Muitos questionaram o fato de não ter mencionado os embargos econômicos dos Estados Unidos em meu vídeo. E outros tantos argumentaram que as medidas de Maduro se justificam, pois ele é vítima do imperialismo e luta contra o imperialismo. Quando a esses pontos, digo o seguinte: 1) Sem dúvida a Venezuela foi submetida a sucessivos embargos pelos Estados Unidos desde pelo menos 2006. Esses embargos têm sim impactos sobre o país e sua economia. Eles são criminosos e devem ser denunciados. No entanto, os embargos não justificam o autoritarismo e as ações do governo Maduro nem são suficientes para explicar o grau e a amplitude do colapso econômico da Venezuela desenvolvido a partir de 2014. O Irã, por exemplo, cujos governos também repudio, passou desde antes por embargos do mesmo patamar, tem no petróleo a sua principal fonte de renda e nem de longe passou por uma situação análoga à Venezuela. O elemento chave, nesse caso específico, foi a dependência da China, a política de empréstimos do governo e a completa ausência de transformações estruturais no país. 2) Com relação ao Imperialismo, é brincadeira. A Venezuela está dentro do sistema imperialista, associada à China nessa disputa. Já quem prefere escolher um lado ou outro dentro da disputa imperialista, aí é outra conversa. O imperialismo não é o Estados Unidos, o imperialismo é o capitalismo de nossos dias que tem no Estados Unidos o país dominante e a China como parte desse sistema insano.
@@orientacaomarxista ; Democracia é distribuição, certo? Na Venezuela, qual é o maior percentual de beneficiados; o da antiga ou o da nova burguesia? Há revoluções sociais com data marcada e as há também ao longo do tempo.
@@orientacaomarxista eu gostaria muito de acreditar que o embargo faria alguém não comparar petróleo da Venezuela kkkkk isso é maluquice, os caras pegavam petróleo até do assassino da própria mãe quanto mais kkkkk
Façam o Gustavo ser mais conhecido! Indiquem ele para entrevistas, podcast, palestras ou seja lá o que for. Ele merece esse reconhecimento e as pessoas merecem ouvir o que ele tem para dizer.
Professor Gustavo, passando apenas para dar os parabéns. Tenho uma visão política totalmente contrária a sua, porém acompanho o seu canal para entender mais sobre os temas, e também porque sei que visões diferentes sobre questões complexas da sociedade não faz de ninguém inimigo (como infelizmente alguns defendem hoje). Seu vídeo foi extremamente claro e objetivo. Obrigado!
E ainda não entendi o ponto dos TH-camrs de esquerda não oferecerem apoio constante à classe trabalhadora em luta. Só que essa classe trabalhadora tem lado e nem sempre segue a cartilha socialista. Se apontam os problemas da organização, mas não aponta como se organizar
@@fabiogarcia4395 Pessoal, Maria Corina Machado, a golpista está manipulando todo mundo, fazendo todo mundo, quer dizer as pessoas da Venezuela de otários. = como Bolsonaro fez com os otários do 8/1, os abobalhados estão presos na Papuda, até a Dona Fátima de Tubarão a idosa que defecou no banheiro dos poderes, está presa e não tem quem solte. - Na Venezuela, os rapazes e as moças sobre a influência de Corina Machado estão sendo presos ou assassinados pela Polícia Nacional Bolivariana. - Já está na hora das pessoas deixarem de escutar MARIA CORINA MACHADO, a golpista, e voltar a trabalhar senão vai faltar dinheiro para comprar comida. Com Maduro ou com Corina Machado, a vida continua.
@@luanadarbybarbosa967o pior, se apoiam no estado Venezuela que claramente é autoritário só porque a “fachada” é supostamente de esquerda, que incomoda o “imperialismo”. Então entenda-se que na luta do suposto imperialismo, vale-se apoiar qualquer coisa, independente que essa coisa esteja diretamente contra os interesses da classe trabalhadora.
Como venezuelano agradeço muito Sr. Gustavo 💯, seu canal e dos poucos canais de esquerda brasileiros que estão falando a verdade, ou melhor dito, sem a ignorancia politica seletiva, com todo respeito. Falam muito das sanções como a causa principal de nossa crise, elas só ajudaram muito a piorar a situação rium que a gente se encontrava, é como você estar em um poço de lama se afogando e só ser ajudado a se afundar mais. Nosso país tem problemas políticos-economicos estruturais de longa data que o chavismo-madurismo ajudaram a piorar enormemente. Para resumir, mala gestão politica-economica, uma graduativa destrução das instituções democraticas, militares e ex-militares em muitos cargos do governo. Sempre digo que o Chavismo-Madurismo foi o Bolsinarismo que deu certo, só que no outro lado do espectro. Esta eleição trouxe aos venezuelanos uma enorme desesperanza, porque simplesmente não conseguimos sair dos governantes que já não queremos. Disculpem amigos brasileiros, isso é democracia?
Muito esclarecedor e honesto o vídeo. Critica adequadamente a parte da esquerda que está em negacionismo político-ideológico, fazendo vistas grossas para os absurdos que Maduro comete na Venezuela. E critica também a extrema direita que se consolidou como única oposição. O assunto é complexo e com muitos tons de cinza entre branco e preto. Obrigada por compartilhar seus pensamentos!
Gustavo, sei que você não é de fazer vídeos sobre assuntos do momento, como você mesmo disse, no entanto, fazê-los seria importante pra trazer um público novo ao canal. Não acho que precise tornar os assuntos o tema central, mas acho que ao menos citá-los seria de grande valia por causa do algoritmo.
Gustavo, acompanho o canal por conta de suas análises, embora, por vezes, discorde de várias das suas conclusões. No entanto, essa análise sobre a Venezuela precisa ter o máximo alcance possível. Você colocou, de forma clara, a situação como ela é. Muito obrigado.
Comecei a acompanhar seu canal um tempo atrás para entender um tema do marxismo de que precisava ter domínio para o meu mestrado. Conteúdo muito bom e me ajudou muito. Obrigado por compartilhar seu conhecimento. E parabéns por sua integridade e coragem de relatar os fatos sobre a Venezuela, sem temer os cancelamentos da nossa época.
Gustavo, seria interessante mostrar dados sobre os números da economia venezuelana no geral, e dados sobre a PDVSA, mais ou menos nos modes dos dados do ilaese.
Excelente análise, Gustavo! Se possível, faça mais vídeos de conjuntura como este! O Chavismo bolivariano, é na prática, um bonapartismo periférico! Parabéns pela coerência, Gustavo! Um gde abraço! #ChavismoNãoÉSocialismo!
Me considero como um liberal progressista e sigo seu canal há um tempo, pois gosto de entender outros pontos de vista do mesmo assunto. Fiquei realmente surpreso com sua analise, pois esperava um passapanismo escancarado e, muito pelo contrário, saber que ainda há gente de esquerda com uma coesão ideologica, é muito satisfatório. Analise sem precisar jogar a culpa em EUA que sim, influenciam economicamente no mundo e fodem a vida de todos que eles quiserem, mas nao pode ser atrelado como unico culpado pela derrocada da Venezuela, Cuba e etc. Ditaduras sao ditaduras, sejam elas de esquerda ou direita, seja dos Eua para com o oriente médio, seja da venezuela para com sua população.
Olá Gustavo, tudo bem? Em 2021, eu li um livro de um jornalista brasileiro chamado FC Leite Filho, por nome "Quem tem medo de Hugo Chavez". O livro basicamente fala sobre o ideal de chavez para a América Latina, criar um bloco regional, onde cada país forneceria aos demais o que tem de melhor, no exemplo do livro, a pecuária Argentina era superior a venezuelana, mas está tem melhor petróleo, além disso, criar um bloco regional de resolução de problemas locais, que era a ideia da Unasul, e um banco de fomento regional, com investimentos de todos os países, a fim de diminuir a dependência do G7. Pena que as coisas não saíram como planejado.
Excelente contribuição como sempre, Gustavo! Apenas duas sugestões, que acho que podem enriquecer bastante os debates nos próximos vídeos: (i) citar, ainda que na descrição, fontes e recomendações de leitura (confesso que senti falta, pois tenho interesse no tema e tem sido complicado achar fontes pra além dessas duas vertentes propagandistas que você citou); e (ii) mostrar visualmente esses dados quantitativos em gráficos, além de o vídeo ficar visualmente mais bonito e dinâmico, também dá mais transparência aos argumentos
Salve irmão, não conhecia o seu canal e por acaso vi esse vídeo e passei a ter contato com seu trabalho. Sou ancap, mas gosto de estudar sobre o pensamento oposto à minha crença, portanto acompanho vídeos do ian neves, humberto matos, rita hunty e agora seguindo vc, que pra mim, incomparavelmente é o melhor de todos esses que conheci e já me considero um fã seu (ainda que eu discorde de sua crença e deu boa parte dos seus argumentos). Estou maratonando vários vídeos antigos seus (no momento estou assistindo 10 motivos pq o capitalismo deu errado, ep 93) e eles (vídeos) são de alta qualidade e argumentação, sem falar que seu carisma é incrível, oratória muito boa, convicta ao mesmo tempo que é serena, versátil e bem embasada. Continue com o bom trabalho e sucesso, abraço!
Professor não se deveria considerar nessa análise da atual conjuntura social e econômica da Venezuela, o considerável embargo econômico imposto pelas grandes potências que atingem diretamente boa parte da população?
Veja a resposta dele: Muitos questionaram o fato de não ter mencionado os embargos econômicos dos Estados Unidos em meu vídeo. E outros tantos argumentaram que as medidas de Maduro se justificam, pois ele é vítima do imperialismo e luta contra o imperialismo. Quando a esses pontos, digo o seguinte: 1) Sem dúvida a Venezuela foi submetida a sucessivos embargos pelos Estados Unidos desde pelo menos 2006. Esses embargos têm sim impactos sobre o país e sua economia. Eles são criminosos e devem ser denunciados. No entanto, os embargos não justificam o autoritarismo e as ações do governo Maduro nem são suficientes para explicar o grau e a amplitude do colapso econômico da Venezuela desenvolvido a partir de 2014. O Irã, por exemplo, cujos governos também repudio, passou desde antes por embargos do mesmo patamar, tem no petróleo a sua principal fonte de renda e nem de longe passou por uma situação análoga à Venezuela. O elemento chave, nesse caso específico, foi a dependência da China, a política de empréstimos do governo e a completa ausência de transformações estruturais no país. 2) Com relação ao Imperialismo, é brincadeira. A Venezuela está dentro do sistema imperialista, associada à China nessa disputa. Já quem prefere escolher um lado ou outro dentro da disputa imperialista, aí é outra conversa. O imperialismo não é o Estados Unidos, o imperialismo é o capitalismo de nossos dias que tem no Estados Unidos o país dominante e a China como parte desse sistema insano.
Gustavo, entendi seu ponto, mas objetivamente a queda de Maduro é a ascensão de mais um regime de Direita e liberal na América Latina, pensando em todo território latino americano, isso seria bom?
@@miojao-r7ro ponto principal da questão é: se Maduro cai, quem assume o poder é a oposição que além de neoliberal, possuí claro alinhamento com os interesses americanos. A questão não é se Maduro é de esquerda ou não, a questão é em relação a geopolítica da região.
Sim isto mesmo. O materialismo é isso.Vale a VERDADE. Vale o que se vê o que se pode provar materialmente. E a verdade é que o povo pobre da Venezuela sofre demais
Eu acho que a análise técnica está correta, mas faltou um fator importante que são as sanções dos EUA. Ou vamos dizer que EUA não sabem de política externa, e que só dá tiro no próprio pé?
Não quem faz isso é realmente o Maduro. Semelhante ao que acontece aqui no Brasil quem alimenta e fortalece a direita e o Bolsonarismo é o governo do PT quando ferra a vida dos trabalhadores.
Por meio de que ? Dos erros do maduro, sem carbono como você vai produzir energia ? Me diga. eu queria ter essa mentalidade infantil, de achar que a culpa é do Gustavo ou minha, pqp, a culpa é toda do maduro, os Estados Unidos são vermes que perseguem qualquer erro para se justificar
Esses candidatos só ganham força devido aos governos catastróficos de lá, o movimento do pendulo é inevitável. Quem da força a direita de lá é o fracasso da ditadura bolivariana
Gustavo, gostaria muito que você fizesse mais um vídeo sobre o tema, pelo menos respondendo comentários, é um tema de extrema importância, muita gente, aqui no brasil, pensa que a venezuela é um país socialista e para variar, a galera da soberana, os falsos comunistas, estão saindo em defesa do maduro.
Gustavo, permita perguntar, como o PSTU observa os movimentos dos países que têm grande produção de petróleo, mas não renovaram o petrodólar com os USA? Ou se não há uma visão unificada do partido, como o senhor mesmo observa esse movimento? Desde já, grato pela atenção.
Mas ele não negou, todos sabemos dos bloqueios, so quw obviamente a Venezuela errou nas estratégia de se endividar demais, obviamente porque maduro fez assistencialismo para continuar no poder
quando dizemos que o trotskismo é um desserviço ao campo marxista, é disso que estamos falando. Para eles, tudo bem entregar uma nação na mão dos imperialista e de partidos da extrema-direita.
Veja a resposta dele: Muitos questionaram o fato de não ter mencionado os embargos econômicos dos Estados Unidos em meu vídeo. E outros tantos argumentaram que as medidas de Maduro se justificam, pois ele é vítima do imperialismo e luta contra o imperialismo. Quando a esses pontos, digo o seguinte: 1) Sem dúvida a Venezuela foi submetida a sucessivos embargos pelos Estados Unidos desde pelo menos 2006. Esses embargos têm sim impactos sobre o país e sua economia. Eles são criminosos e devem ser denunciados. No entanto, os embargos não justificam o autoritarismo e as ações do governo Maduro nem são suficientes para explicar o grau e a amplitude do colapso econômico da Venezuela desenvolvido a partir de 2014. O Irã, por exemplo, cujos governos também repudio, passou desde antes por embargos do mesmo patamar, tem no petróleo a sua principal fonte de renda e nem de longe passou por uma situação análoga à Venezuela. O elemento chave, nesse caso específico, foi a dependência da China, a política de empréstimos do governo e a completa ausência de transformações estruturais no país. 2) Com relação ao Imperialismo, é brincadeira. A Venezuela está dentro do sistema imperialista, associada à China nessa disputa. Já quem prefere escolher um lado ou outro dentro da disputa imperialista, aí é outra conversa. O imperialismo não é o Estados Unidos, o imperialismo é o capitalismo de nossos dias que tem no Estados Unidos o país dominante e a China como parte desse sistema insano.
Ele respondeu a esses argumentos no comentário fixado. Disse o óbvio, que o embargo é criminoso e deve ser criticado, mas que ele é insuficiente para explicar o caos econômico venezuelano.
Ótimo! (para mim). Eu tinha uma visão a respeito do processo de corrosão da economia venezuelana mas ainda me sentia inseguro. Não tenho fontes realmente confiáveis, então era como montar um quebra-cabeça. Essa explanação do Gustavo trouxe-me mais segurança sobre como eu vejo esses processos. E acho que até posso acrescentar uns 2 centavos. Além dos compromissos em petróleo com relação à China, a Venezuela, a partir do Cháves, oferecia combustíveis a preço, basicamente, simbólico dentro de seu território. Seria até interessante oferecer preços tão baixos que, preservando manutenções, depreciação do aparato funcional, e algum reinvestimento, não houvesse margem de lucro. Mas não; os preços praticados internamente causavam gdes prejuízos. E outra questão é a acusação de que o caos econômico foi causado pelas sansões dos EUA. É obvio que essas medidas dos EUA prejudicaram enormemente a Venezuela. Mas elas só pioraram uma situação que já era catastrófica. As sansões começaram a ser impostas em 2.019, mas a inflação na Venezuela, em 2.018, chegou a 138.000%! Então, as sansões não foram a causa, elas agravaram uma situação que já era péssima. E à perfeita colocação de que o tal crescimento de 3% do PIB é absolutamente enganoso, ainda temos que lembrar o tratado de Barbados em que boa parte das sansões foram suspensas. Então, esses 3% surgem de uma base anterior ridiculamente baixa e, ainda por cima, calcada no alívio dessas sansões.
Meu caro, essa é uma prova de como a questão vem sendo tratada. Se vc fizer uma pesquisa no google, vai achar centenas de materiais a respeito. Infelizmente, todos tratam da questão superficialmente. Durante o governo Chavez: CHINA Y VENEZUELA: COOPERACIÓN ECONÓMICA Y OTRAS ALIANZAS BILATERALES DURANTE LA ERA CHÁVEZ Charles Giuseppi Castillo. No período mais recente: transparenciave.org/wp-content/uploads/2022/03/Deuda-china-en-Venezuela.pdf
@@orientacaomarxista Existe alguma explicação de por que a Venezuela não deu calote nessa dívida já que não conseguia pagar? Não seria o primeiro calote da Venezuela.
@@caiomh7605na verdade eles pagaram grande parte dessa dívida, mas meio que deram calote quando a crise fez a produção despencar, tanto é que a china parou de emprestar e eles tiveram que renegociar
Gustavo, estava indignado com o posicionamento das "ditas esquerdas" e encontrei este vídeo com esta análise clara e revolucionária. Quase no final do vídeo pausei e fui no site do PSTU para ver se tinha uma nota sobre este assunto, e tem um texto ótimo. Valeu.
@@halleash Rússia Potência Tecnológica, Industrial e Militar. Venezuela potência em matérias primas e desindustrializada. E quanto as sanções, ambos roubados pelos EUA/Otan.
@@achillescapaceteseacessori1499 "potência industrial e tecnológica"?. A Rússia é um país desindustrializado, um país exportador de matérias primas, com um território em sua maioria vazio, um país que não cresce em demográficamente e mesmo assim esse país não está na merda como a Venezuela.
@@halleash Tão desindustrializada que fabrica automóveis, caminhões , tratores, navios, submarinos, incluindo os atômicos, motores para diversas funções , aviões para diversas finalidades, foguetes, naves espaciais, smartphones, além de suas comodities. Não compre a propaganda "ocidental" sobre a Rússia.
Como analista geopolítico, vc é um ótimo conhecedor e divulgador do marxismo. Neste vídeo, vc reproduz todas as acusações ditadas pelo Departamento de Estado dos EUA.
Obrigado pelo vidros, Gustavo!!! pode compartilhar alguma fonte sobre essa questão contratual entre china e venezuela? gostaria tbm que tivessem anexados documentos administrativos se possível!
Ótimo vídeo, Gustavo. Ajuda bastante a explicar a questão atual da Venezuela. No entanto, sobre o ponto dos empréstimos da China, parece faltar uma evidência estatística, minima que seja, que indique o quanto esses valores representaram em relação ao total da produção de petróleo da Venezuela. Isso seria imprescindível no seu argumento, já que sua proposição central é de que os empréstimos seriam o principal fator explicativo do colapso venezuelano a partir de 2015.
@@Jeff_Jr1389 pq são países e coisas diferentes? E que ninguém, exceto a direita direita, diz que são iguais. Assim como a Coreia do Norte e a China também são processos diferentes. Todos bloqueados mais ou menos em momentos diferentes e todos em situações diferentes. E a análise conjutural? Cadê? Ele nem citou isso véi, nem pra falar ou provar com números que os mais de 900 embargos e o sequestro da reserva em ouro venezuelano que estava na Europa não produzem esse impacto. Ele insinuou em tom de deboche que a esquerda principalmente os demais radicais tão chamando o Maduro e o seu governo de "novo Marxismo" ou coisa que o valha, mas eu desconheço um Leninista que considere o Maduro e o seu governo algo além de anti imperialista. Ele ficou batendo numa caricatura
Muitos questionaram o fato de não ter mencionado os embargos econômicos dos Estados Unidos em meu vídeo. E outros tantos argumentaram que as medidas de Maduro se justificam, pois ele é vítima do imperialismo e luta contra o imperialismo. Quando a esses pontos, digo o seguinte:
1) Sem dúvida a Venezuela foi submetida a sucessivos embargos pelos Estados Unidos desde pelo menos 2006. Esses embargos têm sim impactos sobre o país e sua economia. Eles são criminosos e devem ser denunciados. No entanto, os embargos não justificam o autoritarismo e as ações do governo Maduro nem são suficientes para explicar o grau e a amplitude do colapso econômico da Venezuela desenvolvido a partir de 2014. O Irã, por exemplo, cujos governos também repudio, passou desde antes por embargos do mesmo patamar, tem no petróleo a sua principal fonte de renda e nem de longe passou por uma situação análoga à Venezuela. O elemento chave, nesse caso específico, foi a dependência da China, a política de empréstimos do governo e a completa ausência de transformações estruturais no país.
2) Com relação ao Imperialismo, é brincadeira. A Venezuela está dentro do sistema imperialista, associada à China nessa disputa. Já quem prefere escolher um lado ou outro dentro da disputa imperialista, aí é outra conversa. O imperialismo não é o Estados Unidos, o imperialismo é o capitalismo de nossos dias que tem no Estados Unidos o país dominante e a China como parte desse sistema insano.
@@orientacaomarxista ; Democracia é distribuição, certo? Na Venezuela, qual é o maior percentual de beneficiados; o da antiga ou o da nova burguesia?
Há revoluções sociais com data marcada e as há também ao longo do tempo.
A nova. Os chamados "Boliburgueses" associados ao PSUV. @@vicentejouclas2518
Perfeita colocação, Gustavo. O imperialismo não é só os Estados Unidos, é o capitalismo e os seus elos mais fortes.
@@vicentejouclas2518Há também destruições de longo prazo, que é o caso da Venezuela chavista.
@@orientacaomarxista eu gostaria muito de acreditar que o embargo faria alguém não comparar petróleo da Venezuela kkkkk isso é maluquice, os caras pegavam petróleo até do assassino da própria mãe quanto mais kkkkk
Façam o Gustavo ser mais conhecido! Indiquem ele para entrevistas, podcast, palestras ou seja lá o que for. Ele merece esse reconhecimento e as pessoas merecem ouvir o que ele tem para dizer.
O choro dos Stalinistas nos comentários é incrível. Falou da china boazinha deles eles pegam um ar absurdo. Continue com as ótimas análises Gustavo!
Religiosos kkkkkkk falou da terra prometida lascou
Poxa vida rapaz que clareza de pensamento hein! Parabéns mesmo!!!!!
Abriu o olho de quem assistiu seus esclarecimentos! Obrigada!
Que aula! Eu estava em uma crise por conta do autismo e essa aula me regulou, conhecimento liberta!
Professor Gustavo, passando apenas para dar os parabéns.
Tenho uma visão política totalmente contrária a sua, porém acompanho o seu canal para entender mais sobre os temas, e também porque sei que visões diferentes sobre questões complexas da sociedade não faz de ninguém inimigo (como infelizmente alguns defendem hoje).
Seu vídeo foi extremamente claro e objetivo.
Obrigado!
Fantástico, excelente aula
Absurdo essa situação e no final quem vai sofrer é o povo venezuelano.
E ainda não entendi o ponto dos TH-camrs de esquerda não oferecerem apoio constante à classe trabalhadora em luta. Só que essa classe trabalhadora tem lado e nem sempre segue a cartilha socialista. Se apontam os problemas da organização, mas não aponta como se organizar
@@fabiogarcia4395 Pessoal, Maria Corina Machado, a golpista está manipulando todo mundo, fazendo todo mundo, quer dizer as pessoas da Venezuela de otários.
= como Bolsonaro fez com os otários do 8/1, os abobalhados estão presos na Papuda, até a Dona Fátima de Tubarão a idosa que defecou no banheiro dos poderes, está presa e não tem quem solte.
-
Na Venezuela, os rapazes e as moças sobre a influência de Corina Machado estão sendo presos ou assassinados pela Polícia Nacional Bolivariana.
-
Já está na hora das pessoas deixarem de escutar MARIA CORINA MACHADO, a golpista, e voltar a trabalhar senão vai faltar dinheiro para comprar comida.
Com Maduro ou com Corina Machado, a vida continua.
@@luanadarbybarbosa967, é a esquerda reformista, um frankenstein bizarro stalinoide...
@@luanadarbybarbosa967o pior, se apoiam no estado Venezuela que claramente é autoritário só porque a “fachada” é supostamente de esquerda, que incomoda o “imperialismo”. Então entenda-se que na luta do suposto imperialismo, vale-se apoiar qualquer coisa, independente que essa coisa esteja diretamente contra os interesses da classe trabalhadora.
Isso que é fogo!
Parabéns demais Gustavo
Esse sabe do que fala. Parabéns. Eu dificilmente assisto vídeos de mais de dez minutos assisti essa verdadeira aula de quase quarenta!
VALEU!!!
Perfeito! Finalmente alguém pra mandar a real!
Fala Gustavo!!! Amei que vc voltou com novos vídeos , espero que continue pq quando eu te conheci fui maratonando seus reacts um por um kkkkkkk
Obrigado, Gustavo! Valeu pelos necessários esclarecimentos.
Como venezuelano agradeço muito Sr. Gustavo 💯, seu canal e dos poucos canais de esquerda brasileiros que estão falando a verdade, ou melhor dito, sem a ignorancia politica seletiva, com todo respeito. Falam muito das sanções como a causa principal de nossa crise, elas só ajudaram muito a piorar a situação rium que a gente se encontrava, é como você estar em um poço de lama se afogando e só ser ajudado a se afundar mais. Nosso país tem problemas políticos-economicos estruturais de longa data que o chavismo-madurismo ajudaram a piorar enormemente. Para resumir, mala gestão politica-economica, uma graduativa destrução das instituções democraticas, militares e ex-militares em muitos cargos do governo. Sempre digo que o Chavismo-Madurismo foi o Bolsinarismo que deu certo, só que no outro lado do espectro. Esta eleição trouxe aos venezuelanos uma enorme desesperanza, porque simplesmente não conseguimos sair dos governantes que já não queremos. Disculpem amigos brasileiros, isso é democracia?
Muito bom,esclarecedor,dados certeiros...concordo plenamente.Obrigada
Bastante oportuno o seu esclarecimento, professor. Obrigado!
Finalmente alguma lucidez, honestidade e informações sobre a Venezuela
Muito esclarecedor e honesto o vídeo. Critica adequadamente a parte da esquerda que está em negacionismo político-ideológico, fazendo vistas grossas para os absurdos que Maduro comete na Venezuela. E critica também a extrema direita que se consolidou como única oposição. O assunto é complexo e com muitos tons de cinza entre branco e preto. Obrigada por compartilhar seus pensamentos!
Gustavo, sei que você não é de fazer vídeos sobre assuntos do momento, como você mesmo disse, no entanto, fazê-los seria importante pra trazer um público novo ao canal. Não acho que precise tornar os assuntos o tema central, mas acho que ao menos citá-los seria de grande valia por causa do algoritmo.
Concordo totalmente com você, Gabriel.
Verdade. E não só por conta de algoritmos... mas pela clareza e profundidade que o Gustavo traz ao debate.
@@Marcio_Luiz_arquiteturA Acho que este é um baita de um começo, hoje só se fala em Venezuela (e se fala muita bobagem, inclusive).
Boa tarde camarada Gustavo Machado conhecimento que liberta, na política,no marxismo oksp presente 🆗.
Excelente vídeo. Nem sou comunista, mas adoro seus, Gustavo.
Gustavo, acompanho o canal por conta de suas análises, embora, por vezes, discorde de várias das suas conclusões. No entanto, essa análise sobre a Venezuela precisa ter o máximo alcance possível. Você colocou, de forma clara, a situação como ela é. Muito obrigado.
Obrigada por esse vídeo esclarecedor, Gustavo. Ajuda e muito a ter argumentos para contrapor àqueles que atacam o socialismo.
Muito bom! Parabéns. 🔥
Vídeo muito importante Gustavo, parabéns!
Comentando pra engajamento.
Análise impecável 👏🏾
Ian Neves manja menos de marxismo que o Gustavo Machado, mas fez uma análise impecável sobre o assunto.
Parabéns Gustavo!
Vc é a prova que é possível ser de esquerda e ter um pensamento crítico, sem cegueira ideológica e com honestidade intelectual!
Comecei a acompanhar seu canal um tempo atrás para entender um tema do marxismo de que precisava ter domínio para o meu mestrado. Conteúdo muito bom e me ajudou muito. Obrigado por compartilhar seu conhecimento. E parabéns por sua integridade e coragem de relatar os fatos sobre a Venezuela, sem temer os cancelamentos da nossa época.
Feliz demais com o vídeo. Excelente.
Gustavo, seria interessante mostrar dados sobre os números da economia venezuelana no geral, e dados sobre a PDVSA, mais ou menos nos modes dos dados do ilaese.
Excelente análise, Gustavo! Se possível, faça mais vídeos de conjuntura como este! O Chavismo bolivariano, é na prática, um bonapartismo periférico! Parabéns pela coerência, Gustavo! Um gde abraço! #ChavismoNãoÉSocialismo!
Professor vc é fera !!
Muito esclarecedor. Obrigado, Gustavo.
Excelente trabalho. Obrigado por compartilhar, camarada.
Me considero como um liberal progressista e sigo seu canal há um tempo, pois gosto de entender outros pontos de vista do mesmo assunto. Fiquei realmente surpreso com sua analise, pois esperava um passapanismo escancarado e, muito pelo contrário, saber que ainda há gente de esquerda com uma coesão ideologica, é muito satisfatório. Analise sem precisar jogar a culpa em EUA que sim, influenciam economicamente no mundo e fodem a vida de todos que eles quiserem, mas nao pode ser atrelado como unico culpado pela derrocada da Venezuela, Cuba e etc. Ditaduras sao ditaduras, sejam elas de esquerda ou direita, seja dos Eua para com o oriente médio, seja da venezuela para com sua população.
Excelente, Gustavo!
Olá Gustavo, tudo bem? Em 2021, eu li um livro de um jornalista brasileiro chamado FC Leite Filho, por nome "Quem tem medo de Hugo Chavez". O livro basicamente fala sobre o ideal de chavez para a América Latina, criar um bloco regional, onde cada país forneceria aos demais o que tem de melhor, no exemplo do livro, a pecuária Argentina era superior a venezuelana, mas está tem melhor petróleo, além disso, criar um bloco regional de resolução de problemas locais, que era a ideia da Unasul, e um banco de fomento regional, com investimentos de todos os países, a fim de diminuir a dependência do G7. Pena que as coisas não saíram como planejado.
A ideia e maneira, mas USA não aceitaria de boa não
As maduretes estão enfurecidas nos comentários. Excelente análise, Gustavo. Um dos poucos marxistas lúcidos.
Queria ver um debate seu com o Nildo Ouriques sobre a Venezuela, ia ser fantástico!
Eu não tento mais explicar isso para uma parte da esquerda. Parabéns pelo seu trabalho.
chegando pelo Henry. TMJ
Excelente contribuição como sempre, Gustavo! Apenas duas sugestões, que acho que podem enriquecer bastante os debates nos próximos vídeos: (i) citar, ainda que na descrição, fontes e recomendações de leitura (confesso que senti falta, pois tenho interesse no tema e tem sido complicado achar fontes pra além dessas duas vertentes propagandistas que você citou); e (ii) mostrar visualmente esses dados quantitativos em gráficos, além de o vídeo ficar visualmente mais bonito e dinâmico, também dá mais transparência aos argumentos
Excelente!
Faça um vídeo sobre as considerações de Marx em relação a Simón Bolívar.
Salve irmão, não conhecia o seu canal e por acaso vi esse vídeo e passei a ter contato com seu trabalho. Sou ancap, mas gosto de estudar sobre o pensamento oposto à minha crença, portanto acompanho vídeos do ian neves, humberto matos, rita hunty e agora seguindo vc, que pra mim, incomparavelmente é o melhor de todos esses que conheci e já me considero um fã seu (ainda que eu discorde de sua crença e deu boa parte dos seus argumentos). Estou maratonando vários vídeos antigos seus (no momento estou assistindo 10 motivos pq o capitalismo deu errado, ep 93) e eles (vídeos) são de alta qualidade e argumentação, sem falar que seu carisma é incrível, oratória muito boa, convicta ao mesmo tempo que é serena, versátil e bem embasada. Continue com o bom trabalho e sucesso, abraço!
Ótimo vídeo.... compartilhando agora mesmo
Gustavo poderia recomendar algumas fontes para entender a situação atual da Venezuela???
th-cam.com/users/liveGr1KaYxTpGk?si=7Fdlp5io8s3kUbSG
www.amazon.com.br/oculta-Venezuela-Fernando-Sergio-Damasceno/dp/856695503X. Veja os artigos a respeito na revista marxismo vivo.
@@orientacaomarxista Muito Obrigado mesmo 🙏👏👍
Esclarecedor!
Professor não se deveria considerar nessa análise da atual conjuntura social e econômica da Venezuela, o considerável embargo econômico imposto pelas grandes potências que atingem diretamente boa parte da população?
Veja a resposta dele:
Muitos questionaram o fato de não ter mencionado os embargos econômicos dos Estados Unidos em meu vídeo. E outros tantos argumentaram que as medidas de Maduro se justificam, pois ele é vítima do imperialismo e luta contra o imperialismo. Quando a esses pontos, digo o seguinte:
1) Sem dúvida a Venezuela foi submetida a sucessivos embargos pelos Estados Unidos desde pelo menos 2006. Esses embargos têm sim impactos sobre o país e sua economia. Eles são criminosos e devem ser denunciados. No entanto, os embargos não justificam o autoritarismo e as ações do governo Maduro nem são suficientes para explicar o grau e a amplitude do colapso econômico da Venezuela desenvolvido a partir de 2014. O Irã, por exemplo, cujos governos também repudio, passou desde antes por embargos do mesmo patamar, tem no petróleo a sua principal fonte de renda e nem de longe passou por uma situação análoga à Venezuela. O elemento chave, nesse caso específico, foi a dependência da China, a política de empréstimos do governo e a completa ausência de transformações estruturais no país.
2) Com relação ao Imperialismo, é brincadeira. A Venezuela está dentro do sistema imperialista, associada à China nessa disputa. Já quem prefere escolher um lado ou outro dentro da disputa imperialista, aí é outra conversa. O imperialismo não é o Estados Unidos, o imperialismo é o capitalismo de nossos dias que tem no Estados Unidos o país dominante e a China como parte desse sistema insano.
Gustavo, entendi seu ponto, mas objetivamente a queda de Maduro é a ascensão de mais um regime de Direita e liberal na América Latina, pensando em todo território latino americano, isso seria bom?
@@gabrielaffonso1668 claro. Assim como a queda da Dilma, apoiada pelo PSTU, foi bom para os trabalhadores.
@@SimbaloeOliva pois é, né KKKKKK. Brasil melhorou pra crl de lá pra cá
A burguesia vingativa que vai asssumir vai promover as mudanças estruturais sim, confia
Como se o maduro fosse de esquerda. kkkkkkk
@@miojao-r7ro ponto principal da questão é: se Maduro cai, quem assume o poder é a oposição que além de neoliberal, possuí claro alinhamento com os interesses americanos. A questão não é se Maduro é de esquerda ou não, a questão é em relação a geopolítica da região.
Estava esperando por esse vídeo
Você poderia fazer um vídeo sobre a posição do marxismo em relação ao armamento civil?
poderia sim
Obrigada, Gustavo, por me salvar da esquerda do youtube
Você foi salvo pela esquerda.
Imagina se você descobrir que ele na verdade é da esquerda
Arrasou! Perfeita didática de esclarecimento da dialetica venezuela!
@@mychelkennedy1357 Então Mychel !!! Quem é de esquerda ???
É o Gustavo ???
@@hocvozao4864 Cê tá ligado que não é pq os maluco faz crítica a esquerda da net que isso não faz ela menos esquerda, né!?
Era o que eu estava esperando. Gustavo, você é um dos meus ídolos.
Como sempre excelentes vídeos! Parabéns!
Faz um vídeo reagindo ao João Carvalho falando sobre Stalin. O nome do vídeo é Stalin: Vida e obra do Pai dos Povos
Farei
@@orientacaomarxista Vlw
Essa eu quero ver!
Brabo
Esse eu quero ver também rsrsrs
Mas não tinha também um lance de sansões nos equipamentos da extração do petróleo?
O que me espanta , ou pelo menos não me chegou a informação , é a ausência de candidaturas de esquerda contra o Maduro.
impossível
Sim isto mesmo. O materialismo é isso.Vale a VERDADE. Vale o que se vê o que se pode provar materialmente. E a verdade é que o povo pobre da Venezuela sofre demais
Eu acho que a análise técnica está correta, mas faltou um fator importante que são as sanções dos EUA. Ou vamos dizer que EUA não sabem de política externa, e que só dá tiro no próprio pé?
São muito bem-vindos os vídeos sobre atualidades.
21:49 "quem bota combustível nas Corinas e Guaidós da vida?" Ora, os EUA, é claro!
Não quem faz isso é realmente o Maduro. Semelhante ao que acontece aqui no Brasil quem alimenta e fortalece a direita e o Bolsonarismo é o governo do PT quando ferra a vida dos trabalhadores.
Por meio de que ? Dos erros do maduro, sem carbono como você vai produzir energia ? Me diga. eu queria ter essa mentalidade infantil, de achar que a culpa é do Gustavo ou minha, pqp, a culpa é toda do maduro, os Estados Unidos são vermes que perseguem qualquer erro para se justificar
Esses candidatos só ganham força devido aos governos catastróficos de lá, o movimento do pendulo é inevitável. Quem da força a direita de lá é o fracasso da ditadura bolivariana
Sábias reflexões!!!
Uma pena tudo isso.
Muito bom. Penso o mesmo. Que caia de Maduro.
Só passei pra destacar uma grata surpresa. "THICK AS A BRICK" 👏👏👏
Gustavo, gostaria muito que você fizesse mais um vídeo sobre o tema, pelo menos respondendo comentários, é um tema de extrema importância, muita gente, aqui no brasil, pensa que a venezuela é um país socialista e para variar, a galera da soberana, os falsos comunistas, estão saindo em defesa do maduro.
Bem esclarecedor.
Gustavo, permita perguntar, como o PSTU observa os movimentos dos países que têm grande produção de petróleo, mas não renovaram o petrodólar com os USA?
Ou se não há uma visão unificada do partido, como o senhor mesmo observa esse movimento?
Desde já, grato pela atenção.
Muito coerente
15:52 "uma das maiores catástrofes econômicas" e simplesmente omite os BLOQUEIOS ECONÔMICOS criminosos dos EUA!
BLOQUEOU PORQUE FEZ NEGÓCIO COM A CHINA.
Realmente, não falar uma palavra sobre o bloqueio etadunidense é OBSCENO.
E ainda meteu que o Chavez "só" administrava o capital.
Mas ele não negou, todos sabemos dos bloqueios, so quw obviamente a Venezuela errou nas estratégia de se endividar demais, obviamente porque maduro fez assistencialismo para continuar no poder
quando dizemos que o trotskismo é um desserviço ao campo marxista, é disso que estamos falando. Para eles, tudo bem entregar uma nação na mão dos imperialista e de partidos da extrema-direita.
Fantástico, Gustavo!!! Que bela explanação. Compartilhando direto.
É isso aí.
Saudação camarada Gustavo Machado, conhecimento que liberta no marxismo oksp presente 🆗.
A redução da produção de petróleo também não está atrelado ao embargo dos EUA?
Veja a resposta dele:
Muitos questionaram o fato de não ter mencionado os embargos econômicos dos Estados Unidos em meu vídeo. E outros tantos argumentaram que as medidas de Maduro se justificam, pois ele é vítima do imperialismo e luta contra o imperialismo. Quando a esses pontos, digo o seguinte:
1) Sem dúvida a Venezuela foi submetida a sucessivos embargos pelos Estados Unidos desde pelo menos 2006. Esses embargos têm sim impactos sobre o país e sua economia. Eles são criminosos e devem ser denunciados. No entanto, os embargos não justificam o autoritarismo e as ações do governo Maduro nem são suficientes para explicar o grau e a amplitude do colapso econômico da Venezuela desenvolvido a partir de 2014. O Irã, por exemplo, cujos governos também repudio, passou desde antes por embargos do mesmo patamar, tem no petróleo a sua principal fonte de renda e nem de longe passou por uma situação análoga à Venezuela. O elemento chave, nesse caso específico, foi a dependência da China, a política de empréstimos do governo e a completa ausência de transformações estruturais no país.
2) Com relação ao Imperialismo, é brincadeira. A Venezuela está dentro do sistema imperialista, associada à China nessa disputa. Já quem prefere escolher um lado ou outro dentro da disputa imperialista, aí é outra conversa. O imperialismo não é o Estados Unidos, o imperialismo é o capitalismo de nossos dias que tem no Estados Unidos o país dominante e a China como parte desse sistema insano.
Certo, só é preciso pesquisar sobre os embargos que o estado estadunidense(EUA) impuseram a Venezuela, leia e analise. 👍🏼
Ele respondeu a esses argumentos no comentário fixado. Disse o óbvio, que o embargo é criminoso e deve ser criticado, mas que ele é insuficiente para explicar o caos econômico venezuelano.
Ótimo! (para mim). Eu tinha uma visão a respeito do processo de corrosão da economia venezuelana mas ainda me sentia inseguro. Não tenho fontes realmente confiáveis, então era como montar um quebra-cabeça. Essa explanação do Gustavo trouxe-me mais segurança sobre como eu vejo esses processos. E acho que até posso acrescentar uns 2 centavos. Além dos compromissos em petróleo com relação à China, a Venezuela, a partir do Cháves, oferecia combustíveis a preço, basicamente, simbólico dentro de seu território. Seria até interessante oferecer preços tão baixos que, preservando manutenções, depreciação do aparato funcional, e algum reinvestimento, não houvesse margem de lucro. Mas não; os preços praticados internamente causavam gdes prejuízos. E outra questão é a acusação de que o caos econômico foi causado pelas sansões dos EUA. É obvio que essas medidas dos EUA prejudicaram enormemente a Venezuela. Mas elas só pioraram uma situação que já era catastrófica. As sansões começaram a ser impostas em 2.019, mas a inflação na Venezuela, em 2.018, chegou a 138.000%! Então, as sansões não foram a causa, elas agravaram uma situação que já era péssima. E à perfeita colocação de que o tal crescimento de 3% do PIB é absolutamente enganoso, ainda temos que lembrar o tratado de Barbados em que boa parte das sansões foram suspensas. Então, esses 3% surgem de uma base anterior ridiculamente baixa e, ainda por cima, calcada no alívio dessas sansões.
Ótimo vídeo, mas poderia mandar as informações sobre a dívida com a China? Príncipalmente no período Chavez
O PSTU cometeu grave equívoco em sua posição acerca da Venezuela e isso tem clara relação com seu trauma ideológico sobre Stalin
@@danilocarlospg , Stálin é que é um trauma e o maior coveiro do socialismo. Ele m4tou e sepultou a revolução.
Gustavo, qual sua opinião sobre as armas encontradas na Venezuela? E uma provável relação com a direita venezuelana?
Não estou duvidando de você, mas gostaria da fonte referente à esse empréstimo chinês, pois nunca ouvi falar disso nem pela direita nem pela esquerda.
Meu caro, essa é uma prova de como a questão vem sendo tratada. Se vc fizer uma pesquisa no google, vai achar centenas de materiais a respeito. Infelizmente, todos tratam da questão superficialmente. Durante o governo Chavez: CHINA Y VENEZUELA: COOPERACIÓN ECONÓMICA Y OTRAS ALIANZAS BILATERALES DURANTE LA ERA CHÁVEZ Charles Giuseppi Castillo. No período mais recente: transparenciave.org/wp-content/uploads/2022/03/Deuda-china-en-Venezuela.pdf
@@orientacaomarxista Existe alguma explicação de por que a Venezuela não deu calote nessa dívida já que não conseguia pagar? Não seria o primeiro calote da Venezuela.
@@caiomh7605na verdade eles pagaram grande parte dessa dívida, mas meio que deram calote quando a crise fez a produção despencar, tanto é que a china parou de emprestar e eles tiveram que renegociar
Ótima análise!
Brabissimo !!!!
Gustavo, estava indignado com o posicionamento das "ditas esquerdas" e encontrei este vídeo com esta análise clara e revolucionária. Quase no final do vídeo pausei e fui no site do PSTU para ver se tinha uma nota sobre este assunto, e tem um texto ótimo. Valeu.
E porque é tão raro alguém pensar claramente como vc hj no Brasil?!
Gustavo, ótimo vídeo.
Dito isso, o áudio ainda está com problemas.
E sobre as 900 sanções dos EUA/UE sobre a Venezuela?
Nada Gustavo?
E vc é suficientemente esclarecido e inteligente.
Aguardo.
A Rússia sofreu sanções muito piores que a da Venezuela, e não quebrou, me diga?
É tão difícil admitir que o Maduro foi um desastre economicamente?
@@halleash
Rússia Potência Tecnológica, Industrial e Militar.
Venezuela potência em matérias primas e desindustrializada.
E quanto as sanções, ambos roubados pelos EUA/Otan.
@@achillescapaceteseacessori1499 "potência industrial e tecnológica"?. A Rússia é um país desindustrializado, um país exportador de matérias primas, com um território em sua maioria vazio, um país que não cresce em demográficamente e mesmo assim esse país não está na merda como a Venezuela.
@@halleash Tão desindustrializada que fabrica automóveis, caminhões , tratores, navios, submarinos, incluindo os atômicos, motores para diversas funções , aviões para diversas finalidades, foguetes, naves espaciais, smartphones, além de suas comodities.
Não compre a propaganda "ocidental" sobre a Rússia.
Como analista geopolítico, vc é um ótimo conhecedor e divulgador do marxismo. Neste vídeo, vc reproduz todas as acusações ditadas pelo Departamento de Estado dos EUA.
Obrigado pelo vidros, Gustavo!!! pode compartilhar alguma fonte sobre essa questão contratual entre china e venezuela? gostaria tbm que tivessem anexados documentos administrativos se possível!
Vídeo foda! Como e difícil alguns comunistas enxergarem isso? A mao p compartilhar coça!
Vota pra frente....
Ótimo vídeo, Gustavo. Ajuda bastante a explicar a questão atual da Venezuela. No entanto, sobre o ponto dos empréstimos da China, parece faltar uma evidência estatística, minima que seja, que indique o quanto esses valores representaram em relação ao total da produção de petróleo da Venezuela. Isso seria imprescindível no seu argumento, já que sua proposição central é de que os empréstimos seriam o principal fator explicativo do colapso venezuelano a partir de 2015.
Esse canal é o melhor da esquerda pra mim.
comentario de apoio ao canal
embora discorde da teste toda
Grato
24:15 não foi só a queda dos preços do petróleo. O país foi BLOQUEADO pelos EUA
Cuba também, e um embargo pior, mas Cuba não é a zona que a Venezuela é...
@@Jeff_Jr1389 pq são países e coisas diferentes?
E que ninguém, exceto a direita direita, diz que são iguais. Assim como a Coreia do Norte e a China também são processos diferentes.
Todos bloqueados mais ou menos em momentos diferentes e todos em situações diferentes.
E a análise conjutural? Cadê?
Ele nem citou isso véi, nem pra falar ou provar com números que os mais de 900 embargos e o sequestro da reserva em ouro venezuelano que estava na Europa não produzem esse impacto.
Ele insinuou em tom de deboche que a esquerda principalmente os demais radicais tão chamando o Maduro e o seu governo de "novo Marxismo" ou coisa que o valha, mas eu desconheço um Leninista que considere o Maduro e o seu governo algo além de anti imperialista. Ele ficou batendo numa caricatura
Isso é de fato um fator relevante que senti falta na análise.
@@Jeff_Jr1389Cuba é uma experiência socialista de fato, ao contrário da Venezuela, que nunca deu esse passo importante,
@@freeluder A Venezuela ceifou sindicatos, esse foi o pior erro deles.
Seria interessante contar as fontes dos dados citados nos vídeos, pra gente estudar. 😉