Uma vez um cristão me disse que se for verdade que Deus existe, o fiel será muito bem recompensado. Mas se for tudo mentira, o fiel não vai ter perdido nada. Já o infiel, se for tudo verdade, vai sofrer eternamente no inferno. Aí eu pensei: esse cara não tem certeza da existência do seu deus. Ele está fingindo ter certeza para se credenciar para ir para o provável paraíso e para se livrar do provável inferno. Pra completar, ele insinuou que eu estava sendo um mal apostador pq eu não estava fazendo a "esperta" jogada dele.
Como não perda? Ora, a radical proibição de não podermos aproveitar a vida terrena já é já é absurda. Trocar o certo pelo duvidoso precisa muita coragem. .
Essa observação de que o crente tem medo de questionar é muito certeira. E acredito que seja até por isso que alguns religiosos se ofendem quando descobrem o ateísmo alheio. Penso que a descrença, nesse sentido, atrapalha a fantasia de veneração inquestionável deles. É algo como "Como você ousa questionar isso que eu não tenho coragem de questionar?" É bastante interessante.
@@pastorrubensfilho7608 A ETIMOLOGIA do vocábulo "religião" é incerta, pode vir do latim "religare" que significa apenas LIGAR DE NOVO, ou pode vir de "relegere" que significa reler, revisar, revistar. Dentro do vocábulo "religião" não cabe o termo "Θεός", e é daí que todos podem desconfiar que essas ressignificações absurdas impostas pelo PODER RELIGIOSO tem objetivo de subjugar e manipular os incautos. Onde vc fala sobre hedonismo também não tem nada a ver com religiões.
Essa perspectiva antropologica, na atualidade, está muito bem corroborada. Temos indícios não só da passagem do politeísmo para o monoteísmo, como do início das religiões.
@@pastorrubensfilho7608 Te conheço, você só vai nos canais ateus para fazer proselitismo. Mesmo assim vou te apresentar alguns errinhos no seu raciocínio. "Existe um vazio existencial e espiritual..." "Por isso existem relacionamentos..." Você já parte do pressuposto que há algo espiritual e esse algo é que, consequentemente, pelas pessoas não buscarem tal vida espiritual, se entregam a promiscuidade. Esse seu raciocínio nada mais é do que um argumento "post hoc", confundir correlação com causa. Outro problema é que você diz que "só Deus resolve". Bom, conheço muitas pessoas que saíram do mundo das drogas, da prostituição ou alcançaram algum tipo de superação por meio do esporte, da música e da vida acadêmica, sem recorrer a alguma divindade. Sugiro que você melhore seu argumento se quiser convencer alguém com seu proselitismo.
@@pastorrubensfilho7608 Seu argumento é um "post hoc". Porque você diz que há uma crise existencial e espiritual no homem, disso não se segue as consequências que você citou. Outro problema é que há pessoas que se realizam, mudam de vida, saem da bebedeira ou das drogas sem recorrer a nada espiritual.
Sou ateia de família,nunca procurei respostas metafísica.Li alguns livros de Sam Harris,Richard Dawkins, LUDWIG FEUERBACH,acho a obra de SARAMAGO ,mais próxima dos nossos dias.
@@pastorrubensfilho7608Eu sou a 4° geração de ateus na minha família. Não temos vícios de quaisquer espécie ,aliás temos o vício de estudar e saber e de não acreditar.
Sou cristã, e já me preocupei em ter questionamentos em relação a tudo oque acredito. Hoje em dia não tenho medo, tenho mais fé do que antes, estou sempre assumindo minhas dúvidas e questionamentos e tenho certeza de que isso não desagrada a Deus, Deus nos formou assim seres pensantes e ele conhece como somos. Eu e muito e muitos outros somos prova de que o cristão não é tapado e que a fé não se opõe ao conhecimento. Não faço esse comentário por conta do vídeo, mas por conta de comentários que as pessoas estão lendo aqui, para que esse seja um testemunho, e uma opção de pensar diferente do que muito se acredita: Que crente se nega a buscar conhecimento e questionamentos
Atualmente, estudo Teologia Fundamental na Faculdade São Bento. Como parte do currículo, estudamos os grandes filósofos contrários à existência de Deus, bem como os argumentos contrários ao cristianismo e ao catolicismo. Inclusive cheguei a este vídeo pois tenho que preparar uma apresentação sobre David Hume para a turma. Posso dizer com total confiança que não temos medo nenhum de questionar a fé católica. Tendo questionado fortemente a doutrina católica ao longo da minha caminhada de fé, hoje vejo que ela é boa, bela e verdadeira. Maravilhosa! Fé e razão são complementares. É bom questionar. E é melhor ainda se entregar nos braços de Jesus. Viver no catolicismo não é nem um pouco restritivo. Muito pelo contrário, é libertador. Quanto aos Santos, eles sim são verdadeiros heróis, exemplos de fé, amor e caridade. Amo a Igreja Católica! Ela é nos ensina a pensar, amar. Ela é humilde, inclusiva e Santa!
A fé e a Religião apesar de parecerem contraditórias podem coexistir de forma harmônica . A Escritura diz "Portanto, irmãos, peço, pelas misericórdias de Deus, que ofereçam o corpo de vocês como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o culto racional" . O ser humano é por natureza racional que pode ter acesso a Divindade por intermédio da Razão
Olá, Matheus. Estou gostando muito do seu canal! Inclusive, parabéns. Tenho visto bastante esses dias. Tenho vindo à missa com meus pais aos domingos, apesar do meu ateísmo desde adolescente. Eles são muito bons pra mim e eles ficam felizes com minha vinda à Igreja. Estou numa situação tão delicada, eles sabem do meu ateísmo. Mas rezam e acreditam que irei me converter. Sei que você não é psicólogo kkkkk mas sei lá, você tem algum pensamento a respeito disso?
Pra produzir conhecimento é nescessario realizar uma experiência constante e anotar os resultados e repetir o experimento, buscando constância nos resultados, é assim no método científico, no ocultismo e na religião, então a religião não vai acabar, só mudar a pespectiva, o ser humano precisa de rotinas e padrões para se organizar.
Legal. Obra bem peculiar e muito pouco divulgada, bem legal você propagar ela aqui no youtube. Faz um vídro resumindo a Genealogia da Moral. É o livro mais "fácil" de ler de Nietzsche, mas mesmo assim tem muita complexidade devido a condensação e a abundância de argumentos e teses originárias e novas (os chamados "insights"). Cada aforismo tem um "insight" novo e todos eles estão ligados - algumas ligações estão muito bem escondidas e só se revelam para o leitor assíduo. Seria muito legal tu, que é um estudioso respeitável de Nietzsche, divulgar a obra aqui e mostrar a sua interpretação dela.
Guilherme, nós Lemos a Genealogia inteira no meu Curso Nietzsche! Se você se tornar um membro do canal, vai ter acesso a todas as aulas. Umas 6 horas só nessa obra!
A palavra primitivo, muito utilizada neste vídeo, é a melhor descrição que podemos dar às religiões. Vejo a crença em um Deus, por exemplo, algo pueril. Torço para que a humanidade um dia evolua o suficiente para não precisar mais tanto disso.
Isso é apenas uma espécie de supremacismo seu, quando coloca a crença em seres espirituais como algo primitivo, atrasado e quem não acredita consequentemente como mais liberto, consciente, adiantado(justamente o caso de quem fala) então mais da metade do planeta é atrasada e o grupo de ateus são corajosos e etc.. E o futuro do mundo deve ser da não crença em Deus só porque você não acredita e você acha isso melhor.
Essa pergunta é muito difícil. Tem vários filósofos igualmente difíceis. Mas isso é mais por uma dificuldade deles em se fazer entender. Hegel escrevia muito mal por exemplo. Heidegger abusava da linguagem. Wittgenstein é alguém difícil de acompanhar na argumentação, nem sempre boa. E isso para falar só de alguns clássicos. Mas ser difícil não implica estar certo, quase o contrário.
Professor, o vídeo ficou com uma certa oscilação no áudio. Seu conteúdo é muito bom, só cuidar da técnica. David Hume foi um dos primeiros filósofos que li. Através dele, pude iniciar a compreensão desses aspectos aspecto das religiões.
Sempre achei o politeísmo mais interessante, humano e natural que o monoteísmo. O monoteísmo é uma ideia assassina, predatória, autoritária... é a simbolização do Império que subjulga os conquistados.
Olha Matheus. Vou ser sincero contigo. Eu sou um puta fã seu e dos seus vídeos. Mas tenho um desabafo Eu não consigo entender muito bem algumas coisas. Você poderia me aconselhar algum estudo para entender melhor suas opiniões?
Fazermos o bem por aprendizado social, quando criança já começamos a aprender pelo empirismo, não importa se deus existe ou não, aprendemos mesmo sem ter uma religião que violentar outros da o mesmo direito do outro me violentar, portanto evitamos violentar outros para não ser violentado. th-cam.com/video/dUiOkBcVyrg/w-d-xo.htmlsi=XOP0BZWSu5hRswtl Depois deste período aprendemos através da fala com pais e parentes, é mais eficiente que aprender por empirismo pois pelo empirismo ainda corremos alguns riscos, a fala traz aprendizado sem riscos. Depois vem a escola e ou religião que são outras formas de ensinar justiça, portanto é um meio, a educação escolar é um meio assim como o aprendizado cultural e governamental também são meios de ensina o que é justiça. Por isso que países ricos não são os mais violento e mais corruptos mesmo tendo a maioria da população não acreditando em deus. Se existem pessoas desajustadas certamente houve problemas na sua formação educacional ou de violência externa vindas de desconhecidos (roubo, assalto etc) que trouxe traumas, é triste sei por experiência própria, infelizmente a maioria não terá uma psicologia riquíssima para ajudar, é por isso que devemos votar em políticos que tragam menos prejuízos sociais escolhendo o menos pior, pois através do investimento em educação que vamos fazer nossos netos serem melhores pais e evitar que nossos bisnetos não sofram o tanto que nos sofremos. É assim que construímos sociedade mais justas. A religião não é tão eficiente quanto o estado. Na maior parte dos casos a religião pode ser pior que o estado.
@@pastorrubensfilho7608 esse vazio nada mais é do que a insegurança quanto ao futuro. Todas as pessoas sentem um vazio quando estão indecisas, quando não têm certeza. Sabendo desse fato, os divulgadores das religiões aparecem mostrando sentidos de comprovação impossível, o que chamam de fé. O estado natural do ser humano é estar indeciso. Pessoas decididas estão fora do normal, estão condicionadas. De qualquer forma, estar decidido é mais útil para a coletividade. Logo, as religiões têm essa missão de tornar todos irracionais e úteis.
@@pastorrubensfilho7608Os índios autóctones pré Colombianos viviam tranquilamente sem saber da existência de Jesus. Não meça o ser humano pela sua regra e do seu livrinho mágico.
Ninguém pode saber o que é Deus. Só é possível saber o que Ele não é. É o caso do Matheus Benites e milhares de outros ignorantes do assunto, que supõem conhecer algo a respeito. Erudição sobre Deus é uma bobagem, embora seja muito útil para ganhar dinheiro no TH-cam. Não há uma busca honesta em vídeos como este.
Bela descoberta deste autor. _Novo_ pra mim.
O medo e a esperança. O princípio básico de qualquer religião: o medo dum castigo e a esperança de um perdão.
Pastor falacioso, não conhece a origem da própria religião.
Muito menos os milhares de deuses no planeta. 😂😂😂😂
Os 4pilares da crença religiosa: O medo, a ilusão, A carência, e a Ignorância.
Uma vez um cristão me disse que se for verdade que Deus existe, o fiel será muito bem recompensado. Mas se for tudo mentira, o fiel não vai ter perdido nada.
Já o infiel, se for tudo verdade, vai sofrer eternamente no inferno.
Aí eu pensei: esse cara não tem certeza da existência do seu deus. Ele está fingindo ter certeza para se credenciar para ir para o provável paraíso e para se livrar do provável inferno.
Pra completar, ele insinuou que eu estava sendo um mal apostador pq eu não estava fazendo a "esperta" jogada dele.
Aposta de pascal o nome disso.
Kkkkkkkkk ele acende uma vela pra Deus e outra pro diado ambos esta no imaginário dele.
Já escutei essa mesma coisa de um cristão.
Como não perda? Ora, a radical proibição de não podermos aproveitar a vida terrena já é já é absurda. Trocar o certo pelo duvidoso precisa muita coragem. .
Essa observação de que o crente tem medo de questionar é muito certeira. E acredito que seja até por isso que alguns religiosos se ofendem quando descobrem o ateísmo alheio. Penso que a descrença, nesse sentido, atrapalha a fantasia de veneração inquestionável deles. É algo como "Como você ousa questionar isso que eu não tenho coragem de questionar?" É bastante interessante.
@@pastorrubensfilho7608
A ETIMOLOGIA do vocábulo "religião" é incerta, pode vir do latim "religare" que significa apenas LIGAR DE NOVO, ou pode vir de "relegere" que significa reler, revisar, revistar. Dentro do vocábulo "religião" não cabe o termo "Θεός", e é daí que todos podem desconfiar que essas ressignificações absurdas impostas pelo PODER RELIGIOSO tem objetivo de subjugar e manipular os incautos.
Onde vc fala sobre hedonismo também não tem nada a ver com religiões.
Líderes religiosos pregam que o simples questionamento acerca de Deus leva a loucura e doutrinado através do medo simplesmente aceitam
Essa perspectiva antropologica, na atualidade, está muito bem corroborada. Temos indícios não só da passagem do politeísmo para o monoteísmo, como do início das religiões.
@@pastorrubensfilho7608
Te conheço, você só vai nos canais ateus para fazer proselitismo.
Mesmo assim vou te apresentar alguns errinhos no seu raciocínio.
"Existe um vazio existencial e espiritual..."
"Por isso existem relacionamentos..."
Você já parte do pressuposto que há algo espiritual e esse algo é que, consequentemente, pelas pessoas não buscarem tal vida espiritual, se entregam a promiscuidade.
Esse seu raciocínio nada mais é do que um argumento "post hoc", confundir correlação com causa.
Outro problema é que você diz que "só Deus resolve".
Bom, conheço muitas pessoas que saíram do mundo das drogas, da prostituição ou alcançaram algum tipo de superação por meio do esporte, da música e da vida acadêmica, sem recorrer a alguma divindade.
Sugiro que você melhore seu argumento se quiser convencer alguém com seu proselitismo.
@@pastorrubensfilho7608
Seu argumento é um "post hoc".
Porque você diz que há uma crise existencial e espiritual no homem, disso não se segue as consequências que você citou.
Outro problema é que há pessoas que se realizam, mudam de vida, saem da bebedeira ou das drogas sem recorrer a nada espiritual.
@@pastorrubensfilho7608 Se você pretende continuar com seu proselitismo, acredito que é necessário melhorar muito sua argumentação.
@@filosofiadeinternet7961 👏👏👏👏
Sou ateia de família,nunca procurei respostas metafísica.Li alguns livros de Sam Harris,Richard Dawkins, LUDWIG FEUERBACH,acho a obra de SARAMAGO ,mais próxima dos nossos dias.
@@pastorrubensfilho7608Eu sou a 4° geração de ateus na minha família. Não temos vícios de quaisquer espécie ,aliás temos o vício de estudar e saber e de não acreditar.
Parabéns pelas leituras de livros que só nos livra da ignorância. 👍👏👏👏👏
Sou cristã, e já me preocupei em ter questionamentos em relação a tudo oque acredito. Hoje em dia não tenho medo, tenho mais fé do que antes, estou sempre assumindo minhas dúvidas e questionamentos e tenho certeza de que isso não desagrada a Deus, Deus nos formou assim seres pensantes e ele conhece como somos. Eu e muito e muitos outros somos prova de que o cristão não é tapado e que a fé não se opõe ao conhecimento. Não faço esse comentário por conta do vídeo, mas por conta de comentários que as pessoas estão lendo aqui, para que esse seja um testemunho, e uma opção de pensar diferente do que muito se acredita: Que crente se nega a buscar conhecimento e questionamentos
Matheus com mais um vídeo super bem abordado! Adorei!
Na relação vida real e "deus" Fouerbach é o mais lúcido e direto , pra mim o mais esclarecedor, o que não deixa dúvidas. Alguma dúvida ?!!
Olá sou seu fã
Gostaria que fizesse um episódio falando sobre Sir francis bacon.
Atualmente, estudo Teologia Fundamental na Faculdade São Bento. Como parte do currículo, estudamos os grandes filósofos contrários à existência de Deus, bem como os argumentos contrários ao cristianismo e ao catolicismo. Inclusive cheguei a este vídeo pois tenho que preparar uma apresentação sobre David Hume para a turma. Posso dizer com total confiança que não temos medo nenhum de questionar a fé católica. Tendo questionado fortemente a doutrina católica ao longo da minha caminhada de fé, hoje vejo que ela é boa, bela e verdadeira. Maravilhosa! Fé e razão são complementares. É bom questionar. E é melhor ainda se entregar nos braços de Jesus. Viver no catolicismo não é nem um pouco restritivo. Muito pelo contrário, é libertador. Quanto aos Santos, eles sim são verdadeiros heróis, exemplos de fé, amor e caridade. Amo a Igreja Católica! Ela é nos ensina a pensar, amar. Ela é humilde, inclusiva e Santa!
Grato
@@pastorrubensfilho7608 Já superei esta ilusão caro pastor.
Muito legal!
Valeu!
A fé e a Religião apesar de parecerem contraditórias podem coexistir de forma harmônica . A Escritura diz "Portanto, irmãos, peço, pelas misericórdias de Deus, que ofereçam o corpo de vocês como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o culto racional" . O ser humano é por natureza racional que pode ter acesso a Divindade por intermédio da Razão
Olá, Matheus. Estou gostando muito do seu canal! Inclusive, parabéns. Tenho visto bastante esses dias. Tenho vindo à missa com meus pais aos domingos, apesar do meu ateísmo desde adolescente. Eles são muito bons pra mim e eles ficam felizes com minha vinda à Igreja. Estou numa situação tão delicada, eles sabem do meu ateísmo. Mas rezam e acreditam que irei me converter. Sei que você não é psicólogo kkkkk mas sei lá, você tem algum pensamento a respeito disso?
Boa
Pra produzir conhecimento é nescessario realizar uma experiência constante e anotar os resultados e repetir o experimento, buscando constância nos resultados, é assim no método científico, no ocultismo e na religião, então a religião não vai acabar, só mudar a pespectiva, o ser humano precisa de rotinas e padrões para se organizar.
Muito bacana!
Sensacional 👏🏻👏🏻👏🏻
Gostei
legal
@@pastorrubensfilho7608 porque viver na mentira e bom ??????
@@pastorrubensfilho7608 porque adorar algo que nao existe e bom ?????
Todo canal de filosofia, canal ateu.... tem um chato repetindo frases sem noção 🙃 🤦🏻♀️
Bingo!!
Legal. Obra bem peculiar e muito pouco divulgada, bem legal você propagar ela aqui no youtube. Faz um vídro resumindo a Genealogia da Moral. É o livro mais "fácil" de ler de Nietzsche, mas mesmo assim tem muita complexidade devido a condensação e a abundância de argumentos e teses originárias e novas (os chamados "insights"). Cada aforismo tem um "insight" novo e todos eles estão ligados - algumas ligações estão muito bem escondidas e só se revelam para o leitor assíduo. Seria muito legal tu, que é um estudioso respeitável de Nietzsche, divulgar a obra aqui e mostrar a sua interpretação dela.
Guilherme, nós Lemos a Genealogia inteira no meu Curso Nietzsche! Se você se tornar um membro do canal, vai ter acesso a todas as aulas. Umas 6 horas só nessa obra!
@@MatheusBenites show de bola! Se eu conseguir um emprego que estou tentando arrumar daqui há uns 2 meses, eu assino e assisto.
@@pastorrubensfilho7608 ah sério? 🤢
O poleteismo é bom de mais, pra escolher o Deus que quiser !!!
Compre "História Natural da Religião" - amzn.to/43A6ZVQ
A palavra primitivo, muito utilizada neste vídeo, é a melhor descrição que podemos dar às religiões. Vejo a crença em um Deus, por exemplo, algo pueril. Torço para que a humanidade um dia evolua o suficiente para não precisar mais tanto disso.
Isso é apenas uma espécie de supremacismo seu, quando coloca a crença em seres espirituais como algo primitivo, atrasado e quem não acredita consequentemente como mais liberto, consciente, adiantado(justamente o caso de quem fala) então mais da metade do planeta é atrasada e o grupo de ateus são corajosos e etc.. E o futuro do mundo deve ser da não crença em Deus só porque você não acredita e você acha isso melhor.
Eu por exemplo: vejo nas nuvens, vários idosos de barba branca, ovelha e cavalo.
Isso é pareidolia 😅😅😅
Acho que a "salada religiosa" é uma variável social que pode levar o indo tanto pro lado da descrença, como pra uma prática mais fervorosa.
Vendo o vídeo! Matheus, só por curiosidade: você saberia me dizer qual o filósofo "mais difícil/complexo" na sua visão? Obrigado.
Essa pergunta é muito difícil. Tem vários filósofos igualmente difíceis. Mas isso é mais por uma dificuldade deles em se fazer entender. Hegel escrevia muito mal por exemplo. Heidegger abusava da linguagem. Wittgenstein é alguém difícil de acompanhar na argumentação, nem sempre boa. E isso para falar só de alguns clássicos. Mas ser difícil não implica estar certo, quase o contrário.
Muito obrigado. @@MatheusBenites
Professor, o vídeo ficou com uma certa oscilação no áudio.
Seu conteúdo é muito bom, só cuidar da técnica.
David Hume foi um dos primeiros filósofos que li. Através dele, pude iniciar a compreensão desses aspectos aspecto das religiões.
É mesmo? Obrigado por avisar!
Como você responderia ao argumento: "O mundo foi criado por Deus com condições específicas para que nós, humanos, pudéssemos existir."
Sempre achei o politeísmo mais interessante, humano e natural que o monoteísmo.
O monoteísmo é uma ideia assassina, predatória, autoritária... é a simbolização do Império que subjulga os conquistados.
Olha Matheus.
Vou ser sincero contigo.
Eu sou um puta fã seu e dos seus vídeos. Mas tenho um desabafo
Eu não consigo entender muito bem algumas coisas.
Você poderia me aconselhar algum estudo para entender melhor suas opiniões?
Hoje com uma psicoterapia riquíssima,uma psicologia riquíssima,uma psiquiatria riquíssima RELIGIÕES não fazem mais sentido.
Fazermos o bem por aprendizado social, quando criança já começamos a aprender pelo empirismo, não importa se deus existe ou não, aprendemos mesmo sem ter uma religião que violentar outros da o mesmo direito do outro me violentar, portanto evitamos violentar outros para não ser violentado.
th-cam.com/video/dUiOkBcVyrg/w-d-xo.htmlsi=XOP0BZWSu5hRswtl
Depois deste período aprendemos através da fala com pais e parentes, é mais eficiente que aprender por empirismo pois pelo empirismo ainda corremos alguns riscos, a fala traz aprendizado sem riscos.
Depois vem a escola e ou religião que são outras formas de ensinar justiça, portanto é um meio, a educação escolar é um meio assim como o aprendizado cultural e governamental também são meios de ensina o que é justiça.
Por isso que países ricos não são os mais violento e mais corruptos mesmo tendo a maioria da população não acreditando em deus.
Se existem pessoas desajustadas certamente houve problemas na sua formação educacional ou de violência externa vindas de desconhecidos (roubo, assalto etc) que trouxe traumas, é triste sei por experiência própria, infelizmente a maioria não terá uma psicologia riquíssima para ajudar, é por isso que devemos votar em políticos que tragam menos prejuízos sociais escolhendo o menos pior, pois através do investimento em educação que vamos fazer nossos netos serem melhores pais e evitar que nossos bisnetos não sofram o tanto que nos sofremos.
É assim que construímos sociedade mais justas. A religião não é tão eficiente quanto o estado. Na maior parte dos casos a religião pode ser pior que o estado.
Kkkkkkkkkk que piada
@@pastorrubensfilho7608 esse vazio nada mais é do que a insegurança quanto ao futuro. Todas as pessoas sentem um vazio quando estão indecisas, quando não têm certeza.
Sabendo desse fato, os divulgadores das religiões aparecem mostrando sentidos de comprovação impossível, o que chamam de fé.
O estado natural do ser humano é estar indeciso.
Pessoas decididas estão fora do normal, estão condicionadas.
De qualquer forma, estar decidido é mais útil para a coletividade. Logo, as religiões têm essa missão de tornar todos irracionais e úteis.
E qual é o sentido das religiões???
Transformar os seres humanos em um bando de idiotas?
Acorda que já amanheceu alienados.
@@pastorrubensfilho7608Os índios autóctones pré Colombianos viviam tranquilamente sem saber da existência de Jesus. Não meça o ser humano pela sua regra e do seu livrinho mágico.
Cristão é mal visto, faz basfemia se ver ou jogar tarot ou qualquer oráculo de Delfos.
Ah , o ser humano tão egoísta...
"Naquela época, na Grécia pagã" 🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤬🤬😡😡😡😡😡😡
Acabou de perder um seguidor
Ninguém pode saber o que é Deus. Só é possível saber o que Ele não é. É o caso do Matheus Benites e milhares de outros ignorantes do assunto, que supõem conhecer algo a respeito. Erudição sobre Deus é uma bobagem, embora seja muito útil para ganhar dinheiro no TH-cam. Não há uma busca honesta em vídeos como este.
A história das Mentiras.