Minutagem da live de 03/04/2024 0:00 Introdução 3:10 Cronologia da greve 24:30 Histórico do PCCTAE 44:00 Explicação sobre o risco de VBC 1:16:00 Apresentação do Relatório da CNSC 1:26:25 Racionalização dos cargos vagos/a vagar 1:40:40 Níveis de Classificação e correlação salarial 2:03:04 Progressões por mérito 2:22:45 Incentivo à Qualificação 2:26:30 Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) 2:40:20 Recomposição das perdas inflacionárias 2:49:45 Piso de 3 salários mínimos e aumento do step 2:54:55 Desmentindo fake news sobre o relatório 3:00:30 Simulações e defesa da proposta
Rapaz... Estou boquiaberto. Essa proposta está muito bem feita, muito bem trabalhada, nos mínimos detalhes... Parabenizo e agradeço ao TAESNALUTA em favor de todos nós. Agora, pra finalizar com dignidade, só falta o governo fazer a parte dele e nos oferecer um reajuste digno, pois a nova estrutura está impecável.
Parabéns pelo trabalho! Se não fosse a união dos sindicatos e o TAES NA LUTA, nada disso estaria acontecendo. Que possamos finalizar o ano de 2024 melhor reconhecidos - na carreira e no bolso! AMÉM!
Fiquei "apenas" 3 horas assistindo a live e aprendi muito além do que já sabia e parabenizo pelo trabalho construído. Em particular, a finalmente integração ENTRE FASUBRA e SINASEFE. Sem isto, seguiríamos isolados.
Parabéns pela dedicação e pelo resultado dessa dedicação! Apresentaram a melhor reestruturação de carreira possível! Basicamente precisamos lutar por três coisas: A recomposição de 34%, o RSC, e a progressão por mérito a cada 12 meses. E precisamos ter uma coisa: empatia.
Comecei a assistir à live às 18:30 e só consegui terminar agora às 12:14 (horário de Cuiabá) porque queria entender melhor esse relatório, e fui plenamente atendido. Agora vou poder dialogar melhor no CLG da UFMT e também com os colegas da base. Obrigado pela dedicação de vocês pra esclarecer tudo pra categoria! Excelente trabalho!!!
Excelente explicação. Quando fiz o concurso (início 2004) o cargo para qual concorri era técnico em biblioteca (nível médio). Inclusive, a prova do técnico em biblioteca possuía muito mais conteúdo pra estudar no edital do que o técnico em educação. Foi cobrado todas disciplinas do ensino médio mais os conhecimentos de legislação e informática. Entrei como nível médio e logo após a implantação do pcctae me rebaixaram pra auxiliar de biblioteca (nível C). Muito injusto. E essa situação ocorreu com vários outros cargos.. Acho q foi a única vez que vi uma legislação retroagir para prejudicar. Muito obrigado por essa proposta de unificação do A e C..
Sou técnico classe C nível médio (Administrador de Edifícios) e sempre achei injusto ganhar menos que a classe D, sendo que temos as mesmas responsabilidades no dia a dia. Obrigado por lembrarem de nós nessa pauta histórica. Que Deus os abençoe.
Olá. Não sei quanto tempo está no serviço público.. Eu fiz a prova em 2004 pra técnico em Biblioteca (nível médio) com a prova toda com conteúdo de nível médio e, após a implantação do pcctae, rebaixaram pro nível C auxiliar de biblioteca. E não existe diferença nenhuma nas atividades práticas dentro do mesmo setor com ocupantes de nível C, D e até do E.
@@GabrielSantos-rg2do então, por aqui não existe nenhum cargo de A ou B.. Não sei como era o processo seletivo, acredito que era nível fundamental.. O que comentei acima foram processos seletivos de nível médio que foram rebaixados para cargos de nível fundamental..
O GT fez um ótimo trabalho, estamos em um momento importante e muito próximos de ajustar a carreira de forma única, trazendo unicidade aos TAES e fortalecendo para esta e para as próximas lutas que virão! Carreira forte é carreira unida! Parabéns pelas explicações!
Que trabalho primoroso! Obrigado por nos representarem a todos. Resta agora aguardarmos o reconhecimento pelo governo quanto à legitimidade e à necessidade de nossa reestruturação com ênfase no interstício de 12 meses, RSC e referência fixada no nível E + nossa urgente recomposição salarial. Sigamos na luta 🤝🏼💪🏼🙏🏼
Parabéns pela live! Finalmente, esclareceu muitas dúvidas que eu tinha. Quanto à equiparação do nível C com o D, eu discordava, até assistir à live, pois acreditava que o vencimento deveria se basear na escolaridade. Essa ideia de que se desempenha as mesmas funções de um nível superior, existe em todas as esferas do serviço público e nunca foi justificativa para uma migração desse nível. No entanto, após explicarem toda a trajetória histórica e justificarem na questão empática em relação aos nossos colegas, passei a concordar.
Pra vc ver.. os assistentes de alunos possuem como pré requisito do cargo o ensino médio, mas ganham remuneração de nível fundamental, pois são nível C. Essa proposta corrige esse tipo de injustiça.
Na realidade, o desempenho das mesmas funções não foi um fator chave para a equiparação salarial, e sim, o nível de escolaridade exigido pelo cargo. Como foi mencionado na LIVE, os níveis A e C estão classificados erroneamente. Para você ter uma ideia, quase metade das pessoas no nível C teve como exigência para entrar no cargo o nível médio e foram classificados no nível C, que exige somente nível fundamental.
Que live excelente! Muito esclarecedora. Parabéns Taesnaluta. Vocês fizeram um trabalho de excelência. Agora é pressionar o governo para conseguirmos o dinheiro para implementar uma reestruturação para todos os Taes desse Brasil.
Belíssimo trabalho esse que vcs estão fazendo!! Parabenizo a todos pela incansável persistência no aprimoramento da nossa carreira, estou muito bem representada. Gratidão a todos!
Parabéns pelo trabalho que vocês realizaram e pelas explicações, muito importante esse histórico da nossa carreira e os esclarecimentos das demandas para a reestruturação da carreira PCCTAE.
Parabéns ao Pessoal do Taes na LUTA. Agora entendi o por que o pessoal do nivel E se sentia injustiçado durante todos esses anos. Você desmistificou isso. Obrigado . Leonardo Fávaro - UFF Niterói/RJ
Parabéns pelo trabalho! Seria possível compartilhar a planilha da apresentação que exibe o custo orçamentário das diferentes tabelas? (Estudos orçamentarios Propostas - Estimativas)
Muito boa a explicação. Sobre a institucionalização da data-base, existe alguma negociação? É preciso garantir pelo menos a reposição da inflação todos os anos.
Somos cidadãos, votamos também, são cerca de 200 mil funcionários nas UFs, IFs , se não querem ficar sem votos , que sejam favorável para está proposta que além de ser econômica, é igualitária.
Longe de mim querer apoio de partidos políticos ou figuras físicas em si, mas não seria viável chamar para o debate algumas figuras que prezam pela "qualidade" , "eficiência" e "barateamento dos serviços" ? pq sinceramente, uma economia que passaria de 32 bilhões para 930 milhões é algo de encher o coração , se o governo não aceitar uma reformulação dessas , é papo de chamar esses sacanas de lunáticos.
Não ficou claro para quem já está no nível 410, por exemplo, o tae vai para o "13", ok, mas as capacitações saindo de 18 meses para 4 anos😮 como fica a posição deste servidor? Ou só mudaria para os novos taes?
Parabéns pelo trabalho, a tabela ficou muito bem estruturada. No entanto, acredito que a correlação da categoria C e D deve ser 75% do E, e não 60%. Caso contrário, vamos incorrer no mesmo problema de que não será mais possível injetar dinheiro na carreira, por conta de o salário do E já estar muito alto (aos olhos do governo).
Não é bem assim. O nível E deve ser valorizado e equiparado às demais carreiras do serviço público federal, essa é a nossa defesa. Um nível E forte significa uma categoria forte, pois agora ele será uma referência na tabela. Outro ponto importante que devemos ter em mente é que analisamos todas as carreiras do serviço público federal e a correlação era sempre entre 50% e 70%. Temos a chance de nos equiparar às melhores práticas do serviço público federal. Além disso, o governo sinalizou positivamente para essas correlações. Esse problema que você relatou de "não será mais possível injetar dinheiro na carreira, por conta de o salário do E já estar muito alto" acontece na atual tabela, com 49 padrões de vencimento, em que amplitudade entre o piso e o TETO é enorme. Nós resolvemos isso simplificando e lateralizando a malha salarial na nova tabela. Abraço!
Entendo, camarada, que devemos ter um nível 'E' forte; estarei na luta até o último minuto nesse movimento de greve em prol de todas as categorias, inclusive a dos docentes. Contudo, acredito ainda que devemos buscar os 70% que sejam em alinhamento às práticas executadas no governo federal, pois, como apontado pela sua análise acertada, as categorias C/D são a maioria dos trabalhadores da carreira na ativa, e essa medida seria um resguardo para essa massa de trabalhadores que recebem um salário miserável em uma possível derrota na busca da recomposição em 117,25%. Essa reflexão é uma síntese que trago de debates da base da seção Brasília. Abraço!
Ótima live! Ninguém será prejudicado. Só fiquei com uma dúvida: quanto de recurso precisamos para a implantação da tabela nova em sua integralidade (117% de reajuste)?
Com a "pauta historica das entidades", que é piso de 3 Salarios minimos, STEP de 5% e a nossa proposta cheia, que seria 117% de aumento, precisariamos de aproximadamente 31 bi. Nossa folha, que é atualmente ~20 bi, passaria a custar ~51 bi, anualmente.
@@marialuisahillesheindesouz1560bom pelo que foi apresentado, o governo foi "favorável" até certo ponto. O problema são os futuros aumentos na remuneração , pq só querem dar 9% de reajuste e nada mais.
Um doutorado leva no mínimo 4 anos para ser concluído, com muitíssimo custo. Imagino que pra conseguir um RSC de doutor, os requisitos sejam realmente severos. Pois do contrário, os servidores vão avaliar que é melhor atender aos requisitos do RSC do que ingressar em um programa de Pós.
Existem alguns pontos que devem ser levados em consideração aqui e foram mencionados na LIVE sobre os motivos do RSC, são eles: 1 - A oferta de cursos hoje, de mestrado e doutorado, não é suficiente para atender à demanda dos TAE; 2 - A maioria dos cursos de mestrado e doutorado hoje não tem necessariamente uma vinculação com o trabalho realizado por esses profissionais; 3 - É muito difícil o afastamento para realizar uma pós-graduação; Por esses motivos, o Incentivo à Qualificação, como está posto hoje, não é amplamente democrático. O RSC vem para democratizar o acesso a esse incentivo.
A maioria é de pessoas mal intencionadas que não aceitam a derrota democratica nas entidades. É a turma que usa os sindicatos para blindar o Governo e/ou para fins de promoção pessoal.
Estava lendo hoje que talvez a mesa de reunião permanente seja na semana que vem e então me veio a dúvida: se a mesa da permanente for antes da específica, corre o risco de não quererem dar reajuste para a educação, querendo dar apenas o percentual de todos os servidores federais? O ideal não seria primeiro a reuniao especifica?
Não. Mesa Geral e Mesa Especifica são diferentes. Falamos isso na ultima reunião e não vamos aceitar que o Governo confunda as coisas. Aumentos lineares não resolvem nossos problemas. Queremos reestruturação com uma recomposição justa, ganho real.
@@danielucasoaresouza mas seria melhor a específica sair antes da geral para eles não alegarem isso. Que já reajustaram a geral. Tomara que não dê problema.
Interessante que se fala em ter o nível E como parâmetro. Justo. E o nível E se equipara a quem? Teria que equiparar ao nível superior das outras carreiras, mas não vejo isso ser discutido. Então não existe atrativo pra fazer concurso pro nível E, se posso entrar no nível D e com IQ ganhar até 80% do nível E.
Opa colega, isso não só foi discutido como é um dos pontos mais fortes que defendemos, vlaorização da carreira e equiparação com as demais do serviço publico federal. De onde você tirou essa informação de que não propomos equiparação do nivel E com as demais carreiras? Por favor, antes de afirmar com tanta certeza as coisas, peço dê uma lida na proposta, principalmente a que foi apresentada ao governo. Fonte 1: fasubra.org.br/geral/conheca-a-proposta-da-fasubra/ Fonte 2: drive.google.com/drive/folders/1p6ZsgOY7MEnNJUsSD8b2Ww46ozYhVNrX?usp=sharing
Eu concordo com a proposta. Ja que o nivel A, C e E foram prejudicados no passado, pq nao o E receber um percentual também de reajuste nessa implementação e diminui-se a correlação dos outros niveis para compensar?
@@rafaelhenriqueoliveira5271 Como discordar da sua colocação, se é um fato, né mesmo? Mas você acha mesmo que analisando o contexto econômico e a prioridade do governo, nós podemos passar da carreira mais desvalorizada do executivo federal para então nos equiparar com auditores da receita ou os especialistas em gestão pública? Parece distante, né mesmo?Nesse sentido, perceber o vencimento base inicial próximo a R$ 10.000 para iniciar a carreira de tae classe E é uma meta viável é realista (e olhe que esse viável e realista ainda são tão distantes)... Daí vem tu e fala: "Tae pensa com a barriga" ... Se tu for tae, oq está faltando pra meter a cara nos livros e mudar de carreira?
não é justo com o nível D, pra ser justo o nível E vai ter que sair perdendo, não tem como ser justo sem cortar de alguém. A diferença é muito grande de D para E, tem que diminuir essa diferença, sem mais papo.
A proposta é contraditória. Vcs querem uma reformulação da carreira com a manutenção futura de dois níveis técnico e analista, nível D e E. E estão discutindo justiça em relação a níveis que vcs mesmos propõem que vão deixar de existir, em detrimento aos níveis que vcs defendem que serão mantidos futuramente e que são maioria da carreira. Está estranho...
Eu concordo com a proposta. Ja que o nivel A, C e E foram prejudicados no passado, pq nao o E receber um percentual também de reajuste nessa implementação e diminui-se a correlação dos outros niveis para compensar?
0% para o Nível E... esse trabalho não atacou a discrepância entre a carreira dos técnico administrativos e as outras carreiras do Governo Federal - atacou apenas (de modo justo) a discrepância entre os níveis dentro da categoria dos TAE.
Colega, não existe proposta de aumento ZERO para ninguém. Inclusive, já temos uma confirmação de um aumento linear de 9% para TODOS (2025 e 2026), conforme informado pelo governo desde o ano passado. No entanto, queremos mais. Precisamos de um reajuste superior a 9% e de uma reestruturação na carreira. É disso que se trata a greve: recomposição salarial e modernização da carreira por meio da reestruturação. Se não agarrarmos com unhas e dentes esse momento histórico, vamos perder essa oportunidade única.
A reestruturação não foi pensada para o nível superior, quanto mais para quem tem doutorado, meu amigo. Quem tem nível superior e ainda mais doutorado, para os reestruturantes, já é “rico” e não precisa de reestruturação não!
@@ruleandson de onde você tirou que a proposta não pensou no nivel E? Você não assistiu a LIVE? Diminuição de instersticio, RSC, aumento do vencimento básico em no minimo 34%, aceleração da progressao, tudo isso será benéfico para o nivel E tbm, na verdade para todos os niveis. A proposta não foi pensada para um nivel só, aqui a gente encontrou uma solução para TODOS, independente do nivel. Agora, se você quer uma titulação acima de doutorado, para quem tem POS DOC, ai a luta tem que ser com a CAPES, que não reconhece POS DOC como titulação. Só para você saber, quem tem doutorado no nivel E hoje, corresponde a 9% da categoria, ou seja, quando você diz que ninguem pensou no nivel E, você está esquecendo que 91% dos servidores de nivel E serão beneficiados com o RSC.
@@danielucasoaresouza Ele assistiu sim. Porém, das duas, uma: ou ele não quer entender (o que, na minha avaliação, é uma pena) ou ele é do time que joga contra a categoria (minhas fichas vão nessa opção, rs). Parabéns a vocês TAES na Luta, Travessia pelo excelente trabalho! Vocês são DEMAIS! Sem vocês tudo continuaria da forma como está. Parabéns pela paciência também, pois não sei como vocês conseguem. Obrigado por lutarem em prol do COLETIVO e por (vocês sim!) nos representarem! ✊✊✊
@@wl8487é tão infantil isso! Se você não concorda com um ponto específico de algo “ELE É CONTRA A CATEGORIA”! 🙄 Deve ser da mesma turma que acha o teletrabalho é um plano para destruir a universidade pública! 😅
O vencimento dos TAEs é tão ruim que alguma pessoa achou que ter o atual vencimento do nível E como parâmetro para os demais níveis, que ganham ainda menos, era uma boa. Isso é nivelar tão, mas tão por baixo a carreira. É sem qualquer perspectiva de melhora seguir como TAE, os concursos de nível superior de outras esferas do poder tem como INICIAL o que um TAE demora dez anos na carreira para ganhar. E saber que isso NÃO vai mudar após uma reestruturação é desesperador!
Não adianta se desesperar antes de ver os resultados. Se não der certo, para mim só vai restar prestar outros concursos pois estou na carreira há menos de 4 meses.
Se o governo recuar na recomposição salarial zero 2024 a diferença dos 37 acrescenta em 2015 e 2026 e amarra o governo com step de 5% em tempo de 12 meses.
Ao ler seu comentário, fiquei na dúvida se você não assistiu a AULA (UMA BAITA AULA) que foi dada hoje ou se é dificuldade de compreensão. Não é possível um trem desses não gente... Valha-me Deus 😩
Ru, reestruturação é como se fosse a moldura do quadro que, por exemplo, pode deixar de ser quadrada para ser oval. O reajuste salarial seria o quadro em si. O reajuste salarial dependerá do sucesso da nossa greve. E uma estrutura melhor, como a explicada nesta live, pode tonar mais viável um aumento por parte do governo.
Colega, eu queria entender, como você chegou a essa conclusão depois de assistir a LIVE? Pergunta sincera, estou aqui para dialogar e tentar tirar tuas dúvidas.
Mas de onde vc tirou essa conclusão? Fazendo uma prova de português, em uma questão de interpretação, vc perderia a questão por escolher a alternativa que extrapola os elementos expostos no texto base. Sim, o nível classe E só terá aumento com a recomposição e é isso TAMBÉM que o @taesnaluta busca além da reestruturação.
Minutagem da live de 03/04/2024
0:00 Introdução
3:10 Cronologia da greve
24:30 Histórico do PCCTAE
44:00 Explicação sobre o risco de VBC
1:16:00 Apresentação do Relatório da CNSC
1:26:25 Racionalização dos cargos vagos/a vagar
1:40:40 Níveis de Classificação e correlação salarial
2:03:04 Progressões por mérito
2:22:45 Incentivo à Qualificação
2:26:30 Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC)
2:40:20 Recomposição das perdas inflacionárias
2:49:45 Piso de 3 salários mínimos e aumento do step
2:54:55 Desmentindo fake news sobre o relatório
3:00:30 Simulações e defesa da proposta
Rapaz... Estou boquiaberto. Essa proposta está muito bem feita, muito bem trabalhada, nos mínimos detalhes... Parabenizo e agradeço ao TAESNALUTA em favor de todos nós. Agora, pra finalizar com dignidade, só falta o governo fazer a parte dele e nos oferecer um reajuste digno, pois a nova estrutura está impecável.
Menos para o nível E
@@rafaelhenriqueoliveira5271 Inverdade!
@@rafaelhenriqueoliveira5271Só dobra o vencimento básico, não divulgue mentiras
Tá tão bem feita que o governo deve só dizer: "Onde eu assino."
@@ppaulor será ? não duvido que de última hora eles não acatem algo ou fiquem de birra.
Parabéns pelo trabalho! Se não fosse a união dos sindicatos e o TAES NA LUTA, nada disso estaria acontecendo. Que possamos finalizar o ano de 2024 melhor reconhecidos - na carreira e no bolso! AMÉM!
Parabéns pelo trabalho de vocês. Estamos muito bem representados!!
Fiquei "apenas" 3 horas assistindo a live e aprendi muito além do que já sabia e parabenizo pelo trabalho construído.
Em particular, a finalmente integração ENTRE FASUBRA e SINASEFE. Sem isto, seguiríamos isolados.
Parabéns pela dedicação e pelo resultado dessa dedicação! Apresentaram a melhor reestruturação de carreira possível! Basicamente precisamos lutar por três coisas: A recomposição de 34%, o RSC, e a progressão por mérito a cada 12 meses. E precisamos ter uma coisa: empatia.
Taes na Luta fazendo as coisas andarem! Somos gratos pelo esforço de vcs em diminuir os "ruídos" dentro da nossa categoria
Parabéns pelo empenho e excelente explicação. O relatório e proposta ficaram primorosos. 👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns pelo intenso e exaustivo trabalho em prol de todos
Comecei a assistir à live às 18:30 e só consegui terminar agora às 12:14 (horário de Cuiabá) porque queria entender melhor esse relatório, e fui plenamente atendido. Agora vou poder dialogar melhor no CLG da UFMT e também com os colegas da base. Obrigado pela dedicação de vocês pra esclarecer tudo pra categoria! Excelente trabalho!!!
Live bastante esclarecedora! Sou nível E, e a proposta ficou clara para mim. Fico feliz que nenhum nível sairá prejudicado. Parabéns pelo trabalho!
Parabéns! Fico aliviado de estar sendo representado por vocês e o trabalho técnico da nova tabela foi muito bem pensado! Parabéns!
Excelente explicação. Quando fiz o concurso (início 2004) o cargo para qual concorri era técnico em biblioteca (nível médio). Inclusive, a prova do técnico em biblioteca possuía muito mais conteúdo pra estudar no edital do que o técnico em educação. Foi cobrado todas disciplinas do ensino médio mais os conhecimentos de legislação e informática. Entrei como nível médio e logo após a implantação do pcctae me rebaixaram pra auxiliar de biblioteca (nível C). Muito injusto. E essa situação ocorreu com vários outros cargos.. Acho q foi a única vez que vi uma legislação retroagir para prejudicar. Muito obrigado por essa proposta de unificação do A e C..
Que espetáculo de explanação! Parabéns ao grupo de trabalho!
Obrigada gente! O que seria de nós se não fosse vcs! Estamos juntos!
03:09:00 pra quem quer entender a elevação do Nivel A pro B e do nível C pro D.
Essa correção história a custo de pizza pro nivel D e E é fundamental!! Quem é contra deveria devolver o título de ser humano!
Sou técnico classe C nível médio (Administrador de Edifícios) e sempre achei injusto ganhar menos que a classe D, sendo que temos as mesmas responsabilidades no dia a dia. Obrigado por lembrarem de nós nessa pauta histórica. Que Deus os abençoe.
Olá. Não sei quanto tempo está no serviço público.. Eu fiz a prova em 2004 pra técnico em Biblioteca (nível médio) com a prova toda com conteúdo de nível médio e, após a implantação do pcctae, rebaixaram pro nível C auxiliar de biblioteca. E não existe diferença nenhuma nas atividades práticas dentro do mesmo setor com ocupantes de nível C, D e até do E.
A diferença é no processo seletivo né. Na prática então o A tem que ganhar igual o C Tb, já que todo trabalho tem valor.
@@GabrielSantos-rg2do então, por aqui não existe nenhum cargo de A ou B.. Não sei como era o processo seletivo, acredito que era nível fundamental.. O que comentei acima foram processos seletivos de nível médio que foram rebaixados para cargos de nível fundamental..
@@josericardobertolin8480 eu vi o vídeo e entendi o argumento. Tmj.
O Leewerton Marreiro tem que fazer concurso para docentes, a didática dele é excelente.
Com certeza. Orgulho de ter gente como ele na nossa carreira
TAES NA LUTA ME REPRESENTA!!! PRECISÁVAMOS MUITO DE UM MOVIMENTO ASSIM NA NOSSA CARREIRA! OBRIGADO POR TUDO!
O GT fez um ótimo trabalho, estamos em um momento importante e muito próximos de ajustar a carreira de forma única, trazendo unicidade aos TAES e fortalecendo para esta e para as próximas lutas que virão! Carreira forte é carreira unida! Parabéns pelas explicações!
Que trabalho primoroso! Obrigado por nos representarem a todos.
Resta agora aguardarmos o reconhecimento pelo governo quanto à legitimidade e à necessidade de nossa reestruturação com ênfase no interstício de 12 meses, RSC e referência fixada no nível E + nossa urgente recomposição salarial.
Sigamos na luta 🤝🏼💪🏼🙏🏼
Gostaria de parabenizá-los pela contrução da proposta e pela produção da live que apesar de ser longa não foi cansativa.
Parabéns pelo trabalho e esclarecimentos! Impecável!UFF/ TAE- Nível E.
Todo apoio aos TAES, e demais servidores da educação. Precisamos ser valorizados no sentido salarial.
Parabéns pelo trabalho 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 agora é o governo arranjar essa grana. Dinheiro e formas para arranjar isso de forma justa, tem!
Parabéns pela live! Finalmente, esclareceu muitas dúvidas que eu tinha. Quanto à equiparação do nível C com o D, eu discordava, até assistir à live, pois acreditava que o vencimento deveria se basear na escolaridade. Essa ideia de que se desempenha as mesmas funções de um nível superior, existe em todas as esferas do serviço público e nunca foi justificativa para uma migração desse nível. No entanto, após explicarem toda a trajetória histórica e justificarem na questão empática em relação aos nossos colegas, passei a concordar.
Pra vc ver.. os assistentes de alunos possuem como pré requisito do cargo o ensino médio, mas ganham remuneração de nível fundamental, pois são nível C. Essa proposta corrige esse tipo de injustiça.
Na realidade, o desempenho das mesmas funções não foi um fator chave para a equiparação salarial, e sim, o nível de escolaridade exigido pelo cargo. Como foi mencionado na LIVE, os níveis A e C estão classificados erroneamente. Para você ter uma ideia, quase metade das pessoas no nível C teve como exigência para entrar no cargo o nível médio e foram classificados no nível C, que exige somente nível fundamental.
Que live excelente! Muito esclarecedora. Parabéns Taesnaluta. Vocês fizeram um trabalho de excelência. Agora é pressionar o governo para conseguirmos o dinheiro para implementar uma reestruturação para todos os Taes desse Brasil.
Em nome dos técnicos da UFRRJ lhes dou os parabéns!!
Muito, muito OBRIGADA pelo trabalho exaustivo, e pelo impecável relatório. Sem o TNL nada do que agora podemos vislumbrar seria possível !
Belíssimo trabalho esse que vcs estão fazendo!!
Parabenizo a todos pela incansável persistência no aprimoramento da nossa carreira, estou muito bem representada.
Gratidão a todos!
Em nome dos TAEs da UFV (Vicosa/MG) quero parabeniza-los pelo excelente trabalho.
Com exceção do nível E que continuará na miséria
@@rafaelhenriqueoliveira5271mentira
Parabéns pessoal, imagino o trabalho para construçãogg dessa proposta! Em nome dos TAE’s da UFBA- Salvador
Parabéns pelo trabalho que vocês realizaram e pelas explicações, muito importante esse histórico da nossa carreira e os esclarecimentos das demandas para a reestruturação da carreira PCCTAE.
Excelente a live. Parabéns pela clareza na exposição, esclareceram mtos pontos importantes. 👏👏👏
Parabéns ao Pessoal do Taes na LUTA. Agora entendi o por que o pessoal do nivel E se sentia injustiçado durante todos esses anos. Você desmistificou isso. Obrigado . Leonardo Fávaro - UFF Niterói/RJ
Parabéns pelo excelente trabalho realizado! Live didática! Precisamos espalhar estas informações!
Parabéns pelo trabalho, tomara que consigamos vencer esse descaso com a educação, especialmente os TAE's.
Parabéns pelo trabalho
Orgulho de ter gente como o Leewerton na nossa carreira
Parabéns pelo trabalho. Este é um vídeo necessário para a compreensão da complexidade da nossa carreira.
Parabéns, finalmente entendi a proposta. Achei a melhor possível. Vamos lutar pela maior recomposição possível.
Que orgulho deste movimento! Parabéns, Leewertton e Daniel! Excelente live! Muito didática!
Parabéns Daniel e Leewerton pela excelente apresentação!!! Seguimos na luta!😅
Parabéns pela perseverança
Parabéns, pessoal! Trabalho sensacional e didática também! 👏👏
Parabéns à excelente explanação... Na torcida para que a maioria dos pontos apresentados a proposta sejam contemplados. Obrigado!!!
O Taes na luta é Top.
Muito bom, amigos!
Obrigada pela luta e protagonismo.
Parabéns pelo trabalho! TAEs na Luta hoje e sempre.
Parabéns pelo trabalho! Vocês são top!
Parabéns, pela live e por todo o trabalho e paciência!
Explicações perfeitas!
Excelente trabalho!
O trabalho de vocês faz-se muito importante na luta pelos menos favorecidos! Obrigado!
Muito obrigado! Vamos que vamos!
Excelente explanação. Parabéns a todos.
Muito bom, parabéns pelo trabalho!
TAEs na luta estão de parabéns. TAEs estão muito bem representados.
Parabéns !
Proposta fantástica
Parabéns...TAES NA LUTA !
Achei muito proveitosa,essas falas.
Parabéns pela proposta e esclarecimentos. Vocês podiam se mudar pra Brasília. Precisamos de gente assim pra representar a UnB. 🎉🎉🎉
Parabéns pessoal, imagino o trabalho para construção dessa proposta! Em nome dos TAE’s da UFBA- Salvador
Boa noite! Live excelente!!! Obrigada pela explanação.🎉
Gostaria de saber como faço para registrar a participação na live como atividade de greve?
Parabéns pelo trabalho! Seria possível compartilhar a planilha da apresentação que exibe o custo orçamentário das diferentes tabelas? (Estudos orçamentarios Propostas - Estimativas)
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Muito boa a explicação. Sobre a institucionalização da data-base, existe alguma negociação? É preciso garantir pelo menos a reposição da inflação todos os anos.
Simplesmente quem não aceitar essa proposta é maluco. O governo deve agradecer por este estudo aprofundado, afinal, não vai "queimar" mais dinheiro.
Somos cidadãos, votamos também, são cerca de 200 mil funcionários nas UFs, IFs , se não querem ficar sem votos , que sejam favorável para está proposta que além de ser econômica, é igualitária.
Longe de mim querer apoio de partidos políticos ou figuras físicas em si, mas não seria viável chamar para o debate algumas figuras que prezam pela "qualidade" , "eficiência" e "barateamento dos serviços" ? pq sinceramente, uma economia que passaria de 32 bilhões para 930 milhões é algo de encher o coração , se o governo não aceitar uma reformulação dessas , é papo de chamar esses sacanas de lunáticos.
Se nao fosse por vcs o nivel E estaria novamente prejudicado pelas federações. O ATENS tem muita razão de existir
Justamente!!
Os aposentados já chegou conseguiram integralidade nos proventos e os ativos pós 2003 não terão
Verdade. Tinha q ter um diferencial pra quem entrou a partir de 2004
Onde encontro o relatório na íntegra?
✊
Acho que estão listando muitas atividades como "essenciais" nos campi e isso acaba desmobilizando os TAES do nosso instituto.
Não ficou claro para quem já está no nível 410, por exemplo, o tae vai para o "13", ok, mas as capacitações saindo de 18 meses para 4 anos😮 como fica a posição deste servidor? Ou só mudaria para os novos taes?
No caso, reestruturando, a gente ja teria uma remuneracao maior?
Parabéns pelo trabalho, a tabela ficou muito bem estruturada. No entanto, acredito que a correlação da categoria C e D deve ser 75% do E, e não 60%. Caso contrário, vamos incorrer no mesmo problema de que não será mais possível injetar dinheiro na carreira, por conta de o salário do E já estar muito alto (aos olhos do governo).
Não é bem assim. O nível E deve ser valorizado e equiparado às demais carreiras do serviço público federal, essa é a nossa defesa. Um nível E forte significa uma categoria forte, pois agora ele será uma referência na tabela. Outro ponto importante que devemos ter em mente é que analisamos todas as carreiras do serviço público federal e a correlação era sempre entre 50% e 70%. Temos a chance de nos equiparar às melhores práticas do serviço público federal. Além disso, o governo sinalizou positivamente para essas correlações.
Esse problema que você relatou de "não será mais possível injetar dinheiro na carreira, por conta de o salário do E já estar muito alto" acontece na atual tabela, com 49 padrões de vencimento, em que amplitudade entre o piso e o TETO é enorme. Nós resolvemos isso simplificando e lateralizando a malha salarial na nova tabela.
Abraço!
Entendo, camarada, que devemos ter um nível 'E' forte; estarei na luta até o último minuto nesse movimento de greve em prol de todas as categorias, inclusive a dos docentes. Contudo, acredito ainda que devemos buscar os 70% que sejam em alinhamento às práticas executadas no governo federal, pois, como apontado pela sua análise acertada, as categorias C/D são a maioria dos trabalhadores da carreira na ativa, e essa medida seria um resguardo para essa massa de trabalhadores que recebem um salário miserável em uma possível derrota na busca da recomposição em 117,25%. Essa reflexão é uma síntese que trago de debates da base da seção Brasília.
Abraço!
Pessoal, alguém sabe informar se teremos o reajuste dos benefícios em maio?
Ótima live! Ninguém será prejudicado. Só fiquei com uma dúvida: quanto de recurso precisamos para a implantação da tabela nova em sua integralidade (117% de reajuste)?
Com a "pauta historica das entidades", que é piso de 3 Salarios minimos, STEP de 5% e a nossa proposta cheia, que seria 117% de aumento, precisariamos de aproximadamente 31 bi.
Nossa folha, que é atualmente ~20 bi, passaria a custar ~51 bi, anualmente.
Sendo realista, qual a probabilidade do governo dar essa Restruturacao?
Fiquei pensando nisso.. 😅
@@marialuisahillesheindesouz1560bom pelo que foi apresentado, o governo foi "favorável" até certo ponto. O problema são os futuros aumentos na remuneração , pq só querem dar 9% de reajuste e nada mais.
Leweerton tinha que ser incluso no Nível E, pelo fato de ser um merecedor pela dedicação...
Um doutorado leva no mínimo 4 anos para ser concluído, com muitíssimo custo. Imagino que pra conseguir um RSC de doutor, os requisitos sejam realmente severos. Pois do contrário, os servidores vão avaliar que é melhor atender aos requisitos do RSC do que ingressar em um programa de Pós.
Existem alguns pontos que devem ser levados em consideração aqui e foram mencionados na LIVE sobre os motivos do RSC, são eles:
1 - A oferta de cursos hoje, de mestrado e doutorado, não é suficiente para atender à demanda dos TAE;
2 - A maioria dos cursos de mestrado e doutorado hoje não tem necessariamente uma vinculação com o trabalho realizado por esses profissionais;
3 - É muito difícil o afastamento para realizar uma pós-graduação;
Por esses motivos, o Incentivo à Qualificação, como está posto hoje, não é amplamente democrático. O RSC vem para democratizar o acesso a esse incentivo.
A intenção do governo é aceitar integralmente essa tabela nova?
Precisa aceitar o RSC para ativos, depois os inativos vão conseguir na justiça
Entendi somente agora. Bem feita a proposta, mas reajuste de 115% do governo seria uma sonho....já acordei..rs
Não faz sentido a gente aceitar fake news em pleno 2024. o documento está aí. qual a intenção do colega que insite em inventar mentiras?
A maioria é de pessoas mal intencionadas que não aceitam a derrota democratica nas entidades.
É a turma que usa os sindicatos para blindar o Governo e/ou para fins de promoção pessoal.
RSC deve ser para ativos e aposentados.
Vamos lutar para isso.
Estava lendo hoje que talvez a mesa de reunião permanente seja na semana que vem e então me veio a dúvida: se a mesa da permanente for antes da específica, corre o risco de não quererem dar reajuste para a educação, querendo dar apenas o percentual de todos os servidores federais? O ideal não seria primeiro a reuniao especifica?
Não. Mesa Geral e Mesa Especifica são diferentes. Falamos isso na ultima reunião e não vamos aceitar que o Governo confunda as coisas. Aumentos lineares não resolvem nossos problemas. Queremos reestruturação com uma recomposição justa, ganho real.
@@danielucasoaresouza mas seria melhor a específica sair antes da geral para eles não alegarem isso. Que já reajustaram a geral. Tomara que não dê problema.
Interessante que se fala em ter o nível E como parâmetro. Justo. E o nível E se equipara a quem? Teria que equiparar ao nível superior das outras carreiras, mas não vejo isso ser discutido. Então não existe atrativo pra fazer concurso pro nível E, se posso entrar no nível D e com IQ ganhar até 80% do nível E.
Opa colega, isso não só foi discutido como é um dos pontos mais fortes que defendemos, vlaorização da carreira e equiparação com as demais do serviço publico federal.
De onde você tirou essa informação de que não propomos equiparação do nivel E com as demais carreiras?
Por favor, antes de afirmar com tanta certeza as coisas, peço dê uma lida na proposta, principalmente a que foi apresentada ao governo.
Fonte 1: fasubra.org.br/geral/conheca-a-proposta-da-fasubra/
Fonte 2: drive.google.com/drive/folders/1p6ZsgOY7MEnNJUsSD8b2Ww46ozYhVNrX?usp=sharing
Eu concordo com a proposta. Ja que o nivel A, C e E foram prejudicados no passado, pq nao o E receber um percentual também de reajuste nessa implementação e diminui-se a correlação dos outros niveis para compensar?
10 mil iniciais para o nível E é uma miséria.
Queria eu.
@@o.lelooo queira mais que isso
Isso foi muito irônico kkk
@@robsoncastorhora8749 ironia é achar que dobrar o salário cobre a inflação do período. Não cobre, mas TAE pensa com a barriga.
@@rafaelhenriqueoliveira5271 Como discordar da sua colocação, se é um fato, né mesmo? Mas você acha mesmo que analisando o contexto econômico e a prioridade do governo, nós podemos passar da carreira mais desvalorizada do executivo federal para então nos equiparar com auditores da receita ou os especialistas em gestão pública? Parece distante, né mesmo?Nesse sentido, perceber o vencimento base inicial próximo a R$ 10.000 para iniciar a carreira de tae classe E é uma meta viável é realista (e olhe que esse viável e realista ainda são tão distantes)... Daí vem tu e fala: "Tae pensa com a barriga" ... Se tu for tae, oq está faltando pra meter a cara nos livros e mudar de carreira?
não é justo com o nível D, pra ser justo o nível E vai ter que sair perdendo, não tem como ser justo sem cortar de alguém. A diferença é muito grande de D para E, tem que diminuir essa diferença, sem mais papo.
🦁✅
A proposta é contraditória. Vcs querem uma reformulação da carreira com a manutenção futura de dois níveis técnico e analista, nível D e E. E estão discutindo justiça em relação a níveis que vcs mesmos propõem que vão deixar de existir, em detrimento aos níveis que vcs defendem que serão mantidos futuramente e que são maioria da carreira. Está estranho...
31:45 por essa injustiça com o nível E que surgiu um terceiro sindicato só para este nível, o ATENS, que não parece ter muita influência no debate
Eu concordo com a proposta. Ja que o nivel A, C e E foram prejudicados no passado, pq nao o E receber um percentual também de reajuste nessa implementação e diminui-se a correlação dos outros niveis para compensar?
Foi prejudicado, mas em 2009 teve um reajuste bem maior. Aí não teve mais essa diferença. Vc quer o que? Ganhar sozinha?
0% para o Nível E... esse trabalho não atacou a discrepância entre a carreira dos técnico administrativos e as outras carreiras do Governo Federal - atacou apenas (de modo justo) a discrepância entre os níveis dentro da categoria dos TAE.
Eu não sei em qual momento da live você identificou que será reajuste zero para a classe E.
@@robsoncastorhora8749 Eu tbm não faço ideia de onde surgem essas ideias.
Colega, não existe proposta de aumento ZERO para ninguém. Inclusive, já temos uma confirmação de um aumento linear de 9% para TODOS (2025 e 2026), conforme informado pelo governo desde o ano passado. No entanto, queremos mais. Precisamos de um reajuste superior a 9% e de uma reestruturação na carreira. É disso que se trata a greve: recomposição salarial e modernização da carreira por meio da reestruturação. Se não agarrarmos com unhas e dentes esse momento histórico, vamos perder essa oportunidade única.
Imoral nao vai dar ja.ais parafuncionarios sem escolaridade aumentos de 70 porcento. Vão e mandar cortar ponto. Risos
A proposta de rsc não prevê nenhuma vantagem/bônus para os servidores que ficaram 4 anos estudando num doutorado?
Para isto existe o IQ. O RSC NÃO substitui o IQ, os dois coexistiram. Cabendo ao TAE escolher qual se adequa melhor a sua própria realidade.
A reestruturação não foi pensada para o nível superior, quanto mais para quem tem doutorado, meu amigo. Quem tem nível superior e ainda mais doutorado, para os reestruturantes, já é “rico” e não precisa de reestruturação não!
@@ruleandson de onde você tirou que a proposta não pensou no nivel E? Você não assistiu a LIVE? Diminuição de instersticio, RSC, aumento do vencimento básico em no minimo 34%, aceleração da progressao, tudo isso será benéfico para o nivel E tbm, na verdade para todos os niveis. A proposta não foi pensada para um nivel só, aqui a gente encontrou uma solução para TODOS, independente do nivel.
Agora, se você quer uma titulação acima de doutorado, para quem tem POS DOC, ai a luta tem que ser com a CAPES, que não reconhece POS DOC como titulação.
Só para você saber, quem tem doutorado no nivel E hoje, corresponde a 9% da categoria, ou seja, quando você diz que ninguem pensou no nivel E, você está esquecendo que 91% dos servidores de nivel E serão beneficiados com o RSC.
@@danielucasoaresouza Ele assistiu sim. Porém, das duas, uma: ou ele não quer entender (o que, na minha avaliação, é uma pena) ou ele é do time que joga contra a categoria (minhas fichas vão nessa opção, rs). Parabéns a vocês TAES na Luta, Travessia pelo excelente trabalho! Vocês são DEMAIS! Sem vocês tudo continuaria da forma como está. Parabéns pela paciência também, pois não sei como vocês conseguem. Obrigado por lutarem em prol do COLETIVO e por (vocês sim!) nos representarem! ✊✊✊
@@wl8487é tão infantil isso! Se você não concorda com um ponto específico de algo “ELE É CONTRA A CATEGORIA”! 🙄 Deve ser da mesma turma que acha o teletrabalho é um plano para destruir a universidade pública! 😅
O vencimento dos TAEs é tão ruim que alguma pessoa achou que ter o atual vencimento do nível E como parâmetro para os demais níveis, que ganham ainda menos, era uma boa. Isso é nivelar tão, mas tão por baixo a carreira. É sem qualquer perspectiva de melhora seguir como TAE, os concursos de nível superior de outras esferas do poder tem como INICIAL o que um TAE demora dez anos na carreira para ganhar. E saber que isso NÃO vai mudar após uma reestruturação é desesperador!
Não adianta se desesperar antes de ver os resultados. Se não der certo, para mim só vai restar prestar outros concursos pois estou na carreira há menos de 4 meses.
Se o governo recuar na recomposição salarial zero 2024 a diferença dos 37 acrescenta em 2015 e 2026 e amarra o governo com step de 5% em tempo de 12 meses.
Corrigindo 2025
Ao ler seu comentário, fiquei na dúvida se você não assistiu a AULA (UMA BAITA AULA) que foi dada hoje ou se é dificuldade de compreensão. Não é possível um trem desses não gente... Valha-me Deus 😩
Ru, reestruturação é como se fosse a moldura do quadro que, por exemplo, pode deixar de ser quadrada para ser oval. O reajuste salarial seria o quadro em si. O reajuste salarial dependerá do sucesso da nossa greve. E uma estrutura melhor, como a explicada nesta live, pode tonar mais viável um aumento por parte do governo.
Mais uma vez o Nível E ficou para trás!
Colega, eu queria entender, como você chegou a essa conclusão depois de assistir a LIVE?
Pergunta sincera, estou aqui para dialogar e tentar tirar tuas dúvidas.
Tbm gostaria de entender... sou nível E, com doutorado! A proposta é excelente.
Mas de onde vc tirou essa conclusão? Fazendo uma prova de português, em uma questão de interpretação, vc perderia a questão por escolher a alternativa que extrapola os elementos expostos no texto base.
Sim, o nível classe E só terá aumento com a recomposição e é isso TAMBÉM que o @taesnaluta busca além da reestruturação.