Mano vou pro 3ano e fazer o Enem,decidi parar de ser uma pessoa que não dá valor ao estudos,pois percebi que eu tenho tudo pra ser uma pessoa de sucesso(sucesso que eu falo não é ter milhões na conta mais sim ,uma boa renda não só pra mim mais pro meu pai tb.)e tomei vergonha e estou estudando o básico,não só em matemática mais em todas as outras matérias também.Efim estudem vocês são os únicos futuros da suas famílias kkkkkkkkk e de vc mesmo😅😅
O engraçado é que quando você é jovem os pais dizem assim: filho vá estudar! mas a escola, cursinho e até mesmo nossos pais não nos ensinaram a estudar. A maioria pensa que estudar é prestar atenção na aula, mas isso é apenas 5% do estudo.
Essas dicas me lembraram muuuuuuito uma palestra de um falecido professor chamado Pierluigi Piazzi, ele era italiano, naturalizado brasileiro se não me engano, e falava disso, de não depender da aula, que a aula era só uma luz, e o aluno deveria ser um estudante, ativo e que deveria todo dia fazer um pouquinho pra subir a escada com conhecimento e inteligência, muito legal, quem quiser ver essa palestra eu recomendo, tem aqui no TH-cam, só colocar o nome dele❤
Sensacional teu vídeo! Sempre defendi essas ideias e passei-as para meus filhos e alunos. Agindo de acordo com os passos que vc mencionou, saí de aluno ruim em Matemática para aprovações nos concursos da ESA, EsPCEx, AFA e ITA. Formei-me na AFA, estou terminando licenciatura em Matemática e comecei a segunda licenciatura em Física. Show de bola suas observações! Quem as seguir, vai voar nas Exatas. O povo complica demais o que é simples, basta querer fazer.
@RenataCassari, Claro que existe! Não sei seu caso, mas o meu estava na famosa "base matemática"; aquela parte que ninguém estuda mais por ser matéria de Ensino Fundamental I.
@@albertokazuto8267Isso depende dos seus objetivos. Se você quer ir além e entrar em áreas nas quais se exige uma formação bem sólida em Matemática, o ideal é fazer bacharelado. A licenciatura tem como objetivo te preparar para dar aulas e só. Tudo o que for além disso, o bacharelado é mais indicado; inclusive esse curso é matemática na veia desde o início, com uma profundidade e diversidade de assuntos que você não vê na licenciatura.
@@kaykyylzcara, não se sinta perdido, tu tem tempo ainda. Tem uma série de livros chamado "Praticando Matemática" que vai desde o básico do básico, pega e estuda feito louco e vai subindo os volumes
O gênio Hindemburg recomenda o livro "A Arte de Resolver Problemas" para quem quer aprender a resolver problemas de matemática. O método desse cara é usado pelos competidores de olimpíadas de matemática e física. Para quem não conhece, o mestre Hindemburg Melão jr detém o maior QI do Brasil e está entre os 10 mais inteligentes do mundo. E eu tenho orgulho em dizer que ele é brasileiro e um grande divulgador da ciência. Infelizmente ele não é famoso ainda.
Show. Meio que acompanho o Melão desde os tempo do Xadrez. Estou lendo o livro dele: Guia dos Apodícticos: Desenvolva seu Pensamento crítico e Raciocínio lógico, muito bom.
Eu fiz CeT na UFRN. Quando eu entrei, reprovei em Cálculo 1, tirei apenas 0,9 na primeira prova. Foi aí que aprendi que precisava estudar o pré cálculo, a matemática básica e entender coisas simples que não compreendia direito como Função, MDC, MMC, Frações, Binômio de Newton, Substituição de variáveis... Enfim, era coisas básicas, mas que nunca tinha visto ou pensava que sabia. Depois de aprender isso, desenrolei. 🙏🏼😂
A questão é que, hoje em dia, o pessoal que teve uma base deficitária não quer correr atrás do prejuízo, por isso: ou fica acomodado e reclamando "ah, não tive base no E.M" ou espera que alguém dê tudo de mão beijada. Tem sim, que colocar a cara nos livros e não só em Matemática. O que foi dito nesse vídeo, por sinal maravilhoso, deve ser trabalhado em toda e qualquer disciplina de exatas, ou quiçá de humanas. Onde estiver sua dificuldade cuide em sanar. Nada é impossível quando se tem força de vontade. Amei o vídeo! Ganhou uma inscrita.
Eu só tirava zero nas provas no ensino fundamental, fui reprovado (tomei bomba) duas vezes. Desisti de escola, não fui nem um dia sequer do ensino médio. Estudei de verdade, sozinho, em casa, fiz o ENEM e peguei o diploma do ensino médio (na época podia, hoje mudou, tem que fazer EJA). No ano seguinte estudei mais ainda e passei para os cursos de Direito e Física em uma federal.
falar que uma Latex é linguagem de programação é o mesmo que falar que matemática é saber tabuada. Ao escutar essa frase, meus ouvidos sangraram como um estudante de ciência da computação. Brincadeiras a parte(com fundo de verdade), vídeo muito bom, parabéns!
Meu amigo, sua história de aluno no ensino médio é muito inspiradora,sai do ensino medio no no ano passado, estou cursando Gestão da Informação e com dificuldades em Geometria Análitica, nunca fui muito bom em matemática, ou nunca, pelo menos me considerei, mas agora vejo que com muito esforço tenho melhorado bastante, parabéns pelo trabalho.
bons ensinamentos.Nos meus estudos eu procuro recitar o que eu aprendi e ensinar para alguém imaginário a matéria. Sempre que possível eu gosto de conjecturar resultados , por mais simples que eles sejam , e imaginar como os teoremas foram descobertos.
Tipo eu😂... me achava uma doida por causa disso rsrsrs... até que fui, no decorrer deste ano, encontrando pessoas que tem a mesma 'mania'. Continue assim!😊
Não dependa SÓ de aulas, é o mais correto. Não saber a base de qualquer matéria é o mesmo que fazer uma janela numa parede que não existe, não tem como. Estude e pratique bastante.
Terminei o E.M sem saber absolutamente nada de matemática. Felizmente comecei a me interessar e atualmente estou correndo atrás do prejuízo e lutando para manter a constância.
Ótima apresentação. E além destes três pontos apresentados, te convido a considerar dois segredos. I): Revisar a matéria. As férias, raros são os que sabem para que servem. Não é para nos divertirmos e jogarmos fora os cadernos e livros do ano que terminou. Mas para revisar a matéria, sem ter o estresse de novos conteúdos sendo transmitidos. Revisar faz aprendermos coisas que na época deixamos passar, ajuda a relembrar o conteúdo, fixando tal conteúdo, além de nos permitir a conexão de vários assuntos, que formam um contexto de algo, ao invés de apenas assuntos soltos e desconexos. E você pode testar isto, revisar o conteúdo de todo um semestre letivo, leva uma semana revisando 2 horas por dia. Porque estamos sem a tensão de ter que aprender e tudo começa a fazer sentido e ser mais fácil de aprender pontos que ficaram soltos ou aprendidos sem saber ao certo o real sentido daquilo. Lembre-se: revisão é o alimento dos campeões. II) Outro ponto é: se você não consegue apresentar um determinado conceito usando os Diagramas de Venn, isto prova que você ainda não domina a essência daquele assunto. Conseguir encontrar as melhores palavras para cada assunto parece ser fácil, mas é desafiante.
Eu gosto de você pois você fala justamente algumas conclusões que cheguei sozinha, ao pensar. E eu acho seus vídeos curiosos justamente por isso! Kkkkkk Te desejo toooooooodo sucesso do mundo! Que Deus te abençoe sempre e sempre!!!
Excelente vídeo! Gostei da última dica, sobre tentar demonstrar antes de ver o teorema. Aliás, sobre isso, tenho uma sugestão: poderia fazer um vídeo nos recomendando livros sobre a escrita de provas (proof writing) ou propriamente nos ensinando a demonstrar teoremas? A demonstração é o coração da Matemática e é aonde eu mais tenho dificuldade kkk. Seria de grande ajuda. No mais, um grande abraço e sucesso no canal!
Estudo para concurso militar e o que mais aparece no youtube são vídeos sobre técnicas milagrosas de estudo que é tudo encheção de linguiça. O teu vídeo é algo simples sucinto e que TODOS deveriam assistir. O meu muito obrigado por este vídeo!
Seu exemplo tem me deixando entusiasmo. Estou me aposentado e pretendo fazer matemática. Pretendo começar do zero uma vez que fiz segundo grau há mais de 35 anos
Nobre colega, vou te dar uma dica de ouro, essa de hoje foi estupenda e intrigante, agora pra complementar a sua realização total, conheça Professor Dênis Rodrigues, da Help Engenharia, veja o canal, olhe tudo, depois faça um curso de math começando do zero com ele... eu nunca vi coisa igual. Em uma semana se você quiser vai do inferno ao Céu. Não vendo nada, apenas compartilho boas novas.
Aprendi a gostar de matemática depois que a escola trocou de professor. Até então eu era o último aluno, minhas notas eram "f" 😮. Meu interesse pela matéria também aumentou muito depois que eu passei a gostar de geometria. Descobri que eu tinha facilidade em descrever as proposições geométricas. Esses passos que você recomenda estão corretíssimos, parabéns! Engraçado que eu sem saber estava fazendo intuitivamente esses passos durante esses anos. Eu estava agora pensando em comprar um quadro negro e giz, e afixá-lo numa parede do meu quarto para, de vez em quando, rever algum fundamento de matemática, desta vez não no papel, mas no quadro. Eu gostaria de saber com você se seria possível fazer uma revisão de todas as regras matemáticas e se elas existem todas elencadas em um único arquivo e onde baixar. Obrigado pelos conselhos 😊🙏
Quando fiz meu curso de matemática eu tive azar, pois era um curso novo na faculdade e não tinha livros suficientes na biblioteca (passávamos semanas para conseguir um livro de Cálculo I), não tínhamos acesso a computadores e internet como hoje há (TH-cam, softwares, TikTok, livros e apostilas digitais). Resultado: dependíamos da aula do professor e fazer apontamentos. Aí no meio do caminho quando me deparei com professores péssimos, que tinha prazer em não ser didático, pegar num nível Elon Lages e reprovar aí meu encantamento pelo curso foi acabando. Hoje eu acho que se fosse fazer iria ter muito menos dificuldade, pois teria acesso a muito material que em minha época não era possível. Se eu fosse puxa saco de professor até curso de verão e indicação para mestrado conseguiria, mas eu não queria isso para mim. O meu karma começou quando veio a álgebra linear, cálculo 3, análise real e topologia. Eu passei arrastado e tendo que repetir análise umas 2 vezes. Enfim, é um curso fantástico mas é preciso uma dedicação muito grande (acho que todos precisam, mas matemática é diferente, ela te consome e nunca é o bastante por ter muito, mas muito a estudar e aprender) e abre portas para muitas áreas da ciência: computação, pesquisas científicas, física, química, fenômenos biológicos, astronomia... ou seja, tudo que é ciência tem matemática.
Curiosidade: essas mesmas dicas servem para programação também. Os dois pontos principais para mim são: decidir o que estudar (criar uma trilha) e sentar a bunda na cadeira e estudar. Fazendo isso, é literalmente impossível tu não aprender.
@@abr-0 Pega uma faculdade presencial. Se necessário faça uma um pouco longe ou se mude, porque o EaD perde muito na experiência. Sobre linguagem, pega qualquer uma que te interesse, que tenha a ver com o que você quer no futuro e destrincha ela até o fim. Saiba fazer os projetos básicos com ela, e depois parte pra outras! Dicas de linguagem para iniciar: python, JavaScript, C++, C#...
Cara gostei muito do seu canal. Muito bacana seus vídeos, os conhecimentos e experiências em sua jornada na matemática. Fico na torcida pelo seu sucesso.
Durante a minha época de escola, só aprendi a decorar a matemática, atualmente estou reaprendendo tudo, pois percebi que de fato eu não sabia matemática. A ultima dica que você deu serve para qualquer coisa que deseje aprender e nela deixo um complemento, quando terminar de escrever o que aprendeu se faça a seguinte pergunta: Como eu explicaria esse conteúdo para que uma criança de 8 anos entenda? Saber a linguagem matemática é importante, mais saber simplifica-la para que alguém de fora do mundo dos números entenda é que está o verdadeiro desafio e nisso percebo que a maioria dos alunos das ciências exatas deixam a desejar.
Infelizmente eu não consigo ter o tempo para fazer isso porque trabalho 10h por dia e ainda estudo uma engenharia em outra cidade, então no final de semana tento ao máximo fazer isso, só que comprimido em 2 dias (que não tenho só isso para fazer), e em 7 disciplinas (neste semestre: Física Experimental III, Resistência dos Materiais, Termodinâmica I, Algoritmos e Programação de Computadores, Fenômenos de Transporte I, Ciência Tecnologia e Sociedade e Eletrotécnica)
olá gente comecei a estudar matemática de verdade a 8 meses atrás e na escola ate agora nao tirei nota abaixo de 9, detalhe sou de ensino médio em uma federal onde as coisas são muito mais pegada , então você é capaz, não duvide
outra dica ou dica extra mesmo que você não sabe resolver a questão tentam desenvolver uma linha de raciocínio para responde-la se esforce tentem ao máximo resolver pois isso faz o cérebro funcionar e tome muito cuidado não force ele demais
Conheci o seu canal praticamente agora e assisti apenas dois vídeos, e cara o jeito que você fala com calma é incrível, eu tenho dificuldade em desacelerar e focar nas coisas, isso mata o meu aprendizado, por isso amo esse jeito devagar.
Perfeita, tuas colocações, e vou mais além: teoria dos conjuntos talvez seja a base mais importante e elementar da matemática, o restante são apenas regras e propriedades de aritmética e álgebra fundamentais. Se o estudante procurar compreender profundamente os princípios fundamentais de número, numeral, correspondência entre elementos, unívoca, biunívoca, antecedente, consequente... se o aluno compreender porque elementos iguais não se repetem em conjuntos, enfim, a teoria dos conjuntos é muito rica e pode tirar a venda dos olhos de quem tem aversão à matemática. Dica de livro: Conceitos Fundamentais da Matemática, de Bento De Jesus Caraça ed. 1951
Gostei muito de vc pq vc não nasceu um gênio você nós representa pq vc é real!!! Uma pessoa que até hj se esforça pra ser esse cara inteligente que vc é parabéns 🎉🎉🎉
Excelente vídeo! Estou terminando a licenciatura em matemática, e a experiência com o estudo de matemática ao longo do curso e também os estudos sobre educação feitos paralelamente (nem parte as disciplinas pedagógicas, mas a maior parte não) me fizeram perceber essas mesmas coisas sobre como estudar matemática corretamente. O Prof. Pierluigi Piazzi fala algo muito semelhante sobre os estudos em geral, mas fundamentando tudo na neurociência, recomendo as suas palestras e livros.
05:22 - TEORIA DOS CONJUNTOS!!!!! Hoje em dia, nem ensinam mais isso. Eu aprendi no antigo primário, hoje chama-se Fundamental I. Mas esse assunto nem tem nos livros didático do fundamental hoje em dia.
Caramba irmão, eu também não sabia fazer divisão longa no ensino médio, dependia totalmente em ficar multiplicando um número até chegar no valor que eu queria. Agora estou cursando engenharia electronica e computacional.
Parabens pelo canal rapaz. O algoritmo sugeriu pra mim quando cheguei em casa hoje e tou maratonando até agora, 05:30 da manhã. Amanhã vejo mais videos
Nunca dependa de professor! Ele só ensina o mínimo na sala. Além disso, ensina 60% do que aprendeu e desses 60% vc absorve uns 25% em uma sala com 50 alunos( que é raríssimo em curso de exatas).o bizú que eu deixo é passe mais tempo na biblioteca, pois 100% do aprendizado estão lá. Se tiver tempo, zere o livro! Eu desenvolvi isso sozinho.
Oque vc acha sobre estudar sem ser no papel? Comprei um tablet pra estudar, usar como caderno mesmo. Já que estava gastando muito papel e carregando peso.. mas oq vc acha?
Minha inclinação natural é pras humanidades, mas tenho, também, algum interesse em matemática: tem algum material de "matemática básica" que você recomenda? Já fui várias vezes obrigado a estudar matemática para concursos e vestibulares, mas nunca consegui reter o conteúdo: logo depois da prova tudo se dilui na minha cabeça.
Estou na metade da minha faculdade de eng elétrica, nesse ponto eu já parei de prestar atenção nas aulas e fico na aula só pela presença. Estou sempre lá com meu note e um fone de ouvido estudando alguma matéria
Tenho um filho de 10 anos , qual livro vc me indica que eu tenha em casa para manter uma base de estudo com ele que faz o quinto ano e não dependa apenas das aulas e livros da escola? Onde a gente possa estudar juntos conteúdos de forma mais profunda e ter essa base que você citou? Por exemplo fração ...
recomendo os proprios livros didaticos da escola,vendo videos aulas de matematica aqui no youtube e exercicios para treino,e depois livros mais avaçandos de matemtica do ensino medio
Cara, você é mais motivador que qualquer video de motivação! seus videos aliviam a alma e alimentam o meu cerébro, e graças a você minha inteligência está ficando anormal! muito obrigado!!!
Olá, amigo. Boa tarde! Estava a procura de conteúdos matemáticos no TH-cam e acabei me esbarrando em seu canal. Primeiramente, gostaria de lhe parabenizar por seu conteúdo. Simples, intuitivo e objetivo. Em segundo plano, gostaria de lhe pedir alguns conselhos. Sou um aluno do terceiro ano do ensino médio e sou apaixonado por matemática. Embora eu tenha preferência pela matemática pura, decidi cursar engenharia aeroespacial aqui na UFMG (já que a astronomia e a aeronáutica também me fascinam). Nesse sentido, decidi cursar as matérias de engenharia e estudar matérias do curso de matemática como optativas, para que, após a conclusão da primeira graduação, eu também possa me formar em matemática e cursar meu mestrado e meu doutorado na área. Bom, dito isso, também vos digo que na próxima semana irei, juntamente a uma parcela do Brasil, prestar o Enem 2023. Logo, o que você me aconselharia? Gostaria de saber um pouco mais do mercado de trabalho de um profissional de matemática, já que todos os restringem a professores da educação básica. Além disso, eu também gostaria de saber como funciona o “processo” para estudos fora do Brasil. Desde já agradeço. Abraços! Vitor Kai.
Vai lá... Tenta demonstrar o Teorema Fundamental do Cálculo ou mesmo da Álgebra sem ter visto antes ... Fora o detalhe, são dicas boas, porém o fundamental não foi falado: é necessário tempo de qualidade para estudar direito (da forma que for mais conveniente); sem tempo, na correria ou de última hora não tem jeito, nem sendo ""autodidata" ou mestre dos magos.
Ué, Newton demonstrou o TFC sem ter visto antes. Os exercícios de um livro de análise são, literalmente, demonstrar sem ter visto a demonstração antes. Não entendo seu argumento.
fui nessa de não depender só de aula e estudar sozinha e estudei coisas que não cairam na prova, perdi tempo com o que não ia ser cobrado e não consegui fechar. essa regra só serve pro ensino médio. faculdade é diferente, se você quer se sair bem precisa conhecer bem o método de avaliação do professor e trabalhar em cima disso.
Os três hábitos são:
1:43 Não dependa de aulas
4:21 Foque na base
5:53 Estude ativamente
De nada.
Editou. Parabéns.
Tua integridade carrega a motivação
Observação e ou sugestão
Estudo em mesa de desenho ' ( com inclinação) ,percepção das anotações complementares
Perfeito
O cara me demonstrou matemáticamente o por que não depender de aulas…
pprt kk
@@gay-xq4jzestudar auto didata é melhor doque estudar na escola(pelo menos matemática e física, enfim exatas)
@@_MFTH_Concordo, aprendi inglês sozinho e agora estou estudando alemão também por conta próprio, e também quero aprender matemática.
Provou o k7, o cara só tirou da cabeça dele aquilo alikkkkkkkk
@@Anthony-ho5ns Claro que ele tirou da cabeça. Ele iria tirar de que outro lugar?
Mano vou pro 3ano e fazer o Enem,decidi parar de ser uma pessoa que não dá valor ao estudos,pois percebi que eu tenho tudo pra ser uma pessoa de sucesso(sucesso que eu falo não é ter milhões na conta mais sim ,uma boa renda não só pra mim mais pro meu pai tb.)e tomei vergonha e estou estudando o básico,não só em matemática mais em todas as outras matérias também.Efim estudem vocês são os únicos futuros da suas famílias kkkkkkkkk e de vc mesmo😅😅
Uma caneta é, das ferramentas de trabalho, a mais leve. Sucesso nos estudos meu amigo! E na vida também!
Estudar ativamente força o cérebro a se desenvolver.
E por que isso acontece?
@@ASOCIEDADEINDUSTRIALESEUFUTURO Mano, procure os vídeos do professor Pierluigi Piazzi
@@ASOCIEDADEINDUSTRIALESEUFUTURO th-cam.com/video/RlSCoYwnxr4/w-d-xo.html
@@ASOCIEDADEINDUSTRIALESEUFUTURO Também procure o curso Aprendendo a Aprender, da Plataforma Coursera
O engraçado é que quando você é jovem os pais dizem assim: filho vá estudar! mas a escola, cursinho e até mesmo nossos pais não nos ensinaram a estudar.
A maioria pensa que estudar é prestar atenção na aula, mas isso é apenas 5% do estudo.
Disse tudo
Concordo
Essas dicas me lembraram muuuuuuito uma palestra de um falecido professor chamado Pierluigi Piazzi, ele era italiano, naturalizado brasileiro se não me engano, e falava disso, de não depender da aula, que a aula era só uma luz, e o aluno deveria ser um estudante, ativo e que deveria todo dia fazer um pouquinho pra subir a escada com conhecimento e inteligência, muito legal, quem quiser ver essa palestra eu recomendo, tem aqui no TH-cam, só colocar o nome dele❤
Sensacional teu vídeo! Sempre defendi essas ideias e passei-as para meus filhos e alunos.
Agindo de acordo com os passos que vc mencionou, saí de aluno ruim em Matemática para aprovações nos concursos da ESA, EsPCEx, AFA e ITA. Formei-me na AFA, estou terminando licenciatura em Matemática e comecei a segunda licenciatura em Física.
Show de bola suas observações! Quem as seguir, vai voar nas Exatas.
O povo complica demais o que é simples, basta querer fazer.
Vc saiu de aluno ruim e matemática e passou no ITA???????? ainda existe esperança pra mim
@RenataCassari, Claro que existe! Não sei seu caso, mas o meu estava na famosa "base matemática"; aquela parte que ninguém estuda mais por ser matéria de Ensino Fundamental I.
Opa, tudo bem? Me tira uma dúvida, a licenciatura em matemática é um bom curso? Posso diversificar além de professor?
@@albertokazuto8267Isso depende dos seus objetivos. Se você quer ir além e entrar em áreas nas quais se exige uma formação bem sólida em Matemática, o ideal é fazer bacharelado. A licenciatura tem como objetivo te preparar para dar aulas e só. Tudo o que for além disso, o bacharelado é mais indicado; inclusive esse curso é matemática na veia desde o início, com uma profundidade e diversidade de assuntos que você não vê na licenciatura.
@@kaykyylzcara, não se sinta perdido, tu tem tempo ainda. Tem uma série de livros chamado "Praticando Matemática" que vai desde o básico do básico, pega e estuda feito louco e vai subindo os volumes
O gênio Hindemburg recomenda o livro "A Arte de Resolver Problemas" para quem quer aprender a resolver problemas de matemática. O método desse cara é usado pelos competidores de olimpíadas de matemática e física. Para quem não conhece, o mestre Hindemburg Melão jr detém o maior QI do Brasil e está entre os 10 mais inteligentes do mundo. E eu tenho orgulho em dizer que ele é brasileiro e um grande divulgador da ciência. Infelizmente ele não é famoso ainda.
Inclusive ele é amigo do Tao.
Show. Meio que acompanho o Melão desde os tempo do Xadrez. Estou lendo o livro dele: Guia dos Apodícticos: Desenvolva seu Pensamento crítico e Raciocínio lógico, muito bom.
Que legal
nem vai ser. só se ele fizer um funk sobre matematica
Sua última palavra é a chave...''AINDA''.
Eu fiz CeT na UFRN. Quando eu entrei, reprovei em Cálculo 1, tirei apenas 0,9 na primeira prova. Foi aí que aprendi que precisava estudar o pré cálculo, a matemática básica e entender coisas simples que não compreendia direito como Função, MDC, MMC, Frações, Binômio de Newton, Substituição de variáveis... Enfim, era coisas básicas, mas que nunca tinha visto ou pensava que sabia. Depois de aprender isso, desenrolei. 🙏🏼😂
o cara é literalmente mestre, fez mestrado kkkk brabo dms man parabens ae
A questão é que, hoje em dia, o pessoal que teve uma base deficitária não quer correr atrás do prejuízo, por isso: ou fica acomodado e reclamando "ah, não tive base no E.M" ou espera que alguém dê tudo de mão beijada.
Tem sim, que colocar a cara nos livros e não só em Matemática. O que foi dito nesse vídeo, por sinal maravilhoso, deve ser trabalhado em toda e qualquer disciplina de exatas, ou quiçá de humanas. Onde estiver sua dificuldade cuide em sanar.
Nada é impossível quando se tem força de vontade.
Amei o vídeo! Ganhou uma inscrita.
Eu só tirava zero nas provas no ensino fundamental, fui reprovado (tomei bomba) duas vezes. Desisti de escola, não fui nem um dia sequer do ensino médio. Estudei de verdade, sozinho, em casa, fiz o ENEM e peguei o diploma do ensino médio (na época podia, hoje mudou, tem que fazer EJA). No ano seguinte estudei mais ainda e passei para os cursos de Direito e Física em uma federal.
falar que uma Latex é linguagem de programação é o mesmo que falar que matemática é saber tabuada. Ao escutar essa frase, meus ouvidos sangraram como um estudante de ciência da computação. Brincadeiras a parte(com fundo de verdade), vídeo muito bom, parabéns!
Meu amigo, sua história de aluno no ensino médio é muito inspiradora,sai do ensino medio no no ano passado, estou cursando Gestão da Informação e com dificuldades em Geometria Análitica, nunca fui muito bom em matemática, ou nunca, pelo menos me considerei, mas agora vejo que com muito esforço tenho melhorado bastante, parabéns pelo trabalho.
bons ensinamentos.Nos meus estudos eu procuro recitar o que eu aprendi e ensinar para alguém imaginário a matéria. Sempre que possível eu gosto de conjecturar resultados , por mais simples que eles sejam , e imaginar como os teoremas foram descobertos.
Tipo eu😂... me achava uma doida por causa disso rsrsrs... até que fui, no decorrer deste ano, encontrando pessoas que tem a mesma 'mania'.
Continue assim!😊
Não dependa SÓ de aulas, é o mais correto. Não saber a base de qualquer matéria é o mesmo que fazer uma janela numa parede que não existe, não tem como. Estude e pratique bastante.
Terminei o E.M sem saber absolutamente nada de matemática. Felizmente comecei a me interessar e atualmente estou correndo atrás do prejuízo e lutando para manter a constância.
eu também, porém não sei por onde começar..
@@segmentationfaullt Oras pelo começo: Recomendo a coleção de livros Teláris Matemática (4 livros).
Tbm
@@segmentationfaulltsets, e funções
@@segmentationfaullt matematica básica no youtube e os fundamnetos da matematica do iezzi,veja os canais do procopio e marcos aba
Ótima apresentação. E além destes três pontos apresentados, te convido a considerar dois segredos.
I): Revisar a matéria.
As férias, raros são os que sabem para que servem. Não é para nos divertirmos e jogarmos fora os cadernos e livros do ano que terminou. Mas para revisar a matéria, sem ter o estresse de novos conteúdos sendo transmitidos. Revisar faz aprendermos coisas que na época deixamos passar, ajuda a relembrar o conteúdo, fixando tal conteúdo, além de nos permitir a conexão de vários assuntos, que formam um contexto de algo, ao invés de apenas assuntos soltos e desconexos.
E você pode testar isto, revisar o conteúdo de todo um semestre letivo, leva uma semana revisando 2 horas por dia. Porque estamos sem a tensão de ter que aprender e tudo começa a fazer sentido e ser mais fácil de aprender pontos que ficaram soltos ou aprendidos sem saber ao certo o real sentido daquilo.
Lembre-se: revisão é o alimento dos campeões.
II) Outro ponto é: se você não consegue apresentar um determinado conceito usando os Diagramas de Venn, isto prova que você ainda não domina a essência daquele assunto. Conseguir encontrar as melhores palavras para cada assunto parece ser fácil, mas é desafiante.
Concordo totalmente com vocês
Eu gosto de você pois você fala justamente algumas conclusões que cheguei sozinha, ao pensar. E eu acho seus vídeos curiosos justamente por isso! Kkkkkk
Te desejo toooooooodo sucesso do mundo!
Que Deus te abençoe sempre e sempre!!!
Esse canal é um grande achado pra minha vida acadêmica!
É não vai ter jeito, vou ter que decorar tabuada.
Fazendo exercícios vc decora
Excelente vídeo! Gostei da última dica, sobre tentar demonstrar antes de ver o teorema.
Aliás, sobre isso, tenho uma sugestão: poderia fazer um vídeo nos recomendando livros sobre a escrita de provas (proof writing) ou propriamente nos ensinando a demonstrar teoremas?
A demonstração é o coração da Matemática e é aonde eu mais tenho dificuldade kkk. Seria de grande ajuda. No mais, um grande abraço e sucesso no canal!
Estudo para concurso militar e o que mais aparece no youtube são vídeos sobre técnicas milagrosas de estudo que é tudo encheção de linguiça. O teu vídeo é algo simples sucinto e que TODOS deveriam assistir. O meu muito obrigado por este vídeo!
Sim, e boa sorte aí meu chegado
Seu exemplo tem me deixando entusiasmo. Estou me aposentado e pretendo fazer matemática. Pretendo começar do zero uma vez que fiz segundo grau há mais de 35 anos
Matemática não faz distinção quanto a idade! Aproveite a aventura amigo!
Nobre colega, vou te dar uma dica de ouro, essa de hoje foi estupenda e intrigante, agora pra complementar a sua realização total, conheça Professor Dênis Rodrigues, da Help Engenharia, veja o canal, olhe tudo, depois faça um curso de math começando do zero com ele... eu nunca vi coisa igual. Em uma semana se você quiser vai do inferno ao Céu. Não vendo nada, apenas compartilho boas novas.
Aprendi a gostar de matemática depois que a escola trocou de professor. Até então eu era o último aluno, minhas notas eram "f" 😮. Meu interesse pela matéria também aumentou muito depois que eu passei a gostar de geometria. Descobri que eu tinha facilidade em descrever as proposições geométricas. Esses passos que você recomenda estão corretíssimos, parabéns! Engraçado que eu sem saber estava fazendo intuitivamente esses passos durante esses anos. Eu estava agora pensando em comprar um quadro negro e giz, e afixá-lo numa parede do meu quarto para, de vez em quando, rever algum fundamento de matemática, desta vez não no papel, mas no quadro. Eu gostaria de saber com você se seria possível fazer uma revisão de todas as regras matemáticas e se elas existem todas elencadas em um único arquivo e onde baixar. Obrigado pelos conselhos 😊🙏
EXCELENTE DICAS, PRINCIPALMENTE PORQUE USOU LINGUAGEM SIMPLES, DIRETA E OBJETIVA PARA PASSAR AS IDEIAS ESSENCIAIS !!! OBRIGADO!!!
Quando fiz meu curso de matemática eu tive azar, pois era um curso novo na faculdade e não tinha livros suficientes na biblioteca (passávamos semanas para conseguir um livro de Cálculo I), não tínhamos acesso a computadores e internet como hoje há (TH-cam, softwares, TikTok, livros e apostilas digitais). Resultado: dependíamos da aula do professor e fazer apontamentos. Aí no meio do caminho quando me deparei com professores péssimos, que tinha prazer em não ser didático, pegar num nível Elon Lages e reprovar aí meu encantamento pelo curso foi acabando. Hoje eu acho que se fosse fazer iria ter muito menos dificuldade, pois teria acesso a muito material que em minha época não era possível. Se eu fosse puxa saco de professor até curso de verão e indicação para mestrado conseguiria, mas eu não queria isso para mim. O meu karma começou quando veio a álgebra linear, cálculo 3, análise real e topologia. Eu passei arrastado e tendo que repetir análise umas 2 vezes. Enfim, é um curso fantástico mas é preciso uma dedicação muito grande (acho que todos precisam, mas matemática é diferente, ela te consome e nunca é o bastante por ter muito, mas muito a estudar e aprender) e abre portas para muitas áreas da ciência: computação, pesquisas científicas, física, química, fenômenos biológicos, astronomia... ou seja, tudo que é ciência tem matemática.
Passei um ano estudando só por aula para pegar a base na matemática, hoje só preciso de questões pra praticar.
Estou em busca disso
Curiosidade: essas mesmas dicas servem para programação também. Os dois pontos principais para mim são: decidir o que estudar (criar uma trilha) e sentar a bunda na cadeira e estudar. Fazendo isso, é literalmente impossível tu não aprender.
trabalha com qual linguagem e faculdade ?
@@abr-0 Pega uma faculdade presencial. Se necessário faça uma um pouco longe ou se mude, porque o EaD perde muito na experiência.
Sobre linguagem, pega qualquer uma que te interesse, que tenha a ver com o que você quer no futuro e destrincha ela até o fim. Saiba fazer os projetos básicos com ela, e depois parte pra outras!
Dicas de linguagem para iniciar: python, JavaScript, C++, C#...
@@Joao-hm5dpvaleu vou começar uma facul prensecial em breve,valeu pelo bizu.
Cara gostei muito do seu canal. Muito bacana seus vídeos, os conhecimentos e experiências em sua jornada na matemática. Fico na torcida pelo seu sucesso.
Valeu irmão! Tmj
Cara seu vídeo é sensacional, o que vc disse vale não só para matemática, mas para quase tudo que a gente se dispõe a aprender 👏👏👏
Se todo este video coubesse em um desenho, eu colocaria em um quadro! Fantastico!
Parabéns prezado professor!
Eu trabalhei 20 com escola preparatória às forças armadas, sempre foi esse o meu esquema com meus alunos...
Muito bom
Durante a minha época de escola, só aprendi a decorar a matemática, atualmente estou reaprendendo tudo, pois percebi que de fato eu não sabia matemática. A ultima dica que você deu serve para qualquer coisa que deseje aprender e nela deixo um complemento, quando terminar de escrever o que aprendeu se faça a seguinte pergunta: Como eu explicaria esse conteúdo para que uma criança de 8 anos entenda? Saber a linguagem matemática é importante, mais saber simplifica-la para que alguém de fora do mundo dos números entenda é que está o verdadeiro desafio e nisso percebo que a maioria dos alunos das ciências exatas deixam a desejar.
O método de Feynman
Infelizmente eu não consigo ter o tempo para fazer isso porque trabalho 10h por dia e ainda estudo uma engenharia em outra cidade, então no final de semana tento ao máximo fazer isso, só que comprimido em 2 dias (que não tenho só isso para fazer), e em 7 disciplinas (neste semestre: Física Experimental III, Resistência dos Materiais, Termodinâmica I, Algoritmos e Programação de Computadores, Fenômenos de Transporte I, Ciência Tecnologia e Sociedade e Eletrotécnica)
olá gente comecei a estudar matemática de verdade a 8 meses atrás e na escola ate agora nao tirei nota abaixo de 9, detalhe sou de ensino médio em uma federal onde as coisas são muito mais pegada , então você é capaz, não duvide
Salve mestre, Que vídeo maravilhoso. Fala um pouco sobre a sua jornada para aprender inglês
Opa! Realmente preciso fazer um vídeo sobre isso. Hoje em dia toda a matemática é feita em inglês
Inglês estragou o mundo !!
@@santodedeusadrianoinglês é língua universal
@@santodedeusadriano Sempre houve uma língua franca, e graças a Deus que inglês é a língua franca atualmente.
"estudando calculo 1 e fração" me identifiquei
😢
Gostei muito de seu conteudo, a maneira calma como fala me puxa a atenção, novo inscrito.
outra dica ou dica extra
mesmo que você não sabe resolver a questão tentam desenvolver uma linha de raciocínio para responde-la se esforce tentem ao máximo resolver pois isso faz o cérebro funcionar e tome muito cuidado não force ele demais
Conheci o seu canal praticamente agora e assisti apenas dois vídeos, e cara o jeito que você fala com calma é incrível, eu tenho dificuldade em desacelerar e focar nas coisas, isso mata o meu aprendizado, por isso amo esse jeito devagar.
CARA EU ESTOU ESTUDANDO PARA SER PROFESSOR DE ENGENHARIA, FÍSICA E MATEMÁTICA,
EU AMO A MATEMÁTICA😍😍😍👍👍👍
Isso vale para qualquer curso. Ótimas dicas.
Recentemente comecei a estudar instalações elétricas, não sabia nada, estou indo bem, vou adotar esse mesmo método. Gracias nobre mestre.
Perfeita, tuas colocações, e vou mais além: teoria dos conjuntos talvez seja a base mais importante e elementar da matemática, o restante são apenas regras e propriedades de aritmética e álgebra fundamentais. Se o estudante procurar compreender profundamente os princípios fundamentais de número, numeral, correspondência entre elementos, unívoca, biunívoca, antecedente, consequente... se o aluno compreender porque elementos iguais não se repetem em conjuntos, enfim, a teoria dos conjuntos é muito rica e pode tirar a venda dos olhos de quem tem aversão à matemática. Dica de livro: Conceitos Fundamentais da Matemática, de Bento De Jesus Caraça ed. 1951
Gostei muito de vc pq vc não nasceu um gênio você nós representa pq vc é real!!! Uma pessoa que até hj se esforça pra ser esse cara inteligente que vc é parabéns 🎉🎉🎉
Muito lúcido e claro !! sem inventar ou apoiar em teorias que nem sempre são claras, muito bom !!
Parabéns pelo conteúdo. 💯
Ele resumiu tudo. Senta a bunda, abre o livro e tente.
Parabéns pelo vídeo 👏 muito top
Excelente vídeo. Meus parabéns
Incrível como você está me fazendo gostar de matemática, quem diria...
Você me inspira demais, obrigado mano!
Excelente video.
Excelente vídeo! Estou terminando a licenciatura em matemática, e a experiência com o estudo de matemática ao longo do curso e também os estudos sobre educação feitos paralelamente (nem parte as disciplinas pedagógicas, mas a maior parte não) me fizeram perceber essas mesmas coisas sobre como estudar matemática corretamente. O Prof. Pierluigi Piazzi fala algo muito semelhante sobre os estudos em geral, mas fundamentando tudo na neurociência, recomendo as suas palestras e livros.
Gosto muito do Pierluigi! Assisti as palestras dele várias vezes no início da graduação.
Dica para todas as matérias. Gratidão
05:22 - TEORIA DOS CONJUNTOS!!!!! Hoje em dia, nem ensinam mais isso. Eu aprendi no antigo primário, hoje chama-se Fundamental I. Mas esse assunto nem tem nos livros didático do fundamental hoje em dia.
Intrigante suas orientações, uma receita de sucesso. Nota mil. Obrigado.
Caramba irmão, eu também não sabia fazer divisão longa no ensino médio, dependia totalmente em ficar multiplicando um número até chegar no valor que eu queria. Agora estou cursando engenharia electronica e computacional.
Como tá indo mano? Penso em fazer engenharia também, mas tenho medo dos cálculos, sempre fui um aluno médio, só fazendo o suficiente pra passar
Eu consegui melhorar minhas notas radicalmente quando criei vergonha na cara.
Adorei as dicas e os conselhos !!!!!!
🤙🏾👍🏾👌🏾
👏👏👏👏👏👏
Bom saber. Nada que tenha números entra na minha cabeça...😅
Muito bom !!!!!!
👌🏾👍🏾🤙🏾
👏👏👏👏👏👏
Tudo que você falou e 100 por cento verdade
CARA EU TE AMO, DEUS TE ABENÇOE MAIS E MAIS
Puta merda mano, que dicas incríveis cara! Obrigado pela ajuda e parabéns pelo conteúdo do canal!
Comecei no Kumon já estou inspirado.
Que canal incrível!!!!
Parabens pelo canal rapaz. O algoritmo sugeriu pra mim quando cheguei em casa hoje e tou maratonando até agora, 05:30 da manhã. Amanhã vejo mais videos
Rapaz 😂, vá com calma senão eu vou ter que gravar mais vídeos.
Muito bom!
Uma pergunta, que caneta é essa?
prof.é verdade,é isso mesmo.
Nunca dependa de professor! Ele só ensina o mínimo na sala. Além disso, ensina 60% do que aprendeu e desses 60% vc absorve uns 25% em uma sala com 50 alunos( que é raríssimo em curso de exatas).o bizú que eu deixo é passe mais tempo na biblioteca, pois 100% do aprendizado estão lá. Se tiver tempo, zere o livro! Eu desenvolvi isso sozinho.
Obrigado pelo vídeo, agora vou me dedicar por completo a matemática, que Deus te abençoe!
Muito bom seu canal, parabéns! Queria achar um assim sobre computação.
Muito bom🎉
Obrigado irmão
Vídeo muito bom. Só acrescentando que livro de matemática bom é aquela com exemplos práticos.
Ótimo video 😊
Querido, adorei as dicas. Acho que vou gravar algo semelhante para Socioligia
Lembra de mandar o link aqui depois!
Cara, conheci seu canal e estou maratonando seus vídeos, são muito bons, que trabalho excelente!
Oque vc acha sobre estudar sem ser no papel? Comprei um tablet pra estudar, usar como caderno mesmo. Já que estava gastando muito papel e carregando peso.. mas oq vc acha?
Estou na graduação de matemática
Eu também tenho um tablet, e é muito bom sim!! Mas muitas vezes eu preciso voltar pro papel, sinto que os pensamentos fluem melhor
Dicas muito boa, matemática é legal, e usa-se em várias outras ciências.
Minha inclinação natural é pras humanidades, mas tenho, também, algum interesse em matemática: tem algum material de "matemática básica" que você recomenda? Já fui várias vezes obrigado a estudar matemática para concursos e vestibulares, mas nunca consegui reter o conteúdo: logo depois da prova tudo se dilui na minha cabeça.
Sugiro que você assista as aulas de matemática da khan academy.
Parabéns pela explicação.
Estou na metade da minha faculdade de eng elétrica, nesse ponto eu já parei de prestar atenção nas aulas e fico na aula só pela presença. Estou sempre lá com meu note e um fone de ouvido estudando alguma matéria
Tenho um filho de 10 anos , qual livro vc me indica que eu tenha em casa para manter uma base de estudo com ele que faz o quinto ano e não dependa apenas das aulas e livros da escola? Onde a gente possa estudar juntos conteúdos de forma mais profunda e ter essa base que você citou? Por exemplo fração ...
recomendo os proprios livros didaticos da escola,vendo videos aulas de matematica aqui no youtube e exercicios para treino,e depois livros mais avaçandos de matemtica do ensino medio
Estudar ativamente não exigência exclusiva da matemática. Estudar ativamente é exigência para aprender.
Uma vez eu ouvi de um professor de filosofia dizer:Se quer aprender,senta a bunda na cadeira e vai estudar
Cara, você é mais motivador que qualquer video de motivação! seus videos aliviam a alma e alimentam o meu cerébro, e graças a você minha inteligência está ficando anormal! muito obrigado!!!
Olá, amigo. Boa tarde!
Estava a procura de conteúdos matemáticos no TH-cam e acabei me esbarrando em seu canal. Primeiramente, gostaria de lhe parabenizar por seu conteúdo. Simples, intuitivo e objetivo.
Em segundo plano, gostaria de lhe pedir alguns conselhos. Sou um aluno do terceiro ano do ensino médio e sou apaixonado por matemática. Embora eu tenha preferência pela matemática pura, decidi cursar engenharia aeroespacial aqui na UFMG (já que a astronomia e a aeronáutica também me fascinam). Nesse sentido, decidi cursar as matérias de engenharia e estudar matérias do curso de matemática como optativas, para que, após a conclusão da primeira graduação, eu também possa me formar em matemática e cursar meu mestrado e meu doutorado na área.
Bom, dito isso, também vos digo que na próxima semana irei, juntamente a uma parcela do Brasil, prestar o Enem 2023.
Logo, o que você me aconselharia?
Gostaria de saber um pouco mais do mercado de trabalho de um profissional de matemática, já que todos os restringem a professores da educação básica.
Além disso, eu também gostaria de saber como funciona o “processo” para estudos fora do Brasil.
Desde já agradeço.
Abraços!
Vitor Kai.
não sei matemática mas, acho, que engenharia aeroespacial dá mais dinheiro.
Obg pelas dicas , Mestre
Vai lá... Tenta demonstrar o Teorema Fundamental do Cálculo ou mesmo da Álgebra sem ter visto antes ... Fora o detalhe, são dicas boas, porém o fundamental não foi falado: é necessário tempo de qualidade para estudar direito (da forma que for mais conveniente); sem tempo, na correria ou de última hora não tem jeito, nem sendo ""autodidata" ou mestre dos magos.
Ué, Newton demonstrou o TFC sem ter visto antes. Os exercícios de um livro de análise são, literalmente, demonstrar sem ter visto a demonstração antes. Não entendo seu argumento.
x/16, fantástica explicação!
Boas dicas
Ri no Autodidata !!
Poderia indicar quais os melhores livros para aprender matemática na graduação e mestrado?
Tenho dois vídeos no canal, um sobre livros pra graduação e outro pro mestrado. Da uma olhada lá!
@@Corredephd muito obrigado ☺️☺️
não sou muito bom("rápido") em matemática, porem, gosto muito.
ótimo vídeo, mano!
Obrigado por estar assistindo aos vídeos :)
vlw pelas dicas
fui nessa de não depender só de aula e estudar sozinha e estudei coisas que não cairam na prova, perdi tempo com o que não ia ser cobrado e não consegui fechar. essa regra só serve pro ensino médio. faculdade é diferente, se você quer se sair bem precisa conhecer bem o método de avaliação do professor e trabalhar em cima disso.
mas ótimo vídeo, tem muitas coisas importantes também
Sua letra sempre foi de forma? Seus vídeos são muito bons e ajudam bastante! Obrigada :)