Tive da cafeteira genérica e tenho as Bialetti, todas de alumínio, e realmente faz toda diferença ser da marca original! Com ela o sabor e o aroma não alteram! Até pesquisei mais para ver se eu estava forçando essa impressão, mas procede! Como o produto final é o café, vale o investimento!
Sim, Carol! Depois desse vídeo tivemos a oportunidade de realizar o teste. Realmente, algumas genéricas talvez pela baixa qualidade do alumínio, deixam sabor residual na bebida. Não somos muito apegados nesse lance de marca, mas nesse caso, como você falou, faz toda diferença! 😊 Obrigado pelo comentário! 😉
Uma q comprei em Toronto há oito anos faço c ela tampa aberta nunca espirrou me parece q é aço níquel está q comprei cada de fogões espirrava q nem quis usar mais
Tenho 2 cafeteiras bialetti 100% alumínio e não sinto esse gosto do metal em nehuma. Noto que a cafeteira da Bialetti é mais grossa e mais pesada que as cafeteiras "biguás" baratezas. As Bialetti demoram um pouco mais para esquentar em relação as cafeteiras mais baratas que tem menos alumínio em sua estrutura, são mais finas e, por isso, creio que superaquecem rapidamente liberando o gosto do metal na água. É preciso limpar adequadamente esses equipamentos, tanto a bialetti original quanto as ching-lings, pois o café velho que fica impregnado altera o gosto da bebida. Outra idéia interessante é variar os métodos de fazer o café e ter uma comparação sensorial. Ter um bom café coado no papel e no pano, ter uma prensa francesa, e até uma máquina de espresso caseira pode te ajudar a aperfeiçoar o seu paladar e conseguir identificar os sabores que são esperados e pertencem ao café que queremos fazer, e outros que nao são bem vindos. Variando os métodos, por exemplo: fazer um café coado no melitta, onde não usamos nada de alumíno (nem para esquentar a água - tipo leitera de aluminio ou chaleira) pode ajudar a distinguir o sabor desse metal, quando comparamos com o café feito na bialetti de alumínio. Fiz a expereiencia e consegui entender o que é o gosto de plástico e principalmente do filtro de papel no resultado final. E tem a água que também pode interferir e até estar arruinando o nosso café. Enfim, são tantas variáveis... O que não podemos é deixar de beber aquilo que consideramos bom e gostamos, afinal o gosto é de cada um. Mas o alumínio tem um gosto ruim e que não é desejável em qualquer bebida. Por isso é mportante que possamos entender o que é esse gosto de alumínio. Como sugestão, experimente fazer um café "sem café", isso mesmo, passa apenas água na cafeteira. Experimenta essa água quente, deixa ela esfriar, bebe ela fria... depois bebe a agua original para vc ter um parametro e tentar identificar que gosto tem esse aluminio, frio e fervido... É um bom caminho pra identificar o que realmente precisa melhorar no seu café.
Ótimos apontamentos, amigo. Após a gravação deste vídeo (o que já tem algum tempo), pudemos experimentar o café na Bialetti de alumínio. Chegamos a conclusão que realmente é devido a baixa qualidade do material da cafeteira que tínhamos no passado. Enfim, a intenção é realizar uma observação que ao mesmo tempo que temos ótimos produtos "ching ling", o barato também pode sair caro rsrs como no exemplo que citei. Obrigado pelo comentário! Abraços! 🍵
Eu tenho uma da Bialetti e elas são muito bem construída quanto ao café eu ainda não fiz pois meu moedor kingrinder k0 ainda não chegou só falta ele para começar a fazer café nela, eu comprei a de 3 xícaras uma dica que posso dar é que se ela não ficar bem na boca do fogão tem um acessório encontra no mercado livre base para cafeteira italiana é uma grelha redonda de 13x13cm que coloca na boca do fogão assim fica perfeito o apoio para ela não cair.
Sobre a Cafeteira italiana genérica passar gosto de aluminio para o café: Sim, isso acontece. Mas eu aprendi uma técnica pra reduzir muito isso. Basta colocar a água já fervendo na cafeteira, dessa forma ela ficará o menor tempo possível em contato com o fogo e com a água.
Comprei uma cafeteira italiana depois que vcs disseram que o café fica forte e gostei bastante! Ela é simples, não é de inox e aí uma vez que deixei muito tempo no fogo senti o gosto de metal
Tenho a mais dimple nao tem gosto de aluminio no café porque coloco uma colher de sopa de água na parte de cima. Uso café moido, normal e coloco pó de café sem encher o compartimento todo. Fuca muito bom e nao fica nenhum pó a mais. Gosto muito.
Minha cafeteira italiana é com capacidade de fazer 3 xícaras. A marca e modelo são Tognana Stone & Wood. Às vezes, fica, resíduo de pó de café depois de pronto. Mas é uma cafeteira italiana de muito boa qualidade e estou satisfeita com ela. Não é sempre que eu faço café nela. Pq eu prefiro café mais suave e faço mais coado com filtro de papel
A Bialetti também deixa resíduo de café na bebida. Pra não ter essa sujeirinha eu corto filtro de papel da melitta no tamanho certinho pra cobrir o "chuveirinho" e metade da borracha de vedação. Daí antes de montar a cafeteira pra preparar café, eu posiciono esse filtro de papel e espirro água com a mão pra grudar. O resultado é que o café sai bem limpo e também facilita na hora de limpar a cafeteira depois. O problema é que o papel também retém muito dos óleos do café e eu gosto quando tem esses óleos na bebida.
Outra dica: se gosta de café mais suave, dilua o café feito na moka com água quente (bypass). Fiz hoje na proporção de 1:1 e ficou uma delícia o café (a mesma quantidade de café coloca de água).
Que legal, Junior! Muito obrigado! Ela é ideal pra quem gosta do café um pouco mais encorpado, sem contar que é prática de usar. Seja muito feliz com sua aquisição! Grande abraço!
@@marcosling até pode, Marcos! Porém a cafeteira depende da resistência interna que o pó de café oferece. O que pode causar problemas na extração. O correto é ajustar a moagem, mas sempre deixar o compartimento de café preenchido, sem compactar.
Amamos esta cafeteira e usamos diariamente. Temos duas, primeiro uma totalmente de inox, depois uma Bialet. A primeira ficou 'abandonada' por um tempo por conta de sucessivos cafés queimados. Quando compramos a Bialet aprendermos as mesmas dicas citadas no vídeo (menos uma) e daí em diante o desempenho acontece perfeitamente, nas duas cafeteiras, nesta ordem: 1- chama ou potência SEMPRE baixa; 2- água até alcançar a válvula de segurança; 3- café depositado sem compressão no funil; 4- DESLIGAR a chama ou potência no momento que o café iniciar a subir. Obs. Não sabíamos a dica de colocar um tantinho de água na parte superior que, com certeza, deve ser muito proveitosa, no caso de 'perdermos' o instante de desligar o fogo pra não queimar o café. (Esse 'esquecimento' por mais que se cuide, às vezes acontece!) Confirmamos as dicas do vídeo e agradecemos a nova !!!
Se chama cafeteira italiana, portanto a quantidade nominal de xícaras é para café italiano, ou seja, 30ml. No Brasil temos o hábito de tomar café de 50ml, então a conta está fechando direitinho :)
Muito legal seu vídeo! Nunca tinha atentado para o fato de que a válvula precisa ficar virada para o lado oposto ao nosso. Faz todo o sentido e essa dica vale ouro! Eu tenho uma bialetti de 6 xícaras toda de alumínio e confesso que nunca reparei nada de alumínio no gosto ou no aroma dos cafés que faço com ela. Deu até vontade de comprar uma dessas baratas para ver se tem diferença. Rsrsrs Uma coisa interessante é que, assim como você disse, eu gosto mais do café com uma moagem mais grossa, mais parecida com a usada em Hario V60, mas você já comprou o café da marca bialetti próprio para moka? É fininho igual os pós comerciais de outras marcas feitos para coador Mellitta... Acho que não combina. Gera muito resíduo. Vai entender... Abraços e boa sorte no canal!
Fala, Gustavo! Beleza? Amigo, ainda não experimentamos esse café. Talvez seja preconceito nosso em relação ao perfil de torra e esse gosto "peculiar" pelo amargo de algumas regiões da Europa. Rsrsr A gente sempre acaba optando por cafés mais suaves, aí quando você vê na embalagem: "dark roast" já saímos correndo kkkkk Talvez essa moagem mais fina seja uma relação com o perfil de café que os italianos gostam. Obrigado pelo comentário! Abraços ☕️☕️
A que comprei no Canadá aço níquel me parece uso qualquer tipo de café fino médio grosso faço só c tampa aberta nunca espirrou nunca deu problema nenhum .....
Olá! Eu tenho cafeteira italiana bialetti Vênus inox e comprei justamente por causa dessa situação do aluminio interferir no sabor do alimento e contamina-lo quando em contato. Temos que ter alguns cuidados ao usar a moka de aluminio assim como a de inox. Quando fizer a limpeza usando palha de aço escaldar com agua quente ou no minimo passar uma agua extra para retirar o residuo de metal. vlw pelo canal!!!
Olá, Cristiano! Boas dicas. Depois da gravação desse vídeo, pude testar a moka de alumínio original e realmente constatei que o problema era a baixa qualidade do material da minha antiga. Porém, suas dicas não deixam de ser super válidas. Muito obrigado pelo comentário! Grande abraço!
Tenho duas "bialetti". Uma de 3 tazze, adiquirida em 2015 na Itália enquanto fazia intercâmbio... E uma de "6 tazze" adquirida aqui mesmo, pela internet, em 2020... Descobrindo hoje como limpar!😅😅😅
Hahaha que legal, Nádia! Confesso que também levamos algum tempo para descobrir que o famigerado filtro superior era removível rsrsrs aproveitamos para compartilhar aqui no vídeo. Que bom que as informações ajudaram de alguma forma. :) Obrigado pelo comentário!
Você explicou tudo que sempre tive dúvida. Excelente vídeo mesmo. Nunca entendi esse cálculo da quantidade de xícaras que informam nessa cafeteira, porque a quantidade de café extraído é bem reduzido mesmo. Agora sim está explicado. É para um "shot" praticamente, uma mini xícara
Olá, Francielio! Tudo bem? Esse fogão é realmente bom, compramos em uma promoção e pagamos super barato. Usamos ele só para aquecer a água do cafezinho. 😊😊 Obrigado pelo comentário! Abraços
Tem um detalhe que não citei no vídeo que é o "micro pó" ou "fines" (como alguns chamam). Esses são os maiores vilões desse problema que você comentou. O problema é que os moinhos que geram baixo percentual de "micro pó", são muito caros. Um teste que você pode fazer é peneirar o café para remover esse pó fino. Você vai perceber que a bebida vai sair bem mais limpa.
Eu tive uma de marca genérica, até que durou bastante tempo, mas quando estragou eu comprei a Bialetti de alumínio. Não passa gosto de alumínio, não! Eu empresto ela pra vocês ;)
Olá, Luiz! Tudo bem? Ainda não tivemos oportunidade de testá-la, mas tão logo isso aconteça faremos sim um vídeo bem completinho sobre ela. Obrigado pelo comentário! Abraço!
Boa tarde, Leonardo! Embora essa prática seja difundida por várias pessoas, não é recomendada pelo fabricante. O ideal é ter o método de preparo dimensionado conforme a quantidade da bebida que pretende obter. A cafeteira necessita da "resistência" que a quantidade de pó de café irá causar, para que faça uma bebida equilibrada. Utilizar a cafeteira com menos café, pode resultar numa bebida subtraída... mas como tudo isso envolve gosto pessoal e experimentação, vale a tentativa! O que importa sempre é que o resultado na xícara lhe agrade. Obrigado pelo comentário!
Bom dia. Parabéns pelo excelente conteúdo do canal. Acabei de comprar uma cafeteira Italiana Moka simples. Mas aqui sou apenas eu e minha companheira. A dúvida é: fazendo café apenas para 2 pessoas, quanto pó de café devo colocar (e como) para essa quantidade de água (50ml+50ml+20ml extras); porque se eu tiver que completar o espaço para o pó, o café ficará ultra concentrado e forte, pois este foi pensado para o máximo de 6 xícaras de 50ml. Pensei em colocar apenas a quantidade de pó proporcional aos 2 cafés de 50 ml e pressionar um pouco o pó para evitar o espaço na parte inferior e evitar a perda de pressão. Qual seria sua recomendação?
Olá, amigo! Muito obrigado, ficamos muito felizes em saber. Vamos lá para sua questão... A recomendação do fabricante é o preenchimento total do compartimento, pois a "massa" de café irá oferecer a resistência necessária para uma extração no tempo certo, evitando um café sub extraído. Esse é um dos motivos que justifica os diversos tamanhos de cafeteiras que encontramos no mercado. No entanto, quem manda é a xícara! Nada impede a experimentação, desde que o resultado final lhe agrade. Nesse caso eu tentaria dividir a capacidade máxima de pó de café por 6, para saber a porção correspondente por dose. Como forma de compensar, deixaria a moagem levemente mais fina, para tentar evitar a sub extração. Não há necessidade de compactação, pois com a pressão interna, provavelmente o café será comprimido contra o filtro superior. Obrigado pelo comentário! Abraços!
Amigo, Muito interessante este vídeo sobre a “Cafeteira Italiana Moka”, eu estou aguardando a chegada da minha Cafeteira, ao assistir este vídeo, a dificuldade que me apareceu antes desta cafeteira chegar é que tipo de café, marca, tipo da moagem, etc., é a mais recomendado para ser usado neste equipamento, para evitar possíveis problema na hora de filtragem. Gostaria que alguém me ajudasse a esclarecer melhor, que tipo de café tenho de PROCURAR NO MERCADO, como eu identifico se Moagem é fina, media e grossa para ser usada nesta nova cafeteira.
Olá, Robelio! Tudo bem? Vamos lá... Para que a cafeteira funcione bem o ideal é comprar o café em grãos e fazer a moagem um pouco mais grossa que o tradicional. Caso você não tenha o moedor, pode procurar por uma torrefação que realize a moagem no ato de embalar, aí você pode solicitar uma granulometria um pouco maior que a tradicional. O senhor pode comprar o café da marca da sua preferência ou se quiser conhecer nosso trabalho, será um prazer atendê-lo. Aí já mandamos na moagem adequada para a moka. Um grande abraço e obrigado pelo comentário! 😊
Oi, Elaine! Em termos de qualidade ela é indiscutivelmente boa. É mais questão de se ajustar com ela por produzir uma quantidade pequena de café e gostar do café um pouco mais forte. É uma cafeteira pra vida toda! No que pudermos ajudar, conte com a gente! 😊 Obrigado pelo comentário!
Eu estou em dúvida entre a Bialetti Moka tradicional ou a Brikka, esta que faz café com crema (tem uma válvula interna que aumenta a pressão). Eu moro sozinho e gosto de tomar cerca de 200 ml de café com 50 ml de leite, será que compro a de 4 ou 6 xícaras? Obrigado!
Olá, Fabiano! Tudo bem? Olha, mesmo morando sozinho, escolheria a de 6 xícaras. Não vai sobrar muito café e se eventualmente você beber um pouco mais que essa quantidade ela vai lhe atender. Considere 6 xícaras de "cafezinho". A quantidade que ela prepara realmente é pequena. Obrigado pelo comentário! 😊
Acho que vale a pena, Kadu! Apesar de nunca ter testado esse modelo, não conheço uma equivalente de menor preço que tenha a mesma proposta. Vale lembrar que outro responsável pela crema do café é o residual de CO2 gerado no processo de torra, por isso que para café espresso recomenda-se um café com torra recente. Acho que a combinação da Brikka e um café recém torrado, vai proporcionar o resultado que você espera. Obrigado pelo comentário! ☕️ 😊
Olá, Elisabete! Acredito que funcione, porém não é recomendado. Além da gordura, outros compostos do leite passarão a se acumular na parte interna, dificultando a correta limpeza e principalmente o entupimento da válvula de segurança. Obrigado pelo comentário! 😊 ☕️
Ótimo vídeo, tenho duas de alumínio paradas, ambas com fundo oxidado, escuro . Nesta cafeteira o café sai com crema ? Pelo processo de extração, o café tem grandes chances de sair queimado ? Última, qual forma, capsulas, elétricas ... É o seu jeito favorito de preparar café? Obg .
Fala, Bruno! Tudo certo, amigo? Vamos lá... a pressão interna da cafeteira italiana não é suficiente para extrair uma crema densa como um café espresso, ela se desfaz muito rapidamente. Porém, esse é o método que mais vai te aproximar do resultado de um espresso, se tratando de um método caseiro. Sobre sair queimado: isso não vai acontecer se você colocar aquela fina camada de água no compartimento superior. Nosso método favorito é a Hario V60, é simples e funcional. A cafeteira italiana e outros métodos, nós utilizamos mais para variar nossa rotina, já a V60 é nossa companheira de todos os dias. Muito obrigado pelo comentário, Bruno! Espero ter esclarecido! Abraços!
Oi, Lauro! Tudo bem? Essa de indução para 6 xícaras que utilizamos no vídeo tem uma base de 11cm. Os outros modelos infelizmente não vou saber te informar. Obrigado pelo comentário! 😊
Olá, amigos! Tudo bem? Isso vai depender da maneira que vocês gostam do café na V60. Nós, por exemplo, sempre utilizamos moagem média/grossa para V60. Nesse caso, a granulometria é super compatível. Obrigado pelo comentário! 😊
A moagem é um ponto complicado mesmo, até porque 90% dos moedores disponíveis no mercado com preços acessíveis, não tem uma moagem uniforme e consistente. É uma dificuldade nossa também.
Fala rapaz bom dia. Eu quando viajei para Curitiba pedi um café e esse estava delicioso. Perguntei ao dono do quiosque como ele fez e que café seria esse. Ele falou que faz na cafeteira italiana e usa o pó melita tradicional. Comprei ambos. Quando fui fazer aqui em casa eu achei o café amargo. Não estava tão gostoso quanto. Depois do seu vídeo sobre a questão do alumínio eu decidi arriscar e comprar uma cafeteria de aço inox da Tramontina. A minha é uma original Mocha Bialleti 100% alumínio. Paguei uma grana e me arrependi. Realmente eu achei o gosto amargo.
Tudo bem, Marcos? Poxa, que pena que ainda não conseguiu atingir os resultados que gostaria. Sobre a cafeteira de alumínio que nós tínhamos, o problema era devido a baixa qualidade do alumínio, não era bialetti, e isso de fato foi resolvido após a aquisição da versão inox. Agora, uma coisa é fato, 90% do amargor de uma bebida é proveniente da torra do café. Acho difícil um café tradicional, seja ele qual for, ainda mais com moagem fina, não ficar amargo na cafeteira italiana. Minha sugestão seria tentar diluir um pouco o café após pronto e como última alternativa, diminuir levemente a quantidade de pó utilizado. Caso contrário, tente migrar para um café gourmet ou especial de torra média. Esses cafés são mais suaves e aromáticos e, com certeza, logo você chegará na bebida que procura. Grande abraço! 😊 ☕️☕️
@@canalcafeinando Fala rapaz, boa tarde. Em primeiro lugar gostaria muito de agradecer pelo retorno. Valeu mesmo. Bom vamos lá. Eu tenho uma cafeteira Bialetti bonita grande, parte de cima preta e parte de baixo em alumínio. Segui a sua sugestão e comprei um café Blend 100% arábico. Coloquei pouco e provei o café. Senti o gosto amargo. Tive que colocar um sachê de xenical e leite para não jogar fora. Estava bem amargo mesmo. Bom, como havia comentado, comprei uma cafeteira de alumínio da Tramontina e chegou realmente agora a pouco e resolvi logo fazer o café nela. Rapaz.. que diferença. Tem aquele sabor amargo? Até tem mas uma coisa beeeem suave. O café está delicioso. Honestamente eu não sei. Ou minha Bialetti (mesmo com a caricatura do Renato Bialetti) é falsificada ou então realmente o alumínio deixa um amargor muito forte no café. Bom, vou deixar apenas uma recomendação para quando comprar uma Cafeteira Italiana (Moka) NÃO COMPRE DE ALUMÍNIO! Só não investi na Bialetti de infusão de alumínio pois achei muito cara. Comprem a de aço inox. Mais uma vez agradeço pela atenção dispensada. Valeu mesmo. Abs.
@@marcossf2004 muito interessante o seu relato, Marcos! Realmente o valor está muito alto para as bialetti, e até então, a questão do sabor ruim estava vinculado ao fato da nossa cafeteira antiga ser qualidade duvidosa rsrsrs Muito obrigado por compartilhar conosco a sua experiência. Grande abraço!
Infelizmente não, amigo. O café solúvel é um produto liofilizado, ou seja, o café já foi preparado/extraído e depois foi desidratado. Sendo assim, seu preparo consiste em apenas adicionar água. No caso da cafeteira, deve-se utilizar o café moído normal. E este passará por um processo de extração durante o preparo. Espero ter esclarecido! Grande abraço e obrigado pela pergunta!
obrigado pela explicação, eu irei compra-la, e comprar o café moído normal hehe, geralmene uso soluvel pela praticidade mas meu amigo me indicou essa cafeteira, irei aderir, obrigado de coração pela sua explicação, evitou uma tragedia kkk@@canalcafeinando
Oi. Eu gosto de café forte, porém com um pouco de açúcar. Será que pode colocar açúcar na parte de cima, antes do café ser coado?? Você pode me orientar, quanto a isso?
Olá, Sandra! Tudo bem? Não recomendo colocar açúcar na cafeteira, ele pode começar a caramelizar e isso vai dificultar a limpeza. Se você adoça o café, recomendo fazê-lo direto na xícara. 😉 Espero ter ajudado! Obrigado pelo comentário. 😊
@@canalcafeinando sou de uma cidadezinha chamada Areia, no interior da Paraíba. Aqui é bem comum o uso de uma cafeteira de pressão que lembra a Moka, só que sem essa chafariz (á água sobe por pressão no pó do café que fica na parte de cima que tem um filtro bem mais fino que a Moka, depois que desliga o fogo, o café desce para a base que ficava a água.) A daqui estava meio sofrida e a gente estava desejando uma que fizesse menos café pq a daqui só ficava um café bom a partir de 700ml, o que é muito. Já que a gente tá acostumado com esse estilo de cafeteira, decidi comprar uma Moka da MimoStyle de 300ml. Meu objetivo era simplesmente pegar um produto de qualidade durável e que fizesse menos café, não estava atrás de uma experiência de "excelência". Infelizmente não me atentei à questão da moagem. Já foi enviado o pedido 😅.
@@luanderson.ferreira fique tranquilo! Mesmo assim acho que vale a pena tentar, ainda mais por você já ter a experiência com uma cafeteira semelhante. O dia que você quiser avançar nesse processo, pode adquirir um moedor e passar a comprar cafés em grãos pela Internet. de alguma torrefação do seu estado (para baratear o frete). Mesmo assim, creio que ficará satisfeito com a cafeteira. Depois nos conte como foi a experiência e o que pudermos ajudar, conte conosco. 😊😊
@@canalcafeinandochegou hoje. Testei e digo que me preocupei de besta. Testei com o café são braz família torra media (o mais tradicional da Paraíba) e ficou delicioso. Minha mãe adorou também. Imagina se um usasse um do bom? Acredito que limpando ela bem, n irei ter dor de cabeça com o filtro. Agora me interessei por cafés especiais com uma cafeteira dessa.
Sempre ouvi dizer que a cafeteira italiana queima o café após a extração, devido a temperatura das peças. Nunca consegui fazer um bom café utilizando este sistema, mas também não sou bom "fazedor de café". Kkkk
Ahhh, com certeza é modéstia tua. Você sempre faz comentários interessantes sobre café. Esse modelo é super prático, mas por outro lado não permite muitos ajustes na extração. Talvez seja apenas uma questão de gosto pessoal. :)
Não pode lavar muito, de forma que machuque a película de óxido de alumínio que se forma na superfície. Lave só com água quente, sem sabão, detergente, vinagre ou esponja. Aí não fica com gosto de alumínio, que inclusive é tóxico.
Eu posso te garantir que a cafeteira genética não entrega o mesmo café. Não mesmo. Quando a minha Bialetti queimou, eu comprei a genética, porém a decepção e a frustração foram enormes. Aí comprei outra Bialetti, desta vez de inox. E não achei diferença no café. Acredito que a grande diferença da original para a genética não seja ser inox ou não, mas a VÁLVULA. A da Bialetti fornece a pressão certa para a extração do café.
É apenas uma "propensão", Augusto! Não uma regra! Dá mesma forma que o Mellita de 1 saída, tem propensão a reter em relação a uma V60. Obrigado pelo comentário! Abraços 😊
Olá, Ana! Que legal, nós já tivemos contato com ótimas cafeteiras genéricas. Não é regra que apenas a Bialetti é boa, porém é inegável que a construção das originais é mais robusta e duradoura. Conforme nosso relato, o modelo que tínhamos deixava um sabor residual de alumínio, coisa que só fomos descobrir quando compramos outro modelo. Levamos sempre em consideração o "custo x benefício". Tem muito equipamento de qualidade longe de marcas e o marketing que fazem pela internet. Se puder, compartilhe conosco mais detalhes da sua cafeteira. Nossos contatos estão na descrição do vídeo. Muito obrigado pelo comentário! Abraços! :)
Ela não apita! Não sei se isso é positivo ou negativo... Lembrei daquelas leiteiras antigas, o apito também era chato demais! Kkkkk Obrigado pelo comentário! 😊 ☕️ ☕️
Se reparar no vídeo eu falei que é uma tendência do método e não uma regra. Se formos abordar a parte química de uma extração, certamente o vídeo se tornaria chato e inacessível para boa parte das pessoas. Mas fico feliz que isso não seja um problema para você. Obrigado pelo comentário! ☕️ ☕️ ☕️
Olá, Clara! Tudo bem? A nossa de indução está firme e forte. A antiga quebrou, porém deixamos cair no chão. De qualquer forma foi uma queda bem leve, também achamos um tanto frágil. Obrigado pelo comentário! Grande abraço!😊
Que pena, estava pesquisando pra comprar uma mas gosto mesmo é de café fraco, se tomasse leite poderia completar mas não tomo e esquentar outra água pra misturar e deixar fraco com certeza será bem chato. O jeito é comprar uma cafeteira normal e fazer o café fraco que eu amo.
Olá, Nilvana! Tudo bem? Pois é, a cafeteira italiana tem essa característica de fazer cafés mais intensos. Você até consegue ajustar usando uma moagem mais grossa, mas não é a praia dela. Uma recomendação seria uma Hario V60 ou até mesmo uma Aeropress, essa última é um método bem divertido, porém prepara apenas 250ml por vez. Qualquer coisa, pode contar conosco! 😉 Obrigado pelo comentário! Abraços!
@@jennerjcruzful em testes que realizamos recentemente, colocar menos pó trouxe uma extração muito rápida e bebida adstringente. O correto é ajustar a moagem e completar o compartimento. O próprio manual da bieletti recomenda que seja feito desta forma. (completar de café até em cima, sem compactar.)
@@terezalumeck6915 ... Não é verdade... Você deve diminuir o fogo para a água passar mais lentamente pelo pó. Numa regra geral, na bialetti de 6 xícaras (300ml), eu recomendo o seguinte: 20g de pó e 135ml de água para produzir 100ml de café e 30g de pó e 200ml de água para produzir 150ml de café. Lembrando que eu moo meus grãos, sempre de torra média. Quanto mais fina a moagem, mais o pó rende, porém a bebida ganha mais amargor.
Tive da cafeteira genérica e tenho as Bialetti, todas de alumínio, e realmente faz toda diferença ser da marca original! Com ela o sabor e o aroma não alteram! Até pesquisei mais para ver se eu estava forçando essa impressão, mas procede! Como o produto final é o café, vale o investimento!
Sim, Carol! Depois desse vídeo tivemos a oportunidade de realizar o teste. Realmente, algumas genéricas talvez pela baixa qualidade do alumínio, deixam sabor residual na bebida.
Não somos muito apegados nesse lance de marca, mas nesse caso, como você falou, faz toda diferença! 😊
Obrigado pelo comentário! 😉
Uma q comprei em Toronto há oito anos faço c ela tampa aberta nunca espirrou me parece q é aço níquel está q comprei cada de fogões espirrava q nem quis usar mais
@@canalcafeinando mas espirrava c tampa aberta
Legal muito boa informação
Tenho 2 cafeteiras bialetti 100% alumínio e não sinto esse gosto do metal em nehuma. Noto que a cafeteira da Bialetti é mais grossa e mais pesada que as cafeteiras "biguás" baratezas. As Bialetti demoram um pouco mais para esquentar em relação as cafeteiras mais baratas que tem menos alumínio em sua estrutura, são mais finas e, por isso, creio que superaquecem rapidamente liberando o gosto do metal na água. É preciso limpar adequadamente esses equipamentos, tanto a bialetti original quanto as ching-lings, pois o café velho que fica impregnado altera o gosto da bebida. Outra idéia interessante é variar os métodos de fazer o café e ter uma comparação sensorial. Ter um bom café coado no papel e no pano, ter uma prensa francesa, e até uma máquina de espresso caseira pode te ajudar a aperfeiçoar o seu paladar e conseguir identificar os sabores que são esperados e pertencem ao café que queremos fazer, e outros que nao são bem vindos. Variando os métodos, por exemplo: fazer um café coado no melitta, onde não usamos nada de alumíno (nem para esquentar a água - tipo leitera de aluminio ou chaleira) pode ajudar a distinguir o sabor desse metal, quando comparamos com o café feito na bialetti de alumínio. Fiz a expereiencia e consegui entender o que é o gosto de plástico e principalmente do filtro de papel no resultado final. E tem a água que também pode interferir e até estar arruinando o nosso café. Enfim, são tantas variáveis... O que não podemos é deixar de beber aquilo que consideramos bom e gostamos, afinal o gosto é de cada um. Mas o alumínio tem um gosto ruim e que não é desejável em qualquer bebida. Por isso é mportante que possamos entender o que é esse gosto de alumínio. Como sugestão, experimente fazer um café "sem café", isso mesmo, passa apenas água na cafeteira. Experimenta essa água quente, deixa ela esfriar, bebe ela fria... depois bebe a agua original para vc ter um parametro e tentar identificar que gosto tem esse aluminio, frio e fervido... É um bom caminho pra identificar o que realmente precisa melhorar no seu café.
Ótimos apontamentos, amigo. Após a gravação deste vídeo (o que já tem algum tempo), pudemos experimentar o café na Bialetti de alumínio. Chegamos a conclusão que realmente é devido a baixa qualidade do material da cafeteira que tínhamos no passado.
Enfim, a intenção é realizar uma observação que ao mesmo tempo que temos ótimos produtos "ching ling", o barato também pode sair caro rsrs como no exemplo que citei.
Obrigado pelo comentário! Abraços!
🍵
Eu tenho uma da Bialetti e elas são muito bem construída quanto ao café eu ainda não fiz pois meu moedor kingrinder k0 ainda não chegou só falta ele para começar a fazer café nela, eu comprei a de 3 xícaras uma dica que posso dar é que se ela não ficar bem na boca do fogão tem um acessório encontra no mercado livre base para cafeteira italiana é uma grelha redonda de 13x13cm que coloca na boca do fogão assim fica perfeito o apoio para ela não cair.
Excelente vídeo! Muito didático. Ótimas dicas
@@JulioCesarTinoco Muito obrigado, amigo! ☕️😊
Beleo vídeo explicativo agradeço!
Sobre a Cafeteira italiana genérica passar gosto de aluminio para o café: Sim, isso acontece.
Mas eu aprendi uma técnica pra reduzir muito isso. Basta colocar a água já fervendo na cafeteira, dessa forma ela ficará o menor tempo possível em contato com o fogo e com a água.
Fala, Gabriel! Tudo bem? Ótima dica, amigo! Vamos testar assim que possível.
Muito obrigado pelo comentário! Abs.
Comprei uma cafeteira italiana depois que vcs disseram que o café fica forte e gostei bastante! Ela é simples, não é de inox e aí uma vez que deixei muito tempo no fogo senti o gosto de metal
Que legal! Outra coisa bacana é não precisar ficar comprando filtros. Que bom que está gostando desse método :) Abs!
Quero uma cafeteira com pasto de soma e do e boa
Tenho a mais dimple nao tem gosto de aluminio no café porque coloco uma colher de sopa de água na parte de cima. Uso café moido, normal e coloco pó de café sem encher o compartimento todo. Fuca muito bom e nao fica nenhum pó a mais. Gosto muito.
Obrigado por compartilhar sua experiência conosco, Luiza! ☕️❤️
Notei que a minha subiu resíduo "pó" alguma dica pra não acontecer?
Minha cafeteira italiana é com capacidade de fazer 3 xícaras. A marca e modelo são Tognana Stone & Wood. Às vezes, fica, resíduo de pó de café depois de pronto. Mas é uma cafeteira italiana de muito boa qualidade e estou satisfeita com ela. Não é sempre que eu faço café nela. Pq eu prefiro café mais suave e faço mais coado com filtro de papel
Que legal, Erika! Existem ótimas opções alternativas à Bialetti! Obrigado por compartilhar conosco! Abraços! ❤️☕
A Bialetti também deixa resíduo de café na bebida. Pra não ter essa sujeirinha eu corto filtro de papel da melitta no tamanho certinho pra cobrir o "chuveirinho" e metade da borracha de vedação. Daí antes de montar a cafeteira pra preparar café, eu posiciono esse filtro de papel e espirro água com a mão pra grudar. O resultado é que o café sai bem limpo e também facilita na hora de limpar a cafeteira depois. O problema é que o papel também retém muito dos óleos do café e eu gosto quando tem esses óleos na bebida.
Outra dica: se gosta de café mais suave, dilua o café feito na moka com água quente (bypass). Fiz hoje na proporção de 1:1 e ficou uma delícia o café (a mesma quantidade de café coloca de água).
Curti muito seu vídeo! Comprei uma de 9 xícaras Bialletti nunca tinha ouvido falar nela. Mas estou adorando.
Que legal, Junior! Muito obrigado! Ela é ideal pra quem gosta do café um pouco mais encorpado, sem contar que é prática de usar. Seja muito feliz com sua aquisição! Grande abraço!
Como sempre, uma aula! Ainda não tenho uma dessas, pretendo comprar! Parabéns pelo vídeo!
Muito obrigado, Mauricio! Como sempre, dando aquele apoio! :)
De fato, todos os cafés que fiz ficaram realmente muito fortes. Não é muito do meu gosto, mas realmente é um sistema prático e rápido.
Sim, nós também somos adeptos de cafés coados mais suaves. Por conta disso, a italiana é usada com bem menos frequência.
Eu não pode colocar menos café?
@@marcosling até pode, Marcos! Porém a cafeteira depende da resistência interna que o pó de café oferece. O que pode causar problemas na extração.
O correto é ajustar a moagem, mas sempre deixar o compartimento de café preenchido, sem compactar.
É o modo de fazer discordo dele ....
Amamos esta cafeteira e usamos diariamente. Temos duas, primeiro uma totalmente de inox, depois uma Bialet. A primeira ficou 'abandonada' por um tempo por conta de sucessivos cafés queimados.
Quando compramos a Bialet aprendermos as mesmas dicas citadas no vídeo (menos uma) e daí em diante o desempenho acontece perfeitamente, nas duas cafeteiras, nesta ordem:
1- chama ou potência SEMPRE baixa;
2- água até alcançar a válvula de segurança;
3- café depositado sem compressão no funil;
4- DESLIGAR a chama ou potência no momento que o café iniciar a subir.
Obs.
Não sabíamos a dica de colocar um tantinho de água na parte superior que, com certeza, deve ser muito proveitosa, no caso de 'perdermos' o instante de desligar o fogo pra não queimar o café. (Esse 'esquecimento' por mais que se cuide, às vezes acontece!)
Confirmamos as dicas do vídeo e agradecemos a nova !!!
Que tal usar tb um filtro de papel descartável! Já fiz e o café fica excelente, sem resíduos e sem risco de entupir! Ficou tipo expresso de cafeteria!
Ainda não testamos, embora as informações do vídeo tem como base as recomendações do fabricante.
Obrigado pelo comentário! :)
Se chama cafeteira italiana, portanto a quantidade nominal de xícaras é para café italiano, ou seja, 30ml. No Brasil temos o hábito de tomar café de 50ml, então a conta está fechando direitinho :)
Obrigado, Kadu! 😊😊☕️☕️
Muito legal seu vídeo! Nunca tinha atentado para o fato de que a válvula precisa ficar virada para o lado oposto ao nosso. Faz todo o sentido e essa dica vale ouro!
Eu tenho uma bialetti de 6 xícaras toda de alumínio e confesso que nunca reparei nada de alumínio no gosto ou no aroma dos cafés que faço com ela. Deu até vontade de comprar uma dessas baratas para ver se tem diferença. Rsrsrs
Uma coisa interessante é que, assim como você disse, eu gosto mais do café com uma moagem mais grossa, mais parecida com a usada em Hario V60, mas você já comprou o café da marca bialetti próprio para moka? É fininho igual os pós comerciais de outras marcas feitos para coador Mellitta... Acho que não combina. Gera muito resíduo. Vai entender...
Abraços e boa sorte no canal!
Fala, Gustavo! Beleza?
Amigo, ainda não experimentamos esse café. Talvez seja preconceito nosso em relação ao perfil de torra e esse gosto "peculiar" pelo amargo de algumas regiões da Europa. Rsrsr
A gente sempre acaba optando por cafés mais suaves, aí quando você vê na embalagem: "dark roast" já saímos correndo kkkkk
Talvez essa moagem mais fina seja uma relação com o perfil de café que os italianos gostam.
Obrigado pelo comentário!
Abraços ☕️☕️
A que comprei no Canadá aço níquel me parece uso qualquer tipo de café fino médio grosso faço só c tampa aberta nunca espirrou nunca deu problema nenhum .....
Otimo video
Ahh, muito obrigado, Vivian! Grande abraço! ❤☕☕
Olá! Eu tenho cafeteira italiana bialetti Vênus inox e comprei justamente por causa dessa situação do aluminio interferir no sabor do alimento e contamina-lo quando em contato. Temos que ter alguns cuidados ao usar a moka de aluminio assim como a de inox. Quando fizer a limpeza usando palha de aço escaldar com agua quente ou no minimo passar uma agua extra para retirar o residuo de metal. vlw pelo canal!!!
Olá, Cristiano! Boas dicas. Depois da gravação desse vídeo, pude testar a moka de alumínio original e realmente constatei que o problema era a baixa qualidade do material da minha antiga.
Porém, suas dicas não deixam de ser super válidas.
Muito obrigado pelo comentário!
Grande abraço!
Que vídeo bem elaborado. Parabéns pelo trabalho amigo, gostei demais do conteúdo do seu canal. Ganhou um inscrito!
Muito obrigado, Bruno! Grande abraço... ☕️☕️😊😊
Tenho duas "bialetti". Uma de 3 tazze, adiquirida em 2015 na Itália enquanto fazia intercâmbio... E uma de "6 tazze" adquirida aqui mesmo, pela internet, em 2020... Descobrindo hoje como limpar!😅😅😅
Hahaha que legal, Nádia! Confesso que também levamos algum tempo para descobrir que o famigerado filtro superior era removível rsrsrs aproveitamos para compartilhar aqui no vídeo. Que bom que as informações ajudaram de alguma forma. :)
Obrigado pelo comentário!
PERFEITO PERFEITO respondeu o que eu QUERIA!!😍👏👏👏👏👏
Ahh, que bom que nosso vídeo te ajudou de alguma forma! 😊
Muito obrigado pelo comentário! ❤️
Excelente vídeo! De longe, o melhor sobre o assunto! Ganhou mais um inscrito!
Muito obrigado, Realindo. Ficamos muito felizes com teu feedback. Em breve terá novidade por aqui. Seja bem vindo! :)
Mto interessante a história! Parabéns aos organizadores!!!
Muito obrigado, Luciana! :)
Top
Valeu, Herbert! Quando tiver alguma sugestão de conteúdo, é só mandar! Abs
Você explicou tudo que sempre tive dúvida. Excelente vídeo mesmo. Nunca entendi esse cálculo da quantidade de xícaras que informam nessa cafeteira, porque a quantidade de café extraído é bem reduzido mesmo. Agora sim está explicado. É para um "shot" praticamente, uma mini xícara
Brasileiro é adepto da caneca de café. Essa cafeteira deveria ter sido modificada antes de vir para o Brasil. Seis xícaras dá pra beber sozinho kkkkk
@@canalcafeinando hahahaha, exatamente
@@canalcafeinando fica aí uma dica para o desenvolvimento de um produto mais aderente ao gosto do brasileiro
Como sempre, excelente vídeo e explicação, simples mas muito completo.
Muito obrigado, Leonardo! 😊
Esperamos que tenha ajudado de alguma forma.
Grande abraço!
Gostei do modelo do fogão top D+++++++++ ®️💰💰💰
Olá, Francielio! Tudo bem?
Esse fogão é realmente bom, compramos em uma promoção e pagamos super barato. Usamos ele só para aquecer a água do cafezinho. 😊😊
Obrigado pelo comentário! Abraços
Quanta informação legal!!! Adoro as curiosidades! :D
Que bom que gostou, Clarice! Nós encontramos muita coisa legal, mas tivemos que deixar de fora, e mesmo assim o vídeo passou dos 20 min. kkkkk
MUITO INTERESSANTE...
😊
INTERESSANTÍSSIMO QT INFORMAÇÕES VALIOSÍSSIMAS GRATIDÃO 🤗
Ahhh, que legal que você gostou! Ficamos realmente muito felizes. 😊
Muito obrigado pelo seu comentário!
TOP as explicações, como sempre!
Muito obrigado, Marisa! :)
Obrigado pela explicação
Adoro cafe incorpado.😊😊😊
Obrigado, muito bom 🤠
🤘🤘🤘
Também sempre fiz o café e notei que subia muito pó para a cápsula de cima. Era porque o café estava muito fino. Show!
Tem um detalhe que não citei no vídeo que é o "micro pó" ou "fines" (como alguns chamam). Esses são os maiores vilões desse problema que você comentou. O problema é que os moinhos que geram baixo percentual de "micro pó", são muito caros.
Um teste que você pode fazer é peneirar o café para remover esse pó fino. Você vai perceber que a bebida vai sair bem mais limpa.
@@canalcafeinando uauuuuu, caramba, que dica legal. Nunca soube disso. Muito obrigado mesmo.
Boas dicas, um dia quem sabe terei uma dessas.
É muito boa, além de ser prática! :)
Eu tive uma de marca genérica, até que durou bastante tempo, mas quando estragou eu comprei a Bialetti de alumínio. Não passa gosto de alumínio, não! Eu empresto ela pra vocês ;)
Uma coisa é indiscutível: a qualidade da construção das "Bialetti" é muito superior. Nós vamos adorar fazer esse comparativo
Meu menino como faço para acrescentar leite neste café? Abço obrigado
Olá achei o seu canal, e já me escrevi. 👍
Faz um vídeo com essa cafeteira mukka expresso capuccino maker da Bialetti.
Olá, Luiz! Tudo bem?
Ainda não tivemos oportunidade de testá-la, mas tão logo isso aconteça faremos sim um vídeo bem completinho sobre ela.
Obrigado pelo comentário!
Abraço!
Kame sempre aparecendo no cantinho do reflexo! rs
kkkkkkk...sabia que vc iria observar!
kkkkk bastidores
Eu comprei uma cafeteira de três xícaras. Eu posso usar a quantidade de pó e água para uma xícara?
Boa tarde, Leonardo! Embora essa prática seja difundida por várias pessoas, não é recomendada pelo fabricante. O ideal é ter o método de preparo dimensionado conforme a quantidade da bebida que pretende obter. A cafeteira necessita da "resistência" que a quantidade de pó de café irá causar, para que faça uma bebida equilibrada. Utilizar a cafeteira com menos café, pode resultar numa bebida subtraída... mas como tudo isso envolve gosto pessoal e experimentação, vale a tentativa! O que importa sempre é que o resultado na xícara lhe agrade.
Obrigado pelo comentário!
Quero muito uma destas para fazer café para tomar com leite, acho que ficará perfeito já que o café fica bem intenso
É uma boa opção, Vinicius! A prensa francesa também.
Obrigado pelo comentário! 😊
Bom dia. Parabéns pelo excelente conteúdo do canal. Acabei de comprar uma cafeteira Italiana Moka simples.
Mas aqui sou apenas eu e minha companheira. A dúvida é: fazendo café apenas para 2 pessoas, quanto pó de café devo colocar (e como) para essa quantidade de água (50ml+50ml+20ml extras); porque se eu tiver que completar o espaço para o pó, o café ficará ultra concentrado e forte, pois este foi pensado para o máximo de 6 xícaras de 50ml.
Pensei em colocar apenas a quantidade de pó proporcional aos 2 cafés de 50 ml e pressionar um pouco o pó para evitar o espaço na parte inferior e evitar a perda de pressão. Qual seria sua recomendação?
Olá, amigo! Muito obrigado, ficamos muito felizes em saber. Vamos lá para sua questão...
A recomendação do fabricante é o preenchimento total do compartimento, pois a "massa" de café irá oferecer a resistência necessária para uma extração no tempo certo, evitando um café sub extraído. Esse é um dos motivos que justifica os diversos tamanhos de cafeteiras que encontramos no mercado. No entanto, quem manda é a xícara! Nada impede a experimentação, desde que o resultado final lhe agrade. Nesse caso eu tentaria dividir a capacidade máxima de pó de café por 6, para saber a porção correspondente por dose. Como forma de compensar, deixaria a moagem levemente mais fina, para tentar evitar a sub extração. Não há necessidade de compactação, pois com a pressão interna, provavelmente o café será comprimido contra o filtro superior.
Obrigado pelo comentário! Abraços!
@@canalcafeinando Agradeço sua resposta. Abraço.
Eu gosto de tomar café da cafeteira italiana, aos sábados, que é aquele sexto dia da semana, de expediente de trabalho, antes do domingo !
A cafeteira italiana é sempre uma boa pedida! 😊
Obrigado pelo comentário, Monica!
😊
Amigo,
Muito interessante este vídeo sobre a “Cafeteira Italiana Moka”, eu estou aguardando a chegada da minha Cafeteira, ao assistir este vídeo, a dificuldade que me apareceu antes desta cafeteira chegar é que tipo de café, marca, tipo da moagem, etc., é a mais recomendado para ser usado neste equipamento, para evitar possíveis problema na hora de filtragem.
Gostaria que alguém me ajudasse a esclarecer melhor, que tipo de café tenho de PROCURAR NO MERCADO, como eu identifico se Moagem é fina, media e grossa para ser usada nesta nova cafeteira.
Olá, Robelio! Tudo bem? Vamos lá... Para que a cafeteira funcione bem o ideal é comprar o café em grãos e fazer a moagem um pouco mais grossa que o tradicional. Caso você não tenha o moedor, pode procurar por uma torrefação que realize a moagem no ato de embalar, aí você pode solicitar uma granulometria um pouco maior que a tradicional.
O senhor pode comprar o café da marca da sua preferência ou se quiser conhecer nosso trabalho, será um prazer atendê-lo. Aí já mandamos na moagem adequada para a moka.
Um grande abraço e obrigado pelo comentário! 😊
@@canalcafeinando eu tenho interesse em conhecer o café que vocês vendem, que podemos usar na Cafeteira Moca.
Gostei muito da sua explicação.Estou pensando se vale a pena investir na cafeteira Bialetti .
Oi, Elaine! Em termos de qualidade ela é indiscutivelmente boa. É mais questão de se ajustar com ela por produzir uma quantidade pequena de café e gostar do café um pouco mais forte.
É uma cafeteira pra vida toda!
No que pudermos ajudar, conte com a gente! 😊
Obrigado pelo comentário!
Boa tarde! ótimo vídeo, parabéns! Qual é o nome modelo da sua bialetti? Não consegui encontrar em inox com esse design
Olá, Catarina! Muito obrigado. ❤️
Procura por Bialetti Moka Induction 😉
A vídeo é a de 6 xícaras.
Obrigado pelo comentário! 😊
Eu estou em dúvida entre a Bialetti Moka tradicional ou a Brikka, esta que faz café com crema (tem uma válvula interna que aumenta a pressão). Eu moro sozinho e gosto de tomar cerca de 200 ml de café com 50 ml de leite, será que compro a de 4 ou 6 xícaras? Obrigado!
Olá, Fabiano! Tudo bem?
Olha, mesmo morando sozinho, escolheria a de 6 xícaras. Não vai sobrar muito café e se eventualmente você beber um pouco mais que essa quantidade ela vai lhe atender.
Considere 6 xícaras de "cafezinho". A quantidade que ela prepara realmente é pequena.
Obrigado pelo comentário! 😊
Penso em adquirir a Bialetti Brikka, pois sou fã da crema no café. Sabe se vale a pena?
Acho que vale a pena, Kadu! Apesar de nunca ter testado esse modelo, não conheço uma equivalente de menor preço que tenha a mesma proposta.
Vale lembrar que outro responsável pela crema do café é o residual de CO2 gerado no processo de torra, por isso que para café espresso recomenda-se um café com torra recente.
Acho que a combinação da Brikka e um café recém torrado, vai proporcionar o resultado que você espera.
Obrigado pelo comentário! ☕️ 😊
Já vi uns vídeos fazendo "capuccino" na cafeteira italiana colocando leite embaixo. Pode fazer isso?
Olá, Elisabete! Acredito que funcione, porém não é recomendado. Além da gordura, outros compostos do leite passarão a se acumular na parte interna, dificultando a correta limpeza e principalmente o entupimento da válvula de segurança.
Obrigado pelo comentário! 😊 ☕️
Ótimo vídeo, tenho duas de alumínio paradas, ambas com fundo oxidado, escuro . Nesta cafeteira o café sai com crema ? Pelo processo de extração, o café tem grandes chances de sair queimado ? Última, qual forma, capsulas, elétricas ... É o seu jeito favorito de preparar café? Obg .
Fala, Bruno! Tudo certo, amigo? Vamos lá... a pressão interna da cafeteira italiana não é suficiente para extrair uma crema densa como um café espresso, ela se desfaz muito rapidamente. Porém, esse é o método que mais vai te aproximar do resultado de um espresso, se tratando de um método caseiro.
Sobre sair queimado: isso não vai acontecer se você colocar aquela fina camada de água no compartimento superior.
Nosso método favorito é a Hario V60, é simples e funcional. A cafeteira italiana e outros métodos, nós utilizamos mais para variar nossa rotina, já a V60 é nossa companheira de todos os dias.
Muito obrigado pelo comentário, Bruno! Espero ter esclarecido! Abraços!
Oi, qual o diametro do fundo da Bialette?
Oi, Lauro! Tudo bem?
Essa de indução para 6 xícaras que utilizamos no vídeo tem uma base de 11cm. Os outros modelos infelizmente não vou saber te informar.
Obrigado pelo comentário! 😊
Descobri como é feito a limpeza...
🙌🙌
Vc acha que a granulometria usada pra coar no V60 atende na moka?
Olá, amigos! Tudo bem? Isso vai depender da maneira que vocês gostam do café na V60. Nós, por exemplo, sempre utilizamos moagem média/grossa para V60. Nesse caso, a granulometria é super compatível.
Obrigado pelo comentário! 😊
minha maior dificuldade é o ponto da moagem!
A moagem é um ponto complicado mesmo, até porque 90% dos moedores disponíveis no mercado com preços acessíveis, não tem uma moagem uniforme e consistente. É uma dificuldade nossa também.
Fala rapaz bom dia. Eu quando viajei para Curitiba pedi um café e esse estava delicioso. Perguntei ao dono do quiosque como ele fez e que café seria esse. Ele falou que faz na cafeteira italiana e usa o pó melita tradicional. Comprei ambos. Quando fui fazer aqui em casa eu achei o café amargo. Não estava tão gostoso quanto. Depois do seu vídeo sobre a questão do alumínio eu decidi arriscar e comprar uma cafeteria de aço inox da Tramontina. A minha é uma original Mocha Bialleti 100% alumínio. Paguei uma grana e me arrependi. Realmente eu achei o gosto amargo.
Tudo bem, Marcos? Poxa, que pena que ainda não conseguiu atingir os resultados que gostaria.
Sobre a cafeteira de alumínio que nós tínhamos, o problema era devido a baixa qualidade do alumínio, não era bialetti, e isso de fato foi resolvido após a aquisição da versão inox.
Agora, uma coisa é fato, 90% do amargor de uma bebida é proveniente da torra do café. Acho difícil um café tradicional, seja ele qual for, ainda mais com moagem fina, não ficar amargo na cafeteira italiana.
Minha sugestão seria tentar diluir um pouco o café após pronto e como última alternativa, diminuir levemente a quantidade de pó utilizado.
Caso contrário, tente migrar para um café gourmet ou especial de torra média. Esses cafés são mais suaves e aromáticos e, com certeza, logo você chegará na bebida que procura.
Grande abraço! 😊 ☕️☕️
@@canalcafeinando Fala rapaz, boa tarde. Em primeiro lugar gostaria muito de agradecer pelo retorno. Valeu mesmo. Bom vamos lá. Eu tenho uma cafeteira Bialetti bonita grande, parte de cima preta e parte de baixo em alumínio. Segui a sua sugestão e comprei um café Blend 100% arábico. Coloquei pouco e provei o café. Senti o gosto amargo. Tive que colocar um sachê de xenical e leite para não jogar fora. Estava bem amargo mesmo. Bom, como havia comentado, comprei uma cafeteira de alumínio da Tramontina e chegou realmente agora a pouco e resolvi logo fazer o café nela. Rapaz.. que diferença. Tem aquele sabor amargo? Até tem mas uma coisa beeeem suave. O café está delicioso. Honestamente eu não sei. Ou minha Bialetti (mesmo com a caricatura do Renato Bialetti) é falsificada ou então realmente o alumínio deixa um amargor muito forte no café. Bom, vou deixar apenas uma recomendação para quando comprar uma Cafeteira Italiana (Moka) NÃO COMPRE DE ALUMÍNIO! Só não investi na Bialetti de infusão de alumínio pois achei muito cara. Comprem a de aço inox. Mais uma vez agradeço pela atenção dispensada. Valeu mesmo. Abs.
@@marcossf2004 muito interessante o seu relato, Marcos! Realmente o valor está muito alto para as bialetti, e até então, a questão do sabor ruim estava vinculado ao fato da nossa cafeteira antiga ser qualidade duvidosa rsrsrs
Muito obrigado por compartilhar conosco a sua experiência.
Grande abraço!
@@marcossf2004 Café tem que ser da categoria especial. Esqueça os tradicionais e gourmets.
Funciona com café soluvel?
Infelizmente não, amigo. O café solúvel é um produto liofilizado, ou seja, o café já foi preparado/extraído e depois foi desidratado. Sendo assim, seu preparo consiste em apenas adicionar água.
No caso da cafeteira, deve-se utilizar o café moído normal. E este passará por um processo de extração durante o preparo.
Espero ter esclarecido!
Grande abraço e obrigado pela pergunta!
obrigado pela explicação, eu irei compra-la, e comprar o café moído normal hehe, geralmene uso soluvel pela praticidade mas meu amigo me indicou essa cafeteira, irei aderir, obrigado de coração pela sua explicação, evitou uma tragedia kkk@@canalcafeinando
Onde comprar acessorios😅
Que tipo de acessório busca? Para a cafeteira italiana, quase não há kkkk
tenho um kingrider k4, alguem tem uma dica de quantos clicks para moagem pra moka italiana?
Infelizmente não temos esse moedor para lhe dar um norte, mas quem sabe alguém comente aqui. Sucesso, amigo!
Obrigado pelo comentário! 😊☕️
Oi. Eu gosto de café forte, porém com um pouco de açúcar. Será que pode colocar açúcar na parte de cima, antes do café ser coado?? Você pode me orientar, quanto a isso?
Olá, Sandra! Tudo bem?
Não recomendo colocar açúcar na cafeteira, ele pode começar a caramelizar e isso vai dificultar a limpeza.
Se você adoça o café, recomendo fazê-lo direto na xícara. 😉
Espero ter ajudado! Obrigado pelo comentário. 😊
@@canalcafeinando Estou bem e você? Que legal ter me respondido tão rapidamente. Muito obrigada por todas as explicações, foram excelentes. Abraços
Sandra Ireno, imagina! Estamos sempre à disposição. 😊
Qual é o valor dela?
Olá, Marilú! O valor pode variar muito a depender da marca e o tamanho.
As bialetti tem custo mais elevado, porém são mais bem construídas e duráveis.
Comprei sem saber isso da moagem. Não tenho acesso a moagens mais grosssas. Me lasquei?
Olá, amigo! Não precisa se preocupar. Embora a moagem fina não seja a ideal, isso não impede você de utilizar a cafeteira. De qual cidade você é?
@@canalcafeinando sou de uma cidadezinha chamada Areia, no interior da Paraíba. Aqui é bem comum o uso de uma cafeteira de pressão que lembra a Moka, só que sem essa chafariz (á água sobe por pressão no pó do café que fica na parte de cima que tem um filtro bem mais fino que a Moka, depois que desliga o fogo, o café desce para a base que ficava a água.) A daqui estava meio sofrida e a gente estava desejando uma que fizesse menos café pq a daqui só ficava um café bom a partir de 700ml, o que é muito. Já que a gente tá acostumado com esse estilo de cafeteira, decidi comprar uma Moka da MimoStyle de 300ml. Meu objetivo era simplesmente pegar um produto de qualidade durável e que fizesse menos café, não estava atrás de uma experiência de "excelência". Infelizmente não me atentei à questão da moagem. Já foi enviado o pedido 😅.
@@luanderson.ferreira fique tranquilo! Mesmo assim acho que vale a pena tentar, ainda mais por você já ter a experiência com uma cafeteira semelhante.
O dia que você quiser avançar nesse processo, pode adquirir um moedor e passar a comprar cafés em grãos pela Internet. de alguma torrefação do seu estado (para baratear o frete).
Mesmo assim, creio que ficará satisfeito com a cafeteira.
Depois nos conte como foi a experiência e o que pudermos ajudar, conte conosco. 😊😊
@@canalcafeinando obrigado pelas palavras de conforto. Parabéns pelo ótimo canal.
@@canalcafeinandochegou hoje. Testei e digo que me preocupei de besta. Testei com o café são braz família torra media (o mais tradicional da Paraíba) e ficou delicioso. Minha mãe adorou também. Imagina se um usasse um do bom? Acredito que limpando ela bem, n irei ter dor de cabeça com o filtro. Agora me interessei por cafés especiais com uma cafeteira dessa.
Sempre ouvi dizer que a cafeteira italiana queima o café após a extração, devido a temperatura das peças. Nunca consegui fazer um bom café utilizando este sistema, mas também não sou bom "fazedor de café". Kkkk
Ahhh, com certeza é modéstia tua. Você sempre faz comentários interessantes sobre café. Esse modelo é super prático, mas por outro lado não permite muitos ajustes na extração. Talvez seja apenas uma questão de gosto pessoal. :)
Não pode lavar muito, de forma que machuque a película de óxido de alumínio que se forma na superfície. Lave só com água quente, sem sabão, detergente, vinagre ou esponja. Aí não fica com gosto de alumínio, que inclusive é tóxico.
Obrigado pela dica, Jenner! 😊
A você me convenceu a comprar a tal bialete😂
Hahahaha valeu! É um clássico!
Obrigado pelo comentário ❤️
Eu posso te garantir que a cafeteira genética não entrega o mesmo café. Não mesmo. Quando a minha Bialetti queimou, eu comprei a genética, porém a decepção e a frustração foram enormes. Aí comprei outra Bialetti, desta vez de inox. E não achei diferença no café. Acredito que a grande diferença da original para a genética não seja ser inox ou não, mas a VÁLVULA. A da Bialetti fornece a pressão certa para a extração do café.
a intensidade do café depende da torra e moagem...só controlar esses outros fatores
É apenas uma "propensão", Augusto! Não uma regra! Dá mesma forma que o Mellita de 1 saída, tem propensão a reter em relação a uma V60.
Obrigado pelo comentário! Abraços 😊
A minha 3 xicaras paguei 25reais, é bem generica mas n deu problema nem um
Olá, Ana! Que legal, nós já tivemos contato com ótimas cafeteiras genéricas. Não é regra que apenas a Bialetti é boa, porém é inegável que a construção das originais é mais robusta e duradoura. Conforme nosso relato, o modelo que tínhamos deixava um sabor residual de alumínio, coisa que só fomos descobrir quando compramos outro modelo.
Levamos sempre em consideração o "custo x benefício". Tem muito equipamento de qualidade longe de marcas e o marketing que fazem pela internet. Se puder, compartilhe conosco mais detalhes da sua cafeteira. Nossos contatos estão na descrição do vídeo.
Muito obrigado pelo comentário! Abraços! :)
Manda para mi apasti fe sima e dividro
Ela não apita qd está pronto,tinha uma turca que eu era acompanhante,a dela apitava qd estava pronto,era um barulho chato....
Ela não apita! Não sei se isso é positivo ou negativo... Lembrei daquelas leiteiras antigas, o apito também era chato demais! Kkkkk
Obrigado pelo comentário! 😊 ☕️ ☕️
Discordo fica amargo se não fizer correto....
Se reparar no vídeo eu falei que é uma tendência do método e não uma regra. Se formos abordar a parte química de uma extração, certamente o vídeo se tornaria chato e inacessível para boa parte das pessoas.
Mas fico feliz que isso não seja um problema para você.
Obrigado pelo comentário! ☕️ ☕️ ☕️
ela é boa mas o cabo não presta já perdi três por causa do Cabo
Olá, Clara! Tudo bem?
A nossa de indução está firme e forte. A antiga quebrou, porém deixamos cair no chão. De qualquer forma foi uma queda bem leve, também achamos um tanto frágil.
Obrigado pelo comentário! Grande abraço!😊
Pode-se trocar o cabo da cafeteira
Pode substituir por outro
Por favor quero saber se pode esquentar dentro da cafeteira depois que esfria?
Que pena, estava pesquisando pra comprar uma mas gosto mesmo é de café fraco, se tomasse leite poderia completar mas não tomo e esquentar outra água pra misturar e deixar fraco com certeza será bem chato. O jeito é comprar uma cafeteira normal e fazer o café fraco que eu amo.
Olá, Nilvana! Tudo bem? Pois é, a cafeteira italiana tem essa característica de fazer cafés mais intensos. Você até consegue ajustar usando uma moagem mais grossa, mas não é a praia dela.
Uma recomendação seria uma Hario V60 ou até mesmo uma Aeropress, essa última é um método bem divertido, porém prepara apenas 250ml por vez.
Qualquer coisa, pode contar conosco! 😉
Obrigado pelo comentário! Abraços!
É só colocar menos pó...
@@jennerjcruzful em testes que realizamos recentemente, colocar menos pó trouxe uma extração muito rápida e bebida adstringente. O correto é ajustar a moagem e completar o compartimento. O próprio manual da bieletti recomenda que seja feito desta forma. (completar de café até em cima, sem compactar.)
@@jennerjcruzful tá explicado no video, não pode colocar menos pó. é necessário o pó até em cima para conter a passagem muito rápida da água.
@@terezalumeck6915 ... Não é verdade... Você deve diminuir o fogo para a água passar mais lentamente pelo pó. Numa regra geral, na bialetti de 6 xícaras (300ml), eu recomendo o seguinte: 20g de pó e 135ml de água para produzir 100ml de café e 30g de pó e 200ml de água para produzir 150ml de café. Lembrando que eu moo meus grãos, sempre de torra média. Quanto mais fina a moagem, mais o pó rende, porém a bebida ganha mais amargor.
Era mais facil falar a medida da agua em ml
Sim! Mas não iria regravar o vídeo nem fazer um "remendo" para corrigir isso. Dá trabalho gravar! rsrs
É possível informar quantos g de pó coube no compartimento?
Péssimo vídeo, tremenda perda de tempo, a mim não agrega nada