Quando vc vê um especialista falando a respeito de um determinado escritor, e não apenas alguém que passou por cima pra cumprir tabela acadêmica, é outro nível.
@QuemSomosNos essa comunidade já ultrapassa os 250 mil inscritos... E pensar que estou por aqui desde os 20/30 primeiros ;) Que orgulho! Muito obrigado a todos que sustantam e nutrem esse projeto, notável, na web brasileira... Abs! Viva Spinoza!
4 ปีที่แล้ว +4
Oi, Welder! Ficamos felizes e agradecidos em ter sua companhia.
Aula maravilhosa!!! Com uma belíssima conclusão de quem somos nós ! Precisamos desenvolver a capacidade de reflexão e aplicar o conhecimento para aumentar nossa potência como ser humano !
Nosso amigo Celso, interromper renitente, fez uma pergunta sobre o que Spinoza acharia da crise ecológica atual. Primeiro, quando Spinoza referia-se a “natureza” era a substância das coisas e dos seres. E em segundo, ele escreveu sobre estes conceitos a 370 anos atrás. Melhoraria muito se mantivesse calado, em segundo plano
Me lembrei da aula de um professor que falou uma frase que amei: Deus é feito D'Eus. Obrigada por esse encontro e saber sobre Baruch de Espinoza, que maravilha!
Excelente explanação do professor Fernando Dias Andrade e tbm as perguntas do Celso Loducca são excelentes. Me ajudou muito e foi uma grande contribuição para quem q entender Spinoza. Grata aos dois.
Tema mais do que FASCINANTE: BARUCH SPINOZA🦉 HOJE E SEMPRE!! Parabéns ao entrevistado com seu excelente conteúdo e propriedade do assunto, bem como o modo didático que nos repassa seus conhecimentos!! Muito obrigada 🙂☺💞
Excelente exposição! A pandemia nos trouxe algumas vantagens (para quem tem acesso). Um fato de vantagem é que o entrevistador passa a ser um interlocutor mais respeitoso, ao contrário das edições anteriores. Saúdo a melhoria e insistência do canal e seus organizadores. Nem tudo está perdido!
Excelente esse tema. Um conceito filosofico que tem uma longa historia. Mas, eu acredito que poderia seguir uma sequencia historica, começando com os pre-socraticos, Aristoteles, Platao, epicureus, estoicos...bem, nada impede que outros videos sejam encaixados nesse tema. Estamos estudando a epistola de Paulo aos romanos na segunda-feira em nossa igreja. Paulo usa palavras que tem historia no idioma grego, mas com um significado proprio. O uso dos pais da igreja, escolasticos e reformadores da palavra physin seria algo interessante para pesquisar.
Esse conceito de natureza teve um papel importante nos debates cristologicos apos a suspensao das perseguiçoes aos cristaos no Imperio Romano com o Edito de Milao em 313 d.C.
Acho que não. Visto que Deus estaria em produção incessante. Se não deixaria de ser. Mas de fato, dado Deus, sua essência/potência, os modos advém "dele".
A razão e soberana no trio: Descartes, Leibniz, Espinoza; e até depois com Kant e seus sucessores. Fica só uma questão, será que só a religião apresenta certas aparentes contradições e aporias?
Deixe o Descartes fora. Não merece. Foi o q prejudicou demais a relação da humanidade com outros reinos da natureza. Disse por exemplo q os animais não sentem dor e q seus grunhidos eram o mesmo q o barulho de motores... máquinas ou coisa assim............!!!!!
Como se alto declaramos racionais se não sentimos ou vivemos em outros corpor que são causa de si e sempre estamos aprendendo com eles para nos preservar ao mundo em q eles vivem de maneira acadêmica? Não me entra na cabeça que somos melhores doq os animais
Alguém me explica os livros da estante do Fernando Andrade estarem em caixas de plástico. Isso protege? Alguns livros meus, por mais que eu evite a luz do sol direta, estão se desgastando.
Olá, Darcio. Deixo-os assim organizados para serem protegidos da poeira e da poluição. E há a vantagem adicional de cada caixa reunir livros de uma mesma temática.
Fiquei pensando que muito das especulações filosóficas e metafísicas são consideradas, igual a religião, como produtos da imaginação e literatura de ficção. Há os extremos do modernismo iluminista e do pos-modernismo niilista.
A palavra que os dois colegas (boa conversa) procuraram, sobre “por que estamos nos destruindo”: o problema é político. Se dá pela maneira como as pessoas se relacionam. Criamos racionalmente a ideia de poder político, criamos poder econômico, criamos deus e deuses (devidamente instrumentalizados e funcionando bem até este século 21), embora a ciência, a razão, a materialidade natural e a torcida do Corinthians deixem claro: temos que desarmar essas bombas. São problemas políticos. Basicamente, temos de extinguir o capitalismo acumulativo, especulativos e escravizante de todos (menos a meia dúzia de sempre, de monarcas de ontem a bilionários de hoje) e as religiões, todas, uma a uma. Sem a violência discriminatória que é própria da religião, passaríamos a nos tratar como iguais, respeitando a humanidade de cada um. Vai levar tempo.
sim, mas é rotulado como ateu mas as atitudes dele sempre foram voltadas para judaismo, ele tem ideias judaicas meio hassidicas, e pro ocidente isso é muito dificil de entender, estamos presos em conceitos antropomorficos
Estava me lembrando quando li Fichte, sobre essa autonomia humana. Espinoza preserva a lei sem o ou com uma redefinição do Legislador. O enredo da Bíblia é interessante pois o desejo de autonomia traz corrupção da natureza. A teonomia é a condição original.
Que razão poderia uma pessoa ter para viver ou mesmo para praticar qualquer ação, conforme Espinosa, uma vez que, conformme a filososifa dele, todos os indivíduos e a humanidade como um todo se reduzirão a nada no longo prazo? Para que existe algo em vez de nada existir, conforme Espinosa? Cono ele podia falar em ética, se tudo é regido por um determinismo absoluto, de modo que não existem nem livre-arbítrio nem responsabilidade moral?
Eu acho que se diz que Deus se cria , pra se refere expressamente a natureza, que do nada brota e cresce floresce, da folhas , surge nascente na qual se torna e se torna mar oceano , a natureza em si se forma
Acho interessante esse "Ele" para Deus, nao deveria ser essa "coisa"? Ha esse problema de algo impessoal dar origem a algo pessoal. A fe crista ensina o contrario.
Uma distinçao fundamental na cosmovisao judaico-crista e a de Criador e criatura. Poderia colocar os dois como imanencia e transcendencia, mas de alguma forma a Biblia une os dois no exemplo maximo e que e o climax da revelaçao, Jesus Cristo. A grosso modo a filosofia apresenta esses dois polos. Mas e quem disse que uma disciplina nao pode invadir outras? Ou englobar outras? Nao e essa uma das buscas que fazemos, um quadro amplo da realidade? O polimata busca isso.
Me parece que Espinoza a sua maneira da continuidade aquilo que está na antropologia bíblica, o homem possui algo que Deus possui. A identificação da natureza externa com a natureza humana na sua origem e dependência vejo como algo difícil de acontecer seguindo as ideologias contemporâneas, a menos que houvesse uma conversão ao espinozismo. Tenho certo pessimismo quanto ao futuro, pois acredito que há um desejo insaciável de poder, dominação e riqueza material.
"...a existência do Universo não é evidência da existência de deus, ou qualquer tipo de deus. Chamar o Universo de deus , ou a natureza de deus, significa apenas que a pessoa deu outro nome para uma determinada coisa que já tinha um nome. Natureza continua sendo natureza e universo continua sendo universo e nenhum dos dois é deus. E nenhum dos dois se transforma em deus só porque foi chamado por esse nome....Não conhecemos o Universo o suficiente para dar a ele tais atributos e pretender que estejamos certos. Chamar o universo de deus é apenas dar outro nome para a mesma coisa. E o deus de Espinosa nada tem a ver também com o Multiuniverso desconhecido". (Fonte livro à venda na Anazon: "Deus Não Existe e eu posso provar"; Divina de Jesus Scarpim; Ed . Essencial, 2021, SPaulo; pág.183/185).
Esse ser que é causa de si (Deus), é um ser produtivo e não criativo como o Deus dos monoteístas e nem dos politeístas. Deus de Espinoza é tudo que se reproduz em si e em todo lugar. A natureza.
O que é interessante nisso, o uso da razão, é que a prescrição não se harmoniza com a descrição. Até agora os homens tem explorado, destruído, escravizado, poluído, assassinado. Eles agem de forma antinatural e irracional. O que aconteceu? Em Romanos cap.1, o apóstolo Paulo irá encontrar a razão disso na supressão da verdade sobre o Criador. Não reconhecendo a Deus por meio da criação os homens se tornaram idólatras, servindo e adorando a criatura no lugar do Criador e corrompendo seu raciocínio e seu corpo como penalidade.
Quando vc vê um especialista falando a respeito de um determinado escritor, e não apenas alguém que passou por cima pra cumprir tabela acadêmica, é outro nível.
@QuemSomosNos essa comunidade já ultrapassa os 250 mil inscritos... E pensar que estou por aqui desde os 20/30 primeiros ;) Que orgulho! Muito obrigado a todos que sustantam e nutrem esse projeto, notável, na web brasileira... Abs! Viva Spinoza!
Oi, Welder! Ficamos felizes e agradecidos em ter sua companhia.
@ TMJ !)
Aula maravilhosa!!! Com uma belíssima conclusão de quem somos nós !
Precisamos desenvolver a capacidade de reflexão e aplicar o conhecimento para aumentar nossa potência como ser humano !
Nosso amigo Celso, interromper renitente, fez uma pergunta sobre o que Spinoza acharia da crise ecológica atual. Primeiro, quando Spinoza referia-se a “natureza” era a substância das coisas e dos seres. E em segundo, ele escreveu sobre estes conceitos a 370 anos atrás. Melhoraria muito se mantivesse calado, em segundo plano
Excelente!!! Que tranquilidade de raciocínio, leve e de fácil compreensão.
Que resposta conclusiva sobre a pergunta de quem somos nós.
Sou acusado de ser eminentemente Espinosista.
Parabéns.
A. Couto de Andrade, escritor
Me lembrei da aula de um professor que falou uma frase que amei: Deus é feito D'Eus. Obrigada por esse encontro e saber sobre Baruch de Espinoza, que maravilha!
nossa, que interessante esta analogia entre Deus e D'Eus. Nunca tinha pensado nisso.
Deus é feito D'Eus
Excelente explanação do professor Fernando Dias Andrade e tbm as perguntas do Celso Loducca são excelentes. Me ajudou muito e foi uma grande contribuição para quem q entender Spinoza. Grata aos dois.
Excelente vídeo, professor altamente capacitado.
Tema mais do que FASCINANTE: BARUCH SPINOZA🦉 HOJE E SEMPRE!! Parabéns ao entrevistado com seu excelente conteúdo e propriedade do assunto, bem como o modo didático que nos repassa seus conhecimentos!! Muito obrigada 🙂☺💞
Essa aula sim foi bem feita!! que bom que vcs persistiram no Spinoza
Excelente explanação e clareza nas palavras. Parabéns a todos 👏👏👏
Gostei muito. Interessar-se por muitas coisas e sentir-se sempre atrasado em relação a si mesmo.
De tão bom, vou ouvir várias vezes. 🌿🤍🎶🎵🇧🇷🖖🏻
Coisa demais pra se aprender, 😮😮😮
Excelente exposição!
A pandemia nos trouxe algumas vantagens (para quem tem acesso).
Um fato de vantagem é que o entrevistador passa a ser um interlocutor mais respeitoso, ao contrário das edições anteriores.
Saúdo a melhoria e insistência do canal e seus organizadores.
Nem tudo está perdido!
O tom de arrogância é nítido ,nesse comentário
@@edmarvieira4138
Você muito mais arrogante que ele
Útil importante relevante excelência
Tema incrível e super pertinente! Parabéns Celso, excelente escolha do assunto!
Super trabalho professor ! Parabéns e muito orbigado pela facilitação ao estudo deste grande filósofo e a aproximação com os temas atuais.
Boa tarde, professor lá se vão 13 anos do curso sobre a Ética. Foi uma exemplar introducao ao texto Spinoza no. Gratidão.
Saudade de você, Inaldo!
Para exercermos nossa empatia, poderíamos começar educando nossas crianças mais para a cooperação e colaboração e menos para a competição.
"atrasado em relação a mim mesmo" 🌻
Apreciei seus livros encaixotados!!!🤓
Grato!
Achei interessante a forma que o professor Fernando dispôs os livros :)
Estou adorando esse canal! Excelente!!!
"sou humano e tudo que é humano me interessa", uma máxima ótima se fôssemos eternos. Pena o tempo "comer seus filhos". Grande aula!
Eu gostei dessa forma de o professor guardar os livros.
Mas pensemos daqui pra frente em formas que utilizem outros materiais, menos plástico no nosso dia a dia.
SPINOSA É o melhor que temos neste mundo AFilosofia é a luz na escuridão
Excelente esse tema. Um conceito filosofico que tem uma longa historia. Mas, eu acredito que poderia seguir uma sequencia historica, começando com os pre-socraticos, Aristoteles, Platao, epicureus, estoicos...bem, nada impede que outros videos sejam encaixados nesse tema. Estamos estudando a epistola de Paulo aos romanos na segunda-feira em nossa igreja. Paulo usa palavras que tem historia no idioma grego, mas com um significado proprio. O uso dos pais da igreja, escolasticos e reformadores da palavra physin seria algo interessante para pesquisar.
Muito bom..👏👏👏👏
Esse conceito de natureza teve um papel importante nos debates cristologicos apos a suspensao das perseguiçoes aos cristaos no Imperio Romano com o Edito de Milao em 313 d.C.
Excelente! Até que ele não é tão sério...
Chico xavier recebeu um poema q diz q nao se deve reduzir o grao de areia é tao importante como qq outra coisa criada.
Adoro seu programa, parabéns! Vocês já pensaram em um programa sobre a filosofia Hermética? (Hermetismo)
Gostei.
O Deus de Spinoza está acima do espaço-tempo !
Muito bom! Deus seria o sopro inicial e o resto é inércia...
Acho que não. Visto que Deus estaria em produção incessante. Se não deixaria de ser. Mas de fato, dado Deus, sua essência/potência, os modos advém "dele".
👏👏👏
A razão e soberana no trio: Descartes, Leibniz, Espinoza; e até depois com Kant e seus sucessores. Fica só uma questão, será que só a religião apresenta certas aparentes contradições e aporias?
Você desconhece a dialética de Hegel: "tese, antítese e síntese"?
Deixe o Descartes fora. Não merece. Foi o q prejudicou demais a relação da humanidade com outros reinos da natureza. Disse por exemplo q os animais não sentem dor e q seus grunhidos eram o mesmo q o barulho de motores... máquinas ou coisa assim............!!!!!
Como se alto declaramos racionais se não sentimos ou vivemos em outros corpor que são causa de si e sempre estamos aprendendo com eles para nos preservar ao mundo em q eles vivem de maneira acadêmica? Não me entra na cabeça que somos melhores doq os animais
Me parece que Whitehead sob influencia de Espinoza dara origem a uma nova escola teologica, a teologia do processo.
Vi. Bom
Alguém me explica os livros da estante do Fernando Andrade estarem em caixas de plástico. Isso protege? Alguns livros meus, por mais que eu evite a luz do sol direta, estão se desgastando.
Olá, Darcio. Deixo-os assim organizados para serem protegidos da poeira e da poluição. E há a vantagem adicional de cada caixa reunir livros de uma mesma temática.
@@f.d.andrade ... e das famigeradas traças.
@@f.d.andrade Excelente ideia, protege e organiza. Vou começara fazer isso! Obrigado pela dica e parabéns pelo vídeo. Um abraço!
@@jessicadalcindasilva7113 Pois é, ainda tem as benditas traças, rsrsrsss
Darcio Souto Pense numa alternativa que não utilize plástico, por favor.
😍
Fiquei pensando que muito das especulações filosóficas e metafísicas são consideradas, igual a religião, como produtos da imaginação e literatura de ficção. Há os extremos do modernismo iluminista e do pos-modernismo niilista.
Muito boa explicação. Mas olha na hora do avião cair todo mundo grita por Deus. Para livrar da morte ou de perdoa-los na eternidade
A palavra que os dois colegas (boa conversa) procuraram, sobre “por que estamos nos destruindo”: o problema é político. Se dá pela maneira como as pessoas se relacionam. Criamos racionalmente a ideia de poder político, criamos poder econômico, criamos deus e deuses (devidamente instrumentalizados e funcionando bem até este século 21), embora a ciência, a razão, a materialidade natural e a torcida do Corinthians deixem claro: temos que desarmar essas bombas. São problemas políticos. Basicamente, temos de extinguir o capitalismo acumulativo, especulativos e escravizante de todos (menos a meia dúzia de sempre, de monarcas de ontem a bilionários de hoje) e as religiões, todas, uma a uma. Sem a violência discriminatória que é própria da religião, passaríamos a nos tratar como iguais, respeitando a humanidade de cada um. Vai levar tempo.
A voz de um radialista a do entrevistado. Kkkkkk muito bom
Espinoza e considerado o Pai da Critica Biblica. Levantou objeçoes sobre autoria dos livros biblicos. Foi rotulado de panteista.
sim, mas é rotulado como ateu mas as atitudes dele sempre foram voltadas para judaismo, ele tem ideias judaicas meio hassidicas, e pro ocidente isso é muito dificil de entender, estamos presos em conceitos antropomorficos
Estava me lembrando quando li Fichte, sobre essa autonomia humana. Espinoza preserva a lei sem o ou com uma redefinição do Legislador. O enredo da Bíblia é interessante pois o desejo de autonomia traz corrupção da natureza. A teonomia é a condição original.
Que razão poderia uma pessoa ter para viver ou mesmo para praticar qualquer ação, conforme Espinosa, uma vez que, conformme a filososifa dele, todos os indivíduos e a humanidade como um todo se reduzirão a nada no longo prazo? Para que existe algo em vez de nada existir, conforme Espinosa? Cono ele podia falar em ética, se tudo é regido por um determinismo absoluto, de modo que não existem nem livre-arbítrio nem responsabilidade moral?
Eu acho que se diz que Deus se cria , pra se refere expressamente a natureza, que do nada brota e cresce floresce, da folhas , surge nascente na qual se torna e se torna mar oceano , a natureza em si se forma
Acho interessante esse "Ele" para Deus, nao deveria ser essa "coisa"? Ha esse problema de algo impessoal dar origem a algo pessoal. A fe crista ensina o contrario.
Se não se usar a palavra " Deus", carregada de conceitos preestabelecidos, ficaria, didaticamente, mais claro.
Uma distinçao fundamental na cosmovisao judaico-crista e a de Criador e criatura. Poderia colocar os dois como imanencia e transcendencia, mas de alguma forma a Biblia une os dois no exemplo maximo e que e o climax da revelaçao, Jesus Cristo. A grosso modo a filosofia apresenta esses dois polos. Mas e quem disse que uma disciplina nao pode invadir outras? Ou englobar outras? Nao e essa uma das buscas que fazemos, um quadro amplo da realidade? O polimata busca isso.
Será que alguém compreende a filosofia de Espinosa? Será que Espinosa compreendia a filosofia espinosiana?
Me parece que Espinoza a sua maneira da continuidade aquilo que está na antropologia bíblica, o homem possui algo que Deus possui. A identificação da natureza externa com a natureza humana na sua origem e dependência vejo como algo difícil de acontecer seguindo as ideologias contemporâneas, a menos que houvesse uma conversão ao espinozismo. Tenho certo pessimismo quanto ao futuro, pois acredito que há um desejo insaciável de poder, dominação e riqueza material.
"...a existência do Universo não é evidência da existência de deus, ou qualquer tipo de deus. Chamar o Universo de deus , ou a natureza de deus, significa apenas que a pessoa deu outro nome para uma determinada coisa que já tinha um nome. Natureza continua sendo natureza e universo continua sendo universo e nenhum dos dois é deus. E nenhum dos dois se transforma em deus só porque foi chamado por esse nome....Não conhecemos o Universo o suficiente para dar a ele tais atributos e pretender que estejamos certos. Chamar o universo de deus é apenas dar outro nome para a mesma coisa. E o deus de Espinosa nada tem a ver também com o Multiuniverso desconhecido".
(Fonte livro à venda na Anazon: "Deus Não Existe e eu posso provar"; Divina de Jesus Scarpim; Ed . Essencial, 2021, SPaulo; pág.183/185).
OS ANIMAIS NÃO QUESTIONAM SOBRE SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA, EMBORA DEFENDAM A PRÓPRIA VIDA SE AMEAÇADOS A SI OU À SUA PROLE ...!
E SE DOMÉSTICOS OS SEUS DONOS ...
Esse ser que é causa de si (Deus), é um ser produtivo e não criativo como o Deus dos monoteístas e nem dos politeístas. Deus de Espinoza é tudo que se reproduz em si e em todo lugar. A natureza.
Quando eu soube do deus de Espinosa descobri quem é Deus.
Tudo a ver: um Übermensch adorando o deus de Spinoza a partir do jardim de Epicuro.
... o entrevistado se confunde com o que ele mesmo fala!!!...
tá na hora de trocar o apresentador
Ele diz q é dificil o Deus de Spinoza mas entao tem q aceitar Deus da religiao e pessoaliza-lo achando q é um velho de barba.
SPINOZA CERTAMENTE DEU O NOME DE "DEUS" AO SER CRIADOR DE SI MESMO E DA NATUREZA, PARA NÃO LEVAR OUTRA FACADA DE OUTRO FANÁTICO RELIGIOSO ...!!!
Bordine jo^ casa d@ lsvour@ !!@ morcego euaqui?¿¿🥳
O que é interessante nisso, o uso da razão, é que a prescrição não se harmoniza com a descrição. Até agora os homens tem explorado, destruído, escravizado, poluído, assassinado. Eles agem de forma antinatural e irracional. O que aconteceu? Em Romanos cap.1, o apóstolo Paulo irá encontrar a razão disso na supressão da verdade sobre o Criador. Não reconhecendo a Deus por meio da criação os homens se tornaram idólatras, servindo e adorando a criatura no lugar do Criador e corrompendo seu raciocínio e seu corpo como penalidade.
Deus substância? Sou ateu!