Essa questão do professor ruim não é beeem assim. Tive um professor péssimo de Cálculo 1, que sequer mestrado tinha. Ele não preparava as aulas e ia vomitando o conteúdo de modo desorganizado, falando rápido.; Muitas vezes ele errava alguma passagem e apagava tudo do nada. confundindo ainda mais. Sei que os alunos têm que se virar para aprender mas os professores são pagos para também ensinar e no mínimo têm que fazer isso de modo satisfatório.
De fato! Eu errei ao dizer "sempre", ocorre sim algumas situações em que professores não fazem um bom trabalho no ensino e isso precisa ser levado em consideração e corrigido. Obrigado pelo alerta.
@@Berlim320 nem acho que seja ironia. É mais um jogo de palavras com o vídeo sobre ser um autodidata. Aqui o não ser um autodidata se refere ao fato de você ter o professor pra guiar e te explicar exatamente o que você não conseguiu entender, que é a diferença mais gritante quando você compara ter aulas com ser autodidata a meu ver.
Hoje foi a primeira vez que eu matei aula pra estudar sozinho, nada contra a professora, o problema é que ela ja estava no terceiro capítulo do livro enquanto eu ainda estava entendendo o primeiro. Por isso escolhi faltar a aula para ter tempo de estudar sozinho. Eu sinto que aprendo melhor sozinho, mesmo que o meu ritmo seja mais lento é como se as dúvidas que eu tenho em aulas acabam sendo mais vagas do que as dúvidas que eu tenho enquanto estudo sozinho que parecem mais específicas e "sólidas". As dúvidas que eu vou encontrando e não consigo resolver por consequência de estudar sozinho vou anotando elas e recorro ao professor.
Eu também sentia que muitas vezes a aula seguia mais rápido do que minha capacidade de entender o conteúdo. A solução pra mim foi estudar antes mesmo da disciplina começar, assim eu estava sempre adiantado com relação as aulas
Estou fazendo uma matéria de física das Radiações, o professor é excelente, mas mesmo assim me senti na necessidade de perder uma aula pra conseguir me encontrar, estou descobrindo aos poucos como me adaptar. Bom saber que outras pessoas fazem parecido, todo sucesso meu mano 🙏🏽
comigo acontece quase o mesmo. Estudo em escola pública em tempo integral e sinto que estou perdendo meu tempo vendo as aulas. Enquanto o professor está a 3 semanas vendo o mesmo assunto eu já tenho estudado ele e mais 2 outros conteúdos com o pouco de tempo que tenho em casa
@@luc4s675quem estuda em escola pública precisa saber que lá na frente a vida não vai perdoar e ir mais leve por causa disso, então tem que se virar sozinho desde cedo mesmo. Parabéns. Continue assim
hoje eu agradeço minha mãe, ela sempre me colocou para estudar sozinho quando criança , e disse que os livros sempre dão mais informações que os próprios professores, e foi além, estudar sempre a mais do que foi solicitado. Quanto a universidade, eu vou somente com o corpo kkkk não anoto nada, pra ser sincero a universidade só me serve pra fazer provas, sempre estudo tudo antes. Sozinho é o caminho concreto para APRENDER.
Parabéns! Tem um vídeo do @Corredephd que ele fala da importância de estudar as matérias básicas, como também se adiantar nos estudos das matérias da faculdade antes mesmo de ser mostrado na sala de aula.
questiono muito quem não anota uma palavra durante a aula, é um método de fixação importante, você além de ouvir, anota, fixa mais. Os melhores alunos que conheci na vida no ensino m e faculdade anotavam em alguma quantidade durante as aulas, e n to falando de anotar oq é passado no quadro, e sim mais do que é falado e não é escrito pelo professor, essa pra mim é a anotação mais importante.
A aula serve para entender o conteúdo e as horas com a bunda na cadeira, sozinho, servem para o aprendizado. A melhor forma de aprender, a meu ver, é prestar bem atenção na aula, ter uma noção básica do conteúdo e, após a aula, sentar a bunda na cadeira e ler o livro, fazer os exemplos, anotar, desenhar. Faça o seu resumo com base no que você estudou sozinho, não com base no que viu na aula. Faça seu resumo imaginando que está escrevendo um livro, pra você mesmo, iaginando que vai ler daqui a 2 anos... O melhor material de estudo é aquele que você construiu. Fazer essas lições que o amigo do vídeo mostra é algo que dá muito trabalho, e é por exatamente dar muito trabalho que é um método muito bom, porque ele força a mente, força o cérebro a pensar, a imaginar, a raciocinar e é isso que faz a pessoa entender. Concordo com tudo o que está no vídeo e lembrei bastante das lições do professor Pierluigi Piazzi. Essa metodologia serve tanto para Ens. Médio, Faculdade e vestibulares/concursos/seleções. Para concursos adicionaria apenas a rotina de revisão, que é fundamental. Mas para faculdade essa metodologia está impecável. Parabéns pelo conteúdo. PS: Muitos, mas muitos alunos, inclusive eu, não foram ensinados a "Como aprender". Acredito que se isso fosse ensinado desde cedo, a educação seria bem melhor, porque não dependeria apenas de professores, mas sim, de livros, o que tem a rodo. Aprendi na "pea" a aprender.
Oi, pessoal, espero que estejam bem. Recentemente eu passei por um período ruim na faculdade - em relação a desempenho em exames. Notei que, por mais que escrevesse tudo o que o professor colocava no quadro, as informações não ficavam retidas na minha mente. Então, passei a procurar onde estava meu erro e, por meio de vídeos como este e livros sobre aprendizagem, encontrei alguns erros que eu estava cometendo: não estudar previamente para a aula; não fazer questões e não tirar dúvidas com o professor. Depois que percebi isso, meu desempenho se tornou melhor e semana passada consegui me tornar monitor de uma disciplina que gostava muito. Acho q é isso, no nosso caminho vamos nos sentir perdidos em alguns momentos, mas precisamos de um pouco de introspecção para compreender o que se passa. Ótimo vídeo
é foda. Esses dias estava prestando atenção e entendendo tudo, e depois de uns 40 minutos só aprendendo resolvi anotar tudo que eu tinha entendido bem rapido pra não me perder depois. Quando acabei, tinha perdido uma explicação e o professor disse “E isso eu sempre coloco na prova, por que ninguém presta atenção então consigo tirar uns pontos rsrsrs”. Depois fui tentar fazer sozinho e não consegui, por que estava escrevendo na hora. kkk
Sou da área da saúde mas como tenho muito dificuldade em estudar pelo método mais comum de "anotar o que vê nos slides", eu uso seu conteúdo como meu som de fundo enquanto estou trabalhando. Sua voz e didática ajudam muito! Obrigada pela dedicação e bons estudos :)
Acho que deveria ser flexibilizado, minha graduacao faltei em 80% do curso, encontrava os professores em horario de atendimento para tirar duvidas somente e mestrado como eram poucas pessoas, se fosse aula tradicional no quadro eu faltava. Em sala so achava que era bom, quando fiz disciplinas da educacao, pois era muito ativo o processo, ou disciplinas que propunham resolvermos exercicios em sala e metologias ativas. Entao o curso do bacharelado, preferia faltar e estudar por livros e tirar duvidas na sala do professor no horario de atendimento, os 20% foi devido as disciplinas de laboratorio, mas qdo fui fazer a licenciatura em matematica dai tive 100% de presenca, pois sentia que a aula era algo valido, pois estava num processo mais ativo. Acredito que as pessoas deveriam estudar em casa e chegar na aula mais para tirar duvidas no ensino superior nessas disciplinas, quem dera as aulas fossem mais de tirar duvidas e trocar ideias, do que reproduzir o que ja esta nos livros, pelo menos nas disciplinas mais avancadas e que frequencia nem deveria ser contado como criterio de reprovacao. No ensino basico tento forcar eles ao maximo para criarem autonomia e ir desenvolvendo mais perguntas do que querendo saber mais respostas.
Poderia fazer um vídeo mostrando e ensinando como você usa o OBSIDIAN para estudar matemática, não sei que seria uma boa ideia, mais acredito que seria muito útil pois muitas pessoas usam o OBSIDIAN para anotações.
Vídeo incrível, sou estudante do ensino médio e me interesso muito pelo ramo, você poderia fazer um vídeo sobre como fazer boas notas de aula de maneira detalhada?
suas dicas são muito valiosas, sucesso amigo. queria ter encontrado seu canal quando comecei minha graduação, mas nunca é tão tarde para melhorar nossa forma de estudar, grande abraço
Que vídeo bom cara, parabéns! O que vc trás aqui e 1000% de utilidade pública. Isso instrui muitas pessoas a bons passos para sermos bons alunos e um grande aprofundamento na matéria. Eu já tinha percebido isso quando entrei para a UFMG só que devido ao trabalho e tempo não consiguia aplicar esses passos, mas agora ele ficou completo e vou usar para todas as matérias com um bom gerenciamento do meu tempo. Não quero mais passar aperto em matérias que não são tão difíceis assim. Muito muito obrigado msm, seu conteúdo é fora curva, muito sucesso para ti.
Faço direito e esse vídeo foi bastante útil, realmente quando estudava o material antes da aula e fazia perguntas na sala sobre o entendimento da lei eu aprendia mais. Vou começar a fazer isso sempre.
Fala mestre. Vi uma galera fazendo altos depoimentos aqui, então cá o meu também. (Até pq ta sendo uma madrugada daquelas :/ ) Entrei na faculdade em 2019 e primeiro período pra mim foi tranquilissimo. Estava esperando todo aquele terror que todo mundo fala, mas nada disso. Dai segundo período relaxei demais, fui curtir vida universitária e tomei uma bela duma panca acadêmica. Repeti basicamente tudo que tinha. Próximo período que ia ser a recuperação e voltar a forma que tava a vida inteira acostumado, vem um certo negócio chamado covid e ai desandou tudo. Não me adaptei com ensino ead. Todas matérias que fiz eu senti que não tava absorvendo nada, deixei de pegar, muita materia pra só pegar quando o mundo voltasse ao normal e nisso atrasei meu curso. Quando voltou presencial eu estava totalmente bagunçado, muitos problemas na caixola, a base de muitas materias eu efetivamente não aprendi direito, tudo muito mal, etc etc etc. Tomei um absurdo de medidas e nada vem dando certo. To há uns 2 anos correndo parado, com um progresso minúsculo com coisas que não deveriam ser tão complicadas. Esse período por exemplo vou enfrentar pela terceira vez minha velha inimiga Álgebra Linear 2 (materia de 4 período e eu em acho que 10 período). Honestamente se esse período não passar todas minhas matérias é tchau pra vida acadêmica. Mas tem sido diferente agora. Apesar da caixola ainda estar um caos, as coisas parecem claras. Essas primeiras semanas desse novo período tem sido lógicas (ajuda ja ter reprovado todas as materias que to fazendo agora, mas ainda sim), as peças se encaixam. Encontrei seu vídeo por acaso, mas você falou exatamente tudo que fiz inconscientemente no passado quando ainda era um aluno descente de colégio, e que aparentemente meu eu atual tinha esquecido. Chega a ser vergonhoso como passei esses últimos anos sem fazer o básico e ainda mais vergonhoso todos os sistemas de ajuda ao aluno não terem mencionado isso essa lógica. Vou aplicar seu método nesse período. No final dele venho te agradecer por ter salvo minha graduação, minha sanidade, meu futuro e meu sonho. Porque eu tenho absoluta certeza que vou dar a volta por cima com sua ajuda. Ganhou um inscrito, um admirador e uma pessoa eternamente grata. Meu tcc ja tem dedicatória a você senhor Corre de PhD (desculpa acabei de te conhecer ainda n sei seu nome kkkk)
O covid realmente me afetou bastante também, principalmente a matemática mas agora estou firme e forte destruindo tudo(acho eu) kkkkkk. Continua nesse progresso que tudo vai dar certo mano porque eu já estive quase ai( em 2021 quase reprovei umas 2 disciplinas na escola por desleixo) e eu sei que você consegue (mesmo não te conhecendo kkkkk).
Muito obrigada por esse vídeo! ainda não iniciei a graduação mas, pretendo seguir em ciência da computução e acredito que na universidade a forma de extrair o conteúdo é totalmente diferente da escola, por isso temos que nos adaptar.
Primeiro, vídeo excelente! Estou no 2º semestre de um curso de engenharia e, sem dúvida, esse vídeo convém muito bem para mim. Certamente vou implementar a metodologia que expôs aqui. Segundo, o título do vídeo - "Como NÃO ser um AUTODIDATA" - (não sei se por somente percepção minha) fez-me a crer que se falaria primordialmente dos erros que os estudantes cometem ao estudar (o que também ocorre); porém, vê-se o que o tópico principal foi sobre como podíamos extrair o máximo que pudéssemos das aulas da faculdade. Além disso, ser autodidata implica ter uma certa autonomia nos estudos, e o vídeo sugere justamente que, para aproveitar bem os professores da graduação, é igualmente necessário estudar o conteúdo fora da sala de aula (isto é, ter alguma autonomia). Portanto, um guia de como "não ser autodidata" parece-me um pouco fora da proposta do vídeo. Talvez fosse mais pertinente um título do tipo "Como EXTRAIR o MÁXIMO da GRADUAÇÃO - Outro Guia Prático", que foi como passei a enxergar o vídeo depois de assistir a ele. É claro que é só uma sugestão, e até para ficar análogo ao último guia, não era mal deixar como está. Obrigado pela leitura e por este vídeo!
Eu não copiava! eu anotava as observações faladas ou escritas e recomendo fazer isso! O professor é muito inportante para evitar que cometamos o erro de reinventar a roda e ainda por cima errada 😂
Moço, eu precisava muito dos seus vídeos no começo da faculdade xD Mas agora, após um ano de formada e prestes a prestar o ENARE, estou feliz em ter encontrado seu conteúdo, estou feliz que tenha começado a produzir esses vídeos. Muito obrigada
Melhor coisa que aconteceu no mestrado foi ter aula apenas duas vezes na semana. Agora consigo estudar muito mais tempo sozinho sem perder tempo com condução ou outras coisas que diminuem o tempo de estudo...
Namoral, o TH-cam está me vigiando; essa última semana esse já é a quarta vez que aparece um vídeo relacionado ao que estou vivendo. Eu atualmente estou totalmente focado em aprender sozinho e a escola tornou-se um empecilho para minha evolução, tentei contornar isso levando atividades do Poti para as aulas, e então agora estou em uma guerra com uma parte dos professores e com a própria diretora por querer estudar na escola ( eu sei kkkkkkkkkkkkkkk) fui chamado de arrogante e já até esqueci de quantos professores desmeceram meus esforços para aprender.
O TH-cam não está te "vigiando". Isso se chama Algoritmo, que reconhece o que você assiste e sugere vídeos parecidos de modo que lhe agradem, fazendo você ficar preso por horas no TH-cam. E sobre o seus estudos, continue, mais vale ser rejeitado por fazer o que é certo do que ser amado por ser banal.
@@matheus4050 Eu sei que o TH-cam não tá me vigiando, meu nobre, foi só uma piadoca; e sinceramente, tudo isso só me fez ter nojo dos professores daquela escola, não tem como mais respeitar ou acompanhar a aula de professores que obviamente não se importam com a educação.
Estou no segundo ano do ensino médio e adoro os seus vídeos, Você me ajudou a estudar e entender o conteúdo, Sozinha, Sem a total dependência do professor 😅🫶
Olá Letícia, tudo bem? Também sou estudante do ensino médio (escola pública) e estou com um interesse enorme de começar a estudar por conta própria, porém, nunca aprendi a estudar de verdade. Eu pego o conteúdo, assisto uma vídeo aula e parece que não entra na minha cabeça. Vc tem alguma dica de estudos?
@@GabriellyC-s5iOii, Tudo sim! E com você? Bom, Eu estudo por meio de exercícios e pdf’s. Tipo assim, Primeiro eu leio a teoria, Aí eu assisto uma vídeo aula, E depois pego uma lista de questões sobre o conteúdo e vou fazendo, Aí depois eu vejo oque eu errei nas questões e vou fazendo de novo até conseguir 🤠👍 Pra mim isso dá certo, Então acho que você pode tentar também.
Eu também gosto de enquanto eu estou lendo a teoria, Marcar as partes importantes do texto, E ir usando de base pra fazer tipo um resumo, Eu tenho um caderno só de resumo dos capítulos dos meus livros, Ajuda demaiss
Gostei bastante do vídeo. Vou tentar aplicar as dicas com muita semelhança nas minhas matérias de exatas do ensino médio. Em humanas e biológicas, acho que vale a pena fazer flashcards ou coisas semelhantes, por conta de serem matérias com muito conteúdo teórico e menos como a lógica das exatas, onde uma coisa leva a outra
Graças a Deus nunca tive problemas em aprender o conteúdo nas aulas, mas todas as minhas professoras de ciências até hoje nunca foram boas. Elas nunca conseguiram controlar minha sala de aula, que era muito inquieta. Acho que é por isso que acabei desenvolvendo uma espécie de rancor e preconceito contra essa matéria. Depois que comecei a estudar um pouco mais sozinha, especialmente na época de provas, me ajudou muito a reaprender e relembrar meu amor por ciências. Espero entrar no ensino médio pronta para a química, que nunca fez sentido pra mim até esses últimos tempos.
cara eu estava fazendo o curso Aprendizagem Significativa da turma-2024b do aprenda mais e botei seu vídeo de fundo, literalmente combinou todas as partes kkkkk obrigado por mais esse vídeo sensacional
Caramba, seus videos sao fantásticos. Parabens!!! Seria muito legal se voce pudesse preparar um video demonstrando como fazer essas anotações no Obsidian
Essas dicas valem para qualquer área de nível superior. Entrei recentemente na faculdade no curso de (fisioterapia) eu quase não anoto nada, no máximo faço anotações em tópicos pra caso eu precise, ter uma ideia da ordem das explicações, cada professor deu referências de livros que ele gosta para aquela matéria e a gente tem que or atrás de consegui-los ...
Um método que funcionou pra mim foi anotar os tópicos mais importantes da aula incluindo o nome da matéria específica, perguntas que julgava idiota ou aplicações, depois chegava em casa e no tempo livre tentava responder aquelas perguntas com pesquisas e aí sim anotava em outro caderno que eu tinha bem mais "confiança". acabei de ver o vídeo e ele falou mais ou menos isso kk.
Eu sou o exemplo que você citou no início, copio tudo que o professor escreve. Eu estou tomando um curso de Análise Real nesse semestre e de fato, sinto que não aprendo absolutamente nada durante a aula. Vou tentar aplicar as dicas que você expôs, espero ter bons resultados.
Esse video parece que foi feito pra mim. Muito bom! Qual é o nome daquele caderno que as folhas ficam grudadas em cima que voce ja mostrou em videos passados?? Nao tô conseguindo achar
Caro Professor..vc vai acriditar no que vlu falar ? estudo quase que exatamente do mesmo jeito !! impressionante !! inclusive a dica bônus !!Sucesso com o canal !! abraço. Ótimo vídeo !!
Cara entrei agora no seu canal exatamente para mandar uma pergunta de como você faz quando lê um livro e não entende a lógica pois lembro que disse em vídeos anteriores que vc prefere livros q não demonstrem de forma muito detalhada, para que se tenha o trabalho de realmente quebrar a cabeça para entender a lógica, em relação à isso queria perguntar de forma mais objetiva o seguinte: qnd não entende algum assunto você costumava ou costuma procurar meios como video aulas, exercicios resolvidos, ou acha que isso não ajuda muito no processo de realmente aprender o assunto? Além disso, quando faz exercícios, você prefere não ver de forma nenhuma resoluções até que consiga chegar ao resultado esperado ou você acha q não interfere no aprendizado ver resoluções de exercícios que estamos empacados? Aproveitando que é meu primeiro comentário aqui queria dizer q admiro o seu trabalho, principalmente no canal, foi e continua sendo de grande ajuda para mim, tanto de conselhos mais técnicos quanto de motivação, muito obrigado e desejo sucesso para você.
To tentando aprender a ser autodidata e realmente o mais importante eu nunca tinha parado pra pensar: Estudar a matéria antes das aulas Vou tentar fazer isso
Muito bom. Você pode fazer um vídeo ensinando como usar o obsidian para fazer anotações? Estou tentando desenvolver um método de estudos e estava pensando em usar o anki ou o obsidian
Eu concordo com você mas somente em partes. Tudo o que você falou é verdade se estamos considerando um curso de mestrado e doutorado. Para que as condições preestabelecidas por você sejam funcionais são necessário alunos já maduros em matemática e técnica de estudos ( você mesmo falou isso ao relacionar o modelo de aulas no ensino médio e superior). No primeiro semestre de todo curso, principalmente nas disciplinas de cálculo I e álgebra I não temos esse perfil de alunos, e nunca o teremos se estes não forem primeiramente treinados para tal ( e esse treinamento, na minha humilde opinião é papel do professor sim; deixar essa tarefa somente a cargo do aluno é o principal motivo das reclamações e desistências!). Em uma pós-graduação, de fato, já se espera que o aluno tenha tais habilidades e, portanto, não há mais porquê perder tempo com isso. Na melhor das hipóteses, somente depois do 4º semestre podemos ousar a total autonomia do aluno. Por experiência própria percebo que as universidades cometem erros cruciais nesse assunto: 1. obrigam alunos de mestrado ou doutorado sem a mínima vocação ao magistério para dar exatamente as disciplinas iniciais dos cursos de exatas- e é lógico que nem todos querem/desejam ser professores mas tão somente pesquisadores. Essas disciplinas são as que recebem os alunos na universidade e necessariamente as que mais precisam de didática para servir de ponte ao que se deseja no futuro; Professores que estão já em nível tão abstrato que não conseguem refazer os passos que eles próprios tiveram que percorrer para chegar àquele nível de compreensão e/ou mesmo que não tiveram percalços na sua aprendizagem por terem tido as melhores oportunidades de estudo na vida, algo que não é a regra para a maioria das pessoas; 3. E há professores que são incapazes mesmo de tem empatia com os alunos e por tal não conseguem chegar até ele ( tive um professor que chegava em sala, ficava de costas para a turma, falava sozinho com o quadro, não dava pra ver o que ele fazia porque ficava na frente... e quem não acompanhou ele chamava de burro e aconselhava fazer outro curso pois aquilo não era pra ele...). Em todos esses casos, estudar sozinho é mesmo a única solução e ir à aula é pura perda de tempo mesmo... mas se não for o professor reprova por falta - sim, tem professor universitário que ainda faz isso. Então o que você falou é uma verdade sim, mas em parte, pois há muitas variáveis que precisam ser ponderadas na relação. Os professores de fato riem na sala dos professores, é um fato, mas não pelo motivo que você falou, e sim pelo fato de que para a universidade o que importa é se o professor X produz Y artigos por ano e com o seu título de doutor traz nome àquela instituição. O aluno pouco importa, troca-se o aluno que é mais fácil. E essa é a verdade. E é tão comum ser assim que se tornou natural ao ponto que só se formam aqueles que aceitam e concordam com isso. E há cursos que essa relação se estende às pós-graduações, dadas as devidas equalizações. Há orientadores que nunca orientam e a culpa é toda do orientando; fazem isso até o dia da defesa do trabalho quando para não sofrerem vergonha perante os colegas colocam toda a culpa no aluno ( e esse comportamento não é só nos cursos de exatas, é generalizado!)
Meu maior problema é manter uma constância, eu sempre começo bem, mas saio dos trilhos depois de um tempo, fico com fé que tentando e tentando vou conseguir a constância desejada
Estou no ensino médio, comecei a estudar em casa, apenas com meu notebook, e depois de uns meses vi o qual devagar e (fraco) meus professores são, não estou degradando a imagem deles, mas eu tenho minha opinião concreta do quanto o ensino médio é fraco.
Poderia fazer um vídeo entrando em mais detalhes sobre como fazer essas notas de aula finais usando o Obsidian? Parece ser uma alternativa interessante ao uso de, possivelmente, muitas folhas de papel, o que às vezes torna o armazenamento dessas notas um pouco complicado.
Sobre tomar suas próprias notas, também uso o Obsidian mas li um artigo que diza que escrever com papel e caneta ajuda a ativar mais áreas do cerebro e consequetemente você aprende melhor... você sente o mesmo "foco" quando usa o Obsidian ou o papel e caneta?
Você poderia fazer dicas de livros para aprender do basico a niveis militar? Ou mesmo ate o IME e ITA, gostei muito dessa dinâmica de estudar por livro e gostaria de uma opinião sua
eu sou da área jurídica mas gosto de ver os seus vídeos; no meu caso, durante a aula, faço um resumo trash, apenas anoto exemplos, artigos, palavras importantes e depois pego o caderno de um colega pq, no Direito, COM CERTEZA alguém já escreveu o que o professor ta falando kkk
@@LucasdeSouza-qe9pq trapaça? genuinamente não entendi aonde; todos tem acesso aos mesmos recursos, se é sobre isso que está falando, os estudantes só não querem ou não sabem como estudar sozinhos por eles (geralmente, livros ou pdfs); eu uso o professor como suporte de 1° contato com a matéria e para tirar dúvidas posteriores, agora se os outros alunos acham mto sábio anotar tudo que o cara diz, que, repito, COM CTZ já está disponível em alguma doutrina ou na própria lei, isso é malandragem aonde?
@@krolsemini oooh moça, calma, foi uma piada por você estar pegando algo já copiado ( ou seja, você não teve o trabalho de copiar e usa o caderno do colega, seria uma "trapaça" ) Mas foi só uma piada mesmo, não era pra levar a sério
Fiz minha primeira prova de geo.analitica e tirei zero! Preciso tirar praticamente um 10 na próxima prova qual melhor estratégia para estudar geo.analitica? Sou ter um recesso de 15 dias agora em setembro quero aproveitar esse tempo!
Não concordo com o "não copie", é muito bom ter o caderno pra rever exercícios resolvidos ou tirar dúvidas da teoria, claro que é melhor vc aprender em um livro direto na fonte mas a verdade é que quase aluno nenhum vai pegar um livro para estudar uma matéria específica, só os mto destacados, os medianos e fracos vão só ver aula, fazer uma lista as vezes e ir pra prova apenas com esse conhecimento mesmo. Outra coisa é que da pra copiar e prestar atenção quase sempre, as vezes n da, mas muito professor passa uma quadro e depois explica ou resolve. Se eu já to ali na sala e o professor ta passando o conteúdo e eu consigo copiar e depois prestar atenção na explicação, pq deixar de copiar, e se eu não tiver tempo de estudar previamente os assuntos de todas as matérias. Os melhores alunos que conheci em E.M e faculdade incluindo eu eram pessoas que copiavam quadro e não só isso, as vezes faziam anotações do que os professores falavam pq tem professor que nem passa matéria em slide ou quadro direito ele só fala ou fala com um slide, ai vc anota o que ele fala que é importante.
O que você acha do site Khan academy? Como opção pra quem quer aprender matemática básica (se alguém tiver alguma experiência com a plataforma sinta-se livre pra responder também)
Tipo eu não copio tudo que o professor fala, apenas escrevo de forma mais resumida possível as partes mais importantes, mesmo assim eu deveria deixar de copiar?
Eu fico confuso, tipo com esse guia e o outro do livro, como fazer tudo isso e ainda estudar pelos livros, o meu cérebro atual ver mais é dois caminhos, ou foco em absorver a aula ou foco em absorver o livro
Meu amigo, você poderia me fazer uma orientação? No momento faço uma graduação que não é matemática, todavia pretendo fazer matemática também e seguir uma carreira academica na área, faço letras em uma universidade federal e queria fazer matemática ao mesmo tempo, no entanto para isso teria que fazer isso em uma Universidade EAD, mas como pretendo seguir na carreira acadêmica tenho medo de ter dificuldades em obter mestrado e doutorado em universidades federais visto que as EAD não são bem vistas nesses espaços pelo que ouvir falar.
Eae mano, uma dúvida.. você tem licenciatura e bacharelado? Sei que você fez licenciatura e cursou as cadeiras que não tinha do bacharelado.. você teria ficado com dois diplomas? Pergunto pq já ouvi pessoas falando disso, que quando você cursa as disciplinas no bacharel você recebe meio que o diploma
meu professor de matemática usa um livro como conteúdo mas infelizmente eu não tenho acesso a esse livro, pois ele não é mais vendido é não tem livro igual em minha escola
Essa questão do professor ruim não é beeem assim.
Tive um professor péssimo de Cálculo 1, que sequer mestrado tinha. Ele não preparava as aulas e ia vomitando o conteúdo de modo desorganizado, falando rápido.; Muitas vezes ele errava alguma passagem e apagava tudo do nada. confundindo ainda mais. Sei que os alunos têm que se virar para aprender mas os professores são pagos para também ensinar e no mínimo têm que fazer isso de modo satisfatório.
De fato! Eu errei ao dizer "sempre", ocorre sim algumas situações em que professores não fazem um bom trabalho no ensino e isso precisa ser levado em consideração e corrigido. Obrigado pelo alerta.
@@Corredephd O tema que você deu ao vídeo é irónico, certo?
@@Berlim320 claro ne fih, ja viu estudante de verdade que nao estuda?
@@Berlim320 nem acho que seja ironia. É mais um jogo de palavras com o vídeo sobre ser um autodidata. Aqui o não ser um autodidata se refere ao fato de você ter o professor pra guiar e te explicar exatamente o que você não conseguiu entender, que é a diferença mais gritante quando você compara ter aulas com ser autodidata a meu ver.
@@Berlim320 É como o @joaobender3524 disse, foi só um trocadilho com o título do vídeo anterior.
Hoje foi a primeira vez que eu matei aula pra estudar sozinho, nada contra a professora, o problema é que ela ja estava no terceiro capítulo do livro enquanto eu ainda estava entendendo o primeiro. Por isso escolhi faltar a aula para ter tempo de estudar sozinho.
Eu sinto que aprendo melhor sozinho, mesmo que o meu ritmo seja mais lento é como se as dúvidas que eu tenho em aulas acabam sendo mais vagas do que as dúvidas que eu tenho enquanto estudo sozinho que parecem mais específicas e "sólidas". As dúvidas que eu vou encontrando e não consigo resolver por consequência de estudar sozinho vou anotando elas e recorro ao professor.
Eu também sentia que muitas vezes a aula seguia mais rápido do que minha capacidade de entender o conteúdo. A solução pra mim foi estudar antes mesmo da disciplina começar, assim eu estava sempre adiantado com relação as aulas
Eu sou exatamente como você!
Estou fazendo uma matéria de física das Radiações, o professor é excelente, mas mesmo assim me senti na necessidade de perder uma aula pra conseguir me encontrar, estou descobrindo aos poucos como me adaptar.
Bom saber que outras pessoas fazem parecido, todo sucesso meu mano 🙏🏽
comigo acontece quase o mesmo. Estudo em escola pública em tempo integral e sinto que estou perdendo meu tempo vendo as aulas. Enquanto o professor está a 3 semanas vendo o mesmo assunto eu já tenho estudado ele e mais 2 outros conteúdos com o pouco de tempo que tenho em casa
@@luc4s675quem estuda em escola pública precisa saber que lá na frente a vida não vai perdoar e ir mais leve por causa disso, então tem que se virar sozinho desde cedo mesmo. Parabéns. Continue assim
hoje eu agradeço minha mãe, ela sempre me colocou para estudar sozinho quando criança , e disse que os livros sempre dão mais informações que os próprios professores, e foi além, estudar sempre a mais do que foi solicitado.
Quanto a universidade, eu vou somente com o corpo kkkk não anoto nada, pra ser sincero a universidade só me serve pra fazer provas, sempre estudo tudo antes.
Sozinho é o caminho concreto para APRENDER.
Qual é seu curso?
@@superguitar6355 Bacharel em Matemática.
Parabéns! Tem um vídeo do @Corredephd que ele fala da importância de estudar as matérias básicas, como também se adiantar nos estudos das matérias da faculdade antes mesmo de ser mostrado na sala de aula.
@@superguitar6355 Bacharel em Matemática.
questiono muito quem não anota uma palavra durante a aula, é um método de fixação importante, você além de ouvir, anota, fixa mais. Os melhores alunos que conheci na vida no ensino m e faculdade anotavam em alguma quantidade durante as aulas, e n to falando de anotar oq é passado no quadro, e sim mais do que é falado e não é escrito pelo professor, essa pra mim é a anotação mais importante.
A aula serve para entender o conteúdo e as horas com a bunda na cadeira, sozinho, servem para o aprendizado. A melhor forma de aprender, a meu ver, é prestar bem atenção na aula, ter uma noção básica do conteúdo e, após a aula, sentar a bunda na cadeira e ler o livro, fazer os exemplos, anotar, desenhar. Faça o seu resumo com base no que você estudou sozinho, não com base no que viu na aula. Faça seu resumo imaginando que está escrevendo um livro, pra você mesmo, iaginando que vai ler daqui a 2 anos... O melhor material de estudo é aquele que você construiu. Fazer essas lições que o amigo do vídeo mostra é algo que dá muito trabalho, e é por exatamente dar muito trabalho que é um método muito bom, porque ele força a mente, força o cérebro a pensar, a imaginar, a raciocinar e é isso que faz a pessoa entender. Concordo com tudo o que está no vídeo e lembrei bastante das lições do professor Pierluigi Piazzi. Essa metodologia serve tanto para Ens. Médio, Faculdade e vestibulares/concursos/seleções.
Para concursos adicionaria apenas a rotina de revisão, que é fundamental. Mas para faculdade essa metodologia está impecável.
Parabéns pelo conteúdo.
PS: Muitos, mas muitos alunos, inclusive eu, não foram ensinados a "Como aprender". Acredito que se isso fosse ensinado desde cedo, a educação seria bem melhor, porque não dependeria apenas de professores, mas sim, de livros, o que tem a rodo. Aprendi na "pea" a aprender.
Excelente Comentário! Obrigado por contribuir
Oi, pessoal, espero que estejam bem. Recentemente eu passei por um período ruim na faculdade - em relação a desempenho em exames. Notei que, por mais que escrevesse tudo o que o professor colocava no quadro, as informações não ficavam retidas na minha mente. Então, passei a procurar onde estava meu erro e, por meio de vídeos como este e livros sobre aprendizagem, encontrei alguns erros que eu estava cometendo: não estudar previamente para a aula; não fazer questões e não tirar dúvidas com o professor. Depois que percebi isso, meu desempenho se tornou melhor e semana passada consegui me tornar monitor de uma disciplina que gostava muito. Acho q é isso, no nosso caminho vamos nos sentir perdidos em alguns momentos, mas precisamos de um pouco de introspecção para compreender o que se passa.
Ótimo vídeo
Que bom que agora as coisas começaram a se alinhar nos teus estudos, sucessos :D
Quem dera existice um canal como o seu para outras àreas do conhecimento, como filosofia e biologia. Sucesso irmão.
Pra mim, escrever resumos, insights e ideias nas aulas me traz muito mais resultado do que só olhar e ouvir explicações.
Já comigo funciona mais ouvir as explicações kkkkkkkkk
é foda. Esses dias estava prestando atenção e entendendo tudo, e depois de uns 40 minutos só aprendendo resolvi anotar tudo que eu tinha entendido bem rapido pra não me perder depois. Quando acabei, tinha perdido uma explicação e o professor disse “E isso eu sempre coloco na prova, por que ninguém presta atenção então consigo tirar uns pontos rsrsrs”. Depois fui tentar fazer sozinho e não consegui, por que estava escrevendo na hora. kkk
evento canônico
pra mim tbm, faço os dois na verdade em diferentes intensidades dependendo do contexto.
Sou da área da saúde mas como tenho muito dificuldade em estudar pelo método mais comum de "anotar o que vê nos slides", eu uso seu conteúdo como meu som de fundo enquanto estou trabalhando. Sua voz e didática ajudam muito! Obrigada pela dedicação e bons estudos :)
A voz dele é realmente muito boa de se ouvir
Acho que deveria ser flexibilizado, minha graduacao faltei em 80% do curso, encontrava os professores em horario de atendimento para tirar duvidas somente e mestrado como eram poucas pessoas, se fosse aula tradicional no quadro eu faltava. Em sala so achava que era bom, quando fiz disciplinas da educacao, pois era muito ativo o processo, ou disciplinas que propunham resolvermos exercicios em sala e metologias ativas. Entao o curso do bacharelado, preferia faltar e estudar por livros e tirar duvidas na sala do professor no horario de atendimento, os 20% foi devido as disciplinas de laboratorio, mas qdo fui fazer a licenciatura em matematica dai tive 100% de presenca, pois sentia que a aula era algo valido, pois estava num processo mais ativo. Acredito que as pessoas deveriam estudar em casa e chegar na aula mais para tirar duvidas no ensino superior nessas disciplinas, quem dera as aulas fossem mais de tirar duvidas e trocar ideias, do que reproduzir o que ja esta nos livros, pelo menos nas disciplinas mais avancadas e que frequencia nem deveria ser contado como criterio de reprovacao. No ensino basico tento forcar eles ao maximo para criarem autonomia e ir desenvolvendo mais perguntas do que querendo saber mais respostas.
Poderia fazer um vídeo mostrando e ensinando como você usa o OBSIDIAN para estudar matemática, não sei que seria uma boa ideia, mais acredito que seria muito útil pois muitas pessoas usam o OBSIDIAN para anotações.
Vídeo incrível, sou estudante do ensino médio e me interesso muito pelo ramo, você poderia fazer um vídeo sobre como fazer boas notas de aula de maneira detalhada?
suas dicas são muito valiosas, sucesso amigo. queria ter encontrado seu canal quando comecei minha graduação, mas nunca é tão tarde para melhorar nossa forma de estudar, grande abraço
Que vídeo bom cara, parabéns! O que vc trás aqui e 1000% de utilidade pública. Isso instrui muitas pessoas a bons passos para sermos bons alunos e um grande aprofundamento na matéria. Eu já tinha percebido isso quando entrei para a UFMG só que devido ao trabalho e tempo não consiguia aplicar esses passos, mas agora ele ficou completo e vou usar para todas as matérias com um bom gerenciamento do meu tempo. Não quero mais passar aperto em matérias que não são tão difíceis assim. Muito muito obrigado msm, seu conteúdo é fora curva, muito sucesso para ti.
Admiro seu trabalho, irmão. Sucesso
2
Façam todas essas coisas que ele disse. Pratico essas mesmas dicas desde o início da graduação e percebo que funciona muito bem.
Excelente video, buddy!
Tá ajudando a criar uma geração inteira de super matemáticos! ❤
Faço direito e esse vídeo foi bastante útil, realmente quando estudava o material antes da aula e fazia perguntas na sala sobre o entendimento da lei eu aprendia mais. Vou começar a fazer isso sempre.
Fala mestre.
Vi uma galera fazendo altos depoimentos aqui, então cá o meu também. (Até pq ta sendo uma madrugada daquelas :/ )
Entrei na faculdade em 2019 e primeiro período pra mim foi tranquilissimo. Estava esperando todo aquele terror que todo mundo fala, mas nada disso. Dai segundo período relaxei demais, fui curtir vida universitária e tomei uma bela duma panca acadêmica. Repeti basicamente tudo que tinha. Próximo período que ia ser a recuperação e voltar a forma que tava a vida inteira acostumado, vem um certo negócio chamado covid e ai desandou tudo. Não me adaptei com ensino ead. Todas matérias que fiz eu senti que não tava absorvendo nada, deixei de pegar, muita materia pra só pegar quando o mundo voltasse ao normal e nisso atrasei meu curso. Quando voltou presencial eu estava totalmente bagunçado, muitos problemas na caixola, a base de muitas materias eu efetivamente não aprendi direito, tudo muito mal, etc etc etc. Tomei um absurdo de medidas e nada vem dando certo. To há uns 2 anos correndo parado, com um progresso minúsculo com coisas que não deveriam ser tão complicadas.
Esse período por exemplo vou enfrentar pela terceira vez minha velha inimiga Álgebra Linear 2 (materia de 4 período e eu em acho que 10 período). Honestamente se esse período não passar todas minhas matérias é tchau pra vida acadêmica. Mas tem sido diferente agora. Apesar da caixola ainda estar um caos, as coisas parecem claras. Essas primeiras semanas desse novo período tem sido lógicas (ajuda ja ter reprovado todas as materias que to fazendo agora, mas ainda sim), as peças se encaixam. Encontrei seu vídeo por acaso, mas você falou exatamente tudo que fiz inconscientemente no passado quando ainda era um aluno descente de colégio, e que aparentemente meu eu atual tinha esquecido.
Chega a ser vergonhoso como passei esses últimos anos sem fazer o básico e ainda mais vergonhoso todos os sistemas de ajuda ao aluno não terem mencionado isso essa lógica.
Vou aplicar seu método nesse período. No final dele venho te agradecer por ter salvo minha graduação, minha sanidade, meu futuro e meu sonho. Porque eu tenho absoluta certeza que vou dar a volta por cima com sua ajuda.
Ganhou um inscrito, um admirador e uma pessoa eternamente grata. Meu tcc ja tem dedicatória a você senhor Corre de PhD (desculpa acabei de te conhecer ainda n sei seu nome kkkk)
O covid realmente me afetou bastante também, principalmente a matemática mas agora estou firme e forte destruindo tudo(acho eu) kkkkkk. Continua nesse progresso que tudo vai dar certo mano porque eu já estive quase ai( em 2021 quase reprovei umas 2 disciplinas na escola por desleixo) e eu sei que você consegue (mesmo não te conhecendo kkkkk).
Por algum motivo me senti bem por ouvir ele mencionar meu nome :)
Muito obrigada por esse vídeo! ainda não iniciei a graduação mas, pretendo seguir em ciência da computução e acredito que na universidade a forma de extrair o conteúdo é totalmente diferente da escola, por isso temos que nos adaptar.
Primeiro, vídeo excelente! Estou no 2º semestre de um curso de engenharia e, sem dúvida, esse vídeo convém muito bem para mim. Certamente vou implementar a metodologia que expôs aqui.
Segundo, o título do vídeo - "Como NÃO ser um AUTODIDATA" - (não sei se por somente percepção minha) fez-me a crer que se falaria primordialmente dos erros que os estudantes cometem ao estudar (o que também ocorre); porém, vê-se o que o tópico principal foi sobre como podíamos extrair o máximo que pudéssemos das aulas da faculdade. Além disso, ser autodidata implica ter uma certa autonomia nos estudos, e o vídeo sugere justamente que, para aproveitar bem os professores da graduação, é igualmente necessário estudar o conteúdo fora da sala de aula (isto é, ter alguma autonomia). Portanto, um guia de como "não ser autodidata" parece-me um pouco fora da proposta do vídeo.
Talvez fosse mais pertinente um título do tipo "Como EXTRAIR o MÁXIMO da GRADUAÇÃO - Outro Guia Prático", que foi como passei a enxergar o vídeo depois de assistir a ele. É claro que é só uma sugestão, e até para ficar análogo ao último guia, não era mal deixar como está.
Obrigado pela leitura e por este vídeo!
Perfeito parceiro, eu fazia parecido tbm, tentava prestar mais atenção do que simplesmente sair anotando até as piadas dos professores rsrs. Valeu.
video muito bacana.
gostei da parte que vc fala que usa o obsidian poderia fazer um video mostrando o seu cofre no obsidian
Eu não copiava! eu anotava as observações faladas ou escritas e recomendo fazer isso! O professor é muito inportante para evitar que cometamos o erro de reinventar a roda e ainda por cima errada 😂
Moço, eu precisava muito dos seus vídeos no começo da faculdade xD Mas agora, após um ano de formada e prestes a prestar o ENARE, estou feliz em ter encontrado seu conteúdo, estou feliz que tenha começado a produzir esses vídeos. Muito obrigada
Parabéns pelo conteúdo, fera. Sucesso.
Me sinto tão bem em apoiar um trabalho tão bom.
Muito obrigado, meu amigo.
Melhor coisa que aconteceu no mestrado foi ter aula apenas duas vezes na semana. Agora consigo estudar muito mais tempo sozinho sem perder tempo com condução ou outras coisas que diminuem o tempo de estudo...
É muito difícil ter tempo pra aplicar método quando temos que fazer 5 ou 7 disciplinas ao mesmo tempo.
Namoral, o TH-cam está me vigiando; essa última semana esse já é a quarta vez que aparece um vídeo relacionado ao que estou vivendo. Eu atualmente estou totalmente focado em aprender sozinho e a escola tornou-se um empecilho para minha evolução, tentei contornar isso levando atividades do Poti para as aulas, e então agora estou em uma guerra com uma parte dos professores e com a própria diretora por querer estudar na escola ( eu sei kkkkkkkkkkkkkkk) fui chamado de arrogante e já até esqueci de quantos professores desmeceram meus esforços para aprender.
O TH-cam não está te "vigiando". Isso se chama Algoritmo, que reconhece o que você assiste e sugere vídeos parecidos de modo que lhe agradem, fazendo você ficar preso por horas no TH-cam. E sobre o seus estudos, continue, mais vale ser rejeitado por fazer o que é certo do que ser amado por ser banal.
@@matheus4050 Eu sei que o TH-cam não tá me vigiando, meu nobre, foi só uma piadoca; e sinceramente, tudo isso só me fez ter nojo dos professores daquela escola, não tem como mais respeitar ou acompanhar a aula de professores que obviamente não se importam com a educação.
@@felipesilvaaraujo7574Pior que é bizarramente comum. Eles aceitam mais quem atrapalha a aula do que quem lê ou estuda.
Uma professora já mandou indireta falando pra largar a escola e fazer o EJA, já que era tão autodidata
PAPO
PASSOU NA 2⁰ DA OBMEP E TA TENTANDO ESTUDAR TB???
Que didática e forma de explicar calmas e gostosas de acompanhar, parabéns!
Guia da faculdade, ótimo conteúdo!
Estou no segundo ano do ensino médio e adoro os seus vídeos, Você me ajudou a estudar e entender o conteúdo, Sozinha, Sem a total dependência do professor 😅🫶
Olá Letícia, tudo bem?
Também sou estudante do ensino médio (escola pública) e estou com um interesse enorme de começar a estudar por conta própria, porém, nunca aprendi a estudar de verdade. Eu pego o conteúdo, assisto uma vídeo aula e parece que não entra na minha cabeça. Vc tem alguma dica de estudos?
Procura os videos de como estudar do canal "matemática em evidência"@@GabriellyC-s5i
Eu também estou no 2 ano do ensino.
@@GabriellyC-s5iOii, Tudo sim! E com você? Bom, Eu estudo por meio de exercícios e pdf’s. Tipo assim, Primeiro eu leio a teoria, Aí eu assisto uma vídeo aula, E depois pego uma lista de questões sobre o conteúdo e vou fazendo, Aí depois eu vejo oque eu errei nas questões e vou fazendo de novo até conseguir 🤠👍 Pra mim isso dá certo, Então acho que você pode tentar também.
Eu também gosto de enquanto eu estou lendo a teoria, Marcar as partes importantes do texto, E ir usando de base pra fazer tipo um resumo, Eu tenho um caderno só de resumo dos capítulos dos meus livros, Ajuda demaiss
Gostei bastante do vídeo. Vou tentar aplicar as dicas com muita semelhança nas minhas matérias de exatas do ensino médio. Em humanas e biológicas, acho que vale a pena fazer flashcards ou coisas semelhantes, por conta de serem matérias com muito conteúdo teórico e menos como a lógica das exatas, onde uma coisa leva a outra
Graças a Deus nunca tive problemas em aprender o conteúdo nas aulas, mas todas as minhas professoras de ciências até hoje nunca foram boas. Elas nunca conseguiram controlar minha sala de aula, que era muito inquieta. Acho que é por isso que acabei desenvolvendo uma espécie de rancor e preconceito contra essa matéria. Depois que comecei a estudar um pouco mais sozinha, especialmente na época de provas, me ajudou muito a reaprender e relembrar meu amor por ciências. Espero entrar no ensino médio pronta para a química, que nunca fez sentido pra mim até esses últimos tempos.
Vídeo maravilhoso, faz sentido todo que foi dito, eu agradeço pelo conteúdo pH.
Anotando tudo pra estar preparado!
cara eu estava fazendo o curso Aprendizagem Significativa da turma-2024b do aprenda mais e botei seu vídeo de fundo, literalmente combinou todas as partes kkkkk obrigado por mais esse vídeo sensacional
Que video massa! Apesar de eu nao estudar matemática, achei muito legal as dicas passadas
Caramba, seus videos sao fantásticos. Parabens!!!
Seria muito legal se voce pudesse preparar um video demonstrando como fazer essas anotações no Obsidian
Essas dicas valem para qualquer área de nível superior. Entrei recentemente na faculdade no curso de (fisioterapia) eu quase não anoto nada, no máximo faço anotações em tópicos pra caso eu precise, ter uma ideia da ordem das explicações, cada professor deu referências de livros que ele gosta para aquela matéria e a gente tem que or atrás de consegui-los ...
Bom conteúdo, obrigado ❤
Eu faço isso, mas para estudar matérias de provas quero prestar. E consigo ter uma retenção melhor de conteúdo. Top
Um método que funcionou pra mim foi anotar os tópicos mais importantes da aula incluindo o nome da matéria específica, perguntas que julgava idiota ou aplicações, depois chegava em casa e no tempo livre tentava responder aquelas perguntas com pesquisas e aí sim anotava em outro caderno que eu tinha bem mais "confiança".
acabei de ver o vídeo e ele falou mais ou menos isso kk.
Excelente vídeo!
Eu sou o exemplo que você citou no início, copio tudo que o professor escreve. Eu estou tomando um curso de Análise Real nesse semestre e de fato, sinto que não aprendo absolutamente nada durante a aula. Vou tentar aplicar as dicas que você expôs, espero ter bons resultados.
Entender como estudar análise é realmente um desafio, mas segue as dicas aí do vídeo que vai dar certo.
Vídeo de utilidade Pública!
muito bom o video vou tentar realizar dessa forma, tenho tdah, esse metodo vai me ajudar muito!
Dicas mto valiosas!
Esse video parece que foi feito pra mim. Muito bom!
Qual é o nome daquele caderno que as folhas ficam grudadas em cima que voce ja mostrou em videos passados?? Nao tô conseguindo achar
Eu procurei mas não consegui encontrar algo parecido na amazon do Brasil. Ele se chama legalpad.
Muito bom ! Vou aplicar o que puder no meu curso de música
Música? Conta mais sobre isso
Estudar o conteúdo antes da aula te deixa mais tranquilo para poder debater as dúvidas com o professor. Isso se aplica na música tb!
Muito obrigada, sou graduanda em matemática, primeiro semestre seu canal está me ajudando bastante.
Sensacional 😃👏🏻
4:46.... um choque de realidade
OBRIGADO, IRMÃO!❤
Mt bom, qnd vi a ft do desse professor ja me interessei, conheco ele do IMPA , uma lenda viva
Lindaaa caneta, depois traz um reviw de canetas amigo, SUCESSO!!
como pode alguém ter uma voz tão bonita
Caro Professor..vc vai acriditar no que vlu falar ? estudo quase que exatamente do mesmo jeito !! impressionante !! inclusive a dica bônus !!Sucesso com o canal !! abraço. Ótimo vídeo !!
Feliz de ter ajudado, meu amigo. Sucesso nos estudos.
Isso que eu chamo de ouro ❤ muito bom
Feliz que tenha gostado :)
Cara entrei agora no seu canal exatamente para mandar uma pergunta de como você faz quando lê um livro e não entende a lógica pois lembro que disse em vídeos anteriores que vc prefere livros q não demonstrem de forma muito detalhada, para que se tenha o trabalho de realmente quebrar a cabeça para entender a lógica, em relação à isso queria perguntar de forma mais objetiva o seguinte: qnd não entende algum assunto você costumava ou costuma procurar meios como video aulas, exercicios resolvidos, ou acha que isso não ajuda muito no processo de realmente aprender o assunto? Além disso, quando faz exercícios, você prefere não ver de forma nenhuma resoluções até que consiga chegar ao resultado esperado ou você acha q não interfere no aprendizado ver resoluções de exercícios que estamos empacados?
Aproveitando que é meu primeiro comentário aqui queria dizer q admiro o seu trabalho, principalmente no canal, foi e continua sendo de grande ajuda para mim, tanto de conselhos mais técnicos quanto de motivação, muito obrigado e desejo sucesso para você.
Seria interessante ver exemplos dessas notas de aula.. poderia fazer algum vídeo mostrando seu obsidian?
Oloco quanto homem num só canal
80/20 é a proporção entre homens e mulheres, de acordo com o TH-cam 😁
@@Corredephdme sentindo um pequeno ponto rosa num universo de azul kkkkkk
To tentando aprender a ser autodidata e realmente o mais importante eu nunca tinha parado pra pensar: Estudar a matéria antes das aulas
Vou tentar fazer isso
Muito bom. Você pode fazer um vídeo ensinando como usar o obsidian para fazer anotações? Estou tentando desenvolver um método de estudos e estava pensando em usar o anki ou o obsidian
Meu foco atual é concursos.
Uma dica extra é fazer muitas questões.
Teoria é útil, mas nas questões estão o ouro.
Eu concordo com você mas somente em partes. Tudo o que você falou é verdade se estamos considerando um curso de mestrado e doutorado. Para que as condições preestabelecidas por você sejam funcionais são necessário alunos já maduros em matemática e técnica de estudos ( você mesmo falou isso ao relacionar o modelo de aulas no ensino médio e superior). No primeiro semestre de todo curso, principalmente nas disciplinas de cálculo I e álgebra I não temos esse perfil de alunos, e nunca o teremos se estes não forem primeiramente treinados para tal ( e esse treinamento, na minha humilde opinião é papel do professor sim; deixar essa tarefa somente a cargo do aluno é o principal motivo das reclamações e desistências!). Em uma pós-graduação, de fato, já se espera que o aluno tenha tais habilidades e, portanto, não há mais porquê perder tempo com isso. Na melhor das hipóteses, somente depois do 4º semestre podemos ousar a total autonomia do aluno. Por experiência própria percebo que as universidades cometem erros cruciais nesse assunto: 1. obrigam alunos de mestrado ou doutorado sem a mínima vocação ao magistério para dar exatamente as disciplinas iniciais dos cursos de exatas- e é lógico que nem todos querem/desejam ser professores mas tão somente pesquisadores. Essas disciplinas são as que recebem os alunos na universidade e necessariamente as que mais precisam de didática para servir de ponte ao que se deseja no futuro; Professores que estão já em nível tão abstrato que não conseguem refazer os passos que eles próprios tiveram que percorrer para chegar àquele nível de compreensão e/ou mesmo que não tiveram percalços na sua aprendizagem por terem tido as melhores oportunidades de estudo na vida, algo que não é a regra para a maioria das pessoas; 3. E há professores que são incapazes mesmo de tem empatia com os alunos e por tal não conseguem chegar até ele ( tive um professor que chegava em sala, ficava de costas para a turma, falava sozinho com o quadro, não dava pra ver o que ele fazia porque ficava na frente... e quem não acompanhou ele chamava de burro e aconselhava fazer outro curso pois aquilo não era pra ele...). Em todos esses casos, estudar sozinho é mesmo a única solução e ir à aula é pura perda de tempo mesmo... mas se não for o professor reprova por falta - sim, tem professor universitário que ainda faz isso.
Então o que você falou é uma verdade sim, mas em parte, pois há muitas variáveis que precisam ser ponderadas na relação. Os professores de fato riem na sala dos professores, é um fato, mas não pelo motivo que você falou, e sim pelo fato de que para a universidade o que importa é se o professor X produz Y artigos por ano e com o seu título de doutor traz nome àquela instituição. O aluno pouco importa, troca-se o aluno que é mais fácil. E essa é a verdade. E é tão comum ser assim que se tornou natural ao ponto que só se formam aqueles que aceitam e concordam com isso. E há cursos que essa relação se estende às pós-graduações, dadas as devidas equalizações. Há orientadores que nunca orientam e a culpa é toda do orientando; fazem isso até o dia da defesa do trabalho quando para não sofrerem vergonha perante os colegas colocam toda a culpa no aluno ( e esse comportamento não é só nos cursos de exatas, é generalizado!)
muito bom o conteudo. me ajudou
Meu maior problema é manter uma constância, eu sempre começo bem, mas saio dos trilhos depois de um tempo, fico com fé que tentando e tentando vou conseguir a constância desejada
Se possível, faz um vídeo mostrando sua forma de usar o Obsidian.
Estou no ensino médio, comecei a estudar em casa, apenas com meu notebook, e depois de uns meses vi o qual devagar e (fraco) meus professores são, não estou degradando a imagem deles, mas eu tenho minha opinião concreta do quanto o ensino médio é fraco.
Olá, seria interessante você fazer um vídeo falando sua visão sobre a ultilização de I.A (ChatGPT) pros estudos.
Poderia fazer um vídeo entrando em mais detalhes sobre como fazer essas notas de aula finais usando o Obsidian? Parece ser uma alternativa interessante ao uso de, possivelmente, muitas folhas de papel, o que às vezes torna o armazenamento dessas notas um pouco complicado.
Obsidian o que é isso
M.obrigado pela dica...
Muito bom ❤
Excelente vídeo, qual caneta está usando?
Sobre tomar suas próprias notas, também uso o Obsidian mas li um artigo que diza que escrever com papel e caneta ajuda a ativar mais áreas do cerebro e consequetemente você aprende melhor... você sente o mesmo "foco" quando usa o Obsidian ou o papel e caneta?
faz um vídeo sobre geometria espacial please!!
E como fazer as perguntas certas? Como extrair do professor, talvez, informações completas, extras, complementares, experiências, etc.
Você poderia fazer dicas de livros para aprender do basico a niveis militar? Ou mesmo ate o IME e ITA, gostei muito dessa dinâmica de estudar por livro e gostaria de uma opinião sua
ele fez algo parecido com o vídeo "Matemática do começo ao fim"
eu sou da área jurídica mas gosto de ver os seus vídeos; no meu caso, durante a aula, faço um resumo trash, apenas anoto exemplos, artigos, palavras importantes e depois pego o caderno de um colega pq, no Direito, COM CERTEZA alguém já escreveu o que o professor ta falando kkk
@@krolsemini Isso é trapaça e você sabe kkkkkkjk mas enfim, o mundo é dos espertos.
@@LucasdeSouza-qe9pq trapaça? genuinamente não entendi aonde; todos tem acesso aos mesmos recursos, se é sobre isso que está falando, os estudantes só não querem ou não sabem como estudar sozinhos por eles (geralmente, livros ou pdfs); eu uso o professor como suporte de 1° contato com a matéria e para tirar dúvidas posteriores, agora se os outros alunos acham mto sábio anotar tudo que o cara diz, que, repito, COM CTZ já está disponível em alguma doutrina ou na própria lei, isso é malandragem aonde?
@@krolsemini
oooh moça, calma, foi uma piada por você estar pegando algo já copiado ( ou seja, você não teve o trabalho de copiar e usa o caderno do colega, seria uma "trapaça" )
Mas foi só uma piada mesmo, não era pra levar a sério
@@LucasdeSouza-qe9pq eu acho que é só esperteza mesmo 😎
Fiz minha primeira prova de geo.analitica e tirei zero! Preciso tirar praticamente um 10 na próxima prova qual melhor estratégia para estudar geo.analitica? Sou ter um recesso de 15 dias agora em setembro quero aproveitar esse tempo!
O vídeo que vai sair em algumas horas é sobre geometria analítica. Ativa o sininho!
@@Corredephd blz!
A visão da minha visão da minha visão
Não concordo com o "não copie", é muito bom ter o caderno pra rever exercícios resolvidos ou tirar dúvidas da teoria, claro que é melhor vc aprender em um livro direto na fonte mas a verdade é que quase aluno nenhum vai pegar um livro para estudar uma matéria específica, só os mto destacados, os medianos e fracos vão só ver aula, fazer uma lista as vezes e ir pra prova apenas com esse conhecimento mesmo.
Outra coisa é que da pra copiar e prestar atenção quase sempre, as vezes n da, mas muito professor passa uma quadro e depois explica ou resolve. Se eu já to ali na sala e o professor ta passando o conteúdo e eu consigo copiar e depois prestar atenção na explicação, pq deixar de copiar, e se eu não tiver tempo de estudar previamente os assuntos de todas as matérias.
Os melhores alunos que conheci em E.M e faculdade incluindo eu eram pessoas que copiavam quadro e não só isso, as vezes faziam anotações do que os professores falavam pq tem professor que nem passa matéria em slide ou quadro direito ele só fala ou fala com um slide, ai vc anota o que ele fala que é importante.
Comentário para engajar o vídeo
Amigos, eu posso estudar matemática pro enem, com o livro (matemática elementar)???,estou no segundo ano médio
Tenho dificuldade em demonstração o que fazer??
PAPEL E CANETA NA MÃO, kkkkkkkk pqp qm ta ligado ta ligado
Oii, o que achas do livro de cálculo do keisler? Essa nova versão dele
Outro ponto importante para o AUTODITATA é saber regrar o tempo
O que você acha do site Khan academy? Como opção pra quem quer aprender matemática básica
(se alguém tiver alguma experiência com a plataforma sinta-se livre pra responder também)
Faz um video sobre como a matemática é aplicada em concursos militares
É impressão minha ou você mudou a forma de captar o áudio? Ficou bom
Tipo eu não copio tudo que o professor fala, apenas escrevo de forma mais resumida possível as partes mais importantes, mesmo assim eu deveria deixar de copiar?
Aonde você comprou dessa caneta ?
Eu fico confuso, tipo com esse guia e o outro do livro, como fazer tudo isso e ainda estudar pelos livros, o meu cérebro atual ver mais é dois caminhos, ou foco em absorver a aula ou foco em absorver o livro
perfeito
Meu amigo, você poderia me fazer uma orientação?
No momento faço uma graduação que não é matemática, todavia pretendo fazer matemática também e seguir uma carreira academica na área, faço letras em uma universidade federal e queria fazer matemática ao mesmo tempo, no entanto para isso teria que fazer isso em uma Universidade EAD, mas como pretendo seguir na carreira acadêmica tenho medo de ter dificuldades em obter mestrado e doutorado em universidades federais visto que as EAD não são bem vistas nesses espaços pelo que ouvir falar.
Eae mano, uma dúvida.. você tem licenciatura e bacharelado? Sei que você fez licenciatura e cursou as cadeiras que não tinha do bacharelado.. você teria ficado com dois diplomas? Pergunto pq já ouvi pessoas falando disso, que quando você cursa as disciplinas no bacharel você recebe meio que o diploma
meu professor de matemática usa um livro como conteúdo mas infelizmente eu não tenho acesso a esse livro, pois ele não é mais vendido é não tem livro igual em minha escola
A aula é só um preparo para o estudo.