A GM vendeu a divisão da Opel que tinha na Europa para o grupo PSA Peugeot Citroën em 2017, e em 2021 o grupo PSA se fundiu com o FCA da Fiat e virou a atual Stellantis.
A GM, na sua reestruturação, teve que vender a Opel em 2012 e por isso que a Chevrolet do Brasil nao teve mais carros de projeto Opel. Os carros Opel, mesmo simplificados e adaptados, ainda sao carros fantásticos, pois tem uma base construtiva muito boa. O que a Chevrolet faz hoje são carros de projeto da chinesa Saic e a execução é tao ruim que mesmo com controles eletrônicos de tração e estabilidade, sao bem inferiores aos Meriva e Zafira (Intencionalmente eu citei essas duas minivans porque por natureza eles sao carros instáveis e que nao sao boas em direção esportiva) brasileiros, que nao tem nada disso e se comportam muito bem nas estradas.
Na prévia da isenção o Collor estava na Itália, andou de Ferrari. "Coincidentemente" lançou a isenção e a FIAT já estava preparada. As outras montadoras tiveram que adaptar veículos e ficaram pra trás. A mais despreparada foi a GM que não tinha projeto para adaptar e improvisaram no Chevette cujo motor já era fraco para o peso do carro e ficou ainda pior. Foi o início da virada da Fiat no Brasil, que era muito mal vista a época e conseguiu emplacar o Uno e na sequência a família Palio.
Realmente, foi muito suspeito. Porém nem tanto, o motor 1050 foi só um detalhe e já se enquadrou em 1000. As outras tiveram que adaptar o que tinham, até terem os propulsores que já eram "preparados" para ser 1.0
A Equinox, apesar de excelente e muito bonita, também é um fracasso comercial. Nos anos 80, o Monza Hatch, nunca empolgou muito em vendas. A "lenda" do Monza, quem fez foi o sedã.
Comentando novamente sobre o Chevette Junior (Chevelho) Um Conhecido de meu pai tirou um zero km. Saiu de viagem, e voltou e entregou o carro aos xingamentos a css, por ter quase perdido a vida ao tentar ultrapassar, além de quase não chegar a 100kmh.
@@eduardoveiga245 Na época, o Chevette 1.6 não era ruim, tinha um rendimento modesto mas justo. A propaganda em cima dos 1.0 era massacrante e muito pouco era explicado sobre a diferença de potência, lembrando que o Uno (único 1.0 então a venda no lançamento do Junior) até que conseguia um sorriso se bem tocado. Muitos clientes fiéis do Chevette se viam com a opção do "Junior" a um preço bem menor e "com mais economia"... Só depois das primeiras compras é que a verdade de seu rendimento começou a circular e as vendas fracassaram. Certamente o amigo aí em cima foi uma das primeiras vítimas. Acontece com todos nós. (Eu que o diga com o meu saudoso Tempra 16v 93.... Deu muita dor de cabeça, mas depois tive um 96 e outro 97 que foram só alegria, trocando o óleo a cada 5 mil e a correia dentada a cada 20 😂)
O meu pai teve os 2, o junior primeiro depois ele vendeu juntou mais uma grana e tirou um hobby 1.0 e eu afirmo com toda ctz, o hobby era beemm melhor que o chevette junior.@@vivianemello6784
O que mudou na transição da Chevrolet para o Agile spin e demais aberrações foi o contrato da Europa cuja parceria era com a Opel e passou a ser com a coreana Daewoo.
Agora é com a Saic. Mas de fato parece que a GM impediu a Chevrolet do Brasil de continuar lançando carros da Opel pois a GM estava preparando a Opel pra venda.
E andava bem? Para ultrapassar era de boa? Eu tenho um 2008 e na estrava simples movimentada para ultrapassar é um sufoco, fora isso ele é honesto apesar de não ser tão econômico em combustível. E infelizmente em uma avenida perto de casa parece que tem um desses 16V que está parado há algum tempo a pintura está ruim mas pelo menos a lataria está alinhada.
Carro esportivo raro que só foi feito para o Brasil , é o Frankenstein Marea turbo e a mais rara ainda , a Marea Weekend Turbo que só foram feitas 1.047 unidades só pro Brasil , usa o motor do Fiat Coupe Fivetech turbo que não saiu aqui no Brasil , e foi afinado pela Volvo antes de trazer para o Brasil , essa versão deu tão certo que até a tabela fipe é o triplo do valor da versão aspirada , tenho a minha weekend turbo desde 2015 e vai ficar comigo até eu morrer kkkkk
Chevette sempre será meu carro favorito mesmo sabendo que tem inúmeros defeitos como júnior com motor fraco, ou os modelos Monzinha que entra água na cabine. SL,SL/E,L, Júnior ....
O erro do Sonic foi ele ter vindo na época errada. Era muito carro e ele ali perdido no meio. Lembrando que em 2012 você tinha Corsa, Agile, Sonic e Astra e logo depois veio o Onix.
🤔🤔🤔Se na Época dos Motores Carburados 1.0 de Tração Dianteira (Uno, Gol, Escort) fossem equipados com Carburadores de Duplo Estágio (Segundo acionado após 80/90 km/h) talvez teríamos um pouco mais de Fôlegos com um aumento mínimo de Consumo... Excelente Vídeo👏👏👏!!!
@@cesara.borges9698 ele tinha 2 CV a mais que o Gol com o mesmo motor e perdia mais pro Uno devido ao peso, mas ele tinha a relação mais curta da categoria, eram 52cv mesmo com corpo duplo
Realmente é verdade sobre o Corsa , a minha prima tem um Corsa sedan 2002 com câmbio automático quando eu vi o carro não acreditei kkk mas enfim é raríssimo de se ver
Na década de 1990 ninguém acreditava que um carro com motor 1000 ia pegar. Conheço gente que quebrou legal a cara, inclusive profissionalmente, desdenhando do Mille.
O Chevette já estava com os dias contados em 1992. Essa versão Junior, que realmente foi um fiasco, foi apenas para a GM se adequar à isenção de IPI. Aí em 94 veio o Corsa. Esse sim causou uma revolução no mercado.
Comprei um em 2010 e troquei em 2014 por outro mais novo que tá comigo até hj. Carro completinho, espaçoso, bom de dirigir, anda bem e pelo fato de ser feio, não atrai a cobiça de ladrões.
@@eduardoschubert5738 eu acho ele lindo. heheheh. Gostaria muito de poder comprar outro. O meu, troquei por um Prisma 2016 (que não chegava nem perto), que ficou com minha ex-esposa na separação.
O Chevette Junior era o carro de uma paixão que eu tinha quando jovem. Reza a lenda que uma futura namorada/esposa poderá ser proprietária de um modelo desses...🙏
Minha família teve uma Tracker 2014 era o carro mais bonito lá de casa, quando chegou a hora de trocar meu carro eu escolhi um sonic que é mal falado no vídeo, o próprio Onix carro amado pelo brasileiro foi feito na mesma plataforma GSV/gamma II. Minha escolha pelo Sonic foi pela semelhança de interior com a Tracker e eu acho um carro muito robusto e muito chamativo com o seu farol de duplo foco sem lente da todo um charme para o carro
Muito bacana esses vídeos nostálgicos. Desde o final dos anos 90 e início dos anos 2000, eu confesso que parei de acompanhar o mercado. Começaram a surgir carros muitos parecidos e de inúmeras montadoras. Mas na época em que GM, VW, Fiat e Ford reinavam absolutas e os modelos pareciam ter mais cara própria, mais autenticidade, eu era apaixonado. Sinto saudade também do meu avô que sempre trocava ideia comigo sobre carros e caminhões. Espero por mais vídeos. Abraço.
A GM Corsa Wagon 1.0 16v não era pior, pois tinha a mesma força de potência que a VW Parati 1.0 16v, 68 cv contra 69 cv da fabricante alemã. Pior mesmo, era a Fiat Palio Weekend 1.0 6 marchas com miseros 61 cv de potência. A situação só mudou pra perua italiana na linha 2001, com introdução do motor 1.0 Fire 16v de 70 cv de potência.
@@sauloassuncao8516Concordo plenamente Saulo, pois a pior coisa que a indústria automobilística brasileira inventaram foi colocar motor 1.0 numa perua, ideia impulsionada pela Volkswagen Parati 16v em 1997.
76 cv era o que a VWB divulgava na época@@gabrielv.4358 . Minha mãe teve um Gol Power, ano 2002, já com esse "novo" motor. Ah, sim! Quase que simultaneamente foi lançada a Parati Tour 1.0 16V: essa eu acho que foi "mico" em vendas.
Lembro que 2010 e 2011 captiva era sonho de consumo de todo mundo não sei se é verdade mas já ouvi falar que o motor V6 da captiva tinha consumo pior que da blazer vortec
Na família de um primo meu tiveram 2 carros falados no vídeo: A avó dele tinha uma deformidade no pé esquerdo e ela tinha um Corsa automático, única dona, tinha ar condicionado mas era vidros manuais. Foi vendido para um senhor que ia colecionar ele, pois ele achou que ia valer dinheiro no futuro. Era azul se não me engano. A outra foi a Corsa SW 1.0, meu primo tinha. Era preta, placas IPK3000, eu tava entrando no mundo de conhecer placas e lembro até hoje. Realmente era lenta mas era confiável e confortável. Ele trocou em um Corsa Sedan 1.6 GLS depois e não se arrependeu
Fala Pedro! Acho que houve mais alguns fracassos de vendas da GM no Brasil. De memória cito a Marajó, o Monza Hatch 1.6, a perua Ipanema, a Silverado e o Astra belga. No caso deste último, a descontinuidade não foi por culpa da GM, mas da mudança da alíquota de importação (o mesmo que ocorreu com Calibra e Tigra). Obrigado pelo vídeo.
Eu puxei o protótipo do Agile eem 2007, era agregado na Rider logística, levei de são José dos Campos para rosário na Argentina pra testes e março de 2008 trouxe de volta pra são José dos Campos, estava dentro de uma caixa preta, só fui saber o que estava trasportando quando abriram a caixa na aduana em Suzano gragea
Fracassos da Gm foram. Agile Sonic hatch e sedan Chevette hatch Kadett Lite substituiu o Chevette Jr era mto pelado o carro, meu pai teve. Cobalt tb ficou pouco tempo. Astra belga ficou pouco em producao.
Os corsas e celta com motor efi e mpfi 1.0 que foram ate 2003 mto lento, so subia morro de primeira e com ar ligado entao nossa, tive um Corsa sedan milenium 2002 grafite na epoca com 27 mil rodados, o carro era bom mas mto lento qdo ligava o ar entao.
Quem teve o Agile sabe que isso não é verdade, pode não ter caído no gosto mas era muito bom e tecnológico para época. Os motores 1.4 8v e 1.8 8v da época tinha pouca diferença na potência. 113 CV contra 109cv. A diferença maior estava no torque, 17.7 contra 14.8. Frescura, pois isso compensava e muito na economia de combustível.
Faltou o GM Malibu; ficou 2, 3 anos a venda no maximo e depois parou de ser vendido no Brasil; importado do México (eu acho) e custava em 2013 90 mil preço proibitivo na época.
Meu pai teve um Corsa Sedan Millennium 1.0 16 válvulas e era um sofrimento andar com ele! A arrancada parecia de um carro 8 válvulas em terceira marcha. Nas subidas nao tinha força nenhuma, mesmo reduzindo marcha
Uma amiga minha no Natal de 2023, na empolgação, comprou uma Captiva no leilão e pensa em um mau negócio que para ela foi uma tremenda dor de cabeça, eu tinha dito a ela que o carro estava cheio de problemas e que não valia a pena comprar, mesmo assim ela comprou. Ninguém estava dando lances, só ela que levou no segundo lance, o carro era lotado de problemas e justamente na versão com motor V6 que foi mostrada no vídeo. Eram tantos problemas que ela apelidou o carro de “capivara” 🫠🥴🤌🏼 e não tava muito longe disso, era uma verdadeira capivara de problemas, um poço sem fundo e arrancar dinheiro com todas as manutenções que ela começou a fazer para colocar o carro em ordem e ficar minimamente decente de dirigir, aí depois de 6 meses ela conseguiu vender, só que por apenas metade do valor que pagou no leilão. 😬
Já dirigi um Chevette júnior. Experiência marcante. Talvez foi o carro mais anêmico que já vi. Conseguiu ser mais lerdo do que a Brasília 1300 a álcool.
Oi Pedro Boa noite Parabéns pela matéria do Agile Parabéns novos estúdios Mudança vista É isso meu amigo Para frente é que se anda O futuro Logo ali na frente Vou lhe dar os louros da Vitória . Boa semana Pedro Em boa mudança Em todos os sentidos Próximamente Ver notícias Novo Fuscão azul calcinha Até mais .😊
Primeiro de tudo que a GM aqui no Brasil deveria já ter antecipado BEM a chegada do Corsa, já que lá na Europa foi lançado nos anos 80, já lançaria aqui também nos anos 80 pra ser o carro de entrada, daria trabalho ao Gol e Uno, ele sim, poderia usar o motor do Chevette Junior tranquilamente, o Chevette na verdade era do seguimento do Kadett, tanto que o Chevette Hatch e Marajó saem de linha em 1988 (não em 1993), pra darem lugar ao Kadett e Ipanema (Porte médio), seria também interessante tirar também o Chevette Sedan de linha pra lançarem o Kadett Sedan que teve na Europa (ao invés de darem facelift do Monza, já tira-lo de linha pra antecipar a chegada do Vectra), Agile por aqui não deveria nem ter chegado ao Brasil, só segurava o Corsa até a chegada do Onix
Eu também acho que seria bem melhor acertado por parte da Chevrolet do Brasil ter seguido apenas com o Corsa C como opção de Hatch compacto principal até a chegada do Onix, oferecendo um bom custo-benefício e opção de motorização 1.8 que o Agile nunca ofereceu.
Na epoca eu com 20 anos tinha um fusca. Porém sempre gostei d chevette. Meu pai, avô e tios tiveram vários. Ai surge a oportunidade d eu comprar um chevette Jr semi novo. Dane-se se era uma lesma eu queria finalmente ter o MEU chevette 😄. Fiquei alguns anos com ele. Eu me lembro q veio sem o retrovisor direito ai fui numa loja e comprei.
Em 1992 eu peguei um Chevette Jr. de taxi para ir de Curitiba a São José de Pinhais. Foi a viagem mais desesperadora da minha vida... O taxista tinha que reduzir pra terceira em cada mínima subida. Na época eu só pensava se a GM tinha feito algum teste de rua com o carro. E eu tinha experiência com Chevette, pois minha sogra tinha um SE 1987 1.6, minha tia tinha um DL 1991 1.6/S e minha noiva tinha um SL 1979 1.4. O 1.6/S era gostoso de guiar, o 1.4 era fraco e o 1.0 não deveria nem ter existido...
Detroit diesel,na minha opinião é um dos melhores motores do mundo,só que quando veio pro Brasil em 1976,só que esse motor ficou com uma má fama,pois ele tinha problemas nas partes moveis,e as pessoas não sabiam operar o motor,pois ele é de alta rotação e acabavam por não aproveitar a potência do motor
se você fosse de todos os carros, o vídeo ia ser bem comprido. as pessoas falavam que o Chevette não tinha boa iluminação no painel e o banco original era cansativo. a suspensão do Opala e da Caravan não aguentavam o peso do carro. a Ipanema tinha pouco espaço no banco traseiro e a traseira era muito feia.
O problema do Sonic era o consumo alto e a manutenção cara por ser tudo importado, não é um carro feio, mas um 1.6 fazendo 6 km/L e sem ser flex, dificultou... A Captiva também, não é raro relatos de 3.5 Km/L na v6
Perua com motor 1.0 não deu certo com nenhuma montadora. Não foi só a GM que teve problemas com o Corsa Wagon 1.0 16V, VW (Parati 1.0 16V) e Fiat (Palio Weekend 1.0 Fire 16V) também. No caso da GM, o Corsa perua durou pouco tempo com o motor 1.0, logo trouxeram-no com o motor GM Família 1 (1.6).
O que você entende por "literatura automotiva" ? Eu entendo por revistas , prospectos e livros. Gosto muito do Canal dele, mas quais revistas e livros que você vê o Paulo falando aqui ? LITERATURA se refere a coisas escritas.
Eu já tive Chevette Junior e Escort Hobby. Já dirigi Gol 1000 cht. Para mim, o Chevette era o menos lento. Quase todo mundo fala que o Chevette era o mais lento, mas nunca dirigiram ou realmente compararam com os concorrentes. Arrisco dizer que o primeiro Corsa wind era até mais manco.
Achei que era o único que tinha sentido falta do Tigra. O carro até que era esperto, era um Corsa GSI melhorado com um design muito bom na época. Ele não emplacou comercialmente, assim como Sonic, que também tem visual bonito e controverso. Mas todos são bons carros. Bomba mesmo, só o Júnior e a Meriva easytronic, tenho um amigo que tem uma desde 0 e nunca deu B.O.
12:01 outros pontos muito criticados no Agile (e na Montana) são seu volante muito próximo ao para-brisa (denotando que se baseia em um projeto antigo) e seu conta-giros que aponta para baixo.
Conheci uma motorista de Uber que digiria uma Agile e só reclamou do carro, odiava o veículo porque dava muito problema de todos os tipos, só pensava em trocar até mesmo para um Fiesta.
A GM começou a errar quando deixou de trazer os modelos Opel pra cá. De lá pra cá não tem mais a mesma qualidade.
A GM vendeu a divisão da Opel que tinha na Europa para o grupo PSA Peugeot Citroën em 2017, e em 2021 o grupo PSA se fundiu com o FCA da Fiat e virou a atual Stellantis.
A GM teve q vender a Opel para evitar a falência na época do Agile
Não podia mais vender, a Opel não pertencia mais ao grupo GM.
@@Fabistoria Não foi bem isso, só deixou de pertencer à GM em 2017. A linha 2013 no Brasil já não tem nenhum produto de origem Opel!
A GM, na sua reestruturação, teve que vender a Opel em 2012 e por isso que a Chevrolet do Brasil nao teve mais carros de projeto Opel. Os carros Opel, mesmo simplificados e adaptados, ainda sao carros fantásticos, pois tem uma base construtiva muito boa. O que a Chevrolet faz hoje são carros de projeto da chinesa Saic e a execução é tao ruim que mesmo com controles eletrônicos de tração e estabilidade, sao bem inferiores aos Meriva e Zafira (Intencionalmente eu citei essas duas minivans porque por natureza eles sao carros instáveis e que nao sao boas em direção esportiva) brasileiros, que nao tem nada disso e se comportam muito bem nas estradas.
minha tia teve o chevette Junior , ele fazia de 0 a 100 em 30 dias úteis , mas ela gostava do carro
😂😂😂😂
30 dias úteis...
😁😆🤭 kkkiiiakkkk
Estou querendo comprar um original, infelizmente por aqui quase todos já foram modificados. Sou doido no Chevette Júnior
O dela chegava a 100? No da minha mãe mal chegava a 80
Chegava a 100 na descida, em queda livre e com o vento a favor...
Na prévia da isenção o Collor estava na Itália, andou de Ferrari. "Coincidentemente" lançou a isenção e a FIAT já estava preparada. As outras montadoras tiveram que adaptar veículos e ficaram pra trás. A mais despreparada foi a GM que não tinha projeto para adaptar e improvisaram no Chevette cujo motor já era fraco para o peso do carro e ficou ainda pior. Foi o início da virada da Fiat no Brasil, que era muito mal vista a época e conseguiu emplacar o Uno e na sequência a família Palio.
Realmente, foi muito suspeito. Porém nem tanto, o motor 1050 foi só um detalhe e já se enquadrou em 1000. As outras tiveram que adaptar o que tinham, até terem os propulsores que já eram "preparados" para ser 1.0
😂na real tu acha q essas montadoras não são do mesmo grupo de donos? São todas i terligadas. Assim como políticos.
😂essa falsa rivalidade é pra vender e vender. Não muda nada
Se não fosse por isso, talvez a Fiat nem mais existisse, pois 36% dos Fiat vendidos no mundo são brasileiros.
E ainda muito mal vista até hj.. 😂
O Agile foi o inicio do fim da GM fazendo carros bonitos. Dali pra frente so fez carro com cara de indio Raoni.
Faltou o Malibu na lista...Ótimo canal
Mas era importado, não fabricado aqui.
Importados... também foram o Agile e o Sonic, lembrados no vídeo, @@paulosilveira514 .
@@josefranciscojr.853Corsa Wagon e Agile da Argentina, Sonic e Captiva do México.
Além dos que você citou, @@denisferreira3240 , podemos também incluir o Corsa "B" Sedan como sendo Argentino?
E quanto ao Sonic, @@denisferreira3240 , ele não teve a importação inicial da Coréia do Sul para pouco depois, ser Mexicana?
O mais engraçado é que, quando eu cliquei no vídeo apareceu uma propaganda da Chevrolet ksksksksksksksksksks 😂
A Equinox, apesar de excelente e muito bonita, também é um fracasso comercial.
Nos anos 80, o Monza Hatch, nunca empolgou muito em vendas. A "lenda" do Monza, quem fez foi o sedã.
E um carro importado que as unidades que chegaram vendiam todas
aqui no brasil, nos states vende bem
Nos states ela é um SUV quase do tamanho da Trailblazer, aqui ela é uma Tracker mais comprida.
@@oine7004
Sim, verdade. Mas o vídeo fala em volume de vendas. E o da Equinox, sempre foi muito baixo. Fato!
@@BlameCez
Verdade.
Comentando novamente sobre o Chevette Junior (Chevelho) Um Conhecido de meu pai tirou um zero km. Saiu de viagem, e voltou e entregou o carro aos xingamentos a css, por ter quase perdido a vida ao tentar ultrapassar, além de quase não chegar a 100kmh.
Ué, mas ele achou que estava comprando o que? Uma bmw?
@@eduardoveiga245 Na época, o Chevette 1.6 não era ruim, tinha um rendimento modesto mas justo. A propaganda em cima dos 1.0 era massacrante e muito pouco era explicado sobre a diferença de potência, lembrando que o Uno (único 1.0 então a venda no lançamento do Junior) até que conseguia um sorriso se bem tocado. Muitos clientes fiéis do Chevette se viam com a opção do "Junior" a um preço bem menor e "com mais economia"... Só depois das primeiras compras é que a verdade de seu rendimento começou a circular e as vendas fracassaram. Certamente o amigo aí em cima foi uma das primeiras vítimas. Acontece com todos nós. (Eu que o diga com o meu saudoso Tempra 16v 93.... Deu muita dor de cabeça, mas depois tive um 96 e outro 97 que foram só alegria, trocando o óleo a cada 5 mil e a correia dentada a cada 20 😂)
Todos esse primeiros carros 1.0 são horríveis, o pior de todos para mim é o Escort Hobby !
O meu pai teve os 2, o junior primeiro depois ele vendeu juntou mais uma grana e tirou um hobby 1.0 e eu afirmo com toda ctz, o hobby era beemm melhor que o chevette junior.@@vivianemello6784
Eu tive uma Corsa Wagon 16v. Fiz o motor e não melhorou em nada. A lubrificação era ineficiente.
O que mudou na transição da Chevrolet para o Agile spin e demais aberrações foi o contrato da Europa cuja parceria era com a Opel e passou a ser com a coreana Daewoo.
Não era parceria, a GM era dona da Opel/Vauxhall.
Daewoo pertencia a GM..
Agora é com a Saic. Mas de fato parece que a GM impediu a Chevrolet do Brasil de continuar lançando carros da Opel pois a GM estava preparando a Opel pra venda.
Mudando o cenário ,aproveita e tira essa estrela da parede 😊
😂a partir de hoje tu não vai mais odiar estrelas, olha pro céu e saiba q estrelas são anjos do Criador 🎉
14:34 aqui na região chamamos Chevrolet Capivara
Eu sinto falta dos carros de cinema trás essa série de novo por favor
Muito legal 😎
Tive um Corsa sedan 1.0 16v que me fez feliz. A primeira marcha muito curta...mas de resto, era um bom carro que fazia 16 km/l facilmente na rodovia
E andava bem? Para ultrapassar era de boa? Eu tenho um 2008 e na estrava simples movimentada para ultrapassar é um sufoco, fora isso ele é honesto apesar de não ser tão econômico em combustível. E infelizmente em uma avenida perto de casa parece que tem um desses 16V que está parado há algum tempo a pintura está ruim mas pelo menos a lataria está alinhada.
@@okada73 Desempenho péssimo o do Corsa!
Tem o Malibu também! Eu acredito que era importado.
Um carrão mas não emplacou tbm.
Carro esportivo raro que só foi feito para o Brasil , é o Frankenstein Marea turbo e a mais rara ainda , a Marea Weekend Turbo que só foram feitas 1.047 unidades só pro Brasil , usa o motor do Fiat Coupe Fivetech turbo que não saiu aqui no Brasil , e foi afinado pela Volvo antes de trazer para o Brasil , essa versão deu tão certo que até a tabela fipe é o triplo do valor da versão aspirada , tenho a minha weekend turbo desde 2015 e vai ficar comigo até eu morrer kkkkk
Chevette sempre será meu carro favorito mesmo sabendo que tem inúmeros defeitos como júnior com motor fraco, ou os modelos Monzinha que entra água na cabine.
SL,SL/E,L, Júnior ....
Realmente, o Sonic foi tão rápido que ninguem viu
O erro do Sonic foi ele ter vindo na época errada. Era muito carro e ele ali perdido no meio. Lembrando que em 2012 você tinha Corsa, Agile, Sonic e Astra e logo depois veio o Onix.
🤔🤔🤔Se na Época dos Motores Carburados 1.0 de Tração Dianteira (Uno, Gol, Escort) fossem equipados com Carburadores de Duplo Estágio (Segundo acionado após 80/90 km/h) talvez teríamos um pouco mais de Fôlegos com um aumento mínimo de Consumo... Excelente Vídeo👏👏👏!!!
Escort tinha Weber 460, duplo estágio
@@ArieltodiComo era o desempenho em relação aos outros???
@@cesara.borges9698 ele tinha 2 CV a mais que o Gol com o mesmo motor e perdia mais pro Uno devido ao peso, mas ele tinha a relação mais curta da categoria, eram 52cv mesmo com corpo duplo
@@Arieltodi 👍👍👍👏👏👏!!!
Realmente é verdade sobre o Corsa , a minha prima tem um Corsa sedan 2002 com câmbio automático quando eu vi o carro não acreditei kkk mas enfim é raríssimo de se ver
Na década de 1990 ninguém acreditava que um carro com motor 1000 ia pegar. Conheço gente que quebrou legal a cara, inclusive profissionalmente, desdenhando do Mille.
O Chevette já estava com os dias contados em 1992. Essa versão Junior, que realmente foi um fiasco, foi apenas para a GM se adequar à isenção de IPI. Aí em 94 veio o Corsa. Esse sim causou uma revolução no mercado.
O lendário chevelho😂😂😂😂😂😂😂 3:56
Quase ganhei um Chevete Junior zero num sorteio...
Valeu
Eu tive um Agile, comprei zero em 2011. Um dos melhores carros que tive até hj.
😂feio é roubar e não poder carregar😂
Comprei um em 2010 e troquei em 2014 por outro mais novo que tá comigo até hj.
Carro completinho, espaçoso, bom de dirigir, anda bem e pelo fato de ser feio, não atrai a cobiça de ladrões.
@@eduardoschubert5738 eu acho ele lindo. heheheh.
Gostaria muito de poder comprar outro. O meu, troquei por um Prisma 2016 (que não chegava nem perto), que ficou com minha ex-esposa na separação.
O Chevette Junior era o carro de uma paixão que eu tinha quando jovem. Reza a lenda que uma futura namorada/esposa poderá ser proprietária de um modelo desses...🙏
Engraçado, eu acho o agile bonito. Se desse para colocar essa carcaça exterior num Corsa C eu faria. Só o painel que não tem sentido mesmo
Minha família teve uma Tracker 2014 era o carro mais bonito lá de casa, quando chegou a hora de trocar meu carro eu escolhi um sonic que é mal falado no vídeo, o próprio Onix carro amado pelo brasileiro foi feito na mesma plataforma GSV/gamma II. Minha escolha pelo Sonic foi pela semelhança de interior com a Tracker e eu acho um carro muito robusto e muito chamativo com o seu farol de duplo foco sem lente da todo um charme para o carro
Muito bacana esses vídeos nostálgicos. Desde o final dos anos 90 e início dos anos 2000, eu confesso que parei de acompanhar o mercado. Começaram a surgir carros muitos parecidos e de inúmeras montadoras.
Mas na época em que GM, VW, Fiat e Ford reinavam absolutas e os modelos pareciam ter mais cara própria, mais autenticidade, eu era apaixonado.
Sinto saudade também do meu avô que sempre trocava ideia comigo sobre carros e caminhões.
Espero por mais vídeos. Abraço.
Meu avô teve um Chevette, mas o dele era um SL/E, graças a Deus 😂
Faltou Marajó, Chevy 500 e Monza hatch nessa lista.
A GM Corsa Wagon 1.0 16v não era pior, pois tinha a mesma força de potência que a VW Parati 1.0 16v, 68 cv contra 69 cv da fabricante alemã. Pior mesmo, era a Fiat Palio Weekend 1.0 6 marchas com miseros 61 cv de potência. A situação só mudou pra perua italiana na linha 2001, com introdução do motor 1.0 Fire 16v de 70 cv de potência.
A situação mudou? 61 para 70 cv kkkkk ainda era uma bosta, só no Brasil que as montadoras entregavam essas porcaria de motor e com preço maior.
Me lembro do Siena com esse câmbio de seis marchas: os para-choques dele eram de plástico preto injetado, inclusive.
@@sauloassuncao8516Concordo plenamente Saulo, pois a pior coisa que a indústria automobilística brasileira inventaram foi colocar motor 1.0 numa perua, ideia impulsionada pela Volkswagen Parati 16v em 1997.
Mas depois a VW Fez o 1.0 render 74cv, ficando feio para os GM 1.0 16v.
76 cv era o que a VWB divulgava na época@@gabrielv.4358 . Minha mãe teve um Gol Power, ano 2002, já com esse "novo" motor.
Ah, sim! Quase que simultaneamente foi lançada a Parati Tour 1.0 16V: essa eu acho que foi "mico" em vendas.
Os carros mais vendidos aqui no Japão 🇯🇵 são de 660 cilindradas. Sim, 0,66L e são maravilhosos!
Ja tive o chevette junior 😂 cansado viu ....
A Captiva ate que vendia bem ate 2010, em 2008 quem tinha grana e nao podia comprar um carro alemao comprava uma captiva.
Lembro que 2010 e 2011 captiva era sonho de consumo de todo mundo não sei se é verdade mas já ouvi falar que o motor V6 da captiva tinha consumo pior que da blazer vortec
Sonic injustamente underated. Bom e bonito.
Na família de um primo meu tiveram 2 carros falados no vídeo:
A avó dele tinha uma deformidade no pé esquerdo e ela tinha um Corsa automático, única dona, tinha ar condicionado mas era vidros manuais. Foi vendido para um senhor que ia colecionar ele, pois ele achou que ia valer dinheiro no futuro. Era azul se não me engano.
A outra foi a Corsa SW 1.0, meu primo tinha. Era preta, placas IPK3000, eu tava entrando no mundo de conhecer placas e lembro até hoje. Realmente era lenta mas era confiável e confortável. Ele trocou em um Corsa Sedan 1.6 GLS depois e não se arrependeu
Fala Pedro! Acho que houve mais alguns fracassos de vendas da GM no Brasil. De memória cito a Marajó, o Monza Hatch 1.6, a perua Ipanema, a Silverado e o Astra belga. No caso deste último, a descontinuidade não foi por culpa da GM, mas da mudança da alíquota de importação (o mesmo que ocorreu com Calibra e Tigra). Obrigado pelo vídeo.
Outro que nunca vi foi o Agile com carra diferente
Eu puxei o protótipo do Agile eem 2007, era agregado na Rider logística, levei de são José dos Campos para rosário na Argentina pra testes e março de 2008 trouxe de volta pra são José dos Campos, estava dentro de uma caixa preta, só fui saber o que estava trasportando quando abriram a caixa na aduana em Suzano gragea
Eu tive dualogic, nunca tive problema, sempre fui feliz com ele,.
O cambio easytronic é o mesmo do dualogic, uma vez que a fiat tinha o motor gm 1.8 a gm também ficava com o câmbio
Essa camisa mostarda que é um FRACASSO ! kkkkk
vi algiuns Chevettes Junior, na época. Poucos.
Fracassos da Gm foram.
Agile
Sonic hatch e sedan
Chevette hatch
Kadett Lite substituiu o Chevette Jr era mto pelado o carro, meu pai teve.
Cobalt tb ficou pouco tempo.
Astra belga ficou pouco em producao.
Os corsas e celta com motor efi e mpfi 1.0 que foram ate 2003 mto lento, so subia morro de primeira e com ar ligado entao nossa, tive um Corsa sedan milenium 2002 grafite na epoca com 27 mil rodados, o carro era bom mas mto lento qdo ligava o ar entao.
Quem teve o Agile sabe que isso não é verdade, pode não ter caído no gosto mas era muito bom e tecnológico para época.
Os motores 1.4 8v e 1.8 8v da época tinha pouca diferença na potência.
113 CV contra 109cv.
A diferença maior estava no torque, 17.7 contra 14.8.
Frescura, pois isso compensava e muito na economia de combustível.
Mas não teve Agile 1.8 essa diferença era só na Montana
BOA NOITE PESSOAL DO CANAL PL
Sabia q ia ter o agile no meio kk, eu tenho um 2014 até q essa reestilizacao nao ficou feia 😅
O motor do Uno Mille eram exatos 997 cm3. Eu lembro que um amigo conseguiu emplacar um aqui em S Paulo com as placas UN-0997…
No aguardo pelo video da FIAT
Podia falar do Chevrolet Malibu
Faltou o GM Malibu; ficou 2, 3 anos a venda no maximo e depois parou de ser vendido no Brasil; importado do México (eu acho) e custava em 2013 90 mil preço proibitivo na época.
Meu pai teve um Corsa Sedan Millennium 1.0 16 válvulas e era um sofrimento andar com ele! A arrancada parecia de um carro 8 válvulas em terceira marcha. Nas subidas nao tinha força nenhuma, mesmo reduzindo marcha
Uma amiga minha no Natal de 2023, na empolgação, comprou uma Captiva no leilão e pensa em um mau negócio que para ela foi uma tremenda dor de cabeça, eu tinha dito a ela que o carro estava cheio de problemas e que não valia a pena comprar, mesmo assim ela comprou.
Ninguém estava dando lances, só ela que levou no segundo lance, o carro era lotado de problemas e justamente na versão com motor V6 que foi mostrada no vídeo.
Eram tantos problemas que ela apelidou o carro de “capivara” 🫠🥴🤌🏼 e não tava muito longe disso, era uma verdadeira capivara de problemas, um poço sem fundo e arrancar dinheiro com todas as manutenções que ela começou a fazer para colocar o carro em ordem e ficar minimamente decente de dirigir, aí depois de 6 meses ela conseguiu vender, só que por apenas metade do valor que pagou no leilão. 😬
Os primeiros Sonic vieram da Coreia tive um Sedan 2012 Vermelho, era bem chamativo na época, vendi em 2016 deu um trabalho grande alta desvalorização
Já dirigi um Chevette júnior. Experiência marcante. Talvez foi o carro mais anêmico que já vi. Conseguiu ser mais lerdo do que a Brasília 1300 a álcool.
Muito bom
Muito legal o seu vídeo . . . 🤗🤗🤗!!!!!!
ótimo
Oi Pedro
Boa noite
Parabéns pela matéria do Agile
Parabéns novos estúdios
Mudança vista
É isso meu amigo
Para frente é que se anda
O futuro
Logo ali na frente
Vou lhe dar os louros da Vitória
. Boa semana Pedro
Em boa mudança
Em todos os sentidos
Próximamente
Ver notícias
Novo Fuscão azul calcinha
Até mais .😊
Não precisa trocar o câmbio nos easytranco, o câmbio é o mesmo das versõe manuais
Excelente canal. Já sou inscrito e dei o merecido like.
Agile , sonic , spin , cobalt , só ladeira a baixo
A Captiva tem vários relatos de problemas crônicos de motor e câmbio, inclusive deu muita dor de cabeça aos donos nos EUA.
Chevette Junior motor fraco .eu tive uma série especial . Chevette Jeans !
Faltou o malibú, e os omegas australianos.
Os Omegas australianos sempre venderam bem, mas não fizeram tanto sucesso quanto o modelo nacional.
Eu acho que foi o kadet que entrou no lugar do chevette !!
Sim! Kadett Lite
Vi pessoalmente um desses Corsa autoclutch que foi de uma conhecida que comprou por PCD em 2007, meu deus que coisa bizonha.
Primeiro de tudo que a GM aqui no Brasil deveria já ter antecipado BEM a chegada do Corsa, já que lá na Europa foi lançado nos anos 80, já lançaria aqui também nos anos 80 pra ser o carro de entrada, daria trabalho ao Gol e Uno, ele sim, poderia usar o motor do Chevette Junior tranquilamente, o Chevette na verdade era do seguimento do Kadett, tanto que o Chevette Hatch e Marajó saem de linha em 1988 (não em 1993), pra darem lugar ao Kadett e Ipanema (Porte médio), seria também interessante tirar também o Chevette Sedan de linha pra lançarem o Kadett Sedan que teve na Europa (ao invés de darem facelift do Monza, já tira-lo de linha pra antecipar a chegada do Vectra), Agile por aqui não deveria nem ter chegado ao Brasil, só segurava o Corsa até a chegada do Onix
Eu também acho que seria bem melhor acertado por parte da Chevrolet do Brasil ter seguido apenas com o Corsa C como opção de Hatch compacto principal até a chegada do Onix, oferecendo um bom custo-benefício e opção de motorização 1.8 que o Agile nunca ofereceu.
O Sonic e a CaPtiva eram duas tralhas... Quem comprou, ENCALHOU....
Boa noite amigo tudo bem? Não vi você comentar a respeito do Chevrolet Kadett
Na epoca eu com 20 anos tinha um fusca. Porém sempre gostei d chevette. Meu pai, avô e tios tiveram vários. Ai surge a oportunidade d eu comprar um chevette Jr semi novo. Dane-se se era uma lesma eu queria finalmente ter o MEU chevette 😄. Fiquei alguns anos com ele. Eu me lembro q veio sem o retrovisor direito ai fui numa loja e comprei.
Em 1992 eu peguei um Chevette Jr. de taxi para ir de Curitiba a São José de Pinhais. Foi a viagem mais desesperadora da minha vida... O taxista tinha que reduzir pra terceira em cada mínima subida. Na época eu só pensava se a GM tinha feito algum teste de rua com o carro. E eu tinha experiência com Chevette, pois minha sogra tinha um SE 1987 1.6, minha tia tinha um DL 1991 1.6/S e minha noiva tinha um SL 1979 1.4. O 1.6/S era gostoso de guiar, o 1.4 era fraco e o 1.0 não deveria nem ter existido...
Boa noite
Detroit diesel,na minha opinião é um dos melhores motores do mundo,só que quando veio pro Brasil em 1976,só que esse motor ficou com uma má fama,pois ele tinha problemas nas partes moveis,e as pessoas não sabiam operar o motor,pois ele é de alta rotação e acabavam por não aproveitar a potência do motor
Captiva ecotec era ótima! Tive uma 0 km
Estranho mesmo um carro 1.0 com sistema diferencial como esse Chevette Júnior.
O Sonic eu acho bonito, diferente, agora, a dificuldade de peças... rsrsrs
As peças de motor dele e a mesma do corsa Gsi, tigra e dos corsa 1.6 16v
Ou seja, carros de nicho, que quase não possuem peças de reposição, vide a recuperação de um GSI do Badolato.
@@luisreigota ele compartilha tmb algumas peças do cruze 1.8
@@Leone718R Quais? paralamas, faróis, lanternas, portas? Motor e câmbio não são. Seriam alguns parafusos?
@@luisreigota tô falando do motor
se você fosse de todos os carros, o vídeo ia ser bem comprido. as pessoas falavam que o Chevette não tinha boa iluminação no painel e o banco original era cansativo. a suspensão do Opala e da Caravan não aguentavam o peso do carro. a Ipanema tinha pouco espaço no banco traseiro e a traseira era muito feia.
O problema do Sonic era o consumo alto e a manutenção cara por ser tudo importado, não é um carro feio, mas um 1.6 fazendo 6 km/L e sem ser flex, dificultou... A Captiva também, não é raro relatos de 3.5 Km/L na v6
Boa noite, Pedro! 🚗
Fale sobre o Malibu 2010
Falta também a veraneio vendeu pouco para consumidor PF mas nas licitações do governo sempre vendeu bem e trailblazer é a mesma coisa
Curioso que o Wyllis Interlagos 1.0 ja tinha 70cv na decada de 60
Perua com motor 1.0 não deu certo com nenhuma montadora. Não foi só a GM que teve problemas com o Corsa Wagon 1.0 16V, VW (Parati 1.0 16V) e Fiat (Palio Weekend 1.0 Fire 16V) também. No caso da GM, o Corsa perua durou pouco tempo com o motor 1.0, logo trouxeram-no com o motor GM Família 1 (1.6).
O Agile pode até ter sido um fracasso como novo, mas hoje é bem valorizado no mercado de usados, tive um e não me arrependo.
Faça um vídeo com os melhores P.jô da história😅😅.
Melhor canal de literatura automotiva!!!
O que você entende por "literatura automotiva" ? Eu entendo por revistas , prospectos e livros. Gosto muito do Canal dele, mas quais revistas e livros que você vê o Paulo falando aqui ? LITERATURA se refere a coisas escritas.
Ah eu gosto do Sonic kkkkk é tipo o Creta antes do último facelift, não é bonito, mas gera discussões
Tive um e é incrível o carro
@pipo1001000 colega meu de faculdade tinha um também e nunca ouvi crítica
@MarcielLeite-z8z excelente carro, tive sorte com ele.
Pior que o Agile eu acho bem bonito, mas o que pega é justamente ser o "Corsa B"
Eu já tive Chevette Junior e Escort Hobby. Já dirigi Gol 1000 cht. Para mim, o Chevette era o menos lento. Quase todo mundo fala que o Chevette era o mais lento, mas nunca dirigiram ou realmente compararam com os concorrentes. Arrisco dizer que o primeiro Corsa wind era até mais manco.
tenho um celta pense num carrinho bom
Poderia ter citado tbm a Grand Blazer e o Tigra, que duraram somente entre 1998/1999, além da SpaceVan(1997/1998)
Achei que era o único que tinha sentido falta do Tigra. O carro até que era esperto, era um Corsa GSI melhorado com um design muito bom na época. Ele não emplacou comercialmente, assim como Sonic, que também tem visual bonito e controverso. Mas todos são bons carros. Bomba mesmo, só o Júnior e a Meriva easytronic, tenho um amigo que tem uma desde 0 e nunca deu B.O.
12:01 outros pontos muito criticados no Agile (e na Montana) são seu volante muito próximo ao para-brisa (denotando que se baseia em um projeto antigo) e seu conta-giros que aponta para baixo.
Captiva é muito bonita pena que é uma bomba
Puxa... Gostaria de comprar uma...
Vc teve a 2.4 ou a V6? Quais o problemas que vc mais teve nela?
Tive um Chevette 1000, impossível tomar multa de velocidade.
Conheci uma motorista de Uber que digiria uma Agile e só reclamou do carro, odiava o veículo porque dava muito problema de todos os tipos, só pensava em trocar até mesmo para um Fiesta.