@@Alemarcyo traduziu pois! Traduziu mal. Eu sei o que digo, sou conterrâneo deste senhor que fala no vídeo e posso afirmar com toda a certeza que a maioria do que está traduzido não tem nada a ver com o que o senhor disse!
@@Rolando_Cueva É impossível entender, pois não somos acostumados, mas se ouvir muitas vezes se compreende. A língua portuguesa foi muito afrancesada, principalmente nessa região.
@@LuanSeba it's very hard to understand and its phonology is similar to the scottish dialect of english i speak english and i am learning brazilian portuguese so i already have difficulties understanding european portuguese, açoriano is pretty much unintelligible
Se nem os Portugueses continentais e até mesmo das ilhas conseguiram entender isso de primeira imagina esse Brasileiro aqui,mas não deixo de notar que esse jeito Afrancesado do sotaque de Rabo de Peixe é lindo
Ubiratan Guimarães Tu por acaso sabes que o sotaque deles se desenvolveu muito, não sabes? Também sabes que o sotaque original era muito parecido com o espanhol?
Uma amiga arqueóloga formada no Porto afirma o que eu estou dizendo. É um fenômeno comum que comunidades isoladas de territórios distantes conservem mais a língua do que o resto.
@@ubiratanguimaraes6996 basta conhecer outras línguas ibéricas que partilham a mesma origem do português para perceber que isso não faz sentido. Por exemplo, no Galego e no Catalão os E e O abertos e fechados são iguais. Isto parece ser um sotaque com forte influência francesa. Nota-se um deslocamento das vogais: é → ó, ó → u, etc. Até o Catalão que tem certas parecenças com o Francês pronuncia as vogais mais como nós: th-cam.com/video/p6f-gS7XYEA/w-d-xo.html
Temos que aproveitar os lindos sotaques. Se nao todos falavamos da mesma maneira. Assim nao tinha piada. " It would be boring. Love the Micalence accent. Please never change.
E arredores da ilha de São Miguel, não sotaque tanto carregado, mas está lá. Florianópolis estamos a falar de mais de dois século de ligação aos Açores, é difícil de saber se até podia ser mais carregado por toda a ilha nesses tempos.
@@danielpaganelli5811 Existem várias ilhas no arquipélago de Açores. A cultura açoriana é bem diversificada. Não é uma coisa unificada, inclusive o sotaque.
Fabuloso! Eu não conhecia essa variação linguística e fiquei encantada! Há muita diferença mesmo na pronúncia açoriana , em relação à lisbonense, por exemplo. Fantástico!
Em Portugal, existem dezenas de sotaques. No Minho, região mais a norte de Portugal. Tem ainda sotaque parecido com o português arcaico ( galaico-português) . A língua que deu origem ao português e ao galego falado na Galiza, São praticamente a mês língua, mas o galego , teve depois, uma forte influência do espanhol ( castelhano)
Coloquei a legenda do youtube e ele bugou!!!kkkkkkk.Mas essa variedade d sotaques,pronúncias e expressões entre outras coisas como as diferenças d costumes e culturas p ex, é q torna o aprendizado d idiomas tão fascinante,assim como a vontade d conhecer vários desse lugares e ns comunicarmos c essas pessoas!!! P menos essa e´a minha concepção!!!Abraços d Brasil!!!!
Eu como falante do português nortenho(Norte de Portugal) consigo compreender, mas não a 100%. E difícil perceber de todo esta forma áspera de pronunciar as vogais, que faz com que se come as consoantes. Entretanto não deixa de ser português. Mas isto é apenas a pronuncia de Rabo de Peixe, porque só dentro das ilhas de São Miguel existe uma grande variedade de sotaques(bem mais inteligíveis), tem a ver um pouco que algumas partes de São Miguel foram influenciadas por flamengos e outras foram influenciadas por franceses. Para quem fala inglês também encontra um caso semelhante no inglês falado na Escócia, principal na zona das Terras Altas(Highlands), mesmo os ouvidos mais treinados têm dificuldade em perceber a pronúncia do inglês das Terras Altas.
Engraçado é que dizem que aqui no sul do Brasil, nossa maior influência é do português açoriano, é bem verdade que tivemos muita imigração do Açores. Mas realmente não parece em nada. Msg como tu disse, não força de ser português! Abraços.
@@KDtaum Sou Açoriano, mas sim de facto o Sul do Brasil foi mais influenciando por Açorianos, especialmente no século XVIII, algumas pessoas receberam ofertas boas para colonizar as terras e sendo os Açores uma terra muito pobre muitos emigraram. Por outro lado, alguns até foram obrigados, fazendo com que a "industria" local de algumas ilhas e as ilhas em si tivessem enormes problemas que nunca mais iria recuperar, especialmente em demografia. Como por exemplo a Ilha de Santa Maria. Hoje algumas tradições de lá foram trazidas por açorianos e existe inclusive "Casa dos Açores" que existem em regiões fora dos Açores que tem uma "comunidade" açoriana.
@@gordusmaximus4990 tenho um amigo que morou 14 anos em Portugal, desses, 9 foram nos Açores. E falando nisso, meu bisavô veio da Madeira. Viva Portugal. Abraços
Já estive nos Açores, em Ponta Delgada, falei com o pessoal de lá. Estive em Londres, não falo bem o inglês, e mesmo assim, conversei com um escocês numa boa, mas não sei porque raios eu não percebo diferença entre o sotaque de Lisboa e Porto que todo mundo fala que tem. Estive no Porto e não prestei atenção se vcs tem sotaque ou não.
O incrível é que o sotaque deles tem uma grande influência da França, por conta disso, nós de Portugal também temos uma dificuldade também de entender a eles. Então a confusão que está a cabeça de vocês, também está a nossa ao ver.
Como brasileiro tentei entender sem legenda... impossível. Praticamente um dialeto e não apenas sotaque...chocado kkkkkk... já tinha ouvido de portugueses sobre que o açoriano era difícil...agora creio que não é mas sim.... impossível😆...mas sem dúvida, muito interessante...quero ver mais sobre.
Estava no Omegle quase ainda agora, e tinha um cara que falava desse jeito, ele falou que esse sotaque nem um Brasileiro consegue entender, porquê eles falam em português mais com um sotaque francês, e ainda falam muito rápido kkk. Ele me mandou esse vídeo pra eu tentar entender alguma coisa, entendi só a primeira palavra que ele fala e a última 😂❤️
Pra quem vive no litoral de Santa Catarina é missão difícil entender, mas não impossível., Poderia dizer que treinando eu até adquiriria esse sotaque vívido e maravilhoso
@@LauttenVideodump mas percebe a semelhança, né? Muitos dos antepassados da terra deles vieram para cá! Muitos imigrantes Açorianos povoaram o litoral catarinense
Cara... Um dia esse sotaque vai virar uma língua independente, é assim que começa, primeiro se isola dos demais, espera bastante tempo e voa lá, virou outro idioma olha que beleza KKKKKK
Já se aproxima aos lisboetas, mais dia menos dia temos um português da mouraria, o mirandês vai pelo mesmo caminho ou trilho, embora trilho em algumas localidade não tem o mesmo significado
Creio que a globalização e os meios digitais frearam tal isolamento. Li uma matéria que dizia que as crianças portuguesas estão aprendendo termos/gírias brasileiras. Creio que a tendência seja, na verdade, de aproximação entre os sotaques e linguagens regionais.
Sou brasileiro também. Mas eu acho que isso já é um dialeto, não pode ser sotaque, porque ninguém entende nada, nem os portugueses. Conheço algumas pessoas de Açores e eles não falam assim, o sotaque é diferente mas não desse jeito que é incompreensível.
@@LuanSeba não achei que falam rápido, mas sim que a pronuncia das vogais são fechadas e cortadas, como se as engolisse, então não consegui entender muito. Talvez o fato de eu ser brasileira contribua, já que falamos as vogais de forma mais aberta e não costumamos cortá-las.
E algumas pessoas aqui no Brasil ainda dizem que nós não falamos mais português e sim "brasileiro", se Açores ainda fala português com esse sotaque, quem são vocês para quererem criar uma nova língua? Respeitem a língua de Camões!
A lingua de Camões é muito mais parecida com a brasileira do que com o Portugues de Portugal atual. No Sec XVIII Portugal começou a modificar o seu idioma, para que soasse diferente. Atualmente a semântica camoniana é a brasileira.
@@thauansilvachaves20 Quando eu ouvi de primeira pensei que era francês, kkkkkkkkkkkkkk, se não tivesse legenda eu iria pensar que era um anglófono/francês falando um português muito mal falado.
Bom entender que mesmo separados por mais de 300 anos... moradores nativos de Florianópolis ainda conseguem entender bem o açoriano... de fato somos a ilha perdida do arquipélago 😂😂
Já ouvi dizerem 'a gente sabemos', 'a gente temos' aqui no Brasil. Mas onde moro use-se "nós" bem mais que "a gente". Eu mesmo não uso "a gente" pois soa-me informal e feio.
@@nicolasdasilvacardoso3850 ele quer dizer que até nos Açores o sotaque de Rabo de Peixe é o mais "carregado" que os próprios açorianos ás vezes têm dificuldades de entender, mas não está longe da verdade. De facto isso é o sotaque Micaelense, que por si é o sotaque "principal" dos Açores pois a ilha de São Miguel representa 60% da população açoriana, mas cada ilha tem o seu sotaque. Este do video é o de São Miguel mas de Rabo de Peixe, que é a zona da ilha que provavelmente tem o sotaque mais forte e carregado que mesmo dentro da própria ilha existem vários microsotaques.
Compreendo perfeitamente! Sou Madeirense estes gajos q andam por aqui cubanos e brasileiros, são burros. Ele fala um português claro sem influência de francês, belga, chinês, etc.
Sou de Florianópolis descendente de açoriano!Muito bom ouvir esse dialeto.Se vocês notarem o lutador Max Halloween é do Hawaii ,e mesmo falando inglês ele tem o sutaque parecido com o de Florianópolis,teve colonização portuguesa no Hawaii também.
Sou descendente de açoriano, e na curiosidade eu quis ver como era o sotaque dos meus antepassados. Não vou negar, é lindo, mas como já tenho certa dificuldade de entender o "brasileiro europeu", tudo o que tenho dizer é que agradeço demais pela presença de legendas no vídeo.
É muito importante salientar que este sotaque só se encontra na ilha de São Miguel. Todas as outras ilhas têm o seu próprio sotaque, todos muito mais compreensívies que este.
Os primeiros residentes dos Açores eram emigrantes HOLANDESES, especialmente da região de FLANDERS dos anos 1400 e 1500. O dialeto açoriano é o resultado de holandeses falando português.
O sotaque flamengo (Bruges) é muito diferente do sotaque hollandés (Amsterdão, Rotterdão). Olha alguem a falar Wes-Vlaoms e parece muito ao São Miguelence. Também apelidos como 'Dutra' vem de 'van Hunteren'
Em termos d’entrà, isso aí, ä sämpre üma cösa enorme, rüim pó pescadô. Ä que enquanto a gente estivemos jà em Lüras, aqui fora, cösa de 3,4 mil viäs da costa, quando o mà tivä a rebentà na bàrra, a gente jà nã vài voltà pa tràs, ou pà doca de Pönta Delgàda, ou para a Vila Frànca. Ä… a gente nã pode entrá aqui de däntro, que acälas ondas gràndes que a gente vài encontrà, ä no calhà, ä mesmo de encontrar contra o calhà, ä mesmo com bom tämpo, a gente viemos jà atrapalhàdos. A gente logo äntra, mesmo a ir á Ponta Delgàda a gente levamos com o calhà na nossa fränte. A primeira obra que tà aqui fêta, os välhos, os pescadôs välhos fizeram üs balons más pra fora, e eles nã quiseram impô, disseram que é münto tàrde, e vã gastá münto dinheiro. E eles püseram iässa. Piô, e a gente por münto tempo, a gente aguentàmos ässa. Consegui fazer, màis pá tärra, e a gente aguentàmos um bocadinho só pra fora
Claro que o que mais chama a atenção é o sotaque, que me parece difícil até para os próprios portugueses. Sabem se os Açores receberam alguma influência francesa ? . Outro ponto que me chamou a atenção foi a frase “voltar para trás“, quando diríamos apenas voltar.
No sul de Portugal, "a gente" é utilizado como um pronome "nós". No Norte e Centro de Portugal, tal e qual como no galego, o "a gente" é conjugado com a terceira pessoa do singular. A outra forma é vista como errada em muitos sítios...
@@matheuscostapaiva Em Lisboa é calão, muito provavelmente introduzido pelos alentejanos. Digo isto porque, até há uns 40 anos, o normal em Lisboa era "a gente vai". Ainda há muita gente, sobretudo mais idosa, que fala dessa maneira.
Sou nativa de Florianópolis e toda ascendência da família vem de Açores. Por coincidência ou não, nosso sotaque é bem único e raramente compreendido pelos outros kkkkkk tax tolo
@@alexcriscat6086 Opa, nao por isso!! Agradeço o “reparo” e apoio que estejamos sempre nos ajudando a corrigir e honrar nosso bom português 😅 Agradeço mesmo, estava falando errado esse tempo todo. Sou dessas que corrige os amigos quando falam que irão “no banheiro”…. Não consigo segurar, eu respondo “ao banheiro” 🤣 Até mesmo aqui no yt … tem TH-camr que troca “de encontro” com “ao encontro” e eu fico me contorcendo na cadeira quando ouço. Eu realmente agradeço a correção hahahaha e que façamos disso um ato comum e constante! Valeu!!!
Estudo inglês sozinho e percebi quando o lutador Max Holloway falou mesmo inglês vi o sotaque parecido ,os portugueses também migraram para as ilhas do Hawaii anos atrás embora a regiao de Max nao fosse a mesma percebi isso,sou de Florianópolis e os mais antigos falam bem semelhante a esse português.
No inicio da sua colonização, o Açores recebeu imigrantes/colonos franceses, por isso, os sobrenomes típicos do Açores parecem franceses como "Goulart" e "Bittencourt".
É louco saber q o portugues lusitano era falado bem proximo disso a seculos atras . Por ser um local isolado a lingua sofreu pouca influencia e mudanca permaneceu sua forma natural
Não As vogais eram abertas Era mais proximo ao brasileiro mas sem o chiado do "e" Esse "tchi" "Como estas, aonde é que foste, onde tens indo" Português antigo: " comu istas, aondi é qui fosti ondi tes indu" Pesquisa lingua putua Variante do português falado em macau
Interessante, mas acho que a variação deles é diferente assim por conta da influência flamenca e francesa mesmo, isso não é sotaque não é outro idioma já, é um dialecto franco-português
Os Açores são 9 ilhas (vá... 8 e Pico) e cada uma tem o seu sotaque. Não há "sotaque dos Açores". Isto é sotaque de Micaelense e não de açoriano. Convém não tomar o todo pela parte.
Um senhor Português do Algarve disse-me que o sotaque de 'Lagos, Algarve', soa exatamente ao sotaque Micalense (da ilha de São Miguel). Ele também disse que no tempo da colonização portuguesa, a ilha de são Miguel foi povoado maioritariamente pelos Algarvios. Faz sentido porque os Algarvios e os Micalenses tem muito em comum entre si por exemplo: o sotaque, comidas, maneira de ser, estilo de vida, e os dois povos também se parecem muito em aparência.
Parece um frances tentando falar em portugues kkkkkk
Ricardo Herrera KKKKK engraçado mesmo.
Caramba, primeira coisa que eu pensei e o primeiro comentário
Digo o mesmo ahahah. Acredito que ate mesmo os portugueses não entendam bem o que ele está a dizer
@@Vinidoverdao não entendemos
@@RocketRabbittt curioso que vocês não entendem, os franceses não devem entender e nem nos entendemos. Ninguém entende kkk
A pessoa que legendou esse homem falando merece o prêmio Nobel da mitagem.
Não merece não. Não acertou na maioria das coisas que o homem disse.
@@TiagoSousa-qc5so bom,ele tentou😂😂😂
@@vitorjpereira2547 antes não tivesse tentado. Quem não percebe o que eles dizem continua sem perceber.
@@TiagoSousa-qc5so Errou a maioria? Deixa de ser babaca... Ele traduziu tudo que o cara disse....
@@Alemarcyo traduziu pois! Traduziu mal. Eu sei o que digo, sou conterrâneo deste senhor que fala no vídeo e posso afirmar com toda a certeza que a maioria do que está traduzido não tem nada a ver com o que o senhor disse!
Sem legenda é impossível
Definitivamente. Parece francés xD
@@Rolando_Cueva É impossível entender, pois não somos acostumados, mas se ouvir muitas vezes se compreende. A língua portuguesa foi muito afrancesada, principalmente nessa região.
E com legenda é mais impossível ainda porque a maioria das coisas que o pescador disse não tinham nada a ver com o que estava nas legendas.
@@TiagoSousa-qc5so o que teve de erros na legenda?
@@marcostripoli2849 já respondi a essa pergunta!
açoriano is like the scottish of portuguese
Totally agree.
fucking true hahaha
Why do you say that?
@@LuanSeba it's very hard to understand and its phonology is similar to the scottish dialect of english
i speak english and i am learning brazilian portuguese so i already have difficulties understanding european portuguese, açoriano is pretty much unintelligible
Hahaha perfeita comparação!
Se nem os Portugueses continentais e até mesmo das ilhas conseguiram entender isso de primeira imagina esse Brasileiro aqui,mas não deixo de notar que esse jeito Afrancesado do sotaque de Rabo de Peixe é lindo
@Zuleide Barbosa dos Santos é sim?
@Zuleide Barbosa dos Santos É lindo sim. Todos os sotaques são.
@zuleidebarbosadossantos9715 eu acho bem bonito
Eu acho legal o sotaque deles.
Lindo? Coisa horrivel kkkk
Meu, eu sou portuguesa (Lisboa) e primeiro só ouvi, percebi prai 50%. Eu adoro este sotaque dos Açores, faltei-me de rir
50%????? Se eu entendi 10 % foi muito ( são paulo- Brasil)
Eu não entendi quase nada, sou do Brasil. 😅
Imagina então um baiano e um carioca xingando um ao outro. Mais fácil entender esse sotaque de Açores
@@Kawake77x Não entendi
@@jovspz9650 baiano fala rápido e carioca fala xiado. É difícil entender os dois nessas situações.
Muito bonito esse sotaque! Intrigante pensar em como se desenvolveu...
Sou brasileiro e tenho ancestralidade açoreana remota. saúdo o povo açoreano!
o sotaque açoriano é o sotaque português original, nos açores por serem um local isolado se conservou a forma antiga de falar.
Ubiratan Guimarães ahahahah
Ubiratan Guimarães Tu por acaso sabes que o sotaque deles se desenvolveu muito, não sabes? Também sabes que o sotaque original era muito parecido com o espanhol?
Uma amiga arqueóloga formada no Porto afirma o que eu estou dizendo. É um fenômeno comum que comunidades isoladas de territórios distantes conservem mais a língua do que o resto.
@@ubiratanguimaraes6996 basta conhecer outras línguas ibéricas que partilham a mesma origem do português para perceber que isso não faz sentido. Por exemplo, no Galego e no Catalão os E e O abertos e fechados são iguais. Isto parece ser um sotaque com forte influência francesa. Nota-se um deslocamento das vogais: é → ó, ó → u, etc. Até o Catalão que tem certas parecenças com o Francês pronuncia as vogais mais como nós: th-cam.com/video/p6f-gS7XYEA/w-d-xo.html
Temos que aproveitar os lindos sotaques. Se nao todos falavamos da mesma maneira. Assim nao tinha piada. " It would be boring. Love the Micalence accent. Please never change.
❤️❤️
@@mars.x És micalense?
Mano, parece um francês aprendendo a falar português. Que viagem kkkk entendi nada, mas achei bonito
Oi, tudo bem? Por que você acha isso?
Oi, tudo bem? Por que você acha isso?
Meus antepassados vieram da ilha de São Miguel nos anos 1730 ( Medeiros Rocha/Matos ) Um dia ainda irei visitar os Açores...! 🇧🇷
Só sendo de Florianópolis mesmo para entender. Parece meu marido falando. Kkk agora entendo de onde vem esse sotaque.
Nos Açores é só no Rabo de peixe que fala assim desta forma.
E arredores da ilha de São Miguel, não sotaque tanto carregado, mas está lá.
Florianópolis estamos a falar de mais de dois século de ligação aos Açores, é difícil de saber se até podia ser mais carregado por toda a ilha nesses tempos.
Floripa foi colonizada e povoada por açorianos
@@danielpaganelli5811 Existem várias ilhas no arquipélago de Açores. A cultura açoriana é bem diversificada. Não é uma coisa unificada, inclusive o sotaque.
isso não parece com sotaque de mané
Fabuloso! Eu não conhecia essa variação linguística e fiquei encantada! Há muita diferença mesmo na pronúncia açoriana , em relação à lisbonense, por exemplo. Fantástico!
Em Portugal, existem dezenas de sotaques. No Minho, região mais a norte de Portugal. Tem ainda sotaque parecido com o português arcaico ( galaico-português) . A língua que deu origem ao português e ao galego falado na Galiza, São praticamente a mês língua, mas o galego , teve depois, uma forte influência do espanhol ( castelhano)
Sotaque micaleense tem varios as outras 8 ilhas tem outros sotaques
Coloquei a legenda do youtube e ele bugou!!!kkkkkkk.Mas essa variedade d sotaques,pronúncias e expressões entre outras coisas como as diferenças d costumes e culturas p ex, é q torna o aprendizado d idiomas tão fascinante,assim como a vontade d conhecer vários desse lugares e ns comunicarmos c essas pessoas!!! P menos essa e´a minha concepção!!!Abraços d Brasil!!!!
Oi, tudo bem? Por que você diz que o TH-cam bugou?
Se não tivesse legenda eu não ia entender porra nenhuma kkkkkk
Oi, tudo bem? Por que você acha isso?
Eu como falante do português nortenho(Norte de Portugal) consigo compreender, mas não a 100%. E difícil perceber de todo esta forma áspera de pronunciar as vogais, que faz com que se come as consoantes.
Entretanto não deixa de ser português. Mas isto é apenas a pronuncia de Rabo de Peixe, porque só dentro das ilhas de São Miguel existe uma grande variedade de sotaques(bem mais inteligíveis), tem a ver um pouco que algumas partes de São Miguel foram influenciadas por flamengos e outras foram influenciadas por franceses.
Para quem fala inglês também encontra um caso semelhante no inglês falado na Escócia, principal na zona das Terras Altas(Highlands), mesmo os ouvidos mais treinados têm dificuldade em perceber a pronúncia do inglês das Terras Altas.
Engraçado é que dizem que aqui no sul do Brasil, nossa maior influência é do português açoriano, é bem verdade que tivemos muita imigração do Açores. Mas realmente não parece em nada.
Msg como tu disse, não força de ser português! Abraços.
E eu q sou brasileira ent?! Aí q n entendo nem 10%
@@KDtaum Sou Açoriano, mas sim de facto o Sul do Brasil foi mais influenciando por Açorianos, especialmente no século XVIII, algumas pessoas receberam ofertas boas para colonizar as terras e sendo os Açores uma terra muito pobre muitos emigraram. Por outro lado, alguns até foram obrigados, fazendo com que a "industria" local de algumas ilhas e as ilhas em si tivessem enormes problemas que nunca mais iria recuperar, especialmente em demografia. Como por exemplo a Ilha de Santa Maria.
Hoje algumas tradições de lá foram trazidas por açorianos e existe inclusive "Casa dos Açores" que existem em regiões fora dos Açores que tem uma "comunidade" açoriana.
@@gordusmaximus4990 tenho um amigo que morou 14 anos em Portugal, desses, 9 foram nos Açores.
E falando nisso, meu bisavô veio da Madeira. Viva Portugal. Abraços
Já estive nos Açores, em Ponta Delgada, falei com o pessoal de lá. Estive em Londres, não falo bem o inglês, e mesmo assim, conversei com um escocês numa boa, mas não sei porque raios eu não percebo diferença entre o sotaque de Lisboa e Porto que todo mundo fala que tem. Estive no Porto e não prestei atenção se vcs tem sotaque ou não.
It sounds like a person from northern France speaking portuguese with their accent
não dá nem pra chama isso de sotaque porque não dá pra entender nada... é mas fácil de entender o espanhol...
Espanhol tá muito mais fácil msm
Verdade
E ides te levar nesse cu n qués?
@@aidenargilas3321 sil vous plait
@@cca9837 😂😂😂😂😂😂
O cabra fala tão pra dentro que parece até um idioma completamente diferente.
Muitíssimo interessante esse sotaque!
Oi, tudo bem? Por que você acha isso?
Cabra e ovelha?!
@@JRXMEDEIROS O cabra é uma versão nordestina de o cara (esse vcs já conhecem).
@@JRXMEDEIROS é uma forma típica do nordeste do Brasil para se referir a homens por mais contraditório que pareça.
Kkkkkk
0:32 atrápalhãdos 😅
😂😂😂😂
Atrapalhóds
Mudam a vogal A completamente. Sai de um Lhá pra um Lhó. Tipo?????
@@cryingtrouble Não é só isso que muda completamente não kkkk
@@harpia7316 verdade, antes fosse só isso kkkkk. Eu emtenderia melhor.
O incrível é que o sotaque deles tem uma grande influência da França, por conta disso, nós de Portugal também temos uma dificuldade também de entender a eles.
Então a confusão que está a cabeça de vocês, também está a nossa ao ver.
Oi, tudo bem? Por que você acha isso?
Ó anedota, Açores n é Portugal, ignorante!
"Nós de Portugal" ó burro estuda !
És burro e nem sabes!
Muito bom. Difícil demais esse sotaque açoriano.
Grato por compartilhar.
Oi, tudo bem? Por que você acha isso?
Incrível como português é grande! Adorei esse vídeo. Adorando pesquisar sobre
Como brasileiro tentei entender sem legenda... impossível. Praticamente um dialeto e não apenas sotaque...chocado kkkkkk... já tinha ouvido de portugueses sobre que o açoriano era difícil...agora creio que não é mas sim.... impossível😆...mas sem dúvida, muito interessante...quero ver mais sobre.
Este é o sotaque de rabo de peixe que é uma localidade da ilha de São Miguel
Estava no Omegle quase ainda agora, e tinha um cara que falava desse jeito, ele falou que esse sotaque nem um Brasileiro consegue entender, porquê eles falam em português mais com um sotaque francês, e ainda falam muito rápido kkk. Ele me mandou esse vídeo pra eu tentar entender alguma coisa, entendi só a primeira palavra que ele fala e a última 😂❤️
Pra quem tiver dificuldade, diminui a velocidade para 0,5.
Fica muito engraçado na velocidade 2x kkkk
Eu ñ tem PC ;-;
@@tiagoscheidt2290
Dá para diminuir a velocidade no telemóvel ou celular , naquele círculo em forma hexagonal que está no canto ...
Pra quem vive no litoral de Santa Catarina é missão difícil entender, mas não impossível., Poderia dizer que treinando eu até adquiriria esse sotaque vívido e maravilhoso
Pra mim tá sendo uma missão quase impossível ahauhauahahaua e isso que sou justo do litoral, a poucos kms de floripa
@@LauttenVideodump mas percebe a semelhança, né? Muitos dos antepassados da terra deles vieram para cá! Muitos imigrantes Açorianos povoaram o litoral catarinense
Cara... Um dia esse sotaque vai virar uma língua independente, é assim que começa, primeiro se isola dos demais, espera bastante tempo e voa lá, virou outro idioma olha que beleza KKKKKK
Já se aproxima aos lisboetas, mais dia menos dia temos um português da mouraria, o mirandês vai pelo mesmo caminho ou trilho, embora trilho em algumas localidade não tem o mesmo significado
Creio que a globalização e os meios digitais frearam tal isolamento. Li uma matéria que dizia que as crianças portuguesas estão aprendendo termos/gírias brasileiras. Creio que a tendência seja, na verdade, de aproximação entre os sotaques e linguagens regionais.
Era o melhor que poderiam fazer. Dois idiomas: Português e brasileiro.
gente, eu sou brasileiro e não entenderia absolutamente NADA sem as legendas
Exaaatoo
Pode ficar tranqüilo, nem mesmo portugueses entendem 100%
Sou brasileiro também. Mas eu acho que isso já é um dialeto, não pode ser sotaque, porque ninguém entende nada, nem os portugueses. Conheço algumas pessoas de Açores e eles não falam assim, o sotaque é diferente mas não desse jeito que é incompreensível.
@@wendervitoralvesribeiro1329, nos Açores cada ilha tem um sotaque
Fique sabendo que mesmo quem legendou não percebeu o que o homem disse porque não acertou na maioria das coisas que foram ditas pelo pescador.
Eles falam "a gente vamos", "a gente aguentamos", que nem algumas pessoas que falam aqui no Brasil.
É muito comum em muitas partes de Portugal continental também. Simplesmente não é o português polido.
@@jeanlundi2141 iria falar isso, está totalmente fora da concordância verbal.
Gente o Jaqcuin é desse lugar
Solo entendí unas palabras y eso que con la ayuda de los subtítulos. Definitivamente es muy distinto del portugués de Brasil y Portugal.
Açores é Portugal !
@@joaojosesilva693 me refiero al Portugal continental, obvio. 😋
@@krishnarooN pareceu assim tão óbvio!😋
Caralho que idioma lindo, me parece uma mistura de francês com português, poderia escutar o dia todo
É o português com o dialeto/sotaque de Açores...bem diferente, nunca tinha escutado eles falando
Ó Maria vai-me buscar um parafusiuuuummmm.😂
MUITOO LOCO ESSE SOTAQUE .... DIFÍCIL DE ENTENDER...
Não entendi quase nada, mas achei muito bonito, é afrancesado, legal. 🇧🇷
Oi, tudo bem? Por que você não conseguiu entender quase nada? Falam rápido demais?
@@LuanSeba não achei que falam rápido, mas sim que a pronuncia das vogais são fechadas e cortadas, como se as engolisse, então não consegui entender muito. Talvez o fato de eu ser brasileira contribua, já que falamos as vogais de forma mais aberta e não costumamos cortá-las.
@@LuanSeba pq parece francês
E algumas pessoas aqui no Brasil ainda dizem que nós não falamos mais português e sim "brasileiro", se Açores ainda fala português com esse sotaque, quem são vocês para quererem criar uma nova língua? Respeitem a língua de Camões!
Muito bem dito !... 👏 👏 👏 👏
A lingua de Camões é muito mais parecida com a brasileira do que com o Portugues de Portugal atual. No Sec XVIII Portugal começou a modificar o seu idioma, para que soasse diferente. Atualmente a semântica camoniana é a brasileira.
@@jeanfernandes9807 Isso é um disparate !!... A semântica Camoniana é bem Portuguesa !!...
@@gracasilver8574 Pois é só realizar uma pesquisa básica na internet que verá que o que estou falando é verdade
Eu sou açoriano e nem entendi o que ele disse eu não falo assim.
Quase não dá para entender!
É, sem legenda não se percebe nada, é praticamente outra língua.
KKKKKKKK se os portugueses já estranham, imagina nós BRs. Impossivel
@@thauansilvachaves20 Quando eu ouvi de primeira pensei que era francês, kkkkkkkkkkkkkk, se não tivesse legenda eu iria pensar que era um anglófono/francês falando um português muito mal falado.
Sou luso-Canadiano e tenho MUITOS amigos de São Miguel…. nem um deles falam assim 😂 o sotaque dele é MUITO mais difícil de perceber.
Sou brasileiro e fiquei muito confuso. Sem legenda eu não ia entender não, meu Deus! Mas é interessante descobrir essas diferenças
Oi, tudo bem? Por que você ficou confuso?
Oi, tudo bem? Por que você achou confuso?
@@LuanSebaPq não dá pra entender. Só com legendas. É co fuso não entender seu idioma.
Parece uma mistura de português com francês. Dá pra entender um pouco, mas precisa de legenda mesmo. 😆
O homem falando com este sotaque é IGUAL ao sotaque dos Nativos da Ilha de Florianópolis.
Primeira vez que eu ouvi um açoriano conversando eu juro que demorei uns 2 minutos pra conseguir entender alguma coisa kkkkk
Oi, tudo bem? Por que você sentiu dificuldade em entender?
Bom entender que mesmo separados por mais de 300 anos... moradores nativos de Florianópolis ainda conseguem entender bem o açoriano... de fato somos a ilha perdida do arquipélago 😂😂
*"facto"
@@Lokoflash o cara é BR
@@Rafael-jn6iv não sabia
@@Rafael-jn6iv espero não, não é "somos a ilha perdida do arquipélago" ele esta-se a referir aos Açores
Brasil não é uma ilha
@@Lokoflash Florianópolis é uma ilha
O meu país è lindo
poxa, em Lisboa pra mim, brasileira, já é uma luta pra entender, imagina esse francês aí...
saia do meu país!
@@Your_Beautiful_Sister_Is_Mine pare de Usar nossas COISAS
@@mitoronaldinho1753 Os Brasileiros = Os Criadores de problemas
@@Your_Beautiful_Sister_Is_Mine chora mais português ladrãozinho
Mãe: "Você está aprendendo francês?"
Eu: "mãe, isso é português"
Nelly Furtado, quando fala em português, meio que imita esse dialeto.
Eu acho q a família dela é dessa região
Eu acho q a família dela é dessa região
@@-liv9707 não entendo quase nada.
Ele disse: *A gente aguentamos*
Huuum que interessante pois aqui no Brasil também dizemos *a gente* só que na 3° pessoa do plural.
Sim "A gente aguenta" o certo seria "Nós aguentamos" aqui no Brasol
Em Portugal também, "a gente aguenta", "nós aguentamos", o senhor do vídeo é que está errado.
Já ouvi dizerem 'a gente sabemos', 'a gente temos' aqui no Brasil. Mas onde moro use-se "nós" bem mais que "a gente". Eu mesmo não uso "a gente" pois soa-me informal e feio.
Parte da minha família é açoriana, por isso eu entendi tudo. Mesmo sem legendas, eu iria entender.
Boa !... ✌
Mas já agora , para vocês qual é o sotaque português mais difícil de entender ?...
Eu queria muito saber pq é tão parecido com francês,teve alguma imigração em algum momento em açores?
@@gracasilver8574Eu consigo entender este sotaque, mas o do Rabo de Peixe não percebo quase nada do que dizem, para ser honesta.
@@magodooeste9833Não, não tive.
Foram mesmo escolher o sotaque de Rabo de Peixe para representar o dialeto açoriano, quando nem os próprios açorianos os entendem.
Como assim ?
@@nicolasdasilvacardoso3850 existem outros sotaques mais inteligíveis
@@nicolasdasilvacardoso3850 ele quer dizer que até nos Açores o sotaque de Rabo de Peixe é o mais "carregado" que os próprios açorianos ás vezes têm dificuldades de entender, mas não está longe da verdade. De facto isso é o sotaque Micaelense, que por si é o sotaque "principal" dos Açores pois a ilha de São Miguel representa 60% da população açoriana, mas cada ilha tem o seu sotaque. Este do video é o de São Miguel mas de Rabo de Peixe, que é a zona da ilha que provavelmente tem o sotaque mais forte e carregado que mesmo dentro da própria ilha existem vários microsotaques.
So what does it really matter? It's an old form of Portuguese accent. I think it is great.
Sou açoriano, de São Miguel. Facílimo entender, não vejo o problema.
É um sotaque bonito, parece Frances. BR
Justamente por seres de São Miguel. Qualquer pessoa que não seja micaelense não entende
Compreendo perfeitamente! Sou Madeirense estes gajos q andam por aqui cubanos e brasileiros, são burros. Ele fala um português claro sem influência de francês, belga, chinês, etc.
Sou brasileiro e acho o crioulo-caboverdiano mais fácil de entender 😁
Nem o resto dos portugueses conseguem entender este sotaque, quanto mais os brasileiros que n entendem bem o sotaque português no geral
@@tigass0137 eu entendo os sotaques do Norte sem problemas
Quem é de Florianópolis-SC, Brasil, entende
duvido
Passei a me interessar por esse arquipélago quando descobri que meus antepassados são de lá. Aliás, todos os Borbas são. rsss
Borbas do Alentejo, Barbados do Minho
Eu que sou brasileiro, achei isso mais parecido com francês do que português 😂
Sou de Florianópolis descendente de açoriano!Muito bom ouvir esse dialeto.Se vocês notarem o lutador Max Halloween é do Hawaii ,e mesmo falando inglês ele tem o sutaque parecido com o de Florianópolis,teve colonização portuguesa no Hawaii também.
Nos aqui de de Itajaí entendemos 60% aqui maioria é descendente de açorianos....
Sou descendente de açoriano, e na curiosidade eu quis ver como era o sotaque dos meus antepassados.
Não vou negar, é lindo, mas como já tenho certa dificuldade de entender o "brasileiro europeu", tudo o que tenho dizer é que agradeço demais pela presença de legendas no vídeo.
isso do brasileiro europeu n existe, o que existe é portugues europeu...
brasileiro europeu? Nasceste com um parafuso a menos!
Lol
Não existe brasileiro europeu .
Português europeu
É muito importante salientar que este sotaque só se encontra na ilha de São Miguel. Todas as outras ilhas têm o seu próprio sotaque, todos muito mais compreensívies que este.
Oi, tudo bem? Por que você o sotaque menos compreensível?
0:30 ,só eu entendi Trump ao invés de tempo?
Mano parece um romeno tentando falar português ksksk
Parece que ele falou balão em inglês ( ballon )
Mas entendi uns 60 %
vc é português ou brasileiro?
Verdade kkkkk
eu sou brasileira e entendi 5% kkkkkkkkk
@@anabeatr1x e eu nem isso
Balom, algodom, cabrom, bergalhom, morcom, binhom, satisfaçom, pinhom, piom, abiom, Xuom, barrom, etc. (NORTE. PT)
Parece francês...rsrs...que engraçado!
Oi, tudo bem? Por que você acha isso?
@@LuanSeba o sotaque me remete a um francês falando.
Os primeiros residentes dos Açores eram emigrantes HOLANDESES, especialmente da região de FLANDERS dos anos 1400 e 1500. O dialeto açoriano é o resultado de holandeses falando português.
O sotaque flamengo (Bruges) é muito diferente do sotaque hollandés (Amsterdão, Rotterdão). Olha alguem a falar Wes-Vlaoms e parece muito ao São Miguelence. Também apelidos como 'Dutra' vem de 'van Hunteren'
😂😂😂😂😂😂 sem comentários 🤭🤭🤭
*Mais um Brasileiro especialista em historia de Portugal.
Ó amigo os primeiros habitantes dos Açores eram Portugueses não invente .
Flandres é uma região na Bélgica na qual falam o flamengo, que é uma mistura entre o holandês e alemão.
E fascinante como eu não consigo entender nem 1% da minha própria língua falada nesse sotaque
rOi, tudo bem? Por que você não conseguiu entender 1%?
Oi, tudo bem? Por que você acha isso?
Eu tampei as legendas e tentei entender o que ele falava apenas ouvindo... acabei entendendo nada! Que portugues arrastado moço 😂
Em termos d’entrà, isso aí, ä sämpre üma cösa enorme, rüim pó pescadô. Ä que enquanto a gente estivemos jà em Lüras, aqui fora, cösa de 3,4 mil viäs da costa, quando o mà tivä a rebentà na bàrra, a gente jà nã vài voltà pa tràs, ou pà doca de Pönta Delgàda, ou para a Vila Frànca. Ä… a gente nã pode entrá aqui de däntro, que acälas ondas gràndes que a gente vài encontrà, ä no calhà, ä mesmo de encontrar contra o calhà, ä mesmo com bom tämpo, a gente viemos jà atrapalhàdos. A gente logo äntra, mesmo a ir á Ponta Delgàda a gente levamos com o calhà na nossa fränte. A primeira obra que tà aqui fêta, os välhos, os pescadôs välhos fizeram üs balons más pra fora, e eles nã quiseram impô, disseram que é münto tàrde, e vã gastá münto dinheiro. E eles püseram iässa. Piô, e a gente por münto tempo, a gente aguentàmos ässa. Consegui fazer, màis pá tärra, e a gente aguentàmos um bocadinho só pra fora
Você é Açoriano ?...
@@gracasilver8574 não 😂
É lindo o idioma português de partes de Portugal.
Mas, é maravilhoso o sotaque de Açores.
Eu acho o sotaque de São Miguel na Ilha dos Açores um dos mais interessantes, se não, o mais interessante, de todo o mundo lusófono.
Mano ainda bem q botaram legenda
Sou de Florianópolis, descendente dos açorianos e não entendi pelo menos a metade 🤣🤣🤣
Sou brasileiro e ouvi dizer que há vários tipos de Sotaques nos Açores e na Madeira.
Sim, nos Açores cada uma das 9 ilhas tem o seu sotaque, e às vezes varia mesmo dentro da própria ilha.
0:32 eu racho com esse "atrapalhãdox"
Atrapalhox**
parece português com pesado sotaque francês! Até mesmo galego, espanhol e italiano são + fáceis
Claro que o que mais chama a atenção é o sotaque, que me parece difícil até para os próprios portugueses. Sabem se os Açores receberam alguma influência francesa ? . Outro ponto que me chamou a atenção foi a frase “voltar para trás“, quando diríamos apenas voltar.
Os acoreanos, a princípio, eram todos prisioneiros, que foram mandados, do continente, para povoar as ilhas, que não tinham ninguém....
No continente também dizemos, voltar para trás...
É mesmo idioma que eu falo e eu não entendo! aaaaahhhrrr😮
No Brasil também há quem diga "a gente vamos", "a gente aguentamos" como o senhor do video.
E também em Lisboa...
Na madeira tambem
No sul de Portugal, "a gente" é utilizado como um pronome "nós". No Norte e Centro de Portugal, tal e qual como no galego, o "a gente" é conjugado com a terceira pessoa do singular. A outra forma é vista como errada em muitos sítios...
@@matheuscostapaiva Em Lisboa é calão, muito provavelmente introduzido pelos alentejanos.
Digo isto porque, até há uns 40 anos, o normal em Lisboa era "a gente vai". Ainda há muita gente, sobretudo mais idosa, que fala dessa maneira.
@@diogorodrigues747 No Centro-Oeste brasileiro, também se usa dessa forma, além de haver certo preconceito linguístico contra quem usa no plural
Kkkkk...Só faltou colocar a interrogação na cabeça daquele rapaz do lado
Sou brasileiro e seria muito ofensivo afirmar que não é Português, mas, para ser muito honesto, parece ser outra língua.
Eu consegui entender algumas frases, mas realmente é muito diferente kkkkk
Sou nativa de Florianópolis e toda ascendência da família vem de Açores. Por coincidência ou não, nosso sotaque é bem único e raramente compreendido pelos outros kkkkkk tax tolo
Peço desculpa pelo reparo mas é ascendência, não descendência
@@alexcriscat6086 Opa, nao por isso!! Agradeço o “reparo” e apoio que estejamos sempre nos ajudando a corrigir e honrar nosso bom português 😅 Agradeço mesmo, estava falando errado esse tempo todo.
Sou dessas que corrige os amigos quando falam que irão “no banheiro”…. Não consigo segurar, eu respondo “ao banheiro” 🤣
Até mesmo aqui no yt … tem TH-camr que troca “de encontro” com “ao encontro” e eu fico me contorcendo na cadeira quando ouço.
Eu realmente agradeço a correção hahahaha e que façamos disso um ato comum e constante! Valeu!!!
É a mesma coisa dos ingleses ouvindo os irlandeses kkkkkkkkk
parece que estou escutando francês
Algum português me responda por favor, vocês conseguem entender perfeitamente o que é dito nesse sotaque?
Não 😂 eu primeiro ouvi sem ler as legendas e não percebi quase nada lol
Não
Sou Madeirense e deu para entender quase tudo , mas é de apontar este senhor tem um sotaque muito pesado
Nem parece o mesmo idioma, além de palavras pouco usadas aqui, a pronúncia é totalmente diferente
Estudo inglês sozinho e percebi quando o lutador Max Holloway falou mesmo inglês vi o sotaque parecido ,os portugueses também migraram para as ilhas do Hawaii anos atrás embora a regiao de Max nao fosse a mesma percebi isso,sou de Florianópolis e os mais antigos falam bem semelhante a esse português.
eu acho fofo
parece um francês falando português
Parece um francês tentando falar o português de Portugal ! Super interessante.
No inicio da sua colonização, o Açores recebeu imigrantes/colonos franceses, por isso, os sobrenomes típicos do Açores parecem franceses como "Goulart" e "Bittencourt".
É louco saber q o portugues lusitano era falado bem proximo disso a seculos atras . Por ser um local isolado a lingua sofreu pouca influencia e mudanca permaneceu sua forma natural
Não
As vogais eram abertas
Era mais proximo ao brasileiro mas sem o chiado do "e"
Esse "tchi"
"Como estas, aonde é que foste, onde tens indo"
Português antigo: " comu istas, aondi é qui fosti ondi tes indu"
Pesquisa lingua putua
Variante do português falado em macau
Interessante, mas acho que a variação deles é diferente assim por conta da influência flamenca e francesa mesmo, isso não é sotaque não é outro idioma já, é um dialecto franco-português
@@alamaim1563591263131
Não é outro idioma nada , é sotaque !...
Só os Açores têm dezenas e dezenas de sotaques ...
Terra é pronunciado como tarra? 00:54
Muito dificil ... kkkk mas viva a lusofonia.. tive que diminuir a velocidade do vídeo pra ouvir..
Terra ele fala .. tarrr..
Caramba, é absurdo o sotaque!
Sotaque normal
@@Lokoflash
Depreendo que você quis dizer " apenas mais um sotaque "
Eu pensava que o sotaque mais dificil de entender era o do Timor Leste, mas aparentemente os açorianos ultrapassaram minhas expectativas
Os Açores são 9 ilhas (vá... 8 e Pico) e cada uma tem o seu sotaque. Não há "sotaque dos Açores".
Isto é sotaque de Micaelense e não de açoriano.
Convém não tomar o todo pela parte.
Mds parece uma mistura de francês com português e um toque de inglês.
E eu pensado que o português de Portugal era o mais complicado 😂 esses caras aí param de falar a palavra no meio dela, é foda kkkk
O sotaque continental é simples demais se o compararmos com este. 😁😅
sem legenda não ia entender nada, mas achei chique
Se me dissessem que era francês eu acreditaria
1 milhão de dólares pra quem conseguiu a façanha de entender esse cabra
Rapaz... E pesado viu !!!!
Sou Algarvio entendo 90 % do que é dito .
Um senhor Português do Algarve disse-me que o sotaque de 'Lagos,
Algarve', soa exatamente ao sotaque Micalense (da ilha de São Miguel). Ele também disse que no tempo da colonização portuguesa, a ilha de são Miguel foi povoado maioritariamente pelos Algarvios. Faz sentido porque os Algarvios e os Micalenses tem muito em comum entre si por exemplo: o sotaque, comidas, maneira de ser, estilo de vida, e os dois povos também se parecem muito em aparência.
Que sotaque lindoo
Percebi apenas algumas palavras… Açores está ao Portugal como Bari está a Itália, algum marinheiro de Bari veio para lá? 🤣🤣🤣
É possível, muitas ilhas açorianas receberam, colonizadores da França, daBélgica que fala o Flamengo e outros países