Costumava usar marchas mais leves e cadência mais alta em momentos de subida, de modo a acompanhar o pelotão, mas isso, após várias subidas, consumia minhas energias e eu "afogava" (sem ar) e "sobrava" (ficava para trás). Aprendi a desenvolver mais força muscular, cuja falta me limitava às marchas mais leves, e hoje estou percebendo como é muito, mas muito mas fácil, superar subidas íngremes e mesmo manter um passo rápido usando cadências mais baixas e marchas mais pesadas. Consegui realizar um pedal de 180km e cheguei em casa pronto para mais 50km. Estou admirado como um acréscimo na força muscular pode proporcionar uma notável otimização no desempenho de um ciclista. Em tempo: além de ficar menos fatigado após os treinos, também me recupero mais rapidamente. Enfim, meu conselho: treinem Força !
Bom dia Tiago, é uma verdade! Eu peso 93 kg e aqui RJ Brasil é muito calor, temos que diminuir a cadência. Continue a fazer vídeos interessantes. Um abraço.
Depende da fisionomia da pessoa é do quanta subida tem as provas. Em teoria parecem valores aceitáveis. Contudo a media de cadência não é uma.métrica muito fiável em terrenos muito ondulados
Olá Tiago, quando vc fala em cadencia devo entender que tenho que pedalar sentado? Ou posso e devo tambem treinar cadencia pedalando em pé tambem?? obrigado
Ótimo vídeo, tenho 1,71m de altura e peso 65kg, acredito que deveria me sentir confortável em cadências mais altas, porém não me sinto muito confortável e tendo a colocar uma marcha mais pesada. Mas minha estatura tende para uma cadência mais alta, correto?
Ao longo dos últimos 2/3 anos, sinto que a minha cadência média em treinos desceu consideravelmente (90-95 rpm para 80-85 rpm para percursos semelhantes), apesar de ter mantido as minhas caraterísticas físicas (62 kg, 1,75m). Eu penso que ao longo do tempo fui-me sentindo mais confortável com uma cadência certinha (e, não tão alta), mas se me fosse pedido para fazer um intervalo/ série muito intensa (ou um CR, por exemplo), eu não tenho dúvidas que a minha cadência média rondaria sempre as 95-100 rpm (mesmo tendo-me habituado a cadências não tão altas). Como é que interpretas tudo isto? Já agora, uma pessoa que faz médias de 80-85 rpm em treino e depois em competições essa cadência ronda as 95-100 rpm, isso sugere que alguma coisa no treino não está a ser bem feita? Gostava de saber a tua opinião sobre tudo isto. Abraço!
Olá Bernardo. Isso pode significar falta de treino específico de força, que faz com que, nos treinos de alta intensidade só consigas recrutar os músculos com base na velocidade e já não há muita força disponível. Talvez alguma falta de trabalho glicolítico. Acho que podes experimentar fazer treino de força em zonas mais difíceis para ires ganhando essa capacidade. Relativamente às competições, pode sugerir apenas que o ritmo da corrida vai alto e tens de sofrer para acompanhar :)))
Cadência é sinônimo de velocidade. E tamanho não tem haver com velocidade de cadência. Tenho músculos das pernas muito desenvolvidos devido a musculação que fiz por longos anos e trabalho com cadência alta. 93 a 100.
Costumava usar marchas mais leves e cadência mais alta em momentos de subida, de modo a acompanhar o pelotão, mas isso, após várias subidas, consumia minhas energias e eu "afogava" (sem ar) e "sobrava" (ficava para trás).
Aprendi a desenvolver mais força muscular, cuja falta me limitava às marchas mais leves, e hoje estou percebendo como é muito, mas muito mas fácil, superar subidas íngremes e mesmo manter um passo rápido usando cadências mais baixas e marchas mais pesadas.
Consegui realizar um pedal de 180km e cheguei em casa pronto para mais 50km. Estou admirado como um acréscimo na força muscular pode proporcionar uma notável otimização no desempenho de um ciclista.
Em tempo: além de ficar menos fatigado após os treinos, também me recupero mais rapidamente. Enfim, meu conselho: treinem Força !
Excelente relato. Muito bem. Sinal de que soubeste corrigir esse detalhe e fez toda a diferença 😊
Abraço
Ola ..Eu gosto de rodar mais leve o famoso giro...Más estou fazendo treino de intervalos en subidas...esse tipo de treino ajuda ou nao...oq vc acha
Pra mim o melhor vídeo explicativo sobre cadência. 👍
Bom dia Tiago, é uma verdade! Eu peso 93 kg e aqui RJ Brasil é muito calor, temos que diminuir a cadência.
Continue a fazer vídeos interessantes.
Um abraço.
hehehe Uma perna carrega e a outra puxa. Siga para a frente :) Abraço
Boa tarde tchê, obrigado pelas explicações, são muito importantes pra mim que pedalo sozinho.
Obrigado. Valeu
Com algumas imagens ou vídeos ficaria melhor! Abraço
Muito bom 👍
Parabéns pelo vídeo ,ajudou muito ✌🏻😃
Obrigado, abraço
Olá Tiago, ótimo vídeo. Abraço
Obrigado. Abraco 😊
obrigado !!!
Olá,porque você não fazcum video sobre como evitar lesao nos joelhos?
É uma ideia para o futuro
Qual teste devo utilizar para ter uma melhor precisão em um planejamento de treino ?
Obrigado!
Em competições minha média de cadência normalmente é 80 a 85 . Percursos de 50 a 60 km com altimetria de 1200 a 1500. O q vc acha Thiago?
Depende da fisionomia da pessoa é do quanta subida tem as provas. Em teoria parecem valores aceitáveis. Contudo a media de cadência não é uma.métrica muito fiável em terrenos muito ondulados
@@SegredosdoCiclismoOnline obrigado
Olá Tiago, quando vc fala em cadencia devo entender que tenho que pedalar sentado? Ou posso e devo tambem treinar cadencia pedalando em pé tambem?? obrigado
Ótimo vídeo, tenho 1,71m de altura e peso 65kg, acredito que deveria me sentir confortável em cadências mais altas, porém não me sinto muito confortável e tendo a colocar uma marcha mais pesada. Mas minha estatura tende para uma cadência mais alta, correto?
Cada um sente se melhor como esta mais habituado a treinar. Esperimenta ir variando isso ao longo dos próximos treinos para veres se notas diferenças.
@@SegredosdoCiclismoOnline ok, obrigado. Farei testes e darei o feedback
Ao longo dos últimos 2/3 anos, sinto que a minha cadência média em treinos desceu consideravelmente (90-95 rpm para 80-85 rpm para percursos semelhantes), apesar de ter mantido as minhas caraterísticas físicas (62 kg, 1,75m). Eu penso que ao longo do tempo fui-me sentindo mais confortável com uma cadência certinha (e, não tão alta), mas se me fosse pedido para fazer um intervalo/ série muito intensa (ou um CR, por exemplo), eu não tenho dúvidas que a minha cadência média rondaria sempre as 95-100 rpm (mesmo tendo-me habituado a cadências não tão altas). Como é que interpretas tudo isto?
Já agora, uma pessoa que faz médias de 80-85 rpm em treino e depois em competições essa cadência ronda as 95-100 rpm, isso sugere que alguma coisa no treino não está a ser bem feita? Gostava de saber a tua opinião sobre tudo isto.
Abraço!
Olá Bernardo. Isso pode significar falta de treino específico de força, que faz com que, nos treinos de alta intensidade só consigas recrutar os músculos com base na velocidade e já não há muita força disponível. Talvez alguma falta de trabalho glicolítico. Acho que podes experimentar fazer treino de força em zonas mais difíceis para ires ganhando essa capacidade.
Relativamente às competições, pode sugerir apenas que o ritmo da corrida vai alto e tens de sofrer para acompanhar :)))
👍👍👍
Cadência é sinônimo de velocidade. E tamanho não tem haver com velocidade de cadência.
Tenho músculos das pernas muito desenvolvidos devido a musculação que fiz por longos anos e trabalho com cadência alta. 93 a 100.
👏👏👏👏👏👍👍