Aulas gratuitas e cursos completos pagos sobre Filosofia. Se você gostou de nossas aulas, entre em contato para adquirir nosso curso de "Introdução à Filosofia" através das opções "aulas ao vivo" ou "aulas gravadas" e ajude o canal. WhatsApp: 24998144926 Contribuições para ajudar o canal: Pix: caneda214343@gmail.com
Professor Roberto, obrigada pelas aulas …Por gentileza, por qual fundamento entende que o pensar de Spinoza é perigoso? Amei sua forma objetiva de entregar o conteúdo filosófico de Baruch Spinoza…tenho me válido da ética de Spinoza para nortear minhas ações no viver …
A filosofia de Espinosa é perigosa no sentido em que se aniquilam a transcendência e, por conseguinte, a possibilidade de salvação, o que, obviamente, traz à tona um relativismo moral perigoso.
Obrigado Professor Varela. Comecei entender Espinoza através desses dois vídeos. Diria que essa aula se revelou em um encontro que me produziu muita alegria, aumentou a potência.
Obrigada pela explicação! Estou cursando psicologia, e o professor nos apresentou a filosofia de Spinoza para a matéria de Legislação Profissional, mas estava muito difícil de entender os conceitos com a didática que vem sendo utilizada por ele, e com a sua aula já foi possível assimilar com bastante clareza. Já indiquei todos os seus vídeos de Spinoza para as minhas amigas que também estão com dificuldade! Parabéns pela aula!
Muito boa explicação! Como tudo só poder do jeito que é pelas causas que tem, Spinoza brilhantemente define: "Entendo realidade e perfeição como a mesma coisa!" Após Nietzsche chama esse entendimento de "Amor Fati", ou amor ao destino/fado.
Um bebê que nasce com deficiência mental é perfeito porque só podia ser do jeito que é? O cara de 1600 formula uma teoria furada e tá sendo aceito pela goela abaixo por um ser humano de 2024.Tá tudo indo ladeira abaixo,Guénon tava certo.
@antoniocarlosrodriguescamp1497: Seriamos responsáveis pela nossa resposta ao afeto (positivo ou negativo) recebido. Como nem mesmo temos conhecimento do que são esses afetos e como eles nos impulsionam a agir, caímos num círculo vicioso, sempre agindo pelas emoções ... A solução seria adquirirmos "conhecimento" (e aí caímos na crença de que a redenção só ocorrerá atraves do conhecimento) ou uma força externa (natural ou sobrenatural) nos libertar ou nos conceder o conhecimento necessário a essa redenção...
Se nao somos livres em nenhuma instância, o que define o que é alegria ou tristeza para cada individuo? Porque se isso varia, me parece que apesar de nao controlarmos/entendermos os ‘’encontros’’, existe algum aspecto singular em cada um que tem algum nível de liberdade para lidar/julgar o ‘’encontro’’ como BOM ou RUIM. Mais ou menos como se fossemos livres para entender que nao somos nos que escolhemos mas sim para tentar compreender os nexos causais que nos levaram ate ali…
@CanalDevir: temos uma liberdade limitada e esta pode aumentar (mas nunca ser plena) quando temos o conhecimento necessário para entender a situação e os acontecimentos presentes. Mas mesmo esse conhecimento é limitado! Temos o conhecimento de um trauma passado e o que o ocasionou mas as vezes não temos o conhecimento técnico necessário para nós livrarmos daquele trauma.
Ótima aula, professor. Uma pergunta. Nós seres humanos somos vulneráveis. E é da nossa natureza persevar em nosso ser, ou seja, sobreviver . Criamos mecanismos de defesa a partir das memórias afetivas dos encontros. Faria sentido dizer : se vejo a vulnerabilidade como algo ruim e prejudicial, esse afeto vai determinar os meus encontros, então vou agir passivamente sem criação. Ou seja não me abro as possibilidades desse encontro. No nível racional, analiso a situação e percebo o risco, ou seja, sei que estou vulnerável, enxergo a possibilidade desse encontro não ser bom. E no nível intuitivo?
Na abordagem spinoziana, tudo dependeria dos prazeres em jogo. De alguma forma, preservar-se do perigo PODE SER uma alegria. Neste sentido, o conhecimento intuitivo seria adequado à realidade na medida em que se intui, com sabedoria, o perigo.
Engraçado que Vinicius de Moraes faz citação a essa filosofia no seu Samba da Benção: "É melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe..." "A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida." Ou então to ficando maluco.
Acontece que outros professores que não o senhor dão definições ligeiramentes diferentes, acerca dos conceitos spinosistas que são descritos na Ética, obra maior de Spinoza. Verdade que conceitos e demonstrações de Spinoza contidos na Ética, mostram grande dificuldade a ser entendidos por leigos inadvertidos. .
A coisa é fácil de se resolver: voltemos a nossa atenção à obra. Por lá, conseguiremos verificar. Outro ponto: uma obra filosofia deve ser lida considerando o objeto da realidade a que ela se reporta. Não devemos NUNCA considerar uma obra filosófica como um conjunto de conceitos fechados em uma lógica meramente textual. Filosofia não é interpretação de textos.
Com relação ao terceiro nível e aproveitando o exemplo do bullying , qual seria a atitude " intuitiva" de uma criança que sofre na escola por ser o que tira maiores notas? Poderia ser ensinar seus detratores a resolver os problemas que não entendem e fazê_los ter melhores resultados nas provas? Será que esses detratores teriam o desejo de aprender com a vítima que é o divertimento bestial , um brinquedinho que tira, por exemplo, a monotonia do 'cotidiano entediante' da escola? Qual poderia ser, enfim, um exemplo neste caso, de solução do bullying através do conhecimento " intuitivo"? A ajuda através de ensinamento parece não resolver muito. Obrigado.
@@ProfessorRobertoVarela Que " novas coisas?". O problema é se livrar do bullying! Neste caso vejo o " Conhecimento " a dizer_lhe para mudar de escola. Correto?
@antoniocarlosrodriguescamp1497 , se a pessoa sofre internamente com "bullying", então, ela não está de maneira alguma no nível intuitivo do conhecimento.
Tanto tem uma lógica que pode servir para quem queira argumentar a favor da onisciência, onipresença e onipotência de Deus, o conjunto do todo é o que é e, portanto, Deus, não havendo nada fora dele - fica a questão do que é a consciência individual para além de impulsos elétricos dentro do próprio todo…
A temática me é cara, todavia, por conta do pouco tempo disponível para estudo, a confiança é imprescindível e quando aparece analise sobre um astrólogo em canal "filosófico", jamais poderemos ter certeza sobre ser ou não fake, terraplanismo ou coisa que o valha.
Bem, pelo menos você deixou a sua preguiça à mostra e executou a sua troca, aparentemente, cotidiana: escolheu a desconfiança sem o conhecimento em detrimento de analisar e verificar o vínculo entre o que ensino e a realidade objetiva. O cara se posiciona acima do canal, lançando mão de uma imagem que ele mesmo criou sobre o canal: eis um filodoxo atuando nos comentários. Cada um avalia da altura em que se encontra.
Se o homem não é livre então o homem não pode responder pela lei de causa e efeito que pune o homem pelos seus atos. Porq tudo o que o homem fizer,é Deus agindo atravéz do homem. Resumindo, Deus é o bem e o mal, o perfeito e o imperfeito tudo ao mesmo tempo.
Aponte as loucuras para debatermos, filho. Não permita que os seguidores pensem que você é mais um escondido atrás da tela de computador com a mera habilidade de aplicar a superficialidade opinativa em detrimento do conhecimento profundo.
Obrigado pela contribuição, mas me diga: em que ponto, o senhor, dotado de um olhar de juízo perfeito, observou o erro foi cometido no conteúdo proposto em aula?
Aulas gratuitas e cursos completos pagos sobre Filosofia. Se você gostou de nossas aulas, entre em contato para adquirir nosso curso de "Introdução à Filosofia" através das opções "aulas ao vivo" ou "aulas gravadas" e ajude o canal.
WhatsApp: 24998144926
Contribuições para ajudar o canal: Pix: caneda214343@gmail.com
Professor Roberto, obrigada pelas aulas …Por gentileza, por qual fundamento entende que o pensar de Spinoza é perigoso? Amei sua forma objetiva de entregar o conteúdo filosófico de Baruch Spinoza…tenho me válido da ética de Spinoza para nortear minhas ações no viver …
A sua aula é uma paixão alegre pra mim :)
A filosofia de Espinosa é perigosa no sentido em que se aniquilam a transcendência e, por conseguinte, a possibilidade de salvação, o que, obviamente, traz à tona um relativismo moral perigoso.
Muito obrigado pelas palavras.
Bom demais está leitura de minhosada clareia bem o conhecimento
Maravilhosa aula explicativa sobre o Deus de Espinosa
Show show Roberto Varela
A Filosofia é a REALIDADE vivida, mas colocá-la em prática é um mistério...
Parabéns pelo trabalho. Aula substancial sobre Espinosa. Algo raro na atualidade.
Obrigado, caríssimo.
BELA AULA, EXEMPLOS CLAROS E PRECISOS SEM PERDER A PROFUNDIDADE DE FILOSOIFA DE SPINOZA, PARABÉNS!!!
Obrigado pela confiança, caríssimo.
Lindo❤
Aula maravilhosa.👏👏👏👏
Obrigado, caríssimo.
Obrigado Professor Varela. Comecei entender Espinoza através desses dois vídeos. Diria que essa aula se revelou em um encontro que me produziu muita alegria, aumentou a potência.
Maravilha! Seja bem-vindo e indique nosso canal aos seus amigos que também tenham interesse em filosofia.
Valeu!
Obrigado pela contribuição. Espero que faça bom proveito do canal.
Gosto muito desta ciência
SE VOCÊ SE INTERESSA POR FILOSOFIA E BUSCA POR UMA FORMAÇÃO MAIS PROFUNDA, NOS PROCURE! TEMOS UM CURSO DIVIDIDO EM MÓDULOS PARA VOCÊ.
Muito esclarecedora a didática espinozana do prof Roberto ;agradeço daqui da liberdade curuzú Salvador 14/9/2024.
Obrigado, caríssimo.
Muito bom !
Gratidão pelas informações !
Amei suas aulas
Obrigado! Seja bem-vinda.
Melhor aula sobre Espinoza no youtube? Simmm😂
Show professor sou grata❤❤❤❤❤
Também agimos por necessidade sobrevivência.
Muiiiiiiito bom ! Ia sô ver um pouquinho acabei vendo a aula inteira ! Ainda bem que era sô 40 minutos . rsss !
Gratidão Mestre! ☀️☀️
Baita aula. Me inscrevi no canal ❤
Seja bem-vindo e obrigado pela confiança.
É muito louco isso 🤔🤔🤔
sua explicação da tese espinosiana é adeguadro.
Cara!!! Agradeço demais... fiz uns insights aqui maravilhosos... parabéns pelo seu trabalho 🙌👏👏👏👏
Obrigado!
Ótima aula! Pena meu encontro tardio com o professor. Mas foi um bom encontro...
Que aula!!!!! Abriu minha mente. Parabéns professor!
Obrigado pela confiança. Indique aos amigos, se inscreva no canal e nos siga no Instagram.
Qualquer dúvida sobre a aula, só perguntar.
LEA CARVALHO FERREIRA Otima aula !
Obrigado pelo vídeo
Maravilhosa aula, explicação fenomenal. Que Deus de Spinoza sempre te mantenha sempre ativo.
O deus de Spinoza é tão concebível e /ou relevante quanto o papai Smurf ou o fluido magnético universal.
Obrigada pela explicação! Estou cursando psicologia, e o professor nos apresentou a filosofia de Spinoza para a matéria de Legislação Profissional, mas estava muito difícil de entender os conceitos com a didática que vem sendo utilizada por ele, e com a sua aula já foi possível assimilar com bastante clareza. Já indiquei todos os seus vídeos de Spinoza para as minhas amigas que também estão com dificuldade! Parabéns pela aula!
Obrigado pela confiança.
Muito boa explicação! Como tudo só poder do jeito que é pelas causas que tem, Spinoza brilhantemente define: "Entendo realidade e perfeição como a mesma coisa!" Após Nietzsche chama esse entendimento de "Amor Fati", ou amor ao destino/fado.
Um bebê que nasce com deficiência mental é perfeito porque só podia ser do jeito que é? O cara de 1600 formula uma teoria furada e tá sendo aceito pela goela abaixo por um ser humano de 2024.Tá tudo indo ladeira abaixo,Guénon tava certo.
Fantástico!!!
Obrigado, caríssimo.
Vc é bem didático. Amei sua aula.
Obrigado pela confiança.
Você poderia ou tem aula sobre essas leis universais.
Muito obrigado pelo vídeo
Eu que agradeço a confiança.
Eu amei essa aula , sem saber é esse Deus que eu acredito esse é o todo que o Hélio couto explica.
Obrigada 🙏
Assistindo aqui em Portugal.
Excelente vídeo . Trabalho seu sobre Espinosa muito elucidativo. Bem haja
Obrigado, amigo. Seja bem-vindo.
Nota 1.000 pela aula.❤❤❤❤❤❤
Excelente explicação
Muito obrigado 🙏
Eu que agradeço.
Se inscreva no canal e nos siga no Instagram @prof.robertovarela
Parabéns prof
Assistindo em 2024. Gostei de mais desta aula
@@ayrtonclemente3725 obrigado pela confiança
Muito bom. Gostei.
Muito bom!
Obrigado, se inscreva, indique a página aos amigos e nos siga no Instagram @prof.robertovarela
Excelente
Neste sentido parece que ninguém é responsável por nada, tudo é justificável, é vontade de Deus _ de Quem fazemos parte.
@antoniocarlosrodriguescamp1497: Seriamos responsáveis pela nossa resposta ao afeto (positivo ou negativo) recebido.
Como nem mesmo temos conhecimento do que são esses afetos e como eles nos impulsionam a agir, caímos num círculo vicioso, sempre agindo pelas emoções ...
A solução seria adquirirmos "conhecimento" (e aí caímos na crença de que a redenção só ocorrerá atraves do conhecimento) ou uma força externa (natural ou sobrenatural) nos libertar ou nos conceder o conhecimento necessário a essa redenção...
O uso do termo “BOSTA” apequena sua magnífica aula.
Então a aula caminhou da magnificência à pequenez por conta da palavra "bosta"?
Que bosta, hein?
Oh, meu Deus, o nenêm também vai querer chupeta?
Não
QUE VIDEO FODA! Me ajudou demais.
Obrigado, amigo.
❤
Se nao somos livres em nenhuma instância, o que define o que é alegria ou tristeza para cada individuo? Porque se isso varia, me parece que apesar de nao controlarmos/entendermos os ‘’encontros’’, existe algum aspecto singular em cada um que tem algum nível de liberdade para lidar/julgar o ‘’encontro’’ como BOM ou RUIM. Mais ou menos como se fossemos livres para entender que nao somos nos que escolhemos mas sim para tentar compreender os nexos causais que nos levaram ate ali…
@CanalDevir: temos uma liberdade limitada e esta pode aumentar (mas nunca ser plena) quando temos o conhecimento necessário para entender a situação e os acontecimentos presentes. Mas mesmo esse conhecimento é limitado! Temos o conhecimento de um trauma passado e o que o ocasionou mas as vezes não temos o conhecimento técnico necessário para nós livrarmos daquele trauma.
Ótima aula, professor. Uma pergunta. Nós seres humanos somos vulneráveis. E é da nossa natureza persevar em nosso ser, ou seja, sobreviver . Criamos mecanismos de defesa a partir das memórias afetivas dos encontros. Faria sentido dizer : se vejo a vulnerabilidade como algo ruim e prejudicial, esse afeto vai determinar os meus encontros, então vou agir passivamente sem criação. Ou seja não me abro as possibilidades desse encontro. No nível racional, analiso a situação e percebo o risco, ou seja, sei que estou vulnerável, enxergo a possibilidade desse encontro não ser bom. E no nível intuitivo?
Na abordagem spinoziana, tudo dependeria dos prazeres em jogo. De alguma forma, preservar-se do perigo PODE SER uma alegria. Neste sentido, o conhecimento intuitivo seria adequado à realidade na medida em que se intui, com sabedoria, o perigo.
Spinoza era bicho doido...
Engraçado que Vinicius de Moraes faz citação a essa filosofia no seu Samba da Benção:
"É melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe..."
"A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida."
Ou então to ficando maluco.
@@enemystandu296 , boa percepção.
Acontece que outros professores que não o senhor dão definições ligeiramentes diferentes, acerca dos conceitos spinosistas que são descritos na Ética, obra maior de Spinoza.
Verdade que conceitos e demonstrações de Spinoza contidos na Ética, mostram grande dificuldade a ser entendidos por leigos inadvertidos. .
A coisa é fácil de se resolver: voltemos a nossa atenção à obra. Por lá, conseguiremos verificar.
Outro ponto: uma obra filosofia deve ser lida considerando o objeto da realidade a que ela se reporta. Não devemos NUNCA considerar uma obra filosófica como um conjunto de conceitos fechados em uma lógica meramente textual. Filosofia não é interpretação de textos.
Com relação ao terceiro nível e aproveitando o exemplo do bullying , qual seria a atitude " intuitiva" de uma criança que sofre na escola por ser o que tira maiores notas? Poderia ser ensinar seus detratores a resolver os problemas que não entendem e fazê_los ter melhores resultados nas provas? Será que esses detratores teriam o desejo de aprender com a vítima que é o divertimento bestial , um brinquedinho que tira, por exemplo, a monotonia do 'cotidiano entediante' da escola? Qual poderia ser, enfim, um exemplo neste caso, de solução do bullying através do conhecimento " intuitivo"? A ajuda através de ensinamento parece não resolver muito.
Obrigado.
Utilizar o conhecimento para a construção de novas coisas.
@@ProfessorRobertoVarela Que " novas coisas?". O problema é se livrar do bullying! Neste caso vejo o " Conhecimento " a dizer_lhe para mudar de escola. Correto?
@antoniocarlosrodriguescamp1497 , se a pessoa sofre internamente com "bullying", então, ela não está de maneira alguma no nível intuitivo do conhecimento.
Tanto tem uma lógica que pode servir para quem queira argumentar a favor da onisciência, onipresença e onipotência de Deus, o conjunto do todo é o que é e, portanto, Deus, não havendo nada fora dele - fica a questão do que é a consciência individual para além de impulsos elétricos dentro do próprio todo…
@@eduardobarrosl seu questionamento é válido. Eu não compartilho do argumento panteísta, justamente, por conter galhas de princípio.
Olavo de Carvalho?!?!
Eita, lelê!!
@@MariadaGraçaTeixeira-b3p ????
A filosofia não dá explicação e conta de Deus. Nem transcendente e nem imanente. Dos afetos para frente, sim!
A temática me é cara, todavia, por conta do pouco tempo disponível para estudo, a confiança é imprescindível e quando aparece analise sobre um astrólogo em canal "filosófico", jamais poderemos ter certeza sobre ser ou não fake, terraplanismo ou coisa que o valha.
Bem, pelo menos você deixou a sua preguiça à mostra e executou a sua troca, aparentemente, cotidiana: escolheu a desconfiança sem o conhecimento em detrimento de analisar e verificar o vínculo entre o que ensino e a realidade objetiva.
O cara se posiciona acima do canal, lançando mão de uma imagem que ele mesmo criou sobre o canal: eis um filodoxo atuando nos comentários.
Cada um avalia da altura em que se encontra.
Na alegria pode se fazer merda!!😅
Se o homem não é livre então o homem não pode responder pela lei de causa e efeito que pune o homem pelos seus atos.
Porq tudo o que o homem fizer,é Deus agindo atravéz do homem. Resumindo, Deus é o bem e o mal, o perfeito e o imperfeito tudo ao mesmo tempo.
Apóstolo Paulo declarava que ele era servo de Cristo em outras tradições escravo de Cristo oi seja ele nao era livre
Perdoe, não leve por mal, mas a aula está sendo muito prolixa. Pena, pois poderia aproveitar mais o tempo.
O conteúdo é denso.
A densidade pode passar a imagem de prolixidade ao desavisado.
No entanto, anotei a sua observação.
Esse tube parece acometido pelo pior espírito. Ou melhor, parece um louco tentando se desvencilhar de uma camisa de força.
Aponte as loucuras para debatermos, filho. Não permita que os seguidores pensem que você é mais um escondido atrás da tela de computador com a mera habilidade de aplicar a superficialidade opinativa em detrimento do conhecimento profundo.
Repetitivo e de exemplos fracos. Precisa melhorar muito as explicações.
Obrigado pela contribuição, mas me diga: em que ponto, o senhor, dotado de um olhar de juízo perfeito, observou o erro foi cometido no conteúdo proposto em aula?