Passei um ano sem celular, tinha um computador antigo que usava só para estudar. Um dos melhores anos da minha vida, ia na casa dos meus amigos, passava tempo com a familia, dormia bem.
tbm já passei mais de 1 ano sem celular, e tbm foram os melhores anos da minha vida, eu aproveitava mais a vida, engraçado q eu n sentia mais falta de cell, as x usava o da minha amiga so p postar foto kkk
@@isabellaseiko57 Em períodos de pandemia é necessário o uso de celular. Eu uso com mais moderação agora, priorizando outras áreas importantes da minha vida
Poxa, esse vídeo é muito importante. Eu por exemplo, abandonei as redes sociais no início do ano passado. Só uso o TH-cam, e na maior parte é pra estudar. Recomendo.
Eu desinstalei Instagram, Facebook, tik Tok... Meu uso no celular diminuiu muito. Só uso pra responder mensagens agora, e o que antes achava que não poderia viver sem, que se passava 1h sem olhar stories já ficava doida, hoje vivo tranquilamente. Baixo de vez em quando pra postar alguma coisa, e nem sinto vontade de mexer. Consegui ler meus livros, estou estudando bastante, e ocupando meu tempo com outras coisas. ☺️
Muito bom de ler isso!! Eu tbm tô nessa, e tenho só TH-cam e Whatsapp instalados. Instalo o Insta pra postagem e em seguida já desinstalo. Nunca tive Twitter, TikTok... Cumpro minhas metas, toco a faculdade bem, adoro conversar pessoalmente, etc.
Percebi que usar mt o Instagram estava me deixando ansiosa. Estava me levando a uma baixa-autoestima por eu estar constantemente me comparando com outras pessoas, ao ver tudo que elas fazem em suas vidas... E pensando: Poxa, minha vida é um lixo. O Instagram faz querermos ser mt consumistas (no meu caso, relacionado a roupas). Faz a gente querer ficar viajando (mesmo sem ter dinheiro Haha). Então essa é minha experiência com redes sociais, por isso as deixei quase totalmente. Pois eu me via uma pessoa frustada com minha própria vida. Concordo com tudo que a Senhora falou destas pesquisas, tudo se constata em minha vida. Preciso usar menos o celular. Obrigada!
Nossa… muito real, o Instagram modifica nossos parâmetros de desejo muito facilmente. Eu me afastei completamente, ainda não exclui a rede porque não quero perder o user 😂 mas tenho usado muito raramente
O responsável dos jovens, na minha igreja, uma certa vez trouxe um tema interessante sobre conecção. Guardei o que ele disse, que foi: não faça uma comparação horizontal, as coisas das redes sociais são ilustrativas. Ninguém é totalmente feliz ou totalmente ocupado. Não olhe para quem está ao seu lado e compare sua vida ou você à ele. O tempo dele é um, o seu, é outro, e o meu também é outro. Mas faça uma comparação vertical, entre você e Cristo, você, que está na terra, e Cristo, que está no céu. Compare consigo mesmo de ontem e veja se você mudou. Olhe e compare a si mesmo com a figura de Cristo. E quem for ler, guarde para si também, porque Jesus é o maior exemplo que podemos seguir. Esse vídeo e os demais comentários só reforça o que as redes sociais trazem quando são usadas de forma irresponsável.
Minha esposa usa o celular todo o dia, inclusive caminhando. Ao falar com ela sobre o uso excessivo fica irritada e agressiva verbalmente. Já não sei o que faço. É uma pena ainda não termos clínicas para recuperações de viciados eletrônicos.
As pessoas que nasceram de 2004 pra frente parecem que são mais propensas a ter esse tipo de vício, porque já nasceram na metade da era digital. São mais dependentes de telas, não têm paciência para aprender coisas novas, só querem aqueles hiper estímulos . Dopamina.
@@VictorJetli Eu uso transporte público diariamente e vejo desde crianças, adolescentes, adultos, idosos, entram esmagando e pisando em qualquer um pra arrumar um canto no ônibus pra ficar vidrado no celular mais tempo possível. Mas salas de aulas os alunos não conseguem mais ler 3 parágrafos que chamam de "textão". A situação está precária.
Acho q não vicia não, o q vicia são os comportamentos das pessoas. O q as pessoas querem ver no celular é a interação, a mentira, o entretenimento, as notícias, as coisas inúteis e úteis. Demonizam demais o celular. Se não fosse ele seriam outras coisas. A raiz é mais funda. As pessoas são viciadas em olhar pra fora e se comparar
Minutagem das partes do vídeo: 00:00 Abertura 00:15 Introdução 00:38 Sobre o vício em celular 01:35 A influência do celular no cérebro 03:16 Relação: celular e miopia 03:49 O dreno cerebral pelo celular 04:42 Depressão e ansiedade 06:18 Insônia pelo celular 06:47 Tumor no cérebro: negativo 07:17 Dor de cabeça e outras 08:27 Malefícios ainda incertos 09:00 Influência no "relacionar-se" 10:19 Obviamente há benefícios 👇🏼 LIKE 🙏🏼
Desde o começo do ano estou reduzindo meu uso de celular Está sendo ótimo (e olha que apenas exclui o app das redes sociais, usando apenas no navegador) Meus dias estão longos como acordar de manhã, sinto-me como um jovem dos anos 80/90, coisas simples como beber uma cerveja com os amigos ou chamar uma amiga pra vir à minha casa, acontecem de uma forma diferente. E por fim, sinto-me muito mais calmo, fiquei uns dez minutos escrevendo esse comentário (Quem fica dez minutos fazendo uma mesma coisa na internet???) é uma experiência muito válida e intrigante
Eu tenho celular e passo o dia todo sem usar ele, não me faz falta nenhuma. Eu pra falar a verdade nem gosto de conversar por ele, não converso com praticamente ninguém e as outras pessoas reclamam. Mas pessoalmente eu converso, sorrio , brinco. Isso aqui é mais uma ferramenta, não devemos nos tornar escravos do celular e sim utilizá-lo a nosso favor.
Eu uso ele muito para estudar. É o paraíso, nesse sentido. Coisas que demandaríam idas a bibliotecas limitadas hoje são conseguidas em poucos toques. Se com controle, celular é uma ferramenta maravilhosa, simplesmente.
Antigamente eu passava horas no celular todo dia. Eu estava deixando de viver minha vida só em busca de novidades e hiperestímulos no celular e procrastinava mais. Entre 2018 e 2019 eu decidi largar o celular. Parei de levá-lo pra faculdade e passei a andar sem. Foi a melhor coisa que eu fiz. Eu passei a focar mais nas aulas, tinha melhor desempenho e ainda vivia mais tranquilo. Você não descansa enquanto estiver no celular. Eu desandei muito na pandemia, onde tudo o que tinha pra fazer na quarentena envolvia telas. Mês passado eu comecei a repetir meu experimento de largar o celular. De novo estou largando o vício. Parei de levar pra academia e pra levar a cachorra pra passear no condomínio e é incrível como ficar longe do celular dá uma sensação de paz. Infelizmente, a vida moderna obriga a estar sempre com um telefone pra entrar no escritório onde trabalho, acessar cardápio de um restaurante, fazer check-in no gympass, etc. Minha vida melhorou tanto só de estar longe do celular que eu queria poder passar mais tempo longe. Eu sou mais produtivo, mais feliz, mais estudioso, menos procrastinador, menos cansado e menos estressado.
Concordo amigo. Amo ler e infelizmente eu não tenho como comprar livros todos os meses. Então, minha alternativa tem sido o celular, mas sempre que posso eu largo ele em algum canto e esqueço da existência dele, tanto que fico perguntando ao meu marido onde ele está. Para ir a igreja eu deixo ele em casa, quando vou a algum lugar com meu marido eu jogo ele dentro da bolsa. Infelizmente a gente é obrigado a usar ele por conta desses diversos pontos que vc situou. Agora eu estou fazendo detox de rede social, estava me fazendo um muito mal.
Eu não tenho rede social Ainda muito uso o WhatsApp para mensagens e ainda é para responder algo Mas utilizo outras formas o meu dia Agora voltando a estudar.
Fiz a mesma coisa e hoje me vejo viciado na tela de novo por conta de trabalho, o lado bom é que ele estragou e só funciona no carregador, ja é um passo pra me limitar no uso de tela
Fiquei 7 meses sem Wi-Fi e vejo que o maior problema é ela! Pois o excesso de informações ou, a recusa de não ficar sempre informado ou atualizado, nos coloca em um ritmo não natural e nos força sermos super humanos. 😅
Também já fiquei vários anos sem wifi, a um ano atrás, pela minha família n ter condições de ter E sinceramente a falta de internet me prejudicava muito tanto na escola quanto na vida pessoal (eu meio q me achava inferior por isso) Hj já tenho na minha casa e as vezes também fico triste por conta da estima em redes sociais mas eu acho q ficar sem internet não é a solução.
Vídeo interessantíssimo! Há meses desativei minhas redes sociais para observar os impactos dessa falta na minha vida. Nos primeiros dias me senti como se estivesse isolada numa ilha deserta, pensei que estava desconectada dos acontecimentos do mundo e das pessoas. Depois da primeira semana percebi que nem lembrava mais. Passei a ler mais, a dormir melhor, a sentir menos dores no corpo e a me sentir menos ansiosa também. Os intervalos entre minhas crises de enxaqueca cresceram e hoje raramente tenho. Aquela sensação de que um milhão de coisas acontecem ao mesmo tempo sumiu, porque eu não precisava me dividir entre o real (presencial) e o virtual. Infelizmente, por conta da faculdade precisei retornar, mas agora sei até que ponto realmente preciso estar ali. Muito obrigada pelo vídeo, vou atrás de mais estudos sobre o assunto. Há poucos anos atrás era muito difícil de encontrar esse tipo de material.
Minha sorte é nunca ter sido viciado em nenhuma rede social, desde o mIRC, porém, sou viciado em computador e até pouco tempo atrás em jogos online. A uns meses atrás desativei todas as minhas redes sociais, menos o whatsapp que também converso com pouquíssimas pessoas e não notei muitas diferenças na minha vida. Porém, tendo diferença ou não, o uso das redes sociais sempre é maléfico com exceção de trabalho. Porque você gera dinheiro para a rede, mas se a rede te gera dinheiro, aí sim e sou a favor do uso.
Ja percebi que depois que, passei a usar celulares com mais recursos, se me sinto entediada vou direto para ele... e percebi que tenho tido muita dificuldade de me concentrar para ler🤔 E quando estou nas redes sociais minha ansiedade e pensamentos depressivos pioram...
Uso o mínimo possível. Passei 7 anos com um A10.😂😂😂😂 troquei essa semana porque ele apagou de tão velho que era. Minhas filhas de 12 e 8 nem sabem o que é face, Instagram, Anita, jogos ou qualquer outra bobeira da net. Sinceramente, somos felizes, saudáveis, temos tempo pra tudo: cozinhar, lavar, passear, ver o sol nascer ouse por, dar banho nos pets, costurar roupas para as bonecas, ler livros, assistir filmes, documentários e ir na academia ou correr na rua. Gente, vamos viver! 🎉😍
Sou professora universitária e no primeiro dia de aula PEÇO que os alunos LEVEM o celular pra aula...calma! Eu explico: eu acredito que devo ajudá-los a usar bem o celular, e o que isso significa? Usar como ferramenta. Assim solicito que eles encontrem um aplicativo da área da disciplina ( no caso, estatística) e que aprendam a usar para utilizar nas tomadas de decisão. Há inúmeros aplicativos além daqueles das redes sociais. Por isso ACREDITO que devo ajudá-los a pensar o uso adequado do celular. Eu também ministro oficinas sobre o uso do celular na educação, para professores (em exercício ou em formação) e este vídeo da Dra Cláudia será utilizado durante as discussões pois trouxe a tona a discussão da postura, da neurologia, do desconhecido e do que já se sabe de seu uso em termos neurológicos. Eu penso, que o seu uso é irreversível, e portanto precisamos aprender a usar bem. Obrigada por disponibilizar as referências, e um abraço.
Eu não deixo meus filhos levarem celular pra aula e aqui em casa tem regras pra usar até determinada hora ,não quero meus filhos seguindo bem a vontade dos governos , quanto mais ignorante e burro melhor, creio que o reflexo está aparecendo nas pessoas...
A dependência do celular é causada especificamente pelo vício nas redes sociais, a interação entre as pessoas está totalmente vinculada às redes sociais, as pessoas preferem muito mais conversar através delas do que pessoalmente. Pra mim, o celular só serve pra adquirir conhecimento, deixei de lado todos os malefícios que destorcem a realidade e me desfocam do que realmente é importante.
Negativo, esta especificidade. É pelo formato de notificações, fácil acesso à informação e design intuitivo, mas as informações podem ser de redes sociais, notícias, jogos, pesquisas, etc.
Luca Caovilla concordo, todos esses fatores são contribuintes, mas na minha opinião as redes sociais são as mais problemáticas quanto ao vício, muitos usam no modo automático pela força do hábito, e é extremamente difícil se desvincular disso. Eu costumava monitorar a quantidade de horas que utilizava esses aplicativos sociais, é assustador, como se tu não tivesse controle e simplesmente agisse automaticamente sem notar o tempo passando. Fui específica quanto às redes sociais por experiência própria, mas não sou ignorante a ponto de recair apenas a isso, obrigada pela colocação!
Há duas semanas, fui num barzinho com minha esposa e na mesa ao nosso lado haviam duas mulheres e um homem. Nas quase três horas em que ficamos ouvindo música, conversando, nos divertindo, aquele “trio” ficou o mesmo tempo, olhando para seus respectivos celulares como se fossem uns débeis mentais...agora isso ainda não é o fundo do poço porque existem milhões que viram Zumbis Digitais enquanto estão dirigindo, inclusive em estradas ! Algo está muito errado com o cérebro dessas pessoas...
Beto Caldas depois que abandonei as redes sociais não consigo não notar isso em todos os lugares! As pessoas simplesmente não conversam mais, não leem, não contemplam uma paisagem, parece que os prazeres se limitam a uma tela de celular. É lamentável, não é? Que bom que tu consegue se divertir como se deve!
eu tenho celulares antigos, tiro o chip do smartphone e coloco neles e uso,então me sinto infinitamente melhor, tudo fica mais leve inclusive a comunhão com Deus que é o principal! enfim, penso seriamente em abandona-lo de vez!
Eu gostaria de ter essa forca, mas moro sozinha e tenho nesse i instrumento que cabe na minha mao uma companhia. É dificil. Mas vou conseguir. Estou dormindo mal por conta disso. Ñ tenho insta nem face, apenas you tube e wattzap. Vou con seguir com certeza abandonar esse vicio.
Eu não tenho redes sociais .....tenho zap e costumo ver vídeos you tube. Mas sinceramente tenho vontade jogar meu celular fora e ficar sem contato nenhum. Qualquer dia eu me desfaço dele. Só me preparando pra não voltar a tê-lo. Não tenho tv nem pc ....tenho no Not book porém uso ele apenas para trabalho. Único que pretendo manter. 🙌 a cada dia mais me convenço que quero fica longe de toda informação e que não vai me fazer falta em nada.
Meu irmão é VICIADÍSSIMO! Quando falta luz, ele interage com todo mundo tranquilamente e até já chegou a dizer que é bom está com a família e amigos mas é a luz voltar e já era! Ele volta para o celular e Respira aquele aparelho.
Meu filho também estava assim. Por conta das aulas online, tive que dar um celular pra ele. Ele ficava o tempo todo no celular, então eu confisquei o celular e ele melhorou muito. Ele tem apenas 10 anos e ainda dá pra controlar, mas fico pensando daqui uns anos como vai ser. Não quero que ele chegue ao ponto de mergulhar tão fundo no celular que se desinteresse do mundo aqui fora.
As crianças precisam entender que fazem parte daquele grupo que é a família. Somos seres que precisam viver em comunidade, ter contato com pessoas reais. Recomendo momentos juntos em família como um almoço com todos na mesa, uma caminhada no parque, ir na igreja, contar histórias da família. Assim percebe que a vida junto com pessoas é melhor que a tela de um celular. O ambiente tem que ser acolhedor, porque muitos tentam escapar da realidade por ser difícil, assim "vivem" no celular. Deus abençoe a família de todos que leram.
Adiciona aí também o uso indevido. Usei muito o celular no ônibus pra ler e quando falei isso pra oftalmologista tomei uma bronca que parecia até que era minha mãe falando comigo...
Essa informação deveria ser comum e diária em todos os meios de comunicação. Mas, a mídia não se interessa em dar informações úteis e benéficas! Muito boa essa informação!
muito interessante seu ponto, aqui vai minha contribuição: acho que o fato da mídia não mostrar isso nos meios de comunicação é proposital, pra justamente ter uma população alienada e que, não pensa mais. muito muito triste
E uma distracao .vc esta matando o seu tempo com o nada .use ao seu favor use em beneficios pra vc a muito conteudo bom .basta vc fazer 1 faxina cerebral.e reprogramar com conteudos q realmente vao le favorecer
Acredito q a tristeza q você sente não tem a ver com os conteúdos que vc acessa, se são perda de tempo ou não, mas sim com a desconexão com a realidade ao nosso redor, não fomos criados para ficarmos reduzidos a uma tela e acessar conhecimentos, experimente deixar o celular em casa, caminhar, entrar em contato com a natureza, se relacionar com pessoas não através do celular, mas fisicamente, vá dançar, correr, creio que todos temos sentido uma ansiedade quase inexplicável, essa desconexão faz com que ela se potencialize
Eu também, fico com vazio enorme , já não tenho mais redes sociais, não tenho estrutura psicológica. Tem dias que eu não uso o celular e me sinto melhor
Faço licenciatura e tenho muito medo de como vai ser a relação dos alunos com o celular. Pelos vídeos que vejo na internet, piorou demais desde que me formei no ensino médio. Os alunos ficam o tempo todo no celular nas aulas, se tornou algo fora de controle. Acho os pais muito negligentes, dando celular para crianças e adolescentes. Na verdade deveriam ter celulares só depois que terminassem a escola, igual antigamente. Meus pais nunca me deram nenhum, eu que trabalhei e comprei, e me arrependo por não ter comprado mais velha.
Desde que começou a pandemia me vejo mais viciada que nunca. Tenho crises de ansiedade, tenho medo de algo acontecer quando estou sem meu celular. Perco meu tempo, reprovei em algumas matérias da pós, sinto dores no pescoço e, por ai vai...
Eu estou passando pelo o mesmo, eu choro horrores e começo a imaginar cenas triste, eu passo digamos q 21 horas no celular por dia, eu n consigo fazer as coisas de casa por calsa da preguiça porque só consigo dormindo depois das 4 horas da manhã só mechendo no celular, eu n sei oq eu vou fazer da minha vida estou perdendo as forças meu celular virou meu vício, eu não estou me alimentando direito, não estudo direito desde q acabou as aulas eu nem se quer quis ler algo, quis escrever algo, SO QUERO MEXER NO CELULAAR, eu prometo fazer umas coisas um tempo antes depois eu não consigo fazer NADA do q eu falei, realmente tá tudo dando errado, e é pelo vício do celular.
Acabei de pensar o quanto o uso excessivo da tecnologia tem me feito estressado e como deveria passar mais tempo curtindo o tédio. Aqui estou no celular novamente buscando dopamina mas me deparo com esse vídeo
Eu só gostaria de não deixar ele me dominar pra não perder as melhores coisas da vida, como ver uma folha cair, ouvir um pássaro cantar, ou estar ao lado de quem amo em tempo real.
Deslike para este vídeo principalmente, são por parte de pessoas que necessitam de ajuda, já estão viciadas nas coisas nocivas e desprezando as saudáveis disponíveis nas redes sociais.
Eu tiro o Domingo para fazer Detox de celular já que trabalho através das Mídias Socias, aproveito o dia para viver o momento presente e fazer coisas legais.. É incrível como acordo me sentindo bem!
Que conteúdo!!! Espetacular. Em 2018 prestando concurso p OAB percebi que fiquei muito tempo dividido no Instagram e estudando, o resultado foi desastroso. Não passei na Ordem. Resolvi então abolir a rede social, não só desativei do celular como resolvi desativar minha conta. O resultado; passei nas duas fases do exame seguinte. Fiquei muito feliz pois pude dominar minhas vontades. Ainda não restaurei minha conta. Outro motivo da decepção com a rede social foi a falsa realidade postada, a maioria dass pessoas vivem uma teleframaturgia social e acreditam nessa falsa percepção da realidade. Isso é deprimente. Viver intensamente a vida "off line" é viver de verdade.
Eu não uso redes sociais, não uso WhatsApp, vivo na contra-mão de todas as pessoas, tenho um celular basico bom, o A735g, hoje fui ao culto e deixei ele em casa, sou solteiro, 45 anos de idade, nunca casei e sou escravo da minha liberdade, um abraço a todos, Jesus vos ama.
🕊... *Tudo aquilo em que depositamos o nosso prazer, vira um vício, e vício é o pecado de idolatria. Permaneça rumo à Canaã Celestial e não faça como a mulher de Ló.* 🙏🙏🙏
Interessante, não usa mas veio aqui deixar e escrever sua opinião no TH-cam né? Ficar fora de tudo tb é radicalismo, você pode usar com moderação, inclusive religião ou virar escravo da sua liberdade não é tão saudável. Um grande abraço.
Para criar conteúdo digital para meu negócio, passei a ficar mais tempo no celular durante a pandemia, 2023 meu foco de estudo reduziu muito e percebi que minha visão ficou meio turva
@@violaoxyz Ela respondeu somente sobre os vídeos dela, assinou como Cláudia. Os outros professores são individualmente responsáveis pelos outros vídeos. Abraço!
Isso é tudo verdade. Sempre fui lesada para me comunicar mas depois do vício no celular eu percebo que quando estou conversando com alguém da família pareço um zumbi. O vício só não afetou meu sono. Graças a Deus.
Esse vídeo é de UTILIDADE PÚBLICA!! Preciso exibir para todos os meus alunos! Repassem, exibam, curtam… para que essa mensagem alcance o maior número de pessoas.
Constantemente, ao me deparar com jovens, infelizmente, observo esta mudança em seu comportamento. Anos atrás, trabalhei com com um rapaz que entrava pela porta de entrada do recinto com a cabeça baixa e os olhos e mãos atentos ao celular. Ele sequer notava a presença das pessoas à sua volta. Era como se estivesse vivendo em um mundo à parte, isolado e, mal conseguia se comunicar socialmente.
triste saber em que nós adolescente o peso é muito maior, grande parte das pessoas que conheço passam metade do dia no celular, assim como eu. E muitas vezes quando levamos um puxão de orelha de alguém dizendo o quanto faz mal não entendemos no momento, mas em pensar em tantos momentos que perdi por estar em redes sociais, fazendo nada o dia inteiro na cama, chances de aprender algo novo, de ficar com a família, de talvez fazer uma amizade nova, me exercitar, estudar. Mas é muito difícil de sair quando já esta viciado, espero conseguir mudar o quanto antes...
Já notei que quando uso redes sociais por muito tempo, fico triste, estressada... Então opto por não usar, acabo bloqueando e percebo que me sinto melhor, mais produtiva tbm. Atualmente, utilizo mais o TH-cam pra estudar e ver coisas mais construtivas. Ótimo vídeo! 👏🏻
O uso de telefone constante, atrapalhava demais meus estudos, ver videos curtos, muitos videos, me causava muita dificuldade em aprender as matérias da faculdade. Eu tive que excluir o aplicativo do instagram o aplicativo, e tiktok, agora só instalo nas férias .
Enfrentando isso com meus filhos adolescentes. O vício é nítido. Esse vídeo apenas confirmou o que na realidade já sabia. Obrigada pela explanação tão rica !
ELES TE ODEIAM COM CERTEZA se prepare..... ( POIS NÃO ACHE QUE ADOLESCENTE COMO ELES SAO IDIOTAS ELES TEM UMA MENTALIDADE UM POCO ( MAIS MINIMAMENTE MÍNIMA GRAO ADULTA) E DESENVOLVEM ABILIDADES E COM CERTEZA UM DIA ELES VÃO USA ISSO CONTRA VOCÊ........ VEJA QUE UM DIA ELES VÃO SAIR (TALVES ESCONDIDOS) MAS ELES VAO SIM (:
Tenho filhos entrando na adolescência...Sempre controlei o uso...Aqui não existe redes sociais...Nem Tik tok beirou o uso... A Internet tem 2 lados e o lado pior está ganhando... Espero que tenha sucesso por aí...
Tenho um neto de 5 anos. A mae deixa o fia todo com ele. O menino nao conversa qd eu faço chamando de vídeo. Sinto que ele ta perdendo a fala. E eu tou ficando com insônia de tanto preocupação. Eu mas rla temos brigado mt por ct disso. Eles moram em são Paulo e eu em Salvador. Meu filho é separado dela. Eu não tenho como proteger meu neto. Vivo em constante oração. 😢😢
Perfeito. Tenho percebido que as pessoas mais solitárias são muito impactadas pelo uso excessivo do celular e vice versa. Os idosos e os jovens são os que mais utilizam de forma descontrolada. Há anos tenho me vigiado quanto ao uso do celular. Qua do estou entre amigos, só pego o celular para tirar foto e guardo imediatamente. Isso tem me feito mais feliz. Consigo manter uma conversa olho no olho com os meus..
Adorei o video, professora! Não sou dependente, mas acho que o fato de não possuir redes sociais, contribui pra isso, agora não abro mão do TH-cam. Normalmente quando saio pra socializar com amigos e familiares , não o levo comigo. Acho que a senhora disse tudo, bom senso é a palavra chave para todos.
@@patricialima0702 Eu estava Numa fase onde não ouvia nem sentia mas ninguém Apenas Facebook TD o que eu fazia Era pensando em postar Em mostrar.. Passava horas pensando em algo LEGAL PRA POSTAR E PRA QUE? ganhei nada com isso Só tristeza E dependência.. Hj tenho Pânico só de pensar que posso ter uma recaída e voltar a ficar horas a fio naquela rede
@@francavalcante5666 , muito complicado isso viu! Tenho uma filha de 16 anos e como não dá pra proibir, fiz um acordo com ela e ela teve que escolher 1 rede, está no Instagran; já meu filho de 14 anos não tem nenhuma, como eu, por opção própria. E assim vamos levando mas é difícil, não sou muito simpática a elas, não me acrescentam nada.
Talvez o que você vê como solução seja o problema, vicio, quando não está usando aquilo que seu corpo é viciado ele corresponde negativamente, pode perceber que tudo parece resolver quando voltamos ao pc/Tv/celular? Essa sensação de vazio, crise existencial, falta de amigos e vida social,ansiedade, tristeza, insonia e muito mais é provocado por seu corpo querendo o vício dele, tende a piorar quanto mais tempo ficamos no celular e respondemos positivamente esse desejo, como pode ver, nesses aparelhos passamos por muito tempo fora da realidade, já parou pra ver qnt tempo ficamos? Umas 16h por dia talvez, isso é mais que a metade do seu dia, e quando voltamos a realidade recebemos um choque, nunca dei bola para essas notícias mas hoje percebo que devia ter escutado... sou kleberton, tenho 20 anos e sofro com todas essas coisas e um pouco mais, primeiramente Deus e depois através de umas pesquisas que fiz por conta própria achei a conclusão mais obvia que me aliviou do pensamento de estar ficando louco, se não fosse minha fé teria me suicidado, confia você não está sozinho meu amigo, mude!!!
Que testemunho lindo.. Amém fico feliz por vc ter conseguido e por ter vindo falar sua experiência ,porque vai ajudar muitas pessoas. Deus lhe abençoe sempre.
Brilhante! Até tenho um celular,mas confesso que fico dias e horas sem usá-lo e tenho me sentido muito bem,pra mim o bom mesmo é uma boa música,um bom vinho ,uma boa leitura e pra fechar: um amor bem vivido!
O problema é quando trabalhamos dependentes dele. Ex eu trabalho com eventos... na maioria recreação infantil... e as mães são muito carentes...querem uma resposta de orçamento urgente ...e nessa ficamos atentos quase q 24h
Olhando por essa ótica, vejo que também me sinto uma presa do celular e vou usar esse conhecimento para me policiar melhor a respeito do uso do celular. Muito obrigado por estas informações valiosíssimas
Sou da década de 80, tive a oportunidade de acompanhar a revolução tecnológica, acontece que o ser humano ele precisa interagir com outro, e quando há esse afastamento por conta do vício tecnológico, mexe com o Mental e o corpo responde !!!
Tenho celular a exatos 21 anos, Todas as coisas que eu queria ter feito em termos de conhecimentos diversos, curiosidades idiomas, geografia história política medicina etc. Também as coisas que eu tinha dúvidas o celular tem me ajudado. Vejo ele como uma ferramenta e procuro usa lo da forma correta. Vídeos desse tipo são ótimos. Usando ele como ferramenta e não como parte do próprio corpo, você está livre de problemas. 🎼
@@verinhadelgado Acho que pelo menos um pouco de Conhecimento eu adquiri, com áudio livros, vídeos de alto ajuda , meditações, novos idiomas. Porém concordo em partes com você, pois o Conhecimento é uma terra Vasta. 👍📃🙋
Uma experiência interessante é pegar um cruzeiro. No barco a gente fica desconectado de tudo. E volta a fazer atividades que na rotina ficaram esquecidas. Recomendo.
Parece até inacreditável quando ela fala "como o uso do celular é algo muito novo nas nossas vidas nós não temos como falar sobre o uso crônico e as consequências..." Assistindo esse vídeo em 2024, tendo uma notícia recente de um adolescente que cometeu su!cíd!0, tendo como causa a internet, celular, redes socias e as 'novidades' exageradas do mundo digital. O conteúdo desse vídeo é muito mais atual e necessário do que podíamos imaginar.
Meu vício em telas aumenta e reduz com frequência. Essa última vez aumentou novamente. Ando tendo perca de memória, problemas “mentais” em relação a comparação e etc. porém, quero mudar isso. Mas não sei por onde começar. Um vício é muito difícil de ser deixado para trás quando todos ao redor da sua vida tem esse mesmo hábito.
Eu acho qui uma pessoa não precisa apagar suas redes sociais é só ter moderação o celular foi feito pra cria pontes a distancia é só sabe usar direito 😊
Eu passei 7 anos sem celular e como moro distante da minha mãe, falava com ela pelo orelhão aqui da rua. Foram os melhores anos da minha vida. Só tive que adquirir um celular, porque minha mãe pediu, quando um dia ficou preocupada de não ter conseguido falar comigo.
Sem dúvida esse vídeo traz luz para todos nós. Como professora de yoga e estudante do ser holístico chamo a atenção dos meus alunos para não se deixarem possuir pelo celular, e fiquei feliz ao ouvir a sra dizer a mesma frase que uso: o celular existe para nos servir e não o contrário. Namastê
Eu sou professora de Espanhol e na coleção que adotei há 4 anos há um texto sobre NOMOFOBIA (livro para o 9° ano): é sempre um bom momento com essas turmas para informar e debater (os alunos sempre ficam muito surpresos e, não todos, mas alguns começam a se questionar sobre sua postura). Gostei demais desse vídeo e vou já me inscrevi no canal! Parabéns pelo trabalho, equipe!
Quando eu não estou no celular estou no videogame, ou nos dois! Que horrível meu dia não rende nada, me sinto tão melhor quando amenizo os dois, porém o vício sempre volta 😞😞😞
Mtooo esclarecedor. Me policio diariamente pra não extrapolar no uso e principalmente em redes sociais. Meu problema hj realmente está sendo com os filhos e os excessos 😭
Eu sou de 1996 e apesar da minha infância ter sido sem internet por não ter condições, minha adolescência foi marcada por ela, mas hoje adulta sinto que o uso excessivo de redes sociais muito midiáticas como o tiktok alterou algo no meu cérebro que nem quando eu usava MSN, TH-cam, Facebook por horas foi capaz de fazer, eu observei meu comportamento nos últimos meses e vi que não tenho mais paciência pra video longos ou ler textos, quando não existia o tiktok o vídeo poderia ter 24h eu iria assistir pq a qualidade do conteúdo era o que importava. Tenho estabelecido um limite de uso pra tiktok, tenho voltado assistir vídeos de filosofia, arte e política por aqui. Voltei a ler novamente, mesmo sendo uma pessoa adulta ainda assim o excesso fez um estrago na minha mente. Não tem como negar às redes sociais pode até ser ncrível mas é inegável nossa mente não foi feita pra consumir isso por horas. Na época dos celulares sem nenhuma rede sociais, a única função era ligação a vida adulta não parecia tão amarga como hoje, obviamente que o capitalismo ajuda uma vez que pra geração de jovens, adolescentes, às redes sociais pode da a sensação de está suprindo um momento de lazer do qual muita vezes não tem como viajar, está tendo momentos de qualidade com a família e etc, aí vc abre o tiktok e tem um vídeo de alguém cozinhado algo,tem um meme, e tudo muito rápido pra da tempo de ver cada vez mais e aí vc tem uma falsa sensação de que aquilo ali é lazer até vc desligar o celular e sentir um vazio ou fracasso comparada a tantas vidas que vc viu na sua for you
Amante Da Arte olha, eu tava viciada no Instagram. Ai decidi usa-lo apenas para ver coisas de estudo. Mas eu não me controlova. Então, decidi desativar e desde então, me sinto aliviada, vivendo mais, menos presa. Apagar Twitter, Facebook, instagram e Snapchat da minha vida, foram as melhores coisas que eu fiz para o meu benefício.
@@evelynnmenezes ajuda muito mesmo ... Ainda tenho whats, snap e tumblr, mas ñ sou viciada nessas redes... Parabéns pela sua iniciativa. Faz muito tempo que desativou ?
Eu não tenho problemas com celular... só uso quando necessário e para vê vídeos e conteúdos de qualidade que me trazem conhecimento e sabedoria! Gratidão 🙏🏼
Sou psicóloga. Tenho adotado uma experiência com os meus pacientes em relação ao uso do celular no início do dia, tivemos resultados positivos com todos os pacientes que adotaram a experiência. Melhora do humor, desempenho e qualidade do sono. Gostaria muito de desenvolver uma pesquisa sobre esse assunto, pois, vejo o impacto diretamente na saúde psicológica do ser humano.
Como eu gostaria que voltássemos a viver sem celular. Infelizmente ele faz parte do nosso dia a dia, mas eu o uso com muita moderação. Continuo lendo livros, não tenho redes sociais, e uso praticamente só p WhatsApp, p agendar consultas .
Eu acho que a maioria das pessoas tem mais problema com celular do que eu. No início do ano desfiz de minhas redes sociais. Porém encontrei dificuldades: ia tentar conversar com alguma mulher e sempre paravam de falar comigo "vc deve ser casado" "não acredito que não tem rede social. Como vou sair com vc se nem sei quem você" E por esses motivos acabei reativando minha rede. Mas odeio. Tenho apenas pra "cumprir protocolo", mal uso
Só complementando a Dra . " no tempo do vídeo 10:47 " eu diria também o inverso " COM O CELULAR PODEMOS ESTAR EXTREMAMENTE LONGE DE UMA PESSOA, QUE ESTA PRÓXIMA DE NÓS ".
Como tudo na vida nenhum extremo faz bem. Usar com moderação e ter inteligencia tecnológica para saber administra-las em nossa vida é o segredo. Eu estava refletindo sobre isso outro dia. Não sou tão velho...rs. Nasci no ano de 1991, então utilizo muito e acompanhei essa evolução tecnológica. O celular acabou substituindo o desktop. Antes para utilizar alguma tecnologia e internet, era necessário despor de um TEMPO para ficar fixo em uma mesa sentado para utilização do mesmo, e todas as outras atividades do dia a dia demandavam de movimentos e interações nossas. A facilidade em que vivemos é inegavelmente incrível, hightech na veia!!! hahaha Mas não somos biologicamente estruturados para isso. Eu faço essa reflexão em minha vida! Cladia Feitosa é ótima, massa o tema do vídeo Casa do Saber, Parabenss!!!!
Assine a Casa do Saber +: casadosaber.info/Assine_CDS_YT (Assine com 7 dias de garantia)
Passei um ano sem celular, tinha um computador antigo que usava só para estudar. Um dos melhores anos da minha vida, ia na casa dos meus amigos, passava tempo com a familia, dormia bem.
Parabéns!!
Abandonado redes sociais aos poucos.
tbm já passei mais de 1 ano sem celular, e tbm foram os melhores anos da minha vida, eu aproveitava mais a vida, engraçado q eu n sentia mais falta de cell, as x usava o da minha amiga so p postar foto kkk
Conjugou tudo no passado, agora voltou a usar?
@@isabellaseiko57 Em períodos de pandemia é necessário o uso de celular. Eu uso com mais moderação agora, priorizando outras áreas importantes da minha vida
A casa do saber é um canal tão bom que às vezes tenho medo de chegar um boleto em casa, me cobrando pelas excelentes aulas. hahahaha
.kkkkk seja membro.😁
Hahahhaha fato amigo!
hahahaha
@Epitáfio Epitáfio zZZzZz...
Eu não tenho roupa pra assistir esses videos
Poxa, esse vídeo é muito importante. Eu por exemplo, abandonei as redes sociais no início do ano passado. Só uso o TH-cam, e na maior parte é pra estudar. Recomendo.
😀😎
Tbm fiz isso!!! Melhor coisa!
Eu tbm , adoro vídeos com tema filosofico e científico
Faço exatamente a mesma coisa já há dois anos, minha autoestima e confiança melhoraram muito
Eu tbm.
Olha que interessante esse video é de 2020 e hoje em 2024 parece estar mais atual do que imaginamos. Parabéns aos produtores deste conteúdo.
Locura
Eu desinstalei Instagram, Facebook, tik Tok... Meu uso no celular diminuiu muito. Só uso pra responder mensagens agora, e o que antes achava que não poderia viver sem, que se passava 1h sem olhar stories já ficava doida, hoje vivo tranquilamente. Baixo de vez em quando pra postar alguma coisa, e nem sinto vontade de mexer. Consegui ler meus livros, estou estudando bastante, e ocupando meu tempo com outras coisas. ☺️
Muito bom de ler isso!! Eu tbm tô nessa, e tenho só TH-cam e Whatsapp instalados. Instalo o Insta pra postagem e em seguida já desinstalo. Nunca tive Twitter, TikTok... Cumpro minhas metas, toco a faculdade bem, adoro conversar pessoalmente, etc.
Tenho essa sensação do storis também.sera que é radiação no celular que nos deixa assim?
fiz a mesma coisa, consigo estudar bem mais agora.
Oioi você ainda segue firme e forte? Sinto que está me afetando é como se fosse automático abrir o app e fica muito tempo nem percebo
Eu também. Voltei a estudar pra concurso
''A diferença entre veneno e remédio é a dose''
Verdade.👏👏👏
Kkkk
Falou muito com poupas palavra.... Pura verdade
Ótimo
Acho que ainda temos como escolher quem domina.
Percebi que usar mt o Instagram estava me deixando ansiosa. Estava me levando a uma baixa-autoestima por eu estar constantemente me comparando com outras pessoas, ao ver tudo que elas fazem em suas vidas... E pensando: Poxa, minha vida é um lixo. O Instagram faz querermos ser mt consumistas (no meu caso, relacionado a roupas). Faz a gente querer ficar viajando (mesmo sem ter dinheiro Haha). Então essa é minha experiência com redes sociais, por isso as deixei quase totalmente. Pois eu me via uma pessoa frustada com minha própria vida.
Concordo com tudo que a Senhora falou destas pesquisas, tudo se constata em minha vida. Preciso usar menos o celular. Obrigada!
Nossa… muito real, o Instagram modifica nossos parâmetros de desejo muito facilmente. Eu me afastei completamente, ainda não exclui a rede porque não quero perder o user 😂 mas tenho usado muito raramente
Parei de seguir tudo que me trazia esse gatilho! Hoje só sigo aquilo que me motiva, me faz rir...
O responsável dos jovens, na minha igreja, uma certa vez trouxe um tema interessante sobre conecção. Guardei o que ele disse, que foi: não faça uma comparação horizontal, as coisas das redes sociais são ilustrativas. Ninguém é totalmente feliz ou totalmente ocupado. Não olhe para quem está ao seu lado e compare sua vida ou você à ele. O tempo dele é um, o seu, é outro, e o meu também é outro. Mas faça uma comparação vertical, entre você e Cristo, você, que está na terra, e Cristo, que está no céu. Compare consigo mesmo de ontem e veja se você mudou. Olhe e compare a si mesmo com a figura de Cristo.
E quem for ler, guarde para si também, porque Jesus é o maior exemplo que podemos seguir.
Esse vídeo e os demais comentários só reforça o que as redes sociais trazem quando são usadas de forma irresponsável.
Maturidade te mandou lembranças 😂😂😂😂😂
Pois é. Eu tbm .hoje cortei
Assistindo isto do celular, que paradoxal
Kkkkkk
Que irônico*
Eu tb
Dilema das redes
QTAS. HRS. POR DIA ,VCS. FICAM NO CELULAR???
Minha esposa usa o celular todo o dia, inclusive caminhando. Ao falar com ela sobre o uso excessivo fica irritada e agressiva verbalmente. Já não sei o que faço. É uma pena ainda não termos clínicas para recuperações de viciados eletrônicos.
Com meu ex namorado era a mesma coisa
mostra esses vídeos pra ela, tem outro com tema semelhante no canal da BBC
As pessoas que nasceram de 2004 pra frente parecem que são mais propensas a ter esse tipo de vício, porque já nasceram na metade da era digital. São mais dependentes de telas, não têm paciência para aprender coisas novas, só querem aqueles hiper estímulos . Dopamina.
Depois da inserção do smartphone, as pessoas adoeceram mentalmente.
@@VictorJetli Eu uso transporte público diariamente e vejo desde crianças, adolescentes, adultos, idosos, entram esmagando e pisando em qualquer um pra arrumar um canto no ônibus pra ficar vidrado no celular mais tempo possível. Mas salas de aulas os alunos não conseguem mais ler 3 parágrafos que chamam de "textão". A situação está precária.
Celular vicia sim, não vê quem não quer.
Acho q não vicia não, o q vicia são os comportamentos das pessoas. O q as pessoas querem ver no celular é a interação, a mentira, o entretenimento, as notícias, as coisas inúteis e úteis. Demonizam demais o celular. Se não fosse ele seriam outras coisas. A raiz é mais funda. As pessoas são viciadas em olhar pra fora e se comparar
Vicia sim. Só não vê quem não tem rede
Eu sou viciada n consigo largar 😢
@@analidiavasconcelos_vc vai conseguir sim em nome de Jesus vai dar tudo certo
Vdd
Minutagem das partes do vídeo:
00:00 Abertura
00:15 Introdução
00:38 Sobre o vício em celular
01:35 A influência do celular no cérebro
03:16 Relação: celular e miopia
03:49 O dreno cerebral pelo celular
04:42 Depressão e ansiedade
06:18 Insônia pelo celular
06:47 Tumor no cérebro: negativo
07:17 Dor de cabeça e outras
08:27 Malefícios ainda incertos
09:00 Influência no "relacionar-se"
10:19 Obviamente há benefícios
👇🏼 LIKE 🙏🏼
Obrigada! 😃
Obrigada 😊👍
Obrigado amigo, você e um amigo !!
valeu
Obrigada! =)
Eu desinstalei Instagram, TikTok e o Facebook. De início faz falta, mas depois acostuma e faz muito bem saúde mental
Que bom fico o dia inteiro quero parar
Eu também não tenho e é otimo
Desde o começo do ano estou reduzindo meu uso de celular
Está sendo ótimo (e olha que apenas exclui o app das redes sociais, usando apenas no navegador)
Meus dias estão longos como acordar de manhã, sinto-me como um jovem dos anos 80/90, coisas simples como beber uma cerveja com os amigos ou chamar uma amiga pra vir à minha casa, acontecem de uma forma diferente.
E por fim, sinto-me muito mais calmo, fiquei uns dez minutos escrevendo esse comentário (Quem fica dez minutos fazendo uma mesma coisa na internet???)
é uma experiência muito válida e intrigante
Quem fica dez minutos fazendo uma mesma coisa na internet??? // Eu. Escrevendo, também ajsfas.
Elio Silva goals
Devera ler o milagre da manhã, você vai se surpreender!
Somos dois! Viver assim é muito melhor !
@@aryanefonseca8071 realmente muito melhor
Eu tenho celular e passo o dia todo sem usar ele, não me faz falta nenhuma. Eu pra falar a verdade nem gosto de conversar por ele, não converso com praticamente ninguém e as outras pessoas reclamam. Mas pessoalmente eu converso, sorrio , brinco. Isso aqui é mais uma ferramenta, não devemos nos tornar escravos do celular e sim utilizá-lo a nosso favor.
Concordo plenamente com seu comentário. Sábias palavras...
Perfeito!!! É exatamente assim que penso também. Você exclui o WhatsApp também?
Eu uso ele muito para estudar. É o paraíso, nesse sentido. Coisas que demandaríam idas a bibliotecas limitadas hoje são conseguidas em poucos toques. Se com controle, celular é uma ferramenta maravilhosa, simplesmente.
Como namora então sem ser ativa no whatsapp?
Antigamente eu passava horas no celular todo dia. Eu estava deixando de viver minha vida só em busca de novidades e hiperestímulos no celular e procrastinava mais.
Entre 2018 e 2019 eu decidi largar o celular. Parei de levá-lo pra faculdade e passei a andar sem. Foi a melhor coisa que eu fiz. Eu passei a focar mais nas aulas, tinha melhor desempenho e ainda vivia mais tranquilo. Você não descansa enquanto estiver no celular.
Eu desandei muito na pandemia, onde tudo o que tinha pra fazer na quarentena envolvia telas. Mês passado eu comecei a repetir meu experimento de largar o celular. De novo estou largando o vício. Parei de levar pra academia e pra levar a cachorra pra passear no condomínio e é incrível como ficar longe do celular dá uma sensação de paz.
Infelizmente, a vida moderna obriga a estar sempre com um telefone pra entrar no escritório onde trabalho, acessar cardápio de um restaurante, fazer check-in no gympass, etc.
Minha vida melhorou tanto só de estar longe do celular que eu queria poder passar mais tempo longe. Eu sou mais produtivo, mais feliz, mais estudioso, menos procrastinador, menos cansado e menos estressado.
Concordo amigo. Amo ler e infelizmente eu não tenho como comprar livros todos os meses. Então, minha alternativa tem sido o celular, mas sempre que posso eu largo ele em algum canto e esqueço da existência dele, tanto que fico perguntando ao meu marido onde ele está. Para ir a igreja eu deixo ele em casa, quando vou a algum lugar com meu marido eu jogo ele dentro da bolsa. Infelizmente a gente é obrigado a usar ele por conta desses diversos pontos que vc situou. Agora eu estou fazendo detox de rede social, estava me fazendo um muito mal.
Eu não tenho rede social
Ainda muito uso o WhatsApp para mensagens e ainda é para responder algo
Mas utilizo outras formas o meu dia
Agora voltando a estudar.
Fiz a mesma coisa e hoje me vejo viciado na tela de novo por conta de trabalho, o lado bom é que ele estragou e só funciona no carregador, ja é um passo pra me limitar no uso de tela
@@adrianorosmaninho9534 verdade
Fiquei 7 meses sem Wi-Fi e vejo que o maior problema é ela! Pois o excesso de informações ou, a recusa de não ficar sempre informado ou atualizado, nos coloca em um ritmo não natural e nos força sermos super humanos. 😅
Também já fiquei vários anos sem wifi, a um ano atrás, pela minha família n ter condições de ter
E sinceramente a falta de internet me prejudicava muito tanto na escola quanto na vida pessoal (eu meio q me achava inferior por isso)
Hj já tenho na minha casa e as vezes também fico triste por conta da estima em redes sociais mas eu acho q ficar sem internet não é a solução.
@@gustavodasilva7770 vc ficou mal pq os outros tinham e vc não kkkk
Vídeo interessantíssimo! Há meses desativei minhas redes sociais para observar os impactos dessa falta na minha vida. Nos primeiros dias me senti como se estivesse isolada numa ilha deserta, pensei que estava desconectada dos acontecimentos do mundo e das pessoas. Depois da primeira semana percebi que nem lembrava mais. Passei a ler mais, a dormir melhor, a sentir menos dores no corpo e a me sentir menos ansiosa também. Os intervalos entre minhas crises de enxaqueca cresceram e hoje raramente tenho. Aquela sensação de que um milhão de coisas acontecem ao mesmo tempo sumiu, porque eu não precisava me dividir entre o real (presencial) e o virtual. Infelizmente, por conta da faculdade precisei retornar, mas agora sei até que ponto realmente preciso estar ali. Muito obrigada pelo vídeo, vou atrás de mais estudos sobre o assunto. Há poucos anos atrás era muito difícil de encontrar esse tipo de material.
deixe o celular de lado use o notebook pra estudar.
Que legal seu comentário!
Estou precisando fazer isso tb, me sinto ansiosa e frustrada
Essa sensação de que um milhão de coisas acontecem ao mesmo tempo é muito ruim
Minha sorte é nunca ter sido viciado em nenhuma rede social, desde o mIRC, porém, sou viciado em computador e até pouco tempo atrás em jogos online. A uns meses atrás desativei todas as minhas redes sociais, menos o whatsapp que também converso com pouquíssimas pessoas e não notei muitas diferenças na minha vida. Porém, tendo diferença ou não, o uso das redes sociais sempre é maléfico com exceção de trabalho. Porque você gera dinheiro para a rede, mas se a rede te gera dinheiro, aí sim e sou a favor do uso.
Ja percebi que depois que, passei a usar celulares com mais recursos, se me sinto entediada vou direto para ele... e percebi que tenho tido muita dificuldade de me concentrar para ler🤔
E quando estou nas redes sociais minha ansiedade e pensamentos depressivos pioram...
Melhor definição de celular que já ouvi é: inimigo útil...Já é hora de mostrar Quem controla Quem !! 😮
Uso o mínimo possível. Passei 7 anos com um A10.😂😂😂😂 troquei essa semana porque ele apagou de tão velho que era. Minhas filhas de 12 e 8 nem sabem o que é face, Instagram, Anita, jogos ou qualquer outra bobeira da net. Sinceramente, somos felizes, saudáveis, temos tempo pra tudo: cozinhar, lavar, passear, ver o sol nascer ouse por, dar banho nos pets, costurar roupas para as bonecas, ler livros, assistir filmes, documentários e ir na academia ou correr na rua. Gente, vamos viver! 🎉😍
Parabéns!!! 👏👏👏
Sou professora universitária e no primeiro dia de aula PEÇO que os alunos LEVEM o celular pra aula...calma! Eu explico: eu acredito que devo ajudá-los a usar bem o celular, e o que isso significa? Usar como ferramenta. Assim solicito que eles encontrem um aplicativo da área da disciplina ( no caso, estatística) e que aprendam a usar para utilizar nas tomadas de decisão. Há inúmeros aplicativos além daqueles das redes sociais. Por isso ACREDITO que devo ajudá-los a pensar o uso adequado do celular. Eu também ministro oficinas sobre o uso do celular na educação, para professores (em exercício ou em formação) e este vídeo da Dra Cláudia será utilizado durante as discussões pois trouxe a tona a discussão da postura, da neurologia, do desconhecido e do que já se sabe de seu uso em termos neurológicos. Eu penso, que o seu uso é irreversível, e portanto precisamos aprender a usar bem. Obrigada por disponibilizar as referências, e um abraço.
Ana Paula Figueiredo gostei
Eu não deixo meus filhos levarem celular pra aula e aqui em casa tem regras pra usar até determinada hora ,não quero meus filhos seguindo bem a vontade dos governos , quanto mais ignorante e burro melhor, creio que o reflexo está aparecendo nas pessoas...
@@pfauniverso kkkkk otária
Leão no inverno seu comentário foi super inteligente
@@passaroquetemasanaovoa será!? 😁
Meus deus essa moça tem uma voz muito boa de se ouvir, da pra ouvir ela o dia todo.
Pensei a mesma coisa...hehehe...
maldita testosterona que me distrai nessas horas....hahaha
A dependência do celular é causada especificamente pelo vício nas redes sociais, a interação entre as pessoas está totalmente vinculada às redes sociais, as pessoas preferem muito mais conversar através delas do que pessoalmente.
Pra mim, o celular só serve pra adquirir conhecimento, deixei de lado todos os malefícios que destorcem a realidade e me desfocam do que realmente é importante.
Exato! Eu só uso o TH-cam. Acho ele muito produtivo e cheio de conhecimento. Mas pra quem sabe usar, claro.
Negativo, esta especificidade. É pelo formato de notificações, fácil acesso à informação e design intuitivo, mas as informações podem ser de redes sociais, notícias, jogos, pesquisas, etc.
Luca Caovilla concordo, todos esses fatores são contribuintes, mas na minha opinião as redes sociais são as mais problemáticas quanto ao vício, muitos usam no modo automático pela força do hábito, e é extremamente difícil se desvincular disso.
Eu costumava monitorar a quantidade de horas que utilizava esses aplicativos sociais, é assustador, como se tu não tivesse controle e simplesmente agisse automaticamente sem notar o tempo passando. Fui específica quanto às redes sociais por experiência própria, mas não sou ignorante a ponto de recair apenas a isso, obrigada pela colocação!
Há duas semanas, fui num barzinho com minha esposa e na mesa ao nosso lado haviam duas mulheres e um homem. Nas quase três horas em que ficamos ouvindo música, conversando, nos divertindo, aquele “trio” ficou o mesmo tempo, olhando para seus respectivos celulares como se fossem uns débeis mentais...agora isso ainda não é o fundo do poço porque existem milhões que viram Zumbis Digitais enquanto estão dirigindo, inclusive em estradas ! Algo está muito errado com o cérebro dessas pessoas...
Beto Caldas depois que abandonei as redes sociais não consigo não notar isso em todos os lugares! As pessoas simplesmente não conversam mais, não leem, não contemplam uma paisagem, parece que os prazeres se limitam a uma tela de celular. É lamentável, não é? Que bom que tu consegue se divertir como se deve!
Passei 4 meses sem televisão, sem cel e sem computador.
Me fez muito bem.
Não sinto vontade de redes sociais.
Eu assistindo o vídeo pelo o meu celular com má postura 🥹 kkkk mas vou vencer esse vício é uma meta para esse ano.
eu tenho celulares antigos, tiro o chip do smartphone e coloco neles e uso,então me sinto infinitamente melhor, tudo fica mais leve inclusive a comunhão com Deus que é o principal! enfim, penso seriamente em abandona-lo de vez!
Eu também penso
Também.
Eu gostaria de ter essa forca, mas moro sozinha e tenho nesse i instrumento que cabe na minha mao uma companhia. É dificil. Mas vou conseguir. Estou dormindo mal por conta disso. Ñ tenho insta nem face, apenas you tube e wattzap. Vou con seguir com certeza abandonar esse vicio.
Eu não tenho redes sociais .....tenho zap e costumo ver vídeos you tube. Mas sinceramente tenho vontade jogar meu celular fora e ficar sem contato nenhum. Qualquer dia eu me desfaço dele. Só me preparando pra não voltar a tê-lo. Não tenho tv nem pc ....tenho no
Not book porém uso ele apenas para trabalho. Único que pretendo manter. 🙌 a cada dia mais me convenço que quero fica longe de toda informação e que não vai me fazer falta em nada.
JESUS ESTÁ VOLTANDO!!
Meu irmão é VICIADÍSSIMO!
Quando falta luz, ele interage com todo mundo tranquilamente e até já chegou a dizer que é bom está com a família e amigos mas é a luz voltar e já era! Ele volta para o celular e Respira aquele aparelho.
Meu filho também estava assim. Por conta das aulas online, tive que dar um celular pra ele.
Ele ficava o tempo todo no celular, então eu confisquei o celular e ele melhorou muito. Ele tem apenas 10 anos e ainda dá pra controlar, mas fico pensando daqui uns anos como vai ser.
Não quero que ele chegue ao ponto de mergulhar tão fundo no celular que se desinteresse do mundo aqui fora.
cuidado com a glândula pineal dele.
ela pode calcificar
Kkkkkkkk vaso eu ai
As crianças precisam entender que fazem parte daquele grupo que é a família. Somos seres que precisam viver em comunidade, ter contato com pessoas reais. Recomendo momentos juntos em família como um almoço com todos na mesa, uma caminhada no parque, ir na igreja, contar histórias da família.
Assim percebe que a vida junto com pessoas é melhor que a tela de um celular.
O ambiente tem que ser acolhedor, porque muitos tentam escapar da realidade por ser difícil, assim "vivem" no celular.
Deus abençoe a família de todos que leram.
@@mundoaleatorio5374 como desclassificar a glândula pineal?
Problema é o exagero no uso que as pessoas fazem , moderação seria melhor ! Ótimo vídeo 👏👏
Adiciona aí também o uso indevido. Usei muito o celular no ônibus pra ler e quando falei isso pra oftalmologista tomei uma bronca que parecia até que era minha mãe falando comigo...
Passei 1 ano e 8-9 meses sem celular há alguns anos... Foi o melhor período da minha vida!
Parabens, Claudia
A........
( Sem comentários 😞)
Essa informação deveria ser comum e diária em todos os meios de comunicação. Mas, a mídia não se interessa em dar informações úteis e benéficas!
Muito boa essa informação!
Concordo
muito interessante seu ponto, aqui vai minha contribuição: acho que o fato da mídia não mostrar isso nos meios de comunicação é proposital, pra justamente ter uma população alienada e que, não pensa mais. muito muito triste
Não tem como dar mais de um like? Esse vídeo passou todas as barreiras possíveis com relação a qualidade de informação.
Cheguei a conclusão que o celular me deixa triste 😭
E uma distracao .vc esta matando o seu tempo com o nada .use ao seu favor use em beneficios pra vc a muito conteudo bom .basta vc fazer 1 faxina cerebral.e reprogramar com conteudos q realmente vao le favorecer
Todos sao viciados em pensar...
Acredito q a tristeza q você sente não tem a ver com os conteúdos que vc acessa, se são perda de tempo ou não, mas sim com a desconexão com a realidade ao nosso redor, não fomos criados para ficarmos reduzidos a uma tela e acessar conhecimentos, experimente deixar o celular em casa, caminhar, entrar em contato com a natureza, se relacionar com pessoas não através do celular, mas fisicamente, vá dançar, correr, creio que todos temos sentido uma ansiedade quase inexplicável, essa desconexão faz com que ela se potencialize
Eu também, fico com vazio enorme , já não tenho mais redes sociais, não tenho estrutura psicológica. Tem dias que eu não uso o celular e me sinto melhor
Tmj
Vejo o vício com meus alunos e o aumento de crises de depressão e ansiedade.
Faço licenciatura e tenho muito medo de como vai ser a relação dos alunos com o celular. Pelos vídeos que vejo na internet, piorou demais desde que me formei no ensino médio. Os alunos ficam o tempo todo no celular nas aulas, se tornou algo fora de controle. Acho os pais muito negligentes, dando celular para crianças e adolescentes. Na verdade deveriam ter celulares só depois que terminassem a escola, igual antigamente. Meus pais nunca me deram nenhum, eu que trabalhei e comprei, e me arrependo por não ter comprado mais velha.
@@ranna900 o estado da um ship de trabalho
@@DavoHaOr ship= vem de relationship que significa casal tipo eu shippo você e seu marido
Chip= chip de celular mesmo
Desde que começou a pandemia me vejo mais viciada que nunca. Tenho crises de ansiedade, tenho medo de algo acontecer quando estou sem meu celular. Perco meu tempo, reprovei em algumas matérias da pós, sinto dores no pescoço e, por ai vai...
Nossa, sinto muito! Eu espero que tudo fique bem. ♥️
@@Thiago.falcao aí ai só tem BOOMER aqui
Eu estou passando pelo o mesmo, eu choro horrores e começo a imaginar cenas triste, eu passo digamos q 21 horas no celular por dia, eu n consigo fazer as coisas de casa por calsa da preguiça porque só consigo dormindo depois das 4 horas da manhã só mechendo no celular, eu n sei oq eu vou fazer da minha vida estou perdendo as forças meu celular virou meu vício, eu não estou me alimentando direito, não estudo direito desde q acabou as aulas eu nem se quer quis ler algo, quis escrever algo, SO QUERO MEXER NO CELULAAR, eu prometo fazer umas coisas um tempo antes depois eu não consigo fazer NADA do q eu falei, realmente tá tudo dando errado, e é pelo vício do celular.
Acabei de pensar o quanto o uso excessivo da tecnologia tem me feito estressado e como deveria passar mais tempo curtindo o tédio. Aqui estou no celular novamente buscando dopamina mas me deparo com esse vídeo
Eu só gostaria de não deixar ele me dominar pra não perder as melhores coisas da vida, como ver uma folha cair, ouvir um pássaro cantar, ou estar ao lado de quem amo em tempo real.
Eu tenho propensão à vicios em geral. Fui muito viciada em cigarros e estou me libertando das redes sociais.
Percebi kkkkkkk
Vou estudar psicologia pra entender como alguém da deslike nesse canal kk
Vai se decepcionar.
kkkkkkk boa.
Deslike para este vídeo principalmente, são por parte de pessoas que necessitam de ajuda, já estão viciadas nas coisas nocivas e desprezando as saudáveis disponíveis nas redes sociais.
E deve estudar psiquiatria quem pretender entender aquele q ainda não entende a dissidencia e o direito a ela a estas alturas dos tempos
Precisa ir longe em estudos nao. O deslike nesse caso aqui significa:fuga tipo🙈🙉🙊😂😂😂
Eu tiro o Domingo para fazer Detox de celular já que trabalho através das Mídias Socias, aproveito o dia para viver o momento presente e fazer coisas legais.. É incrível como acordo me sentindo bem!
Esse tipo de conteúdo deveria passar em rede nacional, de tão importante que é.
Eu concordo plenamente com você.
Tenho um vício sério de celular que é a notificação desse canal, assisto o vídeo na hora que sai!
Que conteúdo!!! Espetacular. Em 2018 prestando concurso p OAB percebi que fiquei muito tempo dividido no Instagram e estudando, o resultado foi desastroso. Não passei na Ordem. Resolvi então abolir a rede social, não só desativei do celular como resolvi desativar minha conta. O resultado; passei nas duas fases do exame seguinte. Fiquei muito feliz pois pude dominar minhas vontades. Ainda não restaurei minha conta. Outro motivo da decepção com a rede social foi a falsa realidade postada, a maioria dass pessoas vivem uma teleframaturgia social e acreditam nessa falsa percepção da realidade. Isso é deprimente. Viver intensamente a vida "off line" é viver de verdade.
Eu não uso redes sociais, não uso WhatsApp, vivo na contra-mão de todas as pessoas, tenho um celular basico bom, o A735g, hoje fui ao culto e deixei ele em casa, sou solteiro, 45 anos de idade, nunca casei e sou escravo da minha liberdade, um abraço a todos, Jesus vos ama.
🕊... *Tudo aquilo em que depositamos o nosso prazer, vira um vício, e vício é o pecado de idolatria. Permaneça rumo à Canaã Celestial e não faça como a mulher de Ló.* 🙏🙏🙏
Interessante, não usa mas veio aqui deixar e escrever sua opinião no TH-cam né?
Ficar fora de tudo tb é radicalismo, você pode usar com moderação, inclusive religião ou virar escravo da sua liberdade não é tão saudável. Um grande abraço.
Para criar conteúdo digital para meu negócio, passei a ficar mais tempo no celular durante a pandemia, 2023 meu foco de estudo reduziu muito e percebi que minha visão ficou meio turva
Todos precisam ver esse vídeo. 😢
Somente os comentários já são de grande valor! Grata por postarem suas experiências. Canal top repassei a muitos. Vamos nos salvar!
Finalmente postaram as referências, podia ser assim em todos os vídeos.
@@violaoxyz Ela respondeu somente sobre os vídeos dela, assinou como Cláudia. Os outros professores são individualmente responsáveis pelos outros vídeos. Abraço!
Mesmo vendo esse vídeo depois de 1 ano, ele continua com a mensagem impecável (:
Isso é tudo verdade. Sempre fui lesada para me comunicar mas depois do vício no celular eu percebo que quando estou conversando com alguém da família pareço um zumbi.
O vício só não afetou meu sono. Graças a Deus.
Esse vídeo é de UTILIDADE PÚBLICA!! Preciso exibir para todos os meus alunos! Repassem, exibam, curtam… para que essa mensagem alcance o maior número de pessoas.
Constantemente, ao me deparar com jovens, infelizmente, observo esta mudança em seu comportamento.
Anos atrás, trabalhei com com um rapaz que entrava pela porta de entrada do recinto com a cabeça baixa e os olhos e mãos atentos ao celular. Ele sequer notava a presença das pessoas à sua volta. Era como se estivesse vivendo em um mundo à parte, isolado e, mal conseguia se comunicar socialmente.
triste saber em que nós adolescente o peso é muito maior, grande parte das pessoas que conheço passam metade do dia no celular, assim como eu. E muitas vezes quando levamos um puxão de orelha de alguém dizendo o quanto faz mal não entendemos no momento, mas em pensar em tantos momentos que perdi por estar em redes sociais, fazendo nada o dia inteiro na cama, chances de aprender algo novo, de ficar com a família, de talvez fazer uma amizade nova, me exercitar, estudar. Mas é muito difícil de sair quando já esta viciado, espero conseguir mudar o quanto antes...
é possível!
Já notei que quando uso redes sociais por muito tempo, fico triste, estressada... Então opto por não usar, acabo bloqueando e percebo que me sinto melhor, mais produtiva tbm. Atualmente, utilizo mais o TH-cam pra estudar e ver coisas mais construtivas.
Ótimo vídeo! 👏🏻
Extraordinária exposição oral sobre o problema do uso do celular na sociedade.
O uso de telefone constante, atrapalhava demais meus estudos, ver videos curtos, muitos videos, me causava muita dificuldade em aprender as matérias da faculdade. Eu tive que excluir o aplicativo do instagram o aplicativo, e tiktok, agora só instalo nas férias .
Esse canal é o que há de melhor no TH-cam, qualidade garantida.
Enfrentando isso com meus filhos adolescentes. O vício é nítido. Esse vídeo apenas confirmou o que na realidade já sabia. Obrigada pela explanação tão rica !
ELES TE ODEIAM COM CERTEZA
se prepare.....
( POIS NÃO ACHE QUE ADOLESCENTE COMO ELES SAO IDIOTAS ELES TEM UMA MENTALIDADE UM POCO ( MAIS MINIMAMENTE MÍNIMA GRAO ADULTA) E DESENVOLVEM ABILIDADES E COM CERTEZA UM DIA ELES VÃO USA ISSO CONTRA VOCÊ........ VEJA QUE UM DIA ELES VÃO SAIR (TALVES ESCONDIDOS) MAS ELES VAO SIM (:
Tenho filhos entrando na adolescência...Sempre controlei o uso...Aqui não existe redes sociais...Nem Tik tok beirou o uso... A Internet tem 2 lados e o lado pior está ganhando... Espero que tenha sucesso por aí...
Tenho um neto de 5 anos. A mae deixa o fia todo com ele. O menino nao conversa qd eu faço chamando de vídeo. Sinto que ele ta perdendo a fala. E eu tou ficando com insônia de tanto preocupação. Eu mas rla temos brigado mt por ct disso. Eles moram em são Paulo e eu em Salvador. Meu filho é separado dela. Eu não tenho como proteger meu neto. Vivo em constante oração. 😢😢
Eu vejo isso em mim, eu acho que pela EXTREMA facilidade que o celular nós traz para fazer as coisas sem nem ter que pensar ou se esforçar
Perfeito. Tenho percebido que as pessoas mais solitárias são muito impactadas pelo uso excessivo do celular e vice versa. Os idosos e os jovens são os que mais utilizam de forma descontrolada. Há anos tenho me vigiado quanto ao uso do celular. Qua do estou entre amigos, só pego o celular para tirar foto e guardo imediatamente. Isso tem me feito mais feliz. Consigo manter uma conversa olho no olho com os meus..
Misericórdia Senhor Deus nosso Paí do céu do povo Mundial ❤
Pior sou eu que não uso redes sociais mas viciei nos vídeos do TH-cam 🤦🏽♀️
Também
Eu também!!! Kkkkkk não consigo sair do TH-cam . Kkkkkk
Eu também 😢
Idem. Meu uso diário é de aproximadamente 8h. 😢
Idem
Adorei o video, professora! Não sou dependente, mas acho que o fato de não possuir redes sociais, contribui pra isso, agora não abro mão do TH-cam. Normalmente quando saio pra socializar com amigos e familiares , não o levo comigo. Acho que a senhora disse tudo, bom senso é a palavra chave para todos.
Eu também acho, bom senso
Vou excluir o Facebook de vez
@@francavalcante5666 , 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻se vai te fazer bem, vá em frente. Eu nunca tive, por opção minha, logo não sinto falta.
@@patricialima0702
Eu estava
Numa fase onde não ouvia nem sentia mas ninguém
Apenas Facebook
TD o que eu fazia
Era pensando em postar
Em mostrar..
Passava horas pensando em algo LEGAL PRA POSTAR
E PRA QUE?
ganhei nada com isso
Só tristeza
E dependência..
Hj tenho Pânico só de pensar que posso ter uma recaída e voltar a ficar horas a fio naquela rede
@@francavalcante5666 , muito complicado isso viu! Tenho uma filha de 16 anos e como não dá pra proibir, fiz um acordo com ela e ela teve que escolher 1 rede, está no Instagran; já meu filho de 14 anos não tem nenhuma, como eu, por opção própria. E assim vamos levando mas é difícil, não sou muito simpática a elas, não me acrescentam nada.
Talvez o que você vê como solução seja o problema, vicio, quando não está usando aquilo que seu corpo é viciado ele corresponde negativamente, pode perceber que tudo parece resolver quando voltamos ao pc/Tv/celular? Essa sensação de vazio, crise existencial, falta de amigos e vida social,ansiedade, tristeza, insonia e muito mais é provocado por seu corpo querendo o vício dele, tende a piorar quanto mais tempo ficamos no celular e respondemos positivamente esse desejo, como pode ver, nesses aparelhos passamos por muito tempo fora da realidade, já parou pra ver qnt tempo ficamos? Umas 16h por dia talvez, isso é mais que a metade do seu dia, e quando voltamos a realidade recebemos um choque, nunca dei bola para essas notícias mas hoje percebo que devia ter escutado...
sou kleberton, tenho 20 anos e sofro com todas essas coisas e um pouco mais, primeiramente Deus e depois através de umas pesquisas que fiz por conta própria achei a conclusão mais obvia que me aliviou do pensamento de estar ficando louco, se não fosse minha fé teria me suicidado, confia você não está sozinho meu amigo, mude!!!
Que testemunho lindo.. Amém fico feliz por vc ter conseguido e por ter vindo falar sua experiência ,porque vai ajudar muitas pessoas. Deus lhe abençoe sempre.
Estou no processo de abandono das redes sociais, eu recomendo a todos que façam isso. É LIBERTADOR!
Não podemos ser tão radicais em deixar de usar celulares mas usá-los de maneira consciente
Brilhante! Até tenho um celular,mas confesso que fico dias e horas sem usá-lo e tenho me sentido muito bem,pra mim o bom mesmo é uma boa música,um bom vinho ,uma boa leitura e pra fechar: um amor bem vivido!
O problema é quando trabalhamos dependentes dele. Ex eu trabalho com eventos... na maioria recreação infantil... e as mães são muito carentes...querem uma resposta de orçamento urgente ...e nessa ficamos atentos quase q 24h
Olhando por essa ótica, vejo que também me sinto uma presa do celular e vou usar esse conhecimento para me policiar melhor a respeito do uso do celular. Muito obrigado por estas informações valiosíssimas
Sou da década de 80, tive a oportunidade de acompanhar a revolução tecnológica, acontece que o ser humano ele precisa interagir com outro, e quando há esse afastamento por conta do vício tecnológico, mexe com o Mental e o corpo responde !!!
Sim o uso descontrolado/viciante do celular está acabando conosco.
Tenho celular a exatos 21 anos, Todas as coisas que eu queria ter feito em termos de conhecimentos diversos, curiosidades idiomas, geografia história política medicina etc. Também as coisas que eu tinha dúvidas o celular tem me ajudado. Vejo ele como uma ferramenta e procuro usa lo da forma correta. Vídeos desse tipo são ótimos. Usando ele como ferramenta e não como parte do próprio corpo, você está livre de problemas. 🎼
Ah tá, senta lá Cláudia
Vc adquiriu informação, não conhecimento!
@@verinhadelgado Acho que pelo menos um pouco de Conhecimento eu adquiri, com áudio livros, vídeos de alto ajuda , meditações, novos idiomas. Porém concordo em partes com você, pois o Conhecimento é uma terra Vasta. 👍📃🙋
info
nao conhecimento nem experiencia...
Conhecimento bom mesmo a gente adquire nos livros
Uma experiência interessante é pegar um cruzeiro. No barco a gente fica desconectado de tudo. E volta a fazer atividades que na rotina ficaram esquecidas. Recomendo.
Ah tá, você vai pagar né? Acorda para a realidade, moleque!
Pena que não tenho dinheiro
Mas sempre vou acampar, e acampando fico totalmente desconectada.
Boa! Para os que não tem dinheiro , vão acampar!
@@glaydsondeoliveirasouza9940 , leva a opinião dele como uma das opções e não como regra de vida. Não seja besta.
Pesquisadora maravilhosa! E trabalho de atualização científica constante, preciso e bem feito. Parabéns à cientista e à Casa do Saber.
Parece até inacreditável quando ela fala "como o uso do celular é algo muito novo nas nossas vidas nós não temos como falar sobre o uso crônico e as consequências..." Assistindo esse vídeo em 2024, tendo uma notícia recente de um adolescente que cometeu su!cíd!0, tendo como causa a internet, celular, redes socias e as 'novidades' exageradas do mundo digital. O conteúdo desse vídeo é muito mais atual e necessário do que podíamos imaginar.
Meu vício em telas aumenta e reduz com frequência. Essa última vez aumentou novamente. Ando tendo perca de memória, problemas “mentais” em relação a comparação e etc. porém, quero mudar isso. Mas não sei por onde começar. Um vício é muito difícil de ser deixado para trás quando todos ao redor da sua vida tem esse mesmo hábito.
Eu acho qui uma pessoa não precisa apagar suas redes sociais é só ter moderação o celular foi feito pra cria pontes a distancia é só sabe usar direito 😊
Eu passei 7 anos sem celular e como moro distante da minha mãe, falava com ela pelo orelhão aqui da rua. Foram os melhores anos da minha vida. Só tive que adquirir um celular, porque minha mãe pediu, quando um dia ficou preocupada de não ter conseguido falar comigo.
Parabéns, tô aqui pra tentar me curar. Mas tu comprou celular smartphone ou aqueles antigos que só ligam? Como tá lidando hj em dia?
Sem dúvida esse vídeo traz luz para todos nós. Como professora de yoga e estudante do ser holístico chamo a atenção dos meus alunos para não se deixarem possuir pelo celular, e fiquei feliz ao ouvir a sra dizer a mesma frase que uso: o celular existe para nos servir e não o contrário. Namastê
Conteúdo importantíssimo, que precisa ser veiculado em campanha de saúde pública. Salvei aqui, nos melhores vídeos.
Obrigada! Beijos, Claudia
O uso do celular, ajudou e ajuda muitas pessoas. Usando de forma correta. As coisas hoje em dia estão muito mais fáceis com a era da internet.
Eu sou professora de Espanhol e na coleção que adotei há 4 anos há um texto sobre NOMOFOBIA (livro para o 9° ano): é sempre um bom momento com essas turmas para informar e debater (os alunos sempre ficam muito surpresos e, não todos, mas alguns começam a se questionar sobre sua postura).
Gostei demais desse vídeo e vou já me inscrevi no canal! Parabéns pelo trabalho, equipe!
Quando eu não estou no celular estou no videogame, ou nos dois! Que horrível meu dia não rende nada, me sinto tão melhor quando amenizo os dois, porém o vício sempre volta 😞😞😞
Continue tentando. Procure organizar uma rotina, talvez ajude. E se puder, procure ajuda de psicólogos
Peça a Deus pra te ajudar . É tenha forsa de vontade. Diga com sigo memso q é vc quem manda.
Mtooo esclarecedor. Me policio diariamente pra não extrapolar no uso e principalmente em redes sociais. Meu problema hj realmente está sendo com os filhos e os excessos 😭
tira o celular deles ué
Eu sou de 1996 e apesar da minha infância ter sido sem internet por não ter condições, minha adolescência foi marcada por ela, mas hoje adulta sinto que o uso excessivo de redes sociais muito midiáticas como o tiktok alterou algo no meu cérebro que nem quando eu usava MSN, TH-cam, Facebook por horas foi capaz de fazer, eu observei meu comportamento nos últimos meses e vi que não tenho mais paciência pra video longos ou ler textos, quando não existia o tiktok o vídeo poderia ter 24h eu iria assistir pq a qualidade do conteúdo era o que importava. Tenho estabelecido um limite de uso pra tiktok, tenho voltado assistir vídeos de filosofia, arte e política por aqui. Voltei a ler novamente, mesmo sendo uma pessoa adulta ainda assim o excesso fez um estrago na minha mente. Não tem como negar às redes sociais pode até ser ncrível mas é inegável nossa mente não foi feita pra consumir isso por horas. Na época dos celulares sem nenhuma rede sociais, a única função era ligação a vida adulta não parecia tão amarga como hoje, obviamente que o capitalismo ajuda uma vez que pra geração de jovens, adolescentes, às redes sociais pode da a sensação de está suprindo um momento de lazer do qual muita vezes não tem como viajar, está tendo momentos de qualidade com a família e etc, aí vc abre o tiktok e tem um vídeo de alguém cozinhado algo,tem um meme, e tudo muito rápido pra da tempo de ver cada vez mais e aí vc tem uma falsa sensação de que aquilo ali é lazer até vc desligar o celular e sentir um vazio ou fracasso comparada a tantas vidas que vc viu na sua for you
Valeu!
Sou viciada 😭😭
Mesmo tendo excluído as redes sociais.... Tenho que ficar com ele ligado e nas mãos...
Use para o seu benefício! Veja palestras, documentários, video aulas, leia pdfs. Celular não é um bixo se você souber usar haha
@@casadosaber Obgd e seu vídeo foi muito importante para mim. 🤗😘
@@evelynnmenezes Tenho feito isso, mas fato é de que vícios não possuem lado positivo...
Amante Da Arte olha, eu tava viciada no Instagram. Ai decidi usa-lo apenas para ver coisas de estudo. Mas eu não me controlova. Então, decidi desativar e desde então, me sinto aliviada, vivendo mais, menos presa. Apagar Twitter, Facebook, instagram e Snapchat da minha vida, foram as melhores coisas que eu fiz para o meu benefício.
@@evelynnmenezes ajuda muito mesmo ... Ainda tenho whats, snap e tumblr, mas ñ sou viciada nessas redes...
Parabéns pela sua iniciativa. Faz muito tempo que desativou ?
Eu não tenho problemas com celular... só uso quando necessário e para vê vídeos e conteúdos de qualidade que me trazem conhecimento e sabedoria! Gratidão 🙏🏼
Video com explicações sensacionais! Obrigada.
Sou psicóloga. Tenho adotado uma experiência com os meus pacientes em relação ao uso do celular no início do dia, tivemos resultados positivos com todos os pacientes que adotaram a experiência. Melhora do humor, desempenho e qualidade do sono. Gostaria muito de desenvolver uma pesquisa sobre esse assunto, pois, vejo o impacto diretamente na saúde psicológica do ser humano.
Como eu gostaria que voltássemos a viver sem celular. Infelizmente ele faz parte do nosso dia a dia, mas eu o uso com muita moderação.
Continuo lendo livros, não tenho redes sociais, e uso praticamente só p WhatsApp, p agendar consultas .
Eu acho que a maioria das pessoas tem mais problema com celular do que eu. No início do ano desfiz de minhas redes sociais. Porém encontrei dificuldades: ia tentar conversar com alguma mulher e sempre paravam de falar comigo "vc deve ser casado" "não acredito que não tem rede social. Como vou sair com vc se nem sei quem você" E por esses motivos acabei reativando minha rede. Mas odeio. Tenho apenas pra "cumprir protocolo", mal uso
Nossa, ela resumiu tudo que eu penso em cerca de 10 minutos.. adorei!
Que matéria rica de informações, vamos ressaltar aos nossos jovens para a moderação e uso consciente!
Graças a Deus, graças a Deus mesmo eu não sou mais viciado no celular
Só complementando a Dra . " no tempo do vídeo 10:47 " eu diria também o inverso " COM O CELULAR PODEMOS ESTAR EXTREMAMENTE LONGE DE UMA PESSOA, QUE ESTA PRÓXIMA DE NÓS ".
Acho que consigo balancear, mas o problema, além da quantidade de tempo, é o momento de uso.
Sou completamente dependente e incrível, como afeta meu emocional, meus relacionamentos, a minha vida!
Como tudo na vida nenhum extremo faz bem. Usar com moderação e ter inteligencia tecnológica para saber administra-las em nossa vida é o segredo.
Eu estava refletindo sobre isso outro dia. Não sou tão velho...rs. Nasci no ano de 1991, então utilizo muito e acompanhei essa evolução tecnológica.
O celular acabou substituindo o desktop. Antes para utilizar alguma tecnologia e internet, era necessário despor de um TEMPO para ficar fixo em uma mesa sentado para utilização do mesmo, e todas as outras atividades do dia a dia demandavam de movimentos e interações nossas.
A facilidade em que vivemos é inegavelmente incrível, hightech na veia!!! hahaha
Mas não somos biologicamente estruturados para isso. Eu faço essa reflexão em minha vida!
Cladia Feitosa é ótima, massa o tema do vídeo Casa do Saber, Parabenss!!!!
Que vídeo é necessário parabéns aos responsáveis, 👏🏽👏🏽