Estou aqui contribuindo com um comentário no vídeo do Lucas Montano do Canal Lucas Montano para criar engajamento, dito isso, quero 8% das receitas geradas por esse vídeo ou aguarde um processo. 😊
Errado, quem tá processando é o dono do canal por você só contribuir com 1 comentário, ou você contribui com 1000 comentários ou você contribui com 8% do seu salário kkk' caso contrário aguarde o processo.
Ele fundou o projeto mas o WordPress contém código de milhares de voluntários. Não pertence a ele. Ele mesmo copiou de um terceiro. Não começou do zero. O WordPress é disponibilizado sob a licença GPL. A única condição é: qualquer alteração feita no código deve ser compartilhada. Matt Mullenwegg está usando a marca WordPress para chantagear o concorrente. Ele vai perder feio na justiça para aprender.
O WPEngine é tipo uma visita que come sua comida, usa sua internet, deixa louça suja, não te olha na cara e nem diz "obrigado". E em resposta, o Matthew puxa uma calibre 12 e sai atirando em todo mundo.
A briga mais sem noção que vi nos últimos meses, uma luta pra ver qual milionário tem o maior ego! O cara cria um projeto open source, monta uma empresa em cima e lucra com isso, mas outras empresas não podem?
Vale lembrar que a Automattic era investidora da WP Engine (desde 2011), então não eh como se o Matt de repente percebeu que existe uma empresa com o nome WP Engine recentemente, meio estranha essa parada.
Toda licença open source deveria ter uma cláusula dizendo que se tua empresa faturar bilhoes com a tecnologia open source, ela é obrigada a contribuir financeiramente com essa tecnologia. Matt nao esta completamente certo, mas a outra empresa sugar o open source tambem nao está nem um pouco correta
toda licensa open source tem seu preambulo, que define aquela lincensa, GPL tem a sua, MIT tem a sua, ZLIB, BSD, etc Inclusive o código pode ser aberto e a licença ser costumizada, como no caso da Unreal!
Daí sabe o que o cara faz? Cria um repositório do zero com o código open source e dribla a cobrança… open source é open source… o cara tem ong e os caramba e tá incomodado com lucro do outro?
se fala isso como se open source não tivesse o problema de empresas que parasitam o trabalho de projetos open source e nem ao menos sei la, paga um programador pra ajudar tipo a valve faz com linux um exemplo seria enquanto gnome ta tão na ruim que teve que demitir funcionario tu tem suse, canonnical e red hat, red hat e a pior delas pq e subsidiaria da gigante IMB, que seu produto usa o gnome como base, ainn nois e empresa open source, mas a poha do upstream ta passando fome e não to vendo ninquem levanta o rabo pra ajuda
Não entendi. Então quer dizer que se eu criar um open source pra comunidade, e vier um Zé Ninguém, usar e abusar do meu projeto e, ficar fazendo marketing selvagem e agressivo em cima do projeto, sem nem se quer ajudar com o projeto, eu não posso ficar puto? Claro, ficar exigindo coisas eu acho paia, mas o mérito do ponto do matt, eu acho que faz mais sentido para uma crítica e uma provocação. De fato, ir para a justiça, é uma burrice que só. Mas é como o rapaz do vídeo comentou, é realmente sacanagem vc usar uma ferramenta, faturar bilhões e dedicar 40hrs semanais é sacanagem kkkkkkkk
@@guilhermemanoel9229 é uma questão de moralidade, não obrigação, a WP Engine pode faturar até trilhões, ela não é obrigada a contribuir uma linha sequer do projeto pois é open source e licença livre para lucro próprio sem obrigação de contribuição, claro que é bom senso contribuir, mas ela não é e nunca foi obrigada, o Matt podia ficar puto e xingar no Twitter o quanto for, no momento em que decidiu ser criança e prejudicar os outros, tanto WP Engine quanto clientes e até a própria comunidade, perdeu totalmente a razão, espero que perca o processo e perca feio. Não é pq ele criou o WP que tem os direitos da marca e muito menos direito de prejudicar outrem
E a Automattic vai pagar 8% dos seus ganhos com todos que contribuíram para com o projeto ?!? Eu até entendo a raiva do cara com a WP Engine, mas ele fatura bilhões praticamente da mesma forma. "Ah, mas foi ele que criou o WordPress"... irrelevante, pois se não fosse a contribuição da comunidade, provavelmente nem existiria WordPress. É por isso que o OpenSource venceu e perdeu também. As grandes empresas desistiram de lutar contra o OpenSource no momento que elas perceberam que elas poderiam fatura MUITO com o OpenSource, é irônico mas é a realidade do OpenSource hoje em dia...
Não tem problema o Matt processar a WPEngine por trademark O problema é alterar as regras, bloquear a 2a maior hospedagem de WordPress quebrando tudo, roubando plug-in, alterando login, dando chilique na conta oficial WordPress, e dizendo que tem que capturar o dinheiro dos outros.
Fork não é roubo; A questão do processo da trademark acho bobagem por parte dele, provavelmente achou um motivo e decidiu usar por causa das outras coisas que ele n curte na WPE; A questão de bloquear, ahh é difícil, não acho certo, mas também não acho errado, eles fazem o host de tudo, nessa de IA, muita rede social sites... bloqueiam acesso de empresas específicas, principalmente crawlers de IA, eles podem fazer isso sem problema algum, por que o wp que faz host de tudo também não tem o mesmo direito? Mas isso é sim zoado.
@@brenoepic6946fork não é roubo, beleza. Então usar um projeto open source para ganhar dinheiro em cima também não tem nada de errado. Portanto Wp Engine está correta, é isso?
Ele roubou a conta do WPEngine do ACF em um movimento chamado forced takeover no repositório e aplicou o fork. Um fork sem roubo teria que coexistir com o original, mas a empresa perdeu os acessos. Ele baniu o nitropack também, mas não tem como fazer fork pois é cloud e o plugin é só uma interface. Muitos anos atrás o Matt disse que pagebuilders atrasavam o Gutenberg, então a comunidade está com receio dele roubar outros plugjns e fechar a conta das empresas no repositório.
Lucas Argumentano! Poderia considerar a possibilidade de produzir um video sobre CONCURSOS na area de TI? Dos ytbrs tech, só vi o Guanabara falando desse tema, os outros somente de vagas em empresas privadas. Desde ja, agradeço!
Eu acho que eles poderiam ter feito isso de maneira mais diplomática. Modificando a licença aos poucos, cada nova atualização uma pequena modificação da licença. Isso faria com que essas empresas fossem obrigadas a contribuir com a comunidade ou não teriam direito as atualizações. Eu acho que isso seria perfeitamente factível
Completamente anti open source, um dos princípios do open source é não descriminar contra uso comercial, a partir do momento que você restringe o uso comercial, deixa de ser open source.
@@konoko-o3o anti open source é a empresa lucrar com o wp e não ajudar em nada. Todas as grandes empresas que adotam Linux fazem parte da fundação e contribuem com o código, pois elas retornam ao produto que eles lucram.
A verdade é que esses caras ainda são os donos de tudo, e quando querem tomar decisões, fazem isso sem hesitar. Um deles removeu o TypeScript do projeto de forma arbitrária e agora está por aí dando conselhos. A contribuição e o comprometimento estão diretamente relacionados ao poder de decisão de cada um. Até que ponto estamos dispostos a contribuir com algo que não nos pertence? Fica aí a reflexão.
Trabalhando há 5 anos com o sistema, acho que são muitos pontos a serem analisados, - e você fez um ótimo vídeo sobre o assunto. Sem dúvidas a resposta do Matt diante disso o fez perder a razão, por ser um sistema open-source nenhuma empresa teria obrigação a pagar para usá-lo. Obviamente é claro que diferença entre a contribuição entre as duas empresas, mas, por outro lado, sempre foi do meu conhecimento que a WP Engine sempre apoiou encontros de comunidades locais, patrocinou WordCamps (eventos anuais organizados pela comunidade), desenvolve e mantém ferramentas extremamente úteis para desenvolvedores que utilizam WordPress. Antes mesmo de tudo isso começar, era preciso “balancear” as consequências de trazer esse problema a público tanto para a comunidade quanto para o CMS, algo que o Matt não demonstrou muito interesse em fazer.
Acho que faltou comentar também que o motivo do Advanced Customs Fields ter sido "roubado" pela Wordpress é pelo fato da própria WP Engine ser dona desse plugin. Foi vendido para eles em 2022 pela Delicious Brains. Outro ponto é que, de acordo com o Matt, haviam também commercials upsells neste plugin, ou seja, tentativas de conversões de clientes para versões mais avançadas de um produto ou serviço que o mesmo já adquiriu, suponho que relacionadas a própria WP Engine; e uma falha de segurança. A atitude ainda é deplorável na minha opinião.
Existe a hipotese de estar lançando luz a não contribuição. E isso meio que faz as pessoas pensarem. Se realmente ele não estiver enlouquecendo, ele quer lançar luz a isso, tipo contribua mais e tudo bem! Pois fazer alguém culpado por saber lucrar mais não é o caminho.
Por tudo que vc mostrou, o Matt está sendo um "buraco na bunda" porque a WP Engine é egoísta e não contribui de maneira significativa para o Wordpress. Do meu ponto de vista, gente babaca, egoísta e mal-caráter tem em tudo quanto é canto e se, por causa delas, eu agir como um babaca, não vai mudar a situação, só vai me acrescentar à essa crescente lista de babacas egoístas mal-caráter.
Por mais que um projeto seja open source, o repositório tem dono. Para isso, que a WP Engine faça um fork e mantenha seu próprio fork com outro nome A história do CentOS e Red Hat é como ver o mesmo episódio de uma série, mas agora com WordPress e WP Engine. A Red Hat abraçou o CentOS em 2014, deu carinho, recursos, e depois em 2020 transformou em CentOS Stream, que basicamente foi como uma lobotomia. Os usuários que usavam CentOS em servidores de produção, obviamente, ficaram furiosos porque o Stream já não tinha a estabilidade que precisavam. O drama foi tão grande que surgiram Rocky Linux e AlmaLinux para preencher esse vazio. Agora, parece que a WP Engine está pegando dicas desse roteiro. Preparem-se para mais forks!
Eu lembro desse caos do CentOS, usava o CentOS 6 desde 2013 e em 2020 iria acabar o suporte, a IBM nesse meio tempo comprou a RedHat e foi quando apareceu o Stream. Por fim, migramos tudo para o FreeBSD. kk
@@FrequenciaJogos Por isso mesmo, não entendo todo esse rebuliço com o que o Matt está fazendo. A Red Hat fez o mesmo com um projeto open source, e existem milhares de projetos open source que se fecham ou se tornam privados, e ninguém chora por isso. A WP Engine tem seu dinheiro e está chorando por quê? Se dá tanto dinheiro assim, que comece a construir sua própria base.
Ele permitiu que usassem "WP" mas com uma cláusula dentro da cabeça dele. (Desde que não me incomode) Pode ser que não seja uma atitude moral, mas não é ilegal, vai perder o processo e ficar de xere** kkkkkkkkkkk
Eu acho que o Matt tá maluco do início ao fim. Acho válida a crítica de que a WP Engine devolve pouco pra comunidade, mas no final de tudo ainda vai ser apenas uma crítica. Você pode achar que eles deveriam contribuir e devolver mais e eu até concordo com isso. Mas ficou muito claro que o Matt não quer contribuição, ele quer dinheiro no bolso dele. Ele não se importa que a WP Engine não contribua com o WordPress, desde que ele tenha 8% da empresa. O que eles fizeram com o ACF foi uma das coisas mais absurdas que já vi nos últimos tempos. Eles literalmente roubaram um plugin substituindo o original pela própria versão deles na biblioteca oficial. Ao que parece, os plugins já instalados também estão sendo substituídos quando atualizados. Isso tudo é uma completa maluquice.
Isso quase aconteceu (em suas devidas proporções rs). No auge do desenvolvimento do Gutenberg, o editor de blocos do WordPress, a equipe por trás do React.js, considerou uma mudança em sua licença. Essa potencial mudança gerou uma onda de preocupação na comunidade WordPress, especialmente porque o Gutenberg era construído com base no React.js. A principal preocupação era se a nova licença do React.js seria compatível com a GPL, a licença sob a qual o WordPress é distribuído. Mudanças na licença poderiam criar conflitos legais e limitar a capacidade do WordPress de continuar usando o React.js sem violar termos de licença.
Acho que existem licenças Open source que não permitem utilizar o produto pra fins comerciais, ao meu ver, se o Matt não queria que alguém lucrasse com a plataforma, ele deveria ter usado uma licença como essa desde o inicio, ou simplesmente começar o projeto privado com copyright.
Pelo que parece os dois lados estão gigantescamente errados. Um pela arbitrariedade pelo open source, e outro se passando pela Marca, faturando horrores e não contribuindo quase nada.
Obrigado pelo seu tempo, agora entendi a treta. 😂 Não seria legal ir pro webflow ? Outra coisa qual é esse software aí que vc desenha na tela? Eu gostei disso queria usar.
😂😂😂😂 Meu dízimo, isso foi muito bom, problema de tudo isso é que fica aberto a várias vulnerabilidades e atraso de correção, acho bem complicado esse cenário.
Acho que o WP contribuiu muito parta comunidade PHP mas ... tava na hora de surgir alguma coisa com base em Laravel, Symfony ou Codeigniter, o WP é uma bagunça.
@@ancientknight4653 Toda tecnologia tem seu valor, mas o WP não acompanhou a evolução do PHP e dos frameworks. Infelizmente o WP é empurrado pelas agencias de MKT, que aparentemente so sabem usar ele. Existem muitos outros CMS mais robustos.
Mais um colapso do mundo Open Source. Até quando a gente vai fingir que este modelo não precisa ser reformulado? No fim, todas essas crises do mundo Open Source podem se resumir a exploração de desenvolvedores e falta de retribuição pelo trabalho deles.
Moralmente eu estaria do lado do Matt. RACIONALMENTE ele tá bem errado em comprar essa briga. Como foi falado nos primeiros 10min de videos, nenhuma empresa é obrigado a contribuir legalmente para algo Open Source que eles utilizam. Então - INFELIZMENTE - é choro do fundador do Wordpress pq tem gente que fez uma "ferramenta" pelo visto melhor (na visão dos investidores, afinal a WP Engine tem mais investimentos) e agora ele quer grana. Imagina o Linus ganhar grana em cima de toda distro que ganhou dinheiro em cima do Linux na história? Para, caraio! Que choro!
Vídeo bom, e tantos comentários bons que fico até perdido. Parabéns a todos. E fico do lado do criador, ele tem uma marca WP, que mesmo os códigos sendo abertos , a atribuição da marca não. Outro ponto que sou a favor é de que se cobre sim, quando o faturamento é de uma empresa gigante que rentabiliza muito. Pois ajudar os menores a crescer e todo mundo se ajudar bem, mais quando vc crescer a partir de tanto xxs e virar uma empresa media ou gigante , deveria sim ter uma contribuição , ou de tempo na comunidade ou de grana de fato, ou os dois. E parte dessa grana deveria ser repartida tbm para os desenvolvedores. Não existe almoço grátis, todo mundo sabe disso. se vc não está pagando o produto se torna vc.
por mais que a gente use e ganhe dinheiro com o WP, se a gente se colocar no lugar do cara a gente vai entender, é aquele sentimento de "eu fiz pra ajudar e parece que eu sai perdendo", é um sentimento que todos temos.
Apesar de ja ter perdido completamente a razão nos ultimos dias, imagino o quão frustrante deva ser manter um projeto praticamente sozinho e ver outros (empresas sérias e lucrativas) não contribuindo nada. O modelo de open source deveria carregar consigo uma obrigatoriedade de contribuição por parte das empresas que utilizam, mas enfim, bora ver o que vai acontecer.
@@Cookieukw Qual licença obriga a contribuição? Não digo apenas financeira. Realmente não conheço nenhum projeto open source que tenha esse tipo de licença. O fork seria uma solução, mas o projeto ficaria de lado.
Aguarde o processinho por ter feito um vídeo sem falar "react", quebrando importantes paradigmas do canal Lucas Montano :P Muito legal o vídeo, foi bom para entender o que está rolando, valeu
Cara, muito bom video, parabens. Adiciono um fato alegado por ele, Matt, em mais de um podcast e canais gringos: o WPEngine sobrescreve codigos de afiliacao no plugin oficial do Stripe para WooCommerce que originalmente geram renda para o WooCommerce. O roubo do plugin ACF foi uma resposta à manobra mais recente da WPEngine à denúncia do Matt: a WPEngine copiou o plugin do Stripe para WooCommerce e o relançou para os proprios clientes com codigo de afiliacao da WPEngine. Eu ainda to com Matt, apesar de estar achando ele mad demais. Eu estaria puto com toda a sacanagem e code injection da WPEngine no codigo Wordpress para tirar mais vantagem alem do que ja tira do projeto opensource.
Se é open source, não deveria ter nenhuma cobrança, mesmo se faturar bilhões ou trilhões. Mesmo se a empresa utilizar um nome(WP) que "confunda" os usuários em relação ao verdadeiro proprietário. Se é open source, então vale tudo, senão não criasse um projeto open source no início, mas sim, privado.
Essa briga é muito idi0t4. Acompanhei ela quando começou. Primeiro na gringa, depois alguns youtubers br começaram a falar também (bem poucos). O ponto em comum é que parece que ninguém entendeu a treta ao certo, nem o ThePrimeTime que entrevistou o Matt.
@@victoreassis Usufruir do esforço dos outros sem contribuir de qualquer forma é sim imoral, é anti ético, contudo, devido a licença open source do produto, não é ilegal.
Minha opinião: O Matt percebeu que deixar a licença open não era o melhor pros negocios, mas ele n tem culhão de fechar a licença agora pq isso n iria mudar nada. Aí ele começa uma cruzada moral contra os cara e faz da pior maneira possivel...
é mais ou menos assim, imagine que voce tem um espaço na sua cidade, ai voce constrói algo nesse espaço e fala, agora é publico, todos podem usar a vontade sem precisar pagar nada. Ai vem um cara e começa a fazer turismo nesse espaço, só que esse cara cobra 50 reais de cada turista, então o cara que construiu e tornou público diz, eiii voce esta me roubando, quero uma parte dos seus ganhos....
Assim quem começou a transformar isso numa cruzada comercial foi WP engine pois eles abriram processo pq até então tinha sido só um blog que foi publicado mas ai depois do processo o Met aloprou kkk
Open source é um movimento que tem uma comunidade que precisa ser mantida, uma comunidade que ensina, emprega e colabora. Acima de tudo a comunidade é feita pra se manter continuamente se retroalimentando, o movimento código-aberto é feito pra manter o código aberto, pasme. Não pra dar bilhões em lucro enquanto mantém um monte de dev desempregado. Acho que mo Matt tá certo nesse ponto mesmo, a ambição de pegar o que é de graça nunca foi tão tentador na área de desenvolvimento
automattic nao pode cobrar pelo opensource! claro que seria legal se a wp engine poderia contribuir, mas eles nao sao OBRIGADOS, ninguem deveria ser cobrado por isso
A obrigação é moral, ffmpeg por exemplo sustenta todos os sites de streaming de vídeo, e o retorno é ínfimo. Meses atrás a Microsoft "exigiu" que ffmpeg consertasse um bug que afetava o Teams. Um voluntário ajudou a MS, e depois disso a ffmpeg ofereceu um contrato de suporte especializado e a microsoft recusou. Disse que doaria algum dinheiro e nunca foi pago.
A mesma microsoft que me faz subir todos os docs pro google (que eu tenho pago), pra poder editar, porque NEM COPIAR A PORRA DE UM TEXTO eles me deixam mais, se eu não for assinante do Microsoft365. A microsoft é uma bosta, na moral.
Cara, não tem como defender o Matt. Para início de conversa, ele se utiliza do trabalho de milhares de programadores que ajudaram a construir a plataforma dele e auxiliam nis foruns e com tecnologias em plugins e tema q depois ele incorpora na empresa dele. O famoso "só venham a mim".
Ué, não entendi. O cara quer que a WP Engine pague por algo que deve ser gratuito? Eu também odeio que os caras ganhem sem contribuir de volta mas essa é a questão, essa é a alma do Open Source. Se for aplicar essa ideia pra todo Open Source a coisa vai complicar. Se o Open Source tem um preço, não é Open Source. Edit: esquece que o buraco é mais embaixo. Resposta importante do natanael4441 abaixo: Open source significa literalmente "fonte/código aberto" não tem a ver com ser pago ou gratuito e mais: não tem a ver com a marca inclusive, cada licença open source tem uma série de requisitos a serem cumpridos muitos inclusive cobram por uso comercial
Open source significa literalmente "fonte/código aberto" não tem a ver com ser pago ou gratuito e mais: não tem a ver com a marca inclusive, cada licença open source tem uma série de requisitos a serem cumpridos muitos inclusive cobram por uso comercial
A licença do WordPress é a GPL, que exige que se compartilhe o código fonte (e as modificações feitas, se houver). Há algumas licenças, como a SSPL que o MongoDB usa, que restringem alguns usos comerciais, porém estão fora de ser Open Source (pode-se dizer que elas são "source available", porém não são open source uma vez que discriminam contra determinados usos).
Ele tentou chantagear uma empresa, não deu certo, depois ele deu um golpe direto. E nego ainda pensa em ficar do lado dele. " Ai ele ganha milhões e eu não ganho nada"
O pior com certeza foi o "fork" takeover, fraudando potencialmente milhares de usuários. Não é errado fazer o fork, o errado é fazer de forma fingindo que não é um fork.
Fácil resolver o problema, cria um fork, para de contribuir para o projeto wordpress e deixa o projeto ser atualizado apenas pela comunidade ate morrer.
Estou aqui contribuindo com um comentário no vídeo do Lucas Montano do Canal Lucas Montano para criar engajamento, dito isso, quero 8% das receitas geradas por esse vídeo ou aguarde um processo. 😊
Brother quem abriu o processo foi a WP Engine - até aquele momento era apenas uma crítica do Matt a situação "parisitária" da WP... Ele (Matt) colocou as questões de login para se proteger do processo legal que tá rolando. Os advogados vão concordar comigo - falou a palavra "resolver na justiça", à partir deste instante tudo será "na justiça".
Independente da WP Engine ser "do mal" ou n, a única coisa em q o Matt tá certo é q a WP Engine fazer parecer q eles são algum veículo oficial do Word Press, fora disso ele tá totalmente errado e muito provavelmente vai perder o processo
21:11 "se tu for esperto, ou melhor, se o Matt for esperto o suficiente, ele ta guardando uma cartada pra mudar tua opnião no fim antes do processo encerrar. É basicamente assim que funciona se tu nunca viu um filme." KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
หลายเดือนก่อน
Até o processo pela marca ser parecida ele tinha razao, o resto é birra e querer ser dono da bola de algo que nao é privado
Estou aqui contribuindo com um comentário no vídeo do Lucas Montano do Canal Lucas Montano para criar engajamento, dito isso, quero 8% das receitas geradas por esse vídeo ou aguarde um processo. 😊
Bem colocado
@@gabrielkemmer la ele
Vou fazer um fork desse canal
Errado, quem tá processando é o dono do canal por você só contribuir com 1 comentário, ou você contribui com 1000 comentários ou você contribui com 8% do seu salário kkk' caso contrário aguarde o processo.
Teu QI 🤏
O problema foi ele montar a empresa em cima do WordPress e achar que ninguém iria fazer igual...
E ter investido todas as suas cartas nessa empresa e projeto!
O que vejo é o cara usar e não ajudar, não é isso?
kkk tu tá por fora, não passou nem perto
@@jacaredoparaguai2841 não é obrigado a ajudar
Ele fundou o projeto mas o WordPress contém código de milhares de voluntários. Não pertence a ele. Ele mesmo copiou de um terceiro. Não começou do zero.
O WordPress é disponibilizado sob a licença GPL.
A única condição é: qualquer alteração feita no código deve ser compartilhada.
Matt Mullenwegg está usando a marca WordPress para chantagear o concorrente. Ele vai perder feio na justiça para aprender.
Nem sabia que gostava Fofoca Tech, cria um quadro no canal com esse nome, muito bom!'kkkkkkk
hahahahah same here bro.
O WPEngine é tipo uma visita que come sua comida, usa sua internet, deixa louça suja, não te olha na cara e nem diz "obrigado". E em resposta, o Matthew puxa uma calibre 12 e sai atirando em todo mundo.
A briga mais sem noção que vi nos últimos meses, uma luta pra ver qual milionário tem o maior ego! O cara cria um projeto open source, monta uma empresa em cima e lucra com isso, mas outras empresas não podem?
A WordCamp que o Matt xingou a WPengine de cancer foi paga pela WPengine...
Errado por que é open source, a sua casa é sua, o código não é de ninguém, é aberto.
@@TheoTechOFC Na verdade você se equivocou. Open source tem dono sim, é apenas aberto para todos. São coisas diferentes.
Vale lembrar que a Automattic era investidora da WP Engine (desde 2011), então não eh como se o Matt de repente percebeu que existe uma empresa com o nome WP Engine recentemente, meio estranha essa parada.
Vídeo muito top. Parabéns!!!
Qual o nome dessa ferramenta que utilizou para desenhar?
A quantidade de empresas que usam projetos OpenSource e não contribuem nem uma hora é gigante
Toda licença open source deveria ter uma cláusula dizendo que se tua empresa faturar bilhoes com a tecnologia open source, ela é obrigada a contribuir financeiramente com essa tecnologia.
Matt nao esta completamente certo, mas a outra empresa sugar o open source tambem nao está nem um pouco correta
toda licensa open source tem seu preambulo, que define aquela lincensa, GPL tem a sua, MIT tem a sua, ZLIB, BSD, etc
Inclusive o código pode ser aberto e a licença ser costumizada, como no caso da Unreal!
Daí sabe o que o cara faz? Cria um repositório do zero com o código open source e dribla a cobrança… open source é open source… o cara tem ong e os caramba e tá incomodado com lucro do outro?
imagina meta comece a brigar com a vercel sobre o RÈÁCTÍ
"Tão fazendo mais dinheiro do que eu por cima do meu trabalho comunitário de licença livre para monetização, vou chorar na internet e fazer birra"
se fala isso como se open source não tivesse o problema de empresas que parasitam o trabalho de projetos open source e nem ao menos sei la, paga um programador pra ajudar tipo a valve faz com linux
um exemplo seria enquanto gnome ta tão na ruim que teve que demitir funcionario tu tem suse, canonnical e red hat, red hat e a pior delas pq e subsidiaria da gigante IMB, que seu produto usa o gnome como base, ainn nois e empresa open source, mas a poha do upstream ta passando fome e não to vendo ninquem levanta o rabo pra ajuda
Exato
Não entendi. Então quer dizer que se eu criar um open source pra comunidade, e vier um Zé Ninguém, usar e abusar do meu projeto e, ficar fazendo marketing selvagem e agressivo em cima do projeto, sem nem se quer ajudar com o projeto, eu não posso ficar puto?
Claro, ficar exigindo coisas eu acho paia, mas o mérito do ponto do matt, eu acho que faz mais sentido para uma crítica e uma provocação.
De fato, ir para a justiça, é uma burrice que só. Mas é como o rapaz do vídeo comentou, é realmente sacanagem vc usar uma ferramenta, faturar bilhões e dedicar 40hrs semanais é sacanagem kkkkkkkk
@@guilhermemanoel9229 é uma questão de moralidade, não obrigação, a WP Engine pode faturar até trilhões, ela não é obrigada a contribuir uma linha sequer do projeto pois é open source e licença livre para lucro próprio sem obrigação de contribuição, claro que é bom senso contribuir, mas ela não é e nunca foi obrigada, o Matt podia ficar puto e xingar no Twitter o quanto for, no momento em que decidiu ser criança e prejudicar os outros, tanto WP Engine quanto clientes e até a própria comunidade, perdeu totalmente a razão, espero que perca o processo e perca feio. Não é pq ele criou o WP que tem os direitos da marca e muito menos direito de prejudicar outrem
@@guilhermemanoel9229 mas sim, faltou bom senso por parte da WP Engine kkkkkk
Queria saber o quanto a Automattic contribui com o PHP antes de opinar, porque não achei no site do PHP menção de agradecimento a automattic
Agora você tem um ponto.
Mais pura verdade: contribuições para Apache, Git, W3C, Linux, MySQL, etc precisam ser demonstradas por serem usadas de base para o WP no princípio
A Automattic é contribuinte platinum da The PHP Foundation, junto com a JetBrains e a Sovereign Tech Fund.
Esse é o objetivo do open source. Fazer sem esperar nada de volta.
Adoro fofoca dev, obrigado por nos atualizar.
SAIUUUUUUUUU KKKkkkkkkk
Nem assisti ainda, mas finalmente o vídeo saiu!
Vale lembrar que a Automattic do Matt também é bancada por várias PE's Lucas!
E a Automattic vai pagar 8% dos seus ganhos com todos que contribuíram para com o projeto ?!? Eu até entendo a raiva do cara com a WP Engine, mas ele fatura bilhões praticamente da mesma forma. "Ah, mas foi ele que criou o WordPress"... irrelevante, pois se não fosse a contribuição da comunidade, provavelmente nem existiria WordPress.
É por isso que o OpenSource venceu e perdeu também. As grandes empresas desistiram de lutar contra o OpenSource no momento que elas perceberam que elas poderiam fatura MUITO com o OpenSource, é irônico mas é a realidade do OpenSource hoje em dia...
Não tem problema o Matt processar a WPEngine por trademark
O problema é alterar as regras, bloquear a 2a maior hospedagem de WordPress quebrando tudo, roubando plug-in, alterando login, dando chilique na conta oficial WordPress, e dizendo que tem que capturar o dinheiro dos outros.
Fork não é roubo;
A questão do processo da trademark acho bobagem por parte dele, provavelmente achou um motivo e decidiu usar por causa das outras coisas que ele n curte na WPE;
A questão de bloquear, ahh é difícil, não acho certo, mas também não acho errado, eles fazem o host de tudo, nessa de IA, muita rede social sites... bloqueiam acesso de empresas específicas, principalmente crawlers de IA, eles podem fazer isso sem problema algum, por que o wp que faz host de tudo também não tem o mesmo direito? Mas isso é sim zoado.
@@brenoepic6946fork não é roubo, beleza. Então usar um projeto open source para ganhar dinheiro em cima também não tem nada de errado. Portanto Wp Engine está correta, é isso?
@@brenoepic6946
Fork passa a ser roubo a partir do momento em que o ACF não tem licença aberta
@@brenoepic6946 verdade, concordo contigo
Ele roubou a conta do WPEngine do ACF em um movimento chamado forced takeover no repositório e aplicou o fork. Um fork sem roubo teria que coexistir com o original, mas a empresa perdeu os acessos. Ele baniu o nitropack também, mas não tem como fazer fork pois é cloud e o plugin é só uma interface. Muitos anos atrás o Matt disse que pagebuilders atrasavam o Gutenberg, então a comunidade está com receio dele roubar outros plugjns e fechar a conta das empresas no repositório.
Que sensacional seu vídeo! Parabéns pelo conteúdo man. 👏👏👏
Exatamente meu pensamento, sem contar que a WordPress não pode ganhar isso, pois abrirá um precedente para que outros Opensource fazerem igual….
Lucas Argumentano! Poderia considerar a possibilidade de produzir um video sobre CONCURSOS na area de TI? Dos ytbrs tech, só vi o Guanabara falando desse tema, os outros somente de vagas em empresas privadas. Desde ja, agradeço!
Eu acho que eles poderiam ter feito isso de maneira mais diplomática. Modificando a licença aos poucos, cada nova atualização uma pequena modificação da licença. Isso faria com que essas empresas fossem obrigadas a contribuir com a comunidade ou não teriam direito as atualizações. Eu acho que isso seria perfeitamente factível
Completamente anti open source, um dos princípios do open source é não descriminar contra uso comercial, a partir do momento que você restringe o uso comercial, deixa de ser open source.
@@konoko-o3o anti open source é a empresa lucrar com o wp e não ajudar em nada. Todas as grandes empresas que adotam Linux fazem parte da fundação e contribuem com o código, pois elas retornam ao produto que eles lucram.
A verdade é que esses caras ainda são os donos de tudo, e quando querem tomar decisões, fazem isso sem hesitar. Um deles removeu o TypeScript do projeto de forma arbitrária e agora está por aí dando conselhos. A contribuição e o comprometimento estão diretamente relacionados ao poder de decisão de cada um. Até que ponto estamos dispostos a contribuir com algo que não nos pertence? Fica aí a reflexão.
Sempre tera o risvo eles podem muda a regra do jogo , e o povo ainda trabalha de graça melhorando o sistema para eles
Trabalhando há 5 anos com o sistema, acho que são muitos pontos a serem analisados, - e você fez um ótimo vídeo sobre o assunto. Sem dúvidas a resposta do Matt diante disso o fez perder a razão, por ser um sistema open-source nenhuma empresa teria obrigação a pagar para usá-lo. Obviamente é claro que diferença entre a contribuição entre as duas empresas, mas, por outro lado, sempre foi do meu conhecimento que a WP Engine sempre apoiou encontros de comunidades locais, patrocinou WordCamps (eventos anuais organizados pela comunidade), desenvolve e mantém ferramentas extremamente úteis para desenvolvedores que utilizam WordPress. Antes mesmo de tudo isso começar, era preciso “balancear” as consequências de trazer esse problema a público tanto para a comunidade quanto para o CMS, algo que o Matt não demonstrou muito interesse em fazer.
Acho que faltou comentar também que o motivo do Advanced Customs Fields ter sido "roubado" pela Wordpress é pelo fato da própria WP Engine ser dona desse plugin. Foi vendido para eles em 2022 pela Delicious Brains. Outro ponto é que, de acordo com o Matt, haviam também commercials upsells neste plugin, ou seja, tentativas de conversões de clientes para versões mais avançadas de um produto ou serviço que o mesmo já adquiriu, suponho que relacionadas a própria WP Engine; e uma falha de segurança. A atitude ainda é deplorável na minha opinião.
Existe a hipotese de estar lançando luz a não contribuição. E isso meio que faz as pessoas pensarem. Se realmente ele não estiver enlouquecendo, ele quer lançar luz a isso, tipo contribua mais e tudo bem! Pois fazer alguém culpado por saber lucrar mais não é o caminho.
Assistindo o almoço e comendo o Lucas Montano!!!
kkkkkkkkkkkkkkk
Almoço o Montano Assistindo o Lucas e comendo
Kkkkk
Lkkkkkkkkkk
😂😂😂😂😂
Por tudo que vc mostrou, o Matt está sendo um "buraco na bunda" porque a WP Engine é egoísta e não contribui de maneira significativa para o Wordpress.
Do meu ponto de vista, gente babaca, egoísta e mal-caráter tem em tudo quanto é canto e se, por causa delas, eu agir como um babaca, não vai mudar a situação, só vai me acrescentar à essa crescente lista de babacas egoístas mal-caráter.
Por mais que um projeto seja open source, o repositório tem dono. Para isso, que a WP Engine faça um fork e mantenha seu próprio fork com outro nome
A história do CentOS e Red Hat é como ver o mesmo episódio de uma série, mas agora com WordPress e WP Engine. A Red Hat abraçou o CentOS em 2014, deu carinho, recursos, e depois em 2020 transformou em CentOS Stream, que basicamente foi como uma lobotomia. Os usuários que usavam CentOS em servidores de produção, obviamente, ficaram furiosos porque o Stream já não tinha a estabilidade que precisavam. O drama foi tão grande que surgiram Rocky Linux e AlmaLinux para preencher esse vazio. Agora, parece que a WP Engine está pegando dicas desse roteiro. Preparem-se para mais forks!
Eu lembro desse caos do CentOS, usava o CentOS 6 desde 2013 e em 2020 iria acabar o suporte, a IBM nesse meio tempo comprou a RedHat e foi quando apareceu o Stream. Por fim, migramos tudo para o FreeBSD. kk
@@FrequenciaJogosmelhor os
@@FrequenciaJogos Por isso mesmo, não entendo todo esse rebuliço com o que o Matt está fazendo. A Red Hat fez o mesmo com um projeto open source, e existem milhares de projetos open source que se fecham ou se tornam privados, e ninguém chora por isso. A WP Engine tem seu dinheiro e está chorando por quê? Se dá tanto dinheiro assim, que comece a construir sua própria base.
Ele permitiu que usassem "WP" mas com uma cláusula dentro da cabeça dele. (Desde que não me incomode)
Pode ser que não seja uma atitude moral, mas não é ilegal, vai perder o processo e ficar de xere** kkkkkkkkkkk
Eu acho que o Matt tá maluco do início ao fim. Acho válida a crítica de que a WP Engine devolve pouco pra comunidade, mas no final de tudo ainda vai ser apenas uma crítica. Você pode achar que eles deveriam contribuir e devolver mais e eu até concordo com isso. Mas ficou muito claro que o Matt não quer contribuição, ele quer dinheiro no bolso dele. Ele não se importa que a WP Engine não contribua com o WordPress, desde que ele tenha 8% da empresa.
O que eles fizeram com o ACF foi uma das coisas mais absurdas que já vi nos últimos tempos. Eles literalmente roubaram um plugin substituindo o original pela própria versão deles na biblioteca oficial. Ao que parece, os plugins já instalados também estão sendo substituídos quando atualizados.
Isso tudo é uma completa maluquice.
kkkk sim! um povo totalmente sem noção
Imagina se fizessem isso com o Reáct
Isso quase aconteceu (em suas devidas proporções rs). No auge do desenvolvimento do Gutenberg, o editor de blocos do WordPress, a equipe por trás do React.js, considerou uma mudança em sua licença. Essa potencial mudança gerou uma onda de preocupação na comunidade WordPress, especialmente porque o Gutenberg era construído com base no React.js. A principal preocupação era se a nova licença do React.js seria compatível com a GPL, a licença sob a qual o WordPress é distribuído. Mudanças na licença poderiam criar conflitos legais e limitar a capacidade do WordPress de continuar usando o React.js sem violar termos de licença.
Acho que existem licenças Open source que não permitem utilizar o produto pra fins comerciais, ao meu ver, se o Matt não queria que alguém lucrasse com a plataforma, ele deveria ter usado uma licença como essa desde o inicio, ou simplesmente começar o projeto privado com copyright.
Tipo isso. Os cara deram fork, estão lucrando e etc só que o bagulho é open souce aí o maluco mete essa de que não podem lucrar
Se não permite o uso comercial então deixa de ser open source.
@@konoko-o3o errado, posso ter uma licença open que proíba o uso comercial
[HELPPP] Eu gostaria de saber que app mágico ele está a usar para explicar de forma visual, gostei muuuito!
Também gostaria.
tldraw, nenhum dev de vdd vive sem ele é mt bom
Excalidraw, guys (tem também o Whimsical, são bem parecidos)
@@williammartinsdev Miro / Whiteboard / Excalibur, todos tem a mesma função, mas não sei precisar qual é o dele.
caraca que vídeo esclarecedor. perfeito, parabéns !!
Ansioso pelas atualizações da Tech Gossip do momento!
já que é assim, arrume treta com todos os serviços de hospedagem do mundo que usam a marca Wordpress
Pelo que parece os dois lados estão gigantescamente errados. Um pela arbitrariedade pelo open source, e outro se passando pela Marca, faturando horrores e não contribuindo quase nada.
Obrigado pelo seu tempo, agora entendi a treta. 😂
Não seria legal ir pro webflow ?
Outra coisa qual é esse software aí que vc desenha na tela? Eu gostei disso queria usar.
Lucas começa o vídeo dizendo "vamos descobrir juntos!" e um minuto depois já está beirando spoilers do conteúdo 😂
😂😂😂😂
Meu dízimo, isso foi muito bom, problema de tudo isso é que fica aberto a várias vulnerabilidades e atraso de correção, acho bem complicado esse cenário.
Ne mas tem empresa que se beneficiar e ai da cobra sem paga nada
Única coisa que eu acho disso tudo é que o vídeo ficou muito maneiro!
Acho que o WP contribuiu muito parta comunidade PHP mas ... tava na hora de surgir alguma coisa com base em Laravel, Symfony ou Codeigniter, o WP é uma bagunça.
Você é até bondoso quando chama de bagunça. Pra mim é muito pior.
@@ancientknight4653 Toda tecnologia tem seu valor, mas o WP não acompanhou a evolução do PHP e dos frameworks. Infelizmente o WP é empurrado pelas agencias de MKT, que aparentemente so sabem usar ele. Existem muitos outros CMS mais robustos.
Cara seu video ficou no meu recomendado o dia todo, tive que ver.
ja pensou se os criadores de linguagem de programação open source exigirem os 8% em cima de todas as empresas que lucram com elas?
Você não imagina isso acontecendo logo logo?
@@carloskvasir acho que não, mas não duvido da ganância humana.
@@riaskukl na unreal engine já quase aconteceu.
@@carloskvasir mas o unreal engine não é open source... que eu me lembre.
Java no Android , mas envolveu algumas questões de cópia ..
Mais um colapso do mundo Open Source. Até quando a gente vai fingir que este modelo não precisa ser reformulado? No fim, todas essas crises do mundo Open Source podem se resumir a exploração de desenvolvedores e falta de retribuição pelo trabalho deles.
Moralmente eu estaria do lado do Matt.
RACIONALMENTE ele tá bem errado em comprar essa briga. Como foi falado nos primeiros 10min de videos, nenhuma empresa é obrigado a contribuir legalmente para algo Open Source que eles utilizam. Então - INFELIZMENTE - é choro do fundador do Wordpress pq tem gente que fez uma "ferramenta" pelo visto melhor (na visão dos investidores, afinal a WP Engine tem mais investimentos) e agora ele quer grana.
Imagina o Linus ganhar grana em cima de toda distro que ganhou dinheiro em cima do Linux na história? Para, caraio! Que choro!
Nao e melhor mas o criador tem o famoso QI ou rede de contato
Vídeo bom, e tantos comentários bons que fico até perdido. Parabéns a todos. E fico do lado do criador, ele tem uma marca WP, que mesmo os códigos sendo abertos , a atribuição da marca não. Outro ponto que sou a favor é de que se cobre sim, quando o faturamento é de uma empresa gigante que rentabiliza muito. Pois ajudar os menores a crescer e todo mundo se ajudar bem, mais quando vc crescer a partir de tanto xxs e virar uma empresa media ou gigante , deveria sim ter uma contribuição , ou de tempo na comunidade ou de grana de fato, ou os dois. E parte dessa grana deveria ser repartida tbm para os desenvolvedores. Não existe almoço grátis, todo mundo sabe disso. se vc não está pagando o produto se torna vc.
Essa briga tem um lado pessoal, com certeza.
por mais que a gente use e ganhe dinheiro com o WP, se a gente se colocar no lugar do cara a gente vai entender, é aquele sentimento de "eu fiz pra ajudar e parece que eu sai perdendo", é um sentimento que todos temos.
Era só s ganancioso ele estaria bilionário
Nesse sentido, quem faz pra ajudar sempre vai sair perdendo, se o cara não sabia disso era, no mínimo, um ingênuo.
O "sorry, who are you?" foi claramente para a parte do "contribuir" na frase dela
Muito bom, mas uma duvida.que programe e esse que vc usou para escrever as coisas??
Matt montou um império com trabalho voluntário, quer tudo pra ele, pura ganância.
a treta surgiu com a confusão da mãe do dono kkkk isso q é efeito borboleta kkkk
É minha impressão ou o Montano está com olho roxo ? Tomou um soco do Matt? Kkk
Oi, eu sou o PHP! Já me mataram varias vezes, querem me derrubar, mas estou assistindo aqui com pipoca e tudo mais a essa treta.
Apesar de ja ter perdido completamente a razão nos ultimos dias, imagino o quão frustrante deva ser manter um projeto praticamente sozinho e ver outros (empresas sérias e lucrativas) não contribuindo nada. O modelo de open source deveria carregar consigo uma obrigatoriedade de contribuição por parte das empresas que utilizam, mas enfim, bora ver o que vai acontecer.
Mas já tem isso uai, é para isso que servem as licenças. Tem licença que obriga quem dá fork a abrir o projeto e coisas do tipo .-.
@@Cookieukw Qual licença obriga a contribuição? Não digo apenas financeira. Realmente não conheço nenhum projeto open source que tenha esse tipo de licença. O fork seria uma solução, mas o projeto ficaria de lado.
@@diegooliveira1072 na prática não é nada funcional, mas existe a possibilidade de licenças customizadas
Aguarde o processinho por ter feito um vídeo sem falar "react", quebrando importantes paradigmas do canal Lucas Montano :P Muito legal o vídeo, foi bom para entender o que está rolando, valeu
Cara, muito bom video, parabens. Adiciono um fato alegado por ele, Matt, em mais de um podcast e canais gringos: o WPEngine sobrescreve codigos de afiliacao no plugin oficial do Stripe para WooCommerce que originalmente geram renda para o WooCommerce.
O roubo do plugin ACF foi uma resposta à manobra mais recente da WPEngine à denúncia do Matt: a WPEngine copiou o plugin do Stripe para WooCommerce e o relançou para os proprios clientes com codigo de afiliacao da WPEngine.
Eu ainda to com Matt, apesar de estar achando ele mad demais. Eu estaria puto com toda a sacanagem e code injection da WPEngine no codigo Wordpress para tirar mais vantagem alem do que ja tira do projeto opensource.
O problema é que ninguém sabe direito o que está acontecendo e o que está motivando tudo isso.
Comecem a usar Laravel e LiveWire.
Se é open source, não deveria ter nenhuma cobrança, mesmo se faturar bilhões ou trilhões. Mesmo se a empresa utilizar um nome(WP) que "confunda" os usuários em relação ao verdadeiro proprietário. Se é open source, então vale tudo, senão não criasse um projeto open source no início, mas sim, privado.
Resumo realmente bom. Sensacional .
Essa briga é muito idi0t4. Acompanhei ela quando começou. Primeiro na gringa, depois alguns youtubers br começaram a falar também (bem poucos). O ponto em comum é que parece que ninguém entendeu a treta ao certo, nem o ThePrimeTime que entrevistou o Matt.
A questão é muito simples: o que o WP Engine faz é imoral, más não é ilegal!
Se vc compra leis, qualquer coisa que vc quiser será legalizada.
@@RogerioLecariaoLeite tipo o alcool e a escravidão
Por que é imoral? Isso é o open-source, você é livre para contribuir ou não
@@victoreassis Usufruir do esforço dos outros sem contribuir de qualquer forma é sim imoral, é anti ético, contudo, devido a licença open source do produto, não é ilegal.
DHH foi cirúrgico. O resto é ganancia e desespero.
9:16 Tive o mesmo pensamento, o software é free, quem usa não tem obrigação de contribuir.
Parece que o Matt virou uma criança birrenta, mas ainda quero ver o desenrolar dessa história.
Deviam ter feito no modelo do UE5 Unreal Engine . Se tiver faturando acima , acho de 1 milhão de dólares , tem que pagar royalties x %. Muda o sistema
Muito bom vídeo! Qual o nome da ferramenta de desenho?
To querendo saber tb.. descobriu?
Isso tá quase um caso de suits, tem que chamar o Harvey Specter e o Mike Ross
o wordpress apoia o open source desde que vc nao a use pra criar algo maior q o wordpress, isso q me pareceu
Almoço o Montano Assistindo o Lucas e comendo 😁😁
Minha opinião: O Matt percebeu que deixar a licença open não era o melhor pros negocios, mas ele n tem culhão de fechar a licença agora pq isso n iria mudar nada. Aí ele começa uma cruzada moral contra os cara e faz da pior maneira possivel...
é mais ou menos assim, imagine que voce tem um espaço na sua cidade, ai voce constrói algo nesse espaço e fala, agora é publico, todos podem usar a vontade sem precisar pagar nada. Ai vem um cara e começa a fazer turismo nesse espaço, só que esse cara cobra 50 reais de cada turista, então o cara que construiu e tornou público diz, eiii voce esta me roubando, quero uma parte dos seus ganhos....
Aws faz isso com uma porrada de projetos, de lucrar absurdos com open source e nao devolver pras comunidades
Assim quem começou a transformar isso numa cruzada comercial foi WP engine pois eles abriram processo pq até então tinha sido só um blog que foi publicado mas ai depois do processo o Met aloprou kkk
Imagina a OpenAI fazendo isso com projetos usando API dela
A verdade é que se arrependeram de terem feito como Open Source e não como algo privado.
Mark Zuckerberg também fez essa cagada e se arrependeu e corrigiu vom o face
Open source é um movimento que tem uma comunidade que precisa ser mantida, uma comunidade que ensina, emprega e colabora. Acima de tudo a comunidade é feita pra se manter continuamente se retroalimentando, o movimento código-aberto é feito pra manter o código aberto, pasme. Não pra dar bilhões em lucro enquanto mantém um monte de dev desempregado. Acho que mo Matt tá certo nesse ponto mesmo, a ambição de pegar o que é de graça nunca foi tão tentador na área de desenvolvimento
24:30 - Puts, o cara derrapou muito na pista, cacete. é por esse tipo de coisa que o php vem perdendo espaço pro javascript/typescript
Isso vai ter mais treta, e triste saber que o open source pode ser que atrapalhe muitos negocios com esta treta
Os ultimos segundos são os melhores!! 😁
automattic nao pode cobrar pelo opensource! claro que seria legal se a wp engine poderia contribuir, mas eles nao sao OBRIGADOS, ninguem deveria ser cobrado por isso
Que aplicativo é este que usa para seus vídeos? Muito legal!
Se a Automattic também fatura milhões, então é tudo ganância do Matt, que não se contenta com milhões.
A obrigação é moral, ffmpeg por exemplo sustenta todos os sites de streaming de vídeo, e o retorno é ínfimo. Meses atrás a Microsoft "exigiu" que ffmpeg consertasse um bug que afetava o Teams. Um voluntário ajudou a MS, e depois disso a ffmpeg ofereceu um contrato de suporte especializado e a microsoft recusou.
Disse que doaria algum dinheiro e nunca foi pago.
A mesma microsoft que me faz subir todos os docs pro google (que eu tenho pago), pra poder editar, porque NEM COPIAR A PORRA DE UM TEXTO eles me deixam mais, se eu não for assinante do Microsoft365.
A microsoft é uma bosta, na moral.
Rapaz, isso animou meu dia em 100% kkkkkk
Eu acho que esse cara brizou
Cara, não tem como defender o Matt. Para início de conversa, ele se utiliza do trabalho de milhares de programadores que ajudaram a construir a plataforma dele e auxiliam nis foruns e com tecnologias em plugins e tema q depois ele incorpora na empresa dele. O famoso "só venham a mim".
Sim, a fundação contrata gente pra gerenciar voluntários kkkk tipo um zé ruela lá ganha seus 10k usd por mês pra ficar coordenando voluntário
Ué, não entendi. O cara quer que a WP Engine pague por algo que deve ser gratuito? Eu também odeio que os caras ganhem sem contribuir de volta mas essa é a questão, essa é a alma do Open Source. Se for aplicar essa ideia pra todo Open Source a coisa vai complicar. Se o Open Source tem um preço, não é Open Source.
Edit: esquece que o buraco é mais embaixo. Resposta importante do natanael4441 abaixo:
Open source significa literalmente "fonte/código aberto" não tem a ver com ser pago ou gratuito e mais: não tem a ver com a marca inclusive, cada licença open source tem uma série de requisitos a serem cumpridos muitos inclusive cobram por uso comercial
Open source significa literalmente "fonte/código aberto" não tem a ver com ser pago ou gratuito e mais: não tem a ver com a marca inclusive, cada licença open source tem uma série de requisitos a serem cumpridos muitos inclusive cobram por uso comercial
@@natanael4441 faz sentido. Pô, aí complica kkk
A licença do WordPress é a GPL, que exige que se compartilhe o código fonte (e as modificações feitas, se houver).
Há algumas licenças, como a SSPL que o MongoDB usa, que restringem alguns usos comerciais, porém estão fora de ser Open Source (pode-se dizer que elas são "source available", porém não são open source uma vez que discriminam contra determinados usos).
almoço de terça com lucas montano
Pior do que essas empresas não colaborarem com software livre é essas empresas colaborarem com software livre. É cilada.
Conforme vc ia lendo ia pipocando na minha cabeça aquele “ai! ai! ai!” do mano Deyvin.
Ele tentou chantagear uma empresa, não deu certo, depois ele deu um golpe direto.
E nego ainda pensa em ficar do lado dele.
" Ai ele ganha milhões e eu não ganho nada"
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK o cara fez open source e chora quando usam o código para seu próprio produto, nem ferrando.
e vc acha correto e moral? o cara fatura milhões e não contribui em nada, tá errado isso.
open source é open source! Imagina milhares de impresas estilo wp engine ter que pagar isso ai tbm??
O pior com certeza foi o "fork" takeover, fraudando potencialmente milhares de usuários.
Não é errado fazer o fork, o errado é fazer de forma fingindo que não é um fork.
Fácil resolver o problema, cria um fork, para de contribuir para o projeto wordpress e deixa o projeto ser atualizado apenas pela comunidade ate morrer.
Pensei a mesma coisa!
Mais fácil usar o Framer :)
@@FelipeMassara hahahaha eu mesmo indo pro framer
@@FelipeMassara É horrível, principalmente por ser low code
Vai para o framer e fique preso lá
Estou aqui contribuindo com um comentário no vídeo do Lucas Montano do Canal Lucas Montano para criar engajamento, dito isso, quero 8% das receitas geradas por esse vídeo ou aguarde um processo. 😊
Brother quem abriu o processo foi a WP Engine - até aquele momento era apenas uma crítica do Matt a situação "parisitária" da WP... Ele (Matt) colocou as questões de login para se proteger do processo legal que tá rolando. Os advogados vão concordar comigo - falou a palavra "resolver na justiça", à partir deste instante tudo será "na justiça".
Independente da WP Engine ser "do mal" ou n, a única coisa em q o Matt tá certo é q a WP Engine fazer parecer q eles são algum veículo oficial do Word Press, fora disso ele tá totalmente errado e muito provavelmente vai perder o processo
21:11 "se tu for esperto, ou melhor, se o Matt for esperto o suficiente, ele ta guardando uma cartada pra mudar tua opnião no fim antes do processo encerrar. É basicamente assim que funciona se tu nunca viu um filme."
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Até o processo pela marca ser parecida ele tinha razao, o resto é birra e querer ser dono da bola de algo que nao é privado