator de qualidade superior das velas e maior durabilidade acredito que já compensaria. Murta como sempre fazendo os testes que gostaríamos de fazer! 👊
Eu tenho na minha fan,ela ajuda a diminuir a carbonização de motores somente a gasolina,a minha grilava bastante,agora com a vela diminui bastante,acredito que o motor deve estar bastante carbonizado,vou começar a colocar perfect clean periodicamente.
É incrível como nas motas a vela de iridium dá uma diferença, tive um CG EX 2013 (famosa Mix) e por duas vezes coloquei vela de iridium e o rendimento de combustível melhorou ligeiramente e também ao utilizar álcool em dias frios melhorou muito.
@@PedroHenrique-lu3vx sim eu não coloquei pensando em potência mais um melhor funcionamento do motor.Ate o cheiro da queima fica diferente. Já coloquei a vela de iridium,nanotech condicionador de metais e agora vou colocar perfect clean. E senti a diferença,vale a pena. Em moto carburada fica melhor ainda.
@@jhonatanbassani4861 em moto nem vale apena colocar perfect clean, nunca vai limpar 100% nem 30% se duvidar, pega vc mesmo e tira o cabeçote e faz uma limpeza na cabeça dos pistoes com car 80 e uma escovinha rotativa na furadeira mesmo ou uma lixinha, se fosse em carro ai sim nao vale mt apena desmontar, mais na moto e tão facil e barato, ao envez de comprar o perfect clean compra as juntas pra vc executar o serviço.
@@filipealexandre7025 eu sei que não vai limpar 100% ,mais já vai melhorar bastante e pretendo usar periodicamente,não estou querendo fazer nada muito evasivo pois se der alguma merda não tô com condições no momento de mexer.É um pouco simples mexer quando vc já tem prática.Fora que precisa de um torquímetro tbm.
Parabéns pelo vídeo.. sempre tive essa curiosidade pois até então os conteúdos ofertados sempre foram baseados na literatura técnica ou no achismo.. mais nunca num teste em Dino.. de novo, parabéns e continue essa série que tá sendo incrivelmente esclarecedora..
A vela de iridium tem uma centelha mais forte, dado pelo fato de o irídio ser um metal nobre e mais resistente foi possível reduzir a massa do eletrodo inferior preservando sua durabilidade, essa redução de massa possibilitou uma redução na perda térmica que o pulso de energia gasta para aquecer o eletrodo antes de fechar o arco elétrico, pois o eletrodo inferior é aquecido pelo pulso de energia até que essa energia "escape" em forma de arco elétrico até o outro eletrodo formando assim o arco
Teste show! Palmas pra mim que já quebrou uma vela de iridium tentando desenroscar essa cabecinha da vela. Lá fora a ngk já está vendendo velas de ruthenium.
Parabéns , pq fez o teste fiel, e não propaganda , coloquei essa vela e meu carro não mudou nada , quanto a durabilidade não posso dizer pq troco as velas e cabos todos os anos ,pq é barato e trabalha redondo o motor .
No cabeçote muito taxado (algumas pessoas condenam o cabeçote, mas ele ainda pode ser utilizado) as vezes a plaina chega até a rosca da vela. Neste caso se usa 2 arroelas para deixar a vela com o eletrodo menos para baixo e o pistão não bater nele. Parabéns pelo vídeo!!!!!
Uma dica para um teste para destaxar um pouco o motor, a ideia seria usar digamos 3 arruelas de cobre em cada vela e assim ganhando o espaço nas câmaras sendo a soma das 3 arruelas algo de 4,5 a 5 mm.. Gostaria de ver um teste deste pra ver se realmente e perde um pouco de taxa ao fazer isto.
A injeção eletrônica se comportou dessa forma porque ela percebeu que estava tendo uma melhor queima devido as novas velas de iridium e os cabos melphis, logo houve ganho real. Vale a pena essa alteração.
Eu tenho um Passat TS 1980 carburado original e quando coloquei as velas de iridium no desempenho não ouve muita diferença , mas ficou com a lenta muito mais regular e como eu ligo o carro praticamente uma vez por semana a partida a frio ficou muito melhor e quando troco o óleo e verifico as condições da vela estão sempre limpas, esclarecendo que as velas anteriores tinham menos de 100km e eram de boa marca e posso garantir que as condições de manutenção antes e depois da iridium eram as mesmas pois eu mesmo faço a manutenção e no meu caso valeu muito a pena.
A diferença de potência percebia vem da queima da própria vela, nenhuma vela rende tudo após a instalação, tem que rodar um pouco, o certo seria agora instalar a vela seria dar umas voltas esticando um pouco as marchas, o fato da mistura dar uma empobrecida só prova isso, após a primeira puxada sem que a vela chegou em sua eficiência, ela consegue queimar melhor a mistura e é preciso na sonda, para tirar a dúvida deveria ter voltado a vela antiga e tirar a prova, fica a dica. Do mais parabéns pelos testes, muito bom conteúdo, super indico para meus amigos
Gostaria de sugerir um teste para ser feito: que tal experimentar tuchos de velas no motor para ver a perda de rendimento e também testar os graus térmicos para compensar o uso desses tuchos.
Adição de arruelas na vela de ignição diminui a taxa de compressão dos cilindros? Precisa calcula o volume de cada arruela... ínfimo acredito, no entanto sugiro mais passadas de dinamometro porque há uma tendencia de adaptação da injeção a partir da terceira passagem.
O ponto é, se você tem uma queima mais eficiente por parte da vela, a injeção não precisa injetar tanto combustível. A sonda vai identificar como está a mistura e se moldar a partir disso.
Essas velas não funcionariam melhor com as bobinas adequadas?? Pois com as bobinas certas (geralmente individuais) elas fazem um lazer e não simplesmente um pulso comum.
teve melhoras mesmo a centelha das velas são melhores a central capito isso e diminui o consumo por causa que a central intendeu que as velas ia da um rendimento bom e diminuiu o tempo do bico e melhorou de potência e economia porque a intenção do istema de injeção e justo isso melhor o desempenho e continua a economizar na qual o engenheiro projeto ela pra esse fim. um abração amigo
Resumindo se for tudo Original, trocando somente a vela. O seu ganho será apenas na durabilidade da peça. Agora fazendo o conjunto completo, cabo, vela, filtro é uma preparação ajustável você ter um ganho em tudo 🤙🏻🙏🏻
Coloquei vela de iridium na minha Fan 150 quando ainda era original e senti diferença logo de cara no funcionamento do motor. Acredito que deve melhorar a queima. O motor ficou com um ronco mais macio se é assim que posso dizer. Parecia um funcionamento mais linear. Depois acostumei e não percebi mais diferença. Agora em questão de consumo e potência não tem como perceber nada.
Esse série de vídeos tem sido basicamente uma enciclopédia, a palavra FODA resume basicamente meu sentimento ao ver todos. Parabenizar o Murta e o pessoal da Made for Street, esses vídeos tão tirando tantas dúvidas que eu tinha. VOCÊS SÃO FODA!
Vale comentar, no vídeo foi ressaltado a questão de durabilidade das velas. Porém, acredito que em cenários onde as condições da câmara de combustão geram resistência para a centelha, seria o caso de motores sobre alimentados, as velas de iridium se sobressaiam a velas comuns dado a melhor condutibilidade do material.
Sobre as velas adorei os comentários, foram esclarecedores. Falando de arruelas a mais nas velas já li que se coloca mais arruelas para virar o eletrodo terra para um determinados ponto. Será q as velas originais estavam com a queima diferente pelo tempo de uso gerando esta diferença de combustível na injeção?
Ja testei vela de Iridium em alguns motores. O único que senti alguma diferença útil, foi em um mitos de CG, que a lenta no motor frio ficou mais estável...
3 ปีที่แล้ว +1
Eu tbm senti muita diferença na minha tornado. Já no carro não
Com o acontecido nas últimas medições deveria ter voltado com as velas originais para ver se a vela é causa da diferença. Outro fator importante é ter ambas as veles com uma certa "idade". Sugiro rodar uma certa distância com cada tipo e aí fazer os testes.
Mais um excelente teste, Murta! Lembro que, anos atrás, coloquei velas de Iridium no meu Focus e tive a ligeira impressão de o carro perder rendimento e depois de alguns dias normalizar
Cara, coloquei tbm iridium grau 13 no meu duratec, que é a recomendada, não tenho sonda wide, e nao fiz o remap ainda, 💩, mas coloquei coletor pleno cornetado Cosworth e escape full 2.5", resultado: deu falta e duas velas literalmente derreteram e perdi o cabeçote.. rsrs Aplausos para mim 👏🏼👏🏼👏🏼 Pelo menos agora to fazendo do jeito certo.. kkkk Ah.. daí coloquei novamente as velas convencionais que já estavam rodando nessa mesma configuração à uns 4 meses e nunca havia dado problema..
Tive essa mesma impressão quando coloquei no gol 16v, mas a diferença que o motor "fica mais macio" nas retomadas! e sempre manteve a media de 12km dentro da cidade, hoje no meu gol 1.8 ja coloquei tambem as de iridiun!
@@ALTARPM nem eu tenho certeza 😅 Não fosse o consumo ter aumentado um pouco nos primeiros dias e depois voltando ao patamar normal (acho que a injeção se ajustando) eu acharia que era só efeito placebo mesmo
O que percebi, como leigo, é que o motor passou a girar mais livre e fazer menos esforço pra ganhar rotação com as velas de Iridium. Difícil saber se realmente são elas as responsáveis por isso.
Puxa, eu queria ver este teste no consumo, como ficaria. No mais, aparentemente não muda o torque e potencia. O último resultado é continuar observando se é a injeção se ajustando. Talvez com este ganho possa ter melhorado até o consumo. É observar. Abraço
Murta você planeja fazer um video da série "como funciona" explicando mais detalhes das velas, seu video hoje foi mto explicativo mais ainda tenho algumas duvidas em relação as chamadas "velas quentes" e "velas frias" e suas aplicações. Conteúdo sensacional como sempre!
Isso mesmo. Vai ficar muito bom. Pois a diferença basica é que a fria absorve mais calor da camara de combustão para o bloco do motor e a quente ja não absorve tanto, e pra cada vela e diferença de fabricante tem é claro o seu fator ou coeficiente de absorção. Isso ficaria muito legal nos testes do dinamômetro e verificação das curvas no grafico para estudos e aprendizado. Espero também que surja mais uma nova saga ou vídeo de cabos e velas e porque também não alguns modelos de bobinas. Fica a dica ALTA RPM!!!!🙃
Será que uma queima mais eficiente por parte das velas de Iridium não alterou os gases resultantes da queima, mudando a leitura da sonda, fazendo com que a injeção empobrecesse a mistura, diminuindo o consumo e elevando a potência?
Novamente fica a dúvida se o aumento de potência vem do item testado ou da injeção se corrigindo. Devia fazer os testes com carro carburado, mais estável.
Tem uma lógica aí na econômica vou experimentar no meu gol g6 pois com a vela de iridium extraterrestre queima melhor consequentemente a sonda e a injeção vão empobrecer a mistura gerando economia faz todo sentido além da durabilidade da vela claro e vi uma performance um tiquinho melhor aí
Murta Show de vídeo 👍👍👍 Parabéns 👏👏👏 Recentemente eu assisti um vídeo no TH-cam onde o apresentador testava 4 tipos de velas diferentes na bancada, começando pela oringial de um veículo até chegar na de Iridium. Fiquei impressionado com a centenha da vela de Iridium. Muito superior as demais.😮😮😮
Parabéns pelo vídeo. Eu acho que seria bacana testar todos esses caprichos juntos, filtros RS, velas de Iridium , cabos, enquadramento de comando, etc e verificar o rendimento...
Bem interessante, estava pensando em trocar por estas novas velas as do meu Ford Hiboy 1932 que está com o motor V8 do Lexus LS400 e tinha algumas dúvidas , acho que daria um bom resultado por ser um motor grande e com boa cavalaria e torque. Valeu Murta ajudou na decisão pois barato não vai ficar rsrsrsrs. Marcelo Confraria de Antigos de São Miguel Paulista SP
Estou com as velas de iridium num Palio Fire 1.4, há pelo menos 20mil km não notei melhora perceptível no desempenho, tiro as velas entre 5 e 10mil km para inspeção, estão ótimas, velas normais já estariam quase pedindo arrego. Na minha opinião praticamente dá elas por elas, ou você desembolsa mais de uma vez e tem uma vela que praticamente vai durar até você retificar o motor ou vai trocando sempre no máximo a cada 30mil km.
Murta as vezes as velas Iridium queimaram de forma mais eficiente e homogênea e o módulo foi corrigindo para mais magro por uma manobra de economia de combustível ou talvez menor emissões de poluentes.
Cabos de velas desportivos na verdade suportam maior tensão no caso de uma ignição de performance para carros turbo (pois sim quanto maior a pressão, maior a dificuldade em centelhar dentro do cilindro).
Excelente comparativo. No meu carro, eu tinha problemas pra ligar ele... Sempre a primeira partida do dia era um parto, as velas de Iridium me ajudaram nisso e na durabilidade. Não percebi nenhuma outra diferença.
3 ปีที่แล้ว
Legal o teste, só uma questão velas que usam chave 16" em vez de 21", tem a ceramica mais fina, ficando folgada no cabo de velas, acredito que a curto prazo não influencie, mas pode fazer com que tem mais facilidade de fugir corrente com o tempo.
Ah sim, ele vai comprar um carro novo só pra testar bugiganga, cara. Se toca, bicho. Se o negócio funciona, ele vai funcionar em qualquer carro injetado, o princípio de funcionamento das injeções é exatamente o mesmo, única diferença é que as mais novas trabalham no limite da mistura pobre pra gerar mais rendimento com o mínimo de consumo e emissões possível..
NOTA IMPORTANTE DE ESCLARECIMENTO:
Este teste também foi realizado antes da aplicação do Graffeno no motor.
Abs, pessoal =)
Murta, faz um vídeo com todos os componentes que tiveram ganhos no rendimento juntos, filtro, ponto do comando, cabos de vela, gasolina premium etc.. Curiosidade de saber se a injeção vai se adaptar a tudo junto ou vai segurar o rendimento. Abraço
Mais Murta! A empobrecida, justamente não seria devido por conta da queimagem da vela de iridium ser melhor assim necessariamente a sonda empobrecer mais o combustivel fazendo com que tenha um melhor rendimento e ajuste e qualidade nessa combustão do nesmo jeito?
Fora que a longo prazo. Por ter uma durabilidade muito maior seria também um fato de aproveitamento energético fazendo com que o veiculo não perca o seu rendimento por conta de sentelha. Da uma opinião melhor se puder sobre Murta por gentileza se puder levando em conta este fator, pois, se for o caso não iria fazer muito sentido os engenheiros evolutivamente alterar as velas dos motores dos mais modernos dos citadinhos de hoje como podemos também notar.
@@mariogama7183 seria se fosse uma injeção mais moderna , nesse caso dessa injeção ela não pega tantos parâmetros como as de hoje em dia , vale salientar que é uma injeção de mais de 10 anos né ?
@@djleozinho34 na verdade mais de 20 rsrsrs
@@denilsonvagner5787 bem lembrado kkkkkkkk
O último vídeo da série pode ser colocar tudo q teve esses pequenos ganhos, ver quanto ganhou de potência e torque no final, e mostrar quanto gastou para chegar naquele resultado. "Vale a pena gastar x para ganhar y de rendimento?" Kkk Acho q seria legal.
Up
Up
Top
Up
Up
Sou mecânico há 5 anos e nunca tive tantas dúvidas esclarecidas kkkk
Rapaz, eu fico imensamente feliz em conseguir ajudar um pouco!
Forte abraço!
Boa kk
Vish.
Mas foi ironia ou verdade ??
@@lucasszlima verdade pô kkk, na correria fica difícil ficar testando tudo kkk bom que temos o Murta
7:12, cara tropeçando lá trás uahsuah enfim, ótimo vídeo!!
😂
Velho oia oq o cara conseguiu ver kkkkkk rachei😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
😂
Fiz uma viagem do RJ para Santos SP, em um kadett 94 1.8 8v. a gás e estavam com velas de iridium. Acreditem eu nunca vi um carro tão econômico, foi absurdo. Na estrada o carro foi muito, mais muito econômico.
Só uma ideia ,vc deveria ter voltado as velas originais só pra ver se era a injeção mesmo . Muito bom seu conteúdo , parabéns !!!!
Os cabos de vela né, tbm acho. Se bem que ele tinha dito que já tinha feito uma passagem nesse dia...
Aconteceu o esperado, amigo. Foi sim a injeção, mas ela fez isso justamente pelas velas, ocorrendo uma melhor queima se injeta menos combustível, tenho ganhos.
@@murillonuness pensei a mesma coisa a injeção corrigiu por ter mais eficiência na queima.
@@murillonuness foi o mesmo que pensei, vim até nós comentários para vê se alguém já tinha falado isso.
Importante é rodar com velas e cabos novos e com marcas de qualidade, mantendo sempre dentro das especificações dos fabricantes.
Murta, faz um teste adicionando tudo que foi testado e que adicionou potência , tipo os cabos de vela de 8 mm, velas de iridium, filtro de ar esportivo e todos os caramba a quatro pra ver se passa dos 100 cv hahahahahha
Up
Boa
Up
Up
Up
injeção eletronica é algo fantástico né. o golzim das antigas e a injeção tentando fazer seus acertos no carro. não deixou saudades nenhuma do velho carburador.
Rapaz,todas as minhas dúvidas sendo esclarecidas em testes do alta rpm 👍
Yhuuul!!! show!!
Valeu pela força!!
Abs!!
Melhor coisa que eu fiz no meu merivão 1.4 foi esse kit de cabo e vela ! O meu é excombatente que hoje roda de UBER, carro tem 463 mil KM de chão já ! Eu vi diferença notavel no GNV, o meu usa um de 3° geração, a lenta sempre ta estavel e os pipoco com a regulagem certa pararam, o kit já vai fazer 40 mil km rodado, antes as velas se acabavam com 7,6 mil km ... A longo prazo é bem mais vantajoso que o original !
SUGESTÃO PARA UM FUTURO TESTE seria testar resultado para indexação de velas.... otimizar o posicionamento da faísca da vela na saída do fluxo de admissão, ou seja, evitar que o eletrodo lateral fique fazendo " sombra " para o fluxo de admissão.... faz-se uma matriz entre a posição final de torqueamento da vela ( uma a uma) numerando-se elas e marcando sua posição ( as roscas não possuem exatamente a mesma posição).... afirmam que este procedimento melhora o desempenho final...... seria interessante saber quanto.
E o teste de mistura de combustível , vai rolar ? O famoso "Rabo de galo" .
Seria um bom teste , e também ouvir de vocês quais são as consequências da mistura , tanto positivas quanto negativas .
Cara boa ideia hein. tenho muita curiosidade com isso!
Funciona sim, bom é fazer um E50(50% Gasolina 50% Álcool) mas como a nossa gasolina já tem 27% de Álcool tem que levar me consideração, então é você abastecer cerca de 3 litros de gasolina para 1 de álcool. Essa mistura não tem um estequiometria muito diferente da nossa gasolina atual mas ela já apresenta uma resistência a detonação maior, então você vai ter uma melhora do motor e ainda sim vai ter economia. Com valor da gasolina é uma boa alternativa para reduzir o preço do litro dela sem sacrificar o consumo em relação ao álcool.
Só que tem um porém,álcool e gasolina são heterogêneos (não se misturam),eles são misturados nas refinarias por meio de processo químico,colocar na bomba 50% de gasolina e 50% de álcool nunca vai ser a mesma coisa,um vai ficar ppr cima do outro no tanque e o motor vai puxar primeiro o álcool puro pra depois puxar a gasolina pura,não adianta nada. É só fazer o testo numa garrafa pra ver como os 2 combustíveis ficam separados um do outro.
@@imandre98 Se vc um dia fez isso de colocar em uma garrafa e teve mudança de fase, foi premiado com combustível adulterado! Na teoria a gasolina e álcool são heterogêneos assim como água e gasolina, mas até um certo ponto a gasolina absorve a água também até chegar o ponto da mudança de fase e quando isso acontece o álcool é separado da mesma juntando-se a água.
Não importa qual a porcentagem de gasolina ou álcool, se os dois estão dentro da norma de qualidade, sempre estarão misturados.
Não há pontos negativos, só positivos. Tanto é que em poucos países é vendido E100 como aqui..... Tirando "isso" onde moramos, só conheço o Equador que vende assim, ainda. Nos outros países são vendido em E85 que é como DEVERIA ser vendido em todo lugar.
Uso velas de iridium em meu Voyage G7 1.6 2016/2017 MSI há 04 anos e combustível gasolina comum colombiano misturado com gasolina brasileira aditivada, até o momento estão ótimas e motor funcionando normalmente.
Sempre quis saber de um pessoa responsável e tecnicamente testada obrigado
Tmj!!! Valeu a força =)
Faz o teste com as velas Saltitantes do canal Inspetor Gambiarra...
Eu senti diferença...agora você poderia comprovar no Dinamômetro...
Nao existe melhor canal para os entusiastas,que quer ganhar algum cv kkk.like
Fala sobre bobinas individuais em motores ... se puder testar tambem ,seria ótimo.
Fala das vantagens e desvantagens
eu coloquei essas velas de iridium no meu carro faz uns anos. de imediato, senti mais torque em baixas rotações (nada milagroso, claro). Posso ter sentido essa diferença pq as outras velas estavam muito desgastadas hehehe
Com ctz foi isso. Se tivesse colocado velas comuns, mas novas, daria o mesmo resultado
Pelo que convivo e ouço, as celas iridium tem uma vida maior, até na aviação isso é fato, já a melhora de rendimentos ainda não fui convencido
Eu já sabia que iria manter constante,porém se vc colocar isso acompanhando pelo log da fueltech eu já constatei que na fase fria do motor ela torna o consumo mais eficiente, porém ela se sai melhor pra alta pressão positiva que a gente vê comumente nós carros sobre alimentados, devido justamente ao pelinho de condutividade elétrica maior que a Iridium tem , mas mesmo assim muito bom esse teste pra esclarecer a turma de que as vezes se torna um gasto desnecessário e nem sempre compensa tanto o custo maior da Iridium
Mas as velas de irídio têm uma vida útil bem maior. No caso da NGK, fica elas por elas: O preço de um jogo de irídio é do dobro do preço das comuns, mas ele dura também o dobro.
Sei que se realmente não houvesse ganho, elas não seriam originais de montadoras. Até a Fiat adotou velas de irídio no motor Firefly.
No final seria interessante uma passada com todos as modificações de geraram potência, pra ver a potência que o carro consegue com todas as melhorias
simplesmente o melhor conteúdo automotivo brasileiro, quiçá universal!
O gap da vela precisa seguir o manual do motor e nao o que sai da caixa ... Pois quem define o gap correto é a energia e tensao da Bobina de ignição...
Tirando essas considerações, parabéns pelo video, muito didático...
Muitíssimo detalhista o pessoal.
Mas, se a sonda empobreceu a mistura diminuindo a injeção de combustível, não seria adequado ou justo dizer que o carro vai se tornar um pouco mais econômico?
Inclusive, diminuiu o chero de gasolina no ambiente...
Fiquei com a impressão que faltou esta observação.
Posso estar errado.
Na minha concepção o carro trabalha com uma mistura ar, combustível e centelha equivalente, se é alterado algo, outra parte supre, se você colocou uma vela para centelhar mais precisamente e melhor, a injeção tira um pouco da vazão de combustível para voltar a jogar a mistura ideal, seria bom refazer o teste com a original para ter certeza de voltar a sonda a ficar ideal... Vela de iridium combina com fluxo alto de combustível, daí o ganho é muito grande.
Faz o teste com o combo das melhorias: velas de Iridium, ponto atrasado, filtro esportivo e etc...
Murta, parabens por mais esse video. Se me permite, gostaria de lhe sugerir para monitar a temperatura do oleo do motor e a temperatura do ar de admissao, assim voce terá maior repetibilidade entre os testes. Sou engenheiro de desenvolvimento de motores a muitos anos, caso queira ficarei feliz em contribuir para o seu canal. Abraco!
Só pelo fator de qualidade superior das velas e maior durabilidade acredito que já compensaria. Murta como sempre fazendo os testes que gostaríamos de fazer! 👊
Tmj!!! Muito obrigado por participar!
Coloquei no meu gol 16v Power, além de queimar as velas queimou o cabo de velas
@@semprenacabeça provavelmente, ou elas estavam mal ajustadas, ou seu sistema de ignição já não estava 100%
@@semprenacabeça primeira vez que eu vejo esse problema com essas velas, da uma olhada se são originais mesmo.
@@semprenacabeça Garantia, cobre seus direitos. Não importa o material do eletrodo, isso não deveria acontecer!
Eu tinha uma Fan 2012 Esdi, Com bela de iridium ela ficou mais econômica, ganhei 3 km por litro na gasolina, e no álcool ficou melhor em dias frios.
Eu tenho na minha fan,ela ajuda a diminuir a carbonização de motores somente a gasolina,a minha grilava bastante,agora com a vela diminui bastante,acredito que o motor deve estar bastante carbonizado,vou começar a colocar perfect clean periodicamente.
É incrível como nas motas a vela de iridium dá uma diferença, tive um CG EX 2013 (famosa Mix) e por duas vezes coloquei vela de iridium e o rendimento de combustível melhorou ligeiramente e também ao utilizar álcool em dias frios melhorou muito.
@@PedroHenrique-lu3vx sim eu não coloquei pensando em potência mais um melhor funcionamento do motor.Ate o cheiro da queima fica diferente.
Já coloquei a vela de iridium,nanotech condicionador de metais e agora vou colocar perfect clean.
E senti a diferença,vale a pena.
Em moto carburada fica melhor ainda.
@@jhonatanbassani4861 em moto nem vale apena colocar perfect clean, nunca vai limpar 100% nem 30% se duvidar, pega vc mesmo e tira o cabeçote e faz uma limpeza na cabeça dos pistoes com car 80 e uma escovinha rotativa na furadeira mesmo ou uma lixinha, se fosse em carro ai sim nao vale mt apena desmontar, mais na moto e tão facil e barato, ao envez de comprar o perfect clean compra as juntas pra vc executar o serviço.
@@filipealexandre7025 eu sei que não vai limpar 100% ,mais já vai melhorar bastante e pretendo usar periodicamente,não estou querendo fazer nada muito evasivo pois se der alguma merda não tô com condições no momento de mexer.É um pouco simples mexer quando vc já tem prática.Fora que precisa de um torquímetro tbm.
muito legal a qualidade das imagens, parece um filmezinho
Parabéns pelo vídeo.. sempre tive essa curiosidade pois até então os conteúdos ofertados sempre foram baseados na literatura técnica ou no achismo.. mais nunca num teste em Dino.. de novo, parabéns e continue essa série que tá sendo incrivelmente esclarecedora..
Muito, muito obrigado pela força!!
Carai marciao que canal top! Nem conhecia, tem tudo que to procurando. Parabens man 👏👏👏
A vela de iridium tem uma centelha mais forte, dado pelo fato de o irídio ser um metal nobre e mais resistente foi possível reduzir a massa do eletrodo inferior preservando sua durabilidade, essa redução de massa possibilitou uma redução na perda térmica que o pulso de energia gasta para aquecer o eletrodo antes de fechar o arco elétrico, pois o eletrodo inferior é aquecido pelo pulso de energia até que essa energia "escape" em forma de arco elétrico até o outro eletrodo formando assim o arco
A melhoria da centelha se traduz em melhor queima (maior conversão de energia) por isso que a mistura ficou mais pobre a potência aumentou
Por um acaso lhe ocorreu que o sistema de injeção pode estar justamente se adequando a uma queima mais eficiente proporcionada pela vela nova?
Pensei o mesmo
Acredito que tenha sido realmente isso... O sistema foi se ajustando a melhor queima.
O mapa está se ajustando a possível melhor queima da vela de iridium com o Feedback da sonda
Podia fazer um vídeo fazendo tudo que deu “certo” de potência a mais pra ver como ficaria o resultado e a média de valor invertida!
Muito bom esse comparativo , ainda assim , pela questão da durabilidade , vale o investimento nas velas de Iridium 👍🏼
Como eu esperava! A vela iridiun rendeu seus 2 cv so no ajuste da injeção pela melhora na queima da mistura.
Top o vídeo , o que eu sei é que a vela de Iridium tem uma queima mais eficiente acho que ajuda a não carbonizar muito e na economia de combustível
Nota: as duas arruelas usadas em motores de competição, é para evitar o contato do pistão com a vela. Acontece muito nos GM do Corsa.
Teste show! Palmas pra mim que já quebrou uma vela de iridium tentando desenroscar essa cabecinha da vela. Lá fora a ngk já está vendendo velas de ruthenium.
ehauehauhe putzzzz!
Aconteceu o mesmo comigo kkk
Parabéns , pq fez o teste fiel, e não propaganda , coloquei essa vela e meu carro não mudou nada , quanto a durabilidade não posso dizer pq troco as velas e cabos todos os anos ,pq é barato e trabalha redondo o motor .
No cabeçote muito taxado (algumas pessoas condenam o cabeçote, mas ele ainda pode ser utilizado) as vezes a plaina chega até a rosca da vela. Neste caso se usa 2 arroelas para deixar a vela com o eletrodo menos para baixo e o pistão não bater nele. Parabéns pelo vídeo!!!!!
Uma dica para um teste para destaxar um pouco o motor, a ideia seria usar digamos 3 arruelas de cobre em cada vela e assim ganhando o espaço nas câmaras sendo a soma das 3 arruelas algo de 4,5 a 5 mm.. Gostaria de ver um teste deste pra ver se realmente e perde um pouco de taxa ao fazer isto.
A injeção eletrônica se comportou dessa forma porque ela percebeu que estava tendo uma melhor queima devido as novas velas de iridium e os cabos melphis, logo houve ganho real.
Vale a pena essa alteração.
Eu tenho um Passat TS 1980 carburado original e quando coloquei as velas de iridium no desempenho não ouve muita diferença , mas ficou com a lenta muito mais regular e como eu ligo o carro praticamente uma vez por semana a partida a frio ficou muito melhor e quando troco o óleo e verifico as condições da vela estão sempre limpas, esclarecendo que as velas anteriores tinham menos de 100km e eram de boa marca e posso garantir que as condições de manutenção antes e depois da iridium eram as mesmas pois eu mesmo faço a manutenção e no meu caso valeu muito a pena.
7:12 puxada foi forte, puxou até o pé do rapaz que passou no fundo kkkkk
no mais, vlw por mais um excelente vídeo Murta!
Aqui na minha região chama-se trupicão !!
kkkkkkk
Acho que esse resumo final está correto. Se a vela de iridium durar mais, a ponto de compensar o custo da troca de velas, será positivo usar.
A diferença de potência percebia vem da queima da própria vela, nenhuma vela rende tudo após a instalação, tem que rodar um pouco, o certo seria agora instalar a vela seria dar umas voltas esticando um pouco as marchas, o fato da mistura dar uma empobrecida só prova isso, após a primeira puxada sem que a vela chegou em sua eficiência, ela consegue queimar melhor a mistura e é preciso na sonda, para tirar a dúvida deveria ter voltado a vela antiga e tirar a prova, fica a dica. Do mais parabéns pelos testes, muito bom conteúdo, super indico para meus amigos
Gostaria de sugerir um teste para ser feito: que tal experimentar tuchos de velas no motor para ver a perda de rendimento e também testar os graus térmicos para compensar o uso desses tuchos.
Adição de arruelas na vela de ignição diminui a taxa de compressão dos cilindros? Precisa calcula o volume de cada arruela... ínfimo acredito, no entanto sugiro mais passadas de dinamometro porque há uma tendencia de adaptação da injeção a partir da terceira passagem.
O ponto é, se você tem uma queima mais eficiente por parte da vela, a injeção não precisa injetar tanto combustível. A sonda vai identificar como está a mistura e se moldar a partir disso.
Gostaria de ver testes com outros motores, mais modernos, para ver se há uma eficiência maior.
Pulem pra 14:15
Esse ajuste da injeção no final pode ser pelo fato da vela queimar melhor tmb...
Essas velas não funcionariam melhor com as bobinas adequadas?? Pois com as bobinas certas (geralmente individuais) elas fazem um lazer e não simplesmente um pulso comum.
Curto muito seu canal você e um cara muito humilde 👍
Outro comentário é o cara tropeçando lá atrás aos 7:12 😂😂😂😂 momento cômico do vídeo.
ehauheauhea acontece direto!
Kkkkkkk eu vim aki ver se alguém mais tinha visto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkk
Show, vcs são bons. Matou a teima de MT gente.
teve melhoras mesmo a centelha das velas são melhores a central capito isso e diminui o consumo por causa que a central intendeu que as velas ia da um rendimento bom e diminuiu o tempo do bico e melhorou de potência e economia porque a intenção do istema de injeção e justo isso melhor o desempenho e continua a economizar na qual o engenheiro projeto ela pra esse fim. um abração amigo
Resumindo se for tudo Original, trocando somente a vela. O seu ganho será apenas na durabilidade da peça. Agora fazendo o conjunto completo, cabo, vela, filtro é uma preparação ajustável você ter um ganho em tudo 🤙🏻🙏🏻
Coloquei vela de iridium na minha Fan 150 quando ainda era original e senti diferença logo de cara no funcionamento do motor. Acredito que deve melhorar a queima.
O motor ficou com um ronco mais macio se é assim que posso dizer. Parecia um funcionamento mais linear.
Depois acostumei e não percebi mais diferença.
Agora em questão de consumo e potência não tem como perceber nada.
Esse série de vídeos tem sido basicamente uma enciclopédia, a palavra FODA resume basicamente meu sentimento ao ver todos. Parabenizar o Murta e o pessoal da Made for Street, esses vídeos tão tirando tantas dúvidas que eu tinha. VOCÊS SÃO FODA!
Tamo junto! Estamos aqui para agregar!! =)
Abs!
Jornalista investigativo automobilistico q a gente respeita. O Murta ta fitness , coisas do coração ouuu ouuu...
Excelente vídeo! Onde consigo a informação da folga da vela? No meu caso Onix Plus Aspirado 2023.
Vale comentar, no vídeo foi ressaltado a questão de durabilidade das velas. Porém, acredito que em cenários onde as condições da câmara de combustão geram resistência para a centelha, seria o caso de motores sobre alimentados, as velas de iridium se sobressaiam a velas comuns dado a melhor condutibilidade do material.
Sobre as velas adorei os comentários, foram esclarecedores.
Falando de arruelas a mais nas velas já li que se coloca mais arruelas para virar o eletrodo terra para um determinados ponto.
Será q as velas originais estavam com a queima diferente pelo tempo de uso gerando esta diferença de combustível na injeção?
Ja testei vela de Iridium em alguns motores. O único que senti alguma diferença útil, foi em um mitos de CG, que a lenta no motor frio ficou mais estável...
Eu tbm senti muita diferença na minha tornado. Já no carro não
E consumo ?
@@Junikao consumo não diminui viu, lenda
Com o acontecido nas últimas medições deveria ter voltado com as velas originais para ver se a vela é causa da diferença. Outro fator importante é ter ambas as veles com uma certa "idade". Sugiro rodar uma certa distância com cada tipo e aí fazer os testes.
Mais um excelente teste, Murta!
Lembro que, anos atrás, coloquei velas de Iridium no meu Focus e tive a ligeira impressão de o carro perder rendimento e depois de alguns dias normalizar
Pode ser efeito placebo tbm, Jacson... Ou pode ser realidade hahaha. Não sei, de verdade, não sei..
Cara, coloquei tbm iridium grau 13 no meu duratec, que é a recomendada, não tenho sonda wide, e nao fiz o remap ainda, 💩, mas coloquei coletor pleno cornetado Cosworth e escape full 2.5", resultado: deu falta e duas velas literalmente derreteram e perdi o cabeçote.. rsrs
Aplausos para mim 👏🏼👏🏼👏🏼
Pelo menos agora to fazendo do jeito certo.. kkkk
Ah.. daí coloquei novamente as velas convencionais que já estavam rodando nessa mesma configuração à uns 4 meses e nunca havia dado problema..
Tive essa mesma impressão quando coloquei no gol 16v, mas a diferença que o motor "fica mais macio" nas retomadas! e sempre manteve a media de 12km dentro da cidade, hoje no meu gol 1.8 ja coloquei tambem as de iridiun!
@@EspíritoéVocê vixe. Aí deu ruim... 😅
Mas agora esse Focus deve ter ficado uma delícia de andar
@@ALTARPM nem eu tenho certeza 😅
Não fosse o consumo ter aumentado um pouco nos primeiros dias e depois voltando ao patamar normal (acho que a injeção se ajustando) eu acharia que era só efeito placebo mesmo
O que percebi, como leigo, é que o motor passou a girar mais livre e fazer menos esforço pra ganhar rotação com as velas de Iridium. Difícil saber se realmente são elas as responsáveis por isso.
Vela de iridium tem menos centelha que vela comum de cobre, ela só dura muito mais, performance? Vela comum...
Puxa, eu queria ver este teste no consumo, como ficaria. No mais, aparentemente não muda o torque e potencia. O último resultado é continuar observando se é a injeção se ajustando. Talvez com este ganho possa ter melhorado até o consumo. É observar.
Abraço
Murta você planeja fazer um video da série "como funciona" explicando mais detalhes das velas, seu video hoje foi mto explicativo mais ainda tenho algumas duvidas em relação as chamadas "velas quentes" e "velas frias" e suas aplicações. Conteúdo sensacional como sempre!
Isso mesmo. Vai ficar muito bom. Pois a diferença basica é que a fria absorve mais calor da camara de combustão para o bloco do motor e a quente ja não absorve tanto, e pra cada vela e diferença de fabricante tem é claro o seu fator ou coeficiente de absorção. Isso ficaria muito legal nos testes do dinamômetro e verificação das curvas no grafico para estudos e aprendizado. Espero também que surja mais uma nova saga ou vídeo de cabos e velas e porque também não alguns modelos de bobinas. Fica a dica ALTA RPM!!!!🙃
para correr e andar no talo.... as velas seriam as racing... sugiro para teste futuro
Será que uma queima mais eficiente por parte das velas de Iridium não alterou os gases resultantes da queima, mudando a leitura da sonda, fazendo com que a injeção empobrecesse a mistura, diminuindo o consumo e elevando a potência?
Novamente fica a dúvida se o aumento de potência vem do item testado ou da injeção se corrigindo. Devia fazer os testes com carro carburado, mais estável.
Eu instalei vela Iridium no meu uno e eu senti que melhorou principalmente em baixa..
Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼 pelo trabalho
muito obrigado!!
Testa quando for turbo depois, com Gap e etc... Se possível
Up tsi
Up mpi
Como montar o projeto consciente e eficiente! O murta é muito camarada da gente que ele nem conhece, isso sim é PROFISSIONALISMO!
Tem uma lógica aí na econômica vou experimentar no meu gol g6 pois com a vela de iridium extraterrestre queima melhor consequentemente a sonda e a injeção vão empobrecer a mistura gerando economia faz todo sentido além da durabilidade da vela claro e vi uma performance um tiquinho melhor aí
Murta Show de vídeo 👍👍👍 Parabéns 👏👏👏
Recentemente eu assisti um vídeo no TH-cam onde o apresentador testava 4 tipos de velas diferentes na bancada, começando pela oringial de um veículo até chegar na de Iridium. Fiquei impressionado com a centenha da vela de Iridium. Muito superior as demais.😮😮😮
Parabéns pelo vídeo. Eu acho que seria bacana testar todos esses caprichos juntos, filtros RS, velas de Iridium , cabos, enquadramento de comando, etc e verificar o rendimento...
Cara, conheci teu canal hoje e que vídeos são esses. Tops de mais.
Mais um inscrito.
Faz um videos testando todas as melhorias q ganharam potência pra ver o quanto ele pode dar com esses detalhes.
VOCÊS PODÍA TESTAR O CHIP DE POTÊNCIA QUE VENDE NO MERCADO LIVRE
Bem interessante, estava pensando em trocar por estas novas velas as do meu Ford Hiboy 1932 que está com o motor V8 do Lexus LS400 e tinha algumas dúvidas , acho que daria um bom resultado por ser um motor grande e com boa cavalaria e torque. Valeu Murta ajudou na decisão pois barato não vai ficar rsrsrsrs. Marcelo Confraria de Antigos de São Miguel Paulista SP
Estou com as velas de iridium num Palio Fire 1.4, há pelo menos 20mil km não notei melhora perceptível no desempenho, tiro as velas entre 5 e 10mil km para inspeção, estão ótimas, velas normais já estariam quase pedindo arrego. Na minha opinião praticamente dá elas por elas, ou você desembolsa mais de uma vez e tem uma vela que praticamente vai durar até você retificar o motor ou vai trocando sempre no máximo a cada 30mil km.
Murta. Vc e o cara irmão . Sempre nos favorecido muitas dúvidas e curiosidades!!! Parabéns 👏
Tmj!!! Estamos aí pra agregar =)))
Valeuu a força!
Abração!
Ooooo Murta, não sei se vc percebeu, mas, a 7:12m o rapaz levou um capote lá atrás.
Seria muita força? 👀👀
Murta as vezes as velas Iridium queimaram de forma mais eficiente e homogênea e o módulo foi corrigindo para mais magro por uma manobra de economia de combustível ou talvez menor emissões de poluentes.
Eu uso conosco melpis é as velas de iridiun no meu opala 6cc turbo na gasolina, ficou bom
Cabos de velas desportivos na verdade suportam maior tensão no caso de uma ignição de performance para carros turbo (pois sim quanto maior a pressão, maior a dificuldade em centelhar dentro do cilindro).
Cara, da gosto de ver o millenium falcon. Olha essa frente, toda alinhadinha! Que carro bonito.
Testa se escape direto muda a potencia em carro original, ou vc perde em baixa
Excelente comparativo.
No meu carro, eu tinha problemas pra ligar ele... Sempre a primeira partida do dia era um parto, as velas de Iridium me ajudaram nisso e na durabilidade. Não percebi nenhuma outra diferença.
Legal o teste, só uma questão velas que usam chave 16" em vez de 21", tem a ceramica mais fina, ficando folgada no cabo de velas, acredito que a curto prazo não influencie, mas pode fazer com que tem mais facilidade de fugir corrente com o tempo.
Creio que em um carro carburado, onde a mistura ar/combustível é menos perfeita como em um injetado, tenha algum rendimento notável.
Sóóó testando para saber, chefe... Eu realmente não sei.
Abs!
Na minha opinião, deveria testar em motores mais novos, tipos os EA111 1.6.
Polo Gol Fox etc. Injeção eletrônica mais atual.
Se a alteração tiver alguma mudança ela vai acontecer independente da idade do motor.
Ah sim, ele vai comprar um carro novo só pra testar bugiganga, cara. Se toca, bicho.
Se o negócio funciona, ele vai funcionar em qualquer carro injetado, o princípio de funcionamento das injeções é exatamente o mesmo, única diferença é que as mais novas trabalham no limite da mistura pobre pra gerar mais rendimento com o mínimo de consumo e emissões possível..
Como ele mesmo falou, o gol é um futuro projeto de arrancada. Ninguém anda mexendo em ea111 só pra ganhar 2 ou 3cv
@@raphaferry1 eu no meu fox
🤡
Ea111 vai quebrar na hora que por a vela kkkk motor ruim sa porra