Isso me lembra a janela de johari que traz os 4 eu's O eu ABERTO --> Eu sei e os outros sabem O eu SECRETO --> Eu sei e os outros não sabem O eu CEGO --> Eu não sei e os outros sabem O eu DESCONHECIDO --> Eu não sei e os outros tbm n sabem (subconsciente)
Eu só sei que nada sei! O conteúdo é ótimo para o saber que nada sabemos, apenas deduzimos saber. Uma dica é apresentar a pessoa que está apresentando o vídeo para que isto gere mais confiança ao canal. Forte abraço a todos e um final de ano para encerrarmos tudo de uma forma digna, esquecendo e alimentando uma nova chama para 2022.
A partir daí podemos entender por que o bullying pode ser algo tão devastador pra uma criança ou adolescente. Isso reflete muito na autoestima. Não é fácil simplesmente ignorar enquanto denigrem a sua imagem.
@@UnanTec ...com licença da palavra: - a etimologia da palavra é: com = junto de;sciencia =conhecimento; em suma:consciência=soma de conhecimentos; compreensão que se tem da própria existência;capacidade de se julgar moralmente;não faz nada que seja contra sua consciência;posse das faculdades como ver,ouvir,pensar,dignidade,honra,etc,etc...!.
As vezes eu sinto que certos pensamentos não vem de mim mesma e sim do lado do ego... Coisas como apego, carência, pensamentos egoístas que passam rapidamente pela mente e se eu não notar e parar e falar "Opa, esse sentimento não é meu é da minha carência" eu acabo que sigo dominada por eles. É horrível, eu não quero ser regida pelo meu ego, pelas minhas carências pelo apego e egoísmo... Estou tentando evoluir para um eu consciente que identifica esses pensamentos intrusivos do ego e os domina e para
É por isso que tiramos inúmeras fotos, para escolher apenas uma, aquela que a gente acha que está de acordo com as nossas expectativas, a gente não se conhece!
Eu, particularmente, enxergo o oposto. Ao tirarmos diversas fotos e eleger apenas uma, a qual passou por diversos critérios de exclusão (luz, postura, expressões, gestos, favorecimento dos atributos físicos, etc), estamos considerando apenas - numa vertente mais ampla - a receptividade do espectador, ao passo que os filtros nos quais as submetemos são para agradar o outro e não a nós mesmos (apesar de isso não ser muito claro para muitos). Simplificadamente, tal aspecto é observado por meio da conceituação da 2ª camada do eu, no qual o indivíduo se enxerga com referência na imagem criada de si por terceiros. Dessa forma, ele, ao selecionar unicamente uma foto (a qual ele a intitula de “melhor”), tende a identificar, dentre as disponíveis, a que mais contém características em comum do imaginário coletivo que formou a sua imagem (e que, inclusive, é como ele se vê); com o objetivo de, ao final de todo o processo, meramente agradar aos olhos de quem o observa.
"As pessoas vão te amar, não por quem você é! Mas sim, por sua performance!" Como isso é real! As vezes, achamos que seremos admirados por quem somos, pelo carácter, mas, somos admirados pelo que fazemos bem. E, a única pessoa que não nos enxerga assim é mãe, pois todo os outros, vão querer estar próximo se você for alguém que eles possam falar: Sou amigo de fulano, ele é **** em tal área. Complicado, mas, quem vai mudar o comportamento humano? Então, resta nos adequar.
Pela minha experiência, admiração só vem se a pessoa tiver dinheiro ou poder. As pessoas, no fundo, não se importam com ninguém que não sejam elas mesmas. É uma visão negativa do mundo, mas que eu considero mais realista.
Mas acredito que apesar de parecer meio cruel, é coerente. Tudo tem um motivo! Se as pessoas gostam de mim, tem um motivo e é a soma do todo. Se eles vão me admirar, é porque "eu fui além" e dei motivos pra que sintam admiração. Eu nem conheço o Hanns mas "pago um pau" pra ele! A performance dele neste vídeo foi sensacional! Aqui ele me ganhou! Então eu acho que as pessoas gostam da gente pelo que somos, mas somos admirados por sermos além da média em alguma coisa.
@@nataliamendonca1815 Por isso os autistas sao tão especiais, (no caso leve e moderado especialmente) eles sao o que são amam de verdade não pelo que o outro possui mas pelo que o outro é. Deste ponto de vista ser um autista num mundo de falsos eus é ser muito especial. Talvez Cristo tenha sido o primeiro autista, o primeiro que gritou EU SOU e pronto haha abrç!
Casa do Saber, gostaria que vocês colocassem na descrição as referencias bibliográficas para quem se interessar em aprofundar. Acredito que enriquecerá a experiência do canal.
Muito bom. Achei lindo. Ninguém é uma ilha. Acho que somos todos condicionados desde cedo a padrões de comportamento. Pode ser, em muitas vezes, passados pelos pais gerarando sofrimentos, por exemplo. Tive depressão profunda ha 14 anos atrás. Com a ajuda dum excelente psicólogo, em terapia junguiana, enfim. Demorei uns 3/4 anos pra sair desse quadro em que já não via sentido em nada . Continuei a terapia, lidando com muitos problemas emocionais, que migravam para o consciente. Foi necessário essa quebra do eu interno, pra poder humanizar as dores da criação e naturalmente, desdobramentos em escolhas ruins ou nada a ver comigo. Hoje conheço meu eu? Não, as dores emocionais ainda surgem, com gatilhos mentais que tenho controle e sei de onde vem, procurando na ação , agir com bom senso . Já faz 14 anos que continuo a terapia. Porque faço isso a tanto tempo? Porque minhas feridas emocionais foram profundas . Aprendo a respeitar isso, os limites, fazer escolhas conscientes, não por impulso ou condicionamento social e etc . O inconsciente traz a tona dores, medos, e principalmente a capacidade de aos poucos, ser genuíno . Acho que isso, já é um grande passo gigante, para estar bem consigo mesmo. Aceitar seu lado primitivo , limites , não convencional , e sua singularidade. Desculpa se viajei na maionese. Mas, esse canal é brilhante ❤
13 minutos de informações que pareceu 100 horas de aula. 👏👏👏 Homem muito sábio, parabéns ao canal por trazer esse conteúdo agregador em nossas vidas RS
Acredito que sua visão de se basear primordialmente na visão das pessoas ao redor pra se guiar num "eu" ideal seja válida apenas pras pessoas que vivem num ambiente onde existam pessoas dignas de serem ouvidas e servidas de espelho. Existem muitas pessoas que vivem num ambiente social, profissional e familiar onde a maioria das pessoas são perdidas e tóxicas, e que acham que entendem da vida mas na realidade não fazem a mínima ideia do que estão fazendo. Sendo assim, acredito que muitas vezes é mais ideal acreditar no eu interior do que se basear em olhares depravados e desacolhedores
Sim até porque a maioria das opiniões de fora não são boas referências pra gente, são influenciadas pela opinião pública e esta é muito racista, machista, homofóbica etc
concordo, principalmente para pessoas que estão fora do padrão, como uma mulher fora do padrão construíra essa percepção sob o olhar do outro, se o mesmo está contaminado com a percepção de repúdio e aversão a imagem de uma mulher gorda por ex?
Também concordo. Em muitos momentos da vida, se eu fosse usar como métrica o que o outro dizia, eu teria resultados desastrosos. É importante reconhecer quando o outro também possui desejos que não devem ser projetados em você... Talvez um equilíbrio entre ouvir e não ouvir me parece o ideal
Nossa, realmente, cresci ouvindo de todos que eu era muito magra, e acabei desenvolvendo uma imagem retorcida de eu mesma. Me trouxe baixa autoestima, frustrações, inseguranças, e desenvolvi ansiedade quanto a minha aparência. Me imaginava horrível, mas hj vejo nas fotos que eu era apenas mais uma menina, linda, educada e esforçada. amo esses videos, tem me ajudado no meu processo de autoconhecimento ❤
É muita sabedoria para apenas um século de existência. Quisera, eu, poder viver uns dois séculos para me inebriar na sapiência desse vasto conhecimento humano. Paz e luz para todos 🙌🏻
Gente, parece que praticamente ele está falando de Advaita, uma filosofia indiana muito, mas muito antiga . Não existe eu, não existe pessoa, você é uma consciência pura, esse eu, o ego, é uma construção social, cultural, religiosa etc., um condicionamento mental. Somente ideias e crenças. Um personagem imaginário.
Estudamos isso na física quântica tbm! Somos consciência, vivendo experiências e expectativas em outras realidades alternativas! Ou seja... nada existe tudo é energia transmitida em diferentes histórias pra vc mesmo!
Allan Dêvysson ta... vamos lá, Deixa eu tentar explica! Somente tentei fazer uma comparação do vários “eus” com diferentes realidades que vivemos! Na física quântica dizemos que existe uma Tríade em sua mente, o “Eu” que vivencia e tenta reproduzir a continuidade do agora, o “eu” que experimenta uma sensação dentro de vc enquanto dorme em outra realidade e o eu superior que está conectado em todas as outras realidades e possíveis realidades, das quais vc pode viver.
Eu gostei do que o senhor falou, foi exatamente o que aconteceu comigo. Comecei me libertar e passei a ferir os outros e me achar melhor, mas eu continuei estudando e me sentindo até que cheguei em um equilibrio onde fez sentido pra mim o respeito. Tanto a mim quanto ao outro.
@@icarofromcreta7049 ...muito bem!,certo!,agora,quando o outro feri o eu!?,como fica!?,ou melhor!,qual é esse eu!?,de novo; tem o eu que agride (o ego)e o eu que cala;quem é esse eu!?,que se humilha!?(...)
Fico maravilhado ao ver pessoas, de tua qualidade, oferecendo gratuitamente um conhecimento que ajudará tantas pessoas, dispersará tantos sofrimentos. Isto é ser humano, no meu entendimento. Conhecimento não é algo para se ter lucro, mas compartilhado, em prol do desenvolvimento da humanidade. O mercado determina que as pessoas o busquem para satisfação de suas estruturas, Vê-lo doado e de forma tão preciosa, é donde brota meu maravilhamento. Obrigado à casa do saber e ao doutor Luiz.
Percebi recentemente que na verdade o Eu não existe, somos uma complexidade que sempre está absorvendo, ou seja o Eu está sempre em uma constante. Concordo com a questão apresentada sobre contexto, isso na verdade é o princípio de tudo. Viver é uma coisa maravilhosa, não dá para ser o velho a todo o momento, sendo que há o novo. Gratidão e muita paz ☀️❤
Que vídeo expecional ! Esse video me fez recordar de uma conhecida minha, que era extremamente rude e grossa com os outros, ela sustentava suas ações na narrativa de que ela era assim mesmo, e que era apenas o seu "verdadeiro eu" agindo, como uma espécie de autenticidade travestida de estupidez e prepotência, a idéia de seguir as diretrizes do seu "verdadeiro eu" é no entanto perigosa e desastrosa uma pessoa que não é polida acredita piamente que suas atitudes boçais é uma demostração genuína de sinceridade e por muitas vezes ultrapassam os limites do bom senso
A realidade é porosa, somos feitos de Quantum, pequenos pacotes de energias. A ideia de continuidade e perfeição somente existem no Mundo das ideias de Platão. Aqui tudo é granulado, seja na matéria (energia), no espaço ou no tempo. (Max Planck)
Com essa colocação brilhante me leva acreditar que essa validação dos outros incultida dês da infância destruiu a nossa individualidade como ser humano único que somos (ou era para ser). Então nós vivemos num fogo cruzado quando essa validação dos outros foge do nosso controle porque aí ser a validação ou que as pessoas nos dizem é boa nós estamos bem com nós mesmo caso contrário estamos mau. Por essa rasão muitos de nós ficamos perdido no mundo ( em relacionamento conjugal ou amizade até dificuldade de estar sozinho na nossa própria companhia) sem saber quem somos. Com essa dependência que temos da visão externa para nós enxergamos na fase adulta ficamos mais perdidos por que o que vale para os outro raramente vale nós. Uma coisa que faço e é muito difícil mas estou conseguindo é praticar o desapego de pessoas de muitas coisas para estar mais em contato comigo e silenciar esse turbilhão de coisas dentro de mim e com isso sinto muita paz.
Me ajudou a manter as minhas vontades sobre controle, me importando mais com o próximo e entendendo que minhas vontades não definem quem eu sou. Muito obrigado.
Quer dizer, entendeu que o certo é passar a vida inteira reprimindo os próprios desejos e se preocupando só em agradar os outros? Acho que você entendeu errado...
@@mariaalicedaniapedroza3667 Existem certos desejos que devem ser reprimidos, não quer dizer que vou deixar de fazer tudo o que tenho vontade, mas seria egoísmo da minha parte priorizar sempre minhas vontades sem levar em consideração o meu próximo.
Não existe me importar com o próximo e nem comigo, são APARÊNCIAS de Existir importâncias, ou seja, aparenta existir isso ou aquilo. Mesmo aparentando experimentar fazendo isso ou aquilo, são apenas aparências. A pergunta que é feita para si: O que ou quem está querendo se importar comigo mesmo ou com o próximo?? R: Não tem. Não existe aí agora lendo o texo um Eu pessoa alguém individuo fazendo isto. Apenas um corpo que tem órgãos e uma Mente que pensa, mas não um Eu fazendo qualquer ação.
Entendi dessa forma: 1 - diz respeito aos sentimentos genuínos, mas que podem não ser éticos. 2 - o "eu" que compreende o que os outros observam em mim. 3 - que julga tudo o que ocorre: desejos genuínos que o leva a considerar o que é certo e errado, ético e antiético, e avalia o que os outros dizem sobre "mim", e conclui o que de fato eu sou a partir dessas avaliações, dessa forma - o equilíbrio é encontrado.
A consciência do verdadeiro Eu/Observador/Espírito esta por trás disso tudo e não tem nada a ver com isso, o que ele fez foi apenas fragmentar a personalidade consciencial da mente!
@@FelipeAlves-le8we com certeza, li ambos e sei do que você está falando, justamente por isso questionei o que o rapaz chama de tripé existencial. Às vezes o rapaz não está bem da cabeça e mistura libido com sentido da vida kkkk agradeço pela resposta
Esse EU que você se refere é o EU do ego. O seu trabalho é muito racional e coerente, tudo tem sentido para a realidade dessa nossa Matrix, mas existe o EU da nossa essência que poucos conseguem se conectar, esse EU preciso desapegar bem dessa nossa realidade, esse EU não precisa do racional, é preciso do amor incondicional. Com certeza você se conectando com o seu EU superior verdadeiro tudo flui perfeitamente, posso afirma com muito convicção porque eu tive essa experiência, não é mais uma teoria. EX: Esse EU que você explicou é como nadar contra a correnteza de um rio e o EU da essência é você deixar a correnteza do rio de te levar sem apega, sem julgamento, sem sofrimento, sem nenhuma quebra de paradigma ou opiniões que te deixe chateado. Muito obrigado pelo video Luiz Hanns. Atenciosamente Bernaboy França/Paris
Excelente ... me provocou várias reflexões! Somos muito influenciados pelas pessoas que estão em nosso entorno, que acabam rotulando quais desejos são "corretos" e quais desejos são "fúteis" ou "sem importância".
Uau que Professor excelente o Luiz Hanns. De uma forma muito elegante lembra à uma grande quantidade de pessoas, que orientam ou buscam a satisfação do desejo focado exclusivamente no seu eu, da ética do desejo. Feliz em escutar essas palavras de harmonia.
Esse vídeo logo nos primeiros minutos foi como dois tapas em cada lado da minha cara, sempre fui tímido, reservado, e na busca de me descobrir e me envolver em novas experiências, acabei me tornando quase outra pessoa, me prejudiquei muito por isso, perdi amigos, perdi oportunidades, manchei minha imagem de certa forma... enfim, muito aprendizado
@@xset4288, sim mas é bom lembrar que os pré-socráticos (no caso de Parmênides) divergiam sobre o Arché (princípio originário de todas as coisas). Anterior a Parmênides, havia Heráclito que dizia "Ninguém entra duas vezes no mesmo rio." atestando que o devir é um fluxo constante.
os 13 minutos mais bem gastos da minha vida achei incrível o modo como adaptaram um assunto tão complexo para melhor e mais fácil entendimento! conhecimento nunca é demais, vídeo maravilhoso 💜
Sempre me senti feia e burra !Comecei a fazer meditação , com afirmações ,e um estudo profundo com a palavra de Deus ,me redescobri, agora estou nem ai pra quem diz isso ou aquilo sobre mim. emagreci ,aceitei meu cabelo ,e hoje estou feliz como nunca fui . EU ENCONTREI O MEU EU .
Nunca vi complica tanto a vida com esse tipo de explicação sobre os complexo da vida . Admiro quem gosta de complica tanto e vendo isso como inteligência . O amor é melhor
Interessante o vídeo. Quando estudei a psicanálise mais clássica no curso de psicologia me entreguei ao desejo para ver como era... foi desastroso mas serviu de aprendizagem. Moral da história: cuidado com os desejos.
Relacionamento! Deixei me levar pelo momento e isso magoou outra pessoa. Nesse caso o problema não é apenas o desejo... Faltou lealdade com a pessoa ou honestidade com os meus sentimentos
Viver realmente é uma arte. Se fazemos parte do Todo segundo o Cabalion nosso verdadeiro eu só pode mesmo ser construído sob a perspectiva do outro que também faz parte de mim. Que lindo. Obrigada por me elucidar esse conceito
O eu que a gente nasce seria o Ego O eu que é construído com os espelhos da família é a personalidade E o eu que é construído através das comparações, que pondera é a nossa essência.
Bom dia Hans . Achei otima reflexão. Sugiro uma reflexão de como se constrói o eu de pessoas cegas de nascença e tb como fica a percepção do eu quando perdemos a visão? Obrigada.
Audição, com certeza. A mãe, o pai, a sociedade dizem: Joãozinho vc é assim, assado, a vida é isso é aquilo, vc pode fazer isso não pode fazer aquilo. E assim vai se formando a personalidade dele, o personagem imaginário.
Graças e bençãos! Quando tu descobre o teu Verdadeiro Eu, tu descobre que ,apesar da tua "singularidade" tu és uma parte de um "todão" , ou seja, o Teu Verdadeiro Eu, é: Verdadeiro Tu, Ele, Nós, Vós, Eles !!! É tão simples pela parte da Criação mas que a parte Humana complica, estuda, nomeia e diagnostica! Qto melhor estou mais bem eu faço a tudo e a todos, quanto melhor esta o tudo e o todo mais beneficiado sou! Bora descomplicar 💫
Vejo essa "Trindade", como o "Teatro dos Eus", no qual cada um tem um papel de protagonista, atuando dentro do meu universo privado. Gostei do vídeo.👏👏👏👏
Perfeito. O eu é uma construção! Equilíbrio entre aquilo que desejamos e nosso lugar no mundo, que nos faz lidar com o que vem do outro. O eu puro é insuportável.
@L. Santos a parte que a sociedade molda para intimidar as pessoas explosivas de matar, ao destilar o ódio e disseminá-lo e muito bem vinda. Dá respeito ao convívio. Somos grupo.
Um psicólogo disse que o ego é um estado de consciência. Somos apenas os rótulos que carregamos (filho, pai, mãe, aluno, profissional, etc). Somos como uma cebola cheia de camadas; se formos tirando as camadas não sobra nada. Qdo ouvi isso fiquei bolada e perguntei sobre nossa essência. Ele disse que não existe, somos metamorfoses ambulantes como cantava o Raul Seixas. Confesso que fiquei bolada pq desde que me conheço busco o autoconhecimento. Acho que por isso não achei e nunca encontrarei. Profundo.
A essência ou a alma e o que sobra desta cebola que são nossas camadas materiais, o falso ego, filho , pai, mãe.... Mesmo a alma nao deixa de ter seus desejos, isto faz parte,apenas os desejos nao sao materiais e sim desejar o seu propósito. Amar a Deus. 📿📿📿
Para mim a melhor forma de desenvolver a consciência. Nos somos o que pensamos e pensamos a partir daquilo que sabemos e experimentamos. A compreensão é a base de toda consciência e é isso que nos difere de máquinas e outros seres. Isso é vital!
Adorei! Principalmente os comentários. Acredito que exista um verdadeiro EU maior e mais sábio, dotado de compaixão e bons princípios. Ele se comunica como uma vozinha em nossa mente que frequentemente ignoramos. De um ponto de vista espiritual é Deus, mas não da forma religiosa que conhecemos, e uma versão nossa da divindade. Penso que esse é o verdadeiro eu que precisamos ouvir
Uau! Mas o nosso verdadeiro Eu é a presença que escuta todos esses Eus falando na cabeça, não é? No livro do Eckart Tolle O Poder do Agora diz isso e é isso que percebemos quando meditamos também. Sou o observador
Existem máscaras da personalidade sobrepostas umas sobre as outras que ocultam nosso eu. É preciso voltar-se para dentro e desvelar essas máscaras, uma por uma, para encontrarmos nosso verdadeiro eu. O problema é que tirar essas máscaras é um processo doloroso, pois pensamos que nós somos elas, somos apegados demais a elas.
@@marisagarcia2059 pensei parecido porém não ligado á meditação. Quem seria então essa instância que tem ciência dessas outras 3 e por elas transita? Um 4 eu? Fiquei pensando.
@@brunovital4207 vc não entendeu? Não existe um verdadeiro eu. Ele é a construção por captação dos rastros e imagens transmitidos pela instância do outro na nossa formação., ou seja o qie o hans chamou de opniao pública. O eu seja ele qual for será sempre falso, um falso necessário no manejo da vida porém Sempre escravo de alguma instância.
E eu (rs) ainda entendi que a sugestão do Hans é de assumirmos esses "eus" como "verdadeiros" mas de forma lapidada... 🤔 ainda prefiro a busca, esse "silêncio" ainda me parece mais certo
Essa calma ao falar tão bem explicado prende a minha atenção e dá vontade de continuar ouvindo o Luiz com muitos outros aprendizados! Obrigada por ser tão elucidativo!!
Só eu que tenho uma personalidade pra cada pessoa com quem converso? E não é ser falso, é uma coisa espontânea. Na escola sou o aluno quieto que o pessoal tem medo de que faça um massacre na escola, com os amigos, eufórico e doidão, com minha avó, o neto bonzinho, com meus tios, um nerd, com amigos do meu pai, pareço um autista (no sentido literal) e comigo mesmo, um filósofo
Existem grandes referências nas suas falas da psicanálise americana, quase que uma supremacia do ego. “Escolha escutar” o seu eu? Que autonomia é essa de poder escolher? Podemos até ter possibilidade e graus de liberdade, mas a coisa não é tão fácil assim. Obrigado! Muito didático!
A coisa é facil sim se vc meditar e Despertar. Mas concordo que ele explana bem americanizado como meus professores aqui. Faço Universidade para Psiquiatria em NY.
O 'verdadeiro eu' que ele menciona trata-se do '"Eu Persona" . Mas o Verdadeiro EU é o que denominamos EU SUPERIOR ou Mente Superior.. esse sim deve ser ouvido e acolhido.
Muito bom, me ajudou tremendamente. Cliquei no vídeo sem querer e o doutor me falou tudo que eu precisava ouvir. Muito obrigado e continuem o escelente trabalho.
Vej o que escreveu Pordenone: Que video mais bobinho. Parece que está falando com crianças de "Grupo Escolar" de antigamente. """""Não existe o verdadeiro eu? Sim, existe""". Todo mundo na realidade precisa saber disto que vou escrever agora: Acompanhe uma pessoa, que você que conhece e veja como ela se comporta quando está com determinados amigos e depois com outras pessoas em outro ambiente. Se já presenciou isto, certamente já pensou que esta pessoa é falsa, pois ela se transforma em outra pessoa, conforme o grupo de amigos. E eu afirmo que ela não é falsa. pois isto é característica de todo ser humano, simplesmente: """""PORQUE NÓS SOMOS A MÉDIA DAS PESSOAS COM QUEM CONVIVEMOS OU NOS REUNIMOS""". Este é o VERDADEIRO EU de todo ser humano. Todas as pessoas agem desta forma, no mundo inteiro. Se coloque num grupo de 5 pessoas contando com você. Analise seu comportamento enquanto estiver ali. Depois procure outro grupo de pessoas e tire suas conclusões.
Muito elicidativa essa explicação sobre a compreensão da psicologia ocidental, vale confrontar com outras percepções, como aquelas das tradições filosoficas orientais
Eu acho que devemos ouvir sim...o nosso verdadeiro eu. Dentro é claro...de nossa mais total consciência e formação moral. Eu digo e afimo, que se a gente vive de forma bem fiel ao que somos por essência. Seremos mais felizes, e com isso mais completos. Muito boa sua aula. Adorei!! Simples e clara...para qualquer ser imortal entender 🔌👏👏👏
Nois todos estamos vivendo as mesmas coisas a pessoa que vc acha uma pessoa Mal, chata, irritante é o jeito dela não quer dizer que ela é uma pessoa ruim é a forma de como ela viveu, e aprendeu dessa forma! por isso não nós damos bem com todos, enquanto vc tá chamando uma pessoa de falso ela vai tá pensando a mesma coisa de vc, como um falso... Se vc encontra uma pessoa igual vc, vc não vai se dá bem com ela, é assim que as coisas funciona querendo ou não kkkk
@Mega isso mesmo melhor comentário , eu vivo como eu gostar de viver , gosto respeita, nao gosto respeita, eu to nem ai pro que dizem de mim sobre meu modo de olha, fala ,pensa eu vivo do meu jeito e nao mudo por ngm . Eu não espero ser aceito e respeito cada um do jeito q for gostando eu ou nao , muitos querem ser o que a sociedade determina certo , e acaba deixando o seu eu de lado.
04:50 imagine vc vendo um peixe abissal que vc não sabe aonde é o olho, a boca. Mas vc sabe q é um ser vivo. Deve ser essa impressão que temos qndo ele fala isso.
Nossaaa! Por isto deve ter tanto peso na forma como nos vemos com relacao a forma como fomos vistos e definidos quando criancas..muito ilucidativo!..otimo video! Obrigado!
Entendo. A pouco tempo atrás me meti em uma confusão,que aconteceu por eu ter sido reativo,me defendi de um agressor,e dominei a situação. Agarrei o cara pelo pescoço com o famoso mata leão,e naquele momento,apesar de muito irritado,não me deixei levar por esse eu mais bruto,minha vontade era de quebrar a cara do sueito com uma sucessão de joelhadas,mas por um momento,segundos na verdade,eu desisti,pois pensei racionalmente que eu seria muito prejudicado,poderia ser preso por agressão (minha resposta se tornaria muito mais agressiva do que a ameaça),iria ser forçado a parar a faculdade,etç. Nem sempre vale a pena fazer as vontades do eu.
Assine a Casa do Saber +: casadosaber.info/Assine_CDS_YT (Assine com 7 dias de garantia)
Existe um "eu" que todos conhecem
Existe um "eu" que só eu conheço
Existe um outro "eu" que nem eu conheço
Isso me lembra a janela de johari que traz os 4 eu's
O eu ABERTO --> Eu sei e os outros sabem
O eu SECRETO --> Eu sei e os outros não sabem
O eu CEGO --> Eu não sei e os outros sabem
O eu DESCONHECIDO --> Eu não sei e os outros tbm n sabem (subconsciente)
simmmm, são tantos eu's
Eu só sei que nada sei! O conteúdo é ótimo para o saber que nada sabemos, apenas deduzimos saber.
Uma dica é apresentar a pessoa que está apresentando o vídeo para que isto gere mais confiança ao canal.
Forte abraço a todos e um final de ano para encerrarmos tudo de uma forma digna, esquecendo e alimentando uma nova chama para 2022.
me lembra do anime avangelion
@@SasukeUchihanarutoonline então kkkkkk
Cacete, que video pesado, minha namorada e eu levamos 50 minutos pra assistir esse vídeo, pausamos 7x pra conversar, foi de extrema valia, obrigado.
🙄
Tô imaginando aqui qtas vezes vou assistir tb ...mas pra entender kkk
Procura-se namorada ou namorado para assistir vídeos da casa do saber comigo. Interessados favor entrar em contato
@@mrpeacemm kkkkkk
@@meuconsagrado A gente conversa bastante, contribuímos muito pra evolução intelectual um do outro, isso fortalece bastante a amizade entre a gente.
A partir daí podemos entender por que o bullying pode ser algo tão devastador pra uma criança ou adolescente. Isso reflete muito na autoestima. Não é fácil simplesmente ignorar enquanto denigrem a sua imagem.
Psé, e ainda os pais n ajuda e os pais dessas crianças deveria educar pra que elas n humilhem.
Vc é feio cara kkk
So a partir daí é que pode entender????
@@rafaelbrothers188 algumas pessoas não percebem que o problema está em si mesmo e não nós outros.
@@leonardosangaletti9949 sábio
"Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos". José Saramago
...todos nós somos coisas; gente com cara e dente e nariz pra frente!!;só isso!!,e nada mais que isso(...).
Eu chamo essa coisa de consciência ou espírito/alma (algo natural, não místico).
@@UnanTec
...com licença da palavra: - a etimologia da palavra é: com = junto de;sciencia =conhecimento; em suma:consciência=soma de conhecimentos; compreensão que se tem da própria existência;capacidade de se julgar moralmente;não faz nada que seja contra sua consciência;posse das faculdades como ver,ouvir,pensar,dignidade,honra,etc,etc...!.
😮
As vezes eu sinto que certos pensamentos não vem de mim mesma e sim do lado do ego... Coisas como apego, carência, pensamentos egoístas que passam rapidamente pela mente e se eu não notar e parar e falar "Opa, esse sentimento não é meu é da minha carência" eu acabo que sigo dominada por eles. É horrível, eu não quero ser regida pelo meu ego, pelas minhas carências pelo apego e egoísmo... Estou tentando evoluir para um eu consciente que identifica esses pensamentos intrusivos do ego e os domina e para
É por isso que tiramos inúmeras fotos, para escolher apenas uma, aquela que a gente acha que está de acordo com as nossas expectativas, a gente não se conhece!
Pode ser também para se encaixar no "eu" mais aceito pela sociedade, magro, fortd, baixo ou alto...
Eu, particularmente, enxergo o oposto. Ao tirarmos diversas fotos e eleger apenas uma, a qual passou por diversos critérios de exclusão (luz, postura, expressões, gestos, favorecimento dos atributos físicos, etc), estamos considerando apenas - numa vertente mais ampla - a receptividade do espectador, ao passo que os filtros nos quais as submetemos são para agradar o outro e não a nós mesmos (apesar de isso não ser muito claro para muitos). Simplificadamente, tal aspecto é observado por meio da conceituação da 2ª camada do eu, no qual o indivíduo se enxerga com referência na imagem criada de si por terceiros. Dessa forma, ele, ao selecionar unicamente uma foto (a qual ele a intitula de “melhor”), tende a identificar, dentre as disponíveis, a que mais contém características em comum do imaginário coletivo que formou a sua imagem (e que, inclusive, é como ele se vê); com o objetivo de, ao final de todo o processo, meramente agradar aos olhos de quem o observa.
@@rogyariere4938 perfeita colocação
@@rogyariere4938 quanta exatidão!
@@rogyariere4938 muito bem!!!
"As pessoas vão te amar, não por quem você é!
Mas sim, por sua performance!"
Como isso é real!
As vezes, achamos que seremos admirados por quem somos, pelo carácter, mas, somos admirados pelo que fazemos bem.
E, a única pessoa que não nos enxerga assim é mãe, pois todo os outros, vão querer estar próximo se você for alguém que eles possam falar: Sou amigo de fulano, ele é **** em tal área.
Complicado, mas, quem vai mudar o comportamento humano? Então, resta nos adequar.
Perfeito
Pela minha experiência, admiração só vem se a pessoa tiver dinheiro ou poder. As pessoas, no fundo, não se importam com ninguém que não sejam elas mesmas. É uma visão negativa do mundo, mas que eu considero mais realista.
Mas acredito que apesar de parecer meio cruel, é coerente. Tudo tem um motivo! Se as pessoas gostam de mim, tem um motivo e é a soma do todo. Se eles vão me admirar, é porque "eu fui além" e dei motivos pra que sintam admiração. Eu nem conheço o Hanns mas "pago um pau" pra ele! A performance dele neste vídeo foi sensacional! Aqui ele me ganhou!
Então eu acho que as pessoas gostam da gente pelo que somos, mas somos admirados por sermos além da média em alguma coisa.
mas o que a gente é se nao o q a gente faz? digo, como materializar, dar a ver o q somos ao outro, se nao pelas nossas acoes, gestos, historias?
@@nataliamendonca1815 Por isso os autistas sao tão especiais, (no caso leve e moderado especialmente) eles sao o que são amam de verdade não pelo que o outro possui mas pelo que o outro é. Deste ponto de vista ser um autista num mundo de falsos eus é ser muito especial. Talvez Cristo tenha sido o primeiro autista, o primeiro que gritou EU SOU e pronto haha abrç!
Casa do Saber, gostaria que vocês colocassem na descrição as referencias bibliográficas para quem se interessar em aprofundar. Acredito que enriquecerá a experiência do canal.
Up
Up
Up
Idem.
UP
Muito bom. Achei lindo. Ninguém é uma ilha. Acho que somos todos condicionados desde cedo a padrões de comportamento. Pode ser, em muitas vezes, passados pelos pais gerarando sofrimentos, por exemplo. Tive depressão profunda ha 14 anos atrás. Com a ajuda dum excelente psicólogo, em terapia junguiana, enfim. Demorei uns 3/4 anos pra sair desse quadro em que já não via sentido em nada . Continuei a terapia, lidando com muitos problemas emocionais, que migravam para o consciente. Foi necessário essa quebra do eu interno, pra poder humanizar as dores da criação e naturalmente, desdobramentos em escolhas ruins ou nada a ver comigo. Hoje conheço meu eu? Não, as dores emocionais ainda surgem, com gatilhos mentais que tenho controle e sei de onde vem, procurando na ação , agir com bom senso . Já faz 14 anos que continuo a terapia. Porque faço isso a tanto tempo? Porque minhas feridas emocionais foram profundas . Aprendo a respeitar isso, os limites, fazer escolhas conscientes, não por impulso ou condicionamento social e etc . O inconsciente traz a tona dores, medos, e principalmente a capacidade de aos poucos, ser genuíno . Acho que isso, já é um grande passo gigante, para estar bem consigo mesmo. Aceitar seu lado primitivo , limites , não convencional , e sua singularidade. Desculpa se viajei na maionese. Mas, esse canal é brilhante ❤
13 minutos de informações que pareceu 100 horas de aula. 👏👏👏 Homem muito sábio, parabéns ao canal por trazer esse conteúdo agregador em nossas vidas RS
É impressionante a didática com conteúdo do Hans!
Além do que é muito agradável ouvi-lo, até pra quem é leigo como eu.
Acredito que sua visão de se basear primordialmente na visão das pessoas ao redor pra se guiar num "eu" ideal seja válida apenas pras pessoas que vivem num ambiente onde existam pessoas dignas de serem ouvidas e servidas de espelho. Existem muitas pessoas que vivem num ambiente social, profissional e familiar onde a maioria das pessoas são perdidas e tóxicas, e que acham que entendem da vida mas na realidade não fazem a mínima ideia do que estão fazendo. Sendo assim, acredito que muitas vezes é mais ideal acreditar no eu interior do que se basear em olhares depravados e desacolhedores
Gostei!
Tem pessoas que desconstroem . Concordo com sua colocação. Mas ele se usou de base o exemplo de pessoas éticas e sensatas.
Sim até porque a maioria das opiniões de fora não são boas referências pra gente, são influenciadas pela opinião pública e esta é muito racista, machista, homofóbica etc
concordo, principalmente para pessoas que estão fora do padrão, como uma mulher fora do padrão construíra essa percepção sob o olhar do outro, se o mesmo está contaminado com a percepção de repúdio e aversão a imagem de uma mulher gorda por ex?
Também concordo. Em muitos momentos da vida, se eu fosse usar como métrica o que o outro dizia, eu teria resultados desastrosos. É importante reconhecer quando o outro também possui desejos que não devem ser projetados em você... Talvez um equilíbrio entre ouvir e não ouvir me parece o ideal
Nossa, realmente, cresci ouvindo de todos que eu era muito magra, e acabei desenvolvendo uma imagem retorcida de eu mesma. Me trouxe baixa autoestima, frustrações, inseguranças, e desenvolvi ansiedade quanto a minha aparência. Me imaginava horrível, mas hj vejo nas fotos que eu era apenas mais uma menina, linda, educada e esforçada. amo esses videos, tem me ajudado no meu processo de autoconhecimento ❤
O cara fala bonito, Ele consegue representar e explicar muito bem cada coisa que ele descreve
É muita sabedoria para apenas um século de existência. Quisera, eu, poder viver uns dois séculos para me inebriar na sapiência desse vasto conhecimento humano.
Paz e luz para todos 🙌🏻
"Entenda que amor e admiração não é incondicional". ✨
Gente, parece que praticamente ele está falando de Advaita, uma filosofia indiana muito, mas muito antiga . Não existe eu, não existe pessoa, você é uma consciência pura, esse eu, o ego, é uma construção social, cultural, religiosa etc., um condicionamento mental. Somente ideias e crenças. Um personagem imaginário.
Id, ego e superEgo, Freud. Segunda tópica
Estudamos isso na física quântica tbm! Somos consciência, vivendo experiências e expectativas em outras realidades alternativas! Ou seja... nada existe tudo é energia transmitida em diferentes histórias pra vc mesmo!
@@deapaulino8913 o que isso tem a ver com física quântica, filho?
Allan Dêvysson ta... vamos lá, Deixa eu tentar explica! Somente tentei fazer uma comparação do vários “eus” com diferentes realidades que vivemos! Na física quântica dizemos que existe uma Tríade em sua mente, o “Eu” que vivencia e tenta reproduzir a continuidade do agora, o “eu” que experimenta uma sensação dentro de vc enquanto dorme em outra realidade e o eu superior que está conectado em todas as outras realidades e possíveis realidades, das quais vc pode viver.
@@deapaulino8913 física quântica e mente juntas não faz sentido, mas ok!
Eu gostei do que o senhor falou, foi exatamente o que aconteceu comigo. Comecei me libertar e passei a ferir os outros e me achar melhor, mas eu continuei estudando e me sentindo até que cheguei em um equilibrio onde fez sentido pra mim o respeito. Tanto a mim quanto ao outro.
Sinto que tô vivendo esse processo. Tô brigando com "Deus e o mundo".
O "eu" (uma parte do ego) gosta mesmo de ferir os outros, porque assim ele se acha importante.
@@icarofromcreta7049 ...muito bem!,certo!,agora,quando o outro feri o eu!?,como fica!?,ou melhor!,qual é esse eu!?,de novo; tem o eu que agride (o ego)e o eu que cala;quem é esse eu!?,que se humilha!?(...)
Vi esse vídeo a primeira vez em 2019 e pelo menos umas 2x a cada ano eu gosto de relembrar essa imensurável inteligência!
Fico maravilhado ao ver pessoas, de tua qualidade, oferecendo gratuitamente um conhecimento que ajudará tantas pessoas, dispersará tantos sofrimentos. Isto é ser humano, no meu entendimento. Conhecimento não é algo para se ter lucro, mas compartilhado, em prol do desenvolvimento da humanidade. O mercado determina que as pessoas o busquem para satisfação de suas estruturas, Vê-lo doado e de forma tão preciosa, é donde brota meu maravilhamento. Obrigado à casa do saber e ao doutor Luiz.
Percebi recentemente que na verdade o Eu não existe, somos uma complexidade que sempre está absorvendo, ou seja o Eu está sempre em uma constante. Concordo com a questão apresentada sobre contexto, isso na verdade é o princípio de tudo. Viver é uma coisa maravilhosa, não dá para ser o velho a todo o momento, sendo que há o novo. Gratidão e muita paz ☀️❤
- o novo sempre vem 🎶
Aulas
Que vídeo expecional !
Esse video me fez recordar de uma conhecida minha, que era extremamente rude e grossa com os outros, ela sustentava suas ações na narrativa de que ela era assim mesmo, e que era apenas o seu "verdadeiro eu" agindo, como uma espécie de autenticidade travestida de estupidez e prepotência, a idéia de seguir as diretrizes do seu "verdadeiro eu" é no entanto perigosa e desastrosa uma pessoa que não é polida acredita piamente que suas atitudes boçais é uma demostração genuína de sinceridade e por muitas vezes ultrapassam os limites do bom senso
No fundo, no fundo a pessoa é bem fragil.
Puxa vida, até que enfim alguém que entendeu plenamente o sentido do vídeo!
"Somos porosos ao espelhamento".
A realidade é porosa, somos feitos de Quantum, pequenos pacotes de energias. A ideia de continuidade e perfeição somente existem no Mundo das ideias de Platão. Aqui tudo é granulado, seja na matéria (energia), no espaço ou no tempo. (Max Planck)
Com essa colocação brilhante me leva acreditar que essa validação dos outros incultida dês da infância destruiu a nossa individualidade como ser humano único que somos (ou era para ser). Então nós vivemos num fogo cruzado quando essa validação dos outros foge do nosso controle porque aí ser a validação ou que as pessoas nos dizem é boa nós estamos bem com nós mesmo caso contrário estamos mau. Por essa rasão muitos de nós ficamos perdido no mundo ( em relacionamento conjugal ou amizade até dificuldade de estar sozinho na nossa própria companhia) sem saber quem somos. Com essa dependência que temos da visão externa para nós enxergamos na fase adulta ficamos mais perdidos por que o que vale para os outro raramente vale nós. Uma coisa que faço e é muito difícil mas estou conseguindo é praticar o desapego de pessoas de muitas coisas para estar mais em contato comigo e silenciar esse turbilhão de coisas dentro de mim e com isso sinto muita paz.
Me ajudou a manter as minhas vontades sobre controle, me importando mais com o próximo e entendendo que minhas vontades não definem quem eu sou. Muito obrigado.
Muitas vezes se importar com os mal agradecidos é nossa ruína.
Quer dizer, entendeu que o certo é passar a vida inteira reprimindo os próprios desejos e se preocupando só em agradar os outros? Acho que você entendeu errado...
@@mariaalicedaniapedroza3667 Existem certos desejos que devem ser reprimidos, não quer dizer que vou deixar de fazer tudo o que tenho vontade, mas seria egoísmo da minha parte priorizar sempre minhas vontades sem levar em consideração o meu próximo.
Não existe me importar com o próximo e nem comigo, são APARÊNCIAS de Existir importâncias, ou seja, aparenta existir isso ou aquilo. Mesmo aparentando experimentar fazendo isso ou aquilo, são apenas aparências.
A pergunta que é feita para si: O que ou quem está querendo se importar comigo mesmo ou com o próximo??
R: Não tem. Não existe aí agora lendo o texo um Eu pessoa alguém individuo fazendo isto. Apenas um corpo que tem órgãos e uma Mente que pensa, mas não um Eu fazendo qualquer ação.
Quero uma amizade com o Luiz Hanns. Imagine os conselhos.
Você não quer conselhos, que consultas grátis.
Pronto, falo mesmo.
Sincericídio kkkkkkkkkkkk
Bianca Sousa, vai por mim. Você não iria gostar.
A maioria das pessoas dizem que gostam de sinceridade mas acabam não suportando..
Imagina!
Você não quer conselhos, quer alguém que viva por si. Um filosofo não dá conselhos. Refletir não é um conselho nem um caminho único.
Entendi dessa forma:
1 - diz respeito aos sentimentos genuínos, mas que podem não ser éticos.
2 - o "eu" que compreende o que os outros observam em mim.
3 - que julga tudo o que ocorre: desejos genuínos que o leva a considerar o que é certo e errado, ético e antiético, e avalia o que os outros dizem sobre "mim", e conclui o que de fato eu sou a partir dessas avaliações, dessa forma - o equilíbrio é encontrado.
A consciência do verdadeiro Eu/Observador/Espírito esta por trás disso tudo e não tem nada a ver com isso, o que ele fez foi apenas fragmentar a personalidade consciencial da mente!
Se o desejo é genuíno ele é ético. Simples assim.
Uma exímia analogia ao tripe existencial da psicanálise: Id, Ego e SuperEgo
O que é tripé existencial? Eu quero fontes, maluco, não vai começar a delirar com lagostas aí igual o Hans
@@adrielmachado9837 na verdade os termos são primeira e segunda tópica e estão nos livros interpretação do sonho (1899) e o Eu e o Id (1923)
@@FelipeAlves-le8we com certeza, li ambos e sei do que você está falando, justamente por isso questionei o que o rapaz chama de tripé existencial. Às vezes o rapaz não está bem da cabeça e mistura libido com sentido da vida kkkk agradeço pela resposta
@@adrielmachado9837 está tudo bem??!
Nossa ... que clareza!
O seu Eu, é o seu templo, e você sabe o estado da sua alma através da forma em que cuida dele.
Sem esse reconhecimento impossível transcende-lo... Só há um ego e sempre fragmentado mas o verdadeiro eu "está além"...
Muito bom
Bom dia goste da sua resposta visão boa
Esse EU que você se refere é o EU do ego.
O seu trabalho é muito racional e coerente, tudo tem sentido para a realidade dessa nossa Matrix, mas existe o EU da nossa essência que poucos conseguem se conectar, esse EU preciso desapegar bem dessa nossa realidade, esse EU não precisa do racional, é preciso do amor incondicional. Com certeza você se conectando com o seu EU superior verdadeiro tudo flui perfeitamente, posso afirma com muito convicção porque eu tive essa experiência, não é mais uma teoria.
EX: Esse EU que você explicou é como nadar contra a correnteza de um rio e o EU da essência é você deixar a correnteza do rio de te levar sem apega, sem julgamento, sem sofrimento, sem nenhuma quebra de paradigma ou opiniões que te deixe chateado.
Muito obrigado pelo video Luiz Hanns.
Atenciosamente Bernaboy França/Paris
E como descobrir esse nosso Eu Superior? Estou em busca, mas não encontro.
Indy Carvalho me adiciona no WhatsApp :+33652185013 França 🇫🇷. Estou dando um curso explicando tudo isso gratuito.
@@ferac5057Deve ser tipo a música do Zeca Pagodinho, "deixa a vida me levar, vida leva eu..."
Excelente ... me provocou várias reflexões! Somos muito influenciados pelas pessoas que estão em nosso entorno, que acabam rotulando quais desejos são "corretos" e quais desejos são "fúteis" ou "sem importância".
Uau que Professor excelente o Luiz Hanns. De uma forma muito elegante lembra à uma grande quantidade de pessoas, que orientam ou buscam a satisfação do desejo focado exclusivamente no seu eu, da ética do desejo.
Feliz em escutar essas palavras de harmonia.
Ameiii, impossível viver bem sem a busca do auto-conhecimento e muita vivência, cada vez mais rica:)
Esse vídeo logo nos primeiros minutos foi como dois tapas em cada lado da minha cara, sempre fui tímido, reservado, e na busca de me descobrir e me envolver em novas experiências, acabei me tornando quase outra pessoa, me prejudiquei muito por isso, perdi amigos, perdi oportunidades, manchei minha imagem de certa forma... enfim, muito aprendizado
O EU, filosoficamente falando, está em constante transformação.
Devir!
na vida real tbm
Ou não, para Parmênides o devir é uma doxa
@@xset4288, sim mas é bom lembrar que os pré-socráticos (no caso de Parmênides) divergiam sobre o Arché (princípio originário de todas as coisas). Anterior a Parmênides, havia Heráclito que dizia "Ninguém entra duas vezes no mesmo rio." atestando que o devir é um fluxo constante.
@@fernandonascimento9827 exatamente.
os 13 minutos mais bem gastos da minha vida
achei incrível o modo como adaptaram um assunto tão complexo para melhor e mais fácil entendimento! conhecimento nunca é demais, vídeo maravilhoso 💜
Vdd 👍👽⚡👽🤙👽
Sempre me senti feia e burra !Comecei a fazer meditação ,
com afirmações ,e um estudo profundo
com a palavra de Deus ,me redescobri,
agora estou nem ai pra quem diz isso ou aquilo sobre mim.
emagreci ,aceitei meu cabelo ,e hoje estou feliz como nunca fui .
EU ENCONTREI O MEU EU .
Nunca vi complica tanto a vida com esse tipo de explicação sobre os complexo da vida . Admiro quem gosta de complica tanto e vendo isso como inteligência . O amor é melhor
Interessante o vídeo. Quando estudei a psicanálise mais clássica no curso de psicologia me entreguei ao desejo para ver como era... foi desastroso mas serviu de aprendizagem. Moral da história: cuidado com os desejos.
Fiquei curiosa também.
Descobrimos quem furou a fila e comeu a lagosta da senhora, que o Hans mencionou... 😜😉
O que foi que houve?
Sim, o desejo se realiza
Relacionamento! Deixei me levar pelo momento e isso magoou outra pessoa. Nesse caso o problema não é apenas o desejo... Faltou lealdade com a pessoa ou honestidade com os meus sentimentos
Viver realmente é uma arte. Se fazemos parte do Todo segundo o Cabalion nosso verdadeiro eu só pode mesmo ser construído sob a perspectiva do outro que também faz parte de mim. Que lindo. Obrigada por me elucidar esse conceito
um convite a humildade.
Bem assim...
Excelente fantástico parabéns
Que maravilha um vídeo pequeno,com tantos comentários pertinentes!Daria um livro só com comentários.Ja salvei pra ver pausadamente.
O eu que a gente nasce seria o Ego
O eu que é construído com os espelhos da família é a personalidade
E o eu que é construído através das comparações, que pondera é a nossa essência.
Bom dia Hans . Achei otima reflexão. Sugiro uma reflexão de como se constrói o eu de pessoas cegas de nascença e tb como fica a percepção do eu quando perdemos a visão? Obrigada.
Audição, com certeza. A mãe, o pai, a sociedade dizem: Joãozinho vc é assim, assado, a vida é isso é aquilo, vc pode fazer isso não pode fazer aquilo. E assim vai se formando a personalidade dele, o personagem imaginário.
E na construção dos surdos. Eles vêem mas não ouvem a influência de ninguém. Tbm seria interessante abordar...
Up
Que lindo ser empático
A humanidade e leveza do Hanns são sensacionais!
Graças e bençãos! Quando tu descobre o teu Verdadeiro Eu, tu descobre que ,apesar da tua "singularidade" tu és uma parte de um "todão" , ou seja, o Teu Verdadeiro Eu, é: Verdadeiro Tu, Ele, Nós, Vós, Eles !!! É tão simples pela parte da Criação mas que a parte Humana complica, estuda, nomeia e diagnostica! Qto melhor estou mais bem eu faço a tudo e a todos, quanto melhor esta o tudo e o todo mais beneficiado sou! Bora descomplicar 💫
Vejo essa "Trindade", como o "Teatro dos Eus", no qual cada um tem um papel de protagonista, atuando dentro do meu universo privado.
Gostei do vídeo.👏👏👏👏
Com 70 anos descobri quando a gente é mais espontâneo é mais feliz, resguardado o bom senso.
Perfeito. O eu é uma construção! Equilíbrio entre aquilo que desejamos e nosso lugar no mundo, que nos faz lidar com o que vem do outro. O eu puro é insuportável.
Entendimento perfeito. Real.
@L. Santos a parte que a sociedade molda para intimidar as pessoas explosivas de matar, ao destilar o ódio e disseminá-lo e muito bem vinda. Dá respeito ao convívio. Somos grupo.
Muito obrigado por tornar público todo esse conhecimento que nos convida a uma profunda reflexão.
tudo que ele fala é extremamente poético e reflexivo, eu estou profundamente viciada em assistir videos assim
Esse homem tem total razao, espetacular!
Um psicólogo disse que o ego é um estado de consciência. Somos apenas os rótulos que carregamos (filho, pai, mãe, aluno, profissional, etc). Somos como uma cebola cheia de camadas; se formos tirando as camadas não sobra nada. Qdo ouvi isso fiquei bolada e perguntei sobre nossa essência. Ele disse que não existe, somos metamorfoses ambulantes como cantava o Raul Seixas. Confesso que fiquei bolada pq desde que me conheço busco o autoconhecimento. Acho que por isso não achei e nunca encontrarei. Profundo.
A essência ou a alma e o que sobra desta cebola que são nossas camadas materiais, o falso ego, filho , pai, mãe....
Mesmo a alma nao deixa de ter seus desejos, isto faz parte,apenas os desejos nao sao materiais e sim desejar o seu propósito. Amar a Deus. 📿📿📿
@@sergio_manuteçãodemicroondas ...o que é alma!?.
@@sergio_manuteçãodemicroondas seu pensamento me força a crer em alguma crença. Q furada.
Todos somos um ,cada um é uma cebola
Ou seja, escute seu eu racional. 🤓 Adoreiii! 🤝🏼
Para mim a melhor forma de desenvolver a consciência. Nos somos o que pensamos e pensamos a partir daquilo que sabemos e experimentamos. A compreensão é a base de toda consciência e é isso que nos difere de máquinas e outros seres. Isso é vital!
Muitas pessoas relacionam "o verdadeiro eu" com fazer tudo que lhe dá prazer.
O epicurismo. Não deixa de ser um grande pensamento.
É bom saber que sempre estive certo, deixar meus vários verdadeiros "eus" viverem sem matar nenhum outro meu verdadeiro "eu".
@@gabrielcarneiro8746 Isso é hedonismo, não epicurismo. Epicurismo prega a temperança e a moderação, diferentemente do hedonismo que é o q vc citou
@@deadmaufeio5537 brigado, amigo
Adorei! Principalmente os comentários.
Acredito que exista um verdadeiro EU maior e mais sábio, dotado de compaixão e bons princípios. Ele se comunica como uma vozinha em nossa mente que frequentemente ignoramos. De um ponto de vista espiritual é Deus, mas não da forma religiosa que conhecemos, e uma versão nossa da divindade. Penso que esse é o verdadeiro eu que precisamos ouvir
Menino bom esse! Que sutileza para explicar. Excelente.
Vídeo primordial. Tema tão simples e complexo, que esse canal tão maravilhoso nos proporciona. Incrível!
Hans,um homem de Freud ! Parabéns mestre , por traduzir entre nós a Psicanálise!
Uau! Mas o nosso verdadeiro Eu é a presença que escuta todos esses Eus falando na cabeça, não é? No livro do Eckart Tolle O Poder do Agora diz isso e é isso que percebemos quando meditamos também. Sou o observador
Pensei a mesma coisa! Quem é seu verdadeiro eu? É aquele que qd meditamos observa os outros "Eus"🙏👍
Existem máscaras da personalidade sobrepostas umas sobre as outras que ocultam nosso eu. É preciso voltar-se para dentro e desvelar essas máscaras, uma por uma, para encontrarmos nosso verdadeiro eu. O problema é que tirar essas máscaras é um processo doloroso, pois pensamos que nós somos elas, somos apegados demais a elas.
@@marisagarcia2059 pensei parecido porém não ligado á meditação. Quem seria então essa instância que tem ciência dessas outras 3 e por elas transita? Um 4 eu? Fiquei pensando.
@@brunovital4207 vc não entendeu? Não existe um verdadeiro eu. Ele é a construção por captação dos rastros e imagens transmitidos pela instância do outro na nossa formação., ou seja o qie o hans chamou de opniao pública. O eu seja ele qual for será sempre falso, um falso necessário no manejo da vida porém Sempre escravo de alguma instância.
E eu (rs) ainda entendi que a sugestão do Hans é de assumirmos esses "eus" como "verdadeiros" mas de forma lapidada... 🤔 ainda prefiro a busca, esse "silêncio" ainda me parece mais certo
Façamos a vontade de Deus. Peçamos a Deus sabedoria. Que o Senhor te abençoe!
Que maravilha, tudo que ele fala é aproveitado, muita classe para explicar, show.
Essa calma ao falar tão bem explicado prende a minha atenção e dá vontade de continuar ouvindo o Luiz com muitos outros aprendizados! Obrigada por ser tão elucidativo!!
"Nos deram espelhos e vimos um mundo doente" Renato Russo.
O universo é mental, o caibalion.
Eu sempre cante "Nos deram espelhos, vivemos num mundo doente" 😂😂
Mas não iria existir autoestima se não existisse espelho.
com o espelho perdemos o contato com as pessoas, pois não preciso que vc olhe meu barbear , meu cabelo desajeitado, e meus dentes amarelos.
" nos perderemos entre monstros da nossa criaçao " Renato Russo
Adoro te ouvir professor!
Amo os conteúdos, sua didática, seu tom voz!
Excelente 👌
O princípio da realidade modula o princípio do prazer. Obrigado.
Impactado, positivamente, com tantas informações de qualidade.
Parabéns.
Gilmar N Iguaçu RJ.
Perfeito demais! Estava na busca desse eu e precisava ouvir isso. 👌🏻👏🏻👏🏻👏🏻 viva a internet usada p o bem.
Só eu que tenho uma personalidade pra cada pessoa com quem converso? E não é ser falso, é uma coisa espontânea. Na escola sou o aluno quieto que o pessoal tem medo de que faça um massacre na escola, com os amigos, eufórico e doidão, com minha avó, o neto bonzinho, com meus tios, um nerd, com amigos do meu pai, pareço um autista (no sentido literal) e comigo mesmo, um filósofo
@@scorpionmk6695 vdd
você tem pode ter múltiplas personalidades, se isso piorar e prejudicar a si mesmo ou terceiros procure um profissional
@@alwcee acho que depende do quanto fico à vontade com cada pessoa
@@alwcee nada haver, todo mundo tem um tratamento diferente com cada pessoa, isso é pra evitar preocupações e explicações
Mano eu tambem ;___;
Existem grandes referências nas suas falas da psicanálise americana, quase que uma supremacia do ego. “Escolha escutar” o seu eu? Que autonomia é essa de poder escolher? Podemos até ter possibilidade e graus de liberdade, mas a coisa não é tão fácil assim. Obrigado! Muito didático!
A coisa é facil sim se vc meditar e Despertar. Mas concordo que ele explana bem americanizado como meus professores aqui. Faço Universidade para Psiquiatria em NY.
Puxa vida... como é bom saber-me muitos!!!!
Puxa, que alienação maravilhosa... fantastica !!
Que conteúdo incrível e falado de uma forma simples de fácil entendimento
O 'verdadeiro eu' que ele menciona trata-se do '"Eu Persona" . Mas o Verdadeiro EU é o que denominamos EU SUPERIOR ou Mente Superior.. esse sim deve ser ouvido e acolhido.
Eu escuto isso quando estudo Joana de Angelis,espírito psicografado por Divaldo
Um quarto eu, então? Contexto espiritual, metafísico que muitos afirmam não existir...
O Eu superior nunca erra, e sempre te salva dos perigos, o segredo é saber reconhecer
Já quebrei muito a cara por não ouvir o eu superior ou não ter habilidade de reconhecer
Hummm.
Muito bom, me ajudou tremendamente.
Cliquei no vídeo sem querer e o doutor me falou tudo que eu precisava ouvir.
Muito obrigado e continuem o escelente trabalho.
Muito obrigado. Cidadania e cientificidade
Obrigado pela reflexão, é nós
Obrigado Professor. Foi a melhor explicação que já ouvi sobre a questão do "eu". Agora acho que finalmente entendi.🤔👍
Tem um vídeo da Maria Lúcia Homem que fala sobre "o eu contra si mesmo" se ainda não tiver assistido eu recomendo à todos, é muito bom.
Vej o que escreveu Pordenone: Que video mais bobinho. Parece que está falando com crianças de "Grupo Escolar" de antigamente. """""Não existe o verdadeiro eu? Sim, existe""".
Todo mundo na realidade precisa saber disto que vou escrever agora: Acompanhe uma pessoa, que você que conhece e veja como ela se comporta quando está com determinados amigos e depois com outras pessoas em outro ambiente. Se já presenciou isto, certamente já pensou que esta pessoa é falsa, pois ela se transforma em outra pessoa, conforme o grupo de amigos. E eu afirmo que ela não é falsa. pois isto é característica de todo ser humano, simplesmente: """""PORQUE NÓS SOMOS A MÉDIA DAS PESSOAS COM QUEM CONVIVEMOS OU NOS REUNIMOS""". Este é o VERDADEIRO EU de todo ser humano. Todas as pessoas agem desta forma, no mundo inteiro. Se coloque num grupo de 5 pessoas contando com você. Analise seu comportamento enquanto estiver ali. Depois procure outro grupo de pessoas e tire suas conclusões.
Gratidão por compartilhar tanto conhecimento enriquecedor para nossas vidas 🙏🏻
Que aula excepcional! Fundamento, didática e profundidade. Gratidão, professor Hanns e Casa do Saber!
Muito elicidativa essa explicação sobre a compreensão da psicologia ocidental, vale confrontar com outras percepções, como aquelas das tradições filosoficas orientais
Eu acho que devemos ouvir sim...o nosso verdadeiro eu. Dentro é claro...de nossa mais total consciência e formação moral. Eu digo e afimo, que se a gente vive de forma bem fiel ao que somos por essência.
Seremos mais felizes, e com isso mais completos. Muito boa sua aula. Adorei!! Simples e clara...para qualquer ser imortal entender 🔌👏👏👏
Perfeito! Que profundeza esse vídeo!!! É preciso ver e re-ver sempre que possível!
Em um mundo tão mau e insensível, como ter a opinião do outro como guia inestimável? É a verdadeira Matrix.
Nois todos estamos vivendo as mesmas coisas a pessoa que vc acha uma pessoa Mal, chata, irritante é o jeito dela não quer dizer que ela é uma pessoa ruim é a forma de como ela viveu, e aprendeu dessa forma! por isso não nós damos bem com todos, enquanto vc tá chamando uma pessoa de falso ela vai tá pensando a mesma coisa de vc, como um falso... Se vc encontra uma pessoa igual vc, vc não vai se dá bem com ela, é assim que as coisas funciona querendo ou não kkkk
@Mega isso mesmo melhor comentário , eu vivo como eu gostar de viver , gosto respeita, nao gosto respeita, eu to nem ai pro que dizem de mim sobre meu modo de olha, fala ,pensa eu vivo do meu jeito e nao mudo por ngm . Eu não espero ser aceito e respeito cada um do jeito q for gostando eu ou nao , muitos querem ser o que a sociedade determina certo , e acaba deixando o seu eu de lado.
04:50 imagine vc vendo um peixe abissal que vc não sabe aonde é o olho, a boca. Mas vc sabe q é um ser vivo.
Deve ser essa impressão que temos qndo ele fala isso.
Nossaaa! Por isto deve ter tanto peso na forma como nos vemos com relacao a forma como fomos vistos e definidos quando criancas..muito ilucidativo!..otimo video! Obrigado!
Sensacional essa fala. Muito inteligente! Obrigada.
Vc é maravilhoso! Foi mágico assistir esse vídeo. Muitas reflexões aqui ♥️ gratidão pelo conteúdo e por te encontrar hoje!
Luiz, obrigada pela experiência que tive devido esse vídeo! Você é luz!
Que vídeo bem explicativo e maravilhoso! Vou levar pra vida!
Como assim é única pessoa que nos falar a vdd...
Meu Deus que vídeo, e esse final... foi pra fechar com chave de ouro.
Obrigado! Me ajudou bastante a clarificar umas dúvidas minhas, sobre a maneira certa de eu agir e ser! Muito obrigado!
Sensacional 👏👏 quanta sensibilidade 💗💥
Entendo. A pouco tempo atrás me meti em uma confusão,que aconteceu por eu ter sido reativo,me defendi de um agressor,e dominei a situação. Agarrei o cara pelo pescoço com o famoso mata leão,e naquele momento,apesar de muito irritado,não me deixei levar por esse eu mais bruto,minha vontade era de quebrar a cara do sueito com uma sucessão de joelhadas,mas por um momento,segundos na verdade,eu desisti,pois pensei racionalmente que eu seria muito prejudicado,poderia ser preso por agressão (minha resposta se tornaria muito mais agressiva do que a ameaça),iria ser forçado a parar a faculdade,etç. Nem sempre vale a pena fazer as vontades do eu.
Brabo
@@junek5686 Só quando é muito necessário kkkk
Tu fez muito certo man.
@@levisena7997 Sem dúvida,ou isso,ou o cara iria querer me intimidar sempre que possivel.
Só Palmas 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 que DIDÁTICA!!!