@@aportuguesadosvindosdobras2657 não. Alguns protestam, mas logo em seguida tentam criar sua versão. Chapman muitas vezes foi igual à RedBull; não parava o protesto até o banimento do sistema.
Downforce e efeito solo foram as que mais curti, bela sacada em pensar num avião de ponta cabeça pra pregar o pneu no chão pra contornar curvas no limite
Nunca a frase daqui pra frente é só pra traz fez tanto sentido ao comentar sobre motores atrás. quando eu era criança surgiu o 6 rodas da Tirrel fiquei fascinado e na torcida.
Top! Faz um sobre coisas que não são necessariamente o carro também (Pitstops, maquinas, programas, modelos e estruturas de pessoal, transportes e etc)
Rodrigo amigao Chapman foi o cara mas vc e' o cara do momento pois as colocacoes e explicacoes sao demais da conta parabens amigo com muita adimiracao da sua desenvoltura fique mais sucesso abss ate .....
8 หลายเดือนก่อน +6
A minha preferida é a que primeiro pensei ao ler o título do vídeo, a primeira apresentada: motor "central" (atrás do piloto). Genial em simplicidade (como as mais geniais ideias). Belíssimo conteúdo, parabéns!
Adm Faz um vídeo sobre as mudanças e tipos de alimentação que teve a fórmula 1 em toda sua vida Carburador, injeção mecânica , injeção eletrônica, híbrido e por aí vai Quando mudaram Quem fez primeiro Quem usou carburador com turbo por ex e essas coisas
Ja li que o primeiro prototipo do cambio por borboletas foi projeto do Mauro Forghieri, na epoca do Villeneuve, mas o velho cortou de cara pela sua ja conhecida dificuldade de lidar com mudanças rs
Chapman era realmente um gênio daqueles!! Ao ponto de trazer o aprendizado com aeronáutica pra F1!! E também gosto muito da invenção do câmbio automático, e irônico que a motivação foi só a de estreitar o cockpit e retirar a alavanca de marchas, acho que nunca previu a redução no tempo das trocas sei lá hehe!! E a de utilizar fibra de carbono foi algo mais refinado mesmo, que claro se for substituída, só se for por um material mais leve ainda!! Agora essa dos motores hibridos, foi a que eu assim como tantos lamentamos, por...>=> ... basicamente retirar o ronco que os F1 sempre são lembrados, agudos e com alta RPM pra esse que apesar de melhorado, graças a artifícios como aquele "parafuso" nos escapamentos, ainda não gostamos!! Ótimo vídeo e excelência na pesquisa como sempre, abração Rodrigão e até logo!! :))
Gosto muito do câmbio semiautomático, a história toda de como foi desenvolvida é muito boa. Equipes que amamos da McLaren (e Project 4?) seria maneiro demais. Seria interessante também um vídeo sobre a evolução da segurança, tanto dos carros e pilotos até o das pistas. Adm tem capacidade e o cuidado de fazer um vídeo desse tema de modo informativo sem apelar para o sensacionalismo.
Sobre o câmbio semi automatio teria sido interessante citar Mauro Forghieri, que na década de 70 teve a ideia de uma transmissão semi automática e fez testes com protótipos com Jody Schekter e Gilles Villeneuve no final dos anos 70 e início dos anos 80, mas o projeto foi colocado na geladeira até a chegada de John Barnard.
Boa noite Adm. A minha revolução favorita foi Colin Chapman. Sim não uma tecnica e sim um homem com a capacidade de imaginar uma solução para deixar um carro mais rapido, saindo do modo convencional para um modo arrojado e que FUNCIONA.
Boa tarde !!!!!! Mais um vídeo excelente do canal. Só faltou falar dos pneus slicks. Também estão aí até hoje. Obrigado pelo vídeo e parabéns pelo canal. Grande abraço.
Acho que junto com a Fibra de Carbono (que tbm foi um passo gigantesco para a segurança que temos hoje) e o Cambio Semi automático, gosto tbm a ideia do carro com frente em formato de cunha do 72 que "obrigou" a criação dos sidepods. Depois das asas, esse padrão foi o caminho que acabou levando o descobrimento do efeito solo e todo o desenvolvimento aerodinâmico que viria depois.
A minha revolução preferida é a dos carros de efeito-solo, pois aumentaram a velocidade e a aderência dos carros em curvas, o que permitiu, em curvas de alta velocidade, que pilotos disputando posição fizessem curvas lado-a-lado, aumentando a emoção nas disputas por posição, tornando os carros totalmente carenados e lindos. As temporadas de 1979, 1980, 1981 e 1982 foram bem disputadas, com diversos vencedores de GPs diferentes. Chapman, com o problema de porpoising do Lotus 80, percebeu que a melhor forma de evitar isso seria com o uso de suspensões que não apenas reagissem às irregularidades de cada pista, mas que atuassem antecipadamente para manter o carro nivelado sempre à mesma altura em relação ao asfalto. Essa ideia culminou nas suspensões ativas e "inteligentes" dos Williams FW14B e do FW15C. Ou seja, ele foi o idealizador dessa tecnologia.
sr ADM , poderia pela gentileza fazer um video sobre outras partes menos conhecidas , como um exemplo , sendo : 1992 e 1993 os motores RENAULT usavam um gas refrigerante no motor e não outros liquidos , este gas era pressurizado , tbm como na epoca nao se controlava isso esse mesmo gas tinha uma temperatura bem baixa .
Colin Chapman tb desenvolveu uma embreagem cujo acionamento não era por pedal, mas direto pelo movimento da alavanca de câmbio. O movimento gerava um sinal elétrico que iria fazer um atuador na embreagem, como se fosse mecânico.
Uma sugestão poderiam ser de ideias que não vingaram na época e acabaram retornando mais tarde com sucesso, por exemplo o motor como estrutura no Lancia D50, inclusive ele tinha sidepods mas com função de tanque, ou o motor completamente carenado do Copersuça FD01
Eu gostei da história da cartolina. Eu gosto particulamente a história da borracha sintética. Não se sabia muito sobre a borracha na época, mesmo assim, Fritz Hofmann decidiu tentar fazê-lo. Como era difícil produzir o isopreno, Hofmann rapidamente decidiu utilizar o metil-isopreno, que tinha uma estrutura química muito similar e era mais fácil de ser fabricado. Ele colocou o material em latas, aqueceu-as. Em um desses experimentos ele fez a mistura química em casa, quando a sua esposa chegou. Preocupado por fazer a mistura química na cozinha se sua casa, Hofmann escondeu a mistura que não estava términada no forno (que estava aquecido). Depois que sua esposa se ausentou da cozinha Hofmann retirou a mistura do forno e percebeu que a substância formada era macia, e elástica. O resultado foi que Hofmann inventara a borracha-metil, a primeira borracha sintética do mundo.
Parabéns pelo trabalho incrível de sempre, como engenheiro acredito q é impossível definir A MAIOR todas foram muito relevantes, mas acho q o motor traseiro diante da precariedade e do preconceito da época acho q foi a mais impressionante
Para mim a mudança do trem de força para trazeiŕa do carro e a retirada da Alavanca do cambio de dentro do cocpit( cokpit) foram as maiores evoluções, mais outras bastante relevantes.
Video muito bom!! Alto nivel!! Ediçoes e ilustrações muito boas!!! Sucesso p vc!! Q venham videos/qse documentarios, com muitos videos e fotos ilustrativas! Potencial tem de sobra💪💪
Que show esse vídeo, parabéns mais uma vez, mas sabe uma coisa que me interessou que poderia ser comentado? As táticas sutis implementadas para baixar o centro de gravidade como por exemplo, pastilhas de freio mais baixas comparadas aos dos carros de rua que são verticais, mas nos carros de corrida são embaixo, ou também o fato dos pilotos estarem quase que deitados para obter o mesmo efeito de "se tem peso, melhor mais para baixo". Tipo isso, mas não sei explicar, mas sei que você sabe, e muito. Um forte abraço
Pouco se fala das contribuições de Colin Chapmam para a humanidade. Esse cara está ao lado de Edson, Tesla, Dumont e cia bela. Ele moldou a F1 (consequentemente os supercarros) como nenhum outro. Imaginem o que esse cara faria hoje, com tantos recursos a disposição. A próxima vez que ver um Palio com aerofólio, agradeça ao Sr. Chapman. Esse legado é dele.
Um outro item sao os aquecedores de pneu tb inventado pela Brabham na epoca do Piquet. que inclusive no inicio eram uns fornos de madeira que colocavam em volta dos carros .
O Lotus 80 da temporada de 1979 é uma delas: tentou potencializar o efeito-solo, mas era muito instável e fez poucas corridas naquele ano... O canal Projeto Motor tem um vídeo falando desse carro. Foi o comecinho do fim da lendária equipe de Colin Chapman...
Infelizmente, quase tudo aqui na Alemanha precisa ser feito por carta. Desde cancelamento de internet a imposto de renda. Disse quSe tudo, pois resultados de exames medicos, apenas pessoalmente nos consultorios e laboratórios.
Vou repetir o que escrevi na primeira versão desse video: O ADM poderia fazer um vídeo sobre as revoluções na segurança no automobilismo: Capacete fechado, balacrava, luvas anti-incêndio, macacão, caixa de brita (e depois asfaltada), HANS, Halo, softwall...
Eu acredito que as próximas revoluções na F1 serão a substituição do chassi de fibra de carbono por grafeno que é mais leve e resistente porém ainda tem um alto custo de produção e as rodas que terão a borracha substituída por um silicone especial ou serão pneus sem câmara de ar feitos em fibra de carbono ou grafeno.
As asas, e o câmbio SA sem dúvidas são inovadores. Mas a grande desenvolvedora da fibra de carbono foi a DuPont que ofereceu aos responsáveis técnicos e só Barnard comprou num primeiro momento
A diferença desta última inovação (motores híbridos) das demais, é que ela foi imposta de cima para baixo por um órgão regulador, devido a todas essas regras de emissões. Todas as outras inovações foram conceitos que vieram organicamente, de baixo para cima, como propostas criadas pro indivíduos que buscavam atingir uma melhora de desempenho.
Uma pergunta, porque as equipes não podem treinar em suas pistas o desenvolvimento do carro? Porque tem que ser só na pré temporada? Não ia ser melhor se eles testassem os carros em suas sedes?
Permite discordar sobre a assunto dos motores turbos na F1. Não foi a F1 que "minittiuarizou " a turbina para os motores a combustão. A Porsche já tinha lançado o 911 Turbo em 1975. O próprio motor da Renault venceu as 24 Horas de Le Mans em 1978. Motor este, z.1 que serviu de base para o motor da F1.
Esqueceu o aquecimento de pneus e os comandos e mecanismos no interior do carro (barras de estabilidade e freios) ambos usados até hoje sendo inventado pelo Piquet e desenvolvido para a f1 com Murray. Abraços
Isso o que foi permitido, tem o Lutus 88 que quase participou do capeonato de 1981. "O modelo 88, com dois chassis integrados num só para maximizar o efeito-solo. Segundo os rivais, era uma burla ao regulamento. O carro chegou a participar de treinos em fins de semana de GP, mas nunca foi autorizado a correr." Iria mudar a F1 mas não foi permitido seu uso.
... Opaah... Com carburador eu ainda mexo... Tá tá tá... Sou um " dinossauro" e dai ? Mas foi muito bom crescer na Barra Funda, São Paulo... E sobreviver só me deixa mais angustiado com o futuro dos meus pequenos... Paciência... Se a vida é rápida, põe mais uma dose de nitro aí pra mim.
Quando foi inventado o telefone já tinha duas chamadas perdidas do Colin Chapman
😂😂😂😂😂👏👏👏👏
E outra do Pablo Marçal.
Melhor comentário
😂😂😂😂
E outra do pablo marçal 😂
Colin Chapman simplismente um gênio, inovador e estudioso!
O homi era brabo!
Mas quando alguém além dele inovava, ele era o primeiro a chorar.
@@funnyshorts6830 todos são assim
@@aportuguesadosvindosdobras2657 não. Alguns protestam, mas logo em seguida tentam criar sua versão. Chapman muitas vezes foi igual à RedBull; não parava o protesto até o banimento do sistema.
Maior revolução sem dúvida envolve a parte da segurança do piloto. Cockpit com fibra de carbono foi simplesmente sensacional.
O carro inteiro de fibra de carbono.
Downforce e efeito solo foram as que mais curti, bela sacada em pensar num avião de ponta cabeça pra pregar o pneu no chão pra contornar curvas no limite
Colin Chapman é genial...na história ninguém foi tão inovador como ele . Lotus faz falta , deveria estar no gride até hoje.
A evolução dos freios na F1 poderia ganhar um episódio... Além da competição mudou a indústria automobilística
Nunca a frase daqui pra frente é só pra traz fez tanto sentido ao comentar sobre motores atrás. quando eu era criança surgiu o 6 rodas da Tirrel fiquei fascinado e na torcida.
Esse carro de 6 rodas foi uma baita de uma ideia errada, tanto que não foi pra frente.
@@Danelon2006 funcionou e ganhou corridas, mas a fia acabou com o projeto
Melhor conteúdo sobre F1 na internet. Que trabalho sensacional ADM
Top! Faz um sobre coisas que não são necessariamente o carro também (Pitstops, maquinas, programas, modelos e estruturas de pessoal, transportes e etc)
Up
up2
F1 querendo ou não vai ser sempre a evolução e revolução do automobilismo.
Rodrigo amigao Chapman foi o cara mas vc e' o cara do momento pois as colocacoes e explicacoes sao demais da conta parabens amigo com muita adimiracao da sua desenvoltura fique mais sucesso abss ate .....
A minha preferida é a que primeiro pensei ao ler o título do vídeo, a primeira apresentada: motor "central" (atrás do piloto). Genial em simplicidade (como as mais geniais ideias). Belíssimo conteúdo, parabéns!
Não acompanho mais as corridas, desde os anos 90, mas a história de inovação e competição tecnológica é MUITO legal.
Adm
Faz um vídeo sobre as mudanças e tipos de alimentação que teve a fórmula 1 em toda sua vida
Carburador, injeção mecânica , injeção eletrônica, híbrido e por aí vai
Quando mudaram
Quem fez primeiro
Quem usou carburador com turbo por ex e essas coisas
Ja li que o primeiro prototipo do cambio por borboletas foi projeto do Mauro Forghieri, na epoca do Villeneuve, mas o velho cortou de cara pela sua ja conhecida dificuldade de lidar com mudanças rs
Esse chapman foi o cara das bases da F1
Chapman era realmente um gênio daqueles!! Ao ponto de trazer o aprendizado com aeronáutica pra F1!! E também gosto muito da invenção do câmbio automático, e irônico que a motivação foi só a de estreitar o cockpit e retirar a alavanca de marchas, acho que nunca previu a redução no tempo das trocas sei lá hehe!! E a de utilizar fibra de carbono foi algo mais refinado mesmo, que claro se for substituída, só se for por um material mais leve ainda!! Agora essa dos motores hibridos, foi a que eu assim como tantos lamentamos, por...>=>
... basicamente retirar o ronco que os F1 sempre são lembrados, agudos e com alta RPM pra esse que apesar de melhorado, graças a artifícios como aquele "parafuso" nos escapamentos, ainda não gostamos!! Ótimo vídeo e excelência na pesquisa como sempre, abração Rodrigão e até logo!! :))
Gosto muito do câmbio semiautomático, a história toda de como foi desenvolvida é muito boa.
Equipes que amamos da McLaren (e Project 4?) seria maneiro demais.
Seria interessante também um vídeo sobre a evolução da segurança, tanto dos carros e pilotos até o das pistas. Adm tem capacidade e o cuidado de fazer um vídeo desse tema de modo informativo sem apelar para o sensacionalismo.
Mais um vídeo que me faz ser apoiador do canal.... Parabéns 😊😊😊
Excelente vídeo.
Obrigado por compartilhar conhecimento.
Sucesso e sorte sempre!
ref ao uso da fibra de carbono , foi a HERCULES / DUPONT que forneceu a fibra e a manufaturou para a mclaren
Sobre o câmbio semi automatio teria sido interessante citar Mauro Forghieri, que na década de 70 teve a ideia de uma transmissão semi automática e fez testes com protótipos com Jody Schekter e Gilles Villeneuve no final dos anos 70 e início dos anos 80, mas o projeto foi colocado na geladeira até a chegada de John Barnard.
Boa noite Adm. A minha revolução favorita foi Colin Chapman. Sim não uma tecnica e sim um homem com a capacidade de imaginar uma solução para deixar um carro mais rapido, saindo do modo convencional para um modo arrojado e que FUNCIONA.
Boa tarde !!!!!!
Mais um vídeo excelente do canal.
Só faltou falar dos pneus slicks.
Também estão aí até hoje.
Obrigado pelo vídeo e parabéns pelo canal.
Grande abraço.
Acho que junto com a Fibra de Carbono (que tbm foi um passo gigantesco para a segurança que temos hoje) e o Cambio Semi automático, gosto tbm a ideia do carro com frente em formato de cunha do 72 que "obrigou" a criação dos sidepods. Depois das asas, esse padrão foi o caminho que acabou levando o descobrimento do efeito solo e todo o desenvolvimento aerodinâmico que viria depois.
Estes episódios com conhecimentos técnicos são os melhores!
Mexi no carburador da minha Veraneio semana passada 😂😂😂 O segundo estágio travou. Maledeto Solex H34(tinha que ser francês mesmo...)
Parabéns Rodrigo, excelente roteiro, edição e capacidade de nos levar para dentro dos conteúdos.
Gratidão sempre.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Para mim, o carro asa é a mais interessante, sacada genial, idéia " simples", mas de um resultado fabuloso!!
Muito bom! Parabéns, você explica muito bem. Um vídeos sobre os recordes mais antigos ou mais estranhos da F1! Vida longa ao canal
Parte 2: freios dr material composto, pneus slick, volante multifunção, santo Antônio, patrocínio
cara fico feliz do seu canal estar crescendo, fiquei sumido por um tempo quando voltei tava bem maior q antes
A minha revolução preferida é a dos carros de efeito-solo, pois aumentaram a velocidade e a aderência dos carros em curvas, o que permitiu, em curvas de alta velocidade, que pilotos disputando posição fizessem curvas lado-a-lado, aumentando a emoção nas disputas por posição, tornando os carros totalmente carenados e lindos. As temporadas de 1979, 1980, 1981 e 1982 foram bem disputadas, com diversos vencedores de GPs diferentes.
Chapman, com o problema de porpoising do Lotus 80, percebeu que a melhor forma de evitar isso seria com o uso de suspensões que não apenas reagissem às irregularidades de cada pista, mas que atuassem antecipadamente para manter o carro nivelado sempre à mesma altura em relação ao asfalto. Essa ideia culminou nas suspensões ativas e "inteligentes" dos Williams FW14B e do FW15C. Ou seja, ele foi o idealizador dessa tecnologia.
Parabéns pelo vídeo altamente esclarecedor.
sr ADM , poderia pela gentileza fazer um video sobre outras partes menos conhecidas , como um exemplo , sendo :
1992 e 1993 os motores RENAULT usavam um gas refrigerante no motor e não outros liquidos , este gas era pressurizado , tbm como na epoca nao se controlava isso esse mesmo gas tinha uma temperatura bem baixa .
Colin Chapman tb desenvolveu uma embreagem cujo acionamento não era por pedal, mas direto pelo movimento da alavanca de câmbio. O movimento gerava um sinal elétrico que iria fazer um atuador na embreagem, como se fosse mecânico.
Parabéns pela excelente reportagem.
Belo trabalho de pesquisa e seleção de tópicos. 👏👏👏
Vídeo sensacional!!
minha favorita é a asa...alem da utilidade deixou tudo mais estiloso
Uma sugestão poderiam ser de ideias que não vingaram na época e acabaram retornando mais tarde com sucesso, por exemplo o motor como estrutura no Lancia D50, inclusive ele tinha sidepods mas com função de tanque, ou o motor completamente carenado do Copersuça FD01
Eu gostei da história da cartolina.
Eu gosto particulamente a história da borracha sintética. Não se sabia muito sobre a borracha na época, mesmo assim, Fritz Hofmann decidiu tentar fazê-lo. Como era difícil produzir o isopreno, Hofmann rapidamente decidiu utilizar o metil-isopreno, que tinha uma estrutura química muito similar e era mais fácil de ser fabricado. Ele colocou o material em latas, aqueceu-as. Em um desses experimentos ele fez a mistura química em casa, quando a sua esposa chegou. Preocupado por fazer a mistura química na cozinha se sua casa, Hofmann escondeu a mistura que não estava términada no forno (que estava aquecido). Depois que sua esposa se ausentou da cozinha Hofmann retirou a mistura do forno e percebeu que a substância formada era macia, e elástica. O resultado foi que Hofmann inventara a borracha-metil, a primeira borracha sintética do mundo.
Ótimo vídeo, só adicionaria mais uma pessoa, Gordon Murray e a Brabham q inventaram o pit stop como conhecemos hoje
Parabéns pelo trabalho incrível de sempre, como engenheiro acredito q é impossível definir A MAIOR todas foram muito relevantes, mas acho q o motor traseiro diante da precariedade e do preconceito da época acho q foi a mais impressionante
Esse canal é bom demais! Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽
Os Sidepods foram a maior sacada.
Saudações.
As minhas revoluções favoritas são monocoque e motor turbo.
Para mim a mudança do trem de força para trazeiŕa do carro e a retirada da Alavanca do cambio de dentro do cocpit( cokpit) foram as maiores evoluções, mais outras bastante relevantes.
A suspensão double wisubone foi revolucionária também, estreando no Lotus 25.
Que aula 👏🏻
Video muito bom!! Alto nivel!! Ediçoes e ilustrações muito boas!!! Sucesso p vc!! Q venham videos/qse documentarios, com muitos videos e fotos ilustrativas! Potencial tem de sobra💪💪
Que show esse vídeo, parabéns mais uma vez, mas sabe uma coisa que me interessou que poderia ser comentado? As táticas sutis implementadas para baixar o centro de gravidade como por exemplo, pastilhas de freio mais baixas comparadas aos dos carros de rua que são verticais, mas nos carros de corrida são embaixo, ou também o fato dos pilotos estarem quase que deitados para obter o mesmo efeito de "se tem peso, melhor mais para baixo". Tipo isso, mas não sei explicar, mas sei que você sabe, e muito. Um forte abraço
Pouco se fala das contribuições de Colin Chapmam para a humanidade. Esse cara está ao lado de Edson, Tesla, Dumont e cia bela. Ele moldou a F1 (consequentemente os supercarros) como nenhum outro. Imaginem o que esse cara faria hoje, com tantos recursos a disposição.
A próxima vez que ver um Palio com aerofólio, agradeça ao Sr. Chapman. Esse legado é dele.
Obrigado pelo excelente vídeo.
Obrigado pelo conteúdo , estamos sempre aprendendo !
Vlw
Excelente como sempre!
Esperando anciosamente pelo "Equipe que amamos: McLaren"!!!
Belo trabalho, parabéns!
Um outro item sao os aquecedores de pneu tb inventado pela Brabham na epoca do Piquet. que inclusive no inicio eram uns fornos de madeira que colocavam em volta dos carros .
ADM, lá pro final do ano poderia fazer um vídeo sobre as 12 horas de Tarumã, uma das provas mais tradicionais do Brasil
Sugestão de vídeo: ideias ruins de Colin Chapman. Será que dá?
O Lotus 80 da temporada de 1979 é uma delas: tentou potencializar o efeito-solo, mas era muito instável e fez poucas corridas naquele ano... O canal Projeto Motor tem um vídeo falando desse carro. Foi o comecinho do fim da lendária equipe de Colin Chapman...
Infelizmente, quase tudo aqui na Alemanha precisa ser feito por carta. Desde cancelamento de internet a imposto de renda. Disse quSe tudo, pois resultados de exames medicos, apenas pessoalmente nos consultorios e laboratórios.
ADM VC é o Colin Shapman do s canais de F1 do TH-cam...
Sem dúvida nenhuma o posicionamento do motor atrás...
Efeito solo e câmbio automatizado foram os que mais chamaram atenção pra mim.
Vídeo maravilhoso de conteúdo. Esse canal é muito diferenciado.
Vou repetir o que escrevi na primeira versão desse video: O ADM poderia fazer um vídeo sobre as revoluções na segurança no automobilismo: Capacete fechado, balacrava, luvas anti-incêndio, macacão, caixa de brita (e depois asfaltada), HANS, Halo, softwall...
Eu acredito que as próximas revoluções na F1 serão a substituição do chassi de fibra de carbono por grafeno que é mais leve e resistente porém ainda tem um alto custo de produção e as rodas que terão a borracha substituída por um silicone especial ou serão pneus sem câmara de ar feitos em fibra de carbono ou grafeno.
ADM podia falar também sobre as equipes privadas na Fórmula 1, teve equipe que até venceu corrida (Rob Walker Racing Team)
Colin Chapman foi o maior e mais útil inventor da Fórmula 1 sem sombra de dúvidas
Ótimo conteúdo, amo fórmula 1
Tio Colin era O GÊNIO😊😊😊
As asas, e o câmbio SA sem dúvidas são inovadores. Mas a grande desenvolvedora da fibra de carbono foi a DuPont que ofereceu aos responsáveis técnicos e só Barnard comprou num primeiro momento
minha revolução preferida carro de 6 rodas sublime
Olha Rodirgão, sobre os motores hibridos, na verdade não seria uma mudança de regulamento? e Não propriamente uma invenção de alguma das equipes?
16:40 KKKKKKK isso foi o maior marketing da história da f1
A invenção mais interessante que gostei foi a que cria uma pressão embaixo do carro
Eu acho o Turbo muito inteligente e aumenta muito a potencia!
A diferença desta última inovação (motores híbridos) das demais, é que ela foi imposta de cima para baixo por um órgão regulador, devido a todas essas regras de emissões. Todas as outras inovações foram conceitos que vieram organicamente, de baixo para cima, como propostas criadas pro indivíduos que buscavam atingir uma melhora de desempenho.
Assistindo de Mococa SP em 20 Fev24.
A mudança do local do motor e radiador e a monokok fas de longe sendo as melhores
De boa na lagoa Rodrigo ? Eu tbm fico com o câmbio borboleta...
✌
duvido fazer um video sobre a Cooper.
OOOOBAAAAAa, engenhocas 4, muito bom!!!!!
Excelente!
O que mais gosto são o cambio "borboleta" e os motores turbo.
Não sabia que o Chapman tinha idealizado tanta coisa.
Uma pergunta, porque as equipes não podem treinar em suas pistas o desenvolvimento do carro? Porque tem que ser só na pré temporada? Não ia ser melhor se eles testassem os carros em suas sedes?
Permite discordar sobre a assunto dos motores turbos na F1. Não foi a F1 que "minittiuarizou " a turbina para os motores a combustão. A Porsche já tinha lançado o 911 Turbo em 1975. O próprio motor da Renault venceu as 24 Horas de Le Mans em 1978. Motor este, z.1 que serviu de base para o motor da F1.
Não só isso, os turbos e supercharges em si ja tinham sido usados nos GrandPrix do periodo entre guerras antes mesmo da F1 começar em 1950
Acho que a maior Revolução foi quando se pensou que uma roda redonda, e nao quadrada, conduziriam o carro mais rapidamente. LIKE GARANTIDO NO VIDEO!!!
Poderia falar sobre os eixo traseiro direcional, nao lembro se tentaram na F1
A melhor é que o Chapman veio pro Brasil ! 😂 Gênio!!!
Sensacional!!
SOBRE O CAMBIO AUTOMATICO, NÃO VEIO DA JORDAM/BARRICELO, QUANDO USAVAM MOTOR DA YAMAHA (IDEIA DO CAMBIO DA MOTO) ??
Adm, tem previsão para voltar o quadro engenhocas?
Sei que foi banida, mas suspensão ativa foi algo extraordinário
Esqueceu o aquecimento de pneus e os comandos e mecanismos no interior do carro (barras de estabilidade e freios) ambos usados até hoje sendo inventado pelo Piquet e desenvolvido para a f1 com Murray. Abraços
Isso o que foi permitido, tem o Lutus 88 que quase participou do capeonato de 1981. "O modelo 88, com dois chassis integrados num só para maximizar o efeito-solo. Segundo os rivais, era uma burla ao regulamento. O carro chegou a participar de treinos em fins de semana de GP, mas nunca foi autorizado a correr." Iria mudar a F1 mas não foi permitido seu uso.
Acertei o carburador, do meu fusca 1979, à um mês...rsrs
Tem coisas que eu ainda gosto muito de fazer
Caracas, que video maravilhoso!!!
... Opaah... Com carburador eu ainda mexo... Tá tá tá... Sou um " dinossauro" e dai ?
Mas foi muito bom crescer na Barra Funda, São Paulo...
E sobreviver só me deixa mais angustiado com o futuro dos meus pequenos... Paciência... Se a vida é rápida, põe mais uma dose de nitro aí pra mim.
Muito bom!