Pois é. E daí a gente Acha, ou pensa qué achou, por um tempo. Aí vem o tédio de Novo. A decepcão. E aí Vai. No final é Uma busca interminável. Sorte daqueles q tem e sabem desde cedo suas vocações. De qualquer Modo, Fé na busca. E que a gente possa se divertir um tiquinho no caminho
Gente, o filósofo Pondé já explicou melhor isso nos videos, as formas diferentes de encontrar o maior sentido de sua vida, são sempre: religião, política, ou alguma filosofia. Procurando as diferentes variações dentro desses temas, tenham certeza que pode encontrar sua motivação!!! Espero ter ajudado de alguma forma. Vocês podem também me achar tola mas sou astróloga e faço mapa astral. Se vocês descobrirem qual signo em Marte de vocês já da pra ter uma noção muito clara da motivação de suas vidas!
O tédio é o estado natural do ser humano, pois, dar sentido à vida é uma tarefa trabalhosa, quando se não tem o milagre da simplicidade entranhado no seu ser. O apelo do mundo mercado é de não ser simples, natural. Quando acontece o milagre de ver a vida com simplicidade, o tédio não existe. O apelo ditatorial do mercado de ter e ter sempre, faz-nos buscar coisas e preencher nosso tempo, sem racionalizar a respeito, pois racionalizar requer tempo e trabalho mental. Então, quando não temos essa demanda mercadológica e temos que parar, temos tempo pra pensar e dar sentido as coisas. Aí vemos que muitas coisas não tem sentido algum. Aí bate o tédio, tão normal a um ser que pensa e que procura a razão para tudo e cai a ficha que quase nada tem sentido! Meu exercício para não me entediar é aprender e buscar a simplicidade. Então, até sentir o vento bater em seu rosto, já é uma alegria e razão para viver, como disse o poeta Fernando Pessoa. 💜💜💜💜
"Em que medida você tá conectado com você mesmo e com aquilo que te move? Como você agarra aquilo que é você e que te impulsiona? Que é potência de vida, que é vital pra você, que é pulsão, que é desejo, que é impulso, que é aquilo que você é, que você gosta, que você faz? Porque eu diria o seguinte: se você está se sentindo muito entediado é que lá no fundo, bem no fundo, tudo o que você faz é levemente sem sentido e você está em uma posição de desconexão radical com você mesmo. (...) Eu ousaria propor que neste momento do mais radical tédio, a gente aceite olhar no olho do furacão e falar: o que será que me despertaria, o que será que me moveria de uma maneira radical?" 2:288:12 Transcrevi essas partes como uma forma de internalizar ainda mais essas palavras de grande potência e que remetem ao momento em que estou.
Exatamente o que sinto No fundo no fundo eu sei o que quero e qual seria meu desejo porém infelizmente nao posso realizar pois estou presa em uma cidade cuidando da minha mãe
A indústria do entretenimento está aqui justamente para nos destrair de nós mesmos. E não queremos lidar conosco. Então quando não temos nada interessante a fazer, entramos no tédio, e temos somente nós, nossos pensamentos, e a vida sem sentido...
Quando se descobre o lugar do gozo, a ansiedade toma o lugar do tédio, pois uma nova etapa se inicia: Encontrar recursos materiais, emocionais e psicológicos para construir a ponte que nos levará a esse gozo e estado de potência tão particular. Entraremos em contato agora com as faltas que nos constituem enquanto sujeitos, e que nos impedem de ser o que somos ou que desejamos ser, para de fato estar naquele que é o nosso lugar. Os "problemas" ou desafios não terminam com a descoberta do que faz nosso coração vibrar. A vida cotidiana se torna assim um contante convite à coragem. Nisso, o consumo imediatista se nos apresenta, e quase sempre abdicamos da coragem em prol da segurança. Ser um Ulisses em sua Odisséia, numa espera de 20 anos para retornar ao seu lugar de desejo não me parece ser uma característica do contemporâneo.
Tédio é aquilo impensável ao adentrar qualquer conteúdo que a Maria Homem nos oferece. São tantas as provocações colocadas que o sentimento imediato é de movimento, de busca, de dissipação com a ilusão do estático. Obrigado por mais essa reflexão!
O foda é que e se o que tu achas que é a solução pro tédio e o caminho pra uma suposta felicidade não for o centro do furacão? Puts, vem decepção, gatilho pra depressão, tempo perdido onde nesse mundo vc não se pode dar o luxo de perder... Nossa seria o meu sonho. Eu diria que uma das únicas invejas ( não sei se esse é o termo exato ) que eu tenho é quando eu percebo que alguém achou genuinamente o que a motiva. É lindo de se ver e acredito que seja melhor ainda sentir. Um dia quem sabe, chego lá . Você é foda Maria !
" ... desconexão com minha força vital", traduziu exatamente o que sinto. Por isso a falta de ânimo, de vontade, de garra p fazer o que " precisa" ser feito. Vídeo curto, porém com conteúdo essencial!! Obrigada!!
Lacan fala sobre o Inconsciente. O inconsciente é o lugar onde realmente somos. Afora o inconsciente, na consciência, vivemos de acordo com um aprendizado histórico-social. O inconsciente é pulsional, não é reflexivo. A consciência é o lugar onde os pensamentos precisam ser aceitos, apaziguados, civilizados. Então, onde penso não sou; onde sou, não penso.
E quando o problema é a falta de coragem? Você sabe quem é, sabe o que te move, sabe (em tese) o que deve fazer para trocar de rumo, porém está anestesiado pela estabilidade da zona de conforto? Não sinto tédio, mas sinto uma ansiedade ao tédio, porque sei que não terei qualquer orgulho da minha vida no futuro...
Nossa, falei isso ontem para meu psicanalista: de repente tive uma certa apreensão do momento: não temos escolhas, o direito de ir e vir nos deixa assim, sem.muita perspectiva de vida.
Ahhhhh, Maria! Sem dúvidas, você opera os melhores/mais transformadores/mais inspiradores/mais angustiantes e mais prazerosos vídeos do TH-cam! Obrigada por tanto!
Eu tava pensando sobre isso hoje: que tedio, a vida nao tem sentidoo (crise). Por quê faço exercícios físicos? Ser bonito? Saudável? Não sei. Só continuo
just livin eu faço por gostar, está aí o ponto, por qual motivo e pra quem vc faz? Se for por vc e para vc vai ser algo leve e natural, que te da prazer... Agora se for demanda de mercado... já fica vazio de sentido...
@@matheusdorneles2187 acredito que faço principalmente p me sentir bem com meu corpo, e me importo com saúde tb. Mas as vezes nas crises me pergunto se vale a pena ser bonito, ou mesmo saudável - já que todos vamos morrer, e saude não garante vida longa - sla. Só pensamentos sem resposta..
Já tenho um bloco de notas que nomeei de Maria Homem, porque é cada video incrível aqui, que preciso parar cada 2 min, anotar alguma coisa e refletir. Obrigada por nos encorajar a olhar no olho do furacão Maria! Você é incrível
Nunca soube identificar qual seria este meu desejo primordial e sempre tive consciência que estou tocando a vida. Parece impossível chegar a esta descoberta. Tá aí a pergunta de 1 milhão.
O tédio fala a linguagem do Tempo e ensina-te a mais importante lição da tua vida - a lição da tua total insignificância; contudo, o sentimento de inutilidade ou da importância limitada mesmo das tuas melhores e mais ardentes ações, é melhor do que a ilusão das suas consequências e a auto-satisfação correspondente.⏳
Afinal de contas chego à conclusão de que estive, assim como muitos, lutando contra a sociedade do tédio e querendo viabilizar o meu desejo a despeito de todas as tácitas e descaradas críticas que já recebi por querer cantar. Realmente, a única constatação que nos cabe fazer é a de que moldes nos sufocam por eles virem acompanhados da falácia da acomodação e de um curioso conforto do não-enfrentamento às adversidades que se colocam no nosso mais profundo desejo/pulsão de vida. Maria Homem, obrigado pela partilha, que tem, pelo menos para mim, um valor inestimável!
esse vídeo me trouxe um conforto estranho e um medo profundo: a única coisa que eu não tenho sentido é tédio, mas me angustia que a volta à normalidade me desconecte com o que me move de novo. sinto mais tédio e falta de motivação no movimento dos dias "normais".
Estou em meio às reflexões e movimentos vitais, e, reapareceu esse vídeo: começo - meio e fim de saltos múltiplos em meu coração... --- ... Ainda não sei de muita coisa, mas uma essencial sei... ---
Esse vídeo revirou minha vida. Fez eu parar de abafar aquela velha voz, você não gosta tanto assim de economia, está aí pelo grupo de pesquisa que pode te abrir portas, dinheiro, status acadêmico e político....enfim. Agora tô no processo de assumir o desejo e romper
Esse vídeo é tipo um soco no estômago, que dói, mas liberta. Sempre que assisto saio com uma reflexão diferente. Tenho muita admiração pela Maria, é incrível como ela nos provoca com sutileza e elegância, mesmo nas questões mais doloridas.
Não me lembro de ter sentido tédio na vida, acho que o oposto, sou sonhadora, sofro de excesso de desejos, várias coisas me motivam, acordo agitada, isso tb não é bom, gera ansiedade, cobranças, inúmeras frustações e as vezes até apatia. É triste envelhecer e deixar sonhos para trás. Continuo sonhando, mas não cabe tudo numa vida. Seria bom ouvir de vc sobre isso. Bjo, sua fã!
Mas e quem está perdido, não sabe qual o seu núcleo, o que deseja, o que motiva? Acredito que uma das coisas mais difíceis seja encontrar o caminho para essa descoberta... ainda mais sem estar podendo fazer terapia.
Só não entendo porq canal fútil de maquiagem com a blogueira burra e fazia que se preocupa apenas com a roupa que vai usa pra posta foto no inst tem 2mil 3mil ...e a personificação da sabedoria .. conhecimento..graciosidade. .. Ainda não tem. .
Total . O que eu soube nesta pandemia é de que eu gosto de e ou da água. Por enquanto é o que eu sei. Esse radical que me interessa, e muito! Obrigada Maria.
Quem me tira do tédio pode falar de tédio que nem assim me entedia (tô falando de você, Maria). Adoro romantizar meus comentários aqui no canal hahaha 💛
É onde eu digo que viver é sentir... O Fernando Pessoa, por exemplo (que estou começam a ler, conhecer...), diz que os sentidos dos seres humanos são preciosos. Numa frase, se não me engano, ele diz: "Não é o tédio a doença do aborrecimento de nada ter que fazer, mas a doença maior de se sentir que não vale a pena fazer nada." Valorizem cada sentimento que aflora no dia a dia, como a de fazer um almoço... Um momento a sós consigo mesmo, lendo um livro ou criando/aprendendo algo novo... Uma companhia que seja íntimo(a), que aliás, pode se tornar íntimo(a), conheça a pessoa de fato, não é... Pois a experiência será sempre única. Paz, tranquilidade e se deliciem com a vida! (Sem soar coaching, certo. É só sendo humano mesmo hahaha).
É isso mesmo, acertou em cheio. Acabo de descobrir que minha vida não tem sentido. O que acontece é um falso sentido que eu mesmo comprei com as atividades de trabalhos etc, etc... quando tiram isso a vida fica um tédio. Simples assim.
Isso mesmo doutora , tava tudo muito rápido, a pandemia trouxe um mal e também um bem de qualidade de vida. Fiquei meio louca no início parar tudo , que louco. Mas , agora tá tudo tão mais calmo na minha mente. Eu precisava parar de alguma maneira para descobrir algo melhor pra mim. Obrigada falou tudo. Sem tédio. Só vida fluindo normalmente , o que antes era inimaginável .
Você me moveu!!! Consegui sair de dois vícios nessa pandemia!! Cigarro é redes sociais não fazem mais parte do meu dia a dia... Seus vídeos são sensacionais... Faz a coisa parecer simples... Obrigado!!
eu estou há dias sentindo total desgosto pela vida por n sentir prazer em absolutamente mais nada. eu como só por comer pq nem isso pra mim tem sentido. beira uma depressão e um sentimento suicida mas eu amo a vida. eu tô há dias pensando em como começar uma terapia e tratar disso pois eu n entendia oq eu sinto até que do nada esse vídeo pula na minha tl... sinceramente o universo vive mesmo. gratidão.
O tédio parece da mesma família de outros fenômenos que eu descobri esses dias: o comportamento blasé, a anedonia e o embotamento afetivo. É um bom tema pra se discutir.
Tenho a sensação de estar vivendo uma melancolia ativa. Tipo, saudades do que vou ser. Tipo, andando numa esteira rolante infinita. Tipo, agora posso observar de forma calma quem estava aqui dentro, me chamando ao longe e eu não parava pra escutar. Camadas estão se dissolvendo aos poucos. Está sendo melancolicamente surpreendente. Tempo para errar sabe?
Verdade, o tédio sempre existiu, porém está maquiado pela correria do dia a dia, achamos que nossa vida é uma maravilha, que temos uma família perfeita, mas quando paramos para pensar, para refletir sobre a nossa vida, percebemos que é um tédio mesmo, as vezes a vida fica sem sentido, infelizmente.
Muito bom mesmo, Maria! Foi "direta no gatilho", "sem dó nem piedade"... Talvez impróprio para quem estiver entediado (ou talvez não). Mas não há como negar, você desnudou o conceito de tédio, desconfinou-o. Tem razão: é preciso repensar e reinventar o "movimento de falação e de fazeção" em que estamos e que usamos para nos enganarmos e para fugirmos de nós mesmos... Já nem esperava "o sopro de vida" no final. 😉 Beijo 🌹
Maria homem sempre com discussões e questionamentos bastante oportunos . Hoje mesmo refleti sobre essa sensação de tédio. Tal como a angústia, acredito que o tédio serve de bússola para o nosso processo de autoconhecimento.
Maria, você poderia fazer um video indicando caminhos para a gente descobrir esse desejo/ potência? Formas que possam nos ajudar a pensar nessa pergunta "pelo que eu despertaria"? Porque eu aceito o desafio, mas não sei nem por onde começar.
Tem uma técnica que talvez possa ajudar. Você fechar os olhos e mentalizar como seria você na sua vida ideal, se você tivesse superado todos os medos, todos os obstáculos, tivesse "chegado lá", qual tipo de pessoa seria, o emprego, a casa, a família, a aparência, o que você acharia de si mesma quando se olhasse no espelho, seria mais segura? Como se vestiria, qual sua postura corporal? O que seria diferente? O que seus familiares diriam dessa você? Se permitir mentalizar essa vida ideal nos ajuda a perceber nossos desejos. E um detalhe, a ideia não é se culpar por estar longe da pessoa ideal, mas, se permitir enxergar como essa pessoa já está na gente de alguma forma e perceber as amarras que nos impedem de ser. É uma forma de nos amarmos mais.
Nossa! Esse vídeo é exatamente o que tenho pensado durante a quarentena. Principalmente por estar isolado da família, somente com meu companheiro, que é quem aguenta minhas crises. Quanto mais tempo passa a quarentena, mais eu chego a conclusão de que tudo que eu fazia quando tinha uma vida "normal" eram somente distrações do tédio, que na real não tinha uma motivação. Trabalho pra receber e não morrer de fome. Estudo pra poder ter um trabalho que me renda um salário maior e eu possa pelo menos usufruir de algum entretenimento que na real só serve pra distrair quando não estou ocupado com estudo e trabalho. Cadê a motivação?
Ano passado, lembro de ter experimentado uma sensação de tédio num domingo ensolarado quando pedalava. Estranhei. Afinal estava fazendo uma das coisas q mais gosto na vida: Pedalar. Voltei pra casa e a sensação me acompanhou por um tempo e só se dissolveu quando achei uma leitura na internet q abordava o tema. Somos um labirinto que se conecta com o externo. às vezes capturamos algo no ambiente que desperta o tédio dentro de nós. No meu caso, teve a ver com a cidade que moro e outras cositas mais.
Acho, então, q estou indo bem... me sinto virada pelo avesso e estão brotando desejos em mim! Quanto a vc Maria, fico encantada! Olhando bem nos seus olhos enquanto vc fala
Nossa, um dos vídeos mais emblemáticos e significativos pra mim. Muito obrigado. Além de explanar de forma excelente o tema, você olhou firmemente para a câmera; parece que estava falando comigo, e conseguiu alcançar o meu coração. Parece que algum momento eu perdi essa força de ter ''pelo o que lutar'' justamente por aquilo (seja o que for) ter perdido o valor aos meus olhos. E enquanto a busco penso: "Fará algum sentido executar isso nesse mundo?" - Depois de solto esses pensamentos, demonstra-se ser um caminho sem volta. Enfim.. Gratidão !!
Uma vez eu disse a um acadêmico que a máxima de Schopenhauer “A vida é um pêndulo que oscila entre o sofrimento e o tédio” era na verdade sobre a incapacidade dele mesmo de viver por uma causa,por laços,propósitos e pelo desejo. Ele me chamou de burra e disse que era uma ousadia eu dar opinião sobre o que eu não sabia 🤣🤣🤣🤣
Creio q apesar da quarentena, sinto até menos tédio que antes, quando me aposentei. Passei a observar mais os animais que crio e com eles, descobri o "não fazer" ou o pouco fazer e só com isso tenho tido pouco tédio. Não tenho forçado o desejo, ele vem quando menos espero.
Eu cheguei à uma determinada conclusão que está relacionada ao meu sistema de crenças. Dito isso, essas atividades prosaicas que você apontou como preenchimento para dar sentido à vida são uma realidade na minha vida. E depois de anos de terapia, depois de tanto escuta-la,depois de estudos sobre o budismo, hinduísmo ; depois de tanto ler Machado de Assis, Lima Barreto, Tennessee Williams, Charles Baudelaire ( quando você falou “ spleen” , lembrei-me de “ Le Spleen de Paris “) e Nelson Rodrigues, surgiu a pergunta como constatação: “ O QUE EU ESTAVA FAZENDO ? ? “ “ Toda aquela correria, agitação, antecipação foi realmente necessária?? Quão necessária?? “
Eu esperava uma pancada maior, eu achei que você deu um drama : ) Porque a vida é alegria e tristeza, não dá para fugir disto, é a questão da fase adulta, saber lidar com as frustrações, e neste período da pandemia, estamos frustrados porque a vida mudou assim de repente, ninguém nos avisou, ninguém pediu a nossa permissão, "mas a vida é assim e a morte também" . Pensamos que controlamos tudo, mas isto também é outra ilusão. Eu tenho uma coisa que é de mim, quando algo de muito forte acontecesse na minha vida, eu penso logo; eu preciso aprender nesta lacuna, o que seria?? Estamos diante de uma pandemia, pior, estamos também diante de um total descaso dos nossos governantes, pessoas estão perdendo os seus empregos as pencas, ou esperando um leito num hospital qualquer, e os nossos governantes estão pouco se lixando para o nosso país e para este povo que morre. Teremos que nos preparar para o que há de vir e que pegará a todos nós, de alguma forma. Serei dura : bora ser adulto e parar de choramingar com o paninho. A pulsão de vida já começa aí, bora que a vida é assim. Penso que neste momento a maior filosofia que existe é sobreviver a tudo isto, e não levar a doença para ninguém, ter a responsabilidade sobre nós mesmos , e isto é forte, será que temos esta responsabilidade ? É um momento de silenciar, ou talvez fazer algo novo , repetimos esquemas, somos soldados da rotina diária , temos medo do que é novo, mudanças nos apavora porque tendemos a ser acomodados, gasta menos energia, eu adoro aquele poema do Pablo Neruda Morre lentamente, pensei nele agora. Grande abraço querida, gosto de te ouvir : )
Joga na cara mesmo, Maria, que eu dou um jeito de aguentar a pressão. Afinal, assisto aos seus vídeos para desafiar meus consensos mesmo. Se fosse pra ouvir agrados e me manter na zona de conforto, eu assistia vídeo de coach. 🤣
OMG, esse vídeo é mecher com qualquer estrutura subjetiva. Ótimas reflexões. E vale a pergunta: "em que medida estamos conectados com a nossa potência, com aquilo que nos move"?
" eu não sei se você vai gostar do que eu vou falar, mas eu vou falar ok". mulher, a gente aguenta o soco
a gente ta aqui por esse soco hahahah
mulher, olha a política que a gente é obrigado a aguentar todo dia. Vai por mim, noix sustenta
@@CarlosHenrique-sv7lq meudeus sim, menino do céu
@@CarlosEduardo-vf3us maria homem, é suspiro necessário, né não?
Preparadahs
ciente disso eu sempre estive de alguma forma, o problema é: achar esse eixo, esse norte, essa motivação...
sim, pois é...
Pois é. E daí a gente Acha, ou pensa qué achou, por um tempo. Aí vem o tédio de Novo. A decepcão. E aí Vai. No final é Uma busca interminável. Sorte daqueles q tem e sabem desde cedo suas vocações. De qualquer Modo, Fé na busca. E que a gente possa se divertir um tiquinho no caminho
Tbm quero achar , onde encontrar ??? 🤔
Achar o próprio desejo é não o ter mais como desejo... bordejamos ele...temos pistas...mas saber exatamente...difícil rs
Gente, o filósofo Pondé já explicou melhor isso nos videos, as formas diferentes de encontrar o maior sentido de sua vida, são sempre: religião, política, ou alguma filosofia. Procurando as diferentes variações dentro desses temas, tenham certeza que pode encontrar sua motivação!!! Espero ter ajudado de alguma forma. Vocês podem também me achar tola mas sou astróloga e faço mapa astral. Se vocês descobrirem qual signo em Marte de vocês já da pra ter uma noção muito clara da motivação de suas vidas!
O tédio é o estado natural do ser humano, pois, dar sentido à vida é uma tarefa trabalhosa, quando se não tem o milagre da simplicidade entranhado no seu ser. O apelo do mundo mercado é de não ser simples, natural. Quando acontece o milagre de ver a vida com simplicidade, o tédio não existe. O apelo ditatorial do mercado de ter e ter sempre, faz-nos buscar coisas e preencher nosso tempo, sem racionalizar a respeito, pois racionalizar requer tempo e trabalho mental. Então, quando não temos essa demanda mercadológica e temos que parar, temos tempo pra pensar e dar sentido as coisas. Aí vemos que muitas coisas não tem sentido algum. Aí bate o tédio, tão normal a um ser que pensa e que procura a razão para tudo e cai a ficha que quase nada tem sentido! Meu exercício para não me entediar é aprender e buscar a simplicidade. Então, até sentir o vento bater em seu rosto, já é uma alegria e razão para viver, como disse o poeta Fernando Pessoa. 💜💜💜💜
👏 fantastico
Melhor comentário 👏🏻👏🏻👏🏻
Para Leminski seria resgatar e viver o "in-utensílio".
Você me traduziu
Sim!!!! Obrigada por verbalizar algo que sinto! ❤️
"Em que medida você tá conectado com você mesmo e com aquilo que te move? Como você agarra aquilo que é você e que te impulsiona? Que é potência de vida, que é vital pra você, que é pulsão, que é desejo, que é impulso, que é aquilo que você é, que você gosta, que você faz? Porque eu diria o seguinte: se você está se sentindo muito entediado é que lá no fundo, bem no fundo, tudo o que você faz é levemente sem sentido e você está em uma posição de desconexão radical com você mesmo. (...) Eu ousaria propor que neste momento do mais radical tédio, a gente aceite olhar no olho do furacão e falar: o que será que me despertaria, o que será que me moveria de uma maneira radical?"
2:28 8:12
Transcrevi essas partes como uma forma de internalizar ainda mais essas palavras de grande potência e que remetem ao momento em que estou.
incrível esse trcho.
Exatamente o que sinto
No fundo no fundo eu sei o que quero e qual seria meu desejo porém infelizmente nao posso realizar pois estou presa em uma cidade cuidando da minha mãe
A indústria do entretenimento está aqui justamente para nos destrair de nós mesmos. E não queremos lidar conosco. Então quando não temos nada interessante a fazer, entramos no tédio, e temos somente nós, nossos pensamentos, e a vida sem sentido...
E que sentido você quer dar? Talvez esta seja a indagação em meio ao tédio.
@@lorenacunhadesouza9659 já me conformei q a vida não tem sentido (nihilismo) ent tento arranjar motivação em meio ao nada
Perfeito
Sabia q falo em casa que deveríamos receber $$ pra assistir a TV e séries
Quando se descobre o lugar do gozo, a ansiedade toma o lugar do tédio, pois uma nova etapa se inicia: Encontrar recursos materiais, emocionais e psicológicos para construir a ponte que nos levará a esse gozo e estado de potência tão particular. Entraremos em contato agora com as faltas que nos constituem enquanto sujeitos, e que nos impedem de ser o que somos ou que desejamos ser, para de fato estar naquele que é o nosso lugar. Os "problemas" ou desafios não terminam com a descoberta do que faz nosso coração vibrar. A vida cotidiana se torna assim um contante convite à coragem. Nisso, o consumo imediatista se nos apresenta, e quase sempre abdicamos da coragem em prol da segurança.
Ser um Ulisses em sua Odisséia, numa espera de 20 anos para retornar ao seu lugar de desejo não me parece ser uma característica do contemporâneo.
Uau! Perfeitamente colocado. Me identifiquei com a ansiedade e a busca por essa ponte.
Tédio é aquilo impensável ao adentrar qualquer conteúdo que a Maria Homem nos oferece. São tantas as provocações colocadas que o sentimento imediato é de movimento, de busca, de dissipação com a ilusão do estático. Obrigado por mais essa reflexão!
fato!
"Cadê? Cadê o fio desse desejo?" Tenho me perguntado isso antes mesmo da quarentena e agora parece que virou inevitável.
É isso, qual me fio? E se eu não tiver?
Eu tenho um apreço tão grande a figura da Maria, parece que somos até amigos, deve ser pelo tempo q eu a acompanho. Obrigado pelos vídeos
Sinto o msm hahhah
Eu também tenho o mesmo sentimento de autoidentificação
Eu também sinto isso !!!
mais uma dizendo o mesmo, rsrsrs...
O foda é que e se o que tu achas que é a solução pro tédio e o caminho pra uma suposta felicidade não for o centro do furacão? Puts, vem decepção, gatilho pra depressão, tempo perdido onde nesse mundo vc não se pode dar o luxo de perder... Nossa seria o meu sonho. Eu diria que uma das únicas invejas ( não sei se esse é o termo exato ) que eu tenho é quando eu percebo que alguém achou genuinamente o que a motiva. É lindo de se ver e acredito que seja melhor ainda sentir. Um dia quem sabe, chego lá . Você é foda Maria !
" ... desconexão com minha força vital", traduziu exatamente o que sinto. Por isso a falta de ânimo, de vontade, de garra p fazer o que " precisa" ser feito. Vídeo curto, porém com conteúdo essencial!!
Obrigada!!
Maria is a wonderful intellectual person. She is clear in her words, even when talk about deep concepts. It's a pleasure hearing her reflections. 🌻
Maria Homem, brinde-nos com a tradução dessa frase de Lacan:
"Penso onde não sou e sou onde não penso."
não seria uma perspectiva de vida na qual Alberto Caeiro se aventura em seus poemas?
Lacan fala sobre o Inconsciente. O inconsciente é o lugar onde realmente somos. Afora o inconsciente, na consciência, vivemos de acordo com um aprendizado histórico-social. O inconsciente é pulsional, não é reflexivo. A consciência é o lugar onde os pensamentos precisam ser aceitos, apaziguados, civilizados. Então, onde penso não sou; onde sou, não penso.
@@carinediasdossantos3239 obrigada!!
@@carinediasdossantos3239 muito bom
Minha nossa, lá vem Maria e as verdades inconvenientes! Maravilhosa!
E quando o problema é a falta de coragem? Você sabe quem é, sabe o que te move, sabe (em tese) o que deve fazer para trocar de rumo, porém está anestesiado pela estabilidade da zona de conforto?
Não sinto tédio, mas sinto uma ansiedade ao tédio, porque sei que não terei qualquer orgulho da minha vida no futuro...
Nossa, falei isso ontem para meu psicanalista: de repente tive uma certa apreensão do momento: não temos escolhas, o direito de ir e vir nos deixa assim, sem.muita perspectiva de vida.
Maria Homem é a Clarice Linspector da Psicólogia.
real oficial
Ahhhhh, Maria! Sem dúvidas, você opera os melhores/mais transformadores/mais inspiradores/mais angustiantes e mais prazerosos vídeos do TH-cam! Obrigada por tanto!
Eu tava pensando sobre isso hoje: que tedio, a vida nao tem sentidoo (crise). Por quê faço exercícios físicos? Ser bonito? Saudável? Não sei. Só continuo
just livin eu faço por gostar, está aí o ponto, por qual motivo e pra quem vc faz? Se for por vc e para vc vai ser algo leve e natural, que te da prazer... Agora se for demanda de mercado... já fica vazio de sentido...
Para que a Matrix possa sugar sua energia e alimentar os robôs.
@@matheusdorneles2187 acredito que faço principalmente p me sentir bem com meu corpo, e me importo com saúde tb. Mas as vezes nas crises me pergunto se vale a pena ser bonito, ou mesmo saudável - já que todos vamos morrer, e saude não garante vida longa - sla. Só pensamentos sem resposta..
@@samirnassif pensar assim é mais divertido!
Eu tenho pensado muito sobre isso . Parece que realmente não faz sentido. Fora essa loucura de pessoas guerreando entre si por TUDO.
Depois desse vídeo, eu tenho ainda mais certeza que preciso conversar com um psicólogo ou um psicanalista.
Já tenho um bloco de notas que nomeei de Maria Homem, porque é cada video incrível aqui, que preciso parar cada 2 min, anotar alguma coisa e refletir. Obrigada por nos encorajar a olhar no olho do furacão Maria! Você é incrível
Nunca soube identificar qual seria este meu desejo primordial e sempre tive consciência que estou tocando a vida. Parece impossível chegar a esta descoberta. Tá aí a pergunta de 1 milhão.
O nosso maior campo de estudo: nós mesmos.
Tocar a vida e não, ser tocada pela vida, para mim, é ter o olhar preso defensivamente no mundo externo. Excelente Maria Homem!
O tédio fala a linguagem do Tempo e ensina-te a mais importante lição da tua vida - a lição da tua total insignificância; contudo, o sentimento de inutilidade ou da importância limitada mesmo das tuas melhores e mais ardentes ações, é melhor do que a ilusão das suas consequências e a auto-satisfação correspondente.⏳
Estou me sentindo muito bem em ficar em casa.
Minha casa , conforto,recolhimento, cuidado de si,descanso,cozinhar pra mim, tranquilidade....
😊🥰
Afinal de contas chego à conclusão de que estive, assim como muitos, lutando contra a sociedade do tédio e querendo viabilizar o meu desejo a despeito de todas as tácitas e descaradas críticas que já recebi por querer cantar. Realmente, a única constatação que nos cabe fazer é a de que moldes nos sufocam por eles virem acompanhados da falácia da acomodação e de um curioso conforto do não-enfrentamento às adversidades que se colocam no nosso mais profundo desejo/pulsão de vida. Maria Homem, obrigado pela partilha, que tem, pelo menos para mim, um valor inestimável!
esse vídeo me trouxe um conforto estranho e um medo profundo: a única coisa que eu não tenho sentido é tédio, mas me angustia que a volta à normalidade me desconecte com o que me move de novo. sinto mais tédio e falta de motivação no movimento dos dias "normais".
Estou em meio às reflexões e movimentos vitais, e, reapareceu esse vídeo: começo - meio e fim de saltos múltiplos em meu coração... --- ... Ainda não sei de muita coisa, mas uma essencial sei... ---
"O Corre-corre da cidade grande, tanta gente anda, mas estou só"
Ja não sei dizer qual desses lugares me doem mais.
@@aurelioxl Totalmente legal linkarmos essa música com o assunto do vídeo! Arigatou Gozaimasu, no final , na verdade não estamos sós
Esse vídeo revirou minha vida. Fez eu parar de abafar aquela velha voz, você não gosta tanto assim de economia, está aí pelo grupo de pesquisa que pode te abrir portas, dinheiro, status acadêmico e político....enfim. Agora tô no processo de assumir o desejo e romper
Esse vídeo é tipo um soco no estômago, que dói, mas liberta. Sempre que assisto saio com uma reflexão diferente. Tenho muita admiração pela Maria, é incrível como ela nos provoca com sutileza e elegância, mesmo nas questões mais doloridas.
Não me lembro de ter sentido tédio na vida, acho que o oposto, sou sonhadora, sofro de excesso de desejos, várias coisas me motivam, acordo agitada, isso tb não é bom, gera ansiedade, cobranças, inúmeras frustações e as vezes até apatia. É triste envelhecer e deixar sonhos para trás. Continuo sonhando, mas não cabe tudo numa vida. Seria bom ouvir de vc sobre isso. Bjo, sua fã!
Mas e quem está perdido, não sabe qual o seu núcleo, o que deseja, o que motiva? Acredito que uma das coisas mais difíceis seja encontrar o caminho para essa descoberta... ainda mais sem estar podendo fazer terapia.
"Eu não sei se você vai gostar do que eu vou falar, mas eu vou falar..." Já gostei! Adoro! Pura instigação!
A personificação da sabedoria ...adoro essa mulher
Mariaaaa..maravilhosa...nos faz pensar que tudo e válido..que podemos ser nós mesmos...diante do caos que é viver.... obrigada mestra
.....
O problema é bancar esse desejo
Exatamente. Bancar nossos sonhos e desejos nesse caos de mundo que vivemos nos deixa vulneráveis.
Só não entendo porq canal fútil de maquiagem com a blogueira burra e fazia que se preocupa apenas com a roupa que vai usa pra posta foto no inst tem 2mil 3mil ...e a personificação da sabedoria .. conhecimento..graciosidade. ..
Ainda não tem. .
Total . O que eu soube nesta pandemia é de que eu gosto de e ou da água. Por enquanto é o que eu sei. Esse radical que me interessa, e muito! Obrigada Maria.
Quem me tira do tédio pode falar de tédio que nem assim me entedia (tô falando de você, Maria). Adoro romantizar meus comentários aqui no canal hahaha 💛
♥️
É onde eu digo que viver é sentir...
O Fernando Pessoa, por exemplo (que estou começam a ler, conhecer...), diz que os sentidos dos seres humanos são preciosos.
Numa frase, se não me engano, ele diz:
"Não é o tédio a doença do aborrecimento de nada ter que fazer, mas a doença maior de se sentir que não vale a pena fazer nada."
Valorizem cada sentimento que aflora no dia a dia, como a de fazer um almoço... Um momento a sós consigo mesmo, lendo um livro ou criando/aprendendo algo novo... Uma companhia que seja íntimo(a), que aliás, pode se tornar íntimo(a), conheça a pessoa de fato, não é... Pois a experiência será sempre única.
Paz, tranquilidade e se deliciem com a vida!
(Sem soar coaching, certo. É só sendo humano mesmo hahaha).
É isso mesmo, acertou em cheio. Acabo de descobrir que minha vida não tem sentido. O que acontece é um falso sentido que eu mesmo comprei com as atividades de trabalhos etc, etc... quando tiram isso a vida fica um tédio. Simples assim.
Isso mesmo doutora , tava tudo muito rápido, a pandemia trouxe um mal e também um bem de qualidade de vida. Fiquei meio louca no início parar tudo , que louco. Mas , agora tá tudo tão mais calmo na minha mente. Eu precisava parar de alguma maneira para descobrir algo melhor pra mim. Obrigada falou tudo. Sem tédio. Só vida fluindo normalmente , o que antes era inimaginável .
Você me moveu!!! Consegui sair de dois vícios nessa pandemia!! Cigarro é redes sociais não fazem mais parte do meu dia a dia... Seus vídeos são sensacionais... Faz a coisa parecer simples... Obrigado!!
eu estou há dias sentindo total desgosto pela vida por n sentir prazer em absolutamente mais nada. eu como só por comer pq nem isso pra mim tem sentido. beira uma depressão e um sentimento suicida mas eu amo a vida. eu tô há dias pensando em como começar uma terapia e tratar disso pois eu n entendia oq eu sinto até que do nada esse vídeo pula na minha tl... sinceramente o universo vive mesmo. gratidão.
Maravilhosa, simples e direta. Obrigada Maria Homem
O tédio parece da mesma família de outros fenômenos que eu descobri esses dias: o comportamento blasé, a anedonia e o embotamento afetivo. É um bom tema pra se discutir.
Autoconhecimento é a chave.
Maria homem = instant like
Adorei esse formato de vídeo e adoro os "socos no estomago" que você dá. obrigada!
Tenho a sensação de estar vivendo uma melancolia ativa. Tipo, saudades do que vou ser. Tipo, andando numa esteira rolante infinita. Tipo, agora posso observar de forma calma quem estava aqui dentro, me chamando ao longe e eu não parava pra escutar. Camadas estão se dissolvendo aos poucos. Está sendo melancolicamente surpreendente. Tempo para errar sabe?
Verdade, o tédio sempre existiu, porém está maquiado pela correria do dia a dia, achamos que nossa vida é uma maravilha, que temos uma família perfeita, mas quando paramos para pensar, para refletir sobre a nossa vida, percebemos que é um tédio mesmo, as vezes a vida fica sem sentido, infelizmente.
Maravilhoso o quanto nos faz refletir. Obrigada.
Muito bom mesmo, Maria!
Foi "direta no gatilho", "sem dó nem piedade"... Talvez impróprio para quem estiver entediado (ou talvez não). Mas não há como negar, você desnudou o conceito de tédio, desconfinou-o.
Tem razão: é preciso repensar e reinventar o "movimento de falação e de fazeção" em que estamos e que usamos para nos enganarmos e para fugirmos de nós mesmos... Já nem esperava "o sopro de vida" no final. 😉 Beijo 🌹
Maria homem sempre com discussões e questionamentos bastante oportunos . Hoje mesmo refleti sobre essa sensação de tédio. Tal como a angústia, acredito que o tédio serve de bússola para o nosso processo de autoconhecimento.
Incrível reflexão Maria!
Vivi isso por séculos. Maria, você conseguiu colocar em palavras essa condição que nos desumaniza, desvitaliza. Obrigada!
Maria, você poderia fazer um video indicando caminhos para a gente descobrir esse desejo/ potência?
Formas que possam nos ajudar a pensar nessa pergunta "pelo que eu despertaria"?
Porque eu aceito o desafio, mas não sei nem por onde começar.
Tem uma técnica que talvez possa ajudar. Você fechar os olhos e mentalizar como seria você na sua vida ideal, se você tivesse superado todos os medos, todos os obstáculos, tivesse "chegado lá", qual tipo de pessoa seria, o emprego, a casa, a família, a aparência, o que você acharia de si mesma quando se olhasse no espelho, seria mais segura? Como se vestiria, qual sua postura corporal? O que seria diferente? O que seus familiares diriam dessa você? Se permitir mentalizar essa vida ideal nos ajuda a perceber nossos desejos. E um detalhe, a ideia não é se culpar por estar longe da pessoa ideal, mas, se permitir enxergar como essa pessoa já está na gente de alguma forma e perceber as amarras que nos impedem de ser. É uma forma de nos amarmos mais.
Nossa! Esse vídeo é exatamente o que tenho pensado durante a quarentena. Principalmente por estar isolado da família, somente com meu companheiro, que é quem aguenta minhas crises.
Quanto mais tempo passa a quarentena, mais eu chego a conclusão de que tudo que eu fazia quando tinha uma vida "normal" eram somente distrações do tédio, que na real não tinha uma motivação. Trabalho pra receber e não morrer de fome. Estudo pra poder ter um trabalho que me renda um salário maior e eu possa pelo menos usufruir de algum entretenimento que na real só serve pra distrair quando não estou ocupado com estudo e trabalho.
Cadê a motivação?
Me chamem de Ismael...
Amo seguir seus ensinamentos!!!
Maria, são as "camadas da cebola" que precisamos ir tirando e tirando e tirando... gratidão
Venho sempre aqui levar uns tapas.❤️
tmb
@@stam33 😅✌️🙈
Que video sensacional! Adorei a reflexão.
Maria, seus vídeos são essenciais pra uma vida mais lúcida!
Ano passado, lembro de ter experimentado uma sensação de tédio num domingo ensolarado quando pedalava. Estranhei. Afinal estava fazendo uma das coisas q mais gosto na vida: Pedalar. Voltei pra casa e a sensação me acompanhou por um tempo e só se dissolveu quando achei uma leitura na internet q abordava o tema. Somos um labirinto que se conecta com o externo. às vezes capturamos algo no ambiente que desperta o tédio dentro de nós. No meu caso, teve a ver com a cidade que moro e outras cositas mais.
Acho, então, q estou indo bem... me sinto virada pelo avesso e estão brotando desejos em mim! Quanto a vc Maria, fico encantada! Olhando bem nos seus olhos enquanto vc fala
Nossa, um dos vídeos mais emblemáticos e significativos pra mim. Muito obrigado. Além de explanar de forma excelente o tema, você olhou firmemente para a câmera; parece que estava falando comigo, e conseguiu alcançar o meu coração.
Parece que algum momento eu perdi essa força de ter ''pelo o que lutar'' justamente por aquilo (seja o que for) ter perdido o valor aos meus olhos. E enquanto a busco penso: "Fará algum sentido executar isso nesse mundo?" - Depois de solto esses pensamentos, demonstra-se ser um caminho sem volta. Enfim..
Gratidão !!
AMO essa mulher!! 😍
Maria Homem foi minha descoberta maravilhosa de quarentena.
Um dos melhores vídeos que eu já vi em toda vida. Tocou fundo. Parabéns, Maria!
Muitas fazeções, boa palavra. E falações. Que só servem pra preencher o tempo. Ou tomar. Eu me senti entendida por você. Vai me ajudar.
Adoraria que todos os vídeos tivessem legendas. Os poucos que tem meus amigos de fora amaram. ♥️
Obrigada pelo vídeo! Necessário
Vídeo pesadíssimo! Muito obrigado por cada palavra. Tenho que procurar essa motivação e esse fio e agarra-lo pro resto da vida. 💙
Poderia te escutar por dias! Posta vídeos mais longos 🙏🏻🙏🏻
Que importantíssima essa fala Maria, vou passar para pessoas, acho super importante, agradeço seu vídeo ☀️
Nunca vi uma legenda tão boa e precisa, ficou excelente!
Uma vez eu disse a um acadêmico que a máxima de Schopenhauer “A vida é um pêndulo que oscila entre o sofrimento e o tédio” era na verdade sobre a incapacidade dele mesmo de viver por uma causa,por laços,propósitos e pelo desejo. Ele me chamou de burra e disse que era uma ousadia eu dar opinião sobre o que eu não sabia 🤣🤣🤣🤣
Nunca descobri o que me move além da luta por sobrevivência.
outra delícia de vídeo! surras que precisamos tomar. obrigada pelo seu discurso potente.
Creio q apesar da quarentena, sinto até menos tédio que antes, quando me aposentei. Passei a observar mais os animais que crio e com eles, descobri o "não fazer" ou o pouco fazer e só com isso tenho tido pouco tédio. Não tenho forçado o desejo, ele vem quando menos espero.
Eu cheguei à uma determinada conclusão que está relacionada ao meu sistema de crenças. Dito isso, essas atividades prosaicas que você apontou como preenchimento para dar sentido à vida são uma realidade na minha vida. E depois de anos de terapia, depois de tanto escuta-la,depois de estudos sobre o budismo, hinduísmo ; depois de tanto ler Machado de Assis, Lima Barreto, Tennessee Williams, Charles Baudelaire ( quando você falou “ spleen” , lembrei-me de “ Le Spleen de Paris “) e Nelson Rodrigues, surgiu a pergunta como constatação: “ O QUE EU ESTAVA FAZENDO ? ? “ “ Toda aquela correria, agitação, antecipação foi realmente necessária?? Quão necessária?? “
Adoro videos / palestras dela...Mto obrigado de Italia
Esse vídeo é indescritivelmente uma das coisas mais potentes e belas que já vi de conteúdo no youtube!
Perfeito, Maria. Você sempre tão lúcida e nos provocando à lucidez.
Mulher, você é sensacional. Que tapa na cara essa reflexão
Vontade de te guardar em um pontinho. Quanta sabedoria e luz!
Eu esperava uma pancada maior, eu achei que você deu um drama : )
Porque a vida é alegria e tristeza, não dá para fugir disto, é a questão da fase adulta, saber lidar com as frustrações, e neste período da pandemia, estamos frustrados porque a vida mudou assim de repente, ninguém nos avisou, ninguém pediu a nossa permissão, "mas a vida é assim e a morte também" . Pensamos que controlamos tudo, mas isto também é outra ilusão. Eu tenho uma coisa que é de mim, quando algo de muito forte acontecesse na minha vida, eu penso logo; eu preciso aprender nesta lacuna, o que seria??
Estamos diante de uma pandemia, pior, estamos também diante de um total descaso dos nossos governantes, pessoas estão perdendo os seus empregos as pencas, ou esperando um leito num hospital qualquer, e os nossos governantes estão pouco se lixando para o nosso país e para este povo que morre.
Teremos que nos preparar para o que há de vir e que pegará a todos nós, de alguma forma. Serei dura : bora ser adulto e parar de choramingar com o paninho. A pulsão de vida já começa aí, bora que a vida é assim. Penso que neste momento a maior filosofia que existe é sobreviver a tudo isto, e não levar a doença para ninguém, ter a responsabilidade sobre nós mesmos , e isto é forte, será que temos esta responsabilidade ?
É um momento de silenciar, ou talvez fazer algo novo , repetimos esquemas, somos soldados da rotina diária , temos medo do que é novo, mudanças nos apavora porque tendemos a ser acomodados, gasta menos energia, eu adoro aquele poema do Pablo Neruda Morre lentamente, pensei nele agora.
Grande abraço querida, gosto de te ouvir : )
Ótimo comentário. Vivemos muito anestesiados, mesmo numa situação tão tensa quanto essa.
Essa mulher sempre trazendo profundidade para assuntos que podem até parecer superficiais ou normalizados. É um mergulho.
É exatamente isso que estou buscando. Que vídeo lindo!❤️
e a esse tédio chamam depressão e te dão remédios para que fique menos entediado e seja produtivo, porém as vezes queremos apenas desistir mesmo
Que vídeo! Chegou, chegando, com os dois pés na porta. Refletindo muito sobre a sua fala, pois estou me queixando muito do tédio nesse período.
Ainda bem que você falou sim. Fantástica reflexão!
Joga na cara mesmo, Maria, que eu dou um jeito de aguentar a pressão. Afinal, assisto aos seus vídeos para desafiar meus consensos mesmo. Se fosse pra ouvir agrados e me manter na zona de conforto, eu assistia vídeo de coach. 🤣
Obrigada por compartilhar conhecimento, olhares e multiplicar as possibilidades de tantos. Vida longa!
Fiquei curiosa pra saber quais são os outros dois grandes problemas da vida, Maria.
Nunca tinha pensado assim. Que clareza. Obrigado!
Você é maravilhosa, gratidão por este vídeo. ❤️
Sempre uma êxtase de reflexão!
muito obrigada
gosto bastante deste novo formato de vídeo
OMG, esse vídeo é mecher com qualquer estrutura subjetiva. Ótimas reflexões. E vale a pergunta: "em que medida estamos conectados com a nossa potência, com aquilo que nos move"?